terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Mãe invade octógono após fim de luta
para ver se filho machucou: 'Sangrou?'

Com plano de saúde em mãos, Maricilde Castro vira personagem no combate do filho, lutador Manoel Castro, de 19 anos. História guarda orgulho e sonho de chegar ao UFC

Por Teresina
134 comentários
Manoel Castro, atleta de MMA (Foto: Josiel Martins )Manoel Castro, atleta de MMA, recebe cuidados da mãe após a luta (Foto: Josiel Martins )
Amor de mãe é imensurável, e responsável por quebrar alguns protocolos. O público que assistia à luta de Manoel Castro durante um evento de MMA no Piauí não só se convenceu disso, como também foi surpreendido pela atitude da pedagoga Maricilde Castro, mãe do atleta. Ao fim do combate e do anúncio do vencedor, Maricilde não pensou duas vezes: subiu no octógono, deu um chega para lá no árbitro e perguntou: ‘Filho, você está bem? Está sangrando’. O gesto positivo de Manoel tranquilizou Maricilde, que antes fez questão de ver se havia algum ferimento no rosto e pelo corpo do filho. A invasão ao octógono não terminou sem antes um abraço, e a mensagem de parabéns pela conquista.
No canto da arena montada em um clube na zona Norte de Teresina (PI), Maricilde viu os 15 minutos da luta do filho contra Marcony Pará. A cada golpe e queda de Manoel, aflição para o combate terminar logo. Durante o intervalo entre os três rounds, um alívio no peito da preocupação. De longe, Maricilde já tinha em mente o plano B: em caso de uma lesão grave, os documentos de Manoel estavam prontos para dar entrada no hospital. Ainda bem que não foi preciso.
Manoel Castro, atleta de MMA (Foto: Josiel Martins )Carinho de mãe: após vitória no combate, Manoel abraça Maricilde (Foto: Josiel Martins )
- É desespero de mãe, sabe? Queria ver de perto e com as minhas mãos se ele não estava sangrando pelo nariz. Meu coração estava disparado, com medo. Na primeira luta que assisti, o Manoel nocauteou o adversário em um minuto. Contra o Marcony, era um rival mais experiente, foram 15 minutos de sofrimento. Parecia que não iria acabar. Já estava com a carteirinha do plano de saúde do meu filho pronta – relata a mãe.
Por trás da atitude audaciosa de Maricilde existe um gesto de companheirismo e orgulho do filho. Manoel tem 19 anos, é estudante universitário e fez sua segunda luta oficial no MMA. O atleta perdeu o pai durante um acidente de moto no ano de 2004, época Manoel tinha apenas 10 anos. Na escola, por ter estatura baixa (1,65m) e excesso de peso, sofreu bullying dos colegas.
A mãe gostaria que Manoel fosse advogado. Mas a paixão do filho pelo esporte falou mais alto. Há cinco anos ele começou no jiu-jitsu, nos últimos três encontrou o MMA e o muay thai. Sonhando junto com ele, Maricilde traça o futuro do lutador dentro do octógono: fazer carreira no UFC.
- Sinto muito orgulho dele, pois ele tem um objetivo. Para a pesagem, ele perdeu 9kg em 42 dias, isso mostra a determinação, um sentimento que me empolga e vou junto com ele sempre, seja no treino ou em competição. Ele quer ser o melhor, tem o sonho de disputar os grandes torneios de MMA. Se ele quer, eu também quero. Se for algo impossível, transformamos em possível – afirma Maricilde.

Ranking: Nate Diaz sobe para quinto nos leves com vitória sobre Maynard

Lutadores trocam de posição após se enfrentarem no último sábado

Por Rio de Janeiro
38 comentários
O nocaute que Nate Diaz aplicou em Gray Maynard no último sábado, em Las Vegas (EUA), rendeu ao vencedor três posições no ranking oficial do Ultimate no peso-leve. Nate saiu do oitavo lugar e agora é o quinto, atrás apenas de Ben Henderson, Gilbert Melendez, TJ Grant e Josh Thomson (Anthony Pettis, o campeão, não entra na lista).
Já Gray Maynard fez o caminho inverso, saindo do quinto para o oitavo lugar. Entre ele e Nate Diaz estão Rafael dos Anjos e Khabib Nurmagomedov.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Dos lutadores que atuaram no último sábado, os dois pesos-leves foram os únicos que tiveram posição alterada. Todas as outras mudanças foram resultado de atualizações que os jornalistas com direito a voto fizeram. Entre elas está a queda do brasileiro Raphael Assunção para a quinta colocação no peso-galo. Ele estava empatado com Eddie Wineland em quarto.
Confira a última atualização do ranking do UFC:
Ranking do UFC - 3 DEZEMBRO 2013 (Foto: Reprodução / Site UFC)

Fortaleza sediará seletiva regional da Copa do Mundo de MMA Amador

Lutas serão realizadas no Ginásio Aécio de Borba, na Capital cearense. Etapa será a eliminatória da região Nordeste e classificará para nacional

Por Fortaleza, CE
Comente agora
Cartaz da seletiva regional da Copa do Mundo de MMA Amador (Foto: Divulgação)Cartaz da seletiva regional da Copa do Mundo de
MMA Amador (Foto: Divulgação)
Neste fim de semana, atletas amadores e ainda desconhecidos do público subirão ao octógono, em Fortaleza, para as seletivas regionais nordestinas da Copa do Mundo de MMA Amador. Serão 16 lutadores selecionados em oito categorias: peso-pesado, meio-pesado, médio, meio-médio, leve, pena, galo e mosca.
O local das seletivas será o Ginásio Aécio de Borba, na Capital cearense. Estão inscritos para as lutas 65 atletas. A pesagem para o evento ocorrerá no próximo sábado (7), às 9h30 (horário de Fortaleza). As lutas devem começar a partir das 14 horas (também horário local).
Em 2014, o MMA terá uma Copa do Mundo. A cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, receberá entre 30 de junho e 6 de julho, a primeira edição do torneio. Por isso, a partir de novembro, a Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) iniciou as seletivas regionais e, no fim, uma nacional para definir os integrantes que vão representar o Brasil.

Presidente do WSOF avisa Toquinho: se segurar finalização de novo, 'já era'

Ray Sefo diz que contratou peso-meio-médio brasileiro após ser convencido por Renzo Gracie a dar chance ao lutador e ao ouvir promessa de Minotauro

Por Rio de Janeiro
11 comentários
MMA Rousimar Toquinho Twitter (Foto: Reprodução / Twitter )Rousimar Toquinho assina contrato com o WSOF
(Foto: Reprodução / Twitter )
O peso-meio-médio brasileiro Rousimar Toquinho foi recentemente anunciado como novo contratado do evento World Series of Fighting (WSOF), onde terá a chance de provar que não é o "vilão" que foi pintado após segurar por tempo demais uma chave de calcanhar contra Mike Pierce em sua última luta. Toquinho foi demitido pelo UFC em novembro após o incidente com Pierce, sua segunda finalização polêmica na organização - já havia sido punido por situação semelhante em sua luta com Thomas Drwal, em 2010. O presidente do WSOF, Ray Sefo, deixou claro nesta terça-feira que o lutador mineiro não pode repetir a atitude em sua promoção, ou será cortado imediatamente.
- Eu não vou tolerar nenhuma dessas tolices que aconteceram antes. Se acontecer de novo, ele já era - decretou Sefo durante teleconferência com a imprensa internacional nesta terça-feira, para promover o evento do próximo sábado, WSOF 7, em Vancouver, Canadá.
O dirigente foi uma das pessoas que crucificou Toquinho logo depois da polêmica luta contra Pierce, no UFC Fight Night Combate: Maia x Shields, em Barueri, em 9 de outubro. Todavia, Sefo contou que foi convencido por Renzo Gracie e Rodrigo Minotauro a dar uma chance ao peso-meio-médio, que tem 15 vitórias no MMA e apenas cinco derrotas.
- Isto é um esporte e não quero ver ninguém se machucar seriamente ou ficar paralítico por causa de bobagem. Mas depois de escutar Renzo Gracie, que é um mestre de jiu-jítsu, e o que ele tinha a dizer sobre esse incidente em particular, houve discussões e diálogo entre nosso matchmaker e sua equipe e o Nogueira (Rodrigo Minotauro). Nogueira nos deu sua palavra que ele está trabalhando com (Toquinho) e o ajudando em seu camp, e que eles estão tentando arrumar ajuda para ele também. Então todas essas coisas juntas me permitiram olhar para isso de uma perspectiva diferente e conversar com minha equipe sobre isso, e então decididmos que iríamos contratá-lo - explicou o presidente.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Apesar da ameaça de ação caso Toquinho seja reincidente também no WSOF, Ray Sefo expressou confiança que o brasileiro não voltará a segurar finalizações por tempo adicional.
- Seria bobagem isso acontecer de novo, porque tenho quase certeza que, se ele fizer isso aqui, ele não vai mais ter nenhum lugar para ir. Mas, de novo, Nogueira e sua equipe nos deram sua palavra que as coisas vão ser boas daqui para frente, então esperemos para ver - afirmou Sefo.

Brasileiros que lutam sexta-feira na Austrália assinam pôsteres para fãs

Antônio Pezão, Caio Monstro e Bethe Pitbull já estão em Brisbane para o evento. Brasil será representado ainda por Maurício Shogun e Bruno Carioca

Por Rio de Janeiro
14 comentários
Antônio Pezão, Caio Monstro e Bethe Pitbull passaram alguns minutos desta terça-feira assinando pôsteres para os fãs em Brisbane, cidade australiana onde os três vão lutar na próxima sexta-feira. Esse tipo de ação de marketing é praxe nas semanas dos eventos da organização.
- Assinando pôsteres para o UFC junto do Antônio Pezão. Dia 6 tem amola beiço - brincou Caio.
MMA Caio Monstro e Antônio Pezão (Foto: Reprodução / Instagram)Caio Monstro e Antônio Pezão em Brisbane (Foto: Reprodução / Instagram)
Além dos três, o Brasil terá outros dois representantes no evento: Maurício Shogun e Bruno Carioca. Este último, assim como Bethe Pitbull, fará sua estreia no UFC. A luta de Bethe foi promovida para o card principal depois do cancelamento do duelo entre Mitch Gagnon e Alex Caceres.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
MMA Bethe Pitbull assinando pôster (Foto: Reprodução / Instagram)Luta de Bethe Pitbull foi promovida para o card principal (Foto: Reprodução / Instagram)
O Combate transmite o UFC: Hunt x Pezão ao vivo e com exclusividade nesta sexta-feira, a partir de 21h20m (horário de Brasília). O Combate.com acompanha o torneio em Tempo Real e exibe em vídeo ao vivo a primeira luta, entre os meio-médios Ben Wall x Alex Garcia. Também nesta sexta, o site e canal transmitem ao vivo a pesagem oficial, a partir de 1h.
UFC Fight Night no Combate: Hunt x Pezão
7* de dezembro de 2013, em Brisbane (Austrália)
* No Brasil, pelo fuso, o evento começa no dia 6 de dezembro
CARD PRINCIPAL
Mark Hunt x Antônio Pezão
Maurício Shogun x James Te Huna
Ryan Bader x Anthony Perosh
Pat Barry x Soa Palelei
Dylan Andrews x Clint Hester
Julie Kedzie x Bethe Pitbull
CARD PRELIMINAR
Takeya Mizugaki x Nam Phan
Nick Ring x Caio Monstro
Richie Vaculik x Justin Scoggins
Bruno Carioca x Krzysztof Jotko
Ben Wall x Alex Garcia

Com irmã desaparecida há quase dez anos, Vitor Belfort pede ajuda dos fãs

Lutador pede que fãs ajudem sua mãe na criação de uma delegacia especializada em desaparecimentos. Priscila sumiu em janeiro de 2004

Por Rio de Janeiro
19 comentários
Vitor Belfort posta foto de Priscila Belfort, desaparecida 10 anos  (Foto: Reprodução / Facebook Vitor Belfort Fan Page)Vitor posta foto da irmã Priscila (Foto:
Reprodução / Facebook Vitor Belfort Fan Page)
Vitor Belfort diz já ter fechado a ferida causada pelo desaparecimento da irmã, mas não deixou o caso de lado. Nesta terça-feira, o lutador postou uma foto de Priscila no Facebook e lembrou que o desaparecimento dela vai completar dez anos no mês de janeiro. Apesar da grande suspeita de assassinato, o crime segue sem ter sido devidamente esclarecido até hoje. Na mensagem, Vitor diz que sua mãe, Jovita, está empenhada para que seja criada uma delegacia especializada em desaparecimentos e pede aos fãs para assinarem uma petição.
- Galera, minha irmã vai fazer dez anos de desaparecida em janeiro de 2014. Minha mãe, Jovita, guerreira, está batalhando para criarem uma delegacia especializada em desaparecimentos no RJ e no Brasil. Milhares de crianças, jovens e adultos desaparecem todos os dias no nosso país e passamos anos sem resposta. Nossa Justiça precisa estar atenta a esse tema. Segurança é um direito constitucional e, a cada dia, perdemos um pouco nossa liberdade de ir e vir em segurança. Por favor, assinem a petição. Muito obrigado. Fiquem com Deus - escreveu.

Anderson Silva posta foto com a família: 'Minha Turma do Didi'

Lutador aparece deitado em cama com filhos e sobrinhos: 'Amo demais'.
Revanche contra Chris Weidman será no UFC 168, dia 29 de dezembro

Por Rio de Janeiro
52 comentários
Em ritmo forte de treinos para a revanche contra Chris Weidman, Anderson Silva acha forças principalmente na família para seguir em frente. O ex-campeão do Ultimate postou no Twitter, nesta terça-feira, uma foto em que aparece deitado na cama ao lado de filhos e sobrinhos. O duelo está marcado para o UFC 168, dia 28 de dezembro, em Las Vegas (EUA).
- Minha Turma do Didi. Amo demais - escreveu o Spider, referindo-se ao programa de humor que foi exibido na TV Globo entre 1998 e 2010 e era liderado por Renato Aragão.
anderson silva familia twitter mma ufc (Foto: Reprodução )Anderson Silva abraçado aos filhos e sobrinhos (Foto: Reprodução )
UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora):
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Jim Miller x Fabrício Morango
Dustin Poirier x Diego Brandão
Chris Leben x Uriah Hall
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dennis Siver x Manny Gamburyan
John Howard x Siyar Bahadurzada
William Patolino x Bobby Voelker
Robbie Peralta x Estevan Payan

'Faixa-preta' no surfe, Kelly Slater explica ligação com a família Gracie

Americano onze vezes campeão mundial revela que trocava aulas de jiu-jítsu por pranchas com Rickson, quando brasileiro morava na Califórnia (EUA)

Por Rio de Janeiro
14 comentários
Onze vezes campeão mundial de surfe, Kelly Slater tem as artes marciais como hobby e gosta de treinar jiu-jítsu. Se no mar ele pode ser considerado um faixa-preta, no tatame ele sempre contou com professores de alto nível. Sua ligação com as artes marciais começou cedo, quando criança, treinando kickboxing com Don "The Dragon" Wilson, campeão mundial na modalidade. Na década de 90, teve seu primeiro contato com o jiu-jítsu ao vir para o Brasil e ver uma demonstração feita por um grupo de seguranças. A arte suave entrou de vez na vida do surfista quando conheceu Rickson Gracie e fez um acordo com o lutador: trocar aulas com ele por pranchas de surfe. Daí para a frente se iniciou uma amizade com boa parte da família e com outros lutadores. Um deles até hoje dá treino para Slater quando ele vem ao Brasil. Um dos principais nomes do auge da Brazililan Top Team (BTT) na época do Pride, Ricardo Arona elogiou o pupilo.
- Eu tenho a aprender com ele, ele comigo, e ele se dedica muito à luta. Treina bem, não dá moleza, gosta, chegou no Brasil e me ligou pedindo para treinar, então ficou muito fácil. Ele tem a capacidade atlética, o gás, alongamento, raciocínio rápido, entao é muito fácil. Traz as facilildades do surfe para o jiu-jítsu, então fica muito mais fácil - afirmou Arona.
Slater também fez questão de exaltar o talento de Arona com a prancha e disse que o brasileiro pode ser considerado um faixa-marrom de surfe.
- Ele é um excelente surfista (risos). Um faixa marrom. Tenho certeza que ele é melhor no surfe do que eu no jiu-jítsu - brincou, depois de ter revelado que costuma pedir para o presidente do UFC, Dana White, contratar Arona.
Kelly Slater tem ligação com as artes marciais desde criança (Foto: Reprodução / SporTV.com)Kelly Slater tem ligação com as artes marciais desde criança (Foto: Reprodução / SporTV.com)
Em entrevista ao "Sensei SporTV", Kelly Slater também revelou sua admiração pelos lutadores brasileiros e disse que considera Jon Jones o melhor lutador do mundo na atualidade. Confira a entrevista completa abaixo:
Início nas artes marciais
Na verdade, eu já curtia kickboxing e caratê quando eu era pequeno, com uns 8 ou 9 anos. Em Cocoa Beach, onde eu cresci, tinha um cara chamado Don "The Dragon" Wilson. Ele era campeão mundial de kickboxing. Meu irmão e eu fomos ao dojô dele e treinamos caratê por um tempo. Mas a gente surfava tanto que não deu continuidade. Sabe, quando você é criança quer aprender artes marciais. A gente via os filmes e tal... Sempre fui apaixonado por artes marciais, mas só fui descobrir o jiu-jítsu quando vim ao Brasil no começo da década de 90. Vim pela primeira vez em 1992. Um grupo de seguranças no nosso evento fez uma demonstração para nós. Foi o meu primeiro contato com o jiu-jítsu. Mais tarde fiz amizade com os Gracie, com o Rickson. Também conheci o Royce, Royler e o Kron. Na verdade, eu já conheço boa parte da família.
Todos eles surfam?
Sim. Conheci o Rickson pelo surfe mesmo. Porque ele morou na Califórnia por um bom tempo, e eu encontrava ele em Rincon e outros lugares. A gente começou a se falar. Eu e o meu amigo Travis, que veio comigo, nós meio que patrocinamos o Rickson, providenciando pranchas. Ele encomendava pranchas personalizadas. Então a gente sugeriu: "Nos dê umas aulas de vez em quando, e a gente descola umas pranchas para você". Aí eu conheci o Arona através do patrocinador e graças aos meus amigos fui conhecendo muita gente.
Semelhanças entre surfe e artes marciais
Quando eu penso nisso, eu me refiro aos níveis do que se aprende. Primeiro você precisa aprender o básico para ser mais dinâmico depois. Além disso, tem as técnicas, a forma como se usa o corpo. No surge, a ideia é ser o mais eficiente possível. Li bastante sobre o Bruce Lee ao longo dos anos, e a filosofia dele tem muito a ver com qualquer atividade física, mas também atividade mental ou emocional. Tudo funciona em conjunto. Enfim, a ideia é fazer o movimento mais eficiente possível. Não precisa fazer coisas demais. Só tem que executar bem o que fizer. Quando a técnica está correta, o resultado é melhor.
Lutador favorito no MMA
Tenho vários favoritos. O Arona é um, e eu adoraria vê-lo lutando de novo. Eu já encho o saco dele com isso há anos. "Vá para o UFC!" (risos). Sempre que encontro o Dana White, eu digo: "Chame o Arona para lutar!". Relembrando o que o Royce fez nos primórdios, eu queria que o Rickson tivesse tido a chance de lutar no UFC, ou tivesse escolhido isso. Enfim, eu tenho muitos favoritos. Adoro o estilo do Lyoto. A trocação e os contragolpes dele são inacreditáveis. Resta falar alguma coisa sobre o Anderson? Dá para falar o que quiser. Ele é bizarro. A minha declaração favorita dele foi depois da vitória contra o Stephan Bonnar. Ele disse: "Acredito que eu sou capaz de fazer o que muitos consideram impossível". Isso é uma grande mensagem para toda a humanidade, de maneira geral. Enfim, eu conheço muitos deles e sempre adorei acompanhar as lutas do Vitor. Quando vim aqui nos anos 90 e vi a luta dele contra Wanderlei, ele tinha só 18 anos e era o novato. Conheci-o naquela época. Fomos jantar em uma churrascaria, e eu fiquei impressionado. "O cara é enorme". No momento, eu diria que o Jon Jones é o melhor lutador do mundo. Não sei de onde ele tirou essa capacidade. Ele conhece todas as fraquezas de todos os adversários e se iguala a eles em seus pontos fortes. Sem falar que ele continua melhorando. Ele tem o biotipo certo, e o peso dele se encaixa naquela categoria, onde ele não precisa encarar os caras gigantes. Apesar disso, eu acho que ele é capaz de ganhar qualquer peso-pesado. Acho que nunca saberemos.
Kelly Slater e Ricardo Arona treinam jiu-jítsu juntos (Foto: Reprodução / SporTV.com)Kelly Slater e Ricardo Arona treinam jiu-jítsu juntos (Foto: Reprodução / SporTV.com)
Jon Jones é o Kelly Slater do MMA?
Sei lá. Eu adoraria ser o Jon Jones do surfe. Dá a impressão que ninguém vai ganhar dele tão cedo, mas quando o Vitor pegou o braço dele, eu fiquei gritando para a TV: "Quebra o braço dele!". Enfim, eu amo o esporte, sou fã e adoro assistir. Gosto de conhecer o pessoal. Virei amigo de muitos deles ao longo dos anos, como o BJ Penn, por exemplo. A gente manda mensagens de vez em quando e conversamos sobre as lutas. Para mim, isso é muito legal porque eu sou fã deles. É bom ter acesso aos bastidores para entender a história real. Poucas horas depois de o Vitor perder para o Jon Jones, eu falei com ele no telefone, e ele me disse: "Ouvi o braço dele estalando". Eu acho muito interessante poder surfar contra os melhores do mundo há tanto tempo, mas também ter a perspectiva e ser fã de outro esporte. Adoro isso.
Como conheceu o Arona?
A primeira vez que o vi lutar na TV. Eu estava contando para ele que a primeira que te vi lutar acho que foi em 2005. Eu estava vendo o Pride na televisão. Na verdade, eu estava assistindo com brasileiros em Nova York e eu perguntei: "Quem é esse cara? Ele é incrível!".Você conheceu o Jeremy pouco depois. Foi assim que nos conhecemos, através do Jeremy. Esse cara é fantástico.
Ele é bom surfista?
Não. Ele é um excelente surfista (risos). Ele é um faixa marrom.
Arona é melhor no surfe do que você no jiu-jítsu?
Tenho certeza que sim (risos)

Ring girl Syllvia Andrade posa para catálogo de biquínis no Espírito Santo

Morena estará em ação na noite deste sábado, no Jungle Fight 62, que terá
a disputa do cinturão peso-pena entre Rafael Gogó e Alexandre Capitão

Por Rio de Janeiro
71 comentários
Syllvia Andrade brindou seus fãs com um ensaio sensual dias antes de estar novamente em ação no Jungle Fight. A ring girl posou para as lentes do fotógrafo Bruno Cabral na produção de um catálogo de biquínis. O ensaio foi realizado na cidade natal dela, Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Syllvia voltará a exibir sua beleza na edição 62 do Jungle, que está marcada para as 21h (horário de Brasília) deste sábado, no ginásio Pelezão, em São Paulo.
Syllvia Andrade ring girl do Jungle Fight (Foto: Divulgação)Syllvia Andrade em ensaio de biquíni (Fotos: Bruno Cabral / Divulgação)
A transmissão será feita ao vivo pelo canal Combate e também pelo SporTV, e a luta principal será a disputa do cinturão peso-pena (até 66kg) entre Rafael Gogó, atual campeão, e Alexandre Capitão. O Combate.com transmite ao vivo os dois primeiros duelos do card.
Syllvia Andrade ring girl do Jungle Fight (Foto: Divulgação)Syllvia Andrade em ensaio de biquíni (Fotos: Bruno Cabral / Divulgação)
Jungle Fight 62
7 de dezembro de 2013, em São Paulo
CARD DO EVENTO (até agora):
Rafael Gogó x Alexandre Campos Capitão - penas (até 66kg)
Edson Conterrâneo x Douglas Simões - pesados (até 120kg)
Lúcio Curado x Erick Parrudo - leves (até 70kg)
Rafael Nunes x Paulo Panthro - moscas (até 57kg)
Angelo Lopes x José Alexandre "Zé Reborn" - moscas (até 57kg)
Douglas Bertazini x Jesus Chochuy - meio-médios (até 77kg)
Alberto Pantoja x Davi Tatá - galos (até 61kg)
Elton Viper x Patrick Silva - leves (até 70kg)
Felipe Buakaw x Denis Alagoas - penas (até 66kg)

Soma dos salários do TUF 18 Finale é mais baixa do que bolsa de St-Pierre

No UFC 167, canadense recebeu US$ 400 mil só por entrar no octógono.
No evento de sábado, Ultimate pagou US$ 312 mil aos 20 lutadores do card

Por Rio de Janeiro
12 comentários
Evento com lutadores em início de carreira ou ainda sem muita expressão dentro do Ultimate, o TUF 18 Finale não fez a organização gastar muito dinheiro no que diz respeito a salários, se comparado a outros eventos. No sábado passado, o custo total com as bolsas dos atletas foi de US$ 312 mil (cerca de R$ 734,8 mil usando o valor do câmbio desta terça).
Para se ter uma ideia, só com Georges St-Pierre, estrela principal do UFC 167, o último evento em pay-per-view realizado, o Ultimate teve de desembolsar US$ 400 mil (cerca de R$ 942,1 mil), além de US$ 250 mil (cerca de R$ 588,8 mil) com Rashad Evans.
Nate Diaz vence Gray Maynard TUF 18 (Foto: Getty Images)Nate Diaz (esq.) levou US$ 30 mil por vitória sobre Gray Maynard no último sábado (Foto: Getty Images)
Vencedor da luta principal do TUF 18 Finale, Nate Diaz recebeu US$ 30 mil (R$ 70,7 mil). Isso porque ele teve o salário dobrado por ter vencido. Gray Maynard, derrotado por Nate, foi o mais bem pago do evento, com US$ 45 mil (R$ 106 mil).
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Vale lembrar que esses US$ 312 mil da soma dos salários não incluem as premiações extras. Nate Diaz faturou ainda US$ 50 mil (R$ 117,8 mil) por ter sido eleito o dono da "Finalização da Noite". Chris Holdsworth levou a "Finalização da Noite" e teve o mesmo bônus.
UFC Georges St-Pierre e Johny Hendrick (Foto: Stephen R. Sylvanie / USA TODAY Sports)St-Pierre (esq.) levou US$ 400 mil só para entrar no octógono (Foto: Stephen R. Sylvanie / USA TODAY Sports)
Já Ryan Benoit foi premiado com US$ 100 mil. Mesmo sendo derrotado por Josh Sampo, a luta entre ambos foi escolhida como a melhor do TUF 18 Finale. Como Sampo não bateu o peso dos moscas na véspera, seu bônus (também de US$ 50 mil) foi para Benoit, que assim recebeu em dobro e ainda ficou com 5% do salário do rival.
Salários do TUF 18 Finale
Nate Diaz: US$ 30.000 (incluindo US$ 15.000 pela vitória)
Gray Maynard: US$ 45.000
Julianna Pena: US$ 16.000 (incluindo US$ 8.000 pela vitória)
Jessica Rakoczy: US$ 8.000
Chris Holdsworth: US$ 16.000 (incluindo US$ 8.000 pela vitória)
Davey Grant: US$ 8.000
Jessamyn Duke: US$ 16.000 (incluindo US$ 8.000 pela vitória)
Peggy Morgan: US$ 8.000
Raquel Pennington: US$ 16.000 (incluindo US$ 8.000 pela vitória)
Roxanne Modafferi: US$ 8.000
Akira Corassani: US$ 16.000 (incluindo US$ 8.000 pela vitória)
Maximo Blanco: US$ 17.000
Tom Niinimaki: US$ 16.000 (incluindo US$ 8.000 pela vitória)
Rani Yahya: US$ 20.000
Jared Rosholt: US$ 16.000 (incluindo US$ 8.000 pela vitória)
Walter Harris: US$ 8.000
Sean Spencer: US$ 16.000 (incluindo US$ 8.000 pela vitória)
Drew Dober: US$ 8.000
Josh Sampo: US$ 16.000* (incluindo US$ 8.000 pela vitória)
Ryan Benoit: US$ 8.000
* Por não ter batido o peso, Sampo teve 5% de seu salário repassado para Benoit e mais 5% para a Comissão Atlética de Nevada como multa

Jacaré evolui no boxe, e técnico diz: 'Lutador mais perigoso da categoria'

Treinador Josuel Distak afirma que objetivo é deixar o jogo do pupilo 'cada vez mais imprevisível'. Fera no jiu-jítsu, peso-médio não deixa o chão de lado

Por Rio de Janeiro
31 comentários
Oito vezes campeão mundial de jiu-jítsu, sendo três na faixa preta, Ronaldo Jacaré se tornou um lutador completo de MMA ao longo dos últimos anos ao evoluir na parte de wrestling e, principalmente, no boxe. Mostrou isso ao nocautear o veterano Yushin Okami de forma impressionante na última luta. Sob a batuta do técnico Josuel Distak, Jacaré tem como objetivo deixar seu jogo cada vez mais versátil (assista ao lado ao treino de boxe de Jacaré).
- Eu me sinto bem melhor em pé agora. A cada dia que passa eu sinto que estou evoluindo. Estou fazendo a parte técnica de boxe com o Distak. Para mim é muito proveitoso, porque estou aprendendo muito e ficando mais confiante em pé. Isso só faz evoluir meu jogo de MMA. Quem tem mais armas no MMA vence, e não aquele que todo mundo já sabe o que vai fazer. Meu objetivo é ser um cara versátil e estou conseguindo. Estou felizão com esse treino de boxe, mas sem deixar o jiu-jítsu de lado. Faço a parte técnica de chão também - disse ao Combate.com.
Para Josuel Distak, a determinação de Ronaldo Jacaré faz a diferença. O treinador de MMA, que foca na meta de deixar o pupilo imprevisível, acredita que ele é atualmente o lutador mais perigoso da categoria dos médios (até 84kg) do UFC:
MMA Josuel Distak (Foto: Ivan Raupp)Josuel Distak é o treinador de MMA da equipe XGym (Foto: Ivan Raupp)
- Já esperava isso, porque o Jacaré é determinado. Todo cara que é determinado tem algo a mais, para aprender mais. O Jacaré está evoluindo muito em pé, está uma coisa absurda. Nossa estratégia é deixar o Jacaré cada vez mais imprevisível. Ninguém sabe como ele vem para a luta, só os treinadores e ele. O adversário hoje tem que estudar muito mais para lutar contra o Jacaré. Ele tem um jiu-jítsu e um wrestling muito fortes e agora está com uma trocação muito forte também. Ele é a nova arma brasileira. Na minha visão, o Jacaré é o lutador mais perigoso da categoria até 84kg. É perigoso em todas as áreas. Vai ser tornar um novo ídolo no MMA. E é um cara família. Da casa para o treino, do treino para casa. Respira luta 100%.
Nossa estratégia é deixar o
Jacaré cada vez mais imprevisível. Ninguém sabe como ele vem
para a luta, só os treinadores e
ele. O adversário hoje tem que estudar muito mais para lutar contra o Jacaré"
Josuel Distak
O jiu-jítsu, no entanto, ainda é a principal arma que Jacaré leva para o octógono. Por isso, ele pensa que ainda tem o que o melhorar na área, e os treinos de chão não são deixados de lado:
- Sempre penso que tenho que melhorar, e realmente tenho que melhorar. A cada dia que passa vejo coisas novas no jiu-jítsu. Estou aprendendo essas coisas novas agora. O jiu-jítsu é arte que a gente não pode deixar de lado, até pelo fato de ser minha arma principal. Procuro treinar a parte técnica que já sei e procuro aprender mais. Estou acrescentando mais armas ao meu jiu-jítsu também.
O próximo desafio de Ronaldo Jacaré será o francês Francis Carmont, que está invicto no Ultimate. Os dois se enfrentam no coevento principal da próxima edição do UFC em Jaraguá do Sul-SC, que está marcada para o dia 15 de fevereiro.
UFC: Machida x Mousasi
15 de fevereiro de 2014, em Jaraguá do Sul-SC
CARD DO EVENTO (até agora):
Lyoto Machida x Gegard Mousasi
Ronaldo Jacaré x Francis Carmont
Francisco Massaranduba x Jesse Ronson
Thiago Tavares x Zubair Tuhugov*
Viscardi Andrade x Nicholas Musoke
Charles do Bronx x Andy Ogle
Cristiano Marcello x Joe Proctor
* Luta ainda não anunciada oficialmente

Presidente do WSOF avisa Toquinho: se segurar finalização de novo, 'já era'

Ray Sefo diz que contratou peso-meio-médio brasileiro após ser convencido por Renzo Gracie a dar chance ao lutador e ao ouvir promessa de Minotauro

Por Rio de Janeiro
11 comentários
MMA Rousimar Toquinho Twitter (Foto: Reprodução / Twitter )Rousimar Toquinho assina contrato com o WSOF
(Foto: Reprodução / Twitter )
O peso-meio-médio brasileiro Rousimar Toquinho foi recentemente anunciado como novo contratado do evento World Series of Fighting (WSOF), onde terá a chance de provar que não é o "vilão" que foi pintado após segurar por tempo demais uma chave de calcanhar contra Mike Pierce em sua última luta. Toquinho foi demitido pelo UFC em novembro após o incidente com Pierce, sua segunda finalização polêmica na organização - já havia sido punido por situação semelhante em sua luta com Thomas Drwal, em 2010. O presidente do WSOF, Ray Sefo, deixou claro nesta terça-feira que o lutador mineiro não pode repetir a atitude em sua promoção, ou será cortado imediatamente.
- Eu não vou tolerar nenhuma dessas tolices que aconteceram antes. Se acontecer de novo, ele já era - decretou Sefo durante teleconferência com a imprensa internacional nesta terça-feira, para promover o evento do próximo sábado, WSOF 7, em Vancouver, Canadá.
O dirigente foi uma das pessoas que crucificou Toquinho logo depois da polêmica luta contra Pierce, no UFC Fight Night Combate: Maia x Shields, em Barueri, em 9 de outubro. Todavia, Sefo contou que foi convencido por Renzo Gracie e Rodrigo Minotauro a dar uma chance ao peso-meio-médio, que tem 15 vitórias no MMA e apenas cinco derrotas.
- Isto é um esporte e não quero ver ninguém se machucar seriamente ou ficar paralítico por causa de bobagem. Mas depois de escutar Renzo Gracie, que é um mestre de jiu-jítsu, e o que ele tinha a dizer sobre esse incidente em particular, houve discussões e diálogo entre nosso matchmaker e sua equipe e o Nogueira (Rodrigo Minotauro). Nogueira nos deu sua palavra que ele está trabalhando com (Toquinho) e o ajudando em seu camp, e que eles estão tentando arrumar ajuda para ele também. Então todas essas coisas juntas me permitiram olhar para isso de uma perspectiva diferente e conversar com minha equipe sobre isso, e então decididmos que iríamos contratá-lo - explicou o presidente.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Apesar da ameaça de ação caso Toquinho seja reincidente também no WSOF, Ray Sefo expressou confiança que o brasileiro não voltará a segurar finalizações por tempo adicional.
- Seria bobagem isso acontecer de novo, porque tenho quase certeza que, se ele fizer isso aqui, ele não vai mais ter nenhum lugar para ir. Mas, de novo, Nogueira e sua equipe nos deram sua palavra que as coisas vão ser boas daqui para frente, então esperemos para ver - afirmou Sefo.

Esquiva defende troca, critica Bolsa Pódio e espera repetir título de Popó

Lutador brasileiro deixa de ser amador, assina contrato com conceituada empresa de boxe profissional e fala em marcar nome na história do esporte brasileiro

Por São Paulo
Comente agora
Esquiva Falcão (Foto: Marcelo Prado)Esquiva faz pose na apresentação oficial como lutador da Top Rank (Foto: Marcelo Prado)
Um novo passo na carreira. As Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, já ficaram no passado. Esquiva Falcão mudou seu foco e, ao assinar com a maior empresa de boxe profissional do mundo, a Top Rank, colocou como prioridade repetir o feito de Acelino Popó Freitas e trazer o título mundial de boxe para o Brasil.
- Agora eu penso na minha carreira. Decidir isso não foi fácil, afinal tem uma Olimpíada que será realizada no meu país. Mas acredito que já fiz o que tinha de fazer pela seleção, conquistei uma medalha (prata) em Londres. Agora o foco é a minha carreira e nada melhor do que o próximo passo ser entrar no boxe profissional. Espero repetir o sucesso e ser campeão mundial como o Popó. Sei que estou no melhor lugar para isso – afirmou o lutador, que concedeu entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, em São Paulo.
Além de ampliar seus horizontes profissionais, Esquiva vai mudar de vida financeiramente. As dificuldades ficarão no passado. Especula-se que pelo acordo com a Top Rank e por uma quantidade determinada de lutas, o capixaba irá receber US$ 2 milhões (R$ 4,6 milhões).
- Consegui alcançar meu primeiro objetivo que era comprar uma casa, já tenho onde morar. Agora vou cuidar de mim e da minha família. Também não vou esquecer o projeto social que tenho para que possamos formar novos lutadores. É claro que o dinheiro é importante, mas não vem ao caso falar sobre valores – ressaltou.
Esquiva Falcão (Foto: Marcelo Prado)Todd DuBoef, Esquiva Falcão e Sérgio Batarelli na coletiva de apresentação (Foto: Marcelo Prado)

Um dos fatores que fez Esquiva aceitar o boxe profissional foi não ter recebido nenhum valor que ele teria direito pela medalha que conquistou nos Jogos de Londres, no ano passado. O Bolsa Pódio daria R$ 5 mil mensais ao lutador, o que ele nunca viu.
 - Sinceramente, cansei de esperar. Cheguei a conversar sobre o assunto, e amigos meus me disseram: "vai esperar até quando?". Agora quero focar nos meus novos objetivos e trabalhar muito para ter sucesso. Não quero ser um cara que fez sucesso apenas por um ciclo de quatro anos. Quero ser um lutador que fez história e marcou o nome no boxe – finalizou o lutador, acompanhado na coletiva do seu manager, Sérgio Batarelli, e de Todd DuBoef, presidente da Top Rank, empresa que tem grandes lutadores sob contrato, entre os quais o filipino Manny Pacquiao.
No início de outubro, o irmão de Esquiva, Yamaguchi Falcão, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Londres, também optou pela profissionalização, abrindo mão dos Jogos do Rio em 2016 - já que o boxe olímpico é disputado apenas por lutadores amadores. Aos 25 anos, ele fechou contrato com a empresa Golden Boy, a mesma do astro americano Floyd "Money" Mayweather.

Valcke: premiação para seleções será 33% maior do que na Copa de 2010

Secretário-geral da Fifa informa ainda que atletas terão seguro por participar do Mundial e que clubes dividirão US$ 70 milhões por jogadores convocados

Por Costa do Sauípe, Bahia
9 comentários

 O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, informou durante coletiva de imprensa, na Costa do Sauípe, na Bahia, que a premiação para as seleções que vão participar da Copa do Mundo de 20
14 será 33% maior do que a de 2010, quando o torneio foi disputado na África do Sul. Os valores serão definidos durante reunião do Comitê de Finanças da entidade ainda nesta terça-feira.

- O prêmio precisa ser aprovado. Mas posso dizer que sofrerá um aumento grande. Serão premiados do primeiro ao último colocado no Mundial.
Jerome Valcke coletiva Fifa reunião (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Jerome Valcke coletiva Fifa reunião (Foto: André Durão / Globoesporte.com)


Valcke revelou ainda que a Fifa fará um seguro para os jogadores que vão participar da Copa de 2014. Além disso, os clubes que cederem jogadores para as seleções que estarão no Brasil no ano que vem vão dividir US$ 70 milhões (R$ 165 milhões). No Mundial da África do Sul, por exemplo, clubes que cederam três atletas receberam cerca de US$ 1,5 milhão (R$ 3,5 milhões).

- Esse valor será dividido pelos clubes. É uma grande quantia.

Na próxima sexta-feira, às 14h (de Brasília), na Costa do Sauípe, a Fifa vai realizar o Sorteio Final da Copa do Mundo da Fifa. O evento será transmitido ao vivo pela TV Globo. O GloboEsporte.com vai acompanhar em Tempo Real.

- É fato que o estádio está enfrentando alguns problemas. A mão de obra lá vai aumentar para que todas as instalações temporárias sejam concluídas e tenhamos um plano para a venda dos ingressos. Hoje não é possível fazer um mapa ainda, como os senhores devem ter percebido – finalizou Valcke.

Na próxima sexta-feira, na Costa do Sauípe, na Bahia, a entidade comanda do Sorteio Final para a Copa do Mundo Fifa. A partir desse dia, as 32 seleções classificadas para o Mundial saberão onde vão jogar.

Com medo do calor, técnico da Itália sugere paradas técnicas no Mundial

Com medo de cair no mesmo grupo da Alemanha no sorteio, Cesare Prandelli se mostra preocupado com temperatura nos jogos da Copa: 'Isso é um assunto sério'

Por Roma
65 comentários
A Federação Italiana de Futebol (FIGC) vai pedir que duas paradas técnicas sejam implantadas durante as partidas da Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo treinador da Itália, Cesare Prandelli, que teme o forte calor e a umidade no Brasil. Segundo a agência “AFP”, a FIGC fará esta proposta à Fifa na Costa do Sauípe, na Bahia, nesta quinta-feira, véspera do Sorteio Final da Copa do Mundo da Fifa.
- Eu gostaria de pedir duas paradas técnicas durante as partidas, com o objetivo de reidratar os jogadores. Há dois grandes problemas no Brasil, que são, aliás, os mesmos que já experimentamos durante a Copa das Confederações em junho: o calor e a umidade, que, em algumas cidades, são realmente preocupantes – afirmou o treinador, durante coletiva de imprensa, em Roma.
Itália Coletiva técnico Cesare Prandelli (Foto: Efe)Prandelli se mostra preocupado: 'O calor e a umidade, em algumas cidades, são realmente preocupantes' (Foto: Efe)

Ao ser perguntado se acreditava que outras seleções aceitariam a proposta, Prandelli respondeu que pelo menos as equipes que jogaram a Copa das Confederações deverão concordar. Além disso, afirmou que a medida ajudaria a elevar o nível do Mundial.
Prandelli Treino Itália (Foto: Getty Images)Sem medo de frio: temor de Prandelli no Brasil é o calor (Foto: Getty Images)
- Se o objetivo é mostrar um espetáculo para o mundo, é preciso dar aos jogadores a oportunidade de dar um espetáculo. Caso contrário, os jogadores vão aproveitar todos os escanteios ou faltas para beber. Não são esses dois minutos que farão com que os jogadores percam a concentração, mas sim a sede. Isso é um assunto sério - completou.
O treinador da seleção tetracampeã mundial falou ainda sobre o sorteio que definirá os grupos da Copa do Mundo de 2014. No pote quatro, que reunirá nove equipes europeias, Prandelli disse que não liga de enfrentar adversários de tradição, contanto que não cruze o caminho da Alemanha na primeira fase.
- Eu gostaria de evitar a Alemanha no grupo. Mas eu aceitaria enfrenta-los na final. Eu gostaria também de entrar em um grupo forte, apesar disso. Na nossa história, sempre fomos bem em grupos mais difíceis.

Orçamento do Bota para 2014 prevê R$ 16,5 mi de receita da Libertadores

Clube prevê premiações de R$ 7,8 milhões no mês da final da competição e presidente do Conselho Fiscal diz: 'É uma situação irreal, mas é uma situação possível'

Por Rio de Janeiro
396 comentários
O Botafogo segue disputando uma vaga na Libertadores da América de 2014. No domingo, o clube faz uma partida decisiva contra o Criciúma, no Maracanã, e precisará vencer e torcer contra Goiás e Atlético-PR para garantir sua vaga. Mas, até a semana passada, a diretoria trabalhava com otimismo. O orçamento de 2014 enviado para aprovação do Conselho Deliberativo conta com R$ 16,5 milhões da Libertadores. O orçamento consolidado aponta um superávit de R$ 3,7 milhões no exercício - considerando que, aplicados os valores das dívidas do clube, o Conselho Fiscal calcula déficit de R$ 69 milhões. Sem os R$ 16,5 milhões, até mesmo a previsão orçamentária, sem a inclusão das dívidas, já estará no vermelho.

O orçamento ainda pode ser reduzido – dado que foi entregue para atender a datas fixadas pelo estatuto do clube.  A previsão orçamentária para 2014 foi enviada pelo Conselho Diretor ao Conselho Fiscal há duas semanas. No dia 18, o CF a aprovou (com ressalvas de alguns conselheiros) e a enviou para a análise do Conselho Deliberativo. Esse exame vai ocorrer numa reunião marcada para 10 de dezembro.
Botafogo orçamento clube (Foto: Vicente Seda)Botafogo prevê altas receitas com a Libertadores, especialmente no mês da final da competição em 2014 (Reprodução)
Chamam atenção, nos números aprovados pelo CF, vários sinais de otimismo. A vice-presidência de futebol separou as receitas para 2014 por campeonato. Na Libertadores, por exemplo, a previsão é contar não apenas com a vaga – mas, a julgar pelas previsões de entrada em caixa – também com a longevidade na competição.  A previsão de faturamento para a Libertadores é de R$ 16,5 milhões – sendo que mais da metade desse valor (R$ 8.217.500) está previsto para agosto. Em julho e agosto serão disputadas as fases finais da Libertadores em 2014 (depois da Copa do Mundo). E quase toda essa receita no mês de agosto está na rubrica premiações (R$ 7.850.000).

- A explicação que deram e convenceu aos membros do Conselho Fiscal é que, para poder fechar o orçamento e montar um time competitivo, eles (a vice-presidência de futebol) tinham essa perspectiva de arrecadação, que segundo eles é real, e se você observar, lá em receitas com vendas de ativos de atletas, estão R$ 10 milhões. É um valor que hoje a gente sabe que pode ser muito maior, mas foi feita uma previsão pessimista. No caso da Libertadores, fizeram a mais otimista possível para montar um time competitivo. A gente teve uma reunião com o Aníbal (Rouxinol, diretor jurídico) e o Sidnei Loureiro (gerente de futebol) , eles colocaram isso, o presidente Maurício (Assumpção) endossou, e a gente concordou - disse André Silva, presidente do Conselho Fiscal.

Para cumprir o estatuto do clube, o Conselho Diretor teve que fazer o orçamento antes de saber se o clube irá disputar a competição continental. Sem a Libertadores, os números certamente serão revistos  - e provavelmente o valor previsto para salários do futebol (algo em torno de R$ 6 milhões mensais) deve ser reduzido. Caso contrário – mantidos os salários – o clube não terá como fechar o ano no azul. O orçamento prevê R$ 3,7 milhões de resultado – contando com os valores da Libertadores.

- É um caso hipotético, é uma situação irreal, mas é uma situação possível. Então preferiram orçar dessa forma para montar um time que tenha capacidade de ser campeão da Libertadores. Caso não ocorra classificação, vou até bater na madeira, será feito um ajuste em janeiro. O Conselho Fiscal tem até meados de novembro para entregar o seu parecer para o Deliberativo. Nessa data você não sabe se está na Libertadores. Em orçamento, você pode ousar em determinados pontos, e ser mais conservador em outros. Eles foram conservadores na venda de direito de atletas, porque já existem negociações em andamento que dariam um valor superior ao que foi colocado, e foram bastante otimistas em relação à Libertadores. Tanto que nos chamou atenção, questionamos e nos colocaram dessa forma - completou André Silva.

O otimismo não aparece apenas nessa rubrica. Na previsão de arrecadação para o Campeonato Brasileiro, por exemplo – estimada em R$ 84.828.644, o clube prevê nada menos que R$ 9 milhões em premiações.  A receita prevista para o Campeonato Estadual é de R$ 21.852.974.  A arrecadação da Copa do Brasil só entra em setembro – pois parte do pressuposto, justamente, que o clube jogará a Libertadores. Com isso, o Botafogo prevê arrecadar R$ 9.801.144 na competição.

A previsão total de receita da vice-presidência de futebol é de R$ 149.910.874. Mas, para atingir esse resultado, o clube prevê – além das premiações – a venda de direitos de jogadores. No orçamento, há a previsão de arrecadar  R$ 10 milhões com direitos econômicos em agosto. A previsão de despesas do departamento chega a R$ 122,6 milhões para o futebol profissional e R$ 4,6 milhões no futebol de base.

O orçamento será discutido pelo Conselho Deliberativo na reunião de 10 de dezembro – quando o clube poderá ter sua vaga na Libertadores já assegurada (caso fique terceiro no Brasileiro). Caso fique na quarta posição – o clube terá que esperar o resultado do jogo entre Ponte Preta e Lanús pela final da Copa Sul-Americana. O segundo jogo da decisão está previsto para o dia 11 de dezembro. Caso fique na quinta posição do Brasileirão, o clube não conseguirá a vaga na competição continental. Nesse caso, de acordo com André Silva, será feito um ajuste no orçamento.

Apitei! Árbitro conta que 'atendeu' Eurico, deu pênalti e 'pagou' dívida

Luiz Carlos Gonçalves, o Cabelada, relata histórias do futebol e lembra o pedido do dirigente antes de uma partida. Teve também confusão e briga em jogos do Flamengo

Por Rio de Janeiro
339 comentários
Árbitro Luis Carlos Gonçalves, o Cabelada (Foto: Reprodução/Facebook)Ex-árbitro gosta de chope e conta histórias do tempo em que apitava (Foto: Reprodução/Facebook)
A fala mansa não chega a remeter ao lado mais extrovertido. Um longo bate-papo, porém, mostra que Luiz Carlos Gonçalves, o Cabelada, tem muita história para contar. O ex-árbitro de futebol, hoje com 66 anos, ainda guarda gás para levar a vida repleta de brincadeiras. Há 14 anos morando em Búzios, no Rio de Janeiro, costuma percorrer cerca de 170 quilômetros para escapar para Vila Isabel quando dá. Lá, encontra amigos, frequenta botequins e não dispensa a cerveja bem gelada. É assim, e tem sido desde a época em que ainda apitava jogos. Passados 20 anos da aposentadoria, ele recorda histórias que ficaram guardadas na memória no período em que chegou a participar de mais de 400 partidas, a maioria no Campeonato Carioca. Como bom boêmio, também mostra sua maneira de conduzir situações no mundo do futebol antes mesmo de a bola rolar.
Foi o caso de um Vasco x Cruzeiro em 1994 (relembre no vídeo ao lado). Em 22 de maio, a partida terminou empatada por 0 a 0, e a história é no mínimo inusitada.
- Fui apitar o jogo, entrega das faixas, e cruzei com o Eurico (Miranda, ex-presidente do Vasco). Era um jogo de festa. Ele falou: “Vai marcar um pênalti?” Eu respondi: “Fica tranquilo.” Começou a partida, e logo marquei pênalti. Derrubaram o William. O Yan bateu para um lado, e o goleiro (Dida) caiu e defendeu. O Eurico estava no banco de reservas, fui lá e falei assim: “Meu diretor, não lhe devo mais nada.” Finalizei, e o jogo acabou 0 a 0. Temos um relacionamento muito bom - disse o ex-árbitro.

Com a mesma convicção com que bate no peito para dizer que é vascaíno, Cabelada garante que houve o pênalti de fato no lance. A versão do “Jornal do Brasil” sobre o amistoso foi um pouco diferente. Na matéria do dia 23 de maio de 1994, o texto diz: “O juiz Luiz Carlos Gonçalves, o barrigudo Cabelada, fez questão de marcar uma falta inexistente de Zelão em William, logo aos 2 minutos”. 
árbitro Luiz Carlos Gonçalves, o Cabelada (Foto: Arquivo Pessoal)Cabelada nos tempos de árbitro: estilo boêmio, polêmicas em campo e histórias para contar (Foto: Arquivo Pessoal)

Eurico paga a conta

Jornal do Brasil Árbitro Luis Carlos Gonçalves, o Cabelada (Foto: Reprodução)Trecho do Jornal do Brasil que fala sobre o pênalti marcado no amistoso de 1994 (Foto: Reprodução)
Em alguns papéis amarelados e desgastados com o tempo, Cabelada guarda a anotação dos jogos que apitou. Vai lendo cada linha e lembra das mais variadas histórias. Não acha o registro desta partida em que o resultado de 0 a 0 não valeu ponto para nenhuma competição: era o amistoso da entrega das faixas após o título do Campeonato Carioca de 1994 conquistado pelo seu time de coração. Mas a relação com o Vasco e com o ex-presidente do clube nem sempre foi tão amistosa.

- Teve um Vasco x Olaria numa quarta-feira à noite. Tinha show do Roberto Carlos no Canecão. Falei para a minha esposa que ia para o jogo e, quando voltasse, ia parar para tomar um chope e depois ligaria para ela. O jogo foi 1 a 1. O Vasco perdeu muito gol, com o Mauricinho e o próprio Roberto Dinamite. Ele (Eurico Miranda) correu para o vestiário, invadiu e falou: “Você não apita mais jogo do Vasco. Que vascaíno é você que só f... a gente, só prejudica a gente?” Aí acabou o jogo, acabou o show, e falei com a minha mulher: “Vamos jantar”. Eu ia no Leblon, no Plataforma, mas disse: “Não vamos, que ali é reduto do Vasco. Quando o time joga, a diretoria vai lá jantar”. Aí tinha inaugurado um restaurante novo, e eu fui. Quando entrei, na primeira mesa estava o Eurico e todo mundo do Vasco. Entrei e cumprimentei. Ele me olhou com aquela cara, aí fui sentar. Fiquei lá com meu chope, e, quando fui pagar a conta, ele já tinha pago. Ele era estourado, mas uma pessoa boa - defende.
confusão e briga

Por incrível que pareça, Cabelada - apelido que ganhou na infância pelos longos cabelos - já chegou até a ser chamado de flamenguista. Ele defende-se dizendo que jamais beneficiou o Rubro-Negro, mas algumas marcações foram questionadas. É o caso de uma em agosto de 1982, durante o Estadual daquele ano. O árbitro deu acréscimo, e a partida entre Flamengo e Bonsucesso, que se encaminhava para o empate por 2 a 2, teve um lance polêmico que acabou mudando o rumo do resultado para 3 a 2 a favor do Fla (recorde no vídeo acima).

O ex-árbitro diz que a bola entrou, apesar de ela ter terminado fora do gol. Na época, não foi o que considerou o representante do Bonsucesso Nilton Bitar. O dirigente chegou a pedir a anulação do jogo no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) por erro de direito, sem que o árbitro tivesse registrado na súmula algum erro. Cabelada, assim como fez na época, nega qualquer equívoco.
 Sou um cervejeiro conhecido internacionalmente
Luiz Carlos Gonçalves
 - O Bonsucesso tinha o mando de campo, mas não podia jogar em Teixeira de Castro e levou para o campo do Bangu. O Flamengo tinha o escrete com Andrade, Leandro, Zico... E virou o primeiro tempo 2 a 1 para o Bonsucesso. Aí voltaram para o segundo tempo, o jogo duro, e o Flamengo empatou. Naquela época, quando o time de menor investimento retardava a partida, eu ia até 49, 50 minutos. E saiu aos 49 o gol do Adílio. A bola bateu na rede e saiu. Na posição que eu estava, deu para me certificar de que a bola entrou. Foi um jogo difícil, me cercaram... - conta.

Não foi só essa vez que ele foi cercado em campo. E de novo por um lance em uma partida com o Flamengo. Aconteceu na vitória rubro-negra por 1 a 0 sobre o Volta Redonda, gol de Bebeto, em 1985, no Raulino de Oliveira. Por não ter marcado um pênalti para os donos da casa, o que o “Jornal do Brasil” da época tratou como “escandaloso”, um funcionário da Siderúrgica o agrediu na saída do campo. Em defesa, houve revide, e eles pararam na delegacia. Na saída do posto policial, escoltado, viu a violência seguir. Uma pedra foi arremessada e quase atingiu o auxiliar Édson Costa (relembre a confusão no vídeo abaixo).
- É isso que dá. A gente fica tenso num jogo como esse, é agredido e ainda entra em cana - falou Cabelada na época.

Hoje em dia, volta a se defender ao dizer que a infração não aconteceu.

- Um jogador botou na frente e caiu. Eu mandei seguir, e o clima ficou tenso. Aí entrou um torcedor (Maurício Diogo, do Volta Redonda) que eu conhecia e me agrediu. Eu revidei, e fomos para a delegacia. Mas depois disso ficou tudo bem, sentamos juntos e tomamos uma cerveja.
Jornal do Brasil Árbitro Luis Carlos Gonçalves, o Cabelada (Foto: Reprodução)Jornal do Brasil relata confusão envolvendo Cabelada após jogo do Flamengo (Foto: Reprodução)

cerveja e carne de sol

É quase impossível não pronunciar o nome do ex-árbitro sem falar ao mesmo tempo a palavra cerveja ao contar suas histórias. Até quando o Central, de Pernambuco, conquistou uma importante vitória no torneio equivalente à Série B de 1986 ao vencer o Catuense por 1 a 0, em Caruaru, ele tirou uma casquinha. Deu até conselhos.

- Naquele jogo, aos 43 minutos (do segundo tempo), marquei um pênalti contra o Central. Um jogador veio falar comigo e disse que eu era maluco, que se ele marcasse o gol não iriam conseguir sair do estádio. Eu respondi: “Está com medo? Bate para fora.” Ele bateu bem, para marcar, mas a bola foi para fora. E eu fiquei na cidade até o fim de semana, estava aquele clima de festa, carne de sol, cerveja...
A conversa com os atletas era normal. Gaba-se de ter feito muitas amizades, ser procurado pelos jogadores em campo para marcar um chope. E tinha até “bronca”.
- Eu brincava com os jogadores: “Vê lá, hein! Faltam dez minutos e eu quero ir tomar meu chope, vamos jogar bola.” Aí acabava o jogo, e vinha todo mundo me cumprimentar. Tinham algumas reclamações, mas acabava tudo em festa.
Árbitro Luis Carlos Gonçalves, o Cabelada (Foto: Reprodução/Facebook)Árbitro chegou a ser suspenso por conta do lado boêmio, diz o próprio (Foto: Reprodução/Facebook)
Mas a sua maneira de agir acabou em suspensão certa vez. 
- Esse lado de boêmio, de samba, botequim, me prejudicou com alguns diretores. O Coronel Áulio Nazareno (ex-presidente da extinta Comissão Brasileira de Arbitragem - Cobraf), quando foi diretor de arbitragem, me suspendeu uma vez. Foi porque um amigo dele, sem maldade, comentou que eu dançava, tomava chope. Aí ele me afastou e disse que minha vida fora do campo não condizia (com a carreira de um árbitro). Eu também disse umas verdades para ele, bati a porta e saí. 

Mas ele gosta mesmo é do bom convívio. Tem trânsito livre na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Assim que pisa lá, lembra que há mais de 30 anos frequenta o local. Atualmente, além de apitar jogos amadores em campos society, representa dois clubes: o Serra Macaense, da Segunda Divisão do Carioca, e o Sociedade Esportiva de Búzios, da Terceira Divisão. É cumprimentado por todos na federação, pede um tempo para falar com todos e "fazer o oba-oba" rápido.

E, em meio aos compromissos, já com a entrevista perto do fim, toca o telefone de Cabelada. Ele convida a pessoa do outro lado da linha para um encontro. No dia 9 de dezembro, comemorará seu aniversário no Renascença. É uma segunda-feira, dia do Samba do Trabalhador, uma das mais importantes rodas de samba do Rio de Janeiro. Faz o convite com a premissa de “tomar uma”. Frequenta sambas. Diz ser muito bem relacionado. Explica com calma que, apesar da fama, nunca bebeu antes de entrar para apitar um jogo. E quando é divulgada em uma rede social uma foto sua com o copa de água, precisa ouvir brincadeiras.

- Eu sou um cervejeiro conhecido internacionalmente. Assim que postaram a minha foto bebendo água, um amigo comentou: “Cabelada bebendo água...” Criei um estilo de ser lembrado e comentado.

Com missão de substituir a Jabulani, Brazuca é apresentada no Rio

Com presenças de Cafu, Hernane e Seedorf, bola oficial da Copa do Mundo de 2014 é exibida em evento na capital fluminense, apresentado pela atriz Sheron Menezzes

Por Rio de Janeiro
468 comentários

Brazuca e a taça da Copa no Maracana (Foto: Divulgação / Fifa.com)Brazuca e a taça da Copa do Mundo no Maracanã: símbolos do Mundial de 2014 (Foto: Divulgação / Fifa.com)

 
O mundo já conhece a bola que rolará nos gramados brasileiros na Copa do Mundo de 2014. Em evento no Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira, a Brazuca foi apresentada a imprensa e convidados. Com show de luzes, efeitos especiais e projeção em 3D, o objeto foi exibido pela primeira vez em grande estilo. A festa teve a apresentação da atriz Sheron Menezzes e participação de Cafu, capitão do pentacampeonato; Hernane, Flamengo; e Seedorf, do Botafogo. O atacante Fred, do Fluminense, era esperado, mas não compareceu.
Presente no evento, Cafu elogiou a bola que ela tem a cara do Brasil.
– Essa bola é 100 por cento brasileira, é fantástica. Pena que eu não vou ter a oportunidade de jogar a Copa do Mundo com essa belezura. A bola tem as cores do Brasil, o céu estrelado, e espero que traga muita sorte para a Seleção – disse o ex-lateral-direito, campeão do mundo em 2002.
Bola brazuca Copa do Mundo (Foto: Divulgação)Brazuca será a bola que rolará nos gramados brasileiros durante a Copa de 2014 (Foto: Divulgação)




 A Brazuca, fabricada pela Adidas, terá a missão de substituir a Jabulani, que ficou famosa nos gramados da África do Sul em 2010. A escolha do nome da bola do Mundial do Brasil foi feita por votação popular, no ano passado. Com 77,8% de 1.119.539 votos, Brazuca superou Bossa Nova (14,6%) e Carnavalesca (7,6%) na enquete promovida em parceria com o GloboEsporte.com. A expressão "brazuca" significa "brasileiro" e descreve o modo de vida do país. As cores e o design dos seis painéis da bola foram inspirados nas fitas da sorte do Senhor do Bonfim da Bahia e simbolizam a paixão e alegria associadas ao futebol no Brasil.
Cafu, Hernanes e Seedorf Lançamento Bola Brazuca Copa 2014 (Foto: André Durão)Cafu, Hernane e Seedorf no lançamento da Brazuca no Rio de Janeiro (Foto: André Durão)

bola Brazuca Messi (Foto: Divulgação / Adidas)Messi e a Brazuca estarão juntos em 2014 no Brasil (Foto: Divulgação / Adidas)
A Brazuca passou por um processo de testes durante mais de dois anos e meio, envolvendo mais de 600 dos melhores jogadores do mundo e 30 equipes de dez países espalhados por três continentes. Segunda a Adidas, é a bola que mais provas enfrentou, de forma a garantir uma performance em todas as condições. Equipes como Milan, Bayern de Munique, Palmeiras e Fluminense participaram dos testes. E Messi, Casillas, Schweinsteiger e Zinedine Zidane foram alguns dos jogadores envolvidos no processo. A bola já havia sido testada em campo em encontros internacionais durante o Campeonato do Mundo sub-20, com um design diferente, e também num jogo amistoso entre a Suécia e a Argentina em fevereiro de 2013.

A tecnologia incorporada e a estrutura da Brazuca são as mesmas que foram utilizadas na construção da Tango 12, usada na Eurocopa de 2012, na Cafusa, bola da Copa das Confederações deste ano, e na Liga dos Campeões da Europa. No entanto, segunda a empresa, a bola apresenta uma inovadora estrutura simétrica de seis painéis idênticos e uma superfície exclusiva que proporciona maior aderência, contato, estabilidade e aerodinâmica em campo.
bola Brazuca Cavani (Foto: Divulgação / Adidas)Brazuca ao lado das bolas usadas nas Copas passadas (Foto: Divulgação / Adidas)

A Brazuca foi testada de forma exaustiva, para responder e superar todas as exigências da Fifa requeridas a uma bola oficial, de forma a garantir um desempenho de alta performance em quaisquer condições.
Artilheiro e campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo, o atacante Hernane também esteve presente no lançamento da Brazuca e disse que será um sonho acompanhar uma Copa do Mundo no Brasil.
– Todo brasileiro tinha esse sonho de ver a Copa no Brasil, eu também tenho esse sonho de ver grandes jogadores atuando no Brasil. Vai ser uma emoção muito grande ver o Messi, por ser um grande jogador, o Oscar, o Lucas... Sem dúvida tenho o sonho de ver esses jogadores de perto, e isso vai ser realizado na Copa do Mundo.
Cafu, Hernanes e Seedorf Lançamento Brazuca Copa 2014 (Foto: André Durão)Cafu, Hernane e Seedorf brincam com a Brazuca (Foto: André Durão)


O meia holandês Seddorf, jogador do Botafogo, disse acreditar na força da seleção brasileira na Copa do Mundo e frisou que o apoio da torcida será o diferencial no Mundial de 2014. 
 
– O Brasil tem essa coisa especial, essa energia que foi mostrada na Copa das Confederações. O Brasil todo está acreditando, dando energia à Seleção. Isso vai ser o diferencial para a seleção brasileira que, claro, tem muito talento em campo. Mas esse diferencial vai ajudar muito.
Um dos jogadores que participaram dos testes com a bola da Copa do Mundo, o lateral da Seleção Daniel Alves disse que está ansioso para jogar com a Brazuca no Mundial. 
– No meu primeiro contato com a Brazuca, fiquei com a impressão de que é uma bola fantástica e que vai ser divertido jogar com ela. De fato, a Adidas criou uma bola incrível e apropriada para um torneio tão grandioso como o Copa do Mundo. Tenho a certeza que todos vão adorar. Estou tão ansioso que mal posso esperar pelo jogo de abertura – disse Dani Alves.

De acordo com a Adidas, todos os bebês nascidos nesta terça poderão ganhar uma bola. Para isso, os pais devem levar a certidão de nascimento da criança (e uma cópia) em 12 postos de trocas (um em cada cidade-sede do Mundial: Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Cuiabá, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e Belo Horizonte) entre os dias 6 e 7 (sexta e sábado) deste mês. Os endereços dos postos estarão no site.

As bolas da Copa passaram a ter nomes a partir de 1970, quando a Adidas passou a patrocinar a Fifa e lançou a Telstar, branca com pentágonos pretos. Antes, o objeto era feito de capotão ou couro.  
Bola brazuca Copa do Mundo (Foto: Divulgação)Brazuca, a bola da Copa do Mundo de 2014 (Foto: Divulgação)