sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Top 5 - Despedidas marcantes de 2010

Alguns talentos do esporte foram descobertos na temporada 2010. Entretanto, o outro lado também existe: astros decidiram abandonar as modalidades em que um dia brilharam. A decisão é tomada por falta de resultados, pela idade avançada, por lesões em sequência ou pelo simples objetivo de descansar após uma carreira intensa e em alto nível.

LONGE DAS QUADRAS

AFP PHOTO/KARIM JAAFA A russa Elena Dementieva surpreendeu os fãs de tênis ao anunciar o seu adeus. Aos 29 anos, ela foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, conquistou 16 títulos da WTA e foi vice-campeã por duas vezes de torneios Grand Slam. O terceiro lugar foi a sua melhor posição no ranking mundial, mas Dementieva já não tinha mais motivação para continuar na briga pela ponta. A russa deixou o esporte para constituir família e ter filhos. No masculino, Guillermo Cañas (ex-número 8) e Carlos Moyá (ex-número 1) também confirmaram saída do mundo do tênis. Moyá foi o primeiro espanhol a atingir o posto de número um do mundo, abrindo portas para nomes como Rafael Nadal.

LONGE DOS TATAMES

Folha Imagem Em abril, Danielle Zangrando anunciou sua aposentadoria do judô. Com 25 anos dedicados ao esporte, ela queria lutar pela última vez em novembro, nos Jogos Abertos do Interior de São Paulo. No entanto, um "susto" mudou os planos para o fim da carreira: uma gravidez descoberta em maio fez com que a judoca organizasse uma despedida discreta. Zangrando inspirou a atual geração das meninas da modalidade, que conquistam resultados cada vez melhores em competições internacionais. Ela participou das Olimpíadas de Atlanta (em 1996) e Atenas (em 2004). Sua principal conquista foi a medalha de bronze no Mundial de 1995, quando surpreendeu ao chegar ao pódio com apenas 16 anos.

LONGE DA QUADRA E DA AREIA

Sebastião de Souza/AFP Nalbert anunciou sua aposentadoria em fevereiro. O ex-ponteiro justificou a decisão aos fãs e comentou que precisava de novos desafios na vida. Ele encerrou uma carreira marcada por conquistas, mas também por lesões. O crescimento de Nalbert no esporte foi precoce e ele foi campeão mundial em três categorias: infanto-juvenil (1991, aos 17 anos), juvenil (1993, aos 19) e adulto (2002, aos 28). Os problemas físicos o perseguiram com o avanço da idade, e Nalbert chegou a experimentar o vôlei de praia. Ele admitiu que não conseguiu repetir nas areias o mesmo sucesso das quadras e resolveu voltar ao esporte de origem. No fim da carreira, teve mais uma passagem pela praia, mas também sem brilho.

LONGE DO APITO

Neco Varella/Agência Freelancer Carlos Eugênio Simon deixou o futebol em dezembro. Sua última partida foi na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2010, no jogo Fluminense e Guarani. Este confronto terminou 1 a 0 para o time tricolor, que faturou o título da competição. O árbitro colecionou polêmicas, mas também elogios durante a sua vitoriosa carreira. No quadro da Fifa desde 1997, ele participou de três Copas do Mundo. Em 2002, comandou dois jogos. Quatro anos depois, esteve em campo para três confrontos. Sem adversários no país, ele foi escolhido para participar da Copa-2010. Simon apitou duas partidas na África do Sul e foi alvo de dúvidas da imprensa inglesa antes da partida entre Inglaterra x EUA. Teve sucesso neste jogo e também em Alemanha x Gana.

LONGE DOS GRAMADOS

Folhapress A temporada 2010 foi rica em despedidas de atletas do futebol. No Brasil, Clemer, Marques e William decidiram dar adeus para seus times. Internacional, Atlético-MG e Corinthians, respectivamente, perderam jogadores identificados com a torcida. O ex-atacante do clube mineiro se aventura na política, enquanto os outros dois ex-jogadores continuam ligados ao esporte de alguma forma. No futebol internacional, jogadores que marcaram época também decidiram 'pendurar as chuteiras' após anos dedicados ao futebol. Morientes (ex-Real Madrid, Liverpool e Valencia), Pannucci (ex-Real Madrid, Milan, Inter de Milão e Roma) e Lehmann (ex-Borussia Dortmund e Arsenal) foram as principais baixas.



Nos do blog ESPORTE TOTAL desejamos a você leitor e amigo um natal de paz saúde alegria e muitas bênçãos de Deus pra você e sua família.

In the blog you wish SPORT TOTAL reader and a friend home health happiness and peace of God, many blessings to you and your family.
 
 
En el blog que desea DEPORTE TOTAL lector y una felicidad casa de un amigo de la salud y la paz de Dios, muchas bendiciones para usted y su familia.
 
Dans le blog que vous souhaitez SPORT TOTAL lecteur et un bonheur de santé à domicile et ami de la paix de Dieu, beaucoup de bénédictions pour vous et votre famille.

E o Mengão ficou sem presente de Natal…


Quem leva?


 

Por mais segurança, FIA pode colocar pára-brisas nos carros da Fórmula 1

Revista 'Autosprint' revela detalhes de estudo comandado por Sid Watkins

Por GLOBOESPORTE.COM Roma
FIA estuda colocar pára-brisas em carros da categoria fórmula 1Simulação de pára-brisa em uma Ferrari da
temporada 2010 (Foto: Reprodução Autosprint)
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) estuda propor a colocação de pára-brisas nos cockpits dos carros de Fórmula 1, de acordo com a revista italiana "Autosprint". A publicação, inclusive, fez uma montagem de como seria a peça no carro da Ferrari desta temporada. A inovação seria mais uma proteção aos pilotos, que teriam menos chances de serem atingidos na cabeça em acidentes como o de Felipe Massa, quando uma mola bateu em seu capacete.
A exposição da cabeça dos pilotos nos monopostos foi notícia no último ano. Além do acidente de Massa, Henry Surtees, filho de John Surtees, campeão da Fórmula 1 em 1964, morreu após ser atingido por uma roda solta de outro carro no circuito inglês de Brands Hatch em uma corrida de Fórmula 2. Bernie Ecclestone, chefe comercial da F-1, escolheu o Professor Sid Watkins, presidente do Instituto pela Segurança no Automobilismo da FIA, para liderar as pesquisas.
- Não estou dizendo que temos de cobrir o cockpit completamente. Mas, talvez, existam outras coisas que possamos fazer para evitar que uma roda bata na sua cabeça - disse Massa, na época.
A nova iniciativa para proteger a cabeça dos pilotos vem apenas seis semanas após o bico do carro da Force India de Vitantonio Liuzzi quase acertar a cabeça de Michael Schumacher em um acidente na primeira volta do GP de Abu Dhabi, decisão do campeonato deste ano. Segundo a "Autosprint", o pára-brisa não poderia impedir a visão do piloto e seria projetado para resistir a impactos de uma roda ou de um carro, que pesa 640 quilos. A solução precisa também levar em consideração o impacto aerodinâmico no desenho dos novos modelos da Fórmula 1.

Papai Noel is faster than you…’

Cartão de Natal da RBR
Após o cartão de Natal de Bernie Ecclestone, chefe comercial da Fórmula 1, chegou a vez da bem humorada peça da RBR. Campeã de construtores e de pilotos, com Sebastian Vettel, a equipe austríaca usou sua tradicional irreverência para fazer piada com o incidente das ordens de equipe da Ferrari no GP da Alemanha. A charge mostra o alemão recebendo uma mensagem pelo rádio de seu carro.
- Papai Noel está mais rápido que você… Por favor, confirme que você entendeu esta mensagem!
Para bom entendedor… Sensacional!

 

Após ano tumultuado fora do ginásio, Jade avisa: 'Quero um 2011 tranquilo'

Ginasta diz que desentendimentos entre seu pai e CBG a deixaram angustiada planeja conquistar, no Pan, a classificação olímpica para Londres-2012

Por Mariana Kneipp Rio de Janeiro
Ginástica Jade Barbosa namorado Brasil OlímpicoHenrique e Jade no Prêmio Brasil Olímpico
(Foto: Gabriele Lomba / Globoesporte.com)
Os passos até o centro do palco foram acelerados. A vontade de receber logo o Prêmio de melhor atleta de ginástica artística no Prêmio Brasil Olímpico e retornar à plateia para ficar com o namorado, Henrique, era grande. Bela, em um vestido prateado, a ginasta mostrou sua timidez mais uma vez e saiu de cena tão rápido quanto entrou. O motivo? Ela sabe que chegou a hora de virar para outro lado os holofotes, que mostraram uma temporada cheia de problemas jurídicos entre seu pai e empresário, César Barbosa, e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). O momento é de virar a página e comemorar a volta à seleção após dois anos, com direito à medalha de bronze no salto no Mundial.
- Quero um 2011 tranquilo. Esse ano foi bom, mas muito tumultuado. O atleta precisa estar com a cabeça focada só no ginásio, sem pensar em nada do lado de fora. E eu não pude fazer isso em 2010, o que me deixou muito angustiada. Então, quero uma temporada mais calma agora – disse Jade.
A ginasta se refere à discussão entre seu pai e a CBG, que a deixou fora da seleção brasileira desde as Olimpíadas de Pequim-2008. Desentendimentos sobre cláusulas do contrato com a confederação e avaliações constantes da lesão no punho direito foram os motivos do afastamento da atleta. Apenas em setembro, a entidade anunciou que o impasse com César estava resolvido, e Jade, enfim, pôde voltar a competir com o uniforme verde e amarelo.
Na primeira competição após o retorno, a ginasta garantiu seu lugar no pódio. Conquistou a medalha de bronze no Mundial de Roterdã, em outubro, e voltou a sorrir.
- Isso veio na hora certa. Eu estava muito nervosa, era a primeira vez que ia competir de novo. Mas foi tudo bem. O importante é que me mostrou que estou no caminho certo – afirmou.
Para 2011, Jade quer deixar os problemas bem longe do ginásio. E os objetivos para a próxima temporada já são bem claros.
- Quero uma boa colocação no Pan de Guadalajara e conseguir a classificação olímpica. Aí, sim, vou ficar tranquila mesmo. Poderei dizer que tive um ano bom de novo. Isso é o que eu mais desejo.

Mick Fanning pede doações para ajudar esposa e filho de Andy Irons

Australiano bicampeão do mundo abre conta em banco havaiano

Por GLOBOESPORTE.COM Oahu, Havaí
Lyndie Andy IronsLyndie e Andy Irons (Foto: Reprodução)
Modelo e empresária, Lyndie Irons deu à luz Andy Axel no último dia 8 de dezembro. Nesta semana, o australiano Mick Fanning iniciou uma campanha para ajudar a viúva do havaiano Andy Irons, tricampeão mundial que faleceu em novembro, quando tentava voltar para casa depois de desistir da etapa do Mundial em Porto Rico. Mick abriu uma conta bancária no Havaí e está pedindo a colaboração de amigos e fãs.
- Todos sabemos o quanto o Andy era especial e como ele tocou nossas vidas. Ele era um líder no nosso esporte, mas, além disso, um grande amigo e uma pessoa com coração enorme. Na semana passada, Lyndie deu à luz o filho deles. Sei que todo mundo está empenhado em ajudar, então queria avisar que foi criado um fundo para ajudar a Lyndie e o bebê. Vamos mostrar nosso amor novamente ajudando um membro da nossa família do surfe. Obrigado e sempre lembrem: o Andy Irons nunca será esquecido - diz a carta de Mick, bicampeão do mundo.
No dia 31 de outubro, Andy Irons deixou Porto Rico - onde, doente, desistiu da etapa do Mundial -, depois de contar à família e aos amigos que estava com febre de dengue. Foi analisado por um médico, que o recomendou a ir a um hospital. O surfista, porém, decidiu voltar para o Havaí.
Antes de chegar a Dallas, onde foi encontrado morto em um quarto de hotel no dia 2 de novembro, o tricampeão mundial fez uma conexão em Miami e, segundo relatos da revista “Go Outside”, para não perder o vôo rumo a Honolulu, virou a noite em uma festa.

O surfista fez o check in em Dallas no dia 1º de novembro. Segundo a revista, comeu um chocolate, tomou uma garrafa de água e dois refrigerantes. No dia seguinte, Isaac Ambriz, segurança do hotel, foi informado de que o hóspede não respondera ao despertador. Às 9h43m, Ambriz bateu na porta, mas não houve resposta. Entrou no quarto e viu o surfista sobre a cama.
As causas da morte apenas serão conhecidas depois da divulgação dos exames toxicológicos, em janeiro. Uma das hipóteses é que o surfista tenha morrido em decorrência de complicações da dengue. Ele estaria usando remédios com efeitos similares ao da morfina, e essa medicação, combinada indevidamente ao quadro da doença, seria fatal.

Musa do Hóquei supera Messi em eleição de melhor do ano na Argentina

Campeã mundial em 2010, Luciana Aymar vence o craque do Barça, que
briga pelo prêmio da Bola de Ouro, em eleição feita por jornalistas locais

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires
Luciana Aymar Argentina hóquei MundialLuciana Aymar levou a Olímpia de Ouro (Foto: EFE)
Atual melhor jogador do mundo e um dos três concorrentes na briga pelo prêmio da Bola de Ouro em 2010, Messi teve que se contentar com a segunda posição de melhor atleta do ano na Argentina. O argentino foi superado por Luciana Aymar, capitã da seleção de hóquei na grama, no Olímpia de Ouro, que é destinado ao melhor desportista do ano no país vizinho através de uma eleição  composta por jornalistas locais.
Eleita sete vezes a melhor jogadora de hóquei do mundo (antes havia levado o prêmio em 2001, 04, 05, 07, 08 e 09), Luciana, comparada a Maradona por seu talento, conduziu a seleção de seu país ao título de campeão mundial da modalidade, competição na qual ela já havia faturado em 2002. Na cerimônia, também foram homenageados grandes nomes do esporte argentino, como Juan Manuel Fangio, Emanuel Ginóbili e Diego Maradona.
Se não levou o prêmio de melhor atleta do ano na Argentina, resta a Messi o consolo de poder ser eleito pela segunda vez o melhor jogador do mundo. O jogador disputa o prêmio, que será entregue pela Fifa e pela revista "France Football" no dia 10 de janeiro de 2011, com os companheiros de Barcelona Xavi e Iniesta.
O Brasil, por sua vez, também estará representado na cerimônia do dia 10 e terá a chance de levar um prêmio. No futebol feminino, Marta, que foi a melhor do mundo nos últimos quatro anos, terá a concorrência de duas alemãs: Fatmire Bajramaj e a veterana Birgit Prinz, tricampeã em 2003, 2004 e 2005.
Entre os treinadores, a disputa também vai ficar entre três personagens. Pep Guardiola, do Barcelona, José Mourinho, do Real Madrid, mas que venceu a Liga dos Campeões, Copa da Itália e Campeonato Italiano com o Inter de Milão neste ano, e Vicente del Bosque, campeão do mundo com a Espanha, foram os indicados.
Messi lamenta derrota da Argentina para o JapãoMessi ainda poderá levar o prêmio de melhor jogador de 2010  (Foto: Reuters)
 

Inatividade de Rodrigão, dispensado do Pinheiros, preocupa Bernardinho

Meio de rede, agora desempregado, é peça importante na seleção brasileira

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro
Seleção brasileira de vôlei Bernardinho perfilBernardinho espera que Rodrigão não fique muito
tempo longe das quadras (Foto: Divulgação / CBV)
A dispensa de Rodrigão pelo Pinheiros já preocupa o técnico Bernardinho, que tem no meio de rede um dos principais elementos da seleção brasileira. O treinador, que ainda não discutiu a situação com o atleta, acredita que a saída de Rodrigão seja prejudicial para o time nacional.
- Acho lamentável que isso tenha acontecido. O voleibol não precisa desse tipo de situação. Os jogadores são importantes, mas coisas aconteceram que eu não tenho como julgar, de fora. Vamos ver o que realmente aconteceu. O Rodrigo continua na seleção, é um jogador importante, hoje titular da seleção, como é que ele vai ficar cinco meses sem jogar? Se ele não sair do Brasil, acho difícil que ele jogue no Brasil. Como ele vai ficar esse tempo todo inativo e voltar bem para seleção brasileira? É uma coisa que preocupa - afirmou o treinador.
Contratado pela patrocinadora do Pinheiros - e não pelo clube -, Rodrigão tem contrato até maio de 2012 (mesmo caso do levantador Marcelinho, também dispensado). O prazo para transferências, porém, se encerrou nesta quarta-feira, e a dupla, para jogar ainda neste ano, precisaria de uma autorização assinada por representantes de todos os clubes da Superliga. Do contrário, os dois só poderão voltar a atuar no país na próxima edição da Superliga - e, mesmo assim, só no caso de a empresa decidir fechar parceria com outro clube.
- Vamos conversar depois. Quero saber o que aconteceu. Não pode por alguma razão extra-quadra, porque não me parece que é uma razão de quadra, que isso aconteça. Jogador de seleção tem que ser uma referência. Não deve ser alvo desse tipo de situação. Vamos esperar. Vou me interar da situação e vou poder dar a minha opinião sobre o caso - completou Bernardinho.


Santos expõe octa na Vila e planeja festa em jogo contra o São Paulo

Presidente Luis Álvaro de Oliveira recebeu Lima e Pepe no Memorial de Conquistas e fala em lançar camisa comemorativa da unificação

Por Marcelo Prado Santos, SP
Alegria, emoção, festa. Após a decisão da CBF, Santos e Palmeiras são os maiores campeões da história do futebol brasileiro. E, na Vila Belmiro, a unificação dos títulos não passou em branco. Nesta quinta-feira, o presidente Luis Álvaro de Oliveira recebeu no Memorial de Conquistas os ex-jogadores Pepe e Lima, os únicos além de Pelé a terem participado dos cinco títulos da Taça Brasil (1961 a 1965) e do Roberto Gomes Pedrosa (1968).
presidente luis alvaro ex-jogadores lima e pepe santos troféus campeonato brasileiroPresidente Luis Alvaro e os ex-jogadores Lima e Pepe levantam os troféus correspondentes aos títulos brasileiros conquistados pela equipe da Vila Belmiro (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)
- Hoje é um dia de festa. Estou aqui para agradecer a esses dois craques que estão do meu lado por tudo que fizeram pelo Santos. Eles representam tantos outros que levaram a nossa equipe a ser conhecida em todo o mundo. O Santos é o time de futebol mais importante do mundo, e ouso dizer que é o mais importante da história. Naquela época, o time era como uma orquestra sinfônica tocando Beethoven. Hoje, os meus meninos repetem aquela alegria, como os Beatles. O importante é que a música é sempre de qualidade - afirmou o dirigente.
ex-jogador lima santos troféus campeonato brasileiroLima disse que vai comemorar novamente
(Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)
O presidente do Santos disse que já está sendo planejada uma festa para a comemoração do octacampeonato nacional. Será realizada no fim de janeiro, junto com a festa de aniversário da cidade.
- Vamos combinar isso com o prefeito. No dia 30 de janeiro, temos um clássico contra o São Paulo e queremos fazer uma grande festa. Os heróis do título vão desfilar em carro aberto por toda a cidade para que sejam aplaudidos como grandes heróis que foram. Depois, todos terão uma entrada triunfal na Vila Belmiro, onde receberão uma medalha. O departamento de marketing também já está trabalhando. Teremos uma camisa comemorativa com a palavra octacampeonato para que são-paulinos, corintianos e palmeirenses possam nos reverenciar. Teremos as oito estrelas na camisa, mas acho que os jogadores terão de engordar um pouco porque novas estrelas virão pela frente - afirmou o dirigente.
ex-jogador lima santos troféus campeonato brasileiroPepe posa com os netos na frente de um painel
que contém o seu nome na Vila Belmiro
(Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)
Pepe, emocionado, disse que o anúncio da CBF foi um presente de Natal antecipado.
- É difícil expressar a alegria que estou sentindo. Foi feita justiça. Nós conseguimos todas essas conquistas no campo. Não é possível que um escritório ou um departamento qualquer nos furtasse isso. Nós fizemos por merecer. Quando vencemos esses títulos, não éramos só o melhor do Brasil, como melhor do mundo - lembrou.
.Já Lima ressaltou que o anúncio da CBF só confirmou o que ele já sabia:
- Sempre fui campeão brasileiro. Já comemorei na época e vou comemorar agora novamente. Foi uma conquista limpa, incontestável. Demos muito orgulho ao nosso torcedor e tenho certeza de que todos estão muito felizes agora.

Cruzeiro tenta a volta de Kleber
para a disputa da Libertadores

Clube cederia Bernardo e Farías ao Palmeiras, além de quantia em dinheiro

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Kleber visita Toca da Raposa Cruzeiro Kleber na mira do Cruzeiro para a Libertadores
(Foto: Samuel Venâncio)
O Cruzeiro está negociando a volta do atacante Kleber para a disputa da Taça Libertadores de 2011. Segundo o diretor de comunicação da Raposa, Guilherme Mendes, os presidentes dos dois clubes conversaram sobre o assunto na última quarta-feira, durante a solenidade da CBF para oficializar a unificação dos títulos brasileiros de 1959 a 1970.
O mandatário do Cruzeiro, Zezé Perrella, e o do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, teriam inclusive falado sobre como seria o negócio. A Raposa cederia o meia Bernardo e o atacante Farías ao Verdão, além de também pagar aproximadamente R$ 1,5 milhão ao clube paulista.
No Twitter, o empresário de Kleber, Giuseppe Dioguardi, negou qualquer contato do Cruzeiro com o Gladiador.
- A notícia que ja está tudo certo entre o Gladiador e o Cruzeiro, ou qualquer outro clube, nao é verdadeira. Apenas boato sem fundamento.
Números
Kléber jogou no Cruzeiro de fevereiro de 2009 a maio de 2010, conquistando ano passado o campeonato estadual. Com a Raposa, ele foi vice-campeão da Taça Libertadores. Em 58 jogos com a camisa azul, o Gladiador fez 38 gols (média de 0,65 gols por partida).

De férias, Ceni fala sobre carreira, Copa do Brasil e unificação de taças

Goleiro comenta assuntos durante inauguração de seu memorial em Sinop

Por Carolina Elustondo Sinop, MT
Sinop em festa: Rogério Ceni volta ao campo em partida beneficenteRogério Ceni inaugura memorial em Sinop
(Foto: Carolina Elustondo / Globoesporte.com)
No início da semana, Rogério Ceni deixou o sossego da fazenda de seu pai, no interior de Mato Grosso, para se emocionar na inauguração de seu memorial em Sinop. Cercado de fotos e objetos que marcaram sua carreira, o goleiro falou também de outros assuntos. Ele falou sobre o desejo de ser campeão da Copa do Brasil, já que a vaga na Libertadores não foi possível, comentou o fim da carreira, que ainda deve durar pelo menos dois anos, e preferiu não falar muito sobre a decisão da CBF de unificar títulos brasileiros, o que deixou Palmeiras e Santos (8) à frente do São Paulo (6). Confira os principais trechos da entrevista.
Previsão de pendurar as luvas
"Não posso afirmar ainda, meu contrato vai até dezembro de 2012 e vou reavaliar se continuo depois disso na hora certa".
Desejo de conquistar a Copa do Brasil (título inédito para o São Paulo)
"Em fevereiro vamos começar a nossa caminhada. São 12 jogos na possibilidade de título, vamos brigar para estar na final. Já cheguei na decisão em 2000 e perdemos no último minuto para o Cruzeiro. Quem sabe não possamos chegar mais longe ainda desta vez".
Unificação de títulos brasileiros
"Eu não sei nem como está a contagem, estou de férias, não tenho telefone na fazenda. O Santos tinha Pelé, o Palmeiras tinha Ademir da Guia, grandes nomes. Todo mundo vai saber e vai guardar que foi campeão do quê.  Não sei se é justo porque não vivi essa época. Não sou a pessoa mais adequada pra avaliar. Quem vivieu pode falar da dificuldade de cada campeonato. Gostaria de ter vivido, de ter visto Pelé jogar, claro (risos). Mas está valendo tudo".

Sala de troféus do Fluminense fecha mais uma vez e terá nova reforma

Previsão de reabertura para visitação é no dia 18 de março de 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
sala troféu fluminenseMóvel da sala de troféus do Tricolor continha erro
de português (Foto: Divulgação / Globoesporte.com)
Durou apenas cinco dias a 'nova' sala de troféus do Fluminense nas Laranjeiras. Criticado após a reforma, o local passará por outra reestruturação. A previsão de reabertura, conforme um cartaz exposto na entrada, é dia 18 de março de 2011. As informações são do jornal Extra.
- Já viu como a sala está? É preciso ter cuidado, pois tem coisas com problemas e sem segurança - disse o presidente do clube, Peter Siemsen, ao GLOBOESPORTE.COM.
A reforma mais recente, um dos últimos atos da gestão do presidente Roberto Horcades, custou R$ 250 mil. A nova diretoria, que tomou posse no último dia 20, não gostou do resultado e optou por uma nova reformulação. Em um dos móveis, inclusive, havia um claro erro de português (Campeonatos Brasileiro).
Se o torcedor tricolor fizer uma visita às Laranjeiras, poderá ver apenas cinco taças expostas: as do tricampeonato brasileiro (1970, 1984 e 2010), a da Série C de 1999 e a da Copa do Brasil de 2007. Esta, no entanto, apresenta um aviso de que está quebrada. O clube garante que já providenciou uma réplica.

Tigres-MEX pede alto e dificulta acerto do Botafogo com Everton

Empresário do jogador deve viajar ao México após o Natal para tentar
fechar o empréstimo de um ano

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
 Everton curte Cancun após ser dispensado pelo Tigres Everton segue em pauta no Botafogo(Foto: Divulgação)
Em busca de reforços para a próxima temporada, o Botafogo segue encontrando dificuldades para anunciar nomes. Everton, ex-Flamengo, continua sendo uma das principais metas da diretoria alvinegra. No entanto, o Tigres-MEX – detentor dos direitos federativos do meia – não está facilitando a negociação.
O clube carioca já apresentou uma proposta ao time mexicano, mas o valor foi considerado baixo. Especula-se que o Tigres esteja pedindo cerca de $ 500 mil pelo empréstimo de um ano.
- O Tigres está pedindo muito dinheiro pelo empréstimo. Não é uma a situação fácil – disse o vice de futebol do Alvinegro, André Silva.
O empresário de Everton, Carlos Jatobá, deve viajar ao México após o Natal para tentar resolver o impasse. André Silva afirma que o Botafogo já fez sua parte na negociação e aguarda um desfecho positivo nos próximos dias.
- A negociação já foi iniciada, mas está em um ritmo muito lento. Algumas coisas fogem ao nosso controle, mas já fizemos nossa parte. Estamos aguardando o O.K dos outros.
No início do ano, o Tigres-MEX pagou R$ 10 milhões por 80% dos direitos federativos do jogador. No entanto, uma série de contusões atrapalhou o meia, que acabou sendo pouco aproveitado. O clube mexicano pretende emprestá-lo ao futebol brasileiro, e a vontade de Everton é retornar ao Brasil. Além do Botafogo, Fluminense, Flamengo, Internacional, Cruzeiro e Palmeiras teriam sondado o atleta.
Além de Everton, André Silva confirmou que o clube negocia com o lateral-direito Lucas e o zagueiro João Filipe, do Figueirense. O único reforço anunciado para 2011, até o momento, é o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, que veio do Atlético-PR.

Léo Moura quer se eternizar no Flamengo: 'Amo o clube'

Lateral-direito diz que sua permanência está nas mãos dos dirigentes rubro-negros, mas demonstra satisfação pelo interesse do Inter e de outros

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
leo moura flamengoLéo Moura revela interesse de Cruzeiro, Atlético-MG
e Santos (Foto: Richard Fausto/Globoesporte.com)
Léo Moura já andou às turras com a torcida do Flamengo, mas já fez as pazes há muito tempo e não dá para negar a identificação que o lateral tem com o clube rubro-negro. Com o Inter e mais três clubes no seu encalço, Léo Moura não pipoca e diz com todas as letras que é onde está que pretende ficar até o fim da carreira. Mas também não é bobo, afinal isso não existe mais no futebol, e coloca nas mãos dos dirigentes do clube da Gávea a decisão pela sua permanência e demonstra satisfação pelo interesse por ele.
- Sou um cara muito dedicado ao Flamengo. Amo o clube, sou feliz no clube. Vai depender do Flamengo, se acham que devem me negociar. Ou me eternizar, que é o que eu quero, vou ficar muito feliz - disse o jogador.

Ele não se esquivou de falar sobre o interesse do Inter e cita outros clubes que também desejariam contar com o seu futebol:
- Fico muito feliz. Mostra que, mesmo com um ano não muito bom para o Flamengo, para mim foi positivo. Nao só o Inter, mas Santos, Cruzeiro e Atlético-MG. Mas todos sabem da minha vontade de permanecer. Se depender de mim, eu fico.
Léo Moura se mostrou satisfeito com a contratação do goleiro Felipe e afirmou não conhecer ainda o argentino Bottinelli:
- São dois jogadores que merecem vestir a camisa do Flamengo. Felipe é um grande goleiro. O Dario eu não conheço ainda, mas tenho certeza que se está vindo para o Flamengo é porque tem qualidades.

Juninho Pernambucano pensa em jogar pelo Vasco, afirma empresário

José Fuentes afirma que meia ainda tem o desejo de voltar a atuar pelo clube carioca antes de se aposentar, o que teria dito que faria em 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
juninho pernambucano Al-Gharafa gol Al-RayyanEmpresário diz que Juninho é ídolo no Al-Gharafa e,
por isso, não seria liberado (Foto: agência Reuters)
Em agosto de 2010, Juninho Pernambuco anunciou: estava a um ano de se aposentar. Com contrato até junho de 2011 com o Al-Gharafa, do Qatar, o meia disse que pensava em se tornar técnico e chegou até a citar o Lyon como destino de sua primeira experiência na função. No entanto, um antigo namoro parece que pode balançar o jogador novamente, como aconteceu no início da temporada. O empresário do atleta, José Fuentes, confirmou que ele tem intenção de voltar ao Vasco antes de parar de atuar dentro dos gramados.
- Durante este ano de 2010 tive contatos com o presidente Roberto Dinamite e com o Rodrigo Caetano, que perguntaram sobre a possibilidade do retorno de Juninho para o Vasco. Neste ano era praticamente impossível, ele tem mais seis meses de contrato com o Al-Gharafa. Depois de junho de 2011, vamos ver o que pode acontecer. O que posso dizer é que o Juninho pensa em jogar pelo Vasco antes de pendurar as chuteiras - garantiu em entrevista à Rádio Brasil.
Antes do fim do contrato, porém, Fuentes não acredita que a volta de Juninho ao Vasco seja possível.
- Acho muito difícil ele ser liberado antes, pois é unanimidade no Qatar, no Al-Gharafa. O sheik adora ele. Seria muito difícil, para não dizer impossível. Eles não liberariam. Mas, com certeza, vamos conversar (com o Vasco). Eles sabem muito bem que é desejo do Juninho jogar pelo Vasco durante algum tempo - confirmou o empresário.
Dinamite: 'Não é tão simples'
Nessa quarta-feira, o assunto Juninho Pernambucano voltou à pauta do presidente Roberto Dinamite, que falou sobre o interesse pelo retorno do meia ao Vasco já no Campeonato Carioca. O dirigente, no entanto, disse que a questão precisa ser bastante estudada.
- O Juninho é uma referência, foi ídolo, o torcedor do Vasco gosta. Eu também. Eu adoro e acho que foi um jogador símbolo do Vasco. Mas ele tem uma situação que ele mesmo já colocou. Falar que eu não vou estar buscando, falar "Acabou a situação do Juninho"? Não, pode até acontecer de a gente estar vendo para, quem sabe, ele possa disputar o Campeonato Carioca. Agora, não é tão simples. A gente precisa, tem e vai estar tocando projetos. Aí precisa do marketing, de uma situação, de um parceiro para que isso pudesse se tornar realidade. Mas não é tão simples como se fala "Vou trazer o Ronaldinho, vou trazer um outro jogador". Não, tem que se trabalhar para que isso possa realmente não ficar só no discurso, mas que a gente possa viabilizar de forma concreta - afirmou o presidente do clube, em entrevista à rádio “Só dá Vasco”.