quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Campeão no ADCC, filho de Rickson Gracie anuncia transição para o MMA

Aos 25 anos, Kron Gracie anuncia que vai dar um tempo no jiu-jítsu para se dedicar às artes marciais mistas, esporte em que seu pai se aposentou invicto

Por Rio de Janeiro
98 comentários
A família Gracie terá mais um representante no MMA em breve. Filho de Rickson, Kron anunciou nesta quarta-feira que vai se concentrar exclusivamente nas artes marciais mistas. Ele tinha luta marcada no World Jiu-Jitsu Expo 2013, mas, como ela não vai mais ser realizada, ele decidiu antecipar a transição.
- Não vou competir na Expo porque meu oponente, Rodolfo Vieira, se machucou. Então, vou dar um tempo nos torneios de jiu-jítsu e focar toda a minha energia no MMA! Tenho esperado toda a minha vida por essa transição. E não posso esperar para me testar no mais alto nível. Agradecimentos especiais a Nate Diaz, Nick Diaz, Jake Shields, Gilbert Melendez, Rickson Gracie e Jean Jacques Machado - escreveu Kron em sua conta no Instagram.
Kron Gracie Rickson Gracie Jiu-Jitsu china (Foto: Reprodução / Instagram)Kron Gracie (dir.) ao lado do seu pai, Rickson Gracie (Foto: Reprodução / Instagram)
Nate Diaz, Nick Diaz, Jake Shields e Gilbert Melendez são lutadores do UFC e vêm sendo companheiros de Kron neste início de treinos de MMA do Gracie. Os americanos são pupilos do seu primo Cesar Gracie.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Kron Gracie Gilbert Melendez Jiu-Jitsu  (Foto: Reprodução / Instagram)Melendez (esq.) vem sendo um dos primeiros parceiros de treino de Kron (Foto: Reprodução / Instagram)
Kron Gracie tem 25 anos e foi campeão mundial de jiu-jítsu nas faixas roxa (2006) e marrom (2007). Na preta, sua melhor colocação foi um segundo lugar em 2011. No último fim de semana, em Pequim, Kron se tornou campeão do ADCC (Abu Dhabi Combat Club), principal competição de grappling do mundo, na categoria até 77kg.
Kron Gracie Jiu-Jitsu China (Foto: Reprodução / Instagram)Kron Gracie no alto do pódio do ADCC: título na categoria até 77kg (Foto: Reprodução / Instagram)
No MMA, a responsabilidade de Kron em carregar o nome da família vai ser tão grande quanto no jiu-jítsu. Assim como na arte suave, Rickson também encerrou sua carreira nas artes marciais mistas de forma invicta. Foram 11 lutas e 11 adversários finalizados.

Lutador de MMA, John Macapá tem a casa destruída em incêndio no AP

John e familiares conseguiram salvar poucos móveis. Ninguém ficou ferido

Por Macapá-AP
1 comentário
Lutador de MMA John Macapá tem a casa destruída em incêndio no AP (Foto: Wellington Costa/GE-AP)O que restou da casa do lutador de MMA, John Macapá após ser consumida por incêndio (Foto: Wellington Costa/GE-AP)
O lutador amapaense de MMA, John Macapá teve a casa completamente destruída em um incêndio que atingiu 250 famílias do bairro Perpétuo Socorro, Zona Leste de Macapá, capital do Amapá. A mãe do atleta e mais dois irmãos residiam no imóvel. A família conseguiu retirar apenas alguns móveis mas a casa foi consumida pelas chamas que duraram quase cinco horas.
Lutador de MMA John Macapá tem a casa destruída em incêndio no AP (Foto: Wellington Costa/GE-AP)Antes e depois da casa do lutador ser consumida por
incêndio (Foto: Wellington Costa/GE-AP)
John Macapá conversou com a equipe do GLOBOESPORTE.COM por telefone e disse que foi um momento muito triste ver o patrimônio da família ser consumido em poucas horas, além de presenciar o desespero das pessoas. O atleta contou que ele, juntamente com os irmãos, ainda ajudaram os vizinhos a derrubar outras residências que podiam ser atingidas pelo incêndio.
- No momento foi muito complicado porque tivemos que tirar tudo de dentro da casa onde morávamos há anos e ao mesmo tempo tendo que ajudar pessoas que passavam mal. Foi um sufoco e tivemos a sorte de todos em volta terem ajudado, - disse.
Após a o incêndio, a mãe do atleta, dona Jacira Teixeira dos Santos, ficou em estado de choque mas já apresenta melhora. John Macapá disse que não parou um minuto e estava empenhado em ajudar todos os vizinhos que foram atingidos. A família do lutador está  alojada em um apartamento alugado por amigos. Eles contam com a solidariedade da população.
lutadores Rivaldo Junior e John Macapá (Foto: Ana Hissa)Lutadores Rivaldo Junior e John Macapá (Foto: Ana Hissa)
- São coisas que acontecem na vida e nunca estamos preparado. Graças à Deus conseguimos sair com vida e todos nós estamos bem. A gente sabe que dar para corre atrás e conseguir comprar de novo o que foi perdido. Mas foi um momento que espero nunca mais passar e superar a partir de agora, - destacou John.

UFC anuncia realização de 35 eventos para 2014, dois a mais que em 2013

Organização divulga Chicago e Las Vegas para shows em janeiro e fevereiro

Por Rio de Janeiro
31 comentários
O presidente do Ultimate, Dana White, anunciou nesta quarta-feira o planejamento de eventos para 2014. Em entrevista ao canal americano "Fox Sports", o dirigente informou que serão 35 shows no próximo ano. Como base para comparação, em 2012 foram 31, e 2013 vai se encerrar com 33.
Dana White UFC 166 (Foto: Ivan Raupp)Dana White, presidente do Ultimate, durante o UFC 166 (Foto: Ivan Raupp)
Dois eventos já estavam acertados para 2014: dia 4 de janeiro, em Cingapura (UFC Fight Night); e 1º de fevereiro, em Newark (UFC 169). Mais dois foram anunciados também nesta quarta. No dia 25 de janeiro, Chicago será sede de mais um UFC Fight Night. Em 22 de fevereiro, Las Vegas vai receber o UFC 170.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Dos 35 eventos previstos para o ano que vem, menos de dez devem ser realizados no Brasil, ficando próximo do número de 2013 (sete). A informação foi revelada pelo diretor de operações internacionais do Ultimate, Marshall Zelaznik, na semana do UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields, em Barueri-SP.

Duelo Lyoto x Muñoz deixa irmãos Gracie em lados opostos do córner

Rener e Ryron estarão com brasileiro e americano, respectivamente. O pai deles, Rorion, foi contra por ter mentalidade da segunda geração da família

Por Rio de Janeiro
16 comentários
Netos de Hélio Gracie e filhos de Rorion Gracie, o criador do UFC, os irmãos Rener e Ryron foram formados para ensinar jiu-jítsu e sempre o fizeram juntos. Neste sábado, no entanto, eles defenderão lados opostos. Rener vai estar no córner de Lyoto Machida, que enfrenta o americano Mark Muñoz, que por sua vez terá Ryron em seu córner. Lyoto e Muñoz, que são amigos e costumam treinar juntos, vão fazer a luta principal do UFC Fight Night 30, em Manchester, na Inglaterra. Em entrevista ao Combate.com, Rener contou que não foi fácil chegar a essa decisão:
- A princípio, nós não iríamos fazer isso. Aí o Lyoto e o Mark nos pediram. Foi uma decisão muito difícil, porque eu também treino com o Mark, e o Ryron também treina com o Lyoto. Ou seja, nós dois treinamos com Lyoto e Mark. Foi bem difícil chegar a essa decisão - disse, por telefone.
Lyoto Machida, Mark Muñoz, Ryron Gracie e Rener Gracie (Foto: Reprodução / Instagran)Ryron Gracie, Muñoz, Lyoto e Rener Gracie, com Hélio Gracie ao fundo (Foto: Reprodução / Instagram)
O que fez Rener e Ryron reconsiderarem a possibilidade da divisão no duelo foi a maneira como o MMA é tratado pela terceira geração da família Gracie, à qual os dois pertencem. O profissionalismo está acima de qualquer outra coisa.
- É interessante. Eu e meu irmão somos parte da terceira geração da família Gracie. Essa geração é bem diferente da segunda geração. Quando a segunda geração lutava, as lutas eram muito emocionais. Era caratê x jiu-jítsu, taekwondo x jiu-jítsu, wrestling x jiu-jítsu, então era a família Gracie contra o mundo inteiro. Toda luta era um grande desafio. Meu pai (Rorion), Royce e Rickson representavam a família Gracie contra outra arte marcial. Mas as coisas mudaram muito. Hoje, é um esporte, e não aquela coisa de defender a honra da família. É um esporte como futebol, basquete, é um jogo. E os caras são atletas profissionais nesse esporte que é o MMA, no qual se inclui o jiu-jítsu. São profissionais que precisam ganhar dinheiro, pagar as contas e ganhar o respeito por serem os melhores no que fazem - declarou Rener.
Eles vão fazer do mesmo jeito que fazem na academia, a não ser pelas luvas um pouco menores e pelos socos um pouco mais fortes. Mas assim que a luta acabar, vamos todos jantar juntos"
Rener Gracie, sobre Lyoto x Muñoz
Não é assim que pensam os Gracies mais antigos, como o pai deles, Rorion. Segundo Rener, Rorion tem a mesma mentalidade de Royce e Rickson, por exemplo, acreditando que o jiu-jítsu é muito mais do que um simples esporte, e não apoiou a ideia:
- Quando contei ao meu pai que eu e Ryron estaríamos no córner um contra o outro, ele não gostou e disse: "Não façam isso. Não é uma boa ideia". Para ele, uma luta não é pelo esporte, e sim pela honra. Ele é da segunda geração e ainda acredita que isso é muito maior do que o esporte. Mas nós explicamos ao nosso pai que tanto Lyoto Machida quanto Mark Muñoz representam o jiu-jítsu Gracie. Os dois representam a nossa academia. Da mesma maneira, elas treinam juntos na academia e fazem sparrings muito duros. Agora eles vão fazer sparring e socar um ao outro dentro do octógono. É diferente. Se eles pudessem escolher, claro que optariam por não lutar. Mas não tiveram escolha, então vão lutar. Eles vão fazer do mesmo jeito que fazem na academia, a não ser pelas luvas um pouco menores e pelos socos um pouco mais fortes. Mas assim que a luta acabar, vamos todos jantar juntos.
Rener Gracie e Ryron Gracie academia jiu-jitsu Estados Unidos (Foto: Getty Images)Rener Gracie (por baixo) e Ryron Gracie ensinam jiu-jítsu nos EUA (Foto: Getty Images)
Rener Gracie disse que ele e Ryron estão igualmente comprometidos com o duelo deste sábado e ressaltou que não treina Lyoto para derrotar Muñoz especificamente, e sim para fazer o compatriota dar o melhor de si dentro do octógono:
Quando contei ao meu pai que eu e Ryron estaríamos no córner um contra o outro, ele não gostou. Ele é da segunda geração e ainda acredita que isso é muito maior do que o esporte. Mas nós explicamos que tanto Lyoto quanto Muñoz representam o jiu-jítsu Gracie"
Rener, sobre a reação de Rorion Gracie
- Quando eu vou lá treinar o Lyoto, eu não treino o Lyoto contra o Mark, eu treino o Lyoto para o Lyoto, entende? Não quero ver o Mark perder, o que eu quero é ver o Lyoto vencer e ter certeza de que, no dia da luta, vai entrar lá o melhor Lyoto Machida possível. Nós concordamos que, se eu vou treinar Lyoto, vou dar 100% da minha dedicação para ele, da mesma maneira que o treinei para enfrentar Phil Davis, Rashad Evans... Contra outros lutadores, vou fazer a mesma coisa e espero que ele dê o seu melhor. Não que eu queria ver Mark Muñoz perder, mas quero ver Lyoto dando seu melhor. E meu irmão está igualmente comprometido em dar a Mark Muñoz a mesma energia e a mesma dedicação.
O segundo filho mais velho de Rorion Gracie (o mais velho é Ryron) contou ainda que a afinidade foi o fator que decidiu quem, enter ele o irmão, ficaria com Lyoto e quem ficaria com Muñoz:

- Nós decidimos na moeda. Estou brincando (risos). Eu treinei mais o Lyoto do que meu irmão, não muito, mas foi um pouco mais. E ele treinou o Mark um pouco mais do que eu. Eu conheço melhor o Lyoto. Eu dou aula de jiu-jítsu para os filhos dele, é bem uma coisa de família. Meu irmão treina com o Mark há muitos anos, e eles também são bons amigos. Mas eu treino com Mark e meu irmão treina com o Lyoto também. Poderíamos muito bem ter jogado uma moeda para decidir. Não importa, contanto que eles entrem lá e façam uma boa luta, sem que ninguém se machuque muito.
Lyoto Machida e Mark Muñoz se enfrentam na luta principal do UFC Fight Night 30, em Manchester, na Inglaterra. O evento será realizado na tarde deste sábado, e o canal Combate transmite ao vivo a partir das 14h15m (de Brasília). O Combate.com acompanha tudo em Tempo Real e transmite ao vivo a primeira luta do card, entre Brad Scott e Michael Kuiper.
UFC Fight Night 30: Machida x Muñoz
26 de outubro, em Manchester (ING)
CARD PRINCIPAL
Lyoto Machida x Mark Muñoz
Ross Pearson x Melvin Guillard
Jimi Manuwa x Ryan Jimmo
Norman Parke x Jon Tuck
Alessio Sakara x Nicholas Musoke
Phil Harris x John Lineker
CARD PRELIMINAR
Al Iaquinta x Piotr Hallman
Luke Barnatt x Andrew Craig
Rosi Sexton x Jessica Andrade
Andy Ogle x Cole Miller
Jimy Hettes x Robert Whiteford
Brad Scott x Michael Kuiper

'Acordo de cavalheiros' sela amizade de Lyoto e Muñoz antes de confronto

Brasileiro revela que precisou cancelar treino do dia seguinte junto com americano, após ser informado que iria substituir britânico Michael Bisping

Por Rio de Janeiro
20 comentários
Acostumados a estudar bastante seus adversários antes de entrar no octógono, Lyoto Machida e Mark Muñoz levarão essa rotina a outro nível antes de se enfrentarem na luta principal da noite do UFC Fight Night Combate: Machida x Muñoz, em Manchester (ING), no próximo sábado. Isto porque, além de terem realizados alguns treinamentos juntos na academia Black House, em Los Angeles (EUA), os lutadores iriam treinar juntos no dia seguinte ao anúncio do Ultimate de que o brasileiro iria substituir o britânico Michael Bisping contra o americano. A revelação foi confirmada por Lyoto ao Combate.com em entrevista por telefone.
Ao lembrar da situação, Lyoto Machida afirmou que o clima ficou "estranho" quando souberam da decisão do UFC em realizar o confronto. Entretanto, pelo profissionalismo e respeito à organização pela qual são contratados, os amigos selaram um "acordo de cavalheiros" e o treinamento foi devidamente cancelado.
Lyoto Machida, Mark Muñoz, Ryron Gracie e Rener Gracie (Foto: Reprodução / Instagran)Amigos, Lyoto Machida e Mark Muñoz tiveram que cancelar treino que fariam juntos, após UFC anunciar luta entre eles em Manchester (Foto: Reprodução / Instagram)
- Realmente, a gente iria fazer o treino e tivemos que cancelar. Foi um pouco chato na hora, ficou um clima estranho, mas entendemos a situação. É uma situação difícil, mas principalmente, somos profissionais e empregados do UFC. Não somos amigos de frequentar a casa um do outro, mas eu o respeito muito e ele a mim. Já treinamos juntos anteriormente e vou lá disposto a fazer o meu melhor - disse o brasileiro.
Determinado a ajudar o UFC a encontrar o substituto ideal para Michael Bisping, atleta "da casa", Lyoto Machida lembrou que chegou a ficar apreensivo para saber se o anúncio do combate iria ter algum efeito negativo na relação próxima entre os lutadores. Entretanto, mais uma vez o profissionalismo falou mais alto e tudo foi resolvido na base da conversa.
- Não pensei em recusar a luta, mas cheguei a ficar apreensivo no momento em que soube. Mas conversamos para saber como poderíamos fazer, até que chegamos a um acordo de cavalheiros, pode-se assim dizer. Apesar de já estar com a luta do Tim Kennedy agendada e programada, eu queria ajudar a fazer o evento, ajudar a empresa. Claro que não tem nenhum motivo pessoal contra o Muñoz, muito pelo contrário, já que treinamos juntos algumas vezes e temos parceiros de treino em comum - falou Lyoto Machida.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Treino aberto do UFC em Manchester UFC Fight Night 30 : Lyoto Machida (Foto: Reprodução / Facebook)Lyoto Machida no treino aberto do UFC em Manchester (Foto: Reprodução / Facebook) 
Ex-campeão da categoria dos pesos-meio-pesados (até 93kg), Lyoto Machida fará sua estreia como peso-médio (até 84kg) diante de Mark Muñoz no UFC em Manchester. Sobre a sempre luta contra a balança, o brasileiro revelou que espera sofrer um pouco mais amanhã, dia da pesagem oficial para o evento, mas que não sentiu nenhum desconforto nos treinamentos para lutar na divisão de baixo.
- Estou me sentindo bem e baixando o peso com qualidade. Não tive nenhum problema a mais com cansaço ou falta de força e estou me sentindo normal com relação a perda de peso. Nós fizemos um planejamento muito bom para chegar aqui, mas não sei amanhã. Com certeza, vai ser um pouco mais complicado, já que é o último dia para perder peso. Devo ter um pouco mais de desconforto, mas me senti normal e forte durante toda a preparação e com muita disposição nos treinamentos - revelou o lutador.
Lyoto Machida x Mark Munoz UFC (Foto: Reprodução / Instagram)Lyoto Machida em encarada amistosa com Mark Muñoz (Foto: Reprodução / Instagram)
Ciente das dificuldades de uma categoria que possui nomes como Chael Sonnen, Ronaldo Jacaré, Vitor Belfort, Anderson Silva e o campeão Chris Weidman, o paraense Lyoto Machida diz não pensar ainda em luta por título. Possibilidade, aliás, que o brasileiro já não via mais como meio-pesado, após perder para o americano Phil Davis no UFC 163, no início de agosto.
- É difícil falar em cinturão agora, porque eu acabei de chegar na categoria, que tem caras muito duros. Mas, nos meio-pesados estava complicado, trancado, depois de me colocarem para lutar com o Phil Davis. Então, abriu essa oportunidade de descer de divisão e espero fazer boas lutas. Mas é cedo ainda para falar em disputa de cinturão -  afirmou Lyoto Machida.
O canal Combate transmite o UFC Fight Night Combate: Machida x Muñoz ao vivo com exclusividade neste sábado, a partir de 14h (horário de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real. Confira o card atualizado:
UFC Fight Night Combate: Machida x Muñoz
26 de outubro, em Manchester (ING)
CARD PRINCIPAL
Lyoto Machida x Mark Muñoz
Ross Pearson x Melvin Guillard
Jimi Manuwa x Ryan Jimmo
Norman Parke x Jon Tuck
Alessio Sakara x Nicholas Musoke
Phil Harris x John Lineker
CARD PRELIMINAR
Al Iaquinta x Piotr Hallman
Luke Barnatt x Andrew Craig
Rosi Sexton x Jessica Andrade
Andy Ogle x Cole Miller
Jimy Hettes x Robert Whiteford
Brad Scott x Michael Kuiper

Chael Sonnen diz que vai convidar Spider para seu time no TUF Brasil

Apesar disso, americano aposta em derrota do brasileiro na revanche contra Chris Weidman, no UFC 168: 'Há uma diferença de 10 anos entre eles'

Por Rio de Janeiro
23 comentários
Chael Sonnen não para de surpreender. O lutador americano, recém-anunciado como um dos treinadores da terceira temporada do The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões em oposição a Wanderlei Silva, afirmou nesta quinta-feira que vai convidar Anderson Silva, seu antigo desafeto e amigo de Wand, para ser um de seus assistentes técnicos no reality show. O peso-meio-pesado deu a declaração em Manchester, na Inglaterra, onde atuará como córner do peso-médio Luke Barnatt, um de seus "pupilos" na 17ª temporada do TUF americano.
- Anderson Silva foi um dos primeiros que pensei em convidar. Não seria por mim ou por Anderson, mas pelos jovens homens que estão tentando entrar no UFC. Seu conhecimento do esporte é tremendo, além de sua habilidade de se comunicar numa atmosfera de língua portuguesa, que seria muito útil. Acho que ele tem uma relação com Wanderlei, então é improvável, mas isso não quer dizer que eu não vou falar com ele - disse Sonnen em bate-papo com a imprensa, filmado e disponibilizado na internet pelo canal "MMA Crazy TV".
Anderson Silva Chael Sonnen (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC)Chael Sonnen e Anderson Silva juntos no TUF Brasil? É o plano do americano (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Anderson Silva e Chael Sonnen se enfrentaram duas vezes no UFC, ambas pelo título dos pesos-médios, e o brasileiro venceu ambas. Antes de cada um dos combates, Sonnen fez inúmeras provocações ao lutador, falando mal tanto dele quanto de sua família e do Brasil, o que, por consequência, deu origem à sua rivalidade com Wanderlei Silva, que o abordou e tirou satisfações durante uma viagem de carro para um compromisso de mídia. Desde seu último duelo com o "Spider", ele e o ex-campeão dos pesos-médios amenizaram sua relação e tiveram inclusive conversas bem humoradas em programas de TV.
Apesar disso e do plano de convidar o brasileiro para sua equipe, Sonnen afirmou que não acredita na vitória de Anderson Silva na revanche contra Chris Weidman, no UFC 168, em 28 de dezembro, em Las Vegas. O lutador considera que a diferença de idade entre os dois pesará no combate.
Anderson Silva x Chris Weidman UFC 162 (Foto: Getty Images)Para Sonnen, primeira luta entre Weidman e Spider
'não foi parelha' (Foto: Getty Images)
- Você tem que entender que, na história dos combates - boxe, wrestling e MMA - em nenhuma revanche o lutador mais velho se saiu melhor. Há uma diferença de 10 anos aqui. Será incrível se Anderson conseguir batê-lo, mas há uma enorme diferença. Não esqueçamos que o Chris Weidman o dominou no chão e depois o dominou em pé. Esta luta não foi parelha. Também foi o pior Chris Weidman que eu já vi. Eu nunca vi Chris Weidman lutar tão mal. Ele diminuiu o ritmo demais, quando estava por cima no primeiro round, foi depois de uma queda muito desleixada, ele cedeu a posição ao ir para uma finalização de forma muito descuidada, ele levou alguns chutes... Ele simplesmente não lutou muito bem, e ainda assim dominou e finalizou em sete minutos. É muito difícil imaginar um cenário em que isso mude, mas o Anderson Silva é um lutador muito esperto, muito habilidoso, muito experiente. Eu só não acho que ele quer estar lá. Perguntaram logo depois de ele perder, ele disse abertamente que "Meu tempo como campeão acabou". Eu acredito nele - explicou.
Apesar de dizer novamente que "não aceita" os resultados de suas duas derrotas para o brasileiro, ele garantiu que não se tratava de "dor de cotovelo" e insistiu em sua opinião:
- É sempre difícil quando eu falo que o Anderson Silva não vai vencer o Chris Weidman. Mas eu sinto que isso pode ser percebido como se eu tivesse "dor de cotovelo". Não quero criticar o Anderson, ele teve uma incrível carreira, vai ser lembrado para sempre como o grande que foi, ganhou muito dinheiro e ganhou de muitos caras muito duros. Não estou tentando diminuí-lo, mas fingir que um cara de 38 anos que abertamente disse que não quer mais fazer isso vai ganhar de um campeão mundial invicto 10 anos mais novo... As pessoas adoram dizer isso, mas não estão indo na janela apostar seu dinheiro nisso. Simplesmente não é um cenário provável - argumentou.

Vettel, perto do tetra: 'Importante é o título, não interessa onde ou quando'

A quatro provas para o fim do campeonato, alemão da RBR precisa apenas de um quinto lugar para garantir seu quarto título consecutivo na Fórmula 1

Por Nova Déli, Índia
Comente agora
Vettel coletiva F1 na India (Foto: AP)Vettel está confiante para o GP da Índia (Foto: AP)
A um mero quinto lugar de seu quarto título mundial, Sebastian Vettel não quer saber de pressão para que a fatura seja liquidada já neste fim de semana, no GP da Índia. O alemão sabe que, caso não garanta mais um campeonato no circuito de Buhdd, terá ainda as provas de Yas Marina, em Abu Dhabi, Austin, nos Estados Unidos, e o encerramento da temporada, em Interlagos, no GP do Brasil. Tranquilo, o piloto da RBR afirmou não se importar com o local, e sim com a conquista em si.
- É bom ter essa chance de ganhar. Mas tento não focar nisso, e sim na corrida. O mais importante é ganhar o campeonato, não interessa onde, ou quando. Vai ser um alívio se ganharmos. Trabalhamos duro para isso e estamos em uma boa posição – afirmou o tricampeão nesta quinta-feira, já em solo indiano.
Além de precisar de poucos pontos, Vettel também terá no fraco carro da Ferrari um aliado para facilitar sua conquista, já que, para manter as esperanças no campeonato, o espanhol Fernando Alonso precisa vencer todas as provas que restam. Mesmo afirmando estar em sua melhor forma, o bicampeão mundial (que está a 90 pontos do líder do campeonato) teria que quebrar uma sequência implacável do alemão, que venceu as últimas cinco provas e já acumula nove primeiros lugares no Mundial de 2013, ao passo que Alonso venceu apenas duas vezes no ano.
16_Circuito_India-2 (Foto: Infoesporte)

Denis diz que não gostaria que Ceni renovasse: 'Minha hora chegou'

Reserva surpreende e admite torcida para que titular se aposente

Por São Paulo
167 comentários
Denis acompanhou, do banco de reservas do estádio San Carlos de Apoquindo, Rogério Ceni brilhar na vitória por 4 a 3 sobre a Universidad Católica (veja no vídeo), que classificou o São Paulo para as quartas de final da Copa Sul-Americana. Impressionado com o desempenho do companheiro, o goleiro foi sincero ao falar sobre a renovação de contrato do jogador de 40 anos, que pode ser definida na semana que vem.
- Ele pegou demais. Foi o grande nome da classificação. Mas vou ser bem sincero, não gostaria que ele renovasse. Minha hora no São Paulo chegou. Tenho 27 anos, estou preparado e quero jogar no ano que vem - disse Denis, durante o desembarque do time no Aeroporto de Cumbica.
Minha hora no São Paulo chegou. Tenho 27 anos, estou preparado e quero jogar no ano que vem"
Denis
No São Paulo desde 2009, Denis só foi titular quando Rogério Ceni não pôde jogar, seja por problema de suspensão ou lesão. A última vez em que esteve em campo foi na vitória tricolor sobre o líder do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro, no Mineirão, onde teve atuação de destaque - Ceni estava fora pelo acumulo de cartoes amarelos.
Na saída do gramado nesta quarta-feira, após a vitória no Chile, o capitão são-paulino voltou a elogiar seu possível sucessor, mas deixou em aberto a possibilidade de se aposentar ao fim do ano. Ele ainda aguarda uma conversa com a diretoria sobre o assunto.
- Respeito a história do Rogério, e se ele decidir renovar vou continuar trabalhando, treinando forte para quando for minha hora - disse Denis.
- Se ele renovar por mais um ano, eu renovo por mais 15, termino minha carreira no São Paulo - completou, sorrindo.
São Paulo - Denis (Foto: Marcus Vinícius de Oliveira Souza )Denis, com Rogério Ceni em treino do São Paulo (Foto: Marcus Vinícius de Oliveira Souza )
Caso Rogério Ceni se aposente no fim da temporada, o São Paulo, além de Denis, conta com Renan Ribeiro e Léo como outras opções para o gol. Contratar um novo goleiro também é estudado pela diretoria - Diego Cavalieri e Gomes já foram nomes ventilados no Tricolor.
* Maria Clara Ciasca colaborou sob supervisão de Zé Gonzalez

'Ninguém no Milan está com saudade de Pato', diz jornalista italiano

Criticado pela torcida do Corinthians após erro fatal na Copa do Brasil, atacante vira assunto na Itália, onde atuava antes de voltar ao país

Por São Paulo
454 comentários
O pênalti desperdiçado por Alexandre Pato na noite da última quarta-feira, no jogo decisivo entre Corinthians e Grêmio, pelas quartas de final da Copa do Brasil, tomou proporções internacionais. Jogador do Milan por cinco anos, o atacante foi lembrado pela imprensa italiana, que reproduziu o lance que eliminou o Timão do torneio - defendido por Dida, outro ex-Milan.
Segundo jornalistas italianos ouvidos pelo GloboEsporte.com, o ex-clube de Pato não sente a mínima saudade do seu futebol.
Ninguém no Milan está com saudade"
Dani Monti, produtor da RAI
– O erro dele repercutiu na Itália. Saiu um vídeo na página do Corriere dello Sport, que é um dos jornais mais importantes do país. Ele está em um momento delicado, não deveria ter feito firula. Era preciso fazer o gol – opinou Dani Monti, comentarista do SporTV e produtor da RAI, principal emissora de televisão italiana.
No momento, o sentimento do clube comandado por Silvio Berlusconi parece ser de alívio. Dani Monti assegura que ninguém da equipe italiana sente falta de Alexandre Pato e que, hoje, um retorno ao país – do qual o atacante repete insistentemente gostar muito – é improvável.
Ciente de que o rendimento está longe de ser condizente às cifras investidas, o Milan não desembolsaria o mesmo montante que o Corinthians para contratá-lo de volta.
Alexandre Pato em treino no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Alexandre Pato, em treino no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
– Ninguém no Milan está com saudade. Nenhum time da Itália pagaria 15 milhões de euros para levar o Pato de volta. Por empréstimo, quem sabe. Pelo futebol que ele está mostrando, o Milan fez um ótimo negócio. Sempre foi um jogador muito caro, que teve lesões e, mesmo agora, jogando com regularidade, não se desenvolveu – disse Monti.
O Milan se saiu muito bem na negociação"
Eugenio de Paoli, jornalista da RAI
– O Milan se saiu muito bem nessa negociação. O problema das lesões também abalou muito o status do jogador. A diretoria do Milan não ficou feliz com as declarações, porque o departamento médico do clube sempre foi considerado inovador, com técnicas de trabalho muito particulares – emendou Eugenio De Paoli, correspondente da RAI no Brasil.
– A última vez que havia se falado do Pato por aqui foi quando ele arrumou uma nova namorada. Ele quase desapareceu – completou Pellizzari Tommaso, do Corriere Dello Sport.
Contratado em janeiro por R$ 40 milhões, Pato é vice-artilheiro do Corinthians na temporada, com 16 gols marcados. Mesmo assim, não convenceu os torcedores alvinegros. A “cavadinha” na decisão por pênaltis, que resultou em uma defesa fácil de Dida, gerou revolta de todos os tipos. Por compromissos pessoais, o atacante permaneceu em Porto Alegre, e não retornou a São Paulo junto do restante do elenco, escapando das cobranças.
Revelado pelo Internacional, Pato foi campeão do Mundial de Clubes em 2006 e da Recopa Sul-Americana no ano seguinte. Acabou vendido para o Milan por 22 milhões de euros, o equivalente a R$ 56 milhões na época. Pelo clube, conquistou um Campeonato Italiano (2010/11) e uma Supercopa da Itália (2011). No total, foram 150 jogos e 63 gols pelo Milan.
As lesões representaram o principal problema de Alexandre Pato durante todo o tempo em que ele permaneceu no Milan. Foram 15 problemas em cinco anos. Desde que se recuperou e conseguiu criar uma regularidade no Corinthians – onde acumula 51 jogos disputados – o atacante não poupou críticas ao departamento médico do clube italiano, fato que repercutiu muito mal junto à diretoria de se ex-time.
Em sua última temporada pelo Milan, Pato esteve em apenas sete de 25 jogos. Em 2011/2012 foram 18 de 53 partidas. Já em 2010/2011, ele esteve em 33 de 50 partidas do Milan, enquanto em 2009/2010 participou de 30 de 48. Em 2008/2009, sua melhor temporada: 42 de 47. Em seu primeiro ano no Milan (2007/2008), Alexandre Pato fez 20 jogos em 27 possíveis.
Frame Jornais Italiano Alexandre Pato (Foto: Reprodução )Site do Corriere dello Sport destaca o erro de Pato e a defesa de Dida, ambos ex-Milan (Foto: Reprodução)

Lista traz nove micos em pênaltis batidos com cavadinha displicente

Além do pecado de Pato contra o Grêmio, jogadores como R10, Loco Abreu e Montillo erraram na marca da cal devido ao improviso irresponsável

Por Rio de Janeiro
164 comentários
Dizem que pênalti é tão importante que o presidente de um clube deveria batê-lo. O que pensar, então, quando um jogador decide por efetuar uma cobrança se utilizando da arriscada cavadinha? O excesso de confiança e até de certa irresponsabilidade muitas vezes custa caro. A lista abaixo mostrará episódios como o que aconteceu nesta quarta-feira, quando o atacante Alexandre Pato optou pela cavadinha e se deu mal. Dida pegou o pênalti e o Grêmio eliminou o Corinthians da Copa do Brasil.

1 - ALEXANDRE PATO (GRÊMIO 0 X 0 CORINTHIANS - COPA DO BRASIL 2013)

Depois de um insistente 0 a 0 após 180 minutos de bola rolando, a sequência de Grêmio ou Corinthians na Copa do Brasil passaria por uma tensa disputa por pênaltis. Guardado para executar a quinta cobrança do Timão, Alexandre Pato era a esperança de sobrevida da sua equipe, que tinha desvantagem de 3 a 2 no placar. Apesar da importância do momento, o atacante preferiu improvisar e deu uma cavadinha. O problema é que diante dele estava o goleiro Dida, famoso por pegar pênaltis aos montes. E fama se confirmou mais uma vez. Pior para Pato, que ficou marcado como o pivô da eliminação corintiana.

2 - NEYMAR (SANTOS 2 X 0 VITÓRIA - COPA DO BRASIL 2010)

Com apenas 18 anos, em 2010, Neymar já dividia a responsabilidade de protagonista do Santos com Robinho e Paulo Henrique Ganso. A personalidade do moicano era evidenciada em suas atitudes. Na final da Copa do Brasil de 2010, no jogo de ida, quando o Peixe vencia o Vitória por 1 a 0, Neymar teve um pênalti para cobrar e assim a possibilidade de ampliar a vantagem alvinegra. No entanto, a opção pela cavadinha não deu certo. O goleiro Lee ficou parado no meio do gol e fez tranquila defesa.

3 - LÉO ROCHA (BOTAFOGO 1 (3) X (2) 1 TREZE - COPA DO BRASIL 2012)

O Treze tinha uma grande chance de protagonizar uma das maiores zebras da história da Copa do Brasil. Depois de dois empates por 1 a 1, o clube paraibano teve a oportunidade de fazer o sonho virar realidade numa disputa por pênaltis. Os times haviam desperdiçado duas cobranças quando Léo Rocha teve em seus pés a chance de empatar e forçar as batidas alternadas. O jogador trezeano não se intimidou com o fato de enfrentar o paredão Jefferson e "inventou" na hora do chute. Deu no que deu. Além de classificar o adversário, Léo Rocha ainda levou uma bronca do goleiro do Bota, que considerou desrespeitosa a tentativa de cavadinha.

4 - MAICOSUEL (UDINESE 1 (4) X (5) 1 BRAGA - LIGA DOS CAMPEÕES 2012/13)

Contrato ao Botafogo para ser uma das estrelas da Udinese na temporada 2012/2013, o meia Maicosuel começou da pior forma a sua trajetória na equipe italiana. Após duas igualdades em 1 a 1, a disputa pela vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa foi para a marca da cal. E a audácia do Mago de dar uma cavadinha custou muito caro. Ele foi o único jogador (dos dois times) a desperdiçar a cobrança e ficou com toda a culpa pela precoce eliminação da Udinese.

5 - LOCO ABREU (FLUMINENSE 2 X 3 BOTAFOGO - CARIOCA 2011)

A fama de louco não é por acaso. Para quem abusou da cavadinha até em jogo da Copa do Mundo, Loco Abreu nunca teve cerimônias para repetir o lance tão arriscado em cobranças de pênalti. No Carioca de 2011, o uruguaio via o Botafogo perder para o Fluminense por 2 a 1 quando viu a chance de igualar o marcador numa penalidade máxima. E a oportunidade virou mico. O goleiro Diego Cavalieri brincou de estátua e ficou parado para pegar a cobrança do camisa 13. A sorte - e a coragem - de Loco foi ter mais um pênalti para bater. Ele arriscou nova cavadinha e teve êxito. No fim das contas, o Fogão ainda virou o jogo e venceu por 3 a 2.

6 - ROGÉRIO CENI (SÃO PAULO 2 X 0 SANTA CRUZ - COPA DO BRASIL 2011)

Rogério Ceni perdeu os últimos quatro pênaltis que bateu. E isso não é um fato na carreira do goleiro-artilheiro. Em 2011, o camisa 1 foi inventar de testar a paradinha e se deu mal. Em partida válida pela Copa do Brasil contra o Santa Cruz, o São Paulo precisa vencer por dois gols de diferença para avançar. E vencia por 1 a 0 quando teve um pênalti. Rogério bateu com displicência, no meio do gol, e Tiago Cardoso fez a defesa no finzinho da etapa inicial. Para a sorte do capitão, Ilisnho marcou o segundo gol são-paulino na etapa final e livrou a cara do ídolo.

7 - RONALDINHO (MILAN 0 (2) X (3) 0 INTERNAZIONALE - TORNEIO AMISTOSO 2010)

Jogos de pré-temporada normalmente não exigem a mesma entrega qdos jogadores que partidas que valem pontuação. Mas quando se trata de um clássico tudo muda. Para Ronaldinho Gaúcho nem isso parece ser motivo de perder o futebol irreverente. Em 2010, por um torneio amistoso, o craque participou do clássico entre Milan e Internazionale. Depois de empate por 0 a 0, Ronaldinho desperdiçou a última cobrança ao carimbar o travessão depois de uma cavadinha. Sobrou apenas o sorriso amarelo. A taça ficou com a Internazionale.

8 - MONTILLO (CRUZEIRO 3 X 4 ATLÉTICO-MG - BRASILEIRO 2010)

A saída de Montillo do Cruzeiro para o Santos foi conturbada. Mesmo assim, o torcedor celeste tem um motivo ainda maior para se queixar do argentino. No Brasileiro de 2010, o Cruzeiro começou a 31ª rodada na liderança e enfrentou o rival Atlético-MG. Depois de sair com 2 a 0 de desvantagem (dois gols de Obina), a Raposa teve a chance de diminuir num pênalti. O problema foi que Montillo decidiu dar uma cavadinha e encobriu a meta de Renan Ribeiro. Para piorar, o Galo fez o terceiro gol no minuto seguinte. O Cruzeiro até reagiu, mas acabou derrotado por 4 a 3. E o resultado influenciou diretamente na classificação final. O time azul terminou o Brasileiro na segunda colocação, dois pontos atrás do Fluminense. Se tivesse vencido o clássico...


9 - ELANO (SANTOS 4 X 5 FLAMENGO - BRASILEIRO 2011)

Além de ter ficado marcado pelo golaço de placa de Neymar - eleito como o mais bonito do mundo em 2011 - e pela ótima exibição de Ronaldinho, a vitória do Flamengo por 5 a 4 sobre o Santos, na Vila Belmiro, teve outro lance capital. Quando o Peixe vencia por 3 a 2, ainda no primeiro tempo, Elano teve a chance de ampliar ao se apresentar para bater um pênalti. O problema foi a decisão de dar uma cavadinha muito mal executada. O goleiro Felipe fez a defesa com tranquilidade e ainda provocou com embaixadinhas. O erro de Elano foi crucial para a virada rubro-negra.

Em entrevista à Fifa, Renato reforça superioridade a CR7: 'Não é marra'

Técnico do Grêmio também revela fórmula do sucesso do time, vice-líder do Brasileiro e semifinalista da Copa do Brasil

Por Porto Alegre
Renato Gaúcho jogo Fluminense e Grêmio (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)Renato Gaúcho celebra boa fase no Grêmio em
entrevista Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
Renato Gaúcho sempre foi um jogador de opiniões fortes. E as sustentava com coragem. Assim o é como técnico. Em alta no Grêmio, deu entrevista ao site da Fifa e reafirmou o que já dissera, que foi superior a Cristiano Ronaldo, atacante do Real Madrid.
- Mas eu sou. Não é marra nenhuma, não. Eu me considero melhor que ele, é uma opinião minha - disse o treinador. - Ele joga muito pelo lado esquerdo e tem um bom chute, mas eu jogava pelo lado direito, também como centroavante, e ainda joguei pelo lado esquerdo. Para mim, não tinha posição. Quando ele sai do lado esquerdo, tem uma dificuldade grande. Eu era muito mais habilidoso do que ele. Mas, sem dúvida alguma, é um grande jogador. Isso não vou discutir. Só que ele tem a grande vantagem de jogar em um dos melhores times do mundo, que é o Real Madrid, e atua na Europa. Todo mundo está vendo. Na minha época, quem me viu jogar, vai falar "o melhor é o Renato". Mas são épocas diferentes. Eu queria ver ele jogar onde eu joguei, com a dificuldade que tinha, e me colocar no Real Madrid. Essa é minha opinião.
Na enrevista, Renato também falou sobre o bom momento do Grêmio, vice-líder do Brasileiro e classificado na última quarta às semifinais da Copa do Brasil. E revelou o que considera ser o segredo do grupo:
- Acima de tudo, eu tenho um grupo que é bastante obediente na parte tática, e a parte tática é fundamental. Eu sei que não tenho uma equipe que dá espetáculo, que joga tão bonito quanto outros times que têm por aí, mas é um time eficiente, que tem uma dedicação, uma obediência tática, uma entrega muito grande dos jogadores. Nossa marcação começa lá na frente, desde os atacantes, entendeu? É o esquema que nós achamos, que deu certo, então nosso segredo é esse: um por todos, todos por um.
Eu queria ver ele jogar onde eu joguei, com a dificuldade que tinha, e me colocar no Real"
Renato, sobre Cristiano Ronaldo
Questionado sobre o seu reconhecimento no mercado, Renato lembra que sofre por escolher com critério os clubes para treinar. Não embarca em qualquer "fria":
- Para falar a verdade, sou um pouco culpado nisso. Reconheço que não me dão o devido valor porque não sou um treinador que trabalha em quatro, cinco, seis times. Eu prefiro fazer um trabalho mais demorado, a longo prazo, que eu sei que vai dar resultado. De repente, eu saio de um clube e pintam propostas que eu não quero... Não vou ficar desesperado para trabalhar só para dizer que estou trabalhando. Para ir na fria, eu não vou.
Vasco vence, mas Goiás garante vaga na semifinal da Copa do Brasil
Esmeraldino agora enfrenta o Flamengo na próxima fase. Jovem Thalles marca duas vezes, e torcida aplaude atuação dos reservas cruz-maltinos
 
DESTAQUES DO JOGO
  • boa estreia
    Thalles
    O atacante, em seu primeiro jogo como titular, mostrou confiança e fez dois gols em três finalizações. Deu também mais movimentação ao ataque.
  • o garçom
    Walter
    O atacante não marcou, mas por duas vezes deixou um companheiro em boa situação - Hugo no primeiro gol e Amaral no segundo.
  • arbitragem
    gol anulado
    Os vascaínos podem reclamar de um gol mal anulado de Luan pelo assistente, que marcou impedimento. O placar apontava 2 a 1 para o Vasco.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
78 comentários
O Vasco entrou em campo com os reservas, preocupado com a briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O Goiás apelou para a força máxima, consciente de que chegar ao G-4 não é tarefa fácil, e o caminho mais fácil para a Taça Libertadores é pela Copa do Brasil. Com uma atuação de muita entrega de seus suplentes, o Cruz-Maltino conseguiu a vitória por 3 a 2, insuficiente para assegurar a classificação para a semifinal da competição, mas importante para reconquistar a confiança de um elenco abalado por um desempenho muito fraco no Brasileirão.
O jovem Thalles, uma grata surpresa no comando do ataque, marcou duas vezes no início do jogo, e Willie garantiu a vitória no segundo tempo. O Goiás marcou com Hugo e Amaral, com um gol em cada tempo. A torcida, que compareceu em bom número na noite desta quinta-feira (29.937 pagantes, com renda de R$ 539.900,00), empurrou e incentivou durante os 90 minutos. Saiu coma vitória, sem a vaga, mas com o espírito renovado para a dura briga na reta final da temporada. Após o apito final, gritou e apludiu o esforço do time.
Na semifinal, o Goiás enfrenta agora o Flamengo. O primeiro jogo acontece já na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Serra Dourada. A partida de volta acontece no Maracanã, no dia 6 de novembro.
Walter Vasco e Goiás (Foto:  Dhavid Normando / Futura press)O atacante Walter disputa a bola com Yotún no Maracanã (Foto: Dhavid Normando / Futura press)
Thalles marca duas vezes
O Vasco entrou com o time praticamente todo de reservas - com relação ao clássico contra o Botafogo, apenas Juninho, Yotún e Fillipe Soutto estavam em campo - e entre eles figurava o jovem Thalles, de 18 anos, que em poucos minutos colocaria fogo na disputa. Escalado no comando do ataque, o garoto arrancou logo aos dois minutos, quando recebeu belo passe de efeito de Fagner e finalizou com segurança para abrir o placar. Pouco depois, aos 16, Thalles flertou com a irresponsabilidade, mas foi premiado pela ousadia. O passe de Sandro Silva o deixou com a bola na entrada da área. Na direita, Juninho pedia a bola livre de marcação, de frente para o gol. Mesmo marcado, Thalles arriscou o chute, cruzado, colocado, no canto esquerdo de Renan: 2 a 0 e explosão nas arquibancadas do Maracanã.
A vantagem, naquele momento, deixava o time carioca em boa posição na briga por uma vaga na semifinal, já que havia perdido por 2 a 1 em Goiânia. As iniciativas do Goiás estavam relativamente administradas, principalmente porque Walter não conseguia entrar no jogo... Literalmente. No início da partida ele se chocou com Renato Silva e feriu a cabeça. O corte sangrava muito e o departamento médico esmeraldino demorou bons minutos para recolocá-lo em condições de jogo, não antes de trocar duas vezes de camisa. E na primeira bola que pegou livre, o atacante não marcou, mas exercitou sua outra arma mortal: o passe. A bola longa deixou Hugo na cara de Alessandro: 2 a 1, e o time goiano voltou para partida.
Com o placar, a disputa seguia para os pênaltis, e os times diminuíram um pouco o ritmo. Ainda assim, o Cruz-Maltino poderia ter ampliado sua vantagem em duas oportunidades: primeiro com o zagueiro Luan, que teve um gol mal anulado pela arbitragem, alegando impedimento. Depois com Fagner, que jogou fora finalização livre após passe de Juninho.
Goiás empata, e Walter sai machucado
Walter deixou o campo no intervalo sem saber se voltaria, poisa cabeça doía muito. Pois voltou, e em dez minutos ajudou novamente a criar um lance de gol para o Goiás. Ele recebeu bola da cobrança de lateral dentro da área, usou o corpo ajeitou para trás para Amaral, que se antecipou e tocou uma bola marota, meio lenta, mas que ainda assim venceu Alessandro. Pouco depois, no entanto, o atacante sentiu um problema na coxa direita e precisou deixar o campo, preocupando a torcida para as próximas partidas da equipe.
Em vantagem, pois com o 2 a 2 o Cruz-Maltino precisava marcar duas vezes para se classificar, Enderson Moreira colocou o volante Welinton Junior no lugar de Walter. Dorival Junior foi para o "tudo ou nada" e fez o movimento inverso: lançou o atacante Willie na vaga do volante Sandro Silva. O Vasco esboçou uma pressão em busca do resultado, mas o time esmeraldino, bem postado, trancou o lado esquerdo de sua defesa, que vinha sendo uma boa válvula de escape do time da casa. O Goiás chegou a marcar o terceiro, com Hugo, anulado com marcação de impedimento. O gol da vitória, no entanto, foi para o outro lado, com Willie, aos 34. A torcida se incendiou, empurrou, mas o time da Colina não conseguiu o quarto gol que lhe garantiria a vaga, que ficou com os goianos.
 
Nos pênaltis, Bahia é eliminado da Sul-Americana pelo Nacional-COL
Tricolor vence partida por 1 a 0 no tempo regulamentar, mas perde por 4 a 3 nos pênaltis, na Arena Fonte Nova. Nacional enfrenta agora o São Paulo
 
DESTAQUES DO JOGO
  • esperto
    Hélder
    O volante Hélder conseguiu aproveitar uma falha da zaga do time colombiano, logos no início da partida, e fez o gol da vitória tricolor no tempo regulamentar.
  • paredão
    Marcelo Lomba
    O goleiro do Bahia fez grande partida e garantiu o triunfo tricolor durante o tempo normal. Lomba ainda defendeu uma cobrança de pênalti do Nacional de Medellín.
  • a decepção
    pênaltis
    Souza e Fabrício Lusa não conseguiram passar pelo goleiro Armani, e o Bahia acabou derrotado por 4 a 3 nas penalidades, na Fonte Nova.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
41 comentários
A aventura do Bahia em terras estrangeiras, em 2013, chegou ao fim nesta quinta-feira. Pela Sul-Americana, o Tricolor venceu o Nacional de Medellín, na Arena Fonte Nova, por 1 a 0 – mesmo placar do jogo de ida –, mas foi eliminado nos pênaltis. Hélder fez o gol com a bola rolando. Ele só não contava que Souza e Fabrício Lusa desperdiçariam as oportunidades no pênaltis. Com a derrota nas penalidades por 4 a 3, o time baiano deixou o torneio continental. O Nacional, classificado às quartas de final, agora enfrentará o São Paulo.
Com a eliminação na Copa Sul-Americana, o Bahia agora volta todas as suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O Tricolor não vive bom momento na competição nacional. São três derrotas consecutivas e a 16ª colocação – apenas três pontos a mais que o Vasco, primeiro clube na zona de rebaixamento.
O próximo compromisso pelo Brasileirão será neste domingo, contra o Atlético-PR, também na Fonte Nova. Ao contrário desta quinta-feira, o Tricolor deve ter força máxima. Titi, Raul, Feijão, Rafael Miranda e Marquinhos foram poupados contra o Nacional e devem voltar ao time diante do Furacão.
Souza Bahia e Nacional de Medellín (Foto: Felipe Oliveira / Agência estado)Souza desperdiça cobrança de pênalti contra o Nacional-COL (Foto: Felipe Oliveira / Agência estado)
Hélder coloca o Tricolor em vantagem
O Bahia não estava com seu time principal. A força máxima foi poupada para evitar o pior no Brasileirão. Mas a vontade demonstrou ser a mesma. Durante o primeiro tempo, o Tricolor pressionou o Nacional de Medellín e não deu espaços nos instantes iniciais. O resultado foi uma falha de Mejía, que resultou em um belo gol de Hélder logo aos quatro minutos.
A vontade, por si só, não foi suficiente para o Bahia resolver o jogo nos 45 minutos iniciais. Melhor tática e tecnicamente, o Nacional passou a mandar no jogo. Explorou inversões pelas laterais e exigiu ao menos duas defesas importantes de Marcelo Lomba, que foi seguro e garantiu o triunfo parcial do time baiano.
Marcelo Lomba garante o 1 a 0, mas não a classificação
O segundo tempo não foi muito diferente do primeiro. A disparidade foi a ausência do gol do Bahia nos minutos iniciais. De resto, o cenário se repetiu. O Nacional de Medellín atacava, e o Tricolor era salvo por Lomba no gol.
O goleiro, aliás, foi fundamental na segunda etapa. Uribe, Medina, Cárdenas e Mejía tentaram, mas o paredão tricolor fez bem seu papel e garantiu a vitória por 1 a 0. Ao final dos 90 minutos, a decisão seria decidida na cobrança dos pênaltis
A vaga nas quartas de final foi decidida na tensão da Arena Fonte Nova. Marquinhos, Talisca e Fahel converteram as cobranças. Marcelo Lomba defendeu o chute de Cádernas, mas Souza e Fabrício Lusa pararam em Armani. Fechando o placar das penalidades em 4 a 3, Medina, Valencia, Uribe e Bernal garantiram o triunfo colombiano.
 

Na pesagem do Kombat 3.0, Pitbull não bate peso para luta principal

Competição acontece na próxima sexta-feira e terá nove combates

Por Manaus
Comente agora
Grandes nomes do MMA amazonense se enfrentam na próxima sexta-feira, a partir das 19h, durante o MMA Amazon Kombat 3.0, que será realizado no Clube dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar, no bairro Flores, Zona Centro-Oeste. Depois da pesagem, que aconteceu nesta quarta-feira (23), na Vila Olímpica de Manaus, está quase tudo preparado para a realização da competição.
A pesagem revelou um problema na luta principal. Alexandre Pitbull ultrapassou, por dois quilos, o peso estipulado para o duelo. Já seu adversário, Matheus Ortiz (MPBJJ), conseguiu bater o peso de 57 kg. Pitbull terá que ceder parte da sua bolsa para o rival.
- Cumpri minha obrigação e bati o peso, agora vou esperar um acordo para lutar com ele (Pitbull), que deve perder 50% da bolsa. Da minha parte, sinto-me preparado para a guerra. Quero ganhar essa luta -, disse o faixa roxa de jiu-jítsu.
De acordo com o organizador do Amazon Kombat 3.0, Nerlison Santos, serão nove combates e a rivalidade entre o jiu-jítsu e a luta livre deverá ser um dos principais destaques do evento.
Além dos duelos, dois GPs (Grand Prix) farão parte do Amazon Kombat 3.0 - nas categorias até 61 kg e até 70 kg.
- No GP, cada lutador fará duas lutas para se sagrar campeão da categoria e levar o cinturão -, conforme explicou o presidente da Federação, Laércio Lima. Antes da disputa do GP haverá o sorteio para definir a ordem dos combates.
CARD
Lutas
- Matheus Ortiz x Alexandre Pitbull – até 57 kg
- José Augusto “Gato” (Orley Lobato) x João Ferreira (Totonho Aleixo) – submission até 70 kg
- Janderson (Otávio Carneiro) x Valderson (SV/Nova União) – até 52 kg
- William (Equipe Leôncio Luta Livre) x Clemer Júnior (FC/Nova União) –até 57 kg
- Lauro (FC/Nova União) x Lenivaldo (Equipe Freitas) – até 70 kg
- Final do GP 70 kg
- Final do GP 61 kg

Após sair do UFC, Toquinho já pensa no futuro: 'Estou em um recomeço'

Lutador foi demitido do Ultimate por Dana White no início do mês, mas continua treinando para participar de eventos

Por Curitiba
7 comentários
Pela primeira vez, o lutador Rousimar Toquinho aceitou a falar sobre a polêmica demissão no UFC, por causa de uma chave de calcanhar que aplicou em Mike Pierce. O americano desistiu do combate dando os três tapinhas de praxe no corpo de Toquinho, o árbitro se jogou sobre ambos, e mesmo assim o brasileiro continuou forçando o golpe (veja no vídeo ao lado).
Junto com Rogério Minotouro, Toquinho estava em Curitiba durante a terça-feira para promover uma nova academia da Team Nogueira. Apesar do protesto do amigo lutador, Toquinho resolveu participar da coletiva de imprensa, desde que o assunto fosse tratado de uma maneira "educada".
De fora do Ultimate, Toquinho usou Minotouro como porta-voz, antes mesmo da entrevista começar. Um dos líderes da nova equipe de Rousimar garantiu que a demissão de White ficou no passado e que o projeto do time é achar uma nova competição para Toquinho, que já recebeu algumas propostas.
Porém, Toquinho não se recusou a abordar o assunto quando foi questionado. Ele disse que não guarda mágoa de Dana White, respeitando a decisão, pois ele é o "chefe".
- Tem que ser (tranquilo). O Dana White é o chefe. Eu treino e trabalho para conquistar algo novamente, esperando uma chance. Os meninos estão olhando para mim, vendo que evento vou lutar e esperando essa fase passar. Já tenho despertado interesse em alguns eventos. Vamos ver o que vai acontecer.
Para Toquinho, o fututo pode estar indefinido, mas o ritmo de treinamento continua. Envolvido nos projetos do Team Nogueira, ele foi escolhido para acompanhar um lutador no Japão como técnico.
- Tudo são fases.Essa fase já passou. Para mim estou em um recomeço, enquanto o esporte no Brasil passa por uma renovação. Se Deus quiser vou voltar, trabalho para isso. Agora estou na equipe do Rogério e do Rodrigo, fui muito bem recebido lá. De princípio estou trabalhando muito para fazer dar certo e fazer o que acredito, que é ser campeão do mundo. Trabalho para isso e minha vida é dedicada para isso.
Tudo são fases.Essa fase já passou"
Rousimar Toquinho
O próprio Minotouro saiu em defesa do colega de equipe ao ressaltar que Toquinho é um exemplo para futuros lutadores que sonham em conquistar algo no MMA.
- Nós temos o Toquinho para se espelhar. É o primeiro cara a chegar no tatame. Chega às 10h da manhã, eu chego meio-dia, faço treino até às 14h, e ele é o último a sair. Não é coincidência que ele está entre os melhores, bem no ranking - declarou.
Uma das propostas que Toquinho estuda, enquanto aguarda a "poeira baixar", é a chance de lutar jiu-jítsu no World Jiu-Jitsu Expo 2013, promovido por Renzo Gracie, segundo informou o site "Gracie Mag". Por outro lado, organizações de MMA como a americana WSOF e a polonesa KSW descartaram contratar o polêmico lutador brasileiro.
Minotouro Toquinho MMA Curitiba (Foto: Gabriel Hamilko)Minotouro defende Toquinho e ajuda no planejamento da carreira do lutador  (Foto: Gabriel Hamilko)

Junior Cigano leva 11 pontos no rosto após derrota para Cain Velásquez

Peso-pesado brasileiro já está de volta à Bahia. Equipe diz que lapsos de memória sofridos após combate de sábado pelo UFC 166 são 'normais'

Por Rio de Janeiro
79 comentários
Sem lesão grave, Cigano brinca com enfermeira: 'Não me acha bonito?' (Foto: Fabio Costa)Cigano faz careta no hospital (Foto: Fabio Costa)
O brasileiro Junior Cigano já está de volta ao Brasil após sua derrota para o americano Cain Velásquez no UFC 166, no último sábado. Segundo o programa "UFC Tonight", telejornal oficial do Ultimate, o ex-campeão dos pesos-pesados recebeu alta do hospital Memoriam Hermann Texas Medical Center, em Houston, no domingo, e chegou a Salvador na terça-feira.
Além disso, a reportagem do programa revelou que Cigano recebeu 11 pontos no rosto: sete sobre o olho, três na orelha e um abaixo do lábio. Apesar disso, sua equipe descreveu as lesões sofridas pelo lutador como "cosméticas".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Conforme adiantado pelo Combate.com no domingo, o time de Cigano também confirmou que o peso-pesado sofreu lapsos de memória após o terceiro round. Entretanto, eles disseram que isso é normal e que não esperam danos a longo prazo. O médico ortopedista de Cigano, Fábio Costa, espera que o rosto do lutador esteja recuperado em até 10 dias.

Estreia de Ponzinibbio ganha vaga no card principal do UFC em Goiânia

Argentino do TUF Brasil 2 enfrenta Ryan LaFlare em uma das seis lutas do card principal. José Maria 'No Chance' abre o evento de 9 de novembro

Por Rio de Janeiro
28 comentários
Assim como foi em Barueri-SP, o UFC fechou o card principal para o evento em Goiânia, dia 9 de novembro, com seis lutas. Além das presenças de Vitor Belfort, Cezar Mutante, Daniel Sarafian (os dois se enfrentam) e Rafael Feijão, outros dois brasileiros ganharam vaga: Paulo Thiago e Rony Jason. A maior surpresa foi o argentino Santiago Ponzinibbio, do TUF Brasil 2 e que fará sua estreia oficial na organização após se recuperar da lesão que o tirou da final do reality show.
Santiago Ponzinibbio Léo Santos TUF Brasil MMA (Foto: Divulgação/UFC)Santiago Ponzinibbio chora ao vencer Léo Santos na semifinal do TUF Brasil 2 (Foto: Divulgação / UFC)
No card preliminar estão outras seis lutas, com sete brasileiros: Godofredo Pepey, Johnny Eduardo, Lucas Mineiro (os dois se enfrentam), Thiago Bodão, Thiago Tavares, Adriano Martins e José Maria "No Chance". Este último, por sinal, vai abrir o evento, que será realizado na Goiânia Arena.
UFC Fight Night 32: Belfort x Henderson
9 de novembro, em Goiânia
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Dan Henderson
Cezar Mutante x Daniel Sarafian
Rafael Feijão x Igor Pokrajac
Paulo Thiago x Brandon Thatch
Santiago Ponzinibbio x Ryan LaFlare
Rony Jason x Jeremy Stephens
CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Sam Sicilia
Johnny Eduardo x Lucas Mineiro
Thiago Bodão x Omari Akhmedov
Thiago Tavares x Justin Salas
Adriano Martins x Daron Cruickshank
José Maria No Chance x Dustin Ortiz

Para se tornar lenda, Aldo quer título em duas categorias e cita BJ e Couture

'Se, como um campeão, você ficar dentro dos limites de sua categoria, ainda vai fazer algum tipo de história, mas não se tornará uma lenda', analisa

Por Rio de Janeiro
68 comentários
José Aldo (Foto: Henrique Corrêa/Globoesporte.com)José Aldo deve enfrentar Ricardo Lamas em
fevereiro (Foto: Henrique Corrêa/Globoesporte.com)
O que é necessário para um lutador de MMA se destacar como um dos melhores da história? Para José Aldo, um dos segredos está na busca de desafios diante de campeões de categorias mais pesadas. É por isso que o dono do cinturão do peso-pena do Ultimate quer tanto subir para os leves. Apontado pela maioria dos fãs e especialistas como o melhor do mundo na sua divisão, chegou a hora de bater de frente com situações teoricamente mais difíceis.
- Eu dou grande importância a superlutas. Uma vez que você é um campeão, você é uma pequena parte da história, mas ganhar em outras classes de peso, isso é muito raro, como BJ Penn e Randy Couture. Isso sempre será lembrado na história do UFC e do próprio MMA. Quando as pessoas falam sobre lendas do MMA, esses dois nomes são levados em conta até porque eles conseguiram sucesso em mais de uma classe de peso. Quem quer ser o melhor e ser registrado na história, é necessário ganhar essas superlutas. (...) Se, como um campeão, você ficar dentro dos limites de sua categoria, ainda vai fazer algum tipo de história, mas não se tornará uma lenda - disse Aldo, segundo o site "MMAjunkie".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Embora o desejo seja o de subir para o peso-leve, José Aldo deve passar mais algum tempo atuando no peso-pena. Segundo ele, tanto o seu treinador e agente, Dedé Pederneiras, quanto o presidente do Ultimate, Dana White, acham que ainda não é hora de fazer a mudança de categoria.
- A mudança de peso tem sido muito falada, eu sempre peço isso. Mas tem que ser no momento certo. Dedé Pederneiras e Dana White não acham que foi uma boa ideia, mas, com cada defesa de título, estamos mais próximos de isso se tornar realidade. Está nas mãos deles. Uma vez que eles acharem que é uma boa ideia para mim, então vou lutar no peso-leve sem qualquer problema - analisou.
José Aldo segue sem luta marcada oficialmente. Segundo o presidente Dana White, a tendência é que ele enfrente Ricardo Lamas em fevereiro do ano que vem.