sábado, 30 de julho de 2016

Barbara Nepomuceno encara chilena em disputa de cinturão no WGP 32

Lutadora capixaba enfrenta Aylin Sobrino na co-luta principal do evento de kickboxing, marcado para 16 de julho, em Salvador, na Bahia. Diretor-executivo elogiou o duelo

Por Vitória, ES


Bárbara Nepomuceno, lutadora de kickboxing (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cariacica)Barbara Nepomuceno, lutadora de kickboxing (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cariacica)
A organização do WGP Kickboxing, maior evento de trocação da América Latina, já tem a data
da sua 32ª edição. Exatos 14 dias depois do WGP 31, a franquia desembarca na Bahia pela
primeira vez, no dia 16 de julho, mais precisamente no município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. 
Na luta principal, o anfitrião Ravy Brunow e o paulista Bruno Gazani fazem a esperada revanche pelo título dos meio-médios (até 71,8kg) e na co-luta a capixaba Barbara Nepomuceno encara a chilena Aylin Sobrino pelo título peso-pesado (até
70kg) do WGP.
Paulinho Zorello, que é diretor-executivo do WGP, fez questão de enaltecer as lutas principais do evento de kickboxing e elogiou a disputa feminina, o duelo sulamericano entre representantes do Brasil e do Chile.
- É com enorme satisfação que chegamos pela primeira vez na Bahia. Os lutadores da região
têm bastante tradição no WGP e nada mais justo do que presentear o público baiano com um
grande evento e dois cinturões em jogo. Ravy e Bruno precisavam se enfrentar novamente
depois da primeira luta entre eles, ainda mais depois do que o Gazani fez no WGP #30. E a
Barbara é uma lutadora nível top mundial e tenho certeza que protagonizará um grande
espetáculo junto com Aylin - afirmou o dirigente do evento.
Essa é a segunda luta mais importante da noite do WGP 32, onde a capixaba e campeã mundial de kickboxing, Barbara Nepomuceno encara a chilena Aylin Sobrino pelo título peso-pesado do WGP. Barbara faz seu terceiro combate no WGP, já tendo vencido Talita Moreno e Camila Guimarães nas edições 21 e 26. A atleta do Espírito Santo é ainda hexacampeã brasileira de kickboxing, e campeã mundial amadora.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, acesse www.globoesporte.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Fã de futebol, capoeira e escambo: mãe revela infância de Amanda Nunes

Campeã peso-galo do UFC já trocou um cavalo por uma bicileta e, depois, por uma gaiola com passarinho. "Vocês não imaginam como ela aprontava!", conta dona Ivete

Por Las Vegas e Rio de Janeiro
Amanda Nunes; Ivete Nunes (Foto: Arquivo Pessoal)Amanda Nunes e a mãe, dona Ivete (Foto: Arquivo Pessoal)
No último sábado, Amanda Nunesderrotou Miesha Tate na luta principal do UFC 200, em Las Vegas, e se tornou a primeira brasileira a vencer um cinturão do Ultimate. Longe dali, mais precisamente há 9.476 km de distância, sua mãe, Ivete Nunes, acompanhava de perto a maior conquista profissional da filha.
Morando no interior da Paraíba, onde cuida de uma senhora de 87 anos, dona Ivete, de 58, não vê a "Leoa" há pelo menos um ano. Ela tenta matar a saudade da filha com publicações nas redes sociais e troca de mensagens em aplicativos de telefone celular, mas nem sempre consegue falar direito com a lutadora, pois o sinal de celular em sua região é muito ruim. 
- Foi ótima a luta. Merecido. Show de bola. Está de parabéns a moleca, arrebentou. Foi a madrugada inteira o pessoal me ligando, quase não consegui assistir a luta direito porque o pessoal ficou me ligando. A casa estava lotada. Ainda estou rouca de tanto que gritei. A Bahia e a Paraíba inteira estavam assistindo. A vitória da Amanda foi preparada por ela mesma, pela Nina, pela equipe. Ele trabalhou muito para isso. Foi nota mil. Ela me ligou, mas falou comigo do jeito que deu. Ela conseguia me ouvir, mas eu não conseguia ouvi-la direito. O importante é que eu soube que está tudo bem - declarou em entrevista ao Combate.com.
Durante o bate-papo, dona Ivete contou um pouco da infância de Amanda em Pojuca, município da região metropolitana da Bahia, e revelou as travessuras da lutadora, que era apaixonada por futebol, cavalos e era uma exímia negociante (a atleta chegou a trocar um cavalo por uma bicicleta e depois por uma gaiola com passarinho quando era mais nova).
Confira:
É verdade que a Amanda era apaixonada por futebol e por cavalos quando era crianca?

Desde pequena a Amanda jogava bola, fazia capoeira e montava cavalo. Eu sempre incentivei porque ela praticava tudo direitinho, prestava atenção. Nunca achava a Amanda para almoçar. A gente nunca sabia onde ela estava, porque ela adorava uma rua. Era um moleque de rua. Você não imagina como ela aprontava. Ela pegava os cavalos e saía correndo. “Mainha, deixa os cavalos aqui que vou dar uns treinos com ele”. O professor me ligava e falava que a Amanda tinha sumido com os cavalos. Um dia, eu tinha ido pro trabalho, deixei tudo arrumadinho, e a Amanda passou com o cavalo dentro de casa, foi dar banho no bicho no quintal e entrou com ele por dentro de casa. O cavalo se sacudiu pra tirar a água e sujou tudo. A casa ficou toda fedida. Cheguei e senti aquele fedor de cavalo. Depois a Amanda trocou o cavalo por uma bicicleta, depois trocou a bicicleta por uma gaiola com um passarinho. Aí, depois, ela conseguiu outra bicicleta e um pivete roubou dela. Ela se distraiu com a gaiola, o menino viu a bicicleta encostada e levou. Logo depois, ela estava voltando a pé pra casa, viu a bicicleta dela encostada no poste e pegou de volta. O rapaz que roubou era até um aluno do jiu-jítsu. Depois eu até fui lá falar com ele, se eu deixasse a Amanda ia pegar ele de porrada. Não ia ser bom pro garoto, não. 
Amanda Nunes UFC 200 (Foto: AP)Dona Ivete disse que ficou rouca de tanto gritar quando Amanda Nunes finalizou Miesha Tate (Foto: AP)
Qual foi sua reação quando ela começou a fazer jiu-jítsu?
Eu adorei, sempre incentivei. Não tenho preconceito nenhum, porque ela gostava também. Quando a gente gosta de alguma coisa, tem que ter alguém pra ajudar, pra incentivar. Ela falava “Mainha, hoje eu vou ajudar aquela crianças ali que estão na rua”. E ia lá ensinar capoeira e jiu-jítsu para elas. Sempre foi uma pessoa boa a Amanda. Tudo ela praticava direitinho, prestava atenção. Os professores colocavam ela pra dar aula, porque ela era muito esforçada. Uma vez, o diretor da escola me ligou e disse que ela estava dando aula de jiu-jítsu pros colegas. Eu disse “pera aí que já chego aí, diretor” e o diretor respondeu: “Não precisa, não. Deixa ela aqui”. E eu perguntei: “Mas aí atrapalha os estudos”. E ele: “Tem problema não, é só um instantinho. A garotada está gostando”.
 
A senhora gostava de treinar também?
Eu gostava de dar uns treinos legais. Meu irmão era lutador e a gente treinava na praia, lutava. Meu irmão era vaqueiro, amansador de "burro brabo" e "cavalo brabo". Era um bicho forte. Sempre gostei de treinar, e saía na porrada mesmo. Agora, por causa da idade, não consigo mais.

Imaginou alguma vez que a Amanda poderia ser lutadora?
Amanda Nunes entre a mãe, dona Ivete, e a irmã, Val (Foto: Arquivo Pessoal)Amanda Nunes entre a mãe, dona Ivete, e a irmã Val (Foto: Arquivo Pessoal)
Com certeza. Acreditei muito no potencial dela, porque ela se esforçava muito. Toda vez que ela ia jogar bola, o primeiro gol era o dela. Sempre foi muito dedicada, tinha raça. Na capoeira ela chegava e mostrava tudo para os outros alunos, e fazia um discurso pra apresentar os alunos. Os professores ficavam impressionados e botavam a Amanda para dar aula por causa disso. “Amanda, hoje você vai mostrar a posição tal”, e deixavam ela lá ensinando.

A Amanda disse que pegou o dinheiro da matrícula da faculdade e se mudou pra Salvador para treinar, chegando a morar na academia. Como reagiu a isso
Patrocínio era difícil. A gente ficava um pouco distante nessa época. Não dava nem pra Amanda vir pra casa, porque não tinha dinheiro. Tinha dia que ela não vinha e tinha que dormir na academia. Era muito difícil, mas é difícil até hoje.

Assiste às lutas da Amanda?
Assisto, fico descalça, de cabelo “assanhado”. Grito. Todo mundo olha e fala: “Ué, uma educadora pedindo pra bater”. Mas estou apoiando minha filha. Sou uma educadora, trabalhava na escola. Mas ali tem que sentar o cacete mesmo, vou ficar vendo minha filha apanhar? Lá dentro ela tem q destruir.

Imaginou que ela ia chegar tão longe
Imaginava que ela ia ser uma esportista e que ia ter sucesso. Ela sempre foi arretada. Ela dizia: “Eu não vou ficar aqui, ou eu vou jogar bola ou vou correr vaquejada pelo mundo afora, mainha”. Eu já sabia que um dia ela estaria muito longe daqui, eu saiba que ela ia morar lá fora.  

Já fez parte do córner da Amanda alguma vez?

Fiquei no córner dela em Salvador mesmo. E no Rio, uma outra vez. Fiquei agoniada. Mas ali eu cobro mesmo. Ali ela tem que bater legal, não pode dar vacilo.

Wilson Reis não toma conhecimento de mexicano e finaliza no UFC 201

Brasileiro, que permaneceu no card do evento após a lesão do campeão Demetrious Johnson - que seria seu rival inicial - vence em apenas 1m49s do primeiro round

Por Atlanta, EUA
Após ver a chance de disputar o cinturão dos pesos-moscas cair por terra diante de uma improvável lesão de Demetrious Johnson, o mineiro Wilson Reis acabou tendo de se contentar em enfrentar o mexicano, estreante na organização, Hector Sandoval, no card preliminar do UFC 201. O brasileiro aceitou a luta para não perder toda a preparação que já havia feito para o evento, e não decepcionou. Com uma atuação segura, ele derrotou Sandoval por finalização, aplicando um estrangulamento a 1m49s do primeiro round. Esta foi a décima finalização da carreira de Wilson Reis, e sua 21ª vitória em 27 lutas na carreira.
Wilson Reis UFC 201 MMA (Foto: Getty Images)Wilson Reis é abraçado pelo treinador no octógono após a vitória sobre Hector Sandoval (Foto: Getty Images)
- Foi muito frustrante no começo ver o campeão se lesionar, e ter a luta da minha vida mudada para uma luta normal. Espero lutar contra Demetrious Johnson. Ele disse que deve lutar contra o vencedor do TUF, mas tenho esperança de ser o próximo desafiante. Consegui dominar bem a luta, usar bem o meu jiu-jítsu e estou muito feliz com essa vitória - disse Wilson Reis após a luta.
A luta começou com Sandoval buscando os chutes, e Reis contra-atacando e acertando dois bons socos no mexicano. O brasileiro conseguiu uma bela derrubada, e tentou dominar as costas de Sandoval, que se livrou da posição. Reis não diminuiu o ritmo e levou o mexicano para o chão, dominando as costas novamente junto à grade e aplicando um estrangulamento que forçou Sandoval a desistir do combate
Confira as demais lutas do card preliminar:
Peso-meio-pesado: Nikita Krylov x Ed Herman
Jorge Masvidal mostra a Ross Pearson que a vida é dura no peso-meio-médio
O americano de raízes cubanas Jorge Masvidal não deu uma recepção muito amigável para o inglês Ross Pearson na categoria meio-médio (até 77kg). O vencedor do TUF 9, que estava lutando no peso-leve (até 70kg), não conseguiu superar a vantagem de 13cm na envergadura do adversário e acabou derrotado por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27). Como esperado, os dois lutadores trocaram golpes em pé desde o início e não buscaram muito a luta agarrada. Pearson parecia confortável na categoria de cima, solto e veloz. Masvidal demorou um pouco para achar a distância e foi tentando provocar o inglês para contragolpear. O americano de raízes cubanas se desequilibrou ao tentar uma joelhada voadora e caiu, mas usou as pernas para impedir que Pearson aproveitasse e o atacasse por cima. Ao se levantar, acertou joelhadas no clinche do muay thai, um chute rodado na linha de cintura e alguns jabs.
Masvidal usou o jab para manter Pearson longe no início do segundo round. O inglês precisou ser mais agressivo, e acabou caindo com um cruzado de esquerda do americano na trocação franca. Masvidal caiu por cima tentando finalizar a luta, mas Pearson aguentou a série de golpes e se levantou. O combate ganhou em intensidade a partir daí. Pearson obteve uma queda ao catar um chute de direita e raspar a outra perna do adversário, contudo Masvidal não ficou muito tempo no solo. No terceiro e último round, o americano foi mais conservador, controlou a distância com o jab e buscou garantir a vitória. Em desvantagem, Pearson teve dificuldades para encurtar e apertar o ritmo. Ele conectou um upper de esquerda bom no último minuto, mas levou uma dura joelhada do americano para compensar pouco depois.
Anthony Hamilton atropela Damian Grabowski em menos de 15s
Anthony Hamilton, UFC 201, MMA (Foto: Getty Images)Anthony Hamilton manda beijos para a plateia, enquanto o árbitro confere o estado de Grabowski (Foto: Getty Images)
Apelidado de "Trem Desgovernado", o americano Anthony Hamilton fez jus à alcunha e passou batido pelo polonês Damian Grabowski. O peso-pesado só precisou de 14s para nocautear o "Pitbull" da Polônia.
Hamilton não perdeu tempo: partiu para o ataque logo ao ser autorizado o combate. Ele acertou um upper e dois cruzados em seguida. Grabowski sentiu e ficou acuado junto à grade. O americano aproveitou, acertou mais cruzados e uppers, e o polonês logo estava caído nocauteado. Hamilton se ajoelhou no centro do cage, com os olhos marejados, e berrou, em desabafo pela vitória.
- Vim aqui sabendo que tinha um oponente muito forte, muito duro, que lutou por muito tempo na Europa. Trabalhei muito meu boxe e meu kickboxing para isso. Meus treinadores falaram para eu me divertir e soltar minhas mãos, e foi isso que fiz - disse Hamilton após a luta.
Luta entre Michael Graves e Bojan Velickovic é declarada empate majoritário
Buscando aumentar a sua invencibilidade como profissional para sete vitórias em sete lutas, o peso-meio-médio americano Michael Graves teve muito trabalho diante do sérvio Bojan Velickovic. Após aparentemente levar desvantagem no primeiro round, Graves deixou o octógono invicto, mas sem a vitória. Na opinião dos juízes laterais, a luta foi um empate majoritário (30-27, 28-28 e 28-28).
Bojan Velickovic Michael Graves UFC 201 (Foto: Getty Images)Bojan Velickovic e Michael Graves acabaram empatando no UFC 201 (Foto: Getty Images)

Após um início muito estudado, com os dois lutadores evitando o confronto aberto a apostando nos chutes, Velickovic encurtou a distância e pressionou Graves na grade. A luta não teve momentos de emoção no primeiro round, e o público, que era pequeno, vaiou no intervalo. 
Na volta para o segundo round, Graves buscou imediatamente as pernas do sérvio e o levou para o chão, controlando suas costas na grade. Após mochilar Velickovic, o americano perdeu a posição, mas ficou por cima no chão, na guarda do sérvio. Melhor no chão, Graves voltou a pegar as costas de Velickovic, passando a tentar encaixar o mata-leão. O sérvio se defendia como podia, e resistiu aos ataques até o intervalo.
No terceiro round, a exemplo do round anterior, Graves levou logo a luta para o chão, voltando a dominar as costas de Velickovic. O suor dos dois lutadores jogou contra Graves, que tentou mochilar o sérvio e acabou escorregando, sendo obrigado a voltar a lutar de pé. O americano não desistiu de sua estratégia e tentou o "single leg", mas o sérvio defendeu bem na grade e retornou à luta no centro do octógono. Já cansados, os dois lutadores tentavam levar vantagem na luta agarrada, mas nenhum dos dois conseguiu finalizar o combate antes do fim do tempo regulamentar.
Damien Brown arrasa Cesar Arzamendia na abertura do evento
O duelo que abriu o evento em Atlanta teve em cena os pesos-leves Cesar Arzamendia, do Paraguai, e Damien Brown, da Austrália. Membro da equipe brasileira Evolução Thai, Arzamendia não conseguiu conter o volume de golpes de Brown, e acabou nocauteado aos 2m27s do primeiro round.
Damien Brown Cesar Arzamendia UFC 201 (Foto: Getty Images)Damien Brown acerta um golpe na vitória por nocaute sobre Cesar Arzamendia no UFC 201 (Foto: Getty Images)
O paraguaio começou buscando as joelhadas altas, mas Brown, mesmo recebendo os golpes, conseguiu assimilá-los e, com um duro cruzado de direita, derrubou Arzamendia. O australiano buscou o ground and pound, mas Arzamendia defendeu-se e tentou encaixar uma chave de calcanhar. Brown livrou-se com destreza e voltou a lutar de pé. Mostrando bom poder de nocaute, o austraçiano acertou dois cruzados limpos no rosto de Arzamendia, que caiu novamente, ficando à mercê do rival, que com mais alguns golpes, obrigou o árbitro Marc Goddard a encerrar a luta, decretando o nocaute.

Curtinhas: Dana White desmente boatos de que Ronda está grávida

Presidente do UFC ligou para a ex-campeã, que desmentiu as afirmações de Cyborg

Por Las Vegas, EUA
Ronda Rousey; treino aberto; UFC 193; Austrália (Foto: Getty Images)Ronda Rousey não está grávida, disse Dana White (Foto: Getty Images)
Após Cris Cyborg levantar a suspeita de que Ronda Rouseyestaria grávida, o chefão do UFC, Dana White, foi correndo atrás da loira para verificar a veracidade da notícia. De acordo com o site "TMZ", a lutadora desmentiu o boato em conversa por telefone com o presidente do Ultimate.
Ronda mantém um relacionamento com Travis Browne, que também é lutador do UFC. Em entrevista concedida este ano, a atleta falou sobre ter filhos com o peso-pesado.
DEMENTE É SUSPENSO POR DOIS ANOS APÓS DOPING
Ricardo Demente ficará um bom tempo afastado dos cages. O brasileiro, que foi pego no doping em um teste fora do período de competição pelo uso de esteroides, recebeu uma suspensão da USADA - que administrou o exame - de dois anos e só poderá voltar ao octógono no dia 1º de julho de 2018. O amostra de Ricardo foi tirada no dia 3 de junho. 
No corpo de Demente foram encontrados dois metabólitos de hormônios esteroides: 19-norandrosterona e 19-noretiocholanolone. Com cinco vitórias e um derrota no cartel, o ex-TUF Brasil 3 não atua desde a derrota para Jake Collier, em junho de 2015.