quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Ultimate reforça peso-galo feminino
com modelo russa invicta no MMA

Aleksandra Albu tem cinco lutas nas artes marciais mistas e cinco vitórias

Por Rio de Janeiro
135 comentários
Uma das grandes forças dos esportes de combate no mundo, a Rússia ganhou nesta semana uma representante na principal organização de MMA do mundo. De acordo com o site "ValeTudo.ru", o Ultimate contratou Aleksandra Albu para o seu plantel no peso-galo feminino. Ela tem apenas cinco lutas na carreira e venceu todas - quatro por nocaute e uma por finalização.
Mosaico Aleksandra Albu lutadora (Foto: Editoria de Arte)Aleksandra Albu: modelo, ficulturista e lutadora (Fotos: Editoria de Arte)
Aos 23 anos, Aleksandra, apesar de uma carreira não muito extensa no MMA, teve contato com esportes em geral desde cedo. Faixa-preta de caratê, ela tem no currículo um título nacional na Rússia e uma medalha de bronze em campeonato europeu. Também já praticou judô.
Aleksandra Albu também foi fisiculturista e praticou levantamento de peso. O belo corpo rendeu oportunidades de fazer trabalhos como modelo também.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Alexandra Albu MMA UFC (Foto: Reprodução/ Facebook)Alexandra Albu mostra toda a sua elasticidade (Foto: Reprodução/ Facebook)
Atualmente, o Ultimate tem 13 lutadores em seu elenco do peso-galo feminino, e Aleksandra passa a ser a 14ª. Entre elas estão duas brasileiras: Jessica Andrade e Amanda Nunes. A atual campeã é a americana Ronda Rousey.

Curtinhas: satisfeito com a perda de peso, Renan Barão posta foto sarado

Brasileiro vai participar do coevento principal do UFC 165, sábado, no
Canadá. Aline Franzoi volta a ser ring girl em evento de MMA

Por Rio de Janeiro
61 comentários
Renan Barão MMA UFC (Foto: Reprodução/ Twitter)Renan Barão mostra boa forma para a luta do
próximo sábado (Foto: Reprodução/ Twitter)
Atual campeão interino do peso-galo do Ultimate, Renan Barão viajou nesta terça-feira para o Canadá, onde no sábado enfrenta Eddie Wineland no UFC 165. Antes do embarque, o brasileiro postou uma foto mostrando que vai chegar em Toronto com boa forma para defender o título.
- Perda de peso indo de vento em popa! Obrigado, meu Deus!! - escreveu Barão no Twitter.
Mais Combate.com: confira as últimas
notícias do mundo do MMA

Depois de Renan Barão x Eddie Wineland, a noite reserva aos fãs de MMA outra disputa de cinturão: Jon Jones x Alexander Gustafsson, pelo peso-meio-pesado.
O canal Combate o Combate.com transmitem a pesagem ao vivo na sexta-feira, a partir de 17h. No sábado, o evento começa às 19h15m, também com transmissão ao vivo do canal Combate. O Combate.com vai acompanhar todas as lutas em Tempo Real e exibir o primeiro duelo da noite, entre os pesos-pesados Nandor Guelmino e Daniel Omielanczuk.

UFC 165
21 de setembro de 2013, em Toronto (CAN)
CARD PRINCIPAL
Jon Jones x Alexander Gustafsson
Renan Barão x Eddie Wineland
Brendan Schaub x Matt Mitrione
Costa Philippou x Francis Carmont
Pat Healy x Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Mike Ricci x Myles Jury
Ivan Menjivar x Wilson Reis
Chris Clements x Stephen Thopmson
Mitch Gagnon x Dustin Kimura
John Makdessi x Renée Forte
Jesse Ronson x Michel Trator
Roland Delorme x Alex Caceres
Nandor Guelmino x Daniel Omielanczuk
Aline Franzoi no SFT
Primeira ring girl brasileira a trabalhar para o UFC, ao lado de Camila Oliveira, Aline Franzoi vai participar agora do primeiro evento do Standout Fighting Tournament, que será realizado nesta sexta-feira, em São Paulo. Capa da revista "Playboy" de setembro, ela vai levantar as plaquinhas nos intervalos do evento. Como atração principal, a noite reserva o duelo entre os ex-lutadores do UFC Luiz Banha e Rodney Wallace.
UFC Aline Caroline Franzoi ring girl (Foto: Agência Getty Images)Aline Franzoi em ação como ring girl do Ultimate (Foto: Agência Getty Images)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Luiz Banha x Rodney Wallace
Peso-pena: Flávio Álvaro x Sergio Soares
Peso-leve: Munil Adriano x Gilson Lomanto
Peso-pena: Tomas Almeida x Cenir Silva
Peso-leve: Diogo Cavalcanti x Carlos Prates
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Rafael Bueno x Vinicius Zani
Peso-meio-pesado: Claudio Godoy x Rodrigo Batista
Peso-galo: Allan "Puro Osso" x André Azevedo
Peso-meio-médio: Tiago Vieira x Walter Bruce
Peso-leve: Ismael Bruno x Thiago Gaia
Scott Jorgensen x Ian McCall em dezembro
Mais um lutador decidiu sair do peso-galo do Ultimate e descer para o peso-mosca. Desta vez trata-se de Scott Jorgensen. Ele vai enfrentar Ian McCall no UFC: Pettis x Thomson, no dia 14 de dezembro, em Sacramento. O anúncio foi feito de forma oficial pela organização na noite desta terça-feira.
UFC: Pettis x Thomson
14 de dezembro de 2013, em Sacramento (EUA)
CARD DO EVENTO
Anthony Pettis x Josh Thomson
Urijah Faber x Michael McDonald
Chad Mendes x Nik Lentz
Scott Jorgensen x Ian McCall

Ultimate terá Browne x Barnett e
Mendes x Lentz em dezembro

Lutas são em eventos diferentes. Pesos-pesados se enfrentam no UFC 168, no dia 28. Já os penas medem forças no UFC: Pettis x Thomson, no dia 14

Por Rio de Janeiro
83 comentários
Mais duas lutas envolvendo atletas de destaque em suas categorias foram acertadas pelo Ultimate para seus eventos de fim de ano. Nesta terça-feira, o site do "Las Vegas Review-Journal" divulgou, e a organização confirmou, que os pesos-pesados Josh Barnett e Travis Browne vão se enfrentar no UFC 168, no dia 28 de dezembro, em Las Vegas (EUA). É o mesmo evento que terá Chris Weidman x Anderson Silva e Ronda Rousey x Miesha Tate.
montagem UFC Travis Browne x Josh Barnett (Foto: Editoria de Arte)Travis Browne x Josh Barnett: duelo no último evento do ano (Foto: Editoria de Arte)
O Ultimate também divulgou que os pesos-penas Chad Mendes e Nik Lentz vão medir forças no UFC: Pettis x Thomson, marcado para o dia 14 de dezembro, em Sacramento (EUA).
As duas lutas envolvem lutadores que estão no top 10 de suas categorias. Browne e Barnett são respectivamente quinto e sexto no ranking dos pesos-pesados. Chad Mendes é o número 1 dos penas, enquanto Nik Lentz aparece em oitavo.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
montagem UFC Chad Mendes x Nik Lentz (Foto: Editoria de Arte)Chad Mendes x Nik Lentz pode definir próximo desafiante dos penas (Foto: Editoria de Arte)
Lentz estava com luta marcada para o UFC Fight for the Troops 3 contra Dennis Bermudez, que ganhou novo adversário: Steven Siler.

UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Travis Browne x Josh Barnett
UFC: Pettis x Thomson
14 de dezembro de 2013, em Sacramento (EUA)
CARD DO EVENTO
Anthony Pettis x Josh Thomson
Urijah Faber x Michael McDonald
Chad Mendes x Nik Lentz
UFC Fight for the Troops 3 (UFC Fight Night 31)
6 de novembro, em Fort Campbell (EUA)
CARD DO EVENTO
Tim Kennedy x Lyoto Machida
Jorge Masvidal x Rustam Khabilov
Niel Magny x Seth Baczynski
Ronny Markes x Yoel Romero
Chris Camozzi x Lorenz Larkin
George Roop x Francisco Rivera
Colton Smith x Michael Chiesa
Dennis Bermudez x Steven Siler
Liz Carmouche x Alexis Davis
Derek Brunson x Antônio Braga Neto
Bobby Green x James Krause
Amanda Nunes x Germaine de Randamie
Yves Edwards x Yancy Medeiros

Parado há mais de um ano, Thiago Bodão enfrenta russo em Goiânia

Após se recuperar de cirurgia em ligamento do joelho, peso-médio ex-TUF Brasil terá pela frente o invicto Omari Akhmedov, que vai estrear no UFC

Por Rio de Janeiro
55 comentários
Após longa ausência por conta de uma séria lesão no joelho direito, Thiago "Bodão" Perpétuo enfim vai retornar ao octógono. O ex-participante do The Ultimate Fighter Brasil foi escalado para enfrentar o estreante russo Omari Akhmedov no "UFC Fight Night 32: Belfort x Henderson", que será realizado em Goiânia, dia 9 de novembro, época em que ele estaria perto de completar um ano e meio sem lutar. O Ultimate ainda não anunciou o duelo de forma oficial, mas o Combate.com confirmou a informação com fontes próximas à organização.
Thiago Bodão x Omari Akhmedov (Foto: Reprodução)Thiago Bodão (à esquerda) vai encarar o russo Omari Akhmedov (Foto: Reprodução)
Bodão, de 26 anos, caiu nas semifinais do primeiro TUF Brasil ao ser nocauteado por Cezar Mutante. Ele venceu Leonardo Macarrão por nocaute técnico no UFC 147, dia 23 de junho de 2012, e depois foi escalado para enfrentar o holandês Michael Kuiper no UFC São Paulo, em 19 de janeiro deste ano, mas sofreu uma ruptura no ligamento anterior cruzado do joelho direito e teve de sair do card. O atleta da Chute Boxe Tragante passou por cirurgia de reconstrução do local e desde então vinha se recuperando. O cartel de Bodão é de nove vitórias, uma derrota e um empate.
Omari Akhmedov, por sua vez, tem um cartel invicto de 11 vitórias em 11 combates. Dessas, cinco foram por nocaute ou nocaute técnico e quatro por finalização, sendo todas as nove no primeiro round. A última luta dele foi uma finalização sobre o brasileiro Fabricio Nascimento no evento "Nord Desant", realizado no dia 11 de maio.
UFC Fight Night 32: Belfort x Henderson
9 de novembro, em Goiânia (GO)
CARD DO EVENTO (até agora)
Vitor Belfort x Dan Henderson
Cezar Mutante x Daniel Sarafian
Rafael Feijão x Igor Pokrajac
Santiago Ponzinibbio x Ryan LaFlare
Thiago Tavares x Quinn Mulhern
Godofredo Pepey x Sam Sicilia
Paulo Thiago x Brandon Thatch
Adriano Martins x Daron Cruickshank
José Maria No Chance x Dustin Ortiz
Thiago Bodão x Omari Akhmedov

UFC anuncia Carlos Condit contra Matt Brown para 14 de dezembro

Pelo Twitter, Ultimate oficializa luta entre os meio-médios para antepenúltimo evento do ano. Atração principal da noite é Anthony Pettis x Josh Thompson

Por Rio de Janeiro
46 comentários
Nesta quarta-feira, o UFC anunciou através de sua conta no Twitter a adição do combate entre os pesos-meio-médios Carlos Condit e Matt Brown no card do dia 14 de dezembro, em Sacramento (EUA). O duelo era um desejo do primeiro, porém, com a expectativa que viesse a acontecer somente em 2014. O evento terá como luta da noite a primeira defesa de cinturão dos pesos-leves de Anthony Pettis diante de Josh Thompson.
Montagem UFC  Carlos Condit e Matt Brown (Foto: Editoria de Arte)UFC anuncia Carlos Condit e Matt Brown para 14 de dezembro (Foto: Editoria de Arte)
Número três do ranking oficial do UFC, e ex-detentor do cinturão interino da categoria até 77kg, Carlos Condit possui 29 vitórias na carreira, além de sete derrotas. Sua última luta foi em 28 de agosto deste ano, quando venceu Martin Kampmann por nocaute no quarto round, se recuperando das duas derrotas anteriores seguidas diante de Georges St-Pierre, em novembro de 2012, e Johny Hendricks, em março deste ano.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Já Matt Brown, de 32 anos, ocupa a décima posição do ranking e ganhou notoriedade no Ultimate pela sequência de seis triunfos consecutivos na organização, sendo cinco por nocaute ou nocaute técnico. Com um cartel de 18 vitórias e 11 derrotas, sua última luta foi em agosto deste ano, quando nocauteou Mike Pyle no primeiro round e na coletiva de imprensa pós-evento afirmou só estar no MMA para bater em Georges St-Pierre.
UFC
14 de dezembro de 2013, em Sacramento (EUA)
CARD DO EVENTO
Anthony Pettis x Josh Thomson
Urijah Faber x Michael McDonald
Chad Mendes x Nik Lentz
Scott Jorgensen x Ian McCall
Joe Lauzon x Mac Danzig
Carlos Condit x Matt Brown

Preços de revanche entre Weidman e Spider variam de R$ 225 a R$ 2.248

Venda dos ingressos para o UFC 168, em Las Vegas começa dia 27 de setembro. Ronda Rousey e Miesha Tate fazem o coevento principal da noite

Por Rio de Janeiro
315 comentários
Começa no dia 27 de setembro as vendas para a mais do que esperada revanche da luta pelo título dos pesos-médios entre o brasileiro Anderson Silva e o americano Chris Weidman, no UFC 168, dia 28 de dezembro, em Las Vegas. Segundo o site "MMA Junkie", o preço para assistir o evento ao vivo varia entre US$ 100 (aproximadamente R$ 225) e US$ 1000 (aproximadamente R$ 2.248).
Para o tradicional evento de encerramento do ano, o UFC promete montar um card repleto de boas atrações, já que as lutas confirmadas até o momento contam com as rivais e treinadoras do TUF 18, Ronda Rousey e Miesha Tate, além dos bem ranqueados pesos-pesados Josh Barnett e Travis Browne.
Anderson Silva pesagem UFC 162 Chris Weidman (Foto: Evelyn Rodrigues)Revanche entre Spider e Chris Weidman terá ingressos entre R$ 225 e R$ 2.248 (Foto: Evelyn Rodrigues)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Após a derrota de Anderson Silva para Chris Weidman, no UFC 162, em julho, o mundo do MMA se perguntou quando o Spider teria a oportunidade de tentar retomar o cinturão dos pesos-médios, que o pertenceu por seis anos. Com a revanche confirmada ainda no mesmo mês da luta que chocou a todos, o duelo passou a ser considerado o mais esperado da história do UFC.
UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Travis Browne x Josh Barnett

Gleison Tibau enfrenta Michael Johnson no UFC 168 em dezembro

Brasileiro com mais lutas no UFC volta no evento de fim de ano, que terá como luta principal a revanche de Anderson Silva contra Chris Weidman

Por Rio de Janeiro
2 comentários
Lutador brasileiro com mais lutas no UFC, com 20, o peso-leve potiguar Gleison Tibau volta ao octógono mais uma vez em 2013 no evento de fim de ano da organização, diante do americano Michael Johnson. A informação foi confirmada pelo próprio brasileiro em sua página no Facebook.
Vindos de vitórias em suas últimas lutas - Tibau venceu John Cholish e Jamie Varner, enquanto Johnson derrotou Joe Lauzon, os dois atletas tem aspirações de buscar, em 2014, uma chance de disputar o cinturão da categoria, atualmente de posse do americano Anthony Pettis.
Montagem Gleison Tibau e Michael Johnson (Foto: Editoria de Arte)Gleison Tibau e Michael Johnson se enfrentam no UFC 168, dia 28 de dezembro (Foto: Editoria de Arte)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Aos 30 anos de idade, Gleison Tibau acumula 28 vitórias e nove derrotas na carreira, e está no UFC desde 2006, quando fez sua estreia na organização com uma derrota para Nick Diaz no UFC 65. Já Michael Johnson soma 13 vitórias e oito derrotas como profissional, e está no UFC desde 2010, quando fez parte do TUF 12, estreando no torneio com derrota para Jonathan Brookins.
UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Travis Browne x Josh Barnett
Gleison Tibau x Michael Johnson

Benavidez e Johnson lutam pelo título dos moscas do UFC em novembro

Lutadores farão a revanche da primeira disputa do cinturão da categoria no evento principal do TUF 18 Finale, que acontece na cidade de Las Vegas

Por Las Vegas, EUA
12 comentários
O TUF 18 Finale, que acontece dia 30 de novembro, em Las Vegas, terá como luta principal a disputa do cinturão dos pesos-moscas, com a revanche entre o campeão, Demetrious Johnson, e Joseph Benavidez. A informação foi dara no programa "UFC Tonight", nesta quarta-feira. Johnson e Benavidez se enfrentaram pela primeira vez no UFC 152, em setembro de 2012, e o "Supermouse" saiu vencedor por decisão dividida, sagrando-se o primeiro campeão da categoria. Johnson já defendeu seu cinturão duas vezes desde então, contra John Dodson e John Moraga. Já Benavidez lutou três vezes desde então, derrotando em sequência  Ian McCall (decisão unânime), Darren Uyenoyama (nocaute) e Jussier Formiga (nocaute técnico).
Joseph Benavidez e Demetrious Johnson encarada UFC (Foto: Getty Images)Benavidez e Johnson disputarão o cinturão dos pesos-moscas do UFC em Las Vegas (Foto: Getty Images)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Demetrious Johnson tem um cartel de 18 vitórias, duas derrotas e um empate, enquanto Benavidez possui 19 vitórias e três derrotas como profissional.
TUF 18 Finale
30 de novembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Demetrious Johnson x Joseph Benavidez
Nate Diaz x Gray Maynard

Ônibus do Botafogo é apedrejado na chegada do time ao Mineirão

Janela do assento onde o zagueiro André Bahia estava sentado é quebrada. Polícia local precisa intervir para acalmar os ânimos

Por Belo Horizonte
313 comentários
A recepção do Botafogo em Belo Horizonte não foi das melhores. Na chegada do time ao estádio do Mineirão, o ônibus onde estava a delegação alvinegra foi apedrejado por torcedores do Cruzeiro. A janela onde estava o zagueiro André Bahia inclusive chegou a ser quebrada, mas nada aconteceu com o jogador. Os ânimos só foram acalmados depois de a polícia local intervir.
ônibus do Botafogo na chegada ao Mineirão (Foto: Marco Antônio Astoni)Polícia afasta torcedores do Cruzeiro na chegada do ônibus do Bota ao Mineirão (Foto: Marco Antônio Astoni)
E, se o clima fora de campo era de tensão, os jogadores do Alvinegro trataram de ir direto para o gramado para se ambientar. A prática, comum no Campeonato Brasileiro, vem sendo feita constantemente a pedido do técnico Oswaldo de Oliveira.
ônibus Botafogo apedrejado chegada (Foto: Reprodução / Instagram)Botafogo divulgou imagem da janela do ônibus quebrada (Foto: Reprodução / Instagram)
Cruzeiro e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50m, pela 22ª rodada do Brasileirão. A partida reúne o líder e o vice-líder do campeonato.
Jogadores Botafogo Mineirão (Foto: Thales soares)Jogadores do Bota fazem reconhecimento do gramado do Mineirão (Foto: Thales Soares)
Elano e W. José marcam contra 'ex' e decretam empate entre Grêmio e Santos
Igualdade deixa o Tricolor mais afastado dos líderes, enquanto Peixe festeja a reação fora de casa, mas resultado não o aproxima do G-4
 
DESTAQUES DO JOGO
  • Mudanças
    Treinadores

    As alterações de Renato e Claudinei surtiram efeito e movimentaram o placar.
    Elano  e William José construíram o placar da vitória
  • retorno
    Elano

    Recuperado de fratura de vértebra da coluna, Elano voltou em grande estilo. Mostrou desenvoltura, deu poderio ofensivo e marcou o gol.
  • como fica?
    Afastados

    O resultado foi ruim para o Grêmio, que perde os líderes de vista. O Santos festeja o ponto fora, mas que não é suficiente para aproximar do G-4.
A CRÔNICA
por Hector Werlang
209 comentários
Ambos saíram do banco, marcaram contra os ex-clubes e viraram protagonistas. Elano e William José entraram no segundo tempo e transformaram um jogo morno em emocionante. Enquanto o gremista abriu o placar, o santista balançou as redes no fim e quase fez o Peixe sair com a vitória. No final, o 1 a 1 acabou justo, mas com gosto de frustração para os donos da casa, que viram os visitantes comemorarem o ponto.
O empate é ruim para o Grêmio, já que afasta o time da busca pelo título, perdendo de vista os líderes Botafogo e Cruzeiro. Se mantém em terceiro, no G-4, pela nona rodada seguida. Agora, com 38 pontos. O Peixe vai a 29, em oitavo. Mas continua longe da zona da Libertadores e pode perder posições ao término da rodada.
Grêmio x Santos na Arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio, DVG)Grêmio e Santos empataram na Arena  (Foto: Lucas Uebel/Grêmio, DVG)
Deu sono
Foi um jogo morno no primeiro tempo. Por momentos, deu sono. E não porque os sistemas defensivos levaram vantagem sobre os ofensivos. Faltou criatividade. Faltou inspiração. Faltou qualidade. Erros de passes, de lançamentos, de dribles. Em excesso tornaram o confronto previsível. Resultado: Dida e Aranha foram meros espectadores. Neste contexto, o Santos, com maior controle de bola, foi ligeiramente superior. Gabriel, aos nove minutos, chutou com perigo após receber cruzamento de Galhardo da direita. Foi por ali, aliás, que os visitantes sempre atacaram explorando as costas de Alex Telles e de Bressan.
O Grêmio respondeu com jogada de bola parada – a única forma de ataque apresentada. Kleber e Barcos foram poucos acionados. Zé Roberto não conseguiu armar o jogo. Só uma cabeçada de Rhodolfo levou perigo. Mas teve sorte: Alisson, em chute de fora da área, acertou o travessão quatro minutos antes do intervalo. Foi a melhor chance.
Empate no fim
A conversa no intervalo não alterou o panorama da partida. Embora com mais disposição, o Grêmio continuou apostando na ligação direta, facilmente marcada. O Santos, de novo, chegou com perigo na base da jogada individual. Cícero passou por Alex e, de fora da área, chutou firme para boa defesa de Dida. Renato, então, mudou. Deu chance a Elano, e abriu mão do esquema com três zagueiros ao sacar Bressan. Não funcionou. Arriscou com Vargas, na vaga de Zé Roberto, e os três atacantes. Deu certo. Menos de um minuto depois, os dois que saíram do banco abriram o placar. Kleber serviu Vargas, o chileno passou por três e serviu Elano. O meia, dentro da área, bateu de primeira. Forte. No ângulo: 1 a 0, aos 27 minutos.
Quando a vitória parecia encaminhada, o Santos empatou. Willian José, aos 40 minutos, bateu de fora da área e venceu Dida. O Peixe ainda encontrou força extra para crescer no final. Impedido, Cícero viu o gol ser anulado após cobrança de escanteio. E Dida ainda foi salvo por bola rebatida na trave. Resultado final na Arena: 1 a 1.
 
Vitória vira para cima do Vasco em São Januário e afunda rival na crise
Gols de Alemão e Marquinhos no segundo tempo decretam terceira derrota consecutiva do time carioca e levantam moral dos baianos na competição 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • fim da seca
    André
    Após cinco jogos sem marcar, o atacante vascaíno quebrou o jejum e anotou seu nono gol no Brasileiro. Mas isso não bastou para o Vasco vencer a partida.
  • o nome do jogo
    Marquinhos
    Com uma bomba na gaveta aos 44 minutos do segundo tempo, o jogador do Vitória fez um golaço e garantiu o resultado positivo para seu time.
  • na bronca
    torcida
    A virada do Vitória no fim do jogo deixou os vascaínos irados. A torcida explodiu em protestos contra o time e contra o presidente Roberto Dinamite.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
450 comentários
Conhecido por sua torcida como o time da virada, o Vasco provou de seu veneno na noite desta quarta-feira. Com dois gols no segundo tempo, o Vitória fez 2 a 1 e levou os três pontos de São Januário, afundando ainda mais o rival em crise e, de quebra, deixando para trás o momento de desconfiança com o segundo triunfo consecutivo no returno do Campeonato Brasileiro. Os gols baianos foram de Alemão e Marquinhos, com André abrindo o placar.
O bom início mascarou o que viria a ser a atuação da equipe carioca, que perdeu o ímpeto e permitiu ao Rubro-Negro que acordasse em campo. O resultado reflete como cada um vai sair da 22ª rodada: enquanto o Leão pulou provisoriamente para o sétimo lugar, com 30 pontos, o Cruz-Maltino permanece em 17º, na zona de rebaixamento, com 24, com chance de ser ultrapassado pela Portuguesa nesta quinta-feira (joga contra o Náutico). A torcida vascaína não perdoou e protestou muito contra o time e o presidente Roberto Dinamite. O estádio recebeu 3.508 pagantes (5.624 presentes), para uma renda de R$ 85.560,00.
No domingo, o Vasco busca a reabilitação contra o Atlético-MG, às 18h30m, no Independência.
- Ao levar o primeiro gol a gente já teve a sensação de derrota, e acabaram (os adversários) acertando um chute, mais uma vez no final do jogo, indefensável. Coisas que estão acontecendo com a gente. Agora é trabalhar para enfrentar o Atlético-MG com muita honra - declarou Juninho Pernambucano.
Já o Vitória recebe o Grêmio no sábado, às 21h, no Barradão. Autor do belo gol do triunfo, com um chute de fora da área que entrou no ângulo, Marquinhos explicou o lance.
- Os zagueiros estavam dando espaço. Já tinha olhado para os dois lados, tudo marcado. Tinha tentado três, quatro vezes, e nada de acertar no canto. Mas ali fui feliz de acertar. E agora é pegar mais confirnaça pra ajudar a equipe do Vitória.
Juninho Pernambucano jogo Vasco e Vitória (Foto: Marcelo Theobald / Ag. O Globo)Juninho carrega a bola cercado por Renato Cajá na derrota do Vasco (Foto: Marcelo Theobald / Ag. O Globo)
Superioridade sem matar o jogo
Com outra postura, o Vasco começou a mil para tentar surpreender o adversário. Em questão de segundos, Marlone roubou uma bola de Victor Ramos, avançou e parou no goleiro Wilson. Na sobra, Juninho dividiu com a zaga e quase marcou. Sem dar espaços ao Vitória, o time da casa logo chegou ao seu gol, premiado pela intensidade: Fagner cruzou com perfeição, e André escorou de cabeça, aos sete minutos. Sem ligar para a vantagem, o Cruz-Maltino continuou em cima. E em dois momentos esteve muito perto de ampliar, com André e Marlone.
Apesar da pressão, a tranquilidade não veio. E o Leão ensaiou um crescimento ofensivo que jamais se confirmou ao longo da etapa inicial. Escudero e Vander (que entrou na vaga de Michel, machucado) criaram boas jogadas individuais, mas viram os companheiros falharem na pontaria, jogando fora as oportunidades. Tanto que Michel Alves, novo titular do gol vascaíno, não fez uma defesa sequer. Com ambos em fase irregular no Brasileirão, a primeira etapa não escapou dos lances feios, de disputas ríspidas no meio de campo e diversos passes equivocados. O nível técnico foi baixo.
Andre Vasco e Vitória (Foto: Alexandre Cassiano / Agência o Globo)André observa a bola entrar em seu gol, no início
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência o Globo)
Virada anunciada
Mesmo assim, a pequena torcida presente aplaudiu a equipe de Dorival Júnior pelo esforço em meio às dificuldades recentes cada vez mais claras dentro e fora de campo. E o Vitória de Ney Franco saiu preocupado. Não houve mudanças no intervalo, no entanto. Só que a partida se tornou mais aberta e equilibrada, com tempero. Em entrevista, Juninho já torcia para que o duelo tivesse acabado. De lado a lado, Yotún e Cajá por pouco não balançaram a rede antes dos dez minutos.
Mas o Vasco, pior defesa do torneio, soube controlar o rival, pouco efetivo, na maior parte do tempo com uma marcação aplicada e relativamente organizada. O Rubro-Negro, porém, aumentou a posse de bola perto do fim e, de tanto insistir, encontrou uma brecha. Alemão, que pouco antes substituíra Vander, aproveitou uma bola desviada e bateu de pé direito: 1 a 1, aos 35. Silêncio e apreensão na Colina. Que logo viraram protestos e vaias, e o time baixou a cabeça, num filme repetido.
Restava tempo. E foi o Vitória foi o dono dele. Como autênticos mandantes, os baianos imprensaram o Cruz-Maltino e chegaram ao triunfo com um belíssimo chute de longe de Marquinhos, aos 44 minutos, decretando a virada. Nos acréscimos, os cariocas até lutaram, mas, sem forças, sucumbiram mais uma vez à nuvem negra que ronda o clube. Na arquibancada, torcedores protestaram contra os jogadores e o presidente Roberto Dinamite.
 
Com dois gols de Bruno, Flu vence o Criciúma, respira e deixa rival ameaçado
Time carioca consegue segundo triunfo seguido, abre cinco pontos para a zona de rebaixamento e põe o Tigre à beira do Z-4
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
14 comentários
A passagem pelo Figueirense parece ter dado ao lateral-direito Bruno a noção certa de como deve atuar contra o Criciúma em Santa Catarina. Com dois gols do lateral-direito, que ainda não havia marcado na Série A, o Fluminense virou a partida desta quarta-feira no Heriberto Hülse e venceu por 2 a 1 - Lins marcou para o Tigre. Foi o segundo triunfo seguido do Tricolor, agora há cinco partidas sem perder. O resultado, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, elevou a pontuação carioca para 29 pontos, a cinco da zona de rebaixamento. O Criciúma estacionou nos 24, à beira do Z-4. Se a Portuguesa vencer o Náutico em casa, na quinta-feira, o Tigre fica entre os quatro últimos.
O time de Vanderlei Luxemburgo foi pressionado no primeiro tempo, parecia que não aumentaria o baixo aproveitamento de 23% como visitante, mas subiu de rendimento e conseguiu mudar o panorama no segundo.

- Acho que sim (perguntado se Santa Catarina traz sorte). Mas tem que continuar o trabalho. A gente sabe que está em situação complicada, então é buscar as vitórias para que possa lutar por coisas grandes no futuro - disse Bruno.

O Fluminense volta a campo no próximo sábado, contra o Coritiba, às 18h30m (horário de Brasília), no Maracanã. O Criciúma vai a São Paulo pegar o Santos, na Vila Belmiro, domingo, 18h30m.
Rafael Sobis Criciúma e Fluminense (Foto: Agência Photocamera)Jogadores do Criciúma disputam bola, e Sobis espera a sobra (Foto: Agência Photocamera)
Foi, não foi, mas agora foi
A torcida do Criciúma teve três oportunidades para gritar gol. Primeiro viu o bandeirinha Emerson Augusto de Carvalho (SP) anular a finalização certeira de Lins ao marcar mal um impedimento. Depois, um pênalti duvidoso de Diguinho em Marlon não entrou porque Marcel cobrou no meio, fácil para Diego Cavalieri. O grito definitivo só veio quando Bruno se atrapalhou ao cortar um cruzamento que parou nos pés de Lins e contou com o desvio em Anderson antes de entrar.
Parecia que o Fluminense ia apenas assistir a uma sequência impiedosa do Criciúma. Tanto que o técnico Vanderlei Luxemburgo tirou Diguinho e lançou Felipe para dar mais criatividade ao time aos 39 minutos do primeiro tempo. Mas a saída foi com os laterais. Em contra-ataque, Carlinhos, talvez a melhor opção até então, cruzou para Bruno empatar.
Bruno gol Fluminense contra o Criciúma (Foto: Eduardo Valente / Agência Estado)Bruno corre para o abraço após marcar para o Fluminense (Foto: Eduardo Valente / Agência Estado)
De novo Bruno

A pressão catarinense do primeiro tempo parece ter arrefecido com o baque do empate. Na volta do intervalo, o Fluminense melhorou em campo. Continuou aproveitando espaços na esquerda. Chegou a levar um susto em uma bola que passou por baixo de Cavalieri e por pouco não entrou, mas teve no chute de Rafael Sobis a salvação. Pelo lado esquerdo da área, ele mandou uma bomba no travessão, a bola sobrou para Bruno, que marcou novamente, desta vez de cabeça.

A vantagem no placar fez Luxa trocar o meia Wagner pelo volante Fábio Braga. O Tigre foi para cima, Cavalieri conseguiu segurar quando precisou com boa defesas. Sueliton tentou algumas  vezes pelo lado direito, mas não deu. O Fluminense chegou ao segundo triunfo seguido. O Criciúma, ao quarto jogo consecutivo sem vencer (um empate e três derrotas).