sábado, 25 de fevereiro de 2012

Vasco altera estratégia e treina pênaltis para decisão da Taça GB

Alecsandro é quem mais treina, mas Prass tem aproveitamento semelhante. Antes de jogo contra o Flamengo, equipe optou por não treinar cobranças

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Alecsandro treino Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)Alecsandro demonstra vontade no treino
(Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)
Na véspera do jogo contra o Flamengo, pela semifinal da Taça Guanabara, o Vasco não treinou cobranças de pênaltii. Neste sábado, em São Januário, um dia antes da decisão contra o Fluminense, a estratégia foi alterada. Dez jogadores praticaram com destaque para Alecsandro, que deu nada menos do que 21 chutes ao gol, marcando 17 vezes. O jogador é o artilheiro da equipe na temporada, com nove gols em nove partidas.
O segundo a cobrar mais vezes foi o goleiro Fernando Prass, que teve 11 tentativas e marcou nove gols. O zagueiro Rodolfo praticou seis cobranças e não errou nenhuma. Já Diego Souza desperdiçou apenas uma de nove tentativas. Dedé e Nilton tentaram seis vezes cada e erraram duas. Durante a atividade, não foi permitido o registro de imagens.
Juninho Pernambucano, Renato Silva e Wiliam Barbio foram os outros que também se arriscaram nos pênaltis. Será dessa forma que será conhecido o campeão da Taça Guanabara caso a partida deste domingo termine empatada após 90 minutos.

Vasco deve anunciar lateral Pará após final da Taça Guanabara

Dirigente cruz-maltino confirma que jogador do Santos está próximo e avisa que clube ainda busca novos reforços para o primeiro semestre

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Pará treino Santos (Foto: Flickr do Santos)Pará chegaria ao Vasco por empréstimo até o fim
do ano, sem custos (Foto: Flickr do Santos)
O Vasco está próximo de acertar a contratação de Pará. Possivelmente após a final da Taça Guanabara, o lateral-direito, que pertence ao Santos, será anunciado como novo reforço, sendo contratado por empréstimo até o fim de 2012 sem custos.
- Estamos conversando, e as possibilidades são grandes, mas só vamos fechar após a decisão deste domingo. Hoje nos falta um especialista na lateral (para compor o elenco), e o Pará tem a possibilidade de jogar dos dois lados - afirmou Daniel Freitas, diretor-executivo do Vasco.
No Santos, o diretor de futebol Pedro Luiz Nunes Conceição confirmou a negociação:
- Entre os clubes já está tudo certo. Agora faltam alguns detalhes entre o jogador e o Vasco. Caso eles se acertem, o Pará sai agora, e o empréstimo se encerra no fim do ano - afirmou.
Daniel Freitas afirmou que Pará não deverá ser o último reforço do Vasco no primeiro semestre da temporada. Com a situação dos salários praticamente resolvida – restando ainda a quitação de alguns direitos de imagem –, o clube retornou à busca por novos nomes.
- Ainda estamos buscando algumas possibilidades, se o mercado nos oferecer. Agora que melhoramos nossa situação na questão financeira, podemos novamente pensar em qualificar ainda mais o nosso elenco.

Personagens relembram as últimas finais entre Vasco e Flu no Carioca

Autor do gol do título na Taça Rio de 2004, Beto diz que decisão foi a mais importante da carreira. Marcão lamenta derrotas, e Lopes exalta conjunto

Por André Casado Rio de Janeiro
Apesar da tradição do clássico, Vasco e Fluminense não decidiram muitos títulos entre si. A frequência se tornou menor neste século e acumulou um intervalo de oito anos até o encontro marcado para este domingo, às 16h, no Engenhão, que apontará o campeão da Taça Guanabara. Somente em duas oportunidades (2003 e 2004) as equipes se cruzaram com esse gostinho. E os triunfos cruz-maltinos mantiveram a hegemonia em turnos do Carioca: foram sete finais e, em todas, a taça parou em São Januário. Pelo Brasileirão, no entanto, o Tricolor levou a melhor, em 1984, e enaltece a magnitude da conquista até hoje (veja acima os gols da final de 2003, com a letra de Léo Lima).
Em 2003, a dupla deixou os rivais para trás e fez as melhores campanhas. Os times eram bem mais modestos, e o técnico Antônio Lopes destaca o conjunto que tinha em mãos nas vitórias por 2 a 1, no Maracanã, com Léo Lima e Marcelinho Carioca como protagonistas do Vasco.
- O Vasco tem um grande time agora, muito melhor tecnicamente do que o que de 2003. Mas no senso coletivo acho que éramos superiores naquela época, taticamente havia uma obediência que foi determinante. O mesmo se aplica ao Fluminense. Antigamente, tínhamos três ou quatro jogadores de qualidade, em condições de decidir: Marcelinho, Léo Lima, Marques e o Souza, sendo que o Léo e o Souza eram muito jovens. Hoje, o grupo do Cristóvão é mais completo, tomara que o futebol seja de melhor nível também - espera Lopes, que foi expulso na decisão por provocar uma confusão ao jogar a bola no rival Alex Oliveira.
souza vasco x fluminense final carioca 2003 (Foto: Tasso Marcelo/ Agência Estado)Souza fez o gol da vitória do Vasco na final do Carioca de 2003 (Foto: Tasso Marcelo/ Agência Estado)
Vasco e Flu foram campeões e vice nos seguintes turnos do Carioca: 1987, 1994 e 2003 (pontos corridos), pela Taça GB; e 1984, 1988, 1998 (Vasco foi campeão direto em torneio polêmico), 2003 e 2004, pela Taça Rio.
Presente nas duas decisões, o volante Marcão lamenta as derrotas do Tricolor e acredita que, se a patrocinadora tivesse investido à altura, a situação teria sido diferente.
- Na época, tínhamos ótimos valores, mas hoje não se compara. Com o apoio que o Celso (Barros, presidente da Unimed) dá, com a estrutura que tem recebido, pode ser um dos melhores elencos e times mais vitoriosos do Brasil. Essa é a diferença para cá. Naquela época, era mais no coração, mais na força do grupo só.
No ano seguinte, o Flamengo foi campeão estadual. Mas a decisão da Taça Rio registrou o último embate entre os adversário desde domingo. De novo, deu Vasco por 2 a 1, como nos dois jogos da competição anterior. E Beto, antes hostilizado pela torcida, se tornou o herói. O meio-campista ganhou a camisa 10 e deixou para trás a desconfiança por ser rubro-negro declarado ao marcar o gol que assegurou o passaporte para a final do Carioca. As dificuldades era maiores, já que, do outro lado, o clube das Laranjeiras tinha Roger, Romário e Edmundo.
- Nós éramos zebras. Passei para o time, muito jovem, que só iríamos ganhar na vontade e na superação. Isso eles não podiam ter mais do que a gente. No papel, o Flu era melhor, mas ninguém ganha nada assim, antes de correr no campo. Para mim foi muito especial, a melhor das decisões porque foi jogando pelo Vasco, e eu precisava conquistar a torcida. Fiquei marcado positivamente. Falaram desse jogo na televisão, e eu comentei com meu filho: "papai fez o gol desse título, sabia?". Isso ninguém compra. Fui carregado no colo.
Antonio Lopes (Foto: VIPCOMM)Antônio Lopes treinou os rivais, mas teve sucesso mesmo pelo Vasco, como em 2003 (Foto: VIPCOMM)
Agora, segundo Beto, o Vasco entra como favorito, embora o Tricolor tenha grandes valores, por conta da união do elenco, que o surpreendeu ao brigar pelo Brasileirão de 2011 até a última rodada mesmo com a Copa do Brasil na conta. Mas não arrisca dizer para quem torcerá.
- Tenho amigos dos dois lados e joguei nos dois clubes. Quem levar, está bem entregue.
O trio, no entanto, concorda que o duelo não pode ficar tanto tempo sem valer um título.
- É jogo de decisão de Campeonato Brasileiro. Acho que isso vai mudar, pela trajetória recente. Podemos esperar mais alguns Vasco x Fluminense importantes por aí - alertou Lopes.
Treinadores têm motivações distintas
O tabu a favor é tratado com desdém na Colina. Segundo o técnico Cristóvão Borges, assim como os jogadores evitavam considerar a marca negativa contra o Flamengo, também não se apoiam na teórica vantagem (confira ao lado os gols da final de 2004.
- A gente não trabalha com essas coisas. O que procuramos sempre nesses momentos é tirar o peso. A responsabilidade é grande naturalmente, há outros ingredientes no jogo. Não é preciso colocar mais peso.
Já Abel Braga se mostra motivado em pôr uma pedra no falatório em torno dos jejuns tricolores.

- Não vemos a hora de encerrar esse jejum e estivemos muito perto da vitória no último jogo, mas o Vasco não perdoa. Eles tiveram três chances contra o Flamengo e fizeram dois gols. Contra nós foi a mesma história. O aproveitamento é muito bom. São esses datelhes que fazem a diferença. É preciso estar concentrado em todos os lances. O Vasco está com a confiança em alta e não podemos dar a mínima chance a eles. Se tivermos a oportunidade, temos de matar o jogo. Estávamos muito bem até o gol de empate deles - afirmou o comandante, em referência ao revés sofrido, por 2 a 1, há duas semanas, pela fase de grupos.
Veja as fichas técnicas dos dois últimos clássicos decisivos:
VASCO 2 X 1 FLUMINENSE
Data: 23/03/2003.
Local: Estádio do Maracanã
Árbitro: Samir Jorge Yarak
Renda:R$ 691.808,00
Público: 77.590 presentes
Cartões vermelhos: Marcelinho Carioca 39' e Marcão 39'
GOLS: Léo Lima 1', Ademílson 21' e Souza 60'

VASCO: Fábio, Russo, Alex, Wellington Paulo, Edinho, Bruno Lazaroni, Henrique (Rogério
Corrêa), Léo Lima (Rodrigo Souto), Marcelinho Carioca, Marques (Cadu) e Souza - Técnico: Antônio Lopes.

FLUMINENSE:
Kléber, Jancarlos (Zada), César, Zé Carlos, Jadílson, Marcão, Djair (Fernando
Diniz), Carlos Alberto, Alex Oliveira (Marcelo), Ademílson e Fábio Bala - Técnico: Renato Gaúcho


VASCO 2 X 1 FLUMINENSE

Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Edilson Soares da Silva
Cartões amarelos: Diego e Odvan (FLU); Wescley, Róbson Luiz e Claudemir (VAS)
GOLS: Valdir, aos 22min do primeiro tempo. Beto, aos 25min do segundo tempo. Romário aos 47min do segundo tempo.

VASCO: Fábio; Claudemir, Henrique, Wescley e Victor Boleta; Coutinho, Beto, Ygor e Rodrigo Souro (Júnior); Róbson Luiz e Valdir - Técnico: Geninho

FLUMINENSE: Fernando Henrique; Leonardo Moura, Odvan, Antônio Carlos e Júnior César; Alan (Alex), Diego, Marcão e Roger (Ramon); Edmundo (Marcelo) e Romário - Técnico: Ricardo Gomes

Barbio e Nem salvam esquemas táticos e viram peças-chave

Vasco encontra substituto com mesmas características de Eder Luis. No Fluminense, Deco celebra volta da rapidez ao ataque

Por André Casado e Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Os elencos não tiveram mudanças drásticas em relação à temporada 2011, e os times mantiveram suas bases. Ainda assim, Vasco e Fluminense chegam à decisão da Taça Guanabara, neste domingo, no Engenhão, com um toque diferente e que se assemelha em ambos os lados. De promessas do banco de reservas, Wiliam Barbio e Wellington Nem ganharam as vagas de titulares e provocaram um desafogo tático importante.
Cruz-maltinos e tricolores sofreram com algumas dificuldades no início da temporada e críticas por conta da pouca mobilidade de seus sistemas ofensivos. Na Colina, a falta de Eder Luis foi sentida na derrota para o Nacional-URU, pela estreia na Taça Libertadores. Sem o atacante, fora desde novembro após uma cirurgia no pé esquerdo, Allan poderia servir como opção para a função de ponta direita. Mas o volante também se machucou. A opção pelo atacante cabeludo, ex-Nova Iguaçu, surgiu como solução.
Já demonstrou personalidade
e confiança e sempre passa
para todos no elenco que
podem contar com ele"
Eduardo Costa, sobre Barbio
Nas Laranjeiras, a tendência é que Nem explore o mesmo setor, já que o lateral-esquerdo vascaíno Thiago Feltri, de estilo ofensivo, costumar dar espaços. O atacante - que voltou de empréstimo do Figueirense e iniciou a temporada no terceiro time - chegou a ser dúvida para a final, por sentir dores no tornozelo direito. No entanto, treinou normalmente na manhã deste sábado, nas Laranjeiras.
Há duas semanas, na vitória por 2 a 1 do Vasco sobre o Fluminense, Barbio (de 19 anos) e Nem (de 20) não figuravam na lista dos 22 escolhidos para o início do clássico.
- O Vasco achou essa referência de velocidade enquanto não tem o Eder Luis de volta. E o Barbio ainda acompanha o lateral, ajuda o Fagner e evita erros naquele lado. No Fluminense, o Sobis, que não é tão veloz, se juntava mais ao Fred e deixava às vezes a movimentação presa. Agora, o Nem acelera o jogo, e o time vai jogar em cima dele, sem dúvida - analisou André Rocha, dono do blog Olho Tático, do GLOBOESPORTE.COM.
A expectativa ficou por conta da pressão sobre os jovens, em suas primeiras chances no profissional de um time grande. Mas a personalidade de ambos tem sido enaltecida.
- Barbio provou sua qualidade até quando enfrentou a mesma dificuldade contra o Fluminense (no segundo tempo). Já demonstrou personalidade e confiança e sempre passa para todos no elenco que podem contar com ele, sim. Tem muita vontade, e podemos aproveitar o momento dele mais uma vez - acredita o volante Eduardo Costa, que disputa posição com Fellipe Bastos.
Dono original da posição na formação de Cristóvão Borges, Eder Luis torce pelo sucesso do companheiro, mas não vê uma dependência do esquema.
- Já provamos que podemos nos adaptar a outras situações. Mas é importante ter o Barbio bem, buscando espaço. Temos características semelhantes. Torço muito por ele - disse o camisa 7, que deve estar pronto para jogar em até 15 dias.
O Sobis foi muito importante em 2011, fez gols decisivos, mas tem outra característica. Raramente tivemos essa qualidade e rapidez no ataque. A entrada do Wellington Nem nos dá isso"
Deco, sobre Wellington Nem
No Fluminense, Deco citou que a saída de Emerson, em abril do ano passado, fez o Fluminense perder força em seu contra-ataque.
- O Sobis foi muito importante em 2011, fez gols decisivos, mas tem outra característica. Raramente tivemos essa qualidade e rapidez no ataque. A entrada do Wellington Nem nos dá isso. Com ele em campo, temos mais opções e ajuda bastante. Eu, Fred e Thiago Neves não somos jogadores de contra-ataque.
As torcidas de Vasco e Fluminense aprovam a escalação de Wiliam Barbio e Wellington Nem neste domingo. Em enquetes realizadas nas páginas dos dois clubes no GLOBOESPORTE.COM, o índice de aprovação foi alto: 94% no caso de Nem, e 95% no de Barbio.
Seja por lesão, opção tática ou negociações pontuais, Vasco e Fluminense chegam com 11 prováveis mudanças entre os titulares em relação ao duelo de 2011, dois meses atrás, que decidia qual time continuaria na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Os cruz-maltinos trocaram seis, inclusive a dupla de ataque - já que Alecsandro estava na reserva de Elton.
Confira a análise de André Rocha sobre duelos decisivos em 2011 e 2012:
campinho fluminesne x vasco 99 (Foto: arte esporte)
Inspirado, Montillo faz dois, e Cruzeiro vence o Democrata por 2 a 0
Meia argentino chega a 30 gols com a camisa celeste e se torna o maior artilheiro estrangeiro do clube, acima de Aristizábal
 
 
A CRÔNICA
por Marco Antônio Astoni
O Cruzeiro conquistou, neste sábado, a terceira vitória seguida no Campeonato Mineiro. Mais do que os três pontos ganhos na tabela de classificação e da chegada à segunda colocação, a vitória serviu para elevar Montillo ao posto de maior artilheiro estrangeiro da história da equipe celeste. O argentino fez os gols da vitória sobre o Democrata, no Mamudão, em Governador Valadares, ambos no segundo tempo. Foram também os primeiros de Montillo na temporada. O argentino, que não marcava há 18 jogos, chegou a 30 gols com a camisa azul e  ultrapassou o colombiano Aristizábal, que marcou 28.
Montillo cruzeiro gol democrata (Foto: Agência Futura Press )Montillo comemora um dos gols do Cruzeiro (Foto: Agência Futura Press )
O jogo foi disputado sob sol forte, em um estádio praticamente lotado. A torcida do Cruzeiro, como sempre acontece em partidas no interior, marcou forte presença. Já os torcedores do Democrata, mesmo com uma campanha muito ruim no Estadual, apenas com derrotas, tentaram incentivar os atletas da Pantera, mas sem sucesso. No total, 1.650 pessoas pagaram ingressos.
Com o resultado, o Cruzeiro assumiu, mesmo que provisoriamente, a segunda posição na tabela, com nove pontos ganhos, atrás do América-MG, mas à frente do maior rival, o Atlético-MG, que ainda jogará na rodada, neste domingo, diante do Guarani-MG, em Divinópolis. O Democrata, com mais uma derrota, segue na lanterna da competição, ainda sem marcar pontos.
Na próxima rodada, o Cruzeiro receberá o América TO, sábado, às 16h (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O Democrata faz outro jogo em casa. Na segunda-feira, dia 5 de março, às 20h30m, tem encontro marcado com a Caldense.
Futebol de baixo nível
O sol forte e o calor intenso fizeram com que os dois times começassem o jogo sem forçar nem se expor demasiadamente. A postura do Democrata foi, de certa maneira, surpreendente, já que o time de Governador Valadares não ficou recolhido no campo de defesa esperando apenas a iniciativa do Cruzeiro.
O Cruzeiro, com apenas um armador em campo - já que Roger, sentindo dores na panturrilha direita começou no banco -  teve uma boa chance para abrir o placar logo no primeiro minuto de jogo, mas depois teve enormes dificuldades para criar boas jogadas ofensivas. Montillo ficou sobrecarregado e bem marcado.
O Democrata, por sua vez, também não tinha qualidade na armação de jogadas, vivendo apenas das esporádicas jogadas de Léo Andrade, o que fez com que o jogo tivesse nível técnico muito baixo do esperado na etapa inicial.
Os minutos finais do primeiro tempo foram marcados por um gol incrível perdido pelo Democrata, com Léo Andrade, dentro da pequena área e por uma grande desorganização geral do time do Cruzeiro, que marcava mal e não conseguia atacar.
Cruzeiro superior
O segundo tempo foi bem mais agitado. Vágner Mancini mudou o esquema tático, ao colocar Walter no lugar de Rudnei. O time passou a jogar em um 4-3-3 bem ofensivo. Porém, logo na saída de bola, o Democrata chegou com perigo ao gol de Fábio, mais uma vez em jogada de Léo Andrade. O troco do Cruzeiro veio na medida certa. Logo na sequência, ainda no primeiro minuto, Anselmo Ramon deu belo passe de calcanhar para Montillo abrir o placar.
Após o gol, não restou outra alternativa ao Democrata, a não ser atacar. Assim, a Pantera deu campo à Raposa, que também criou suas jogadas de perigo. Em vantagem no placar, Mancini mandou Roger para o jogo, no lugar de Wellington Paulista, o que fez com que o Cruzeiro tivesse mais posse bola e jogasse de forma mais cadenciada. O Democrata, muito inferiormente fisicamente, já não dava mais trabalho ao sistema defensivo cruzeirense. Bob ainda foi expulso, após falta violenta em Montillo.
O goleiro Alex, que sentiu novamente o corte na perna direita - ele levou dois pontos no intervalo - não suportou as dores e deixou o gramado. Jonathan entrou em seu lugar. O golpe definitivo chegou aos 33 minutos. O criticado Diego Renan recebeu outro passe de calcanhar de Anselmo Ramon, foi até linha de fundo e bateu para o gol. No rebote do goleiro, Montillo bateu para fazer o segundo do Cruzeiro.

Juve arranca empate com Milan, que tem gol legítimo não dado pelo árbitro

Equipe rossonera segue na liderança com 1 a 1 no San Siro, mas sai de campo irritada com juiz: bola passou da linha antes de defesa de Buffon

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
O Milan tem motivos para culpar o árbitro Paolo Tagliavento por não terminar a 25ª rodada do Campeonato Italiano com boa vantagem sobre o Juventus na liderança do Campeonato Italiano: o juiz não deu um gol legítimo da equipe rossonera, que ficou no empate de 1 a 1 com a Velha Senhora neste sábado, no San Siro.
Com Robinho e Pato titulares no ataque, o atual campeão saiu na frente com um gol de Nocerino aos 14 do primeiro tempo, arriscando de fora da área após erro de Bonucci na saída de bola. Dez minutos depois, o lance polêmico. Primeiro Buffon fez uma bela defesa em cabeceio de Mexes. Na sequência, Muntari tocou de cabeça e a bola passou a linha do gol antes do goleiro rebater. Enquanto jogadores e comissão técnica do Milan comemoravam, o árbitro não validou o gol e a partida continuou.
muntari milan gol anulado buffon juventus (Foto: Agência Reuters)Buffon salva a bola dentro do gol após cabeceio de Muntari: gol não dado pelo juiz (Foto: Agência Reuters)
Logo no início do segundo tempo, outro lance polêmico. Em uma disputa pela lateral do campo, Mexes deu um soco na barriga de Borrielo, enquanto Tagliavento estava de costas, e nem recebeu cartão pela agressão.
O gol do empate do Juventus saiu aos 38 da etapa final. Depois de cruzamento da direita, Matri venceu a marcação de Thiago Silva na área e acertou um lindo chute de primeiro, com a perna direita, sem defesa para Abbiati.
O empate mantém as duas equipes bem próximas na tabela de classificação. O Milan lidera agora com 51 pontos, contra 50 do Juventus. Mas a Velha Senhora, que está invicta na competição, tem uma partida a menos (jogará dia 7 de março contra o Bologna).
robinho milan marchisio juventus (Foto: Agência Getty Images)Robinho formou o ataque titular do Milan ao lado de Pato contra o Juventus (Foto: Agência Getty Images)

TCU e cidades-sede divergem sobre preparação de estádios para 2014

Relatório do tribunal aponta dados diferentes dos comitês locais acerca das obras nas arenas; mobilidade tem menos de 4% de desembolso

Por Marcelo Parreira Brasília
O Tribunal de Contas da União divulgou na sexta-feira mais um relatório sobre os preparativos do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Um dos dados que mais chama a atenção no documento se refere à discrepância de informações entre o TCU e os comitês locais em relação aos percentuais de execução das obras nos estádios até o final de janeiro.
PERCENTUAIS DE EXECUÇÃO DAS OBRAS
Estádio Segundo o
Comitê Local
Segundo o TCU
Fonte Nova 51% 37,5%
Arena PE 32% 21,2%
Mineirão 45% 35,3%
Nacional 50% 42,5%
Maracanã 32% 25,4%
Natal 18,5% 11%
Cuiabá 38% 37,6%
Itaquera 25% 23%
Em alguns casos, a diferença supera os 10 pontos percentuais. Um exemplo é o estádio da Fonte Nova, em Salvador. Segundo o comitê baiano, até 31 de janeiro, a construção da arena já estava 51% realizada. O relatório do TCU, que não apresenta a data de encerramento do seu levantamento, aponta um percentual de execução na obra de 37,5%. Já no caso da Arena de Pernambuco, em Recife, o tribunal informa que a obra está 21,2% realizada, contra o dado de 32% informado pelo comitê pernambucano.
As diferenças também surgem no Mineirão (35,3% para o TCU contra 45% para o comitê local), Estádio Nacional de Brasília (42,5% contra 50%), Maracanã (25,4% contra 32%) e na Arena das Dunas de Natal (11% contra 18,5%). Em outros casos, a discrepância diminui, como em Cuiabá (37,6% contra 38%) e no estádio do Corinthians em Itaquera, São Paulo (23% contra 25%).
Obras do Maracanã em fevereiro, 35% (Foto: Consórcio Maracanã Rio 2014/Divulgação)Para TCU, Maracanã terminou janeiro 25,4% concluído (Foto: Consórcio Maracanã Rio 2014/Divulgação)
Para o TCU, apenas a obra do estádio do Castelão, em Fortaleza, já passou da metade (50,9%) - o comitê local dizia que até 31 de janeiro a obra já estava 56% concluída. Não foi possível comparar os dados relativos à Arena da Amazônia, em Manaus, porque o relatório do TCU não traz informações sobre o andamento da obra. Já o Beira-Rio, cujo percentual informado pelos responsáveis é de 28%, é citado como uma obra parada pelo tribunal. A Arena da Baixada, em Curitiba, é vista com um percentual de execução de apenas 5,5% pelos técnicos do TCU, mas os responsáveis pela obra afirmam que, por se tratar de uma reforma, a obra já está 60% concluída.
O relatório não traz comentários acerca do andamento das obras, e cita apenas acórdãos do tribunal relativos à fiscalização das obras que possuem financiamento pelo BNDES. Também não há maiores detalhes sobre a construção e reforma das arenas.
Menos de 4% de desembolso
O documento traz também atualizações sobre as obras nos aeroportos - com informações sobre as concessões feitas em Brasília, Guarulhos e Campinas -, de mobilidade urbana e nos portos. Estes últimos apresentam um quadro preocupante. Seis das sete obras previstas deveriam ser iniciadas até este mês, mas apenas o porto de Recife já foi propriamente iniciado. Em alguns casos, como no porto de Santos, o edital para a execução da obra ainda está sendo elaborado, e no Rio de Janeiro, o edital de licitação foi suspenso
Já em relação às obras de mobilidade urbana, o relatório traz dados sobre os financiamentos pela Caixa Econômica Federal. Das 47 operações de crédito contratadas, apenas 7 já tiveram desembolso. Em valores, menos de 4% do valor previsto - pouco mais de R$ 5,3 bilhões - já foram liberados.

'Gastaram um cartucho que pode fazer falta', diz Andrés sobre Lucas

Atual diretor de Seleções da CBF rebate Emerson Leão e explica liberação do jogador para o clássico deste domingo, contra o Palmeiras, em Prudente

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
A polêmica envolvendo a liberação de Lucas para o clássico deste domingo, entre Palmeiras e São Paulo, e as insinuações do técnico Emerson Leão contra o comando da CBF ganharam mais um capítulo neste sábado. Em entrevista ao Globo Esporte, Andrés Sanches, atual diretor de Seleções da entidade, comentou a situação do atleta e rebateu as declarações do comandante tricolor.
Segundo o dirigente, Lucas não havia sido liberado pela CBF porque não havia recebido nenhum pedido do clube. Tal solicitação só teria ocorrido no fim da tarde da sexta-feira, através da Federação Paulista de Futebol.
- Não tínhamos recebido nenhum pedido do São Paulo. Quando recebemos já era 18h, via Federação Paulista de Futebol. Como não vai perder nenhum treino da Seleção, não teve nenhum motivo para não liberar o jogador - declarou Andrés, que foi enigmático ao citar que tal pedido pode fazer falta ao clube do Morumbi no futuro.
- Eles gastaram um cartucho que talvez lá na frente faça falta.
Apesar de a situação ter sido resolvida, Andrés Sanches confirmou que a CBF vai manter ação contra o treinador. Agora, Leão terá de dar explicações ao STJD sobre as declarações de que uma pessoa ligada à entidade teria orientado Lucas a forçar o terceiro cartão amarelo contra o Bragantino para ficar impedido de disputar o clássico deste domingo, em Presidente Prudente.
- O Leão foi infeliz de dizer que pessoas da CBF teriam insinuado este tipo de coisa. Ele não pode jogar uma coisa dessa no ar sem falar a pessoa que fez isso. Eu quero saber quem foi para nós demitirmos. Isso é inadimissível no futebol nos dias de hoje, mas o Leão foi infeliz e espero que lá no STJD ele reconheça ou diga quem foi que fez.
Em entrevista ao Arena SporTV, na sexta-feira, Andrés Sanches havia chamado Emerson Leão de mentiroso e que não liberaria Lucas para o clássico. O ex-presidente do Corinthians explicou o motivo de ter mudado de ideia.
- O pedido chegou. E eu sou um cara de diálogo. Não vai ser só por cisma ou por ter discutido que não vou liberar o jogador. Se o Lucas fosse perder algum treino, realmente a gente não liberaria, mas o São Paulo está fazendo uma logística para ele embarcar amanhã, vai chegar a tempo de fazer o treinamento com todos os companheiros.

Náutico anuncia reforços para o meio-campo: Ramon e Tozo

Jogadores assinam contrato e reforçam o Timbu, que deve anunciar mais três. Meia ex-Fla, Galo e Corinthians aparenta estar acima do peso

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
Ramon, meio-campo do Náutico (Foto: Divulgação/ Náutico)Ramon, novo meia do Náutico, aparentemente
acima do peso (Foto: Divulgação/ Náutico)
Um sábado de novidades para o torcedor o alvirrubro. A direção do Náutico confirmou a contratação de mais dois jogadores, que chegam para reforçar o meio-campo: o meia Ramon e o volante Tozo assinaram contrato com o Timbu.
O meia Ramón, de 23 anos, assinou contrato com o Náutico até o fim da Série A. Na foto oficial do Timbu, o atleta aparenta estar acima do peso e deve ter que realizar um trabalho físico. Após se profissionalizar as 17 anos, em 2005, no Atlético-MG, com boas atuações, transferiu-se para o Corinthians no ano seguinte. No clube paulista, realizou poucas partidas e acabou sendo negociado com o CSKA, da Russia. A oportunidade de voltar ao Brasil surgiu em 2010, com o Flamengo. O clube carioca formalizou a contratação do meia, por empréstimo.
Na época, o atleta chegou a revezar posição com o sérvio Petkovic, um dos maiores ídolos da Gávea. Ramón chegou logo depois da saída do treinador Waldemar Lemos do rubro-negro.
- Após minha chegada no Flamengo, todos elogiaram bastante o trabalho que o Waldemar tinha feito por lá e pra mim será uma honra trabalhar com ele aqui no Náutico”, disse o atleta que revelou uma de suas principais características. “Sou um meia-atacante que gosto de dar assistências e fazer jogadas individuais' - disse ao site oficial do Náutico.
Em 2011, com a permanência do Bahia na Série A, Ramón se transferiu para a Boa Terra, começou bem e logo conquistou a torcida tricolor, mas teve que retornar ao CSKA, clube detentor dos direitos federativos, por onde realizou sua última partida oficialmente, em outubro de 2011. Apesar da pouca idade, o jovem acumula experiências de títulos internacionais como a Supercopa da Rússia (2009) e a Copa do Primeiro Canal (2007). Além disso, já fez parte da seleção brasileira, sangrando-se campeão sul-americano sub-17 em 2005.
Tozo - Náutico (Foto: Reprodução / TV Globo)Volante Tozo volta ao Náutico
(Foto: Reprodução / TV Globo)
Tozo, 31 anos, ídolo da torcida alvirrubra em 2005 e 2006, irá reforçar o Timbu até o término do estadual, com possibilidade de renovação. O atleta estava desde 2008 na Turquia, onde atuou em três clubes, Gençlerbirligi (2006/07), Hacettepespor (2007/08/09), Gençlerbirligi (2009/10) e, por último, DC Karabükspor (2010/11).
Antes de assinar contrato, o jogador estava acompanhado do seu empresário Nivaldo e chegaram a um acordo com a diretoria alvirrubra.
- Nunca escondi a admiração que eu tenho por esse clube. Quando estava de férias no Recife sempre comparecia aos jogos com minha família pra matar um pouco a saudade - disse Tozo.
Além de Ramon e Tozo, a direção do Náutico já havia confirmado a contratação do goleiro Fleipe, que chegou emprestado pelo Santos. O presidente alvirrubro, Paulo Wanderley, disse que o clube pretende anunciar mais três contratações até o fim do prazo para as inscrições no Estadual, dia 2 de março.
- Queremos mais um meia, um atacante e um lateral-direito. Estamos fortalecendo nosso elenco e vamos vir com tudo neste segundo turno - promete o dirigente.

Parente de Osama bin Laden vai ser piloto de equipe inglesa de Superbike

Membro da famosa família saudita, Abdulaziz bin Laden participará do Campeonato Britânico de Superbikes nesta temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Winchester, Inglaterra
Abdul aziz bin Laden superbike (Foto: Visor Down)Abdul Aziz bin Laden vai competir na Inglaterra
(Foto: Visor Down)
Um membro da família bin Laden irá correr no Campeonato Britânico de Superbikes. Abdulaziz bin Laden, de 30 anos, será um dos pilotos da equipe Moto Rapido Ducati, de Winchester, na Inglaterra, para a temporada de 2012.
De acordo com o site da Moto Rápido, Abdulaziz disputou três campeonatos de Superbike nos Emirados Árabes Unidos, entre 2008 e 2010. Em 2011 e 2012, o piloto, que tem o apelido de Aladin, correu no Qatar.
- Estou muito feliz de fazer parte do Campeonato Britânico de Superbikes. Nesta temporada, será feita história com a primeira colaboração entre uma equipe saudita de corrida e uma britânica, e eu entendo que isso será um desafio para mim. Eu farei meu melhor para aprender o mais rápido que eu puder – disse Abdulaziz ao site oficial da equipe.

Brasileiro de 16 anos vence a terceira seguida no Circuito Mundial de skate

Pedro Barros conquista o tri da etapa de bowl na praia de Bondi, na Austrália

Por GLOBOESPORTE.COM Sydney, Austrália
Pedro Barros, de 16 anos, venceu sua terceira competição seguida e segue imbatível no Circuito Mundial de skate. O brasileiro conquistou neste sábado o tricampeonato do Bowl a Rama, competição de bowl disputada na praia de Bondi, em Sydney. Com isso, ele dispara na liderança do ranking geral.
skate Pedro Barros no Mundial de Bowl em Bondi (Foto: Divulgação / Bowl a Rama)skate Pedro Barros no Mundial de Bowl em Bondi (Foto: Divulgação / Bowl a Rama)
A próxima etapa do Circuito Mundial será no Rio de Janeiro, na próxima semana. O Rio Vert Jam terá apenas disputas de vertical – no halp pipe.
Pedrinho venceu, no início do mês, o campeonato de Wellington, na Nova Zelândia. Na semana passada, foi campeão em Sydney, na praia de Manly, vizinha de Bondi.
Para levar o título em Bondi, Pedrinho deixou para trás skatistas consagrados, como Bucky Lasek e Rune Glifberg.
Resultados da final em Bondi:
1. Pedro Barros
2. Bucky Lasek
3. Rune Glifberg
4. Nathan Beck
5. Nolan Munroe
6. Joshua Rodriguez
7. Steve Pineiro
8. Jack Fardell