terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Esposa de José Aldo diz que Dana fez pressão para brasileiro lutar lesionado

Segundo Vivianne Oliveira, dirigente disse que eles perderiam milhões sem lutar no UFC 189. Ela também afirma que "odeia" Conor McGregor e prevê: "Aldo vai finalizar"

Por Rio de Janeiro
lesão na costela sofrida por José Aldo poucos dias antes do UFC 189, realizado em julho, foi alvo de muita polêmica na ocasião. A organização dizia que o laudo de um médico americano não apontava fratura, enquanto a equipe do brasileiro dizia que o local tinha sim uma fratura. Apesar disso, Dana White garantiu na época que não tentou forçar o atleta da Nova União a lutar. Entretanto, a esposa do campeão linear dos pesos-penas do Ultimate, Vivianne Oliveira, contou ao Combate.com que o presidente da companhia fez pressão para que o confronto com Conor McGregor ocorresse no dia 11 de julho ao dizer que eles deixariam de ganhar valores que nunca haviam visto antes. Mas não foi possível e Aldo foi substituído por Chad Mendes, que lutou - e perdeu - pelo título interino da divisão até 66kg. Posteriormente,Dana disse que o lutador deixou de ganhar cerca de R$ 12 milhões.
- O Aldo teve a lesão sim, tem vídeo. O cara deu um rodado, acertou a costela dele no lado esquerdo e quebrou. O Dedé me ligou meia hora depois de ir para o hospital pedindo para eu ficar calma porque não sabia se tinha quebrado. Não queríamos alarmar ninguém porque não sabíamos se ele iria lutar ou não. Depois de um tempo, Dedé me liga e diz que ele quebrou e que precisaria de três ou quatro semanas para voltar. Faltavam duas semanas para a luta, ficamos desesperados. Passava um filme. E o Dana ligando, falando em valores: "São milhões de dólares que vocês estão perdendo. Vocês têm que lutar. Vocês nunca ganharam isso na vida". O Junior tentando de tudo, fez infiltração, fez de tudo. Mas eles não queriam soltar a nota por que senão iam botar quem no lutar? Eles gastaram milhões na luta. Como iam falar que ele quebrou a costela? Eles não queriam assumir, seguraram, ficaram jogando para a gente, e a gente falando que quebrou. A comissão lá não ia deixar ele lutar com a costela quebrada. Ele teria que fazer exames antes de lutar. Nós mesmos não queríamos falar que estava quebrada, mas não tinha como não falar. Íamos passar por mentirosos? Foi uma briga. Eles falando que não estava quebrada, o médico lá falando que não estava quebrada, e ficou nessa briga - afirmou.
Encarada José Aldo e Conor McGregor UFC Go Big (Foto: Evelyn Rodrigues)José Aldo e Conor McGregor vão se enfrentar na luta principal do UFC 189, 12 de dezembro (Foto: Evelyn Rodrigues)
Vivianne recordou os momentos vividos antes de ser definido que Aldo seria retirado do card do UFC 189. Na véspera do prazo final, o brasileiro - que enfrenta Conor McGregor neste sábado, no UFC 194 - fez uma última tentativa de fazer um treinamento, mas o resultado foi dor e choro.
- Vimos que não dava para lutar. A vida não é só dinheiro, são 10 anos de carreira para chegar lá e estar no topo. Se manter não é fácil. Tomamos uma decisão em comum, fiquei mal pra caramba, ele ficou abalado demais, muita gente tinha comprado ingresso, vários amigos. Ele queria lutar. Tínhamos que dar a resposta numa sexta-feira. Na quinta-feira a noite ele disse: "Vou lutar". Cheio de dor, não conseguia se mexer, tossia e doía. Ele levantou, arrumou a mochila e, quando chegou na academia, o Dedé perguntou: "O que você está fazendo aqui?". Ele se arrumou, tentou fazer alguma coisa e sentiu na hora. Chorou de dor de novo. Não tinha condições. Ele tentou de tudo, mas não dava mesmo. Foi melhor adiar e bola pra frente. Não vai ser isso que vai nos abalar. Foi difícil pra caramba, sofremos muito. Era muita gente ligando, falando...
 Só financeiramente que essa é a maior luta dele. De resto, não acho. O McGregor é um bom lutador, mas nessa luta com o Chad Mendes enxerguei muita coisa nele. Juro que estava torcendo para ele ganhar, mas ao mesmo tempo não conseguia. Queria que ele ganhasse do Chad porque a gente pensa financeiramente, mas torcia muito para o Chad enfiar a porrada nele. Não aguento, odeio esse cara. Sonhei que o Aldo vai finalizá-lo no mata-leão"
Vivianne Oliveira, esposa de José Aldo
Com a data tão esperada finalmente chegando, Vivianne disse ter sonhado que Aldo vencerá por finalização com um mata-leão e que o duelo de McGregor contra Chad Mendes mostrou que o solo é realmente o melhor caminho para que seu marido tenha o braço erguido pelo árbitro no fim do combate. Ela ainda desdenhou do irlandês ao dizer que esta só é a maior luta da vida do brasileiro no ponto de vista financeiro, mas deixou claro que odeia o falastrão.
- Só financeiramente que essa é a maior luta dele. De resto, não acho. O McGregor é um bom lutador, mas nessa luta com o Chad Mendes enxerguei muita coisa nele. Juro que estava torcendo para ele ganhar, mas ao mesmo tempo não conseguia. Queria que ele ganhasse do Chad porque a gente pensa financeiramente, mas torcia muito para o Chad enfiar a porrada nele. Não aguento, odeio esse cara. Sonhei que o Aldo vai finalizá-lo no mata-leão. Sonhei antes do Aldo se machucar e vi isso claramente na luta do McGregor com o Chad. Quando vi o Chad dando passeio nele no chão, falei: "Junior vai finalizar. Tenho certeza absoluta" - disparou.
Mas não foi só McGregor que tirou Vivianne do sério antes do UFC 189. O Ultimate também a deixou irritada ao criar cinturão interino, que agora tem o irlandês como dono. Na opinião dela, a organização foi injusta com Aldo, mas ela garante que o próprio brasileiro ficou tranquilo quanto a isso. 
José Aldo com sua esposa, Vivianne Oliveira (Foto: Arquivo Pessoal)José Aldo com sua esposa, Vivianne Oliveira (Foto: Arquivo Pessoal)
- Foi revoltante! Fiquei revoltada. Ele fica tranquilo. Eu fico revoltada. Fico p***. Falo mesmo, porque eu fiquei "P" da vida. Aconteceu várias vezes com o Chris Weidman e isso nunca aconteceu (de criarem cinturão interino). Até com o próprio Cain Velásquez. Ficou um tempão e nada. Agora, para ele deram uma desculpa de que se machucou cinco vezes. Tentaram fazer algo para justificar o ato deles porque a luta tinha ingressos esgotados. Gastaram uma grana, tinha que acontecer o show. Entendo o lado deles, do UFC, de ter que acontecer o show. Entendo o lado empresarial, mas também temos que entender o lado da pessoa. Ele não é um campeão feito ontem. Está lá há muito tempo, é o único campeão da categoria. Fiquei triste, mas para ele isso não é nada. Ele diz que campeão interino para ele não é nada. Ele é o campeão e ponto final. Fico chateada com algumas atitudes, mas tudo é business.
Vivianne ainda voltou a criticar Conor McGregor por conta de suas provocações, especialmente quando envolvem a família de José Aldo.
- Uma vez o McGregor falou da família, que ia mandar o Aldo para a família dele, para a mulher dele no Brasil. Fiquei bolada, fiquei p***. Vai falar de outras coisas. Quem ele pensa que é? Melhor o Junior voltar para a família dele do que você não ter para quem voltar. Ele vai perder e não vai voltar para ninguém. Fala demais da conta. Gosta de se promover às custas dos outros - finalizou.
Combate transmite o UFC 194 ao vivo e com exclusividade neste sábado, a partir de 21h30m (horário de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real no mesmo horário, com vídeo ao vivo das duas primeiras lutas do card preliminar.
UFC 194
12 de dezembro, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-pena: José Aldo x Conor McGregor
Peso-médio: Chris Weidman x Luke Rockhold
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Yoel Romero
Peso-pena: Max Holloway x Jeremy Stephens
Peso-palha: Tecia Torres x Michelle Waterson
Peso-meio-médio: Demian Maia x Gunnar Nelson
Peso-galo: Urijah Faber x Frankie Saenz
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Colby Covington
Peso-meio-médio: Court McGee x Márcio Lyoto
Peso-leve: John Makdessi x Yancy Medeiros
Peso-leve: Léo Santos x Kevin Lee
Peso-leve: Joe Proctor x Magomed Mustafaev

Fanning cita tubarão, mas não se vê o maior merecedor do título: "Briga boa"

Cinco meses após sobreviver a ataque na África, australiano luta por tetra mundial contra trio brasileiro e faz questão de encher a bola de Toledo, Mineirinho e Medina

Por Direto de Oahu, Havaí
Mick Fanning em Pipeline, no Havaí (Foto: WSL / Kirstin Scholtz)Mick Fanning posa ao lado da taça de campeão mundial em Pipeline (Foto: WSL / Kirstin Scholtz)
Ter sobrevivido a um ataque de tubarão, em julho, durante a final da etapa da África do Suldo Circuito Mundial já poderia ser considerado o grande título de Mick Fanning neste ano. Mas o australiano de 33 anos é um dos principais surfistas do mundo e superou o grande susto para chegar na havaiana Pipeline na liderança do ranking e em bela posição para brigar pelo seu tetracampeonato mundial. Maior rival dos brasileiros Filipe Toledo, Adriano de Souza e Gabriel Medina na luta pelo caneco, Mick não acredita que o grave incidente em Jeffreys Bays o faça ser mais merecedor dos que os adversários. Fã dos membros do Brazilian Storm, o aussie enche a bola do trio e prevê uma empolgante batalha pelo troféu de melhor da temporada de 2015. De olho no futuro, Fanning também fez questão de deixar claro que não achou ruim a manutenção da etapa de J-Bay no calendário do Circuito Mundial de 2016. Ele está doido para voltar lá, de preferência, com quatro títulos mundiais no currículo. 
- Todo ano é especial, todo título mundial é especial e diferente por razões especiais. Se não acontecer de eu ser campeão neste ano, eu não vou achar que eu merecia mais do que os outros pelo que aconteceu comigo em Jeffreys Bay. Vai ser uma briga boa, mas seria muito especial eu ser o campeão. Foi ano um maluco e aprendi muito sobre mim mesmo. Estou feliz por estar aqui, tendo a chance de ter uma segunda chance, fazendo o que eu amo - disse Mick, nesta terça-feira, na abertura da janela para a realização de Pipeline.
Momento em que tubarão se aproxima de Mick Fanning durante final da etapa de Jeffreys Bay (Foto: Divulgação / WSL)Momento em que tubarão se aproxima de Mick Fanning durante final da etapa de Jeffreys Bay (Foto: Divulgação / WSL)
Fanning e todos os outros 32 competidores já garantidos na chave principal da última etapa do ano deverão ter de esperar pelo menos até quinta-feira para estrearem na competição. Isso porque, após não haver competição nesta terça, o dia inaugural da janela, a Liga Mundial de Surfe (WSL) anunciou que nesta quarta, com chamada às 16h (de Brasília), deverá ser realizada apenas a triagem, disputa que classificará os dois melhores para o campeonato. Quando o campeonato de fato começar, Mick sabe que precisará secar os brasileiros, adversários que ele elogiou bastante. O GloboEsporte.com vai acompanhar tudo em Tempo Real.
- Os garotos brasileiros estão indo muito bem. O Adriano impulsionou esses caras durante muito tempo, daí apareceu o Gabriel sendo campeão e agora o Filipe. É muito bom ver esse crescimento de caras de diferentes estilos. É fantástico para o Brasil e também para o surfe. Sei que não vai ser fácil, mas estou preparado para ir melhor do que eles.
Mick Fanning, Filipe Toledo e Gabriel Medina em entrevista no Havaí (Foto: David Abramvezt)Mick Fanning, Filipe Toledo e Gabriel Medina em entrevista no Havaí (Foto: David Abramvezt)
Campeão do QS 10.000 de Sunset Beach, encerrado na semana passada, também no Havaí, Mick acredita que chegará muito embalado para a briga.
- Não era o meu foco ser campeão, que queria mesmo era me preparar para Pipeline. Então foi algo muito bom ir longe no campeonato e ganhar um título importante nessa preparação. Eu chego muito bem em Pipeline.
Questionado se concorda com a manutenção de Jeffreys Bay no calendário do Circuito Mundial para a temporada de 2016, Mick Fanning disse que a etapa é muito boa e que ataques de tubarão podem acontecer em outros eventos do Tour. 
- Por que não manter J-Bay? É uma ótima onda. É perigoso por causa dos tubarões e a WSL vai fazer um trabalho de prevenção para afastar os tubarões. Com certeza, eu estarei lá. Tem outros lugares que também são perigosos e têm etapas, como Margaret River (AUS). Lá tem bastante tubarão, assim como Jeffreys Bays. Pipeline e Fiji também têm chance de aparecer tubarão.  Esse é o nosso esporte e precisamos tomar decisões, sempre da melhor forma possível. 
Mick Fanning campeão QS Sunset Beach (Foto: Reprodução WSL)Mick Fanning é levantado após ser campeão do QS 10.000 de Sunset, na semana passada (Foto: Reprodução WSL)
BATERIAS DA 1ª FASE
1. Italo Ferreira (BRA) X Adrian Buchan (AUS) X Glenn Hall (IRL)
2. Owen Wright (AUS)X Jadson André (BRA) X Dusty Payne (HAV)
3. Gabriel Medina (BRA) X Keanu Asing (HAV) X a definir
4. Adriano de Souza (BRA) X Michel Bourez (TAI) X a definir
5. Filipe Toledo (BRA) X Kolohe Andino (EUA) X a definir
6. Mick Fanning (AUS) X Sebastian Zietz (HAV) X definir
7. Julian Wilson (AUS) X Kai Otton (AUS) X Ricardo Christie (NZL)
8. Jeremy Flores (FRA) X Matt Wilkinson (AUS) X Jordy Smith (AFS)
9. Kelly Slater (EUA) X Taj Burrow (AUS) X CJ Hobgood (EUA)
10. Nat Young (EUA) X John John Florence (HAV) X Brett Simpson (EUA)
11. Bede Durbidge (AUS) X Wiggolly Dantas (BRA) X Adam Melling (AUS)
12. Josh Kerr (AUS) X Joel Parkinson (AUS) X Miguel Pupo (BRA)
AS CHANCES DE CADA UM SER CAMPEÃO
Mick Fanning é campeão mundial se:
- vencer a etapa
- chegar em 2º e Toledo e Mineirinho não vencerem
- chegar até a semifinal, Toledo não passar das quartas e Mineirinho da semifinal
- chegar até as quartas, Toledo não passar da 5ª fase e Mineirinho das quartas
- chegar até a 5ª fase, Toledo não passar da 3ª fase, Mineirinho da 5ª fase, e Medina não vencer
- chegar até a 3ª fase, Toledo não passar da 2ª fase, Mineirinho da 3ª fase, Medina das quartas, e Owen não vencer a etapa
- parar na 2ª fase, Toledo não passar da 2ª fase, Mineirinho da 3ª fase, Medina das quartas, e Owen não vencer a etapa

Filipe Toledo é campeão mundial se:
- vencer a etapa
- chegar em 2º e Fanning e Mineirinho não vencerem
- chegar até a semifinal e Fanning e Mineirinho não passarem da semifinal (caso Mineirinho seja 2º haverá bateria de desempate)
- chegar até as quartas, Fanning não passar das quartas e Mineirinho da semifinal
- chegar até a 5ª fase, Fanning não passar da 5ª fase, Mineirinho das quartas, e Medina não vencer a etapa
- chegar até a 3ª fase, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase, Medina das semifinais e Owen e Julian não vencerem a etapa (se Julian vencer a etapa, haverá bateria desempate)

Adriano de Souza é campeão mundial se:

- vencer a etapa
​​- chegar em 2º, Toledo não passar das quartas e Fanning da semifinal (caso Toledo pare na semifinal, haverá bateria de desempate)
- chegar até a semifinal, Toledo não passar da 5ª fase e Fanning das quartas
- chegar até as quartas, Toledo não passar da 3ª fase, Fanning da 5ª fase e Medina não vencer a etapa
- chegar até a 5ª fase, Toledo e Fanning não passarem da 3ª fase e Medina e Owen não vencerem a etapa

Gabriel Medina é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Toledo não passar da 5ª fase e Fanning e Mineirinho não passarem das quartas
- chegar em 2º, Toledo, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase e Owen não vencer a etapa
- chegar até a semifinal, Toledo não passar da 2ª fase, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase, e Owen e Julian não vencerem a etapa

Owen Wright é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Toledo e Fanning não passarem da 3ª fase, e Mineirinho da 5ª fase

Julian Wilson é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Toledo não passar da 2ª fase, Fanning e Mineirinho da 3ª fase, e Medina da semifinal (caso Toledo pare na 3ª fase haverá bateria de desempate)
OBS.: Em caso de empate em pontos de dois ou mais surfistas na classificação final do Mundial, haverá o "surf off". Trata-se de uma ou mais baterias extras, homem a homem, que decide um único vencedor. Fica a cargo da comissão de prova decidir o número de baterias.

Para se dedicar à família, Cuca recusa trabalho para o início de 2016

Treinador, que rescindiu seu contrato na China, deseja ficar próximo dos familiares, estudar o futebol nacional e assistir a jogos na Europa. Dois clubes o procuraram

Por Rio de Janeiro
Cuca treinador Shandong Luneng (Foto: Reprodução Sina.com)Cuca dirigiu o Atlético-MG até o fim de 2013 (Foto: Reprodução Sina.com)
Não será no começo da próxima temporada que o torcedor voltará a ver Cuca dirigindo um time brasileiro. Embora tenha rescindido seu contrato com o Shandong Luneng, da China, e ter recebido sondagens para retornar ao futebol brasileiro, o treinador dará um tempo na carreira. Com problemas de saúde na família, o técnico optou por não aceitar nenhum convite.
De acordo com seu agente, Eduardo Uram, dois grandes clubes do Brasil o procuraram, mas Cuca estaria sem cabeça para iniciar um trabalho visando 2016. Cuca ficou quase dois anos na China.
- Nós fizemos no sábado a rescisão dele no Shandong. Nos reunimos e o Cuca conversou com os familiares. Ele está com problemas de saúde na família, são duas situações de recuperação e que causam preocupação nele. Uma é com o Cuquinha, que é seu auxiliar. Ele recebeu até duas consultas de clubes que sempre teve o interesse em trabalhar - explicou o empresário do treinador, que preferiu não expor os nomes dos clubes pelas conversar não terem evoluído.
Não há prazo estipulado para o retorno do treinador, mas é possível que ainda no primeiro semestre do ano que vem, caso receba uma proposta, Cuca volte a trabalhar. A preferência é pelo futebol brasileiro.
- Quero deixar claro que a recusa dele em relação às sondagens não se dá pela condição relação financeira, mas pelas razões próprias dele. O Cuca planeja voltar revigorado e inteiro, sem nenhum tipo de problema, e atualizado com o futebol brasileiro. 
O São Paulo, que está sem treinador, via em Cuca uma possibilidade para assumir o time em 2016. O treinador dirigiu a equipe em 2004. Seu último trabalho no Brasil foi no Atlético-MG, equipe que comandou até o fim de 2013.