quarta-feira, 4 de maio de 2011

Pesadelo vermelho: Inter perde em casa e está fora da Libertadores

Falcão volta a cair para um uruguaio na Libertadores, desta vez como treinador. Peñarol vence de virada, por 2 a 1

por Alexandre Alliatti
Alejandro Martinuccio comemora gol do Peñarol contra o Internacional (Foto: EFE)Martinuccio comemora o gol: festa uruguaio e drama
colorado no Beira-Rio (Foto: EFE)
É um pesadelo. Em algum momento nesta quinta-feira, cada torcedor colorado espera despertar suado, com o coração acelerado, e perceber que não é verdade que o Inter levou 2 a 1 do Peñarol em casa e deu adeus à Libertadores. Cada sujeito que veste vermelho há de acordar no meio da madrugada, assustado, e se dar conta que, imaginem, o Inter do ídolo Paulo Roberto Falcão, com o talento de D’Alessandro, com os gols de Leandro Damião, simplesmente não pode ter levado uma virada em casa na noite desta quarta-feira, simplesmente não pode ter visto a esperança do tricampeonato continental morrer em cinco minutos inexplicáveis, simplesmente não pode ter transformado uma vaga que parecia encaminhada em decepção. Bobagem. Tudo bobagem. O Inter está, sim, fora da Libertadores da América. Pesadelos também podem ser reais.
Foi inacreditável. O Inter abriu 1 a 0 na largada do jogo e ficou com a vaga na mão. Mas o Peñarol foi lá e virou, com dois gols em cinco minutos, no início do segundo tempo, diante de um adversário adormecido, perdido, pasmo. Oscar fez o gol dos brasileiros. Martinuccio e Olivera marcaram para a equipe de Montevidéu.
Paulo Roberto Falcão, em seu retorno à Libertadores, revive o drama de três décadas atrás, novamente para um uruguaio. Em 1980, perdeu a final para o Nacional; em 2011, caiu nas oitavas de final para o Peñarol.
Os carboneros aguardam a definição de seu oponente nas quartas de final. Será o Grêmio ou o Universidad Católica. Ao Inter, resta se livrar do pesadelo, chorar sua dor e encarar os dois Gre-Nais decisivos do Gauchão.

Piscou o olho, perdeu o gol de Oscar
Tinha colorado comprando cachorro-quente. Tinha colorado ao telefone. Tinha colorado entrando no estádio. Tinha até colorado estacionando o carro. E lá foi Oscar, em um piscar de olhos, colocar o Inter na frente. Tinha só um minuto o jogo no Beira-Rio quando o guri tabelou com Leandro Damião, avançou com a bola e mandou o chute no canto esquerdo do goleiro Sosa. Mal parecia verdade. Cedo, muito cedo, mais cedo do que os colorados mais empolgados poderiam sonhar, o Inter estava na frente.
Era a melhor notícia do mundo para aquela massa vermelha que ainda se acomodava no estádio. Com o gol, era certa a vitória, estava combinado o passeio, estava tudo perfeito, certo? Nada disso. O toque da bola na rede dos carboneros pareceu uma senha para o Peñarol mostrar as garras, expor os dentes e ir para o ataque. Aconteceu aquilo que vem ocorrendo sistematicamente com o Inter de Falcão: o oponente conseguiu circular com a bola, mas sem criar grandes chances. Quando criou, quase provocou um infarto coletivo no Beira-Rio.
Se não tivesse torcida do Peñarol (e muita: umas 2 mil pessoas), seria possível ouvir os grilos do Beira-Rio aos 15 minutos, tamanho o silêncio que envolveu o Gigante quando Freitas subiu na primeira trave e cravou a testa na bola. O lance redimensionou o conceito de susto. A bola foi em diagonal na direção do gol, inalcançável para Renan, irremediável para a zaga. Tinha todo o desenho de gol. Mas ela saiu. Graças a todos os santos colorados, ela saiu.
E graças a Bolatti, uma outra não entrou. Após escanteio da esquerda, a bola tomou o rumo do gol. Se o volante argentino não estivesse por ali, a vitória parcial teria virado empate no primeiro tempo. O jogador cortou na pequena área.
Mas nem tudo foi susto. O Inter, sustentado em um esquema 4-5-1, com Oscar, D’Alessandro e Andrezinho na articulação, criou suas chances também, e até em maior número do que o Peñarol. Andrezinho mandou três chutes, todos tortos, para fora. D’Alessandro mandou colocado, também para fora. E Kleber teve a melhor das oportunidades desperdiçadas. Recebeu pela esquerda, após bom tabelamento de Kleber e Damião, e mandou chute cruzado – de novo, para fora.
Duas punhaladas
Para uma torcida que já venceu o Barcelona e já perdeu para o Mazembe, poucas coisas soam inacreditáveis, seja para o bem, seja para o mal. Mas não pareceu real o que aconteceu nos primeiros cinco minutos de segundo tempo no Beira-Rio. Parecia pegadinha aquela bola entrando com bizarros 11 segundos. Parecia piada de mau gosto aquela outra bola morrendo na rede de Renan logo depois. Em tão pouco tempo, duas punhaladas. Absolutamente impossível de acreditar.
O Beira-Rio mergulhou em um misto de incredulidade, tristeza, preocupação e desejo de apoiar. Do outro lado, a torcida do Peñarol vivia segundos de êxtase, de surto, de euforia. Foi tudo tão rápido... O primeiro gol foi na saída de bola, uma arrancada de Martinuccio, o melhor jogador do Peñarol, caçado inutilmente por Bolívar. No segundo, Aguiar cruzou da esquerda e Olivera, muito bom centroavante, fuzilou Renan de cabeça.
O jogo virou uma roleta-russa para o Inter. Ao mesmo tempo em que precisava atacar, o time de Paulo Roberto Falcão corria riscos absurdos atrás. Freitas, com o gol vazio, perdeu chance clara em rebote de Renan, após cruzamento da direita. A defesa colorada estava em curto-circuito.
Cada tiquetaquear do relógio era um rasgo a mais na esperança colorada. Por que cargas d’água o tempo corria tão rápido? Quem diabos acelerava aqueles ponteiros? Com 20 minutos, o Inter não tinha criado bulhufas no segundo tempo! Falcão, antes disso, agiu. Colocou Ricardo Goulart, estreante na Libertadores, e Tinga nos lugares de Andrezinho e Oscar. Não deu certo.
O Inter até criou chances. D'Alessandro fez grande jogada pela direita, dentro da área, e rolou para Bolatti, que chutou fraco, em cima da zaga. Rafael Sobis arriscou de longe, mas Sosa pegou. Tinga perdeu gol feito. E o relógio rasgando a alma vermelha. E os ponteiros sendo acelerados por alguma entidade uruguaia misteriosa. E o pesadelo ganhando forma.
Todos os colorados vão acordar nesta quinta-feira, porque a vida segue. Mas o duro será perceber que não foi só um pesadelo. Foi real. E essa realidade machuca...

INTERNACIONAL 1 X 2 PEÑAROL
Renan, Nei (Rafael Sobis), Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho (Ricardo Goulart), Oscar (Tinga) e D'Alessandro; Leandro Damião. Sosa, González, Valdez (Albin), Guillermo Rodríguez e Darío Rodríguez; Freitas, Aguiar, Corujo e Mier (Domingo); Martinuccio e Olivera.
T: Paulo Roberto Falcão T: Diego Aguirre
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). Data: 04/05/2011. Árbitro: Enrique Osses (Chile). Auxiliares: Francisco Mondria (Chile) e Juan Maturana (Chile).
Gols: Oscar, a um minuto do primeiro tempo; Martinuccio, a 11 segundos, e Olivera, a cinco minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Freitas (Peñarol); D'Alessandro (Inter).

Meninas da seleção de ginástica embarcam para estágio na Alemanha

Equipe passará 12 dias em um centro de treinamento na cidade de Stuttgart

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
daniele hypolito ginástica (Foto: Marcio Rodrigues/Photo&Grafia)Daniele Hypolito durante treino no Rio e Janeiro
(Foto: Marcio Rodrigues/Photo&Grafia)
Depois de Diego Hypolito & Cia terem passado por um estágio de treinamento em Stuttgart, será a vez de a seleção feminina de ginástica artística tomar o mesmo caminho. Nesta quarta-feira, a equipe embarca para a Alemanha para um trabalho de 12 dias.
Estão na delegação Jade Barbosa, Daniele Hypolito, Ana Cláudia Silva, Adrian Gomes, Gabriela Soares e Priscila Cobello, além dos técnicos Iryna Ilyashenko, Ricardo Pereira e Eliseu Burtet Neto.
- Vai ser um estágio muito bom, pois sempre que estamos com a seleção reunida é muito positivo. O ginásio onde vamos treinar conta com as maiores novidades em termos de aparelhos, e espero que esse seja um período muito bom para todo o grupo - disse a experiente Daniele.
Segundo Ricardo Pereira, a preparação da seleção está toda voltada para o segundo semestre, quando serão disputados o Mundial e o Pan de Guadalajara.
- Por isso, essa fase em Stuttgart será muito importante para que as meninas possam treinar forte e dar continuidade ao trabalho que já teve início no primeiro estágio, no Rio, em fevereiro - afirmou o treinador.

Sharapova não resiste a Cibulkova e se despede nas oitavas em Madri

Eslovaca, número 28 do mundo, bate russa pela segunda vez consecutiva

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Maria Sharapova e Dominika Cibulkova não se enfrentavam desde 2009, quando a eslovaca derrotou a ex-número 1 em Roland Garros. O piso do duelo desta quarta-feira, no WTA de Madri, era o mesmo, e o resultado não foi diferente. Por 7/5 e 6/4, Cibulkova derrotou Sharapova e avançou às quartas de final nas quadras de saibro do torneio espanhol.
Maria Sharapova tênis Madri oitavas (Foto: AFP)Maria Sharapova não encontrou seu melhor tênis nesta quarta-feira (Foto: AFP)
Classificada para as quartas, Cibulkova, que tem 21 anos e ocupa atualmente a 28ª posição no ranking mundial, espera outra zebra. Sua próxima rival será a tcheca Petra Kvitova, que derrubou a atual número 3 do mundo, Vera Zvonareva, por 6/1 e 6/4.
A derrota, ainda que surpreendente, não apaga a melhor campanha de Sharapova em Madri. Este ano marcou sua segunda participação no torneio espanhol. Ano passado, em sua estreia, ela foi eliminada logo na estreia, superada pela tcheca Lucie Safarova.
Para Cibulkova, o resultado assegura seu melhor resultado na capital espanhola. Ela também só havia disputado o torneio no ano passado, quando não passou da segunda rodada. Sua algoz foi a chinesa Na Li, que triunfou em três sets.

Alongamentos, proteínas e cuidados nos treinos contra lesões musculares

Especialistas dão as dicas para que os corredores não parem no estaleiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
atletas na maratona de Honolulu em 2005 (Foto: Getty Images)Série de cuidados deve ser tomada para a
prevenção  de lesões musculares (Getty Images)
Nada pior para um corredor do que ter de enfrentar as temíveis lesões musculares. Das mais leves às mais graves, todas são capazes de tirar o ânimo dos atletas, sejam eles amadores ou profissionais. O conforto, no entanto, é que elas são curáveis – algumas até que são bem passageiras – e ainda há como preveni-las. Para isso, cuidados com a alimentação e com a hidratação, além de um planejamento de treino e a prática dos alongamentos, são algumas medidas que podem evitar esse tormento.
- Para se precaver de uma lesão muscular, o corredor não deve exceder a capacidade fisiológica do músculo e precisa realizar um determinado exercício para o qual esteja apto. Cada atleta deve ter o seu treinamento individualizado. Alongamento, fortalecimento e ganho muscular também são fundamentais para essa prevenção – afirma o médico do esporte Marcos Henrique Ferreira, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME).
Se o alongamento deve ser feito antes ou depois do exercício ainda é um ponto controverso. Segundo Marcos, a musculatura deve estar alongada antes da atividade, mas os movimentos devem ser leves, apenas para elevar a temperatura corporal e fazer com que o músculo não esteja contraído na hora da corrida. Depois é que devem ser feitos os alongamentos mais intensos para que não haja uma contratura muscular.
Categorias de lesões musculares
Segundo o médico, as lesões são divididas em três categorias: leve, moderada e grave. Na primeira delas, a função do músculo não é muito afetada, e o indivíduo pode levar até 10 dias para se recuperar. Já na moderada existe a formação de um hematoma e o comprometimento parcial da região. Nesta situação, o tempo de tratamento gira em torno de três a quatro semanas. No caso de maior gravidade, a região é bastante afetada, e a recuperação pode chegar a dez semanas.
atletas na maratona de Nova Iorque em 2004 (Foto: Getty Images)Alongamentos são fundamentais para evitar possíveis lesões (Foto: Getty Images)
- Didaticamente falando, as lesões musculares podem ser divididas em funcionais, como as cãibras, por exemplo, e as anatômicas, como as contusões, que sofrem uma ação do exterior ou um trauma direto no músculo, formando assim um edema. Entre as anatômicas, há também as rupturas musculares, que ocorrem geralmente sem que ocorra uma pancada. Por exemplo, quando o atleta interrompe bruscamente o movimento, causando a contração muscular excêntrica – acrescenta Marcos.
Cuidados necessários para evitar lesões
Alongamentos Antes do treino, aquecimento leve e, após, exercícios mais intensos
Treinos Acompanhamento individual para não exceder a capacidade fisiológica do músculo.
Exercícios Realizar fortalecimento muscular
Alimentação Suplementos de produtos à base de proteínas do leite, como o Whey Protein, podem ajudar
Hidratação Isôtonicos podem repor nutrientes perdidos durante a  atividade
As precauções tomadas pelos atletas não devem se limitar aos cuidados com treinamentos e alongamentos. De acordo com diversos especialistas, as lesões podem ser evitadas com uma boa alimentação. De acordo com a nutricionista Cristiane Perroni, é importante ter, além do fortalecimento muscular, uma dieta equilibrada, aliada ao uso de suplementos de produtos à base de proteínas do leite, como o Whey Protein.

- Como os aminoácidos fazem a regeneração celular, alimentos como carne, frango, queijo, leite são fontes protéicas que ajudam na prevenção de lesões. O Whey Protein, por exemplo, é um bom complemento, mas não deve substituir o alimento. O ideal é ingerir 25 gramas desse produto até duas horas após a atividade física, quando o corpo vai absorver melhor. Além disso, o Whey Protein é bom, porque tem baixo valor calórico, cerca de 100 calorias.
Apesar de ser importante, a ingestão de proteínas deve se limitar a cerca de 20%, enquanto os carboidratos devem predominar em 50% da dieta diária do corredor, afirma a nutricionista. Além disso, o cuidado com a hidratação também deve receber uma atenção especial.

Fãs fazem campanha por rosto de Maradona em nota de dez pesos

Campanha é lançada na internet para que jogador possa 'circular' pelo país

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires
Alguns torcedores argentinos lançaram uma campanha inusitada no Facebook. A iniciativa tem como intenção colocar o rosto de Diego Maradona, maior ídolo do futebol do país, nas notas de dez pesos que circulam pela Argentina. A proposta tem até nome: "Para que um Diego seja um Diego".
Maradona nota pesos (Foto: Reprodução)Fanáticos querem o rosto de Maradona na nota de dez pesos (Foto: Reprodução)
Além da nota, os fanáticos pelo Pibe também sonham em ver uma rua de Buenos Aires com o nome do ex-jogador. A campanha no Facebook já conta com mais de quatro mil adeptos. Atualmente, Maradona já tem uma igreja na Argentina, batizada pelos fiéis de "Maradoniana".
No entanto, a intenção dos fãs não será fácil. Para colocar Maradona na nota de dez pesos, Manuel Belgrano, político e autor da bandeira argentina, teria que deixar o posto. Ao todo, duas mil pessoas reinvidicam o rosto do Pibe na cédula.

Federer faz 25 aces, salva match point e escapa de zebra na estreia

Número 3 do mundo, suíço avança às oitavas no Masters 1.000 de Madri

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Roger Federer tênis Madri estreia 2r (Foto: EFE)Roger Federer é o atual vice-campeão do
Masters 1.000 de Madri (Foto: EFE)
O placar mostrava 5/2 no tie-break do terceiro set, e Feliciano López tinha um smash à disposição. Acertar o golpe fácil lhe daria quatro match points para derrotar Roger Federer, mas o espanhol mandou a bola longe. O suíço ainda precisou salvar um match point com um ace, mas virou o game de desempate e escapou da zebra na estreia no Masters 1.000 de Madri.
Após 2h56m de jogo e três tie-breaks, o número 3 do mundo saiu com a vitória por 7/6(13), 6/7(1) e 7/6(7) e avançou às oitavas de final do importante torneio espanhol. Federer terminou o jogo com a impressionante marca de 25 aces, contra 24 de López. O próximo adversário do suíço em Madri será o belga Xavier Malisse, que vem de vitória por duplo 6/2 sobre o taiwanês Yen-Hsun Lu.
Leia mais notícias de tênis
Assim como na maioria dos duelos anteriores, Federer saiu na frente. O suíço teve 5/3 e rumava para vencer a parcial sem drama até que começou a vacilar. No nono game, perdeu quatro set points e deixou que López devolvesse a quebra. Empurrado pela torcida, o tenista da casa forçou o tie-break, que também foi parelho desde o primeiro ponto.
Com os serviços prevalecendo, ambos foram salvando seguidos set points. Federer escapou de perder a parcial em quatro oportunidades, enquanto López salvou-se de oito set points. O suíço só conseguiu a vantagem definitiva no 27º ponto do game, quando acertou uma paralela de direita. Em seguida, encaixou um bom saque, mal devolvido pelo rival, e venceu por 15/13.
O segundo set foi igualmente equilibrado, com ambos sacando bem e mantendo seus serviços. Apenas López teve chances de quebra, mas Federer se salvou dos dois break points - um deles também era set point para o espanhol. Mais uma vez, a decisão foi para o tie-break, mas agora López ditou o game desde o começo.
Feliciano López tênis Madri 2r (Foto: EFE)Feliciano López disparou 24 aces e esteve a um ponto da vitória nesta quarta-feira (Foto: EFE)
O número 39 do mundo conseguiu dois mini-breaks e rapidamente abriu 5/0, sem dar chances para Federer. O Suíço venceu apenas um ponto e viu o rival fechar o tie-break em 6/1, forçando o terceiro set. Foi a primeira vez em sete confrontos que López venceu um tie-break contra Federer.
Nada mudou tática ou tecnicamente, e os dois tenistas continuaram disparando aces e confirmando saques. Federer foi quem teve as melhores chances, mas não conseguiu converter nenhum dos quatro break points (três consecutivos) no sexto game. O equilíbrio seguiu, e o jogo foi decidido em um terceiro game de desempate.
López começou melhor e abriu 5/2, mas um erro bobo em um smash lhe tirou o momento favorável. O espanhol ainda sacou em 5/4, mas Federer devolveu o mini-break e empatou o game. O suíço ainda errou uma esquerda e deixou López chegar ao match point, mas se salvou com um ace em seguida. Com López visivelmente nervoso, Federer esperou a melhor chance, que veio com um erro do adversário. Com o saque em 8/7 e o match point, o número 3 viu novamente López errar um backhand para colocar o ponto final na partida.

Náutico apresenta o seu novo técnico, Waldemar Lemos

Treinador de 56 anos assume o time alvirrubro pela segunda vez

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
Waldemar Lemos náutico (Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa do Náutico)Waldemar Lemos na sua apresentação nos Aflitos
(Foto: Divulgação/Ass. de imprensa do Náutico)
A diretoria do Náutico apresentou na tarde desta quarta-feira o novo técnico da equipe alvirrubra, Waldemar lemos, que substituirá Roberto fernandes, demitido após a eliminação da final do Campeonato Pernambucano. Waldemar volta a dirigir o Timbu, que já havia comandado pela primeira vez em 2009.
- Estou feliz de retornar ao Náutico. Espero poder fazer um bom trabalho e dar continuidade ao projeto que foi iniciado e fazer do Náutico um time ainda mais reconhecido nacionalmente. Tivemos um reunião muito boa e agora é trabalhar. Temos 17 dias pela frente para o início do Brasileiro (da Série B) e espero colocar em campo o time ideal - disse o treinador de 56 anos.
O presidente do Timbu, Berillo Albuquerque, que fez a apresentação do técnico à imprensa nos Aflitos, também se mostrava esperançoso:
- Conversamos com Waldemar e ele demonstrou total interesse em nosso projeto. Desejamos boa sorte no Náutico.
Waldemar Lemos comandará nesta quinta-feira treinos em dois períodos no CT para os jogadores do Náutico, que se preparam para a estreia do Brasileiro da Série B, dia 21 de maio, em São Paulo, contra a Portuguesa.

Com humor, Luxa cobra premiação pelo título: ‘Falta só receber’

Jogadores e membros da comissão técnica ainda não receberam pela conquista do Campeonato Carioca

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
Vanderlei Luxemburgo e Felipe no treino do Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Felipe conversa com Luxemburgo no treino do Fla
(Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
Vanderlei Luxemburgo deu folga aos campeões cariocas na segunda-feira e realizou treinos leves na volta ao trabalho. Nesta quarta, véspera da partida contra o Ceará, pelas quartas de final da Copa do Brasil, o grupo disputou um animado rachão no Ninho do Urubu.

A festa pelo título invicto, segundo o treinador, está encerrada. A partir de agora, é concentração máxima na disputa nacional. Em entrevista coletiva, ele avisou que os jogadores serão cobrados. De bom humor, aproveitou para cobrar da diretoria o pagamento da premiação pela conquista do estadual.

- Importante é o jogador saber que já acabou o Carioca, eles comemoraram, descansaram, o título entrou no currículo. Falta só receber (risos).

Luxa participa diretamente da definição dos prêmios. Antes da final da Taça Rio contra o Vasco, os valores já estavam estabelecidos. Pela vitória na decisão da Taça Guanabara, por exemplo, cada jogador recebeu R$ 8 mil. Na soma de todo o primeiro turno, foram R$ 25 mil para cada atleta.

Apesar da indireta do treinador, não foi determinado um prazo para o pagamento do prêmio.
O Flamengo enfrenta o Ceará nesta quinta, no Engenhão, às 21h50m (de Brasília).
 

Ricardo Gomes reconhece que Diego Souza ainda está longe do esperado

Técnico, no entanto, reitera sua confiança no jogador e acredita que ele conseguirá ter uma boa fase com a camisa do Vasco

Por Fred Huber Curitiba
ricardo gomes vasco treino (Foto: Heuler Andrey / Agância Estado)Ricardo Gomes conhece Diego desde o Flu
(Foto: Heuler Andrey / Agância Estado)
Contratado para ser o camisa 10 do Vasco, Diego Souza ainda luta para se firmar e voltar a ser o jogador que brilhou pelo Grêmio, Palmeiras e foi considerado o craque do Campeonato Brasileiro. A estreia dele com a camisa cruz-maltina foi promissora. Além do bom desempenho, marcou um dos gols na vitória por 2 a 0 no clássico com o Botafogo. De lá para cá, não tem conseguido ser efetivo. Nas primeiras partidas, foi atrapalhado por um corte no pé que sofreu durante o jogo contra o Glorioso.
Ricardo Gomes reconheceu que Diego Souza ainda está longe do que se espera dele. Para o técnico, uma das explicações pode ser que ele ainda não está inteiramente recuperado da inatividade que teve durante boa parte da última temporada. Gomes, no entanto, confia que este panorama irá mudar.
- Acho que ele ainda está pagando pelo ano de 2010. Ele pouco jogou, muito diferente do que aconteceu em 2009. Não tem jeito, tem que ter paciência. As qualidades dele são incontestáveis, mas é claro que ele tem que provar a cada jogo. Foi um pouco melhor no domingo, mas ainda está longe do que esperamos do Diego. Mas a fase boa vai chegar.
Ainda está longe do que esperamos do Diego. Mas a fase boa vai chegar"
Ricardo Gomes
O treinador vascaíno conhece bem Diego Souza, já que, quando estava no Fluminense, participou da subida do então volante para o profissional. Ricardo Gomes contou que a humildade e disposição para o trabalho não mudaram no atleta, o que o credencia a ter toda a paciência necessária do técnico.
- Não mudou muito, continua humilde e determinado. Naquela época era segundo volante, e agora é um meia, por vezes atacante. Gosta de trabalhar, e isto é o mais importante. Às vezes um jogador não está bem mas está ajudando na parte coletiva. Se ele está na filosofia do grupo, não tem data para acabar a paciência.
Com seu camisa 10 em campo, o Vasco enfrenta o Atlético-PR nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), na Arena da Baixada. A partida é o primeiro confronto entre os times pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Ronaldo vibra como ator do filme de Márcio Garcia: 'Vamos arrebentar'

Craque também vai ser co-produtor e passará por treinamento com Aaron Speiser, que já trabalhou com Will Smith

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Márcio Garcia confirmou, nesta quarta-feira, que Ronaldo estará no elenco do seu novo filme, "Open Road". O diretor esclareceu que o Fenômeno não será um vilão como foi divulgado na coluna de Joyce Pascowitch, do blog Glamourama, mas fará uma participação no filme e ainda será o co-produtor, ao lado de Marcus Buaiz. Ronaldo será treinado para o filme por Aaron Speiser, que já trabalhou com Will Smith. O ex-jogador brincou com o diretor pelo Twitter.
- Você me convenceu mesmo ! Vou ter que estudar cinema pra fazer direito esse filme. Vamos arrebentar! - postou o craque.
Márcio retribuiu o recado e mostrou animação com o sim do Fenômeno.
- Você vai se preparar com o coach do Will Smith e vai superar as expectativas! E vai surpreender muita gente, como sempre - ressaltou Garcia. As filmagens começam em junho, em Los Angeles.
Ronaldo Bem Amigos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ronaldo vai fazer participação especial e ser co-produtor de filme (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Galo apresenta mais dois reforços para o Campeonato Brasileiro

Gilberto e Jonatas Obina chegam para totalizar 17 contratações em 2011

Por Marco Antônio Astoni Belo Horizonte
 Jônatas Obina   Gilberto   Atlético-MG (Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com) Jonatas e Gilberto foram apresentados nesta quarta
(Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)
O Atlético-MG apresentou mais dois reforços para a disputa do Campeonato Brasileiro. São eles o volante Gilberto, que estava no Marcílio Dias-SC, e o atacante Jonatas Obina, que disputou o Campeonato Mineiro pelo América de Teófilo Otoni. Com a chegada dos dois, o Galo totaliza 17 contratações nesta temporada.
Gilberto é natural de Serrinha-BA e chega ao clube por empréstimo até o fim do ano, com 50% dos direitos federativos fixados em R$ 1 milhão. O volante foi revelado pelo Bragantino e jogou no Corinthians B, Mogi Mirim-SP, Atlético de Ibirama-SC e Oeste-SP, antes de chegar ao Marcílio Dias.
Já o atacante Jonatas Obina teve 50% dos direitos comprados pelo Atlético-MG por R$ 500 mil. O atacante nasceu em Sete Lagoas e passou por Barra-MT, Formiga, Tricordiano e Caldense, além, é claro, do América TO.
Como estavam jogando normalmente, os atletas já têm condições de disputar os 90 minutos de uma partida e vão estar à disposição do técnico Dorival Júnior para a estreia do Galo no Brasileirão, dia 21, às 18h30m (de Brasília), contra o Atlético-PR, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
Conheça a ficha dos dois novos reforços do Galo:
Gilberto
Nome: Gilberto dos Santos Souza Júnior
Data de nascimento: 20/10/1988
Local: Serrinha-BA
Clubes: Bragantino-SP, Corinthians B, Mogi Mirim-SP, Atlético de Ibirama-SC, Oeste-SP e Marcílio Dias-SC
Jonatas Obina
Nome: Jonatas Paulino da Silva Inácio
Data de nascimento: 18/12/1985
Local: Sete Lagoas
Clubes: Barra-MT, Formiga, Tricordiano, América TO e Caldense

Após falta na terça, Adriano chega cedo à reapresentação no Timão

Imperador, que não compareceu ao treinamento de terça-feira, aparece no clube com mais de 30 minutos de antecedência na manhã desta quarta-feira

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Depois de não se reapresentar sob a alegação de atraso no voo do Rio de Janeiro a São Paulo, Adriano está no CT Joaquim Grava para dar continuidade ao processo de recuperação pela cirurgia no tendão do pé esquerdo. Com a atividade marcada para às 9h desta quarta-feira, o Imperador chegou ao Corinthians por volta das 8h25m em seu próprio carro, mas sendo conduzido por um motorista, já que não pode dirigir porque está com o pé esquerdo imobilizado e ainda sente fortes dores no ombro direito, em tratamento.
adriano corinthians fisioterapia (Foto: Daniel Augusto JR / Agência Estado)Adriano intensifica a fisioterapia no Corinthians (Foto: Daniel Augusto JR / Agência Estado)
Ele fará tratamento intensivo de fisioterapia para tentar retornar o mais cedo possível aos gramados. A previsão dos médicos é de que ele esteja em condições de jogar dentro de cinco meses. Assim, reforçaria a equipe a partir de setembro, em meados do Campeonato Brasileiro.
Adriano foi operado no dia 20 de abril, em São Paulo, e ganhou cerca de uma semana de folga para viajar ao Rio de Janeiro. Neste período, foi visto andando, com a ajuda de muletas e uma proteção no local operado, em um shopping da cidade. A recomendação dos médicos era de repouso absoluto.
Ele teria de se reapresentar na última terça-feira, mas alegou atraso no voo para não comparecer. Entretanto, assim que chegou a São Paulo, passou por uma avaliação na clínica do médico Joaquim Grava, responsável pela cirurgia.

Muricy preocupado com sequência de decisões: 'Time está arrebentado'

Nas duas próximas semanas, Santos enfrentará as finais do Campeonato Paulista e as quartas de final da Taça Libertadores

Por Adilson Barros Direto de Querétaro, México
 Em que condições o Santos chega para disputar as finais do Campeonato Paulista, contra o Corinthians, a partir do próximo domingo? Mais: como estará nos jogos de quartas de final Taça Libertadores, que serão disputados a partir da próxima quarta-feira, provavelmente contra o Cruzeiro, favorito diante do Once Caldas-COL? Essas questões tiram o sono do técnico alvinegro Muricy Ramalho.
A duras penas, o Santos avançou na Taça Libertadores. Num jogo duríssimo, o time empatou em 0 a 0 com o América-MEX, na última terça-feira, em Querétaro, e levou a melhor, pois havia vencido o confronto de ida, na Vila Belmiro, quarta passada, por 1 a 0. Isso depois de vencer o São Paulo no sábado, por 2 a 0, pela semifinal do estadual, e encarar uma viagem problemática até o México – a jornada, que deveria durar dez horas, levou 16, com direito a um susto com o avião arremetendo momentos antes de tocar a pista da Cidade do México. A maratona, porém, fez vítimas. Elano nem foi para Querétaro. Arouca e Léo se machucaram durante confronto contra os mexicanos. Todos têm problemas musculares na coxa (Léo e Elano, na esquerda; Arouca, na direita).
- Estamos jogando todos os dias. Não conseguimos nos preparar nunca. E o pior é que agora estamos perdendo jogadores a cada partida. Aí, dizem que eu reclamo demais, que choro. Não é isso. Sei que o futebol é negócio, mas jogador não é máquina.
Muricy lembra que a cada fase, os jogos vão se tornando mais complicados e o desgaste, claro, aumenta.
- Agora, temos dois jogos contra o Corinthians e ainda vamos enfrentar o Cruzeiro, que é o melhor time do Brasil (o time mineiro ainda não está qualificado, embora seja favorito no confronto desta quarta-feira, às 21h50m, em Sete Lagoas, contra o Once Caldas - pode até empatar). Os jogadores estão arrebentados. E se eu perco o Neymar e o Ganso, por exemplo? Se continuar assim e o Santos chegar à final da Libertadores, não vamos ter com quem jogar - conclui.
Léo e Arouca ficarão em tratamento intensivo nesta quarta-feira. A delegação santista só chegará a Santos no início da tarde de quinta, quando ambos serão examinados. Elano passou os últimos dias se recuperando e deverá jogar domingo, contra o Corinthians, no Pacaembu, primeira partida da final do Paulistão.

Sem respirar, Cielo é ouro nos 50m livre e exibe bandeira personalizada

Bruno Fratus e Nicholas Santos completam pódio no Troféu Maria lenk

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro
cesar cielo bandeira flamengo natação (Foto: Leandra Benjamin/Fla Imagem)Cielo recebe bandeira personalizada da diretoria do
clube (Foto: Leandra Benjamin/Fla Imagem)
Cesar Cielo não respirou. Nem piscou. Nesta quarta-feira, na final dos 50m livre do Troféu Maria Lenk, o campeão olímpico e mundial não deu chances a Bruno Fratus. Sem esconder o jogo como nas eliminatórias, o nadador do Flamengo fez um tempo superior ao de terça-feira (21s73), mas nadou na casa dos 21 segundos, liderou a prova de ponta a ponta e garantiu sua segunda medalha de ouro da competição com 21s95.
- Me senti bem na água. Achei que tivesse nadado como no revezamento. Mas estava numa situação meio difícil, vendo todo mundo preparado e eu não. Não estou raspado. É difícil entrar na água sabendo que os outros têm melhores condições que as suas. Ter superado isso me deu uma confiança boa.
Bruno Fratus, dono das marcas mais baixas nas fase anteriores, foi o segundo colocado ao nadar em 22s20. Nicholas Santos completou o pódio com 22s50. As vagas para o Mundial de Xangai ficaram com Cielo e Fratus.
Na hora de subir ao pódio, uma surpresa. O nadador do Flamengo ganhou da presidente Patrícia Amorim uma bandeira personalizada, com seu rostou e seu nome estampados. Essa é a primeira vez que a atual diretoria do clube homenageia desta forma um de seus atletas. É provável, porém, que outras estrelas do Rubro-Negro como Ronaldinho Gaúcho ganhem uma versão parecida em breve.
Clima frio atrapalha
Cielo disse também ter sentido a mudança de clima. Nesta quarta-feira, o dia amanheceu mais nublado e frio no Rio de Janeiro.
- O tempo frio não esta ajudando aqui. Na prova dos 50m, você precisa estar um pouco mais acordado. Mas não tenho do que reclamar. Todo mundo piorou um pouquinho o tempo. O importante foi marcar pontos e ganhar a prova. - disse Cielo.
  •  
Cesar Cielo   50 metros   Troféu Maria Lenk de Natação (Foto: Satiro Sodré/Divulgação CBDA)Cielo é o ouro, mas não conseguiu melhorar marca do 4x50m livre (Foto: Satiro Sodré/Divulgação CBDA)
Na terça-feira, o campeão olímpico e mundial tinha feito 22s32 na semifinal e dito que estava com apenas 75% da sua forma. Na decisão do revezamento 4x50m livre pelo clube rubro-negro, porém, nadou a distância em 21s73, o melhor tempo do ano. A marca fez aumentar a  expectativa para a final desta quarta.
- Para o estágio que ele está, não está raspado, o tempo foi bom. Mas a expectativa era de fazer menos. Ele nadou ontem (terça) abrindo o revezamento para menos, então de jeito nenhum a gente estava esperando ele aumentar o tempo hoje. Ele não encaixou bem a saída - avaliou o técnico de Cielo, Alberto Silva.
Com duas medalhas douradas no peito até o momento, Cielo ainda vai disputar outras quatro provas nas piscinas do complexo do Maracanã: 100m livre, 50m borboleta e os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley. Nas duas primeiras provas, o campeão mundial já tem índice para Xangai, ambos conquistados no Pan-Pacífico, em 2010.
Confira a lista dos brasileiros com índice para o Mundial:
1. Cesar Cielo – 50m livre – 21s57 / 100m livre – 48s48 / 50m borboleta – 23s03
2. Bruno Fratus – 50m livre – 21s93
3. Felipe França – 50m peito – 27s26
4. Tales Cerdeira – 100m peito – 1m00s47
5. Felipe Lima – 100m peito – 1m00s88
6. Nicholas Santos – 50m borboleta – 23s33
7. Kaio Márcio – 200m borboleta – 1m55s66
8. Leonardo de Deus – 200m borboleta – 1m56s86
9. Thiago Pereira – 200m medley – 1m57s83 / 400m medley – 4m12s09 / 200m costas -1m58s07 / 200m peito - 2m10s79
10. Henrique Rodrigues – 200m medley – 1m59s00
11. Fabíola Molina – 100m costas – 1m00s82
12. Daynara de Paula – 100m borboleta – 58s56
13. Henrique Barbosa – 200m peito – 2m11s25

Torcida tricolor embarca para o Paraguai com a bênção de Romerito

Atração antes da viagem, ídolo distribui autógrafos e fotos no aeroporto. Cada torcedor ganhou uma camisa oficial com nome do herói de 1984

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
O jogadores do Fluminense já estão no Paraguai concentrados na decisão contra o Libertad-PAR, às 21h50m (de Brasília), no Estádio Defensores del Chaco, pelas oitavas de final da Libertadores. Mas grande parte da torcida tricolor só embarcou para Assunção na tarde desta quarta-feira. Sob a bênção do ídolo tricolor Romerito, os 110 torcedores que compraram o pacote no voo fretado para o Paraguai eram só otimismo antes da viagem.
Romerito no embarque do Fluminense com o presidente do clube, Peter (Foto: Edgard Maciel de Sá / GLOBOESPORTE.COM)Romerito distribuiu autógrafos no aeroporto (Foto: Edgard Maciel de Sá / GLOBOESPORTE.COM)

Além de Romerito, o voo conta também com integrantes da diretoria tricolor, incluindo o presidente Peter Siemsen e o vice de marketing, Idel Halfen. Atração principal de mais uma ação de marketing do projeto "Tricolor em Toda Terra", o ex-jogador distribuiu dezenas de fotos e autógrafos ainda antes do check-in. Honrado com mais uma homenagem, ele elogiou a ideia do clube de fretar um voo para os torcedores.
- O Fluminense está mudando para melhor. O marketing está trabalhando muito e conseguindo criar momentos especiais para os torcedores. Isso vai fazer o clube ser ainda mais conhecido pelo mundo. É uma honra terem lembrado de mim. E ainda coincide com um jogo em meu país - explicou.
Entre uma foto e outra, Romerito mostrou o bom humor de sempre.
- Nunca levei tantos convidados para o Paraguai. Imagina se eu tivesse que fazer um churrasco pra todo mundo? Ia sair caro (risos).
avião do Fluminense para o jogo da Libertadores (Foto: Edgard Maciel de Sá / GLOBOESPORTE.COM)No avião só havia torcedores tricolores
(Foto: Edgard Maciel de Sá / GLOBOESPORTE.COM)
A inovação do marketing tricolor se mostrou um sucesso em menos de 24 horas. A vendas começaram e terminaram no último sábado. Cada pacote custava R$ 1.600 e incluia as passagens de ida e volta, sem escalas, em um boeing 737 300, ingresso para a partida, uma camisa oficial personalizada com o número 7 e o nome de Romerito, sorteio de brindes durante o voo, jantar na churrascaria Aquarela, indicada pelo ídolo como a melhor da cidade, e ainda translado completo de ônibus (aeroporto-churrascaria-estádio-aeroporto). E até mesmo quem não esperava ir para o Paraguai teve a chance de acompanhar o Tricolor.
- Eu não poderia ir nesse jogo. Participei de bobeira de uma promoção no Twitter e fiquei em segundo lugar. Mas acabou que o vencedor teve um imprevisto e me chamaram. Dei sorte duas vezes - disse o controlador técnico de manutenção aeronáutica Guilherme Molter, de 27 anos, que ainda teve direito a acompanhante e convidou a amiga Wanessa Pereira.
Como o Fluminense é o único time carioca na Libertadores de 2011, o torcedor ainda aproveitou para provocar os rivais.
- O Flamengo tem um bonde, o Vasco um Trem-Bala... Nós temos um jato que nos levará ao Paraguai - brincou.
Após vencer por 3 a 1 no Engenhão, o Fluminense pode até perder a partida de volta contra o Libertad-PAR por um gol de diferença que mesmo assim garantirá sua classificação para as quartas de final da Libertadores. A chegada do voo fretado dos torcedores ao Brasil está prevista para às 7h30m (de Brasília). Os jogadores aterrissam horas depois, às 11h45m (de Brasília).

Caio decreta: ‘Chega de ser promessa. Tenho que vingar’

Por conta das suspensões de Loco e Herrera, atacante será titular nos primeiros jogos do Brasileiro e quer apagar más atuações do ano passado

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
A confusão após a partida contra o Avaí acabou proporcionando a Caio uma chance inesperada. Suspensos por quatro e cinco jogos, respectivamente, Loco Abreu e Hererra desfalcam o Botafogo no início do Brasileiro, abrindo espaço para o jovem atacante. Uma oportunidade que Caio quer agarrar com unhas e dentes para tentar deixar de lado o rótulo de promessa e se tornar uma realidade do Botafogo.
Caio no treino do Botafogo (Foto: Agência Photocâmera)Com Loco e Herrera suspensos, Caio será titular no início do Brasileirão (Foto: Agência Photocâmera)
- Chega de ser promessa. Tenho que vingar de uma vez por todas. O Brasileiro está aí para eu mostrar meu potencial. Tenho me dedicado muito nos treinos. Na academia mesmo estou me esforçando bastante para retirar esse rótulo de cai-cai, que só me atrapalha. É o Brasileiro para me firmar e fazer bastante gols. Essa é a hora, até porque não sei se vou ter muitas chances depois. A oportunidade apareceu. É triste perder o Loco Abreu e o Herrera., mas tanto eu quanto o Willian temos capacidade de dar conta do recado. Eu tenho que fazer gols. É isso que o professor quer e que a torcida gosta. Tenho que colocar uma pulga atrás da orelha do treinador.
Este será o segundo Campeonato Brasileiro que Caio vai disputar. Do ano passado, o jogador não guarda boas recordações, mas espera que a experiência o tenha ajudado para se destacar agora.
- Eu preciso ser melhor. Não gostei do meu primeiro Brasileiro. Tive várias dificuldades. Tive problema com o treinador, com a torcida.... Ano passado, ganhei chances durante a Copa (Loco Abreu foi convocado e Caio virou titular do Botafogo), mas não consegui aproveitar a oportunidade. Eu entrava nos jogos e tinha na cabeça que tinha que realizar, que era o talismã, que tinha que decidir. E não é bem assim. Eu preciso ter um pouco mais de tranquilidade porque os gols vão surgir naturalmente.
Sem Herrera e Loco, Caio Junior revelou que usará Caio e Willian no ataque e disse que espera que a dupla mostre personalidade. Atento ao pedido do chefe, Caio promete muita entrega em campo.
- Vou sempre buscar jogo. Eu nunca vou fugir do meu futebol. Eu posso estar mal na partida, mas vou sempre buscar o jogo. Isso ele vai poder observar nas partidas. Eu nunca vou me omitir, independente de estar jogando bem ou mal e da torcida estar aplaudindo ou vaiando.
O Botafogo faz, neste sábado, um amistoso contra o Friburguense, às 16h (horário de Brasília). Herrera e Loco não disputarão a partida para que Caio e Willian ganhem ritmo de jogo. A estreia no Brasileiro está marcada para o dia 22 de maio, contra o Palmeiras.

Bahia anuncia Jobson como novo atacante do time

Jogador chegou a Salvador na manhã desta quarta-feira para assinar contrato com o Tricolor

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador
jobson com a camisa do bahia (Foto: Divulgação/Site oficial do Bahia)Jobson já veste a camisa do Bahia (Foto: Divulgação/
Site oficial do Bahia)
René Simões disse que valia correr o risco, e o Bahia anunciou oficialmente, no início da tarde desta quarta-feira, a contratação do atacante Jobson. O jogador chegou a Salvador nesta manhã para assinar o contrato até o fim deste ano com o Tricolor e deve viajar na próxima segunda-feira com o grupo para fazer a intertemporada em Águas de Lindoia, interior de São Paulo.
O acordo prevê a rescisão de contrato caso o jogador seja condenado no processo movido pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), dia 21 de junho, na Suíça, referente ao doping por cocaína, no Campeonato Brasileiro de 2009. Jobson ainda terá que se submeter a exames de sangue regularmente para provar que não consumiu drogas.
Na primeira entrevista com a camisa do time, o atacante disse que está completamente concentrado nesta nova oportunidade em sua vida:
- Estou muito feliz de ter vindo para um grande clube e motivado para ajudar a equipe na Série A. O Atlético e o Botafogo já fazem parte do meu passado. Minha cabeça está somente no Bahia. Vou aproveitar este período de intertemporada para me condicionar e ficar pronto para o início do campeonato.
Jogador desembarcou ansioso em Salvador
- Minha expectativa é arrebentar. Os caras estão me dando muita moral, então vou fazer o melhor possível para agradar à torcida - afirmou, no aeroporto da capital baiana.
A vontade inicial de Jobson era voltar ao Botafogo, após uma discreta passagem pelo Atlético-MG no início do ano. No entanto, o clube carioca condicionou um possível retorno à internação e ao tratamento para dependência química.
- É uma falta de respeito, porque queriam me internar por 15 dias em uma clínica de reabilitação. Isso me deixou muito chateado. Não sou nenhum louco. Como não ficar bolado? – protesta o jogador, flagrado no exame antidoping por uso de cocaína no fim do Brasileirão 2009.

Ficha técnica

Nome: Jóbson Leandro Pereira de Oliveira
Data de Nascimento: 15/02/1988
Local de Nascimento: Conceição do Araguaia/PA
Altura: 1,75m
Peso: 72kg
Clubes em que atuou: Brasiliense (2007-2009), Jeju United (2009), Botafogo (2009-2010) e Atlético Mineiro (2011)
Títulos: Campeão Brasiliense (2007 e 2008)

Ingressos para Timão x Peixe: bilheterias abrem nesta quinta-feira

Mais de 20 mil ingressos já foram vendidos pelo programa Fiel Torcedor. Restam poucas entradas para o tobogã e o setor do portão 21

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Os ingressos para o jogo entre Corinthians e Santos, que será realizado no domingo, começam a ser vendidos nas bilheterias nesta quinta-feira (05). A partida é válida pelo primeiro jogo da final do Paulistão e está marcada para às 16h, no estádio do Pacaembu.
Até o final da tarde desta quarta-feira (04), foram vendidos 20 mil ingressos pelo programa Fiel Torcedor. Restam poucos ingressos para os setores tobogã e portão 21. O valor é de R$ 30.
Os outros três setores ficaram mais caros: Cadeira especial laranja (de R$ 70 para R$ 100), numerada (de R$ 100 para R$ 150) e VIP (de R$ 180 para R$ 250).
Os santistas pagarão R$ 30 para ficarem no setor 22. Serão colocados à disposição deles aproximadamente duas mil entradas.
Setores:
Arquibancada/Tobogã: R$ 30
Cadeira Laranja: R$ 100
Numerada: R$ 150
VIP: R$ 250
Veja abaixo os postos de venda:

Pacaembu (bilheterias localizadas no Tobogã Ímpar do estádio, acesso pela rua Itápolis)
Parque São Jorge

Quadra das torcidas:
Gaviões: Rua Cristina Tomás, 183 - Bom Retiro.
Camisa 12: Rua Paulo Andriguetti, 419 - Pari.
Coringão Chopp: Av. Moinho Fabrini, 27 - Piraporinha (entre Diadema e São Bernardo).
Estopim da Fiel: Rua São Jorge, 154 - Centro (Diadema).
(Horário de Funcionamento de todas as bilheterias: das 9h às 18h)
Visão que a torcida corinthiana vai ter no clássico de domingo pela semi final do Paulista 20011 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Pacaembu vai abrigar a primeira partida da final do Paulistão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Troféu do Carioca já está na Ferj e será entregue ao Fla em 12 dias

Clube receberá a peça na festa de premiação dos melhores do campeonato

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Troféu do Campeonato Carioca 2011 já está na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). De criação do artista plástico Kiko Azevedo, a peça pesa 9kg e é feita de cobre, com hastes de sustentação e pedestal banhados em prata 1000, base de Muiracatiara e bola de ouro 24 quilates.
O troféu será entregue ao Flamengo, clube campeão da competição, na festa de premiação dos melhores do campeonato, que será em 16 de maio, no Rio de Janeiro.
troféu carioca (Foto: Úrsula Nery/ Agência FERJ)Troféu do Campeonato Carioca será entregue ao Fla no dia 16 de maio  (Foto: Úrsula Nery/ Agência FERJ)

Time de Juninho Pernambucano goleia o de Abel na Liga dos Campeões da Ásia

Al Gharafa segue vivo na briga por uma vaga nas oitavas de final. Al Jazira, do futuro técnico do Fluminense, está eliminado

Por GLOBOESPORTE.COM Doha, Qatar
Abel Braga na partida do Al-Jazira contra o Al-Gharafa (Foto: AFP)Abel Braga reclama durante aa partida do Al Jazira
contra o Al Gharafa (Foto: AFP)
Em um confronto que reuniu dois brasileiros próximos do retorno ao futebol canarinho, o Al Gharafa, do meia Juninho Pernambucano, goleou o Al Jazira, do técnico Abel Braga, por 5 a 2, nesta quarta-feira, em jogo válido pela quinta rodada do Grupo A da Liga dos Campeões da Ásia e realizado em Doha, no Qatar.
Com o resultado, o time de Juninho, que acertou sua volta ao Vasco na semana passada, chegou aos sete pontos (terceiro lugar) e segue na briga por uma vaga nas oitavas de final. Al Hilal, da Arábia Saudita, e Sepahan, do Irã, lideram a chave com dez. Já a equipe de Abel, que comandará o Fluminense a partir de junho, com apenas um ponto, já está eliminada do torneio.
Os gols da vitória do Al Gharafa, do Qatar, foram anotados por Mahmoud (3), Diane e Zain. O ex-são-paulino Ricardo de Oliveira, de pênalti, e Jumma, descontaram para o Al Jazira, clube dos Emirados Árabes.
Juninho na partida do Al-Gharafa contra o Al-Jazira (Foto: Reuters)Juninho em ação na partida do Al Gharafa contra o Al Jazira (Foto: Reuters)

Riquelme devolve dinheiro ao Boca Juniors

Aos 32 anos, Riquelme já deixou há muito de ser o jogador decisivo de outros tempos, e seu declínio é um dos motivos para a crise vivida pelo Boca Juniors nas últimas temporadas. Mas, desempenho em campo à parte, o veterano astro argentino deu esta semana uma lição de amor ao clube - ou, para os que preferirem ver por outra ótica, um belo golpe de marketing.

Cumprindo uma promessa feita em novembro, Riquelme devolveu ao Boca cerca de US$ 400 mil para compensar os seis meses que passou sem poder entrar em campo, recuperando-se de duas lesões. Neste período, o meia jogou apenas uma partida e meia. Primeiro ele sofreu uma osteocondritis, que o levou à mesa de cirurgia e o obrigou a ficar alguns meses fora dos gramados. Quando estava quase pronto para voltar, veio uma inflamação no tendão de Aquiles que fez o jogador tomar a decisão de abrir mão dos seus salários no período de recuperação.

- Que utilizem esse dinheiro para ajudar as crianças, ou que ajeitem o vestiário. Ainda que ele pareça incrível, ainda há muito a melhorar - disse Riquelme na época da promessa, segundo o diário argentino 'Olé'.

Riquelme retornou ao time no último final de semana, no empate em 1 a 1 com o Independiente. Faltando sete rodadas para o fim do Clausura 2011, seria preciso mais do que devolver dinheiro ou reencontrar o antigo futebol para fazer o Boca decolar na temporada. O que o time da Bombonera precisa neste momento é de um milagre: o Boca é apenas o 14º colocado, com 15 pontos, e a exemplo dos últimos quatro campeonatos, deverá novamente ficar por volta do décimo lugar. O líder é o Vélez Sarsfield, com 24, e para desgosto da torcida boquense, o eterno rival River Plate, que até pouco tempo também andava mal das pernas, este ano está muito vivo na briga pelo título: é o vice-líder, com 22.

Elano confiante em reforçar o Santos na final contra o Corinthians

Durante participação no Arena SporTV, nesta quarta-feira, meia do Peixe afirma que se sente bem e que até domingo estará totalmente recuperado

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Elano está otimista em reforçar o Santos na primeira final do Campeonato Paulista, contra o Corinthians, domingo, às 16h, no estádio do Pacaembu. Em recuperação de uma lesão muscular na coxa esquerda, sofrida na semifinal com o São Paulo, o meia ficou fora das oitavas de final da Libertadores, contra o América-MEX.
Nesta manhã, depois de uma corrida, Elano se sentiu melhor. E até domingo ele acredita que estará com totais condições de jogo.
- Comecei o tratamento no sábado, por isso não viajei com o time. Hoje já dei uma corrida no campo e me senti bem. Amanhã (quinta-feira) vou para o campo já com a expectativa de jogar no domingo. São mais três dias para me recuperar – declarou o meia, em participação no Arena SporTV.
No programa, o santista falou também de outros assuntos importantes para o Peixe. Confira abaixo os principais trechos da participação dele:
Santos no México


“Não esperávamos nada diferente. São situações que acontecem em um jogo normal. Um time (o Santos) tinha um resultado positivo de 1 a 0 e o outro (América-MEX) precisava vencer. Estão todos de parabéns, ainda mais porque os jogadores tiveram uma viagem desgastante”.
Atuação do goleiro Rafael
“Atualmente, o Santos tem cinco goleiros e estão todos no mesmo nível. Nos treinos é muito difícil fazer gol neles”.
A chegada de Muricy
“Conseguimos conciliar a marcação. Marcamos para atacar. E com a qualidade dos nossos jogadores, ficou mais fácil atacar. É mais fácil correr para frente do que para trás. Com a chegada do Muricy, com a simplicidade do trabalho e a qualidade do elenco, deu para absorver muito rápido”.
Qual Santos é melhor: o de 2002 ou o atual?
“Tudo que aconteceu de 2002 para cá se deve àquele time. Sempre digo que o Santos venceu o Brasileiro e retomou a carreira, porque vinha de um grande jejum. É difícil, não gosto de fazer comparações. Só digo que sou privilegiado por participar dessas duas gerações. Fico devendo uma resposta”.
Amadurecimento no exterior
“Por todas as dificuldades que passei na Ucrânia, eu cresci como homem. Mas na parte do futebol não consegui me adaptar. Não conseguia fazer o que sei... esse negócio de controlar, passar...”
Possibilidade de encarar o Cruzeiro na Libertadores
“Para ser sincero, eu prefiro esse tipo de jogo. É mais bonito para o torcedor. É melhor para os dois times. Os dois vão jogar futebol e todos vão ter mais espaços. O Cruzeiro é favorito, porque vive melhor momento. Mas quem estiver melhor no jogo vai vencer”.


Amadurecimento no exterior
“Por todas as dificuldades que passei na Ucrânia, eu cresci como homem. Mas na parte do futebol não consegui me adaptar. Não conseguia fazer o que sei... esse negócio de controlar, passar...”
Possibilidade de encarar o Cruzeiro na Libertadores
“Para ser sincero, eu prefiro esse tipo de jogo. É mais bonito para o torcedor. É melhor para os dois times. Os dois vão jogar futebol e todos vão ter mais espaços. O Cruzeiro é favorito, porque vive melhor momento. Mas quem estiver melhor no jogo vai vencer”.
Elano afirma que Mano Menezes está colocando a seleção brasileira no caminho certo

Termo que libera terreno de futuro estádio do Corinthians é assinado

Promotoria, clube e Prefeitura de SP assinaram TAC na tarde desta quarta.
Início das obras do Itaquerão ainda depende de outras licenças.

Marcelo Mora Do G1 SP
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que libera o terreno onde deverá ser construído o estádio do Corinthians foi assinado no final da tarde desta quarta-feira (4) por representantes do Ministério Público, do clube e da Prefeitura de São Paulo.
 O TAC permite ao Corinthians continuar a explorar o terreno em Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, onde o clube pretende construir um estádio de futebol com 65 mil lugares para o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014.
"Ficou acordada a formalização de todo o ajuste judicial do encerramento da ação civil pública que tramita há mais de dez anos em razão da não construção do estádio no prazo em que a lei concedeu. Com esse acordo, é superado o litígio entre o Ministério Público, o Corinthians e a Prefeitura. O Corinthians vai oferecer contrapartidas à sociedade e, com isso, há a extinção do processo, o que permite a construção do estádio", afirmou o gerente jurídico do clube, Diógenes Mello Pimentel Neto.
Apesar disso, o início das obras do Itaquerão ainda depende de outras licenças da administração pública. O próprio acordo programado para esta quarta ainda deverá ser homologado pelo Poder Judiciário para ter validade oficial. Ele foi uma exigência da Promotoria de Habitação e Urbanismo para que a concessão do espaço em Itaquera - dada pela administração pública ao time paulistano em 1988 - seja mantida até 2078.
Pelo acordo, que após a homologação passará a se chamar Título Executivo Judicial, a agremiação terá de aplicar R$ 12 milhões na realização de obras sociais para a cidade. O valor se baseia numa lei municipal de 2007, que usa como cálculo o período de locação que o clube usufruiu do terreno nos últimos três anos.
“Houve a necessidade de alguns ajustes no que diz respeito à prestação de contas. O Corinthians terá que semestralmente comunicar ao Ministério Público o que ele está fazendo em termos de contrapartida. E o Ministério Público vai ter o direito de indicar empresas ou pessoas físicas do setor de auditoria para que verifique essas contrapartidas. Na essência, o Corinthians está liberado para começar as obras do seu estádio”, disse José Carlos de Freitas, promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo.
Termo assinado por representantes do Corinthians, MP e Prefeitura (Foto: Marcelo Mora/G1)Termo assinado por representantes do
Corinthians, MP e Prefeitura (Foto: Marcelo
Mora/G1)
Na primeira etapa do cumprimento das contrapartidas, o Corinthians terá de aplicar R$ 4 milhões até 2014 em atividades sociais. Na segunda etapa, serão mais R$ 8 milhões até 2019. "Essas contrapartidas que foram fixadas dizem respeito desta data para trás. A Prefeitura está liberada agora para fixar novas contrapartidas para uma situação diferente em relação à construção do estádio. Se ele não cumprir com as suas obrigações, nós temos cláusulas que asseguram o vencimento antecipado das obrigações. O Ministério Público, ou até a Prefeitura, poderão executar estes R$ 12 milhões, inclusive podendo chegar até a penhora de bens do clube", disse o promotor.
Segundo Diógenes Neto, o clube já realiza ações sociais deste tipo. "O clube, por exemplo, tem convênio com o Conselho Nacional de Justiça, no qual recebe egressos do sistema penitenciário, tem ações sociais de educação, palestras, atividades esportivas e de lazer. (As contrapartidas) começam desde já", disse.
Em troca do acordo, o promotor se comprometeu publicamente a retirar a ação civil que movia desde 2001 contra o Corinthians na Justiça. O processo pede a 14ª Vara da Fazenda Pública a anulação da concessão e a devolução do terreno à Prefeitura porque o clube descumpriu uma de suas cláusulas: a de construir um estádio até 1993, o que não foi feito até hoje. A área de 200 mil metros quadrados, próxima à Avenida Jacu Pêssego e à Estação Corinthians-Itaquera do Metrô, é ocupada atualmente pelo Centro de Treinamentos do time.
Homologação
O juiz Randolfo Ferraz de Vasconcelos é quem deverá oficializar o acordo sobre a cessão do terreno ao Corinthians. “Já antecipei ao juiz o teor do acordo para ele realizar a homologação. Com a homologação do acordo em juízo será formado um Título Executivo Judicial, no qual o Corinthians terá de apresentar contas semestralmente", disse o promotor. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) ainda não tem informações de quando essa homologação deverá ser feita.
"O juiz deverá fazer isso rapidamente, porque já tomou conhecimento. Até sexta-feira deve decidir isso", afirmou o gerente jurídico do Corinthians. Ainda segundo o Ministério Público, o time alvinegro terá de indicar onde irá aplicar os recursos para a realização de projetos e obras nas áreas de educação, saúde e economia.
Pendências
O desejo do Corinthians em erguer a sua arena ainda depende de licenças e autorizações que terão de ser fornecidas por secretarias da Prefeitura de São Paulo. Somente com elas será possível dar início às obras. Até agora, o time obteve aprovação da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), que forneceu uma Certidão de Diretrizes permitindo a construção.
Apesar disso, o clube ainda depende de avaliações do Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV), da Secretaria de Habitação (Sehab), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades).
Na manhã desta quarta, o Corinthians divulgou um relatório da administração do clube nos principais jornais do país. Nele havia uma citação sobre o estádio. “Menção merece, ainda, a aprovação pelo Conselho Deliberativo de um projeto verdadeiramente factível para construção de um estádio. A evolução do projeto acha-se em andamento. Todas as pendências estão sendo solucionadas. As expectativas são alvissareiras.”

Palestra de Renato Gaúcho terá duração de meia hora nesta quarta

Conversa está marcada para 19h20m, e saída para o estádio acontece às 19h55m

Por Eduardo Cecconi Direto de Santiago, Chile
Planejamento tático, irradiação de tranquilidade, e também palavras motivacionais: Renato Gaúcho terá meia hora para conversar com os 17 jogadores do Grêmio no início da noite desta quarta-feira, no Hotel Sheraton, em Santiago do Chile. A palestra do treinador gremista está marcada para as 19h20m, e a saída rumo ao Estádio San Carlos de Apoquindo acontece às 19h55m.
O almoço ocorreu pouco antes das 13h. Haverá ainda duas paradas para lanches, a principal às 18h, uma espécie de refeição derradeira antes da partida. Às 21h50m o Grêmio enfrenta o Universidad Católica, pelas oitavas de final da Taça Libertadores.
No jogo de ida, o Grêmio perdeu por 2 a 1 em Porto Alegre. Agora, precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença, ou então a partir de 3 a 2, para chegar às quartas de final da competição.
Júnior Viçosa e Gilson, jogadores do Grêmio (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)Júnior Viçosa e Gilson, jogadores do Grêmio, no Hotel Sheraton (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)

Anderson faz dois e ajuda a colocar o Manchester em decisão contra Barça

Recheados de reservas, Diabos Vermelhos goleiam o Schalke por 4 a 1 e carimbam 'revanche' diante dos catalães, no dia 28 de maio, em Wembley

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra
Wembley, 28 de maio: e lá vem o Manchester United. De novo. Consistente, seguro na defesa e dono de um ataque para lá de perigoso, os Diabos Vermelhos estão em mais uma decisão de Liga dos Campeões. Será a quinta ou, ainda mais surpreendente, terceira participação da equipe de Sir Alex Ferguson na finalíssima da maior competição de clubes da Europa em apenas quatro anos. Após abrir boa vantagem na Alemanha na última semana com um 2 a 0, o experiente treinador pôs a campo um time recheado de reservas nesta quarta-feira, no Old Trafford, pelo segundo jogo da semifinal. Foi o suficiente para golear o Schalke 04, por 4 a 1, e garantir uma espécie de revanche contra o Barcelona, que superou o rival Real Madrid na outra chave e esteve representado no estádio pelo técnico Josep Guardiola.
Valencia, Gibson e o brasileiro Anderson, duas vezes, marcaram para os donos da casa, enquanto Jurado diminuiu para os azuis-reais, que se despedem com campanha inédita e que irá orgulhar a cidade de Gelsenkirchen. Os tricampeões, por sua vez, reencontrarão os catalães após terem perdido a final de 2009, disputada em Roma, por 2 a 0. Em 2008, derrotaram o Chelsea nos pênaltis, por 6 a 5, após empate por 1 a 1 em Moscou. Em 2010, ano de exceção, caíram para o Bayern de Munique, nas quartas de final.
GALERIA DE FOTOS: as melhores imagens de Manchester United 4 x 1 Schalke 04
Anderson comemora gol do Manchester United contra o Schalke (Foto: AFP)Anderson comemora o primeiro de seus dois gols na goleada sobre o Schalke: mais uma final (Foto: AFP)
Confira todos os confrontos do mata-mata da Liga dos Campeões 2010/2011
O técnico Alex Ferguson estava claramente pensando em outro time de azul quando anunciou a escalação somente com quatro titulares: Van der Sar, Valencia, Rafael e Nani – os dois últimos ainda revezaram na posição recentemente com Fábio e Park. No domingo, às 12h10m (de Brasília), o líder do Campeonato Inglês recebe o Chelsea, no mesmo Old Trafford, em duelo decisivo na briga pelo título – a diferença é de atualmente três pontos (73 a 70) a três rodadas do fim. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará em Tempo Real.
Enquanto isso, na Bundesliga, o Schalke, 10º colocado, apenas cumpre tabela diante do Mainz, no sábado, às 10h30m, pela 33ª e penúltima rodada..
Reservas mostram serviço
Raul e o time do Schalke contra o Manchester United (Foto: Getty Images)Raúl cabisbaixo com a eliminação: campanha do
Schalke superou as expectativas (Getty Images)
Enganou-se, no entanto, quem imaginou um primeiro tempo morno com a quantidade de reservas em campo. Os sete suplentes do Manchester tinham serviço para mostrar e não faziam a menor questão, é claro, de decepcionar a torcida que lotou e abrilhantou o chamado “Teatro dos Sonhos” com um mosaico antes do apito inicial. E foi principalmente graças a um dos “encostados” que os Diabos Vermelhos desceram para o vestiário ainda com maior vantagem no placar agregado.
Aos 25, quando o Schalke havia assustado apenas uma vez, com Farfán, veio o primeiro ato. Jurado errou passe bobo no meio-campo e a bola sobrou para Gibson. Como Giggs, ele deixou o equatoriano Valencia na cara do gol. Neuer, dessa vez, não fez os milagres da partida de ida: 1 a 0. O passe chamou a atenção do zagueiro Rio Ferdinand, que comentou o lance em seu perfil no Twitter já aquecendo a rivalidade com o finalista Barcelona:
– Se fosse o Iniesta que tivesse passado essa bola as pessoas já estariam babando – disse Ferdinand.
Maior artilheiro da história da Liga dos Campeões, com 71 gols, Raúl tentou responder logo em seguida, com uma cabeçada, mas foi o Manchester que aproveitou melhor sua segunda ótima chance e ampliou aos 31. Anderson recebeu lateral de Rafael e fez o pivô para Valencia. O equatoriano devolveu o presente para Gibson, que chutou no meio do gol. Neuer falhou feio e só fez crescer os rumores e brincadeiras de que fora negociado após o jogo em Gelsenkirchen.
Gibson comemora gol do Manchester United contra o Schalke (Foto: AFP)Gibson, à direita, teve primeiro tempo de Giggs: passe espetacular e gol (Foto: AFP)
O Schalke viu suas esperanças aumentarem um pouco após justamente diminuirem.Aos 33, Smalling saiu jogando errado, e a bola sobrou com Uchida. O japonês cruzou e, após nova rebatida, Jurado pegou de primeira e anotou um belo gol.
O jogo era quente e o Manchester por muito pouco não voltou a marcar. Logo em seguida, aos 34, Valencia recebeu de Anderson na grande área e chamou Neuer para dançar. Ele limpou o goleiro e chutou rasteiro, mas Höwedes salvou em cima da linha.
Rooney na torcida do Manchester United contra o Schalke (Foto: Reuters)Rooney não foi nem relacionado para banco (AFP)
Anderson rouba a cena e faz dois
Com vantagem praticamente irremediável – àquela altura os alemães precisavam de três gols e haviam finalizado apenas cinco vezes –, os ingleses cozinharam o jogo no segundo tempo. A facilidade era tamanha que encontraram espaço para assustar Neuer, em lindo chute de Anderson, aos 10 minutos, salvo na ponta dos dedos pelo goleiro.
O brasileiro, um dos reservas em campo, voltaria a aparecer. E muito bem. Aos 27, Nani criou bom contra-ataque e achou o meio-campista livre na área. Ele errou o domínio, mas se recuperou e bateu forte. Anderson parecia inspirado e fez o seu segundo pouco depois. Aos 31, em mais um contra-ataque mortal, Berbatov entrou livre pela direita e só rolou para o brasileiro completar com o gol praticamente vazio.
manchester united 4 x 1 schalke 04
Van der Sar, Rafael (Evra), Evans, Smalling e O'Shea; Gibson, Scholes (Fletcher) e Anderson; Valencia, Berbatov (Owen) e Nani. Neuer, Uchida, Höwedes (Matip), Metzelder e Escudero; Papadopoulos e Jurado; Farfán (Huntelaar), Baumjohann (Edu) e Draxler; Raúl
Técnico: Alex Ferguson. Técnico: Ralf Rangnick.
Gols: Valencia, aos 25, Gibson, aos 31, e Jurado, aos 34 minutos do primeiro tempo; Anderson, aos 27 e 31 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Gibson, Scholes, Anderson (Manchester); Escudero (Schalke)
Estádio: Old Trafford, em Manchester (ING). Data: 04/05/2001. Árbitro: Pedro Proença (POR). Assistentes: Tiago Trigo e Ricardo Santos (POR).