segunda-feira, 16 de julho de 2012

No embarque para Londres, Neymar diz: ‘Espero voltar com o ouro’

Muito assediado, atacante da seleção agradece o apoio dos torcedores que comparecem no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro

Por Leandro Canônico e Marcelo Baltar Rio de Janeiro
58 comentários
Neymar embarque Seleção (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Neymar no embarque da Seleção para Londres
(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
A seleção brasileira embarcou na noite desta segunda-feira para as Olimpíadas de Londres com muita festa. Cerca de 200 pessoas aguardavam a delegação no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e assediaram, principalmente, Neymar, que foi protegido por alguns seguranças. Mesmo com todo tumulto, o atacante fez questão de parar para falar com os jornalistas e mostrar toda sua confiança.
- Espero trazer essa medalha. Espero voltar com o ouro e agradeço o carinho dessa torcida.

A Seleção se apresentou na cidade do Rio de Janeiro no último dia 9 de julho. Desde então, o time vem se preparando fisicamente para o torneio. Além de trabalhos no próprio hotel, Mano Menezes ministrou atividades com bola na Escola de Educação Física do Exército e na Gávea, sede do Flamengo.
O "primeiro desafio" na Inglaterra será um amistoso na próxima sexta-feira, contra a Grã-Bretanha, na cidade de Middlesbrough. O técnico brasileiro já divulgou a escalação para o confronto: Rafael Cabral; Rafael, Juan, Thiago Silva e Marcelo; Sandro, Romulo e Oscar; Neymar, Hulk e Damião.

Blog Meio de Campo: familiares e fãs no adeus da Seleção

O Brasil estreia nas Olimpíadas em 26 de julho contra o Egito, em Cardiff (País de Gales). Três dias depois, enfrenta a Bielorrússia, em Manchester. O último jogo da primeira fase é contra a Nova Zelândia, em Newcastle, em 1º de agosto. Se avançar em primeiro lugar, o time canarinho enfrentará nas quartas de final o segundo colocado do Grupo D, que tem Espanha, Japão, Honduras e Marrocos. Se ficar na segunda posição, a Seleção pegará o líder da chave D.
Mano Menezes Andres Sanches embarque Seleção (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Mano Menezes e Andres Sanches no embarque da Seleção (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)

Vasco paga, mas não terá Eder Luis e Fellipe Bastos contra o São Paulo

Renato Silva volta de viagem nesta quarta-feira e também deve voltar ao Vasco contra o Santos, neste sábado

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
38 comentários
Eder Luis e Fellipe Bastos renovação Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / globoesporte.com)Eder e Fellipe devem enfrentar o Santos
(Foto: Gustavo Rotstein / globoesporte.com)
O Vasco deu importante passo para diminuir sua lista de desfalques. O clube finalmente efetuou o pagamento ao Benfica, de Portugal, da primeira parcela referente à compra dos direitos econômicos de Fellipe Bastos e Eder Luis. Portanto, a regularização da dupla depende apenas da questão burocrática. Mesmo assim, a dupla dificilmente terá condição de enfrentar o São Paulo, nesta quarta-feira, no Morumbi. Diretoria e comissão técnica trabalham para colocar os jogadores em campo contra o Santos, no próximo sábado, pela 11ª rodada.
A escalação de Fellipe Bastos e Eder Luis depende do envio de documentos de Portugal até o Brasil, passando pelo aval da Fifa. Dessa forma, esse trâmite dificilmente será resolvido até esta terça-feira, data limite para que os nomes dos jogadores sejam publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Por isso, a expectativa é de que eles voltem contra o Santos.
- Estamos fazendo o máximo para agilizar a tramitação dos documentos, mas acho difícil eles serem regularizados para o jogo de quarta-feira - admitiu Daniel Freitas, diretor de futebol do Vasco.
O mesmo em relação a Renato Silva, que na última sexta-feira viajou à China para apressar sua liberação e, assim, regularizar seu novo contrato com o Vasco. A previsão é que o zagueiro chegue da Ásia nesta quarta-feira e, por isso, está descartada sua escalação contra o São Paulo.

Em súmula, árbitro confirma gol de Alecsandro sobre o Atlético-GO

Márcio Chagas da Silva rejeita gol contra de Gabriel no lance que deu a vitória ao Vasco. Camisa 9 volta a liderar artilharia do Brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
102 comentários
Alecsandro pode, enfim, comemorar sua permanência como artilheiro do Campeonato Brasileiro. Na súmula divulgada nesta segunda-feira, o árbitro Márcio Chagas da Silva confirmou ter assinalado para o atacante o gol que deu a vitória ao Vasco por 1 a 0 sobre o Atlético-GO, nesse domingo. Anteriormente, o juiz havia marcado gol contra de Gabriel, da equipe goiana.
Dessa forma, Alecsandro continua no topo da lista de artilheiros do Brasileirão, com seis gols. No entanto, agora tem a companhia de Roger, da Ponte Preta, que marcou três vezes na vitória por 4 a 1 sobre o Coritiba, no sábado.
Ainda em campo, Alecsandro conversou com o árbitro e pediu que ele reconsiderasse a decisão no momento de preencher a súmula. O centroavante deixou São Januário, no último domingo, esperançoso de que se manteria na liderança dos artilheiros do Brasileirão.
- Ele disse que vai rever o lance. Se não tivesse o desvio, seria gol. Acho que ele vai rever o lance e dar o gol para mim. Seria justo - disse o camisa 9 após o jogo, ainda em campo, em entrevista ao PFC.
Nas seis vezes em que Alecsandro fez gol, o Vasco ganhou a partida. Foi assim contra Grêmio, Portuguesa, Náutico (com dois gols), Ponte Preta e, agora, Atlético-GO. A vitória sobre o Bahia foi a única em que ele passou em branco.

Lateral-direito Jonas, do Coritiba, vira alvo do Vasco para o Brasileirão

Jogador de 25 anos pode reforçar a equipe cruz-maltina, mas diretoria do clube carioca prefere não confirmar possível interesse

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
140 comentários
jonas coritiba gol corinthians (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)Jonas está perto de acerto com o Vasco
(Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)
Depois da frustrada negociação por Paulo Henrique, o Vasco manteve seu foco no futebol do Paraná para contratar um lateral-direito. O nome da vez é Jonas, do Coritiba, que pode ser anunciado como reforço cruz-maltino. O jogador de 25 anos deverá assinar contrato de quatro anos de duração.
Jonas disputou quatro partidas do Brasileirão pelo Coritiba, o que o permite defender outro clube da Série A. Titular do técnico Marcelo Oliveira, o jogador sequer foi relacionado para a derrota por 4 a 1 para a Ponte Preta, no último sábado, em Campinas.
O contrato de Jonas com o Coritiba termina no fim de 2012 e a expectativa é de que houvesse a renovação. Inclusive, já havia um acerto verbal com o clube. Mas o Vasco decidiu se antecipar e adquirir os direitos do lateral. Ele chega para ser mais uma opção para Cristóvão Borges, que tem Fagner como titular, mas sente a necessidade de um atleta mais experiente para a posição.
O diretor de futebol do Vasco, Daniel Freitas, preferiu não falar sobre o possível interesse em Jonas.
- É um jogador interessante, mas ainda não há nenhuma negociação em andamento em relação ao jogador - afirmou.
No mês passado, o Vasco esteve perto de contratar o também lateral-direito Paulo Henrique, do Paraná Clube. No entanto, a diretoria decidiu interromper a negociação alegando muita interferência de empresários nas conversas.
Nos próximos dias o Vasco também deve anunciar a contratação de Auremir, volante do Náutico que também atua como lateral-direito.

Vasco anuncia contratação do volante Auremir

Jogador de 20 anos, que estava no Náutico, assina até o fim de 2015 e fala da expectativa de defender seu novo clube

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
53 comentários
Auremir nova contratação do Vasco (Foto: Guilherme Pessoa / Vasco.com.br)Auremir posa com a camisa do Vasco
(Foto: Guilherme Pessoa / Vasco.com.br)
Mais rápido do que o inicialmente previsto, o Vasco anunciou a contratação de Auremir. No fim da tarde desta segunda-feira, em seu site oficial, o clube confirmou o acerto com o volante de 20 anos, que estava no Náutico. A expectativa era de que o jogador finalizasse os exames médicos apenas nesta terça-feira.
O jogador, que também atua como lateral-direito, assinou contrato de empréstimo até 31 de dezembro de 2015. O Vasco comprou 35% dos direitos econômicos de Auremir, mas pode adquirir a porcentagem restante daqui a um ano.
- Ainda não tive o contato com meus companheiros, mas é motivo de muito orgulho poder jogar no Vasco e atuar com grandes jogadores, que são ídolos do futebol - disse Auremir ao site oficial do Vasco.
Auremir, que disputou seis partidas do Campeonato Brasileiro pelo Náutico, é visto por diretoria e comissão técnica como uma peça de reposição após a saída de Allan. Além de volante, ele atua como lateral-direito, a exemplo do jogador que foi negociado com o Udinese, da Itália.

Dedé celebra jogo invicto e avisa: 'Ainda tenho mais a dar'

Zagueiro reforça importância de vitória do Vasco sobre o Atlético-GO sem gol sofrido e diz estar perto de voltar à melhor forma

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
7 comentários
Dedé coletiva Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / globoesporte.com)Dedé observa evolução na defesa do Vasco
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
No último domingo, Dedé completou o quinto jogo consecutivo como titular do Vasco desde que retornou de uma lesão que o afastou dos gramados por dois meses. Desde que o zagueiro voltou a ser utilizado com regularidade por Cristóvão Borges, o time se manteve entre os primeiros colocados do Brasileirão. Mas a vitória por 1 a 0 sobre o lanterna Atlético-GO representou um triunfo pessoal para o Mito. Pela primeira vez a equipe não sofreu um gol, o que significou alívio.
Dedé retornou ao posto de titular do Vasco no empate em 1 a 1 com o Palmeiras, em Barueri (SP). Daquela partida até o último domingo, foram cinco jogos, com duas vitórias, dois empates e uma derrota. Nestes confrontos, a equipe marcou sete gols e sofreu sete, sendo que, contra o Atlético-GO, pela primeira vez neste Brasileirão o ídolo vascaíno deixou o campo com a defesa invicta.
Os números estão no pensamento e na ponta da língua. Apesar de reconhecer que o Vasco não teve uma boa atuação, Dedé lembrou que a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO representou um marco importante para a defesa, que, segundo ele, ganhou um importante estímulo para enfrentar o São Paulo, nesta quarta-feira, no Morumbi.
- O Fernando Prass estava chateado por levar tantos gols e eu estava no negativo com a torcida. Nas últimas três partidas, foram quatro pontos. Além disso, levei seis gols nesse período. No domingo, sofremos uma pressão do Atlético no fim, mas não levamos gol. Isso dá confiança para os jogadores e para o treinador - avaliou (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado).
A cobrança de Dedé não se dá apenas no nível coletivo, mas principalmente no individual. Ainda buscando o melhor ritmo após dois meses parado por causa de um edema ósseo na perna esquerda, o zagueiro afirma que a sequência de partidas no meio da semana e aos fins de semana servirá para apressar o recondicionamento. Ele admite que ainda não reencontrou seu melhor desempenho, mas se diz confiante.
- Sou consciente dos meus defeitos e também do que faço de melhor. Durante a última semana pedi para fazer um trabalho mais específico com os auxiliares, com a preparação física e com a fisiologia. Melhorei, mas ainda tenho mais a dar. Na última partida estava mais tranquilo em termos táticos e físicos. Acredito que um jogo próximo vai ser bom para mim, porque vou ganhando força e noção de espaço, que são as minhas maiores qualidades - destacou Dedé.

Ramon pronto para encarar o Vasco: ‘Se vaiavam a favor, imagine contra?’

Rivais só se enfrentam pelo Brasileirão na 18ª rodada, daqui a um mês

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
155 comentários
Flamengo e Vasco só se enfrentam neste Campeonato Brasileiro daqui a um mês, em jogo válido pela 18ª rodada. O confronto, no entanto, já está na cabeça de um jogador recém-contratado pelo Rubro-Negro. Ramon estreou pelo novo clube nesse domingo, diante do Bahia, mas já se prepara para encarar um clima hostil quando se ver diante da torcida vascaína pela primeira vez.
- Se já vaiavam a favor, imagine contra? Mas só vou pensar nisso na semana do clássico mesmo. O objetivo do Flamengo é se aproximar do G-4 e, depois, buscar o primeiro lugar - disse o lateral em entrevista à Rádio Brasil.
Dones e Ramon, Bahia x Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Titular, Ramon fez sua primeira partida pelo Fla nesse domingo, contra o Bahia, em Salvador (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Ramon defendeu o Vasco de 2009 a 2011 e conquistou os títulos da Série B e o da Copa do Brasil. O lateral, porém, deixou o clube insatisfeito com a reserva. No Corinthians, ele já foi hostilizado pela torcida cruz-maltina, que o chamou de “mercenário”.
Mas tudo isso faz parte do passado, e Ramon agora só quer saber de fazer bonito com a camisa do Flamengo.
- Tudo o que fiz até hoje no futebol, no Flamengo, quero fazer mil vezes mais. Estar vestindo essa camisa para mim é muito importante, muito especial. Quero honrar essa camisa. Quero fazer um trabalho muito bem feito para criar minha história aqui. O Flamengo me dá todo suporte para isso. Parece que estou no Flamengo há muito tempo - comemorou o jogador de 24 anos.

Fagner volta aos treinos e fica perto de enfrentar o São Paulo

Vetado de jogo contra o Atlético-GO, lateral-direito apresenta melhora no tornozelo e deverá ser relacionado para jogo desta quarta-feira

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
16 comentários
A semana começou com uma boa notícia do Vasco. Nesta segunda-feira, um dia depois da vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO, Cristóvão Borges voltou a contar com a presença de Fagner. O lateral-direito treinou sem limitação em São Januário, mostrando estar recuperado da dor no tornozelo direito que o tirou da partida do último domingo. Ele está praticamente confirmado contra o São Paulo, nesta quarta-feira, no Morumbi.
Fagner treino Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / globoesporte.com)Fagner treina nesta segunda-feira ao lado do técnico Cristóvão Borges (Foto: Gustavo Rotstein / globoesporte.com)
O recém-contratado Wendel também participou do treinamento técnico, enquanto os atletas que começaram a partida contra o Atlético-GO faziam um trabalho regenerativo na academia de São Januário. No entanto, o meio-campo de 30 anos, mesmo já regularizado, não deverá ser relacionado para enfrentar o São Paulo. O jogador ainda busca o melhor condicionamento físico e, por isso, deve estar disponível em uma semana.

Além disso, Renato Silva continuará a ser desfalque do Vasco. O zagueiro, que viajou à China na última sexta-feira para apressar sua liberação, ainda não retornou aos treinamentos e, por isso, não enfrentará o São Paulo. Já o volante Eduardo Costa ainda não se recuperou de uma pancada no pé esquerdo e, desse modo, segue entregue ao departamento médico.

Eder Luis e Fellipe Bastos, que também não tiveram seus contratos regularizados, ainda são dúvida para enfrentar o São Paulo. A diretoria tenta colocar a dupla em condição de jogo até esta terça-feira.

Inspirado em Ronaldo 'e mais ninguém', Guerrero é apresentado

Novo atacante do Corinthians elogia Messi e Cristiano Ronaldo, mas diz que, para ele, o Fenômeno é 'único'

Por Gustavo Serbonchini São Paulo
76 comentários
Paolo Guerrero, o novo camisa 9 do Corinthians, tem um ídolo muito identificado com a torcida alvinegra: Ronaldo. O atacante, que foi apresentado nesta segunda-feira, no CT Joaquim Grava, disse que tem no Fenômeno o seu espelho. Atualmente aposentado, o craque atuou no Timão de 2009 até 2011, conquistando o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil de 2009.
Paolo Guerreiro, Corinthians, Apresentação (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Paolo Guerrero veste a camisa do Timão na apresentação (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
- O meu único ídolo é Ronaldo. Acho Messi, Cristiano Ronaldo bons, mas, para mim, o único é o Ronaldo. Não pude ver Maradona nem o Pelé, então, para mim Ronaldo foi o melhor que vi - disse Guerrero.
Guerrero chega para ser o atacante de referência que o técnico Tite precisa. Liedson, que foi destaque na temporada passada, caiu tanto de produção que está de saída. O peruano assinou  contrato de três anos. O clube desembolsou 3 milhões de euros (aproximadamente R$7,5 milhões) para tirá-lo do Hamburgo. Guerrero foi o artilheiro da última Copa América, com cinco gols.
– Na minha ex-equipe e na seleção sou o camisa 9. Vamos ver se aqui também.
Guerrero já treinou nesta segunda-feira com o restante do elenco. Ele se aqueceu com o grupo e depois correu ao redor do gramado ao lado do chinês Zizao.
– Não chego ao Corinthians 100%. Estava em férias de três semanas. Acho que preciso de mais ou menos duas semanas para entrar em forma e poder jogar. Vou me preparar bem para, daqui a pouco, estar fazendo os gols pelo Corinthians. Eu já me imagino fazendo gols, deixando a torcida contente - afirma.
Paolo Guerreiro e Zizao durante teino no ct do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Antes da apresentação, ele correu ao lado de Zizao (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Sonho antigo

O nome de Guerrero não apareceu de uma hora para outro no Corinthians. O clube já estuda a contratação do atacante há mais de um ano. No meio de 2011, o Timão começou a observar o jogador.
- Tudo começou quando Mano Menezes convocou o nosso auxiliar Fábio Carille para que ele analisasse os rivais na Copa América. Ele observou o Guerrero atuando pelo Peru. Foi artilheiro daquela competição e isso despertou interesse. Surgiu, entao, a oportunidade de conversar, o nome estava aprovado pela comissão técnica e deu certo - explicou Roberto de Andrade, diretor de futebol alvinegro.

Frio na barriga: jovens e experientes destacam ansiedade por Londres

Em busca do ouro inédito, novatos e quem já vai pela segunda vez às Olimpíadas, como Marcelo, admitem nervosismo natural para estrear logo

Por Leandro Canônico e Marcelo Baltar Rio de Janeiro
7 comentários
Chegou a hora de embarcar para Londres em busca da inédita medalha de ouro para o futebol brasileiro. Então, o principal questionamento aos jogadores no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, no início da noite desta segunda-feira, era sobre a ansiedade e o “frio na barriga” antes das Olimpíadas.

Pela segunda vez nos Jogos (a primeira foi em Pequim), Marcelo admitiu que está ansioso pela estreia do próximo dia 26 de julho, contra o Egito, em Cardiff, no País de Gales. Mas sabe que tudo ficará mais calmo quando a bola rolar.
Lucas, Embarque da Seleção Brasileira (Foto: Marcos de Paula / Agência Estado)Lucas no embarque da Seleção Brasileira, no Rio
(Foto: Marcos de Paula / Agência Estado)
- O frio na barriga é o mesmo de quatro anos atrás. Mas, quando a bola rola, isso vai embora – resumiu o lateral-esquerdo do Real Madrid.
Leandro Damião, atacante do Internacional, também falou sobre a ansiedade pelos Jogos Olímpicos. Mas exaltou a confiança do grupo na conquista do ouro.

- Sempre dá frio na barriga, mas estamos muito confiantes para ir em busca desse título – acrescentou o atacante colorado.

Lucas, um dos mais assediados no embarque, perdendo apenas para Neymar, falou sobre usar a pressão pela inédita conquista de maneira positiva.

- A ansiedade é grande para começar logo, mas não podemos deixar isso atrapalhar. Temos de usar a euforia da torcida de forma positiva – finalizou.

A seleção brasileira chega a Londres nesta terça-feira. No dia 20, sexta-feira, tem amistoso contra a Grã-Bretanha, em Middlesbrough. No dia 26, estreia nas Olimpíadas contra o Egito. Bielorrússia e Nova Zelândia completam o grupo.
Rafael embarque Seleção (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Rafael e Danilo antes do embarque da seleção brasileira (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)

Sem brasileiros, Uefa divulga lista dos melhores que atuam na Europa

Real Madrid e Manchester City contam com seis jogadores cada um. Grandalhão galês do desconhecido Bangor City é a grande surpresa

Por GLOBOESPORTE.COM Nyon, Suíça
577 comentários
montagem Cristiano Ronaldo Xavi Ozil Euro (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)CR7, Xavi e Özil estão na lista divulgada pela Uefa
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
A Uefa anunciou nesta segunda-feira os nomes dos 32 atletas que vão concorrer ao prêmio de melhor jogador da Europa de 2012. Messi, ganhador da primeira edição, em 2011, puxa a lista, que não tem brasileiros.
O prêmio surgiu por iniciativa do presidente da Uefa, Michel Platini, e substitui a distinção que premiava o Jogador do Ano na Europa. Tal como aconteceu em 2011, jornalistas oriundos das 53 federações filiadas à entidade que comanda o futebol do Velho Continente formaram o júri e elaboraram uma lista com os seus jogadores preferidos, ordenados de 1 a 5, com o primeiro recebendo cinco pontos, o segundo quatro e assim sucessivamente.
O site oficial da Uefa vai divulgar no próximo dia 14 de agosto os nomes dos três jogadores mais pontuados na primeira fase da votação. Será depois realizada uma eleição direta, em Mônaco, onde os mesmos jornalistas utilizarão um sistema eletrônico para determinar o vencedor entre os três candidatos.
Messi é um dos quatro jogadores do Barça na lista. Os outros três - Xavi, Iniesta e Fàbregas – integraram a seleção da Espanha vencedora da última Eurocopa. Três dos seus colegas de Fúria, Xabi Alonso, Casillas e Sergio Ramos, estão entre os seis jogadores candidatos do Real Madrid e juntam-se ao trio português formado por Cristiano Ronaldo, Pepe e Coentrão.
messi barcelona gol rayo vallecano (Foto: Agência AP)Messi é atual vencedor do prêmio (Foto: Agência AP)
Assim como o Real, o Manchester City, campeão inglês, também está representado por seis jogadores, dois a mais que o Chelsea, campeão da Liga dos Campeões da Uefa. Na lista, atletas de 12 clubes aparecem, incluindo o Atlético de Madri, que contou com a inspiração do colombiano Falcao García para conquistar a Liga Europa pela segunda vez em três temporadas.
“Zebra” galesa na lista
No meio de nomes consagrados, aparece o de Leslie Davies, atacante galês que veste a camisa 9 do modesto Bangor City, do País de Gales, autor de 16 gols no último campeonato nacional do seu país.
O jogador de 27 anos, chamado pelos torcedores de "Big Les" por causa da sua altura (1,91m), é tão desconhecido que o próprio site oficial da Uefa sequer tem uma foto do atleta, numa seção destinada ao perfil de jogadores que disputam competições da entidade.
"Jogador obscuro": Leslie não tem nem página na wikipedia (Foto: Reprodução / The Score)"Jogador obscuro": Leslie não tem nem página na wikipedia (Foto: Reprodução / The Score)
A lista de 32 jogadores é a seguinte (por ordem alfabética):
Agüero (ARG) – Manchester City
Xabi Alonso (ESP) – Real Madrid
Balotelli (ITA) – Manchester City
Jakub Błaszczykowski (POL) – Borussia Dortmund
Buffon (ITA) – Juventus
Casillas (ESP) – Real Madrid
Petr Čech (RTC) – Chelsea
Coentrão (POR) – Real Madrid
Leslie Davies (WAL) – Bangor City
Drogba (CIV) – Chelsea FC (agora no Shanghai Shenhua FC)
Fàbregas (ESP) – FC Barcelona
Falcao García (COL) – Atlético de Madri
Joe Hart (ING) – Manchester City
Ibrahimović (SUE) – Milan
Iniesta (ESP) – Barcelona
Kagawa (JAP) – Borussia Dortmund (agora no Manchester United)
Vincent Kompany (BEL) – Manchester City
Lampard (ING) – Chelsea
Messi (ARG) – Barcelona
Luka Modrić (CRO) – Tottenham Hotspur
Özil (ALE) – Real Madrid
Pepe (POR) – Real Madrid
Pirlo (ITA) – Juventus
Sergio Ramos (ESP) – Real Madrid
Raúl (ESP) – Schalke 04 (agora no al-Sadd Sports Club)
Cristiano Ronaldo (POR) – Real Madrid
Rooney (ING) – Manchester United
David Silva (ESP) – Manchester City
Fernando Torres (ESP) – Chelsea
Yaya Touré (CIV) – Manchester City
Van Persie (HOL) – Arsenal
Xavi (ESP) –  Barcelona

Verdão resolve pendências, Obina assina e já pode estrear na quinta

Atraso no acerto se deu porque intermediários cobravam comissões. Empréstimo será gratuito, e jogador será apresentado nesta terça

Por Diego Ribeiro São Paulo
68 comentários
Obina (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Obina pode estrear na quinta-feira
(Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)
O Palmeiras pode ter um reforço de última hora para o duelo contra o Coritiba, nesta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro. O atacante Obina assinou contrato válido até 31 de dezembro deste ano, e provavelmente terá condições de jogo, já que seu nome precisa aparecer no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF até esta terça-feira, mesmo dia em que ele será apresentado na Academia de Futebol, ao meio-dia.
- Assinou, resolvemos tudo e agora o Felipão terá mais um jogador à sua disposição - disse o vice-presidente Roberto Frizzo.
O Palmeiras não vai pagar ao Shandong Luneng, da China, pelo empréstimo, e já há um preço fixado para o caso de o clube querer comprar seus direitos econômicos no fim do ano. No acerto inicial, o clube iria pagar cerca de US$ 300 mil (R$ 620 mil) aos chineses. O valor agora será bancado por um fundo de investimentos que pretende iniciar parceria com o Verdão. Tal fundo chegou a pedir em troca a participação nos direitos econômicos de jogadores da base, mas o Palmeiras pretende compensar de outra forma.
A pendência, porém, dizia respeito ao pagamento a intermediários da negociação. Houve um princípio de impasse, já que pessoas que ajudaram na negociação pediram uma comissão extra na última hora.
- Agora que acabou, não há motivos para falar das pendências. Houve alguns acertos – despistou Frizzo.
No domingo, depois do empate em 1 a 1 com o São Paulo, o técnico Luiz Felipe Scolari reclamava da demora da diretoria em acertar a situação de Obina, que se apresentou ao clube no fim da semana passada e já trabalha com os companheiros.
Com a chegada de Obina, Felipão ainda espera pelo menos mais dois reforços para a temporada. Um volante e um meia são prioridades, e nesta semana os nomes pretendidos serão discutidos entre comissão técnica e diretoria. Para a posição de centroavante, o técnico tem agora Obina, Barcos e Betinho.

No primeiro treino coletivo, Seedorf
mostra personalidade de camisa 10

Rafael Marques faz o gol da vitória dos reservas sobre a equipe juvenil.
Camisa 10 tem bom desempenho e quase faz o seu em chute de longe

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
66 comentários
Foram 50 minutos de treino. Os primeiros dele em campo pelo Botafogo. Durante a atividade, toques curtos, passes mais longos, alguns dribles, muitos lançamentos e até um belo chute ao gol defendido por Renan. Nesta segunda-feira, Seedorf participou ativamente do coletivo contra o time juvenil do Botafogo. E mesmo com todos os olhos estarem voltados para o seu desempenho, um outro "estreante" também se destacou. Rafael Marques marcou o gol da vitória de 1 a 0 da equipe reserva.
Seedorf, treino Botafogo (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Seedorf (10) se movimentou muito, e Rafael Marques (13) fez o gol (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)
O treinamento começou em ritmo lento. Ainda se adaptando aos companheiros, Seedorf se movimentou bastante e orientou muito a saída de bola por parte da defesa. Esta, por sinal, foi uma característica constante do holandês na atividade. Além de mostrar qualidade com a bola nos pés, foi um verdadeiro treinador em campo.
Passados os primeiros minutos, Seedorf foi ficando mais solto. Os passes foram saindo com mais facilidade. Os primeiros lançamentos não foram tão precisos. Quando percebia o erro, imediatamente se desculpava. Apesar de um escorregão no gramado molhado ao tentar um domínio de bola, o holandês atuou como um autêntico camisa 10, flutuando pelos dois lados do campo e tentando alcançar Rafael Marques, este um autêntico atacante de referência.
Foi dos pés do outro reforço que saiu o único gol da atividade. Lennon desceu pela direita e rolou para William, que deixou o atacante na cara do gol apenas para completar, mostrando oportunismo e precisão no arremate. Minutos depois, quase foi a vez de o holandês deixar a sua marca. Ele recebeu na intermediária, cortou o marcador e acertou belo chute.
Ao fim da atividade, Seedorf conversou com membros da comissão técnica, fez alongamento, apertou a mão e trocou algumas palavras com o técnico Oswaldo de Oliveira, para depois deixar o campo anexo do Engenhão. No entanto, antes de descer, fez a alegria do time juvenil ao tirar uma foto com todos. O time reserva que treinou foi o seguinte: Milton Raphael, Lennon, Brinner, Doria e Vinícius; Jadson, Rodrigo Dantas, Jeferson e Seedorf; William e Rafael Marques.
A atividade provou que Seedorf está mesmo em boa forma. O técnico Oswaldo de Oliveira adiantou após o empate diante do Fluminense que a tendência é escalar o apoiador holandês já no próximo domingo, às 18h30m (de Brasília), contra o Grêmio no Engenhão. A expectativa é ver a torcida do Botafogo lotar o estádio.

Muricy: 'Com esse elenco, não temos condições de brigar pelo Brasileiro'

Sem poder contar com Neymar, Ganso e Rafael nas próximas oito partidas, treinador do Santos mostra pessimismo e diz temer 'queimar' atletas jovens

Por SporTV.com Rio de Janeiro
44 comentários
Sem poder contar com suas principais estrelas nas próximas oito partidas do Campeonato Brasileiro, o atacante Neymar, o meia Paulo Henrique Ganso e o goleiro Rafael, convocados para a seleção olímpica, e outros atletas que deixaram a equipe por questões contratuais, o treinador do Santos, Muricy Ramalho mostrou grande preocupação quanto ao futuro do Peixe na competição. Em entrevista à apresentadora Vanessa Riche, do "Tá na Área", o treinador afirmou que o Santos não tem condição de lutar pelo título brasileiro com a equipe atual e revelou que o clube tem dificuldade para novas contratações.
- Com esse elenco, não temos condições de brigar pelo Brasileiro. Estamos à procura de novos jogadores para substituir esses desfalques, mas as contratações esbarram na questão financeira, pois o Santos não é um time de investidores.
Além da ausência do trio olímpico, o Santos perdeu recentemente os atacantes Borges (negociado com o Cruzeiro) e Alan Kardec (que voltou para o Benfica).
O atual campeão paulista conquistou apenas uma vitória em nove rodadas do Brasileirão e está a dois pontos da zona de rebaixamento. O Peixe é o 13ª colocado, com nove pontos em nove jogos.
Muricy lembrou que terá recorrer a atletas da categorias de base para as próximas partidas do Brasileirão e disse que teme 'queimar' algum atleta em um momento em que o Santos precisa se recuperar no campeonato.
- Vamos começar a enfrentar os problemas de lesão e atletas suspensos e hoje não tenho peças de reposição dentro do elenco. Vamos ter que contar com a garotada das categorias de base, mas acho muito complicado pois são atletas muito novos e posso acabar queimando algum deles.
Sobre a polêmica da possível saída de  Ganso do clube, o treinador disse que prefere não interferir na questão, ressaltando que é uma decisão do atleta com o clube. Mas revelou que confia na permanência do camisa 10. Muricy aproveitou para elogiar a postura do garoto Felipe Anderson, que vem agradando ao atuar no lugar do titular .
Para esta quarta-feira, quando o Santos enfrenta o Botafogo, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, o treinador antecipou que poderá contar com o zagueiro Edu Dracena. O capitão santista desfalcou a equipe na partida contra o Inter, no domingo, devido a um edema na coxa esquerda.
Muricy Ramalho no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Muricy Ramalho no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)

Fluminense, Barça carioca e até CBF ganham com a venda de Thiago Silva

Clubes formadores dividem 5% dos R$ 102 milhões que o Milan receberá do PSG, mas entidade ainda terá que aguardar. Veja quanto cada time vai lucrar

Por Lucas Loos Rio de Janeiro
59 comentários
Clube Valor em números aproximados
Fluminense € 500 mil
(R$ 1,25 milhão)
Barcelona (RJ) € 70 mil
(R$ 175 mil)
RS Futebol Clube € 360 mi
(R$ 900 mil)
Juventude € 125 mil
(R$ 310 mil)
Dínamo de Moscou e Porto € 280 mil
(R$ 700 mil)
CBF Indefinido
A transferência de Thiago Silva para o PSG por € 41 milhões (R$ 102 milhões) não vai encher apenas os cofres do Milan. Segundo o advogado Marcos Motta, que cuida da transferência, Fluminense, RS Futebol Clube, Juventude, Porto (de Portugal), Dínamo de Moscou (da Rússia), CBF e até o Barcelona (só que a versão carioca do gigante catalão) vão dividir a parcela destinada aos clubes formadores (confira os valores na tabela ao lado). Isso porque, por conta de normas da Fifa, as equipes por onde o zagueiro atuou entre os 12 e 23 anos têm direito a receber 5% do valor da transação, o que representa € 2,05 milhões (R$ 5,1 milhões).
A conta da divisão entre os clubes formadores é relativamente simples. Os times defendidos por um atleta no período em que ele tinha entre 12 e 15 anos recebem, por cada temporada de serviço, 0,25% do valor total da transferência. Entre 16 e 23, o valor sobe para 0,5 % ao ano.
thiago silva brasil venezuela copa américa (Foto: Mowa Press)Transferência de Thiago Silva pode trazer lucros aos cofres da CBF  (Foto: Mowa Press)
- Este mecanismo, que hoje existe também no Brasil, foi criado pela Fifa em 2001 e é uma forma de incentivar o clube formador. O Thiago passou por outros times até chegar ao PSG. É justo que todos esses clubes que o ajudaram até chegar ao valor de 41 milhões de euros sejam beneficiados - disse Marcos, responsável, entre outras coisas, pela divisão do valor de direito de cada clube formador.
Thiago Silva, o novo camisa 2 do Paris Saint-Germain (Foto: Reprodução)Camisa 2 do zagueiro já é vendida (Reprodução)
No caso da CBF, a entidade será beneficiada pelo período no qual o zagueiro ficou sem vínculo com nenhuma equipe entre os 12 e 23 anos e pode reivindicar o valor restante. Na soma da divisão feita pelo advogado, cerca de € 1,35 milhão (R$ 3,5 milhões) iriam parar nos cofres dos clubes formadores, sobrando € 700 mil (R$1,75 milhão), que poderiam ficar com a CBF.
Brasil Mundial FC: o novo 2 do PSG
- A CBF tem direito a uma parcela, caso nenhum outro clube que se diga formador apareça para exigir parte da quantia nos próximos 18 meses - diz Marcos, que baseou os cálculos de acordo com o Passaporte da CBF, documento que serve como registro oficial dos jogadores.
Os clubes formadores vão receber da mesma forma que o Milan. Ou seja: mesmo se o pagamento for parcelado (forma mais comum neste tipo de transferência, segundo o advogado), todos os clubes vão receber o valor na mesma data.
O papel de cada clube formador
Nascido no dia 22 de setembro de 1984 no Rio de Janeiro, Thiago Silva, hoje com 27 anos, começou a carreira como profissional em 2003, no RS Futebol, time do Rio Grande do Sul, após passagem - nas divisões de base - por Barcelona (RJ) e Fluminense, justamente o time onde se consagraria anos mais tarde.
Thiago Silva Fluminense 2008 (Foto: Photocâmera)Flu vai receber R$ 1,25 milhão, segundo cálculos do advogado responsável pela negociação (Photocâmera)
Thiago deixou o clube que o revelou em 2004 para acertar com o Juventude. A primeira chance no futebol europeu ocorreria no mesmo ano, com a transferência para o Porto. O zagueiro ainda teria uma passagem sem brilhantismo pelo Dínamo de Moscou (onde teve tuberculose e precisou ficar internado) antes de voltar ao Brasil, em 2006, para defender o Fluminense.
O apelido de Monstro surgiu justamente nesta época. Bastaram duas temporadas e meia com a camisa tricolor para que ele ganhasse a Copa do Brasil de 2007, virasse ídolo da torcida e chegasse à seleção brasileira. O sucesso no Rio de Janeiro o fez pegar o avião de volta ao Velho Continente no fim de 2008 para defender o Milan - sua casa desde então.
Thiago Silva registro Bacelona (Foto: Reprodução)O registo de Thiago Silva quando era das divisões de base do Bacelona-RJ (Foto: Reprodução)
Thiago precisou esperar seis meses antes de poder jogar oficialmente pelo clube italiano, por causa do limite de jogadores estrangeiros que integravam o plantel rossonero, e só foi conquistar a torcida a partir da temporada 2009/10. No Milan, o auge chegou em 2011, com a conquista do Campeonato Italiano.
Ferdinand "supera" o brasileiro
Thiago Silva comemora gol do Milan contra o Chievo (Foto: Reuters)Thiago Silva é o segundo zagueiro mais caro da
história; Ibra também deve sair (Foto: Reuters)
Desde o anúncio oficial por parte do PSG na tarde de sábado, a imprensa europeia especula que a negociação possa ter chegado a € 45 milhões (R$ 112 milhões). Com os documentos oficiais enviados pelo PSG para operar a parte burocrática da transferência, Marcos Motta diz que o valor que vai ser destinado aos clubes gira mesmo em torno de € 41 milhões, mas impostos e outras taxas podem elevar a quantia.
'Imbatível', PSG se reforça e começa
a assustar adversários na França

Isso faz com que Thiago não seja o zagueiro mais caro da história. Segundo os números da Pluri Consultoria, o Manchester United pagou € 46 milhões (R$ 115 milhões nos valores atuais) ao Leeds para ficar com o defensor Rio Ferdinand em 2002.
Mesmo no futebol francês, o recorde de jogador mais caro segue com o argentino Javier Pastore. No ano passado, o PSG desembolsou € 42 milhões (R$ 105 milhões, de acordo com o levantamento da consultoria) ao Palermo, da Itália, para contratar o atacante.

Juan diz que não foi valorizado pelo Fla e elogia Inter: 'Fez caminho certo'

Zagueiro, ex-Roma, será apresentado nesta terça-feira no clube gaúcho

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
412 comentários
Juan zagueiro Roma (Foto: Getty Images)Juan sai do Roma e ruma ao Inter, de Porto Alegre
(Foto: Getty Images)
Acertado com o Inter e com chegada programada para a tarde desta terça-feira em Porto Alegre, Juan se manifestou via assessoria de imprensa nesta segunda. O zagueiro, de 33 anos, falou sobre a sua saída do Roma, a negociação fracassada com o Flamengo e a expectativa de vestir a camisa do Inter.
Juan rebateu as declarações do diretor de futebol Zinho, de que havia ignorado as ligações do Flamengo. Segundo o zagueiro, o grande entrave na negociação com o clube carioca foi a falta de "contrapartida". Juan não se sentiu valorizado pelo time que o lançou para o mundo. Mesmo assim, afirmou que a Gávea era a sua prioridade.
- Tenho muito respeito pelo Zinho e pelo que ele representa. Mas a sensação que eu tinha todas as vezes que conversava com algum representante do clube é de que o Flamengo sempre foi prioridade para mim, mas eu nunca fui prioridade para o Flamengo. O nome Juan era valorizado pelos seus dirigentes, mas o jogador Juan, não. Tenho muita consideração pelo clube, por ter iniciado minha carreira lá, com apenas nove anos, mas faltou contrapartida. Sei que tenho uma história, meu valor e gostaria de ver o Flamengo reconhecendo isso. No encontro que tivemos num shopping, dia 10 de junho, encontro este citado pelo Zinho, falei da proposta que tinha de um outro clube (não revelei o nome do Internacional, por ética e por não me interessar fazer qualquer tipo de leilão) e ele me deixou à vontade, dizendo não ter condições de se aproximar dela. Na semana passada, quando decidi voltar ao futebol brasileiro, apareceram dirigentes rubro-negros declararando que minha contratação não era prioridade. O Flamengo só se mobilizou efetivamente quando eu já inha dado minha palavra ao Internancional de que aceitava a sua proposta, que sempre foi a mesma, desde a primeira conversa com o Fernandão (diretor técnico de futebol do Inter) - declarou o jogador.
O nome Juan era valorizado pelos seus dirigentes (do Fla), mas o jogador Juan, não. O Flamengo só se mobilizou efetivamente quando eu já inha dado minha palavra ao Inter, que fez o caminho certo"
Juan, novo zagueiro do Inter
Ao Inter, restaram elogios sobre a maneira com a qual o clube gaúcho conduziu a negociação. Ao contrário das conversas com o Flamengo, o zagueiro sentiu, ao tratar com Fernandão, que seria mais valorizado no Beira-Rio, inclusive com um plano de marketing exclusivo. O contrato vale por duas temporadas, com direito de renovação por mais uma temporada
- O Internacional fez o caminho certo. Procurou a diretoria da Roma, pediu autorização para negociar comigo e manteve contato permanente com os dirigentes italianos e com meu procurador. O Fernandão esteve na minha casa, no Rio, e me apresentou uma proposta que chegava muito perto daquilo que eu esperava e que acho que mereço. Além disso, mostrou um projeto de marketing desenvolvido especialmente para mim. E eu fui bem direto com ele: disse que ainda não tinha amadurecido a ideia de voltar a jogar no futebol brasileiro, que iria viajar para a Itália para conversar com a diretoria da Roma e saber das expectativas do clube em relação à minha permanência e, por último, que a prioridade, caso voltasse ao Brasil, seria do Flamengo. Depois disso, houve o encontro com o Zinho e viajei para os Estados Unidos, de férias. O Fernandão só me pediu que sinalizasse caso decidisse pelo Internacional e foi por causa desta segurança, que senti desde o início, é que tomei minha decisão. O Internacional será o quarto clube da minha carreira, tem uma torcida maravilhosa. Espero fazer história no Beira-Rio e honrar sua camisa - projetou.
Sobre o Roma, Juan afirmou que não era o seu objetivo inicial rescindir o contrato, que iria até 30 de junho de 2013. Também relevou, além do interesse brasileiro, sondagens e propostas de clubes europeus e do mundo árabe.

- A decisão de voltar ao futebol brasileiro só foi tomada depois de conversar muito com meus familiares e de perceber que o Roma não encarava minha permanência como fundamental para a próxima temporada. Minha relação com o clube sempre foi muito transparente, baseada no respeito, e decidi sair pela porta da frente. Foram cinco anos maravilhosos e saio com a consciência de que fui importante para o Roma ao longo deste tempo - encerrou.
Trajetória

Revelado pelo Flamengo, Juan profissionalizou-se em 1996. Atuou até 2002 no clube carioca, quando acertou a transferência para o Bayer Leverkusen. Após cinco anos defendendo a equipe alemã, foi contratado pela Roma. Foram mais cinco anos atuando pelo clube da capital italiana, pelo qual foi campeão da Copa da Itália (2007-2008) e da Supercopa da Itália (2007-2008).

O zagueiro também teve sólida passagem pela Seleção Brasileira. Assumiu a titularidade em 2004 e foi bicampeão da Copa América (2004/2007) e da Copa das Confederações (2005/2009), além de ter disputado as Copas do Mundo da Alemanha (2006) e da África do Sul (2010).

Ficha técnica:
Nome: Juan Silveira dos Santos
Nascimento: 1º/02/1979 (Rio de Janeiro)
Altura: 1,82m
Clubes
1996-2002: Flamengo (245/29 gols)
2002-2007: Bayer Leverkusen (139 jogos/10 gols)
2007-2012: Roma (118 jogos/9 gols)

Chelsea aumenta oferta e fica mais perto de acerto com Oscar, diz site

De acordo com SkySports, meia do Inter iria para o clube inglês por 25 milhões de libras (R$ 79 milhões)

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
140 comentários
Oscar, Seleção Brasileira (Foto: Mowa Press)Oscar treina com a seleção olímpica
(Foto: Mowa Press)
O Chelsea não desiste de Oscar. De acordo com o site SkySports, o clube inglês aumentou a oferta feito ao Inter de 20 para 25 milhões de libras (R$ 79 milhões). Assim, estaria mais perto de contratar o meia colorado, de 20 anos.
- Os campeões europeus estão tentando a estrela do Inter há varios meses, assim como o Tottenham - afirmou o site.
O clube gaúcho, por sua vez, não descarta vender o jogador. Na última semana o presidente Giovanni Luigi confirmou ter recebido um e-mail do Chelsea, sondando valores. No entanto, esperava um aumento na oferta.
- Se vierem valores dentro do que imaginamos, faremos a negociação. O que almejamos é a maior transação do futebol brasileiro até o momento - disse Luigi.
Oscar está com a Seleção olímpica no Rio de Janeiro. Coincidentemente, seu próximo destino é Londres, para a disputa dos Jogos Olímpicos. A delegação brasileira chega na terça à capital da Inglaterra.
Após um imbróglio judicial com o São Paulo, o Inter acertou no fim de maio deste ano a compra de Oscar ao pagar uma multa rescisória de R$ 15 milhões - cifra que corresponde a R$ 9,5 mihões do valor original, mais juros e uma indenização pedida pelo Tricolor Paulista por perdas e danos pelo período de litígio.
O jogador havia entrado na Justiça no dia 18 de dezembro de 2009 pedindo liberação do clube do Morumbi. À época com 18 anos, Oscar alegou que havia sido coagido ainda menor de idade (16) pela diretoria tricolor a assinar um contrato de cinco anos. Hoje, o Inter conta com 50% dos direitos econômicos do atleta.

Massa crê que vai seguir na Ferrari: 'Não vejo razão para não estar aqui'

Com contrato válido apenas até o fim do ano, brasileiro aposta na melhora
na reta final da temporada para permanecer na escuderia italiana em 2013

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
felipe massa ferrari gp da europa (Foto: Agência Getty Images)Massa está confiante na renovação com a Ferrari,
após os recentes desempenhos (Foto: Getty Images)
Os recentes bons desempenhos na atual temporada da Fórmula 1 - incluindo um quarto lugar no GP da Inglaterra, têm deixado Felipe Massa otimista sobre o seu futuro na Ferrari. Com contrato até o final do ano, o brasileiro está ciente de que a permanência na equipe italiana está em suas mãos.
- Acho que, se continuarmos a trabalhar assim e com o carro melhorando, eu não vejo razão para não estar aqui - afirmou Massa ao site da revista inglesa "Autosport".
Apesar de a Ferrari ter sondado o australiano Mark Webber, da RBR, na última semana, Massa ressalta que está mais à vontade na equipe e torce por um fim de ano melhor.
- Eu me sinto muito mais confortável e dirigindo na direção que eu gosto. Sinto que tem muito mais para vir. Precisamos seguir trabalhando nesta direção, para melhorar a situação de cada corrida e fazer um campeonato diferente na reta final da temporada - destacou.
Com apenas cinco pódios contabilizados desde seu retorno às pistas, no início da temporada 2010, Massa tem sido amplamente batido por seu companheiro Fernando Alonso. Com o quarto lugar em Silverstone, Massa soma 23 pontos na temporada 2012. Alonso, por sua vez, soma 129 pontos e lidera o Mundial de Pilotos. A próxima etapa será na Alemanha, no dia próximo domingo, dia 22.

Em vídeo, Barão lembra de tempos duros antes de disputar título do UFC

Peso-galo potiguar foi criado por mãe, tia e avós e morou em sobrado de academia ao chegar no Rio de Janeiro para treinar na equipe Nova União

Por SporTV.com Rio de Janeiro
3 comentários
Às vésperas da luta mais importante de sua vida, a disputa do cinturão interino dos pesos-galos do UFC contra Urijah Faber, no próximo sábado, o brasileiro Renan Barão lembrou dos momentos mais difíceis de sua trajetória. Em vídeo promocional lançado pelo Ultimate nesta segunda-feira, o lutador potiguar falou de sua chegada ao Rio de Janeiro, quando, a exemplo de seu companheiro de equipe José Aldo, viveu numa academia e dormiu em cama improvisada. (Confira no vídeo ao lado).
Antes mesmo de chegar ao Rio de Janeiro, Barão teve uma infância difícil em Natal, no Rio Grande do Norte. Seu pai abandonou sua mãe e os dois só foram ter maior contato na adolescência; com isso, o futuro lutador foi criado pela família materna.
- Foi muito difícil chegar até aqui hoje. Foi uma ralação de muitos anos. Faz 10 anos que estou nessa correria. Minha avó, minha mãe e minha tia que seguraram a barra comigo. Minha mãe era muito nova também e minha tia teve que ajudar - contou Barão, com carinho.
Longe das "asas" da família, Barão encontrou mais dificuldades quando veio ao Rio de Janeiro pela primeira vez para treinar com a equipe Nova União - o potiguar começou a carreira na Kimura Nova União, filial da academia no Rio Grande do Norte. Ao lado dos amigos Ronny Markes e Ronys Torres, teve de morar num sobrado e, logo na primeira noite, ficou sem lugar para dormir por causa de uma chuva que alagou o local.
- Vim aqui para o Rio de Janeiro e dormi num sobrado, na antiga academia, que não tinha nem porta nem janela. A gente dormia em cima do compensado, com três tijolos embaixo pra fazer a cama. Era eu, Ronny Markes e Ronys Torres, eles já estavam aqui e eu cheguei depois. No dia que cheguei, choveu e encheu de água o lugar onde a gente dormia, não tinha onde dormir. Lembro que a gente dormia cedo para não gastar dinheiro com lanche e tentava acordar o mais tarde possível pra não gastar com o café e só almoçar - lembrou o atleta.
A gente dormia cedo para não gastar dinheiro com lanche e tentava acordar o mais tarde possível pra não gastar com o café"
Renan Barão
Segundo Barão, foram essas dificuldades que o fortaleceram para chegar aonde está hoje, em meio a uma impressionante sequência invicta de 29 lutas, de acordo com seu retrospecto oficial no site especializado "Sherdog" - no vídeo, o lutador conta 32 lutas, o que acrescenta dois combates à sua série sem derrotas, sendo 30 vitórias e uma luta sem resultado.
- Nunca pensei que não vou conseguir, sempre pensei que vou me superar. Se você pensa que não vai conseguir, já começa derrotado - deu a receita.
Renan Barão enfrenta Urijah Faber no evento principal do UFC 149, em Calgary, Canadá, no próximo sábado. O canal Combate transmite ao vivo e o SPORTV.COM acompanha em Tempo Real. Confira o card completo do evento:
UFC 149
21 de julho de 2012, em Calgary (CAN)
CARD PRINCIPAL
Urijah Faber x Renan Barão
Hector Lombard x Tim Boetsch
Cheick Kongo x Shawn Jordan
James Head x Brian Ebersole
Chris Clements x Matt Riddle
CARD PRELIMINAR
Court McGee x Nick Ring
Roland Delorme x Francisco Rivera
Ryan Jimmo x Anthony Perosh
Bryan Caraway x Mitch Gagnon
Daniel Pineda x Antonio Carvalho
Mitch Clarke x Anton Kuivanen

Vitor Belfort participa de sessão de perguntas e respostas com fãs em SP

Lutador do peso-médio do UFC é uma das atrações do Brazil Sports Show

Por SporTV.com São Paulo
23 comentários
Afastado do octógono do UFC desde janeiro e ainda se recuperando de uma lesão na mão esquerda, o lutador Vitor Belfort continua em alta com o público que acompanha o MMA. Neste domingo, o lutador do Ultimate participou de uma sessão de perguntas e respostas no Brazil Sports Show, no Ibirapuera, em São Paulo. Vitor falou mais uma vez sobre a vontade de disputar o cinturão, afirmando que é isso o que mais o motiva a continuar como competidor de ponta de MMA.
- Todos precisamos de sonhos e objetivos. Os meus se resumem a lutar e a conquistar meu terceiro cinturão de campeão do UFC - disse o lutador, referindo-se ao título dos meio-pesados do UFC, alcançado em 2004, e da conquista do Grand Prix peso-pesado, em 1997.
Vitor Belfort UFC (Foto: Ricardo Soares / Divulgação)Vitor Belfort no Brazil Sports Show, em São Paulo (Foto: Ricardo Soares / Divulgação)
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O carioca também apresentou o seu livro "Vitor Belfort - Lições de Garra, Fé e Sucesso".
- Fico muito satisfeito em saber que as pessoas me têm como referência no esporte e querem saber da minha história através deste livro. O mais importante disso tudo é estar mais próximo dos meus fãs - declarou Belfort.