quinta-feira, 2 de julho de 2015

O pôster oficial do UFC 190 já está pronto, e o Ultimate destacou apenas a luta principal, que será entre a campeã do peso-galo, Ronda Rousey, contra a brasileira Bethe Correira, no Rio de Janeiro, dia 1º de agosto, pelo cinturão da divisão até 61kg. A arte exalta a invencibilidade das duas atletas. A americana superou suas 11 oponentes na carreira, enquanto a desafiante bateu as nove adversárias que enfrentou até o momento.



Pôster UFC 190 Ronda Rousey Bethe Correia

Com luta marcada para o UFC Rio 7, Ronda diz: "Amo o público do Brasil"

Detentora do cinturão do peso-galo do Ultimate relembra apoio da torcida na 
época em que veio ao Rio de Janeiro para disputar o Campeonato Mundial de Judô

Por Los Angeles, EUA
judocas Mayra Aguiar e a Ronda Rousey judô do Pan de 2007, do Rio (Foto: Harry How / Getty Images)Ronda disputou, no judô, o Mundial e o Pan, ambos no Rio de Janeiro (Foto: Harry How / Getty Images)
Ronda Rousey nunca escondeu seu amor pelo Brasil. A americana, que já disputou uma edição do Mundial de Judô, no Rio de Janeiro, voltará à Cidade Maravilhosa no dia 1º de agosto para enfrentar Bethe Correia, na luta principal do UFC Rio 7. E, antes mesmo de desembarcar no país, "Rowdy" rasgou elogios aos brasileiros.
Em entrevista ao programa "Jimmy Kimmel Live", na quarta-feira, a campeã do peso-galo do Ultimate exaltou a energia dos brasileiros na vitória sobre a holandesa Edith Bosch no Mundial de 2007, competição realizada após os Jogos Pan-Americanos do Rio.

- Amo o público do Brasil. Já fui vaiada, mas na semifinal do Mundial, há oito anos, encarei uma adversária que tinha dois metros de altura, além de ser a então campeã. Ela tirou meu braço do lugar, e precisei recolocá-lo na mesma hora. A 20 segundos do fim, apesar de estar perdendo, apliquei a queda com esse braço e o público explodiu mesmo sem eu ser brasileira. Amo aquela torcida - declarou a loira, que viria a ficar com a medalha de prata.
Invicta no MMA, Ronda Rousey vai na contramão dos atletas estrangeiros, que evitam lutar no Brasil, tanto pela pressão da torcida quanto pelo pagamento "salgado" de impostos. Apesar de ser campeã, "Rowdy" e defender o título na casa de sua próxima adversária, a americana, durante a coletiva que anunciou o duelo, no Ginásio do Maracanãzinho, em março, foi aplaudida pelo público e tirou inúmeras fotos após o término da conferência de imprensa.
UFC 190
1 de agosto, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL - a partir de 23h (horário de Brasília)
Peso-galo: Ronda Rousey x Bethe Correia
Peso-meio-pesado: Rogério Minotouro x Mauricio Shogun
Final do TUF Brasil 4 peso-leve: Fernando Açougueiro x Glaico França
Final do TUF Brasil 4 peso-galo: Dileno Lopes x Reginaldo Vieira
Peso-pesado: Stefan Struve x Rodrigo Minotauro
Peso-pesado: Antônio Pezão x Soa Palelei
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Jessica Aguilar
CARD PRELIMINAR - a partir de 19h (horário de Brasília)
Peso-meio-médio: Demian Maia x Neil Magny
Peso-meio-pesado: Rafael Feijão x Patrick Cummins
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Nordine Taleb
Peso-galo: Iuri Marajó x Leandro Issa
Peso-médio: Vitor Miranda x Clint Hester
Peso-galo: Hugo Wolverine x Guido Cannetti

Bethe: "Ronda foi covarde ao usar uma tragédia familiar para comover o povo"

Brasileira diz não ter ficado surpresa com declarações da campeã do peso-galo e reitera que não falou nada sobre o pai da americana: "Eu não seria suja a este ponto"

Por Rio de Janeiro
O clima entre Ronda Rousey e Bethe Correia parece ficar mais hostil após cada entrevista das protagonistas do UFC 190, que será realizado no dia 1º de agosto, no Rio de Janeiro. A campeã do peso-galo feminino disse nesta terça-feira que não aceita as desculpas da brasileira sobre as declarações dadas falando de suicídio. Para a americana, foi uma referência clara ao seu pai, que morreu desta forma, mas a Pitbull garante que não tinha conhecimento do caso quando tocou no assunto. Nesta quarta-feira, foi a vez de Bethe se defender dos ataques de Ronda e ela não deixou barato. Chamou a rival de covarde e a acusou de usar uma tragédia familiar para jogar as pessoas contra ela.
- Não me surpreende essa atitude dela. A Ronda gosta de usar a mídia a seu favor, sempre se mostrou uma mulher que gosta de falar de todo mundo, critica qualquer um que está em evidência. Já fez isso com outros que estavam aparecendo, como o Floyd (Mayweather Jr.), as ring girls... Ela mostra incômodo com todos que recebem elogios e quis fazer isso para denegrir minha imagem, porque vai lutar no meu país e quis criar uma revolta para cima de mim. Em nenhum momento falei do pai dela. Meu sonho é só de ser campeã. Família para mim é algo sagrado. Ela foi covarde por querer fazer as pessoas me olharem com maus olhos. Está usando uma tragédia familiar para comover o povo. Tremenda covardia. Quem puxou da parte familiar para ressurgir assunto do passado dela, que não tem ninguém falando sobre, foi ela. Acho isso covarde. Eu não faria isso com ninguém da família dela. Se tiver alguma entrevista minha falando da família dela, abaixo a cabeça. Não seria suja a esse ponto. Falei dela sim, dos defeitos dela, das fraquezas, bati nas amigas dela e joguei na cara dela. Se tivesse falado qualquer coisa da família, falaria na cara dela. Sou mulher para assumir, mas não fiz isso. Quem está puxando assunto de pai, usando isso de forma covarde, é ela mesma. Isso mostra sua personalidade fraca e psicológico fraco - disparou, em entrevista por telefone ao Combate.com.
Ronda Rousey X Bethe Correia, Coletiva UFC 189 (Foto: André Durão)Ronda Rousey e Bethe Correia seguem trocando farpas através da imprensa (Foto: André Durão)
Bethe também comentou sobre a renovação contratual que acertou com o Ultimate, justamente antes de seu confronto mais importante da carreira, quando pode sagra-se campeã da organização. Ela explicou que não poderia esperar uma eventual conquista de título para negociar novo acordo com o UFC pois o seu primeiro contrato já estava vencido desde julho.

- Meu contrato já tinha terminado, estava vencido, acabou em julho, não podia nem lutar mais. Até para fazer outra luta com o UFC, precisaria de novo contrato. O contrato que fiz, como vou lutar pelo título, tem a cláusula de campeã e de não ser campeã. Existem essas diferenças. Como vou lutar pelo título, posso ser campeã ou não. É como se fossem dois contratos em um só - afirmou, acrescentando que está feliz com os números oferecidos à ela para as próximas oito lutas.
- Estou satisfeita sim, acho que a realidade do MMA não é como a de outros esportes, mas sou muito feliz de estar no UFC. Fiquei satisfeita com tudo neste acordo - finalizou.
UFC 190
1 de agosto, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL - a partir de 23h (horário de Brasília)
Peso-galo: Ronda Rousey x Bethe Correia
Peso-meio-pesado: Rogério Minotouro x Mauricio Shogun
Peso-meio-médio: Demian Maia x Neil Magny
Peso-pesado: Stefan Struve x Rodrigo Minotauro
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Jessica Aguilar
CARD PRELIMINAR - a partir de 19h (horário de Brasília)
Peso-pesado: Antônio Pezão x Soa Palelei
Peso-meio-pesado: Rafael Feijão x Patrick Cummins
Final do TUF Brasil 4 peso-leve: Fernando Açougueiro x Glaico França
Final do TUF Brasil 4 peso-galo: Dileno Lopes x Reginaldo Vieira
Peso-galo: Iuri Marajó x Leandro Issa
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Nordine Taleb
Peso-médio: Vitor Miranda x Clint Hester
Peso-galo: Hugo Wolverine x Guido Cannetti

Técnico: "Chad vai esfregar a cara do Conor na grade e enchê-lo de porrada"

Fábio Pateta acredita que irlandês vai entrar no octógono com muita pressão sobre os ombros. Ele também elogiou a postura de treinador de José Aldo: "Eu faria o mesmo"

Por Las Vegas
Fabio Pateta  (Foto: Evelyn Rodrigues)Fabio Pateta é o único brasileiro do quadro de treinadores do Team Alpha Male (Foto: Evelyn Rodrigues)
Treinador de jiu-jítsu do Team Alpha Male, o brasileiro Fabio "Pateta" Prado recebeu com surpresa a informação de que José Aldo está fora do UFC 189. O lutador não se recuperou da lesão na costela, sofrida durante um treino no último dia 23, e acabou sendo substituídopor Chad Mendes na luta contraConor McGregor, que agora valerá o cinturão interino da divisão até 66 kg.
E foi só o Ultimate anunciar a mudança para o irlandês afirmar que vai arrancar a cabeça de Chad Mendes. Pateta, no entanto, afirma que a declaração não intimida nem um pouco o time do americano:
- Conor adora falar. Eu já sei que ele não gosta do Chad, mas com a gente não tem essa não, também são negócios. No sábado, dia 11 de julho, Chad vai “malhar o Judas”. Já que o Aldo não vai poder fazer isso, o Chad vai entrar lá e malhar o McGregor pra ele. E vou te falar que o Chad vai esfregar a cara do Conor na grade e vai "sentar-lhe a mamona", enchê-lo de porrada, vai destruir no "ground and pound". Ele vai travar o quadril do McGregor e "bye bye”. O Conor tem que aproveitar para falar agora, porque depois que a luta acabar ninguém mais vai ouvir o que ele tem a dizer - disse, em entrevista ao Combate.com.
Único brasileiro do quadro de treinadores do time americano, que também inclui estrelas como Urijah Faber, TJ Dillashaw, Paige VanZant e Joseph Benavidez, Fábio analisou o estilo de luta do falastrão e afirmou que o fato de Mendes ter aceitado o duelo com tão pouco tempo de antecedência ajuda a colocar ainda mais pressão sobre os ombros de McGregor:
- A pressão do duelo vai estar toda sobre os ombros do McGregor, que nunca enfrentou um wrestler da qualidade do Mendes. Ele também vai ter que ajustar o seu treinamento com 15 dias de antecedência e vai entrar no evento sem poder perder, porque se ele perder, vai por água abaixo todo o dinheiro que o UFC investiu na promoção dessa luta e também a promessa de uma luta de muitos milhões contra o Aldo, pela unificação do cinturão. Então o McGregor pode falar o que for, mas tudo o que ele mais tem nos ombros hoje é pressão - completou.
Confira o bate-papo completo:
Como recebeu a notícia de que o José Aldo não ia mais lutar e que o UFC iria dar continuidade ao plano B, com o Chad e o McGregor disputando o cinturão interino no UFC 189?

A gente não estava levando aquela fé de que o Aldo não ia lutar, mas agora que o UFC anunciou e é oficial, o bicho vai pegar. O Chad vem de uma sequência boa de lutas, lutou em abril contra o Ricardo Lamas, e é um atleta careta, que não gosta de balada, que dorme cedo, come certinho. Ele nunca para completamente de treinar, então a oportunidade tinha que ser dele mesmo.
Montagem McGregor e Chad Mendes ufc (Foto: Globoesporte.com)Conor McGregor e Chad Mendes se enfrentam na luta principal do UFC 189, em Las Vegas (Foto: Globoesporte.com)
Quinze dias é tempo suficiente para o Chad se preparar para esse duelo?

Óbvio que a gente preferia ter mais tempo, ainda mais pro nível que essa luta representa. Porém, por outro lado, vai ser bom porque tira toda a pressão de cima dos ombros do Chad. Ele vai entrar lá para salvar o evento, sem aquela pressão de treinar por dois meses pensando só no cara. E o Chad vem de duas lutas muito duras, enfrentou o Lamas e o Aldo, treinou pros dois, então ele já vem de um nível muito alto. A pressão do duelo vai estar toda sobre os ombros do McGregor, que nunca enfrentou um wrestler da qualidade do Mendes. Ele também vai ter que ajustar o seu treinamento com 15 dias de antecedência e vai entrar no evento sem poder perder, porque se ele perder, vai por água abaixo todo o dinheiro que o UFC investiu na promoção dessa luta e também a promessa de uma luta de muitos milhões contra o Aldo, pela unificação do cinturão. Então o McGregor pode falar o que for, mas tudo o que ele mais tem nos ombros hoje é pressão. Ainda bem que ele vai ajudar o Chad a colocar uma grana no bolso também.

Recentemente, dois atletas da Alpha Male também já passaram por contusões semelhantes. O TJ Dillashaw lesionou a costela pouco antes da luta contra o Renan Barão, pelo UFC 186, em 25 de abril, e o Urijah Faber passou pela mesma lesão e não conseguiu lutar contra o japonês Masenori Kanehama, em Saitama, no dia 20 de setembro do ano passado. Acha que o Dedé Pederneiras fez o certo em não deixar o José Aldo lutar?

Sim, o Dedé fez o certo, eu faria o mesmo. O Aldo está no topo da divisão há quanto tempo? Vai obrigar o cara a lutar forçado? Em primeiro lugar vem a integridade física do atleta, sempre. E esse é um tipo de lesão que dói muito. Eu já machuquei a costela, sei o quanto dói. Não dá pra competir nem no jiu-jítsu, porque você tem que ficar parado, sem treinar, dói pra respirar e qualquer pancada na região é aquela dor aguda. Atleta lesionado dessa forma não tem como treinar mesmo, quanto menos defender cinturão. Tem que tirar férias pra se recuperar.

Como avalia o jogo do Conor McGregor? Tem muita gente dizendo que o estilo do Chad é mais perigoso que o do Aldo para ele. Você concorda?

Concordo. Acho que, até pelo pouco tempo que está tendo para se preparar, o Chad vai acabar apostando no que faz de melhor, que é o wrestling. Ele vai querer botar para baixo, porque o Conor é comprido, e o Mendes também é bastante explosivo, tem força, acho que vai dar certo. Ele faz um tipo de jogo que é ruim para todo mundo da divisão, mas tem que respeitar o McGregor. Ele é o “Bobo da Corte”, mas não é bobo no chão, sabe o que está fazendo, é faixa-marrom, já competiu em campeonatos de jiu-jítsu, sabe o que faz. Claro que o Chad treinou para enfrentar o Aldo, que é uma luta mil vezes mais difícil que o McGregor, em termos de trocação, de jogo, Aldo é muito mais completo. McGregor não fazer o que o Junior faz, não, mas a gente tem que respeitá-lo como adversário.

McGregor disse, depois que o UFC anunciou que ele lutaria pelo cinturão interino, que vai destruir o Chad completamente e que vai arrancar a sua cabeça …

Ele adora falar. Eu já sei que ele não gosta do Chad, mas com a gente não tem essa não, também são negócios. No sábado, dia 11 de julho, nós vamos “malhar o Judas”. Já que o Aldo não vai poder fazer isso, o Chad vai entrar lá e malhar o McGregor pra ele. E vou falar que o Chad vai esfregar a cara do Conor na grade e vai "sentar-lhe a mamona", enchê-lo de porrada, vai destruir no "ground and pound". Ele vai travar o quadril do McGregor e "bye bye”. O Conor tem que aproveitar para falar agora, porque depois que a luta acabar ninguém mais vai ouvir o que ele tem a dizer.

O que você achou de a luta entre o Chad e o McGregor valer cinturão interino? Você concorda?

O Team Alpha Male não perde a oportunidade. A gente nem quer entrar no mérito de ser certo ou não, se a oportunidade bateu na porta, a gente vai abrir. Agora não é hora de discutir se é certo ou não, é hora de agarrar a chance e correr para o abraço.

Aldo divulga exames, comenta fratura na costela e discorda de título interino

Brasileiro alfineta McGregor: "Se vencer Mendes, a única coisa que ele terá será 
um cinturão de brinquedo para mostrar aos amigos, bêbado nos bares do país dele"

Por Rio de Janeiro
No último 23 de junho, às 11h30 da manhã, o campeão peso-pena do UFC, José Aldo Junior, realizava treino de sparring na academia Nova União quando foi atingido por um golpe de um companheiro e sofreu uma fratura na costela. Segundo laudo da Clínica de Diagnóstico Por Imagem (CDPI), localizada no Rio de Janeiro, confirmado pelo Dr. Rickson Moraes, ficou constatado, por resultado da tomografia, uma “fratura bem coaptada da junção costo-condral do arco costal”. Na terça-feira, foi oficializada sua saída da luta contra o irlandês Conor McGregor, prevista para o dia 11 de julho, em Las Vegas, nos Estados Unidos, por conta da lesão.
Exame de costela de José Aldo (Foto: divulgação)Exame de costela de José Aldo mostra lesão que tirou o atleta da luta no UFC 189 (Foto: divulgação)

Sobre o fato, o campeão José Aldo vem por meio desta nota oficial esclarecer o ocorrido.
Durante três meses, diariamente, realizei três períodos de treinamento. Investi meu tempo e dinheiro, trazendo parceiros de treino, tanto do país quanto de fora, para realizar o melhor camp da minha vida e estar pronto para defender, pela oitava vez, o meu cinturão no dia 11 de julho. Infelizmente, sofri uma fratura na costela durante um treino, que está comprovada por laudo oficial. Apesar de fazer todo o possível para lutar, fui obrigado ao contrário e isso me entristeceu muito. Somente eu, minha família, treinadores e companheiros sabemos quanto me esforcei para representar o Brasil novamente.
Costela (Foto: divulgação)José Aldo se machucou no último dia 23 (Foto: divulgação)
A decisão foi tomada em respeito aos fãs e ao UFC, que hoje me consideram o melhor lutador peso-por-peso do mundo. Eu não poderia lutar sem ter 100% das minhas condições físicas e com uma fratura na costela que poderia se agravar caso sofresse um golpe no local. Muitas pessoas me disseram para lutar mesmo assim, por conta do dinheiro que poderia ganhar, mas não me venderia por quantia alguma, seja ela qual fosse. Luto por amor ao que eu faço e pelo meu país. O dinheiro, para mim, vem em segundo plano, é igual sombra: quando você tenta pegar, não consegue, mas quando você anda para frente, ele te segue. O dinheiro acaba em algum momento, mas o legado de conquistas ficará para a história, e é isso que mais valorizo.
Sou campeão do UFC desde abril de 2011, defendi meu cinturão sete vezes em quatro anos, e farei a oitava defesa ainda em 2015, uma média de duas lutas de título por ano. Isto sem contar o WEC, evento de propriedade da Zuffa, assim como o Ultimate, e do qual fui campeão em 2009 para depois colocar o cinturão em jogo por mais duas vezes em menos de um ano. Por isso, não posso concordar com a decisão do UFC em ter um campeão interino da minha categoria, justificando isso com as cinco oportunidades que não pude defender o cinturão. 
Caso essas lutas tivessem ocorrido, eu teria feito, apenas no UFC, 12 lutas de título em quatro anos, com uma média de três disputas por ano, uma média que nenhum campeão teve. Raramente algum campeão fez três defesas em um ano. Então, esse não pode ser o motivo principal para ser dado um título interino, mas como o UFC é uma empresa privada da qual sou contratado, não posso reclamar das suas decisões, mas nem por isso posso dizer que concordo.
Com relação ao meu adversário, que falou para eu me apresentar para a luta como homem, não posso falar nada sobre um cara que imita na vida um personagem de série de TV (o ator Travis Fimmel, da série Vikings). Esse é quem ele realmente queria ser, porque deve ter vergonha de ser quem é de verdade, tanto que imita as falas, jeito de ser e tatuagens desse ator. Ele é um artista, mas não das artes marciais, e sim de comédia barata. É até um desrespeito com o ator e, principalmente, com atletas de verdade. Ele deveria procurar um palco e não um octógono. O octógono é meu reino e lá só existe espaço para um rei, que sou eu. Se ele quiser participar, vai ter que ser como o bobo da corte que já é. 
Se vencer o Chad Mendes, a única coisa que ele terá será um cinturão de brinquedo para mostrar aos amigos, bêbado nos bares do país dele, porque é isso que um título interino representa para mim: um brinquedo. O campeão sou eu.