terça-feira, 19 de outubro de 2010

Rappel – Esporte radical, tecnica ou aventura

É fato que o rappel é fornecedor de grande dose de adrenalina, mas existem duvidas quanto ao seu conceito exato. Ele é uma tecnica, um esporte ou um apoio?
Bom, em suma, é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos de segurança para descida de paredões, prédios, buracos, cavernas, cachoeiras e o que mais vier na cabeça.
Usado muitas vezes em conjunto com outros esportes, como por exemplo, na escalada, onde o mesmo faz uso da tecnica para retornar com segurança ao chão após vencer o desafio da subida.
A parte adrenada do rappel está nas descidas onde o praticante pode descer manobrando a cadeirinha (equipamento de segurança), caindo de ponta cabeça, girando e fazendo o que mais bem entender (e souber).
Usado para treinamento militar, o rappel é uma grande tecnica para elemento surpresa em ataques, e muito util em resgates.
O rappel é uma atividade perigosa, deve ser feita com acompanhamento de profissionais, com equipamentos em bons estados de conservação e seguindo todas as orientações tecnicas.
Feito isso, é só se divertir e curtir altura, queda e adrenalina… sempre.

O Que é Jet ski

Jet ski (português brasileiro) ou mota de água (português europeu) é um meio de transporte aquático utilizado tanto em competições desportivas como para fins de lazer. O termo jet ski advém da marca de motociclos deste género produzidos pela Kawasaki Heavy Industries.

Funcionamento

Tais embarcações não possuem leme, sendo o direcionamento realizado através de jatos propulsores. Deste modo, só é possível virar quando há aceleração.

Legislação

No Brasil, o condutor deve trajar colete salva-vidas, ter no mínimo 18 anos e habilitação da Marinha. A embarcação, por sua vez, tem de estar registrada numa capitania ou delegacia regional. É proibido pilotar um jet ski a menos de 200 metros da praia.

Muricy 'paz e amor' tem saudade de São Paulo, mas não quer deixar o Rio

Técnico do Fluminense visita cidade onde a família mora, mas garante estar ambientado no Rio de Janeiro. Para ele, título com o Flu teria sabor especial


muricy ramalho, técnico do fluminenseMuricy distribui sorrisos e mostra postura light
(Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)
O Muricy Ramalho ríspido, turrão e mal humorado deu lugar a uma versão "paz e amor" desde que ele rumou para o Rio de Janeiro, para treinar o Fluminense. Volta e meia, porém, o técnico retorna a São Paulo para matar saudades da cidade em que mais viveu e conquistou taças. A família está na capital paulista, o que favorece as visitas ao local. A última foi nesta segunda-feira, para participar do programa "Bem, Amigos", do canal SporTV.
Mais magro, mais sorridente e muito mais tranquilo, ele diz sentir saudades do lugar onde conquistou três títulos brasileiros no comando do São Paulo. No entanto, não quer mais largar o Rio de Janeiro, que o transformou fisicamente e psicologicamente.
- Estou mais magro mesmo (risos). O pessoal do Rio gosta bastante de se cuidar, tem muito desse aspecto saudável. E lá tem casa de sucos espalhadas por todo lugar, então sempre paro, tomo algo natural, está muito bom por lá - afirmou Muricy.
Em São Paulo, a pilha é muito maior"
Muricy Ramalho
No comando do vice-líder do Campeonato Brasileiro, o técnico tem a chance de conquistar seu quarto título brasileiro na carreira. Se a taça com o Flu vier, ele garante que terá um sabor ainda melhor do que o tri com o São Paulo. Afinal, ele tem se sentido em casa na capital fluminense: praia nas folgas, caminhadas para manter a saúde em dia e relação amistosa com a imprensa local.
- A pressão é bem menor no Rio. Claro que existe a cobrança por resultados e tudo, mas a pilha em São Paulo é muito maior. Por isso acaba provocando alguns problemas. Com o Fluminense, seria ainda mais especial ganhar o título brasileiro, eles querem muito, eu também quero - admitiu Muricy.
A família, no entanto, segue em São Paulo, o que "força" Muricy a passar muito pela cidade. Os laços afetivos e familiares ele não nega: fazem a saudade apertar de vez em quando.
- Saudade sempre tenho, claro, mas minha família preferiu ficar aqui. Lá também estou bem, apartamento perto da praia, sempre desço para caminhar quando posso, mas sem a família não é a mesma coisa, claro - completou o sorridente técnico.
Confira tabela do Grand Prix de Futsal
Das 16 seleções divididas em quatro grupos, passam para a segunda fase apenas os dois primeiros colocados de cada chave; fase final é de mata mata

Por GLOBOESPORTE.COM Anápolis, GO
imprimir

Grupo A
17/10 - 10h - Brasil 9 x 2 República Tcheca
17/10 - 18h - Costa Rica 3 x 3 Líbia
18/10 - 18h45m - Costa Rica 0 x 8 Brasil
18/10 - 14h - Libia 2 x 2 Republica Tcheca
19/10 - 18h - Brasil 2 x 1 Líbia
19/10 - 18h - República Tcheca 7 x 2 Costa Rica

Grupo B
17/10 - 12h - Espanha 13 x 0 Catar
17/10 - 16h - Argentina 2 x 2 Romênia
18/10 - 16h - Argentina 2 x 4 Espanha
18/10 - 20h - Romênia 4 x 1 Qatar
19/10 - 14h - Espanha 7 x 1 Romênia
19/10 - 14h - Catar 1 x 5 Argentina

Grupo C
17/10 - 14h - Holanda 1 x 5 Paraguai
17/10 - 16h - Itália 2 x 0 Zâmbia
18/10 - 14h - Holanda 1 x 3 Itália
18/10 - 18h - Paraguai 6 x 0 Zâmbia
19/10 - 16h - Itália 1 x 2 Paraguai
19/10 - 16h - Zâmbia 1 x 7 Holanda

Grupo D
17/10 - 12h - Portugal 2 x 0 Guatemala
17/10 - 14h - Rússia 2 x 2 Irã
18/10 - 16h - Guatemala 1 x 6 Irã
18/10 - 20h30m - Portugal 2 x 1 Rússia
19/10 - 20h - Rússia 7 x 0 Guatemala
19/10 - 20h - Irã 5 x 3 Portugal

De acordo com o regulamento do torneio, todos os times se enfrentarão em suas respectivas chaves na primeira fase, com as duas melhores seleções se classificando para as quartas de final. Daí em diante, começam os jogos de mata-mata. As equipes eliminadas na primeira fase disputarão uma competição paralela para definir as demais posições.

Espanha goleia Romênia por 7 a 1 e ajuda Argentina a se classificar

No outro jogo da chave, equipe sul-americana vence o Qatar por 5 a 1 e garante seu lugar ao levar a melhor no saldo de gols

Espanha pelo Grand Prix de FutsalDani e Borja comemoram a vitória espanhola no
Grand Prix (Foto: Cristiano Borges / CBFS)
Classificada para as quartas de final do Grand Prix de Futsal, a Espanha venceu a Romênia de virada por 7 a 1 e de quebra ajudou a Argentina a ficar com a segunda vaga da chave. A equipe sul-americana goleou o Qatar por 5 a 1 e levou a melhor sobre a equipe romena no saldo de gols (2 contra -3). A Fúria segue invicta com três vitórias nesta primeira fase. Os gols espanhóis desta terça-feira foram marcados por Rafa Usín, Álvaro, Borja, Kike (2), Alemão e Aicardo. Lupo fez o de honra da equipe romena. A segunda fase do torneio começa nesta quinta-feira.
Aos dois minutos, o ala Lupo recebeu na esquerda e chuto rasteiro para colocar a Romênia em vantagem. Mas a resposta veio em menos de um minuto. Rafa Usín acertou uma bomba de fora da área e deixou tudo igual no placar. O gol animou a Fúria, que partiu para o ataque e quase marcou após Charlie mandar por cobertura e acertar o travessão. Aos 14, o pivô Csomo derrubou o ala Dani no meio da quadra e foi expulso, deixando a Romênia com apenas três jogadores em quadra. Com espaço para tocar a bola, a virada foi inevitável. A quatro minutos do fim da etapa, o pivô Álvaro completou para a rede dentro da área e fez o segundo. Em seguida, o ala Borja recebeu livre pela esquerda e chutou no canto para ampliar. Aos 17, o fixo Kike completou escanteio cobrado com velocidade e fez mais um: 4 a 1.
Precisando aumentar o saldo de gols para sonhar com a classificação, os romenos voltaram para o segundo tempo com o ala Lupu atuando como goleiro-linha. A medida não surtiu efeito, pois a Espanha se defendeu bem e diminuiu os espaços pelos lados da quadra. Aos oito minutos, Alemão roubou a bola no meio, passou com facilidade pelo goleiro e fez o quinto da Fúria. Faltando dois minutos para acabar, Kike marcou o sexto. No fim, Aicardo ainda aumentou a goleada com um lindo toque por cobertura: 7 a 1.
Argentina atropela o Catar
No outro jogo da chave, realizado no ginásio da UniEvangélica, a Argentina goleou o Qatar por 5 a 1 e garantiu um lugar na segunda fase do Grand Prix. O destaque do jogo foi o ala Guariniello, que marcou três vezes. O ala Fafasulli e o fixo Corazza completaram a goleada. O pivô Goulain fez o de honra do Qatar.

Itália perde para o Paraguai por 2 a 1 e vai encarar o Brasil nas quartas

Azzurra sofre gol no minuto final e amarga o segundo lugar do Grupo C

Com um gol no minuto final, o Paraguai venceu a Itália por 2 a 1, no ginásio Newton de Faria, e garantiu a liderança do Grupo C do Grand Prix de Futsal, em Anápolis-GO. Precisando da vitória, a Azzurra arriscou tirar o goleiro para utilizar um jogador de linha e acabou castigada no fim. Nas quartas de final, a Itália vai encarar o Brasil, líder do Grupo A. O Paraguai, líder da chave com três triunfos, aguarda o resultado de Costa Rica e República Theca para saber quem será seu adversário.
Depois de um primeiro tempo equilibrado e com chances desperdiçadas pelos dois lados, os gols só foram sair na etapa final. O Paraguai abriu o placar com o pivô Rotella, mas permitiu o empate da Itália logo em seguida, em chute do fixo Márcio Forte. A Itália arriscou tudo e trocou o goleiro por um jogador de linha para tentar a vitória, mas esbarrou na boa marcação paraguaia. No minuto final, veio o castigo. Após roubada de bola, Rotella chutou do meio da quadra, sem goleiro, e fez 2 a 1 para o Paraguai.
Holanda goleia Zâmbia
No outro jogo da chave, disputado no ginásio da UniEvangélica, a Holanda não tomou conhecimento da Zâmbia, venceu por 7 a 1 e ficou com o terceiro lugar do grupo, com três pontos. O time africano, com três derrotas, não pontuou. Os gols foram marcados por Zouthane, El Allouchi (3), El Morabiti, El Adel e Nejjari. Kenneth descontou para a Zâmbia.
 

Irã vence Portugal e termina em primeiro do Grupo D do Grand Prix

Vice-campeão faz 5 a 3 no time luso e encara Argentina nas quartas

Futsal Irã x PortugalIrã bate Portugal e se classifica em primeiro lugar
(Foto: Zerosa Filho / CBFS )
Atual vice-campeão do Grand Prix de Futsal, o Irã derrotou a seleção de Portugal por 5 a 3, na noite desta terça-feira, e garantiu o primeiro lugar do Grupo D da competição. Taheri, Zahmatkehs, Hassanzdeh, Daneshvar e Moghadam fizeram os gols para o time asiático. Joel Queiróz, Arnaldo e Cardinal marcaram para os lusos. O duelo foi disputado no ginásio da UniEvangélica, em Anápolis-GO.
Com o resultado, o Irã chegou aos sete pontos e ultrapassou Portugal, com seis. Na próxima fase do torneio, os iranianos vão medir forças com a Argentina, enquanto os portugueses terão pela frente a forte seleção da Espanha. Os jogos das quartas de final serão realizados na quinta-feira.
Rússia goleia Guatemala
No outro jogo da chave, a Rússia fez 7 a 0 na Guatemala, no ginásio Newton de Faria, e terminou a primeira fase do Grand Prix na terceira posição do Grupo D, com quatro pontos. Os gualtemaltecos perderam seus três jogos. Pula (3), Filippov, Batyev, Andrey e Nikolay fizeram os gols da partida.

Brasil 'dribla' pane de luz, mas sofre 'apagão' de gols contra Líbia

Seleção faz 2 a 1 e enfrenta a Itália nas quartas de final do Grand Prix

Depois de ‘driblar’ a chuva e a quadra molhada contra a Costa Rica, a Seleção Brasileira precisou superar a falta de luz para derrotar a Líbia por 2 a 1, nesta terça-feira. O time segue invicto no Grand Prix de Futsal, mas foi econômico nos gols num "apagão ofensivo". O jogo, válido pelo Grupo A, ficou paralisado por cerca de 25 minutos devido à queda de energia em parte do ginásio Newton de Faria, no fim do primeiro tempo e também no início da etapa final. Os gols da partida foram de Gabriel e Wilde para a equipe verde-amarela, e Abdelhaim a favor do libaneses (asissta aos gols do jogo no vídeo ao lado).
Lesionado, Falcão não foi à quadra nesta terça. No entanto, o ala esteve nas cadeiras do estádio para incentivar o grupo brasileiro. Nas quartas de final, o Brasil terá pela frente a seleção da Itália, segundo colocada do Grupo C. O duelo está marcado para quinta-feira, às 18h, com transmissão ao vivo do SporTV.
Futsal Brasil LibiaAcostumado a golear, Brasil vence a Líbia 'apenas' por 2 a 1 (Foto: Cristiano Borges / CBFS)


Sem poder contar com Falcão e Ciço, lesionados, a Seleção Brasileira entrou em quadra com o goleiro Franklin, o ala Gabriel, o fixo Carlinhos e os pivôs Wilde e Vander Carioca. Empurrado pela torcida, o Brasil começou pressionando e levou perigo à meta da Líbia com dois chutes do pivô Wilde, aos dois minutos. E não demorou para sair o primeiro gol. No lance seguinte, o ala Gabriel dominou a bola no peito, fez o corte no adversário e chutou forte de fora da área para abrir o placar.

A Seleção seguiu no ataque. Aos oito, o ala Fernandinho fez boa jogada pela esquerda e chutou rasteiro para defesa de Bem Ali. Aos 10, Vander Carioca deixou de calcanhar para Carlinhos, que soltou uma bomba rente à trave. Aos 15, Fernandinho invadiu a área pela esquerda e foi derrubado: pênalti. Wilde bateu com força , no meio, e o goleiro Bem Ali líbio espalmou.

A Líbia, que entrou em quadra com uma postura bastante defensiva, chegou apenas duas vezes ao ataque, sempre com o pivô Abdelhaim. Na primeira, ele bateu cruzado para defesa de Franklin. Na outra, ele entrou livre na área, tentou o toque, mas mandou para fora.

Perto do fim da etapa inicial, um pequeno susto. Parte dos refletores do ginásio ficou apagado e o jogo precisou ser interrompido, assim como havia acontecido na última segunda, por causa da chuva. O problema foi resolvido em pouco mais de 15 minutos e o jogo prosseguiu normalmente.

Etapa final
Na etapa final, o técnico Marcos Sorato aproveitou para dar ritmo de jogo para César Paulo, Ari, Rafael e Xuxa. Aos dois minutos, quase saiu o segundo gol brasileiro. Ari tocou para Xuxa na área, mas o ala desviou por cima do travessão e perdeu a chance de ampliar o placar. Três minutos depois, Gabriel fez tabelinha com César Paulo e mandou uma bomba no travessão, levantando a torcida no ginásio. Aos sete minutos, nova falta de luz, e o jogo é interrompido novamente.
Na volta do intervalo, novo pique de luz. Após sete minutos, a partida teve de ser paralisada novamente para reparo na iluminação. Aos 11, Wilde bateu cruzado, a bola morreu no cantinho esquerdo do goleiro adversário. 2 a 0 Brasil. Três minutos depois, quase saiu o terceiro tento do Brasil. Após tabela de Vander Carioca com Xuxa, que bate em cima da zaga libanesa.
A Líbia diminuiu o placar aos 15 minutos do segundo tempo. Abdelhaim completou de carrinho depois de contra-ataque mal-sucedido do time brasileiro. 2 a 1. No minuto seguinte, Vander Carioca arriscou de longe e acertou o travessão.
República Tcheca goleia Costa Rica e avança

No outro jogo da chave, a República Tcheca venceu a Costa Rica por 7 a 2 e garantiu vaga na segunda fase do Grand Prix. Slama (2), Gercak, Belej e Seidler (2) fizeram os gols da equipe europeia, enquanto Chespi e Arias descontaram para os costarriquenhos. Os tchecos terão os paraguaios nas quartas de final do torneio.

 

Renato pega pena mínima e está livre para enfrentar o Vasco

STJD define punição de apenas um jogo para o meia rubro-negro, expulso contra o Botafogo

renato abreu no treino do flamengoRenato Abreu no treino desta terça-feira: liberado
para o clássico (Foto: Mauricio Val / VIPCOMM)
Em julgamento realizado no fim da tarde desta terça-feira, o meia Renato, do Flamengo, recebeu apenas um jogo de suspensão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e está livre para atuar contra o Vasco, domingo, no Engenhão. Isso porque a pena já corresponde à rodada cumprida após a expulsão no clássico contra o Botafogo.
Com Vanderlei Luxemburgo, o meia tem sido titular, fez gol em cima do Inter, no último fim de semana, e já admite que evoluiu muito fisicamente. Para o técnico, por conta da idade, Pet precisa ter fôlego para ajudar, e assim praticamente só entra no segundo tempo.
O artigo no qual Renato foi citado é o 258 (praticar jogada violenta), que prevê gancho de uma a três partidas. No decorrer do julgamento, o jogador estava treinando no Ninho do Urubu. Dali, seguiu para a concentração do Flamengo, em um hotel da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Fagner treina, e chances de jogar o clássico aumentam

Lateral se recupera de lesão e deve estar à disposição do técnico PC Gusmão para o jogo contra o Flamengo. Max segue fora

Assim como estava previsto pela comissão técnica, Fagner treinou nesta terça-feira, em São Januário, e mostrou que está clinicamente curado de sua lesão. Caso consiga treinar normalmente durante a semana, a tendência é que seja escalado no clássico de domingo, contra o Flamengo. O lateral correu em torno do campo e fez musculação junto com os demais titulares. Os reservas disputaram um coletivo.
O jogador sentiu uma fisgada na coxa na partida contra o Grêmio, há duas semanas. Nenhuma lesão foi detectada, mas como Fagner ainda sentia um desconforto na área, o departamento médico achou melhor poupá-lo do jogo contra o Atlético-GO para não correr o risco do lateral ter um problema mais grave.
Mas nem tudo são boas notícias. Max, que se recupera de um estiramento leve sofrido no jogo contra o Atlético-PR, não treinou nesta terça e dificilmente poderá atuar no clássico. Mesmo que volte aos treinamentos nesta quarta, a possibilidade do lateral-esquerdo jogar é muito pequena. Como passou por problema semelhante alguns meses atrás, a comissão técnica irá avaliar bem sua situação antes do jogo. Segundo o técnico PC Gusmão, os jogadores que estão em recuperação só voltarão a entrar em campo quando estiverem 100% condicionados.
O clássico entre Vasco e Flamengo será disputado no próximo domingo, no Engenhão. O jogo tem início às 18h30m (horário de Brasília).

Prass assina renovação com o Vasco

Goleiro, que acertou por mais três anos com o Gigante, já fala em ficar até
mais tempo que o período do novo contrato

Fernando prass vasco treinoPrass: vontade de terminar a carreira no Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Fernando Prass assinou nesta terça-feira a sua renovação de contrato com o Vasco. O novo vínculo do atleta vai agora até o fim de 2013. O contrato já estava acertado há algum tempo, mas ainda não havia sido assinado. O goleiro se mostrou tão feliz que falou até em ficar ainda mais tempo.
- Dentro da normalidade, um goleiro pode jogar até os 40 anos. Por mim, posso até ficar mais três e mais três – brincou.
O novo contrato será encaminhado para a CBF apenas na semana que vem. A medida é para evitar que o goleiro tenha problemas na inscrição para o jogo contra o Flamengo, uma vez que os tramites burocráticos demoram de três a quatro dias.
Dedé e Rômulo com tudo certo
Assim como fez com Fernando Prass, o Vasco já acertou tudo com o zagueiro Dedé e o volante Rômulo. Os dois irão assinar contratos longos com o clube. Segundo o diretor de futebol, Rodrigo Caetano, em breve a assinatura de contrato dos dois será anunciado.

Tite espera resgatar bom futebol e fala em coragem para aceitar convite

Treinador não quer ser visto como motivador na tentativa de fazer o Timão voltar a vencer no Brasileirão

Tite tem a missão de fazer o Corinthians acordar. São sete jogos sem vitória que derrubaram a equipe da liderança para a terceira colocação do Campeonato Brasileiro, quatro pontos abaixo do Cruzeiro. Fugindo do rótulo de motivador, o treinador destaca a importância de o Timão recuperar o bom futebol e cita a coragem para assumir o cargo.
tite corinthians desembarqueTite recebe uma camisa no desembarque em Guarulhos (Foto: Nelson Antoine / Agência Estado)
- Uma das características de um técnico é a coragem de enfrentar todos os desafios da bola. Tem sido assim ao longo da minha carreira. Mas é fundamental jogar bem. Precisamos recuperar essa condição – afirmou.
Tite desembarcou em Guarulhos nesta terça-feira falando em união de elenco, diretoria e torcida. Na sexta-feira passada, torcedores foram ao CT Joaquim Grava cobrar melhores resultados da equipe. Já no treino aberto de sábado, no Parque São Jorge, a Fiel voltou a protestar, pegando no pé até mesmo do ídolo Ronaldo.
- Quando falo do Corinthians estou falando da qualidade técnica individual, da equipe, da torcida e do apelo popular – acrescentou.
O treinador não quer ser visto como um motivador. Na primeira passagem pelo Corinthians, contudo, foi assim que ele se caracterizou. Tite encontrou um elenco abatido pela má campanha no Paulistão e na Copa do Brasil. Mesmo assim, conseguiu levar a equipe ao quinto lugar, uma posição abaixo da zona de classificação para a Libertadores.
- Essa não é a característica preponderante. Precisamos ter bons atletas e uma boa capacidade de treino - completou.

Massa quer andar bem na Coreia: 'É o melhor para ajudar a Ferrari e Alonso'

Brasileiro busca bom resultado para a equipe nos dois campeonatos da F-1

felipe massa batida do gp do japão suzukaMassa bateu na largada em Suzuka (Foto: EFE)
Após dois abandonos nas últimas corridas da temporada 2010 da Fórmula 1, em Cingapura e no Japão, Felipe Massa quer dar a volta por cima para ajudar a Ferrari e Fernando Alonso na briga pelos títulos de Mundiais de Pilotos e Construtores deste ano. O brasileiro enviou uma mensagem por meio de seu blog no site da equipe italiana para mostrar seu comprometimento com o time, após ser pressionado pelos dirigentes na imprensa nas últimas semanas.
- Estive em minha casa no Brasil por quase uma semana. Fiz bom uso do meu tempo, preparando-me da melhor maneira para as três últimas corridas desta temporada, que serão muito importantes para mim após as decepções dos GPs de Cingapura e do Japão. Entretanto, o mais importante será conseguir o maior número de pontos possível para ajudar minha equipe na luta pelos dois campeonatos. Quero fazer um bom treino no sábado para depois, na corrida, estar no meio da briga pelo título, lutando com os cinco pilotos que estão buscando o campeonato. É o melhor que posso fazer para ajudar a Ferrari e Alonso - diz Massa.
O brasileiro disse que conheceu o circuito da Coreia do Sul no simulador da Ferrari. Massa quer achar o acerto rapidamente para andar bem nas longas retas da pista.
- Trabalhei muito no simulador com o circuito e a primeira impressão é que se trata de uma pista muito longa, motivo pelo qual a distância da corrida são apenas duas voltas a mais do que no Japão. Há uma reta muito longa e um misto de curvas de alta velocidade e lentas. O desafio será fazer que o carro tenha uma configuração aerodinâmica mais eficiente possível. O circuito, à primeira vista, lembra Xangai, onde também há algumas partes em que se freia bruscamente para entrar nas curvas lentas, que são muito parecidas com as existentes no Bahrein.
Massa afirmou, ainda, que pretende aproveitar a oportunidade para se divertir na Coreia do Sul.
-  Estou curioso para descobrir um novo país. Apesar de a F-1 não dar muito tempo para o turismo, visitar novos lugares e conhecer novas culturas fazem parte do divertimento. A popularidade de nosso esporte continua a crescer e sempre teremos novas oportunidades em um futuro próximo.

Chefão da F-1 critica chefes de equipe por tentarem driblar o regulamento

Segundo Bernie Ecclestone, este tipo de postura faz muito mal ao esporte

Bernie Ecclestone no GP da InglaterraEcclestone critica chefes de equipe (Foto: EFE)
Bernie Ecclestone, chefe comercial da Fórmula 1, criticou os chefes de equipe da categoria pela insistência de tentar achar brechas no regulamento em vez de olhar para o esporte na busca pela vitória. Em entrevista ao site oficial da categoria, o dirigente disse que tudo isso é uma questão de estupidez, mais até do que uma briga de egos entre eles.
- Não chamaria de uma briga de egos, mas de estupidez. Eles deveriam pensar no lado global do esporte. Todas as equipes são muito competitivas e querem vencer, o que apoio, mas eles precisam vencer nas regras e não tentar conseguir uma vantagem grande. Se eles tiverem vantagem porque alguém projeta um carro melhor ou tem um piloto melhor, OK. Mas eles não deviam desenvolver coisas sabendo que levarão uma vantagem injusta - diz Ecclestone.
O dirigente acha que os times deveriam pensar mais no bem do esporte. Segundo Ecclestone, este tipo de atitude só faria bem à categoria e às pessoas envolvidas com a Fórmula 1.
- Todos eles deveriam se preocupar em tocar seus negócios propriamente e não se preocupar com os outros. O que é bom para a Fórmula 1 é bom para todos os envolvidos: equipes e empresas. Mas gente demais pensa apenas no que é bom para eles próprios. É o mesmo com as regras: só veem o que pode lhes ajudar a vencer.

Flávio Cardoso é o novo líder da Volta

Ciclista vence terceira etapa, duas passagens de montanha e uma meta volante. Sua equipe, Pindamonhangaba, também assume a ponta

A equipe de Pindamonhangaba segue dominando a Volta Ciclística de São Paulo. Flávio Cardoso venceu a terceira etapa, num total de 178 quilômetros entre Bauru e São Carlos, em 4h23m00 e assumiu a liderança da principal prova de ciclismo de estrada do Brasil. Ao todo, 121 dos 129 atletas que largaram, superaram o tempo instável na região nesta segunda-feira, que começou com chuva em Bauru e terminou com calor em São Carlos. Esta terça-feira será intensa para os atletas : pela manhã disputarão uma prova de contra-relógio ainda em São Carlos e, à tarde, saem de Rio Claro com destino a Indaiatuba.
Volta Ciclística, Bauru e São CarlosFlávio Cardoso vibra antes de cruzar a linha de chegada da etapa Bauru-São Carlos (Foto: Sérgio Shibuya)
- Busquei o ataque a partir da primeira meta volante e depois consegui manter o ritmo até o final. Estou muito feliz, já que esta foi a minha primeira vitória na prova e ainda me garantiu a camisa de líder - declarou o baiano de Eunápolis, de 29 anos, que registrou uma média horária de 39,468 km/h e venceu os dois prêmios de montanha e uma meta volante (a outra ficou com Leonardo Lima, de Suzano).
O time de Pindamonhangaba assumiu também a liderança geral entre as equipes. Tem três atletas entre os cinco melhores da disputa: Edgardo Simon é o terceiro e Roberto Pinheiro ocupa o quinto lugar. Antes da vitória de Flávio Cardoso nesta segunda-feira, Pindamonhangaba garantira o primeiro lugar com Edgardo Simon na etapa inicial (Presidente Prudente a Assis) e Hector Figueiras na disputa seguinte (Marília a Bauru).
Edgardo Simon, capitão da equipe mostrou-se satisfeito pelo resultado de seu companheiro.
- Estou muito feliz pela vitória do Flávio, mais até do que se eu mesmo tivesse vencido. Meu foco principal é o trabalho da equipe. Não estou preocupado com meu sucesso individual. As condições são as melhores possíveis e nosso momento é excelente - declarou o atleta, terceiro colocado na etapa, logo atrás de Fábio Ribeiro, de Suzano.
Volta Ciclística, Bauru e São CarlosCiclistas percorreram 178 quilômetros em quase
quatro horas e meia (Foto: Sérgio Shibuya / ZDL)
- A etapa foi muito dura e tenho que agradecer a Deus por ter conseguido acompanhar o Flávio durante boa parte do percurso. A equipe toda está de parabéns e vamos lutar para fazer bonito até o final - garantiu Fábio que escapou do pelotão, junto com Flávio Cardoso, pouco mais da metade do percurso. Os dois chegaram a São Carlos 59 segundos à frente de um pelotão com 59 atletas.
Dupla jornada nesta terça-feira - Os atletas da Volta Ciclística de São Paulo terão dupla jornada nesta terça-feira. A partir de 6h30m no Parque Eco-Esportivo Damha, em frente à sede do Golf Club de São Carlos, será disputada a prova de contra-relógio. Nesta fase, os ciclistas percorrem um circuito fechado de 14 quilômetros, com largadas a cada minuto (os últimos dez atletas saem a cada dois minutos). Quem fizer o trajeto em menor tempo será o vencedor. O pior classificado até o momento sairá em primeiro e o líder, na classificação geral, será o último a entrar na prova.
Após o contra-relógio, a caravana viaja 70 quilômetros para Rio Claro, em trecho neutralizado, para a parte de estrada da etapa. A largada será na Praça Boa Morte às 13h30m, com destino a Indaiatuba, com previsão de chegada na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, às 16h30m.
O percurso, de 124.2 quilômetros, passará pelas rodovias Washington Luiz (SP 310), Bandeirantes (SP 348) e Professor Francisco Aguirre de Proença (SP 101). Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Limeira, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Hortolândia e Monte Mor são as cidades que estão no trajeto.
Dois atletas pegam carona ilegal e são eliminados
Volta Ciclística, Bauru e São CarlosCiclistas enfrentaram problemas no percurso do
interior de São Paulo (Foto: Sérgio Shibuya / ZDL)
Oliver Hack, da equipe da Alemanha, e Edson Ponciano, da Seleção Paulista foram eliminados por atitude antidesportiva. Os atletas pegaram carona em carros de apoio, ato proibido pelo regulamento, e estão fora da competição. O clima instável na maior parte do percurso provocou várias quedas, sem gravidade. Mesmo assim, oito ciclistas desistiram da competição nesta etapa.
Equipe do Pará luta contra dificuldades e busca experiência
Com cinco ciclistas, a equipe do Pará luta contra adversidades para trilhar seu caminho no cenário nacional. Soberanos no Norte e Nordeste (os bons resultados na região garantiram o terceiro lugar no ranking brasileiro de estrada), os paraenses disputam a Volta Ciclística de São Paulo, pela primeira vez, em busca de experiência.
- A competição tem um nível acima do que estamos acostumados. Viemos para conhecer a estrutura de um evento deste porte e esperamos estar mais fortalecidos para 2011 - analisou Gilson Souza, um dos atletas da equipe, que ainda conta com a presença de Lourismar Silva, Antonio Torquato, Ageu Ferreira, Deyvison Barbosa e Esley Baia.
O treinador Edílson Kramer conta alguns dos problemas de seu time, 19º colocado na classificação geral.
- Estamos acostumados a pedalar em terreno plano em Belém. Aqui tem muitas subidas e descidas. Também não pudemos contar com quatro titulares, que trabalham durante o dia e não poderiam ficar ausentes por tanto tempo. Mas isso tudo é aprendizado e estamos satisfeitos de participar de um evento desta importância.
Resultados da terceira etapa - Bauru a São Carlos - 173 km (média horária de 39.468 km/h)
Individual
1- Flávio Cardoso (Pindamonhangaba) - 4h23m00s (13s de bonificação)
2- Fabio Ribeiro (Suzano) - 4h23m08s (8s de bonificação)
3 - Edgardo Simon (Pindamonhangaba) - 4h23m59s (4s de bonificação)
4- Gonzalo Miranda (Chile) - mesmo tempo
5- Daniel Rogelin (São José dos Campos) - mt
6- Thiago Damasceno (Ribeirão Preto) - mt
7- Nicolas Frey (EUA) - mt
8- Fabiano Mota (Santos) - mt
9- Renato Ruiz (São Caetano) - mt (1s bonificação)
10- Louis Crosby (Nova Zelândia) - mt
Equipes
1 - Pindamonhangaba - 13h10m58s
2 - Suzano - a 8s
3 - Santos - a 59s
4 - Foz do Iguaçu - a 59s
5 - Florianópolis - a 59s
Metas Volantes
Primeira
1- Leonardo Lima (Suzano)
2- Jean Silva (Americana)
3- Renato Ruiz (São Caetano)
Segunda
1- Flávio Santos (Pindamonhangaba)
2- Fabio Ribeiro (Suzano)
3- Felipe Delai (Foz de Iguaçu)
Prêmios de Montanha
Primeiro
1- Flávio Santos (Pindamonhangaba)
2- Geraldo Xouza Jr. (Americana)
3- Leonardo Lima (Suzano)
Segundo
1- Flávio Santos (Pindamonhangaba)
2- Fabio Ribeiro (Suzano)
3- Felipe Delai (Foz de Iguaçu)
Classificação geral - após três etapas
Individual
1 - Flávio Cardoso (Pindamonhangaba) - 10h0m16s
2 - Fabio Ribeiro (Suzano) - a 16s
3 - Edgardo Simon (Pindamonhangaba) - a 58s
4 - Gonzalo Miranda (Chile) - a 1m05s
5 - Roberto Pinheiro (Pindamonhangaba) - a 1m09s
6 - Bruno Tabanez (Americana) - a 1m10s
7 - Jean Silva (Americana) - a 1m13s
8 - Antonio Nascimento (Santos)- a 1m14s
9 - Renato Ruiz (São Caetano) - a 1min14s
10 - Fabiano Mota (Santos) - a 1min15s
Equipes
1 - Pindamonhangaba - 30h03m34s
2- Suzano - a 8s
3 - Santos - a 59s
4 - EUA - a 59s
5 - Americana - a 59 s
6 - São Caetano - a 59s
7- Chile - a 59s
8- São José dos Campos - a 59s
9- Foz do Iguaçu - a 59s
10- Seleção Paulista - a 59s
Por pontos
1 - Edgardo Simon (Pindamonhangaba) - 23 pontos
2 - Flávio Santos (Pindamonhangaba) - 20 pontos
3- Gonzalo Miranda (Chile) - 15 pontos
Prêmio de montanha
1 - Flávio Santos (Pindamonhangaba) - 10 pontos
2- Antonio Nascimento (Santos) - 8 pontos
3 - Louis Crosby (Nova Zelândia) - 5 pontos

Confira tabela do Grand Prix de Futsal

Das 16 seleções divididas em quatro grupos, passam para a segunda fase apenas os dois primeiros colocados de cada chave; fase final é de mata mata

Grupo A
17/10 - 10h - Brasil 9 x 2 República Tcheca
17/10 - 18h - Costa Rica 3 x 3 Líbia
18/10 - 18h45m - Costa Rica 0 x 8 Brasil
18/10 - 14h - Libia 2 x 2 Republica Tcheca
19/10 - 18h - Brasil x Líbia
19/10 - 18h - República Tcheca x Costa Rica
Grupo B
17/10 - 12h - Espanha 13 x 0 Catar
17/10 - 16h - Argentina 2 x 2 Romênia
18/10 - 16h - Argentina 2 x 4 Espanha
18/10 - 20h - Romênia 4 x 1 Qatar
19/10 - 14h - Espanha x Romênia
19/10 - 14h - Catar x Argentina
Grupo C
17/10 - 14h - Holanda 1 x 5 Paraguai
17/10 - 16h - Itália 2 x 0 Zâmbia
18/10 - 14h - Holanda 1 x 3 Itália
18/10 - 18h - Paraguai 6 x 0 Zâmbia
19/10 - 16h - Itália x Paraguai
19/10 - 16h - Zâmbia x Holanda
Grupo D
17/10 - 12h - Portugal 2 x 0 Guatemala
17/10 - 14h - Rússia 2 x 2 Irã
18/10 - 16h - Guatemala 1 x 6 Irã
18/10 - 20h30m - Portugal 2 x 1 Rússia
19/10 - 20h - Rússia x Guatemala
19/10 - 20h - Irã x Portugal
De acordo com o regulamento do torneio, todos os times se enfrentarão em suas respectivas chaves na primeira fase, com as duas melhores seleções se classificando para as quartas de final. Daí em diante, começam os jogos de mata-mata. As equipes eliminadas na primeira fase disputarão uma competição paralela para definir as demais posições.

Itália vence Holanda e conta com vitória do Paraguai para se classificar

Com a vitória por 3 a 1, Azzurra chega aos seis pontos no Grupo C, mesma pontuação do também classificado Paraguai, que goleou a Zâmbia

Grand Prix de Futsal: Itália derrota a HolandaItália derrotou a Holanda em Anápolis e assumiu a
liderança do grupo C(Foto: Cristiano Borges/CBFS)
Depois de derrotar a Zâmbia na estreia, a Itália deu um grande passo para se classificar às quartas de final do Grand Prix ao vencer, nesta segunda-feira, a Holanda por 3 a 1, pelo Grupo C. Com o resultado, a Azzurra assumiu a liderança provisória da chave, com seis pontos, enquanto a seleção laranja, com duas derrotas, está eliminada.
Com a vitória do Paraguai sobre Zâmbia, por 6 a 0, os italianos caíram para a segunda colocação, com menor saldo de gols, mas garantiram a vaga nas quartas de final.
O jogo começou equilibrado, mas a Itália tratou logo de abrir o placar. Aos dois minutos, o pivô Patias recebeu na direita e chutou rasteiro sem chances para o goleiro Rozenbeek. A Holanda seguiu pressionando e conseguiu chegar ao gol de empate a cinco minutos do fim da etapa inicial. O pivô El Allouchi fez boa jogada pela esquerda e chutou forte no canto. Dois minutos depois, o fixo Marcio acertou um lindo chute no ângulo e colocou a Azzurra em vantagem novamente.
Na etapa final, a Holanda entrou em quadra buscando a virada para ainda sonhar com a classificação para próxima fase, mas esbarrou na boa marcação da Itália e nas defesas do goleiro Mammarella. Aos três minutos, a equipe italiana ampliou com o pivô Dos Santos, após chute cruzado da esquerda. A quatro minutos do fim, o mesmo Dos Santos acertou a trave e quase fez o quarto. A seleção holandesa quase diminuiu em chute do pivô El Allouchi no travessão, mas não conseguiu evitar a derrota por 3 a 1.
Paraguai goleia a Zâmbia e define classificados
Na outra partida do Grupo C, na noite desta segunda-feira, o Paraguai goleou a Zâmbia por 6 a 0 e se classificou para as quartas. Yiyi (dois), Cholo, Pitu, Alfredo Balbuena e Moreira marcaram os gols. Com o resultado, a Itália também garantiu a vaga dela. As duas seleções têm seis pontos ganhos e se enfrentam nesta terça-feira, pela liderança da chave. Os sul-americanos levam a melhor no saldo de gols. A partida acontece às 16h, mesmo horário de Holanda x Zâmbia, que apenas cumprem tabela.
Líbia e República Tcheca empatam pelo Grupo A
Em uma partida muito movimentada, Líbia e República Tcheca empataram por 2 a 2, no ginásio da UniEvangélica, em Anápolis (GO). Com o empate, os libaneses chagaram aos dois pontos, enquanto os tchecos tem apenasum ponto ganho na chave. O líder do grupo é o Brasil, com três pontos ganhos.

Portugal vence a Rússia e se classifica para as quartas do Grand Prix

Time português faz 2 a 1 e lidera o Grupo D com seis pontos ganhos

Em jogo equilibrado, Portugal venceu a Rússia por 2 a 1, no ginásio Newton de Faria, e garantiu vaga nas quartas de final do Grand Prix de Futsal. O duelo foi válido pelo Grupo D da competição, que é realizada em Anápolis-GO. Com o resultado, a equipe portuguesa chegou a seis pontos ganhos e ratificou a liderança da chave. O time russo tem apenas um ponto. João Queirós marcou os dois gols de Portugal, e Pogorelov diminuiu para a Rússia.
Irã vence Guatemala
No outro jogo da chave, o Irã conquistou sua primeira vitória no Grand Prix. Diante da Guatemala, o representante do Oriente Médio garantiu os três pontos ao fazer 6 a 1 no placar. Zhakmatkesh (2), Lofti, Taheri, Keshavarz e Hassanzadeh marcaram para o time iraniano e Escobar diminuiu para a equipe da América Central. O Irã é o segundo do grupo, com quatro pontos, e a Guatemala ainda não pontuou.
Nesta terça-feira, a Rússia encara a Guatemala, enquanto o Irã enfrenta Portugal.

 

Em jogo muito disputado, Espanha derrota a Argentina e vai às quartas

De virada, Fúria vence por 4 a 2 e passa à segunda fase do Grand Prix

A Espanha venceu de virada a Argentina por 4 a 2 e mostrou mais uma vez que vai dar trabalho na edição 2010 do Grand Prix de Futsal, em Anápolis-GO. O jogo foi bastante disputado e ficou paralisado por 20 minutos após uma queda de energia logo no início da etapa final. Com o resultado, a Espanha chegou a seis pontos ganhos e garantiu vaga nas quartas de final da competição. Os hermanos têm apenas um ponto somado.
O jogo começou equilibrado, com as duas equipes buscando o ataque. E foi a Argentina a primeira a marcar. Aos quatro minutos, o ala Fafasulli aproveitou o rebote do goleiro Luis Amado para bater forte e abrir o placar. Cinco minutos depois, o gol de empate da Fúria. Em jogada ensaiada na cobrança de falta, o pivô Torras tocou na medida para Aicardo empurrar para a rede e deixar tudo igual. Aos 12, Lin aproveitou escanteio cobrado pela direita para chutar forte no canto e virar o jogo. Atrás no placar, a seleção argentina partiu para o ataque e deu espaço para o time espanhol, que ampliou em chute de Torras de fora da área, após corta-luz de Borja, que enganou o goleiro.
Do lado de fora do ginásio a chuva apertou, e logo aos dois minutos da etapa final, um susto pelo lado espanhol. O ala Kike escorregou na linha lateral da quadra e precisou receber atendimento médico. Em seguida, o jogo foi paralisado por 15 minutos por causa de uma queda de energia. Com a bola rolando, a Espanha voltou a balançar a rede. Aos nove, o ala Borja fez boa
jogada pela esquerda e cruzou para o fixo Ortiz completar de carrinho: 4 a 1. No minuto seguinte, a Argentina respondeu de imediato. Após bate-rebate na área, Fafasulli dividiu com o goleiro espanhol e diminuiu. A partir daí, a Fúria apenas tocou a bola para gastar o tempo e administrou o resultado para garantir a vitória.
Romênia vira para cima do Catar e segue na briga
Na outra partida da chave, a Romênia teve dificuldade, mas conseguiu vencer o Catar e continua vivo na disputa por uma vaga nas quartas de final. Os europeus saíram atrás, quando Rodriguinho marcou e abriu o placar para os orientais. Lupu empatou a partida ainda no primeiro tempo, dando início à reação romena. Robert e o próprio Lupu, mais duas vezes, marcaram na segunda etapa para dar números finais ao marcador. Com os 4 a 1, a Romênia foi aos quatro pontos ganhos, na segunda colocação do Grupo B.
Nesta terça-feira, a Espanha pega a Romênia, enquanto a Argentina duela com o Catar.

 

Brasil 'dribla' a chuva, goleia a Costa Rica e está nas quartas do Grand Prix

Seleção sofre com forte marcação, mas brilha na segunda etapa. Falcão marca duas vezes e deixa a partida contundido antes de marca histórica

Com um ótimo segundo tempo, a Seleção Brasileira goleou a Costa Rica por 8 a 0 e garantiu sua classificação para as quartas de final na primeira colocação do Grupo A do Grand Prix de Futsal. Falcão, que deixou a partida machucado, marcou duas vezes e ficou a apenas um gol do 300 com a camisa do Brasil. Vander Carioca, Vinícius, Ari, Fernandinho e Rafael (dois) completaram o placar.
Por conta da forte chuva que atingiu a cidade de Anápolis-GO, na noite desta segunda-feira, a partida começou com cerca de 40 minutos de atraso. Goteiras no ginásio Newton de Faria interromperam o aquecimento dos jogadores e a quadra precisou ser secada para que a bola pudesse rolar. Com o resultado, o Brasil chegou aos seis pontos e não pode mais ser alcançado na primeira colocação do grupo. Na busca do hexacampeonato, a Seleção volta a quadra nesta terça-feira para encerrar sua participação na primeira fase, contra a Líbia, às 18h.
Costa Rica sufoca o Brasil na primeira etapa
Não foi só a chuva que atrapalhou a Seleção Brasileira. A Costa Rica caprichou na marcação e o Brasil demorou abrir o placar. As primeiras finalizações da partida, mesmo que sem muito perigo, foram do adversário. A resposta brasileira, veio alguns minutos depois. Wilde tentou três vezes, mas a defesa costa-riquenha e o goleiro Orejas conseguiram afastar o perigo.
Ovacionado pela torcida e atrás da marca de 300 gols com a camisa amarela, Falcão começou no banco, entrando em quadra apenas com quatro minutos de jogo. Logo no primeiro lance, ele levou perigo ao gol adversário, mas seu chute de voleio passou à direita. O gol 298 ainda levaria 10 minutos de bola rolando para sair.
Falcão abre o placar para o Brasil
falcão comemora gol da seleção brasileira de futsalFalcão comemora um de seus dois gols sobre
a Costa Rica (Foto: Cristiano Borges / CBFS)
Depois de fazer baliza da Costa Rica balançar com o chute de Vinícius na trave, foi numa cobrança de falta ensaiada que a Seleção Brasileira conseguiu, enfim, balançar a rede. O goleiro Orejas tocou a bola com a mão fora da área e cometeu a penalidade. Na batida, Ari rolou para Vinícius, que deixou a bola passar para o chute certeiro de Falcão. Na comemoração, ele saudou a torcida e avisou que faltavam apenas dois para seus 300º gol.
A Costa Rica seguiu marcando bem e, até o intervalo, os brasileiros levaram perigo apenas no chutes de longe. A equipe centro-americana conseguiu encaixar alguns contra-ataques, mas o goleiro brasileiro Thiago trabalhou bem para garantir a pequena vantagem brasileira no marcador.
Depois do segundo gol fica fácil
Na saída para o intervalo, o técnico brasileiro, Marcos Sorato avisou que o segredo para uma vitória tranquila era marcar o segundo gol. Ele não poderia estar mais certo. Logo com dois minutos de jogo da segunda, Falcão voltou a brilhar. Ele ‘tabelou’ com o travessão, fez boa jogada com Ari no rebote e praticamente entrou com bola e tudo para ficar a um gol da marca histórica. Na comemoração de seu gol 299 pelo Brasil, levou cartão amarelo por provocar Paniagua.
Menos de um minuto depois, foi a vez de Rafael ampliar. Ele recebeu de Ari e, de fora da área, tirou de Orejas. E só deu Brasil. Com sete minutos, Vander Carioca apareceu bem para pegar o rebote do goleiro da Costa Rica e mandar a bola para o fundo da rede.
Gol 300 de Falcão é adiado
Com a goleada parcial no placar, o notícia ruim do lado brasileiro ficou por conta de Falcão. A apenas um gol da 300ª comemoração com a camisa do Brasil, ele voltou a sentir dores na panturrilha esquerda e deixou a partida para começar o tratamento no banco de reservas. A festa ficou para a próxima.
Dentro de quadra, o time brasileiro seguiu jogando com facilidade. Vinícius fez bela jogada com Vander Carioca em marcou o quinto com um chute certeiro no alto. Com a vitória garantida, treinador brasileiro decidiu mexer na equipe para dar ritmo de jogo aos reservas. Mas a toada não mudou. Aos 11 minutos da segunda etapa, Ari fez o seu e, dois minutos depois, Fernandinho deixou sua marca na rede costa-riquenha.
O Brasil seguiu dominando as ações até o fim da partida, mas diminuiu o ritmo. O que não impediu o oitavo gol brasileiro. Faltando menos de um minuto para o jogo terminar, Rafael acertou de fora da área e deu números finais ao placar que garantiu a classificação brasileira para as quartas-de-final da competição.
República Tcheca e Líbia não saem do empate
No outro jogo do Grupo A, Líbia e República Tcheca ficaram no empate por 2 a 2, no ginásio da Unievangélica, resultado ruim para ambas, que estão na chave liderada pela Seleção Brasileira. Martin e Siedler marcaram para a equipe europeia, enquanto Ibrahim e Rahoma fizeram para o time. Os tchecos têm um ponto, e os líbios, dois.