segunda-feira, 23 de maio de 2011

Árbitro de futebol de areia, primo de Varejão fala da relação com o astro

Integrante do quadro da Fifa, Felipe Varejão é um dos destaques da arbitragem na Copa Brasil, em Manaus, e nunca pensou em jogar basquete

Por Igor Christ Manaus
MONTAGEM - felipe primo anderson varejão juiz futebol de areia (Foto: Igor Christ / Globoesporte.com)Os primos Felipe e Anderson Varejão: um é árbitro
da Fifa, o outro é estrela do basquete mundial
Com 1,92m de altura, Felipe Varejão bem que poderia ter seguido os exemplos de família para se tornar jogador de basquete. Poderia. Primo de Sandro Varejão, ex-jogador com passagem pela seleção brasileira, e de Anderson Varejão, astro do Cleveland Cavaliers, da NBA, ele preferiu se dedicar a apitar jogos de futebol. Com 27 anos, oito deles dedicado à arbitragem, Felipe faz parte do quadro da Fifa para o futebol de areia e está trabalhando nos jogos da Copa Brasil de Clubes, em Manaus. Ele também atua no campo em jogos do Campeonato Estadual do Espírito Santo.
Antes de entrar em quadra para apitar o jogo entre Flamengo e Santa Cruz, pela primeira rodada da competição, o capixaba Felipe falou da sua relação com o primo famoso.
- Eu e o Anderson nos falamos direto, onde a nossa família mora, lá em Vitória (ES). Inclusive, nesse período em que ficou fora da temporada por conta da lesão no tornozelo, ele passou muito tempo comigo. O Anderson sempre pergunta das viagens que eu faço e sempre me cobra porque eu não o visito em Cleveland - disse Felipe.
O árbitro contou que sempre pergunta ao primo como são os árbitros da NBA dentro de quadra.
- Ele sempre me fala que eles são duros e sérios. Ele também fala para eu me preocupar bastante com a parte física, para poder acompanhar todos os jogadores e assim errar cada vez menos - disse.
felipe primo anderson varejão juiz futebol de areia (Foto: Igor Christ / Globoesporte.com)Felipe em ação na primeira rodada da Copa Brasil,
em Manaus (Foto: Igor Christ / Globoesporte.com)
Relembrando a infância em Vitória, Felipe revelou que Anderson também gostava de jogar futebol quando era mais novo.
- Nunca pensei em jogar basquete, o meu negócio sempre foi futebol, desde pequeno. O próprio Anderson batia a sua bolinha junto comigo, mas mudou de esporte. Depois, eu fui fazer educação física e optei por ser juiz mesmo.
A relação com o outro primo, Sandro Varejão, irmão e agente de Anderson, também foi lembrada. Segundo Felipe, o ex-jogador de basquete sempre o incentivou a trabalhar com o esporte.
- O Sandro, assim como o próprio Anderson, sempre foi um grande incentivador da minha carreira na arbitragem. Ele sempre falar para eu aperfeiçoar o meu inglês. Tudo para continuar apitando jogos internacionais e assim conseguir evoluir profissionalmente - explicou.
Arbitragem brasileira já é reconhecida internacionalmente
Além de Felipe, outros cinco árbitros se revezam nos jogos da Copa Brasil na capital amazonense. Três deles são credenciados pela Fifa. Na areia, eles mostram que a arbitragem brasileira tem se tornado referência dentro da modalidade.
- Para lidar com os melhores jogadores do mundo, os árbitros precisam ser do mesmo nível. E a Fifa sabe disso. Por isso, temos a chance de apitar jogos importantes fora do país, como a Copa do Mundo, por exemplo. Os jogadores brasileiros são malandros, catimbam e estamos preparados para ouvir as reclamações - explicou o árbitro pernambucano Ivo Morales, de 34 anos.
* O repórter do GLOBOESPORTE.COM viaja a convite da organização do evento

Ciclista espanhol morre prensado entre o próprio carro e um portão

Xavier Tondo, de 32 anos, se preparava para disputar o Tour da França

Por Das agências de notícias Serra Nevada, Espanha
Xavier Tondo, ciclista espanhol (Foto: EFE)Xavier Tondo, de 32 anos, se preparava para
disputar o Tour da França (Foto: EFE)
Um acidente caseiro tirou a vida do ciclista espanhol Xavier Tondo, de 32 anos, na noite deste domingo. O atleta, que se preparava para disputar o Tour da França, ficou prensado entre o próprio carro e o portão do prédio em que estava hospedado, em Serra Nevada, na Espanha.

As autoridades locais acreditam que Tondo desceu do automóvel para verificar se o portão estava fechado. Como não puxou o freio de mão, o carro andou sozinho. Uma equipe de socorro foi enviada imediatamente ao local, mas o esportista não resistiu. As inventigações devem confirmar em breve as causas do incidente.
corpo do ciclista Xavier Tondo é retirado da residência  (Foto: EFE)Corpo do ciclista é retirado da residência na Espanha após acidente (Foto: EFE)

Entre amadores e profissionais do BMX, André Jesus vence o ProRad

Evento será exibido no domingo de 22 de maio, no Esporte Espetacular

Por Oscar Filho TV Gobo
No famoso e tradicional circuito de São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, cerca de 40 atletas, entre amadores e profissionais, apresentaram neste sábado as manobras mais radicais do Freestyle, em busca do ProRad Super Park de BMX. André Jesus foi quem levou a melhor na “bumerangue”, pista que ainda conta com um conjunto de bowls com diferentes raios, curvas, hips e até um spine.
André Jesus no campeonato de BMX em São Bernardo do Campo (Foto: Divulgação / A.C.Picon.)ProRad contou com diversas manobras dos competidores (Foto: Divulgação / A.C.Picon.)
Muitos amadores andaram de igual para igual com profissionais, deixando bastante acirrada a competição. A escolha da pista ajudou nas manobras de amplitude e velocidade, que ainda tiveram obstáculos extras. Loopings com variações, front flips, giros de 180º, 360º, 540º e 720º, múltiplos ”whips" e inúmeros "barspins" puderam ser vistos no local.
ProRad Super Park de BMX, mais um marco dos eventos de esportes de ação, será exibido no próximo domingo, dia 22 de maio, no Esporte Espetacular.
Rafael BM no BMX em São Paulo (Foto: Divulgação / A.C.Picon.)Escolha da pista facilitou nas manobras de amplitude e velocidade (Foto: Divulgação / A.C.Picon.)

Consultor da RBR acusa Ferrari de copiar estratégia da equipe austríaca

Helmut Marko levanta suspeita de espionagem por parte da escuderia italiana no GP da Espanha. Equipe de Fernando Alonso não se manifestou

Por GLOBOESPORTE.COM Berlim, Alemanha
Helmut Marko, consultor da RBR, tornou pública nesta segunda-feira sua suspeita de que a Ferrari tenha espionado as estratégias de corrida da escuderia austríaca através da comunicação da equipe, feita por rádio. A acusação veio à tona depois do GP da Espanha, neste domingo. Segundo Marko, o time italiano teria tido acesso ao áudio da RBR e usado a mesma tática nos pit stops, conseguindo executar ações planejadas pelo time austríaco.
Ele contou que os mecânicos da RBR se prepararam para um pit stop, mas nem Sebastian Vettel nem Mark Webber entraram nos boxes. Logo em seguida, a escuderia italiana se preparou para receber um de seus pilotos nos boxes.
- Temos notado que a Ferrari está fazendo algum tipo de espionagem... Chamamos Webber para os boxes relativamente tarde, e logo em seguida a Ferrari pediu para (Fernando) Alonso entrar. Eles conseguiram responder às ações que havíamos planejado - afirmou Marko, de acordo com o jornal alemão Bild.
A Ferrari preferiu não se manifestar sobre o assunto.

Sem patrocínio, atletas do taekwondo vão às ruas pedir apoio para competir

Campeões do Brazil Games se inspiram em universitários e, uniformizados, pedem dinheiro em semáforos para financiar viagem à competição

Por Adriano Albuquerque Rio de Janeiro
taekwondo da Associação Atlética Vila Isabel (Foto: Adriano Albuquerque/GLOBOESPORTE.COM)Os atletas exibem suas medalhas, cartazes e copos
(Foto: Adriano Albuquerque/GLOBOESPORTE.COM)
Ver jovens com corpos pintados pedindo dinheiro nos semáforos é cena comum nos arredores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Muitos estudantes passam por este trote em seus primeiros períodos na faculdade, com o intuito de recolher fundos para as festas de confraternização dos alunos. A falta de patrocínio fez um grupo de jovens promessas do taekwondo adotar o mesmo expediente, mas com objetivo mais nobre: financiar a viagem da equipe para o Brazil Games, maior competição de faixas coloridas da modalidade na América Latina.
A ideia partiu de Marcos Vinícius, faixa verde com ponta azul de 16 anos, ao sair da escola e ver o trote universitário. O lutador da categoria até 68kg repassou seu plano aos companheiros de equipe da Associação Atlética Vila Isabel, que aderiram de imediato. A turma de 10 atletas, com idades entre 12 e 19 anos, se reúne todas as sextas-feiras - único dia da semana em que não treinam taekwondo - para pedir apoio pelas ruas do bairro. O time vai à batalha uniformizado, trajando quimonos e luvas, com incontáveis medalhas no peito e cartazes escritos "Atletas Sem Patrocínio" e "TKD SOS".
Entre as jovens promessas, estão Carlos Roberto Junior, de 19 anos, e Leonardo Moreno, de 14 anos, ambos bicampeões do Brazil Games, e Érica Santos, de 16 anos, campeã do torneio no ano passado, entre outros medalhistas. Apesar dos resultados expressivos, o grupo é praticamente bancado pelo treinador Uirá Freitas, que acolheu alunos de projetos gratuitos no Salgueiro e Tijuca como bolsistas na Associação Atlética. O técnico já contou com apoios pontuais, geralmente de empresas de pais de alunos, mas na maioria das vezes tira do próprio bolso para levar os lutadores às competições.
taekwondo da Associação Atlética Vila Isabel (Foto: Adriano Albuquerque/GLOBOESPORTE.COM)Os jovens vão de carro em carro pedir apoio
(Foto: Adriano Albuquerque/GLOBOESPORTE.COM)
- Já deixei de comer um dia inteiro numa competição porque um dos meus alunos não tinha alimentação - conta Freitas, que explica o porque da dificuldade para conseguir patrocínio: - A primeira coisa que perguntam quando falamos de taekwondo é, "O que você faz?" O site da federação carioca não divulga os resultados e a CBTKD dá uma notinha sobre o Brazil Games, mas só dos faixas pretas. A maioria dos treinadores dá faixa preta com poucos anos de experiência, mas eu acredito que o taekwondo é uma arte marcial que precisa ser perpetuada. Se todos pensassem assim, teríamos atletas chegando à faixa preta só com 18 anos, mais preparados.
Leia mais notícias sobre lutas
Para levar um grupo de 10 lutadores a São Paulo, onde acontece o Brazil Games entre 29 e 31 de julho, serão necessários R$ 1.400. Em três sextas de atividade em Vila Isabel, os alunos já recolheram cerca de R$ 200. Apesar de alguns olhares desconfiados e provocações de motoristas, os lutadores garantem que vêm sendo bem recebidos.
- Tem que chegar brincando, com bom humor, que eles recebem bem - diz Carlos Roberto Junior, bicampeão do Brazil Games na categoria até 54kg, de faixa azul ponta vermelha a ponta preta.
O mais extrovertido é Marcos Vinícius, que tem diversas técnicas para convencer os transeuntes a doar alguns trocados.
- Tem que elogiar primeiro as moças - explica o garoto de 16 anos, antes de interromper a entrevista para ir falar com as moças: - Boa tarde, princesa! Sou atleta sem patrocínio...
O treinador jura que não se envolve na arrecadação, iniciativa dos próprios alunos, mas deixa seu telefone à disposição para ligações a cobrar em caso de qualquer dificuldade que a turma enfrente. Mesmo que a brincadeira não traga o montante necessário, Freitas vai completar a verba para a viagem. Para ele, o mais importante é ver a união de seus atletas.
- Alguns deles não precisavam estar aqui, têm dinheiro, o pai ajuda. Mas eles estão juntos, gostam de ajudar uns aos outros, e isso só desenvolve a união da equipe - comenta o técnico.

Jaqueline perde bebê, e Murilo é liberado de viagem para Porto Rico

Jogador pede dispensa a Bernardinho para ficar ao lado da esposa, que havia anunciado sua gravidez há nove dias

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O ponteiro Murilo foi liberado pelo técnico Bernardinho da viagem com a seleção brasileira para Porto Rico, onde encara a seleção local na estreia da Liga Mundial a partir desta sexta-feira. A também ponteira Jaqueline, mulher do jogador, perdeu o bebê nesta segunda, dia em que tinha um ultrassom marcado.
Jaqueline anunciou que estava grávida há nove dias, mas deixou claro que não havia perdido as esperanças de disputar as Olimpíadas de 2012, em Londres. Murilo vinha pedindo dicas ao irmão Gustavo e ao companheiro de seleção Giba sobre a paternidade.

Erros na inscrição fazem Rio-2016 abrir ‘repescagem’ na seleção de CTs

Atrasos e preenchimentos de formulários de forma equivocada prejudicam a primeira seletiva dos locais de treinamento para os Jogos Olímpicos

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro
Carlos Nuzman durante seminário das Olimpíadas no Rio (Foto: Ag. Estado)Carlos Arthur Nuzman explica os próximos passos
do processo seletivo (Foto: Ag. Estado)
De olho na oportunidade de participar de alguma forma dos Jogos Olímpicos Rio-2016, dezenas de cidades brasileiras se interessaram na chance de ser um dos locais de treinamento para a competição. Mais de 100 instalações candidatas, porém, viram a vontade de receber uma das delegações olímpicas empacar logo na primeiro e mais simples desafio: fazer a inscrição. Com isso, o Comitê Rio-2016 anuniciou nesta segunda-feira, durante um seminário no Rio de Janeiro, que fará uma “repescagem” com os que ficaram fora.
- Nós tivemos um número recorde de inscrições, mas tivemos algumas dificuldades no sentido de receber informações desencontradas dos nossos interessados. O preenchimento dos formulários não foi correto. Em alguns casos, ficou claro que as pessoas que estavam manipulando a ferramenta não entendiam exatamente o que estavam fazendo - disse Agberto Guimarães, diretor de esportes de 2016.
Nesta segunda-feira, o Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016 ofereceu um seminário com o objetivo de orientar as 355 instalações pré-selecionadas sobre as próximas fases do processo. Mas, antes de pensar nas etapas seguintes, a entidade decidiu dar mais uma chance às candidatas que não conseguiram fazer a inscrição.
- Isso prejudicou muito o processo como um todo e fez com que a gente baixasse o número de 473 para 355 instalações pré-selecionadas, em 150 cidades de 22 estados. Mas isso não quer dizer que as cidades que ficaram fora não tenham uma segunda chance. Nós estamos programando uma repescagem para que as cidades que não conseguiram cumprir todas essas formalidades não fiquem fora do processo - explicou.
O cronograma da seleção, porém, não será alterado. Todas as candidatas terão até o dia 30 de maio para enviar o Termo de Adesão e o Termo de Cooperação. Até 29 de junho, formulários e documentos com informações adicionais devem ser entregues e, em agosto, serão marcadas as visitas e reuniões técnicas. A lista dos locais escolhidos será divulgada no dia 16 de janeiro de 2012.
Apesar dos problemas na fase de inscrição, a organização ressaltou que algumas candidatas se destacaram. O presidente do Comitê Rio-2016 reconheceu, no entanto, que as instalações terão de se empenhar para atingir o nível dos melhores locais de treinamento do mundo, como Crystal Palace, a “casa” do Brasil em Londres-2012.
- O Crystal Palace é um dos melhores exemplos que a gente possa dar de um Centro de Treimamento, e foi uma felicidade nós podermos tê-lo para os Jogos Olímpicos de Londres. Nós temos tempo ainda para preparar as instalações do Brasil para que elas possam ter a capacidade e a qualificação, se não igual, semelhante ao do Crystal Palace - afirmou Nuzman.

Delegação vascaína é recebida com festa em Florianópolis

Torcedores eram poucos, mas fizeram muito barulho e apoiaram os jogadores no aeroporto. Vôo foi marcado por tranquilidade

Por Rafael Cavalieri Florianópolis
Felipe vasco (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Felipe posa para foto com torcedora no aeroporto
(Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
O clima de decisão da partida contra o Avaí, na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), na Ressacada, contagiou os vascaínos de Florianópolis. Eles vieram em pouco número, cerca de 20 torcedores foram recepcionar a delegação que desembarcou na capital de Santa Catarina, no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, mas eram muito barulhentos. O clima foi de apoio total. Diego Souza e Felipe, que parou para tirar fotos e distribuir autógrafos, foram os mais assediados.
O desembarque chegou a ter uma cena inusitada. Um grupo de torcedores do Avaí que esperavam parentes vindos no mesmo vôo começaram a gritar o nome do rival do Vasco. Em clima de paz, os vascaínos gritaram ainda mais alto para abafar os locais. Diego Souza aprovou o apoio e admitiu que o time vai ter de jogar muito para sair com a vaga na final.
- Sabemos que a missão é difícil, mas estamos prontos para ela. Precisamos de um gol e vamos fazer de tudo para conseguir - afirmou o camisa 10 rapidamente durante o desembarque.
O vôo para Florianópolis transcorreu sem maiores problemas. Parte dos jogadores aproveitou o tempo para descansar, outros se divertiram com aparelhos eletrônicos e com partidas de carteado. Antes de embarcar, os jogadores também curtiram o tempo livre entre si. Muitos fizeram um lanche no restaurante do aeroporto e colocaram o papo em dia. O carteado também comeu solto com jogadores como Jumar e Marcio Careca.
Dedé vasco (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Logo após o desembarque, Dedé autografa camisa do Vasco (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
O Vasco empatou em 1 a 1 a primeira partida em São Januário. Para se classificar para a final da Copa do Brasil, o Gigante da Colina precisa de uma vitória simples ou um empate por dois ou mais gols. 0 a 0 ou vitória do Avaí classifica os catainenses. Um novo 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis.

Rodada de abertura sem expulsões e com uma média de público de 10.019

Dois maiores públicos do fim de semana se decepcionam com times da casa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
torcida grêmio estádio olímpico (Foto: Eduardo Cecconi / Globoesporte.com)Gremistas veem o Tricolor perder na estreia para o
Timão (Foto: Eduardo Cecconi / Globoesporte.com)
Entre os números da rodada de abertura do Brasileirão 2011, a maior surpresa foi a ausência de cartões vermelhos. Nenhum atleta entre as 20 equipes da Série A foi expulso no primeiro fim de semana da competição nacional. Mesmo o número de cartões amarelos não foi tão significativo, já que apenas 36 jogadores acabaram advertidos pelos árbitros.
A média de público foi baixa para uma rodada em que 15 times estavam inteiramente focados no campeonato: 10.019 pagantes, a pior na era dos pontos corridos desde que, em 2006, a Série A é disputada por 20 equipes. A justificativa passa pela utilização de estádios menores com o fechamento de Mineirão, Maracanã e mesmo a impossibilidade dos clubes do Rio usarem o Engenhão, reservado para os shows de Paul McCartney.
As torcidas compareceram melhor no Olímpico (19.002) e no Couto Pereira (16.546), mas os times da casa tropeçaram. O Grêmio sofreu uma virada diante do Corinthians (2 a 1), enquanto o Coritiba foi surpreendido pelo Atlético-GO (1 a 0).
Apesar de alguns belos gols na rodada como o de Kleber, do Palmeiras, e o de Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, a média foi de apenas 2,4 no fim de semana. Não houve um 0 a 0 e apenas um empate, por 1 a 1, entre Santos e Inter. Vitórias pelo placar mínimo - 1 a 0 - foram o mais comum com três ocorrências.
Por fim, os árbitros colocaram quatro bolas na marca da cal e nenhum goleiro conseguiu brilhar nesta hora. Keirrison, do Santos, Douglas, do Grêmio, Chicão, do Corinthians, e Souza, do Bahia, converteram os pênaltis sem dar chance para o azar.

Novela Elkeson: Botafogo sonha anunciar reforço nesta terça-feira

Presidente do Vitória afirma ter dado sua palavra para acerto do meia-atacante com o Alvinegro

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Elkeson vitória x camaçari (Foto: Agência Estado)Elkeson: destino do meia deve ser definido nesta
terça-feira (Foto: Agência Estado)
A novela se arrasta com muitos capítulos, mas, ao que parece, tem data para terminar. O Botafogo está na expectativa de anunciar nesta terça-feira a contratação de Elkeson, do Vitória. O gerente de futebol Anderson Barros passou toda a segunda em São Paulo, onde acertou os últimos detalhes do negócio com o representante do jogador, possivelmente vencendo a concorrência com Fluminense, Atlético-MG e Internacional, outros clubes que se mostraram interessados.
Para o Vitória, o Botafogo será o novo clube de Elkeson. O presidente do clube baiano deixou claro que, no que depender de sua vontade, o jogador será anunciado pelo Alvinegro nesta terça-feira, tornando-se o primeiro reforço para o Campeonato Brasileiro.
- O Botafogo está na frente, porque dei minha palavra ao André Silva, vice de futebol. Até ouvimos outras propostas que poderiam ser melhores para o Vitória, mas o combinado é esse. No entanto, não depende apenas do clube, mas também dos representantes do jogador. Só espero que essa novela acabe nesta terça - afirmou Alexi Portela, presidente do Vitória.
O dirigente ainda admitiu que não existe mais clima para a permanência de Elkeson no Vitória. O jogador foi vaiado pela torcida rubro-negra no triunfo por 1 a 0 sobre o Vila Nova, no último sábado, no Barradão, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
- Infelizmente, para o clube não é uma boa, mas é o melhor para o jogador. Mesmo um dos melhores em campo no último sábado, o Elkeson foi vaiado - frisou o presidente do Vitória.

Leonardo Silva deve ser a novidade
do Atlético-MG contra o Avaí

Zagueiro desfalcou o Galo na primeira partida do Campeonato Brasileiro

Por Marco Antônio Astoni Belo Horizonte
leonardo silva atlético-mg treino (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Zagueiro treina forte para estrear no domingo
(Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
Leonardo Silva desfalcou o Atlético-MG na estreia vitoriosa no Campeonato Brasileiro. O Galo venceu o Atlético-PR por 3 a 0, na Arena do Jacaré, e o zagueiro cumpriu suspensão pela expulsão na última partida do time na Copa do Brasil, contra o Grêmio Prudente, hoje Grêmio Barueri. Mesmo de fora, Léo Silva viu o jogo e aprovou o futebol apresentado pelo Galo.
- Fiquei contente pela estreia, pela partida que a equipe fez no último sábado. Jogamos bem, conseguimos fazer os gols. Agora é dar sequência, continuar trabalhando. Começamos com o pé direito, estrear com vitória é super importante e conseguimos isso. Vamos manter o foco e continuar trabalhando para que, no próximo jogo, a gente consiga fazer um grande uma partida, buscar outra vitória para continuar dando sequência ao nosso objetivo.
O próximo jogo do Galo no Brasileirão é no próximo sábado, às 18h30m (de Brasília), contra o Avaí, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Leonardo Silva, que deve retornar ao time no lugar de Werley, espera uma partida muito complicada contra o Leão de Santa Catarina.
- Vai ser um jogo difícil. Jogar lá é bastante complicado, mesmo com essa possibilidade deles entrarem com um time misto. Aqueles que entram em campo, procuram honrar a camisa e a gente vai encarar como sempre encaramos, pra não ter surpresas e a gente fazer um grande jogo, respeitando o Avaí, independentemente de qual equipe e quais jogadores entrem em campo. Buscar o resultado fora de casa é sempre importante.
Antes do confronto com o Galo, o Avaí faz o segundo jogo das semifinais da Copa do Brasil, contra o Vasco, quarta-feira, e os jogadores atleticanos estarão de olho na telinha para conhecer ainda mais o adversário.
- Já temos que estar com isso na cabeça. É o nosso próximo adversário e tem um jogo importante na quarta. A gente tem que observar e procurar saber qual equipe você vai enfrentar, quais os pontos fracos e pontos fortes daqueles jogadores que você vai enfrentar.

Pato é cortado de amistosos, mas Galliani diz que lesão 'não é tão grave'

Dirigente do Milan explica que não houve fraturas e que jogador pode se recuperar a tempo de disputar a Copa América pela Seleção Brasileira

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
pato festa milan campeão (Foto: Agência Reuters)Ainda há esperanças de Pato representar o Brasil
na Copa América 2011 (Foto: Agência Reuters)
O atacante Alexandre Pato está fora dos amistosos da Seleção Brasileira contra Holanda e Romênia, nos próximos dias 4 e 7 de junho. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o corte do jogador do Milan oficialmente nesta segunda-feira, por conta da lesão no ombro que ele sofreu na partida contra o Udinese, no último final de semana. Apesar disso, o jogador ainda tem chances de representar o Brasil na Copa América, que começa em 1º de julho, na Argentina.
Como chamou um número elevado de jogadores (28, contando com Pato) na convocação da última quinta-feira, Mano não deve chamar nenhum outro atleta para o lugar do ex-colorado.
Quem explica é o vice-presidente do Milan, Adriano Galliani. Segundo ele, o atacante não sofreu nenhuma fratura, apenas um deslocamento e o tempo de recuperação pode ser de apenas duas semanas, o que lhe daria condições de estar em campo na competição.
- Não houve fraturas, apenas um deslocamento no ombro, que agora já está de volta no lugar. Parece que ele vai ficar apenas duas ou três semanas fora. Não é tão grave. Talvez, se recupera em só duas semanas. Quem sabe, talvez ele esteja na Copa América - disse.
O técnico Mano Menezes fará no dia 7 de junho no Pacaembu, após o jogo contra a Romênia, a convocação para a Copa América da Argentina, que será disputada de 1º de julho a 24 de julho. Para os amistosos, Mano convocou 28 jogadores. Para a competição, serão apenas 23. Antes de uma decisão sobre a convocação, Pato deve ser reavaliado pelos médicos da Seleção no Brasil.

Terceiro uniforme do Corinthians é grená e homenageia o Torino

Loja virtual antecipa o clube e divulga imagens da nova camisa na internet. Estreia será no duelo contra o Coritiba, domingo, em Araraquara

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Nova camisa do Corinthians (Foto: Reprodução)Novo terceiro uniforme do Timão é grená
(Foto: Reprodução)
Acabou o mistério! A nova terceira camisa do Corinthians é uma homenagem ao italiano Torino. O clube ainda não confirma oficialmente, mas o novo modelo já está circulando na internet e sendo comercializado pela Times Mania, por R$ 189,90. O novo uniforme é grená e tem um São Jorge, padroeiro do clube, estampado na frente.
O planejamento da diretoria de marketing do Timão é estrear a camisa em homenagem ao clube italiano no próximo domingo, contra o Coritiba, no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Na semana passada, o marketing corintiano colocou uma caixa cinza bem grande dentro da sala da imprensa do CT Joaquim Grava, no Parque Ecológico do Tietê. Tudo para aumentar o mistério em relação ao modelo da camisa número 3. O lançamento oficial deve ser ainda esta semana.
A homenagem ao Torino, por sua vez, tem a ver com o ano de 1949. À época, o Corinthians usou uniforme grená em um jogo contra a Portuguesa porque a delegação do time italiano havia morrido em um acidente aéreo. É o que informa o comunicado enviado pela loja Times Mania. Aliás, a versão que está sendo comercializada é "pré-final", muito próxima a que será lançada.

Patricia Amorim: ‘O Flamengo é quase um Afeganistão’

Durante lançamento do projeto do novo CT, presidente pede união entre as correntes políticas do clube

Por Richard Souza Rio de Janeiro
A presidente do Flamengo, Patricia Amorim, pediu união entre as correntes políticas do clube para que o projeto do novo Centro de Treinamento, em Vargem Grande, saia do papel. Nesta segunda-feira, durante o lançamento da versão definitiva do futuro Ninho do Urubu, a mandatária comparou o clube ao Afeganistão, no Oriente Médio.
patricia amorim flamengo ct (Foto: Alexandre Vidal-Leandra Benjamin/Fla Imagem)Patricia Amorim abraça a maquete final do novo CT (Foto: Alexandre Vidal-Leandra Benjamin/Fla Imagem)
- O Flamengo é muito complexo politicamente. Uma mistura de ideologia, bagagem, quase um Afeganistão. É um emaranhado de gente, de culturas, todos colocando a emoção, de uma forma tão apaixonada, em prol do clube. E isso, às vezes, faz a razão fugir na hora de se tomar uma decisão. No entanto, tenho a certeza de que esse projeto não tem corrente política. Se tem, não deveria ter. Aqui, estaremos construindo nossas novas gerações de jogadores. Esse projeto precisa estar despido de qualquer vaidade. Temos é que trabalhar muito, juntos, para que ele aconteça o quanto antes. Esse projeto é indispensável para o Flamengo.
CONFIRA AS IMAGENS DO LANÇAMENTO DO PROJETO DO NOVO CT DO FLAMENGO
Por mais de uma vez, Patricia frisou que não se trata de uma realização da gestão dela, mas do clube. Algo que terá de ser perpetuado.
- Tudo começou lá atrás. Se não tivéssemos esse terreno, não teríamos como fazer o centro de treinamento. Hoje, os terrenos perto dos grandes centros estão todos com as grandes empreiteiras e imobiliárias. Temos que valorizar muito isso – afirmou, referindo-se ao ex-presidente George Helal, que comprou o terreno, em 1984, e participou do evento.
A primeira parte da construção do CT consiste em erguer os módulos 16 e 17, destinados aos profissionais. Serão necessários R$ 8,5 milhões. Deste valor, R$ 1,3 milhão foi arrecadado pela campanha dos tijolinhos e R$ 2,1 milhões serão doados pela parceira Ambev. Doações de pessoas físicas e parte das luvas da assinatura do novo contrato de televisão (que deve ser votado em 15 dias) também serão empregadas na obra. Além disso, a exploração do prédio do Morro da Viúva é vista como mais uma fonte de receita. A intenção é concluir a primeira etapa em 12 meses.

Abel lamenta derrota na estreia e avisa: 'Não fui eu que escalei o time'

Técnico confirma apresentação para o dia 8 de junho e lembra que ainda não comanda o Fluminense ao comentar a posição de Edinho em campo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Abel Braga na partida do Al-Jazira contra o Al-Gharafa (Foto: AFP)Abel Braga será apresentado no dia 8 (Foto: AFP)
Abel Braga fez questão de acompanhar a estreia do Fluminense no Campeonato Brasileiro. De Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde comanda o Al Jazira, o treinador viu o jogo contra o São Paulo e ainda gravou o confronto para analisar os erros de seus futuros jogadores. A derrota em casa, obviamente, não foi o resultado que ele esperava. Mas Abel disse que o resultado foi justo e deixou claro que ainda não tem responsabilidade sobre a escalação e atuação da equipe.
- Venceu quem foi melhor. O São Paulo veio com quatro volantes e esperou o Fluminense. Ainda falaram que eu mandei o Edinho jogar no meio. Quero deixar claro que o Abel não está ai. Não fui eu que escalei o time e não mando nada. O Fluminense hoje tem um treinador e ele precisa ser respeitado. Sobre como o time joga ou deixa de jogar, eu não tenho nada a ver. Não vão colocar essa na minha conta - explicou o treinador em entrevista à Rádio Globo.
A declaração vai de certo ponto ao que o interino Enderson Moreira disse logo após a derrota para o time paulista. Depois de falar na Granja Comary, em Teresópolis, que era o responsável pelas decisões envolvendo a equipe até a chegada de Abel Braga e que tinha liberdade para tomá-las, no vestiário em São Januário o treinador revelou que há, sim, limitações em suas ações e pediu paciência até a chegada de seu substituto.
- O trabalho do treinador interino tem limitações. Não posso fazer tudo só do jeito que eu penso. É importante fazer a transição da melhor maneira possível. Lógico que seria importante com vitórias. O Abel vai chegar, fazer as escolhas dele, e é necessário paciência neste momento. Não podemos radicalizar - analisou o interino.
Certo mesmo é que a espera da torcida tricolor por Abel está perto do fim. O comandante confirmou que será apresentado em duas semanas.
- Isso já está definido. Me apresento no dia 8. Tentei antecipar essa data, mas não foi possível. A Família Real vai ao último jogo só para entregar a taça e as medalhas. Preciso estar presente - disse à Rádio Globo.

Gilberto Silva: 'É um grande desafio vestir a camisa do Grêmio'

Aos 34 anos, volante "cascudo" chega na próxima semana para assinar com o Tricolor até o fim de 2012

Por clicRBS e Zero Hora Porto Alegre
gilberto silva panathinaikos (Foto: agência Reuters)Gilberto Silva em ação pelo Panathinaikos
(Foto: agência Reuters)
Os 34 anos e as três Copas do Mundo na bagagem não diminuem a motivação de Gilberto Silva, novo reforço do Grêmio para o Brasileirão confirmado na tarde desta segunda-feira. Em entrevista ao clicEsportes, o volante do Panathinaikos deixa transparecer uma ansiedade digna de um garoto por essa nova fase na sua carreira. Definindo-se bem fisicamente, o jogador não vê a hora de chegar ao Olímpico na semana que vem e assinar o contrato.
Ciente do momento de intranquilidade que ronda o Olímpico, assume a sua vocação para a liderança e espera passar sua experiência aos mais jovens, que não são poucos no grupo tricolor. Voltar ao Brasil significa também estar mais perto dos familiares de Minas Gerais. Assim, unindo o útil ao agradável, Gilberto se mostra, acima de tudo, um sujeito realizado com a negociação.
O volante revela que desde o início do ano o Grêmio tenta contratá-lo:
- Em janeiro eu apresentei a situação à direção do Panathinaikos, mas não houve a liberação, porque o clube tinha planos para mim e objetivos nos campeonatos. Agora, as coisas aconteceram muito rápido. O Grêmio voltou a fazer contato na semana passada, tudo caminhou bem e fizemos o acerto.
Apesar de estar perto de completar 35 anos, Gilberto Silva não quer falar sobre encerramento da carreira no clube gaúcho:
- Prefiro pensar passo a passo, num objetivo por vez. Antes não pensava que seria possível chegar a um bom nível com essa idade. Mas, ao fim da temporada passada, vi que tinha condições de jogar bem. E terminei essa temporada agora de forma fantástica (fez inclusive um gol no último jogo do Panathinaikos).
Ele demonstra muita motivação para jogar logo, mas isso não será possível ainda por causa da janela de transferências:
- Vou chegar ao Brasil na semana que vem e me preparar para a maratona do Brasileirão. Estou doido para chegar aí, mas ainda tenho compromissos aqui na Grécia. No Brasil, vou ver quando poderei atuar, se só em agosto por causa da janela. Talvez dê tempo para um breve descanso, já que estou há um ano jogando direto.
Hoje meu telefone não parou de tocar após a confirmação do negócio. Nem consegui ler todo o meu twitter (GilbertoSilva15), estava impossível, de tanta mensagem de apoio"
Gilberto Silva
Para Gilberto Silva, o fato de o Grêmio passar por momentos conturbados não o assusta. Ele afirma que todo grande clube sofre a pressão por títulos e prefere ver a situação com otimismo.
- Para mim, vestir a camisa do Grêmio é um grande desafio, vejo de forma positiva. Hoje meu telefone não parou de tocar após a confirmação do negócio. Nem consegui ler todo o meu twitter (GilbertoSilva15), estava impossível, de tanta mensagem de apoio. É legal você ter essa aceitação mesmo antes de chegar - afirmou.
O técnico Renato Gaúcho afirmou que o time tricolor precisa de jogadores "cascudos", experientes como ele, e Gilberto Silva chegará ao Grêmio com a responsabilidade de comandar os garotos do Olímpico.
- É legal chegar como uma referência. Espero contribuir bastante dentro e fora de campo. Transferir toda a minha experiência aos mais jovens. Estou super-ansioso. Tem tudo para dar certo - disse.
Apesar de ter contribuído para o penatacampeonato mundial da Seleção Brasileira, em 2002, e de jogar por quase dez anos na Europa, o volante diz ainda ter muita motivação para jogar:
- Começa agora um novo ciclo para mim. Eu me motivo por esse novo desafio, de jogar no Grêmio, de voltar ao Brasil, de ficar perto da minha família (em Lagoa da Prata, MG). Os títulos que conquistei ficaram para trás. O mais importante vai ser o próximo título que eu vou conquistar.
E ele se mostrou bem informado sobre o Grêmio:
- Conheço bem o Gabriel, que jogou comigo aqui na Grécia. Já joguei contra o Rochemback e também convivi com o Victor na Seleção. Acima de tudo, conheço a história do Grêmio. Em janeiro, quando eu estava perto do Olímpico, o Gabriel me ligava todo o dia, falando bem do Grêmio. Aí, ele teve a sequência de jogos que estava procurando. O Paulo Paixão (ex-preparador físico da Seleção e do Grêmio) também me falou maravilhas do clube.
O respaldo de Dunga para a sua contratação deixou o volante muito feliz:
- Tenho um carinho grande por ele. O Dunga aguentou muita pressão por minha causa e procurei retribuir da melhor maneira possível. Agora, morando na cidade dele, espero poder encontrá-lo. Tenho uma admiração imensa.

Santos confirma contratação de Borges, que chega nesta terça-feira

Segundo presidente alvinegro, atacante, de 30 anos, estará no Pacaembu, quarta-feira, para assistir ao jogo contra o Cerro Porteño-PAR

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
borges treino grêmio (Foto: Eduardo Ceconi/Globoboesporte.com)Borges vem treinando separadamente no Olímpico
(Foto: Eduardo Ceconi/Globoboesporte.com)
O Santos acertou nesta segunda-feira os últimos detalhes da contratação do atacante Borges. O jogador, de 30 anos, já foi liberado pelo Grêmio e chega à Vila Belmiro nesta terça-feira para a realização de exames médicos e assinatura de contrato. Na quarta-feira, de acordo com o presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, o jogador estará no Pacaembu para acompanhar o duelo contra o Cerro Porteño-PAR, pelas semifinais da Taça Libertadores.

O dirigente explicou que o meia Marquinhos, que pertence ao Peixe mas está emprestado ao Avaí, irá para o Grêmio na troca por Borges. No entanto, falta definir se Marquinhos vai depois da Copa do Brasil ou só no fim do ano, quando vence o empréstimo. Se por acaso Marquinhos decidir não ir para o time gaúcho, o Peixe pagará pela cessão de Borges.

- Já está tudo certo entre Borges, Santos, Grêmio e Marquinhos. O jogador chega ao CT nesta terça para realizar exames e depois assinar contrato - afirmou Luis Alvaro, em entrevista à rádio Cultura, de Santos.
Como já jogou pelo Grêmio na Taça Libertadores, Borges não poderá ser inscrito pelo Peixe nas semifinais da competição continental.

Bem-humorado, Lucas é o dono da festa em inauguração de loja tricolor

Em alta, jogador provoca risos por não conseguir estacionar carro e se projeta como ídolo do São Paulo no futuro

Por Marcos Guerra São Paulo
Inauguração de loja do São Paulo (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Lucas foi o protagonista em inauguração de loja
tricolor (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)
A festa só começa quando o dono chega. Assim foi a inauguração da sexta loja da rede São Paulo mania – a primeira no estádio do Morumbi. Decisivo no pontapé inicial do Brasileirão e convocado para a Seleção Brasileira, o dono da bola no Tricolor não poderia ser outro senão Lucas, que já foi mostrando a cara antes mesmo de sair do carro para cortar a fita inaugural da loja nesta segunda-feira. O meia demorou quase dez minutos para fazer uma simples manobra de garagem, o que levou os amigos Bruno Uvini, Wellington e Zé Vitor aos risos.
- Jogar futebol para mim é sempre mais fácil. Não sou manobrista, né (risos). Dentro do campo pode deixar comigo, porque nasci para fazer isso. Agora, dirigir não é bem a minha praia, mas eu mando bem, só estacionar que é meio complicado – brincou o jogador, após receber os aplausos dos companheiros ao conseguir fazer a manobra na garagem.
Discursos feitos, fita cortada e Lucas continuava exibindo simpatia e bom humor. Ele recebeu todos os torcedores que pediam fotos e autógrafos. A marca dele, aliás, foi parar até na parede da nova loja.
Foto de Lucas na parede de loja tricolor (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Foto na parede de loja tricolor não agradou Lucas
(Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)
- Deixei a minha assinatura na foto para marcar que passei por aqui. Tinha fotos até melhores para colocar ali (risos) – apontando uma imagem de comemoração com uma expressão, no mínimo, curiosa.
O rosto do meia está na parede, mas não nas prateleiras como o de Raí. Miniaturas do ídolo são-paulino figuram entre os produtos da vitrine e inspiram Lucas, que projeta alcançar o mesmo sucesso do famoso meia.
- Um dia vai ter um bonequinho meu aqui também. O Raí foi um grande jogador. Ainda falta muito para eu me tornar ídolo. Só estou há oito meses no time profissional, mas muita coisa já mudou de lá para cá. Cheguei, fiquei três jogos como reserva, depois fui para a Seleção sub-20 e principal. Quero continuar nesse caminho e dar felicidade para essa torcida. Desse jeito eu vou me tornar um ídolo.
E Lucas inovou mais uma vez no quesito estilo. Com um cabelo arrumado entre um topete e um moicano, as comparações com Neymar foram inevitáveis. Novamente, o meia tirou de letra as colocações.
- O meu cabelo é ruim, mas eu tento dar um talento (risos). Eu coloco gel e invento um estilo. Não é um moicano, é um topetinho diferente. Não é como o do Neymar. Ele acha que é bonito ser feio (risos), mas o futebol dele é bonito.