terça-feira, 2 de dezembro de 2014

De volta aos treinos, Ronaldo Jacaré inicia camp para luta com Yoel Romero

Capixaba se recuperou de cirurgia no cotovelo e começa a aprimorar a forma física para o duelo, marcado para o dia 28 de fevereiro de 2015, em Los Angeles, nos EUA

Por Vitória, ES
Depois de se recuperar totalmente de uma cirurgia no cotovelo direito, o lutador capixaba Ronaldo Jacaré está de volta aos treinos, visando o seu combate diante do cubano Yoel Romero, marcado para o dia 28 de fevereiro de 2015, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A fera do jiu-jítsu iniciou o seu camp no dia 23 de novembro e desde então, aprimora a forma física e também começa a montar a estratégia para vencer o jogo de quedas do rival, wrestler de primeira linha. O duelo acontece no UFC 184, que tem como luta principal a disputa de cinturão peso-médio, entre o norte-americano Chris Weidman e o brasileiro Vitor Belfort.
Ronaldo Jacaré acompanhado de Jousel Distak, Érica Paes e Amaury Bitetti, na X-Gym (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Ronaldo Jacaré acompanhado de Josuel Distak, Érica Paes e Amaury Bitetti, na X-Gym (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Focado em conquistar mais uma vitória, que pode lhe credenciar finalmente a uma disputa de cinturão na categoria dos médios do UFC, Jacaré está sendo bem cuidadoso neste início de camp de treinos, mas também demonstra estar bem concentrado para aproveitar o material humano da academia X-Gym e extrair o melhor que cada atleta tem a lhe oferecer nas atividades em pé e no chão.
- Estou voltando a treinar aos poucos. Tive uma melhora muito boa após a cirurgia e estou sendo cuidadoso, pois foi uma operação complicada. Estou atento para não me lesionar novamente e isso não vai ser problema. Meu camp permanece o mesmo, com o Josuel Distak, na parte de boxe e MMA, Rogério Camões, na preparação física, Pedro Rizzo, no muay thai, e Sylvio Behring, no jiu-jitsu. Além disso, conto o auxílio de todos os meus companheiros da X-Gym para me deixar muito bem para o combate.
Aos 34 anos, Jacaré tem quatro vitórias em quatro lutas no UFC - sobre Chris Camozzi, Yushin Okami, Francis Carmont e Gegard Mousasi. O cartel total do capixaba ex-campeão do Strikeforce é de 21 triunfos, três derrotas e um "no contest" (sem resultado). O wrestler Yoel Romero, é mais velho, tem 37 anos, e possui em seu cartel cinco vitórias em cinco combates no octógono do Ultimate - sobre Clifford Starks, Ronny Markes, Derek Brunson, Brad Tavares e Tim Kennedy. Ele tem nove triunfos e um revés ao todo em sua carreira.
UFC 184
28 de fevereiro de 2015, em Los Angeles (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Chris Weidman x Vitor Belfort
Peso-galo: Ronda Rousey x Cat Zingano
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Yoel Romero
Peso-pesado: Antônio Pezão x Frank Mir
Peso-meio-médio: Josh Koscheck x Neil Magny
Peso-galo: Kid Yamamoto x Roman Salazar
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Jungle Fight marca duas disputas de cinturão para o último evento de 2014

Card é disputado no dia 18 de dezembro, em Belém, com duelos pelos títulos dos pesos-moscas (até 57kg) e dos pesos-meio-médios (até 77kg)

Por Belém
Nildo Katchal x Rayner Silva Jungle Fight 69 (Foto: Fred Pontes / Jungle Fight)Nildo Katchal defende o cinturão dos moscas no
Jungle Fight 75 (Foto: Fred Pontes / Jungle Fight)
O Jungle Fight 75, que será o último card da organização em 2014, terá duas disputas de cinturão nas lutas principais: pelos pesos-moscas (até 57kg), o campeão Nildo Katchal vai enfrentar Wylk Leandro. Nos pesos-meio-médios (até 77kg), Elizeu Capoeira tenta defender o título contra Eduardo Camelo. O evento acontece no dia 18 de dezembro, em Belém.
- Vamos fechar o ano com tudo, o card está muito bom. Fizemos questão de colocar os melhores para lutar. O Nildo (Katchal) e o Elizeu (Capoeira) são grandes lutadores, são duas realidades do MMA mundial e estou muito ansioso para vê-los nessa primeira defesa de cinturão. Além deles vamos ter o ex-campeão Rayner Silva e vários outros atletas de ponta. Tenho certeza que será um grande show - afirmou Wallid Ismail, presidente do evento, citando o combate do peso-mosca Rayner, que vai lutar contra Deiveson Alcântara.
A luta principal será a de Nildo Katchal, que é natural de Belém e deverá contar com uma grande torcida a seu favor. O lutador faturou dos moscas no Jungle Fight 69, em maio, após bater Rayner Silva. Seu cartel é de seis vitórias, uma derrota e um "No Contest" (luta sem resultado). Já Wylk Leandro, estreante na organização, possui um cartel de 10 vitórias e uma derrota.
No coevento principal, o campeão da divisão até 77kg, Elizeu Capoeira, possui um cartel de 13 vitórias e quatro derrotas e nocauteou Itamar Rosa em seu último compromisso, quando ficou com o cinturão dos meio-médios, no Jungle Fight 71, em julho. Seu adversário, Eduardo Camelo, está invicto na carreira, com nove triunfos.
Confira abaixo o card completo:
Jungle Fight 75
Local: Belém, Pará
Data: 18/12/2014
Nildo Katchal (Roxo Striker) vs Wylk Leandro (Domínio JJ/ Black House/ Attak Team) - Cinturão até 57kg
Elizeu Capoeira (CM System) vs Eduardo Camelo (Coalizão Team) - Cinturão ate 77kg
Lucas Nunes (Marajó Brothers) vs Gaston Manzur (Niguel Team/Chile) - até 61kg
Roberto "Carioca" Silva (Marajó Brothers) vs Jamil Silveira (Dragon Fight/Nova União) - até 66kg
Tyago Buda(Pitbull Brother) vs Luis Lobato (Lobato Team) - até 84kg
Deiveson "Daico" Alcântara (Coalizão Team) vs Rayner Silva (Oreon Fight) - até 57kg
Rafael Alves (Marajó Brothers) vs Samuel Paiva (Dragões Negros) - até 66kg

Assista ao primeiro duelo entre Hendricks e Lawler no Combate Play

Lutadores irão se enfrentar novamente na noite deste sábado, no UFC 181

Por Rio de Janeiro
Para esquentar ainda mais a semana do UFC 181, onde Johny Hendricks e Robbie Lawler farão a luta principal, o Combate Play disponibilizou para todos o primeiro duelo que ocorreu entre os dois. Eles se enfrentaram em março deste ano numa batalha de cinco rounds, e Hendricks venceu Lawler por decisão unânime para ficar com o cinturão dos meio-médios (até 77kg) do Ultimate, vago por conta do anúncio da pausa na carreira de Georges St-Pierre.
Clique aqui para assistir à primeira luta entre Hendricks e Lawler
Johny Hendricks x Robbie Lawler UFC 171 MMA (Foto: Getty Images)Johny Hendricks e Robbie Lawler se enfrentaram no UFC 171 (Foto: Getty Images)
Desde então Lawler conquistou duas importantes vitórias, sobre Jake Ellenberger e Matt Brown, enquanto Hendricks não fez nenhuma luta e apenas se recuperou de problemas físicos. A revanche será neste sábado, em Las Vegas (EUA), e o card completo terá transmissão ao vivo do Combate a partir das 22h (de Brasília). O coevento principal também é uma disputa de título, entre o campeão dos leves (até 70kg), Anthony Pettis, e o desafiante Gilbert Melendez.
No Combate Play, o assinante do Combate pode assistir a todas as lutas do UFC ao vivo em tablets, smartphones e computadores, além de ter acesso a um acervo com mais de 1,5 mil confrontos e a toda a programação do canal de lutas. Basta acessar CombatePlay.com ou baixar o aplicativo CombatePlay.

Curtinhas: Austrália pode ter edição do UFC em estádio para 50 mil fãs

Veterano Yves Edwards, de 38 anos, anuncia aposentadoria após 66 lutas

Por Las Vegas, EUA
A Austrália começa a se firmar como um grande destino do UFC em 2015. Segundo o jornal "Daily Telegraph", a cidade de Melbourne deve receber um evento numerado (provavelmente o UFC 193) com um elenco de peso - que pode conter Jon Jones, Ronda Rousey ou Conor McGregor - em novembro de 2015, no Etihad Stadium, que tem capacidade de 50 mil pessoas. As informações não foram confirmadas oficialmente pela organização. Segundo Tom Wright, CEO do UFC para o Canadá e a Oceania, no entanto, essa será a grande chance da Austrália se tornar um destino ceto do UFC para seus grandes eventos.
Etihad Stadium de Melbourne, na Austrália (Foto: Michael Dodge / Getty Images)Etihad Stadium de Melbourne, na Austrália deve receber o UFC em 2015 (Foto: Michael Dodge / Getty Images)
- Só se tem uma chance de se criar uma bela primeira impressão. Me lembro de quando fomos para Toronto pela primeira vez, e Lorenzo Fertitta (um dos donos do UFC) me disse que aquele evento seria o "nosso Super Bowl". Agora acontece o mesmo com Melbourne. Este será o nosso grande evento, e é por isso que tudo deve ser muito bem trabalhado, para que haja uma disputa de cinturão neste evento. Não é possível fazer uma edição especial do UFC como a aque estamos planejando para Melbourne sem que haja um cinturão em jogo.
Yves Edwards anuncia aposentadoria aos 38 anos de idade
Yves Edwards (Foto: Getty)Edwards anunciou a aposentadoria após derrota para
Akhbar Arreola no UFC em Austin (Foto: Getty Images)
Um dos maiores veteranos do MMA ainda em atividade, Yves Edwards anunciou nesta segunda-feira a sua aposentadoria. Aos 38 anos e com 66 lutas no currículo (44 vitórias, 22 derrotas, um empate e uma luta sem resultado), o lutador - que nasceu nas Bahamas - encerra uma carreira que já durava 17 anos. Sua estreia no UFC aconteceu em 2001, na edição de número 33, sendo derrotado por Matt Serra.
Além do UFC, Yves Edwards atuou nos seguintes eventos: Pride, WEC, Bellator, Shooto e diversos outros menos conhecidos pelo grande público.

Assista ao primeiro duelo entre Hendricks e Lawler no Combate Play

Lutadores irão se enfrentar novamente na noite deste sábado, no UFC 181

Por Rio de Janeiro
Para esquentar ainda mais a semana do UFC 181, onde Johny Hendricks e Robbie Lawler farão a luta principal, o Combate Play disponibilizou para todos o primeiro duelo que ocorreu entre os dois. Eles se enfrentaram em março deste ano numa batalha de cinco rounds, e Hendricks venceu Lawler por decisão unânime para ficar com o cinturão dos meio-médios (até 77kg) do Ultimate, vago por conta do anúncio da pausa na carreira de Georges St-Pierre.
Clique aqui para assistir à primeira luta entre Hendricks e Lawler
Johny Hendricks x Robbie Lawler UFC 171 MMA (Foto: Getty Images)Johny Hendricks e Robbie Lawler se enfrentaram no UFC 171 (Foto: Getty Images)
Desde então Lawler conquistou duas importantes vitórias, sobre Jake Ellenberger e Matt Brown, enquanto Hendricks não fez nenhuma luta e apenas se recuperou de problemas físicos. A revanche será neste sábado, em Las Vegas (EUA), e o card completo terá transmissão ao vivo do Combate a partir das 22h (de Brasília). O coevento principal também é uma disputa de título, entre o campeão dos leves (até 70kg), Anthony Pettis, e o desafiante Gilbert Melendez.
No Combate Play, o assinante do Combate pode assistir a todas as lutas do UFC ao vivo em tablets, smartphones e computadores, além de ter acesso a um acervo com mais de 1,5 mil confrontos e a toda a programação do canal de lutas. Basta acessar CombatePlay.com ou baixar o aplicativo CombatePlay.

Wanderlei Silva apela aos tribunais dos EUA contra banimento do esporte

Advogado do lutador afirma que Comissão Atlética de Nevada não tem
autoridade para punir seu cliente. Ele espera revisão do caso para 2015.

Por Las Vegas, EUA
Wanderlei Silva (Foto: Raphael Marinho)Wanderlei Silva (Foto: Raphael Marinho)
A novela Wanderlei Silva x Comissão Atlética de Nevada ganhou mais um capítulo nesta segunda-feira.  Segundo o site americano “MMA Junkie” o advogado do brasileiro, Ross Goodman, apelou aos tribunais americanos com um pedido de revisão da pena de seu cliente, dada pela NSAC em audiência no mês de setembro. Na oportunidade, o lutador foi banido de lutar no estado de Nevada por ter fugido de um teste antidoping surpresa em maio passado. Como as demais comissões atléticas dos EUA (e até mesmo de outros países) seguem as determinações de Nevada, o lutador está praticamente banido do esporte.
- Estamos apelando a um juiz para que ele ouça essa questão legal que recebeu pouca atenção da NSAC. Eles nem sequer abordaram o assunto, apenas disseram: “Moção negada”. Essa coisa toda foi simplesmente um grande tribunal desonesto e, agora, nós vamos conseguir uma audiência real. Essa decisão (da NSAC) foi premeditada. - declarou Goodman.
O advogado espera que Wand obtenha uma data para ser ouvido pelo tribunal em janeiro ou fevereiro, depois que a NSAC indicar que vai participar da revisão. Em seguida, ele irá apresentar um resumo para apoiar a petição, trazendo os argumentos do atleta contra o banimento e explicando, principalmente, que a comissão não tem autoridade para disciplinar o brasileiro, porque ele não tinha licença para lutar na época em que o teste surpresa foi solicitado.
O Combate.com tentou entrar em contato com a Comissão Atlética de Nevada e com o vice-procurador geral, Christopher Eccles, mas até o momento eles não responderam.
Wanderlei Silva anunciou a sua aposentadoria em setembro, dias antes da audiência da Comissão, em um vídeo divulgado nas redes sociais e no qual ele detonou o UFC. Desde então, ele tem divulgado diversos vídeos denunciando feitos da promoção e pedindo melhor tratamento aos lutadores. Sua última luta foi em março de 2013, contra Brian Stann, no Japão.

Hendricks diz que desde que venceu
o cinturão não se vê como o campeão

Lutador garante que tal mentalidade o mantém mais competitivo e promete
derrotar Lawler de forma a não deixar dúvidas sobre sua superioridade

Por Las Vegas, EUA
Aos 24 anos de idade, Johny Hendricks começou a sua carreira como lutador de MMA. Aos 30, conquistou o cinturão peso-meio-médio do UFC, em uma dura batalha contra Robbie Lawler. Logo após o combate, ocorrido em março passado, o atleta precisou fazer uma cirurgia no bíceps, lesionado durante o duelo. Em seguida, foram meses de recuperação e treinamento para, somente agora, nove meses depois, ele  defender o título pela primeira vez. E mesmo depois de ter colocado as mãos no cinturão mais cobiçado da divisão no mundo, o americano ainda não se vê como o campeão da categoria. Não é porque ficha ainda não tenha caído e sim porque Johny prefere manter essa mentalidade para se sentir mais competitivo e motivado. Pelo menos é isso que ele explicou aos jornalistas, durante uma entrevista coletiva realizada na sede do Ultimate, em Las Vegas, nesta segunda-feira:
Johny Hendricks (Foto: Evelyn Rodrigues)Cinturão conquistado não tira o foco de Hendricks (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Esse tempo que fiquei longe acabou funcionando perfeitamente. Na verdade foi meio revigorante. Não me leve a mal, eu queria estar aqui, pois quando você vê esses caras lá lutando na sua divisão de peso, competindo na sua categoria, você quer estar lá com eles. Mas o meu corpo estava destruído em função de eu estar há mais de três anos lutando em um nível top e tentando lutar o máximo que eu pudesse em um ano para poder ser o desafiante número um. Às vezes... isso acontece o tempo todo, mas à vezes, é muito bom dar um passo para trás e relembrar o que te faz lutar. Durante todo esse processo eu não olhei para mim mesmo como o campeão. Você sabe o que eu quero dizer? É uma luta. Assim que eu assino aquele contrato, eu estou lutando pelo cinturão. Eu não posso trazer a minha luta passada para essa, não posso trazer nada mais, apenas o que acontece nessa luta. Eu acho que isso é algo que me ajuda, porque eu acabo mantendo essa competição aqui dentro de mim. Isso me mantém motivado, pois assim que você começa a acreditar em sua própria expectativa, é hora de se aposentar. Se eu só quisesse ser o campeão do UFC, eu já teria aposentado. Eu quero mais do que isso - declarou o lutador.
Faltando cinco dias para voltar a pisar no octógono, “Bigg Rigg” estava bastante inquieto, apesar de responder tranquilamente às perguntas. Entre uma pausa e outra, ele pegava um copo cheio de pedaços de tabaco e, ora cheirava, ora mascava. Teoricamente a prática auxilia no processo de perda de peso, mas parecia ter algum outro efeito, talvez psicológico, para o atleta. Na conversa com a imprensa, o americano não tocou no assunto, mas falou empolgado sobre a expectativa de seu retorno ao octógono. Pela primeira vez na carreira, ele vai enfrentar o mesmo adversário em uma luta de MMA.
Johny Hendricks (Foto: Evelyn Rodrigues)Cheirar tabaco é uma das práticas utilizadas pelo amrrticano para se preparar organica e mentalmente
(Foto: Evelyn Rodrigues)
- Espero um Robbie totalmente diferente. Se eu entrar lá pensando outra coisa, sou um idiota. Eu tenho que entrar lá pensando que será outra guerra de cinco rounds. Eu vou ter que levar os socos, vou ter que aguentar algumas coisas, e é assim que eu estou olhando para essa luta. É a primeira revanche da minha carreira no MMA, apesar de eu ter tido várias no wrestling,  e vai ser algo muito grande para a minha carreira. Se eu conseguir ir lá e transformar esse duelo em algo totalmente diferente do primeiro, então talvez as pessoas passem a pensar que têm que me vencer na primeira chance, porque se tiverem uma segunda chance, vão perceber que eu sou tão melhor que vou acabar com as dúvidas. É isso que eu quero fazer, quero acabar com as dúvidas do primeiro duelo contra ele.
Na disputa de cinturão ocorrida em março, além de romper o bíceps direito, Hendricks sofreu uma fratura fina na canela esquerda, ainda no primeiro round. As lesões prejudicaram visivelmente o seu desempenho no duelo, a ponto de, nos rounds finais, ele mal conseguir levantar o braço. Mas o lutador prefere olhar para o combate sem pensar nas adversidades que superou. Na preparação para o duelo deste sábado, ele afirma que estudou a fundo o adversário e garante que também buscou desenvolver novas técnicas para surpreender Lawler:
- Nesse training camp, eu agi como se ainda não tivesse lutado contra o Robbie Eu vou entrar lá desenvolvendo novas habilidades e técnicas, tentando ter certeza de que o que eu fiz de errado na luta anterior,  conseguirei corrigir. Acho que é importante dizer que ele está vindo para o tudo ou nada. Realisticamente falando, essa talvez seja a sua última chance. Eu tive que aprender coisas novas para essa luta, porque ele é aquele tipo de lutador que, embora eu já tenha enfrentado uma vez, ainda faz algumas coisas que eu preciso me certificar que estou ciente. Em troca, isso vai me fazer um lutador melhor. Há muitos jeitos de se fazer o seu nome e de fazer dinheiro, principalmente no UFC. Quantas pessoas estão por ai ainda e que podem dar boas lutas? Essa tem sido a minha reputação e por isso que eu quero finalizar lutas. Eu não finalizei minhas três últimas lutas, não consegui, mas estou buscando isso. Eu quero manter os fãs na ponta de suas cadeiras e eu sei que o Robbie está pensando a mesma coisa.
Johny Hendricks (Foto: Evelyn Rodrigues)Hendricks colocará sábado o cinturão em jogo
(Foto: Evelyn Rodrigues)
Com um cartel de 16 vitórias e duas derrotas, Hendricks foi o primeiro campeão da divisão depois da saída do canadense Georges St-Pierre, que fez nove defesas de título bem sucedidas na categoria e manteve a sua hegemonia durante anos. Nove meses depois de assumir o posto, no entanto, o lutador ainda não conseguiu se desvencilhar das perguntas envolvendo o ex-dono do título. Os dois se enfrentaram em novembro do ano passado, em um duelo muito competitivo  e controverso, que acabou com a vitória do canadense na decisão. Logo após o combate, GSP anunciou que estava se retirando temporariamente do esporte e abdicou do título, alegando motivos pessoais. Hendricks conquistou o cinturão logo em seguida, mas desde então continuam surgindo rumores sobre a possível volta do canadense ao esporte.
- Seria ótimo se o GSP voltasse. Não me leve a mal, mas eu sei que há muitas pessoas na minha divisão de peso que podem ser a minha próxima luta, só que eu não posso menosprezar o Robbie. E é assim que está a minha mente agora. Se o GSP não voltar, isso não vai manchar o meu legado. Olhe para a divisão, está super competitiva agora. Há muitos matadores que estão a um soco de se tornarem o campeão. Ao mesmo tempo, não posso falar nada de ruim sobre o GSP porque ele fez muito pelo esporte e pela minha divisão de peso. Eu nunca conseguirei tirar isso dele. Não importa se um dia ele voltar e eu massacrá-lo, ele ainda é uma lenda, ainda é alguém que conquistou muito. Eu não estou aqui para isso. Estou aqui para fazer o meu próprio caminho e é por isso que há uma parte de mim que gostaria que ele se mantivesse longe, porque então eu não teria que competir sobre isso ou sentar aqui e falar em entrevistas sobre se ele vai voltar ou não. Ele fez um excelente trabalho pelo esporte e coisas maravilhosas para o UFC. É tudo o que eu vou dizer sobre ele - finalizou.
O combate entre Johny Hendricks e Robbie Lawler é a luta principal do UFC 181, que traz também a disputa de título peso-leve entre Anthony Pettis e Gilbert Melendez, treinadores da vigésima edição do “The Ultimate Fighter” nos EUA. O Canal Combate transmite o evento ao vivo neste sábado, a partir das 22h e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real, com transmissão em vídeo da primeira luta.

UFC 181
6 de dezembro de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio: Johny Hendricks x Robbie Lawler
Peso-leve: Anthony Pettis x Gilbert Melendez
Peso-pesado: Travis Browne x Brendan Schaub
Peso-galo: Raquel Pennington x Ashlee Evans-Smith
Peso-leve: Tony Ferguson x Abel Trujillo
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Urijah Faber x Francisco Rivera
Peso-médio: Eddie Gordon x Josh Samman
Peso-meio-pesado: Corey Anderson x Justin Jones
Peso-pesado: Todd Duffee x Anthony Hamilton
Peso-galo: Matt Hobar x Sergio Pettis
Peso-pena: Clay Collard x Alex White

Jon Jones relembra treino "incrível" com Anderson: "Me ensinou muito"

Em visita ao Brasil só um mês antes da próxima luta, campeão do UFC diz preferir fãs daqui aos americanos: "Parecem ter mais orgulho dos atletas"

Por São Paulo
O esperado primeiro treino de Jon Jones e Anderson Silva deu o que falar na imprensa internacional. A dupla trocou experiências na academia oficial do UFC no último dia 17, após participar de uma coletiva da organização, e as fotos do encontro começaram a pipocar nas redes sociais, o que despertou muita curiosidade dos fãs. Jones veio ao Brasil para dar dois seminários, um em Porto Alegre e outro em São Paulo, e falou pela primeira vez sobre o tema ao conceder uma entrevista exclusiva ao Combate.com, pouco antes de iniciar as atividades no Centro Universitário Ítalo-brasileiro, na capital paulista. O campeão dos meio-pesados (até 93kg) tratou o treino com Spider como "magnífico" e disse ter aprendido muito com o ídolo:
- Foi incrível, uma experiência magnífica. Foi tudo o que pensei que seria. Ele foi muito respeitoso, me ensinou muito, e eu pude compartilhar com ele algumas coisas também.
Anderson Silva Jon Jones UFC sparring (Foto: Reprodução / Instagram)Sparring de Anderson Silva e Jon Jones (Foto: Reprodução / Instagram)
A relação de Jones com o Brasil vai além de Anderson. Ele guarda um carinho especial pelo país e inclusive prefere os fãs brasileiros aos americanos. Jones se sente mais querido por aqui:
- Você vai a um UFC nos EUA, e as pessoas te vaiam. Os brasileiros parecem realmente dar força para seus atletas. Parecem ter mais orgulho deles.
A visita ao Brasil, por sinal, soou estranha pelo fato de só faltar cerca de um mês para o duelo contra Daniel Cormier no UFC 182, que será realizado no dia 3 de janeiro, em Las Vegas (EUA). Mas Jon Jones minimizou a viagem e disse que não vai esquecer como lutar em poucos dias. Ele falou ainda sobre a atual fase de Maurício Shogun, de quem tirou o cinturão em 2011, e apostou nas vitórias de Chris Weidman e Alexander Gustafsson sobre Vitor Belfort e Anthony Johnson, respectivamente. A seguir, veja a entrevista na íntegra:
Combate.com: Você está no Brasil novamente. Do que você mais gosta no país?
Jon Jones: Eu adoro o povo. Todo mundo tem ótima energia, todo mundo sorri, aproveita o dia. E todos respeitam muito as artes marciais. É isso, são as pessoas.
Jon Jones UFC (Foto: Ivan Raupp)Jon Jones faz sinal sugestivo com as mãos
durante entrevista: de propósito? (Foto: Ivan Raupp)
Que diferença você vê em relação aos EUA?
Acho que os fãs brasileiros têm uma maior apreciação pelo esporte e pelos atletas. Você consegue perceber isso basicamente indo a eventos de MMA. Você vai a um UFC nos EUA, e as pessoas te vaiam. Os brasileiros parecem realmente dar força para seus atletas. Parecem ter mais orgulho deles.
Ronda Rousey disse que adoraria lutar no Brasil. E você?
Adoraria lutar no Brasil, seria uma honra. Só não quero enfrentar um brasileiro (risos).
Cormier é seu maior desafio até aqui? É o adversário mais difícil que você terá enfrentado?
Vou ter que dizer que sim. Tento pensar que todo meu próximo adversário é o meu maior desafio. É a melhor maneira de respeitá-los e de me preparar para eles.
Gustafsson x Anthony Johnson. Quem vai vencer e por quê?
Acho que Alexander Gustafsson vai vencer a luta. Ele é um pouco mais versátil, o jogo dele flui um pouco mais. Ele tem mais ferramentas para vencer.
Até pouco tempo atrás todo mundo falava sobre a possível superluta entre você e o Anderson Silva, mas isso foi esquecido após as derrotas dele. Hoje em dia te agradaria esse duelo?
Não, nunca quis enfrentar o Anderson. Lutar contra ele não é um objetivo meu. Eu o respeito muito, respeito seu legado e sua amizade.
Jon Jones no seminário em São Paulo (Foto: Rodolfo Oliveira)Jon Jones dá joelhada no seminário em São Paulo (Foto: Rodolfo Oliveira)
Gostaria de tê-lo como um mentor?
Sim, com certeza. Adoraria poder ligar para ele, pedir conselhos, poder treinar com ele. Seria ótimo para mim.
Como foi o treino com o Anderson na academia do UFC?
Foi incrível, uma experiência magnífica. Foi tudo o que pensei que seria. Ele foi muito respeitoso, me ensinou muito, e eu pude compartilhar com ele algumas coisas também.
Você tornou-se campeão ao derrotar Maurício Shogun. Viu as últimas lutas dele? O que acha que aconteceu?
Não vi, mas acho que chega um ponto na carreira de todo lutador onde ele não é mais o mesmo. Você fica mais velho. Shogun teve seu auge, foi um auge magnífico, e agora ele só luta porque ama lutar.
Jon Jones no seminário em São Paulo (Foto: Rodolfo Oliveira)O campeão com todos que participaram do seminário em São Paulo (Foto: Rodolfo Oliveira)
Weidman x Vitor Belfort. Quem você acha que vai vencer e por quê?
Acho que Chris Weidman vai vencer, porque ele é um wrestler, e o wrestling é uma base muito forte. Muitos campeões são wrestlers.
Para encerrar: você está no Brasil um mês antes da sua luta contra o Cormier. Isso não te preocupa em relação à preparação?
Não, não tenho nenhuma preocupação. Tenho treinado muito duro e não acho que vou esquecer como lutar em poucos dias.

UFC anuncia acordo com a Reebok e promete repassar valor aos lutadores

Atletas e córneres terão de usar uniformes padronizados nas semanas de eventos e não poderão mais usar banners com patrocinadores no octógono

Por Rio de Janeiro
Lorenzo fertitta, sócio do UFC (Foto: Getty Images)Fertitta revelou detalhes do acordo entre o UFC e Reebok,
que entra em vigor em julho de 2015 (Foto: Getty Images)
O UFC anunciou nesta terça-feira um acordo que, segundo a própria organização, revolucionará a forma como os esportes de combate são geridos. A Reebok, uma das maiores empresas de material esportivo do mundo, será a fornecedora exclusiva de todo tipo de roupa e aparelhos de treinos para os lutadores e seus córneres. O contrato, que não teve os valores divulgados, tem duração de seis anos e será válido a partir do dia 6 de julho, quando acontece o evento da Indepedência americana e a tradicional Fan Expo, na International Fight Week, em Las Vegas. Segundo Lorenzo Fertitta, um dos donos do UFC e que conversou com a imprensa por meio de teleconferência, boa parte do valor pago pela Reebok, senão todo, será distribuído entre os próprios lutadores, que serão divididos por faixas de ganhos baseados nas suas posições no ranking oficial da entidade. Atletas aposentados não serão contemplados.
Logo do UFC e da Reebok (Foto: Divulgação)O UFC e a Reebok anunciaram uma parceria de
seis anos, sem revelar os valores (Foto: Divulgação)
- Esta será a maior parceria que o UFC já fez em sua existência. Tivemos alguns parceiros e momentos que mudaram para melhor o rumo desta empresa. O TUF, a Budweiser, a EA Sports, e agora a Reebok, uma das maiores empresas de material esportivo do mundo. Por este acordo, ela vai produzir os uniformes e todo o material de treino dos lutadores. Faremos algo que nunca foi feito em esportes de combate. Estamos muito orgulhosos de conseguir distribuir a grande maioria, senão todo o valor que conseguirmos para os atletas. As performances deles durante os eventos e as suas posições no ranking no dia da pesagem serão determinantes para que eles ganhem mais dinheiro. Quanto mais bem sucedidos, mais ganharão. Os campeões receberão um valor mais alto; os atletas que estão entre o 1º e o 5º lugares receberão o segundo maior valor; a próxima faixa compreende os atletas ranqueados entre o sexto e o décimo lugares, seguidos pelos colocados entre a 11ª e a 15ª posições. Por fim, estarão os não ranqueados. Vale também ressaltar que os lutadores serão recompensados quando lutarem. Atletas aposentados não estão incluídos neste raciocínio. Cada lutador tem uma situação própria, e os lutadores ranqueados ganharão substancialmente mais dinheiro. Os lutadores também receberão royalties por participação em eventos, campanhas publicitárias e leilões de luvas, shorts ou camisas que forem usadas em suas lutas - eles terão de guardar todo o material após cada luta. Pelo resto de suas vidas os lutadores receberão 20% dos royalties pelo material que for vendido com suas marcas e nomes.
UFC Chris Weidman x Anderson Silva MMA (Foto: Getty Images)Os banners dos atletas, que contém marcas de patrocinadores pessoais, serão banidos (Foto: Getty Images)
O acordo tem alguns pontos polêmicos, como a obrigatoriedade de os córneres dos atletas também usarem apenas as roupas da Reebok na semana da luta, e o banimento dos banners que os atletas estendem atrás de si antes das lutas, no octógono. Durante toda a semana, os atletas deverão usar apenas as roupas fornecidas pelo UFC ou ternos sem marcas ou logotipos aparentes. Para Fertitta, o modelo utilizado no futebol europeu é o mais adequado ao UFC.
Johny Hendricks (Foto: Evelyn Rodrigues)Johny Hendricks já usa as roupas da Reebok na semana
da luta contra Robbie Lawler (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Os lutadores serão vistos individualmente, mas queremos padronizar as roupas que eles usam. Vamos criar e inovar junto à Reebok para conseguirmos atingir o melhor desempenho por parte dos atletas. Estamos muito felizes com o design do novo material. Não podemos dar muitos detalhes agora, mas haverá todo tipo de material, cores e tipos de peças para que os atletas possam escolher os que mais lhes agradem. Os córneres também terão de usar o material produzido. Quando o lutador chegar para o evento, ele receberá todo o material necessário, fornecido pela Reebok. Shorts, calças, camisas, meias, roupas íntimas... tudo. Essas peças estarão identificadas com o nome de cada lutador. Os banners sairão do octógono, e os lutadores não poderão usar logotipos de seus patrocinadores durante os eventos do UFC. O modelo que usamos é semelhante ao do futebol europeu - com um espaço apenas para patrocinadores do UFC além da marca da Reebok - e das grandes ligas esportivas americanas. O MMA se tornou algo grande, imenso mundialmente. Os jogadores de basquete ou de futebol americano não podem entrar nas quadras ou campos com seus patrocinadores pessoais. Não é assim que funciona. Os lutadores podem ter seus patrocinadores pessoais, como qualquer atleta da NBA ou da NFL, mas durante os eventos do UFC deverão usar o material fornecido pelo UFC.
Dana White, Coletiva UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Dana White também participou da teleconferência que
anunciou a parceria à imprensa (Foto: Evelyn Rodrigues)
Dana White também participou da teleconferência e revelou ter conversado com alguns atletas sobre o novo acordo, obtendo uma resposta muito positiva.
- Eu não posso ligar para 550 lutadores, mas para todos para quem eu liguei e falei sobre o assunto nos últimos três dias acharam o acordo muito bom os atletas em geral. Claro que haverá questionamentos, mas estamos prontos para lidar com eles. A verdade é que todos que lutaram pelo UFC em algum momento nestes últimos 11 ou 12 anos foram pagos. Todos. Quem jamais teve o retorno devido pelos investimentos feitos foram justamente os irmãos Fertitta. Eles investiram muito, muito dinheiro, e agora o UFC dá um salto para que até mesmo eles possam vir a recuperar uma parte do que foi investido. Este acordo eleva o MMA e o UFC, por ter uma parceira deste tamanho junto a nós. A Reebok possui 1500 lojas próprias ao redor do mundo, e isso não inclui as lojas de material esportivo que revende seus produtos. A partir de agora os produtos do UFC serão vendidos nessas lojas, e os lutadores receberão uma porcentagem do que for vendido com suas marcas individuais. É um avanço difícil de ser medido para o esporte, para o UFC e para os lutadores como marcas esportivas. Cerca de 20 lutadores do UFC atualmente são patrocinados por marcas que patrocinam o UFC.
Além dos atletas, os valores do acordo com a Reebok também terá um destino filantrópico. Segundo Lorenzo Fertitta, o UFC destinará uma parte do dinheiro pago pela fornecedora de material esportivo a uma organização chamada "Fight for Peace".
- Há uma grande preocupação com responsabilidade social da nossa parte e da Reebok. Um percentual de todo o contrato será destinado a instituições destinadas a melhorar a vida das pessoas. Uma delas é o "Fight for Peace" ou "Luta pela Paz", que visitamos no Rio de Janeiro, no Complexo da Maré, e vimos o trabalho incrível que é feito. Eles também trabalham em Londres, e serão beneficiados por este acordo por serem agentes que transformam a vida de jovens que estão em contato constante com o crime, a guerra e as drogas.

Segundo boletim, Pelé continua bem e fará nova avaliação renal na quarta

Rei do Futebol passará por teste para saber se volta ou não a fazer hemodiálise. Na manhã desta terça-feira, ele foi transferido da UTI para unidade semi-intensiva

Por São Paulo
Hospital Albert Einstein (Foto: Rodrigo Faber)Hospital Albert Einstein, onde Pelé está internado
(Foto: Rodrigo Faber)
A assessoria do Hospital Israelita Albert Einstein soltou no início da noite desta terça-feira mais um boletim médico sobre o estado de saúde de Pelé. A nota informa que o Rei do Futebol segue em evolução clínica e passará por nova avaliação das condições renais na manhã desta quarta-feira, em São Paulo.
O boletim médico anterior, divulgado pela manhã, informou que Pelé deixou a unidade de terapia intensiva no começo do dia.
O tratamento de hemodiálise foi suspenso na última segunda para saber como o rim do ex-atleta reagiria sem ajuda artificial para funcionar. Como a resposta foi positiva, ele deixou a UTI. O Rei do Futebol segue no mesmo quarto, porém agora sob cuidados de terapia semi-intensiva. Ele está bem, lúcido e já caminha pela dependência na qual está instalado.
Na segunda, o hospital havia comunicado que o Rei seguia em evolução, já sem a hemodiálise, e que a avaliação desta terça definiria se ele teria de retomar o tratamento.
No fim de semana, a assessoria do Albert Einstein relatou que Pelé tem recebido mensagens do mundo inteiro por meio do e-mail do hospital. Aos poucos elas são passadas para ele, que está lúcido - até já pediu um violão para tocar - e agradece o carinho vindo de todas as partes.
No final da noite de quinta-feira, o quadro do ex-jogador era considerado delicado, já que ele não estava reagindo bem ao antibiótico para conter infecção no sangue. Havia enorme preocupação de uma infecção generalizada por conta disso.
Aos 74 anos, Edson Arantes do Nascimento passou por uma intervenção cirúrgica para retirada de cálculos renais recentemente. No entanto, ele voltou a passar mal no dia 24, por conta de uma infecção urinária, e teve de ser internado novamente no Hospital Albert Einstein. No dia 27, porém, ele piorou e foi transferido para unidade de terapia intensiva.
Confira a íntegra do novo boletim médico de Pelé:
"O paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) continua com boa evolução clínica, sem intercorrências médicas e em cuidados de semi-intensiva. Persiste sem febre, com condições hemodinâmicas e respiratórias normais.
Nova avaliação da função renal será feita amanhã cedo. Recebe a medicação antibiótica por via endovenosa. A aceitação alimentar está adequada.
O Hospital fornecerá boletim assim que houve nova informação".

*Colaborou André Guerreiro, sob a supervisão de Leandro Canônico.

Rivaldo, Mogi MirimO pentacampeão Rivaldo, presidente do Mogi Mirim, publicou nesta terça-feira um anúncio em sua conta no Instagram. O ex-jogador avisou que "por motivos de ordem particular" decidiu buscar um novo investidor no clube. No anúncio, Rivaldo avisa que o clube está na primeira divisão do Paulista, na segunda do Brasileiro e que "possui patrimônio próprio". Rivaldo finaliza a propaganda com um e-mail para o qual deve escrever quem estiver interessado em comprar o Mogi. O pentacampeão não deixa claro o que vai fazer daqui para a frente.
 
Veja a mensagem do ex-meia:
"Eu, Rivaldo, atual Presidente do Mogi Mirim Esporte Clube, por motivos de ordem particular, decidi buscar um novo empreendedor para o Clube. No entanto, permanecerei à frente da administração até que haja uma transição saudável a todos, de modo especial, ao Mogi Mirim Esporte Clube. Saliento que o Clube está na Primeira Divisão do Campeonato Paulista, na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro e possui patrimônio próprio. Os interessados em investir no futebol poderão contatar minha equipe pelo seguinte endereço eletrônico: mmecinvest@gmail.com"
Rivaldo Mogimirim

Após briga no domingo, Atlético de Madrid expulsa torcida de seu estádio

Depois de receber relatório da polícia, clube bane "Frente Atlético" do estádio Vicente Calderón e expulsa oito sócios do seu quadro por confusão com torcida do La Coruña

Por Madri, Espanha
 O Atlético de Madrid anunciou nesta terça-feira que baniu a torcida organizada “Frente Atlético” do estádio Vicente Calderón, além de ter expulsado oito sócios de seu quadro. A decisão foi tomada depois que a polícia entregou ao clube um relatório sobre a briga entre torcedores do Atlético e do Deportivo La Coruña, no último domingo.

Três horas antes do confronto entre as duas equipes no último domingo, uma briga entre torcedores tomou conta das ruas de Madri por cerca de uma hora, deixando um morto e 11 pessoas feridas. É estimado que 200 torcedores tenham participado do conflito, com 14 pessoas presas e outras trinta identificadas pela polícia.
Torcida Frente Atletico, janeiro de 2014 (Foto: Gonzalo Arroyo Moreno / Getty Images)Torcida Frente Atletico foi banida do estádio Vicente Calderón (Foto: Gonzalo Arroyo Moreno / Getty Images)


O Atlético de Madrid declarou que formou uma comissão para analisar o acontecido, trabalhando em colaboração com as forças de segurança. No relatório recebido pelo clube, 15 das pessoas identificadas disseram ser torcedores colchoneros, sendo oito sócios, que foram expulsos dos quadros do clube, sem a possibilidade de retorno.

O clube afirmou que novos torcedores ainda podem ser punidos, já que a investigação ainda está aberta, e destacou que não tem poder para dissolver a “Frente Atlético”, mas declarou que ela não é mais reconhecida como torcida oficial do time, que o Atlético não terá mais relação com ela e que impedirá a exibição de bandeiras e símbolos deste grupo.

Fã de Romário e revelação da Série A, Erik sonha poder ajudar conterrâneos

Destaque do Goiás no Brasileiro revela inspiração no Baixinho para fazer gols e quer continuar ascensão para ter condições de melhorar a vida em Novo Repartimento-PA

Por Goiânia
O menino franzino, de infância humilde em Novo Repartimento, pequena cidade do interior do Pará, conseguiu vencer. A carreira do atacante Erik, de apenas 20 anos, só está no começo, mas o jogador do Goiás, eleito a revelação do Campeonato Brasileiro, sabe que vários obstáculos foram deixados para trás com muita luta e coroados com um prêmio individual na principal competição do país. Da infância na roça até o sucesso com a camisa esmeraldina, Erik teve muita história para contar. Aos 10 anos, o fã do baixinho Romário foi visitar um tio em Goiânia e, por acaso, participou de uma peneira no Goiás. Destaque na partida, ele não voltou mais para sua cidade.
Erik tem 15 gols na temporada, sendo dois no Campeonato Goiano, três na Copa Sul-Americana e 10 no Brasileirão. As boas atuações ganharam mais visibilidade quando o garoto fez três gols no Atlético-PR, na 18ª rodada, e não saiu mais do time titular. Erik tem contrato com o Goiás até 2018, só que além de sonhar com um futuro fora do país, sabe que a diretoria pode negociá-lo para equilibrar as contas. E se engana quem pensa que se alçar voos maiores o atacante deixará suas origens para trás. Em entrevista ao GloboEsporte.com, a revelação do Campeonato Brasileiro falou do bom momento, dos planos para o futuro e de um sonho especial: ajudar as pessoas de sua terra natal.
Foi uma surpresa ser eleito a revelação do campeonato? Como você recebeu a notícia?
- Eu estava tranquilo. Não esperava que o resultado saísse agora, mas eu estava na briga para ser a revelação, portanto, torcia por isso. Mas ontem (segunda-feira) eu não sabia. Um amigo meu me mandou um link da matéria e me deu os parabéns. Depois começaram a chegar mais mensagens. Me emocionei, é um momento marcante para mim e para minha família.
E como está sendo o dia?
- Um dia diferente, sem dúvida. Muitas ligações, mensagem e carinho dos amigos e família. Está bem agitado, está legal.
Erik gol goiás x Bahia (Foto: Adalberto Marques / Ag. Estado)Destaque do Goiás, Erik comemora prêmio de revelação do Brasileiro (Foto: Adalberto Marques / Ag. Estado)

Como foi a reação dos companheiros de Goiás?
- Todo mundo me deu os parabéns, recebi várias mensagens. O presidente, os demais dirigentes, funcionários, todo mundo me parabenizou.
Apesar de o Goiás não ter conquistado nenhum título em 2014, o ano tem sido bom para você. De que maneira analisa sua temporada?
- Individualmente foi um ano de afirmação. Um ano de grandes conquistas, três gols na Copa Sul-Americana, dois no Campeonato Goiano e 10 no Brasileiro. Poderia ter sido melhor para todo grupo e para o Goiás, pois temos jogadores de qualidade. A gente sabe que a permanência na Série A foi um bom objetivo conquistado, contudo, poderíamos ter ido além. Só que nós estamos plantando. Com certeza teremos boas conquistas pela frente.
A transição da base para o time profissional foi fácil? Como foi subir para o time principal em 2013 e ter poucas oportunidades?
- Realmente eu joguei pouco, só que nunca me abalei. É preciso ter paciência e continuar trabalhando. Foi um ano de aprendizado. O Campeonato Brasileiro tem um nível muito alto, para mim é o mais difícil do mundo. Nós temos grandes equipes, clubes que brigam forte em competições como a Libertadores. Felizmente em 2014 eu pude ter uma boa sequência e mostrar meu potencial.
Erik - infância - Goiás (Foto: Fernando Vasconcelos / Globoesporte.com)Erik chegou ao Goiás aos 10 anos e não saiu mais. Jogador guarda recordações das categorias de base (Foto: Fernando Vasconcelos / Globoesporte.com)

E por que o Goiás não foi tão longe?
- Montamos um time com muitos jogadores da base. A diretoria conteve os gastos. Mesmo assim, a gente tem um grupo qualificado. Torço para que todos fiquem e para que façamos uma boa pré-temporada, pois temos condições de fazer um grande trabalho em 2015.
Você estará no clube em 2015?
- Tenho contrato até 2018, gostaria de ficar e ajudar mais o Goiás. Mas eu deixo o futuro para que a diretoria e meu empresário resolvam. Se pintar uma boa negociação para ambos os lados, talvez seja a hora de sair.
E está preparado para sair do país ou para outro clube brasileiro?
- Apesar de ter apenas 20 anos, estou em uma fase madura. Me sinto preparado sim. O jogador de futebol hoje precisa amadurecer rápido, acho que esse é um diferencial. Estou preparado sim, porém, vou respeitar a vontade de todos.
Já recebeu muitas propostas?
- Tive algumas sondagens de clubes do Brasil e de fora também, mas por enquanto eu trato com muita cautela.
Erik - infância - Goiás (Foto: Fernando Vasconcelos / Globoesporte.com)Erik passou a infância na roça, em Novo Repartimento-PA (Foto: Fernando Vasconcelos)
Qual é seu sonho como jogador?
- Acho que todo mundo sonha com a Seleção e com um grande clube lá fora, mas eu também tinha sonhos como jogar no Maracanã e este eu já realizei. 
E como pessoa, qual é seu sonho?
- Eu quero abrir uma instituição de caridade para ajudar pessoas na cidade onde eu nasci (Novo Repartimento-PA). Quero pensar no bem destas pessoas, preciso fazer algo para melhorar a vida delas. Tive uma infância complicada, graças a Deus consegui trilhar um bom caminho e quero ter condições de poder ajudar as pessoas que lá estão.
Tem algum grande ídolo no futebol? Alguém que sirva de inspiração?
- Apesar de ter nascido em 1994, meu grande ídolo é o Romário. Nasci um dia depois da final da Copa dos Estados Unidos. Meu pai sempre falou muito do Romário. Depois eu fui vendo ele jogar, vi seus gols, seus vídeos, era um jogador incrível. O que o baixinho fazia dentro da área era brincadeira. No Barcelona, na Seleção e em grandes clubes do Rio ele jogou muito.
Por falar em Romário e em Seleção, você já foi convocado para a seleção sub-20 no ano passado. Está ansioso para voltar?
- Eu sou um cara bem tranquilo, procuro não ficar ansioso antes de jogos e nem com esta questão da Seleção. Preciso continuar meu trabalho. Claro que é um sonho para qualquer jogador defender o Brasil, só que tudo tem seu momento. Talvez esse prêmio tenha vindo em boa hora.
Camisas - Erik - Goias (Foto: Fernando Vasconcelos / Globoesporte.com)Erik exibe medalhas e sua maior conquista: a camisa do Brasil vestida na seleção sub-20 no ano passado (Foto: Fernando Vasconcelos / Globoesporte.com)

O que te faz manter esta tranquilidade tão grande?
- Minha família e as pessoas que estão próximas de mim. Sempre estou com meu pai (Bernardo), minha mãe (Walmira) e minha noiva (Weidila). Eles me dão a força que eu preciso, estão comigo nos bons e maus momentos.
Como foi perder o título goiano no último minuto da final contra o Atlético-GO? Aprendeu muito com isso?
- Também faz parte desta grande temporada. A carreira não é feita só de momentos bons. Realmente foi muito difícil, quase não consegui dormir, entretanto, nesses momentos a gente conta com o apoio da família. Eles me ajudaram muito.
Espera que o Ricardo Drubscky fique no Goiás?
- Ele me ajudou muito, foi um grande técnico para mim. Já trabalhou muito com a base. No ano passado eu tive paciência porque o Enderson Moreira não me deu tanta chance, mas esperei a hora certa. Trabalhei bem com o Claudinei Oliveira também antes da chegada do Ricardo e pude aproveitar da melhor forma possível.
Você percorreu todas as categorias da base do Goiás. Com certeza viu muita gente ficar pelo caminho, como é isso para um jogador de futebol?
Alguns se perdem, mexem com droga, vão para o lado errado(...) 
É preciso ter paciência
Erik, atacante do Goiás
 - Participei de várias peneiras, não dá nem para ter noção de quantos jogadores não conseguiram ter uma boa carreira. É triste. Alguns se perdem, mexem com droga, vão para o lado errado. Outros simplesmente deixam o futebol e vão trabalhar em outra área. E tem também aqueles bons jogadores que não têm a cabeça no lugar. É preciso ter paciência, este é o segredo.
Do atual elenco do Goiás com quem você mais conversa?
- Converso com quase todo mundo, mas tem alguns que me ajudam bastante. O Amaral, o Felipe Macedo, são grandes amigos. O David também é um grande exemplo de profissional e de pessoa. Nós o chamamos de “coroa”.
E como você chegou ao Goiás?
- Eu estava vendo um jogo da escolinha quando vim para Goiânia visitar meu tio. Curiosamente, precisaram de um jogador para substituir outro menino e a chuteira dele tinha o mesmo número do meu pé. Entrei, joguei bem e já falaram para meu pai que não era para eu voltar para a roça.
No futebol brasileiro atual, alguém te chama atenção?
- Temos grandes jogadores como o Éverton Ribeiro, que foi eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor do campeonato. Também temos o Robinho. Gosto muito dele por seu estilo de jogo. E outro atleta o qual admiro bastante é o Paulo Henrique Ganso. Apesar de não sermos da mesma posição, eu o admiro por sua classe e também por representar bem meu estado (Pará).
O Goiás teve a pior média de público do Campeonato Brasileiro e se despede da torcida domingo, contra a Chapecoense. O que dizer para a torcida esmeraldina?
- É uma despedida, a última rodada, espero que o Goiás vença para deixar uma boa impressão. Queria contar com o apoio dos torcedores. Foi um ano de poucas contratações, o clube diminuiu seus gastos. Não tivemos uma grande sequência para empolgar a torcida, mas ela sempre é importante. Sempre queremos ver casa cheia. 
Erik gol Goiás (Foto: André Costa / Ag. Estado)Erik comemora gol contra o Fluminense na Copa Sul-Americana (Foto: André Costa / Ag. Estado)

Vingança? Carlos Falcão não acredita que Furacão facilite jogo para Verdão

Vitória e Atlético-PR estão em rota de colisão na Justiça por conta do lateral Léo. No domingo, time paranaense encara o Palmeiras, jogo de interesse do Leão baiano

Por Salvador
A vida costuma pregar peças. No início deste ano, o Vitória entrou em rota de colisão com o Atlético-PR por conta do lateral Léo. O clube do Paraná cobrava R$ 1,5 milhão depositado na conta dos baianos por 50% dos direitos econômicos do jogador, que acabou vendido ao Flamengo por R$ 2 milhões. O Leão tentou negociar um parcelamento, depois afirmou que não havia dívida a ser paga e alegou que ainda teria a receber mais R$ 500 mil. O caso parou na Justiça.
Jorginho, técnico do Vitória, e Carlos Falcão, presidente (Foto: Rafael Santana)Falcão não acredita em vingança do Atlético-PR no domingo (Foto: Rafael Santana)
Meses depois, o destino dos dois clubes volta a se encontrar, desta vez no Campeonato Brasileiro. O Vitória entra em campo no domingo, às 17h (horário de Brasília), para enfrentar o Santos e tentar evitar o rebaixamento para a Série B. Só o triunfo no Barradão, entretanto, não é suficiente. É preciso torcer por um tropeço do Palmeiras em São Paulo. O problema é que o adversário do Verdão é justamente o Atlético-PR.

Segundo Martin Fernandez, do blog Bastidores, os cartolas apostam que “Mario Celso Petraglia, presidente do Atlético-PR, não vai deixar na mão o palmeirense Mustafá Contursi, ex-presidente do clube, fiador maior da reeleição da Paulo Nobre e ainda hoje figura influente nos bastidores do futebol brasileiro”.

Apesar de todos os fatores envolvidos, o presidente do Vitória, Carlos Falcão, não acredita na possibilidade de o Atlético-PR facilitar a vida do Palmeiras.

- As divergências jurídicas existem e serão resolvidas no fórum adequado, que é a Justiça. Em relação ao jogo, o Vitória confia nos atletas e na comissão técnica do Atlético-PR, que são profissionais respeitados e não vão permitir que fatores extracampo interfiram no desempenho técnico deles – comentou.

Após o triunfo sobre o Goiás, no último domingo, o técnico Claudinei Oliveira adiantou que pode poupar alguns jogadores. Existe até a possibilidade de liberação dos titulares.

- Se tivermos que tirar algum jogador que está muito cansado ou com risco de lesão, ou se a gente resolver que temos de antecipar exame médico, ou liberar os titulares, vou fazer o que for melhor para o clube. Se chegarmos à conclusão de que é melhor poupar A, B C ou D e formos com um time alternativo, eu vou, mas vou com o time que for para ganhar o jogo. Para ganhar da gente, vão ter que correr muito - pontuou.
Além de cobrar os valores depositados por Léo, o Atlético-PR também reivindica outro pagamento por parte do Vitória. O clube paranaense acionou o Rubro-Negro baiano na 14ª Vara Cível de Curitiba por uma antiga dívida relacionada ao atacante Dinei. O camisa 9 foi negociado pelo Furacão em 2012, e o Leão teria se comprometido a pagar R$ 1 milhão pelos direitos econômicos do centroavante em 10 parcelas de R$ 100 mil, com vencimento todo dia 20 de cada mês. Uma parcela, contudo, não teria sido paga. O valor da causa está em R$ 405.167,34, com multa e juros acrescidos.

Lusa leva ao MP "provas concretas" de má gestão no caso Héverton

Conselho aguarda depoimento de ex-presidente até dia 18 para encerrar investigação interna sobre episódio que levou ao rebaixamento da equipe em 2013

Por São Paulo
Manoel da Lupa Portuguesa (Foto: Marcos de Paula / Agência Estado)Manuel da Lupa pode ser expulso da Portuguesa (Foto: Marcos de Paula / Agência Estado)
O Comitê de Ética do Conselho Deliberativo da Portuguesa encaminhou nesta terça-feira, ao Ministério Público, uma petição com as provas colhidas durante investigação interna que apura a escalação irregular do meia-atacante Héverton na partida contra o Grêmio, na última rodada do Brasileiro de 2013. O episódio levou o clube ao STJD, que decretou o rebaixamento à Série B pela falha - a equipe fez campanha sofrível neste ano e caiu para a Série C.

Os documentos são os mesmos que serão utilizados para o parecer final da comissão que analisa o episódio dentro do clube. Segundo o presidente do comitê, Leandro Teixeira Duarte, as provas deixam claro que houve, ao menos, erros administrativos que culminaram na punição à Lusa há quase um ano. O alvo principal é o ex-presidente Manuel da Lupa, que pode ser expulso do clube e é um dos investigados no inquérito do MP que aponta para a possibilidade de que o  erro tenha sido cometido propositalmente em troca de algum tipo de vantagem.

- Falo em meu nome, porque ainda não há um parecer do comitê, mas já há indícios e provas concretas de que, no mínimo, a má gestão dele contribuiu para que a Portuguesa fosse rebaixada. São elementos que mostram quem era responsável pelo o quê dentro da diretoria, sobre a escalação do Héverton e outros - afirmou Duarte.
Falo em meu nome, porque ainda não há um parecer do comitê, mas já há indícios e provas concretas de que, no mínimo, a má gestão dele contribuiu para que a Portuguesa fosse rebaixada
Leandro Teixeira Duarte, presidente do Comitê de Ética do Conselho Deliberativo da Lusa
Uma liminar conseguida por Da Lupa impede o clube de encerrar a apuração sem que ele seja ouvido. Por isso, a comissão sugeriu três datas para que o ex-cartola apresente sua versão doa fatos - os dias 11, 15 e 18 de dezembro. Caso ele não apareça, o parecer será dado à revelia. Cercado de cuidados, o Comitê encaminhou um ofício convocatório por via postal e eletrônica, para se certificar de que Da Lupa o recebeu.

A expectativa é que seja pedida a expulsão de Da Lupa do quadro de sócios. A sugestão da comissão será levada ao Conselho e precisa de maioria simples de votos para ser aprovada ou rejeitada.

De acordo com Duarte, o clube não encontrou indícios de dolo ou de recebimento de propina no episódio.

- Isso não nos compete, só ao MP - concluiu o conselheiro.

O clube admite que pode buscar reparações financeiras pelo erro na Justiça. O cálculo feito na Lusa é de uma indenização superior a R$ 30 milhões.

Na seleção do Brasileirão, Tardelli revela propostas para deixar o Galo

Eleito pela segunda vez como um dos melhores do Campeonato Brasileiro, atacante do Atlético-MG confirma sondagens do exterior: "O momento é de pensar bastante "

Por Belo Horizonte
Diego Tardelli, atacante do Atlético-MG (Foto: Reprodução / Premiere)Atacante Diego Tardelli admitiu ter propostas para deixar o Atlético-MG (Foto: Reprodução / Premiere)
A excelente temporada de Diego Tardelli com a camisa do Atlético-MG culminou com a conquista de um lugar na seleção do Campeonato Brasileiro de 2014. O jogador garantiu um lugar entre os onze melhores atletas da competição, que vão receber o prêmio Craque do Brasileirão, na próxima segunda-feira, dia 08, durante o programa "Bem, Amigos!" do canal SporTV. Diego terá a companhia do corintiano Paolo Guerreiro no ataque da seleção do Brasileiro. A boa fase atraiu também a atenção de clubes estrangeiros interessados em contar com o futebol de Tardelli. Sem entrar em detalhes sobre a origem das ofertas, o atacante admitiu que teve sondagens para deixar o atual campeão da Copa do Brasil.
- Recebi (do exterior), não posso negar. O torcedor precisa ficar ciente. Daqui a pouco a notícia vai chegar e é bom todo mundo ficar sabendo. Tenho que sentar com minha família e decidir o que é o melhor para a gente. O momento é de pensar bastante - disse o atacante em entrevista à rádio Itatiaia.
Segundo a assessoria de imprensa do Galo, o clube desconhece qualquer proposta pelo atleta. O contrato de Diego Tardelli com o Atlético-MG vai até o fim de 2017. Em 2013, o clube acertou a compra do atacante com o Al-Gharafa, do Catar, por cerca de 5,5 milhões de euros. Desse montante, três milhões foram pagos no ato do acordo. No entanto, o valor restante, que seria parcelado, não foi quitado. No início do mês passado, após ser acionada pelo clube árabe, a Fifa deu 30 dias de prazo para o Atlético-MG efetuar o pagamento. A diretoria do Galo ainda pode recorrer da decisão. Daniel Nepomuceno, atual vice-presidente e candidato único para suceder Alexandre Kalil no comando do clube alvinegro, disse que o departamento jurídico ainda está analisando o caso e espera contar com parceiros para resolver a dívida com o Al-Gharafa.
Apesar do início de temporada irregular, quando chegou até a se desentender com o técnico Levir Culpi, o atacante alvinegro deu a volta por cima. Diego reencontrou as boas atuações, que ajudaram o Galo a conquistar os títulos da Recopa Sul-Americana e da Copa do Brasil, esse último em cima do rival Cruzeiro. Foi dele o gol da vitória do Galo na finalíssima da competição (reveja no vídeo acima). O bom futebol também o levou de volta à seleção brasileira. Feliz pelo prêmio Craque do Brasileirão, o atacante destacou o apoio dos companheiros e da torcida atleticana, que o tem como um dos maiores ídolos.
- Fico muito feliz, porque o Campeonato Brasileiro tem atacantes com muita qualidade. Não é fácil fazer parte dessa seleção. O fato de o time ser escolhido pelos próprios jogadores e treinadores torna o prêmio ainda mais especial e me enche de orgulho. Queria agradecer a todos e dizer que divido essa conquista com toda a equipe e a torcida do Atlético-MG.
Essa foi a segunda vez que Tardelli foi escolhido para a seleção do campeonato. A primeira vez foi em 2009, quando o camisa 9 alvinegro foi o artilheiro da competição com 19 gols.  
diego Tardelli comemora gol do Atlético-mg contra o Cruzeiro (Foto: Bruno Cantini / Flickr do Atlético-MG)Diego Tardelli comemora gol do Atlético-MG diante do Cruzeiro na final da Copa do Brasil (Foto: Bruno Cantini )

Homem finge ser ex-lateral Leonardo e aplica golpe em jogadores e cantor

Com identidade do ex-atleta da Seleção, uma pessoa já extorquiu cerca de R$ 50 mil sob a alegação de ajudar criança doente. Leonardo, o verdadeiro, irá à Justiça

Por São Paulo
Conversa Leonardo  (Foto: reprodução)Abordagem do falso Leonardo com o lateral-esquerdo Zé Roberto (Foto: reprodução)
Jogadores de alguns dos principais clubes do futebol brasileiro estão sendo vítimas de um golpe. Uma pessoa está pedindo dinheiro para ajudar uma criança doente usando a identidade do ex-jogador Leonardo, ídolo no São Paulo, Flamengo, e com as Copas do Mundo de 1994 e 98 na bagagem. Essa pessoa usa o nome da Fundação Gol de Letra, entidade que tem Leonardo como conselheiro e é presidida por Raí. No início desta semana, a farsa, que já rendeu um valor aproximado de R$ 50 mil, foi descoberta e mobilizou os envolvidos.
A  Gol de Letra tem acumulado prêmios, inclusive fora do país, por seus projetos sociais. Com a boa reputação da instituição e também de Leonardo, que atuou nos últimos anos como técnico e dirigente de clubes como Milan (ITA) e PSG (FRA), o cidadão conseguiu o número de telefone celular de inúmeros jogadores e pediu ajuda a uma criança doente, que precisaria de um aparelho importado dos Estados Unidos.
O primeiro contato, em alguns dos casos, foi feito por e-mail com assessores de imprensa. Sob a alcunha de Reginaldo Martins, e dizendo-se funcionário da fundação, a pessoa abria conversa sobre a participação do jogador numa partida beneficente, no dia 20 de dezembro, no estádio do Morumbi.
Foi assim, por exemplo, que ele chegou a Zé Roberto. Com o telefone do lateral-esquerdo do Grêmio em mãos, a pessoa assumiu a identidade de Leonardo e fez contato por WhatsApp, popular aplicativo de conversas. Com direito à foto do tetracampeão mundial.
Leonardo PSG (Foto: Reuters)Imagem do ex-jogador Leonardo está sendo usado para extorsão de jogadores (Foto: Reuters)
“VC não ta embalsamado irmão???”, questionou o falso Leonardo a Zé Roberto, em uma brincadeira com a idade do atleta de 40 anos. Zé Roberto foi companheiro de Leonardo, o verdadeiro, na Copa do Mundo de 1998. Depois de duas mensagens, o cidadão fez menção a uma ajuda para a “instituição amado”.
Zé Roberto disse que não chegou a depositar nenhuma quantia, mas ouviu no vestiário do Grêmio que outros jogadores também foram abordados. O assédio deixou o presidente da Gol de Letra absolutamente indignado com o uso de sua imagem.
- É um absurdo, estão botando em perigo minha relação com as pessoas. Nem sei o que esse cara está dizendo, como está agindo. A fundação não faz esse tipo de assédio, jamais pediu dinheiro a pessoas dessa forma. Temos projetos financiados por parcerias, entes públicos e privados. Não gostamos desse tipo de abordagem - afirmou Leonardo.
Havia uma série de brechas na história, como um telefone com DDD do interior paulista, quando Leonardo, na verdade, é carioca. Mas a ótima reputação do ex-jogador impediu quaisquer desconfianças. A farsa começou a ser descoberta quando um jogador do São Paulo desconfiou da urgência com a qual o falso Leonardo insistia no depósito.
Ele acionou uma pessoa próxima, que entrou em contato com um representante da Gol de Letra. Esse representante desmentiu a história, disse que o ex-jogador jamais entrou em contato com atletas para pedir dinheiro.
Conversa Leonardo  (Foto: reprodução)Homem mandou foto da suposta criança doente e sensibilizou jogador, que doou. O atleta preferiu não se identificar (Foto: reprodução)
- Quando eu fiquei sabendo, liguei correndo para minha gerente e consegui recuperar meu dinheiro. Ele me pediu R$ 20 mil, eu disse que 20 não poderia dar, mas doei R$ 5 mil. Até foto da criança o cara mandou, dizendo que a mãe estava agradecida - relatou o atleta, que pediu para não ser identificado.
De acordo com esse jogador, que tratou de avisar os mais próximos, outras vítimas do golpe, a conta bancária dada pelo falso Leonardo já havia chegado à soma de R$ 48 mil em doações. A pessoa que se passa pelo ex-jogador fornece os dados de uma conta que pertenceria a um homem chamado Rafael Nicolas Stella, inclusive com o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do titular, necessário para o depósito. Segundo o banco Bradesco, essa conta existe desde 2007, e providências estão sendo tomadas para averiguar a origem dos depósitos e suas motivações.
No início da tarde desta terça-feira, o farsante ampliou o golpe. Entrou em contato com o cantor Daniel e pediu uma doação. O artista resolveu entrar em contato com a Gol de Letra antes, para saber a veracidade do pedido, e constatou que tratava-se de uma farsa.
O verdadeiro Leonardo disse já ter passado por situação semelhante na Itália, quando um homem organizava eventos e anunciava a presença dele e de Kaká, na época jogador do Milan. Depois de recolher dinheiro, ele cancelava ou inventava razões para justificar a ausência dos ídolos no local.
- Esse homem foi preso na Itália, está preso até hoje. E aqui eu vou usar vias legais para saber o que posso fazer com o que está acontecendo. Estou indignado com essa situação, isso tem que parar o quanto antes. Que ninguém acredite que possa existir uma abordagem assim - disse Leonardo.
Os advogados da fundação já trabalham para impedir a ação do golpista. No fim da tarde, a Gol de Letra emitiu uma nota. Veja a íntegra:
"A Fundação Gol de Letra vem a público informar que seu nome está sendo usado por uma pessoa que se apresenta em nome da organização e faz pedidos de doações de forma indevida e sem o conhecimento da Fundação. Esclarecemos que as providências jurídicas já estão sendo tomadas para coibir essa ação e punir devidamente os envolvidos.  
Nossos contatos são sempre institucionais e cuidadosos, como devem ser abordagens de captação de recursos. É essa postura que nos confere a confiança e a credibilidade depositada por todos os nossos parceiros ao longo desses 15 anos.
Lamentamos o ocorrido e orientamos todos a denunciarem no email comunicacao@goldeletra.org.br caso sejam procurados.
Fundação Gol de Letra"
Cantor Daniel (Foto: Mateus Rigola)Cantor Daniel também foi assediado, mas entrou em contato com a fundação e não fez o depósito (Foto: Mateus Rigola)