terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ex-lutador do Ultimate participa
do combate principal do WOCS 23

Em 2009, Alexandre Baixinho encarou Martin Kampmann no maior evento
de MMA do mundo. Agora, tenta a sexta vitória seguida

Por SporTV.com Rio de Janeiro
2 comentários
Alexandre Baixinho lutador MMA (Foto: Reprodução / Twitter)Alexandre Baixinho (esq.) lutou no Ultimate
em 2009 (Foto: Reprodução / Twitter)
O WOCS 23 será realizado no próximo dia primeiro de dezembro e terá quatro lutas do peso-meio-médio como principais do evento a ser realizado na AABB Lagoa, no Rio de Janeiro. Quem vai fechar a noite é o ex-lutador do UFC Alexandre Baixinho, que duelará com Evilásio Pluma.
Em 2009, Alexandre Baixinho (20-8) teve a oportunidade de lutar no Ultimate e pegou logo de cara a pedreira Martin Kampmann. O dinamarquês venceu por nocaute técnico aos 3m07s do segundo round, e o brasileiro nunca mais teve outra oportunidade na organização.
Desde então, Baixinho fez nove lutas, com duas derrotas e sete vitórias. Cinco desses triunfos foram nas cinco últimas lutas.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
No coevento principal, outro nome conhecido no MMA brasileiro. Lutador da Nova União, Hernani Perpétuo (13-3-0, 1NC) vai enfrentar Elder Lara (12-11).
Confira o card completo do evento:
Peso-meio-médio: Alexandre Baixinho x Evilásio Puma
Peso-meio-médio: Hernani Perpétuo x Elder Lara
Peso-meio-médio: Julian Jabá x Vander Carlini
Peso-meio-médio: Julio Cesar Merenda x Matheus da Silva Luis
Peso-Pesado: Ricardo Avalanche x Vagner Wagão
Peso-mosca: Hudson Rocha x Jonathan Karate
Peso-leve: Otton Jasse x Lucien Pereira
Peso-pena: Onofre x Luis Mikimba

Árbitro rebate agente e diz que avisou Alessio Sakara sobre golpes ilegais

Dan Miragliotta afirma que advertiu o lutador italiano por duas vezes

Por SporTV.com Montreal, Canadá
6 comentários
Um dos personagens da maior polêmica do UFC 154, o árbitro Dan Miragliotta deu a sua versão dos fatos sobre o episódio que resultou na desqualificação de Alessio Sakara na luta contra Patrick Cótê, no último sábado, em Montreal (CAN). O italiano desferiu golpes na nuca do canadense, o que é proibido pelas regras unificadas de MMA. O agente de Sakara, Lex McMahon, disse que o lutador não foi advertido durante o combate, como é de praxe, mas Miragliotta contesta a acusação.
UFC 154 Patrick Cote e Dan Miragliotta (Foto: Agência Getty Images)Dan Miragliotta acompanha de perto o duelo entre Sakara (dir.) e Cótê (Foto: Agência Getty Images)
O árbitro disse ao site "MMAjunkie" que advertiu Sakara após um golpe que roçou a parte de trás da cabeça de Cótê. Para ele, os dois ou três socos seguintes foram legais. Um outro mais claramente ilegal foi seguido de nova advertência, desta vez mais severa.
- O segundo (golpe ilegal) não parecia ruim o suficiente para parar a luta. Eu estava pensando que se ele atingisse a parte de trás da cabeça de novo, eu pararia e tiraria um ponto, ou faiar uma advertência verbal com seu tradutor e deixá-lo saber que eu tiraria um ponto. Então, os golpes seguintes foram limpos. Mas depois veio aquele que golpeou Cótê com força. Era hora de tirar pontos ou parar a luta - explicou Dan Miragliotta.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O árbitro parou a luta neste momento. Entretanto, ele percebeu que Patrick Cótê não tinha mais chances de continuar. Foi então que Miragliotta consultou os integrantes da Comissão Atlética de Quebec, que indicaram a desqualificação de Alessio Sakara.
- Eles sentiram que a desqualificação foi correta, sendo que viram eu avisar Sakara duas vezes. Tudo aconteceu tão rápido, eu só não fui capaz de pará-lo antes de o terceiro golpe ilegal - disse o árbitro.
Miragliotta aproveitou também para explicar um pouco melhor a regra. Segundo o presidente Dana White, Sakara aplicou de sete a nove golpes ilegais, mas o árbitro discorda de quem analisou a luta assim.
- Mesmo que a maior parte da sua mão esteja batendo a parte de trás da cabeça, se seu mindinho bate no ouvido, é um golpe legal. Talvez seja isso que as pessoas não entendem. Eles disseram, "Oh, é a parte de trás da cabeça". É a parte de trás da cabeça, mas também está batendo no ouvido.

Técnico de St-Pierre quer que ele lute com Anderson pelos meio-médios

Firas Zahabi diz que disputa contra o brasileiro em peso combinado pode prejudicar a carreira do canadense e acha que Spider pode baixar de peso

Por SporTV.com Montreal, Canadá
219 comentários
A possibilidade concreta de ser confirmada a superluta entre o canadense Georges St-Pierre e o brasileiro Anderson Silva em peso combinado vem preocupando o treinador do campeão dos meio-médios do UFC. Para Firas Zahabi, a disputa deveria ocorrer na categoria original de St-Pierre: os meio-médios. Para ele, subir de peso, mesmo que para cerca de 80kg (três a mais que o peso com que o canadense atua), pode ser um caminho sem volta.
MONTAGEM - Anderson silva e Georges St-Pierre ufc (Foto: Agência AP)Técnico de St-Pierre quer que luta com Anderson Silva aconteça pelos meio-médios (Foto: Agência AP)
- Eu não gostaria que Georges mudasse o seu peso, preferiria que Anderson descesse. Não sei se Anderson pode chegar aos 77kg ou algo próximo a isso. Mas sei que se Georges subir, ele não será capaz de voltar. Ele me disse isso várias vezes, e eu acredito, porque ele teria que dedicar um bom tempo para ganhar o peso extra. Eu gostaria que Anderson descesse o mais próximo possível dos 77kg, se fosse esse o caso - disse Zahabi ao programa "MMA Hour".
SporTV.com/Combate: as últimas notícias do MMA e UFC
Apesar de Anderson Silva já ter competido com 76,2kg no começo da carreira, isso foi há muito tempo atrás. O brasileiro, no entanto, jamais competiu no UFC abaixo dos 84kg, e só subiu para os meio-pesados (93kg) três vezes. Por conta disso, foi sugerido um peso intermediário entre os meio-médios e os médios - algo em torno de 79,4kg e 81,6kg. Mas isso não agrada o técnico de St-Pierre.
- A questão é que, no dia da luta, Georges vai aparecer com 91kg, e eu não acho que isso seja justo. Não acho que seja uma luta justa. Se Anderson conseguir baixar até os 77kg, seria ótimo. Georges tem que lutar com qualquer um dentro deste limite de peso. Aí, sim, seria uma luta justa. Mesmo que Anderson ganhasse muito peso após a pesagem, ainda assim ele estaria desgastado pela perda de peso, e isso tornaria o combate igual para os dois - finalizou Zahabi.

Vitor Belfort usará protetor bucal com nome da irmã, desaparecida em 2004

Lutador posta foto do acessório no Twitter, junto ao DVD com lutas do seu próximo rival, o inglês Michael Bisping, no UFC de 19 de janeiro, no Brasil

Por SporTV.com Miami, EUA
68 comentários
O peso-médio brasileiro Vitor Belfort revelou, nesta terça-feira, através de sua conta no Twitter, que usará na luta contra o inglês Michael Bisping, um protetor bucal nas cores verde e amarela, com o nome da sua irmã, Priscila, desaparecida em 2004, gravado.
Montagem, Protetor Vitor Belfort (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)No detalhe, o protetor bucal que Vitor Belfort usará na luta contra Bisping (Foto: Editoria de Arte / SporTV.com)
SporTV.com/Combate: as últimas notícias do MMA e UFC
O lutador, que fará com Bisping o evento principal do UFC de 19 de janeiro, que acontece no Brasil, ainda sem local confirmado, mostrou nas fotos um DVD com imagens de lutas do seu rival, que está sendo utilizado para estudos sobre o estilo do inglês, e para definir o plano de luta.

Dana White para lutadores: 'Se vocês recusarem uma luta, eu vou contar'

Para tentar diminuir as recusas, presidente do UFC diz que passará a tornar públicas as decisões dos atletas que não quiserem aceitar as lutas oferecidas

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
14 comentários
O presidente do UFC, Dana White, acredita ter encontrado uma forma de diminuir o que ele considera um dos maiores problemas do MMA no momento: a grande quantidade de recusas de lutas por parte dos atletas. Para impedir que essa prática continue crescendo, o dirigente decidiu que tornará públicas todas as recusas de lutas que seus atletas fizerem.
UFC DAna White (Foto: Agência Getty Images)Dana White diz que levará a público todas as recusas de luta dos atletas do UFC (Foto: Getty Images)
- Se vocês recusarem lutas, eu vou contar que isso aconteceu. Você pode até recusar uma luta, mas pelo menos vai ter que admitir que fez isso - disse White ao site "MMA Mania".
SporTV.com/Combate: as últimas notícias do MMA e UFC
O recado teve endereço certo: o peso-pesado francês Cheick Kongo, que teria recusado duas lutas em sequência, uma delas contra Roy Nelson na final do TUF 16, após a lesão de Shane Carwin, que seria o rival inicial de Nelson..
Cheick Kongo vence Shawn Jordan no UFC 149, no Canadá (Foto: Getty Images)Cheick Kongo (dir.) teria recusado-se a lutar duas
vezes seguidas pelo UFC (Foto: Getty Images)
- Ele recusou uma luta. Não importa se a oferta foi feita com muita ou pouca antecedência. Ele recusou-se a lutar - disse Dana White.
Através de sua conta no Twitter, Kongo desmentiu Dana White.
- Eu NÃO ME RECUSEI A ENFRENTAR Roy Nelson. Eu me recusei a ACEITAR UMA LUTA COM POUCA ANTECEDÊNCIA. NÃO É A MESMA COISA - postou o lutador.
Após a coletiva oficial do UFC 154, Dana White disse aos repórteres que o medo de perder motiva os atletas a se recusarem a lutar.
- Recusar lutas é normal para caras que se preocupam em perder, caras que acham que vão ser derrotados. Ou você é um lutador ou não é. Um lutador vai para a luta e arrisca tudo que tem. Se ganhar, ganhou. Se perder, vai para o fim da fila. Esse é o negócio em que eles estão. Se você recusa uma luta, está recusado - finalizou White.

Dana White para lutadores: 'Se vocês recusarem uma luta, eu vou contar'

Para tentar diminuir as recusas, presidente do UFC diz que passará a tornar públicas as decisões dos atletas que não quiserem aceitar as lutas oferecidas

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
14 comentários
O presidente do UFC, Dana White, acredita ter encontrado uma forma de diminuir o que ele considera um dos maiores problemas do MMA no momento: a grande quantidade de recusas de lutas por parte dos atletas. Para impedir que essa prática continue crescendo, o dirigente decidiu que tornará públicas todas as recusas de lutas que seus atletas fizerem.
UFC DAna White (Foto: Agência Getty Images)Dana White diz que levará a público todas as recusas de luta dos atletas do UFC (Foto: Getty Images)
- Se vocês recusarem lutas, eu vou contar que isso aconteceu. Você pode até recusar uma luta, mas pelo menos vai ter que admitir que fez isso - disse White ao site "MMA Mania".
SporTV.com/Combate: as últimas notícias do MMA e UFC
O recado teve endereço certo: o peso-pesado francês Cheick Kongo, que teria recusado duas lutas em sequência, uma delas contra Roy Nelson na final do TUF 16, após a lesão de Shane Carwin, que seria o rival inicial de Nelson..
Cheick Kongo vence Shawn Jordan no UFC 149, no Canadá (Foto: Getty Images)Cheick Kongo (dir.) teria recusado-se a lutar duas
vezes seguidas pelo UFC (Foto: Getty Images)
- Ele recusou uma luta. Não importa se a oferta foi feita com muita ou pouca antecedência. Ele recusou-se a lutar - disse Dana White.
Através de sua conta no Twitter, Kongo desmentiu Dana White.
- Eu NÃO ME RECUSEI A ENFRENTAR Roy Nelson. Eu me recusei a ACEITAR UMA LUTA COM POUCA ANTECEDÊNCIA. NÃO É A MESMA COISA - postou o lutador.
Após a coletiva oficial do UFC 154, Dana White disse aos repórteres que o medo de perder motiva os atletas a se recusarem a lutar.
- Recusar lutas é normal para caras que se preocupam em perder, caras que acham que vão ser derrotados. Ou você é um lutador ou não é. Um lutador vai para a luta e arrisca tudo que tem. Se ganhar, ganhou. Se perder, vai para o fim da fila. Esse é o negócio em que eles estão. Se você recusa uma luta, está recusado - finalizou White.

Ayrton Senna é eleito por TV inglesa o melhor da história da Fórmula 1

Brasileiro supera Juan Manuel Fangio e Jim Clark na lista dos 20 maiores de todos os tempos, que tem também Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
Ayrton Senna - GP do Brasil de 1991 (Foto: Getty Images)Ayrton Senna venceu o GP do Brasil de F-1 pela
primeira vez em 1991 (Foto: Getty Images)
De tempos em tempos, a imprensa especializada reúne jornalistas e ex-pilotos com a missão de eleger os maiores nomes da história da Fórmula 1. Em muitas delas, o brasileiro Ayrton Senna é lembrado como o melhor competidor que já passou pela categoria. Às vésperas do GP do Brasil, prova que o tricampeão mundial venceu em duas ocasiões, a emissora de TV BBC soltou um ranking com 20 nomes. Mais uma vez, o brasileiro aparece no topo, superando outros campeões como Juan Manuel Fangio e Jim Clark. A lista, que inclui quatro campeões em atividade, tem outros dois pilotos nascidos no Brasil: Nelson Piquet, em 16º, e Emerson Fittipaldi, o 17º.
Convidado a escrever um perfil do brasileiro, o editor de Fórmula 1 da emissora, Andrew Benson, teceu muitos elogios. O jornalista colocou o piloto em um patamar praticamente sobrenatural, mas frisou que sua morte prematura contribuiu para a formação de uma imagem mitificada.
- A morte causou, talvez de forma inevitável, um brilho romantizado à lenda Ayrton Senna. A grandeza do homem e do brilho de sua pilotagem são facilmente lembradas, mas a escuridão ocasional de sua personalidade, um pouco menos. No entanto, o significado de suas conquistas não pode ser adequadamente compreendido sem uma apreciação plena de suas origens – comentou Benson.
O perfil publicado no site da BBC classifica Senna como “uma força da natureza”, e reforça seus feitos nas pistas. Especialmente as excepcionais corridas na chuva e a maneira como conseguiu imprimir uma vantagem de quase um segundo e meio sobre o então companheiro Alain Prost no período em que ambos competiram juntos na equipe McLaren. Tudo temperado por “uma poderosa combinação de um talento natural espetacular e uma determinação às vezes aterrorizante”. Além disso, o texto ressalta ainda o carisma do tricampeão mundial.
Ayrton Senna a bordo da Lotus no GP da Hungria de 1986 (Foto: Getty Images)Ayrton Senna a bordo da Lotus no GP da Hungria de 1986 (Foto: Getty Images)
- Provavelmente nenhum piloto na história da Fórmula 1 se dedicou mais ao esporte, dando mais de si mesmo na busca inflexível pelo sucesso. Ele tinha a aparência de um herói romântico, um carisma que poderia acalmar todo um quarteirão, a eloquência de um poeta e uma espiritualidade que fez com que milhões se sentissem identificados. Seus olhos negros eram janelas para uma alma complexa e volátil – filosofou o autor.
Lista tem quatro pilotos em atividade
A lista liderada por Senna não tem contemporâneos do brasileiro nas três primeiras posições. Ele ficou à frente do argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão nos anos 1950, e do escocês Jim Clark, bicampeão na década seguinte. Dono do maior número de títulos, poles e vitórias da história, o alemão Michael Schumacher vem apenas na quarta posição, logo à frente do francês Alain Prost. Além de Schumi, outros três pilotos ainda em atividade figuram neste top 20: seu compatriota Sebastian Vettel, em oitavo, o espanhol Fernando Alonso, em décimo, e o inglês Lewis Hamilton, o 15º.
pódio lewis hamilton alonso e vettel gp dos eua (Foto: Agência Reuters)Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Fernando Alonso estão na lista da BBC (Foto: Agência Reuters)
Dois brasileiros fazem companhia a Senna neste ranking: o tricampeão Nelson Piquet, que aparece na 16ª posição, e Emerson Fittipaldi, que vem logo atrás. A lista deixa de fora nada menos que 14 campeões mundiais, mas inclui dois competidores que não ganharam títulos: o britânico Stirling Moss, quatro vezes vice na época de Fangio, e Gilles Villeneuve, que venceu apenas seis corridas, mas arrebatou fãs pelo seu excesso de arrojo a bordo de uma Ferrari.
Veja a lista dos 20 maiores pilotos de todos os tempos, segundo a BBC:
1. Ayrton Senna
2. Juan Manuel Fangio
3. Jim Clark
4. Michael Schumacher
5. Alain Prost
6. Stirling Moss
7. Jackie Stewart
8. Sebastian Vettel
9. Niki Lauda
10. Fernando Alonso
11. Alberto Ascari
12. Gilles Villeneuve
13. Nigel Mansell
14. Mika Hakkinen
15. Lewis Hamilton
16. Nelson Piquet
17. Emerson Fittipaldi
18. Jackie Brabham
19. Graham Hill
20. Jochen Rindt

Prefeito do Rio e a lição de Londres: 'Sem delírios arquitetônicos'

Eduardo Paes destaca simplicidade das instalações dos Jogos de 2012,
fala de obras do Parque Olímpico e critica dirigente do ciclismo no Rio

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro
Comente agora
Na semana em que Sebastian Coe e sua equipe estão no Brasil para o Debriefing - seminário que visa transmitir aos organizadores dos Jogos do Rio a experiência que tiveram em Londres -, o prefeito Eduardo Paes escolheu a simplicidade dos equipamentos como uma das boas lições aprendidas. Nesta terça-feira, durante uma breve apresentação do projeto do Parque Olímpico para a imprensa estrangeira, Paes disse que os britânicos tiveram um gasto racional com suas instalações.
Eduardo Paes visita obras do Parque Olímpico Rio 2016 (Foto: J.P.Engelbrecht / Divulgação)Eduardo Paes visita obras do Parque Olímpico do Rio de Janeiro (Foto: J.P.Engelbrecht / Divulgação)
- São um exemplo de simplicidade os equipamentos olímpicos, sem delírios arquitetônicos. O Comitê Organizador não se pautou em construir elefantes brancos. O próprio equipamento de natação foi enfeiado durante os Jogos para não ter que construir outro. Eles tiveram um gasto racional com instalações esportivas que foram funcionais. Queremos gastar o menos possível de recursos públicos em estrutura esportiva que não ficará como legado - disse.
O prefeito ressaltou que o Parque Olímpico do Rio terá uma boa parte paga por recursos privados. O plano geral urbanístico sofreu alterações em relação ao projeto vencedor do ano passado para otimizar as áreas de circulação e integração de espaços públicos. A previsão é que as instalações fiquem prontas para eventos-teste no final do terceiro bimestre de 2015. A entrega do Parque deverá ser feita seis meses antes do início das Olimpíadas de 2016. No segundo trimestre do ano que vem, será aberta a licitação para as obras do parque aquático, dos ginásios de tênis e handebol, e do velódromo.
Obras Autódromo Vila Olímpica (Foto: Marcelo de Jesus / Globoesporte.com)Parque olímpico deve ser entregue seis meses antes dos Jogos (Foto: Marcelo de Jesus / Globoesporte.com)
Sobre as manifestações contrárias à demolição do velódromo do Pan, que marcaram a última etapa do Campeonato Carioca da categoria estrada, na quinta-feira passada, Eduardo Paes criticou o presidente da Federação do Rio (Cláudio Santos), lembrou que foi contra a derrubada e que o novo será muito moderno.
- Fizemos um esforço para mantê-lo ali. De qualquer maneira ele teria que passar por reformas e não poderia ser usado até 2016. Vamos deslocar a pista para Goiânia onde a seleção brasileira vai poder treinar. É inacreditável que o presidente da Federação de Ciclismo, que é informado, permaneça com esse jogo de demagogia. Ele está preocupado em treinar em Goiânia.
Durante a entrevista, o prefeito também falou sobre a questão da construção do píer em Y, entre os armazéns 2 e 3. A Companhia Docas do Rio de Janeiro pretende gastar cerca de R$ 250 milhões em recursos públicos (obra de responsabilidade do governo federal) no projeto. Durante os Jogos, parte da família olímpica ficará hospedada em navios, ampliando a capacidade do Rio em mais 10 mil leitos.
- A Docas diz que tem que ser ali por questões da manobra dos navios. Eu não sou contra a construção, mas contesto o ponto de vista estético. Você tem perto o Museu do Amanhã sendo construído ali. E nos meses mais agradáveis do ano (no verão) haverá navios atracando ali num ângulo que pode atrapalhar a vista do Mosteiro de São Bento. O píer teve de ser feito mais distante.

Com apenas 4 campeões mundiais, seleção é convocada para amistosos

Com Tiago, Neto, Rodrigo e Simi, Brasil enfrenta Colômbia neste domingo e na próxima terça. Jogos serão em São Bernardo do Campo (SP) e Palmas (TO)

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
2 comentários
Campeã mundial no último domingo, a seleção brasileira de futsal voltará a jogar exatamente uma semana após a conquista na Tailândia. No próximo domingo, dia 25, em São Bernardo do Campo (SP), os comandados de Marcos Sorato fazem o primeiro da série de dois amistsos contra a Colômbia - o segundo será no dia 27, em Palmas (TO). Para o desafio, o treinador convocou apenas quatro atletas que participaram da conquista do heptacampeonato mundial. De resto, o torcedor verá uma equipe bastante renovada, com muitos jogadores jovens.
Ari, Neto e Rodrigo futsal (Foto: Getty Images/Fifa)Os campeões mundiais Neto (11) e Rodrigo (14) enfrentarão a Colômbia (Foto: Getty Images/Fifa)
Herói da final contra a Espanha e eleito o melhor jogador de futsal do mundo, o fixo Neto está convocado, assim como Tiago (goleiro), Rodrigo (fixo) e Simi (pivô). O grupo de 14 atletas ficará reunido por um período de 10 dias de treinamento.
O ala Falcão foi chamado para os amistsos, mas pediu dispensa. A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) ainda não divulgou quem será o seu substituto. O camisa 12 ainda se recupera de uma lesão na panturrilha, além de estar sofrendo com uma paralisia facial, desde as quartas de final.
O Carlos Barbosa é a equipe com mais jogadores convocados para os dois jogos contra a Colômbia - cinco -, seguida pelo Corinthians, que cederá quatro jogadores. Confira a lista:
Goleiros: Tiago (Joinville), Rennan (Carlos Barbosa) e André (Petrópolis)
Fixos: Neto (Joinville), Rodrigo (Carlos Barbosa) e Neguinho (Corinthians)
Alas destros: Daniel (Carlos Barbosa), Thiago Carioca (Joinville) e Marcenio (Carlos Barbosa)
Alas canhotos: Falcão (Orlândia)*, Thiaguinho (Carlos Barbosa) e Alex (Corinthians)
Pivôs: Simi (Corinthians), Douglas (Corinthians) e Felipe (Jaraguá)
*Pediu dispensa após a final do Mundial e será cortado

Werdum: vitória no TUF Brasil 2 pode render luta pelo título ainda em 2013

Gaúcho espera ter chance contra Junior Cigano em outubro ou novembro

Por SporTV.com Rio de Janeiro
21 comentários
Werdum comemora vitória sobre Roy Nelson no UFC 143, em Las Vegas (Foto: Getty Images)Werdum quer ter oportunidade de tirar o cinturão de
Junior Cigano (Foto: Getty Images)
Um dos treinadores da segunda temporada do The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões, o brasileiro Fabricio Werdum vai enfrentar seu antagonista no reality show, Rodrigo Minotauro, ao final do programa, em 8 de junho de 2013. O lutador gaúcho, atualmente em sequência de duas vitórias no UFC, está confiante que uma vitória na revanche contra o lendário peso-pesado baiano pode lhe render uma chance de disputar o título da categoria ainda no ano que vem.
- Tenho certeza que, fazendo uma boa luta com o Rodrigo e saindo com vitória, de repente em outubro ou novembro eu esteja lutando pelo cinturão - chutou Werdum, em entrevista ao programa "Mundo da Luta", da rádio Beat 98.
Antes de Werdum pensar em lutar pelo título, o cinturão estará em disputa neste ano, no UFC 155 em 29 de dezembro, entre o atual campeão, Junior Cigano, e o americano Cain Velásquez. Werdum estará na torcida pelo compatriota, mas por um motivo bastante particular: quer a revanche da derrota que sofreu para o catarinense em 2008, no UFC 90.
- Acho que vai dar Cigano, mas o Cain vai vir com outra estratégia, com certeza, vai tentar levar o Cigano para o chão. Nunca vimos o Cigano no chão, só sabemos que ele é bom no boxe... Mas quero que o Cigano vença, porque quero fazer a revanche contra ele. Só por isso, quero que ele ganhe (risos) - disse o peso-pesado.

Dana White tira UFC de cassino de
Las Vegas após ter crédito reduzido

Palms Casino Resort tinha exclusividade para receber os eventos que têm as finais do TUF americano. As do 16, entretanto, serão no Hard Rock

Por SporTV.com Montreal, Canadá
3 comentários
UFC DAna White (Foto: Agência Getty Images)Dana White firmou contrato com o Palms
em 2007 (Foto: Agência Getty Images)
Em 2007, o UFC assinou um contrato de exclusividade com o Palms Casino Resort de Las Vegas (EUA) para que o local recebesse todas as finais do TUF americano. Seis anos depois, o UFC anunciou que o evento que a decisão da 16ª edição do reality show será no Hard Rock Hotel and Casino - também em Las Vegas -, no dia 15 de dezembro. O motivo foi uma retaliação do presidente do Ultimate, Dana White, ao fato de o cassino do Palms ter reduzido os créditos que o dirigente tinha.
Em entrevista ao site "MMAjunkie", o próprio Dana White confirmou a retaliação.
- Eu tive um pouco de problemas com o Palms e arranquei o UFC de lá - disse ele aos risos.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O UFC - The Ultimate Fighter 16 Finale teria, além da final do reality show, o confronto entre os técnicos da temporada, Roy Nelson e Shane Carwin. O segundo, entretanto, se machucou e será substituído por Matt Mitrione. No mesmo dia, dois lutadores que participaram do TUF Brasil também vão se apresentar: Marcos Vina vai enfrentar Johnny Bedford, e Hugo Wolverine duelará com Reuben Duran.
UFC - TUF 16 Finale
15 de dezembro de 2012, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL*
Roy Nelson x Matt Mitrione
Final do TUF 16 - Lutadores ainda desconhecidos
Pat Barry x Shane Del Rosario
Melvin Guillard x Jamie Varner
Mike Pyle x James Head
CARD PRELIMINAR *
Jonathan Brookins x Dustin Poirier
T.J. Waldburger x Nick Catone
Johnny Bedford x Marcos Vinicius "Vina"
Jared Papazian x Tim Elliott
Vinc Pichel x Rustam Khabilov
Reuben Duran x Hugo Wolverine
John Cofer x Mike Rio

Loura ou morena? Arianny e Brittney
'tiram onda' com decote nas costas

Ring girls do UFC voltam a esbanjar sensualidade e carisma no Twitter

Por SporTV.com Montreal
9 comentários
Brittney Palmer e Arianny Celeste bom blusas decotadas (Foto: Reprodução/Twitter)Brittney e Arianny (Foto: Reprodução/Twitter)
Blusas decotadas e saias curtas não são novidades para as ring girls do UFC. No entanto, após o UFC 154, neste sábado, em Montreal, a dupla Arianny Celeste e Brittney Palmer resolveu inovar. A loura postou em seu Twitter pessoal uma foto onde as duas musas do octógono posaram com blusas do mesmo modelo, decotadas nas costas.
- Melhor dos dois mundos. Loura ou morena? - publicou Brittney.
Arianny Celeste e Brittney Palmer voltam a desfilar carisma no próximo evento do UFC, dia 8 de dezembro, em Seattle. Na luta principal, o campeão dos leves Ben Henderson encara Nate Diaz. No coevento principal da noite, o meio-pesado brasileiro Maurício Shogun enfrenta o sueco Alexander Gustafsson.

Ranking Combate: Johnson entra no Top 10 e GSP pode subir com UFC 154

Vitória sobre Carlos Condit pode levar canadense de volta ao 'pódio' peso-por-peso. Edgar e Sonnen, em transição de categoria, ficam fora

Por SporTV.com Rio de Janeiro
76 comentários
Demetrious Johnson UFC 152  (Foto: Divulgação/ UFC)Novo campeão do UFC, Demetrious Johnson é a
novidade do peso-por-peso (Foto: Divulgação/ UFC)
Quando o último Ranking Combate saiu, ainda se esperava que Jon Jones encarasse Dan Henderson em 1º de setembro. Foi antes da imprevisível sequência de acontecimentos dos últimos dois meses: lesão de Hendo, cancelamento do UFC 151, Jones x Belfort, lesão de José Aldo, Anderson Silva x Stephan Bonnar... E, no final das contas, o ranking peso-por-peso não mudou tanto, com a exceção da chegada de Demetrious Johnson, novo campeão peso-mosca do Ultimate, no Top 10.
Todavia, o mês de novembro se apresenta novamente como decisivo para o ranking, já que, a não ser que haja uma lesão de última hora, teremos o retorno de Georges St-Pierre ao octógono após mais de 18 meses afastado. Segundo as regras do Ranking Combate, o tempo inativo acabou derrubando GSP, o que foi contestado por muitos leitores nos comentários, que reclamavam de falta de respeito aos feitos do canadense na categoria - apenas duas derrotas em 18 lutas no UFC, nove vitórias consecutivas desde 2007, domínio completo da divisão.
Tudo pode mudar com uma vitória sobre Carlos Condit. Basta St-Pierre vencer, e voltará automaticamente ao seu lugar no Top 3 - se mostrar o mesmo domínio de outrora sobre seu oponente, retoma o segundo lugar, à frente do fenômeno Jon Jones. Porém, se a "ferrugem" de ficar mais de um ano e meio parado o afetar e ele acabar derrotado pelo "Assassino por Natureza", a queda terá sido justificada, e Condit passará a figurar entre os 10 melhores do mundo.
UFC georges St-Pierre distribui autógrafos (Foto: Agência Getty Images)Querido pelos fãs, Georges St-Pierre não luta há mais de 18 meses (Foto: Getty Images)
Outra mudança nos rankings deste mês foi a retirada de Frankie Edgar e Chael Sonnen. Ambos mudaram de categoria e receberam chances imediatas de disputar o cinturão. Entretanto, como não fizeram nenhuma luta em suas novas divisões (peso-pena para Edgar e peso-meio-pesado para Sonnen), seria impossível avaliar em que posição eles se encontram. Portanto, permanecerão fora até seus duelos pelo título. Edgar enfrenta José Aldo em 2 de fevereiro de 2013, e Sonnen encara Jon Jones em 27 de abril do mesmo ano.
Entenda o Ranking Combate:
Para tentar chegar a um consenso sobre os melhores lutadores de MMA do mundo, o Combate juntou sua equipe para tentar eleger o Top 10 em cada categoria de peso e, claro, fez também uma lista peso por peso, na qual não importa o tamanho do lutador, mas sim sua categoria e habilidade nas artes marciais mistas. Foram levados em consideração os resultados, os oponentes batidos, a técnica e a supremacia dos atletas em seus combates. Lesões, suspensões e tempo afastado das lutas também afetam negativamente a colocação de um lutador.
O ranking Combate é atualizado mensalmente, sempre no começo do mês, levando em conta também os torneios realizados no período entre uma lista e outra. Como não há critérios objetivos de análise, as listas sempre gerarão polêmica e discussão. Confira abaixo:
Ranking mma, mês de Outubro - 2 (Foto: arte esporte)

Cartel, marketing, sorte: entenda o que 'cria' um desafiante nº 1 no UFC

SPORTV.COM destrincha o complicado processo de escolha de rivais dos campeões do Ultimate e analisa quem pode pegar Anderson Silva pelo título

Por Adriano Albuquerque Rio de Janeiro
54 comentários
Após a impressionante vitória de Anderson Silva sobre Chael Sonnen no UFC 148, no último dia 7 de julho, o torcedor brasileiro se empolgou e quis logo saber quem seria o próximo adversário do campeão dos pesos-médios no Ultimate. A resposta, porém, não é tão simples de se responder: no UFC, não há um ranking oficial ou torneio eliminatório para determinar quem é o "desafiante nº 1" ao título. A complicada fórmula que leva um lutador a disputar o cinturão leva em conta diversos fatores, como cartel, fama, potencial de venda, momento e até sorte.
anderson silva mma (Foto: Agência Getty Images)Anderson Silva celebra sua décima defesa de cinturão e décima-quinta vitória seguida no UFC. Dúvida agora é quem será seu próximo adversário. UFC e empresários buscam nomes de peso  (Foto: Getty Images)
Apesar de não haver torneios eliminatórios em cada categoria de peso, o Ultimate ocasionalmente promove duelos entre dois lutadores com cartéis convincentes e em grandes momentos para determinar o desafiante nº 1. Foi assim que o próprio Sonnen conquistou suas duas oportunidades de enfrentar Anderson Silva: vindo de sequências de boas vitórias, venceu o ex-desafiante ao título Nate Marquardt em 2010 para conquistar sua primeira chance. E, em janeiro deste ano, derrotou Michael Bisping, então com quatro vitórias seguidas. Nem sempre, porém, isso é possível, seja pela falta de dois nomes de destaque para fazer a luta, seja por conta de lesões que estragam os planos do UFC. Sonnen deveria ter enfrentado Mark Muñoz em vez de Bisping, mas o filipino-americano se contundiu e foi subsituído.
UFC chicago chael sonnen e michael bisping (Foto: Agência Getty Images)Sonnen (dir.) venceu Bisping para garantir segunda
chance de lutar pelo título (Foto: Getty Images)
Quando não há nomes de destaque para a posição de desafiante ou um domínio muito grande do campeão atual, o UFC ocasionalmente vai atrás de campeões de outras organizações e às vezes paga caro para rescindir seus contratos com elas - o Ultimate exige exclusividade de seus atletas. Esses lutadores costumam ter uma luta de "teste" antes de ir direto para a disputa do cinturão. Foi assim que o cubano Hector Lombard, campeão peso-médio do Bellator, chegou à companhia, e por isso que muitos acreditam que ele será o adversário de Anderson Silva se passar por Tim Boetsch no UFC 149, neste sábado. O próprio Spider se "beneficiou" de situação semelhante: campeão do Shooto e Cage Rage e com carreira no Pride, foi contratado em 2006 pelo Ultimate para desafiar Rich Franklin, que na época tinha duas defesas de cinturão bem sucedidas e estava sem adversários à altura na franquia.
- A forma como o Anderson derrotou (Franklin) mostra que foi justíssima sua disputa de cinturão naquele momento. Se o atleta já traz um legado, uma bagagem na carreira bacana, fica plenamente justificada essa situação! O mesmo caso já aconteceu com campeões do Strikeforce, com o próprio Minotauro e outras situações do gênero. Esses atletas já provaram seu valor em outros eventos e são certezas de grandes lutas. Quando uma categoria tem um domínio grande de um atleta, esse processo acaba sendo acelerado, porque existe a necessidade de novos desafiantes e lutas que renovem o interesse e expectativa do público, então é natural que atletas consagrados de outros eventos "cortem caminho" - explica o empresário Eduardo Alonso, que representa Demian Maia, ex-desafiante ao cinturão do Spider, e que agenciava Maurício Shogun quando este disputou e conquistou o título dos pesos-meio-pesados.
Demian Maia, lutador brasileiro no UFC (Foto: Divulgação/UFC)Demian Maia enfrentou Spider graças a lesões de
outros candidatos (Foto: Divulgação/UFC)
Empresário de Anderson Silva, Jorge "Joinha" Guimarães, todavia, não considera que Hector Lombard esteja na mesma situação do Spider ao entrar no UFC e, por isso, duvida que o cubano seja seu próximo adversário. Aí entra o fator marketing: o Ultimate busca lutadores capazes de atrair o público, já que sua receita vem primariamente da venda de pacotes de transmissão pay per view de seus eventos. E as disputas de título são sempre seus principais atrativos. Sempre ressaltando que é a organização que determina quem é "vendável" ou não, Joinha questiona a visibilidade do campeão do Bellator, assim como a do jovem Chris Weidman, que derrotou Mark Muñoz no último dia 10 de julho e está invicto em nove lutas.
- O Lombard, 90% dos fãs do UFC não sabem quem é. O Weidman não tem nome ainda, está novo. Para lutar com um lutador do calibre do Anderson, dificulta. O Anderson é um lutador caro, um dos maiores do evento. Mas tudo pode acontecer, eles podem levar para a TV aberta... Com essa máquina que tem, o UFC consegue promover qualquer um - analisa Guimarães.
Um fator que não pode ser descartado ainda é a sorte. Foi assim que Demian Maia chegou à disputa do cinturão contra Anderson Silva em abril de 2010. Vitor Belfort seria o adversário do Spider no UFC 112, em Abu Dhabi, mas uma lesão no ombro o tirou da luta cerca de dois meses antes do duelo. Sonnen havia acabado de conquistar o direito de ser o "próximo" da fila, mas declinou a oportunidade para ter mais tempo para se preparar. Demian, que vinha de vitória sobre Dan Miller dias antes, acabou recebendo a oportunidade, embora tivesse sofrido sua primeira derrota no MMA na luta anterior, um nocaute em 21s para Nate Marquardt.
- A questão de mercado é sempre muito importante, mas ela não deixa de estar atrelada em vários níveis ao resultado esportivo. Portanto, acho que os fatores vêm com certo equilibrio, e aí as questões de lesões, logísticas, local e data, etc, vêm em segundo plano, salvo em casos muito específicos - elucida Alonso.
Tendo tudo isso em mente, o SPORTV.COM elenca as probabilidades de cada candidato a desafiante de Anderson Silva receber sua oportunidade:
UFC HECTOR LOMBARD (Foto: Agência Getty Images)Hector Lombard foi campeão do Bellator e, aos 34 anos,
pode ganhar chance contra o Spider (Foto: Getty Images)
Hector Lombard
Cartel: 31 vitórias, duas derrotas, um empate e uma luta sem resultado
A favor: Invicto desde 2006, mesmo período que Anderson Silva; estilo de luta plástico e atraente
Contra: Desconhecido do público do UFC; poucas vitórias sobre adversários de peso
Probabilidade: O presidente Dana White declarou no passado que Lombard poderia enfrentar o Spider diretamente caso vencesse sua primeira luta de forma impressionante. O UFC pagou caro para tirá-lo do Bellator, e o cubano não é mais um garoto, tem 34 anos de idade. Se bater Tim Boetsch convincentemente, tem grandes chances. Surpreendentemente, porém, o próprio Lombard declarou nesta semana que queria enfrentar Mark Muñoz em sua próxima luta e não Spider.
Chris Weidman comemora vitória no UFC (Foto: Getty Images)Chris Weidman está invicto há nove lutas, e venceu
Mark Muñoz de forma devastadora (Foto: Getty Images)
Chris Weidman
Cartel: Nove vitórias, nenhuma derrota
A favor: Série invicta; cinco triunfos no UFC; vitória impressionante sobre Mark Muñoz, considerado Top 3 da categoria; wrestler como Chael Sonnen
Contra: Muito jovem e inexperiente; ainda desconhecido do grande público
Probabilidade: Caso Hector Lombard não consiga impressionar contra Tim Boetsch e comprovar que merece enfrentar Anderson, pode ser candidato, mas o mais provável é que o nova-iorquino faça mais uma luta contra um grande nome da categoria, como Alan Belcher ou Vitor Belfort, para ganhar mais visibilidade com os fãs do Ultimate.
Michael Bisping UFC MMA (Foto: Divulgação/UFC)Michael Bisping é conhecido pelos fãs e seria a garantia
de boas vendas de pay per views (Foto: Divulgação/UFC)
Michael Bisping
Cartel: 22 vitórias e quatro derrotas
A favor: Nome muito conhecido pelos fãs; longa experiência no UFC, desde 2006; série de quatro vitórias em cinco lutas
Contra: Vem de derrota para Chael Sonnen; tem luta marcada contra Brian Stann em setembro
Probabilidade: Apesar de ter perdido a última luta para Sonnen, muitos - inclusive Dana White - consideraram que a decisão dos árbitros foi equivocada e que ele deveria ter sido apontado vencedor. Então, a derrota não conta tanto contra ele. Caso Lombard perca para Boetsch ou vença sem convencer, e caso Anderson Silva não lute novamente neste ano, as chances de Bisping crescem.
Brian Stann lutador de MMA (Foto: Rafael Maranhão/Sportv.com)Popular nos EUA, Stann precisa de uma boa vitória
para ter chance (Foto: Rafael Maranhão / SporTV.com)
Brian Stann
Cartel: 12 vitórias e quatro derrotas
A favor: Nome bastante conhecido pelos fãs; quatro vitórias nas últimas cinco lutas
Contra: Tem luta marcada contra Michael Bisping em setembro, no UFC 152, e foi finalizado por Chael Sonnen em sua penúltima luta.
Probabilidade: Praticamente a mesma de Bisping: depende de vencer a luta contra o inglês, de uma performance ruim de Lombard contra Boetsch e que Anderson Silva não lute novamente antes de dezembro de 2011 ou de janeiro de 2012.
UFC Pesagem - Vitor Belfort (Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com)Vitor Belfort depende de uma boa vitória no UFC Rio III
para ter uma chance (Foto: Marcelo Russio/SporTV.com)
Vitor Belfort
Cartel: 21 vitórias e nove derrotas
A favor: Nome bastante conhecido pelos fãs; longa experiência no UFC, com três passagens pela franquia; sete vitórias nas últimas oito lutas
Contra: Derrota recente arrasadora para Anderson Silva
Probabilidade: Assim como Bisping e Stann, depende do que Lombard fizer no UFC 149 e da decisão de Anderson Silva se luta ou não novamente neste ano. Belfort deve lutar no UFC Rio III, em outubro, e caso pegue um lutador bem cotado, como Belcher ou Weidman, e vença, aumenta suas chances de uma revanche.
UFC TIM BOETSCH (Foto: Agência Getty Images)Tim Boetsch tem poucas chances de desafiar o Spider,
e precisa de mais lutas de peso (Foto: Getty Images)
Tim Boetsch
Cartel: 15 vitórias e quatro derrotas
A favor: Três vitórias seguidas como peso-médio
Contra: Nome pouco conhecido; poucas vitórias sobre lutadores de peso
Probabilidade: Mesmo que vença Lombard, é pequena. Boetsch tem só uma vitória sobre um grande nome, Yushin Okami, em sua última luta, e ainda é desconhecido. Precisaria de uma vitória impressionante sobre Lombard e provavelmente de mais uma, contra um lutador do calibre de Weidman ou Belfort.
UFC 145 rashad evans (Foto: Agência Getty Images)Atualmente entre os meio-pesados, Rashad Evans teria
que descer para os pesos-médios (Foto: Getty Images)
Rashad Evans
Cartel: 17 vitórias, duas derrotas e um empate
A favor: Nome bastante conhecido; ex-campeão dos pesos-meio-pesados; longa experiência no UFC, desde 2005; vem de uma disputa de cinturão na categoria de cima; wrestler como Chael Sonnen
Contra: Nenhuma luta como peso-médio
Probabilidade: Depende, primeiro, do próprio Evans decidir se quer mesmo descer ao peso-médio ou não. Poucos lutadores mudam de categoria e disputam diretamente o cinturão, então "Suga" Rashad provavelmente teria de enfrentar Sonnen, Weidman, Belfort ou outro grande nome antes de lutar com Anderson. Todavia, é um dos mais "vendáveis" dos candidatos a desafiante e, por isso, pode "furar" a fila.
Alan Belcher (Foto: Josh Hedges / Agência Getty Images)Alan Belcher vem de uma bela vitória contra Rousimar
"Toquinho" Palhares por nocaute (Foto: Getty Images)
Alan Belcher
Cartel: 18 vitórias e seis derrotas
A favor: Série invicta de quatro lutas; longa experiência no UFC, desde 2006; estilo empolgante de luta
Contra: Pouco conhecido do público; poucas vitórias sobre nomes de peso
Probabilidade: Baixa. Belcher vem de uma vitória impressionante sobre Rousimar "Toquinho" Palhares, considerado na época um Top 10, mas fora ele, tem poucos triunfos sobre grandes nomes. Provavelmente precisa derrotar um lutador do calibre de Chael Sonnen, Vitor Belfort ou Chris Weidman antes de se credenciar à disputa do cinturão.

Tate diz que GSP é ignorante sobre o MMA feminino até assistir a uma luta

Antes do UFC 154, campeão meio-médio do Ultimate disse que tem dificuldades de conseguir ver duelos de MMA entre mulheres

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
3 comentários
Durante o treino aberto do UFC 154 na semana passada, em Montreal (CAN), Georges St-Pierre disse se sentiu feliz pelas lutadoras por causa da chegada do MMA feminino ao UFC, mas que por outro lado tinha uma mentalidade diferente, da "velha escola", e que é difícil para ele conseguir assistir aos duelos entre mulheres.
Bryan Caraway e Miesha Tate, MMA (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Miesha Tate com o namorado Bryan Caraway em visita ao Brasil (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
Uma das principais representantes do MMA feminino, Miesha Tate, ex-campeã do peso-galo do Strikeforce, ouviu a entrevista dada pelo canadense e opinou sobre o assunto. Segundo ela, St-Pierre não pode falar sobre as lutas entre mulheres enquanto não acompanhar pelo menos uma.
- Se ele nunca assistiu a nós lutarmos, então ele não pode dizer como realmente se sente sobre isso porque é ignorante. Ser antiquado é bom, mas nós, mulheres dos dias modernos, não estamos pedindo a sua proteção, estamos pedindo a sua aceitação e estamos lutando por igualdade. Se todos se sentiram sobre MMA o que GSP acha sobre o MMA feminino, então ele não teria um emprego. Espero que Georges St-Pierre possa abrir sua mente um pouco e realmente assistir às lutas de algumas mulheres. Estamos chegando ao UFC por uma razão e seria bom ter um apoio total de meu lutador favorito de todos os tempos. Não vai demorar muito para ele perceber que não somos essas criaturas frágeis quando entrar no cage, somos guerreiras e tão merecedoras de respeito quanto os homens - escreveu Tate em seu site oficial.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Na semana passa, o presidente do UFC, Dana White, confirmou que Ronda Rousey assinou contrato com a organização. A ex-judoca olímpica se tornou a primeira mulher na história a fazer parte do plantel de lutadores do Ultimate. Nenhuma outra atleta ainda foi anunciada pela maior organização de MMA do mundo.

Torcedora do Coritiba é agredida por policiais antes do jogo; veja o vídeo

Ela foi abordada com violência antes do jogo contra o Vasco, segundo ela, depois de filmar policiais batendo em torcedores em Curitiba

Por Fernando Castro Do G1 PR
Uma menina de 18 anos foi agredida por policiais militares antes da partida do Coritiba contra o Vasco da Gama no último sábado (17), em Curitiba. Parte da agressão foi filmada por outra torcedora que participava da escolta realizada pela PM até o estádio Couto Pereira, e as imagens mostram um policial batendo a cabeça da vítima contra um portão de ferro.
“Foi bem constrangedor”, resumiu a estudante de administração Ana Paula Lima. Ela conta que a atitude violenta dos policiais começou ainda na Praça Santos Andrade, após um evento organizado chamado de “Caminhada pela paz”, e horas antes da partida de futebol. “Nós juntamos torcedores e resolvemos fazer uma caminhada pacífica em homenagem a colegas que faleceram recentemente”, disse em entrevista ao G1.
Também presente no local, a fotógrafa Ana Paula Ribeiro confirmou a versão da vítima. “Chegou uma viatura da polícia mandando o pessoal calar a boca, que lugar de cantar é no estádio. A galera obedeceu, ficou quieta reunida ali na praça. Sem tumulto algum, nenhuma algazarra, tinha até crianças de colo”, relatou. Ambas relatam que na sequência os policiais mandaram os participantes se encaminharem ao Couto Pereira.
Eles continuaram me batendo, mais umas cinco ou seis vezes. Ameaçavam me levar presa"
Ana Paula Lima, vítima das agressões
De acordo com as duas torcedoras, as agressões começaram neste momento. “Eles chutavam pessoas que iam devagar e percebi que eles não estavam gostando da presença de câmeras, por isso desliguei a minha”, disse Ribeiro. Ana Paula Lima, contudo, disse que preferiu não desligar o celular dela, e reiterou que filmou algumas destas agressões. “Eu desliguei, mas andei mais um pouco, liguei e continuei filmando. Quando eles viraram para trás e me viram, disseram que teriam que quebrar meu celular”, lembrou a vítima.
Segundo Lima, foi neste momento em que os policiais partiram para cima dela e outra amiga começou a filmar. “Eles me pediram para apagar imagens, eu disse que não ia, porque não tinha nada de errado em filmar. Então eles tentaram tirar da minha mão e vieram em dois para cima de mim. Um deles pegou meu braço e pôs para trás, de forma que eu fiquei com uma mão livre apenas. Então decidi colocar o celular dentro da minha calça”, denunciou Lima.
O vídeo ainda mostra outro policial retirando do local a torcedora que filmou a agressão, e não há registros de imagens do que acontece na sequência. “Eles continuaram me batendo, mais umas cinco ou seis vezes. Ameaçavam me levar presa, eu perguntava um motivo para me levarem, e diziam que eu estava desobedecendo ordem policial. Mas com esse tipo de ordem eu não concordo”, questionou a vítima. Ela conta que o celular continuou gravando o áudio das agressões de dentro da roupa, mas que ela não pretende divulgar o material por conta do constrangimento.
“Se ainda tivesse sido feito na frente de todo mundo, eu saberia que não iam acontecer abusos, mas eles me levaram para um canto, eu não via a torcida, a torcida não me via. Eu me senti muito constrangida, além de ficar nervosa com a situação”, narrou Lima sobre o ocorrido. Ela disse que irá levar o caso à polícia na terça-feira (20), mas ainda não sabe que desdobramentos a história terá. “O pessoal da torcida agilizou advogados para me auxiliar, mas não tenho nem noção do que fazer ainda”, revelou.
Nota oficial
A Polícia Militar se manifestou sobre o caso através de nota oficial nesta segunda-feira (19), afirmando que irá abrir um procedimento administrativo para esclarecer os fatos. Confira na íntegra:
O vídeo já chegou ao conhecimento do Comando do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o qual está determinou a abertura de um procedimento administrativo para apurar o que realmente houve. E caso fique comprovado que os policiais agiram irregularmente, eles serão punidos conforme prevê a Lei.
O Comando do BOPE também esclarece que não compactua com nenhum tipo de atitude que vá de encontro a todo e qualquer direito dos cidadãos, mas por "estarmos em um estado democrático de direito, e respeitando os dispositivos constitucionais, os policiais têm direito a ampla defesa e ao contraditório".
O Comando do BOPE reitera que tem sido enfático em relação aos direitos dos cidadãos, mas somente será sabido o que realmente aconteceu ao término do procedimento instaurado.

Fred volta sem arrependimento sobre desabafo: 'Aqui não tem mau caráter'

Atacante diz não voltar atrás de reclamação sobre Mano, afirma que quer reconquistar a confiança do técnico e garante estar 100% fisicamente

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca São Paulo
Fred imaginava que nunca mais teria uma chance com Mano Menezes na seleção brasileira, mas o atacante do Fluminense foi convocado pelo técnico para o duelo com a Argentina, nesta quarta-feira, em Buenos Aires, pelo Superclássico das Américas. De volta, o artilheiro do Brasileirão adotou discurso humilde, mas não de arrependimento.
- Não me arrependo de nada. Lógico que naquela situação eu expus o que sentia, em uma espécie de desabafo. Mas também eu vi que às vezes essas declarações são desnecessárias. Aprendi com isso e vou levar adiante - declarou o atacante do campeão brasileiro de 2012, durante entrevista no CT do Corinthians.
Fred coletiva Seleção (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)De volta à Seleção, Fred deve ser titular no Supercláasico (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
Após levantar dúvidas sobre sua participação no Superclássico por dores na panturrilha, o camisa 9 afirmou estar 100% e que o problema não passou de cansaço muscular. Surpreso com o novo chamado do treinador canarinho, Fred vai encarar esse jogo contra a Argentina como um recomeço. Talvez uma chance para não sair mais do time.
- Fiquei surpreso, sim, com a convocação porque para mim seria mantida a mesma lista do jogo que não aconteceu (em Resistencia, o duelo foi cancelado por falta de energia). Mas pelo bom momento que vivo, eu estava me preparando para isso. Agora é pensar em fazer um ótimo trabalho para se manter aqui - acrescentou o artilheiro.
Fred não acredita que o desabafo feito anteriormente em relação às ausências em outras listas de Mano tenha atrapalhado o seu futuro na Seleção.
- Somos profissionais e acima de tudo nós temos o mesmo objetivo: ganhar. Só de ter esse objetivo já fica bom para todo mundo. Aqui não tem mau caráter, nem da minha parte, nem da do Mano. Aqui todos querem ganhar sempre - opinou Fred.
Provável titular ao lado de Neymar na partida desta quarta-feira, em La Bombonera, Fred espera que o bom momento do Brasileirão, com título e artilharia, apareça também na seleção brasileira. Principalmente porque falta pouco tempo para a Copa das Confederações, que será de 15 a 30 de junho de 2013.
- No futebol, você precisa estar bem sempre, mostrando suas qualidades. Eu que estou voltando quero fazer gols, jogar bem e vencer a Argentina. Quero passar uma confiança para o Mano para ele acreditar no meu futebol e me usar mais.
Bigode 'feio para caramba'
Destaque do Flu na conquista do Brasileirão, Fred voltou a explicar que jogou de bigode contra o Cruzeiro, domingo, em homenagem ao pai, mas que o novo visual não agradou muito:
- Saquei o bigode porque está feio para caramba. Foi só para dar uma zoada. Tanto sofrimento esse ano, foi difícil... Ser campeão com três rodadas de antecedência vale ter uma comemoração interna, homenagear uma pessoa querida - concluiu.

Flu espera anunciar a renovação do técnico Abel Braga nesta terça-feira

Dirigentes vão se reunir com o comandante para definir os últimos detalhes do novo contrato: 'Basicamente só falta ele assinar', resume vice de futebol

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Abel braga fluminense joga camisa para a torcida (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Abel joga sua camisa para a torcida após a volta
olímpica no Engenhão no último domingo
(Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
O Fluminense espera anunciar oficialmente nesta terça-feira a renovação de contrato do técnico Abel Braga. Depois da conquista do tetracampeonato brasileiro e das primeiras conversas na semana passada, a diretoria e o comandante têm mais uma reunião marcada para definir os últimos detalhes do acordo. A conversa provavelmente deve acontecer nas Laranjeiras antes do treinamento, e a tendência é que o novo compromisso de Abelão tenha dois anos de duração.
- Já foi praticamente tudo acertado. Falta pouco. Basicamente só falta ele assinar. Como isso ainda não foi feito, não posso dar como 100% renovado. Mas está perto - resumiu o vice-presidente de futebol do Fluminense, Sandro Lima.
O diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano fez coro às palavras do companheiro.
- A segunda-feira foi de folga para todos, até para a diretoria. Agora vamos sentar nesta terça para definir o que falta, visando a assinar o contrato e fazer o anúncio oficial. Essa é a nossa expectativa - confirmou o dirigente.
Depois do dia de folga após a entrega da taça e da volta olímpica no Engenhão, o Fluminense se reapresenta nesta terça, às 16h30m, nas Laranjeiras. O Tricolor volta a campo no próximo domingo, às 17h (de Brasília), para enfrentar o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Após queda, Tirone vai à praia no Rio: 'Banho para tirar o estresse'

Presidente do Palmeiras é flagrado no Leblon um dia após confirmação do rebaixamento à Série B, e se irrita com repercussão negativa do caso

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
577 comentários
Tirone Palmeiras praia (Foto: Pedro Fogaça/Veja.com)Após queda, Tirone aproveitou passagem pelo Rio
para ir à praia (Foto: Pedro Fogaça/Veja.com)
Um dia depois da queda do Palmeiras à Série B do Campeonato Brasileiro, o presidente Arnaldo Tirone foi flagrado na praia do Leblon, no Rio de Janeiro, para onde se dirigiu após o empate em 1 a 1 com o Flamengo, domingo, em Volta Redonda. Nesta segunda-feira, após uma reunião na cidade, Tirone foi à praia para “tomar um banho de mar e desestressar”, de acordo com entrevista concedida pelo presidente ao portal Estadão.
Tirone entendeu que não havia problema em passar uma tarde na praia, mesmo com a profunda crise no Palmeiras. Por isso, ele não gostou da repercussão de sua passagem pelo Rio de Janeiro, registrada por uma foto no portal da revista Veja.
– Fui ao jogo, sofri com o time e hoje eu tinha uma reunião no Rio de Janeiro. Aproveitei e fiquei por aqui. Qual o problema? Tomei um banho de mar para desestressar. Se o jogo foi em Volta Redonda, no Rio, qual o problema eu aproveitar e dar uma passada na praia? Se o jogo fosse em Piracicaba, até poderiam reclamar de eu estar na praia. Mas foi no Rio. Ficar reclamando disso é maldade pura – criticou o presidente.
Em contato com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, Tirone apenas se limitou a dizer que estava no Rio, sem querer especificar quais tarefas iria realizar no local, e se foi ou não ao Leblon.
Nesta terça-feira, o presidente terá uma reunião com o técnico Gilson Kleina, o gerente de futebol César Sampaio e o vice Roberto Frizzo. A intenção é retificar o planejamento para a próxima temporada, que não incluía a disputa da Série B. Uma grande reformulação deve ocorrer, e quatro saídas já estão definidas: Betinho, Leandro Amaro, Daniel Carvalho e João Vitor.

Cavalieri, Ronaldinho e Love são os finalistas do Craque da Galera

Goleiro tricolor, meia-atacante atleticano e artilheiro rubro-negro disputam o posto de preferido do público no Brasileirão. Escolha o seu jogador favorito

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
481 comentários
Dentro de campo, o campeão brasileiro já está definido, mas, fora das quatro linhas, o Fluminense ainda encara a concorrência de Atlético-MG e Flamengo na luta por outro troféu. Representantes dos três clubes são os finalistas do Craque da Galera 2012. Estão na briga Diego Cavalieri, Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love. A votação para escolher o vencedor começa nesta segunda-feira e vai até o dia 3 de dezembro, quando o jogador favorito do público vai receber o prêmio na festa de encerramento do Brasileirão, em São Paulo.
diego cavalieri ronaldinho gaucho vagner love craque da galera (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Diego Cavalieri, Ronaldinho e Vagner Love disputam o troféu (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Cavalieri, Ronaldinho e Love foram os três jogadores mais votados na segunda fase do Craque da Galera, na qual os internautas escolhiam o seu preferido entre um representante de cada clube. Agora, eles disputam o prêmio principal.