quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vasco só empata com o Atlético-GO, mas retoma a liderança do Brasileiro
Em casa, equipe da Colina perde a chance de abrir vantagem na ponta
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
O palco estava armado para mais uma vitória do Vasco, que abriria três pontos de vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. A equipe cruz-maltina, no entanto, ficou no 1 a 1 com o Atlético-GO, nesta quinta-feira, em São Januário. O resultado deixa o time da Colina na ponta da competição com 46 pontos, um à frente do São Paulo.
O Dragão, que teve boas chances de sair de campo com a vitória, está em 11º lugar com 34 pontos. No próximo domingo, às 16h (de Brasília), o Vasco enfrenta o Cruzeiro na Arena do Jacaré. Também no domingo, às 18h, o Dragão recebe o Palmeiras no Serra Dourada.

Anselmo marca. Diego Souza responde
 Empurrado pela torcida, tentou desde o apito inicial encurralar o Dragão no campo de defesa. Nos 15 primeiros minutos, o Vasco finalizou quatro vezes, e os goianos nenhuma. Em uma delas, Eder Luis recebeu na entrada da área e, de perna esquerda, mandou rente à trave. Depois, foi a vez de Elton assustar. Um dos convocados do time da Colina para Seleção, Diego Souza estava bem marcado. Eder, então, era que mais ameaçava. Em um lance de raça, o camisa 7 roubou a bola no ataque e, quando estava dois cruz-maltinos contra um adversário, ele errou o passe e desperdiçou ótima oportunidade.
Se a pressão do Vasco não se mostrava efetiva, O Atlético mostrou eficiência. No primeiro bom ataque que teve, aos 22 minutos, abriu o placar. Rafael Cruz cruzou da direita na medida para Anselmo, que ganhou de Victor Ramos na cabeça e mandou para o fundo da rede: 1 a 0. O balde de água fria esfriou o time do Vasco e a torcida. O Dragão quase se aproveitou. Juninho, em chute de média distância, quase marcou. Prass fez boa defesa.
 Quando o Vasco retomou a tranquilidade e Diego Souza resolveu entrar no jogo, o time passou a novamente ser perigoso. Aos 32 minutos, Juninho tocou para Fagner, que fez cruzamento perfeito para o camisa 10 desviar de cabeça na segunda trave e só deslocou o goleiro Márcio: 1 a 1. Diego Souza quase deixou novamente sua marca pouco depois ao dar um peixinho e mandar a bola na trave.
O Dragão, no entanto, dava amostrar de que estava disposto a complicar a vida vascaína. O time criava boas chances, como o chute de Thiago Feltri que Fernando Prass fez grande defesa. Os goianos terminaram a primeira etapa com mais posse de bola do que os donos da casa: 53% contra 47%.

Times se alternam nas chances desperdiçadas
O técnico Cristóvão Borges substituiu Julinho por Marcio Careca no intervalo e perdeu Eder Luis aos cinco minutos da segunda etapa com um problema muscular. Bernardo entrou em seu lugar. O Vasco se lançou ao ataque para pressionar, mas a primeira grande chance foi o Atlético-GO. Anselmo aproveitou cochilada da defesa cruz-maltina, que nesta quinta não teve Dedé, suspenso, e ficou de cara para o gol. Prass saiu do gol e fez ótima defesa.
Depois da lesão de Eder Luis, o Vasco ainda perdeu outro jogador pelo lado direito: Fagner. O lateral deixou o campo após um forte choque com o adversário e foi substituído por Allan. O Vasco não diminuiu o ritmo criou uma grande oportunidade para marcar. Bernardo fez linda jogada e cruzou. A bola sobrou para Diego Souza, que bateu prensado. No novo rebote, Elton tentou de bicicleta e mandou por cima do travessão.
COm a zaga do Atlético bem fechada, o Vasco tentava de todas as formas penetrar na área adversária. O time, no entanto, ficava muito exposto e sofria com os sempre perigosos contra-ataques do Dragão. Em um destes lances de velocidade, Juninho perdeu grande oportunidade para os goianos. Mas a melhor caiu nos pés de Anselmo, em um rebote dentro da área. Ele mandou uma bomba mas foi travado em cima da hora por Victor Ramos.
Perto do fim do jogo o Vasco teve boas chances com Juninho, de falta, Elton e Diego Souza, mas pecou na finalização e o placar não foi mais alterado.
Loco Abreu destrona o Grêmio no Olímpico: 1 a 0 para o Botafogo
Ex-jogador do clube gaúcho, uruguaio faz o gol que quebra sequência de quatro vitórias do Tricolor em casa. Alvinegro é o terceiro
 
A CRÔNICA
por Alexandre Alliatti
Loco Abreu comemora gol do Botafogo sobre o Grêmio (Foto: Edu Andrade/Agência Estado)Loco Abreu comemora gol da vitória do Botafogo
(Foto: Edu Andrade/Agência Estado)
Era um uruguaio grandalhão, um tanto desajeitado, de cabeça raspada, aquele Loco Abreu que conheceu o Olímpico em 1998 para defender, sem sucesso algum, a camisa do Grêmio. Passados 13 anos, em fase bem mais rica, com cabelos mais compridos, ele soube usar melhor o gramado onde trabalhou no passado. Com gol dele, o Botafogo venceu por 1 a 0 na noite desta quinta-feira e quebrou sequência de quatro vitórias seguidas dos gaúchos em casa.
O Botafogo cresce no Brasileiro. Cresce muito. Com a vitória, pulou para a terceira colocação, com 44 pontos, um atrás do São Paulo, vice-líder, e a dois do Vasco. Detalhe importante: os alvinegros têm um jogo a mais para disputar. O Grêmio, pelo contrário, estaciona. Com 30 pontos, é o 13º.
O resultado não foi exatamente justo. O Grêmio foi muito superior no primeiro tempo. Mas teve pouca infiltração, efetividade quase nula, e acabou punido na etapa final, em gol de Loco Abreu que foi metade de Maicosuel, dada a beleza da assistência.
As duas equipes voltam a campo no domingo. O Botafogo recebe o São Paulo no Engenhão. O Grêmio visita o Avaí na Ressacada.

Onze botafoguenses, de mãos dadas, sobre a linha
Se os 11 jogadores do Botafogo tivessem dado as mãos e formado uma fila sobre a linha do gol defendido por Jefferson, daria na mesma. O time carioca foi de uma timidez surpreendente no primeiro tempo. Pareceu proibido de atacar – destinado a defender, a construir uma barreira na frente de sua área e deixar o tempo passar. Foram 45 minutos de Grêmio, Grêmio e mais Grêmio no Olímpico.
Para não dizer que o Botafogo nada fez, teve a primeira chance do jogo para contrariar. Quando Cortês cruzou da esquerda e a bola passou um piscar de olhos antes das chegadas de Herrera e Loco Abreu, a impressão que ficava era de que os cariocas seriam ousados. Enorme engano. O Botafogo parou aí.
A superioridade do Grêmio foi escancarada: 11 conclusões contra uma do adversário; 60% de posse de bola para o time da casa; oito bolas alçadas na área, contra cinco do Alvinegro. O que mais chamou a atenção foi a reincidência de chutes de fora da área. O Grêmio tentou assim com Escudero, com Douglas, duas vezes com Rochemback – em uma delas, de primeira, sem deixar a bola cair, em lance plástico, mas que, como os demais, não resultou em nada.
Dentro da área, o Grêmio teve André Lima. E novas chances. E novos “quases”. Com o pé, a bola bateu na rede, por fora; de cabeça, ela passou rente à trave.
O Botafogo não conseguiu agir no ataque. Herrera e Loco Abreu mais fizeram faltas do que incomodaram. Elkeson e Maicosuel não tiveram a criatividade que se exige de dois meias. Foi justificável o 0 a 0 - embora injusto para os gaúchos.
Futebol, El Loco futebol
O Botafogo acordou no segundo tempo. Caio Júnior, incomodado com o desempenho da primeira etapa, fez duas trocas já no intervalo. Convocou Alessandro e Felipe Menezes nos lugares de Lucas e Herrera. Se não alcançou superioridade, ao menos igualou as ações. Passou a ser uma partida com dois times jogando futebol.
O Grêmio seguiu ambicioso. E mais agudo. Rochemback tentou, André Lima tentou, e nada de o gol sair. Conforme o time da casa aumentava o foco ofensivo, parecia aumentar o risco de ser vazado atrás. O jogo ficou mais aberto.
E aí o Botafogo maltratou tudo aquilo que o Grêmio vinha fazendo na partida. Maicosuel pegou a bola na frente da área, envolveu a defesa e tocou para Loco Abreu. Livre, o uruguaio desviou de Victor e colocou o Alvinegro na frente. O lance foi a terceira conclusão do Bota na partida. O Tricolor, naquele momento, já tinha 16.
Maluquices do futebol, El Loco futebol. O Grêmio teve que se jogar de vez ao ataque. Com Miralles e Brandão em campo, voltou a criar chances. O centroavante concluiu de dentro da área, por cima. Perdeu chance clara. Douglas também teve sua oportunidade. Jefferson salvou.
O Botafogo passou por apuros. Sofreu na defesa. Mas a pressão azul não surtiu efeito. El Loco destronou um Grêmio que, há quatro jogos, mandava nesse Olímpico que ele conheceu tão bem lá nos anos 90.
 
 
Pausa na crise: Palmeiras sofre, mas bate Ceará e sonha com Libertadores
Verdão faz 1 a 0 no primeiro tempo e chama rival para o jogo no segundo. Placar devolve esperanças de Libertadores, mas deixa Vozão no desespero
 
A CRÔNICA
por Diego Ribeiro
Não teve show, estádio lotado ou craques brilhando. Mas em um momento de crise interna entre diretoria e comissão técnica, bom negócio para o Palmeiras é vencer, não importa como. Foi assim nesta quinta-feira, dia em que o time voltou à sua “casa” Canindé e retomou o caminho das vitórias depois de cinco jogos de tropeços no Campeonato Brasileiro. O 1 a 0 contra o combalido Ceará pode até não ser o resultado mais vistoso, mas recolocou o Verdão na briga direta por vaga na Taça Libertadores do ano que vem. O gol contra do ex-palmeirense Thiago Matias – ironia – devolveu a esperança ao torcedor alviverde.
A vitória faz o Palmeiras subir para a sétima posição na tabela, com 38 pontos e na cola do Fluminense, quinto colocado e primeiro integrante do grupo dos que se classificam para a Libertadores.
Não foi nada fácil bater o Ceará. Sem um meia de ligação, o Verdão dependeu da bola parada de Marcos Assunção e de um dia inspirado do atacante Luan, válvula de escape pelo lado esquerdo. Ao menos deu para manter o ótimo retrospecto no Canindé: nove vitórias e dois empates nos 11 jogos no estádio em 2011.
Com 27 pontos, o Ceará se vê cada vez mais perto do perigo. É a segunda derrota consecutiva de Estevam Soares no comando do time – estreou na goleada por 4 a 0 sofrida diante do São Paulo. O Atlético-MG, primeiro da zona de rebaixamento, está só a dois pontinhos de distância. O Vozão segue sem vencer no returno do Brasileirão.
Na próxima rodada, o Palmeiras viaja até Goiânia para enfrentar o Atlético-GO no domingo, às 18h (de Brasília), no Serra Dourada. Na mesma data e horário, o Ceará recebe o Coritiba no Presidente Vargas.
Luan comemora gol do Palmeiras sobre o Ceará (Foto: Piervi FonsecaAgência Estado)Luan comemora gol do Palmeiras sobre o Ceará (Foto: Piervi FonsecaAgência Estado)
Pressão, competência e sorte
A torcida palmeirense, desta vez, fez seu papel. Com exceção de uma faixa virada de cabeça para baixo em protesto, o Canindé teve clima ameno durante os 90 minutos. Dentro de campo, os jogadores sentiram o apoio e atuaram com maior tranquilidade, tocando a bola, girando o jogo e dominando o Ceará aos poucos. Felipão treinou com quatro atacantes durante a semana, mas só lançou três: Luan, Fernandão e Kleber, que atuou mais recuado. Mesmo assim, a postura do Palmeiras foi incisiva, sem deixar o rival respirar.
Criticado pela torcida, Luan foi o grande condutor do ataque no primeiro tempo. Pelo lado esquerdo, o atacante fez bom trio ao lado de Chico e Gabriel Silva, armou jogadas de perigo e ainda foi quem mais arriscou a gol, exigindo duas grandes defesas de Fernando Henrique. O Verdão insistiu demais pelo setor, já que o lado direito era povoado pelo improvisado Márcio Araújo e pelo contestado Tinga.
O Ceará só se arriscou na base do chuveirinho para os ex-palmeirenses Washington e Roger. Com quatro volantes no meio-campo, o técnico Estevam Soares se dava por satisfeito com o empate parcial. Um desses volantes, João Marcos, fez companhia aos dois zagueiros e exerceu marcação individual em cima de Kleber, sumido em campo. Sem um armador, o Vozão se limitou a marcar e evitar o gol do Palmeiras. O time da casa martelou e ainda reclamou de dois supostos pênaltis não marcados – uma bola na mão de Thiago Matias e uma entrada dura em Fernandão.
A tarefa vinha sendo bem cumprida, com Fernando Henrique em dia inspirado. Mas a torcida alviverde não perdeu a paciência, seguiu apoiando. A recompensa veio aos 43 do primeiro tempo, com o melhor em campo até então. Luan subiu mais do que todo mundo, viu a bola desviar em Thiago Matias e entrar mansinha no gol: 1 a 0. Coisas da sorte, aquela que vinha faltando ao Palmeiras nos últimos 11 jogos. Sorte justa para o único time que atacou nos 45 minutos iniciais.
Vem, Ceará
O Palmeiras manteve a pressão nos primeiros dez minutos do segundo tempo, até para tentar resolver logo o jogo e dar tranquilidade à torcida. Aos poucos, porém, o bom ritmo foi caindo, caindo, e o Ceará viu ali uma esperança de empatar o duelo. Com Thiago Humberto e Marcelo Nicácio no ataque, o Vozão mostrou mais volume de jogo e passou a incomodar o goleiro Deola, que mal havia tocado na bola na etapa inicial.
As dificuldades só aumentaram para o Palmeiras, que passou a segurar o resultado do jeito que deu. Lá pelos 20 minutos, Felipão já mandava o time maneirar nas subidas ao ataque. O técnico sinalizou a cautela ao sacar o meia Tinga para lançar o volante João Vitor, que pouco apareceu. O Verdão chamou o Ceará para o jogo, que aceitou o convite e criou boas chances de igualar.
Na arquibancada, parte da torcida atrás do banco de reservas de Felipão se irritou. Críticos e defensores do técnico se desentenderam e promoveram um princípio de confusão no Canindé, enquanto o comandante observava tudo de longe. O entrevero só parou no único bom ataque do Palmeiras no segundo tempo – Maikon Leite fez tudo certo, mas a zaga salvou o chute do atacante em cima da linha. Se não deu para ampliar o placar, ao menos a vitória voltou.

brasileirão série a 2011

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Vasco
46
25
13
7
5
38
28
10
61.3
2
São Paulo
45
25
13
6
6
39
28
11
60
3
Botafogo
44
24
13
5
6
38
26
12
61.1
4
Corinthians
44
25
13
5
7
36
26
10
58.7
5
Fluminense
40
25
13
1
11
33
30
3
53.3
6
Flamengo
38
25
9
11
5
40
33
7
50.7
7
Palmeiras
38
25
9
11
5
31
24
7
50.7
8
Internacional
37
25
9
10
6
41
32
9
49.3
9
Coritiba
36
25
10
6
9
42
31
11
48
10
Santos
35
23
10
5
8
34
34
0
50.7
11
Atlético-GO
34
25
9
7
9
31
28
3
45.3
12
Figueirense
33
25
8
9
8
29
31
-2
44
13
Grêmio
30
24
8
6
10
27
32
-5
41.7
14
Bahia
30
25
7
9
9
29
32
-3
40
15
Cruzeiro
29
25
8
5
12
31
30
1
38.7
16
Ceará
27
25
7
6
12
30
42
-12
36
17
Atlético-MG
25
25
7
4
14
31
42
-11
33.3
18
Atlético-PR
23
25
5
8
12
24
37
-13
30.7
19
Avaí
22
25
5
7
13
29
52
-23
29.3
20
América-MG
19
25
3
10
12
31
46
-15
25.3
  • Qua 21/09/2011 - 20h30 Engenhão
    FLU
    3 1
    AVA
  • Qua 21/09/2011 - 20h30 Couto Pereira
    CFC
    2 1
    CRU
  • Qua 21/09/2011 - 20h30 Parque do Sabiá
    AMG
    1 2
    SAN
  • Qua 21/09/2011 - 20h30 Pituaçu
    BAH
    1 0
    CAP
  • Qua 21/09/2011 - 21h50 Morumbi
    SPO
    0 0
    COR
  • Qua 21/09/2011 - 21h50 Orlando Scarpelli
    FIG
    1 1
    INT
  • Qua 21/09/2011 - 21h50 Arena do Jacaré
    CAM
    1 1
    FLA
  • Qui 22/09/2011 - 20h30 Canindé
    PAL
    1 0
    CEA
  • Qui 22/09/2011 - 20h30 São Januário
    VAS
    1 1
    ATG
  • Qui 22/09/2011 - 20h30 Olímpico
    GRE
    0 1
    BOT
Taça LibertadoresSul-AmericanaRebaixados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento

Maracanã: acordo sobre abono aos grevistas será selado nesta sexta

Segundo sindicato, consórcio aceitará que os operários paguem em horas extras os 11 dias úteis não trabalhados durante o segundo impasse

Por André Casado Rio de Janeiro
greve funcionários obras maracanã (Foto: Agência Reuters)Greve dos funcionários das obras deixou o aspecto
do estádio assim por 19 dias (Foto: Agência Reuters)
O principal obstáculo para evitar que uma nova greve atrase ainda mais as obras no Maracanã está muito perto de ser deixado para trás. O abono salarial pedido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada Intermunicipal do Rio de Janeiro (Sitraicp), referente aos 11 dias úteis (dos 19 ao total) de paralisação neste mês, será concedido de forma oficial nesta sexta-feira, em novo encontro entre o consórcio responsável e os representantes dos operários. Essa é a expectativa da diretoria do sindicato, que vem se reunindo com a contratante desde terça.
A conta fechará da seguinte forma: para compensar a longa paralisação, os funcionários se revezarão em horas extras até atingir o tempo que iguala o período em questão. Assim, no início de outubro, ninguém terá desconto em seu ordenado. As outras reivindicações, em segundo plano momentaneamente, seguem em pauta. Segundo crê Romildo Vieira, um dos líderes da causa, o aumento da cesta básica de R$ 160 para R$ 180 tem tudo para ser homologado.
O Consórcio Maracanã Rio 2014 não emite opiniões informais, apenas utiliza notas oficiais à imprensa. Na última delas, confirmava que as negociações estavam "avançando bem".
Além de outras discussões menores, a defasagem salarial entre algumas funções e a questão do médico presente na madrugada também deverão ser atendidas, de acordo com o sindicato. Uma assembleia no portão 13 do estádio será realizada na segunda-feira para passar a limpo ao operariado tudo o que foi definido nesta semana. Com o andamento do diálogo, a ameaça de greve deve finalmente acabar, ao menos até as cenas do próximo capítulo.
Entenda o caso
Após a decisão judicial favorável ao consórcio, outorgada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ), na última sexta-feira, um representante do Ministério Público, indicado pelo Governo Federal, reuniu as partes para minimizar os problemas e intermediou o reinício do papo pelo acordo que está sendo costurado atualmente.
O prazo para a entrega do Maracanã, que já estava em cima do laço, passou a ser fevereiro de 2013, segundo revelou o governador do estado, Sérgio Cabral. A Fifa, no entanto, já teria aceitado o fim dos trabalhos próximo a Copa das Confederações, em junho do mesmo ano.
ata reinvindicação greve obras maracanã (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Ata das reinvindicações dos grevistas das obras do Maracanã (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

Contra o Atlético-GO, Vasco tenta voltar à ponta com vantagem maior

Sem Dedé, mas com Juninho de volta, cruz-maltinos podem não só retomar a liderança, como também abrir diferença de três pontos para o São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Guardada as devidas proporções, Vasco e Atlético-GO chegam embalados para o confronto marcado para as 20h30m (de Brasília) desta noite, em São Januário. Enquanto os donos da casa lutam para recuperar a liderança que o São Paulo assumiu após o empate com o Corinthians, os visitantes querem dar continuidade ao bom momento desde que o técnico Hélio dos Anjos assumiu o clube.
A torcida vascaína vai lotar o caldeirão. O Vasco conta com o retorno de Juninho Pernambucano e quer manter a pegada após a goleada sobre o Grêmio na última rodada. Já o Atlético, que venceu o xará mineiro em confronto repleto de pressão, também espera dar sequência e surpreender arrancando um bom resultado no Rio.
A partida terá a arbitragem de Evandro Rogério Roman (PR), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e por José Amilton Pontarolo (PR). O Premiere 3 transmite a partida, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.
header o que esta em jogo (Foto: arte esporte)
Vasco: a liderança de volta, com vantagem ainda maior sobre os concorrentes ao título. Uma vitória recoloca o Vasco no topo da tabela, com três pontos de vantagem sobre o vice-líder São Paulo - ao início da rodada, a diferença era de apenas um.
Atlético-GO: a vitória sobre o Atlético-MG, na última rodada, deixou o Dragão em boa situação no Campeonato Brasileiro. Embora o discurso no clube ainda seja fugir do rebaixamento, não há como negar que uma vitória contra o líder, fora de casa, credenciaria o time definitivamente como candidato à vaga em uma competição internacional no ano que vem.
header as escalações 2
Vasco:  Juninho Pernambucano volta ao time após duas partidas fora. Felipe já se recuperou de uma artroscopia no joelho direito, mas a comissão técnica preferiu prepará-lo melhor para a partida do próximo domingo, contra o Cruzeiro. Dedé cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Jumar, com dores na coxa, também não joga. Com isso, Cristóvão Borges deve escalar o time com: Fernando Prass, Fagner, Victor Ramos, Renato Silva e Julinho; Romulo, Eduardo Costa, Juninho Pernambucano e Diego Souza; Eder Luis e Elton.
Atlético-GO: Hélio dos Anjos faz duas mudanças na equipe. Rafael Cruz e Gilson, que estavam suspensos, retornam nos lugares de Adriano e Leonardo, respectivamente. O restante do time será o mesmo que derrotou o Galo na última rodada. Sem mistérios, o treinador confirmou o Dragão com Márcio; Rafael Cruz, Anderson, Gilson e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Bida e Vítor Júnior; Juninho e Anselmo.
quem esta fora
Vasco: Dedé (suspenso), Alecsandro (estiramento na coxa esquerda) e Cesinha (ruptura das fibras do músculo adutor da coxa direita). Felipe chegou a ser cogitado, mas segue em fase final de tratamento e só volta no domingo. Jumar, com dores na coxa esquerda, também não joga. Nilton segue recuperando a forma física.
Atlético-GO: O meia Felipe Brisola se recupera de uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral e deve ficar mais 30 dias afastado. Anaílson sentiu uma fisgada na coxa e está no departamento médico.  Quem também ficou em Goiânia foi o lateral-direito Adriano. Ele sente dores no pé desde o jogo contra o Atlético-MG, no último sábado. Ele deve ser liberado para a partida de domingo, contra o Palmeiras.
header pendurados
Vasco: Elton, Felipe, Fellipe Bastos, Juninho Pernambucano, Renato Silva e Romulo.
Atlético-GO: Adriano, Anselmo, Bida, Diogo Campos e Juninho.
header fique de olho 2
Vasco: Juninho Pernambucano volta ao time após perder os dois últimos jogos em função de uma viagem à França para resolver questões particulares. Fica a expectativa de que ele mantenha não só o alto nível da equipe como o seu próprio desempenho.
Atlético-GO: O atacante Anselmo não é responsável apenas por balançar as redes. Além de artilheiro do Atlético-GO no Brasileirão com sete gols, ele é também o líder de assistências da equipe. Dos pés de Anselmo já saíram cinco passes para gol do time goiano na Série A.
header o que eles disseram (Foto: arte esporte)
Dedé, zagueiro do Vasco: “É sempre importante ter atenção com qualquer atacante. O André Lima é um cara forte, inteligente. Eles têm uma formação diferente, mas nada que complique nosso sistema defensivo”.
Hélio dos Anjos, técnico do Atlético-GO: “Nosso time criou uma identidade própria, o que facilita a conquista de bons resultados. Os jogadores aprenderam muito com os maus resultados no início da competição e agora estão muito confiantes. Isso não significa que vamos vencer todos os jogos, mas já é uma grande vantagem”.
header números e curiosidades
* Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Computando todas as competições, Atlético-GO e Vasco já se enfrentaram em 16  oportunidades, com boa vantagem do Vasco. Foram nove vitórias vascaínas, quatro empates e três triunfos atleticanos. O Vasco marcou 24 gols e sofreu apenas nove.
* Em toda a história, Vasco e Atlético-GO se enfrentaram apenas duas vezes em
São Januário, com cinco gols marcados pelo Vasco e nenhum pelo Atlético: Vasco
3 a 0 pela Segunda Divisão do Brasileiro em 2009 e Vasco 2 a 0 pela Primeira Divisão ano passado.
* O Vasco não perde uma partida em São Januário há quase três meses (ou nove jogos). Sua última derrota na Colina Histórica aconteceu no dia 29 de junho: 3 a 0 para o Cruzeiro. De lá para cá foram oito vitórias e um empate.
  •  
header último confronto v2 (Foto: arte esporte).
O confronto foi recheado de muita expectativa. Era o reencontro do então técnico do Atlético-GO, PC Gusmão, com o Vasco após sua demissão no início do ano. PC deixou o clube após polêmicas com jogadores como Felipe. E foi justamente o camisa 6 do Vasco que selou a vitória por 1 a 0 com um golaço no primeiro minuto de partida.

Em meio à crise, nem convocação faz Ronaldinho sorrir na volta ao Rio

Delegação rubro-negra chega à capital carioca depois do empate por 1 a 1 com Atlético-MG. Time não vence no Brasileirão há dez rodadas

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
Convocado para defender a Seleção Brasileira no Superclássico das Américas, contra a Argentina, na próxima quarta-feira, em Belém, e para os amistosos contra a Costa Rica, dia 7 de outubro, em San José, e México, quatro dias depois, em Torreón, Ronaldinho Gaúcho desembarcou na tarde desta quinta-feira com a delegação rubro-negra sem o habitual sorriso. Reflexo do longo jejum de dez jogos sem vitória no Brasileirão, recorde negativo do clube em toda a história do campeonato.
Ronaldinho no desembarque do Flamengo (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)Ronaldinho chega ao Rio com semblante fechado: convocado por Mano Menezes, mas com Fla em má fase (Foto: Janir Júnior / GLOBOESPORTE.COM)
No empate por 1 a 1 com o Atlético-MG na noite desta quarta-feira, na Arena do Jacaré, Ronaldinho Gaúcho fez um gol e teve destacada atuação no segundo tempo. Suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo, o jogador desfalcará o time sábado, diante do América-MG, no Engenhão. Por conta da convocação, o camisa 10 também ficará fora contra Fluminense (09/10) e Palmeiras (12/10). Ele também não vai participar da primeira partida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, provavelmente contra a Universidad de Chile, no dia 5 de outubro, no Engenhão.

A delegação passou rapidamente pelo saguão do Santos Dumont. O zagueiro Welinton e o lateral-esquerdo Junior Cesar foram escalados pela assessoria de imprensa para as entrevistas. Dos últimos 30 pontos disputados, a equipe somou apenas cinco, e não venceu uma única vez na sequência de dez partidas. Não houve manifestação de torcedores no local. A movimentação intensa no aeroporto ficou por conta de pessoas que chegam à capital carioca para curtir o Rock in Rio ou aquelas que esperam pelas atrações do festival.
Qualquer resultado que não seja a vitória diante do América-MG deflagrará a crise ainda contida na Gávea. O jogo será às 18h (de Brasília). O Flamengo tem 38 pontos e está em sexto na tabela, fora da zona de classificação para a Libertadores da América.

Patricia responde: ‘Quando o futebol vai mal, os covardes aparecem’

Presidente do Flamengo diz que Marcio Braga deixou dívida de quase R$ 400 milhões e que está limpando ‘uma porção de lambança que ele fez’

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Patrícia Amorim, presidente do Flamengo (Foto: Márcia Feitosa / Vipcomm)Patricia Amorim reagiu com revolta aos ataques de
Marcio Braga (Foto: Márcia Feitosa / Vipcomm)
Patricia Amorim não deixou a bola quicar. Assim que soube da entrevista do ex-presidente do Flamengo, Marcio Braga, criticando agressivamente sua gestão, a atual presidente rubro-negra respondeu. E não baixou o tom. A mandatária disse que não poderia se calar diante de tanta “bobagem” e classificou as acusações do ex-presidente como levianas e covardes. Fez questão de falar sobre cada ponto abordado pelo antecessor em entrevista ao Globoesporte.com - e foi detalhista. Abaixo os principais trechos:
Marcio disse que o sócio José Carlos Peruano, que agrediu o conselheiro Arthur Muhlemberg esta semana, é ligado à sua gestão e a seu marido. É verdade?
PATRICIA AMORIM: Ligado em que sentido? Eu quero que diga como. E quero que prove. Ele é sócio - e não fui eu que dei o título. Fui apoiada por muita gente. Siro Darlan fez campanha para mim, o doutor Marcelo Antero fez também. Isso é uma bobagem, é ridículo. Meu marido é ligado a mim, a meus filhos. Fui apoiada por mais gente do bem do que do mal. No caso da agressão, aplicamos a punição máxima que podemos dar, que o clube determina em estatuto. Dei a punição preliminar que o estatuto permite (30 dias) e será criada uma comissão para investigar. Não quero nem saber se é Peruano, se é fulano. Não tenho rabo preso com ninguém. Na minha vida política, não devo nada a deputado, senador, prefeito. Não devo nada.
O ex-presidente disse também que a folha de pagamento está acima do orçamento. Como a gestão atual responde?
O que ele está falando é mentira. Imagina ter uma folha de R$ 11 milhões. Cada um fala o que quer, e a gente tem que provar. Nossa folha é de cerca de R$ 6,5 milhões. Subiu como a receita subiu. E nossa receita mais do que subiu. E, vamos falar dele. O que ele deixou de legado no Flamengo? Estou construindo o CT. A previsão de arrecadação do orçamento não é de R$ 130 milhões/ano e sim de R$ 150 milhões. Temos cumprido com o orçamento, cumprimos em 2010. Estou muito segura disso. É uma agressão absurda.
Ele disse que você mudou para pior as áreas de marketing, finanças e jurídico. 
Os membros do Jurídico são absolutamente os mesmos. Não mandamos um advogado sequer embora. Alguns escritórios permanecem os mesmos e não houve reformulação. No marketing saíram alguns e entraram outros. Não teve nenhum tipo de litígio. Não teve perseguição. O financeiro, que hoje está no Vasco, não nos atendeu. Parece que todos foram para o Vasco. Nós encontramos prejuízos ao Flamengo, pessoas que estavam em outra administração. A folha que ia para o banco não era a mesma da contabilidade do clube. Demos chances para os bons funcionários. Quando encontramos funcionários que deram prejuízos ao clube, mudamos. Mas é tudo comprovado. Temos provas de tudo isso. Quem tem de da dar explições é quem estava antes. Ser incompetente é uma coisa. Se no fim do ano não tiver alcançado os resultados, concordo com a crítica. Acho que ainda é muito cedo, estamos há dez rodadas muito mal. Mas aceito as críticas. Não peço licença toda hora. Peço uma semana em julho e só. As pessoas votaram em mim com um vice-presidente que tem minha confiança (Hélio Ferraz). Eu nasci no Flamengo. A presidente do Flamengo hoje frequenta o Flamengo e não o Country Club.  Quantos jogadores eu vendi? Não fiz nada disso. O que temos é a valorização desses meninos, não cedi com as propostas. E o que eles me deixaram? É uma discussão que, infelizmente, não leva o Flamengo a nada.
E a questão da explosão da dívida?
Eu sirvo e vou servir ao Flamengo depois de ser presidente. Nunca vi o Marcio Braga numa reunião do Conselho Deliberativo, no Conselho de Administração. Não aparece, não vejo. Eu dou a cara para bater. Ele deveria ir às reuniões do conselho. Ele pagou imposto? Tenho dificuldade, confesso. Mas ele pagou? Os impostos nem eram recolhidos. E a dívida rola - viram milhões e milhões. As dívidas que eu faço não vou deixar para quem vem em seguida. Tudo tem sido pago. Dos jogadores que mandamos embora, com toda dificuldade, eu venho pagando.
E o Zico? Marcio disse que ele foi desrespeitado pela sua gestão.
O Zico fez campanha para o Delair. Nunca politizei esse assunto. Fizemos o acordo com o CFZ, depois o CFZ fez outro acordo e não comunicou ao Flamengo. Foi um grande prazer ter o Zico, mas as coisas não funcionaram. Dez dias depois que ele entrou houve o caso Bruno. As coisas não aconteceram. A culpa é de todos nós. Assumo minha parcela, o Zico assumiu a dele, o Zico é forte. As pessoas têm que enxergar. Eu não tirei o Zico, nem tiraria. Ele me mandou mensagem, ele saiu. Depois, não falei mais com ele. Jamais tiraria o Zico. E não tenho nenhuma mágoa. Aguentei isso firme. Acho que o Zico sentiu-se confortável para vir, mas as coisas não fluncionaram. O problema do Zico não é comigo. É com o Conselho Fiscal que fiscaliza o Flamengo. Eu também tenho problema com eles, mas fico na minha, resolvendo. Para mim, é uma situação muito tranquila. Já encontrei o filho do Zico, a Sandra, esposa do Zico, mandei mensagem quando ele completou 40 anos como federado no Flamengo.

Marcio disse que você recebeu o clube com dinheiro em caixa. É verdade?
Recebi o clube com R$ 80 milhões de verba antecipada e dívida de R$ 350 milhões. Aí ele vem de graça falar. Tem suspeita de corrupção? Prova! As contas dele foram aprovadas cheias de restrições, de ressalvas."
Patricia Amorim
Estou pagando impostos, salários, fazendo obras. Não quero entrar na polêmica com ele. Recebi o clube com R$ 80 milhões de verba antecipada e dívida de R$ 350 milhões. Aí ele vem de graça falar. Tem suspeita de corrupção? Prova! As contas dele foram aprovadas cheias de restrições, de ressalvas. Se for ver os contratos, o da Rede Globo vai sair de R$ 45 milhões para R$ 100 milhões. A gente faz investimento para fazer essa quantidade de obras na Gávea. O Flamengo não quebrou, não faliu. É capaz de pagar as contas, de cumprir os compromissos. Fazemos investimento para melhorar a profissionalização do clube. E vou fazer. Sou capaz de pagar e estou sendo. Há 20 meses meus salários estão em dia. Não me lembro de na gestão dele estarem em dia. Não lembro mesmo. E não me omito e viro as costas para as dívidas que tenho. Se estou atrasada, estou atrasada. O Flamengo é o maior clube do Brasil, de maior torcida. Não sei se é o de maior valorização da marca, mas está sempre entre os melhores. Nunca pode dizer que um clube como o Flamengo faliu. Temos cerca de nove mil associados e mais de 700 produtos licenciados.
Como é, no meio dessa fase difícil do futebol, aparecer mais essa crise?
O Flamengo é sempre assim, vive essa ebulição política. Não é de hoje. Quando o resultado do futebol começa a não ir bem, aí os covardes se apresentam. Agora, quero ver a coragem de me enfrentar como enfrento todos os conselheiros todos os dias no clube. Com sabedoria, educação e sutileza. Sempre fui contida e preocupada em não atacar a gestão anterior. A partir do momento em que sou agredida, me vejo na obrigação de responder. Quero saber se ele gostou do resultado da Copinha. Estamos fazendo algo que vamos deixar. Alguma vez ele foi no Tigres, no Madureira? Ele conhece os jogadores da base como eu, conhece as famílias? Se ele quer tumultuar, tudo bem. Aqui vai encontrar uma mulher muito corajosa. Antes tivesse a nobreza e o compromisso com o Flamengo de falar isso para mim. Me ligasse e falasse para mim. Ia ouvir. Dessa forma, covarde, respondo com a coragem da primeira mulher presidente de um clube de futebol no Brasil.
Como é sua relação com Marcio Braga? 
Ele acha que é maior que o Flamengo, mas não é. O Flamengo é o Flamengo com ele e sem ele. Com Patricia e sem Patricia. Com Ronaldinho e sem Ronaldinho. Com Zico e sem Zico. Estou dando a minha contribuição diária. Eu vou entregar o CT para o próximo presidente. O que ele entregou para mim?"
Patricia Amorim
Não tenho relação com ele. Estou há um ano e nove meses na presidência e não fico falando mal dele, não jogo sujo. Estou à disposição de qualquer presidente, não quero saber. Ele acha que é maior que o Flamengo, mas não é. O Flamengo é o Flamengo com ele e sem ele. Com Patricia e sem Patricia. Com Ronaldinho e sem Ronaldinho. Com Zico e sem Zico. Estou dando a minha contribuição diária. Eu vou entregar o CT para o próximo presidente. O que ele entregou para mim? Uma dívida de quase R$ 400 milhões. E tem mais coisa. Na época em que o Marcio era presidente, ele tinha o Dr. Pedro Trengrouse como seu assessor especial e jurídico. Era pessoa jurídica e recebia por nota do clube. Vale destacar que este advogado é tricolor. Coincidência ou não, é este mesmo advogado que está à frente da causa do Sport, contra o Flamengo, na questão do título de 87, que o Marcio nunca correu atrás do reconhecimento.
Ele criticou também o presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro (Capitão Léo), e algumas pessoas que fazem parte da sua gestão. 

O (Alexandre) Wrobel (vice de patrimônio) nem era da minha chapa. O Michel Levy (vice de finanças) não é ligado a ninguém. Hélio Ferraz foi o presidente depois do Edmundo Santos Silva. O Henrique Brandão (vice de marketing) é muito mais ligado ao Veloso (Luiz Augusto, vice de futebol). O Veloso foi vice do Marcio Braga em 90, eleito na chapa dele. Tenho 24 anos de serviços dedicados ao Flamengo. Essas pessoas estão entrando na vida do clube agora. Fui vice-presidente do Marcio Braga, não tem cabimento. O Capitão Léo  foi eleito presidente do Conselho Fiscal durante o exercício do Marcio Braga e reeleito no meu mandato. Se ele vincular a mim, vou vincular a ele. É surreal. É votado diretamente pelos sócios, não tem nada a ver com diretoria. É o sujo falando do mal lavado.
Marcio levantou também suspeitas de corrupção no clube.
É leviana essa acusação. Se continuar falando sobre isso, vai ser convocado a prestar esclarecimentos. Só pode falar a partir de provas. Vou a todas as reuniões do conselho, todas. Falo com repórteres, vou aos jogos. Não me escondo. Não peço licença toda hora. Estou limpando uma porção de lambança que ele fez. Ele perdeu uma eleição dias depois de ser campeão brasileiro. Não foi por acaso. O sócio respondeu porque sabe que não vale ganhar a qualquer preço. O sócio estava insatisfeito. O patrimônio estava dilacerado, instalações depredadas, falta de organização na base. Sempre se sustentou nos resultados do futebol, mas num determinado momento o sócio deu um basta.
Como está a situação financeira do clube? 
Cheguei com quatro ações na Fifa. Hoje, não há nenhuma. O Flamengo não tem penhora, não deve a nenhuma confederação ou federação. Deixaram uma dívida de R$ 13 milhões com a BWA (empresa de confecção de ingressos) sem pedido de autorização do conselho para fazerem o empréstimo. Depois de perderem a eleição, pegaram mais R$ 5 milhões. Será que eles fizeram esse pedido? Pode ser que eu encontre. Mas estamos pagando essa dívida... Faltam três milhões e pouco. Vou entregar o Flamengo em dezembro do ano que vem com a dívida paga e começando a dar lucro de bilheteria.
E as críticas sobre o Flamengo não buscar estádio?
Na época em que a prefeitura abriu a licitação, o único presidente que não quis o Engenhão foi o Marcio. Ele não quis porque queria construir um shopping na Gávea e nem participou do processo de concessão. O que eles vão ter que engolir, como diz o nosso bom Zagallo, é que não deixaram patrimônio para os sócios. Estou deixando uma valorização infinitamente superior que eles não foram capazes de deixar em prática. Vou deixar o CT, a Gávea revitalizada. Acho o fim do mundo o Marcio Braga fazer essa crítica. Ele não tem moral para falar.

Piorou: Damião fica até 40 dias afastado dos campos

Jogador tem lesão no bíceps da perna direita e só deve voltar em novembro. Problema de Elton é leve

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
A notícia é ainda pior do que a impressão inicial. O centroavante Leandro Damião tem uma lesão muscular no bíceps da coxa direita e ficará até 40 dias afastado dos jogos. A previsão é o dobro da primeira perspectiva do departamento médico, logo que o jogador sentiu a lesão, nesta quarta-feira, contra o Figueirense.
Com isso, Damião só deve voltar a atuar em novembro. Ele provavelmente ficará fora de sete partidas coloradas pelo Brasileirão.
- Damião tem lesão muscular no bíceps. É uma lesão de grau dois. Pelo exame clínico, temos uma ideia de que possa voltar a jogar em 35 ou 40 dias - disse o diretor médico do Inter, Paulo Rabello.
A imagem passada pelo centroavante piorou desde a hora do jogo. Ele até cogitou retornar ao campo. Um dia depois, apresentou muitas dores no local.
- Ele demonstrou poucos sintomas. Até ensaiou um aquecimento. Mas está com bastante edema. Está caminhando com dificuldade - afirmou Rabello.
leandro damião machucado figueirense x internacional (Foto: Agência Estado)Lesão de Leandro Damião é de grau dois: volta em novembro (Foto: Agência Estado)
Uma possível data para o retorno do centroavante é 5 de novembro, no Beira-Rio, contra o Fluminense. Até lá, porém, o prazo pode aumentar ou diminuir. Para o Inter, é uma perda muito grande. Trata-se do principal atleta colorado em 2011, dono de 39 gols - maior artilheiro do país na temporada.
Elton tem problema leve
Com o volante Elton, que teve lesão no ombro, o problema é menos grave. Ele ficará até quatro dias fazendo fisioterapia e depois retornará. Mas está fora do jogo contra o Atlético-MG, domingo, no Beira-Rio.
- O Elton fez uma tomografia. Ele tem uma contusão de articulação no ombro esquerdo. Não houve fratura, não tem luxação que indique tratamento cirúrgico. Deve ficar três ou quatro dias fazendo fisioterapia e nesse período já pode iniciar trabalho físico - afirmou Rabello.

Evoluindo, Adriano inicia transição com trabalhos físicos no gramado

Com meta de jogar dia 9 de outubro, Imperador participa de treino que envolve força, mobilidade e contato com bola no CT Joaquim Grava

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Adriano no treino do Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)Adriano, em no treino do Corinthians nesta quinta
(Foto: Carlos Augusto Ferrari / globoesporte.com)
Adriano iniciou nesta quinta-feira à tarde, no CT Joaquim Grava, mais uma etapa do processo que visa colocá-lo em campo pelo Corinthians no dia 9 de outubro, contra o Atlético-GO, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. Quase liberado pelos fisioterapeutas, o Imperador passou a realizar atividades físicas com mais intensidade e aliadas a contatos com a bola.
O jogador passa agora pela transição do departamento médico para o campo. Os treinos continuam com a supervisão dos fisioterapeutas Bruno Mazziotti e Caio Mello, mas ganharam o auxílio do preparador físico Arthur Inácio Ruschel, responsável pelos trabalhos com atletas que acabaram de se recuperar de lesões.
Adriano, ao lado do atacante Elias Oliveira e do meia peruano Ramírez, tinha de percorrer um circuito de atividades, envolvendo passadas largas com demarcações no solo, mobilidade entre estacas e um pequeno trabalho com bola com gols em tamanho reduzido em um curto espaço.
Adriano treina com bola no Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / globoesporte.com)Parte do treino de Adriano (de costas) é com bola
(Foto: Carlos Augusto Ferrari / globoesporte.com)
A previsão é de que o Imperador continue com os mesmos treinos até o fim da semana. A partir de segunda-feira, o departamento físico pretende aumentar a carga. Dependendo da resposta, o centroavante pode até ser escalado para realizar um minicoletivo, já ensaiando o retorno.
Há alguns dias, Adriano reclamou de dores no tendão do pé esquerdo, operado no dia 20 de abril. O problema, porém, foi superado sem a necessidade de reduzir a intensidade dos treinamentos.
A intenção do clube é que ele estreie com a camisa alvinegra em mais 16 dias, mesmo estando de dois a três quilos acima do peso.
Na segunda-feira, Adriano se atrasou para retornar do Rio de Janeiro a São Paulo e não participou da atividade prevista para as 16h – ele chegou ao clube por volta das 18h. Segundo a diretoria de futebol, o jogador será multado em 10% de seus vencimentos.