sexta-feira, 22 de julho de 2011

Timão não terá atacantes no banco contra Cruzeiro: 'Vai pesar', diz Tite

Edenílson e Morais devem ser os jogadores mais ofensivos na reserva. Comissão procura opções nas categorias de base para compor o grupo

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Emerson no treino do Corinthians (Foto: Ag. Estado)Emerson no treino do Corinthians (Foto:Ag. Estado)
Apesar do elenco recheado de opções, Tite sentirá neste domingo a falta de uma alternativa ofensiva. Sem Liedson, operado no joelho esquerdo, o treinador não terá nenhum atacante no banco de reservas na partida contra o Cruzeiro, às 16h, pelo Campeonato Brasileiro. Os jogadores mais ofensivas serão o volante Edenílson, escalado algumas vezes mais avançado, e o meia Morais.
Emerson, reserva imediato, está escalado como titular em substituição ao Levezinho. Como ele se ausentará por mais de um mês, o treinador corintiano continuará tendo o problema, pelo menos, pelas próximas nove rodadas. Para piorar, Jorge Henrique, com dores na coxa direita, ainda é dúvida para pegar a Raposa.
A grande preocupação é pelo estilo de jogo que os mineiros adotarão. No início da semana, o argentino Montillo chegou a declarar que o Cruzeiro necessita atuar como um time pequeno (mais recuado) para conseguir tirar pontos do líder do Brasileirão, em São Paulo.
- Isso (falta de atacante) vai pesar bastante. É um jogo muito difícil que temos pela frente – afirmou o treinador corintiano.
A única alternativa disponível é o garoto Elias Oliveira, de apenas 19 anos. Tite, no entanto, entende que o jogador ainda não está totalmente pronto para ser utilizado. Por isso, o observador Mauro da Silva já foi orientado a fazer uma busca pelas categorias de base.

- Estamos sempre em alerta, monitorando. Surgindo outro atleta, vamos aproveitá-lo. Preciso ser coerente – ressaltou.
Mas, para setembro, as novidades serão melhores. Além do retorno de Liedson, o Corinthians ganhará Adriano. O Imperador segue o tratamento pela cirurgia no tendão do pé esquerdo e, nas contas do corpo clínico, estará à disposição do treinador no próximo mês.
 

Fluminense vê pelo menos dez erros no pré-contrato de Martinuccio

Advogado do Palmeiras, André Sica contesta a tese tricolor e acusa o clube carioca de falta de ética: 'É atualmente o grande pirata do futebol brasileiro'

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Martinuccio fluminense apresentação (Foto: Nelson Perez/FluminenseF.C.)Martinuccio veste a camisa do Flu: batalha à vista
com o Verdão (Foto: Nelson Perez/FluminenseF.C.)
Martinuccio chegou ao Rio, fez exames médicos, foi aprovado, vestiu a camisa do Fluminense e assinou contrato por quatro anos. Durante todo o processo, a diretoria tricolor demonstrou confiança de que a contratação não se tornará um problema nas Laranjeiras. E tal sentimento pode ser explicado: pessoas ligadas ao clube que tiveram acesso ao pré-contrato firmado entre o jogador e o Palmeiras encontraram pelo menos dez erros judicialmente questionáveis que tornariam o mesmo inválido. O Tricolor estuda ainda a possibilidade de expor o relatório à imprensa nos próximos dias para tranquilizar de vez seu torcedor.
Antes disso, porém, o GLOBOESPORTE.COM tomou conhecimento do que seriam alguns "vícios" encontrados no documento. Nas Laranjeiras, os dirigentes não acham que o Palmeiras está errado em lutar por seus direitos na Fifa, uma vez que o clube considera que o acordo vale de fato como um contrato. O consenso, no entanto, é de que a única coisa errada na história é o próprio pré-contrato.
As folhas, por exemplo, não contêm o timbre do Palmeiras, o que para a entidade máxima do futebol deixa de caracterizar uma ação proveniente de um clube. O pré-contrato foi transcrito apenas em português e assinado por um argentino, sem qualquer outra anuência de agente ou advogado do jogador. Além disso, Martinuccio sequer recebeu uma cópia do documento, o que na visão de advogados é visto como uma medida para impedir que alguém possa entrar com uma ação na Justiça para suspender o suposto acordo. Durante a apresentação de Martinuccio nas Laranjeiras, na última quinta-feira, o empresário que representa o atleta, Marcelo Lombilla, não quis entrar em detalhes sobre o assunto. Apenas repetia, irritado:
- No tiene mi firma! No tiene mi firma! (Não tem minha assinatura!) - brandava Lombilla.
Outra falha encontrada foi a ausência de valores que seriam pagos ao Peñarol-URU e ao jogador pela transferência. Diante do possível imbróglio, aliás, Martinuccio só foi anunciado oficialmente pelo Fluminense, na última quarta, quando o departamento jurídico recebeu a confirmação da CBF de que o contrato do jogador já estava no Boletim Informativo Diário (BID). De fato, o nome do jogador apareceu na lista dos jogadores regularizados no site da entidade no mesmo dia. Em negociação direta com o clube uruguaio, o Tricolor adquiriu 50% dos direitos econômicos do apoiador, o que por si só já dá legitimidade ao contrato firmado entre as duas partes. Assim, apesar de ainda precisar recuperar a forma física, o camisa 25 já tem condições legais de jogo. E o que possibilitou isso foi o certificado de transferência emitido pela federação uruguaia para a CBF durante o período da janela de transferências internacionais. Todo esse processo dá ainda mais tranquilidade aos cariocas de que o reforço pode entrar em campo sem problemas.
Presidente do Fluminense e também advogado de um conceituado escritório do Rio de Janeiro, Peter Siemsen está ciente de tudo e tranquilo de que o Tricolor não corre riscos. Tanto que o clube das Laranjeiras em nenhum momento ofereceu compensações ou sequer procurou o Palmeiras. Casos como esse demoram pelo menos três anos para ser julgados, graças a recursos cabíveis em diversas esferas. Até lá, os torcedores esperam que Martinuccio já tenha justificado o esforço feito por sua contratação.
Martinuccio fluminense apresentação (Foto: Nelson Perez/FluminenseF.C.)Martinuccio vestirá a camisa 25 nas Laranjeiras (Foto: Nelson Perez/FluminenseF.C.)
O outro lado: Palmeiras diz que Flu tenta 'se redimir do papelão'
Por sua vez, o Palmeiras demonstra a mesma segurança do clube carioca em relação à batalha jurídica que se anuncia. Advogado do Verdão, André Sica não só contesta com veemência os argumentos tricolores como também considera a conduta do rival antiética:
- O que o Fluminense fez, para mim, só tem uma palavra: pirataria. Faltou ética, já dá para dizer que o Fluminense, hoje, é o grande pirata do futebol brasileiro. O histórico comprova isso - esbravejou o advogado.
Sica considera certa a vitória palmeirense quando o caso for julgado pela Fifa. O clube, que não quer mais o jogador argentino, confia que vai receber o valor da multa estipulada pela quebra do pré-contrato, que é de R$ 50 milhões.
- O Fluminense faz isso porque quer jogar para a torcida, tentar se redimir do papelão que fez ao assinar com um jogador que já estava sabidamente comprometido com outro clube. Quebraram uma ótima relação histórica que tinham com o Palmeiras e sabem que vão perder na Fifa. Eles entram para perder - afirmou.
O advogado do Verdão disse ainda que a tese tricolor é "juridicamente frágil" e alertou sobre os riscos que Martinuccio passou a correr a partir do momento em que assinou com o Flu:
- O principal prejudicado será o jogador, que vai pegar uma suspensão severa. O Fluminense, com certeza, vai dividir o pagamento da multa com seus patrocinadores, e isso nem deve ocorrer na gestão do atual presidente, já que o caso dura mais ou menos dois anos. Ou seja, a bomba vai ficar para o próximo. Este já conseguiu o que queria, amenizar o vexame perante sua torcida.
Se a decisão da Fifa for favorável ao clube paulista, o Fluminense corre risco de ficar impedido de negociar nas duas próximas janelas de transferências internacional. Martinuccio pode ser suspenso por seis meses.
pre-contrato 2 (Foto: arte esporte)

Luxa condena declarações de Thiago Neves e aguarda explicação de R10

Técnico do Fla repreende camisa 7 sobre cartões, rebate críticas ao ataque, e diz que se quiser o jogador pode disputar vaga com Ronaldinho

Por Janir Júnior Macaé, RJ
Luxemburgo no treino do Flamengo em Macaé (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Luxemburgo concede entrevista em Macaé
(Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
Surpreso. Decepcionado. E ainda à espera de explicações de Ronaldinho Gaúcho. Esses foram os sentimentos de Vanderlei Luxemburgo em relação às declarações de Thiago Neves, que revelou ter combinado com o camisa 10 de forçar o terceiro cartão amarelo diante do Palmeiras para não enfrentar o Ceará neste sábado, às 21h, em Macaé à revelia do treinador. Luxa disse que medidas serão tomadas.
Vanderlei também condenou a declaração de Thiago Neves sobre a deficiência do ataque.
- Estava no carro saindo do aeroporto e fiquei sabendo das declarações, não apenas a dos cartões, mas outras. Foi uma surpresa e uma decepção muito grandes. O Thiago foi infeliz. A decisão de tomar cartão não é do jogador. Lamento muito que ele tenha pensado que seria. O jogo do Santos só tem importância se vencermos o Ceará. O Thiago expôs o clube e motivou o Ceará, que merece nosso respeito e nos tirou da Copa do Brasil - afirmou Vanderlei, antes do treino desta noite em Macaé.
O técnico ainda não ouviu as explicações de Ronaldinho Gaúcho.
- Falta o Ronaldinho se pronunciar para saber o que aconteceu e quais medidas serão tomadas. Ele é o capitão da equipe, tem que se explicar.
Vanderlei também se mostrou muito contrariado com a declaração de Thiago Neves em que o jogador questiona o ataque do Flamengo.
- Como o ataque não funcionou? Deixamos de ter o ataque mais positivo há pouco, já marcamos 19 gols (nota: na verdade, 18).
O técnico completou dizendo que se Thiago Neves quiser pode entrar na disputa por uma vaga com Ronaldinho Gaúcho.
- Busquei um espaço para os dois jogarem juntos. Mas se ele quiser pode disputar posição com o Ronaldo.
Luxemburgo também deixou claro que na posição em que jogam, Thiago e Ronaldinho têm levado muitos cartões.
- Não tem porque forçar um cartão se eles são atacantes. Eles têm condição de ficar dez jogos sem cartões. Atacante só leva cartão se ficar dando carrinho ou fazendo besteira, e isso não pode acontecer - finalizou.

Preocupado com desfalques, Muricy avisa: 'Se convocarem, não tem jogo'

Treinador espera que Mano poupe santistas de amistoso da Seleção contra a Alemanha, que será disputado no mesmo dia do clássico entre Peixe e Timão

Por Adilson Barros Santos, SP
Muricy Ramalho durante entrevista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Muricy: 'Já usaram demais os nossos jogadores'
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O técnico Muricy Ramalho, do Santos, já está preocupado com a convocação da Seleção Brasileira na próxima segunda-feira. Mano Menezes vai chamar os jogadores que disputarão amistoso contra a Alemanha, dia 10 de agosto, em Stuttgart (ALE). O maior temor é que o colega, mais uma vez, desfalque demais o Peixe. No mesmo dia do confronto do Brasil contra os alemães, o Alvinegro jogará contra o Corinthians, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. Se perder jogadores de novo, Muricy espera que o clássico seja adiado mais uma vez.
Durante a Copa América, o Santos não pôde contar com Neymar, Elano e Paulo Henrique Ganso. Por isso, a diretoria conseguiu adiar alguns de seus jogos. O próprio confronto contra o Timão, dia 10, é remarcado. Será válido pela quinta rodada e deveria ter sido disputado no dia 19 de junho. No entanto, foi adiado porque o Peixe estava em meio à disputa da Taça Libertadores e não por causa da Copa América. Muricy não quer nem saber e reclama do mesmo jeito.
É um amistoso. E o Santos continua sua vida, precisa jogar. Eles têm de entender a nossa situação."
Muricy Ramalho
- Querem levar os jogadores de novo? Tudo bem. Então não tem jogo. Outra vez contra o Corinthians? - chia.
Muricy concordou em liberar os jogadores para a Copa América, pois tratava-se de uma competição oficial. Agora, num amistoso, pouco tempo depois da competição continental, ele acha que precisa haver bom senso.
- Já usaram demais os nossos jogadores. Espero que, agora, os deixem aqui. É um amistoso. E o Santos continua sua vida, precisa jogar. Eles têm de entender a nossa situação. Daqui a pouco, os jogadores ficam mais lá do que aqui. Entendemos o lado deles, mas eles também têm de entender o nosso - completou.
Neymar, por exemplo, é o santista que mais jogou no ano: 40 jogos. Desses, 16 foram pela Seleção.
 

Bernard diz que punição a Cielo foi muito leve, mas Bousquet apoia TAS

Principais rivais do brasileiro, franceses comentam sobre julgamento

Por Lydia Gismondi Direto de Xangai, China
natação Alain Bernard em coletiva antes do Mundial de Xangai   (Foto: Lydia Gismondi / GLOBOESPORTE.COM)Alain Bernard acredita que decisão do TAS foi leve
(Foto: Lydia Gismondi / GLOBOESPORTE.COM)
Cesar Cielo foi um dos assuntos mais comentados da última entrevista dada pelos nadadores franceses antes do início do Mundial de Xangai, marcado para a noite deste sábado (horário de Brasília). A decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) de manter apenas uma advertência para o campeão olímpico brasileiro após julgamento de doping dividiu a opinião de dois dos seus principais rivais. Enquanto Alain Bernard considerou a punição “branda”, Frédérick Bousquet disse confiar na decisão do tribunal.
- Eu não tinha tomado nenhuma posição. Eu tinha dito apenas que achava a pena muito leve. E, agora, eu acho que ela é ainda mais leve. É tudo o que tenho a dizer. Não tenho nada a ver com essa decisão. Prefiro não julgar ninguém sem conhecer todos as partes do dossiê. Então, prefiro não perder minha energia nisso e me concentrar no que tenho para fazer neste Mundial – disse Alain Bernard, medalhista de bronze ao lado de Cesar Cielo nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.
Fredérick Bousquét, ex-companheiro de treino de Cielo, em Auburn (Estados Unidos), preferiu colocar panos quentes na polêmica.
- Eu não acho que devo fazer algum tipo de julgamento, se a decisão é justa ou não. Eu não tenho todos os detalhes do dossiê, mas confio na decisão do Tribunal Arbitral do Esporte – afirmou Bosquet, que usava um par de chinelos com a bandeira do Brasil.
natação Frédérick Bousquet em coletiva antes do Mundial de Xangai (Foto: Lydia Gismondi / GLOBOESPORTE.COM)Frédérick Bousquet disse confiar na decisão do TAS
(Foto: Lydia Gismondi / GLOBOESPORTE.COM)
O vice-campeão mundial dos 50m livre ficou satisfeito por o TAS ter tomado sua decisão sobre o caso antes do início das competições na China. Bousquet, que este ano também foi punido por doping após usar uma pomada que continha uma substância proibida, evitou comparações.
- São dois casos totalmente diferentes. Eu concordei com a minha punição e concordei com a decisão de agora – disse o francês, suspenso por dois meses.
Não foram só os atletas que comentaram sobre o resultado do julgamento. Técnicos franceses também opinaram sobre o caso. O treinador de Alain Bernard, Denis Auguin, ressaltou que outros atletas já foram pegos com a mesma substância e receberam dois anos de suspensão. Já Lionel Horter, diretor da equipe da França, destacou que este assunto não deve parar por aqui.
natação Frédérick Bousquet com chinelo brasileiro (Foto: Lydia Gismondi / GLOBOESPORTE.COM)Par de chinelos do francês tem a bandeira do Brasil
(Foto: Lydia Gismondi / GLOBOESPORTE.COM)
- É verdade que ainda tem muita coisa a se falar sobre isso. Mas não agora. Mais tarde – afirmou Lionel Horter.
Na quinta-feira, o Tribunal Arbitral do Esporte anunciou a decisão de manter apenas uma advertência de Cielo, Henrique Barbosa, e Nicholas Santos. Os três nadadores, além de Vinícius Waked, foram flagrados em exame antidoping com a sustância proibida furosemida. Waked, por ser reincidente, levou um ano de suspensão.

Zico é internado no Rio de Janeiro

Ídolo do Fla deu entrada em clínica após sentir dor de cabeça e náusea. Médico diz que não há diagnóstico e hospital avisa que ex-jogador passa bem

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
Depois de sentir fortes dores de cabeça desde a noite de quinta-feira, Zico foi internado nesta sexta por volta de 12h30m. O ídolo do Flamengo está num hospital particular em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e passou por uma bateria de exames. Ele chegou caminhando, aparentemente bem, e repousa em um dos quartos conversando com familiares à espera do diagnóstico. A tendência é que passe a noite internado.
- Zico está com um quadro de cefaleia, febre alta e náuseas desde a noite de ontem. Foi medicado por mim ontem à noite com vitamina e antitérmico, mas não conseguiu dormir direito, e pela manhã o quadro havia piorado. Achamos melhor interná-lo para uma avaliação mais criteriosa. O caso dele está sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar, mas até o momento não há um diagnóstico - afirmou Pedro Cirillo, médico particular de Zico.
O ídolo rubro-negro, de 58 anos, segundo boletim médico divulgado pelo Rios D'or, encontra-se bem, disposto e aguarda o resultado dos exames. Há suspeita de meningite viral porque um dos netos do Galinho, Antônio, estava com tal doença.

"Tendo em vista o quadro clínico de febre, náuseas, cefaleia intensa e mialgia, Zico encontra-se internado no hospital Rios D'Or para a realização de exames objetivando diagnostico definitivo. No momento encontra-se bem, disposto e aguardando resultado dos exames."
 

Lugano se inspira no São Paulo para acabar com jejum do Uruguai

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, defensor fala sobre retorno ao Morumbi, apoio do Brasil e a responsabilidade de ser o capitão da Celeste

Por Marcos Felipe Direto de Buenos Aires
Lugano durante entrevista do Uruguai (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Lugano já foi capitão do Uruguai em 55 jogos
(Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)
Na Copa América de 1995, quando o Uruguai conquistou um título pela última vez, Lugano ainda era apenas Diego, ou melhor, Tota, um garoto que dava seus primeiros passos nas categorias de base do Nacional de Montevidéu. Dezesseis anos depois, o atual capitão da Celeste pode repetir o gesto do ídolo Enzo Francescoli e levantar a taça do torneio continental outra vez.
E uma das inspirações do defensor para liderar a seleção uruguaia, favorita na decisão do próximo domingo diante do Paraguai, vem do Brasil. Mais especificamente do São Paulo, clube que Lugano defendeu entre 2003 e 2006 e no qual conquistou seus principais títulos na carreira: a Taça Libertadores e o Mundial de Clubes de 2005.
- Quando se está no São Paulo, você tem que vencer. É um clube exigente que traz uma mentalidade ganhadora. Todo ano você tem que levantar um troféu. E você acaba se acostumando a isso. Isso é importante, ajuda. Essa experiência eu procuro passar para os mais jovens aqui na seleção – disse Lugano, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
Me imagino um dia voltando para o São Paulo por conta de tudo que o clube me deu"
Lugano
Símbolo desse São Paulo vencedor, o goleiro Rogério Ceni também é lembrado por Lugano como exemplo para acabar com o jejum de títulos do Uruguai.
- Eu aprendi com o Rogério Ceni a ter a vocação e a vontade de vencer sempre. É um cara que deseja conquistar taças e levar seu grupo a ser o melhor. Seja no treino, no rachão, no Paulista, na Libertadores. Sempre foi assim. Acho que ninguém no mundo tem essa fome que ele tem – elogiou o zagueiro do Fenerbahçe.
Além dos elogios a Ceni, o trintão Lugano também falou no animado papo sobre a ansiedade pela partida de domingo, o resgate do futebol uruguaio, o apoio da torcida brasileira e sobre o seu futuro que, obviamente, pode ser no Tricolor do Morumbi. Confira mais abaixo.
Lugano durante entrevista do Uruguai (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Lugano durante entrevista no hotel-concentração do Uruguai em Buenos Aires, palco da final de domingo
Responsabilidade de ser capitão
Não sei o que tem que ter (para ser o capitão). Não sei se tenho isso. Isso quem tem que falar são meus companheiros. Mas alguma coisa eu tenho. Afinal já são 55 jogos com a braçadeira. Sou o jogador com mais jogos como capitão na seleção já que comecei muito novo (Nota: Lugano estreou em 1º de julho de 2003 em um amistoso contra Hong Kong e tem 63 jogos pela Celeste). Só sei que doo tudo eu que tenho para que esse grupo consiga resultados. Mas também se não tivermos, pois às vezes não depende só de nós, quero que esse elenco tenha uma imagem positiva para nossas crianças e para nosso país. O futebol ocupa um espaço muito grande na mídia e, por isso, o comportamento tem que ser exemplar.
Doo tudo que tenho para que esse grupo consiga resultados"
Lugano
Ansiedade pela decisão
Não é possível dormir sem que ao menos uma vez a imagem (de levantar a taça) não passe pela cabeça. Procuro manter a calma. Tento usar a experiência para ajudar nos dias que antecedem (a final) e tento manter o clima de tranquilidade e harmonia em todo o grupo.
Título para o povo
A gente está valorizando muito esse trabalho. Valorizando o amor que a gente coloca na seleção. Queremos dar ao povo algo para comemorar e para se sentir orgulho e mostrar que o Uruguai não vive só de história, mas também do presente.
Família Celeste
Não pode ter no mundo do futebol uma harmonia, um ambiente melhor do que o temos. Foi muito difícil nas eliminatórias quando o Uruguai não jogava bem e era criticado (Nota: o time só se classificou para o Mundial de 2010 na repescagem). Então esse grupo se fechou. Não sei se isso ganha título, mas ajuda na hora que você vencer ter um cara (amigo) de verdade para abraçar. E também na hora da derrota ter um cara para te apoiar. Você desfruta muito mais os triunfos. É ótimo jogar pela seleção com seres humanos excepcionais. Não tenho muito mais palavras para descrever. Só convivendo aqui para entender.
BRASIL MUNDIAL F.C.: caso de amor entre Uruguai e Brasil. E não é com Lugano
Lugano Higuain Copa américa (Foto: AP)Lugano em ação pela seleção uruguaia: Aos 30 anos, zagueiro já disputou 63 partidas pela Celeste (AP)
Resgate do futebol uruguaio e comparações com o Brasil
Isso já vem acontecendo nos últimos anos. Fomos muito bem na Copa do Mundo. Mas ser campeão é difícil, afinal são mais de 200 seleções filiadas à Fifa. Chegar entre os quatro também, ainda mais para um país como o Uruguai que é pequeno. Não sei se estamos melhor que o Brasil, mas acho que hoje estamos no mesmo nível. Nos últimos quatro, cinco anos o nosso futebol conseguiu se organizar um pouquinho e, organizado, o Uruguai pode ser forte. Estamos chegando bem em todas competições e em todas as categorias (Nota: a seleção sub-20 se classificou para os Jogos Olímpicos de 2012, enquanto a sub-17 é atual vice-campeã mundial).
Lugano durante entrevista do Uruguai (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Apesar do estilo viril, Lugano só foi expulso uma
única vez com a camisa do Uruguai
Carinho da torcida brasileira
A gente fala muito disso aqui, sobretudo nós que temos um contato mais próximo com o Brasil. Passamos essa empatia que temos com vocês para os nossos companheiros. Não sei explicar porque isso acontece, mas acho que o nosso time ganhou o carinho não só do Brasil, mas de todo o mundo, porque é um grupo que dá a vida pela seleção, mas sem faltar com o respeito a ninguém. Acho que isso vai gerando uma simpatia. Tomara que na próxima Copa do Mundo o Brasil também torça por nós (risos).
Copa de 2014
Espero estar lá. Mas primeiro tenho que pensar no domingo. Já é difícil estar amanhã na seleção, imagina daqui a três anos (risos). Mas projeto disputar a Copa, pois se a gente não pensa grande, nunca chega.
Futuro no São Paulo?
Evidentemente eu tenho uma forte ligação com o São Paulo. Sou torcedor do clube e os torcedores gostam de mim. Estou feliz no Fenerbahçe, onde tenho mais dois anos de contrato. Mas sem dúvida penso em voltar um dia. Mas não sou adivinho e não tenho uma bola mágica. Não sei se isso vai acontecer amanhã, ano que vem ou se nunca vai acontecer. Mas eu me imagino um dia voltando para o São Paulo por conta de tudo que o clube me deu.
Uruguai e Paraguai se enfrentam no próximo domingo, às 16h (de Brasília), em Buenos Aires. O SporTV e o GLOBOESPORTE.COM transmitem ao vivo a decisão da Copa América. O site ainda acompanha em Tempo Real a partida.
Lugano São Paulo (Foto: VIPCOMM)Lugano nos tempos de São Paulo (Foto: VIPCOMM)

Botafogo exige presença de Arévalo no Rio para discutir a rescisão

Volante, que está com a seleção uruguaia na Argentina para a disputa da Copa América, tem proposta de time mexicano e já manifestou que quer sair

Por Fábio Leme e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Lugano e Arevalo no treino do Uruguai (Foto: João Paulo Garschagen / GLOBOESPORTE.COM)Arévalo (dir) em treino do Uruguai
(Foto: João Garschagen / GLOBOESPORTE.COM)
Os dias do volante uruguaio Arévalo enquanto jogador do Botafogo podem estar perto do fim, mas ainda não acabaram. O atleta, que está na Argentina com a seleção uruguaia para a disputa da Copa América, tem proposta do Tijuana, do México, e já externou o desejo de sair. Entretanto, segundo o gerente de futebol do Alvinegro, Anderson Barros, nada será fechado sem que o volante volte ao Rio de Janeiro para um encontro.
- A situação do Arévalo ainda não está definida. Está encaminhada. Mas a proposta do Tijuana ainda não chegou. Vou querer o Arévalo aqui no Rio para resolver esta situação - disse Barros.
Arévalo, que ainda tem contrato até 2013 com o Botafogo, admite abrir mão dos  salários que tem a receber para poder deixar o clube. A diretoria do Alvinegro, por sua vez, ainda quer receber uma compensação por parte do volante. O clube investiu na contratação e quer algo de volta.
A Copa América termina neste domingo, quando o Uruguai faz a final contra o Paraguai.

Lugano se inspira no São Paulo para acabar com jejum do Uruguai

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, defensor fala sobre retorno ao Morumbi, apoio do Brasil e a responsabilidade de ser o capitão da Celeste

Por Marcos Felipe Direto de Buenos Aires
Lugano durante entrevista do Uruguai (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Lugano já foi capitão do Uruguai em 55 jogos
(Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)
Na Copa América de 1995, quando o Uruguai conquistou um título pela última vez, Lugano ainda era apenas Diego, ou melhor, Tota, um garoto que dava seus primeiros passos nas categorias de base do Nacional de Montevidéu. Dezesseis anos depois, o atual capitão da Celeste pode repetir o gesto do ídolo Enzo Francescoli e levantar a taça do torneio continental outra vez.
E uma das inspirações do defensor para liderar a seleção uruguaia, favorita na decisão do próximo domingo diante do Paraguai, vem do Brasil. Mais especificamente do São Paulo, clube que Lugano defendeu entre 2003 e 2006 e no qual conquistou seus principais títulos na carreira: a Taça Libertadores e o Mundial de Clubes de 2005.
- Quando se está no São Paulo, você tem que vencer. É um clube exigente que traz uma mentalidade ganhadora. Todo ano você tem que levantar um troféu. E você acaba se acostumando a isso. Isso é importante, ajuda. Essa experiência eu procuro passar para os mais jovens aqui na seleção – disse Lugano, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
Me imagino um dia voltando para o São Paulo por conta de tudo que o clube me deu"
Lugano
Símbolo desse São Paulo vencedor, o goleiro Rogério Ceni também é lembrado por Lugano como exemplo para acabar com o jejum de títulos do Uruguai.
- Eu aprendi com o Rogério Ceni a ter a vocação e a vontade de vencer sempre. É um cara que deseja conquistar taças e levar seu grupo a ser o melhor. Seja no treino, no rachão, no Paulista, na Libertadores. Sempre foi assim. Acho que ninguém no mundo tem essa fome que ele tem – elogiou o zagueiro do Fenerbahçe.
Além dos elogios a Ceni, o trintão Lugano também falou no animado papo sobre a ansiedade pela partida de domingo, o resgate do futebol uruguaio, o apoio da torcida brasileira e sobre o seu futuro que, obviamente, pode ser no Tricolor do Morumbi. Confira mais abaixo.
Lugano durante entrevista do Uruguai (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Lugano durante entrevista no hotel-concentração do Uruguai em Buenos Aires, palco da final de domingo
Responsabilidade de ser capitão
Não sei o que tem que ter (para ser o capitão). Não sei se tenho isso. Isso quem tem que falar são meus companheiros. Mas alguma coisa eu tenho. Afinal já são 55 jogos com a braçadeira. Sou o jogador com mais jogos como capitão na seleção já que comecei muito novo (Nota: Lugano estreou em 1º de julho de 2003 em um amistoso contra Hong Kong e tem 63 jogos pela Celeste). Só sei que doo tudo eu que tenho para que esse grupo consiga resultados. Mas também se não tivermos, pois às vezes não depende só de nós, quero que esse elenco tenha uma imagem positiva para nossas crianças e para nosso país. O futebol ocupa um espaço muito grande na mídia e, por isso, o comportamento tem que ser exemplar.
Doo tudo que tenho para que esse grupo consiga resultados"
Lugano
Ansiedade pela decisão
Não é possível dormir sem que ao menos uma vez a imagem (de levantar a taça) não passe pela cabeça. Procuro manter a calma. Tento usar a experiência para ajudar nos dias que antecedem (a final) e tento manter o clima de tranquilidade e harmonia em todo o grupo.
Título para o povo
A gente está valorizando muito esse trabalho. Valorizando o amor que a gente coloca na seleção. Queremos dar ao povo algo para comemorar e para se sentir orgulho e mostrar que o Uruguai não vive só de história, mas também do presente.
Família Celeste
Não pode ter no mundo do futebol uma harmonia, um ambiente melhor do que o temos. Foi muito difícil nas eliminatórias quando o Uruguai não jogava bem e era criticado (Nota: o time só se classificou para o Mundial de 2010 na repescagem). Então esse grupo se fechou. Não sei se isso ganha título, mas ajuda na hora que você vencer ter um cara (amigo) de verdade para abraçar. E também na hora da derrota ter um cara para te apoiar. Você desfruta muito mais os triunfos. É ótimo jogar pela seleção com seres humanos excepcionais. Não tenho muito mais palavras para descrever. Só convivendo aqui para entender.
BRASIL MUNDIAL F.C.: caso de amor entre Uruguai e Brasil. E não é com Lugano
Lugano Higuain Copa américa (Foto: AP)Lugano em ação pela seleção uruguaia: Aos 30 anos, zagueiro já disputou 63 partidas pela Celeste (AP)
Resgate do futebol uruguaio e comparações com o Brasil
Isso já vem acontecendo nos últimos anos. Fomos muito bem na Copa do Mundo. Mas ser campeão é difícil, afinal são mais de 200 seleções filiadas à Fifa. Chegar entre os quatro também, ainda mais para um país como o Uruguai que é pequeno. Não sei se estamos melhor que o Brasil, mas acho que hoje estamos no mesmo nível. Nos últimos quatro, cinco anos o nosso futebol conseguiu se organizar um pouquinho e, organizado, o Uruguai pode ser forte. Estamos chegando bem em todas competições e em todas as categorias (Nota: a seleção sub-20 se classificou para os Jogos Olímpicos de 2012, enquanto a sub-17 é atual vice-campeã mundial).
Lugano durante entrevista do Uruguai (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Apesar do estilo viril, Lugano só foi expulso uma
única vez com a camisa do Uruguai
Carinho da torcida brasileira
A gente fala muito disso aqui, sobretudo nós que temos um contato mais próximo com o Brasil. Passamos essa empatia que temos com vocês para os nossos companheiros. Não sei explicar porque isso acontece, mas acho que o nosso time ganhou o carinho não só do Brasil, mas de todo o mundo, porque é um grupo que dá a vida pela seleção, mas sem faltar com o respeito a ninguém. Acho que isso vai gerando uma simpatia. Tomara que na próxima Copa do Mundo o Brasil também torça por nós (risos).
Copa de 2014
Espero estar lá. Mas primeiro tenho que pensar no domingo. Já é difícil estar amanhã na seleção, imagina daqui a três anos (risos). Mas projeto disputar a Copa, pois se a gente não pensa grande, nunca chega.
Futuro no São Paulo?
Evidentemente eu tenho uma forte ligação com o São Paulo. Sou torcedor do clube e os torcedores gostam de mim. Estou feliz no Fenerbahçe, onde tenho mais dois anos de contrato. Mas sem dúvida penso em voltar um dia. Mas não sou adivinho e não tenho uma bola mágica. Não sei se isso vai acontecer amanhã, ano que vem ou se nunca vai acontecer. Mas eu me imagino um dia voltando para o São Paulo por conta de tudo que o clube me deu.
Uruguai e Paraguai se enfrentam no próximo domingo, às 16h (de Brasília), em Buenos Aires. O SporTV e o GLOBOESPORTE.COM transmitem ao vivo a decisão da Copa América. O site ainda acompanha em Tempo Real a partida.
Lugano São Paulo (Foto: VIPCOMM)Lugano nos tempos de São Paulo (Foto: VIPCOMM)

Beldades buscam imitar Larissa e tentam fama instantânea na Argentina

Sucesso da modelo na última Copa faz rivais invadirem os estádios, e empresas explorarem o fenômeno atrás de exposição barata da marca

Por Thiago Lavinas Direto de Buenos Aires, Argentina
Patty Orue Larissa Riquelme (Foto: Montagem sobre foto da AFP)Patty Orue e Larissa Riquelme... rivalidade paraguaia na Copa América (Foto: Montagem sobre foto da AFP)
No frio inverno argentino, com a temperatura muitas vezes chegando perto de zero grau durante os jogos e a sensação térmica bem abaixo disso, o que se vê nas arquibancadas nesta Copa América são torcedores encasacados, com luvas, rostos cobertos, gorros e cachecóis. Em vez de refrigerante, os vendedores circulam com garrafas térmicas de café. Cada copo custa nove pesos, cerca de R$ 4. Mas algumas mulheres destoam. Parecem estar em outro clima. Buscando seguir o exemplo de Larissa Riquelme, elas abusam dos decotes e da sensualidade em busca de fama instantânea. Além disso, algumas empresas já utilizam o fenômeno como uma oportunidade de mídia espontânea a um baixo custo.
A 43ª edição da Copa América está sendo transmitida pela primeira vez integralmente em HD para um número recorde de 196 países. Fotógrafos de agências de notícias internacionais distribuem imagens das partidas para todo o mundo. Rapidamente modelos de vários países da América do Sul perceberam que poderiam usar o prestígio da competição para ter seus rostos e corpos circulando pelos quatro cantos do planeta. E passaram a tentar explorar isso atrás de vantagens financeiras no futuro.
 São modelos que, na maioria das vezes, são conhecidas em seus países, mas que buscam cruzar fronteiras e, após o sucesso de Larissa Riquelme, passaram a enxergar no futebol uma grande oportunidade para conquistar em novos mercados.
- Há espaço para todas. Não quero tomar o lugar de ninguém. Nos últimos tempos as mulheres paraguaias têm mostrado que são belas e tem paixão pelo futebol - garante Patty Orue, modelo paraguaia de 23 anos, que até foi quem mais conseguiu aproveitar a Copa América e fazer frente a Larissa Riquelme.
Se nos gramados, os favoritos Brasil e Argentina se despediram antes da hora, fora de campo a disputa é grande. Tem sido uma Copa América cruel para Larissa Riquelme. Dezenas de modelos surgiram atrás dos holofotes e querendo roubar o posto de musa da paraguaia.
- Dou minha benção a elas porque criei um ícone. Também apareceram algumas paraguaias tentando me imitar aqui nos estádios. Isso é bom, mas eu sou única - responde Larissa.
Musômetro! Quem é a musa da Copa América? Vote na sua favorita!
A estratégia das beldades é clara. Elas muitas vezes nem entendem nada de futebol, mas vão aos estádios para chamarem a atenção, expor a beleza e serem focalizadas pelas câmeras ou clicadas pelos fotógrafos. Depois, com seus rostos sendo exibidos na TV, na Internet ou nos jornais, elas passam a fazer auto propaganda nas redes sociais para aumentar o interesse do público.
- Se a Venezuela passar para a final eu prometo possar nua para os meus fãs - escreveu a modelo venezuelana Diosa Canales no Twitter ao mesmo tempo em que postava uma foto sensual após a vitória do país sobre o Chile nas quartas de final da Copa América.
  • Tática das musas 
    Roupa sensual
    Decote a la Larissa Riquelme
    Não importa o frio que esteja fazendo no inverno argentino. Para chamar a atenção e ser focalizada, é preciso deixar os casacos em casa e aparecer nos estádios com uma roupa bem provocativa. Os decotes são quase obrigatórios para valorizar bem o corpo. Calças bem justas também... 
  •  
    Primeiro plano
    Posicionamento estratégico
    Para ser facilmente vista e localizada pelas lentes de câmeras de TV e máquinas fotográficas, as 'candidatas' se posicionam na primeira fileira dos estádios, sempre atrás dos gols (onde ficam os fotógrafos) e longe da multidão. Estão sempre em pé e fazendo muito barulho para chamar a atenção. 
  •  
    Zum zum zum
    É preciso chamar a atenção
    Diante de cerca de 40 mil pessoas, elas precisam ser logo notadas. Então, são simpáticas e estão sempre disponíveis para fotos com os torcedores. Quando mais tumulto, melhor... já que gera curiosidade dos fotógrafos. Quando as câmeras se viram para elas, vem o pedido de tempo para os fãs.
Larissa Riquelme, um outdoor na Copa América
Tudo começou há um ano, com fotos da modelo Larissa Riquelme viajando pelo mundo durante os jogos do Paraguai na Copa do Mundo. Clicada por fotógrafos de agências internacionais comemorando os gols na Praça da Democracia em Assunção, ela tornou-se um fenômeno na Internet ao torcer com um avantajado decote e prometer ficar nua se o país fosse campeão. O celular preso entre os seios virou uma marca registrada. Então desconhecida dos olhares do mundo, Larissa já era a modelo mais bem paga do Paraguai. Entre contratos de publicidade e participações em programas de TV, ela chegava a ganhar cerca de US$ 60 mil por ano.
Com a fama nos cinco continentes, a carreira de Larissa Riquelme deslanchou. E o faturamento explodiu. Segundo alguns jornalistas paraguaios, a musa ganhou cerca de oito vezes mais do que estava acostumada no último ano. Ela fechou um contrato com uma multinacional de telefonia e recebeu diversos convites para ações publicitárias. Propostas “indecentes” também choveram e vindas de todo o mundo. Para posar nua para a Playboy brasileira, por exemplo, ela cobrou cerca de R$ 150 mil de cachê. E a revista vendeu quase 300 mil exemplares, mais do que a edição com a atriz brasileira Flávia Alessandra. Foi apenas um dos ensaios feitos por Larissa pelo mundo afora.
montagem Larissa Riquelme Copa 2010 Copa América 2011 (Foto: Editoria de Arte)Larissa Riquelme torcendo na Copa de 2010... e agora na Copa América cheia de patrocínio (Editoria de Arte)
A modelo paraguaia passou a ter uma agenda cheia de compromissos e virou celebridade. Na Copa América, o decote permanece apesar do frio. Mas o nome da empresa de celular que passou a patrocinar a musa aparece em quase todas as fotos estampado na camisa. Pelo contrato, ela precisa estar em todos os jogos do Paraguai na competição. Larissa virou quase um outdoor ambulante. No jogo contra o Brasil pelas quartas de final, o casaco e o boné usados pela paraguaia traziam a marca de uma cervejaria brasileira. Por entrevistas exclusivas antes da Copa América, a musa chegava a cobrar US$ 2 mil (cerca de R$ 3,1 mil) dos jornalistas.
Na semifinal entre Paraguai e Venezuela, em uma das noites mais frias do ano na Argentina, com a temperatura na casa dos 2ºC em Mendoza, enquanto os jogadores se aqueciam com cobertores nos bancos de reservas, Larissa Riquelme estava na arquibancada com o famoso decote e o celular entre os seios. O resultado não poderia ser outro. A musa ficou doente. Em seu twitter, a modelo admitiu na noite de quinta-feira estar com febre e gripada e pediu o carinho dos fãs.
- Buenas noches!! A todos mis amores estoy con fiebre y engripadita!! Quien me mima!!?? ☹ los quiero! - escreveu Larissa.
Patty Orue, a grande rival! Egny Eckert, a musa da concorrência
Patty orue paraguai (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)Patty Orue na torcida pelo Paraguai durante a Copa
América (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)
Patty Orue tenta seguir os passos da rival Larissa Riquelme. Modelo de grande sucesso no Paraguai, ela foi descoberta pelo mundo nesta Copa América ao aparecer toda sensual nos jogos do Paraguai contra o Brasil e a Venezuela. As duas beldades sempre disputaram contratos publicitários e convites para trabalhos fotográficos. Mas com a Copa do Mundo de 2010, Larissa ganhou o planeta enquanto Patty seguiu limitada à fronteira paraguaia. Na Copa América, ela viu a chance de reacender a antiga rivalidade. A estratégia deu certo. Com Larissa Riquelme com uns quilinhos a mais, Patty logo ganhou os holofotes. E recebeu um convite para ir até a Bolívia realizar um trabalho. Por causa do compromisso, ela não foi assistir a semifinal contra a Venezuela. E ficou apenas torcendo pelas redes sociais. Mas já prometeu estar na decisão de domingo contra o Uruguai.
- Depois que as minhas fotos nas partidas circularam pela Internet o meu telefone não parou mais de tocar. Foi incrível a repercussão que elas tiveram - disse Patty, que garante ser torcedora do Cerro Porteño, mesmo time de Larissa Riquelme.
Larissa e Patty dividem as atenções no Paraguai desde 2008, quando chegaram a fazer vários trabalhos juntas. Depois, cada uma tomou um rumo e a disputa, mesmo que não declarada entre as duas, cresceu. Elas foram concorrentes no programa de TV "Baila Comigo" no ano passado. Nos estádios argentinos nesta Copa América, cada uma procura ficar de um lado da arquibancada e nem se cruzaram.
-  Não tento copiá-la. Cada uma tem o seu estilo - garante Patty Orue.
torcedora do Paraguai na partida contra a Venezuela (Foto: Reuters)Egny Eckert foi contratada pela empresa telefônica concorrente da que patrocina Larissa Riquelme e fez sucesso na partida do Paraguai contra a Venezuela (Foto: Reuters)
Outra que fez muito sucesso foi a modelo paraguaia Egny Eckert. Mas com ela foi diferente. Egny foi contratada por uma empresa de telefonia celular concorrente à que patrocina Larissa Riquelme. Aos 23 anos, a modelo estava em alta no Paraguai por ter representado o país no concurso de Miss Universo 2010 e ter ficado entre as finalistas. A jogada de marketing deu certo. E ela roubou a cena na partida entre Paraguai e Venezuela, na primeira fase, deixando em segundo plano a musa da última Copa. Em vez do decote, Egny conquistou o mundo vestindo uma mini-saia azul. E o logo da empresa de telefonia circulou pelo planeta estampado na camisa paraguaia usada pela beldade. Coincidência ou não, logo após a aparição mundial, Egny Eckert foi confirmada no programa “Baila Comigo 2011”, de grande sucesso na televisão do Paraguai. E também fechou contrato para estrelar campanha de uma marca de shampoo.
Uma série de beldades atrás dos holofotes
 Brenda Perez, modelo da Venezuela (Foto: Divulgação) Brenda Perez, modelo da Venezuela (Foto: Divulgação)
Quem não vai aos estádios também tenta tirar uma casquinha. A boa fase da Venezuela chamou a atenção das modelos do país. Inspiradas, elas logo arrumaram um jeito de ganhar espaço no noticiário internacional usando as redes sociais para se promover.
A modelo Brenda Perez foi a mais ousada. Após a inédita classificação da Venezuela para a semifinal da Copa América, ela resolveu premiar os fãs com uma twittcam bem provocativa. Completamente nua, Brenda teve um biquini com a bandeira do país pintado no seu corpo. Tudo acompanhado ao vivo por milhares de internautas durante 26 minutos. O momento foi parar nos assuntos mais comentados da microblog. Brenda Perez, que já posou duas vezes para revistas masculinas venezuelanas, ganhou destaque internacional.
Já a modelo e cantora Diosa Canales procurou um lugar público para chamar a atenção. De olho em atrair a mídia e divulgar o primeiro CD, lançado este mês, a venezuelana prometeu fazer topless se o país se classificasse para a final da Copa América. E levou à loucura os já extasiados torcedores que acompanhavam a partida na Plaza Alfredo Sadel de Las Mercedes, em Caracas. Com a derrota para o Paraguai nos pênaltis, ela não precisou tirar a blusa. Mas conseguiu fama instantânea na América do Sul. E rapidamente recebeu uma proposta para fazer o primeiro ensaio nu. Na noite desta quinta-feira, ela anunciou que aceitou ser fotografada na primeira semana de agosto como um "presente para os fãs" e para retribuir o sucesso da seleção. Mas nem mencionou o vultoso cachê que vai receber.
Diosa Canales, modelo venezuelana (Foto: Divulgação)Diosa Canales, modelo e cantora venezuelana, aceitou proposta relâmpago para posar nua (Foto: Divulgação)
Atrás de uma casquinha
No início da Copa América, as peruanas Irina Grández e Daisy Araujo centralizaram as atenções dos torcedores. Durante a partida entre Peru e Uruguai, elas fizeram um rápido topless enquanto eram filmadas e fotografadas. Logo, foram parar nos jornais e nos programas de rádio e de TV da Argentina.
torcedoras peruanas na Copa América (Foto: João Paulo Garschagen / GLOBOESPORTE.COM)Daisy Araújo e Irina Grández em Buenos Aires (Foto:
João Paulo Garschagen / GLOBOESPORTE.COM)
Daisy, a ruiva, é dançarina e participa de programas de espetáculos no Peru. Irina, a morena de 23 anos é menos conhecida, mas espera ter a carreira impulsionada após a competição. Na semana passada, ela já gravou um ensaio sensual para um canal de TV peruano.
A ideia de aparecer no estádio de San Juan com roupas bem provocativas foi de Daisy. Humildade é algo que parece não fazer parte da cabeça do dupla. Sem meias palavras, elas provocaram a musa paraguaia Larissa Riquelme.
- O tempo de Larissa Riquelme já foi. Se ela foi a namorada do Mundial, nós somos as esposas da Copa América - garante Irina.
Em alguns momentos, as torcedoras atrás de poucos minutos de fama extrapolam. Na semifinal entre Uruguai e Peru, em La Plata, três peruanas resolveram aparecer no estádio sem camisa e com as cores do país pintadas no corpo. Debora Salas, Vanina Montsera e Pamela Macedo conseguiram a atenção de quem estava no estádio, mas nada além disso. Apesar dos cliques dos fotógrafos, o trio não conseguiu ganhar manchetes.
torcedora peruana (Foto: Thiago Lavinas/Globoesporte.com)Débora Sales, torcedora peruana na semifinal entre
Uruguai e Peru (Foto: Thiago Lavinas)
- Nós gostamos de futebol e da festa dos torcedores - disse Débora Sales, de 23 anos, que porém não sabia o nome de três jogadores da seleção peruana que estava em campo lutando por uma vaga na final da Copa América e garantia não estar com frio apesar dos termômetros marcarem seis graus durante a partida.
- O calor dos torcedores me aquece.
A tentativa de virar celebridade, porém, foi em vão. E o trio voltou para o anonimato assim que deixou o estádio. Provavelmente com uma gripe pela frente...

Alex Escobar comanda final da Copa América no GLOBOESPORTE.COM

Comentários do último confronto serão de Marcos Bolinho. Na disputa do 3º lugar, as mulheres estarão à frente com Roberta Setimi e Christiane Mussi

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
  •  
alex escobrar bolinho frame (Foto: Reprodução)Escobar e Bolinho estarão à frente da transmissão
do confronto Uruguai x Paraguai (Foto: Reprodução)
A Copa América 2011 vai chegando ao fim junto com as transmissões do GLOBOESPORTE.COM, que mostrou todos os jogos da competição. E para as últimas duas partidas, o site já tem suas duplas escaladas. Alex Escobar e Marcos Bolinho serão responsáveis por conduzir a grande final entre Uruguai e Paraguai, no domingo, às 16h (horário de Brasília). No jogo entre Peru e Venezuela, sábado, às 16h, válido pelo 3º lugar, a responsabilidade ficará com as mulheres. Roberta Setimi, repórter do EE de Bolsa, do site do Esporte Espetacular, estará junto de Christiane Mussi, do blog Grama na Calcinha, do jornal O Globo e coordenadora da área de internet da Intertv, afiliada da TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM abre sua cobertura ao vivo 20 minutos antes dos jogos, às 15h40.
A dupla Alex Escobar e Marcos Bolinho vai estar à frente da transmissão pela terceira vez. Eles já haviam feito a rodada dupla que teve os jogos Uruguai x Chile e Peru x México e comandaram o jogo Argentina x Uruguai, pelas quartas de final. Essa partida marcou a maior audiência de uma transmissão ao vivo da história do GLOBOESPORTE.COM, que antes era da apresentação de Ronaldinho Gaúcho no Flamengo.
- Estamos muito orgulhosos desse recorde e agradecemos aos internautas que nos ajudaram e participaram – disse Alex Escobar ao final do jogo entre Argentina e Uruguai.
Esta será a primeira vez que apenas mulheres comandarão uma transmissão do GLOBOESPORTE.COM na Copa América. Cintia Barlem, editora de mídias sociais e escritora do blog Donas do Campinho já tinha participado, mas ao lado do narrador Cássio Barco. A expectativa é que mais mulheres participem interagindo com as narradoras através do Twitter com a hashtag #vccomenta.
A Musa do Brasileirão de 2008, a palmeirense Ariane Gonzalez, também participará da transmissão e dará dicas para as concorrentes do concurso deste ano.
Para a decisão, todos os narradores e comentaristas que passaram pelas transmissões participarão por telefone. Foram eles: Cássio Barco, José Ilan, Marcelo Russio, Alex Grunwald, Tiago Leifert, José Gonzalez, Cintia Barlem, Bruno Laurence, Felipe Neto e o Narrador e o Comentarista, do Bola nas Costas.
Confira a programação dos últimos jogos:
Sábado (23/07)
15h40 - Peru x Venezuela
Roberta Setimi e Christiane Mussi
Domingo (24/07)
15h40 – Uruguai x Paraguai
Alex Escobar e Marcos Bolinho

Rodrigo Souto rescinde com o São Paulo e acerta com o Jubilo Iwata

Volante viajará na próxima semana para o Japão e tem estreia programada para 3 de agosto, em amistoso contra o Independiente, da Argentina

Por Marcelo Prado São Paulo
Rodrigo Souto no treino do São Paulo (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)Rodrigo Souto vai estrear no novo time no começo
de agosto (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)
O volante Rodrigo Souto está fora do São Paulo. O jogador, contratado no início de 2010 em uma troca que envolveu a ida de Arouca para o Santos, aceitou uma proposta do Jubilo Iwata-JAP e rescindiu o vínculo com o clube do Morumbi, que terminaria no dia 31 de dezembro. O jogador vai assinar com o novo clube por 18 meses, viajará na próxima semana e fará a sua estreia no dia 3 de agosto, em amistoso contra o Independiente-ARG.
A saída de Rodrigo Souto estava sendo negociado há um mês. Primeiramente, recebeu propostas do México e do Qatar que não vingaram. Há duas semanas, veio a oferta do Jubilo e, imediatamente, os representantes do atleta procuraram a diretoria tricolor para comunicar o interesse do atleta em sair. Em um primeiro momento, os dirigentes concordaram, tanto que negociavam a contratação por empréstimo de Felipe Melo, do Juventus-ITA, por empréstimo de um ano.
Com o fechamento da janela de transferências e a negociação de Felipe Melo com o Galatasaray-TUR, o Tricolor mudou de ideia e passou a dizer que não liberaria o jogador. Tanto que, para convencê-lo, chegou a acenar com um novo contrato de dois anos. No entanto, os valores ficaram muito abaixo do que o atleta receberia no Japão. Três reuniões ocorreram nessa semana entre os empresários do jogador e o diretor de futebol do clube, Adalberto Baptista. Rodrigo Souto pediu liberação dos treinos enquanto sua situação não era definida e não trabalhou em nenhum dia com o novo técnico Adilson Batista. Nesta sexta-feira, o martelo foi batido e o jogador foi embora após 73 partidas e três gols. Havia uma cláusua contratual que permitia a saída do jogador em caso de oferta do Exterior.
A reportagem do Globoesporte.com procurou os representantes do atleta, Marcelo Goldfarb, Marcelo Robalinho e Bruno Paiva para repercutir a saída do jogador, mas não conseguiu contato.

Rodrigo Souto rescinde com o São Paulo e acerta com o Jubilo Iwata

Volante viajará na próxima semana para o Japão e tem estreia programada para 3 de agosto, em amistoso contra o Independiente, da Argentina

Por Marcelo Prado São Paulo
Rodrigo Souto no treino do São Paulo (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)Rodrigo Souto vai estrear no novo time no começo
de agosto (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)
O volante Rodrigo Souto está fora do São Paulo. O jogador, contratado no início de 2010 em uma troca que envolveu a ida de Arouca para o Santos, aceitou uma proposta do Jubilo Iwata-JAP e rescindiu o vínculo com o clube do Morumbi, que terminaria no dia 31 de dezembro. O jogador vai assinar com o novo clube por 18 meses, viajará na próxima semana e fará a sua estreia no dia 3 de agosto, em amistoso contra o Independiente-ARG.
A saída de Rodrigo Souto estava sendo negociado há um mês. Primeiramente, recebeu propostas do México e do Qatar que não vingaram. Há duas semanas, veio a oferta do Jubilo e, imediatamente, os representantes do atleta procuraram a diretoria tricolor para comunicar o interesse do atleta em sair. Em um primeiro momento, os dirigentes concordaram, tanto que negociavam a contratação por empréstimo de Felipe Melo, do Juventus-ITA, por empréstimo de um ano.
Com o fechamento da janela de transferências e a negociação de Felipe Melo com o Galatasaray-TUR, o Tricolor mudou de ideia e passou a dizer que não liberaria o jogador. Tanto que, para convencê-lo, chegou a acenar com um novo contrato de dois anos. No entanto, os valores ficaram muito abaixo do que o atleta receberia no Japão. Três reuniões ocorreram nessa semana entre os empresários do jogador e o diretor de futebol do clube, Adalberto Baptista. Rodrigo Souto pediu liberação dos treinos enquanto sua situação não era definida e não trabalhou em nenhum dia com o novo técnico Adilson Batista. Nesta sexta-feira, o martelo foi batido e o jogador foi embora após 73 partidas e três gols. Havia uma cláusua contratual que permitia a saída do jogador em caso de oferta do Exterior.
A reportagem do Globoesporte.com procurou os representantes do atleta, Marcelo Goldfarb, Marcelo Robalinho e Bruno Paiva para repercutir a saída do jogador, mas não conseguiu contato.

Jogador que cobrou pênalti de costas não será punido nos Emirados

Técnico diz que substituição após gol contra o Líbano já foi a punição, mas não garante Theyab Awana como titular contra a Índia no sábado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Theyab Awana comemora gol (Foto: Getty Images)Theyab Awana em ação pela seleção dos
Emirados Árabes  (Foto: Getty Images)
Responsável pelo polêmico pênalti cobrado de calcanhar no último domingo, o atacante Theyab Awana não será punido pelo técnico dos Emirados Árabes, Srecko Katanec, como chegou a ser especulado pela imprensa internacional. Segundo o treinador esloveno, o jogador segue na seleção para a partida contra a Índia neste sábado, pelas eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2014. Mas ainda há mistério se ele será titular ou não.
Awana ficou famoso ao acertar, de costas, o pênalti que fechou a goleada de 6 a 2 sobre o Líbano em amistoso no último domingo, mesmo dia que a Seleção Brasileira desperdiçou quatro cobranças contra o Paraguai e foi eliminada da Copa América. Katanec ficou irritado com a atitude do atacante e o substituiu logo após o lance.
- Estou há muitos anos no futebol e já vi muitas coisas engraçadas, mas esta não foi engraçada. Eu o tirei de campo e esta foi sua punição. Ele continua na seleção, mas ainda verei se ele jogará ou não - disse o esloveno.
BRASIL MUNDIAL FC: veja a cobrança de calcanhar de Awana e comente!
O atacante tem apenas 21 anos e atua pelo Baniyas, atual vice-campeão dos Emirados. O clube é treinado pelo brasileiro Jorvan Vieira, que conquistou a Copa da Ásia no comando do Iraque em 2007. Para Katanec, Awana não planejou com antecedência a cobrança inusitada.
- Acho que ele não teria como fazer isso porque você não sabe se haverá um pênalti no jogo. Mas ele é novo. Quando você tem essa idade, você faz coisas estúpidas. Para alguns, aquilo foi certo. Para outros, não. Para mim, não foi certo. Você tem que mostrar respeito - concluiu o técnico dos Emirados.
A partida contra a seleção indiana vale pela segunda fase de classificação das eliminatórias asiáticas para 2014. A partida de volta será na próxima quinta, na Índia. Os 15 classificados avançam para a terceira fase (no total, são cinco fases até a classificação de quatro países para o Mundial - um quinto irá para repescagem).

Mark Webber comemora melhor tempo do dia: 'Até agora, tudo bem'

No entanto, piloto australiano diz que espera manter o ritmo até a corrida de domingo, no circuito de Nürburgring

Por GLOBOESPORTE.COM Nurburgring, Alemanha
webber  fórmula 1 gp alemanha (Foto: Getty Images)Webber nos treinos desta sexta(Foto: Getty Images)
Depois de um polêmico GP da Inglaterra, Mark Webber mostrou que pode ser rápido. Dono do melhor tempo desta sexta-feira, em Nürburgring, o piloto australiano, no entanto, afirmou que vai precisar manter o ritmo para o GP da Alemanha, no domingo.
- Minha corrida em Silverstone não foi tão ruim, mas Fernando foi muito bem e Seb e eu ficamos bem próximos. Para vencer todo mundo, você precisa fazer tudo certo e eu espero fazer isso no domingo. Até agora, está tudo bem. O carro parece ótimo, Fernando e Seb são muito rápidos e você nunca sabe como a McLaren vai se sair.
Webber afirma que a RBR não está preocupada com as condições no dia da corrida. Para o australiano, a equipe está pronta para qualquer situação.
- Nós temos nos concentrados em nós mesmos e isso foi bom. Que bom que o tempo se manteve seco, já que é mais fácil de controlar. Mas, qualquer coisa que nos apareça no fim de semana, precisamos estar confortáveis e prontos.
Os pilotos voltam à pista neste sábado, para o terceiro treino livre. Depois, definem o grid no treino classificatório.

Brasileiro cai em revezamento 4x400m e preocupa para final dos 800m

Fabiano Peçanha garante que vai para a disputa por medalha na prova individual mesmo com dores no joelho e machucados no braço

Por Leo Velasco Rio de Janeiro
O Brasil lutava por uma vaga na final do revezamento 4x400m masculino quando Fabiano Peçanha, que fechava a prova, se enroscou com Shawn Anderson, da Jamaica, caiu e não conseguiu terminar a corrida. Ficou deitado na pista ainda por algum tempo e causou preocupação para a noite desta quinta-feira, quando disputa a final dos 800m.
Fabiano Peçanha jogos mundiais militares (Foto: Dhavid Normano/Photocamera)Fabiano Peçanha cai no revezamento 4x400m: Brasil fica fora da final (Foto: Dhavid Normano/Photocamera)
Dono do melhor tempo dos 800m nas semifinais dos Jogos Mundiais Militares, com 1m46s79, o atleta deve ir para o sacrifício em busca da medalha, apesar das dores no joelho direito e dos machucados no braço esquerdo.
Fabiano Peçanha jogos mundiais militares (Foto: Leonardo Velasco/Globoesporte.com)Fabiano Peçanha descansa após queda
(Foto: Leonardo Velasco/Globoesporte.com)
- O joelho está doendo, mas eu vou encarar – limitou-se a dizer Fabiano sobre a final, antes de ser encaminhado para o atendimento médico.

Companheiro de Peçanha no revezamento, Raphael Fernandes se preocupava mais com a participação do colega na final dos 800m do que com a ausência do Brasil na final do 4x400m.

- É complicado, mas acontece. Agora é bola para frente. Torcer para ele ficar bem e ir para a final. Vamos nos unir ainda mais para dar apoio para ele – afirmou o medalhista de ouro nos 400m com barreiras.
 

Bielorrusso erra salto e bate a cabeça

Vadim Kaptur deixou a piscina sangrando durante final em Xangai

Por Das agências de notícias Xangai, China
O bielorrusso Vadim Kaptur disputaria, neste sábado, as provas da plataforma de 10m do Mundial de Xangai, mas foi cortado da prova porque sofreu um acidente no último domingo. Durante a final da plataforma sincronizada de 10m, ele errou o cálculo durante e bateu com a cabeça. Sagrando, saiu da piscina e foi atendido por médicos. O parceiro dele, Timofei Hordeichik, não se machucou. Eles terminaram em décimo.
bielorruso Vadim Kaptur mundial xangai (Foto: EFE)Vadim Kaptur sai da piscina sangrando (Foto: EFE)

bielorruso Vadim Kaptur mundial xangai (Foto: EFE)Saltador recebe atendimento médico (Foto: EFE)

Francês campeão mundial constrói casa dos sonhos para skatistas

Construção de 600 metros quadrados não tem quinas, apenas rampas

Por GLOBOESPORTE.COM Los Angeles, EUA
O brasileiro Bob Burnquist tem uma megarrampa em seu quintal, mas ficaria com inveja de Pierre-André Senizergues. Campeão mundial e hoje empresário, o francês construiu, em Malibu, na Califórnia, uma casa dos sonhos para qualquer skatista: não há quinas, somente rampas. Vai se mudar para lá em breve. Até o dia 7 de agosto, um protótipo está em exposição em Paris.
Pierre-André Senizergues casa skate (Foto: reprodução Facebook)Protótipo da casa de Pierre-André Senizergues (Foto: reprodução Facebook)
Na Skate Study House (SSH), um projeto de 600 metros quadrados, até os móveis e utensílios de cozinha são feitos de material de skate. E tudo com "consciência ambiental".
Dono de uma marca calçados de esportes de ação, Pierre, hoje com 48 anos, é fundador da Sole Technology. O projeto é executado pelo designer Gil Lebon Delapointe e pelo arquiteto Francois Perrin.
Pierre-André Senizergues casa skate (Foto: reprodução Facebook)Na casa, todos os objetos são 'feitos de skate' (Foto: reprodução Facebook)

Russo é o 1º a saltar de Base Jump da maior montanha da Europa Ocidental

Rozov fica 35s - mais de 800m - em queda livre antes de abrir paraquedas

Por GLOBOESPORTE.COM Roma
paraquedismo Valery Rozov salto Base Jump Mont Blanc (Foto: divulgação)Valery Rozov salta de 4.243m de altura
(Foto: divulgação)
O russo Valery Rozov se tornou a primeira pessoa a fazer um salto de Base Jump da face italiana do Mont Blanc, maior montanha da Europa Ocidental (4.810 metros). Ele partiu do Grand Pilier d’Angle (4.243m) e ficou em queda livre por 35 segundos. Percorreu mais de 800 metros no voo, chegou a atingir 200 km/h e só então abriu o paraquedas, para depois pousar na Geleira Brenva (3.100m).
- Ser a primeira pessoa a saltar da face italiana desta montanha magnífica não foi apenas uma experiência fantástica para mim, mas uma grande honra também. O vento me forçou a fazer um voo mais curto. Foi um salto muito técnico. Não poderia cometer nenhum erro. O Mont Blanc é espetacular e ele realmente conquistou o meu coração. Se as condições climáticas permitissem, eu gostaria de tentar saltar de novo, em alguns dias, partindo do Grandes Jorasses - disse o russo, de 46 anos.

Base Jump é uma modalidade em que o atleta salta de paraquedas partindo de "objetos fixos", como penhascos, prédios, antenas e pontes.

Inventor do bodyboard: ‘Não fazia idéia de que se tornaria tão popular’

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, americano Tom Morey, hoje com 65 anos, conta sobre o dia em que criou a prancha, em 9 de julho de 1971

Por Gabriele Lomba Rio de Janeiro
Bodyboard 40 anos Tom Morey (Foto: Divulgação/ TomMorey.com)Tom Morey e as primeiras pranchas
(Foto: Divulgação/ TomMorey.com)
No Brasil, o sábado será de comemorações pelos 40 anos do bodyboard. Nos Estados Unidos, o homem que inventou a prancha - em 9 de julho de 1971 - provavelmente pegará seu violão e terá um dia como outro qualquer. Aos 65 anos, Tom Morey acompanha as evoluções não só no bodyboard. E está sempre conectado. Foi via internet que ele contou sobre o dia em que homenageou o “Boogie Oogie” batizando sua criação: a Morey Boogie.

- Na hora, eu sabia que poderia se tornar relativamente popular sim, mas não fazia idéia de que se tornaria TÃO popular assim – disse.

Naquela época, Morey era um surfista apaixonado por música. Deixou a Califórnia e se mudou para o Havaí disposto a seguir a carreira de baterista. Mas, em uma tarde de ondas perfeitas, se viu sem pranchas. Pegou, então um bloco de isopor, cortou-o e forrou-o com jornal. Nascia ali a primeira prancha de bodyboard.

O Brasil logo entrou na onda. Marcus Cal Kung, hoje dono de uma escolinha, foi um dos responsáveis por injetar nos cariocas a “bodyboardmania”. Era uma febre. Em 1987, a primeira escolinha, na praia de Ipanema.
Os resultados, então, começaram a aparecer. Foi uma enxurrada de títulos mundiais. Hoje, o país tem 29 canecos: Guilherme Tâmega (seis), Neymara Carvalho (cinco), Stephanie Pettersen (quatro), Glenda Kozlowski (três), Soraia Rocha (dois), Daniela Freitas (dois), Mariana Nogueira (dois), Karla Costa, Claudia Ferraria, Isabela Sousa, Uri Valadão e Paulo Barcellos.
Bodyboard 40 anos Guilherme Tâmega Stephanie Pettersen  Ugo Corti e Mariana Nogueira (Foto: Arquivo/ Revista Bodyboarder)Tâmega (esq), Stephanie Pettersen, Ugo Corti e Mariana Nogueira (Foto: Arquivo/ Revista Bodyboarder)
Tâmega, hoje aos 38 anos, é o líder do ranking mundial. Aos 48, o havaiano Mike Stewart, nove vezes campeão mundial, também compete: é o 13º da temporada. Os dois, morando no Havaí, não vão participar da festa na praia de Ipanema, que voltará, após seis anos, a receber um campeonato. Na Barra da Tijuca, Kung vai pegar onda com alguns atletas que, como ele, viram o nascimento do bodyboard e celebrará a data com um bolo e 40 velinhas.
Bodyboard Guilherme Tâmega Ipanema (Foto: Divulgação / ABBI)Tâmega dá aula na escolinha de Ipanema, a
primeira do Brasil (Foto: Divulgação / ABBI)
E nos próximos 40 anos? Tom Morey conta uma história curiosa sobre o que viria a ser o precursor do stand up surf (surfe com remo).
- Um cara saltou de um avião com uma prancha e, com ela, teve um vôo mais plano - antes de abrir o paraquedas. Isso virou moda... até que alguém se machucou. Mas, antes que a ideia fosse descartada, ela abriu caminho para o que viria a se tornar a prancha de stand up, usada no ar. Foi pioneiro, possibilitando a criação de novos esportes, praticados, por exemplo, em lugares onde os corais eram um empecilho ao surfe.

E para quem acha que Tom é um defensor ferrenho do bodyboard, ele surpreende. Não quer distinções com o surfe.

- Brasileiro, havaiano, australiano, francês, espanhol, neozelandês,etc... esqueçam isso. Negro ou branco, marrom ou amarelo, cristão, judeu, hindu, muçulmano, budista. Livre-se da idéia de que você é um bodyboarder. Você é um surfista. E livre-se de tudo que o faça ser dependente de pai ou mãe, bebida, fumo, drogas ou qualquer outra coisa. Saia de qualquer coisa que ponha rótulo. Em vez disso, concentre-se na performance, na criatividade e agradeça cada segundo que pode surfar.