segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Vítima de trauma craniano em 2001, Burti relembra drama: 'É demorado'

Piloto de testes da Ferrari de 2002 a 2004, brasileiro diz que Schumacher é bom esquiador e recordaacidente grave qua o deixou em coma correndo pela Prost

Por São Paulo
Comente agora
Um traumatismo craniano, com lesões no cérebro, é um dos maiores temores de quem ganha a vida em alta velocidade. Luciano Burti que o diga. Ex-piloto de testes da Ferrari na época de maior sucesso de Michael Schumacher pela escuderia, entre 2002 e 2004, o competidor de 38 anos – que atualmente corre na Stock Car – lamentou o acidente que o alemão sofreu neste domingo em uma estação de esqui na França, quando o heptacampeão mundial bateu a cabeça em uma pedra após sofrer uma queda. E comparou o caso com o dele próprio, que em 2001, correndo pela equipe Prost, bateu de frente em uma barreira de pneus logo no começo do GP da Bélgica.
Fórmula 1: o acidente de Luciano Burti no GP da Bélgica em 2001 (Foto: Reprodução)Fórmula 1: o acidente de Luciano Burti no GP da Bélgica em 2001 (Foto: Reprodução)
- Meus irmãos dizem que 100% eu nunca fiquei. Foram dois dias de coma induzido, mas isso varia, dependendo da gravidade da lesão. E mais quatro meses para me sentir equilibrado novamente, ficar de pé, digamos assim. E, para me recuperar de verdade, dois anos. Não tem jeito, é demorado – diz Burti, que na época foi diagnosticado por um neurologista inglês que afirmou que ele provavelmente jamais voltaria a pilotar devido ao trauma.
De acordo com os médicos do hospital francês onde Schumacher está internado, em Grenoble, o alemão ainda luta pela vida após ter sido operado para diminuir a pressão intracraniana, e está em coma induzido. O piloto brasileiro lembrou que, em casos como o do heptacampeão, a indução ao coma é uma forma de criar condições para o corpo reagir melhor ao tratamento. E concordou que não há como fazer prognósticos sobre eventuais sequelas.
- Até ele acordar deste coma, ninguém sabe o que vai acontecer, se vai ter alguma sequela, se está bem, se está mal. Tem muita gente que vai falar agora que é sério, ou que está fora de perigo. É tudo chute. Tem que esperar ele acordar, fazer exames, ver reflexo, reação, e então ter um diagnóstico. É assim que funciona a medicina – explica o brasileiro.
michael schumacher esqui  (Foto: Agência EFE)Adepto do esqui alpino, Michael Schumacher se acidentou nos Alpes Franceses (Foto: Agência EFE)


Admitindo que os pilotos gostam de esportes mais radicais, Luciano lembra dos tempos em que esquiava com o alemão nas apresentações da Ferrari na estação italiana de Madonna di Campiglio, e afirma que Schumacher está longe de ser um amador da modalidade do esqui alpino. Para Burti, ele provavelmente estava buscando mais emoção nesta sua nova vida longe das pistas.
- O europeu esquia desde pequenininho, para eles é padrão esquiar bem. Óbvio que é um esporte que tem seu risco. E ele, como um esportista que gosta de adrenalina, não vai esquiar para se divertir um pouquinho, ele vai buscar velocidade, aquelas descidas mais difíceis. Com certeza havia risco envolvido, mais emoção – frisa Burti, que está na Stock car desde 2005.
Schumacher e Luciano Burti Ferrari (Foto: Getty Images)Luciano Burti foi piloto de testes da Ferrari no período de maior sucesso de Schumacher pelo time (Foto: Getty Images)

Runco: com boa recuperação, Spider pode retornar em condições perfeitas

Especialista no assunto, médico da Seleção Brasileira comenta a fratura de Anderson Silva e diz que atletas de todos os esportes estão sujeitos a isso

Por Direto de Houston, EUA
68 comentários
Médico da Seleção Brasileira de futebol, José Luiz Runco estava passeando em Las Vegas com a família no fim de semana e viu de perto a luta onde Anderson Silva sofreu uma fratura chocante ao aplicar um chute em Chris Weidman durante o segundo round, no UFC 168. Especialista exatamente nessa área de traumas em ortopedia, ele está por dentro do que aconteceu com o Spider. Enquanto aguardava a conexão no aeroporto de Houston para retornar ao Brasil, Runco conversou com o Combate.com.
- Eu estava assistindo à luta. Conversei com o doutor Márcio Tannure, responsável pelo trabalho do UFC no Brasil. Ele estava no hospital com o Anderson. Foi feita a cirurgia, onde se colocou uma haste na tíbia, e a fratura do perônio vai se consolidar. Temos que esperar o tempo para que a natureza faça o que tem que fazer, que é colar essa fratura - disse Runco, que trabalha diretamente com Tannure no time de futebol do Flamengo.
médico José Luiz Runco (Foto: Ivan Raupp)Médico José Luiz Runco em Houston (Foto: Ivan Raupp)
Para os que estão em dúvida se é possível um retorno de Anderson Silva em condições iguais às de antes da fratura, Runco garantiu que o lutador tem tudo para voltar com a mesma qualidade física que sempre teve. Vai depender somente da evolução da recuperação e da própria vontade do ex-campeão:
- Em termos médicos, e com as coisas evoluindo bem, não vejo nenhuma contra-indicação. Se ele evoluir da maneira como a gente espera, não vejo contra-indicação alguma. O fato de retornar ou não é uma decisão dele, e acho que não devemos criar especulação sobre isso. Agora a gente tem que dar tranquilidade para ele. Vai ser uma decisão muito pessoal.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A previsão médica para retorno revelada pelo UFC em um comunicado oficial foi de três a seis meses. José Luiz Runco prefere não estipular quanto tempo será necessário para o Spider voltar a treinar, mas diz que provavelmente não irá além disso:
Anderson Silva lesão UFC Las Vegas Chris Weidman (Foto: Getty Images)Anderson Silva é atendido após quebrar a perna
(Foto: Getty Images)
- Acho que não se pode neste momento criar qualquer expectativa de tempo, mas o que a gente acompanha é que normalmente leva entre três e seis meses. Agora é ter paciência.
Runco explicou o porquê de ter havido uma fratura de tamanho impacto e afirmou que, apesar de a imagem ser bem chocante, é uma coisa que pode acontecer com qualquer atleta. E de qualquer esporte, não só do MMA:
- Foi um impacto tão forte que houve um contato entre duas superfícies: uma teve uma força maior, e a outra não resistiu e quebrou. É energia de trauma, como a gente fala dentro da nossa especialidade, que é a ortopedia. Infelizmente aconteceu. São profissionais de um esporte que estão expostos a esse tipo de atividade e de problema. A gente não vê isso todo dia, mas acontece em qualquer modalidade esportiva. Tem no futebol, basquete, vôlei, atletismo... Não é pelo esporte. Tem pessoas que podem não gostar da modalidade, mas temos que respeitar quem gosta. A gente fica chocado porque a cena de imediato choca, e as pessoas não estão acostumadas a lidar com isso. Mas é certeza de que o resultado final é tudo correndo bem.

Jogador de Trinidad e Tobago morre aos 22 anos após hemorragia cerebral

Após sofrer parada cardíaca em setembro, jogador não resiste e acaba falecendo. Ferencravos lamenta perda e faz homenagem ao atleta em sua página na internet

Por Budapeste
26 comentários
O jogador Akeen Adams, de 22 anos, do Ferencravos, da Hungria, morreu nesta segunda-feira em decorrência de uma hemorragia cerebral. A informação foi confirmada, junto com uma homenagem, na página oficial do clube na internet.
homenagem Akeem Adams (Foto: Divulgação)Ferencravos faz homenagem a Akeem Adams em sua página na internet (Foto: Divulgação)

No comunicado publicado pelo Ferencravos, Akeen Adams lutava contra problemas no sistema vascular desde setembro, quando sofreu uma parada cardíaca em sua residência. De lá para cá, o jogador foi submetido a três intervenções cirúrgicas.
Adams estava internado à espera de um transplante de coração. Segundo o Ferencravos, o atleta recebia visita de amigos e parentes. Pela seleção de Trinidad e Tobago, o jogador entrou em campo em oito oportunidade. Pelo clube húngaro, apenas seis.
O clube pediu ainda para a imprensa e os fãs respeitarem o luto dos familiares do jogador.

Fla deixa otimismo de lado quanto a Elias e se vê numa 'encruzilhada'

Wallim afirma que pedida dos portugueses é muito superior à oferta do Flamengo

Por Rio de Janeiro
320 comentários
Jogo das Estrelas - Elias (Foto: Alexandre Loureiro/Agência Estado)Elias fica no Flamengo? Clube está pessimista (Foto: Alexandre Loureiro/Agência Estado)
Flamengo e Elias já chegaram a um acordo desde o fim do Campeonato Brasileiro, e o pai do atleta, Eliseu Trindade, mostrava-se otimista quanto a um desfecho feliz há algumas semanas. O panorama, segundo o vice de futebol rubro-negro Wallim Vasconcellos, mudou radicalmente. A pedida do Sporting é considerada muita alta pelo Flamengo.

- Estamos numa encruzilhada, os valores pedidos pelo Sporting são muito acima do que tinha sido sinalizado durante a negociação quando seu Eliseu esteve em Portugal. Quando o Sporting fez sua oferta, ficaram muito acima (do que o Flamengo esperava). Efetivamente a negociação do Elias deu uma travada. O Elias deve se apresentar ao Sporting no dia 2, e espero que ele consiga convencer o dirigente a voltar ao valor inicial - disse Wallim, à Rádio Globo.

Wallim acredita que os valores oferecidos pelo Flamengo a Elias e Sporting são muito bons, porém reitera a existência de uma incompatibilidade com os portugueses.

- O atleta está acertado há mais de um mês, mas essa pedida do Sporting inviabilizou. Hoje não temos mais essa certeza, infelizmente. O Flamengo fez uma proposta excelente para ele, e acreditamos que fizemos uma proposta justa para o Sporting. Infelizmente não podemos fazer nada por enquanto.

Caso não seja flexível com o Fla, o Sporting corre o risco de Elias retomar a ação movida contra o clube, referente a vencimentos atrasados.

Empresário de Walter diz que jogador está perto do Fluminense. Clube esfria

Marco Antônio Teles revela encontro com Celso Barros e diz esperar desfecho até o fim da semana. Pessoas ligadas à diretoria tricolor não veem atleta como possibilidade

Por Rio de Janeiro e Goiânia
731 comentários
Walter comemoração Goiás contra Bahia (Foto: Carlos Costa / Agência Estado)Walter marcou 45 gols em 81 jogos pelo Goiás (Foto: Carlos Costa/Agência Estado)
Após se destacar pelo Goiás na Série A, Walter já chegou a ter seu nome a ligado a Corinthians e Sport. Mais recentemente, porém, um novo clube estaria no caminho do atacante: o Fluminense. Ao menos é o que afirma o empresário Marco Antônio Teles. No sábado, o agente revelou que se reuniu no Rio de Janeiro com Celso Barros e encaminhou o acerto. Segundo ele, o negócio poderia inclusive ser concluído quando o presidente da Unimed, em viagem fora do Brasil, retornar ao país.

- Conversei pessoalmente com o Celso no fim de semana, ele se entusiasmou com a possibilidade de contar com o Walter e vamos esperá-lo voltar de viagem para definir. Deve ser resolvido até o fim de semana.

Pessoas ligadas à diretoria do Fluminense foram procuradas para comentar o assunto e não quiseram se pronunciar oficialmente. Adiantaram apenas que os empresários de Walter têm oferecido o jogador ao clube, mas que, no momento, o artilheiro não interessa ao Flu.

Sem chance de renovar com o Goiás

Designado pelo empresário Téo Constantin para cuidar pessoalmente do caso, Marco Antônio Teles afirma não ver problemas em conseguir junto ao Porto, clube que detém os direitos de Walter até junho de 2015, um novo empréstimo para o jogador. O certo é que o atacante de 24 anos, e que nas duas últimas temporadas esteve no Goiás, não irá se reapresentar em Goiânia.

- Está descartado. Até porque outros clubes também procuraram, mas o Fluminense é prioridade.

Quanto ao interesse de outras equipes, o agente afirmou desconhecer qualquer negociação com o Sport e mencionou apenas uma sondagem do Internacional em relação ao jogador.

Pelo Goiás, Walter disputou 81 jogos e marcou 45 gols.

Central do Mercado: Paulo Baier volta ao Tigre, e troca entre Fla e Bahia

Walter, ex-Goiás, aproxima-se do Fluminense, segundo empresário, e Botafogo deve fechar com 'clone' de Neymar e Willian José

Por Rio de Janeiro
141 comentários
montagem Rafinha e Feijão (Foto: Editoria de Arte)Rafinha vai para o Bahia e Feijão, para o Flamengo (Foto: Editoria de Arte)
A última segunda-feira de 2013 foi de contratações para Flamengo, Bahia, Criciúma e Palmeiras. Os dois primeiros fecharam troca que fez o volante Feijão, de 19 anos, chegar ao Rubro-Negro, e o atacante Rafinha, de 20, ir para o Tricolor baiano, também reforçado pelo zagueiro Anderson Conceição, contratado no fim da noite. O Tigre anunciou a volta do ídolo Paulo Baier, de 39. Além do experiente jogador, ainda foram confirmados o meia Thiago Humberto e o atacante Rodrigo Silva. O Verdão, por sua vez, acertou com o jovem volante França.

O Botafogo, de olho na Libertadores, está próximo de contratar os atacantes Neílton, do Santos, e Willian José, também com passagem pelo Peixe. Ambos têm 19 anos. Assim, o Bota desiste de Elias, vinculado ao Resende.
Walter Goiás (Foto: Dhavid Normando/Futura Press)Walter pode estar a caminho do Flu
(Foto: Dhavid Normando/Futura Press)
Ainda no futebol carioca e também em relação aos homens de frente, o nome de Walter, sensação do Goiás em 2013, foi vinculado ao Fluminense. De acordo com seu empresário, o acerto é iminente. O Tricolor, no fim da noite, desfez-se do zagueiro Digão, vendendo-o para o Al Hilal, clube no qual também atua Thiago Neves.

Alvo do Besiktas da Turquia desde que deixou o Flamengo, o meia Ronaldinho Gaúcho voltou a ser citado por lá. De acordo com a imprensa local, uma reunião pode selar o acordo em breve. O empresário e irmão do craque, Assis, negou tudo.

O Cagliari-ITA, que deve fechar com o meia Adryan, do Flamengo, também busca outro rubro-negro: o volante Luiz Antonio, em litígio com o clube carioca.

Praticamente fechado com o Cruzeiro, Marcelo Moreno espera aval do Shakhtar Donetsk ao Grêmio, para voltar a ser atacante celeste.

Guia de Méribel diz que Schumi foi imprudente ao esquiar fora das pistas

Especialista no local, alemão Thomas Weller explica que o ex-piloto era um 'ótimo esquiador', mas se arriscou demais ao tentar praticar entre as pistas Chamois e Biche

Por Rio de Janeiro
Comente agora
Esqui Thomas Weller (Foto: Divulgação/Site Oficial Thomas Weller)Thomas Weller esquia em Méribel
(Foto: Divulgação/Site Oficial Thomas Weller)
Sete vezes campeão da Fórmula 1, Michael Schumacher segue em estado crítico após sofrer um grave acidente em uma estação de esqui em Méribel, na França (veja o mapa do local abaixo), neste domingo, às 11h07 locais – 8h07 no horário de Brasília. Enquanto praticava, o alemão colidiu com uma rocha, teve um trauma cerebral e chegou em coma no hospital universitário de Grenoble, onde precisou passar por uma neurocirurgia de emergência. De acordo com a agência de notícias "Bloomberg", o ex-piloto de 44 anos foi resgatado de um local entre duas pistas de esqui alpino, Chamois e Biche, e levado dali às pressas de helicóptero.
Guia e esquiador profissional que trabalha na região, o alemão Thomas Weller explicou que existe uma escala de graus de dificuldade das pistas de Méribel, dividida em cores. As verdes são as mais tranquilas, e Biche está entre elas. Enquanto isso, Chamois é azul e se encontra no nível 2. Ainda há as vermelhas e pretas, as mais perigosas, recomendadas apenas para especialistas. Apesar dos procedimentos de segurança, o esqui alpino é uma modalidade de alto risco. No mesmo fim de semana do acidente de Schumi, por exemplo, segundo a imprensa local, duas pessoas morreram praticando o esporte nos Alpes Franceses, em consequência de avalanches.
Infografico Acidente Esqui Schumacher correto (Foto: arte esporte)Infográfico mostra as pistas Chamois e Biche e os graus de dificuldade em Méribel (Foto: arte esporte)

Para Weller, Schumi estava preparado para as duas pistas, já que é um "ótimo esquiador", segundo ele -  o alemão pratica o esporte desde os tempos de Ferrari, quando costumava participar dos eventos de fim de ano da escuderia em Madonna di Campiglio, nos alpes italianos. O problema é que o heptacampeão mundial da F-1 se arriscou numa área entre Chamois e Biche, uma espécie de "entrepista". Ou seja, uma descida que não é coberta pela companhia de esqui de Méribel. Neste caso, há muitos obstáculos, principalmente pela falta de neve no início de dezembro, que expõe perigos como rochas, árvores e arbustos.
– Chamois e Biche são pistas de azul para vermelha, ou seja, não tão difíceis. Ele estava devidamente preparado, com certeza, e é um ótimo esquiador. Eu nunca esquiei com ele, mas já o vi esquiando. A dificuldade é que ele não esquiou na pista, mas sim fora, numa espécie de "entrepista". Todas as pistas do mapa são cobertas por uma companhia que as limpa, tira as rochas e tudo o mais. Fora delas pode ser muito perigoso. Há pedras, árvores, animais e tudo o mais. Elas não têm neve suficiente, não têm cobertura nessa época do ano, então você corre muito perigo, porque os obstáculos ficam descobertos. Muitos esquiadores caem. Quanto mais neve, melhor, pois há menos perigo – explicou Weller ao GloboEsporte.com.
Esqui Thomas Weller (Foto: Divulgação/Site Oficial Thomas Weller)Thomas Weller esquia nos Alpes Franceses (Foto: Divulgação/Site Oficial Thomas Weller)


Alemão como o ex-piloto da F-1, Weller começou a esquiar aos seis anos de idade, depois que o seu avô lhe deu de presente o primeiro par de esquis. Como começou bem cedo e treinou muito em seu país, ele competiu nacionalmente quando era adolescente e também deu aulas da modalidade. O guia mora em Méribel desde 1986, ou seja, conhece muito bem a área. Por isso, para ele, Schumacher se arriscou demasiadamente na área entre Chamois e Biche.
– É uma tragédia que ninguém poderia prever, mas todo mundo que está indo esquiar fora de pista está se arriscando, ainda mais se não é um profissional. Ele é um ótimo esquiador, mas não é um profissional. Para todo turista, e o Schumacher (mesmo possuindo um chalé em Méribel) é um turista neste caso. É perigoso demais esquiar nas "entrepistas" – garantiu o alemão.
Mapa Acidente Schumacher (Foto: Editoria de Arte)Mapa mostra o local do acidente de Michael Schumacher (Foto: Editoria de Arte)

De acordo com a rádio francesa "RMC", o heptacampeão foi socorrido consciente. Méribel, nos Alpes Franceses (sudeste do País), comporta mais de 70 pistas de esqui e recebeu em fevereiro de 2013 uma etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino. O local do acidente fica a 1.450m de altitude, subindo até 2.952m em seu ponto mais alto, onde se liga com a região de Les Trois Vallées.
michael schumacher esqui WROOM F1 ferrari 2008 (Foto: Agência Getty Images)Michael Schumacher pratica o esqui alpino desde os tempos de Ferrari (Foto: Agência Getty Images)


'Viciado em velocidade'
A modalidade de esqui alpino é um dos hobbies favoritos de Schumacher desde os tempos em que competia pela Ferrari, equipe que tradicionalmente faz suas apresentações de pré-temporada na estação italiana de Madonna di Campiglio. O ex-piloto, que estava com o filho Mick no momento do acidente, declarou certa vez que o esporte era uma das maneiras encontradas por ele para curtir a família, já que passava pouco tempo em casa devido às constantes viagens para disputar os GPs de F-1.
Schumacher superbike (Foto: Reprodução/Twitter Circuito de Valência)Schumacher já se aventurou em corridas de Superbike (Foto: Reprodução/Twitter Circuito de Valência)
O alemão, que na próxima sexta-feira (dia 3) completará 45 anos, é o piloto mais vitorioso da história da Fórmula 1 em números totais, com 91 vitórias, 155 pódios, 68 poles e 77 voltas mais rápidas. Em 19 temporadas, ele conquistou dois títulos pela Benetton (1994 e 1995) e cinco pela Ferrari (de 2000 a 2004). Após a primeira aposentadoria ao fim de 2006, o piloto retornou à F-1 em 2010 pela Mercedes, mas em três temporadas só subiu ao pódio uma vez, com um terceiro lugar, sendo amplamente batido pelo seu companheiro Nico Rosberg no Mundial de Pilotos.
Como todo piloto de seu nível, Schumacher é considerado um “viciado em velocidade”. Quando se retirou da F-1 ao fim de 2006, às vésperas de completar 38 anos, ele se aventurou em corridas do moto num torneio alemão de Superbike. Correndo sobre duas rodas, o alemão sofreu três grandes quedas. Uma delas com maior gravidade, causando uma lesão no ombro e no pescoço, o que o impediu de substituir Felipe Massa na Ferrari quando o brasileiro sofreu o acidente nos treinos para o GP da Hungria em 2009.
Michael Schumacher é apaixonado por cavalos. Ele participa de eventos e tem um estábulo em casa (Foto: Divulgação)Michael Schumacher é apaixonado por cavalos. Ele participa de eventos e tem um estábulo em casa (Foto: Divulgação)

No primeiro ano de sua aposentadoria definitiva da Fórmula 1, o alemão intensificou as atividades para manter sua adrenalina em alta, mesmo longe das pistas. Nos Estados Unidos, ingressou em competições de adestramento de cavalos – uma das paixões de sua esposa, Corinna, que mantém um estábulo na ampla residência da família. Já em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Schumi encontrou na semana passada o brasileiro Luigi Cani, referência mundial no wingsuit, antes de uma série de saltos em paraquedas de alta performance. Afastado das competições com carros, ele mantém a forma e os reflexos em dia andando de kart na Alemanha e em outras pistas da Europa.
Estação de Esqui de Méribel frança (Foto: Divulgação)Estação de esqui de Méribel, na França (Foto: Divulgação)

Spider já anda de muletas e pergunta a médico: 'Quando volto a treinar?'

Médico diz que brasileiro não teve alta e que poderá voltar a treinar em seis
a nove meses. Placa de titânio não deve ser removida do corpo do lutador

Por Direto de Las Vegas, EUA
53 comentários
O cirurgião ortopedista Steven Sanders, que operou o ex-campeão dos pesos-médios do UFC,  Anderson Silva, explicou nesta segunda-feira, em uma conferência por telefone fechada a alguns membros da imprensa internacional, detalhes da cirurgia realizada na madrugada de sábado para domingo no Centro Médico Universitário de Las Vegas. Ele afirmou que o brasileiro está se recuperando muito  bem, mas descartou que ele tenha alta nesta segunda-feira.
- Falando de uma forma geral, as pessoas que sofrem esse tipo de lesão ficam no hospital por alguns dias, porque precisamos tomar alguns cuidados de ordem preventiva, como monitorar o nível de dor e tomar antibióticos. Nos dias seguintes, ele também deve iniciar fisioterapia. É um processo longo e eu não posso dizer se ele receberá alta hoje, amanhã ou depois. Cada dia é um novo dia, então estamos falando de um dia por vez.  Ele não receberá alta hoje (segunda) - declarou o médico.
Anderson Silva lesão UFC Las Vegas (Foto: Reuters)Anderson Silva grita de dor logo após a lesão no UFC 168 (Foto: Reuters)
Dr Sanders ainda revelou que, apesar de fazer menos de 48 horas que o brasileiro se submeteu à cirurgia, ele já está se movimentando de forma limitada e inclusive já fez uso de muletas no quarto do hospital:
- Faz menos de 48 horas que ele passou pela cirurgia e já o vi utilizando muletas. Eu acho isso maravilhoso porque não sei se conseguiria fazer isso de forma tão rápida!
O médico também contou detalhes do procedimento feito em Anderson e revelou que inseriu uma placa de titânio de 11,4 milímetros de diâmetro na tíbia do lutador através do joelho esquerdo.
- Nós a parafusamos no osso e também utilizamos dois parafusos acima do tornozelo para prevenir rotação e estabilizar o osso. A fíbula também estava quebrada da mesma forma, mas por diversas razões optamos por não fazer uma cirurgia separada nessa área, pois teríamos que abrir um corte na região, o que poderia gerar infecção pela exposição ao ambiente, ou ainda arriscar estressar a reparação da tíbia. Nós acreditamos que a fíbula vai se curar sozinha.
Segundo o depoimento do cirurgião, assim que chegou ao hospital, a primeira coisa que Spider o questionou foi “Quando vou poder voltar a treinar?”. O procedimento cirúrgico demorou em torno de uma hora, e a haste inserida no corpo de Anderson não deverá ser retirada no futuro:
- A placa de titânio se adapta muito facilmente ao corpo humano e, nesse caso, não precisa ser removida, pode ficar na perna dele para o resto da vida. A fratura aconteceu longe da articulação, portanto o osso deve sarar e voltar a ter a mesma força de antes. O único problema são os tecidos ao redor da fratura, que podem precisar de mais tempo para se recuperar. Foi uma lesão bastante severa, mas poderia ter sido pior. Se a pele tivesse se rompido ali no octógono, aumentariam as chances de infecção e poderia ter interrompido a circulação de sangue ao pé, podendo até ocasionar uma amputação. Mas no caso do Anderson, o problema real ali no momento era que, como a pele não se rompeu, ela ficou segurando a perna dele junta e, quando isso acontece, você acaba tento um estresse muito grande nos músculos e nos tecidos da região.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O cirurgião ortopedista do UFC ainda descartou que Anderson Silva tivesse uma pré-lesão nos ossos da canela ou qualquer condição que pudesse ter ocasionado a fratura:
- Pelo Raio-X dá para ver, além das fraturas, a característica dos ossos. Eu tentei ver se havia alguma micro fratura no osso, especialmente porque ele já vem treinando há tanto tempo, está com 38 anos e acostumado a esse tipo de chutes. Mas a natureza do osso dele estava completamente normal, não havia nada que explicasse ou que indicasse uma pré-disposição para esse tipo de lesão. Do ponto de vista médico, o que aconteceu com o Anderson, caso ele volte a treinar, não deve deixá-lo com uma pré-disposição maior para sofrer nova lesão no futuro na área afetada.
UFC Chris Weidman x Anderson Silva MMA  (Foto: Getty Images)Chris Weidman golpeia Anderson Silva com o cotovelo no UFC 168 (Foto: Getty Images)
Dr Sanders trabalha para o UFC desde que a organização foi adquirida pelos irmãos Fertitta e atua na cidade de Las Vegas desde 1991. O médico afirma que o processo de reabilitação de Anderson já começou e que ele vai ter que trabalhar lentamente a rotação da perna afetada, fazendo exercícios e sessões de fisioterapia:
- Eu não posso precisar quando ele poderá colocar a perna no chão, mas assim que a dor melhorar ele poderá começar a colocar mais peso na perna. A reabilitação real que ele terá que fazer será nos músculos, que vão se atrofiar no tempo que ele ficar parado. O osso se cura sozinho, são os músculos que precisam ser trabalhados. E é preciso dizer que a idade dele não o coloca em risco ou não deixa o processo de recuperação mais lento. Eu diria que, no melhor cenário possível, ele poderia voltar a treinar em seis a nove meses.
Quanto ao aspecto mental e emocional, o médico disse que Anderson se comporta como qualquer paciente que sofre um tipo de fratura grave:
- Quando um paciente sofre uma fratura dessa dimensão e do jeito que o Silva sofreu, isso é algo que ele terá que digerir sozinho. Como lutador, Anderson está em uma categoria diferente dos demais pacientes porque já foi exposto a muitas situações de dor. Eu acredito que ele vai superar isso sem problemas - finalizou o médico.

Ultimate confirma Ronda Rousey x Sara McMann para o UFC 170

Evento acontece no dia 22 de fevereiro, no Mandalay Bay, em Las Vegas

Por Las Vegas, EUA
42 comentários
Ronda Rousey superou Miesha Tate na madrugada deste sábado para domingo e já tem adversária para sua próxima defesa de cinturão. No dia 22 de fevereiro, no Mandalay Bay, em Las Vegas, a campeã do peso-galo feminino do Ultimate vai enfrentar Sara McMann pelo evento principal do UFC 170.
O duelo colocará frente a frente duas medalhistas olímpicas. Ronda Rousey foi medalha de bronze no judô nas Olimpíadas de 2008. Já Sara McMann ganhou a de prata em 2004.
cartaz UFC 170 Ronda Rousey (Foto: Evelyn Rodrigues)Cartaz UFC 170, destacando a luta entre Ronda Rousey e Sarah McMann (Foto: Evelyn Rodrigues)
Com a confirmação do duelo entre Rousey e McMann, o combate entre Daniel Cormier e Rashad Evans, válido pelo peso-meio-pesado, deixa de ser a luta principal da noite para ser o co-evento principal do UFC 170.
Melendez x Nurmagomedov
Outra luta anunciada para o evento é o confronto entre os pesos-leves Gilbert Melendez e Khabib Nurrmagomedov. Americano e russo são respectivamente número 2 e 7 do ranking da categoria.
UFC 170
22 de fevereiro de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Ronda Rousey x Sarah McMann
Rashad Evans x Daniel Cormier
Gilbert Melendez x Khabib Nurmagomedov
Demian Maia x Rory MacDonald
Rafael dos Anjos x Rustam Khabilov
Mike Pyle x T.J. Waldburger
Raphael Assunção x Francisco Rivera
Stephen Thompson x Robert Whittaker

Ronda Rousey fatura dois bônus e leva R$ 353 mil a mais no UFC 168

Finalização sobre Miesha Tate é eleita a melhor da noite. Luta entre as
duas pelo título do peso-galo feminino também recebe prêmio

Por Las Vegas, EUA
23 comentários
Ronda Rousey não vai ter do que reclamar do UFC 168, pelo menos no quesito conta bancária. Apesar das vaias antes, durante e depois da luta contra Miesha Tate e de pela primeira vez ter passado do primeiro round, ela faturou dois bônus no evento: "Finalização da Noite" e "Luta da Noite". Com US$ 75 mil (cerca de R$ 176,5 mil) de cada um, ela somou ao todo por volta de R$ 353 mil apenas com os prêmios, sem contar o salário previsto em contrato.
Apesar de derrotada por chave de braço no terceiro round, Miesha Tate também levou US$ 75 mil pela "Luta da Noite". Foi o segundo prêmio deste tipo em dois combates no UFC que ela recebeu - o outro foi quando perdeu para Cat Zingano no TUF 17 Finale, em abril.
Travis Browne luta UFC Las Vegas (Foto: Getty Images)Travis Browne acerta cotoveladas enquando Josh Barnett tenta derrubá-lo (Foto: Getty Images)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O bônus de "Nocaute da Noite" saiu para Travis Browne. O gigante usou cotoveladas para derrotar o experiente Josh Barnett ainda no primeiro round. É o quarto prêmio de melhor nocaute - o terceiro seguido - de Browne, que também faturou US$ 75 mil.

William Patolino: sangue de Bobby Voelker mudou estratégia de luta

Peso-meio-médio brasileiro diz que não conseguia 'grudar' no adversário, que ficou escorregadio, e comemora condicionamento físico melhorado

Por Direto de Las Vegas, EUA
50 comentários
Uma cotovelada de William Patolino no meio do segundo round criou um grande corte no rosto de Bobby Voelker e abriu caminho para a vitória do brasileiro na segunda luta do UFC 168, na noite de sábado, em Las Vegas. O lutador da Baixada Fluminense, todavia, admitiu na entrevista pós-luta que a quantidade de sangue que o golpe liberou o atrapalhou no combate.
- Eu não sei explicar, acho que foi meio difícil, porque eu estava no calor da luta, mas eu estava bem prestando atenção nele. Teve muito sangue nessa luta. Quando eu conectei uma cotovelada nele, dei um direto, encurralei e dei uma cotovelada, abriu e estava jorrando muito sangue, muito sangue. E eu tentei derrubar ele, ficamos agarrados e comecei a me sujar de sangue também. Quando me afastei dele, já não conseguia enxergar direito, tive que limpar meu rosto. Imaginei, ele deve estar muito pior, porque o sangue não parava de jorrar do rosto dele! Se para mim estava difícil, imagina para ele, estava um horror! Foi meio difícil, porque queria me prevenir, não podia ficar encostando nele, tentando trabalhar agarrado com ele pra não ficar sujo de sangue, escorregando a pegada, o corpo não gruda. Foi meio difícil porque eu não pude fazer algumas coisas que queria fazer - explicou Patolino, que machucou a mão com seus socos no rosto do adversário.
Patolino luta UFC 168 Las Vegas (Foto: Getty Images)Patolino abriu corte no rosto de Voelker com uma cotovelada no segundo round (Foto: Getty Images)
BLOG ULTIMMMATO: veja as notas dos jurados
O peso-meio-médio fez sua segunda luta no UFC, a primeira depois de perder a final do The Ultimate Fighter Brasil 2 para Léo Santos, em junho passado. Naquela ocasião, Patolino teve clara queda de rendimento no segundo round, devido ao esforço feito no primeiro assalto. Para o combate em Las Vegas, ele incluiu em sua equipe um treinador da seleção brasileira de luta olímpica, Pedro Rocha, e ficou satisfeito com seu condicionamento físico.
- Na final do TUF, eu não cansei um pouco não, eu cansei bastante no começo do segundo round. Fiz muitas coisas erradas para aquela luta, mas aprendi com meus erros e aperfeiçoei tudo o que tinha errado. Desta vez, o meu condicionamento foi brilhante. Não cansei em nenhum momento e vi que estava minando ele na linha de cintura. Meu condicionamento físico está muito trabalhado, vou continuar melhorando bastante para que em nenhuma luta eu me sinta cansado - afirmou.
Pior para Voelker, que deu declarações antes da luta dizendo que apostaria em deixar o brasileiro se cansar no primeiro round e tomaria o controle a partir daí.
- A estratégia dele não foi muito certa, né? Deu alguma coisa de errado, porque não foi como ele esperava. Eu me preparei muito e eu já sabia que ele ia aguentar pancada. Vi os vídeos dele e ele aguenta pancada. Eu e a minha equipe estudamos o jogo dele, e a gente falou, "Se ele aguentar o primeiro round, ele vai ter que ir para o segundo; se ele aguentar o segundo, ele vai ter que ir para o terceiro; e se ele aguentar o terceiro, ele vai ser espancado nos três rounds!" E foi o que aconteceu: eu vim e aniquilei o jogo dele. Ele ficou naquela de me deixar trabalhar, eu trabalhei e acabou que ele não conseguiu fazer nada - provocou Patolino.

Com Spider lesionado, Roy Jones Jr. quer luta contra aposentado Nick Diaz

Lenda do boxe muda de alvo após fratura de brasileiro, e Daniel Cormier afirma que chances de ex-meio-médio do UFC seriam maiores

Por Las Vegas, EUA
21 comentários
Antes do UFC 168 muito se falou sobre uma possível luta de boxe entre Roy Jones Jr. e Anderson Silva, caso o ex-campeão peso-médio do Ultimate vencesse Chris Weidman na noite do último sábado em Las Vegas (EUA). Entretanto, com a grave fratura sofrida pelo brasileiro, o boxeador mudou seu alvo e, segundo o site "MMA Junkie", Nick Diaz, que está atualmente aposentado, seria a bola da vez.
A notícia sobre o possível encontro mexeu com a curiosidade de outros lutadores de MMA presentes no MGM Grand Garden Arena. O peso-pesado Daniel Cormier, por exemplo, acredita que Nick Diaz teria mais chances que Anderson Silva em um duelo contra Roy Jones Jr.
Montagem Roy Jones Jr e Nick Diaz (Foto: Getty Images)Roy Jones Jr. quer lutar com Nick Diaz, após Anderson Silva se machucar (Foto: Getty Images)
- Em uma luta só de boxe, eu realmente acredito que Nick Diaz teria mais chances (de vencer Roy Jones Jr.) que Anderson Silva, porque ele é um melhor pugilista que o brasileiro - afirmou Cormier.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Esta não é a primeira vez que lutadores de boxe desafiam Nick Diaz. Ainda segundo o site americano, o pesidente do UFC, Dana White, afirmou que considerava viável a realização da luta, o que acarretaria em uma pausa na aposentadoria de Diaz. O ex-meio-médio do Ultimate não luta desde março de 2013, quando perdeu para Georges St-Pierre por decisão unânime, no UFC 158, em Montreal (Canadá).

Vitor lamenta lesão de Spider, mas já pensa em Weidman: 'Já está definido'

Fenômeno garante que tirará o cinturão dos pesos-médios do americano, que o manteve após Anderson Silva fraturar a perna no segundo round

Por Las Vegas, EUA
328 comentários
O triste final da luta entre Chris Weidman e Anderson Silva, quando o brasileiro quebrou a perna ao tentar um chute baixo, neste sábado, no UFC 168, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, decretou Vitor Belfort como o próximo desafiante do cinturão dos médios no Ultimate. Após o combate, o Fenômeno disse que o combate deve acontecer no começo de 2014 e garantiu que vai trazer o título de volta para o Brasil.
- Esse ano, começo do ano com certeza. A hora que me der a data, estou pronto. Essa luta já aconteceu aqui dentro. Os fortes usam a inteligência, e os fracos usam a violência. A luta se ganha na mente, na inteligência. A humanidade está precisando ter a grande força que é ser inteligente, sábio, fazer a coisa certa. Agora é amassar as uvas para beber um bom vinho. Vamos trazer o cinturão para o Brasil, tenho confiança na vitória, sou confiante, não tenho arrogância, tenho plena confiança no talento que Deus me deu e trabalho duro. Na minha vida meu pai falou algo que mexeu muito comigo: "Se alguém te der algo, tem o direito de tirar, mas se você conquistar, ninguém tira". E conquistei meu espaço - afirmou.
Vitor Belfort com a esposa UFC 168 (Foto: Adriano Albuquerque)Vitor Belfort com a esposa Joana Prado no UFC 168 (Foto: Adriano Albuquerque)
O lutador também lamentou a grave lesão sofrida por Anderson Silva, que pôs fim na luta contra Chris Weidman, chocando os espectadores.
- Triste de terminar assim, imagino a dor que deve ser para um atleta sofrer uma lesão dessas. Lamentavel ver a dor dele no octógono. Senti uma dor dentro de mim, sei o quanto trabalhamos para isso, mas faz parte, são ossos do oficio, sabemos que pode acontecer. Triste saber que terminou dessa forma. Ali é um trabalho. A intenção não é quebrar ou machucar, é ganhar. Terminar de uma maneira dessa é triste, ficamos sentidos pelo atleta, somos atletas, sentimos na pele, só sabe quem passa ali dentro. É triste - declarou.
Para o duelo contra Weidman, Belfort não quis revelar seu plano de luta e voltou a dizer que é imprevisível. Ele também explicou o sinal que fez na transmissão passando o dedo pelo próprio pescoço.
- Sou imprevisível. Sou como um leão. O leão é imprevisível, faz vários tipos de ataques a qualquer momento e, quando ataca, é para acabar. É o pescoço que a gente quer, a gente quer ganhar. Isso é meu compromisso com a vitória. Davi, quando nocauteou Golias, fez o que em seguida? Adormeceu o gigante mas cortou o pescoço. Muitos têm adormecido os problemas, mas temos que cortar o mal pela raiz. Não podemos só nocautear, temos que acabar de vez com o problema - concluiu.

Weidman: 'Comemorei porque não sabia que ele tinha quebrado a perna'

Campeão dos pesos-médios diz que chute dado por Anderson é perigoso para os dois lutadores, e que é possível acontecer uma fratura grave

Por Las Vegas, EUA
1158 comentários
A imagem de Chris Weidman comemorando a manutenção do cinturão dos pesos-médios do UFC enquanto Anderson Silva se contorcia de dor por ter fraturado a perna a poucos metros chocou os jornalistas que cobriram o UFC 168 no último sábado, em Las Vegas. O americano garantiu na coletiva de imprensa após o evento, no entanto, que não foi insensível ao drama do brasileiro.
- Eu sabia que ele estava machucado, mas não fazia ideia que estava com a perna quebrada logo após a luta. Vibrei pela vitória, mas não sabia que ele havia fraturado a perna. Se soubesse não teria festejado como festejei.
O americano também falou sobre o golpe que resultou na fratura da perna esquerda de Anderson Silva.
Chris Weidman coletiva UFC  (Foto: Evelyn Rodrigues)Chris Weidman disse que não sabia que Anderson havia fraturado a perna (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Não acho que foi um acidente inesperado. Chutar na canela machuca, mas quando pega do jeito que pegou, pode acontecer o que aconteceu.
O campeão, que mostrava muito cansaço, falou também sobre a luta contra Vitor Belfort.
- Acho que é uma grande luta contra Belfort. Depois de passar por Anderson Silva, espero lutar contra os melhores que estão por aí. - Anderson nunca mostrou sinais de estar ficando pior, mesmo com a idade que ele tem. Então eu sempre esperei o melhor Anderson Silva nesta luta.
Anderson Silva e Chris Weidman luta UFC Las Vegas (Foto: Getty Images)Chris Weidman lfesteja enquanto Anderson Silva urra de dor com a perna fraturada (Foto: Getty Images)
O próprio Belfort estava na coletiva de imprensa, e pegou o microfone para formalizar o desafio ao cinturão dos médios.
- Gostaria de parabenizá-lo pela vitória. Claro que não aconteceu da forma como gostaríamos, mas quero agradecer por aceitar meu desafio e dizer que estarei nesta segunda-feira na academia me preparando para lutar com você - disse o brasileiro, sendo recebido com um sorriso por Weidman.
  •  
Info FRATURA E CIRURGIA de Anderson Silva - 2 (Foto: Infoesporte)

Weidman revela possível lesão no menisco, mas quer voltar a lutar logo

Campeão quer ter duas ou três semanas de folga antes de retomar os treinos
e iniciar preparação para duelo com Belfort, que ainda não tem data marcada

Por Las Vegas, EUA
89 comentários
Chris Weidman não quer saber de ficar muito tempo inativo após a segunda vitória seguida sobre Anderson Silva. O americano já sabe que terá outro brasileiro pela frente, Vitor Belfort, mas sua segunda defesa de cinturão ainda não tem local e data definidos pelo Ultimate. Weidman revelou que possivelmente está com uma pequena lesão no joelho - ele não revelou se ela ocorreu durante ou antes da luta deste sábado -, mas que espera voltar logo aos treinos.
- Estou pronto para assumir mais esse compromisso imediatamente. Eu possivelmente tenho uma lesão no menisco, por isso preciso checar isso logo e talvez ter duas ou três semanas de folga antes de voltar a treinar - disse o americano ainda no octógono do UFC 168, em Las Vegas (EUA).
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Chris Weidman coletiva UFC  (Foto: Evelyn Rodrigues)Chris Weidman na coletiva de imprensa após o UFC 168 (Foto: Evelyn Rodrigues)
Weidman também comparou Anderson Silva e Vitor Belfort. Na visão do atual campeão dos médios, os dois brasileiros são completamente diferentes em seus estilos de luta e levam perigos diferentes para ele.
- Ele (Vitor Belfort) é um cara grande e forte, muito experiente. (Belfort e Anderson Silva) são dois lutadores completamente diferentes. Anderson é esguio, técnico, muito liso. Belfort é um cara mais de potência que vai tentar se sobressair com força e velocidade - analisou.
Com o triunfo sobre Anderson Silva, Chris Weidman chegou a 11 vitórias em 11 lutas na carreira. São ao todo cinco vitórias por nocaute, três por finalização e outras três por pontos.

Técnico revela que Anderson Silva já pensa na volta aos treinos

Depois de conversa com Spider no hospital em Las Vegas, Edelson Silva diz que brasileiro está tranquilo e prevê recuperação de três a seis meses

Por Las Vegas, EUA
11 comentários
A tentativa de recuperar o cinturão dos médios do UFC na luta contra o americano Chris Weidman acabou de forma dramática para Anderson Silva. O brasileiro sofreu uma fratura na fíbula da perna esquerda e precisou ser operado ainda na madrugada de domingo, em Las vegas (EUA). Edelson Silva, técnico de boxe do Spider, conversou com o SporTV e afirmou que o lutador já pensa na recuperação da fratura e na volta ao octógono (assista ao vídeo).
- Ele está super bem. Falou que em três meses a seis meses ele está voltando, já pode treinar normal. Ele está bem, está tranquilo. Acho que se na luta não tivesse acontecido isso. No terceiro round ia voltar um Anderson Silva mais forte, mais ágil, mais veloz. E com certeza buscaria um nocaute ou uma vitória - disse
O treinador considerou que a fratura durante o combate foi uma fatalidade ocasionada pela defesa bem realizada por Weidman.
- Ele fez um chute de muay thai, o cara bloqueou no momento certo. E infelizmente aconteceu a fatalidade, quebrou a canela. Mas ele chutou certo, o cara teve visão e bloqueou e aconteceu o acidente - concluiu.
Anderson Silva lesão UFC Las Vegas (Foto: Getty Images)Anderson Silva fraturou a perna após ter golpe bloqueado na luta contra Weidman (Foto: Getty Images)

Feiticeira é criticada nas redes sociais e se justifica


dom, 29/12/13
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
O momento em que a esposa de Vitor Belfort, Joana Prado, registra a passagem do lesionado Anderson Silva à sua frente, logo após a luta, causou polêmica nas redes sociais. No twitter e no facebook não faltou gente criticando a “falta de sensibilidade” de Joana. Veja a imagem:


A frame foi postada no twitter pelo internauta Felippe Agner – que rapidamente começou a ser criticado por fãs de Joana e de Vítor Belfort. Alguns questionando se Joana não estaria usando o celular apenas. Ele, então, postou outra:

Joana Prado usou o Twitter na manhã deste domingo para comentar a poolêmica. Ela disse estar chateada com as críticas à ela. De acordo com a esposa de Vitor Belfort, o registro fotográfico foi feito apenas por ser um momento marcante e não para que fosse divulgado nas redes sociais.
- Gostaria de dizer q estou mto triste com os comentários maldosos sobre as fotos q tirei de Anderson Silva no momento em que ele saía do octagon. Nunca postei foto alguma dele e jamais postarei. A intenção nunca foi essa. Estava apenas registrando um momento marcante como diversas pessoas na arena também estavam. Desejo boa sorte para o atleta. Sei e vivo junto com meu marido o sofrimento do dia a dia, portanto, todo mundo que me conhece sabe do respeito q tenho por todos os lutadores( s/ exceção) e q torço p/ q todos brilhem – escreveu ela.

Lutador que sofreu mesma lesão de Spider lembra: 'Revivi esse pesadelo'

Gustavo Coelho se machucou em março, no WOCS 24, e ainda sente dor em função do acidente. Emocionado, lutador manda mensagem a Anderson Silva

Por Rio de Janeiro
49 comentários
A fratura na perna sofrida por Anderson Silva no último sábado, em Las Vegas (EUA), no UFC 168, quando buscava retomar o cinturão dos pesos-médios contra Chris Weidman chocou o mundo e levantou, novamente, a discussão sobre os riscos presentes em esportes de luta e de  contato físico, como o MMA. A sequência de imagens do brasileiro com a perna quebrada e gritando de dor causam um choque natural, entretanto, são raros os casos dentro do esporte onde há uma lesão nos membros inferiores, já que a maiorias dos problemas são acarretados nas mãos, pelas pancadas, e nos braços, quando há uma finalização mais forte.
Na edição 24 do WOCS, evento nacional de MMA, em 23 de março desse ano, em Montes Claros (MG), Gustavo Coelho sofreu uma lesão idêntica com a de Anderson Silva (veja o vídeo acima). O peso-leve de 31 anos falou sobre o filme que passou pela sua cabeça ao assistir a cena na luta do Spider.
-  Na hora que eu vi a lesão, me arrepiei e passou um filme na minha cabeça com tudo o que eu sofri nesses nove meses. Revivi todo esse pesadelo. O problema foi o mesmo, até na mesma perna esquerda. Uma lesão nos ossos da tíbia e fíbula, e que não são muito comuns. São muitos os fatores que geraram esse acidente em mim e no Anderson Silva: A sequência forte de treinamentos vai causando microfraturas nos ossos - disse o atleta por telefone ao Combate.com.
Anderson Silva e Chris Weidman luta UFC Las Vegas (Foto: Reuters)Exato momento em que Anderson Silva se lesiona ao chutar Chris Weidman (Foto: Reuters)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Gustavo Coelho, entretanto, não mantém o otimismo da equipe que operou o ex-campeão peso-médio do UFC, que estipulou de três a seis meses para a recuperação. Porém, o lutador fez questão de mandar uma mensagem de apoio a Anderson Silva e, mesmo ressaltando o legado deixado, acredita na volta do Spider.
- No meu caso, precisei fazer a cirurgia e colocar haste de titânio dentro do osso e parafusos para dar sustentação. Mas, mesmo sendo uma lesão feia de se ver, é menos complicado que uma lesão ligamentar, por exemplo. Esse tempo dado é para uma pessoa comum, e não um atleta de alto nível como ele. Nesse tempo ele vai voltar a andar e ter uma vida comum, mas para voltar a treinar e chutar vai demorar mais tempo, talvez um ano. Nove meses depois ainda sinto um pouco de dor, e vou precisar de nova cirurgia para retirar os parafusos. Ele vai voltar aos poucos, treinar leve e pode retornar ao octógono. Mas fora isso tudo, o Anderson Silva vai ser sempre nosso campeão e ninguém vai mudar isso - resumiu, emocionado, Gustavo Coelho.
UFC José Aldo x Chan Sung Jung zumbi coreano (Foto: Agência EFE)No UFC 163, José Aldo fraturou o pé contra Chan Sung Jung (Foto: Agência EFE)
Ainda em 2013, outro campeão brasileiro sofreu uma fratura no UFC. José Aldo, no UFC 163, no Rio de Janeiro, em agosto, quebrou o pé direito na luta contra o coreano Chan Sung Jung. A Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) impôs ao campeão peso-pena  uma suspensão médica de três meses para voltar a lutar. Recuperado, o manauara enfrenta Ricardo Lamas no UFC 169, dia 1o de fevereiro. Há dois anos, Rodrigo Minotauro também se lesionou duramente, quando foi finalizado por Frank Mir, no UFC 140. Ele fraturou o osso úmero, que liga a escápula aos ossos do antebraço. 

Em nova mensagem, Spider diz que precisa da família para se recuperar

'Um bom descanso junto aos meus filhos e esposa vai me ajudar, diz o ex-campeão dos médios do UFC. Ele também agradece o carinho dos fãs

Por Las Vegas, EUA
95 comentários
Anderson Silva segue no hospital se recuperando de uma cirurgia na perna esquerda. O ex-campeão dos médios do Ultimate sofreu fraturas na fíbula e na tíbia durante a luta contra Chris Weidman no UFC 168 ao chutar próximo ao joelho do adversário. Ainda no hospital, o Spider enviou mais uma mensagem para os fãs.
- Quero agradecer a todos meus fãs e amigos pelas mensagens de suporte e carinho. Estou bem, e agora preciso estar junto da minha família. Um bom descanso junto aos meus filhos e esposa vai me ajudar na recuperação. Obrigado, Brasil - escreveu Anderson.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Info FRATURA E CIRURGIA de Anderson Silva - 2 (Foto: Infoesporte)Infográfico sobre a fratura de Anderson Silva (Foto: Infoesporte)

No início da manhã, Anderson já havia se manifestado nas redes sociais.
- Brasil, sinto muito. Não queria ter desapontado vocês. Dei o meu melhor, eu juro! - escreveu Spider em sua conta no Twitter.
O brasileiro sofreu uma fratura na perna esquerda e precisou passar por uma cirurgia na fíbula, procedimento realizado com sucesso pelo Dr. Steve Sanders, cirurgião ortopédico do UFC, em Las Vegas (EUA), local da luta contra Weidman. O tempo de recuperação para uma fratura desse tipo pode variar de três a seis meses.