quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Sasha se dedica a treinos de
vôlei em praia carioca; veja as fotos

Filha de Xuxa e Luciano Szafir adora praticar o esporte
Do R7
SashaWallace Barbosa / AgNews
Veja mais fotos do treino
Sasha faz parte do time juvenil do Flamengo

Publicidade
Sasha Meneghel, 13 anos, foi flagrada treinando vôlei na tarde desta quinta-feira (9) na praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. Essa não é a primeira vez que a menina é fotografada praticando o esporte.

Dinamite, sobre morte no CT: 'Estou chocado, não tenho muito o que falar'

Adolescente de 14 anos, que fazia testes no Vasco, faleceu após passar mal durante treino da equipe sub-15 do clube, em Itaguaí

Por Mariana Kneipp, Thiago Fernandes e TV Globo Rio de Janeiro
Roberto Dinamite  vasco (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)Roberto Dinamite deixa a sede do Vasco
(Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)
O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, deixou a sede do clube na noite desta quinta-feira sem querer comentar a tragédia ocorrida num treino da equipe sub-15 do clube. O mandatário foi econômico nas palavras sobre a morte do jovem W.J.V.S., 14 anos, que treinava no CT da base do Vasco em Itaguaí, na manhã desta quinta. O adolescente passou mal durante atividade e acabou por falecer.
- Estou chocado, muito chocado. O momento é muito duro. Não tenho muito o que falar. Vamos emitir uma nota oficial e está tudo lá - limitou-se a dizer Roberto.
A nota oficial foi emitida às 21h20m, apesar de a morte ter ocorrido pela manhã. Eis a íntegra:
O Club de Regatas Vasco da Gama vem a público lamentavelmente informar o que se segue abaixo:
1- O atleta Wendel Junio Venâncio da Silva, nascido em 9/4/1997, natural de São João Nepomuceno (MG) foi encaminhado ao Club de Regatas Vasco da Gama para teste, com o objetivo de integrar a categoria de base do clube.
2- Apresentou, como de praxe, e obrigatório, atestado de seu médico assistente dando-o como hígido, saudável e apto à prática esportiva, juntamente com os demais documentos solicitados pelo clube. Foi relacionado para efetuar seu período de testes nesta semana, tendo realizado sua primeira avaliação técnica dia 7 de fevereiro e, no dia 9 de fevereiro, a segunda. Cabe a nós informar que os atletas em teste são submetidos a três avaliações técnicas, no período de uma semana, sem caráter competitivo, para a definição de seu aproveitamento ou não no nosso clube. Todos os atletas em teste são respaldados, neste período de avaliação técnica, pelo referido atestado de seu médico assistente. No caso específico desse atleta, o atestado foi emitido em 3 de fevereiro de 2012, dando-o como apto à prática esportiva.
3- No dia de hoje (9/2), data do segundo teste do referido atleta, o mesmo, aos 12 minutos da avaliação, sofreu mal súbito, sendo levado imediatamente à Unidade de Pronto Atendimento. Lamentavelmente informamos que o atleta não resistiu e veio a falecer.
4- O Club de Regatas Vasco da Gama informa também que está prestando todo o apoio à família enlutada.
Segundo depoimento de Romulo Capello Teixeira, assessor especial da vice-presidência médica do Vasco, o menino foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaguaí, mas já chegou morto ao local.
Roberto Dinamite não saiu de São Januário. O Vasco enviou ao Instituto Médico Legal de Campo Grande, Zona Oeste do Rio, além de Romulo Capello Teixeira, o vice médico, Manoel Moutinho, e o chefe médico do departamento de futebol, Clóvis Munhoz. Os pais do atleta também estiveram no IML, onde o corpo do jovem passou por uma necropsia.
O trio de médicos do Vasco retornou à sede do clube por volta de 19h45m. Depois, passou mais de uma hora e meia reunido com Roberto Dinamite e a assessoria de imprensa para discutir o teor da nota oficial.
Como ocorreu o caso
W.J.V.S. passou mal durante o treino matinal no CT do Vasco em Itaguaí. Ele foi levado para a UPA local, mas já chegou morto. Uma senhora identificada como Dionícia, caseira do terreno onde fica o CT, conversou com companheiros de treino do rapaz e disse que, por volta das 9h30m, meia hora depois do início da atividade, o jogador começou a passar mal, desmaiou em campo e teve uma convulsão. Ainda segundo ela, o menino foi imediatamente levado à UPA pelo técnico da equipe, em seu carro particular.
W.J.V.S. fazia testes na categoria infantil, comandada pelo ex-lateral-esquerdo Cássio. Ele chegou ao clube por indicação de outro ex-jogador do clube, Marco Aurélio Ayupe, técnico da escolinha cruz-maltina em São João Nepomuceno, cidade da Zona da Mata mineira, de onde era o garoto. Assim que foram avisados, os pais do atleta e Ayupe pegaram a estrada rumo ao Instituto Médico Legal do bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio, para onde foi levado o corpo.
A polícia investiga o caso. Nos próximos dias, parentes do atleta serão ouvidos para saber se havia algum histórico de problema médico. Segundo a assessoria de imprensa do Vasco, qualquer atleta que faz testes nas categorias de base deve apresentar atestado.
Os investigadores aguardam também o laudo da necropsia feita no corpo do jogador no IML de Campo Grande. Ele é que vai atestar qual foi a causa da morte de W.J.V.S.

Com dor no joelho, Dedé jogou contra o Nacional no sacrifício

Decisão de entrar em campo foi tomada minutos antes de o jogo começar

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Quando Dedé subiu sem qualquer companheiro para começar o aquecimento em São Januário antes do jogo contra o Nacional, a torcida ficou preocupada. Ao seu lado, um preparador físico e um médico comandavam exercícios específicos para o jogador. O teste mostrava claramente que algo não estava normal com o zagueiro. Durante a semana, ele foi poupado de alguns treinos por causa de dores no joanete do pé direito e no joelho esquerdo, frutos de uma pancada sofrida contra o Friburguense, no domingo. E quase ficou fora da estreia da Libertadores.

Ainda com muitas dores, Dedé se juntou aos companheiros na manhã de quarta, como havia sido acordado entre atletas e comissão técnica, já que a concentração foi cancelada por conta do atraso dos salários. Ao contrário do discurso otimista de toda a semana, o zagueiro e os médicos do clube sabiam que ele não estava 100% e que seria necessário esperar até o último minuto. Após o teste, uma conversa entre jogador e comissão técnica garantiu sua presença.
Dedé deixou São Januário bastante chateado com a derrota por 2 a 1. Ainda mais porque o lance do primeiro gol adversário teve participação sua, já que desviou o cruzamento da esquerda e desviou a bola de Fernando Prass. É pouco provável que o jogador fale nos próximos dias com a imprensa.
Apesar de ter jogado no sacrifício contra o Nacional, o jogador não deve fazer o mesmo neste domingo, contra o Fluminense. Sua participação no clássico vai depender da recuperação do joelho, mas, como ainda faltam quatro dias para o jogo, é provável que ele esteja em campo no domingo, no Engenhão.

Cristóvão nega nervosismo do Vasco na estreia da Libertadores

Para treinador, má atuação do time foi reflexo da boa marcação do Nacional

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
A quantidade de erros de passes contra o Nacional foi determinante para a derrota por 2 a 1, em São Januário, nessa quarta-feira. Esta, pelo menos, foi a avaliação do técnico Cristóvão Borges. Mas o que teria provocado tantos erros? O nervosismo de alguns jogadores na estreia na fase de grupos da Libertadores poderia ser uma explicação. O treinador, entretanto, rechaça essa hipótese.
- Quando os jogadores têm dificuldade, tentam se livrar delas. Mas não que tenham ficado nervosos. A marcação do time deles foi muito boa. Sentimos dificuldade pela pressão que sofremos - disse.
Contra o Nacional, o Vasco acertou 220 de 261 passes, um índice de acerto de 84% - no Brasileirão, por exemplo, a média dos 20 times foi de 88%. Juninho, principal responsável pelo toque de bola do time, acertou 28 de 36 passes (índice de 78%).
Cristóvão disse que a estratégia do adversário de marcar sob pressão já era esperada, mas que o Vasco não conseguiu superá-la.
- Já tínhamos conversado sobre isso porque sabíamos que essa era uma realidade. Tivemos pouca mobilidade no segundo tempo, com isso, o time ficou lento e o resultado mais difícil de sair.
O Vasco volta a campo neste domingo, contra o Fluminense. O clássico, válido pelo Grupo B da Taça Guanabara, será disputado no Engenhão, a partir das 19h30m (horário de Brasília).

Felipe e Juninho Pernambucano: o dia em que, juntos, ídolos não decidiram

Escalados para dar experiência e qualidade ao Vasco, líderes não foram capazes de ajudar o time na derrota para o Nacional, pela Libertadores

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Desde que se reencontraram em São Januário, no segundo semestre de 2011, Juninho Pernambucano e Felipe haviam iniciado nove partidas juntos como titulares. Em todas o objetivo era dar ao Vasco maior qualidade nos passes e aumentar as chances de gol. Em apenas uma a equipe havia perdido. Nessa quarta-feira, um novo revés. O Nacional do Uruguai fez 2 a 1 em São Januário e jogou um balde de água fria na expectativa em relação à expectativa criada pelo retorno do time à Libertadores após 11 anos.
Em 1998, quando o Vasco ganhou a competição, Juninho e Felipe eram peças de uma engrenagem encaixada. Em 2011/2012, são sinônimo de experiência e passes precisos, o que compensaria a perda de força na marcação. Mas nessa quarta-feira o que se viu foi um time nervoso em alguns momentos. E Juninho errou oito dos 36 passes - um índice de acerto de 78%, bem abaixo dos apenas razoáveis 84% do time.
Números de Juninho:
Finalizações: 2
Passes: 36 (28 certos, 8 errados)
Bolas levantadas: 10
Faltas cometidas: 1
Faltas sofridas: 2
Roubadas de bola: 1
 
Números de Felipe:
Finalizações: 0
Passes: 21 (21 certos, 0 errado)
Bolas levantadas: 2
Faltas cometidas: 0
Faltas sofridas: 2
Roubadas de bola: 0
Após uma atuação apagada, Felipe deixou o campo aos 15 minutos do segundo tempo para a entrada do atacante Carlos Tenorio. Juninho atuou durante todo o jogo e deu o passe para Alecsandro marcar - além de colocar a bola na cabeça de Tenorio, que fez um gol anulado acertadamente por impedimento.
O técnico Cristóvão Borges não se mostrou arrependido por optar mais uma vez pela dupla começando como titular. No entanto, admitiu que o objetivo planejado com isso não saiu como o esperado.
- Com as peças que eu tinha para esse jogo, não dava para marcarmos em cima, como é nosso hábito, mas tentamos fazer o que nossa equipe tem de melhor, que é o toque de bola. Erramos muitos passes, e isso fez com que a equipe se desorganizasse um pouco - observou.
Ainda não se sabe se o treinador repetirá a opção no segundo jogo pela Libertadores, contra o Alianza Lima, em São Januário, dia 6 de março. No entanto, até lá, Juninho e Felipe continuarão a ser peças importantes. Titulares ou não, serão deles a voz que buscará recolocar o grupo emocionalmente nos eixos para se superar no campo e ajudar a lidar com questões administrativas, como o atraso no pagamento dos salários.
Em noite de Neymar, craque marca três, Santos vira e goleia o Botafogo
Atacante desequilibra em atuação irregular do Peixe e dá ao time a segunda vitória no Paulistão, por 4 a 1, sobre o Pantera, em Ribeirão Preto
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Para quem tem Neymar, 15 minutos são o bastante para transformar uma má atuação em goleada. E o torcedor santista pôde comemorar: finalmente, o Peixe estreou no ano do centenário. Lento, apático e sem objetividade na primeira etapa, o time ouviu uma bronca do técnico Muricy Ramalho no intervalo e voltou ligado do vestiári. Estavam todos tão "elétricos" que acenderam a estrela de Neymar. Resultado: com três gols do craque, o Peixe venceu o valente Botafogo, por 4 a 1, nesta quinta-feira, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Felipe Anderson marcou o quarto já nos acréscimos do segundo tempo.
A atuação santista, no entanto, não foi das melhores. De bom, a estreia do lateral Fucile – que entrou no segundo tempo e deu novo poder ofensivo ao time – e a capacidade de Neymar em decidir uma partida. O uruguaio, inclusive, deve ser titular na estreia do time na Libertadores, quarta-feira, contra o Strongest-BOL. O meia Camilo, após boa jogada de ataque do Botafogo, marcou o gol do time da casa após falha defensiva do Alvinegro. Neymar, de cabeça, de pênalti, e por cobertura marcou seus 101º, 102º e 103º gols na carreira.
O Santos volta a campo no próximo domingo, às 19h30, contra o Linense, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo. No mesmo horário, o Botafogo vai a São Paulo enfrentar a Portuguesa, no Canindé.
neymar botafogo-sp x santos (Foto: Célio Messias/Agência Estado)Neymar parte pra cima da marcação do Botafogo de Ribeirão (Foto: Célio Messias/Agência Estado)
Lentidão santista e gol botafoguense
O primeiro tempo foi de massacre santista na posse de bola, mas vitória botafoguense no placar. Preso no campo de defesa, o Botafogo tinha postura bem definida: apostava em um contra-ataque para sair na frente. Aparentava certo medo do atual campeão da Libertadores. Graças à lentidão e fraca atuação do time santista, no entanto, o Pantera logo percebeu que poderia descer ao vestiário com vantagem. E foi premiado.
No lado do Peixe, Neymar começou melhor. Com boa movimentação perto da grande área adversária, criava as melhores jogadas no início da partida e pareciar forma dupla promissora ao lado do artilheiro Alan Kardec que, centralizado, prendia a marcação. Só parecia. Até os 36 minutos de bola rolando, festa da torcida no estádio Santa Cruz apenas quando o zagueiro Gustavo Bastos aplicou um chapéu em Neymar, meio sem querer.
Com a faixa de capitão no braço, Elano fez as pazes com o técnico Muricy Ramalho e protagonizou a melhor jogada alvinegra. Cortou a marcação, invadiu a área cara-a-cara com o goleiro Juninho e se preparou para o golaço. O chute, péssimo, passou longe, por cima do gol. Tamanha displicência santista – parecia achar que definiria o jogo a qualquer momento – foi punida. O Botafogo fez boa jogada pelo lado esquerdo, Fabinho cruzou na área, Henrique falhou no corte e Camilo bateu de primeira, tirando do goleiro Rafael. Aí, sim, a torcida botafoguense pôde fazer a festa.
Sorte de quem tem Neymar...
Junto com a bronca no vestiário, Muricy mandou o Santos de volta ao campo com uma alteração. O lateral Fucile, sem nem ter sido apresentado oficialmente, substituiu Pará e fez sua estreia na lateral direita. E logo no primeiro lance, deu mostra da famosa raça uruguaia. Ligado no jogo, recebeu linda bola enfiada de Paulo Henrique Ganso e desceu o pé, no canto – Juninho se esforçou para fazer linda defesa.
O Santos voltou melhor, veloz, mas o Bota mantinha a coragem. Aproveitando-se das falhas de marcação no meio-de-campo santista (Henrique e Arouca não se entendiam), o time da casa não se acanhou e, em vez de tentar segurar o placar, buscou o segundo gol a todo instante. O Peixe, perdido, assustava pouco, mas também chegava. Em boa jogada, Ganso buscou Neymar, mas a zaga cortou. Na sobra, Fucile chutou e novamente deu trabalho para o goleiro.
Com Rentería, Muricy tentou dar mais presença de área à equipe santista. Alan Kardec voltava para buscar a bola e Neymar, quando escapava da marcação do estreante Alessandro, ex-Botafogo-RJ, também tentava jogadas de efeito. Mas quem tem uma estrela do calibre de Neymar sabe que a qualquer instante o destino do jogo pode mudar. Mesmo quando ele parecia em noite apagada, brilhou mais uma vez. Em cobrança de falta pela esquerda de Paulo Henrique Ganso, Neymar subiu sozinho na área e cabeceou para o fundo do gol – quase uma reprise do 100º gol, marcado contra o Verdão.
neymar botafogo-sp x santos (Foto: Bê Caviquioli/Futura Press)Neymar comemora com Alan Kardec um dos gols sobre o Botafogo-SP (Foto: Bê Caviquioli/Futura Press)
Como se alguém ainda duvidasse, na jogada seguinte, o camisa 11 mostrou mais uma vez por que é um dos melhores do mundo. Logo na saída de bola, roubou do Botafogo, fez linda jogada individual e foi derrubado na grande área. Pênalti sofrido, bola no canto e mais um gol dele. Já no fim do jogo, o craque ainda recebeu de Felipe Anderson, apareceu sozinho na pequena área e tocou por cobertura, para matar o jogo. Virou goleada. No minuto seguinte, a jogada se inverteu: Neymar deixou para Felipe Anderson fechar a conta. Em 15 minutos, 4 a 1 para o Santos. Ou melhor, 4 a 1 para Neymar.

Oscar faz justiça e dá vitória ao
Inter contra o Juan Aurich-PER

Envolvido em imbróglio judicial com o São Paulo, meia brilha na estreia
colorada na fase de grupo da Libertadores. Dátolo entra e deixa o seu

Por Diego Guichard Porto Alegre
Até que alguém prove o contrário, Oscar é do Inter. E o camisa 16 foi justamente a principal peça na vitória por 2 a 0 do Colorado sobre o Juan Aurich, do Peru, na noite desta quinta-feira, em um Beira-Rio com aproximadamente 30 mil torcedores - Dátolo voltou a mostrar que tem estrela e, no fim do jogo, completou o placar.
Oscar é alvo de disputa com o São Paulo, que recuperou na Justiça os direitos sobre o jogador. No entanto, ele só será notificado oficialmente pelo Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP) quando a decisão for publicada no Diário Oficial, o que ocorrerá no próximo dia 17 de fevereiro.
O Tricolor alega que Oscar não tinha direito de assinar com o Inter, que comprou ano passado 50% dos direitos do jovem meia. Ele começou no Morumbi em 2004, com 13 anos, e aos 16, emancipado pela mãe, fechou com o clube paulista um contrato de cinco anos - vice de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes chegou a ironizar o gol marcado contra a equipe peruana.
Imbróglio à parte, o Inter larga na primeira colocação do Grupo 1 da Libertadores, com três pontos - The Strongest, da Bolívia, e Santos completam a rodada na próxima quarta-feira, no estádio Hernando Siles, em La Paz. O próximo compromisso do Colorado pela competição sul-americana é justamente contra o Peixe, atual campeão, no dia 8 de março, às 19h30m (de Brasília), na Vila Belmiro.
Antes, no entanto, volta a campo pelo Campeonato Gaúcho. Neste domingo, no estádio Centenário, enfrenta o Caxias, às 17h (de Brasília). O Inter, com um jogo a menos, é o quarto colocado do Grupo A da Taça Piratini, primeiro turno do estadual.
oscar internacional x juan aurich (Foto: EFE)Oscar brilhou com gol e muita disposição em campo (Foto: EFE)
O problema judicial com o São Paulo fez de Oscar o personagem da semana. Na chegada ao Beira-Rio, se disse “tranquilo” para atuar. Quem não chegou junto com a delegação colorada foi o volante Tinga. Com dores na coxa direita, deverá parar por até 30 dias. Bolatti é o substituto imediato.
Antes da partida, o zagueiro Fleitas polemizou ao afirmar: “vocês acham que vou deixar o D’Alessandro passar?”. A frase soou como um aviso de que o argentino não teria paz em campo. Foi exatamente o que aconteceu. Em seis minutos, o camisa 10 do Inter já havia sofrido quatro faltas.
Com a bola rolando, não se via uma boa partida tecnicamente. O time colorado martelava na defesa adversária, mas pouco criava efetivamente. Forte fisicamente, os peruanos batiam, empurravam, complicavam.
Gol “Eu sou daqui”
A muralha do Juan Aurich durou 24 minutos. Foi quando Oscar recebeu no meio de campo, tabelou com Leandro Damião e, da entrada da área, bateu de canhota, rasteira, com categoria: 1 a 0. Era o gol “Eu sou daqui”. Na comemoração, o garoto correu para a frente da torcida, apontou para o símbolo e depois para o gramado.
A violência excessiva do time visitante foi punida aos 36 minutos. Ortiz cometeu falta dura e, como já tinha recebido o amarelo, acabou expulso. Mesmo com um a mais, o Inter não era objetivo ofensivamente. Somente aos 45 saiu a segunda chance de gol, com chute de Dagoberto. A melhor oportunidade veio um minuto depois, quando Kleber surgiu da defesa como homem surpresa e bateu cruzado, na rede pelo lado de fora.
Pelo lado adversário, uma única e tímida chance, aos 44. Valencia aproveitou rebote e desferiu pancada da intermediária, que não teve problema para ser defendida por Muriel.
Pressão total
d'alesandro internacional x juan aurich (Foto: Fábio Berriel/Agência Estado)D'Alessandro em ação no Beira-Rio
(Foto: Fábio Berriel/Agência Estado)
Na volta do intervalo, Índio foi para o gramado, troteou, mas não teve jeito. Pediu para sair e foi substituído por Bolívar. Com um a mais, o Inter se lançou todo ao campo ofensivo. Por outro lado, o Juan Aurich praticamente só se defendia, mantendo apenas Zuñiga no ataque. Por vezes, a retranca era com oito jogadores postados na defesa. Não acionado, Muriel se aquecia na área colorada.
Sem penetração na área, a alternativa encontrada pelo Inter era com chutes de fora da área. Aos 11, Oscar tirou tinta da trave. Três minutos depois, Damião exigiu defesa monumental de Penny, com uma conclusão que tinha endereço do ângulo esquerdo.
Penny, aliás, se tornou o destaque individual da segunda etapa. Primeiro, se esticou todo no gramado e evitou aquele que seria gol de Bolatti. Já aos 39, fechou o ângulo e novamente brecou Damião. O centroavante havia tentado de “cavadinha”. O Juan Aurich subiu pouco ao ataque. Chegou a levar perigo em alguns cruzamentos, mas não teve chance real de gol.
Quem conseguiu marcar foi Jesus Dátolo, aos 45 minutos. O argentino, que havia substituído Bolatti, aproveitou sobra sobrada na área e soltou uma pancada. A bola rebateu no travess

Após 'perder' computador, fotógrafo manda a conta para Emerson Sheik

Chute do atacante atinge o notebook de Marcos Ribolli, e
a tela é completamente destruída. Prejuízo é de R$ 1.050

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
O Corinthians ficou no empate em 1 a 1 com o Mogi Mirim, na última quarta-feira, e perdeu a chance de assumir a liderança do Paulistão, ao menos provisoriamente. O prejuízo, porém, não foi só do Timão. Pouco depois de Emerson abrir o placar para o Alvinegro, em uma cobrança de pênalti, o atacante cortou uma bola e acertou em cheio o notebook do fotógrafo do GLOBOESPORTE.COM Marcos Ribolli. A tela do computador ficou em pedaços.
– Estava transmitindo a foto do gol e não prestei atenção. Não deu tempo de colocar o pé na frente. Agora não vou conseguir trabalhar. Foi um prejuízo, porque o equipamento é todo meu – disse o fotógrafo, logo após o acidente.
Esta quinta foi dia de Marcos Ribolli fazer conta. Ele não tem seguro para o equipamento e teve de tirar do próprio bolso o conserto. O fotógrafo pagou R$ 1.050 por uma tela nova. Depois do confronto, o Sheik se desculpou com o Marcos Ribolli.
– Perdão, cara. Fui eu mesmo? Eu vou ter de pagar outro? Eu posso mandar consertar. Quer? Perdi o jogo, e ainda dei prejuízo – disse o atacante, confundindo o resultado final da partida.
Promessa é dívida. Agora, o fotógrafo vai mandar a conta para o jogador corintiano para reparar o dano em seu notebook.
– Se ele quiser fazer uma força e pagar, eu vou aceitar. Vou entregar a conta para ele – disse Ribolli.

Jogador sub-15 morre durante treino no CT do Vasco em Itaguaí

Atleta de 14 anos ainda foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento, mas já estava morto quando chegou ao local

Por Mariana Kneipp, Thiago Fernandes e TV Globo Rio de Janeiro
Marco Aurélio Ayupe e Casio CT Vasco (Foto: Fabiano Rocha / Extra)Ayupe e Cássio choram a morte do jogador
(Foto: Fabiano Rocha / Extra)
Uma tragédia ocorreu na manhã desta quinta-feira nas categorias de base do Vasco. Um adolescente de 14 anos que estava em testes no CT que o clube utiliza em Itaguaí se sentiu mal durante um treino e não resistiu. Romulo Capello Teixeira, assessor especial da vice-presidência médica do Vasco, informou em depoimento que o menino foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaguaí, mas já chegou morto ao local.
Uma senhora identificada como Dionícia, caseira do terreno onde fica o CT, conversou com companheiros de treino do rapaz e disse que, por volta das 9h30m, meia hora depois do início da atividade, o jogador começou a passar mal, desmaiou em campo e teve uma convulsão. Ainda segundo ela, o menino foi imediatamente levado à UPA pelo técnico da equipe, em seu carro particular.
W.J.V.S. fazia o seu segundo teste na categoria infantil, comandada pelo ex-lateral-esquerdo Cássio. Ele chegou ao clube por indicação de outro ex-jogador do clube, Marco Aurélio Ayupe, técnico da escolinha cruz-maltina em São João Nepomuceno, interior de Minas Gerais, cidade do rapaz. Antes da tragédia, estava programado um outro treino para a parte da tarde, mas a atividade havia sido cancelada porque não havia previsão de almoço para os jogadores.
Jovem era de São João Nepomuceno, Minas Gerais
Terreno CT Vasco  (Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com)Dionícia, caseira do terreno onde fica o CT da base
do Vasco (Foto: Mariana Kneipp/Globoesporte.com)
Após o ocorrido, o clube enviou até Itaguaí o vice-presidente médico, Manoel Moutinho, e o chefe do departamento médico do futebol, Clovis Munhoz. Só depois que receber informações detalhadas o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, vai se pronunciar. Os treinos da categoria sub-15 estão suspensos até a semana que vem. O futebol feminino, sub-15 e sub-17, teve as atividades desta sexta canceladas.
O garoto era da cidade de São João Nepomuceno, munícipio mineiro que fica próximo à divisa com o estado do Rio de Janeiro. Assim que foram avisados, os pais do atleta e Ayupe pegaram a estrada rumo ao Instituto Médico Legal do bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio, para onde foi levado o corpo.
A polícia investiga o caso. Nos próximos dias, parentes do atleta serão ouvidos para saber se havia algum histórico de problema médico. Segundo a assessoria de imprensa do Vasco, qualquer atleta que faz testes nas categorias de base deve apresentar atestado.
Os investigadores aguardam também o laudo da necropsia feita no corpo do jogador no IML de Campo Grande. Ele é que vai atestar qual foi a causa da morte de W.J.V.S.
Pedrinho Vicençote aluga espaço ao Vasco
Terreno CT Vasco  (Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com)Terreno do CT alugado pelo Vasco em Itaguaí
(Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com)
O CT em Itaguaí usado pelo Vasco para as categorias de base é de propriedade do empresário Pedrinho Vicençote, ex-lateral de Vasco, Palmeiras e Seleção Brasileira. O clube alugou o espaço. Pedrinho lamentou o ocorrido, mas deixou claro que pouco sabe sobre o que acontece por lá.
- O espaço é meu, mas está com o Vasco, quase não vou lá. Fiquei sabendo há pouco, pela internet, e também não tenho outras informações. Pelo que soube, o Vasco já estava cuidando para prestar toda solidariedade à família neste momento difícil - disse Pedrinho, por telefone.
Entrevista de Edmundo cancelada
A princípio marcada para esta quinta-feira, a entrevista coletiva a respeito da despedida de Edmundo foi adiada para o dia 16, próxima quinta-feira, às 18h.
Nota oficial
Às 21h20m, o Vasco soltou um comunicado em seu site oficial lamentando a morte do garoto e informando que, antes de iniciar os testes, ele apresentou atestado médico - exigido pelo clube - considerando-o apto à prática esportiva. Confira o texto na íntegra:
O Club de Regatas Vasco da Gama vem a público lamentavelmente informar o que se segue abaixo:
1- O atleta Wendel Junio Venâncio da Silva, nascido em 9/4/1997, natural de São João Nepomuceno (MG) foi encaminhado ao Club de Regatas Vasco da Gama para teste, com o objetivo de integrar a categoria de base do clube.
2- Apresentou, como de praxe, e obrigatório, atestado de seu médico assistente dando-o como hígido, saudável e apto à prática esportiva, juntamente com os demais documentos solicitados pelo clube. Foi relacionado para efetuar seu período de testes nesta semana, tendo realizado sua primeira avaliação técnica dia 7 de fevereiro e, no dia 9 de fevereiro, a segunda. Cabe a nós informar que os atletas em teste são submetidos a três avaliações técnicas, no período de uma semana, sem caráter competitivo, para a definição de seu aproveitamento ou não no nosso clube. Todos os atletas em teste são respaldados, neste período de avaliação técnica, pelo referido atestado de seu médico assistente. No caso específico desse atleta, o atestado foi emitido em 3 de fevereiro de 2012, dando-o como apto à prática esportiva.
3- No dia de hoje (9/2), data do segundo teste do referido atleta, o mesmo, aos 12 minutos da avaliação, sofreu mal súbito, sendo levado imediatamente à Unidade de Pronto Atendimento. Lamentavelmente informamos que o atleta não resistiu e veio a falecer.
4- O Club de Regatas Vasco da Gama informa também que está prestando todo o apoio à família enlutada.
Roberto Dinamite
Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama
Manoel Moutinho
Vice-presidente Médico
Rômulo Capello Teixeira
Assessor Especial da Vice-presidência Médica
Clóvis Munhoz
Diretor Médico
Papai venceu: Fla joga mal, mas bate Madureira na reestreia de Joel
Gol contra no segundo tempo ameniza rendimento pobre do time rubro-negro, que encerra sequência de empates no Carioca. R10 erra pênalti
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Papai Joel voltou com vitória ao Flamengo. Mas a presença à beira do campo dele e de sua fiel escudeira, a prancheta, não apagou as falhas habituais do time rubro-negro em 2012. Com mais uma atuação fraca, Ronaldinho Gaúcho (vaiado nos minutos finais) e seus companheiros bateram o Madureira por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, no Engenhão. O camisa 10 desperdiçou um pênalti.
ronaldinho gaucho renato abreu deivid flamengo x olaria (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Comemoração: foi de Renato o cruzamento que rendeu gol contra (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
A vitória foi fruto de um gol contra, com autoria de Thiago Medeiros, no segundo tempo, após cruzamento de Renato. Até ali, o Flamengo era inferior ao Madureira. O resultado quebra a sequência de empates do Rubro-Negro no Campeonato Carioca. Os três jogos anteriores pelo Estadual haviam terminado em 0 a 0.
A vitória, porém, não coloca o Fla entre os classificados do Grupo A. Com os mesmos nove pontos dos líderes, o time de Joel Santana fica atrás de Resende e Botafogo nos critérios de desempate. O Madureira, com quatro, é o penúltimo da chave.
As duas equipes voltam a campo no domingo. O Flamengo encara o Nova Iguaçu em Macaé, e o Tricolor Suburbano visita o Resende.

A bola é velha...
Técnico novo. Uniforme novo. Mas a bola foi a mesma de antes. O Flamengo apresentou um repeteco de seus problemas habituais na reestreia de Joel Santana como comandante do time rubro-negro. A bola foi aquela dos últimos jogos: erros de passes, distância entre os setores, pouca criatividade. No 0 a 0 do primeiro tempo, o Madureira jogou melhor.
E desde o início. Nos primeiros minutos, enquanto o Flamengo parecia tentar reconhecer um terreno ao qual está mais do que acostumado, o adversário atacava, trocava passes, incomodava. Chute fraco de Dinei foi a primeira tentativa do Madureira.
E não seria a única. Felipe viu diversas pancadas rumarem em sua direção. Rodrigo arriscou. Michel Santos também. Mas faltou precisão. Cruzamentos para a área, com a zaga insegura, também deixaram perigo no ar.
O Flamengo também teve suas chances. Com Ronaldinho novamente apagado e Renato errando muito, Léo Moura foi o caminho para o ataque. As duas melhores chances do time de Joel Santana passaram por ele. Primeiro, em assistência para Bottinelli, que desviou para fora; depois, em cruzamento para Deivid, que emendou bicicleta bonita, daquelas que rendem golaço – mas que também não acertou o alvo.
Gol contra salva
O Flamengo voltou para o segundo tempo com Negueba no lugar de Bottinelli. Mas a equipe seguiu sem se encontrar. O Madureira tinha liberdade para trocar passes, dando sinais de que a vida rubro-negra não seria fácil. Mas aí pintou o lance que determinou a vitória do Fla.
Foi aos sete minutos. Ronaldinho acionou Renato pela esquerda, e dali saiu o cruzamento. A bola foi na direção de Deivid, mas não chegou até ele. Antes, o zagueiro Thiago Medeiros desviou contra. O goleiro Márcio não teve o que fazer. Mal no jogo, o Flamengo pulava na frente graças a uma falha do oponente.
O gol deixou o jogo ainda mais morno. A impressão era de que só um terremoto poderia agitar a partida. Ou um pênalti. Aos 33 minutos, Léo Moura fintou Bill dentro da área e foi derrubado. Ronaldinho Gaúcho se posicionou para cobrar. Enfiou velocidade na chuteira. E isolou. A bola passou muito acima do travessão.
No lance seguinte, em falta na beirada da área, a torcida do Flamengo pediu para que Renato cobrasse. Gritou o nome dele. Lá foi Ronaldinho, novamente sem precisão. Resultado: vaias.
O Madureira não teve forças para reagir. O Flamengo, sem grandes problemas, levou o jogo até o final. Em sua reestreia, o Papai Joel venceu. E viu que tem um bocado de problemas para corrigir.
 

Parente diz que esposa de Kleber foi barrada em apartamento do casal

Após registrar boletim de ocorrência contra o jogador do Grêmio, Débora Favarini teria sido impedida de entrar em condomínio em Osasco-SP

Por Rodrigo Faber São Paulo
Débora Favarini, esposa do atacante Kleber do Grêmio (Foto: Wesley Santos / Ag. Estado)Débora Favarini, esposa do atacante Kleber do
Grêmio (Foto: Wesley Santos / Ag. Estado)
Débora Favarini, mulher do atacante Kleber, do Grêmio, teria sido impedida de entrar no apartamento do casal em Osasco-SP, na tarde desta quinta-feira, segundo um parente dela, que a acompanhava.
Após registrar um boletim de ocorrência no sábado, afirmando que o Gladiador a havia agredido com um soco na cabeça, Débora foi até a residência onde vivia com o jogador para retirar alguns pertences, mas teria sido barrada pela segurança na entrada do condomínio. De acordo com esse parente dela, que não quis se identificar, a ordem para impedir a entrada partiu do próprio Kleber.
Débora e o parente chamaram a Polícia Militar para tentar resolver a situação, mas nem assim conseguiram entrar no condomínio. O caso a deixou indignada, já que, oficialmente, ela ainda é casada com o Gladiador e o apartamento pertence aos dois.
Em contato por telefone, Débora explicou que não tinha condições psicológicas de falar com a reportagem e passou o celular para o parente que a acompanhava. Foi ele quem deu a versão de Débora para o caso.
– Ela ainda é casada com ele e tem a certidão. Falaram para a gente que o Kleber mandou uma mensagem para o síndico, proibindo qualquer pessoa de entrar lá. Ele fez isso sem qualquer autorização judicial. A Débora disse que não queria levar nada que não fosse dela ou da Giovana (filha do casal), como o carrinho de bebê, por exemplo, mas não teve acordo – afirmou.
Desde domingo, quando surgiu a acusação, Kleber ainda não se pronunciou. O empresário dele, Giuseppe Dioguardi, não atendeu aos telefonemas da reportagem e nem retornou os recados até o fechamento deste texto.
Segundo o parente de Débora, a Polícia teria demorado 4h30m para chegar ao local com uma viatura. Sem solução para o impasse, os oficiais sugeriram que se todos se dirigissem à delegacia mais próxima para fazer boletim de ocorrência. Com voo marcado para Belo Horizonte, Débora não pôde registrar o caso.
O familiar da esposa de Kleber disse que a segurança do condomínio ficou com medo de que órgãos de imprensa aparecessem no local e que a polêmica fosse divulgada. Ele afirmou ter filmado os rostos dos policiais que conversaram com Débora no local, além da placa da viatura que eles dirigiam.

Pronto para clássico, Douglas deixa a camisa 10 do Timão para Adriano

Meia é apresentado, mas seu manto alvinegro ainda não tem número. Ele diz estar pronto para estrear no clássico contra o São Paulo

Por Anderson Rodrigues e Gustavo Serbonchini São Paulo
Douglas, o “Maestro” – como gosta de ser chamado –, voltou ao Corinthians, mas agora com o Imperador no elenco. Apresentado na tarde desta quinta-feira no CT Joaquim Grava, o meia tentou passar humildade e afirmou: está pronto para o clássico contra o São Paulo, domingo, às 17h (de Brasília), no Pacaembu.
douglas corinthians (Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com)Douglas recebe a camisa de Roberto de Andrade (Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com)
O meia, 29 anos, deixou o Grêmio e assinou com o Timão por três temporadas. Desde domingo treinando no Timão, e com seu nome no BID (Boletim Informativo Diário), Douglas tem condições de atuar. Enquanto respondia às perguntas sobre sua volta ao clube, o meia usava uma camisa que não tinha número nas costas.
– A camisa 10 já tem dono. Eu me identifico (com ela), mas o Adriano é o dono. Vamos esperar o pessoal definir – disse Douglas, que usou o número no Criciúma, São Caetano, Corinthians (2008/2009) e Grêmio.
Nesta quinta, ele participou de um coletivo. Na primeira parte, estava no time formado sem Adriano. Na outra, Douglas fez dupla com o Imperador.
Douglas no treino do Corinthians  (Foto: Ag. Estado)Douglas treina com o Timão desde domingo e
pode estrear contra o São Paulo (Foto: Ag. Estado)
– Ganhar um classico dá moral. Se vencer, ajuda na estreia da Libertadores. Independentemente de quem jogar, sabemos que vai fazer o possível pela vitória. Estou pronto para domingo – disse o meia.
Douglas diz que é pé-quente contra o São Paulo e espera repetir a história agora em sua nova passagem. Com a camisa do Timão, ele fez quarto partidas contra o rival: três vitórias e um empate em 2009, com um gol.
– Pelo São Caetano e Corinthians lembro de nunca ter perdido para o São Paulo. Isso é bom. Estou tranquilo e motivado. É uma motivação ainda maior pela estreia – afirmou Douglas.

Atleta espanhol tem coxa perfurada por pedaço de madeira durante jogo

Apesar da imagem forte, jogador de 26 anos teve o objeto retirado, ganhou
alta do hospital e vai se recuperar em casa. Ele promete denunciar o ginásio

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona
jogador de futebol de salão Barcelona ferido (Foto: Reprodução/ABC.es)Jogador de futsal espanhol é atingido por pedaço
de madeira durante jogo (Foto: Reprodução/ABC)
Um jogador de futsal amador teve a perna perfurada por um pedaço de madeira de cerca de meio metro, no último sábado, na Espanha, durante o jogo entre o Peña Sang Culé de Barcela e o Cornellá. Identificado apenas como Jose P., o atleta de 26 anos teve a coxa esquerda atravessada pela lasca da tábua, que se desprendeu do piso do ginásio. As informações são do jornal catalão "ABC".
De acordo com o jornal, o incidente aconteceu aos 18 minutos de jogo, quando Jose tentava fazer uma jogada pelo lado direito da quadra. No lance, a placa se desprendeu do piso e o atingiu. Apesar da imagem forte, Jose não teve maiores complicações. A madeira não danificou o osso, nem músculo, artéria ou nervo.

- As enfermeiras fizeram fotos comigo porque nunca tinham visto nada parecido . A verdade é que eu tive muita sorte - disse Jose.

No hospital local, ele teve o objeto retirado pelos médicos, ganhou alta e ficará se recuperando em casa nos próximos dias. Ainda assim, o jogador disse que vai denunciar o ginásio San Ildefonso.

- Poderia ter acontecido algo muito mais grave. No Brasil morreu um jogador por isso - declarou.
O caso citado por Jose é o de Robson Rocha. O jogador de 23 anos morreu em março de 2010 num incidente parecido. Durante um jogo de futsal em Guarapuava, no Paraná, o brasileiro foi atingido por uma placa que se soltou do piso e atingiu sua perna direita e o abdômen, afetando também o intestino. Eles o tiraram da quadra ainda consciente, ele passou por uma cirurgia, mas não resistiu e morreu no dia seguinte.

Agradável aos olhos


qui, 09/02/12
por Rafael Lopes |
Novo carro da McLaren, o MP4/27
3 – Jenson Button (ING)
4 – Lewis Hamilton (ING)

Sem dúvidas, o carro mais bonito do ano. O MP4/27 da McLaren foi o único até agora que não contou com o horrendo degrau na parte dianteira do carro, ocasionado pelo novo regulamento que limitou a altura do bico em 55 centímetros (clique aqui, veja o infográfico e entenda o motivo). Como a equipe inglesa sempre investiu em cockpits mais baixos do que os das rivais, os engenheiros da equipe conseguiram manter a frente longilínea, elegante e parecida com a do ano passado. Resta ver se dará certo neste ano.
O fato é que o modelo com o qual a McLaren espera deter o domínio da RBR tem aerodinâmica mais refinada que o dos rivais. Com o MP4/27, a equipe inglesa apostou em uma evolução clara do carro que venceu seis GPs em 2011 e ajudou o time a ficar com o vice-campeonato de construtores. E a maior parte das alterações está na parte traseira, que teve de ser repensada após a proibição do escapamento aerodinâmico (ou difusor soprado), que usava os gases liberados pelo motor para ganhar downforce, principalmente nas curvas. Os engenheiros optaram por fazer laterais mais convencionais, abandonando o formato em “U” do ano passado.
Novo carro da McLaren, o MP4/27
Com uma evolução dos conceitos de 2011, a McLaren pretende evitar um início complicado como o do ano passado. Os problemas nas primeiras corridas praticamente sepultaram as chances de Lewis Hamilton e Jenson Button de lutar pelo título no campeonato. Com um chassi evoluído, o mesmo tamanho do tanque de combustível e o mesmo câmbio, a equipe pôde reduzir um pouco a distância entreeixos do carro. Com isso, o desempenho nos circuitos mais travados, com curvas mais fechadas, deve melhorar. As mudanças nas laterais seguiram o conceito lançado por Adrian Newey na RBR, com entradas de ar retangulares para os radiadores.
Outra alteração visível está na entrada de ar posicionada acima da cabeça do piloto. No ano passado, a equipe inglesa adotou uma solução ousada, com três orifícios (dois na tampa do motor). Em 2012, apenas a tradicional está presente. Com um duto simples, a McLaren pretende refrigerar o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) e o câmbio. Com soluções parecidas com 2011 e um design mais atraente para os torcedores (e todos esperam que isso não mude até Melbourne), o time inglês espera brigar pelo título desde o início do ano.

Brasil x EUA será no dia 30 de maio em estádio de futebol americano

Seleção americana confirma data do jogo em Landover, perto da capital Washington. Técnico Klinsmann comemora confronto com time de Mano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Klinsmann, seleção dos EUA (Foto: EFE)Klinsmann comemorou escolha do Brasil como
rival dos EUA para amistoso (Foto: EFE)
A Federação de Futebol dos Estados Unidos (USSoccer) anunciou nesta quinta-feira que o amistoso com a Seleção Brasileira será disputado no dia 30 de maio, em Landover, cidade próxima à capital americana Washington.
A partida já havia sido confirmada pela CBF, mas a data e o local ainda estavam em aberto (poderia ser em 31 de maio e Boston também estava cotada como sede). O palco do amistoso será o estádio FedExField, casa do time de futebol americano Washington Redskins e que tem capacidade para 85 mil pessoas (considerado o segundo maior da NFL).
O amistoso com os EUA será o terceiro da Seleção de Mano Menezes em 2012. O primeiro será contra a Bósnia, dia 28 deste mês, na Suíça. Depois, a equipe canarinho pega a Dinamarca na Alemanha, no dia 26 de maio. Após o jogo com a seleção treinada por Jürgen Klinsmann, o time pentacampeão mundial faz mais duas partidas em solo americano: contra o México, em 3 de junho em Dallas, e contra a Argentina, três dias depois em Nova Jersey.
- Quando você fala de Brasil, você está falando de um dos países com mais talento para o futebol. Nosso objetivo é enfrentar times como o Brasil sempre, então esta é uma grande oportunidade - disse Klinsmann no site oficial da USSoccer.

Rubinho descarta Stock e diz que ainda aguarda convites da F-1

Piloto admite temor da esposa em relação à participação na Fórmula Indy, mas diz ter 'maioria de votos' em casa

Por SporTV.com São Paulo
O piloto Rubens Barrichello foi o mais rápido em um teste coletivo na Fórmula Indy neste mês, do qual participou a convite do amigo Tony Kanaan. Mas a mudança para a categoria norte-americana ainda é não uma decisão tomada pelo brasileiro. Se descarta correr este ano na Stock Car, Barrichello ainda mantém a esperança de receber um convite para a temporada 2012 da Fórmula-1 e diz que tem "nove linhas telefônicas" aguardando um convite de alguma equipe.
- A Stock este ano não. Ela é uma possibilidade sempre, porque sempre tive muito desejo e tenho muitos amigos - disse o piloto no "Arena SporTV" desta quinta-feira.
Ainda decidindo se irá competir na equipe KV, do ex-piloto Jimmy Vasser, na Fórmula Indy, onde seria companheiro do brasileiro Tony Kanaan, Rubinho disse que a vontade de voltar à Fórmula 1 resiste, apesar das portas da categoria estarem fechadas para o piloto no momento.
- Agora está a dúvida de deixar o campo aberto e não correr (agora) ou correr de Fórmula Indy neste momento.
A vontade do piloto, de 40 anos, é tão grande de disputar a vigésima temporada na Fórmula 1, que ele diz ter nove linhas telefônicas à disposição para ser encontrado no lugar em que estiver e não correr o risco de perder algum convite.
- Tive 19 anos maravilhosos, mas eu deixo em aberto porque estas nove linhas ainda podem tocar - brincou Barrichello.
Desafio nos ovais assusta esposa
Barrichello reconhece que enfrenta uma voto contrário em casa em relação à mudança para Fórmula Indy: a esposa, Silvana, não demonstra ser muito favorável a sua mudança para a Indy, com medo do risco representado pelas corridas nos circuitos dos ovais, onde já ocorreram graves acidentes. Mas Rubinho diz contar com a 'maioria de votos' em casa.
- É o que eu converso com a minha esposa. Se eu estiver sentado no grid no oval e olhar no meus olhos e sentir nela um temor, isso passa para mim. Não é legal. Isso é uma decisão que tem que ser tomada antes de sair de casa. A partir do momento que se disser sim, é todo mundo que está indo. O legal é que lá em casa, são três contra um - disse rindo, indicando que os dois filhos estão ao seu lado no apoio à entrada na Fórmula Indy.
Rubinho reconhecer que disputar provas em ovais será um grande desafio.
- Se, realmente, eu for correr lá, terei que passar por uma coisa de menino. Estarei começando uma fase nova, sem nenhuma experiência.
Questionado se poderia participar apenas de provas em circuitos mistos, Barrichello indica que não seria uma decisão que lhe agradaria muito.
- É um momento de reflexão. Mas eu voltar ao Brasil e ver os meninos correndo no oval naquele carro que seria o meu. não sei se me sentiria bem. É melhor eu estar lá, correndo esse risco e me divertindo - disse.
Rubens Barrichello teste Fórmula Indy 2 (Foto: Divulgação / LAT photo)Rubens Barrichello foi o mais rápido nos testes realizados na Fórmula Indy (Foto: Divulgação / LAT photo)

Vettel mantém hábito e estreia pintura de capacete nos testes da Fórmula 1

Bicampeão coloca nomes dos circuitos de 2012 em casco usado em Jerez

Por GLOBOESPORTE.COM Jerez de la Frontera, Espanha
Conhecido por trocar a pintura de seu capacete após suas vitórias, Sebastian Vettel já iniciou 2012 com novidades em seu casco. Para os testes de pré-temporada no circuito de Jerez de la Frontera, no sul da Espanha, o bicampeão da RBR colocou os nomes de todos os circuitos da nova temporada no topo da peça sobre um fundo branco (Foto: Getty Images).
novo capacete vettel 2012 (Foto: Agência Getty Images)

Ricardo Gomes: 'A opção de não assinar o contrato foi minha'

Treinador revela que diretoria insistiu para que a renovação fosse sacramentada ano passado, mas que ele só quer firmar quando estiver 100%

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Ricardo Gomes e Cristovão Borges no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Ricardo Gomes e Cristovão Borges no treino
(Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)
Longe do dia a dia do Vasco desde que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) no decorrer do clássico contra o Flamengo, no último dia 28 de agosto, Ricardo Gomes está sem contrato. Seu compromisso com o Vasco se encerrou no fim do ano passado e, apesar da insistência da diretoria em assinar a renovação, o próprio treinador preferiu só firmar novo compromisso quando ele estiver em plenas condições de realizar seu trabalho em campo.
Segundo Ricardo Gomes, a opção pela não assinatura foi dele próprio. O comandante revelou que a diretoria vascaína insistiu, mas que preferiu manter a decisão tomada. A postura foi muito elogiada pela cúpula de futebol do clube.
- A diretoria do Vasco insistiu para que eu assinasse a renovação de contrato no fim do ano passado, mas eu só vou assinar quando estiver cem por cento. Foi uma opção minha. Estamos apalavrados e eu me considero treinador do Vasco - disse Ricardo Gomes, ao site oficial do clube.
Assim como os jogadores que estão no clube desde o ano passado, Ricardo Gomes ainda tem o salário de dezembro a receber. A expectativa é de que a situação de atletas e funcionários do clube seja regularizada até a próxima semana.
Em noite de Loco e Elkeson, Botafogo atropela o Olaria e vira vice-líder: 5 a 0
Time alvinegro quebra sequência de empates na Taça Guanabara e volta à zona de classificação para as semifinais. Maicosuel também balança a rede
 
CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
A pressão pelo jejum e a perigosa posição na tabela não foram capazes de apagar o brilho da estrela solitária na noite desta quarta-feira, no Engenhão. Muito solto e contando com desastrosa atuação da defesa rival, o Botafogo passeou contra o Olaria e fez 5 a 0 com gols, em dose dupla, de Loco Abreu e Elkeson, que desencantou após 25 jogos na seca - Maicosuel completou a quina no finzinho. O triunfo ajudou a equipe a fazer as pazes com a torcida (1.738 pagantes, 3.054 presentes) e, principalmente, valeu por recolocar o clube na zona de classificação às semis.
A única maneira de ir para a penúltima rodada atrás do Flamengo, ultrapassado ao menos provisoriamente, é se o arquirrival derrotar o Madureira, nesta quinta, por quatro gols de diferença. O Nova Iguaçu, batido pelo novo líder Resende mais cedo, ficou para trás. O Glorioso soma nove pontos, em segundo, enquanto o Olaria estacionou nos quatro, já quase sem chances, na lanterna.
O próximo jogo do time de General Severiano já é sábado, frente ao Bonsucesso, também no Engenhão, às 17h. Já a equipe da Rua Bariri mede forças com o Macaé, no mesmo dia.
Um Botafogo fulminante
O início do jogo não dava indícios do que viria a seguir. A avalanche alvinegra foi precedida por uma série de erros de passe, de lado a lado. Com três empates consecutivos, a ansiedade parecia tomar conta da equipe de Oswaldo de Oliveira de novo. Só parecia. Para desafogar, o gol de Loco Abreu foi providencial. Em cobrança de falta central de Andrezinho, o uruguaio, impedido, desviou do goleiro, aos 12 minutos.
A desvantagem desmoronou o Olaria de imediato. Em média, até transformar a superioridade em goleada, o Botafogo chegava de três em três minutos em boas condições na área do rival. Quase sempre pela direita, com um incisivo Lucas, as chances eram multiplicadas. Alguns chutes foram sem direção, mas Elkeson não perdoou: cheio de espaço, aos 23, bateu de pé esquerdo no canto direito de Vanderson para ampliar e pôr fim a um jejum de 25 jogos e cinco meses e meio sem gol.
Logo depois, uma baixa: com dores na coxa direita a semana toda, Andrezinho acabou substituído por Felipe Menezes, que manteve a agilidade no meio de campo, setor cujo desempenho foi o maior presente que o torcedor poderia ter. O padrão e o entrosamento perseguidos enfim deram as caras e com uma alteração tática importante: Maicosuel, antes na direita, inverteu de lado com Elkeson. A fragilidade da retaguarda do Olaria, no entanto, dá poucos parâmetros, é verdade.
elkeson  botafogo x olaria (Foto: Fernando Soutello/AGIF)Destaque da partida, Elkeson ganha dividida sobre rival do Olaria (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
Já em ritmo de treino, o Botafogo mantinha seu domínio territorial sem ser muito incomodado. A ponto de adiantar até sua defesa, que experimentou uma linha de impedimento. Foi através dela que Pedrinho e companhia tentaram algo e obrigaram Jefferson a se antecipar aos atacantes alvianis em jogadas perigosas. No mais, a posse de bola foi inteira do mandante.
Antes de marcar seu segundo gol na partida, Elkeson fez uma graça: arriscou um passe de letra, mas se enrolou. Nada que tirasse sua confiança, 100% renovada. No lance seguinte, Lucas deu um balão de cabeça no lateral Amarildo, colocou na frente e deixou o camisa 9 livre para escorar de cabeça e anotar 3 a 0, aos 39. Daí até o fim da etapa, só toques laterais.
Mais do mesmo
A sensação de jogo resolvido durou cerca de dez minutos. Sem querer se desgastar, o Botafogo, em seu terceiro compromisso em sete dias, não forçava muito. Mas o Olaria, aos poucos, mostrou que não queria ser humilhado no Engenhão. Foi valente, deu trabalho a Jefferson com Vanilson e Pedrinho, especialmente, e acordou o time alvinegro após uma leve bronca de Oswaldo.
Em contragolpe, Maicosuel achou Loco Abreu, que fugiu de suas características ao apostar corrida lado a lado com o zagueiro e tocou na saída de Vanderson, com seu pé ruim, o direito, aos 19, para fazer o quarto. Todas as substituições de Amilton Oliveira, então, foram por água abaixo. Não havia mais nada a fazer em campo.
Nos minutos seguintes, ação, mesmo, apenas vinda da arquibancada. Enquanto Loco saía à caça de seu terceiro gol e desperdiçava oportunidades, a torcida reclamava do treinador, que escolheu Lucas Zen para a vaga de Marcelo Mattos, poupado. O pedido por Cidinho e Herrera foi atendido parcialmente. O argentino foi chamado para o lugar de Loco, mas pouco acrescentou.
Na reta final, ainda deu tempo de Felipe Menezes de ter um gol de cabeça anulado, por impedimento, de o mesmo acertar a trave esquerda de Vanderson, e de Maicosuel arredondar o placar, aos 44, depois de driblar o goleiro: 5 a 0. Ufa! Festa e fim de sufoco.

Caso Oscar: São Paulo diz já ter notificado Inter sobre decisão judicial

Tricolor entende que o meia não poderá jogar pelo Inter nesta quinta-feira

Por Marcelo Prado São Paulo
oscar inter treino (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Oscar treinou normalmente nesta quarta-feira
(Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
O São Paulo diz ter comunicado, no fim da tarde desta quarta-feira, a CBF, a Federação Gaúcha de Futebol, a Confederação Sul-Americana de Futebol e Internacional sobre o resultado do julgamento do meia Oscar. Por decisão do juiz Nelson Bueno do Prado, da 40ª Vara do Trabalho de SP, ele voltou a ser jogador do São Paulo. Segundo a diretoria do Tricolor, ele não poderá enfrentar o Juan Aurich, em Porto Alegre, nesta quinta-feira, pela Libertadores. Já o Inter entende que ele tem condições de jogo. Nesta quarta, Oscar treinou normalmente.
O clube do Morumbi enviará um novo documento a CBF nesta quinta-feira, pedindo que o atleta volte a ser inscrito como seu jogador. Hoje, ele pertence ao Internacional, com número de inscrição 188459. O presidente da Federação Gaúcha, Francisco Novelletto, nega ter recebido a notificação.
O advogado do clube do Morumbi, Carlos Eduardo Ambiel, afirmou que a sentença já foi publicada no site do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. Segundo ele, devido ao artigo 4º, parágrafo 2º da Lei nº 11.419/2006, a decisão já tem efeito imediato, não precisando ser publicada no Diário Oficial, como noticiado anteriormente.
– Comunicamos a todos o que ocorreu nesta quarta no Tribunal. O Internacional, apesar de não fazer parte do processo, também foi notificado por uma questão de bom relacionamento entre os clubes. Só mostramos a eles o que aconteceu. Daí para frente, se o Oscar vai jogar ou não pela Libertadores, não é problema do São Paulo. Só queremos que o jogador volte a ser inscrito na CBF e na Federação Paulista de Futebol como atleta do São Paulo. As devidas providências já estão sendo tomadas – afirmou o advogado.
Do lado do jogador, o advogado André Ribeiro não mostrou surpresa com a informação, mas diz que o processo é entre Oscar e São Paulo e que, por isso, o Internacional não pode ser punido no caso de usar o atleta.
– O contrato entre o jogador e o clube gaúcho foi firmado a partir do momento em que houve uma decisão na Justiça e o atleta estava livre para decidir seu futuro. Hoje (nesta quarta), foi decidido que o contrato com o São Paulo volta a ter validade. O meu entendimento é que, além de caber recurso, se eles quiserem que o Inter pare de usar o jogador, é preciso entrar com outra ação – afirmou.
Oscar contesta
No fim da noite desta quarta, Oscar divulgou um comunicado, via assessoria de imprensa, contestando a decisão.
- Conversei com meus advogados e a sentença ainda não foi publicada. Assim que tomarmos conhecimento de todos os fatos iremos sentar e decidir que posição seguir. O que posso falar nesse momento é que esta não é uma decisão de última instância, me explicaram os advogados (Drs. André Ribeiro e Breno Tanuri) e podemos recorrer - disse Oscar.
- Depois dessa conversa, ficou claro que tenho direito, pelas leis do meu país, de trabalhar onde quiser e nesse momento quero permanecer no Internacional. Aqui, fui muito bem acolhido por todos da diretoria, pelos jogadores, técnicos, e torcida. Aliás, quero agradecer aos torcedores que estão me mandando mensagens de apoio. No Inter, desde que cheguei, ajudei a conquistar um título gaúcho e agora vou para minha segunda Libertadores. Estou perfeitamente adaptado. O torcedor colorado pode ter certeza que vou dar a vida pelo clube e vou procurar meus direitos - emendou o jogador.
Inter comprou 50% dos direitos do jogador
O Internacional, através do seu departamento jurídico, ressaltou que ainda não foi comunicado da decisão desta quarta-feira e que o fato novo não altera o contrato firmado entre o clube e o jogador. O clube gaúcho, no ano passado, comprou 50% dos direitos econômicos do jogador por € 3 milhões (R$ 7,2 milhões).
Já o advogado do jogador, André Ribeiro, disse que é prematuro fazer qualquer análise do que acontecerá daqui para a frente. E deixou claro: tão logo saia a decisão, ele entrará com recurso.
- Houve na verdade o julgamento pelo Tribunal do recurso interposto pelo São Paulo. Foi dado provimento e a sentença foi reformada. Em linhas gerais, se decidiu que não houve nenhuma falta pelo clube que justificasse a rescisão. O teor completo não foi publicado e, qualquer tipo de análise agora é prematura. Certamente nós vamos buscar o recurso. Vamos estudar a decisão assim que ela for publicada e vamos buscar a reviravolta nas instâncias competentes. Hoje, ninguém pode afirmar que o Oscar terá de se reapresentar ou não poderá mais atuar pelo Inter - ressaltou.
Entenda a questão
Oscar iniciou sua caminhada no São Paulo em 2004, ainda com 13 anos. Aos 15, foi enviado pelo clube à Espanha. Lá, ficou até completar 16 anos. Foi então que a pedido do clube paulista a mãe do jogador aceitou emancipá-lo, ainda de acordo com a defesa do atleta. Sendo assim, já podendo assinar um acordo profissional, ele firmou contrato de cinco anos com o time.
oscar liminar são paulo internacional (Foto: Reprodução)Liminar determina que Oscar volte para o São Paulo (Foto: Reprodução)

Santos acerta com Juan e aguarda lateral nesta quinta para exames

Jogador recua nas exigências e é liberado sem custos por empréstimo
pelo São Paulo. Reforço chegará ao Peixe para suprir carência no setor

Por Marcelo Hazan e Marcelo Prado Santos e São Paulo
Juan no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Juan: rumo à Baixada (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)
Após idas e vindas, o Santos finalmente acertou com o lateral-esquerdo Juan, do São Paulo, o empréstimo sem custos até o fim do ano. O Peixe aguarda o jogador nesta quinta-feira para fazer exames no CT Rei Pelé. Apenas algum problema detectado nos procedimentos poderá melar o acordo já selado entre os rivais paulistas.
Para fechar com o Peixe, Juan aceitou baixar as exigências que tinham emperrado a negociação anteriormente - o jogador havia pedido três anos de contrato, com aumentos de salários anuais, mais luvas.
Preterido no Tricolor, onde realiza treinamentos, mas não vinha sendo relacionado pelo técnico Leão, Juan foi descartado para a temporada pela diretoria do São Paulo, que tinha interesse em se livrar do alto salário do atleta, reserva de Cortez.
No Santos, Juan chegará para suprir a carência na lateral esquerda, orfã com a lesão de Léo, parado por 30 dias - atualmente, o jovem Paulo Henrique é o único jogador da posição apto a atuar. As opções Emerson Palmieri e Geuvânio foram descartadas por Muricy Ramalho, que rebaixou os garotos novamente para a base e tem usado Pará improvisado no setor.

Sem Falcão e no 'estilo Arsenal', Bahia vence o Vitória da Conquista

Sob o comando de Eduardo Souza, Tricolor faz 2 a 0 e segue vice-líder do Campeonato Baiano. É o primeiro triunfo com terceiro uniforme desde 2007

Por Eric Luis Carvalho Salvador
Ainda sem o técnico Paulo Roberto Falcão, mas com um novo estilo. Assim o Bahia entrou em campo na noite desta quarta-feira, no estádio de Pituaçu, pelo Campeonato Baiano, para enfrentar o Vitória da Conquista. Usando o terceiro uniforme, com camisas vermelhas e mangas brancas, semelhante ao modelo usado pelo Arsenal da Inglaterra, o Bahia venceu por 2 a 0. Os gols foram marcados por Souza e Gabriel. Desde 2007, quando usou pela primeira vez um terceiro uniforme, esta foi apenas a segunda vez em que o Bahia venceu usando uma camisa comemorativa. A primeira foi em 2008.
souza BAHIA X vitória da conquista (Foto: Eduardo Martins/A Tarde/Futura Press)No estilo Arsenal, Bahia venceu a quinta seguida no Baianão (Foto: Eduardo Martins/A Tarde/Futura Press)
O Bahia que foi a campo nesta quarta-feira ainda foi a cara de Eduardo Souza, auxiliar técnico que assumiu interinamente o Tricolor após a saída de Joel Santana. Falcão está em Porto Alegre, e só chega a Salvador na sexta-feira, mas o auxiliar Julinho Camargo assistiu ao jogo no estádio de Pituaçu.

Gunners inspiram e Bahia sufoca

Inspirado pelo uniforme dos gunners, o Bahia começou a partida sufocando o Conquista. O time da capital trocava passes no campo de ataque adversário, sem permitir que o Bode criasse chances. Em grande noite, Souza mostrou desde os primeiros minutos que estava disposto a brilhar em Pituaçu. Na melhor jogada do Bahia no primeiro tempo, o atacante fez uma boa jogada de linha de fundo, passou pela marcação e cruzou na medida para Morais. O meia acertou a trave do goleiro Rodolfo.

Apenas na metade do primeiro tempo o Vitória da Conquista resolveu sair, mas foi justamente neste momento que o Bahia chegou ao seu primeiro gol. De calcanhar, Souza serviu William Mateus. O lateral foi derrubado dentro da área. Pênalti. Com muita categoria, Souza marcou o seu sétimo gol em quatro partidas. Após o gol, o Tricolor manteve a pressão sobre o Bode. No entanto, o primeiro tempo ficou mesmo no 1 a 0.

Gabriel brilha e Souza é aplaudido de pé

No segundo tempo, a história se repetiu. O Conquista voltou sem força e o Bahia manteve a postura ofensiva. Com apenas um minuto de jogo, Ciro puxou um contragolpe e serviu Gabriel. O garoto entrou na área e encheu o pé para ampliar o marcador. Os 4.508 torcedores que foram ao estádio de Pituaçu fizeram festa nas arquibancadas.

O Vitória da Conquista chegou com perigo pela primeira vez aos cinco minutos do segundo tempo: Gil cobrou falta na trave do goleiro Omar. Depois do susto, o Bahia voltou a mostrar quem manda em Pituaçu. Aos 20 minutos, um lance polêmico. Ciro trombou com o goleiro e caiu na área. O atacante pediu pênalti, mas Manoel Nunes Lopo Garrido considerou lance normal.

A partida marcou a estreia do meia Zé Roberto pelo Bahia. O jogador começou a partida no banco de reservas e substituiu o atacante Souza, que saiu de campo ovacionado pela torcida. Já Zé Roberto pouco fez em campo.
De olho no Ba-Vi do próximo domingo, o Bahia diminuiu o ritmo. Foi a quinta vitória consecutiva do Tricolor no Campeonato Baiano. Desde o estadual de 2009, o Bahia não vencia cinco jogos seguidos.

Larissa Riquelme é barrada por escola de samba de SP


qua, 08/02/12
por Cíntia Barlem |
categoria Sem categoria
Não vai ter carnaval para Larissa Riquelme ao menos na Unidos de Vila Maria em São Paulo. A musa da Copa de 2010 foi barrada pela escola. Em comunicado oficial, a entidade diz que tomou a decisão em razão da  “falta de comprometimento”, ressaltando que a agremiação “não vai servir de palanque para promoção pessoal de ninguém”. Outras duas personalidades também foram tiradas do desfile.