terça-feira, 11 de outubro de 2011

Foi dada a largada! Troféu Largo Tudo elege o muso do Brasileirão 2011

GLOBOESPORTE.COM lança concurso entre os 20 clubes da Série A

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Muso do Brasileirão troféu largo tudo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Todo mundo já conhece o famoso concurso Musa do Brasileirão. A vencedora é escolhida entre as representantes dos 20 times da Série A. Em uma ação promovida pelo blog Donas do Campinho, o GLOBOESPORTE.COM resolveu presentear o público feminino que acessa o site diariamente. A partir de hoje, está no ar o Troféu Largo Tudo. Durante os meses de outubro, novembro e dezembro, jogadores dos clubes que compõem a primeira divisão nacional serão os personagens de uma eleição para escolha do muso da competição. Em dezembro, ao final do campeonato, levará o troféu aquele que receber o maior percentual em votação popular.
A primeira etapa começa nesta terça, 11 de outubro, e vai até o dia 24. A fase inicial consiste na escolha do representante oficial de cada clube. A equipe do site escolheu dois jogadores de cada plantel das equipes. Esses dois atletas poderão ser votados por meio de uma enquete. O jogador que receber o maior percentual vai representar o seu time na etapa seguinte.
Definidos os 20 representantes de cada um dos clubes da Série A, começa a segunda fase com a disputa entre os times e seus ‘escolhidos’. Do dia 26 de outubro ao dia 18 de novembro, as torcidas poderão votar e garantir que seu representante chegue à finalíssima, que contará com três atletas selecionados. Mas, nesta etapa, os internautas terão direito a colocar apenas dois representantes na final. Um dos selecionados para as três vagas será eleito por um juri de personalidades do jornalismo esportivo feminino.
A comentarista Mariana Brochado, as apresentadoras Cris Dias, Fernanda Gentil, Vanessa Riche, Alice Bastos Neves e Juliana Maggi, a blogueira Christiane Mussi e as repórteres Carol Barcellos e Joanna de Assis terão a missão de garantir o terceiro candidato na decisão do concurso.
Selecionados os três finalistas, dois eleitos pelo público e um pelas nossas juradas, começa a votação para a escolha do grande campeão do Troféu Largo Tudo. Entre os dias 21 de novembro e 2 de dezembro, o público poderá votar no seu preferido e definir, afinal, quem é o muso do Brasileirão. Vale ressaltar que não apenas beleza é levada em consideração nessa votação. O futebol apresentado na competição também faz parte do critério de escolha.
O resultado será divulgado no domingo, dia 4 de dezembro, no GLOBOESPORTE.COM. O grande vencedor receberá um troféu especialmente confeccionado para o concurso.
ACESSE AQUI A VOTAÇÃO DO TROFÉU LARGO TUDO.
Curiosos para conhecer os primeiros escolhidos? Confiram abaixo os candidatos e já comecem a participar da votação!
Corinthians
Willian
Emerson Sheik
São Paulo
Dagoberto
Lucas
Flamengo
Thiago Neves
Ronaldinho Gaúcho
Palmeiras
Henrique
Marcos
Botafogo
Maicosuel
Loco Abreu
Vasco
Juninho Pernambucano
Dedé
Cruzeiro
Roger
Fábio
Inter
D’Alessandro
Leandro Damião
Avaí
Lincoln
Willian
Figueirense
Aloísio
Tulio
Fluminense
Fred
Rafael Sobis

Atlético-GO
Anderson
Anselmo
Ceará
Fernando Henrique
Michel
SantosNeymar
Elano
GrêmioMario Fernandes
Saimon
BahiaMarcelo Lomba
Danny Morais
Atlético-PRRenan Rocha
Edilson
CoritibaCaio Vinicius
Emerson
Atlético-MGDaniel Carvalho
Renan Ribeiro

América-MGKempes
Rodriguinho

Achei! Artilheiro do Brasileirão 2008, Kléber Pereira joga agora 'por amor'

Atacante está no Moto Club-MA, time do coração e que o revelou. Aos 36 anos, se aposenta no fim do ano e joga hoje sem receber nenhum centavo

Por Diego Morais Fortaleza, CE
Kléber Pereira em jogo pelo Moto Club (Foto: Divulgação/Moto Club)Kléber Pereira começou no Moto Club, e agora vai encerrar a carreira (Foto: Divulgação/Moto Club)
Pense em qualquer jogador hoje no seu time. Será que ele vestiria a camisa do clube e entraria em campo para disputar uma partida ou um campeonato inteiro apenas por amor, sem receber nenhum centavo? Ao ser perguntado sobre o seu salário, Kleber Pereira, ex-atacante de Santos, Internacional, Atlético-PR, Vitória e outros grandes clubes, que atualmente defende o vermelho e preto da bandeira do Moto Club-MA, surpreendeu.
- Hoje, eu jogo apenas por amor - disse, após a pergunta ter sido repetida.
Por amor, apenas. Nada de dinheiro para continuar jogando futebol. Mas isso foi trabalhado durante toda sua carreira. Não foi uma aposta da noite para o dia. Kléber conseguiu guardar e investir certo. O principal investimento foi em bens imóveis pelas cidades por onde passou. O atacante tem propriedades em Santos, Porto Alegre e São Luís.
- Meu irmão sempre me ajudou a gerenciar essa parte da minha carreira. Eu vejo hoje jogadores que não se programaram e acabam passando por necessidade depois que pararam de jogar. Graças a Deus, comigo não foi assim - disse Kléber.
Títulos e consagração: do Brasil ao México
Kléber Pereira treinando no Moto Club (Foto: Divulgação/Moto Club)Kléber Pereira quer fazer jogo de despedida no clube
que o revelou (Foto: Divulgação/Moto Club)
Foi no Moto Club a iniciação profissional de Kléber Pereira. Naquela época, era conhecido apenas como Kléber. Após algumas partidas por uma competição amadora, vestindo a camisa do Cruzeiro de Anil, clube de São Luís, dirigentes do Papão contrataram o atacante em 1996.
Porém, antes de brilhar no Moto, Kléber jogou no Náutico e no Sion, da Suíça. No clube suíço, foi campeão nacional na temporada 1996/1997. Em 1998, retornou ao clube maranhense e foi artilheiro da Série C, marcando 25 gols.
A boa campanha o levou para o Atlético-PR no ano seguinte. No Furacão, Kléber diz ter vivido os melhores momentos de sua carreira.
- O Atlético (Paranaense) também é meu time de coração. Tenho muito carinho pelo clube. Lá, foi meu melhor momento. Fomos campeões brasileiros em 2001. Foi marcante porque foi algo inédito. Lá, falavam que apenas o Coritiba tinha esse título, e a gente conseguiu dar essa alegria ao torcedor - relembrou Kléber Pereira.
No Furacão, Kléber marcou época. Ficou de 1999 a 2002. Editou grande dupla de ataque ao lado de Alex Mineiro. Acabou fazendo 124 gols e se tornando o terceiro maior artilheiro da história do clube. Depois, foi para o México. Jogou no Tigres, Veracruz, América-MEX e Necaxa. Por lá, também foi campeão da Concacaf e do Campeonato Mexicano.
No retorno ao Brasil, assinou contrato com o Santos e viveu outro grande momento em sua carreira. Foi vice-artilheiro do Paulistão 2008 e artilheiro do Brasileirão no mesmo ano (acompanhe vídeo ao lado com todos os gols de Kléber Pereira no Brasileirão 2008). Sua saída do clube alvinegro também foi marcante. No intervalo do último jogo pelo Brasileirão 2009, anunciou que não continuaria no Santos.
Em 2010, acertou com o Internacional, mas sua passagem pelo Colorado não teve nada a ser lembrado. Em seguida, teve seu nome ventilado pelo Nordeste. O Ceará chegou a tentar sua contratação para a disputa da Série A, mas o atacante acabou chegando mesmo a um acordo com o Vitória. No clube baiano, Kléber Pereira viveu um período de escassa utilização e sentiu que era tempo de repensar.
- Infelizmente, só joguei uma partida no Vitória. Foi complicado lá pra mim. Fiquei chateado por não ter tido oportunidade para jogar lá. Acabou não dando certo - disse o jogador.
O retorno para casa: hora de cultivar os amores
Ao fim de 2010, o Vitória foi rebaixado para a Série B. Kléber Pereira se desligou do clube e, como ele mesmo disse, voltou para o Maranhão para 'resolver umas coisas'. O retorno para São Luís se transformou em um hiato na carreira do jogador.
Kléber começou a pensar se era mesmo a hora de parar de jogar futebol. O ano anterior tinha sido frustrante para o atleta e ele estava mais preocupado em descansar do que voltar à rotina de treinamentos, jogos e competições.
Foi assim durante o primeiro semestre de 2011. Uma pausa na carreira e a distância dos gramados de futebol. Propostas, segundo ele, não faltaram. Kléber disse que vários clubes, principalmente do México, o procuraram. Do Brasil, chegou a receber proposta para disputar a Série B pelo São Caetano. Porém, nenhuma delas vingou.
- Eu não queria compromisso nenhum. Não tinha cabeça pra isso. Eu estava parado e não queria me envolver ainda com futebol de novo - explicou Kléber.
Apresentação de Kléber Pereira no Moto Club (Foto: Divulgação/Moto Club)Kléber Pereira é apresentado no Moto Club em noite de muita festa (Foto: Divulgação/Moto Club)

No entanto, dirigentes do Moto Club o procuraram. O time havia feito um Estadual fraco no primeiro semestre, enquanto o maior rival, o Sampaio Corrêa, sagrou-se campeão. Kléber viu no clube de coração a chance de voltar a ter prazer com o futebol.
Aos 36 anos, voltava ao Papão para disputar a Copa União - a segunda competição mais importante do Maranhão e que dá uma vaga para a disputa da Copa do Brasil do ano seguinte. No contrato, o atacante viria para disputar este título pelo clube, mas acabou fazendo mais. Kléber utilizou sua influência e convidou dois jogadores para atuarem a seu lado no clube maranhense: Pires, que jogou com ele no Atlético-PR, e Abuda (ex-Corinthians), seu companheiro de ataque no momento.
No Papão, ele não tem mordomias ou estrelismo. Pelo contrário, prefere ser tratado como os outros companheiros: treinar, concentrar e ser escalado como qualquer outro.
- Independentemente de estar no Moto ou em qualquer clube, você tem que ser profissional. Claro que em um clube grande há mais responsabilidades, mas eu tenho o mesmo tratamento aqui. Faço tudo normal como os outros - informou o jogador.
Kléber Pereira comemora gol pelo Moto Club (Foto: Divulgação/Moto Club)Kléber Pereira comemora gol pelo Moto Club na
volta ao clube (Foto: Divulgação/Moto Club)
Na sua partida de reestreia com a camisa rubro-negra, Kléber marcou um dos gols que deram a vitória do Papão do Norte sobre o Cordino, por 2 a 1. A competição começou em agosto, e o atacante é o artilheiro do time, com três gols. No entanto, o Moto Club não conseguiu chegar às semifinais do 1º turno da Copa e, agora, tem que esperar o início do 2º turno.
Nesta nova fase da vida, a válvula de motivação para Kléber continuar atuando é mesmo o amor. E não só dentro de campo. O atacante pôde se reaproximar de velhos hábitos, locais, e, principalmente, de sua família.
- Todos os dias pela manhã eu vou lá na casa dos meus pais para tomar café com eles. Não abro mão disso - afirmou o jogador, que voltou a se dedicar mais à família, e agora, depois de 15 anos de matrimônio, pensa em ser pai.
Adeus rubro-negro
A mesma dedicação que teve durante toda a carreira e mostra hoje com sua família o atacante quer repetir no Moto Club, mesmo depois de deixar o futebol. Kléber Pereira ainda não sabe exatamente o que vai fazer depois de pendurar as chuteiras, mas quer continuar ajudando o time.
Amigos e familiares bem que tentam fazer com que o jogador continue na ativa, mas Kléber parece determinado a se aposentar no fim deste ano.
- Muita gente achava que não estava na hora de parar, pela forma como eu estou jogando, correndo, treinando. Estou em forma e bem. Todos queriam que eu jogasse mais dois ou três anos, mas agora eu quero viajar com minha esposa e a família, descansar e depois pensar no que vou fazer - disse o atacante.
Mas, como bom rubro-negro, Kléber deve jogar no Moto até o fim do ano. Além disso, ainda quer uma despedida no outro time do coração: o Atlético-PR.
- Quero fazer um jogo festivo de despedida. Adoro o Atlético, a torcida ,e tenho grandes amigos lá. Vou ainda combinar direito com eles e espero que dê certo.
Achei! Torcida do Moto Club em dia de jogo do time com Kléber Pereira (Foto: Divulgação/Moto Club) Torcida do Moto tem ido em maior número ao estádio desde que Kléber Pereira voltou ao clube
(Foto: Divulgação/Moto Club)

João Vitor é agredido com chutes no rosto por torcedores do Palmeiras

Volante, dispensado de treino, é reconhecido por grupo e sai muito machucado. Jogador está no hospital e depois vai registrar ocorrência

Por Diego Ribeiro e Marcelo Prado São Paulo
João vitor treino Oalmeiras (Foto: Ag. Estado)João Vitor, do Palmeiras, está no hospital
(Foto: Ag. Estado)
O volante João Vitor foi alvo da selvageria de torcedores do Palmeiras na tarde desta terça-feira na capital paulista. Machucado e fora do jogo contra o Flamengo, o jogador tinha sido liberado do treino e seguiu com um cunhado e um amigo à loja oficial do Verdão, localizada no estádio Palestra Itália, no bairro da Pompeia,  para comprar camisas do clube. Ele foi reconhecido por um grupo de cerca de 15 torcedores e agredido com vários chutes na boca. Os acompanhantes também sofreram com o ataque.
Com muitos ferimentos no rosto, João Vitor foi encaminhado para o Hospital São Camilo, próximo ao local, onde está sendo atendido. Ele chegou escoltado por duas viaturas da Polícia Militar. Depois, o volante seguirá com os policiais para registrar a ocorrência na 23ª DP, no bairro das Perdizes.
Segundo informações da PM, havia pedaços de madeira em frente à loja oficial do clube. Quando chegou ao local, a polícia não encontrou os agressores, mas encaminhou João Vitor para o CT do Palmeiras, perto dali. Depois, com o auxílio de representantes do clube, ele foi conduzido para o hospital.
Os jogadores do Palmeiras ficaram sabendo da agressão quando João Vitor foi levado ao CT logo após o ocorrido. Alguns atletas ainda não tinham embarcado no ônibus que levaria a delegação para o aeroporto, para a viagem ao Rio de Janeiro, local do confronto com o Flamengo na quarta. O clima é de apreensão dentro do elenco, e um dos jogadores, que não quis se identificar, chegou a falar em "terror". Temendo novos ataques, todos se preparam para tomar novas medidas de precaução - por exemplo, evitar sair de casa até mesmo para atividades simples. Por causa do episódio, o grupo palmeirense não viajou para o Rio e só embarca nesta quarta.
viaturas da polícia que acompanharam joão vitor, do palmeiras (Foto: Marcelo Prado)Viaturas da Polícia que acompanharam João Vitor, do Palmeiras, até o hospital (Foto: Marcelo Prado)
Diretoria e comissão técnica se reuniram para falar sobre o caso. Todos adotam o silêncio desde então. O vice-presidente Roberto Frizzo e o presidente Arnaldo Tirone estão com os celulares desligados.
O ex-jogador Ronaldo, indignado ao saber da agressão, já demonstrou apoio através do Twitter.
- É um absurdo o que aconteceu com o jogador João Vitor do Palmeiras!! Mais que minha solidariedade, minha indignação com a agressão sofrida. Enquanto ninguém for preso, julgado e condenado, agressões a jogadores de times de futebol não irão acabar - postou o ex-atacante do Corinthians.
Por sorte, um carro da polícia militar estava passando pelo local no momento da confusão e prestou socorro aos três agredidos. Segundo o sargento Antônio Ribeiro Sampaio, os torcedores não foram identificados e João Vitor seguiu em seu próprio carro até o hospital.
- Estávamos passando na rua Turiassu quando nos deparamos com uma briga generalizada, entramos para apartar e percebemos que eles estavam focando em três vítimas. Mesmo protegendo-os, tentavam continuar as agressões. Chamamos reforços e eles (torcedores) sumiram com medo de serem presos - disse.
- Não deu para identificar os agressores. Na hora, só pensamos em proteger as três vítimas (jogador, cunhado e amigo) de novas agressões. O João Vitor disse na chegada ao hospital que achava que eram torcedores da Mancha Verde - afirmou Sampaio.
Curiosamente, o momento de maior destaque de João Vitor no Palmeiras foi ao perder o único pênalti a favor do Alviverde na disputa contra Corinthians, na semifinal do Campeonato Paulista deste ano. O Verdão acabou eliminado no duelo (assista ao vídeo com todas as penalidades).
Não é a primeira vez que alguém do Palmeiras tem problemas com torcedores. No fim de 2008, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi agredido no Aeroporto de Congonhas e teve um braço quebrado. Em 2009, foi a vez de Vagner Love apanhar em uma agência bancária, perto do clube.
Em 2011, mais problemas e com mais frequência. Marcos Assunção discutiu com um grupo de uma organizada em Porto Alegre. O atacante Luan também sofreu com vandalismo: após a goleada por 6 a 0 sofrida para o Coritiba, na Copa do Brasil, o carro dele foi atingido por um coquetel molotov, atirado de fora do CT.  Recentemente, Kleber viu torcedores protestarem contra ele na porta do condomínio onde mora, em Osasco, na Grande São Paulo. A torcida também pichou os muros do Palestra Itália com insultos ao Gladiador.

Infeliz, promessa da base pede para deixar o Vasco após 11 anos

Lateral-direito Yago pediu a rescisão e contrato após supostas denúncias de irregularidade. Gerente do clube nega problemas e só lamenta a saída

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Apontado como uma das grandes promessas da base vascaína, o lateral-direito Yago deixou o clube nesta terça-feira. O jogador viveu 11 de seus 18 anos vinculado ao Vasco e desde então era destaque em cada categoria. No entanto, ele decidiu rescindir seu contrato que durava até março do ano que vem. A decisão partiu do próprio jogador, que há cerca de três semanas perdeu seu lugar entre os titulares.
yago andrade twitter vasco (Foto: Reprodução/Twitter)Yago lamentou em seu perfil no Twitter a saída do Vasco (Foto: Reprodução/Twitter)
Em seu perfil no Twitter, ele agradeceu a todos, mas revelou que passou uma semana de problemas até conseguir a rescisão. Em conversa com um internauta, disse que "depois de 11 anos de clube têm coisas que não quero aturar". Uma dessas situações, segundo conselheiros do clube, envolveria uma denúncia de propina entre funcionários da base. No entanto, Francis Leonardo, representante do lateral, não quis entrar em polêmicas e disse apenas que Yago estava infeliz.
- Foram 11 anos sendo titular e vencedor no clube. Nas últimas semanas ele não estava jogando e decidiu que quer viver outra vida. A decisão partiu dele. Conversei com o Yago e após perceber que era o que ele realmente queria fui correr atrás e conseguimos a rescisão. Ainda não temos nada concreto em relação ao seu futuro - afirmou.
Por telefone, Yago disse que prefere esperar a poeira baixar e confirmou que não estava satisfeito com a sua situação.
- Foi uma decisão minha mesmo. Não estava feliz - resumiu.
O gerente da base do Vasco, Humberto Rocha, confirmou as palavras do representante e disse que a decisão partiu de Yago. O dirigente lamentou a saída, preferiu não revelar os motivos e confirmou que tentou demovê-lo da ideia de sair do clube. Humberto não polemizou e disse torcer pelo futuro do jogador.
- Tentamos um acordo, mas não conseguimos chegar. Ele não estava satisfeito e pediu para sair. Não fomos nós que mandamos embora. O Yago tem os motivos dele e nós apenas podemos torcer para que ele siga sua carreira. A gente lamenta, mas não pode manter no elenco um jogador que não deseja continuar aqui - explicou Humberto, que não quis comentar as supostas denúncias.
FICHA TÉCNICA:
Nome: Yago Morais Soares de Andrade
Nascimento: 09/11/1992 – Rio de Janeiro-RJ
Idade: 18 anos
Altura: 170 cm
Peso: 67 kg
Posição: lateral direito

Fugindo do fogo


ter, 11/10/11
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
A Eslovênia recebeu a Sérvia, que precisava da vitória para garantir vaga na repescagem da Euro 2012, e sofreu por causa da fúria dos torcedores rivais. Os donos da casa acabaram vencendo por 1 a 0, mas a torcida rival, revoltada com o tropeço, atirou fogos de artifício nos jogadores eslovenos. Este foi o segundo incidente causado pelos sérvios nas eliminatórias para a Eurocopa. Há cerca de um ano, os torcedores forçaram o cancelamento do duelo contra a Itália, em Gênoa, por causa da confusão que fizeram na arquibancada. Os jogadores tentaram acalmar a torcida, mas o árbitro foi obrigado a encerrar o jogo aos seis minutos do primeiro tempo. As duas equipes fazem parte do grupo C, que teve a Itália como classificada para a competição, e a Estônia como representante na repescagem. Veja como será o sorteio dos confrontos.
Confira a classificação final de todos os grupos das eliminatórias da Euro 2012

CBF confirma voo fretado para seis atletas retornarem ao Brasileirão

Só que a entidade diz que tudo foi organizado pelos clubes. Jefferson, Ronaldinho, Dedé, Fred, Réver e Neymar são os passageiros da aeronave

Por Leandro Canônico Direto de Torreón, México
A CBF confirmou no inicio da tarde desta terça-feira, dia do amistoso da Seleção Brasileira com o México, às 22h30m (de Brasília), em Torreón, que um voo fretado sairá da cidade mexicana com seis jogadores. Esse foi um pedido dos clubes para poder (ou tentar) contar com os atletas na rodada do Campeonato Brasileiro.
Os jogadores que viajam logo depois da partida são: Jefferson, do Botafogo, Ronaldinho, do Flamengo, Fred, do Fluminense, Dedé, do Vasco, Réver, do Atlético-MG e Neymar, do Santos. Na quarta-feira, Botafogo e Corinthians jogam no Pacaembu e Flamengo e Palmeiras duelam no Engenhão.
Na quinta-feira é a vez de Atlético-MG x Santos, em Minas Gerais, Fluminense x Coritiba, no Rio de Janeiro, e Atlético-PR x Vasco, em Curitiba. A CBF informa em seu site oficial que os detalhes do voo fretado devem ser questionados aos clubes, porque foram eles que organizaram a viagem de volta dos atletas.
São três os atletas que atuam no Brasil e não vão estar nesse voo: Ralf, do Corinthians, Lucas, do São Paulo, e Oscar, do Internacional. A partida entre Brasil e México terá transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.

Corrida com obstáculos: atraso nas obras e furacão no caminho do Pan

Trabalhadores se revezam em dois turnos para finalizar Estádio de Atletismo e fenômeno natural causa apreensão em Guadalajara

Por Gustavo Rotstein Direto de Guadalajara, México
Se quiser observar o novo Estádio de Atletismo de Guadalajara, o amante do esporte terá de se esforçar um pouco. Chegar perto da Arena Telmex é possível somente a pé e com muito cuidado ao desviar das dezenas de tratores e caminhões que se espremem nas ruas em volta. A três dias do início dos Jogos Pan-Americanos, é fácil notar a correria para finalizar aquela que é a obra mais importante dos Jogos.
Essa é uma das dificuldades enfrentadas pela organização da competição às vésperas da festa de abertura – que acontece nesta sexta-feira, no estádio de futebol Omnilife, que pertence ao Chivas Guadalajara. Até mesmo um fenômeno natural contribui para o clima de apreensão na cidade. O furacão Jova se aproxima da costa do México e oferece perigo a Puerto Vallarta, cidade que sediará as competições de vela, maratona aquática e vôlei de praia do Pan. A possibilidade é de ventos de 160 quilômetros por hora.
O furacão chegou a ser classificado na categoria 3 da escala Saffir-Simpson (que vai até 5), mas nesta terça ele teria perdido força, sendo rebaixado ao nível 2. De qualquer maneira, a organização dos Jogos está em alerta, já que as consequências podem chegar a Guadalajara. Dessa forma, não está descartada a possibilidade de haver a redução da cerimônia de abertura, caso haja forte chuva nesta sexta-feira.
Obras no estádio de atletismo do Pan de Guadalajara (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Operários finalizam obras dentro do Estádio de Atletismo do Pan (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Enquanto isso, na cidade de Zapopan, na região metropolitana de Guadalajara, cerca de 600 pessoas trabalham divididas em dois turnos de 12 horas de duração. Tudo para finalizar a construção do Estádio de Atletismo. A obra dura um ano e dois meses, e a expectativa é de que esteja concluída no fim de semana.
- Há trabalhadores que chegam aqui às sete da manhã e só vão embora às seis da manhã do dia seguinte - disse um funcionário, que pediu para não ser identificado.
Dentro do estádio, é possível ver que a parte estrutural está avançada. Na manhã desta terça, faltava uma cobertura a ser instalada. O gramado ainda sofria reparos e a pista de atletismo já foi concluída e aprovada pela federação internacional. Do lado de fora, entretanto, pôde-se observar grande atraso em relação às partes hidráulica e elétrica. Caminhões e tratores ainda removiam a terra e abriam buracos para cabos e canos.
Em entrevista coletiva no último domingo, Mário Vazquez Raña, presidente da Odepa, fez duras críticas ao comitê local, citando o atraso nas obras. Um dia depois, amenizou o tom, elogiando a mobilização.
- Peço um esforço a mais porque em Guadalajara as coisas grandes estão prontas, mas as pequenas ainda precisam de atenção - disse.
Brasileiros com problemas, mas confiantes na organização
Obras no estádio de atletismo do Pan de Guadalajara (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Do lado de fora, Estádio de Atletismo é ofuscado por tratores. Ao fundo, cobertura ainda a ser instalada (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Os atletas brasileiros que já treinam em Guadalajara também sofrem com alguns problemas de logística. Nesta terça, a equipe de squash não pôde treinar no local de competição porque as quadras não estão prontas. Eles tiveram que praticar numa academia na qual não há medidas oficiais, com piso diferente do oficial e sem a bola que será utilizada no torneio. No total, são cinco sedes do Pan ainda a serem entregues.
Mas segundo Bernard Rajzman, chefe de missão do Brasil em Guadalajara, nem mesmo todos os problemas de organização foram capazes de prejudicar a preparação da delegação brasileira no Pan.
- Estamos perfeitamente tranquilos. Pelo que venho acompanhando nos últimos 13 dias, há uma força-tarefa grande da organização. É natural que haja atrasos, mas o México tem experiência em eventos como esse. É um povo que adora os brasileiros, e nossa delegação tem se sentido à vontade aqui, apesar das eventuais dificuldades. Tenho certeza de que será um evento fora de série - afirmou.
Além disso, há apreensão por causa de um surto de clembuterol na carne bovina que circula no país. Se trata de uma substância dopante, normalmente utilizada para acelerar os efeitos de uma dieta para perda de peso. Os dirigentes dos Jogos dizem que é ínfima a possibilidade de contaminação. Mas recentemente o goleiro Guillermo Ochoa, do América e da seleção mexicana, foi flagrado no exame antidoping com essa substância, sendo suspenso por cinco meses.

Antílope atinge ciclista de 17 anos durante prova na África do Sul

Evan van der Spuy sofre apenas ferimentos leves após choque com animal

Por GLOBOESPORTE.COM KwaZulu-Natal, África do Sul
frame ciclista é derrubado por antílope (Foto: Reprodução You Tube)Ciclista é derrubado por antílope em prova na
África do Sul (Foto: Reprodução You Tube)
Com uma câmera amadora na mão, o ciclista Travis Walker gravou um acidente bizarro com um de seus companheiros de equipe em uma prova em Albert Falls Dam, na África do Sul, no fim de semana. No vídeo, Travis alerta o companheiro Evan van der Spuy aproximação de um antílope pelo lado direito. Quando o ciclista de 17 anos percebe, já é tarde para qualquer reação. O animal salta e o derruba da bicicleta.
Clique aqui e assista ao vídeo do acidente
- O capacete especial me salvou. Vi as imagens do acidente que me colocou no hospital com dores no pescoço. Tiro o chapéu para o Travis. Você tem boas habilidades com a câmera, cara – brincou Spuy em uma rede social.
Apesar do impacto, o sul-africano não teve ferimentos graves, mas segue em observação.
 

Felipe Nasr sonha seguir os passos dos ídolos e chegar à Fórmula 1

Com apenas 19 anos, piloto brasileiro é o atual campeão da Fórmula 3 Inglesa e não descarta mudança para a World Series ou para a GP2

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Ele é uma das principais promessas do automobilismo brasileiro. Neste ano, conquistou o título da Fórmula 3 Inglesa, categoria que ajuda a formar futuros pilotos de Fórmula 1. Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, ídolos do jovem de 19 anos, também passaram por lá com sucesso. Sinal de que Nasr está no caminho certo rumo ao estrelato.

- Sempre sonhei com a Fórmula 1. Sempre foi meu objetivo, desde que comecei no kart. Então, tudo que tenho feito até hoje foi uma progressão, um passo a passo para atingir esse objetivo.

O ídolo do brasiliense, como não poderia ser diferente, foi Senna. Para ele, o tricampeão mundial de Fórmula 1 era um piloto completo.

- Sempre tive o Ayrton Senna como um grande exemplo, uma grande inspiração desde que comecei minha carreira. Sem dúvida, um dos pilotos mais completos que toda a história já teve.

Depois da Fórmula 3 Inglesa, Nasr já começa a pensar em uma mudança de categoria para 2012. Ele tem duas opções: a World Series e a GP2. Tudo para facilitar o sonho de chegar à Fórmula 1.

- De preferência, diria a World Series. É um carro muito mais evoluído que o da Fórmula 3, seria um passo adiante na minha carreira. Mas a gente não descarta a GP2 porque sabe que é uma vitrine para a Fórmula 1.