sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Sob olhares de Popó, Yamaguchi provoca na pesagem, e rival debocha

Brasileiro estreia no boxe profissional neste sábado, na Arena Santos, às 23h30m, contra Martin Fidel Rios. Na pesagem, boxer deixa punho no queixo do argentino

Por Santos, São Paulo
Comente agora
Yamaguchi Falcão e Martin "El Terrible" Rios só entram no ringue neste sábado, na Arena Santos, por volta de 23h30m, mas o clima da pesagem deixou claro que o combate entre o brasileiro e o argentino já começou. Debutando no boxe profissional, o capixaba terá pela frente um rival invicto. E se durante a semana já avisou que seu cartel não assusta, a encarada debochada e a mão direita tocando o queixo do rival após bater 72,1 kg, mostrou que o pugilista está mesmo com sangue nos olhos. Do outro lado, com um sorriso mais presunçoso ainda, Rios, que  entrou no ringue em 12 oportunidades, venceu dez, sendo quatro por nocaute, e empatou duas vezes, prometeu vencer mais uma, não importa como. Os dois foram observados pelo ex-boxeador e campeão mundial Acelino Popó Freitas, que no sábado, antes das lutas, recebe uma homenagem pela carreira no boxe. O Sportv transmite ao vivo a estreia do brasileiro.
Yamaguchi Falcão x Martin Fidel Rios pesagem boxe (Foto: Thierry Gozzer)Yamaguchi Falcão deixa o punho no pescoço de Martin Fidel Rios após a pesagem (Foto: Thierry Gozzer)


- Ele disse que vai me vencer, não é? Falar todo mundo fala. O importante é quando subir no ringue. É lá que eu quero ver quem é mais homem mesmo. Estou tranquilo, treinei muito, estou preparado e vou vencer a luta no sábado. Sei o que estou falando - garantiu Yamaguchi Falcão.
Martin não deixou por menos. A todo momento, antes mesmo da encarada, trocava olhares com Yamaguchi. E um riso maroto, mas sempre com o intuito de tentar desequilibrar e mostrar que talvez não tenha tanta preocupação com o seu rival. Na encarada, manteve o sorriso, chegou a ensaiar um punho cerrado na direção do brasileiro, mas ficou mais na sua.

- Treinei muito com meus técnicos, venho muito preparado para essa luta e vou vencer no Brasil. Ele tem a pressão de lutar em casa, com a sua torcida, então vai ser gostoso vencer num ginásio assim, ainda mais por ser a estreia dele. Não sei se vai ser por nocaute, por pontos, o que sei é que vou vencê-lo. Não vou perder a minha primeira luta, ainda mais no Brasil e na estreia dele - prometeu o argentino.
Yamaguchi Falcão x Martin Fidel Rios pesagem boxe (Foto: Thierry Gozzer)Ex-boxeador Popó marcou presença na pesagem oficial do evento (Foto: Thierry Gozzer)


Yamaguchi escolhe apelido

Para a estreia diante de Rios, Yamaguchi irá estrear um apelido que prometeu ao pai desde que migrou para o boxe profissional. Usará "Touro Jr." como alcunha. O novo apelido estará no calção e em outros acessórios do lutador brasileiro. Uma forma de homenagear seu mentor e também um dos seus técnicos desde o início da carreira no boxe, ainda no amador, antes mesmo de sonhar com uma medalha olímpica, como fez em Londres 2012, com o bronze.

- Não ia deixar meu pai fora da minha luta. Quero sempre levar ele comigo. Foi sempre o que desejei. Disse para ele que quando fosse para o profissional, ele estará no meu córner, e quero tê-lo também nos meus acessórios. Estará no calção. Com amor e carinho, vou levar o nome dele. Agora é Yamaguchi Falcão Florentino, o Touro Jr.
Irineu Beato x  Daniel Sanabria pesagem boxe (Foto: Thierry Gozzer)Irineu Beato e Daniel Sanabria não se provocaram (Foto: Thierry Gozzer)


Além de Yamaguchi x Rios, a noite de boxe em Santos terá outras seis lutas. Irineu Beato, campeão latino peso pesado, coloca seu cinturão em jogo contra o argentino Daniel Sanabria. Já Adilson dos Santos luta no peso pena contra o argentino Carlos Gaston Suarez, em duelo que dará ao vencedor o título d campeão mundial juvenil da categoria.
Adilson dos Santos x Carlos Gaston Suarez  pesagem boxe (Foto: Thierry Gozzer)Adilson dos Santos luta contra Carlos Gaston Suarez pelo título mundial juvenil no peso pena (Foto: Thierry Gozzer)


Pesagem

Peso pesado: Irineu Beato (115,1 kg) x Daniel Sanabria (95,2 kg)
Peso pena: Adilson dos Santos (56,2 kg) x Carlos Gaston Suarez (55,8 kg)
Peso médio:Yamaguchi Falcão (72,1 kg) x Martin Fidel Rios (72 kg)
Peso leve: Hatem Amara (61,250 kg) x Paulo Henrique (60,4 kg)
Peso pena: Aldimar da Silva Santos (57,7 kg) x Rodolfo Franz (56,9 kg)
Peso meio-médio: Robson Assis (67 kg) x Pablo Luiz Meireles (66,9 kg)
Peso meio-pesado: Carlos Falcão Nascimento (79,8 kg) x Robson da Silva (80 kg)

Local: Arena Santos (Santos-SP)
Horário: 20h
Entrada: franca
Portões: abertura às 18h

Sergio Pettis esquece a pressão e se diz pronto para próxima luta no UFC

Irmão de Anthony Pettis enfrenta Alex Caceres neste sábado e quer provar que evoluiu desde a sua estreia na competição

Por Chicago, EUA
14 comentários
Há dois meses, Sergio Pettis estreava no UFC aos 20 anos de idade e no card em comemoração ao vigésimo aniversário do evento. O nervosismo e a pressão em razão das comparações com o seu irmão mais velho, o campeão peso-leve Anthony Pettis, acabaram atrapalhando a performance do lutador no octógono, mas ainda assim ele saiu vitorioso do duelo contra Will Campuzano. Neste sábado, Sergio volta ao octógono do UFC para mais um desafio, desta vez contra o americano Alex Caceres. E ele espera se sentir à vontade para mostrar um pouco mais sobre o seu estilo de luta:
- Eu acho havia uma  pressão maior em torno daquela primeira luta. Era um grande card, de 20 anos do UFC, e não é todo mundo que, aos 20 anos de idade, tem a oportunidade de estrear na competição em um card como esse. Eu ainda não me acostumei com o tamanho do evento e com tantas câmeras ao meu redor. Sei que cometi alguns erros naquele duelo, mas treinei muito e estou confiante de que essa luta será bem mais divertida para mim. Se eu conseguir manter o foco, mas me divertir dentro do octógono fazendo o que eu amo, eu tenho certeza que vou melhorar cada vez mais - declara o lutador ao Combate.com.
MMA Sergio Pettis UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Sergio Pettis fará sua segunda luta no UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)
Acompanhado de seus treinadores Duke Roufus, ex-lutador do K-1 e dono da Roufusport MMA Academy, em Milwaukee, e do brasileiro Daniel “Cachorrão” Wanderley, treinador de jiu-jítsu do time, Sergio chegou a Chicago, palco da luta deste sábado, na última terça-feira e passou os últimos dias trabalhando nos últimos detalhes de seu plano de jogo:
- Sabemos que o Alex é um cara duríssimo, apesar de não ter um recorde tão forte, então nós treinamos algumas coisas com foco específico para o seu estilo de luta. Ele tem muitos duelos no UFC e é um atleta que vai colocar o Sergio realmente um pouco mais perto do topo da divisão. Vai ser um teste bom e não sabemos nem o que vai vir, porque ele é um garoto versátil como o Sergio, vai bem na trocação e no chão, é perigoso em todos os aspectos. Mas estamos preparados, a trocação está afiada, o chão do Sergio tem melhorado bastante. Apesar de ser um faixa azul, ele faz questão de colocar o quimono e treinar muito. Ele pede para focar nos detalhes e está querendo subir. O objetivo é chegar no topo e ele vai chegar. A galera que está nessa categoria tem que abrir o olho porque o Sergio Pettis está chegando para ficar. - declara Daniel.
MMA Sergio Pettis UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Pettis ao lado de sua equipe (Foto: Evelyn Rodrigues)
Já o treinador principal, Duke Roufus, conta que, apesar do pouco tempo, seu pupilo evoluiu bastante desde o último duelo:
- Sergio de desenvolveu muito como lutador desde a sua última luta. Eu acho que há muita pressão em cima dele por causa de quem ele é, pois o Anthony “Showtime” Pettis é irmão dele, mas ele é também o Sergio “O Fenômeno”  Pettis, ele tem a sua marca registrada, está invicto há 10 lutas e tem um estilo de lutar que é igualmente emocionante. Ele é um aluno muito dedicado e isso lhe dá uma grande vantagem. Eu nunca vi alguém com tanta inteligência e conhecimento de artes marciais diferentes aos 20 anos de idade. E ele ama treinar e estar na academia. E é assim que você se torna um campeão. - afirma.
E no que depender de Sergio, 2014 será um ano de muito trabalho. Apesar de garantir que não tem pressa para conquistar o seu espaço na divisão, o peso-galo afirma que quer se manter o mais ocupado possível, já visando o topo da categoria:
- Eu não estou com pressa de me tornar campeão, sou jovem, tenho muito o que aprender e o que me desenvolver. Eu só quero dar o meu melhor e continuar vencendo. Quero continuar invicto em 2014, e espero ter entre quatro e cinco lutas esse ano e, quem sabe, ganhar alguns bônus.
UFC: Henderson x Thomson
25 de janeiro de 2014, em Chicago (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-leve: Ben Henderson x Josh Thomson
Peso-pesado: Stipe Miocic x Gabriel Napão
Peso-leve: Donald Cerrone x Adriano Martins
Peso-pena: Darren Elkins x Jeremy Stephens
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Alex Caceres x Sergio Pettis
Peso-galo: Eddie Wineland x Yves Jabouin
Peso-galo: Chico Camus x Yaotzin Meza
Peso-galo: Junior Hernandez x Hugo Wolverine
Peso-leve: Daron Cruickshank x Mike Rio
Peso-meio-médio: George Sullivan x Mike Rhodes
Peso-pesado: Walt Harris x Nikita Krylov

- Atualizado em

De mudança para o Rio, Cigano volta aos treinos e faz visita à Nova União

Membro da Champion Team, ex-campeão dos pesados do UFC aluga apartamento na cidade e quer fazer intercâmbios específicos fora do Brasil

Por Rio de Janeiro
102 comentários
O ex-campeão dos pesos-pesados do UFC Junior Cigano está de malas prontas para o Rio de Janeiro. O lutador, que morava na Bahia e alugou um apartamento na capital fluminense, decidiu se mudar para treinar e também buscar aprimorar suas técnicas e estratégia de luta. Nesta sexta-feira, Cigano retomou os treinos após a derrota para Cain Velásquez no UFC 166 e esteve na academia Nova União, treinando com André Pederneiras.
Cigano treina na Nova União (Foto: Ana Hissa)Léo Santos, José Aldo e Marlon Sandro, da Nova União, dão as boas vindas a Cigano (Reprodução: Instagram)
- O Dedé é um cara que eu e todo o universo de lutas respeitamos muito. É um grande estrategista, que sem dúvida vai me ajudar a evoluir - disse Cigano, que ainda não tem previsão de quando volta a lutar.
Dedé Pederneiras também gostou da presença do ex-campeão mundial na sua academia.
- Será um prazer receber o Cigano aqui. Gosto muito dele como pessoa e acho um grande atleta. Essa parceria só tem a acrescentar a todos.
Apesar da visita, Cigano continua fazendo parte da Champion Team, com seu time de treinadores liderados por Luis Dórea. Algumas viagens de intercâmbio para o exterior também estão nos planos, com o objetivo de treinar modalidades específicas.
Cigano treina na Nova União (Foto: Ana Hissa)Cigano (no alto, à esquerda) posa com a equipe Nova União no Rio de Janeiro (Reprodução: Instagram)

Sem lutar desde junho, adversário de Napão minimiza: 'Não quer dizer nada'

Americano Stipe Miocic diz que foco está no que sabe fazer de melhor e afirma que não ficou frustrado por não ter lutado desde o UFC 161

Por Chicago, EUA
23 comentários
O americano Stipe Miocic ocupa a oitava posição do ranking peso-pesado do UFC, mas não luta desde junho de 2013, quando derrotou Roy Nelson em uma performance de respeito no UFC Evans x Henderson, no único combate que protagonizou no ano passado. Neste sábado, ele volta ao octógono do UFC de olho nos top 5 da divisão e enfrenta o brasileiro Gabriel “Napão” Gonzaga em Chicago, nos EUA.
Com Cain Velásquez afastado até o final do ano por conta de uma cirurgia no ombro e Junior dos Santos, o desafiante número um, voltando para a fila depois de perder a segunda disputa de título para o campeão, a divisão dos pesados está um tanto quanto incerta, ainda mais com a descida de categoria de Daniel Cormier e a suspensão de Antonio “Pezão” Silva, pego no antidoping depois do duelo contra Mark Hunt, no UFC Austrália. Enquanto o próximo desafiante ao título será definido em um combate entre Fabrício Werdum e Travis Browne, marcado para abril, Miocic acredita que uma vitória contra Napão lhe dará a oportunidade de enfrentar um lutador melhor ranqueado e, consequentemente, o deixará mais perto do cinturão:
- As coisas nem sempre saem como a gente quer e eu acabei fazendo só uma luta em 2013, mas não tem problema. Eu estou ok com isso, não me importo com o fato de o Gonzaga ter lutado mais do que eu no ano passado. Isso não quer dizer nada -  disse o lutador ao Combate.com  durante um evento para a imprensa realizado nesta quinta-feira na United Center arena,  palco do duelo deste sábado em Chicago.
MMA Stipe Miocic UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Stipe Miocic não luta desde junho de 2013 (Foto: Evelyn Rodrigues)
- A minha preparação foi sensacional, meus treinadores organizaram um camp perfeito para mim e eu me sinto muito bem e animado para essa luta. O Gabriel tem uma mão pesada, como praticamente todos os lutadores dessa divisão, é um cara duro, bom de jiu-jítsu, é faixa-preta, nocauteia as pessoas e finaliza também. Eu assisti algumas lutas dele e tal, mas não fiquei muito focado nisso. O foco tem que ser no que eu faço de melhor. - completa.
Aos 34 anos de idade, Gabriel Gonzaga vem de duas vitórias seguidas contra Shawn Jordan e Dave Herman, antes de perder para Travis Browne, que o nocauteou com uma sequência de cotoveladas controversas, em abril de 2013. Stipe Miocic, por sua vez, tem 31 anos e, antes de vencer Roy Nelson, perdeu para Stefan Struve e venceu Shane Del Rosario.
MMA Gabriel Napão UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Napão enfrenta Miocic neste sábado (Foto: Evelyn Rodrigues)
O canal Combate transmite o card deste sábado ao vivo com exclusividade a partir de 19h30m (horário de Brasília), com acompanhamento em tempo real no Combate.com, que exibe em vídeo a primeira luta do card preliminar (Walt Harris x Nikita Krylov).
UFC: Henderson x Thomson
25 de janeiro de 2014, em Chicago (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-leve: Ben Henderson x Josh Thomson
Peso-pesado: Stipe Miocic x Gabriel Napão
Peso-leve: Donald Cerrone x Adriano Martins
Peso-pena: Darren Elkins x Jeremy Stephens
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Alex Caceres x Sergio Pettis
Peso-galo: Eddie Wineland x Yves Jabouin
Peso-galo: Chico Camus x Yaotzin Meza
Peso-galo: Junior Hernandez x Hugo Wolverine
Peso-leve: Daron Cruickshank x Mike Rio
Peso-meio-médio: George Sullivan x Mike Rhodes
Peso-pesado: Walt Harris x Nikita Krylov

Dana: 'Se eu tivesse a grana de Justin Bieber aos 19 anos, já estaria morto'

Presidente do UFC defende atitudes do jovem cantor e fala da pressão, das tentações e das armadilhas que cantor enfrenta com tão pouca idade

Por Chicago, EUA
135 comentários
Dana White presidente UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Dana White diz entender as atitudes de Justin Bieber,
que foi preso na última quinta (Foto: Evelyn Rodrigues)
A prisão de Justin Bieber na última quinta-feira fez com que Dana White, se não partiesse em defesa do cantor, pelo menos que mostrasse compreensão pelas atitudes do jovem de 19 anos.
- Imagine que você tem 19 anos de idade e muitos milhões de dólares na conta bancária. Se isso acontecesse comigo, eu já estaria morto. É difícil lidar com toda a pressão que esses jovens enfrentam, e com todas as tentações que aparecem diante de um garoto de 19 anos com dinheiro para comprar tudo o que quiser. Se você não tem as pessoas certas ao seu redor, as coisas podem ficar complicadas - disse Dana White ao site "MMA Junkie".
Aos 44 anos de idade, Dana White não esconde que teve uma juventudo complicada em Boston, mas ressalta que jamais teve acesso a tanto dinheiro e fama como Justin Bieber. O astro do pop foi preso na manhã de quinta-feira em Miami por dirigir em alta velocidade e fazer um "pega" com seu Lamborgini amarelo contra um outro carro esportivo. Bieber admitiu estar sob influência de álcool, maconha e medicamentos controlados. O cantor pagou multa de US$ 2.500 e foi liberado para responder o processo em liberdade.

Thomson sobre lesão de Pettis: 'Se não estiver pronto, enfrento outro'

Peso-leve, que encara Ben Henderson neste sábado, diz não se importar se não disputar cinturão do UFC e que está satisfeito com sua carreira

Por Direto de Chicago, EUA
10 comentários
Josh Thomson coletiva UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Josh Thomson sorri durante entrevista em Chicago
(Foto: Evelyn Rodrigues)
Atual número quatro no ranking dos pesos-leves do UFC, o americano Josh Thomson iria disputar o cinturão de Anthony Pettis em dezembro passado, mas uma lesão no joelho do campeão fez com que o duelo fosse cancelado. Agora, ele enfrenta o ex-campeão da categoria, Ben Henderson, na luta principal do UFC: Henderson x Thomson, que acontece neste sábado em Chicago, EUA. Se passar por Bendo, o ex-campeão do Strikeforce deve ser o próximo da fila de Pettis, mas parece não estar muito preocupado com isso.
- Quando eu soube da lesão do Pettis, eu tinha essa opção de esperar, mas quando eu soube que ele ficaria de oito a 10 meses fora, eu já desisti. Sendo honesto, mesmo que ele não esteja pronto depois dessa luta, eu vou enfrentar outra pessoa. Eu não entrei neste esporte para vencer uma luta pelo título. Claro que seria ótimo, todo mundo obviamente quer lutar pelo título, mas eu tenho 35 anos de idade. Se eu conquistar o cinturão, ótimo; se eu não conquistar, está ótimo também. Eu tive uma grande carreira, eu fui o primeiro do mundo em 2003, 2004, sou agora o número 4 em uma escala muito maior nos dias de hoje. Eu poderia me aposentar amanhã, depois dessa luta, e me sentir bem com a minha carreira do jeito que ela foi - declarou Thomson em conversa com a imprensa durante o "Media Day" promovido pelo UFC nesta quinta-feira no United Center.
Thomson jurou que não se trata de demagogia e nem de falar as coisas da boca para fora. O ex-campeão do Strikeforce garante que continua motivado para fazer o que gosta e que não pensa em aposentar as luvas, pelo menos por enquanto, mas afirma que hoje luta por motivos diferentes de quando iniciou a carreira no esporte.
- Hoje o meu objetivo é ir lá e me divertir. O que os fãs querem é ver todo mundo envolvido na organização lutando, eles querem saber quem é o melhor. Claro que, ao longo da minha carreira, eu já estive no topo e ainda estou lá no meio (dos melhores), mas se eu nunca mais chegar naquele nível novamente, eu não me importo. Eu lutei a minha vida inteira para chegar ao topo, enfrentei os melhores caras, eventualmente você tem que desacelerar, você vai cair. Mas eu não estou dizendo que isso vai acontecer neste fim de semana (risos). Não estou dizendo isso, mas eu estou ciente da situação. Eu ainda gosto de lutar, de treinar, e eu amo isso tudo.
Combate.com: confira as últimas notícias do MMA e do UFC
Companheiro de treinos de Cain Velásquez e Daniel Cormier na AKA (American Kickboxing Academy), em San Jose, na Califórnia, o lutador contou que passou por um camp complicado, especialmente por conta das festas de fim de ano.
- Foi muito difícil, porque acho que todo mundo sabe, quando chega o período de festas de fim de ano, todo mundo desaparece. No hóquei, futebol americano ou basquete, eles têm um time que vai estar sempre junto, mas nós somos um esporte individual, então muitos desses caras treinam na AKA e, depois que eles lutam, eles voltam para casa. Alguns são locais, mas a maioria deles são de outras áreas, cidades e até países. O Jon Fitch, por exemplo, mora em Indiana, Daniel Cormier é de Louisiana, Cain é do Arizona, então todos esses caras são de diferentes áreas do país, por isso, quando chega perto do Natal, a academia se transforma em uma cidade fantasma. Nós temos um time, mas é um esporte individual, então quando é a sua vez de lutar, você espera que os caras certos estejam na academia para  te ajudar. Infelizmente, não foi assim para mim neste camp, mas eu fiz o melhor que eu pude e não significa que eu vá lutar menos duro desta vez.
Josh Thomson coletiva UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Josh Thomson admitiu ter cansado após longa preparação para o combate (Foto: Evelyn Rodrigues)
Questionado se chegou a se sentir desmotivado por ter perdido a chance ao título, Thomson explicou que o maior problema nesse quesito foi o tempo de preparação para o duelo, que se estendeu além do que ele imaginava.
- Eu acho que se você não está motivado ao enfrentar alguém que foi o campeão da categoria pelos últimos dois anos, você provavelmente está no esporte errado. Confesso que fiquei um pouco chateado com essa situação, mas é como tudo na vida, você não pode ficar vivendo do passado, você precisa seguir em frente. Então foi isso que eu fiz. A única coisa que eu diria que foi mesmo difícil com relação à motivação foi que o camp foi tão longo… Eu já estava me preparando há cinco semanas para a luta contra o Pettis. Para você ter uma ideia, a temporada da NFL começou no dia 15 de setembro e eu comecei o meu camp em 2 de outubro. Eu estou lutando uma semana antes do Super Bowl. Eles treinam uma vez por semana, eu treino duas vezes por dia, seis vezes por semana. Então foi complicado, principalmente porque meu corpo estava nesse ritmo, treinando duro duas vezes por dia, e faz quase 15 anos que eu pratico esse esporte, então é duro. É como um jogador de basquete ou de futebol que, no final da temporada, sabe que está cansado. A motivação começa a cair no final, mas nessas últimas duas semanas eu me foquei mais na preparação mental para a luta, tentando não treinar em excesso e meio que escolhendo o tempo certo de treinar.
O americano também falou sobre o fato de ser considerado o azarão para o duelo de sábado e disse não se incomodar com os rumores de que Ben Henderson o estaria subestimando.
- Eu não acho que ele me subestima. Para mim, isso é confiança no trabalho dele. Ben foi o campeão pelos últimos dois anos, mas ele seria tolo de me subestimar, o que eu também não ligo se ele fizer. Eu não consigo nem me lembrar da última vez em que eu fui favorito em uma luta. Isso não me incomoda nem um pouco, eu ainda consigo gerenciar a minha carreira e continuar no topo, então está tudo bem.
O canal Combate transmite o UFC: Henderson x Thomson ao vivo com exclusividade a partir de 19h30m (horário de Brasília) no sábado, com acompanhamento em Tempo Real do Combate.com, que exibe em vídeo a primeira luta do card preliminar (Walt Harris x Nikita Krylov). Antes, na sexta-feira, o canal e o site transmitem ao vivo a pesagem do evento, a partir de 20h.
UFC: Henderson x Thomson
25 de janeiro de 2014, em Chicago (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-leve: Ben Henderson x Josh Thomson
Peso-pesado: Stipe Miocic x Gabriel Napão
Peso-leve: Donald Cerrone x Adriano Martins
Peso-pena: Darren Elkins x Jeremy Stephens
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Alex Caceres x Sergio Pettis
Peso-galo: Eddie Wineland x Yves Jabouin
Peso-galo: Chico Camus x Yaotzin Meza
Peso-galo: Junior Hernandez x Hugo Wolverine
Peso-leve: Daron Cruickshank x Mike Rio
Peso-meio-médio: George Sullivan x Mike Rhodes
Peso-pesado: Walt Harris x Nikita Krylov

Ben Henderson, sobre lesão de Pettis: 'Mandem todos os top 10 para mim'

Ex-campeão dos leves afirma que vai lutar contra quem for preciso para herdar nova chance de disputar o cinturão da categoria

Por Direto de Chicago, EUA
25 comentários
Sem lutar desde agosto do ano passado, quando perdeu o cinturão dos leves para Anthony Pettis, Ben Henderson não quer saber de ficar chorando pelo leite derramado e já está focado em recuperar o título de campeão da categoria. No sábado, ele tenta estragar a festa de Josh Thomson, atual número 4 do ranking peso-leve do UFC e possível próximo desafiante ao título da divisão. Ciente de que Pettis estará fora de combate até o meio do ano, Bendo pretende se manter ocupado e acumular vitórias contra os lutadores top da categoria para se credenciar a uma nova disputa de título o mais rápido possível:
- O Pettis pode ficar machucado por um ano, se ele estiver fora até julho ou mais um ano ou o tempo que for, ele pode ficar com o cinturão e continuar machucado que não tem problema. Sabe os caras que o UFC daria uma chance ao título? Mande para mim, mas pode mandar todos eles. Eu enfrento a lista inteira dos Top 10 e vou chutar o traseiro de todo mundo. E aí quando o Pettis estiver saudável e voltar, eu vou estar esperando por ele. - declarou Henderson em conversa com a imprensa nesta quinta-feira no United Center, em Chicago, nos EUA,  palco da luta deste sábado.
MMA Ben Henderson UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Ben Henderson quer o cinturão dos leves de volta (Foto: Evelyn Rodrigues)
Apesar de saber que terá um longo caminho pela frente, já que o presidente do UFC, Dana White deu declarações dizendo que ele precisa ganhar a luta contra Thomson e mais algumas para conseguir nova chance ao cinturão, Henderson afirma que não se importa com a pressão para buscar o resultado:
- Eu não diria que eu me sinto mais pressionado pelos outros. Eu sempre coloco muita pressão em cima de mim mesmo, para ter sucesso e para que a minha mão seja levantada no final da luta. Claro que há também outras fontes de pressão que podem vir daqui ou dali, mas a única que eu sinto é a que eu coloco em mim mesmo. Qualquer outra pressão vindo de outro lugar não se compara com a que eu coloco sobre mim mesmo.
Questionado sobre o que faria diferente no último duelo contra Pettis, o americano reconheceu o bom desempenho do rival e disse que sabe que cometeu um erro:
- Eu dou todo o crédito ao Anthony Pettis naquela segunda luta. Ele fez um bom trabalho e eu cometi um erro. Veja, eu cometo erros em todas as minhas lutas, cometi erros na luta contra o Frankie Edgar, mas ele não capitalizou em cima desse erro para me finalizar. Eu errei na luta contra o Gilbert Melendez e na do Nate Diaz, mas nenhum deles se aproveitou desses erros para me tirar do jogo. Anthony Pettis era um jogador e foi bom o suficiente para se aproveitar daquele erro e finalizar a luta. Então parabéns para ele. Mas foi um erro mental da minha parte e um que eu não costumo cometer frequentemente. - disse, completando:
MMA Ben Henderson Josh Thomson UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Henderson e Thomson se enfrentam neste sábado (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Eu assisti àquela luta duas ou três vezes e eu vi o erro, eu sabia o que era. Assim que ele colocou a perna para cima e foi para a chave de braço eu sabia que tinha errado, eu não sou tão ruim em jiu-jítsu e eu sabia que tinha cometido um erro ao me defender e ele estava fazendo uns ajustes para conseguir a chave de braço, estava indo para o ombro e ajustou para o cotovelo. E eu pensei “Ah isso foi demais, isso foi muito bom seu bastardo!”(risos). Aquilo foi muito legal, foi muito técnico da parte dele. Mas eu sabia qual era o erro, então não precisei assistir à luta um monte de vezes, eu assisti duas vezes e confirmei no vídeo o que eu senti e  então eu fui capaz de seguir em frente.
Sobre o duelo de sábado, Bendo fez questão de frisar que não está subestimando o adversário:
- Dentro do octógono do UFC não há luta fácil, não importa se é a sua primeira luta no UFC, a décima ou se é a décima vez que você está defendendo o seu cinturão. Não há lutas fáceis no UFC. Josh é um cara duro, é um verdadeiro veterano do esporte, muito preparado. Ele já lutou ao redor do mundo, já enfrentou os top 10 caras nos rankings e já treinou com todo mundo, até com BJ Penn, então não há nenhum tipo de truque para surpreendê-lo, porque ele já viu de tudo no chão, ele é duro. Ele vai estar pronto, em boas condições e vai ser um bom teste para mim - finalizou.
Aos 29 anos de idade, Ben Henderson estava invicto há sete lutas no UFC antes de perder o segundo cinturão de sua carreira para “Showtime” (o primeiro foi em 2010, pelo extinto WEC). Já o ex-campeão do Strikeforce, Josh Thomson, vem de vitória sobre Nate Diaz antes de perder para Yves Edwards e vencer Hermes França e Gerald Strebendt pelo UFC. O duelo entre ambos acontece no UFC Henderson x Thomson, que terá transmissão do canal Combate ao vivo com exclusividade a partir de 19h30m (horário de Brasília), com acompanhamento em tempo real no Combate.com, que exibe em vídeo a primeira luta do card preliminar (Walt Harris x Nikita Krylov).
UFC: Henderson x Thomson
25 de janeiro de 2014, em Chicago (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-leve: Ben Henderson x Josh Thomson
Peso-pesado: Stipe Miocic x Gabriel Napão
Peso-leve: Donald Cerrone x Adriano Martins
Peso-pena: Darren Elkins x Jeremy Stephens
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Alex Caceres x Sergio Pettis
Peso-galo: Eddie Wineland x Yves Jabouin
Peso-galo: Chico Camus x Yaotzin Meza
Peso-galo: Junior Hernandez x Hugo Wolverine
Peso-leve: Daron Cruickshank x Mike Rio
Peso-meio-médio: George Sullivan x Mike Rhodes
Peso-pesado: Walt Harris x Nikita Krylov

Curtinhas: Chael Sonnen tira fotos com fãs em restaurante em São Paulo

Rony Jason é liberado de suspensão médica e pode enfrentar Steven Siler em Natal; Pé de Chumbo reforça camp de Cristiano Marcello em Curitiba

Por Rio de Janeiro
127 comentários
"Quem disse que Chael Sonnen não é um dos favoritos de São Paulo?" Essa foi a pergunta feita por Clayton Hires, treinador do polêmico lutador americano, ao publicar nas redes sociais registros de uma passagem do atleta por um restaurante na capital paulista. O ex-desafiante número 1 dos pesos-médios, conhecido por ter feito piadas sobre o Brasil durante suas preparações para os dois duelos com Anderson Silva, foi abordado por fãs após uma refeição com sua equipe, incluindo até uma jovem menina. Sonnen e seu time estão no país atuando como treinadores da terceira temporada do The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões, que está sendo filmada em São Paulo.
Chael Sonnen com fãs em São Paulo (Foto: Reprodução / Twitter)Chael Sonnen posa com duas fãs em restaurante em São Paulo (Foto: Reprodução / Twitter)
Chael Sonnen com fãs em São Paulo (Foto: Reprodução / Twitter)E brinca com fã mirim que pediu por uma foto (Foto: Reprodução / Twitter)
Livre para lutar
O peso-pena Rony Jason está liberado para lutar no UFC: Shogun x Henderson 2, em 23 de março, em Natal. O lutador havia recebido uma suspensão médica de seis meses da Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) após sua derrota para Jeremy Stephens no UFC: Belfort x Henderson, em novembro passado, além de 30 dias adicionais de gancho por "conduta antidesportiva" após o combate, quando atravessou uma parede dos vestiários com uma cotovelada. A CABMMA comunicou à imprensa que Jason teve sua suspensão médica encerrada nesta quinta-feira, após encaminhar laudo de seu médico particular, Dr. Gutemberg Correia, atestando a cicatrização da lesão em seu braço e sua liberação médica para prática esportiva.
Com isso, a suspensão disciplinar de Jason começa a valer nesta sexta-feira, dia 24 de janeiro. Com isso, o lutador cearense estará livre de qualquer suspensão quando encarar Steven Siler em 23 de março.
Ex-TUF reforça CM System
Participante da primeira temporada do TUF Brasil, Délson Pé de Chumbo se mudou para Curitiba e se tornou mais um reforço da CM System, equipe de Cristiano Marcello. O peso-leve do UFC, que enfrenta Joe Proctor em fevereiro em Jaraguá do Sul-SC, deu as boas-vindas ao novo membro do time através de sua página no Facebook, com uma foto em que os dois aparecem ao lado de Kevin Souza, peso-pena do UFC que também se juntou ao grupo recentemente.
Delson Pé de Chumbo, Cristiano Marcello e Kevin Souza MMA (Foto: Divulgação)Delson Pé de Chumbo, Cristiano Marcello e Kevin Souza na academia CM System (Foto: Divulgação)

Vitor Belfort tem poucas chances de fazer TRT em Vegas segundo a NSAC

Membro da Comissão Atlética de Nevada diz que não há problema em conceder licença para lutar, mas para a terapia hormonal 'é mais difícil'

Por Las Vegas, EUA
237 comentários
A afirmação de Vitor Belfort de que pedirá a autorização da Comissão Atlética de Nevada para fazer uso de TRT (Terapia para Reposição de Testosterona) para a luta contra Chris Weidman, pelo cinturão dos pesos-médios, parece ter preocupado a entidade. Segundo entrevista de um de seus membros, Francisco Aguilar, ao site "MMA Junkie", a permissão para lutar no estado deve ser concedida sem problemas, mas a permissão para o uso da reposição hormonal pode ser mais problemática.
Vitor Belfort Pesagem UFC Goiânia (Foto: Rodrigo Malinverni)Vitor Belfort terá dificuldade de ter aceito o uso de TRT em Las Vegas (Foto: Rodrigo Malinverni)
- Acho que o pedido para o uso de TRT é algo relativamente novo, e não é muito comum que haja uma solicitação para fazê-la aqui em Nevada. Autorizar o pedido do senhor Belfort é algo novo para nós, mas acho que isso não fará a balança pender para o sim ou para o não. A licença para lutar não será um problema. Já a permissão para o uso da reposição hormonal pode ser - disse Aguilar, lembrando que, caso tenha o pedido aceito, o brasileiro será o primeiro a conseguir a permissão após ter sido flagrado em um exame antidoping. Segundo as regras, da Comissão, Belfort não precisa ter o uso da terapia autorizado para lutar. Basta a ele pedir a licença normal, que deve ser concedida após uma entrevista - presencial ou por telefone - por se tratar de um atleta com mais de 35 anos de idade.
O histórico de Vitor Belfort, no entanto, pode fazer a Comissão Atlética de Nevada a submetê-lo a uma série extra de questionamentos. Mesmo afirmando que precisa da terapia por razões médicas, o brasileiro tem contra si o fato da entidade não permitir o uso da terapia a quem já foi flagrado fazendo uso de substâncias proibidas. O ex-diretor da entidade, Keith Kizer, disse dois meses após o brasileiro declarar publicamente fazer uso de TRT, que não concederia a permissão para que ele fizesse uso da terapia no estado de Nevada.
ufc anderson silva vitor belfort (Foto: Agência Getty Images)Após a suspensão, Vitor lutou em Las Vegas contra
Anderson Silva, no UFC 126 (Foto: Getty Images)
Para conseguir a permissão, Vitor terá que provar através de documentos e de exame de sangue que precisa da terapia por razões de saúde. Mesmo apresentando a permissão para uso da terapia no Brasil, Belfort ainda terá que assinar um termo garantindo que jamais se utilizou de substâncias proibidas. O que, segundo a Comissão Atlética de Nevada, ele fez, especificamente no Pride 32, realizado em Las Vegas, na luta contra Dan Henderson. Na ocasião, Vitor teve em seu exame a presença de tetrahidroxitestosterona. Mesmo suspenso, o brasileiro garantiu que não fez uso da substância através de um e-mail enviado em 21 de outubro de 2006 ao então chefe da Comissão.
- Tudo que tenho a dizer é que comprei o suplemento "Max Tribostak' na loja "Max Muscle" em La Habra, Califórnia. Não fazia ideia de que o suplemento adquirido em um estabelecimento comercial continha uma substância ilegal no estado de Nevada. Esse desconhecimento trouxe prejuízos à minha imagem, massacrada em todos os jornais no Brasil, a perda de alguns patrocinadores e, acima de tudo, o risco de suspensão pela Comissão Atlética de Nevada. Espero que o senhor considere este depoimento antes de tomar qualquer decisão formal de punição - diz o e-mail.
Dois meses mais tarde, em dezembro de 2006, Belfort falou à Comissão por telefone sobre o resultado positivo. O lutador disse que o flagrante se deu por conta do suplemeto e de um tratamento que fez para uma lesão no joelho, feito seis meses antes da luta contra Henderson. Vitor apresentou uma carta do endocrinologista brasileiro Rodrigo Greco, que admitiu ter aplicado testosterona três vezes por semana em 2006. Segundo a ata da sessão, Belfort afirmou ter recebido duas ou três injeções para a recuperação do joelho, de forma que pudesse treinar.
O então membro da Comissão, Tony Alamo, não se convenceu com os argumentos de Belfort. Na mesma ata da sessão, Alamo disse que as justificativas não eram válidas.
- Tony Alamo afirmou que se a cirurgia aconteceu em junho e Belfort recebeu as injeções logo após o procedimento, provavelmente não haveria mais traços da substância em outubro. O senhor Belfort também declarou que tomou algumas injeções de anti-inflamatórios para uma lesão nas costas, mas Tony Alamo afirmou que anti-inflamatórios não são flagrados em exames que buscam esteroides. Outro membro da comissão, John Bailey, também declarou que Vitor Belfort não disse, nos questionários pré-luta, a existência de qualquer lesão nas costas, mas o lutador respondeu dizendo que não era uma grande lesão, apenas uma dor causada pelo duro treinamento a que se submeteu.
Na ocasião, Belfort foi suspenso por nove meses, multado em US$ 10 mil e informado da necessidade de passar por um novo exame antidoping para voltar a receber a licença para lutar no estado de Nevada, o que aconteceu no UFC 126, cinco anos depois, quando Vitor foi autorizado a lutar em Las Vegas para desafiar Anderson Silva, quando foi nocauteado no primeiro round, em sua única derrota entre os pesos-médios do UFC.
Segundo Francisco Aguilar, o caso de Vitor Belfort tem que provar que a Comissão Atlética de Nevada é justa consigo mesma, com os demais lutadores e com o UFC.
- Não quero especular se Vitor Belfort receberá ou não a autorização para uso de TRT antes de ouvir toda a história e me inteirar sobre o caso completamente. Nós já lidamos com casos de diversos lutadores, com características muito específicas. Temos que analisar cada um deles individualmente - finalizou.

Henderson e Thomson tocam o nariz em encarada na pesagem do UFC

Ao contrário do encontro na véspera, ex-campeão peso-leve não pisca e não responde a sorriso irônico do adversário. Martins brinca com Cerrone

Por Chicago, EUA
42 comentários
O clima esquentou de novo entre Ben Henderson e Josh Thomson nesta sexta-feira, na pesagem do evento que destaca a luta entre os dois pesos-leves, em Chicago. Se na véspera Thomson fez provocações e arrancou sorrisos e respostas do adversário, desta vez Bendo não piscou e não tirou a expressão séria do rosto. Enquanto o lutador californiano sorria e se aproximava, o ex-campeão do UFC não se intimidou e encostou o nariz com o do rival, antes dos dois serem separados pelo presidente do Ultimate, Dana White. O palco está armado para o duelo principal do UFC: Henderson x Thomson, que terá transmissão ao vivo do Combate neste sábado, a partir de 19h30m (horário de Brasília).
Ben Henderson e Josh Thomson encarada UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Ben Henderson se mantém sério, enquanto Josh Thomson ri na sua cara (Foto: Evelyn Rodrigues)
Josh Thomson entrou com muitas roupas - boné, cachecol, casaco, camisa, até duas meias. Quando tirou tudo, marcou 70,3kg, valor exato da divisão peso-leve. Henderson entrou com um pouco menos: usou luvas e gorro e cachecol, mas dispensou o casaco. Bendo, porém, precisou ficar nu por trás das toalhas para bater 70,8kg, dentro do limite de tolerância para lutas que não valem cinturão - nesses casos, os lutadores podem ficar até uma libra (cerca de 455g) acima da marca de suas categorias. Ele ainda bebeu líquidos antes de ir para a tensa encarada.
De resto, foi uma pesagem sem muitas surpresas. O primeiro brasileiro a subir no palco foi Hugo Wolverine, que entrou usando uma camisa com o desenho inspirado no game "Angry Birds". Ele bateu 61,7kg, dentro do limite de tolerância de sua categoria, e colocou os óculos para encarar Junior Hernandez, que marcou o mesmo valor na balança. A dupla seguinte de lutadores teve o primeiro a usar um adereço para chamar a torcida para seu lado: Chico Camus, que colocou um boné do time de basquete Chicago Bulls. Ele ficou na ponta dos pés para encarar bem de perto Yaotzin Meza.
- GALERIA DE FOTOS: confira as melhores imagens da pesagem desta sexta-feira
Alex Caceres foi o primeiro a pedir a cobertura das toalhas para tirar a cueca na subida à balança. Nu, o ex-TUF marcou 61,2kg, valor exato de sua categoria. Na encarada, ficou clara sua enorme vantagem em altura para Sergio Pettis: ele tem 1,75m, contra 1,68m do irmão de Anthony Pettis.
Adriano Martins foi o segundo brasileiro a subir ao palco e entrou com a bandeira de Amazonas sobre o ombro. Ele bateu 70,3kg. Em seguida, seu adversário, Donald Cerrone, entrou usando seu tradicional chapéu de caubói. Ele surpreendeu ao tirar o casaco e revelar que vestia a camisa do Denver Broncos, seu time de futebol americano de coração, que disputa o Super Bowl na semana que vem. Ele também bateu 70,3kg. Os dois riram e trocaram palavras amigáveis na encarada.
Gabriel Napão também ficou dentro do limite do peso-pesado, e vai entrar no octógono maior do que seu adversário. O brasileiro registrou 117kg na balança, contra 111,1kg de Stipe Miocic.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O canal Combate transmite o card deste sábado ao vivo com exclusividade a partir de 19h30m (horário de Brasília), com acompanhamento em tempo real no Combate.com, que exibe em vídeo a primeira luta do card preliminar (Walt Harris x Nikita Krylov).
UFC: Henderson x Thomson
25 de janeiro de 2014, em Chicago (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-leve (até 70,8kg): Ben Henderson (70,8kg) x Josh Thomson (70,3kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Stipe Miocic (111,1kg) x Gabriel Napão (117kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Donald Cerrone (70,3kg) x Adriano Martins (70,3kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Darren Elkins (65,8kg) x Jeremy Stephens (66,2kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-galo (até 61,7kg):Alex Caceres (61,2kg) x Sergio Pettis (61,2kg)
Peso-galo (até 61,7kg):Eddie Wineland (61,2kg) x Yves Jabouin (61,2kg)
Peso-galo (até 61,7kg):Chico Camus (61,2kg) x Yaotzin Meza (61,2kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Junior Hernandez (61,7kg) x Hugo Wolverine (61,7kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Daron Cruickshank (70,3kg) x Mike Rio (70,3kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): George Sullivan (77,1kg) x Mike Rhodes (77,6kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Walt Harris (109,3kg) x Nikita Krylov (98,9kg)

Brasileiro exibe uniformes coloridos, mas roupa não será usada em Sochi

Jhonathan Longhi divulga uniforme com bandeira do Brasil e outro com bolinhas que lembram confetes, mas peças não serão utilizadas nas Olimpíadas de Inverno

Por Abetone, Itália
Comente agora
uniforme Jhonatan Longhi (Foto: Reprodução )Roupa tem bandeira do Brasil (Foto: Reprodução )
Ainda não é a roupa que ele usará em Sochi 2014, quando disputará as Olimpíadas de Inverno pela segunda vez. Mas o esquiador brasileiro Jhonathan Longhi divulgou nesta sexta-feira dois novos uniformes que mandou fazer para competir em outros campeonatos. Um deles é inspirado na bandeira brasileira, e o outro tem bolinhas que lembram confetes.
Na quinta-feira, Jhonathan abandonou uma prova após sentir dores na região lombar e nos joelhos. O brasileiro já iniciou a fisioterapia e deve ficar fora das pistas de uma semana a dez dias.
Em Sochi 2014, Jhonathan Longhi compete no Slalom Gigante (19 de fevereiro) e no Slalom (22 de fevereiro) do esqui alpino. As Olimpíadas de Inverno ocorrem entre os dias 6 e 23, e o SporTV.com fará cobertura diária em Tempo Real. O SporTV e a TV Globo transmitem algumas provas ao vivo.
uniforme Jhonatan Longhi (Foto: Reprodução )Jhonatan Longhi divulgou uniformes coloridos que usará em competições de esqui alpino (Foto: Reprodução )

Jhonatan Longhi uniforme (Foto: Reprodução/Facebook)Uma das peças do esquiador brasileiro tem bolinhas que lembram confete (Foto: Reprodução/Facebook)

MP do Rio instaura inquérito para investigar conduta de CBF e STJD

Órgão segue mesmo rumo do MP de São Paulo e também apura irregularidades na perda de pontos do Flamengo, após representações protocoladas por torcedores

Por Rio de Janeiro
521 comentários
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) instaurou inquérito para investigar as condutas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta da confusão que terminou com alteração da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro no tribunal. A investigação será feita pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital e foi motivada por duas representações protocoladas por cinco torcedores do Flamengo, que perdeu quatro pontos no STJD pela escalação irregular de André Santos contra o Cruzeiro, na última rodada da competição - a Portuguesa foi punida da mesma forma pela escalação de Héverton.
Em São Paulo, o Ministério Público também investiga o caso. O promotor Roberto Senise Lisboa conduz a apuração e tenta fazer com que a CBF assine um Termo de Compromisso reconhecendo que errou, na visão do órgão, ao descumprir o Estatuto do Torcedor.
montagem Héverton e André Santos (Foto: Montagem sobre foto da Agência Estado)Héverton e André Santos se tornaram pivôs de polêmica no fim do Brasileiro (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)



De acordo com o site do MP-RJ, as representações dos rubro-negros apontam que o clube carioca não cometeu qualquer irregularidade ao escalar o atleta na partida  "porque a decisão que suspendeu o jogador somente foi publicada, na forma como determina o Estatuto do Torcedor, no dia 9 de dezembro (segunda-feira), data posterior ao jogo, realizado em 7 de dezembro (sábado)".  Os torcedores sustentam que a punição deveria ser aplicada em partida subsequente da mesma competição (Copa do Brasil) e não em outro campeonato. Além disso, os torcedores argumentam que o Boletim Informativo Diário (BID), publicado pela CBF por meio de seu site na internet, atestava que o jogador já havia cumprido suspensão automática.
O promotor Rodrigo Terra estará à frente das investigações e disse que instaurou o inquérito por ter dúvidas sobre a alegação dos torcedores. Ele explicou que a CBF receberá em breve uma notificação e que terá um prazo de dez dias para apresentar defesa. Neste primeiro momento, o promotor quer ouvir apenas a entidade que comanda o futebol brasileiro para decidir pela continuidade da investigação.
- Nesse momento inicial, a gente recebe a representação e dá início a uma investigação formal sobre o assunto porque existem elementos mínimos para justificar a afirmação do torcedor. Cheguei a ficar na dúvida se seria ou não caso de instaurar uma investigação porque a alegação de que o Flamengo não teria sido notificado oficialmente acho fraca, pois ainda que o Estatuto do Torcedor seja regido pelo princípio da publicidade, o fato é que a publicidade não foi contrariada. Isso porque o clube e seus advogados estiveram presentes na sessão de julgamento que aplicou a penalidade, o que já seria suficiente para dar publicidade ao ato e tornaria desnecessária a notificação formal ao Flamengo. Mas existe este outro aspecto também se essa punição deveria ser cumprida no próprio Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil. Em princípio, tanto um quanto outro são organizados pela mesma entidade, que é a CBF, e o clube de qualquer maneira está ligado à instituição. Mas até porque estava com essas dúvidas, instaurei esse inquérito e vou aprofundar a investigação. Já foi expedido a notificação para a CBF se manifestar. Preciso saber o que vai ser alegado pela CBF, qual vai ser o teor da defesa, se já vou ficar satisfeito ou se alguma outra informação vai ser necessária.
A página do MP-RJ disponibilizou um trecho de uma das representações: “É evidente que a informação oficial da CBF contida em seu site oficial é válida para ciência das decisões. Em sendo assim, não havendo nenhum apontamento contrário à escalação do atleta, não poderia o Flamengo ser penalizado, como foi, pelo STJD, sob pena de violação do princípio da boa-fé objetiva, contido no artigo 4º, III do Código do Consumidor e também no artigo 422 do Código Civil brasileiro”.

Caça-Rato diz que prefere sair do
time a ter que jogar de centroavante

Atacante dá declaração surpreendente e garante ter conversado com o técnico Vica

Por Recife
50 comentários
flávio caça-rato santa cruz (Foto: Lino Wessen Sultanum)Caça-Rato não aprovou seu desempenho nos
dois primeiros jogos (Foto: Lino Wessen Sultanum)
O lado irreverente de Flávio Caça-Rato todo mundo já conhecia. Sempre brincalhão, o atacante costuma divertir o elenco do Santa Cruz em treinamentos e até nos jogos, mas nesta sexta-feira, surpreendeu pela veemência numa entrevista coletiva. Quando questionado sobre o seu posicionamento nos dois primeiros jogos, o xodó da torcida coral saiu do discurso comum e garantiu que prefere ficar no banco de reservas do que seguir jogando como centroavante.

- Eu vou ser sincero. Prefiro ficar no banco do que fazer uma coisa que eu não sei. Prefiro esperar a minha oportunidade. Não sou um jogador para ficar fixo. Não é a minha e nunca joguei assim.

E a sinceridade de Caça-Raro não ficou apenas na conversa com a imprensa. Segundo ele, tudo foi falado também em um papo com o próprio técnico Vica.

- A gente teve uma conversa para não atrapalhar o grupo. Eu prefiro jogar na minha. Ele me disse para ficar tranquilp, que a oportunidade iria aparecer.

Apesar dos bons resultados do Santa cruz nas duas primeiras rodadas da Copa do Nordeste, Caça-Rato garante que não ficou satisfeito com o seu desempenhou. Mas no primeiro jogo, contra o Vitória da Conquista-BA, o atacante deu um belo passe para o primeiro gol do Santa, marcado por Natan.

- Eu não gostei porque não é a minha. Tento fazer, mas não sai. Não sei jogar de costas. Meu negócio é de frente. Fica difícil para mim de costas.

Flávio Caça-Rato jogou apenas 45 minutos nos dois primeiros jogos. Diante da Vitória da Conquista, foi substituído por conta de uma lesão. Contra o Bahia, deixou o jogo por opção de Vica.

Chuva forte derruba peça da cobertura da Arena Palmeiras

Não há registro de feridos na obra do Allianz Parque, na zona oeste da capital paulista. No ano passado, um operário morreu no local

Por São Paulo
504 comentários
 
Uma peça da cobertura do Allianz Parque, novo estádio do Palmeiras em construção, caíram na tarde desta sexta-feira. O acidente foi provocado pela forte chuva que atingiu a capital paulista. Não há registro de feridos.
- Quando a chuva e o vento começaram, tiramos toda a equipe de trabalho e paralisamos as atividades. Algumas das peças que estavam lá em cima não fixadas caíram. Foram telhas, mas não são peças estruturais, nem metálicas. Isso não atrasa a obra. É só subir de novo. Ninguém se feriu - explicou Rogério Dezembro, diretor de novos negócios da WTorre.
- A estrutura da cobertura está pronta e foi finalizada antes do Natal. Essa (peça que caiu) é a esquadrilha das telhas transparentes que ficam na borda do telhado da cobertura da Arena. Não é uma peça estrutural, apenas uma moldura. Algumas ficam no chão porque é o único espaço que temos - emendou Dezembro, por telefone.
Responsáveis pela obra da Arena Palmeiras (ao fundo) observam os estragos (Foto: Felipe Zito)Responsáveis pela obra da Arena (ao fundo) observam os estragos; imprensa não pôde entrar (Foto: Felipe Zito)
Pouco depois, a empresa soltou uma breve nota oficial à imprensa:
Por volta das 17 horas desta desta sexta-feira, a chuva e o vento forte que atingiram a região oeste da cidade de São Paulo levaram a uma paralisação imediata das obras da nova Arena do Palmeiras. Uma peça da cobertura que ainda não estava totalmente fixada foi deslocada pelo vento. Não houve outros danos materiais e ninguém ficou ferido. O ocorrido não altera o cronograma da obra. 
Nota da Redação:
A nota oficial se refere a uma única peça. No primeiro contato com a reportagem, por telefone, o diretor da WTorre Rogério Dezembro usou o termo "peças", no plural. A informação foi corrigida no texto às 20h10.
FRAME Acidente Arena Palmeiras (Foto: Reprodução)Peça da cobertura da Arena, danificada pelo vento (Foto: Reprodução)

FRAME Acidente Arena Palmeiras (Foto: Reprodução)Muitas das peças da cobertura ficam no local onde será o gramado, explicou o responsável (Foto: Reprodução)

FRAME Acidente Arena Palmeiras (Foto: Reprodução)Cronograma da obra não será afetado, de acordo com diretor da construtora responsável (Foto: Reprodução)
Em abril do ano passado, um operário morreu na obra após a queda de uma estrutura de concreto. A expectativa do clube alviverde é que o estádio seja entregue ainda neste primeiro semestre.
chuva Parque Antártica em São Paulo (Foto: Alice Vergueiro / Agência Estado)Área onde fica o estádio (ao fundo) ficou alagada (Foto: Alice Vergueiro / Agência Estado)

Orçamento do Comitê Rio 2016 para as Olimpíadas sobe para R$ 7 bilhões

Inclusão de novos esportes, avanços tecnológicos, segurança, aumento salarial e inflação são os principais motivos para o aumento dos gastos segundo a organização

Por Rio de Janeiro
Comente agora
Carlos Arthur Nuzman apresentação do orçamento Rio 2016 Olimpíadas (Foto: Leonardo Filipo)Carlos Arthur Nuzman apresenta orçamento para os Jogos Rio 2016 (Foto: Leonardo Filipo)
A 925 dias do início dos Jogos, o Comitê Rio 2016 anunciou o orçamento oficial para as Olimpíadas e Paralimpíadas, nesta quinta-feira, em sua sede, no Rio de Janeiro. Em quatro anos, os gastos previstos pela organização saltaram de R$ 4,2 bilhões para R$ 7 bilhões. Mas, considerando a  atualização da inflação com base no IPCA no período, que foi de 31,89%, o valor passou para R$ 5,5 bilhões e o aumento real do orçamento foi, portanto, de R$ 1,5 bilhão. O custo total para a realização dos dois eventos, porém, só será conhecido na semana que vem, quando serão divulgados os investimentos dos três níveis de governo.
No dossiê de candidatura, entregue em 2009, o Comitê estimou gastar cerca de R$ 4,2 bilhões na produção do evento. Também estava previsto um orçamento de R$ 1,4 bilhão distribuído pelas três esferas de governo. Mas o orçamento final de R$ 7 bilhões apresentado nesta quinta-feira não prevê mais o repasse dos recursos públicos ao Comitê Rio 2016. Assim, a receita para cobrir os gastos viria de forma integral de fontes privadas. 
O aumento no orçamento foi justificado principalmente pelos seguintes fatores: entrada de quatro esportes a mais no programa (golfe, rúgbi, paracanoagem e paratriatlo); a evolução da tecnologia – gerando demandas de novos equipamentos, como tablets; a sofisticação da segurança; e aumento dos salários e na despesa com a vila olímpica. Além disso, o Comitê Rio 2016 informou que o custo previsto - R$ 4,2 bilhões - também precisava ser atualizado com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que teve uma variação de 31,89% neste período, como forma de comparação. Então, o R$ 4,2 bilhões de 2009 seriam, na verdade, R$ 5,5 bilhões atualmente.
orçamento Rio 2016 site oficial (Foto: Reprodução / Site Oficial)Distribuição das despesas apresentadas para as Olimpíadas de 2016 (Foto: Reprodução / Site Oficial)

Segundo o diretor geral dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Sidney Levy, essa diferença tentará ser compensada pelo Comitê Organizador do Rio 2016 com mais investimentos.
- Acontecem coisas que não estão no nosso controle, como a inflação. Mas é nosso papel trabalhar todos os dias para que esse número seja equilibrado. Fomos ao mercado para trazer mais receitas para compensar as despesas e estamos tendo bastante sucesso – afirmou Levy.
O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, procurou minimizar o aumento do orçamento comparando com o valor gasto pela organização das Olimpíadas de Londres, em 2012.
- Estamos trabalhando com um orçamento 30% menor do que o de Londres. Londres trabalhou com um orçamento equivalente a R$ 12 bilhões. O nosso é de R$ 7 bilhões - ressaltou Nuzman, considerando o câmbio atual da libra.

O relatório econômico trimestral final publicado pelo Departamento de Cultura, Mídia e Esporte do governo britânico (DCMS) em outubro de 2012, porém, mostrou que o orçamento operacional do Comitê Organizador de Londres 2012 (Locog) chegou perto dos 3 bilhões de libras. Mas considerando o câmbio da época (R$ 3,20), o custo total seria de R$ 9,6 bilhões.
A apresentação do Comitê Rio 2016 desta quinta-feira marcou o início das três etapas que compõem a divulgação do orçamento da competição. Até agora, foram anunciados apenas os gastos com as operações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Este levantamento não conta, portanto, os custos de construções, reformas de instalações e qualquer obra de infraestrutura.
Carlos Arthur Nuzman apresentação do orçamento Rio 2016 Olimpíadas (Foto: Leonardo Filipo)Orçamento dos Jogos do Rio é apresentado na sede do Comitê Rio 2016 (Foto: Leonardo Filipo)

Com mais de dois anos de atraso, de acordo com a primeira data prevista (novembro de 2011), a matriz será entregue na próxima semana. A criação da Autoridade Pública Olímpica (APO) e, depois, a mudança de gestão da mesma, no ano passado, dificultaram ainda mais a definição das responsabilidades. O Comitê Organizador dos Jogos de Londres entregou o documento antes dos mil dias para a competição. Já o Brasil começa a apresentar sua previsão 925 dias antes da abertura.
Para finalizar a apresentação do orçamento dos Jogos, em março, ainda sem data estipulada, os três níveis de governo anunciarão o Plano de Antecipação e Ampliação dos Investimentos Federais, Estaduais e Municipais em Políticas Públicas.

Lesão tira Pearson de card, e Michael Johnson é novo oponente de Guillard

Inglês machuca o joelho e não poderá fazer revanche contra americano no evento de 8 de março, em Londres. Novos adversários já treinaram juntos

Por Rio de Janeiro
16 comentários
O peso-leve inglês Ross Pearson sofreu uma lesão no joelho e está fora do coevento principal do UFC de Londres, dia 8 de março. O americano Michael Johnson foi o escolhido para substituí-lo no duelo contra o também americano Melvin Guillard, que é seu ex-companheiro de treino na Blackzilians - Guillard deixou a equipe em 2013 e se transferiu para a American Top Team (ATT). A notícia foi divulgada oficialmente pelo Ultimate na manhã desta quinta-feira.
Gleison Tibau luta UFC 168 derrota (Foto: Getty Images)Michael Johnson nocauteou Gleison Tibau no UFC 168, em dezembro (Foto: Getty Images)
O duelo entre Pearson e Guillard seria a revanche do "no contest" (luta sem resultado) ocorrido em outubro, quando o americano abriu um corte na testa do oponente ao aplicar uma joelhada ilegal, e o combate acabou paralisado. Antes disso, Guillard vinha de uma vitória sobre Mac Danzig. Já Johnson vem de triunfos sobre Joe Lauzon e Gleison Tibau.
UFC: Gustafsson x Manuwa
8 de março de 2014, em Londres
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-meio-pesado: Alexander Gustafsson x Jimi Manuwa
Peso-leve: Michael Johnson x Melvin Guillard
Peso-meio-pesado: Cyrille Diabate x Ilir Latifi
Peso-mosca: Brad Pickett x Ian McCall
Peso-meio-médio: Gunnar Nelson x Omari Akhmedov
Peso-meio-médio: Igor Araújo x Danny Mitchell
Peso-médio: Brad Scott  x Cláudio Mineiro
Peso-médio: Luke Barnatt x Mats Nilsson
Peso-mosca: Phil Harris x Louis Gaudinot
Peso-galo: Davey Grant x Roland Delorme

Ídolo de Anderson Silva, BJ Penn manda recado: 'Você é o melhor'

No Brasil para ajudar nos treinos de José Aldo e Renan Barão para o UFC 169, havaiano declara apoio ao ex-campeão mundial dos pesos-médios

Por Rio de Janeiro
130 comentários
Durante seu reinado como campeão dos pesos-médios do UFC, Anderson Silva frequentemente negou ser "o melhor lutador do mundo" e respondia que considerava o havaiano BJ Penn, ex-campeão do Ultimate em duas categorias diferentes de peso, como o melhor de todos os tempos. Nesta quinta-feira, todavia, foi a vez de Penn inverter o roteiro e declarar que o brasileiro é o maior campeão do MMA.
O ex-campeão peso-leve e peso-meio-médio está no Rio de Janeiro para ajudar José Aldo e Renan Barão nos treinos para o UFC 169, onde os dois defendem seus cinturões - do peso-pena e do peso-galo, respectivamente - no próximo dia 1º de fevereiro, em Newark, EUA. Durante uma pausa no treinamento, Penn gravou uma mensagem de apoio para Anderson Silva, que se recupera de fratura na perna esquerda, sofrida durante sua derrota para Chris Weidman no UFC 168, em dezembro passado. (Veja no vídeo ao lado).
- Eu só queria dizer que estamos no Brasil e adoraria que você estivesse aqui com a gente, Anderson. Queria dizer que tem muita gente falando, mas o que você decidir, eu vou apoiar. Você é o melhor! Você é quem fez todos os recordes! Eu te vejo quando voltar para casa, nos Estados Unidos! Continue forte, Anderson! Você tem o meu apoio - disse BJ Penn na mensagem filmada pelo Combate.
Penn deve voltar ao Brasil no final do semestre, para se preparar para sua luta contra Frankie Edgar pelos pesos-penas. O ex-campeão gravou recentemente a 19ª temporada do reality show americano The Ultimate Fighter, no qual ele e Edgar atuaram como treinadores de duas equipes de lutadores aspirantes ao UFC. André Pederneiras, líder da equipe Nova União e técnico de Aldo e Barão, serviu como um de seus assistentes no programa.