terça-feira, 11 de setembro de 2012


Fifa registra desenho e confirma tatu-bola como mascote da Copa

Assim como a bola, nome do animal será escolhido em votação na internet

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
713 comentários
Mascote tatu bola copa do mundo brasil 2014 (Foto: Divulgação)A versão colorida do mascote da Copa do Mundo
de 2014: ainda sem nome  (Foto: Divulgação)
A Fifa registrou nesta terça-feira no site de patentes europeias (OHIM) o desenho do mascote da Copa do Mundo de 2014, confirmando o tatu-bola como animal escolhido para representar o país. Assimcomo a bola Brazuca, o nome será escolhido em votação na internet.
No OHIM, a Fifa disponibilizou imagens em preto e branco e em 3-D do tatu-bola, que será amarelo e terá o casco azul. A ideia de ter o "Tolypeutes tricinctus" como símbolo do Mundial do Brasil surgiu no Ceará e foi apresentada apenas em fevereiro ao Ministério do Esporte e ao Comitê Organizador Local (COL) pela ONG Associação Caatinga, idealizadora do projeto.
No texto da campanha, a Associação Caatinga explica que o "Tolypeutes tricinctus" é o tipo de tatu mais ameaçado do Brasil e que a caça já o fez desaparecer de muitos estados. Para defender a escolha da mascote, a ONG lembrou que o nome original do tatu-bola foi dado devido à habilidade de curvar-se sobre si mesmo para se proteger quando ameaçado, ficando no formato de uma bola.
Mascote tatu bola copa do mundo brasil 2014 (Foto: Divulgação)Imagens em 3-D do mascote da Copa registradas pela Fifa  na Europa (Foto: Divulgação)
Recentemente, a revista "Veja" publicou a foto do mascote colorida. Na Copa de 2010, animal escolhido pela Fifa para representar a África do Sul foi um leopardo de cabelo verde, batizado de Zakumi.
No último dia 2, o Esporte Espetacular revelou o nome da bola oficial da Copa: Brazuca. Pela primeira vez na história do Mundial, a Fifa e a Adidas consultaram os torcedores para batizar o objeto e a votação oficial ocorreu no GLOBOESPORTE.COM. As outras opções eram Bossa Nova e Carnavalesca.
Confira todos os mascotes de Copas até hoje:
Mascotes Copa do Mundo  (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Aldo também está fora do UFC 153

Brasileiro está com o pé machucado e não enfrenta Frankie Edgar no Rio

Por SporTV.comRio de Janeiro
102 comentários
José Aldo, UFC (Foto: Adriano Caldas / Globoesporte.com)José Aldo sofreu um acidente de moto no dia 1º de
setembro (Foto: Adriano Caldas/ Globoesporte.com)
O Ultimate está com grandes problemas para manter seus cards intactos. Depois de perder Rampage Jackson no UFC 153 por lesão, a organização também ficou sem José Aldo para a luta principal do evento no Rio de Janeiro. O brasileiro está com uma lesão no pé e não vai poder lutar.
- Agora Aldo está fora por causa de uma lesão no pé. Evento principal e coevento principal no mesmo dia! Outro dia incrível para o UFC. Temos muito trabalho a fazer - postou Dana White no Twitter.
No último dia 1º, José Aldo sofreu um pequeno acidente quando voltava de moto para casa após uma partida de seu time de futebol de praia, o Ronald de Carvalho, no início da noite de sábado, quando um carro dobrou na Rua Prado Júnior, em Copacabana, e atingiu o veículo. O campeão dos pesos-penas do UFC foi derrubado, mas teve ajuda do motorista do carro e dos amigos Luis Beição e Alexandre Baixinho e seguiu para a academia Upper, no bairro do Flamengo. Na oportunidade, ele machucou o pé, mas o Ultimate não confirmou se foi essa lesão que o tirou do evento.
De acordo com o técnico André Pederneiras, Aldo não sofreu lesões graves, apenas arranhões, e estava com o pé inchado - ele passou por exame de raios-X que não apontaram fratura.
- Foi acidente de moto, mas está tudo tranquilo, não quebrou nada. Vai ser só uma semana de repouso, mas ele vai fazer preparação, tem algumas coisas que pode fazer. Ele vai fazer boxe. Ele deu sorte que é uma semana de recuperação no treinamento, não vai ter muito problema na preparação - disse Dedé Pederneiras ao SPORTV.COM no dia 3.
Mudanças nas três lutas principais
Além de Rampage e Aldo, o UFC 153 já teve uma outra baixa por lesão. Erik Koch teve de ser substituído por Frankie Edgar porque se machucou. A terceira edição carioca do Ultimate também perdeu Vitor Belfort x Alan Belcher, já que o brasileiro ganhou a oportunidade de disputar o cinturão meio-pesado contra Jon Jones, no próximo dia 22 de setembro, no UFC 152. O card agora está sem as duas lutas principais definidas.
UFC 153
13 de outubro de 2012, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL* 
Frankie Edgar x adversário a ser divulgado**
Glover Teixeira x adversário a ser divulgado**
Jon Fitch x Erick Silva
Wagner Caldeirão x Phil Davis
Demian Maia x Rick Story
CARD PRELIMINAR* 
Rony Jason x Sam Sicilia
Gabriel Napão x Gerônimo Mondragon
Gleison Tibau x Francisco Massaranduba
Diego Brandão x Joey Gambino
Serginho Moraes x Renée Forte
Luiz "Banha" Cane x Chris Camozzi
Cristiano Marcello x Reza Madadi
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente
** Os combates ainda não foram anunciados oficialmente

Recorde de Edmundo completa 15 anos: veja as curiosidades do jogo

Animal anotou os seis gols da vitória por 6 a 0 sobre o União São João, em 11 de setembro de 1997, feito jamais igualado na história do Brasileiro

Por Cassius LeitãoRio de Janeiro
2 comentários
Genial, imprevisível, letal ou simplesmente Animal. Há exatos 15 anos, Edmundo fincava o seu nome na história do Campeonato Brasileiro. Com uma atuação de rara inspiração, o ex-craque marcou todos os seis gols da vitória do Vasco sobre o União São João por 6 a 0 (veja o vídeo ao lado com os gols da partida), em São Januário. Desde então, ele detém o recorde absoluto de tentos em uma só partida pela principal competição do país.

Com lugar cativo no coração da torcida cruz-maltina, Edmundo só fez crescer a sua popularidade com os vascaínos depois daquele11 de setembro de 1997. No mesmo ano, o Vasco sagrou-se tricampeão brasileiro e o camisa 10 quebrou terminou a competição com um recorde de 29 gols, superado depois por Washington, que marcou 34 vezes pelo Atlético-PR em 2004. Veja as curiosidades que cercaram aquela data, inesquecível na vida do clube da Colina:
Info_Curiosidades-Edmundo (Foto: infoesporte)
Info_Recorde-Gols_Brasileirao (Foto: infoesporte)






De olho em outro clube, Cristóvão diz: 'Vasco precisa de uma sacudida'

Treinador afirma que venda de jogadores prejudicou o time no Brasileirão e revela que pedido de demissão da Colina teve apoio de Ricardo Gomes

Por Mariana SalumRio de Janeiro
80 comentários
Uma queda brusca e sem sinal de reação imediata. Esse foi o diagnóstico de Cristóvão Borges para pedir demissão do Vasco na tarde de segunda-feira. O ex-auxiliar ficou pouco mais de um ano no cargo após assumi-lo por causa do AVC sofrido por Ricardo Gomes. 

Cristóvão acredita que sua saída abrirá caminho para uma reformulação em São Januário. Em quarto lugar na tabela, com 39 pontos, o time chegou ao recorde de permanência no G-4 na era dos pontos corridos - 48 rodadas -, mas venceu apenas uma das últimas oito partidas no Brasileirão.
- Percebi que é um momento em que o Vasco precisa de uma sacudida e que a minha saída pode contribuir mais do que a permanência. Tivemos um decréscimo de rendimento no fim do primeiro turno, e não conseguimos mais os resultados. Em algumas oportunidades encontramos dificuldades e conseguimos solucioná-las. Em outras não, e isso estava acontecendo - disse o técnico em entrevista exclusiva ao "SporTV News".
Ao contrário do que disse na coletiva de despedida, quando afirmou que Ricardo Gomes foi contra a sua saída, Cristóvão contou que o antigo parceiro o apoiou.
- Liguei para o Ricardo Gomes, antes de anunciar meu desejo de deixar o Vasco, e ele me disse para eu pensar bem se era isso que queria fazer. Depois, disse para eu seguir minha intuição, foi isso que eu fiz - disse.
Cristóvão Borges deixou o Vasco por decisão própria após goleada para o Bahia (Foto: Mariana Salum)Cristóvão Borges deixou o Vasco por decisão própria após goleada para o Bahia (Foto: Mariana Salum)
O técnico deixa o clube após 78 partidas, com 41 vitórias, 18 empates e 19 derrotas. Na reta final, Cristovão Borges passou por momentos de pressão, lidando com protestos da torcida. Contudo, o treinador não considera a cobrança vinda das arquibancadas como negativa. Ele avalia que esse comportamento é normal quando se trata de um time grande, como é o caso do Vasco.
- (Os torcedores) são apaixonados, querem os resultados e, se isso não acontece, é normal protestarem. Sobretudo em um time de ponta como o Vasco. Acredito que a torcida é sim bastante exigente, mas não só comigo. Muitas vezes os protestos aconteceram com vitórias também - afirmou.
Na visão de Cristóvão, a venda de jogadores importantes no meio do ano afetou a capacidade do Vasco de manter o bom rendimento obtido no primeiro turno do Brasileirão. O Vasco perdeu Allan, Diego Souza, Rômulo e Fagner para clubes do exterior.
Ricardo Gomes e Cristovão Borges no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Borges diz ter tido apoio de Gomes em sua decisão
(Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)
- Perdemos jogadores experientes e importantes para o grupo. No início, conseguimos repor essas perdas que foram juntas e significativas e até conseguimos bons resultados, mas sabíamos que, em algum momento, isso seria sentido e foi o que aconteceu. Estávamos passando por um momento difícil, conturbado, de pressão e precisávamos fazer alguma coisa e entendi que a minha saída poderia sacudir, mudar isso - disse.
Após um ano e meio de trabalho na Colina, entre tempo como auxiliar e treinador, ele revelou um sentimento de orgulho por tudo o que fez no Vasco, afirmou que sempre teve apoio do presidente Roberto Dinamite - assim como da diretoria - e disse que deve muito aos jogadores. Apesar da despedida dolorosa,  pensa em comandar um próximo clube.
- Todo rompimento é triste, traumático. Com certeza quando acordar amanhã vou sentir um vazio. Mas acredito que essa minha experiência à frente do Vasco me credencia para treinar outra equipe. Não só tenho vontade, como tenho certeza de que vou comandar. Vou dar continuidade à minha carreira. Logo vou trabalhar em outro lugar, com certeza.
O Vasco enfrenta o Palmeiras, nesta quarta-feira, em São Januário, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time entra em campo sob comando de Gaúcho, treinador dos juniores do clube.

Rousey afirma que luta com Cyborg pode ser a maior de todos os tempos

Esperando o duelo, lutadora americana volta a provocar rival brasileira

Por SporTV.comRio de Janeiro
2 comentários
Ronda Rousey na coletiva pós luta (Foto: Reprodução / Strike Force)Ronda Rousey voltou a disparar alfinetadas na
direçao de Cyborg (Foto: Reprodução / Strikeforce)
Atual campeã dos pesos-galos do Strikeforce, Ronda Rousey voltou a falar sobre um possível combate contra a brasileira Cris "Cyborg" dos Santos. Voltando a afirmar que sua desafeta precisa descer de categoria para enfrentá-la, a loira acredita que, se acontecer, o duelo feminino pode se tornar uma das maiores lutas de MMA de todos os tempos.
- Acho que, se for feita de forma correta, as pessoa vão poder assistir uma luta de MMA nunca vista antes. Acho que pode ser a maior luta de MMA de todos os tempos - disse a americana, ao ''MMAFighting''.
Sempre com a língua afiada, a musa não perdeu a oportunidade de voltar a disparar duras críticas na direção da brasileira. Desta vez, Ronda Rousey afirmou que Cyborg nunca teve uma luta justa em sua carreira.
- Cyborg nunca teve um luta justa. Se você olhar, ela teve lutas onde chegou acima do peso. Esta menina tem uma longa história de trapaça, uso de drogas, excesso de peso e ninguém nunca tomou uma decisão firme sobre isso - afirmou.
Ronda Rousey está invicta na carreira, com seis vitórias, todas por finalização. Cris Cyborg, por sua vez, perdeu apenas a primeira de suas 12 lutas. Na última, nocauteou a japonesa Hiroko Yamanaka, mas o duelo se tornou um "no contest" (luta sem resultado) após ela cair no antidoping. A brasileira também perdeu o cinturão peso-pena do Strikeforce por conta disso.

Dana White esquece protetor solar e acaba 'sofrendo' com queimadura

Presidente do Ultimate divulga foto com 'rosto vermelho' em seu Twitter

Por SporTV.comRio de Janeiro
14 comentários
Dana White, presidente do UFC (Foto: Reprodução/Twitter)Dana sofre com o sol (Foto: Reprodução/Twitter)
Não se pode mesmo brincar com o sol do deserto de Nevada. Nesta terça-feira, o presidente do UFC, Dana White, foi a vítima. Ele postou em seu Twitter pessoal uma foto onde aparece com o rosto bastante vermelho após esquecer de usar filtro solar durante uma gravação em Las Vegas.
- Eu fui queimado pelo sol no desafio de treinadores hoje em Vegas. É isso que acontece quando o poder está com o sol - publicou Dana.
White participou da gravação de um dos episódios do The Ultimate Fighter 16 nesta segunda-feira. O reality show do UFC começa a ser exibido no próximo dia 14 de setembro. Ele contou com a companhia da ring girl Arianny Celeste.

Dana White acredita em Anderson Silva x Jon Jones após Spider x GSP

Apesar do discurso dos lutadores, chefão do UFC lembra que brasileiro e americano já aceitaram duelos que descartavam anteriormente

Por SporTV.comLas Vegas
93 comentários
O presidente do UFC, Dana White, está empolgado com a possível luta entre o brasileiroAnderson Silva, campeão dos pesos-médios (até 84kg) da companhia, e o canadenseGeorges St-Pierre, campeão dos pesos-meio-médios (até 77kg). Na noite de segunda-feira, o dirigente deixou no ar a possibilidade de mais uma superluta posterior a esta, também envolvendo o Spider, mas contra o americano Jon Jones, atual campeão peso-meio-pesado (até 93kg), que encara Vitor Belfort no próximo dia 22 em Toronto.
Anderson Silva e Jon Jones tiram foto juntos em evento esportivo nos EUA (Foto: Getty Images)Jon Jones e Anderson Silva juntos: Dana White acredita em duelo entre os dois no futuro (Foto: Getty Images)
- Quando você chega ao ponto em que Anderson está em sua carreira, em que ele bateu todo mundo, quebrou todos os recordes da história do UFC, se ele vencer Georges St-Pierre, te garanto que ele vai mirar Jon Jones em seguida - proclamou White, em entrevista ao programa "Inside MMA", do canal de TV americano "HDNet".
Anderson Silva e Jon Jones, porém, já descartaram esse cenário inúmeras vezes, alegando que são amigos e que seus legados seriam afetados. Por outro lado, Dana White lembrou que, há alguns anos, tanto Spider quanto GSP também negavam a possibilidade de se enfrentarem, e agora, o combate parece estar prestes a acontecer num estádio de futebol americano em 2013 - se St-Pierre derrotar Carlos Condit na luta de unificação dos cinturões de sua categoria, no UFC 154, em novembro deste ano. "Bones" Jones também precisou ser convencido pelo chefão a encarar Rashad Evans, seu ex-companheiro de treinos na equipe Jackson's MMA, e o derrotou no UFC 145, em abril.
- Anderson e GSP estavam falando como se não quisessem se enfrentar. Agora, se Georges St-Pierre vencer esta luta com Carlos Condit, ele está dizendo que quer enfrentar Anderson, e Anderson está dizendo que quer enfrentá-lo. Essa luta provavelmente vai acontecer antes. Anderson e Jones estão dizendo, "Ei, somos amigos", ou "Não queremos lutar", ou o que seja, mas (Jones) não queria enfrentar Rashad também, e isso aconteceu.
Antes de pensar em Anderson Silva, porém, Jon Jones encara Vitor Belfort no UFC 152, em 22 de setembro. O canal Combate transmite ao vivo.

Técnico de Edgar manda recado para Aldo: 'É melhor vir com um plano B'

Mark Henry avisa que brasileiro e equipe ficarão frustrados se acharem 
que americano vai perder velocidade por ter de atuar no peso-pena

Por SporTV.comRio de Janeiro
4 comentários
Frank Edgar, UFC (Foto: Divulgação/ UFC)Frank Edgar estava desde 2007 no
peso-leve do UFC  (Foto: Divulgação/ UFC)
Considerado "pequeno" para o peso-leve, onde chegou a ser campeão no UFC, Frankie Edgar aceitou baixar para o peso-pena assim que recebeu o convite para enfrentar José Aldo. É a chance de mais uma disputa de título sem precisar encarar outros adversários na nova divisão. Mas há uma dúvida que no ar: será que Edgar vai conseguir ter o mesmo desempenho entre os penas?

Nos leves, a velocidade de Frankie Edgar chamava a atenção. Especialistas diziam que isso acontecia exatamente por ele ser menor do que os rivais, algo que não vai acontecer no peso-pena. Mark Henry, técnico de Edgar, entretanto, defende o seu pupilo.
- Alguém me disse que um técnico de Aldo tuitou há muito tempo atrás que Edgar não teria a mesma velocidade se fosse para os penas. Isso é risível... Edgar faz sparring com pugilistas que estão nas classes mais leves, e ele se mantém veloz com esses caras. É por isso que realmente é risível. Se esse é o plano deles, é melhor virem com plano B. Se eles acham que Frankie vai ser mais lento nos penas, durante a noite é melhor que venham com o plano B, C e D. Ele não vai perder qualquer velocidade - garantiu Henry, em entrevista ao site "MMA Fighting".
A troca para o peso-pena pode até fazer com que haja uma mudança de planos para Frankie Edgar. Mark Henry e equipe sempre quiseram que o lutador ficasse mais forte para diminuir a desvantagem física para os rivais do peso-leve. Agora, talvez seja melhor se concentrar em manter a velocidade.
- Nos últimos cinco, sete anos, temos tentado colocar em sua cabeça: "Você tem que ficar maior". Estamos tentando fazer com que ele fique maior... Compotas de alimentos em sua garganta, proteínas e outras coisas. Ele pode ficar confortável com o peso dele e ser mais rápido em vez de nós tentarmos torná-lo maior o tempo todo - ponderou Henry.
Frankie Edgar e José Aldo vão duelar no UFC Rio III no próximo dia 13 de outubro, no Rio de Janeiro. O duelo será o principal de um card repleto de brasileiros. Confira a programação:
UFC 153
13 de outubro de 2012, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL*
José Aldo x Frankie Edgar
Quinton "Rampage" Jackson x Glover Teixeira
Jon Fitch x Erick Silva
Wagner Caldeirão x Phil Davis
Demian Maia x Rick Story
CARD PRELIMINAR*
Rony Jason x Sam Sicilia
Gabriel Napão x Gerônimo Mondragon
Gleison Tibau x Francisco Massaranduba
Diego Brandão x Joey Gambino
Serginho Moraes x Renée Forte
Luiz "Banha" Cane x Chris Camozzi
Cristiano Marcello x Reza Madadi
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente