sábado, 8 de setembro de 2012


NA ESTREIA DE DEIVID, CORITIBA DÁ BAILE NO FLAMENGO E AFUNDA O RIVAL NA CRISE
Atacante dá o passe para um dos gols do Coxa nos 3 a 0 sobre o Rubro-Negro, que chega a cinco jogos sem vencer. Paranaenses respiram

DESTAQUES DO JOGO
  • deu certo
    contragolpe
    O expediente de esperar o Flamengo para agir nos contra-ataques funcionou bem para o Coxa, muito mais contundente no jogo e vitorioso no fim.
  • decepção
    defesa do Fla
    A dupla de zaga viveu noite muito ruim. Dois dos gols da partida tiveram falhas feias: no primeiro, de Frauches; no segundo, de Welinton.
  • estatística
    posse de bola
    O Flamengo viveu um dia de Barcelona às avessas. O time teve 63% de posse de bola no jogo, mas pouco criou e acabou derrotado por 3 a 0.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
202 comentários
Coritiba e Flamengo fizeram na noite deste sábado um jogo em que ambos precisavam da vitória para iniciar uma reabilitação no Campeonato Brasileiro. Melhor para o Coxa, que aproveitou noite pavorosa da defesa rubro-negra, venceu por 3 a 0 no Couto Pereira e começou com vitória uma nova fase. A partida marcou as estreias do técnico Marquinhos Santos e do atacante Deivid na equipe paranaense. O ex-flamenguista teve boa atuação e deu o passe para um dos gols do Coritiba no jogo. Lincoln, Rafinha e Everton Ribeiro foram os artilheiros da noite.
Com o resultado, o Coritiba manteve uma escrita viva: nos últimos nove jogos que fez contra o Flamengo no Couto Pereira, o Coxa venceu todos. Agora com 25 pontos em 23 rodadas, a equipe alviverde aparece na 15ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro. Com 27 pontos, o Flamengo, que não vence há cinco jogos (dois empates e derrotas nas três últimas partidas), segue em 13º.
- Entregamos praticamente os três gols para o Coritiba. Não adianta culpar ninguém, está todo mundo no mesmo barco. Temos mais 16 jogos para sair dessa situação - disse o goleiro Felipe após o apito final.
Na próxima rodada, o Rubro-Negro, que no fim do jogo chegou a ouvir gritos de olé, encara o Santos, na Vila Belmiro. A partida está marcada para quarta-feira. No mesmo dia, o Coxa visita o Atlético-GO, no Serra Dourada.
- Dentro de casa a gente vinha fazendo bons jogos e se dedicando. Hoje o time não sofreu gols e conseguimos uma vitória importante - avaliou Rafinha, autor do segundo gol da partida.
Lincoln gol Coritiba (Foto: Giulianos Gomes / Ag. Estado)Lincoln (direita) celebra seu gol, o primeiro do jogo (Foto: Giulianos Gomes / Ag. Estado)
Coxa tem menos a bola, mas vai bem nos contragolpes
No Coritiba, o técnico Marquinhos Santos optou por um esquema de cinco homens no meio-campo e Deivid como único atacante. Everton Ribeiro e Rafinha atuaram abertos pelas pontas, enquanto Lincoln trabalhou como homem de ligação. Marquinhos lançou ainda na equipe atletas que não vinham sendo titulares, como o zagueiro Bonfim e o volante Gil.
No lado do Flamengo, Dorival Júnior escalou como titular o zagueiro Frauches, cria das categorias de base, pela primeira vez neste Brasileirão. O time jogou no 4-4-2, como Muralha e Ibson formando uma linha mais atrás e Luiz Antonio e Bottinelli jogando mais à frente. No ataque, Negueba e Love.
O jogo começou com o Rubro-Negro tomando mais a iniciativa. O time teve sua melhor chance do primeiro tempo logo aos dois minutos, quando Negueba recebeu livre na entrada da área, mas o atacante chutou fraquinho, nas mãos do goleiro Vanderlei.
Com mais posse de bola, o Flamengo, porém, não conseguiu ser incisivo. Magal, substituto do suspenso Ramon na lateral esquerda, apresentou-se muito no apoio, mas quase sempre pecava na hora de passar a bola ou de cruzar na área.
O Coritiba, apesar de jogar em casa, optou por esperar o Flamengo para tentar surpreender o rival. E foi assim que o Coxa abriu o placar, aos 16. Rafinha recebeu perto da linha divisória do gramado e fez lançamento para Lincoln, livre do lado direito. O camisa 10 penetrou na área e não teve trabalho para driblar o afoito Frauches, que passou lotado no lance. Cara a cara com Felipe, Lincoln bateu rasteiro e pôs o Coritiba em vantagem.
Se já não ia muito bem antes de levar o gol, o Flamengo tornou-se ainda pior quando ficou atrás no placar. O time teve 63% da posse de bola no primeiro tempo, mas não conseguiu assustar Vanderlei. Negueba pouco acertou o que tentou. Love manteve sua luta inglória entre os defensores do Coxa, sem conseguir grandes resultados.
Os donos da casa, embora até ali não fizessem uma grande partida, aproveitaram jogadas rápidas para assustar o Flamengo. Lincoln chegou a acertar uma bicicleta na trave, mas o lance foi corretamente anulado por impedimento. O Coxa levou perigo também numa falta batida por Ayrton. Felipe se esticou para defender.
Deivid brilha para ajudar a fechar o caixão
Na volta para o segundo tempo, o técnico Dorival Júnior mexeu no time. Adryan entrou no lugar de Luiz Antonio. A equipe, assim, passou a ter o camisa 37 e Negueba abertos pelas pontas e Bottinelli como homem de ligação. No lado do Coritiba, uma troca simples, de um zagueiro pelo outro: Bonfim deu lugar a Luccas Claro.
Wellinton Flamengo e Deivid Coritiba (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado)Deivid domina a bola no peito, marcado de perto por Welinton (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado)
O etapa final começou com uma engrossada de Welinton. Ao tentar despachar uma bola rente à linha de fundo, acabou carimbando a marcação e dando a posse de presente a Everton Ribeiro. O lance seguiu com um passe para Lincoln, que acabou por encontrar Gil na entrada da área. O volante bateu para o gol e Felipe defendeu.
O panorama para o Flamengo não mudou muito. O time seguiu mais com a bola nos pés, mas sem grande efetividade. O Rubro-Negro ainda conseguiu uma boa chance com Adryan, que arriscou de fora da área. Vanderlei defendeu com dificuldade.
Inoperante na parte ofensiva, o Flamengo viveu noite ainda pior na defesa. Aos 11, Welinton fez um corte com estilo, matando a bola no peito. O zagueiro, porém, não optou por afastar o perigo com um chutão, tentou driblar Rafinha e acabou perdendo a posse da bola, que foi parar nos pés de Lincoln. O camisa 10 passou para Rafinha, livre na área. O coxa-branca bateu na saída de Felipe, que ainda tocou na bola, e escreveu 2 a 0 no placar.
Dorival Júnior tentou uma nova cartada trocando Negueba por Thomás. Pouco depois, aos 18, Marquinhos Santos tratou de aumentar a velocidade de seu time, com a entrada de Robinho na vaga de Lincoln. O panorama ficou melhor para o Coxa. Os visitantes passaram a tentar o ataque de forma desordenada e abriram espaço para contragolpes.
Antes de levar o terceiro gol, Dorival ainda trocou Bottinelli por Camacho, aos 24. Mas a pá de cal aconteceu aos 26. Deivid deu lindo passe em elevação e achou Everton Ribeiro livre na área. O jogador soltou a bomba e estufou a rede de Felipe: 3 a 0.
Daí para o fim, o Flamengo sofreu com os contra-ataques do Coritiba. Uma goleada começou a se desenhar no Couto Pereira, tamanha a facilidade com que seus jogadores respondiam às tentativas de ataque dos rubro-negros, que reclamaram um pênalti de Eltinho, em lance em que a bola carimbou o braço do lateral. A arbitragem nada marcou.
Aos 34, o técnico Marquinhos Santos promoveu a estreia do atacante peruano Ruidíaz, que entrou na vaga do volante Gil. Pouco depois, porém, Rafinha, com muitas dores, não teve condições de seguir na partida. O Coritiba, então, jogou com dez até o apito final. Ainda assim, o Flamengo, a rigor, pouco incomodou. Thomás, numa bola que desviou na zaga, chegou a assustar. Mas a noite era coxa-branca, de cabo a rabo. Ainda deu tempo para a torcida gritar olé antes de a partida ser encerrada.

EMPATE TRAVA EMBALO DA PONTE E CONFIRMA REAÇÃO DO FIGUEIRENSE
Macaca sofre virada e reage, mas não consegue a terceira vitória consecutiva. Figueira completa terceiro jogo seguido sem derrota

DESTAQUES DO JOGO
  • arma fatal
    bola aérea
    Os quatro gols do jogo saíram de cruzamentos na área. Três deles foram de cabeça: Giancarlo e Marcinho pela Ponte, e Aloisio para o Figueirense.
  • nome do jogo
    Wilson
    Desta vez, ele levou dois gols, mas evitou a derrota do Figueirense com defesas importantes no fim do segundo tempo.
  • momento decisivo
    33 do 2º tempo
    A pressão da Ponte surte efeito. Após insistir muito, a Macaca consegue o empate graças a bom cruzamento de Nikão e cabeçada precisa de Marcinho.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
8 comentários
Ponte Preta e Figueirense fizeram na noite deste sábado um jogo digno do bom momento das equipes no Campeonato Brasileiro. A Macaca saiu na frente, levou a virada do Figueira ainda no primeiro tempo, mas foi buscar a igualdade na segunda etapa. No fim, o empate em 2 a 2 no Moisés Lucarelli, em Campinas, travou o embalo dos campineiros e confirmou a reação dos catarinenses. Giancarlo e Marcinho fizeram os gols dos mandantes, e Aloisio e Caio marcaram para os visitantes.
A Ponte perdeu a oportunidade em casa de conquistar a terceira vitória consecutiva. Por outro lado, completou o quinto jogo de invencibilidade. O Figueirense, por sua vez, chegou à terceira partida sem derrota sob o comando de Márcio Goiano e volta para Florianópolis com um ponto importante na luta contra o rebaixamento.
O resultado deixa a Macaca com 31 pontos, ainda na nona colocação. Na parte de baixo da tabela, o Figueira ocupa a vice-lanterna, com 19 pontos, a cinco do Bahia, o primeiro fora da zona de rebaixamento. Os dois times voltam a campo quarta-feira. A Macaca visita o Corinthians, enquanto o Figueirense recebe o Cruzeiro. Ambas as partidas estão marcadas para as 19h30m (horário de Brasília).
Caio do Figueirense x Ponte Preta (Foto: Denny Cesare / Futura Press)Tiago Alves, da Ponte, disputa lance com Caio, do Figueirense (Foto: Denny Cesare / Futura Press)
Bolas paradas decidem primeiro tempo
O início do primeiro tempo refletiu o bom momento de Ponte Preta e Figueirense, com muita movimentação. O Figueira, porém, perdeu um dos seus principais jogadores logo de cara. Com uma lesão muscular, Fernandes deixou o campo para a entrada de Ronny. O prejuízo dos catarinenses aumentou na sequência.
Após uma cobrança de falta fechada de Marcinho, Giancarlo se antecipou a Wilson e abriu o placar, aos oito minutos. Mas a vantagem campineira durou pouco. Tudo começou num erro de passe de André Luis dentro da área de defesa do Figueirense. Caio dominou no meio, arrancou e só foi parado por Baraka com falta na entrada da área.
Na cobrança, a bola desviou na barreira. Mas no escanteio, Aloisio deixou tudo igual, também de cabeça. Ele apareceu sozinho na segunda trave e, mesmo desequilibrado, mandou no ângulo direito de Roberto, aos 13. Após os gols, no entanto, o ritmo do jogo caiu. A quantidade de passes errados prejudicava as jogadas ofensivas.
Sem conjunto, o jeito era apostar na individualidade. Foi assim que Aloisio levou perigo aos 30 minutos após dominar na linha de fundo, driblar Tiago Alves, ganhar dividida de Baraka e bater cruzado. A bola passou pela pequena área sem ninguém encostar. Nikão tentou responder para a Macaca em chute da entrada da área que passou perto da trave.
No fim, os times voltaram a mostrar o futebol competitivo dos primeiros minutos. Pela Ponte, André Luis obrigou Wilson a fazer difícil defesa após finalização rasteira da entrada da área. Mas o Figueirense foi mais eficiente. No último lance da primeira etapa, Caio colocou os visitantes na frente.
Ele começou e terminou o lance. Depois de sofrer falta dura de Diego Sacoman na ponta esquerda, o atacante foi para a área e aproveitou o bate e rebate para virar. Após cruzamento, a bola sobrou para João Paulo, que pegou mal, mas levou sorte, já que o erro virou um passe. Atento, Caio se antecipou a Roberto e empurrou para a rede.
Macaca pressiona e arranca o empate
Para o segundo tempo, Gilson Kleina voltou com Rildo no lugar de André Luis. E foi dele o primeiro lance de perigo da etapa final, aos 12 minutos. Após cobrança de escanteio de Marcinho, o atacante testou no chão, consciente. Wilson só torceu para a bola sair.
Kleina fez nova aposta para buscar o empate e trocou esquema com a entrada do lateral-direito Gerônimo e a saída do zagueiro Tiago Alves. A Macaca foi para cima do Figueira, que esperava um contra-ataque para matar a partida. A estratégia da Ponte surtiu mais efeito. Aos 25, Nikão aproveitou linda jogada de Rildo e soltou a bomba. Wilson espalmou.
No escanteio, uma cabeçada de Ferron parou no travessão, com Wilson já batido. Na sequência, Kleina lançou a Ponte toda para o ataque ao colocar Roger no lugar do volante Baraka. Em um dos seus primeiros lances, Roger deixou Nikão de frente para o gol, na marca do pênalti, mas o meia foi atrapalhado pelo gramado e isolou, desperdiçando boa chance de marcar. Mas Nikão se redimiu aos 33, quando colocou a bola na cabeça do baixinho Marcinho, que subiu com estilo e testou firme: 2 a 2.
A Macaca continuou no ataque após o empate, mas o Figueirense também teve suas oportunidades, em duas bombas de Júlio César defendidas por Roberto. Os minutos finais foram de pressão da Ponte, mas não adiantou. Elsinho garantiu o empate ao salvar em cima da linha uma cabeçada de Giancarlo após cobrança de escanteio.

Com Neymar 'alvejado' por presentes, Seleção deixa hotel e vai à academia

Mais de 300 pessoas acompanharam a saída da delegação verde e amarelo. Craque do Santos, obviamente, foi o mais ovacionado pela torcida

Por Elton de Castro e Leandro CanônicoRecife
436 comentários
Neymar Saída Hotel (Foto: Mowa Press)Neymar leva alguns dos presentes
que os fãs lhe atiraram (Foto: Mowa Press)
A seleção brasileira trocou o treino deste sábado no estádio Arruda, local do amistoso de segunda-feira, contra a China, por uma atividade física em uma academia próxima ao hotel de concentração. Na saída, por sinal, os jogadores brasileiros encontraram um clima animador em comparação às vaias paulistas: o apoio de mais de 300 pessoas.
Com muita gritaria e cantos de apoio, os jogadores caminharam para o ônibus sentindo o calor do povo pernambucano. Mas quem sentiu mesmo a proximidade da torcida foi Neymar. Até demais. O craque do Santos, principal referência desta Seleção, foi "alvejado" por presentes atirados por fãs.
Dedé Saída Hotel (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Torcedores idolatram Neymar na saída do hotel da Seleção (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
Neymar Saída Hotel (Foto: Mowa Press)Neymar deixa hotel rumo à academia (Foto: Mowa Press)
Durante a histeria dos torcedores, em especial do público feminino, Neymar recebeu alguns presentes. Tanto que entrou no ônibus com uma sacola e um pequeno pacote em mãos. Em determinado momento, uma torcedora mais exaltada gritou que tinha atirado uma calcinha para o atacante, mas ela não foi encontrada.
Por conta da longa viagem na madrugada deste sábado, de São Paulo a Recife, e pelo desgaste na vitória por 1 a 0 sobre a África do Sul, na última sexta-feira, no Morumbi, o técnico Mano Menezes optou por cancelar a atividade no estádio Arruda e dar apenas um treinamento físico, em uma academia recifense.
Hulk Saída Hotel (Foto: Mowa Press)Herói na vitória sobre a África do Sul, Hulk deixa o hotel da seleção (Foto: Mowa Press)
Neste domingo, às 17h, o Brasil faz seu último treinamento antes de encarar a China. Dessa vez no estádio Arruda, com portões abertos para a torcida. A intenção do técnico Mano Menezes é manter a base da equipe titular contra os Bafana, que foi: Diego Alves, Daniel Alves, David Luiz, Dedé e Marcelo; Romulo, Ramires,Oscar e Lucas; Neymar e Leandro Damião.
CBF abrirá os portões para que os torcedores acompanhem os treinamentos
Tentando retribuir o carinho da torcida pernambucana, A CBF decidiu abrir os portões durante o treinamento que será realizado no às 17h, destedomingo, no Estádio doArruda, para o público. De acordo com a entidade, os torcedores poderão acompanhar a movimentação, sem a necessidade de compras de ingresso.
Antes da partida, a CBF fará homenagens a dois ilustres pernambucanos. Vai entregar uma camisa do artilheiro Vavá “Peito de Aço” - que nasceu na cidade de Lagoa dos Gatos, no interior do estado - para o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Quem também vai ser lembrado será o artista plástico Romero Brito.
Brasil e China se enfrentam nesta segunda-feira, no Estádio do Arruda, em Recife. Os valores dos ingressos variam de R$ 250 (cadeiras e camarotes) a R$ 40 (arquibancada lateral). A partida começa às 22h (de Brasília) no Arruda com transmissão ao vivo da TV Globo, SporTV e GLOBOESPORTE.COM.

Michel Alves diz que falha no terceiro gol do América-MG foi uma fatalidade

Quando a partida ainda estava em 2 a 0 para os mineiros, goleiro do Criciúma deixa a bola escapar e marca o gol mais estranho da Série B

Por GLOBOESPORTE.COMCriciúma, SC
54 comentários
O atacante Fábio Júnior já estava de costas para o gol, lamentando que Michel Alves havia defendido um de seus arremates quando a partida ainda estava em 2 a 0 em favor do América-MG sobre o Criciúma. Mas logo depois comemoraria como se fosse seu. O goleiro do Tigre levantou do chão e queria recolocar a bola rapidamente em jogo. Mas ela escapou de sua posse e o arqueiro só voltou a tocar nela quando já havia ultrapassado a última linha.

Gol contra de Michel Alves lembra outras lambanças históricas

Depois, os mineiros fariam mais um e decretariam a goleada de 4 a 0, derrubando os 100% de aproveitamento do Criciúma no Heriberto Hülse. O goleiro, na saída de campo, definiria o lance como ‘uma fatalidade’.
 
— Foi uma fatalidade. Tenho que encarar. Mas tem um gosto amargo. Essa não é a nossa equipe. Não é dessa forma que chegamos ao primeiro lugar. Foi uma fatalidade. Quis levantar rápido para dar andamento ao lance, mas faz parte. Foi uma fatalidade — disse ao canal Premiere FC.

Camisa um e capitão da equipe, quando a bola voltava a estar em jogo, levantou os dois braços em direção ao banco de reservas e depois para a torcida que estava nas suas costas. Em seguida, ainda com o braço esquerdo esticado, colocou a mão direita sobre o peito, assumindo a culpa. Depois, reafirmaria que o terceiro gol americano foi gerado por sua falha.

— Neste momento, sinto um gosto amargo. A frustração da derrota que sente o torcedor, pode ter certeza que estou sentindo muito mais. Tenho que trabalhar para que este tipo de situação não ocorra novamente.
Companheiro de profissão e posição e rival na partida deste sábado, Neneca tentou levantar o moral de Michel.
— Todos os goleiros têm momentos de infelicidade e hoje ele foi infeliz. Mas é um grande profissional e tem condição de dar a volta por cima

Adriano completa quarto dia seguido de treinos em dois períodos no Fla

Após atividade com bola pela manhã no CT, atacante trabalhou por
uma hora em academia fora do clube no fim da tarde deste sábado

Por Vicente SedaRio de Janeiro
43 comentários
Adriano deixando o CT Flamengo (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)Adriano deixa o CT neste sábado após mais um dia
de trabalho (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)
Depois de treinar sob sol forte na manhã deste sábado, com os atletas que não viajaram para a partida contra o Coritiba, no Couto Pereira, Adriano trabalhou por cerca de uma hora em uma academia fora do clube no fim da tarde, de acordo com a assessoria do Flamengo. Desta forma, o Imperador completou o quarto dia seguido de trabalho em dois períodos e terá pela primeira vez desde que voltou ao Flamengo uma folga neste domingo. O treino na areia pela manhã foi cancelado.
Adriano voltará a treinar no CT na segunda-feira à tarde e na terça-feira, em dois períodos. O trabalho na areia deverá ser compensado durante a semana. Quando chegou à academia, Adriano postou no Twitter avisando que começaria o treino, mas estaria de olho no jogo dos companheiros em Curitiba.
O jogador já teve duas faltas (nos dias 29 de agosto, quando deveria trabalhar em dois períodos, e no dia 3 de setembro) e, pelo contrato que assinou com o clube, uma terceira ausência sem justificativa poderá acarretar uma rescisão. Ele causou mal-estar na última vez que deixou de comparecer a um treinamento e passou o dia com amigos na comunidade na qual foi criado, a Vila Cruzeiro. O diretor de futebol Zinho chegou a mostrar preocupação e qualificou o ato de indisciplina como "péssimo" por ter sido após a goleada sofrida para o Internacional, em Porto Alegre.

Tottenham tentará contratar Ganso por R$ 26 mi em janeiro, diz jornal

Depois de receber não como resposta de Willian e João Moutinho, ingleses veem no jogador do Peixe o substituto ideal de Modric, que foi para o Real

Por GLOBOESPORTE.COMLondres
195 comentários
Ganso treino Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Ganso no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun)
Depois de fracassar nas tentativas de contratar os meias William, do Shakhtar Donetsk, e João Moutinho, do Porto, o Tottenham resolveu voltar suas atenções para Paulo Henrique Ganso, do Santos. Segundo o jornal 'Daily Mirror", os ingleses tentarão contratar o brasileiro em janeiro e o acordo poderá ser feito com o pagamento de oito milhões de libras (R$ 26 milhões).
O técnico André Villas-Boas busca desesperadamente um substituto para o croata Luka Modric, que foi vendido ao Real Madrid. Willian foi a primeira opção, mas o Shakhtar rejeitou a proposta de € 30 milhões (R$ 76,9 milhões). No último dia da abertura da janela de transferências da Europa, Moutinho virou o alvo, mas apesar da proposta de 22 milhões de libras (R$ 71,5 milhões), o português declinou do acordo por questões pessoais.
O São Paulo surge como principal adversário dos Spurs. Depois de ver as duas primeiras propostas recusadas pelo Santos, o clube do Morumbi cogita pagar os R$ 23,8 milhões, valor que caberia ao Santos na multa rescisória, que é de R$ 53 milhões - o Peixe tem 45% dos direitos econômicos, e os outros 55% são do DIS, braço esportivo do Grupo Sonda.