sexta-feira, 29 de julho de 2011

Isinbayeva e Bolt levam o ouro na etapa sueca da Diamond League

Jamaicano corre os 200m ainda distante do seu melhor tempo no ano; russa salta 4,76m, a segunda melhor marca de 2011, e Murer é apenas a quinta

Por GLOBOESPORTE.COM Estocolmo
O jamaicano Usain Bolt e a russa Yelena Isinbayeva triunfaram, nesta sexta-feira, na etapa de Estocolmo da Diamond League. Yelena Isinbayeva - recordista mundial, com 5,06m - ganhou com a segunda melhor marca desta temporada, atrás apenas da alemã Martina Strutz (4,78m), que não competiu nesta sexta.

Com 4,76m, sua melhor marca no ano, Isinbayeva foi ao lugar mais alto do pódio. Fabiana Murer ficou em quinto lugar, com 4,51m. A prata foi para a alemã Silke Spielburg, com 4,70m, e o bronze, com a americana Jennifer Suhr, com 4,64m.

Bolt faturou a prova dos 200m, com o tempo de 20s03 - ainda distante do melhor deste ano (19s86), marcado pelo próprio jamaicano em 9 de junho, em Oslo. Nesta sexta, ele ficou à frente do panamenho Alonso Edward, com 20s47 e de outro jamaicano, Ainsley Waugh, com 20s56. Com a vitória, Bolt pôs fim às derrotas em Estocolmo. Foi na capital sueca que ele perdeu os 100m em 2008 e 2010.
atletismo Yelena Isinbayeva Diamond League Estocolmo (Foto: EFE) Isinbayeva ganhou com 4,76m, agora a 2ª marca do ano, atrás da alemã Martina Strutz (4,78m)  (Foto: EFE)
Os principais atletas usam as etapas da Diamond League como preparação para o Campeonato Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, entre 27 de agosto e 4 de setembro.
Para Fabiana Murer, não foi um bom resultado. No Estádio Olímpico de Estocolmo, ela entrou na prova com o sarrafo a 4,51m - passou na segunda tentativa. Optou por não saltar 4,58m e foi direto para 4,64m, altura em que Isinbayeva entrou na disputa. A russa passou na segunda tentativa, enquanto Fabiana, depois de errar os dois primeiros saltos, desistiu da terceira tentativa e seguiu para 4,70m. Não conseguiu passar o sarrafo e saiu da prova.
Fabiana, que em Estocolmo teve a companhia do ucraniano Vitaly Petrov, ex-técnico de Isinbayeva e consultor da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), disse que a prova foi um pouco difícil, "principalmente no aquecimento, por causa do vento que estava forte e virava de direção".
- Foi preciso ter calma com o vento. Gostaria de ter feito melhor. Estou bem fisicamente, mas sinto que meus saltos ainda estão inconstantes. O objetivo é mesmo usar essas competições antes do Mundial para ganhar constância nos saltos. Uma hora a técnica sai direitinho, em outra hora não sai.
Agora, Fabiana segue para Malmo, também na Suécia, onde vai permanecer até a viagem para Londres - vai disputar mais uma etapa da Diamond League, no dia 5 de agosto, dando sequência à preparação para o Mundial.

Alonso, sobre líder Vettel: 'Se eu fosse ele, não estaria nada nervoso'

Aniversariante do dia diz que alemão tem tudo para ser campeão em 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Budapeste
Para Fernando Alonso, Sebastian Vettel não tem nada a temer. Apesar de o alemão ter ficado fora do pódio na última corrida e voltar a ser superado pelos rivais nos primeiros treinos livres do GP da Hungria, o espanhol acredita que o piloto da RBR não deve se preocupar.
fernando alonso ferrari gp da hungria (Foto: Agência Getty Images)Fernando Alonso é homenageado pela Ferrari (Foto: Agência Getty Images)
- Depende de cada um. Não sei o que o Vettel tem agora na cabeça. Se eu fosse ele, não estaria nada nervoso. Só precisa ficar em quarto ou quinto até o fim do ano para ser campeão. Eu acredito que se tivesse um RBR e precisasse ficar em quarto ou quinto lugar até o fim do ano não estaria nada preocupado. Acredito que (Lewis) Hamilton também não estaria.
Aniversariante do dia, Alonso afirmou que não espera nenhum presente especial para o GP da Hungria.
- Tenho tudo o que necessito e tudo o que quero ter. O que quero é que tudo siga tão bem quanto agora. Tenho 30 anos e garanto que, aos 35, vou seguir aqui, sentado, com Ferrari e logo veremos isso. Tenho que me sentir bem física e mentalmente para seguir o contrato depois de 2016. Se perceber que estou um pouco cansado ou que sinto que não vou render 100%, melhor ficar em casa.
O espanhol, que terminou as sessões desta sexta com o segundo tempo, afirmou que o dia foi bem produtivo para a Ferrari.
- Temos de usar as boas conclusões para amanhã. Hoje, nós fizemos os típicos treinos de sexta-feira, com dados reveladores, como o grande desgaste dos pneus.
F-1: Horário GP Hungria 2 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Bem trancadas ou perdidas por aí, medalhas se afastam dos campeões

Phelps diz só ter visto duas vezes seus ouros de Pequim; Cielo guarda tudo no banco; e Nicolas Oliveira costuma ter suas ‘joias’ distribuídas pelo próprio pai

Por Lydia Gismondi Direto de Xangai, China
Cofre, banco, gaveta, armário, quadro... cada nadador tem um jeito peculiar de guardar suas medalhas mais importantes. O problema é que, às vezes, tanta preocupação em colocá-las em local seguro acaba distanciando o tesouro dos próprios campeões. Michael Phelps já admitiu durante o Mundial de Xangai que poucas vezes viu seus 14 ouros olímpicos. Cesar Cielo também preferiu trancar num banco suas “joias” dos Jogos de Pequim. Mas há quem nem se preocupe com isso. O brasileiro Nicolas Oliveira, por exemplo, costuma dar todas as medalhas para o pai, que não hesita em repassá-las como presentes.
ilustração medalhas natação (Foto: ArteEsporte / Cláudio Roberto)Cada nadador encontra uma maneira de guardar seu tesouro (Foto: ArteEsporte / Cláudio Roberto)


- Há alguns meses tirei do local secreto onde estão todas as 14 de ouro dos Jogos para vê-las. Foi apenas a segunda vez que fiz isso desde Pequim. Não sou muito de olhar para o passado porque sei que há muito mais para fazer no futuro. Só costumo juntá-las quando a minha irmã vai lá em casa e diz: “Posso vê-las?”. E eu respondo: “Claro, vou buscá-las”. Não mexo muito, apesar de saber que há muitas memórias com elas e que nunca mais esquecerei. Acho que elas terão outro impacto alguns anos após me aposentar – revelou Phelps em Xangai.
Cesar Cielo ouro 50m borboleta Mundial de Xangai natação (Foto: Getty Images)O ouro de Cesar Cielo nos 50m borboleta: mais
um para o cofre do banco (Foto: Getty Images)
Cielo também prefere guardar em lugar seguro suas duas medalhas olímpicas. A maior estrela da natação brasileira colocou o ouro e o bronze conquistados em Pequim-2008 num cofre de banco. Em dezembro do mesmo ano, disse que preferiu deixá-las trancadas com medo de ser roubado.

Entre os brasileiros, gavetas, armários e quadros são os lugares mais comuns. Kaio Márcio tem todas medalhas penduradas em uma estante de vidro em sua casa, na Paraíba. Thiago Pereira guarda as suas na casa da mãe, em Volta Redonda. Raramente pode ver os seis ouros do Pan Rio-2007, já que atualmente está morando nos Estados Unidos.

- Estão em casa, em Volta Redonda, e ficam espalhadas em vários lugares. Algumas que estão em um quadro, outras em gaveta, depende. Não tem lugar certo – contou Thiago.

Assim como ele, Nicolas Oliveira também parece não se preocupar muito com a organização de suas medalhas. O nadador mineiro costuma dar todas para o seu pai, que já até distribuiu algumas pela rua.

- Meu irmão jogava futebol quando era mais novo e, um dia, em um torneio, vi uns meninos andando com umas medalhas de natação penduradas. Aí perguntei onde eles tinham arrumado aquelas medalhas, e eles disseram que o meu pai tinha dado. Mas não sou muito apegado a isso. Não fico com nenhuma medalha, não tem nenhuma na minha casa. Eu passo para ele, e ele distribui. Então, se você vir alguém aí andando com elas, não se assuste – brincou.
 

Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Kleber são absolvidos no STJD

Rubro-negros ficam livres de punição pelo cartão amarelo contra o Palmeiras. Atacante escapa da acusação de falta de fair play no mesmo jogo

Por Fabio Leme Rio de Janeiro
Em julgamento na tarde desta sexta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Kleber foram absolvidos das acusações que sofreram no último 0 a 0 entre Flamengo e Palmeiras. Os rubro-negros tiveram de responder pelos cartões amarelos que receberam, já que no dia seguinte Thiago Neves afirmou se tratar de uma combinação para ambos ficarem suspensos contra o Ceará. Já o atacante palmeirense foi denunciado por falta de fair play no lance em que chutou a gol depois de o jogo ter sido interrompido para atendimento a Junior Cesar (veja o vídeo com as polêmicas). Thiago Neves e Ronaldinho foram absolvidos por unanimidade. Kleber teve um voto para suspensão por um jogo e três para absolvição. Com três cartões amarelos, o atacante não enfrenta o Atlético-MG, sábado, às 21h.
Único dos três jogadores presentes, Thiago Neves não quis dar entrevistas na saída do tribunal. Disse apenas uma frase.
- Estou feliz por poder fazer o que eu mais gosto, que é jogar.
Em seu depoimento, o meia negou que tenha forçado o cartão.
- Não foi combinado. Só depois do jogo é que eu comentei com o Ronaldinho que tinha sido uma boa para o Flamengo. Procuro jogar todos os jogos. Pensei que ia pegar a bola e acabei acertando o adversário - declarou.
Michel Asseff Filho, advogado rubro-negro no caso, argumentou que não há regra impedindo que cartões sejam forçados. O advogado do Palmeiras, André Sica, usou a mesma linha para defender Kleber.
O árbitro Leandro Pedro Vuaden também teve de responder pelo caso, já que a procuradoria entendeu que houve omissão do juiz na polêmica de Kleber. Vuaden explicou que em lances de bola ao chão não cabe ao árbitro julgar quem deve ficar com a bola. Foi proposto ao juiz que ele recebesse apenas uma advertência, sem julgamento. Vuaden aceitou.
Laser
A procuradoria do STJD também pediu a condenação do Palmeiras pelo fato de Vuaden ter relatado na súmula a paralisação do jogo aos 10 minutos por conta de a torcida ter usado um laser para atrapalhar o goleiro Felipe. O clube foi punido com multa de R$ 5 mil.
Acompanhando de perto a preocupação do tribunal com o tema, Michel Asseff Filho fez um apelo para que torcedores rubro-negros não usem laser nas partidas.

Embaixador, Pelé diz que polêmica entre CBF e os ingleses não é 'legal'

Rei do Futebol defende o trabalho do técnico Mano Menezes à frente da Seleção Brasileira e garante que a Copa do Mundo no país será segura

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Rio de Janeiro
pelé em evento da Rede de Ensino Desportivo (Foto: Evelson de Freitas / Agência Estado)Pelé evitou polêmicas (Foto: Agência Estado)
Depois de ter sido nomeado pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília, como embaixador da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, Pelé foi apresentado mais uma vez como tal pelo ministro do esporte, Orlando Silva Júnior, nesta sexta-feira, em evento no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
À vontade como sempre e sem fugir dos temas mais espinhosos, o Rei do Futebol falou da responsabilidade da missão assumida e disse que desde 1958, quando brilhou aos 17 anos e foi campeão da Copa do Mundo da Suécia, trabalha para divulgar uma imagem positiva do Brasil no exterior.
- Sinto-me orgulhoso por esse convite para trabalhar, mais uma vez, na promoção do Brasil. Os mais jovens podem não saber, mas desde 1958 eu promovo o nosso Brasil. Na Suécia ninguém sabia direito onde ficava e diziam que a capital era Buenos Aires (risos). Ajudo o Brasil desde então – falou o embaixador.
Antes de responder às perguntas dos jornalistas nacionais e internacionais, Pelé fez questão de pedir a confiança do povo brasileiro em sua imagem.
- Podem confiar. Eu não vou decepcionar – declarou o Rei do Futebol, que na coletiva falou da polêmica sobre a sede da abertura, defendeu o trabalho de Mano Menezes na nova Seleção Brasileira, da confusão dos ingleses com Ricardo Teixeira e da segurança no país.
Confira abaixo os principais trechos da entrevista de Pelé:
Abertura no Mineirão?
“Eu acho que todas aquelas cidades que foram nomeadas para ser sede têm condições de fazer uma boa Copa do Mundo. E o Mineirão tem todo esse gabarito. Eu, como mineiro (de Três Corações), ficaria orgulhoso se desse tudo certo”.
A Seleção Brasileira de Mano Menezes
“Essa equipe do Brasil é nova. Tivemos um desastre na Copa América, e isso fez com que o povo brasileiro ficasse um pouco preocupado. Mas o que aconteceu não tem nada a ver com o treinador. O Mano já mostrou que tem condições. O que faltou, talvez, foi um pouco mais de treinamento de pênaltis. Mas não precisava ter chegado a isso, porque poderia ter vencido no tempo normal”.
O trabalho como embaixador
“Nós ainda vamos conversar. Estive esta semana com a presidente Dilma, agora estou com o ministro Orlando Silva, e vamos ver como podemos trabalhar juntos. Estou à disposição. O importante é mostrar um Brasil pujante, criando raízes, porque passando a Copa do Mundo o Brasil continua”.
Confusão do Ricardo Teixeira com ingleses
“Isso não é legal para o Brasil. A controvérsia não é interessante neste momento. Mas pode ter havido algum mal entendido no caso”.
Visitas nas 12 sedes e local da abertura
“Se for necessária a minha presença nas sedes, estarei nelas com o ministério e o governo. Não vou medir esforços para ajudar o Brasil nessa Copa do Mundo. Com relação à abertura, isso quem tem de decidir é a CBF com a Fifa. Infelizmente, São Paulo demorou demais para resolver suas coisas. É a nossa capital do futebol e até agora pouco não tinha definido o estádio. Temos de nos unir para entregar uma boa Copa do Mundo, principalmente depois de tantos anos querendo sediar”.
Segurança no Brasil
“Acidente e casos isolados acontecem e dificilmente você consegue prever, mas o Brasil está se preparando para dar segurança a todos. Veja o que aconteceu na Noruega recentemente. É um país calmo, sem conflito, e um ser humano fez um atentado. O Brasil e os Estados Unidos têm a maior mistura de raça do mundo e vivemos em paz. Mas bandido e mau cidadão têm em todo lugar”.

Astros da NBA visitam o Complexo do Alemão no Basquete sem Fronteiras

Dominique Wilkins, Sam Perkins, Allan Houston e Adonal Foyle participam
de evento no Rio de Janeiro e ministram clínica para 80 crianças da região

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Os ex-jogadores Dominique Wilkins, Sam Perkins, Allan Houston e Adonal Foyle participaram de um evento da NBA na tarde desta sexta-feira no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A ação fazia parte do Basquete Sem Fronteiras Américas 2011, patrocinado pela liga americana. Eles ministraram uma uma clínica de basquete para um grupo de 80 jovens e crianças da região na entrega da quadra poliesportiva na Vila Olímpica Carlos Castilho, totalmente reformada pelo projeto.
Basquete sem fronteiras Complexo do Alemão NBA Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)Ex-jogadores da NBA posam com 80 crianças após clínica no Complexo do Alemão (Foto: Divulgação)
Basquete sem fronteiras Complexo do Alemão NBA Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)Dominique Wilkins mostra jogadas do basquete para as crianças durante a clínica (Foto: Divulgação)
Basquete sem fronteiras Complexo do Alemão NBA Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)Ex-jogadores da NBA tiram fotos do Complexo do Alemão na visita durante evento da NBA (Foto: Divulgação)

Se Tevez ficar no City, Timão fará nova oferta em dezembro, diz diretor

Rosenberg revela que faltou 5 milhões de euros para o Corinthians tirar o argentino do clube inglês, mas avisa que não desistiu do negócio

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Tevez no treino do Manchester City (Foto: Getty Images)Tevez não sabe se fica no City (Foto: Getty Images)
O Corinthians vai fazer nova proposta por Carlitos Tevez, caso ele permaneça no Manchester City, em dezembro, afirmou nesta sexta-feira o diretor de marketing, Luis Paulo Rosenberg, em entrevista para a Bloomberg. A situação do atacante no City ainda está indefinida – ele tem proposta do Juventus, da Itália, e também está na mira do Inter de Milão -, mas, se permanecer na Inglaterra, Tevez será procurado pelo Timão no fim do ano.
- Pode esperar que nós vamos atrás dele novamente – disse Rosemberg.
A proposta corintiana, rejeitada há duas semanas, era de 40 milhões de euros (cerca de R$ 89 milhões). O City queria mais, segundo Rosenberg.
- Acho que ficou faltando mais 5 milhões de euros (R$ 11,2 milhões). Mas nós ainda teríamos de negociar com o Tevez, o que não fizemos porque ainda precisávamos chegar a um acerto com o City.
 

Jobson explica ausência em treino e revela que esposa pode perder bebê

Apesar do problema pessoal, atacante garante que tem condições de enfrentar o Figueirense no próximo domingo

Por Raphael Carneiro Salvador
Além de aguardar o resultado de seu julgamento na Corte Arbitral do Esporte, o atacante Jobson vive mais um problema. Nesta sexta-feira, o jogador revelou que sua esposa, grávida de quatro meses, corre o risco de perder o filho a qualquer momento. Essa foi a justificativa apresentada pelo atleta por ter faltado ao treino da última quinta-feira, no Fazendão.
- Já comuniquei o médico do clube, que pode me ajudar. Ela pode perder a qualquer momento. É uma gravidez de risco – afirmou o jogador.
Por causa deste problema, Jobson alegou que não teve condições de treinar. O jogador disse que informou a situação a Miguel Batista, encarregado de supervisão. No entanto, o clube negou recebimento da justificativa e afirmou que Jobson seria multado.
- Eu sei que justifiquei, sim – se defendeu o jogador.
Mesmo com o problema da esposa, Jobson está relacionado para a partida de domingo, contra o Figueirense. O atacante garante que o risco de perder o filho não o influenciará dentro de campo.
- É só mais um problema. René até me perguntou se não queria concentrar, mas não. Eu quero estar junto. É só ter tranquilidade e jogar. Não vai me atrapalhar não – garantiu.
O técnico René Simões comentou a ausência do atacante no treino e mostrou preocupação com o problema pessoal enfrentado pelo jogador.
- No primeiro momento, fiquei muito aborrecido e preocupado porque ele havia faltado o treino. Mas houve um desencontro de informações. Isso é uma coisa séria. É a vida da mãe e a vida do bebê. Mas Jobson está bem e disse pra mim: “fique tranquilo, vou arrebentar no jogo”

Sincero, Marquinho, do Flu, diz que ninguém no Rio gosta do Engenhão

Apoiador acha que Tricolor deveria adotar Volta Redonda como sua casa nos próximos jogos. Lá, o time venceu o Palmeiras

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
A última partida do Fluminense no Engenhão foi a derrota por 1 a 0 no clássico contra o Flamengo no dia 10 de julho, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Três jogos depois, o time voltará ao estádio, que ficou fechado nas últimas semanas em função dos Jogos Mundiais Militares. Neste intervalo, a partida contra o Palmeiras foi disputada no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. E, na opinião de Marquinho, os próximos jogos também deveriam acontecer por lá.
Sincero, e sem medir as palavras, o apoiador tricolor afirmou que "ninguém gosta do Engenhão". Para Marquinho, o time se sentiu mais em casa jogando na cidade do Sul Fluminense. Lá, os torcedores compareceram em bom número e a proximidade com o gramado fez com que o estádio virasse um pequeno caldeirão, ajudando a pressionar os adversários. No Engenhão, isso não acontece.
- Na verdade, o Fluminense não gosta do Engenhão, o Flamengo não gosta do Engenhão e o Botafogo gosta pouco. E o torcedor mesmo não gosta. A preferência de todos, obviamente, era pelo Maracanã. As torcidas não se adaptaram ao estádio. O acesso é difícil, ninguém gosta de pegar ônibus e trem e, por isso, acaba preferindo o conforto de casa. Mas a escolha não passa pela gente. Nós vamos precisar do apoio de quem for - explicou Marquinho, enumerando as vantagens que encontrou jogando no Raulino de Oliveira.
- A torcida gosta de lá. A gente chega e o estádio está sempre cheio com um público caloroso. Eu prefiro Volta Redonda - constatou.
Abel Braga preferiu apenas comentar a importância do torcedor, independentemente do palco escolhido. O treinador tricolor relembrou o apoio incondicional nos últimos anos e se preocupou apenas com o estado do gramado.
- O torcedor do Fluminense sabe da sua importância . Nos últimos anos o apoio foi de enlouquecer. A única dúvida em relação ao Engenhão é o estado do gramado depois dos Jogos Mundiais Militares. Certamente não estará bom como o de Ipatinga, mas vamos tentar superar - afirmou.
O Fluminense volta a campo no próximo domingo, contra o Ceará, às 16h (de Brasília), no Engenhão. Com 15 pontos, o clube ocupa a 11ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro.
Botafogo responde a Marquinho
A declaração de Marquinho levou a uma reação do Botafogo. No Twitter oficial do clube, foi escrita a mensagem "O Botafogo desconsidera a declaração infeliz de Marquinho sobre nosso estádio por entender não ser esta a posição da diretoria do Fluminense".

Preciso nas faltas, Douglas revela técnica aprendida com Paulo Baier

Lateral-direito e Alan Bahia se destacam pelas cobranças certeiras e levam o Goiás a recuperar seis posições na tabela da Série B do Brasileirão

Por Mariana Kneipp Rio de Janeiro
Falta perto da grande área, e já surge a preocupação nos goleiros adversários do Goiás. Com dois cobradores especialistas em tiros certeiros de bola parada, o Esmeraldino marcou quatro de seus últimos nove gols dessa forma. Alan Bahia começou a treinar o fundamento há apenas um ano, quando foi para o Qatar. Mas Douglas tem mais história para contar. A tática individual do lateral-direito teve seu passo a passo construído em 2008, quando o então jovem de 17 anos jogou ao lado de Paulo Baier. A observação de fã o levou a ser um dos destaques da reação do Alviverde no campeonato.
- Eu sempre olhava o Paulo treinando as cobranças de falta quando jogava com ele. É um cara muito inteligente, alguém para sempre se espelhar. Aprendi com ele a olhar para o goleiro exatamente antes de bater. Também tento inclinar o corpo para cima da bola. Com isso, ela desce melhor, fica mais difícil para pegarem - ensinou o lateral, que já foi convocado para as Seleções Brasileiras sub-18 e sub-20 e já está de olho em uma vaga na principal.
A precisão nas cobranças impressiona. Nas Séries A e B do Brasileirão, apenas outros três jogadores já marcaram dois gols de falta: Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, Elkeson, do Botafogo, e Souza, do São Caetano. E Douglas está mesmo no caminho do ídolo. Apesar de ainda não ter balançado a rede neste Brasileirão, Paulo Baier marcou três de seus nove gols pelo Furacão na edição do último ano em cobranças de falta, ou seja, uma a menos que o pupilo.
douglas goias sport série b (Foto: Divulgação)Douglas mostra tática de cobrança de falta aprendida com Paulo Baier (Foto: Divulgação)
Douglas ajuda na reação do Goiás
A boa fase do lateral ajudou na recuperação do Goiás na tabela da Série B. Desde a chegada do técnico Marcio Goiano, o Esmeraldino não sabe o que é perder. Em três jogos, 100% de aproveitamento. O time foi da 15ª para a nona posição.
- Chegaram mais quatro jogadores e um novo treinador. Agora a equipe está bem confiante e só tende a crescer a cada partida. Mas temos que ter o pé no chão. Não é porque ganhamos três seguidas que vamos ganhar todas. Não conquistamos nada ainda - afirmou Douglas.
Mas se depender do chute calibrado do lateral a tendência é que o Goiás continue subindo na tabela. No clube há nove anos, o jogador de 20 anos quer continuar comemorando mais gols com a torcida do Esmeraldino. E o próximo pode ser nesta sexta-feira, contra o Duque de Caxias, às 21h50m, em Volta Redonda (RJ).
- Cresci no Goiás. Aqui tive a oportunidade de continuar na carreira de jogador e tudo mais que me deram. Tenho um carinho enorme pelo clube, por isso me esforço ainda mais dentro de campo para agradecer por tudo que recebi nesses anos. Quero fazer mais gols de falta e de outros jeitos também. Sempre que eu puder chegar mais na frente e tiver a oportunidade, vou tentar - avisou.

Gerardo Martino deixa comando do Paraguai e Arce assume o cargo

Associação Paraguaia de Futebol anuncia ex-jogador de Grêmio e Palmeiras como novo técnico da seleção

Por GLOBOESPORTE.COM e agências de notícias Assunção
Arce, novo técnico do Paraguai (Foto: Reprodução)Arce, novo técnico do Paraguai (Foto: Reprodução)
Vice-campeão da Copa América, o técnico argentino Gerardo Martino deixou o comando do Paraguai nesta sexta-feira. Para o seu lugar, a Federação Paraguaia de Futebol anunciou a contratação do ex-lateral-direito Francisco Arce.
Com passagens pelo Grêmio e pelo Palmeiras, o ex-atleta é um dos grandes ídolos do futebol de seu país. Aos 40 anos, Arce tem como experiência de treinador o trabalho no Club Rubio Ñu, levando à equipe da Terceira Divisão à Primeira no período de dois anos.
- Aceito todas as críticas, não me incomodo com nada. Mas acredito em mim e confio nas pessoas que vão trabalhar conosco - disse o novo técnico durante sua apresentação oficial.
Gerardo Martino, que assumiu em 2007, deixa o cargo depois de levar o Paraguai ao vicecampeonato da Copa América e de obter o melhor resultado do país em Copas do Mundo, ao chegar às quartas de final em 2010, na África do Sul. Arce será o primeiro técnico paraguaio na seleção depois de 12 anos (o último havia sido Ever Almeida em 1999).

Assim como o Manchester, Barça vai à Casa Branca e não encontra Obama

Delegação catalã teve que esperar 50 minutos para ter a entrada liberada na residência do presidente americano, em Washington

Por GLOBOESPORTE.COM Washington
Desta vez o duelo entre Barcelona e Manchester United ficou empatado. Um dia após o clube inglês visitar a Casa Branca e levar um "bolo" do presidente Barack Obama, a delegação catalã esteve na residência do chefe de estado americano e teve que se contentar apenas com uma visita guiada.
Barcelona Casa Branca (Foto: Reprodução)Dirigentes, jogadores e o técnico Pep Guardiola posam para foto na visita à Casa Branca (Foto: Reprodução)
E como se não bastasse o fato do técnico Pep Guardiola ter sido proibido de comandar um treino em um parque próximo ao local nesta quinta-feira, o Barça ainda teve que esperar 50 minutos do lado de fora até que o acesso à casa fosse liberado. No entanto, a demora não parece ter incomodado o zagueiro Gerard Piqué que disse, através de seu Twitter, estar "orgulhoso de ir (à Casa Branca) representando o Barcelona."
No sábado, Barça e Manchester estarão frente a frente em Washington: as duas equipes se enfrentam em amistoso na reedição da final da Champions, na qual o time espanhol saiu vitorioso.
Barcelona Casa Branca (Foto: Reprodução)Longa espera: delegação teve que aguardar quase uma hora até que a entrada fosse autorizada (Foto: Reprodução)

Assim como o Manchester, Barça vai à Casa Branca e não encontra Obama

Delegação catalã teve que esperar 50 minutos para ter a entrada liberada na residência do presidente americano, em Washington

Por GLOBOESPORTE.COM Washington
Desta vez o duelo entre Barcelona e Manchester United ficou empatado. Um dia após o clube inglês visitar a Casa Branca e levar um "bolo" do presidente Barack Obama, a delegação catalã esteve na residência do chefe de estado americano e teve que se contentar apenas com uma visita guiada.
Barcelona Casa Branca (Foto: Reprodução)Dirigentes, jogadores e o técnico Pep Guardiola posam para foto na visita à Casa Branca (Foto: Reprodução)
E como se não bastasse o fato do técnico Pep Guardiola ter sido proibido de comandar um treino em um parque próximo ao local nesta quinta-feira, o Barça ainda teve que esperar 50 minutos do lado de fora até que o acesso à casa fosse liberado. No entanto, a demora não parece ter incomodado o zagueiro Gerard Piqué que disse, através de seu Twitter, estar "orgulhoso de ir (à Casa Branca) representando o Barcelona."
No sábado, Barça e Manchester estarão frente a frente em Washington: as duas equipes se enfrentam em amistoso na reedição da final da Champions, na qual o time espanhol saiu vitorioso.
Barcelona Casa Branca (Foto: Reprodução)Longa espera: delegação teve que aguardar quase uma hora até que a entrada fosse autorizada (Foto: Reprodução)

Após ouvir Mourinho, Uefa diminui suspensão do técnico do Real Madrid

Punição do treinador cai de cinco para três jogos, mas português já cumpriu um. Multa de R$ 111 mil é mantida por reclamações após jogo com Barça

Por GLOBOESPORTE.COM Nyon, Suíça
josé mourinho real madrid punição UEFA (Foto: Agência AP)Mourinho passou seis horas dando depoimento
na sede da Uefa na Suíça (Foto: Agência AP)
José Mourinho deu um depoimento de seis horas nesta sexta-feira na sede da Uefa, na Suíça, e teve parte do seu pedido atendido: o Comitê de Apelação da entidade decidiu diminuir a suspensão do treinador do Real Madrid, que foi punido por ter criticado duramente a arbitragem após a derrota por 2 a 0 para o Barcelona na primeira semifinal da última Liga dos Campeões.
A punição original de cinco partidas caiu para três jogos, sendo que Mourinho já cumpriu um (empate de 1 a 1 com o Barça na partida de volta, no Camp Nou). A multa de € 50 mil (R$ 111 mil) foi mantida.
Em seu site oficial, a Uefa explicou que a suspensão continua sendo de cinco partidas, porém as duas últimas só terão efeito se Mourinho voltar a ter mau comportamento nos próximos três anos. A entidade decidiu também negar o recurso do Real Madrid sobre a multa de € 20 mil (R$ 44 mil) dada ao clube por causa das atitudes dos jogadores durante o mesmo jogo com o Barça.
A partida da polêmica aconteceu no dia 27 de abril. Mourinho ficou revoltado com a expulsão de Pepe pelo árbitro alemão Wolfgang Stark e acabou levando o cartão vermelho também. Após a derrota de 2 a 0 no Santiago Bernabéu, o português afirmou que o Barça sempre é beneficiado pela Uefa, citou o nome de árbitros que seriam "amigos" do clube catalão e disse que Pep Guardiola deveria ter vergonha da conquista da Champions em 2009 por causa do "escândalo de Stamford Bridge" contra o Chelsea.

Alemão Jürgen Klinsmann assume comando da seleção americana

Técnico é anunciado após demissão de Bradley do cargo. Primeiro confronto será contra o México, no dia 10 de agosto

Por GLOBOESPORTE.COM Washington
O presidente da Federação de futebol dos Estados Unidos (U.S. Soccer), Sunil Gulati, confirmou o alemão Jürgen Klinsmann como novo técnico da seleção americana, após a demissão de Bob Bradley. O acerto do ex-jogador de 46 anos foi festejado pelo dirigente americano.
- Estamos excitados por termos o Jürgen como técnico do nosso time masculino. Ele foi um grande jogador e é um técnico com experiência e conhecimento para desenvolver o programa. Ele teve sucesso em diversas áreas do jogo e estamos ansiosos pela liderança que ele vai demonstrar no campo de jogo - relatou ao site oficial.
Klinsmann, ex-jogador da Alemanha (Foto: AFP)Klinsmann, ex-jogador da Alemanha, e novo técnico dos EUA (Foto: AFP)
A entidade fará uma conferência nesta segunda-feira, dia 1 de agosto, para apresentar Klinsmann.
O primeiro confronto sob o comando do novo treinador será no dia 10 de agosto, na Filadélfia, contra a seleção do México.
- Estou orgulhoso e honrado de ser nomeado novo técnico dos EUA. Eu gostaria de agradecer a U.S. Soccer pela oportunidade, estou excitado pelo desafio à frente. Estou ansioso para juntar o time para o duelo contra o Mexico e começar nosso caminho para a Copa do Mundo de 2014 - afirmou Klinsmann.

O alemão esteve a vida toda perto do futebol. Após encerrar a carreira como jogador, foi técnico, analista de TV e consultor do esporte. Como atleta, foi um dos maiores atacantes da Alemanha, tendo atuado por 17 anos em clubes como Stuttgart, Inter de Milão, Monaco, Tottenham e Bayern de Munique.

Pela seleção de seu país, ele atuou em 108 oportunidades e marcou 47 gols, ajudando a equipe a vencer a Copa do Mundo de 1990, na Itália, e a o Europeu de 1996. Ele se aposentou depois da Copa do Mundo de 1998, na França. Ele se mudou para os Estados Unidos com a esposa Debbie e vive na California com ela e os dois filhos, Jonathan e Laila.

Em julho de 2004, Klinsmann se tornou técnico da selação alemã. Ele levou o time à terceira colocação na Copa do Mundo de 2006, sediada pelo próprio país, e ganhou o prêmio de "Técnico do Ano" na Alemanha.  Dois anos depois, ele esteve no comando do Bayern de Munique, que chegou às quartas de final da Liga dos Campeões, perdendo para o Barcelona. Depois do duelo contra o México, os EUA vão disputar um amistoso contra a Costa Rica, no dia 2 de setembro, na Califórnia. No dia 6 de setembro, enfrentarão a seleção belga em Bruxelas.
 

Em maratona após acidente, Victor Ribas lidera no Mundial Masters

Dono do melhor resultado brasileiro na história do Circuito Mundial, cabofriense de 39 anos luta para se recuperar no WQS: está em 203º no ranking unificado

Por Gabriele Lomba Rio de Janeiro
Victor Ribas é o dono do melhor resultado brasileiro na história do Circuito Mundial – terceiro colocado no ranking final de 1999. Aos 39 anos, segue em forma e competindo mais do que nunca, porém apenas pelas beiradas. Depois de um acidente que o deixou de molho por alguns meses no ano passado, ele luta para ter a chance de voltar aos campeonatos da divisão de acesso, o WQS. Ocupa a 203ª colocação no ranking unificado, posto que não o permite entrar nas chaves das etapas primes. Nesta sexta-feira, o cabofriense venceu pela terceira vez no Arpoador e se tornou o único surfista invicto no Mundial Masters.
surfe Victor Ribas Mundial Masters Arpoador (Foto: Kelly Cestari/ASP)Victor Ribas é o único invicto no Mundial Masters (Foto: Kelly Cestari/ASP)
No início do ano passado, Vitinho surfava em Arraial do Cabo quando foi jogado sobre as pernas do canto da praia. Cortou o pé, sofreu arranhões por todo o corpo. Perdeu a perna europeia do WQS e despencou do ranking.
- Se você não está entre os 100, não entra.
Vitinho decidiu então aceitar o convite da Confederação Brasileira de Surfe (CBS) para disputar o ISA Games, no Panamá. Lá, começou a cogitar a possibilidade de competir na categoria master. Fora o campeonato brasileiro e outras etapas nacionais.
- Hoje disputo muito mais campeonatos do que na época em que disputava o Circuito Mundial. Por isso até me sinto com essa responsabilidade de ir bem aqui – disse.

Piadas ao lado do filho
Na areia, Victor Ribas tinha um torcedor especial: o filho, Lucas, de 8 anos. Quando o menino nasceu, o surfista estava em Fernando de Noronha, disputando um WQS. Abriu mão da etapa e voltou ao Rio de Janeiro. Hoje, Vitinho ri toda hora que escuta a piada:
- Ele está maior que você – brincavam os amigos.
As ondas estavam novamente miúdas no Arpoador. O baixinho Vitinho aproveitou e arrancou notas 7,00 e 7,50. Na bateria estava o campeão mundial de 1999, Mark Ochiluppo, além de Richard Lovett e Richie Collins. Com dores nas costas, Richie deu as pranchas para não precisar carregá-las e competiu com uma de Jojó de Olivença.
- Esses caras são os meus grandes heróis. Quando comecei a competir, o Occy estava no auge. Eu me espelhei muito em todo mundo aí – disse Vitinho.

Shaun Tomson brilha na Grand Masters
Na categoria Grand Masters (surfistas com 50 anos ou mais), quem brilhou foi o sul-africano Shaun Tomson, campeão mundial em 1977. Ele estabeleceu os novos recordes do campeonato: 15,90 pontos, com direito a uma nota 9,00.
surfe Shaun Tomson Mundial Masters Arpoador (Foto: Kelly Cestari/ASP)Shaun Tomson quebra o recorde nas esquerdas do Arpoador (Foto: Kelly Cestari/ASP)
Terceira fase da Masters - 36 a 49 anos:
6. Luke Egan (AUS), Jake Paterson (AUS), Flavio Padaratz (BRA), Guilherme Herdy (BRA)
Quarta fase da Masters:
1. Barton Lynch (AUS), Fabio Gouveia (BRA), Nathan Webster (AUS), Ricardo Toledo (BRA)
2. Gary Elkerton (AUS), Peterson Rosa (BRA), Marty Thomas (HAV), Fabio Silva (BRA)
3. Derek Ho (HAV), Rob Bain (AUS), Richie Collins (EUA), Richard Lovett (AUS)
4. Tom Curren (EUA), Brad Gerlach (EUA), Flavio Padaratz (BRA), Renan Rocha (BRA)
5. Mark Occhilupo (AUS), Jake Paterson (AUS), Kaipo Jaquias (HAV), Guilherme Herdy (BRA)
6. Luke Egan (AUS), Victor Ribas (BRA), Shea Lopez (EUA), Jojó de Olivença
Terceira fase da Grand Masters - 50 anos ou mais:
1. Shaun Tomson (AFR), Simon Anderson (AUS), Terry Fitzgerald (AUS), Iain Buchanan (NZL)
2. Wayne Bartholomew (AUS), Terry Richardson (AUS), Ian Cairns (EUA), Daniel Friedman (BRA)
3. Michael Ho (HAV), Hans Hedemann (HAV), Peter Townend (AUS), Zé Alla (BRA)
4. Cheyne Horan (AUS), Glen Winton (AUS), Buzzy Kerbox (HAV), Lula Menezes (BRA)
Resultados desta sexta-feira:
Masters:
1. 1-Renan Rocha (BRA), 2-Kaipo Jaquias (HAV),3-Barton Lynch (AUS), 4-Brad Gerlach (EUA)
2. 1-Shea Lopez (EUA), 2-Jojó de Olivença (BRA), 3-Rob Bain (AUS), 4-Gary Elkerton (AUS)
3. 1-Peterson Rosa (BRA), 2-Ricardo Toledo (BRA), 3-Derek Ho (HAV), 4-Marty Thomas (EUA)
4. 1-Fabio Silva (BRA), 2-Tom Curren (EUA), 3-Fabio Gouveia (BRA), 4-Nathan Webster (AUS)
5. 1-Victor Ribas (BRA), 2-Richard Lovett (AUS), 3-Mark Occhilupo (AUS), 4-Richie Collins (EUA)
Grand Masters:
1. 1-Shaun Tomson (AFR), 2-Glen Winton (AUS), 3-Zé Alla (BRA), 4-Ian Cairns (AUS)
2. 1-Wayne Bartholomew (AUS), 2-Lula Menezes (BRA), 3-Hans Hedemann (HAW), 4-Terry Fitzgerald (AUS)
3. 1-Michael Ho (HAW), 2-Terry Richardson (AUS), 3-Iain Buchanan (NZL), 4-Buzzy Kerbox (HAW)
4. 1-Simon Anderson (AUS), 2-Cheyne Horan (AUS), 3-Daniel Friedman (BRA), 4-Peter Townend (AUS)
 

Dilma Rousseff recebe medalhistas dos Jogos Mundiais Militares

Presidente elogia desempenho brasileiro, organização do evento e promete trabalhar para que esses atletas também disputem medalhas nas Olimpíadas

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília, DF
Os 70 medalhistas brasileiros nos Jogos Mundiais Militares foram recebidos nesta sexta-feira por Dilma Rousseff, no Salão Nobre do Palácio do Planalto. A presidente cumprimentou cada atleta e elogiou seus desempenhos na competição, além da infraestrutura dos Jogos.
presidente dilma jogos militares (Foto: Agência Brasil)Presidente Dilma Rousseff recebe quadro com medalhas dos Jogos Mundiais Militares (Foto: Agência Brasil)
- A primeira vitória do Brasil em Jogos Mundiais Militares é fruto de um trabalho árduo e uma excelência na organização. Parte da missão do Governo Federal é fazer com que estes atletas também estejam lutando por medalhas nos Jogos Olímpicos de 2016 – afirmou Dilma.
O Capitão da Aeronáutica Eduardo Utzig, medalha de ouro (individual e por equipes) no Pentatlo Aeronáutico, discursou em nome dos atletas e depois entregou à presidente um quadro com as três medalhas (ouro, prata e bronze) dos Jogos.
presidente dilma jogos militares (Foto: Agência Brasil)Evento em Brasília contou com a participação dos 70 medalhistas da competição (Foto: Agência Brasil)

Inter entra na briga com o Corinthians para contar com Dunga no Brasileiro

Interesse corintiano faz gaúchos procurarem o ex-volante pela segunda vez. Times estão no mesmo grupo e se enfrentam no próximo dia 12

Por Flávio Dilascio Rio de Janeiro
Dunga desembarque Manaus (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Dunga ainda não sabe se poderá participar do Brasileiro
de showbol (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
O Campeonato Brasileiro de showbol ainda não começou, mas já há uma disputa fora das quadras. Ao saber que o Corinthians convidou o ex-técnico da Seleção Brasileira, Dunga, para integrar o seu time, o Internacional anunciou que também se movimentará para contar com o "Capitão do Tetra" na competição, que começa na próxima terça-feira, dia 2. Será o segundo convite do Colorado a Dunga, que não deu uma resposta à primeira tentativa, no início de julho.
Internacional e Corinthians estão no grupo B do Brasileiro e se enfrentam, no próximo dia 12 de agosto, às 22h. Apesar de ainda restar duas semanas para a partida, pode-se dizer que o confronto de bastidores já começou. Dunga defendeu o Inter como jogador profissional em 1983/84 e 1999/2000, enquanto teve uma passagem pelo Timão em 1984/85.
- Fizemos um convite para o Dunga integrar o nosso time e ele não nos deu uma resposta ainda - afirma o jogador colorado Daniel Franco. - O convite foi feito pelo Paulo Diniz (integrante da equipe colorada) e não sabíamos que o Corinthians também tinha entrado em contato com ele. Nos próximos dias, vamos procurá-lo novamente para tentar definir essa situação - completa.
Apesar de querer Dunga no Inter, Daniel não vê como desrespeito aos colorados um possível acerto do ex-volante com o Corinthians. Ele ressalta ainda que seria uma "grande honra" enfrentar o "Capitão do Tetra" como rival.
- É claro que eu prefiro que o Dunga jogue pelo Inter. Seria uma enorme satisfação termos um jogador como ele do nosso lado. Só que, se ele acertar com o Corinthians, não haverá problema algum. Pelo contrário, será uma grande honra enfrentá-lo, embora saibamos que vamos enfrentar um adversário muito mais reforçado.
Internacional e Corinthians se enfrentam no showbol (Foto: Divulgação)Internacional e Corinthians se enfrentarão na segunda rodada do grupo B do Brasileiro (Foto: Divulgação)
Além do Corinthians, o Internacional terá São Paulo e Atlético-MG como adversários da primeira fase.  A esperança de classificação fica por conta do fato de o Colorado ter trazido dois reforços jovens para a competição.
- Teremos o reforço do ex-zagueiro Régis, que encerrou a carreira no último ano, e do ex-volante Roger, que também tem pouca idade. Fizemos um convite para o Claiton também, mas ele acertou com uma equipe e vai voltar a jogar profissionalmente. Precisávamos de um pouco mais de juventude no nosso time. O Inter tem feito bons campeonatos de showbol, mas o condicionamento físico do time tem atrapalhado - diz Daniel Franco, que traça como objetivo principal chegar, pelo menos, à semifinal.
O Internacional vai disputar o Brasileiro com os seguintes jogadores: César Silva, Júlio César, Alex, Moreno, Régis, Roger, Aloísio, Jorginho, Paulo Diniz, Ferreira, Itamar, Caíco e Daniel Franco. O técnico é Pinga.

Jorginho completa 250 jogos pela seleção na estreia das eliminatórias

Contra o Paraguai, no próximo domingo, o terceiro maior artilheiro da
seleção brasileira voltará a disputar um torneio oficial após cinco anos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O confronto diante do Paraguai, neste domingo, vai marcar a estreia da seleção brasileira nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de Futebol de Areia, no Rio, e também será a partida oficial de número 250 de Jorginho com a camisa verde-amarela. Terceiro maior artilheiro da história do time brasileiro da areia, com 287 gols - atrás apenas de Neném (336) e Júnior Negão (318) -, o atacante voltará a disputar um torneio oficial com a camisa amarela depois de cinco anos. Empolgado como um garoto, o jogador não esconde a alegria pelo retorno ao grupo canarinho.
Jorginho futebol de areia seleção brasileira camisa 250 jogos (Foto: MPC RIO Comunicação)Jorginho exibe a camisa com a marca de número de jogos pela seleção (Foto: MPC RIO Comunicação)
- Eu já estava com saudade de vestir a camisa amarelinha e nada melhor do que voltar numa competição importante como as eliminatórias. Quero poder ajudar o Brasil a conquistar uma vaga para disputar a Copa do Mundo, que é um título que eu ainda não tenho. Estou me sentindo bem, motivado como se fosse um estreante. Temos um grupo muito forte, que vem se preparando bem. Tenho certeza de que teremos as arquibancadas lotadas e vamos dar alegrias à nossa torcida - afirmou o atacante, que em sua última participação, nas eliminatórias de 2006, foi eleito o ‘Melhor Jogador’ e terminou como ‘Artilheiro’.
A competição, que será realizada até o domingo, dia 7, vale três vagas para a América do Sul no Mundial, que será disputado de 1º a 11 de setembro, em Ravenna (Itália). A caminhada rumo ao pentacampeonato começa neste domingo, dia 31, nas areias da Praia de Copacabana. O Brasil entra em quadra a partir das 12h15m (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV.

Leandro Aparecido vence seletiva de hipismo e assegura vaga no Pan

Cavaleiro, campeão no conjunto com cavalo holandês, garante presença na equipe brasileira de adestramento, ao lado de Mauro Jr. e Rogério Clementino

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
O Brasil já tem três representantes para a equipe de adestramento no hipismo que vai competir nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro. Na última seletiva, realizada nesta sexta-feira no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba (SP), Leandro Aparecido da Silva, da Fazenda Santa Izabel, foi campeão no conjunto com o cavalo sela holandês VDL L´Acteur, garantindo sua vaga na seleção.
Leandro Aparecido da Silva, hipismo adestramento (Foto: Divulgação)Leandro Aparecido da Silva durante a última seletiva de adestramento, em São Paulo (Foto: Divulgação)
Os cavaleiros Mauro Jr., montando o lusitano Tulum Comando SN, e Rogério Clementino, com Sargento do Top, também asseguraram presença ao lado de Aparecido em Guadalajara. As outras duas vagas da equipe serão decididas pela Confederação Brasileira de Hipismo nos próximos dias. Os critérios da escolha serão subjetivos, como, por exemplo, avaliações técnicas e desempenho na temporada.
Neste final de semana, acontece no mesmo local uma clínica para os atletas com o técnico da seleção de adestramento, o sueco Eric Lette.
Outras vagas
Além do time de adestramento, o Brasil também terá cinco vagas nas equipes de salto e de CCE (Concurso Completo de Equitação). Em junho, o cavaleiro César Almeida garantiu a primeira vaga no salto. A segunda será decidida em seletivas com brasileiros na Europa e as três restantes também serão por critérios subjetivos. Da mesma maneira acontece a convocação para o CCE, já que não há seletivas específicas para a modalidade.