sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dedé se prepara para o duelo aéreo contra Loco Abreu no clássico

Zagueiro do Vasco acredita que pode neutralizar a jogada mais forte do atacante uruguaio durante o confronto contra o Botafogo, neste domingo

Por Fred Huber Rio de Janeiro
dede vasco treino (Foto: Maurício Val / FOTOCOM.NET)Dedé se apresenta ao técnico Mano Menezes após
o clássico (Foto: Maurício Val / FOTOCOM.NET)
Depois de anular jogadores como Neymar, Lucas e D'Alessandro, o zagueiro Dedé se prepara para mais uma missão neste Campeonato Brasileiro. O defensor terá o desafio de anular Loco Abreu e acredita que pode neutralizar o principal ponto forte do atacante uruguaio, a bola aérea. O vascaíno, no entanto, pediu aos seus companheiros que não descuidem um só momento também dos outros atletas do Botafogo, como o meia Elkeson.
- O Botafogo tem até um estilo parecido com o Santos porque tem um jogador de área, o Loco Abreu. É um jogador mais de bola aérea, e este é um ponto forte meu também. Já joguei algumas vezes contra ele e vou procurar neutralizá-lo. Elkeson também está fazendo um grande trabalho, temos que pensar na equipe toda do Botafogo.
Depois do clássico, Dedé irá se apresentar ao técnico Mano Menezes. Ele participará do amistoso da Seleção Brasileira contra a Alemanha, dia 10 de agosto, em Stuttgart. Apesar de ser um novato, ele garante que não existe nervosismo e nada o irá atrapalhar no clássico.
Loco Abreu durante coletiva do Botafogo (Foto: Fábio Castro / Divulgação AGIF)Loco Abreu tem como ponto forte a jogada aérea
(Foto: Fábio Castro / Divulgação AGIF)
- Durante o jogo, só vou pensar na partida. Deixo para me preocupar com a viagem depois. Estou ansioso, mas não tem nervosismo. O pessoal está até estranhando, até por ser a minha primeira oportunidade.
Para fechar um ano de ouro, que já tem o título da Copa do Brasil e a convocação para Seleção, Dedé sonha com a conquista do Campeonato Brasileiro.
- Quero o título. Esse ano tem sido o melhor possível. Estou fazendo o meu trabalho, e as coisas estão saindo bem para o grupo do Vasco. Para ficar ainda mais especial tinha que ser campeão. Mas ainda tem muita coisa pela frente e precisamos trabalhar bastante.
O Vasco é o quarto colocado do Brasileiro com 27 pontos em 14 rodadas.
 

Com problema nos freios, Villeneuve rala para se adaptar à Stock Car

Canadense recebe ligação de apoio de Felipe Massa, analisa as diferenças entre a categoria brasileira e a Nascar e afirma que não gosta de chicanes

Por Alexander Grünwald e Alfredo Bokel São Paulo
Entre os dois treinos livres desta sexta, em Interlagos, Jacques Villeneuve recebeu a reportagem do GLOBOESPORTE.COM na sala de reuniões no box da equipe Mico’s. Em pauta, as impressões de acelerar um Stock Car, em Interlagos. A pista ganhou uma nova chicane por segurança e a Corrida do Milhão é a prova de estreia deste traçado.
Com a experiência de quem já correu 11 vezes (dez pela Fórmula 1 e uma pela Top Race argentina) no circuito paulista, o canadense de 40 anos falou sobre a chicane da Curva do Café. Ele foi o primeiro piloto a passar por ela, num treino exclusivo na manhã de quinta.
- A pista mudou bastante com a chicane, que é até divertida, mas eu não gosto de chicanes, definitivamente.
Villeneuve fica em duas rodas ao passar por cima da nova chicane (Foto: Carsten Horst)Villeneuve fica com duas rodas no ar ao passar por cima da zebra da nova chicane (Foto: Carsten Horst)
Mas antes mesmo da primeira pergunta da entrevista, o campeão mundial de Fórmula 1, em 1997, já foi logo tratando de justificar o antepenúltimo lugar na primeira sessão do dia.
- Tive problemas com os freios. A equipe está trabalhando para consertar isso.
Com experiências em algumas categorias de turismo pelo mundo, como a Nascar, nos Estados Unidos, e as tradicionais 24 horas de Le Mans, na França, Villeneuve admitiu ter estranhado o carro da Stock Car.
- É muito diferente da Nascar, por exemplo. Lá, o motor tem o dobro de potência e o chassi é bem diferente também. Eu acho que o chassi da Stock Car parece mais com o da DTM (o campeonato alemão de turismo). Mas a ideia do campeonato daqui é parecida com a da Nascar.
A entrevista foi interrompida algumas vezes para Villeneuve responder a mensagens e e-mails no celular, além de atender uma ligação especial em italiano.
Sentado no cockpit, Jacques Villeneuve se prepara para entrar na pista de Interlagos (Foto: Carsten Horst)Sentado no cockpit, Villeneuve se prepara para
entrar na pista de Interlagos (Foto: Carsten Horst)
- Desculpa, era o Felipe (Massa) querendo saber como estão as coisas por aqui - revelou Villeneuve, que fala francês, inglês e italiano fluentemente, além de arranhar no espanhol.
A julgar pelos tempos, Felipe, as coisas não vão muito bem para o seu amigo. No segundo treino livre, ele ficou apenas em 28º lugar, com o tempo de 1min43s194, a mais de dois segundos de Daniel Serra, o mais rápido do dia.
- É difícil o início de trabalho num time novo, numa categoria nova, discutir as questões do carro com um novo engenheiro. Mas a equipe trabalha bem, duro. São todos muito felizes - elogiou Villeneuve, se recusando a projetar o que poderá fazer na prova de domingo.
- Não quero fazer previsões sobre o meu resultado.
O último treino livre e a definição do grid de largada serão neste sábado. A Corrida do Milhão tem largada prevista para as 11h deste domingo, com transmissão ao vivo da TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.
 

Sob olhar de Pelé, Manchester goleia o NY Cosmos no adeus de Scholes

Com presença do Rei na arquibancada, ingleses vencem rivais por 6 a 0, em casa. Eric Cantona, ídolo dos Diabos, é o técnico do time americano

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra
Pelé estava na arquibancada. Eric Cantona, um dos maiores ídolos do Manchester United, no banco de reservas do time rival. Tudo na tarde desta sexta-feira, em Old Trafford. E os donos da casa, com um time repleto de reservas não fez feio. Na despedida de Paul Scholes, de 36 anos, dos gramados, os Diabos Vermelhos golearam o New York Cosmos por 6 a 0 e garantiram o show no adeus de um dos ícones da equipe inglesa.
scholes pelé manchester united x new york cosmos (Foto: Reuters)Pelé fez questão de homenagear Scholes antes do início da partida (Foto: Reuters)
O jogo também marcou o retorno do Cosmos, que não disputava uma partida oficial há 26 anos. E com a equipe americana em campo, a presença do Rei Pelé estava garantida. O ex-atleta, que é presidente honorário do clube e atuou nos Estados Unidos entre 1975 e 1977, fez questão de acompanhar o confronto em Old Trafford. Antes do pontapé inicial, ele ainda fez uma homenagem a Paul Scholes, que atuou até os 29 minutos da etapa final.
ferguson cantona new york cosmos x manchester united (Foto: Reuters)Eric Cantona brinca com Alex Ferguson, seu técnico
nos tempos de Manchester United (Foto: Reuters)
Os gols do triunfo dos Diabos Vermelhos foram marcados por Scholes, Rooney, Diouf (2), Welbeck e Anderson. Na equipe americana, nomes de peso do futebol mundial, entre eles o zagueiro italiano Fábio Cannavaro e o volante francês Patrick Vieira. Nem com a presença dos atletas, os americanos conseguiram fazer frente aos donos da casa.
No próximo domingo, o Manchester United vai enfrentar o rival City na decisão da Supercopa da Inglaterra. O confronto é disputado pelo campeão da Premier League contra o vencedor da Copa da Inglaterra. O duelo marcará de forma oficial a abertura da temporada 2011-2012 para os ingleses.
Confira abaixo os jogadores que participaram da festa:
New York Cosmos:
Moriken Sangary, Yanik Reyering, Dane Murphy , Ibrahim Diaby , Stefan Dimitrov , Marvin Iraheta, Chad Calderone e Armando Gaitan, (todos do time sub-23 do Cosmos), Robert Pires (ex-Arsenal e Villarreal), Gary Neville, Dwight Yorke e Nick Butt (todos ex-Manchester United), Wayne Bridge (Manchester City), Sol Campbell (ex-Arsenal e Tottenham), Fabio Cannavaro (ex-Real Madrid, Juventus e Inter de Milão), Brad Friedel (Tottenham), Robbie Keane (Tottenham), Brian McBride (ex-Fulham), Michel Salgado (Blackburn) e Patrick Vieira (Manchester City)
Manchester United
David De Gea, Tomasz Kuszczak, Anders Lindegaard, Ben Amos, Patrice Evra, Phil Jones, Rio Ferdinand, Chris Smalling, Nemanja Vidic, Fabio, Rafael. Jonny Evans, Anderson, Ryan Giggs, Ji-Sung Park, Michael Carrick, Nani, Paul Scholes, Ashley Young, Darren Fletcher, Antonio Valencia, Gabriel Obertan, Darron Gibson, Tom Cleverley, Paul Pogba, Oliver Norwood, Ravel Morrison, Michael Owen, Dimitar Berbatov, Wayne Rooney, Danny Welbeck, Federico Macheda e Mame Biram Diouf.
scholes giggs manchester united x new york cosmos (Foto: Reuters)Scholes cumprimenta Ryan Giggs após abrir o marcador para o Manchester (Foto: Reuters)

Felipão espera que Marcos repense aposentadoria: ‘Só depende dele’

Técnico reconhece dores do goleiro, mas diz que, se ele suportar, não há motivos para encerrar a carreira no fim de 2011. Vaga na Libertadores ajudaria

Por Diego Ribeiro São Paulo
marcos palmeiras treino (Foto: Rahel Patrasso / Agência Estado)Marcos tem o apoio de Felipão para continuar em
2012 (Foto: Rahel Patrasso / Agência Estado)
O goleiro Marcos vai estrear neste sábado a camisa especial em homenagem aos 15 anos de sua estreia como titular em um jogo oficial do Palmeiras. Contra o Grêmio, no Canindé, o “Santo” viverá mais um capítulo de uma campanha que começa a crescer dentro do clube: a da permanência dele até 2012. Nesta sexta-feira, o técnico Luiz Felipe Scolari engrossou o coro daqueles que não querem ver Marcos encerrar a carreira no fim desta temporada, mas avisou que a decisão cabe apenas ao jogador.
- O Marcos sabe que depende dele, depende das dores suportáveis que ele tem. Quando a gente nota que ele está carrancudo, é porque tem uma ou outra dor que não deixa ele treinar e jogar normalmente, então fazemos aquele esquema que o Carlos Pracidelli (preparador de goleiros) montou, repousa em um ou dois jogos – disse Felipão.
A comissão técnica já falou por várias vezes que vai trabalhar apenas para Marcos terminar o ano em boas condições. Depois do jogo contra o Coritiba, em seu aniversário de 38 anos, o goleiro disse que poderia reconsiderar a decisão de parar – dependendo de suas condições e da assinatura de um novo contrato. Felipão torce para que ele repense mesmo no seu futuro.
- Depende da reação do corpo do Marcos, ele jogar com 37, 38, 39 anos é a mesma coisa. A colocação dele é fantástica, ele tem uma liderança e participação muito boas para nós. Daqui a seis meses, quando terminar o campeonato, vou perguntar. Mas é ele quem vai saber e ter a oportunidade de me dizer. Se tiver as dores suportáveis, não vejo motivo para o Marcos parar no fim do ano. Mas eu não conheço o limite dele, tem de esperar.
Dentro do clube, setores já se mobilizam por uma manifestação que pedirá a permanência do goleiro. A própria camisa comemorativa, que a princípio seria uma homenagem ao último ano de carreira, será na verdade alusiva aos 15 anos do primeiro jogo oficial como titular. Marcos chegou a desconversar sobre a aposentadoria, dizendo que “Deola e Bruno vão se suicidar”, mas uma possível vaga na Taça Libertadores de 2012 seria decisiva para ele mudar de ideia.
Reserva imediato, Deola passou os últimos dias na Itália para a obtenção de um passaporte europeu. Nesta sexta, ele se reapresentou e treinou com o grupo.

Tite barra Renan e escala Danilo, terceiro goleiro, contra o Furacão

Treinador explica que Renan precisa ser resguardado neste momento. Alex pode aparecer como titular no meio de campo. Atacantes estão ameaçados

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Durou apenas três jogos a titularidade de Renan no Corinthians. Depois de falhar contra Cruzeiro e América-MG (assista ao vídeo), o goleiro foi sacado da equipe pelo técnico Tite e pelo preparador Mauri Costa Lima. Sem Julio Cesar, em recuperação de uma luxação exposta no dedo mínimo da mão esquerda, a chance caiu no colo de Danilo Fernandes, de 23 anos, terceiro goleiro alvinegro formado nas categorias de base e que nunca foi atuou pela equipe principal do Timão. Ele está escalado para enfrentar o Atlético-PR, domingo, às 16h, na Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro.
- Vou ter a confirmação do time somente amanhã (sábado), mas o Danilo será o goleiro. Em função do momento, da pressão, e do pouco tempo de adaptação, o Renan vai ser resguardado. Sei o quanto é importante jogar no Corinthians, lidar com as pressões, as exigências. Não foi o tempo ideal do Renan para trabalhar, se habituar, entrar na equipe - justificou Tite.
Renan recebeu a notícia de que não atuaria em uma reunião de cerca de 20 minutos antes do treinamento desta sexta. Nela, Tite explicou os motivos de fazer a mudança. O treinador foi motivado a escalar Danilo Fernandes depois de conversar com o preparador de goleiros Mauri Costa Lima. Desde que chegou ao Timão, Renan nunca foi visto como um atleta pronto para ser titular do Timão.

- Jogador não gosta de sair, mas ele reagiu com naturalidade. Eu sempre falo para os jogadores estarem prontos porque a oportunidade vai chegar. O Danilo é um garoto formado na base, que luta por sua chance e agora vai ter a tranquiladade para jogar.
Danilo Fernandes coleiro corinthians (Foto: Ag. Estado)Danilo Fernandes durante treino do Corinthians no CT Joaquim Grava (Foto: Ag. Estado)
O treinador explicou que teve a mesma preocupação com Weldinho, que chegou do Paulista para o Corinthians, mas teve a felicidade de ter uma boa atuação logo no início, o que não aconteceu com Renan. O goleiro, que veio do Avaí, jogou ainda contra Cruzeiro e o próprio ex-clube, passando pouca confiança em lances decisivos. Ele ficará no banco contra o Atlético-PR.
- Conversei com o Renan. O ideal seria ter um tempo maior. Tenho a vivência dos grandes clubes e sei. Vou fazer um comparativo com Weldinho. É preciso ter cuidado com um atleta que vem de uma equipe de apelo popular menor. A grande diferença é que o Weldinho estreou contra o Flamengo, fez a jogada do gol e se sentiu bem, solto. O Renan não conseguiu fazer uma grande defesa. Vai ser preparado para jogar. É um grande goleiro, mas vai trabalhar e no momento certo retornar.
Além da troca no gol, o comandante alvinegro cogita fazer uma alteração no sistema ofensivo. Ele estuda escalar o meia Alex na vaga de um dos atacantes, provavelmente Willian. Entretanto, lembra que a maior possibilidade é manter a formação que bateu o Coelho.

- Não tenho a definição agora, mas há a possibilidade de ser a formação do segundo tempo, com dois meio-campistas. Vou definir sábado, mas a chance maior é de seguir - completou.

Big Brother da bola: 'fiscais da noite' tiram o sono de jogadores pelo país

Polêmica com Fred simboliza era em que torcedores seguem todos os passos dos ídolos fora de campo. Episódio levanta discussão sobre limites

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Fred no treino do Fluminense (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)Fred  prestou queixa contra torcedores na quinta
(Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)
Jogador criticado por sair, beber e perder horas de sono é corriqueiro desde os tempos do futebol em preto e branco. Garrincha e Paulo César Caju, no entanto, não tinham smartphones na mesa ao lado, muito menos conta em redes sociais para serem expostos aos  xingamentos. O cyberfutebol amplifica a vigilância e deixa os boêmios irritados com a falta de privacidade. A recente polêmica com Fred e Rafael Moura é apenas mais uma do Big Brother da bola, com  torcedores seguindo todos os passos de seus ídolos 24 horas por dia.
A maior organizada do Palmeiras exibiu recentemente em seu site oficial um informe pedindo aos torcedores que fiquem de olho nos atletas. No Flamengo, Ronaldinho Gaúcho foi alvo de campanha idêntica. Autor do "disque-dentuço", José Carlos Peruano não tem cargo na diretoria, mas é como se tivesse. O torcedor é influente no clube e circula com facilidade por diversos grupos políticos há mais de dez anos. O diretor de futebol Luiz Augusto Veloso critica a iniciativa, e garante que Ronaldinho subiria de produção com ou sem pressão.
- O "disque-dentuço" é uma piada de um irresponsável que só é apoiada por irresponsáveis.
Isto não tem nada a ver com a cobrança indispensável por parte dos clubes de que os atletas mantenham nas suas vidas privadas atividades que não comprometam a sua vida profissional.
O atleta depende da sua integridade física para exercer na plenitude suas capacidades técnicas, portanto eles devem buscar limites para as suas vidas pessoais. O Ronaldinho só não atuou em dois jogos desde que estreou no Flamengo. Quem acha que o  "disque-dentuço" tem a ver com isso não entende de futebol - comenta Veloso.
Peruano, por sua vez, se orgulha da iniciativa contra o capitão da equipe.
- Foram mais de mil ligações, fora as mensagens. Até hoje ligam. Ele precisava de um puxão de orelha e por isso respondeu em campo. Foi algo pacífico, porque  as grandes guerras são ganhas com a mente, não com músculos - gaba-se.
A segurança de Peruano para defender sua criação se justifica por uma espécie de código que rege o futebol brasileiro. Na cartilha imaginária, bater de frente com torcedores não é bom negócio. Elkeson que o diga. Depois da derrota por 2 a 0 para o Figueirense, o meia discutiu com alvinegros pelo Twitter por ler comentários de que estava exagerando nos momentos de lazer. Na manhã seguinte, o jogador foi aconselhado a encerrar sua conta na rede social. No mesmo dia, ao defender Fred no episódio do bar no Arpoador, Abel Braga deixou claro em seu discurso o cuidado em não arrumar atrito com torcedores.
- O torcedor para mim, em qualquer clube, é soberano. Ele tem todo o direito de aplaudir, incentivar, vaiar, xingar... Fazer o que bem entender. Jamais vou falar dos torcedores. A razão de ser do clube. Se o jogador não quer torcedor, que vá para um time pequeno. Mas é preciso saber medir razão e emoção. O jogador também tem seu lado pessoal antes de ser atleta - comentou o técnico logo depois da vitória por 2 a 0 sobre o Inter (veja o vídeo com a matéria do Globo Esporte). Revelado pelo Botafogo e com títulos pelo Flamengo, Beto também jogou no Fluminense. Como Fred, gostava de sair. Ele garante que nunca teve problema com torcedores, mas critica o comportamento dos "vigias noturnos".
- O torcedor não pode agir dessa maneira, tem que cobrar no jogo. O Romário gostava de sair, mas sempre decidia. Eu saía, mas sempre tive preparo físico, corria o jogo todo, a torcida reconhecia. Hoje em dia está muito pior que naquela época. Se você vai no shopping, tiram foto. Se vai na churrascaria, falam que estava enchendo a cara. E o jogador tem direito a se divertir também. Fica mais ou menos três dias por semana preso em concentração e não pode fazer nada quando está liberado? É comunidade em Orkut, é Twitter, não existe privacidade nenhuma - comenta o ex-jogador, que atualmente ajuda alguns empresários a encontrar talentos e negociar atletas.
Algumas vezes, a perseguição aos boleiros parte de dirigentes. No ano passado, o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, disse que não via mal algum se os jogadores "tomassem um cacete na madrugada" . Mas há também o extremo oposto. Na passagem de Adriano pelo Flamengo, todas as faltas a treinos eram toleradas. Marcos Braz, vice de futebol do clube naquela época, defendia a tese de que o Imperador estava no Flamengo justamente porque não queria seguir regras. O time foi campeão brasileiro em 2009 com 19 gols do atacante. No ano seguinte, o time perdeu o Carioca, caiu nas quartas da Copa do Brasil e Adriano ficou fora da Copa do Mundo.
Na eterna discussão sobre se são ou não notícia os fatos que acontecem com os jogadores fora de campo, o comentarista Renato Maurício Prado defende a tese de que é relevante tudo o que pode afetar o desempenho de um atleta.
- É claro que todo mundo tem o direito de na sua folga fazer o que quiser. Mas a imprensa tem o direito de investigar para saber por que determinadas coisas acontecem. E o excesso de contusões de Fred é um exemplo. O Ronaldinho também estava mal. São coisas intimamente ligadas. O cara que vive do corpo tem de cuidar do corpo. Se ele não cuida do corpo, é normal que a imprensa passe a procurar saber como isso acontece. Não entro no mérito se os torcedores estão certos, mas é notícia - analisou Renato no programa "Redação SporTV" desta sexta.
O comentarista e ex-jogador Caio é contra a vigilância. Ele defende Fred, mas acha que o jogador poderia ter evitado o episódio.
- A vida do jogador fora de campo só interessa a ele. O atleta tem de ser cobrado pelo que faz em campo. Mas no ano passado ele foi muito cobrado por esse tipo de coisa. Ele é macaco velho, tem de se preservar. Não precisava dar motivo numa terça-feira, dois dias antes do jogo - analisou o ex-atacante durante o "Arena SporTV".
Relembre casos marcantes:
Ronaldinho Gaúcho  no treino do Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Ag. O Globo)
Disque-Dentuço - Logo depois do empate em 0 a 0 com o Botafogo, um torcedor do Flamengo colocou seu telefone à disposição para receber relatos de noitadas de Ronaldinho. Depois do episódio, o camisa 10 marcou ou fez assistências contra Atlético-MG, América-MG, Santos, Grêmio e Cruzeiro. E continuou sendo visto em baladas, como no domingo passado, em Porto Alegre.
kleber palmeiras treino (Foto: Agência Estado)
Kleber e a noitada sertaneja - Durante a novela sobre sua permanência ou não no Palmeiras, o atacante faltou a um treino matinal e alegou ter confundido os horários. Torcedores divulgaram no Twitter terem visto o Gladiador na véspera em uma casa noturna dedicada à música sertaneja. Na rede social, o atacante respondeu que "os verdadeiros palmeirenses" estavam do seu lado.
diguinho fluminense treino (Foto: Divulgação / Site Oficial do Fluminense)
Diguinho -  Em 2009, o mesmo integrante de facção organizada que perseguiu Fred agrediu Diguinho nas Laranjeiras. Na ocasião, o torcedor o acusou de ser boêmio, e o volante respondeu: "O dinheiro é meu". A tréplica foi um soco. Em entrevista no ano passado, perto do título brasileiro, o jogador afirmou: "Saio, mas me garanto".

alex silva treino flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Alex Silva - Polêmicas com a torcida desgastaram o Pirulito no São Paulo. Em maio deste ano, o zagueiro foi cobrado por abusos noturnos, e respondeu dizendo que não tinha motivos para negar que gostava de sair para ouvir samba: "Folga é problema  meu". Seu contrato foi rescindido pouco depois. O zagueiro agora está no Flamengo aprimorando a forma física para estrear.
Ronaldo Ibiza (Foto: Reprodução)
Ronaldo - Constantemente criticado por estar acima do peso, o Fenômeno foi flagrado diversas vezes bebendo até de madrugada durante sua passagem pelo Corinthians. Em uma das noitadas, estava junto com o então dirigente Antônio Carlos em uma casa noturna de Presidente Prudente - o ex-zagueiro deixou o cargo logo após o episódio. Em janeiro do mesmo ano, foi filmado em uma boate com as pernas de uma mulher em seu pescoço. Agora ex-jogador, Ronaldo continua sendo alvo de flashes, mas não se incomoda mais com as críticas sobre sua barriga.

Ronaldinho aponta os dois melhores do Brasileiro: 'Neymar... e Willians'

Para o craque, joia santista é o destaque entre os homens de frente, mas pitbull do Flamengo é o número 1 entre os especialistas em defender

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
ronaldinho gaúcho willians flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Ronaldinho faz um afago em Willians em treino do
Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Ronaldinho Gaúcho vem em boa fase, mas não se vê como principal jogador do futebol brasileiro no momento. Em entrevista à Rádio Tupi, o camisa 10 do Flamengo apontou Neymar como grande craque do país atualmente, mas entre os atacantes. Para R10, o volante Willians é destaque entre os atletas de característica defensiva.
- (Os melhores?) Neymar... e Willians. Na posição dele, nunca vi ninguém fazendo o que ele faz. Atacando, o Neymar, e defendendo, o Willians, assim como ele eu nunca tinha visto - disse Ronaldinho.
O craque abordou ainda diversos outros assuntos. Ronaldinho disse estar à disposição de Mano Menezes para voltar à Seleção Brasileira, garantiu se ver em condições de jogar em alto nível em 2014 e, por fim, voltou a elogiar Neymar: "Está pronto". Leia abaixo:
Futebol na Europa e no Brasil
- Depois de dez anos na Europa, vi que na França é um futebol mais de força. Na Espanha é um futebol mais leve. Na Itália também usam muita a força. A diferença do Brasil é que aqui é muito mais técnico, os times gostam de jogar bem. Lá eles visam muito mais o resultado do que jogar bem.
Contestações que ele e Messi sofrem quando jogam na América do Sul
- O que eu vi do Barcelona é que os jogadores lá se conhecem muito bem. Na Argentina os jogadores são jovens, cada um de um clube diferente. O entrosamento é diferente.
O que encontrou no Flamengo
- Eu me surpreendi muito com a torcida, com os companheiros. Sabia que era uma torcida grande, mas não imaginava que era tão grande e fanática assim. Sabia que o time era bom, mas não sabia que ia encontrar tanta qualidade como tem. Vejo uma equipe no caminho certo. São sete meses sem nenhuma derrota, temos uma mescla de jogadores jovens com outros de muito talento. Acho que até dezembro vamos estar prontos e brigando pelo título brasileiro.
Concorrentes
- São muitas equipes que podem brigar pelo título: Corinthians, Palmeiras, Vasco, Inter... Outras que não estão ali entre os primeiros, mas que a gente sabe que vão chegar, equipes de tradição.
Opinião sobre a seleção
- São jogadores jovens, talentosos, acredito que até a Copa do Mundo vão estar muito bem.
Neymar
- Está pronto. É um jogador que está até um certo tempo em um nível alto e, apesar da pouca idade, tem experiência. Está pronto para jogar em qualquer lugar do mundo. A gente jogou junto contra a Argentina, criamos uma amizade muito boa. É um jogador que vai fazer história dentro do futebol.
Volta à Seleção
- Estou à disposição. Meu objetivo é fazer o melhor no Flamengo e, se o treinador precisar de mim, estou à disposição.
Acredita que pode estar em forma em 2014?
- Acredito que sim, me sinto bem fisicamente, o momento é bom. Até a Copa falta muita coisa, mas acredito que até lá vou estar em um nível bom para ajudar o Brasil.
O que vai vir depois da carreira (treinador?)
- Ainda nem pensei nisso, ainda penso em jogar muitos anos, então nem parei para ver o que vou fazer depois. (Ser técnico) Não é algo que penso em fazer depois. Depois (quando aposentar), devo me dedicar à família, fazer alguma coisa com a música, que é algo que eu gosto muito.
Sobre parecer sempre feliz em campo
- Às vezes bate uma chateação quando não jogo bem, quando não conquisto um objetivo. Mas isso (o jeito feliz) vem naturalmente, pois faço o que mais amo.
Simplicidade com os companheiros e os funcionários
- Para mim é natural. Minha mãe trabalhou em cozinha de colégio, sempre vivia dentro de cozinha. O refeitório (por exemplo) me faz lembrar o meu passado, me sinto bem com o pessoal.
R10 cozinheiro
- Gosto de cozinhar, todo mundo diz que gosta do que eu faço, mas não sei... Gosto de fazer o que gosto de comer: feijão, arroz...
Come e não tem problema com a balança, né?
- Gosto de comer. Ainda bem que não (risos). Quando estou em atividade, não tem problema algum.
 

Juninho, Diego Souza e Eduardo Costa são dúvidas para o clássico

Treino de sábado será decisivo para a definir a escalação do time. Caso de Eduardo Costa é o mais grave

Por Fred Huber Rio de Janeiro
Ricardo Gomes no jogo do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Ricardo Gomes pode ter 3 desfalques no domingo
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
O técnico Ricardo Gomes tem como costume não revelar a escalação do time antes das partidas. Nesta sexta, ele também não disse qual formação pretende colocar em campo contra o Botafogo, no domingo, mas desta vez ele realmente não sabe com quem poderá contar. Diego Souza e Juninho estão com dores musculares e Eduardo Costa está com um problema na coxa esquerda. Os dois primeiros participaram de um treino físico leve nesta sexta. O volante não foi a campo nos últimos dois dias e fará um exame para saber a gravidade da lesão. Dificilmente ele terá condições de estar em campo.
Ricardo Gomes disse que o treino de sábado será decisivo para ele armar o time. Ele contou que a confirmação ou não de Juninho pode acontecer até domingo, horas antes da partida.
- Vou esperar até a manhã deste sábado para saber com quem eu vou contar. Hoje eu ainda não seu o time. Só sei que tenho um grande jogo domingo, mas não sei com quais jogadores. Acho que o Diego vai se recuperar. O Eduardo é muito difícil. O Juninho talvez a gente só tenha uma definição no dia do jogo.
Se Juninho não jogar ou for colocado como opção no banco, a provável escalação do Vasco para o clássico com o Botafogo, domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, é: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Marcio Careca; Jumar, Romulo, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

O Vasco é quarto colocado do Campeonato Brasileiro com 27 pontos.

Muricy não comenta inscrição de Pelé no Mundial: 'Não sei se é sério'

Treinador diz que não conversou com presidente santista sobre o assunto

Por Adilson Barros Santos, SP
pelé santos mundial de clubes (Foto: Fabio Motta / Agência Estado)Pelé estará no Japão com om Peixe
(Foto: Fabio Motta / Agência Estado)
O técnico Muricy Ramalho, do Santos, não quis comentar a ideia do presidente alvinegro, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, de inscrever Pelé no Mundial Interclubes, que será disputado em dezembro, no Japão. O treinador disse que não conversou com o dirigente sobre o assunto e nem o ouviu comentar a ideia.

Essa história começou em uma reunião do Conselho Deliberativo do Santos, que homenageou o Rei na semana passada. Na ocasião, o presidente disse que inscreveria Pelé no grupo de atletas que vai disputar a competição no fim do ano. A princípio, parecia uma brincadeira do dirigente.
No entanto, Luis Alvaro afirmou ao Globoesporte.com na última quarta-feira que a ideia era “séria” e que seria uma forma de homenagear o eterno craque. Muricy, no entanto, não parece muito certo de que a ideia do mandatário é para valer.

- Não vi como ele (presidente) falou. Precisa ver o tom de voz. Não sei se é sério.

Em seguida, foi perguntado ao treinador se ele escalaria Pelé. Muricy respondeu apenas:

- Pelé é o melhor do mundo. É só isso o que eu tenho para falar.
De qualquer forma, Luis Alvaro afirma que Pelé estará no Mundial, inscrito ou não.

Cortês festeja casamento em casa de fast-food: 'Foi tudo 0800. Sou povão'

Após oficializar a união em cartório, lateral do Botafogo recebe convidados em lanchonete Habib's na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Por Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
O lateral-esquerdo Bruno Cortês, do Botafogo, celebrou seu casamento nesta quinta-feira à noite, no Rio de Janeiro. A união com Juliana Cortês foi oficializada em um cartório da Zona Oeste. A festa ocorreu em um lugar curioso: uma filial da rede de fast-food Habib’s, em Campo Grande. A festa aconteceu para cerca de 60 convidados, entre parentes e amigos.
- Foi tudo bacana, no esquema 0800. Teve esfiha, bolinho de bacalhau e todas essas coisas que o pessoal gosta. Foi uma festa inacreditável. O sucesso eu agradeço, mas sempre peço humildade. Sou assim, sempre fui. Gostei muito de comemorar no Habib's. Foi bem melhor do que alugar um casarão na Barra. Foi especial e todo mundo adorou - disse Cortês ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone.
casamento do lateral Bruno Cortez (Foto: Jéssica Santos / Divulgação)O lateral Cortês posa ao lado da esposa Juliana durante a festa (Foto: Jéssica Santos / Divulgação)
Cortês foi contratado pelo Botafogo depois do Campeonato Carioca, no qual foi destaque pelo Nova Iguaçu. O jogador explicou que, mesmo estando agora num grande clube, não pretende mudar sua rotina diária.
- Sou povão. Ando de trem, de ônibus, descalço. A cada dia que passa pego de exemplo para me manter humilde e perto das minhas origens - finalizou.
Apenas um companheiro de Botafogo prestigiou o casamento de Cortês: o volante Lucas Zen.

‘Fissurados’, Oscar e Coutinho comemoram ‘gols de vídeo-game’

Meia colorado se sagrou campeão de torneio virtual entre os jogadores na concentração e destacou semelhança em jogada no gol de Henrique

Por Victor Canedo Direto de Barranquilla, Colômbia
De futebol eles entendem mesmo e provam a cada jogo da Seleção Brasileira no Mundial Sub-20 que são dois dos candidatos a craques da competição. Mas, ali no mundo virtual, Oscar e Philippe Coutinho não deixam a desejar em quase nada. Pelo contrário. Campeão do torneio realizado dentro da concentração, o meia colorado precisou derrotar o camisa 10 na semifinal. Tão habituados ao vídeo-game, a dupla levou as jogadas para o campo e, dentro do improviso, ajudou ao Brasil a golear o Panamá, por 4 a 0, nesta quinta-feira, no Estádio Metropolitano, pela última rodada do Grupo E, em Barranquilla.
Philippe Coutinho oscar seleção brasileira sub 20 (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Coutinho e Oscar: duelo de craques nos games (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
No primeiro gol da partida, marcado por Henrique, Oscar deixou propositalmente a bola escapar, fintando o marcador com a perna direita antes de rolar para o ex-companheiro dos tempos de São Paulo. Há uma explicação.
– Aprendi no vídeo-game (risos). O jogo estava difícil e esse gol foi muito importante para nós. Foi bonito, dei um drible de corpo praticamente, a bola estava bem rápida e consegui deixar o Henrique na cara do gol. Espero continuar nesse ritmo, nada será fácil daqui para frente. Temos que pôr a cabeça no lugar, pois ainda estamos perdendo muitos gols. Se não fizermos vamos tomar nas fases decisivas – disse Oscar, que derrotou o atacante Negueba na decisão virtual, comandando o Manchester United de Wayne Rooney. O rubro-negro usou o poderoso Barcelona.
Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos do Mundial Sub-20
Philippe Coutinho durante entrevista (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)Coutinho durante entrevista (Foto: Victor Canedo)
Inspirado, Philippe Coutinho deixou sua marca duas vezes. Para ele, o terceiro gol brasileiro, já no segundo tempo, foi o mais bonito, lembrando uma finalização colocada – com o botão R2.
– Eu já tinha chegado uma vez cara a cara ali e não tinha conseguido chutar. Quando abriu espaço eu coloquei no cantinho e saiu o gol. Espero sempre poder estar ajudando, na minha posição poderia estar dando as assistências, mas estar fazendo gol sempre é muito importante. Com certeza foi o meu melhor jogo, mas a minha preocupação é sair com o título. Sempre falo da equipe porque ela está em primeiro lugar – afirmou.
Com a classificação em primeiro lugar, a Seleção Brasileira terá ao todo cinco dias de preparação para o confronto das oitavas de final, contra Nigéria ou Arábia Saudita. A partida será na quarta-feira, às 22h (de Brasília), no mesmo Estádio Metropolitano, com acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.

Artilheiro do Brasil em 2011, André deixa a timidez de lado para brilhar

Com 42 gols na temporada e sete nas eliminatórias sul-americanas, atacante faz questão de dividir os méritos da boa fase com os companheiros de seleção

Por Igor Christ Rio de Janeiro
Em meio a estrelas da seleção brasileira como Benjamin, Buru e Jorginho, o potiguar André tem se destacado por seu faro de artilheiro. Com 42 gols na temporada, o atacante é o maior goleador do Brasil nas areias em 2011, seja com a camisa verde-amarela ou pelos clubes em que atua. Nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, no Rio de Janeiro, ele já balançou a rede sete vezes e está atrás apenas de Bruno Malias, que tem 11 tentos anotados e lidera a lista de artilheiros da competição. Tímido e de fala mansa, o jogador de 34 anos faz questão de dividir os méritos da boa fase com seus companheiros de seleção.
futebol de areia andré brasil chile (Foto: Diego Mendes / CBBS)André tem 42 gols na temporada, sete deles nas eliminatórias (Foto: Diego Mendes / CBBS)
- É um prazer grande jogar com esses craques todos. É muito fácil atuar ao lado deles, que te colocam na cara do gol toda hora. Está tudo dando certo para mim este ano, mas não penso em ser artilheiro sempre. Tenho tido a oportunidade de fazer os gols, e quem sai ganhando com isso é o Brasil - disse o atacante, chamado carinhosamente pela torcida de André Bigode.
Nos quatro jogos da primeira fase das eliminatórias, a seleção canarinho atropelou os adversários e fez nada menos do que 44 gols. Para André, a retomada das goleadas é reflexo da boa preparação do time e também do entrosamento dos atletas em quadra.
futebol de areia andré brasil paraguai (Foto: Diego Mendes / CBBS)André quer ajudar a seleção brasileira a conquistar
o penta mundial (Foto: Diego Mendes / CBBS)
- Estamos concentrados, bem fisicamente e sempre buscamos fazer mais gols, com seriedade e respeitando os rivais. Esse grupo já joga junto há um bom tempo e a cada competição fica ainda mais forte. Estamos prontos para buscar o pentacampeonato mundial - afirmou.
Ao ser perguntando se teria vaga cativa no time por ser o artilheiro do Brasil no ano, André desconversou e disse não queria se comprometer com o técnico Alexandre Soares:
- Vaga cativa? Ainda não. Estou tentando conseguir o meu espaço aos poucos - brincou.
No próximo sábado, o Brasil enfrenta a Colômbia pela semifinais, às 12h30m, na Arena Copacabana, no jogo que pode carimbar o passaporte da seleção para o Mundial da Itália, em setembro. Em quadra, André também terá a chance de marcar mais gols e ainda sonhar com a artilharia da competição.
Confira os gols de André pela seleção e por clubes brasileiros neste ano:

Copa Latina - 1
Mundialito pelo Flamengo - 16 (Artilheiro)
Copa Brasil pelo Corinthians - 9 (Artilheiro)
Amistosos com a Argentina - 2
Copa Miami - 5 (Artilheiro)
Desafio da Concacaf - 1
Amistosos com o Uruguai - 1
Eliminatórias sul-americanas - 7
 

Dois anos após doping, Lucimara e Bruno ressurgem com ouro na pista

Campeã do heptatlo dedica vitória ao ex-técnico Jayme Neto, banido após o escândalo dos testes positivos. Vencedor dos 100m diz não ter mágoa

Por Amanda Kestelman São Paulo
Foram dois longos anos de espera para poder sentir de novo o frio na barriga antes de uma competição. Mesmo assim, Lucimara Silvestre mostrou que sabe passar por obstáculos e ficou no topo do pódio da exaustiva prova do heptatlo no Troféu Brasil de Atletismo, com 6.074 pontos, nesta sexta-feira.
Lucimara Silvestre ganha prova do heptatlo no trofeu brasil (Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)Lucimara Silvestre desaba após a desgastante prova do heptatlo (Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)
Após a última prova do conjunto de sete, os 800m rasos, Luciamara não conseguiu mais esconder o cansaço físico e emocional que carregava. Em um misto de desabafo e alegria, ela desabou na pista do Estádio Ícaro Castro Mello e dedicou sua vitória ao ex-treinador Jayme Netto, envolvido no escândalo de doping que a tirou do esporte por tanto tempo. Jayme foi banido do esporte após os casos de doping.
- Dedico essa vitória ao Jayme. Ele sempre foi um pai e um amigo para mim, nunca me deixou. Ele vai estar sempre no meu coração – disse, visivelmente emocionada.
Jayme sempre foi um pai e um amigo para mim, nunca me deixou. Estará sempre no meu coração"
Lucimara Silvestre
Em 2009, Lucimara Silvestre, Bruno Lins Tenório, Jorge Célio Senda, Josiane da Silva Tito e Luciana Santos foram submetidos a um exame antidoping surpresa da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e testaram positivo para o hormônio sintético eritropoietina. Todos os cinco atletas flagrados faziam parte da equipe Rede Atletismo, extinta após o episódio, e tiveram de cumprir dois anos de suspensão. A partir da tarde desta sexta-feira, Lucimara garante tudo isso já não faz mais parte de sua vida.
- Não quero lembrar mais de nada disso. Quem vive de passado é museu. Esse é o meu presente – afirmou.
O presente de Lucimara, no momento, está concentrado para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A atleta já tem vaga assegurada. O Mundial no entanto, escapou por muito pouco, mas nada que a deixe abatida depois de tanta coisa superada.
- Pensei em desistir inúmeras vezes. Mas sempre tive gente que acreditou ao meu lado. Estou exausta, cansada, mas sei que tudo isso vale a pena no final – afirmou.
Depois de passar noites em claro temendo que não conseguisse voltar a ser atleta, Bruno Tenório não poderia prever um retorno tão acima positivo, vencendo a prova dos 100m, na quinta-feira. Aliviado, Bruno confessou que voltou a se sentir um iniciante quando pisou de novo nas pistas do Estádio Ícaro Castro Mello.
Bruno Tenório no trofeu brasil (Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)Bruno Tenório busca vaga no 4x100m do Mundial
(Foto: Amanda Kestelman/Globoesporte.com)
- Eu não queria simplesmente voltar, eu queria dar uma reviravolta. Por isso continuei a treinar e me dedicar bastante. Me cuidar muito. Foi o que eu fiz. Esqueci todos os problemas, tudo que passei e só pensava em voltar, mas vou confessar que o retorno foi terrível em termos de ansiedade. Nas eliminatórias me senti um garoto, com o coração acelarado. Ganhar foi muito melhor do que eu podia imaginar – revelou.
Bruno segue em busca de um índice individual para o Pan-Americano e para o Mundial, já que ainda disputa a prova dos 200m. No revezamento 4x100m, ele tem vaga praticamente garantido na Coreia do Sul.
- Fiquei uns seis meses parado sem fazer nada, depois comecei com um trabalho pensando já na volta para a temporada 2011. Queria chegar bem ao Pan-Americano e espero também ir ao Mundial – disse.
Assim como a amiga Lucimara, Bruno quer deixar o período de suspensão no passado.
- O primeiro ano foi muito complicado. É difícil botar a cabeça no lugar e pensar na volta. Não guardo mágoa de ninguém, de forma alguma. Agora já passou – lembrou.

Após anular D´Alessandro, Lucas e Neymar, Dedé vira o 'Dedérminator'

Ídolo vascaíno ganha o apelido dos torcedores na Internet após a atuação diante do Santos. Zagueiro se prepara para novo desafio: Loco Abreu

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
lucas são paulo dedé vasco (Foto: JF Diorio / Agência Estado)Dedé no duelo contra Lucas, do São Paulo, na vitória do Vasco por 2 a 0 (Foto: JF Diorio / Agência Estado)
Contra o Internacional, D'Alessandro estava em campo. Mas o argentino mal foi notado. Depois foi a vez do São Paulo com o tão falado Lucas. Atuação discreta em pleno Morumbi. Por último, o Santos de Neymar. O atacante mais badalado do país não conseguiu ter nem ousadia e nem alegria. Os três clubes e, consequentemente, os três astros saíram derrotados pelo Vasco neste Campeonato Brasileiro. E, vestindo a camisa 26, estava Dedé, que passou a ser chamado de "Exterminador de Atacantes", nesta quinta-feira, na Internet por torcedores cruz-maltinos.
Mas os desafios não param por aí. Quem achava que depois de encarar o novo astro do futebol brasileiro Dedé iria ter sossego está muito enganado. No clássico contra o Botafogo, no próximo domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, o zagueiro irá reencontrar Loco Abreu. No único embate neste ano, o Vasco de Dedé saiu melhor: vitória por 2 a 0. Desta vez, ele terá de repetir a boa atuação evitando as jogadas aéreas, a principal arma do uruguaio.
Os números também comprovam o bom desempenho. As faltas, por exemplo, são raras. Nestes três jogos - contra Internacional, São Paulo e Santos - em que encontrou típicos dribladores pela frente, foram apenas três. Uma média de uma por partida. Além disso, o zagueiro teve roubadas de bolas foram dez. Já as finalizações de D´Alessandro, Lucas e Neymar? Somadas foram apenas cinco. Nenhum dos três fez gol... já Dedé balançou a rede contra o Internacional e o Santos! A boa fase rendeu ao vascaíno a primeira chance na Seleção Brasileira e o troféu Armando Nogueira da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
- Estou trabalhando para ter uma oportunidade. Ser convocado já foi um grande passo, mas é devargazinho que vamos conquistando o treinador (Mano Menezes) - explicou.
  • o ladrão
    10 desarmes
    Dedé não deu moleza para D´Alessandro, Lucas e Neymar. Nos duelos contra os três badalados atacantes, o zagueiro roubou dez bolas.
  • jogo limpo
    3 faltas
    O jogador vascaíno é conhecido pela lealdade. Nos duelos contra os três atacantes, Dedé fez apenas três faltas. Uma por partida...
  • artilheiro
    2 gols
    Além de ter parado Lucas, Neymar e D´Alessandro, que saíram em branco contra o Vasco, Dedé fez dois gols - um no Inter e outro no Santos
Toda essa raça, aliada ao carisma e a simplicidade, fizeram com que Dedé arrebatasse os corações do vascaínos. "Mito" e "Dedékenbauer" foram dois apelidos dados pela torcida vascaína ao jogador de 23 anos. Ciente de que o assédio do futebol europeu vai ficar cada vez maior, a campanha "Não se vende Dedé" está lançada desde o início do ano. Humilde, ele agadece ao apoio e garante que sua única missão é parar todos os atacantes para ajudar o Vasco a sair com a vitória.
- Estamos trabalhando para continuar melhorando. Só tenho a agradecer todo o apoio da torcida. Eles sempre me incentivaram, mesmo antes de eu ser lembrado para a seleção - afirmou o jogador, que, só pensa em conseguir beliscar uma oportunidade de poder entrar em campo vestindo a camisa do Brasil após ter alcaçado a sonhada primeira convocação.
Notas altas e muitos gols
ARMANDO NOGUEIRA D´Alessandro Lucas Neymar
Notas de Dedé contra... 7,0 8,5 8,0
Notas dos atacantes ao enfrentar Dedé... 5,5 6,5 6,5
 As atuações nestas partidas renderam a Dedé altas notas no Troféu Armando Nogueira. E as avaliações ruins de seus adversários mostram a importância do zagueiro. D'Alessandro, por exemplo, recebeu 5,5 na derrota do Internacional para o Vasco. Dedé ganhou 7,0. Já Lucas e Neymar receberam 6,5 nas derrotas de São Paulo e Santos, respectivamente. O desempenho do camisa 26 do Vasco foi amplamente superior: 8,5 no primeiro jogo e 8,0 no segundo.
Neymar Dedé Santos x Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco)Neymar teve atuação apagada contra Dedé
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Mas não é só na defesa que Dedé mostra a sua importância. Nesta temporada, já foram seis gols marcados, provando que ele também é um bom elemento surpresa nas jogadas de bola parada. Coincidentemente, dois dos gols foram nas partidas contra Internacional e Santos. O bom número surpreendeu até o próprio jogador:
- Meu recorde era de dois gols por ano e até agora já marquei seis nesta temporada. Estou feliz demais com o meu momento aqui no Vasco - disse.
Dedé é só alegria, os vascaínos estão felizes... Só os que realmente não estão sorrindo são os atacantes rivais. Que venha a pr

Ricardo Zonta é o mais rápido no treino extra; Villeneuve fica em sexto

Com diferentes condições de pneus para cada piloto, piloto da RZ faz o melhor tempo desta quinta, na primeira sessão para a Corrida do Milhão

Por Alexander Grünwald e Alfredo Bokel São Paulo
Graças à nova chicane da Curva do Café e ao convidado especial para a Corrida do Milhão, Jacques Villeneuve, os pilotos da Stock Car tiveram direito a um treino extra na tarde desta quinta, em Interlagos. O mais rápido foi Ricardo Zonta, da equipe RZ, com 1min41s667. O canadense e ex-campeão de Fórmula 1 terminou na sexta colocação, com 1min42s762, melhorando em 0s5 o tempo que marcou pela manhã, quando teve um treino exclusivo só para ele.
Villeneuve acelera seu Stock Car 27 pela primeira vez, em Interlagos (Foto: Carsten Horst)Villeneuve acelera seu Stock Car 27 pela primeira vez, em Interlagos (Foto: Carsten Horst)

À tarde, todos os pilotos foram para a pista, divididos em dois grupos. Zonta, que integrou o primeiro grupo, cravou o tempo mais rápido da sessão. Ninguém do segundo grupo, que contava com o líder da temporada Thiago Camilo, o vice-líder Cacá Bueno e o próprio Villeneuve, entre outros, superou a marca.
- Acho que ainda posso melhorar um segundo. O carro é diferente do que eu imaginava, diferente do que guiei na Nascar - analisou o canadense.
Vale ressaltar que os carros foram para a pista com diferentes condições de desgaste de pneus. Villeneuve, por ser estreante, teve pneus zero à disposição. Zonta usou pneus quase novos, de duas ou três voltas. Já Cacá Bueno afirmou que andou com pneus que já haviam completado 40 voltas.
- Esse treino não serve de comparativo entre os carros. O Villeneuve andar em sexto não é surpresa pela melhor condição de pneus que ele tinha. Mas imagino que a posição real dele seja de 15o a 22o, o que seria até bom pela falta de experiência que ele tem nesse carro - declarou o piloto da RBR.
Foi a primeira vez também que os pilotos experimentaram a chicane recém-construída na Curva do Café, que deixou os tempos cerca de três segundos mais altos. Como comparação, o tempo da pole de Ricardo Maurício na última corrida da Stock Car em Interlagos foi de 1m38s806.
- A chicane não ficou ruim, ficou até gostosa de fazer, mas preferia que tivessem construído uma área de escape e o traçado original fosse mantido. O perigo não é a curva, mas a falta de área de escape - disse Cacá.
carro Zonta Stock Car (Foto: Fábio Oliveira)Ricardo Zonta, do carro 10, crava o melhor tempo desta quinta, em Interlagos (Foto: Fábio Oliveira)
Mais rápido do dia, Zonta também aprovou a chicane, mas fez uma sugestão para o dia da corrida.
- Deveria ser feita uma pintura na parte mais alta da zebra para alertar o piloto e não passarmos por cima para não danificarmos o carro - opinou.
Zonta disse que ficou surpreso com o desempenho de Villeneuve, seu ex-companheiro de BAR na Fórmula 1 em 1999 e 2000.
- Me impressionou porque a gente sabe como o carro da Stock é difícil. Mesmo ele tendo jogos de pneus novos para usar, ele virou um tempo de respeito.
Nesta sexta, os carros voltam à pista para mais dois treinos livres. A Corrida do Milhão, que terá a duração de 70 minutos, será realizada neste domingo, às 11h, com transmissão da TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.

Após aposentadoria, Martín Palermo vai pilotar na Top Race na Argentina

Argentino participará da "Corrida do Ano", que será disputada no Autódromo Oscar Galvéz, em Buenos Aires. Pato Abbondanzieri também correrá prova

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires
O ex-jogador Martín Palermo, de 37 anos, recém-aposentado do Boca Juniors, resolveu curtir seus dias de descanso em alta velocidade. Ele vai participar da "Corrida do Ano", uma das etapas da Top Race Series, categoria argentina de turismo, que será disputada no Autódromo Oscar Galvéz, na capital Buenos Aires. Ele terá o número 9, o mesmo de sua camisa, na lateral de seu carro.
Palermo como piloto (Foto: Reprodução / Olé)Martín Palermo participará da "Corrida do Ano" da Top Race Series na Argentina (Foto: Reprodução / Olé)
Além de Palermo, outro ex-jogador participará da corrida: o goleiro Roberto "Pato" Abbondanzieri, ex-Boca, Internacional, Rosario Central e Getafe. Os dois estarão na equipe GT Racing e correrão com um Vectra. Eles trabalham na preparação física para aguentar o ritmo da prova, marcada para o dia 4 de setembro. O artilheiro sempre teve o automobilismo como paixão, mas o futebol sempre tomou todo seu tempo. Agora aposentado, chegou a hora de investir no que é apaixonado.
Palermo lançou nesta quinta-feira seu livro autobiográfico intitulado "Titán del Gol y de la Vida". Ele aproveitou para apresentar seu carro para a corrida especial na Top Race Series. Ele terá 260 cavalos de força em um motor de quatro cilindros e 2.300 cm³.
- Estou muito feliz em poder apresentar este livro em que as pessoas poderão conhecer um pouco mais não só do jogador como também da minha pessoa. Eu me sinto um eleito pelo futebol, que me deu tantas coisas e esta vida de filme. Nestes 16 capítulos e mais de 300 páginas falo de maneira profunda de muitos aspectos da minha vida - disse Palermo.

Brasil dá espetáculo, atropela a Venezuela e garante a liderança

Sem se esforçar, seleção brasileira goleia a adversária por 7 a 0 e
enfrenta a Colômbia nas semifinais das eliminatórias sul-americanas

Por Igor Christ Rio de Janeiro
A seleção brasileira entrou em quadra com a vaga para as semifinais garantida, mas deixou isso de lado e voltou a dar espetáculo nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de futebol de areia. Nesta quinta-feira, o Brasil atropelou a também classificada Venezuela por 7 a 0, conquistou sua quarta vitória e confirmou a liderança do Grupo A da competição, que está sendo realizada na Arena Copacabana, no Rio. Anderson, Miguel (contra), Sidney (2), Fred, Benjamin e Bruno Malias marcaram para o time canarinho. (confira os gols no vídeo ao lado)
Nesta sexta-feira, os times classificados ganham folga e voltam à quadra somente no sábado de manhã para a disputa das semifinais. O Brasil enfrenta a Colômbia, às 12h30m, e a Venezuela pega a Argentina, líder do Grupo B, na preliminar, às 11h15m. Três vagas para a Copa do Mundo de Ravenna, na Itália, estão em jogo.
Futebol de areia Brasil x Venezuela (Foto: Fernando Azevedo / CBBS)Jorginho e Buru tabelam com categoria no duelo com a equipe venezuelana (Foto: Fernando Azevedo / CBBS)
- Essa equipe que está aqui nas eliminatórias talvez seja a mais técnica que a seleção brasileira já teve. Os jogadores sabem jogar com a bola no pé e no alto e em quadra fazem tudo o que eu peço. É um grupo muito forte e que tem jogado acima do esperado. Vamos com tudo para cima da Colômbia - afirmou o técnico Alexandre Soares.
Futebol de areia Brasil x Venezuela (Foto: Fernando Azevedo / CBBS)Sidney abraça Buru na comemoração de mais um
gol do Brasil (Foto: Fernando Azevedo / CBBS)
O Brasil começou arrasador e abriu o placar com apenas quatros segundos de jogo. Na saída de bola, Jorginho lançou na direita e Anderson pegou de primeira no ângulo. O gol relâmpago deixou a Venezuela fora do eixo. Menos de um minuto depois, Miguel foi recuar para o goleiro e fez contra: 2 a 0 Brasil. Aos nove, Sidney recebeu livre na área, dominou no peito e bateu no canto para fazer o terceiro. No minuto final, Sidney fez mais um ao pegar de primeira após cobrança de escanteio.
Na etapa final, o Brasil continuou o seu massacre aos dois minutos. O novato Fred, em cobrança de pênalti, fez o quinto. A partir daí, foi um show de habilidade, com os jogadores tabelando sem deixar a bola cair e animando a torcida. E foi após uma dessas trocas de passes que saiu o sexto gol. Aos três do último período, Benjamin recebeu de Buru e pegou de primeira no ângulo para ampliar. Faltando 26 segundo para o fim do jogo, André arrancou pela esquerda, chutou cruzado e o artilheiro Bruno Malias completou de carrinho, fazendo o seu 11º gol na competição: 7 a 0 Brasil.
Peru vence o Chile nos pênaltis
Mesmo já eliminados, Chile e Peru fizeram uma partida muito equilibrada tamém pelo Grupo A.O Peru venceu por 1 a 0 nos penâltis, depois de 4 a 4 no tempo normal e 1 a 1 na prorrogação. As duas equipes se despediram da competição. Salas, Zamora e Vidal (2) marcaram para os peruanos, enquanto Medina (2), Argote e Torres anotaram para os chilenos.

Adriano faz fisioterapia e rápido treino
com bola no gramado do CT do Timão

Imperador realiza atividade por cerca de 15 minutos nesta quinta à tarde

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Adriano treino Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Adriano treina com bola no campo do Timão (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)
Adriano, enfim, vai se aproximando de estrear pelo Corinthians. Nesta quinta-feira, o Imperador calçou chuteiras pela primeira vez desde a lesão no tendão do pé esquerdo e treinou no gramado do CT Joaquim Grava, zona leste de São Paulo. Ele já havia encontrado rapidamente a bola na quinta-feira passada, durante um trabalho, descalço, na caixa de areia. Desta vez, foi submetido a uma atividade mais intensa.

O centroavante realizou, por cerca de 15 minutos, um treinamento de força acompanhado dos fisioterapeutas Bruno Mazziotti e Caio Mello. Preso por um elástico, ele tinha de dar passos largos. O exercício é utilizado para coordenar novamente as passadas, com carga um pouco mais elevada daquela que vinha sendo imposta.

Em seguida, o goleador fez mais um exercício com bola, desta vez com uma limitação proposital. Preso pelo elástico, ele tinha que devolver a bola sem deixá-la cair no chão, alternando os pés. Mais tarde, retornou para os vestiários sem falar com os jornalistas presentes.
Adriano treino Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Adriano se esforça no exercício com o elástico (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)
Como o tendão do pé esquerdo apresentou boa cicatrização nas últimas semanas, o corpo clínico passou a exigir mais nos exercícios físicos realizados em esteiras, bicicletas ergométricas e transport, aparelho que simula a corrida, mas evita grandes impactos nas articulações. Segundo o Timão, ele perdeu 5kg com os trabalhos aeróbicos. Restam outros cinco.
Adriano se lesionou e foi operado no dia 20 de abril, em São Paulo. A previsão dos médicos é que a recuperação dure cinco meses. Com isso, ele só retornaria na segunda metade de setembro. O jogador, porém, acerdita que estará em campo no fim de agosto.

Wellington Paulista acerta retorno
ao Cruzeiro e se reapresenta na terça

Descartado por Felipão, atacante ficou menos de três meses no Palmeiras

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte
wellington paulista palmeiras (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)Sem chances no Palmeiras, WP9 volta ao Cruzeiro
(Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)
O atacante Wellington Paulista está de volta ao Cruzeiro. O jogador respondeu positivamente à diretoria celeste sobre seu retorno ao clube menos de três meses após sua saída para o Palmeiras.
Wellington é esperado na próxima terça-feira, quando começará a treinar na Toca da Raposa. O jogador ainda fará sua rescisão contratual com o Palmeiras e vai organizar a mudança para Belo Horizonte.
O jogador havia sido emprestado ao clube paulista até o final do ano, com o Palmeiras arcando somente com os salários do atleta. Mas o pouco futebol apresentado fez com que Wellington não tivesse muitas chances com o técnico Luiz Felipe Scolari.
Wellington chegou a negociar com o Grêmio, que desistiu da contratação para acertar com Brandão, também do Cruzeiro, que não vinha sendo aproveitado pelo técnico Joel Santana.
A diretoria do Cruzeiro aguardava apenas a resposta de Wellington para sacramentar a volta do atacante. Após o treinamento do Palmeiras na tarde dessa quinta-feira, o jogador conversou com o diretor de futebol da Raposa, Dimas Fonseca e acertou o retorno.

Árbitro relata que expulsou Maicosuel por ter sido chamado de fraco

Na súmula, Wagner Reway revela que o meia alvinegro contestou sua atuação no jogo contra o Figueirense. Botafogo critica arbitragem

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Apontando pelo técnico Caio Júnior como um dos culpados pela derrota do Botafogo para o Figueirense, o árbitro Wagner Reway relatou na súmula do jogo o motivo de ter expulsado o meia Maicosuel, nos minutos finais da partida.

De acordo com Reway, após ser advertido com um cartão amarelo aos 44 minutos do segundo tempo, o camisa 7 alvinegro se dirigiu a ele com gestos e ofensas como “Você é fraco”.

A atuação de Wagner Reway foi muito contestada por todos no Botafogo, principalmente em relação à maneira como ele conduziu a partida. Segundo o técnico Caio Júnior, Reway marcou muitas faltas e aplicou cartões em demasia, o que teria deixado os jogadores nervosos em campo. Além disso, marcou pênalti inexistente que resultou no segundo gol dos donos da casa.
Ao longo da partida, Wagner Reway assinalou 44 faltas e distribuiu 11 cartões amarelos e dois vermelhos (Edson Silva e Maicosuel). Com a expulsão, Maicosuel está fora do clássico contra o Vasco, no domingo. A diretoria informou que a situação será analisada e cogita multar o meia.
 

Garotos do time sub-15 do Santos recebem a visita do ídolo Neymar

Campeões da Copa do Brasil da categoria, os meninos cobraram, através do Globoesporte.com, a presença do craque. Nesta quinta, ele atendeu ao pedido

Por Adilson Barros e Cahê Mota Santos, SP e Rio de Janeiro
Os meninos do time sub-15 do Santos, campeões da Copa do Brasil da categoria, pediram e Neymar atendeu. Representantes da chamada Geração Moicano, os novíssimos Meninos da Vila dedicaram a conquista ao ídolo e, em conversa com o Globoesporte.com, cobraram uma visita do craque. Nesta quinta-feira, enfim, puderam se encontrar com o astro. Até então, a grande maioria dos jogadores do elenco sub-15 nunca tinha estado perto de Neymar.
Logo após chegar do Rio, onde o Peixe perdeu para o Vasco, por 2 a 0, na última quarta-feira, o atacante fez uma surpresa para a garotada. Eles assistiam a uma palestra com uma assistente social na Vila Belmiro, quando o craque entrou na sala:
- Vocês me chamaram?
Neymar visita sub-15 Santos (Foto: Divulgação Santos FC)Durante a visita, Neymar bancou o professor: 'Moicano dá sorte, mas a gente é quem luta e sonha' (Foto: Divulgação Santos FC)
O volante Robertinho conta que ninguém esperava que Neymar fosse aparecer ali. A visita foi combinada com a comissão técnica do sub-15, mas os jogadores foram pegos de surpresa.
- Foi muita emoção. É um sonho realizado conhecer meu ídolo. Ele até brincou comigo sobre o meu cabelo, falou que nunca tinha visto esse estilo e perguntou se era como o Oséias - disse o volante Robertinho, que segue o corte de cabelo do ex-atacante do Palmeiras.
- Foi fantástico. Um dos momentos mais importantes que já vivi. Já tinha me emocionado com o título, mas ver o Neymar me deixou de queixo caído. Me fez ter ainda mais vontade de se tornar profissional e quem sabe jogar ao lado dele - completou o lateral-esquerdo Leozinho, que chegou atrasado à palestra e por pouco não perdeu a oportunidade de ver o ídolo.
Neymar visita time sub-15 do Santos (Foto: Divulgação Santos FC)Neymar visita time sub-15 do Santos e faz graça com própria foto (Foto: Divulgação Santos FC)
Os garotos leram para Neymar um texto em sua homenagem, lembrando que o lema da conquista da equipe sub-15 foi “Ousadia e alegria”, palavras que formam uma espécie de mantra de Neymar. Tanto que estão até bordadas nas chuteiras do craque.
- Eu fiquei bastante feliz e lisonjeado com essa homenagem. Espero que um deles ou até todos possam subir para jogarmos juntos - disse Neymar, em entrevista à Santos TV.
Neymar se mostrou contente também por seu estilo estar sendo copiado pelos mais novos. No entanto, lembrou aos garotos que mais importante que o corte de cabelo é a vontade de vencer.
- Moicano está dando sorte, mas não é o moicano que sonha, corre, batalha. Isso é a gente mesmo quem tem de fazer – afirmou.
A visita repentina fez com que a garotada improvisasse uma lembrança para o ídolo. Destaque da equipe, o meia-atacante Gabriel, o Gabigol, era um dos poucos que já conhecia Neymar e foi responsável por recolher assinaturas em uma folha de papel para presentear o camisa 11 do Peixe. Apontado como seu sucessor na Vila Belmiro, no jovem de 14 anos celebrou o encontro.
- Ele é um exemplo, passou por onde estamos passando e isso nos faz acreditar que podemos ser como ele.
Neymar visita time sub-15 do Santos (Foto: Divulgação / Site Oficial do Santos)Atacante com os meninos do sub-15 do Peixe (Foto: Divulgação / Site Oficial do Santos)

Aposta furada

Ninguém fala ampla, aberta e oficialmente sobre o assunto, mas os sites de aposta e os apostadores estão cada vez mais presentes no tênis. Seja patrocinando torneios como Hamburgo e Kitzbuhel, seja com propostas indecentes para que tenistas entreguem jogos, seja infiltrando-se em torneios ao redor do mundo para mandar informações. Hoje, Campos do Jordão viveu um momento assim.
No canto de uma das arquibancadas laterais, o cidadão assistia às partidas sozinho. Touca e óculos escuros na cabeça, bandeira do Brasil no colo (é só ver na foto acima). Fã de João Sorgi, primeiro tenista da casa a jogar? Não. Amigo de Ricardo Mello, como ele mesmo argumentou, quando foi abordado? Mello disse que nunca o viu antes. Tratava-se de um funcionário de uma casa de apostas estrangeira.
Não era seu primeiro dia no torneio, e o rapaz começou a levantar suspeitas na quarta-feira, que não teve jogos. O mau tempo, que persistiu no decorrer do dia, afastou o público do Tênis Clube de Campos do Jordão. Mas ele continuava andando de um lado para o outro, esperando por jogos. Nesta quinta, a organização do torneio investigou e descobriu a real intenção do “fã”.
Com ajuda do BandSports, que deixou uma de suas câmeras ligadas no rapaz, foi possível ver que por baixo da touca havia fones de ouvido ligados a um telefone. Embaixo da bandeira do Brasil, um pequeno computador e um aparelho para transmitir os pontos dos jogos. Em inglês carregado de sotaque espanhol, o cidadão disse ser americano e amigo de Ricardo Mello. Logo em seguida, cedeu e mostrou uma carta que supostamente comprovava seu emprego para uma empresa estrangeira.
O diretor do torneio, Danilo Marcelino, o supervisor da ATP, Ricardo Reis, o chefe de juízes, George Higuashi, e o funcionário da organização Clayton Ribeiro foram até o cidadão e educadamente convidaram-no a deixar a quadra. A conversa (registrada na foto) durou cerca de cinco minutos e foi tão bem conduzida que Ricardo Mello e Thiago Alves, que jogavam naquele momento, não foram atrapalhados.
Como funciona: atualizando o placar com seu aparelho, o rapaz faz com que a empresa receba o placar antes da maioria dos fãs de tênis, já que o live score da ATP tem um certo atraso. Pequeno, é verdade, mas o suficiente para que apostadores malandros tirem vantagem. O mesmo vale para casas de apostas. Quanto mais rápido chega a informação (e isso vale também principalmente quando alguém pede um tempo médico ou dá sinais de que está sentindo uma lesão), mais tempo a casa tem para ajustar as cotações do chamado “in-play”, aquele sistema em que o usuário pode apostar durante as partidas.

Brasil bate Panamá, garante primeiro lugar e foge da Argentina no Sub-20

Seleção vence os rivais da América Central por 4 a 0, permanece em Barranquilla e vai encarar Nigéria ou Arábia Saudita nas oitavas de final

Por Victor Canedo Direto de Barranquilla, Colômbia
Era para o jogo ser bem mais fácil. A expectativa dos torcedores que foram ao Estádio Metropolitano, em Barranquilla, na Colômbia, já no primeiro tempo era por um caminhão de bolas na rede do Panamá. Mas o gol demorou a sair, só pintou aos 40 minutos da etapa inicial. E quando aconteceu, o confronto se tornou tranquilo. Na noite desta quinta-feira, com dois tentos de Philippe Coutinho, um de Henrique e outro de Dudu, a Seleção Brasileira venceu os rivais da América Central por 4 a 0 e garantiu o primeiro lugar do Grupo E do Mundial sub-20.
Com a primeira colocação, o Brasil vai encarar o segundo colocado do Grupo E. Nigéria e Arábia Saudita disputam a primeira e a segunda posição. Para alegria da comissão técnica canarinho, a Seleção vai permanecer em Barranquilla para a disputa das oitavas de final, na próxima quarta. Ainda na chave do time comandado por Ney Franco, o Egito bateu a Áustria por 4 a 0 e ficou na vice-liderança e pega a Argentina, em Medellín.
Sob os olhares dos familiares, que assistiram ao confronto direto do estádio, e com os dois tentos (três no total), Philippe Coutinho, que atua no Inter de Milão, se tornou o artilheiro da Seleção e do Mundial.
Philippe Coutinho gol Brasil x Panamá sub-20 (Foto: AP)Philippe Coutinho comemora o segundo gol do Brasil contra o Panamá (Foto: AP)
Chances desperdiçadas e alterações ainda na etapa inicial
Henrique gol Brasil x Panamá Sub-20 (Foto: AP)Henrique comemora com Dudu o primeiro gol da
Seleção Brasileira sobre o Panamá (Foto: AP)
A formação era a mesma da vitória por 3 a 0 sobre a Áustria, exceto pela entrada do zagueiro Romário na vaga de Juan, suspenso. Parecia que o jogo seria fácil. Mas, pelo menos nos primeiros 40 minutos, a Seleção quase se complicou. A primeira chance clara de gol foi do Panamá. David, de falta, assustou Gabriel, aos oito.
O Brasil só foi criar o primeiro lance de perigo aos 17. Em contra-ataque rápido, Casemiro encontrou Henrique, em impedimento, dentro da área. O atacante deu um corte no zagueiro, limpou o goleiro e chutou consciente. A bola caprichosamente bateu na trave. Tudo levava a crer que o gol seria questão de tempo. Mas não foi bem isso que aconteceu.
O Brasil seguiu pressionando, apostando nos contra-ataques, jogando em cima da frágil defesa panamenha. Ney Franco sentiu que o confronto estava fácil e ousou. Sacou o volante Fernando, que já havia levado um cartão amarelo, e apostou na entrada do apoiador Dudu. No entanto, a alteração não surtiu efeito. Pelo contrário, o Panamá passou a ter mais posse de bola.
Confira a tabela de classificação do Mundial sub-20
Aos 23, David fez boa jogada na entrada da área e rolou para Alvarez completamente impedido. O atacante dominou dentro da área e tocou na saída de Gabriel. O árbitro anulou o lance. Oito minutos depois, o goleiro Mejía falhou, deixou a bola passar por baixo do corpo, e Oscar ficou livre dentro da área. Sem ângulo, o meia finalizou, mas acertou a rede pelo lado de fora.
Henrique e Coutinho colocam a Seleção em vantagem em Barranquilla
Oscar quase marcou o primeiro gol aos 34. O meia cobrou falta na entrada da área e o goleiro Mejía salvou o Panamá. Quatro minutos depois, uma nova mexida de Ney Franco. O treinador tirou Willian José e colocou Galhardo, que foi para a lateral direita. Danilo passou a atuar no meio-campo, ajudando Casemiro na marcação.
E foi a partir daí que o Brasil recuperou o domínio do setor. Aos 40, Coutinho puxou contra-ataque e tocou para Oscar. O jogador entrou na área, driblou um defensor, o goleiro e tocou para Henrique. Pressionado, o atacante finalizou para o abrir o marcador. O segundo saiu cinco minutos depois. Gabriel Silva foi lançado pela esquerda e cruzou para área. Henrique se enrolou com a bola, que sobrou para Philippe Coutinho. O meia dominou e chutou para ampliar.
Danilo Brasil x Panamá Sub-20 (Foto: EFE)Danilo atuou na lateral e no meio-campo na partida desta quinta-feira, em Barranquilla (Foto: EFE)
Seleção marca mais um e administra o placar para garantir primeira posição
Os gols no primeiro tempo não diminuíram o ímpeto da Seleção na etapa final. Depois de um início com muitos erros, Philippe Coutinho passou a comandar a equipe. E foi justamente dos pés do apoiador do Inter de Milão que saiu o terceiro gol do Brasil. Ele aproveitou cruzamento de Dudu, dominou dentro da área, limpou o zagueiro e chutou colocado para marcar mais um.
Com o terceiro gol, o Panamá ficou completamente dominado, sem reação. Restou ao Brasil seguir atacando, encontrando facilidades para chegar ao gol panamenho. Aos 17, Galhardo cobrou falta da direita, Danilo desviou, e a bola sobrou para Casemiro, que tocou para as redes. Apesar da comemoração, o banderinha assinalou impedimento, e o árbitro marcou impedimento, invalidando o lance.
Faltando 15 minutos para o fim, Ney Franco decidiu poupar a principal estrela do time. Sacou Philippe Coutinho para a entrada de Negueba. Aos 43, após cruzamento, Henrique dominou dentro da área e tocou para Dudu. Completamente livre, o apoiador bateu cruzado e deu números finais à partida. No fim, festa do Brasil e garantia de pelo menos mais um jogo em Barranquilla, casa da Seleção na Colômbia durante o Mundial sub-20.
BRASIL 4 X 0 PANAMÁ
Gabriel, Danilo, Bruno Uvini, Romário e Gabriel Silva; Fernando (Dudu), Casemiro, Oscar e Philippe Coutinho (Negueba); Henrique e Willian (Galhardo). Mejía, Benítez, Cummings, Miller e Davis; Vargas (Flores), Vence, Alvarez e Cordero (Gomez); Hernández (Avila) e Waterman.
Técnico: Ney Franco Técnico: Alfredo Poyatus
Gols: Henrique, aos 40 minutos, Philippe Coutinho, aos 45 minutos do primeiro tempo; Philippe Coutinho, aos sete minutos, Dudu, aos 43 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Fernando (Brasil); Miller e Gomez (Panamá)
Árbitro: Mark Clattenburg (ING)
Local: Estádio Metropolitano, em Barranquilla (COL)