sexta-feira, 5 de junho de 2015

Campeão do UFC, Werdum mantém simplicidade e diz: "Não vou mudar"

Campeão interino dos pesados, lutador não deixa o sucesso subir à cabeça e evita citar nomes de atletas que viraram "estrelas" após cinturão para não criar polêmica

Por Rio de Janeiro
Fabricio Werdum x Mark Hunt UFC 180 (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC)Fabricio Werdum faturou o título do peso-pesado ao despachar Mark Hunt no UFC 180, na Cidade do México (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC)
O status de campeão é capaz de transformar lutadores de MMA outrora humildes em astros intocáveis. Enquanto uns viram estrelas, mudam hábitos e até as amizades, outros, como o caso de Fabricio Werdum, campeão interino do peso-pesado do UFC, conservam as mesmas características e atitudes da época em que ainda buscavam o sonho de chegar ao topo do mundo.

Em entrevista ao programa "Combate News", que será exibido nesta quinta-feira, às 19h,  no canal Combate, o gaúcho explicou que nada será capaz de torná-lo uma pessoa diferente da que sempre foi.

- Eu sou desse jeito, não vou mudar. Posso ser o campeão, ficar milionário e vou continuar sendo o mesmo. Gosto de ser assim, de brincar com os meus amigos. Coloco pilha nas pessoas, o que não quer dizer que elas não possam colocar pilha em mim também. Pensam isso por eu ser grande, nada a ver. Sou desse jeito, brincalhão, gosto de dar risadas e sou um cara feliz. Não vou mudar. Se for citar nomes de lutadores que mudaram após a fama, vai aparecer uma lista grande. Temos muitos para citar, mas não vou falar nomes para não criar polêmica (risos).

Fabricio Werdum está no México com seus companheiros de academia, a Kings MMA, para se ambientar a altitude do local. A concentração é grande para a luta contra Cain Velásquez, campeão linear da categoria, dia 13 de junho, no UFC 188. O brasileiro vem lutando com regularidade e espera que o tempo de inatividade do americano o ajude no octógono.
Fabrício Werdum e equipe no México (Foto: Arquivo Pessoal)Equipe de Werdum na capital mexicana inclui Renato Babalu, Shogun e o mestre Rafael Cordeiro (Foto: Arquivo Pessoal)
- Esse tempo parado, quase dois anos, pode prejudicá-lo um pouquinho. É bastante tempo. Venho lutando direto, ele está parado. Mas ele tem muita experiência, não podemos duvidar dele e nem subestimá-lo. Tem experiência no wrestling desde pequeno, faz o boxe muito bem... Eu acho que ele vai sentir um pouco o tempo parado, sim, e a altitude. Se faltar o ar para ele pela altitude, foi ficar feliz (risos), pois estou no México há um tempo por isso. 

Werdum também respondeu às provocações de Javier Mendez, líder da AKA e treinador de Cain Velásquez, que garantiu que o brasileiro irá apanhar mais do que Junior Cigano, caso o embate chegue ao round final.

- O técnico dele falou pela falta de confiança. Ele nunca fala nada e, de repente, fala que o Velásquez vai me bater mais do que contra o Cigano. Até brinquei falando que gostaria de vê-lo contra o meu mestre, Rafael Cordeiro. Eu aposto que o Rafa daria um chute frontal na barriga do Javier e, com certeza, o nocautearia. Mas ele não aceitou o desafio - declarou Werdum, revelando o autor de um buraco na parede, fruto dos treinos intensos no México.

- A parede não era apropriadas para os pesos-pesados. Fiz sparring com o Babalu, que foi para trás após um chute frontal que eu dei. Ele foi com tudo na parede, que afundou. Foram três vezes que isso aconteceu. Foi um acidente que ninguém se machucou e, agora, o local está adaptado. Foi um buraquinho de nada (risos).
UFC 188
13 de junho, na Cidade do México (MEX)
CARD PRINCIPAL - 23h (de Brasília)
Peso-pesado: Cain Velásquez x Fabricio Werdum
Peso-leve: Gilbert Melendez x Eddie Alvarez
Peso-médio: Kelvin Gastelum x Nate Marquardt
Peso-pena: Charles Rosa x Yair Rodríguez
Peso-palha: Tecia Torres x Angela Hill
CARD PRELIMINAR - 20h (de Brasília)
Peso-mosca: Henry Cejudo x Chico Camus
Peso-leve: Drew Dober x Efrain Escudero
Peso-galo: Alejandro Pérez x Patrick Williams
Peso-leve: Johnny Case x Francisco Treviño
Peso-meio-médio: Augusto Montaño x Cathal Pendred
Peso-pena: Gabriel Benítez x Clay Collard
Peso-meio-médio: Albert Tumenov x Hector Urbina

Erick Silva não acredita em luta de três rounds com Rick Story: "Será rápida"

Brasileiro faz co-luta principal do TUF Brasil 4 Final contra o americano, 27 de junho

Por Goiânia
No dia 27 de junho, Erick Silva terá ótima chance de voltar para o top 15 da divisão dos meio-médios (até 77kg). Na ocasião, o capixaba enfrentará Rick Story, 10º colocado da categoria, no co-evento principal do TUF Brasil 4 Final, em Miami (EUA). O brasileiro mostrou confiança não apenas de que conseguirá seu terceiro triunfo seguido no Ultimate pela primeira vez na carreira, mas também de que será de forma rápida.
- Foi uma luta que já havia pedido e é justamente o que queremos neste momento. Ir avançando um passo de cada vez. Acho que o Rick Story é um excelente atleta, oponente muito duro, está no top 15 da categoria, mas é o que a gente quer. Ir evoluindo degrau a degrau. Acho que a luta será muito boa, treinamos bastante para isso, falta um mês, já montamos uma estratégia ótima, dando ênfase na parte de defesa de queda, jogo na grade, wrestling, que é o que achamos que ele vai fazer. Muita gente espera que a luta se desenvolva por três rounds, mas não acho que será assim. Acho que acaba no primeiro round. Será rápida. Estamos treinando muitos golpes de encontro, contundentes, para machucá-lo e acabar com a luta o mais rápido possível. Sem afobação, com golpes técnicos para realmente machucar o adversário - afirmou, em conversa com jornalistas em Goiânia, na semana passada.
Erick Silva UFC MMA (Foto: Raphael Marinho)Erick Silva acredita em vitória rápida sobre Rick Story no TUF Brasil 4 Final (Foto: Raphael Marinho)
O TUF Brasil 4 Final seria realizado em São Paulo, e Erick Silva era esperado para fazer a luta principal contra Rick Story. A mudança para Miami também trouxe uma alteração no card, com Lyoto Machida e Yoel Romero assumindo os postos de protagonistas. Nada que preocupe o meio-médio.
- Já sabíamos que poderia acontecer isso (de mudar o local do evento). Começamos treinando para lutar cinco rounds, mas sabendo que poderia mudar de local e, de repente, fazer três rounds. Sabíamos disso, mas foi até bom porque começamos um pouco mais forte e depois acabou estabilizando um pouco os treinos em três rounds. Hoje faço sparrings de três rounds. Em relação a luta em si, acho que não teve mudança. O oponente é o mesmo, a estratégia é a mesma, o cronograma é o mesmo, então não muda muita coisa - concluiu.
TUF Brasil 4 Final
27 de junho, em Miami (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-médio: Lyoto Machida x Yoel Romero
Peso-meio-médio: Erick Silva x Rick Story
Peso-meio-médio: Lorenz Larkin x Santiago Ponzinibbio
Peso-médio: Antônio Carlos Cara de Sapato x Eddie Gordon
Peso-médio: Thiago Marreta x Steve Bosse
Peso-meio-pesado: Nikita Krylov x Marcos Pezão
Peso-galo: Rani Yahya x Masanori Kanehara
Peso-pena: Hacran Dias x Levan Makashvili
Peso-meio-médio: Viscardi Andrade x Andreas Stahl

"Se Caubói for esperto, ele vai esperar para me enfrentar", diz Dos Anjos

Campeão peso-leve se recupera de lesão e só deve voltar a lutar no fim do ano: "Todo mundo luta para ser campeão um dia e ele já garantiu a chance dele de tentar"

Por Las Vegas
Rafael Dos anjos, UFC Rio (Foto: André Durão)Rafael Dos Anjos: "Se o Cerrone for um cara esperto, ele vai esperar até dezembro" (Foto: André Durão)
Campeão dos leves do UFC, Rafael dos Anjos assistiu da primeira fila a vitória de Donald Cerrone sobre John Makdessi no UFC 187, em Las Vegas. "Caubói"não só quebrou o maxilar do rival, como garantiu a chance de ser o próximo a disputar o cinturão de Rafael.
O brasileiro, porém, ainda se recupera de uma cirurgia no joelho e não deve voltar ao octógono antes do final do ano. E Cerrone não é o tipo de lutador que gosta de esperar para voltar a lutar. Essa semana, inclusive, ele foi ao Twitter questionar a si mesmo se conseguirá ficar sem duelar até dezembro.  Dos Anjos, por sua vez, acha que Caubói deva fazer um esforço e aguardar até o fim do ano para enfrentá-lo:
- Eu ainda tenho mais dois ou três meses para começar a treinar forte, sei que ele não gosta de esperar, mas se o Cerrone for um cara esperto e usar um pouco a cabeça, ele vai esperar. Todo mundo luta para ser campeão um dia e ele já garantiu a chance dele de tentar. Se fosse ele, eu esperaria para disputar o cinturão, economizaria um pouco deDINHEIRO AGORA e faria de tudo para garantir a luta, sabendo que já estou com a luta pelo título garantida. Mas a gente sabe que ele gosta de lutar…eu também sou assim. Se eu tivesse com o meu joelho bom, já estaria com luta marcada. Sei que ainda faltam cerca de cinco ou seis meses até meu próximo duelo e acredito que ele queira lutar de novo antes disso, mas se o Cerrone for malandro, ele espera até dezembro - declarou em entrevista ao Combate.com.
Donald Cerrone x Rafael dos Anjos, UFC Condit x Kampmann 2 (Foto: Evelyn Rodrigues)Donald Cerrone e Rafael dos Anjos já se enfrentaram em 2013, com o brasileiro levando a melhor (Foto: Evelyn Rodrigues)
O atleta da Kings MMA fez quatro lutas em 2014, antes de receber a chance de disputar o título da divisão, que estava em poder de Anthony Pettis, no início de 2015. Sem lutar desde então, ele diz que não se sente pressionado para fazer logo a primeira defesa de cinturão, pois acredita que tem que estar 100% para voltar a pisar no octógono:
- Mesmo se eu não tivesse com o cinturão eu não teria condições de lutar. Eu nunca tive lesão no meu joelho a vida inteira, foi a primeira vez que machuquei o joelho e realmente incomoda muito. No ano passado, eu fiz muitas lutas, mas consegui fazer porque não tive lesões que me atrapalharam, como lesões de articulações, de ligamento, por isso que eu consegui fazer quatro lutas até a chance pelo cinturão. E quando eu consegui, eu machuquei o joelho, mas pensei: “Agora eu vou, é a última”. Ganhei e agora é a hora de eu descansar e melhorar o meu corpo, né? Eu acabei de ganhar o cinturão, quero defendê-lo muitas vezes ainda, e tenho planos de, daqui uns anos, subir para a divisão de cima, mas agora tenho que pensar em um passo de cada vez.
Rafael, que já derrotou Caubói em agosto de 2013, na decisão unânime, é só elogios ao rival e acredita que a próxima vez que enfrentá-lo poderá mostrar ainda mais a sua evolução como lutador:

- A gente já lutou uma vez, eu imprimi meu jogo, ganhei bem na decisão. Mas o Cerrone é perigoso, tem a mão pesada, poder de nocaute, tem joelhadas e chutes perigoso, é um dos caras mais perigosos da divisão, porque pode nocautear ou finalizar qualquer um a qualquer momento. Porém, eu sei que evoluí bastante desde que a gente se enfrentou. Ele também evoluiu, mas a minha evolução foi maior e vai ser maior ainda quando a gente se encontrar de novo lá dentro - finalizou

Alexander Gustafsson diz ver muitas maneiras de derrotar Daniel Cormier

Sueco ficou surpreso com a confirmação do seu nome como próximo desafiante ao cinturão dos meio-pesados do UFC, mas garante estar pronto para conquistar o título

Por Estocolmo
Ninguém ficou mais surpreso que o próprio Alexander Gustafsson com a notícia de que ele seria o próximo desafiante ao cinturão dos meio-pesados do UFC, enfrentando o atual campeão,Daniel Cormier, ainda sem data ou evento definidos. Em entrevista ao site "MMA Viking", Gustafsson garantiu ver muitas maneiras de vencer Cormier. Segundo ele, o campeão mostrou inúmeros buracos em seu jogo na luta contra Anthony Johnson.
Pesagem UFC - Alexander Gustafsson (Foto: Adriano Albuquerque)Alexander Gustafsson se disse surpreso com o anúncio do seu nome como desafiante de Cormier (Foto: Adriano Albuquerque)


- Eu não vinha nem pensando no cinturão, não me via nesta posição por causa da minha derrota para Anthony Johnson. Mas aqui estou, e fico muito agradecido pela chance que o UFC me deu. Estou feliz e empolgado, e não poderia querer mais nada. Acho que o UFC quer simplesmente me ver lutando contra Cormier. Acho que meus empresários fizeram um grande trabalho, buscando essa oportunidade incessantemente. Sobre Cormier, vi diversas formas de vencê-lo em sua última luta. Foi muito frustrante vê-lo enfrentar Anthony Johnson, mas não havia o que fazer. Anthony me venceu lutando muito bem, e merece todo o crédito pelo resultado. e Cormier foi muito bem contra ele. O MMA é assim.

Dana White confirmou o nome de Alexander Gustafsson como o próximo desafiante ao cinturão dos meio-pesados do UFC na última quarta-feira, no programa "UFC Tonight", surpreendendo quem imaginava que Ryan Bader, que vem de quatro vitórias seguidas, seria o primeiro a enfrentar o agora campeão da categoria, Daniel Cormier. Gustafsson foi nocauteado no primeiro round por Anthony Johnson no UFC Suécia, em janeiro deste ano. 

Com dentadura, Dan Henderson bate peso e faz encarada leve com Boetsch

Veterano não tem problemas para atingir o limite dos pesos-médios. Dois lutadores não batem o peso, excedendo em cerca de 2kg o máximo de suas categorias

Por Nova Orleans, EUA
Se horas antes de subir ao palco para a pesagem do UFC em Nova Orleans, nos EUA, Dan Hendersonse deixou fotografar sem dentadura, no momento de aferir seu peso, o veterano de 44 anos apareceu sem nenhum espaço na dentição, e não teve problemas com a balança, assim como seu adversário, o também americano Tim Boetsch. Os protagonistas da luta principal do "UFC: Henderson x Boetsch" ficaram dentro do limite dos médios, que é de 84,4kg, já contando com a tolerância de uma libra, ou 0,454kg.

Os dois brasileiros que se apresentarão no evento, o peso-médio Ricardo Demente e o peso-pena Thiago Tavares, também superaram a balança e confirmaram suas presenças sem multas na competição. Tavares chegou a levar um susto quando o membro da Comissão Atlética de Louisiana, anunciou que ele havia pesado 68,5kg (151 libras), quase três quilos acima do limite dos penas. Com cara de assustado, o catarinense viu o comissário rever a sua medição e corrigir o anúncio. Só após o novo anúncio o sorriso voltou ao seu rosto.

Dois lutadores não conseguiram bater o peso nesta sexta-feira: o peso-galo Leonardo Morales, que pesou 63,5kg, quase dois quilos acima do limite da categoria, e o peso-leve Yancy Medeiros, que pesou 72,4, quase 1,5kg acima do limite. Ambos tiveram direito a duas horas para cortar o peso excedente. Medeiros desistiu de tentar bater o peso, e Morales até tentou, mas não conseguiu. Ambos tiveram 20% de suas bolsas revertidos para seus rivais, Dustin Poirier e José Quiñonez, respectivamente.

O Combate transmite o "UFC: Henderson x Boetsch" neste sábado, às 20h (de Brasília), com exclusividade, na íntegra e ao vivo. O Combate.com faz o acompanhamento de todo o evento em Tempo Real no mesmo horário, e transmite as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo.
Confira os pesos dos atletas:
CARD PRINCIPAL - 23h (de Brasília)
Peso-médio (até 84,4kg): Tim Boetsch (84,1kg) x Dan Henderson (84,4kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Ben Rothwell (120,2kg) x Matt Mitrione (115,7kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Dustin Poirier (70,8kg) x Yancy Medeiros (72,4kg) *
Peso-pena (até 66,3kg): Thiago Tavares (66,2kg) x Brian Ortega (66,2kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Joe Soto (61,7kg) x Anthony Birchak (61,7kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Francisco Rivera (61,7kg) x Alex Caceres (61,7kg)
CARD PRELIMINAR - 20h (de Brasília)
Peso-pesado (até 120,7kg): Shawn Jordan (119,5kg) x Derrick Lewis (120kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Brian Ebersole (77,3kg) x Omari Akhmedov (77,6kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Chris Wade (70,5kg) x Christos Giagos (70,5kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Joe Proctor (70,8kg) x Justin Edwards (70,8kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Ricardo Demente (83kg) x Jake Collier (84,1kg)
Peso-galo (até 61,7kg): José Quiñonez (61,2kg) x Leonardo Morales (63,5kg) *
* Não bateram o peso