sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Taça Guanabara

Grupo A

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Flamengo
5
3
1
2
0
4
0
4
55.6
2
Botafogo
5
3
1
2
0
5
3
2
55.6
3
Nova Iguaçu
5
3
1
2
0
1
0
1
55.6
4
Macaé
4
3
1
1
1
3
1
2
44.4
5
Madureira
4
3
1
1
1
4
5
-1
44.4
6
Bonsucesso
4
3
1
1
1
3
5
-2
44.4
7
Resende
3
3
1
0
2
4
8
-4
33.3
8
Olaria
1
3
0
1
2
2
4
-2
11.1
  • Qua 01/02/2012 - 19h30 Cláudio Moacyr
    MAC
    3 0
    RES
  • Qui 02/02/2012 - 17h00 Conselheiro Galvão
    MAD
    2 2
    BOT
  • Qui 02/02/2012 - 17h00 Moça Bonita
    BON
    0 0
    NOV
  • Sex 03/02/2012 - 17h00 Engenhão
    FLA
    0 0
    OLA

Grupo B

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Vasco
9
3
3
0
0
8
2
6
100
2
Boavista
7
3
2
1
0
6
3
3
77.8
3
Fluminense
6
3
2
0
1
7
2
5
66.7
4
Volta Redonda
6
3
2
0
1
4
4
0
66.7
5
Friburguense
4
3
1
1
1
2
4
-2
44.4
6
Duque de Caxias
1
3
0
1
2
2
6
-4
11.1
7
Americano
1
3
0
1
2
1
5
-4
11.1
8
Bangu
0
3
0
0
3
3
7
-4
0
  • Sab 04/02/2012 - 17h00 Raulino de Oliveira
    FLU
    DUQ
  • Dom 05/02/2012 - 17h00 São Januário
    VAS
    FRI
  • Dom 05/02/2012 - 17h00 Bacaxá
    BVT
    VOL
  • Dom 05/02/2012 - 17h00 Godofredo Cruz
    AMN
    BAN
Classificados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento

Luxemburgo: ‘Foi o processo mais feio que já vivi. Fritura mesmo'

No mesmo salão onde celebrou Estadual 2011, técnico diz que resultados são excelentes: ‘Fui demitido por problemas que não pertenciam ao campo’

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
vanderlei luxemburgo coletiva (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)Vanderlei Luxemburgo na entrevista coletiva
(Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
Vanderlei Luxemburgo escolheu um dos salões de convenção do hotel que serve de concentração para o Flamengo, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, para falar sobre a sua demissão do clube. No local, se hospedou com o grupo para jogos durante um ano e quatro meses, período em que comandou o Rubro-Negro. De óculos escuros espelhados, voz rouca e cara de quem dormiu poucas horas, chegou exatamente às 10h36m. Vanderlei vestiu calça jeans e camisa amarela com a palavra Boss (chefe, em inglês), de uma famosa grife internacional. Às 11h16m, deu início à entrevista coletiva. Foram as palavras do ex-chefe rubro-negro. Ele resumiu o que viveu no Flamengo nos últimos meses.
- Foi o processo mais feio que já vivi. Fritura mesmo.

Confira a íntegra da entrevista coletiva de Luxemburgo


A coletiva aconteceu no Salão Imperial do Windsor, exatamente o mesmo local onde, no ano passado, às gargalhadas, concedeu entrevista depois da conquista do Campeonato Carioca de forma invicta. Uma curiosidade: o time B do Flamengo está concentrado no mesmo hotel para o jogo diante do Olaria. Alguns funcionários do clube repetiam como um mantra: “Nunca vi uma fase assim”.
Depois de dar bom dia ao batalhão de jornalistas, a primeira pergunta direcionada a Vanderleifoi sobre uma declaração da presidente Patricia Amorim, que alegou, entre outras coisas, o ambiente conturbado para demitir o treinador. A resposta virou um longo pronunciamento de 15 minutos recheado de alfinetadas em dirigentes, Ronaldinho Gaúcho e na condução da diretoria no dia a dia do clube.
Eu já sabia que eu ia sair do Flamengo porque a notícia saiu
há um mês. Falaram que, quando terminassem os dois jogos
(contra o Potosí), eu não
seria mais o técnico e simplesmente se confirmou"
Vanderlei Luxemburgo
Na segunda resposta, mais seis minutos. Gesticulando muito, com ataques direcionados, mas sem grandes alterações de voz, Vanderlei deixava transparecer sua contrariedade com o semblante tenso. Algumas brincadeiras não serviram como alívio. Atrás da mesa, por baixo do pano, Luxa esfregava as duas mãos nas pernas repetidamente. O técnico comentou a justificativa de Patricia Amorim para dispensá-lo. Reconheceu que houve desgaste no relacionamento com o grupo, mas lamentou a postura da diretoria.
- Entendo a Patricia ter falado de desgates. Acho que faltou um pouco mais de pulso da diretoria. Senti ela sozinha e falei isso, está muito vulnerável, sem um amparo. A minha saída do Flamengo não pode ser uma coisa normal do futebol. Não é por causa disso. Futebol sem desgaste não funciona. O importante é como você trata a relação de grupo. Na minha história de futebol, tive alguns desgastes pela frente. Mas foram poucos. O desgaste existe para você se posicionar em cima de algumas situações. Todas as vezes que eu tive um dirigente que se posionou e fez valer a hierarquia, os resultados foram muito bons. Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro. Dos meus desafetos, nenhum virou pastor de igreja. Na virada do ano, disse que seria difícil conviver com algumas coisas que ocorreram no ano passado. Falei que não conviveria com isso aqui. Eu mudei, comecei a colocar as coisas no seu lugar. Se a diretoria não mudou, não é problema meu. Se preferem jogar para baixo do tapete, não é problema meu. Venci dessa forma, com desgaste de atletas de alto nível.
Em diversos momentos da coletiva, Vanderlei Luxemburgo expôs que teve de conviver com atos de indisciplina. Referia-se a Ronaldinho e aos privilégios que o astro tem com a diretoria.
- Eu não tenho que almoçar com jogador de futebol, ter relação fora do futebol. E, ano passado, foram ditas algumas coisas que não são cabíveis dentro do futebol. Não quero o Ronaldinho para casar com a minha filha, quero o Ronaldinho para jogar futebol e cumprir com seus compromissos. A regalia que um atleta de alto nível tem que ter é o salário que ele ganha.
Ao meio-dia, um dos assessores deu como encerrada a coletiva. Mas ainda restava um questionamento sobre o vice-presidente de finanças, Michel Levy. Foi a senha para Vanderlei sair em defesa de Deivid, que tem R$ 6 milhões a receber do clube e revelar que no ano passado os jogadores quase fizeram uma greve por conta de direitos financeiros atrasados.
Eram 12h06m quando foi encerrada a entrevista com duração exata de 50 minutos. Vanderlei Luxemburgo bebeu uma taça de água num único gole. Na garganta seca também estava atravessada toda diretoria do Flamengo. Depois, ele cumprimentou os jornalistas que participam da cobertura do Flamengo. Luxa tentou descontrair com brincadeiras e gargalhadas.
Em seguida, desceu a escada rolante do hotel. Na camisa amarela, a palavra Boss seguia estampando a grife internacional. Mas na marca rubro-negra, Vanderlei Luxemburgo agora é apenas o ex-chefe.

Confira tópicos da entrevista:

Casos de indisciplina
- A reciclagem fez muito bem para mim. Da maneira como eu agia anteriormente, até um pouco intempestivo, mudei, fui mais tolerante. Ano passado eu fui bem tranquilo e, às vezes, fechando os olhos para algum comportamento inadequado profissional, porque o Flamengo tinha que alcançar seu objetivo, que era ir para a Libertadores. Preferi mudar, aceitar e tentar me aproximar e conviver com aquilo. Em função dos dois jogos mais importantes para a etapa de trabalho nossa, preferi puxar o freio de mão. Mas eu falei: sou profissional de futebol, tenho que me focar nesses dois jogos. E foi o que eu fiz. Eu tinha a obrigação de colocar o Flamengo na Libertadores. E completamos esse objetivo agora. Eu não desviei o caminho. Faltou pulso em determinadas situações. Mas eu entendo. Na nossa conversa, ontem, senti a Patricia (Amorim) muito sozinha. Achei ela muito vulnerável, ela está muito só. A minha saída não pode ser por uma coisa normal do futebol. Desgaste tem todos os dias.
Quebra de hierarquia
- Comuniquei que seria difícil eu conviver com as coisas que aconteceram no ano passado. Falei: tenho que mudar para esse ano. Eu mudei, comecei a colocar as coisas em seu lugar. Se a diretoria não mudou, não é problema meu. Se prefere jogar os problemas para debaixo do tapete, tudo bem. Eu fiz isso e venci. Eu sou pago para comandar. Mas por onde passei, conquistei títulos, mesmo tendo desgaste.
Avaliação do trabalho
vanderlei luxemburgo coletiva (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)Vanderlei Luxemburgo criticou a diretoria do Fla
(Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
- Meu resultado vem com o projeto. Para o projeto que fui contratado, o resultado foi excelente. Eu conversei com eles que faria a gestão do futebol e que arriscaria a minha carreira, porque o Flamengo estava na zona de rebaixamento. E o profissional do meu nível, não é legal assumir um clube faltando dez rodadas para acabar um campeonato e o seu time podendo ir para a Segunda Divisão. Aceitei correr o risco. Quem acompanhou meu tempo no Flamengo viu como eu lutei para manter o time treinando no Ninho do Urubu. Disso eu me orgulho, me traz satisfação. E conseguimos levar o Flamengo para a Libertadores. Isso me deixou satisfeito. Estou triste por sair, acho que poderia acrescentar muita coisa. Mas satisfeito de entender que o projeto para o qual fui convidado eu consegui cumprir. Completei as etapas. Saio com dever cumprido.
Processo de fritura
- Eu já sabia que eu ia sair do Flamengo porque a notícia que saiu há um mês. Falaram que se terminasse os dois jogos, eu não seria mais o técnico e simplesmente confirmou. O jornalista que colocou essa informação sabia disso, não colocou isso porque o cara quis colocar. Ele tinha informação de que aquilo iria existir. Só que, para completar a minha etapa de trabalho, terminar com dignidade, eu tinha que terminar direito, conseguir a classificação para a Libertadores. Poucas vezes, dentro de tanto tempo de futebol, vi um desgaste tão grande e uma fritura tão grande como a que fizeram comigo, vazando informações para jornalistas, precisas, para que fosse se avolumando, e chegasse ao desgaste que chegou. Foi o processo mais feio que já vivi. Fritura mesmo.

Crise com Ronaldinho
- Eu não tenho que almoçar com jogador de futebol, ter relação fora do futebol. E, ano passado, foram ditas algumas coisas que não são cabíveis dentro do futebol. Não quero o Ronaldinho para casar com a minha filha, quero o Ronaldinho para jogar futebol e cumprir com seus compromissos. A regalia que um atleta de alto nível tem que ter é o salário que ele ganha. O clube é soberano. Não pode ficar refém de jogador, dirigente, técnico, da presidente, de ninguém. O clube é sempre soberano nesse processo. Tem que perguntar para Patricia (se o clube é refém de Ronaldinho).
Relação com jogadores
- Não tem desgaste com jogador. Agora, quem dirige tem que dar autonomia e autoridade para o comando. Quando você tem esse direito, as coisas caminham. E todas as vezes que tive esse direito, as coisas caminharam e muito bem. Não há desgaste, o que tem é um processo natural do futebol.
Semelhanças com 1995 e comparação com Zico e Marcos Braz
Ano passado, só confidenciando, os jogadores queriam fazer uma greve. Falei: estão loucos? Briguem, busquem o seu direito, os dirigentes de futebol têm que estar preparados para uma cobrança pública de um atleta"
Luxemburgo
- Relacionar um fato ao outro é complicado. Pessoas diferentes, momentos diferentes do clube. Eu me sinto satisfeito de ter voltado ao Flamengo e ter feito esse trabalho. Uma pena isso ter acontecido. Eu nunca escondi que sou flamenguista. Se eu trabalhar amanhã no Fluminense, Botafogo ou Vasco, vou querer ganhar do Flamengo. Mas não posso negar que sou Flamengo, eu ia de bandeira para o estádio quando criança. Mas aconteceu comigo o que aconteceu com o Zico, um dos mais ilustres jogadores do futebol brasileiro. Aconteceu um desgaste caminhando. E nós somos rubro-negros, pessoas que querem o bem do Flamengo. Até com Marcos Braz, que não jogou no Flamengo, aconteceu a mesma coisa. Esse processo todo. O Flamengo não poderia desgastar tantos rubro-negros ilustres como está desgastando. Se tiver que voltar, vou voltar. Talvez não como técnico. Não queria mesmo voltar como técnico, achava que poderia acontecer isso. Voltei pelo projeto que a Patricia apresentou, mas ela interrompeu. Voltaria, mas não como técnico.
(Nota: em 1995, Luxa foi demitido por bater de frente com Romário)

Opinião: Lédio Carmona analisa possível chegada de Joel ao Fla
Vitória da indisciplina?
- Não. Acho uma coisa natural no futebol. Eu saio do Flamengo com a cabeça erguida e com dever cumprido. Dirigente é que tem de saber se vale a pena continuar colocando coisa debaixo do tapete. Mas meu problema está resolvido, resolvi todos eles. O Flamengo alcançou seus objetivos. Se o técnico vive em função de resultado, como foi falado, é excelente. Conquistei todas as nossas metas.

Vi isso no olho no olho, conversando com ela. (Fui) totalmente desrespeitado, sim. Faltou respeito, as coisas foram direcionadas todas para mim."
Vanderlei Luxemburgo
Decisão só da Patricia?
- Ela com certeza deixou de ter autoridade de presidente. Vi isso no olho no olho, conversando com ela. (Fui) totalmente desrespeitado, sim. Faltou respeito, as coisas foram direcionadas todas para mim.
Multa rescisória
 - Não tem multa. Eu não tenho multa. O pessoal falou disso, mas eu tenho um contrato de trabalho, que a lei determina algumas regras. Eu não tenho multa, ah, tem que pagar R$ 15 milhões, R$ 20 milhões se mandar embora. O Flamengo mandou embora, tinha um contrato e só. Tem que pagar pelo prazo que eu tinha para cumprir (até dezembro de 2012).
Luxemburgo na coletiva do Flamengo de despedida (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)Luxemburgo na coletiva de despedida
(Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)
Resposta ao ‘cala boca Luxa’
- O profissional de alto nível, quando tem um problema, ele não vai ficar calado. Sempre foi assim. Se a presidente do clube fala alguma coisa, ela tem que saber que está lidando com Luxemburgo, com Felipão, com Mano Menezes. Ela deveria estar preparada para saber que quando o Luxemburgo fala, tem eco, e eco volta.
Mudança de função
- Continuo como técnico, sim. Mas a reciclagem é interessante falar porque você pega o Vanderlei antes de chegar ao Flamengo e o Vanderlei no Flamengo. O tratamento com a imprensa. A gente sabe que a notícia procede, mas às vezes você tem que ser grosso, fugir do assunto quando não interessa. Eu queria que vocês entendessem que não é algo pessoal, e sim uma defesa profissional. Há um tempo atrás, se acontecesse 10% do que aconteceu aqui, eu tinha chutado o balde muito antes. Com certeza. E voltar ao Flamengo eu volto. Um dia, se for para ajudar ao clube e a um companheiro, volto com certeza. O Luxemburgo tá desgastado? Se quatro pessoas saem de uma comissão técnica, não é desgaste de um profissional só.
(Nota: O gerente de futebol Isaías Tinoco, o preparador físico Antônio Mello e o auxiliar Júnior Lopes foram demitidos)
Embates com Michel Levy
Luxemburgo na coletiva do Flamengo de despedida (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)Luxemburgo deu entrevista no hotel que serve de concentração para o Flamengo
(Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)
- Cada pessoa escolhe os seus pares. Quem escolheu a diretoria da Patricia foi a Patricia. Ele hoje é um homem-chave na adminstração. As declarações dele, até o off, trouxeram muito prejuízo para o trabalho. Foi onde começou os problemas de Londrina. A última dele foi chamar os jogadores de marqueteriros, que o Alex Silva estava bichado. Ali começou o desconforto muito grande. Vou falar algo que não falei na época, tinha acontecido no ano passado, aí vem minha reciclagem. Ano passado, só confidenciando, os jogadores queriam fazer uma greve. Falei: estão loucos? Briguem, busquem o seu direito, os dirigentes de futebol têm que estar preparados para uma cobrança pública de um atleta. Ele está com o salário atrasado? Então pode cobrar. E o dirigente que não paga, que não cumpre seu compromisso, tem que estar preparado. Esse ano, em Londrina, quando os jogadores não queriam treinar enquanto alguém não fosse conversar (sobre atrasados), o próprio Levy. Falei: estão loucos? Temos dois jogos importantes aqui. Eu participei o tempo todo, evitando até confrontos maiores. Isso é muito pequeno. Quando firmei meu contrato em outubro de 2010, e a Patricia cumpriu parte disso, e está fazendo força, até o próprio Michel, disse que salário atrasado era uma das coisas que trazem problema. Atleta de futebol é profissional como qualquer outro. Está sem receber, tem que jogar e não pode reivindicar?
Ação de Deivid na Justiça
- Não vaiem o Deivid, não façam isso porque ele não é mercenário. Eu peço para a torcida. Ele não está recebendo há dois anos e está jogando. Falaram para ele que não recebe porque foi contratado pelo Zico. O Michel Levy disse isso. Ele está se doando, correndo atrás. Esse cara é um profissional, não é um mercenário. Se fosse, não estaria jogando.
Caminho do Flamengo
- Está no caminho certo. Mesmo sendo demitido do Flamengo, em um ano e pouco com a Patrica, o Levy, o Veloso, com a diretoria, nós avançamos bastante. O Flamengo poderia ter aproveitado mais o grande momento do futebol brasileiro, de investimento, Copa, Olimpíadas, dinheiro chegando. O Flamengo está no caminho certo. Conseguimos com a diretoria avançar. E acho que não tem jeito de o Flamengo voltar para a Gávea para treinar. Vejo sim, uma vez por mês, voltar à Gávea para o torcedor ver seu time lá, o sócio, os conselheiros. Mas voltar como local de trabalho, seria um retrocesso muito grande. Todo o processo está crescente no Flamengo hoje.
Luxemburgo na coletiva do Flamengo de despedida (Foto: Fabio Rossi / Ag. O Globo)Luxemburgo na coletiva de despedida  do Flamengo (Foto: Fabio Rossi / Ag. O Globo)

Ronaldinho não vai ao treinamento desta sexta-feira. Motivo: conjuntivite

Preparador físico Marcelo Martorelli é o responsável por comandar a atividade que reuniu os titulares no Ninho do Urubu

Por Richard Souza Rio de Janeiro
O grupo titular do Flamengo realizou na tarde desta sexta-feira um treinamento fechado para a imprensa no Ninho do Urubu. A única ausência foi a de Ronaldinho Gaúcho. Ele sofre de conjuntivite, informa o médico do Flamengo José Luiz Runco.
- Ronaldo está com quadro de conjuntivite e hoje não vai poder treinar. Já foi avisado que ele vai ser visto por um oftalmologista, vai ser tratado e vamos aguadar - disse Runco ao site oficial do clube.
O grupo fez nesta sexta uma atividade em campo reduzido que durou cerca de 90 minutos. O preparador físico Marcelo Martorelli foi quem comandou o treinamento.
deivid flamengo (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)Deivid posa para fotos com fãs ao deixar CT. Treino foi fechado (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)
Ao deixar o Ninho, enquanto atendia a alguns torcedores que pediam fotos e autógrafos, o meia Renato informou que o ambiente no grupo está bom.
- Está tudo tranquilo - disse Renato.
O Flamengo se prepara para enfrentar o Botafogo, domingo, pela Taça Guanabara. Nesta sexta, ao mesmo tempo em que os titulares treinavam, os resevas iam a campo para encarar o Olaria.

Sem documentação, Barcos está fora do clássico contra o Santos

Regularização e apresentação do atacante viram novela no Palmeiras. Tirone dá nova versão: ‘LDU não passou o número da conta’

Por Anderson Rodrigues e Daniel Romeu São Paulo
A apresentação do atacante Hernán Barcos já virou novela no Palmeiras. Nesta sexta-feira, a diretoria do clube compareceu em peso na Academia de Futebol para tratar do assunto, mas não houve tempo hábil para regularizar o atleta. Assim, mesmo treinando há mais de duas semanas, o argentino não poderá enfrentar o Santos, no domingo. O presidente Arnaldo Tirone deu uma nova versão para o atraso na documentação: agora, o problema é que a LDU não teria passado ao Verdão o número da conta para o pagamento.
- Barcos estava fora o país, teve que pegar passaporte para regularizar. Houve um trâmite de contrato, advogados da LDU estiveram aqui e acertamos as bases finais. Foi mais um trâmite de documentos do que acerto. A LDU tinha que passar para o Palmeiras uma conta bancária para depositarmos, e demorou uns três dias para definirem – afirmou o presidente.
Barcos no treino do Palmeiras (Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.copm)Barcos treinou com o restante do elenco nesta sexta-feira (Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com)
No início da tarde desta sexta, no entanto, o próprio Tirone deu outra versão para o atraso em entrevista ao Arena Sportv. Segundo ele, alterações nos valores da negociação e de salário ao atleta tiveram de ser revistos nos últimos dias. Antes, ele negava qualquer problema relacionado a pagamentos para resolver o imbróglio. Na última quarta, Luiz Felipe Scolari levantou a possibilidade de o Verdão ainda não ter pago pelo atacante.
Barcos deve estrear somente na próxima quarta-feira, contra o XV de Piracicaba, no Pacaembu. A apresentação oficial deve ser confirmada para o início da próxima semana. O zagueiro Adalberto Román, contratado junto ao River Plate-ARG, também enfrenta problemas burocráticos e terá a estreia adiada.
- O Felipão quis dizer que dependia do Palmeiras, mas dependia da LDU também. Não houve atraso. O Artur fechamos na semana passada e ele foi apresentado hoje. Estava no Brasil, é uma transação simples, e demorou todos esses dias – completou Tirone.

Douglas ou Adriano? Cartola quer par ou ímpar para definir camisa 10

Roberto de Andrade minimiza importância da possível disputa pelo número: ‘Joga a camisa pra cima e quem pegar primeiro fica com ela’

Por Gustavo Serbonchini e Rodrigo Faber São Paulo
Roberto de Andrade no CT Dr. Joaquim Grava (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Roberto de Andrade, presidente do Corinthians
(Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)
Objeto de desejo e símbolo de status entre os jogadores, a camisa 10 é sempre uma das mais disputadas no futebol. No Corinthians, o dono do número místico não é titular - com apenas 73 minutos jogados desde que chegou ao clube, há dez meses, Adriano é alvo constante de protestos da torcida alvinegra.
A contratação de Douglas, dono da 10 no período em que esteve no Corinthians, entre 2008 e 2009, já gera dúvida: quem ficará com a camisa? Bem-humorado, o presidente Roberto de Andrade sugeriu métodos inusitados para a escolha.
- Par ou ímpar é uma boa ideia, não acham? Ou jogamos a camisa para cima e quem pegar primeiro fica com ela.
O bom humor foi a saída encontrada pelo dirigente para minimizar a possível disputa pela camisa 10.
– Isso é uma coisa menor, não faz diferença. É bem secundário. Importante de verdade é que tanto o Adriano como o Douglas estão no elenco do Corinthians – afirmou.
O técnico Tite, que disse ter aprovado a contratação após o contato entre a diretoria corintiana e Douglas, também minimizou o caso. Na opinião do treinador, isso varia de acordo com a preferência do jogador.
– Não vejo muita importância nisso. O Jorge Henrique já foi campeão sendo titular e jogando com a 23. Eu, por exemplo, não gostava da camisa 7. Esses dias o Edu (Gaspar, gerente de futebol) estava conversando isso com os jogadores, sobre quem ia querer cada número, mas isso é o de menos – opinou.
Chamado de Maestro pelas características de meia-armador, Douglas ganhou três títulos no Parque São Jorge: além do Brasileirão da Série B, em 2008, faturou também o Paulistão e a Copa do Brasil em 2009. Quando saiu para o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, afirmou ter ficado satisfeito com o trabalho e correspondido às expectativas da torcida. No Grêmio, seu último clube, ele usava a camisa 10.

Ronaldo nega que tenha sofrido problema cardíaco na Copa de 1998

Médico italiano diz que queda súbita no batimento cardíaco gerou convulsão antes da final do Mundial. Ex-jogador critica declaração

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O ex-jogador Ronaldo desmentiu nesta sexta-feira as declarações de Bruno Carù, presidente da Sociedade Italiana de Cardiologia Esportiva. O médico garantiu que o problema do Fenômeno na final da Copa do Mundo de 1998, em que a Seleção Brasileira perdeu por 3 a 0 para a França, foi cardíaco. Na ocasião, a presença do atacante entre os titulares chegou a ser colocada em dúvida por causa de uma convulsão sofrida na concentração. Todavia, momentos antes do apito inicial, o camisa 9 acabou sendo confirmado.
- Lamento muito ver, 14 anos depois, oportunistas ainda tentarem ganhar espaço na mídia internacional com polêmicas sobre a Copa de 98 - escreveu em sua conta no Twitter.
O Fenômeno lembra que o assunto já foi amplamente estudado e que não precisa dar satisfações sobre o tema.
- Tenho certeza que o assunto foi exaustivamente apurado e já está mais do que superado. Portanto, meu total desprezo a esse tipo de gente - concluiu.
Em entrevista a um programa de televisão da Itália, Carù afirma que analisou os relatórios dos médicos franceses que atenderam o craque brasileiro, juntamente com Piero Volpi, médico do Inter de Milão, clube de Ronaldo na época.
- Ronaldo estava deitado para assistir a uma corrida de Fórmula 1 e, sem perceber, ao longo do tempo, inclinou a cabeça forçando o pescoço e comprimindo o glômus carotídeo, um pequeno órgão do tamanho de um grão, responsável pela regulação da frequência cardíaca e a pressão arterial. Ronaldo depois teve uma queda súbita no batimento cardíaco e na pressão, desmaiando com as convulsões - disse, de acordo com o site italiano "Mediaset".
ronaldo  twitter (Foto: Reprodução)Reprodução do Twitter de Ronaldo (Foto: Reprodução)

Joel diz 'até logo' ao Bahia e avisa que o império do Fla já está montado

Treinador se despede do clube baiano, agradece carinho da torcida tricolor e já fala do desafio no rubro-negro carioca, sem medo de Ronaldinho Gaúcho

Por Eric Luis Carvalho Salvador
Cinco meses após a chegada ao Bahia, Joel Santana encerrou nesta sexta-feira a sua terceira passagem pelo clube. Após se despedir dos jogadores, em um encontro que durou mais de meia hora, o treinador desceu para a sala de imprensa e aproveitou o microfone para agradecer a todos no clube pelo carinho recebido nos últimos meses. Também  avisou, já falando como treinador rubro-negro, que o 'império do Fla já está montado'.
Ao ser questionado se faltou ética na negociação com o Flamengo, uma vez que o acerto aconteceu antes da saída de Vanderlei Luxemburgo, Joel negou e disse que só conversou com o clube rubro-negro depois do desligamento de Luxa.
- A Patricia Amorim não tem nem meu telefone, mas existe o convite. Ainda não sei quando assumo lá, precisamos ver. Não estou me despedindo, é um até logo. É a quinta vez que estou voltando ao Flamengo. Eles têm o mesmo carinho comigo que o Bahia tem. Eu só conversei com as pessoas do Flamengo quando o Luxemburgo não estava mais no cargo. Conheço o Luxemburgo desde a Arábia. Ele não era nem treinador. O Melo, preparador do Luxemburgo, é como um irmão pra mim. A coisa aconteceu nesta quinta-feira. Me ligaram e pediram - disse Joel, que antes falou sobre o adeus ao Bahia.
Joel Santana, ex-técnico do Bahia (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)Joel Santana se despediu dos jogadores do Bahia nesta sexta (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)
- Vim me despedir. Quero deixar claro meu agradecimento ao presidente por todo o apoio. Jantei com o presidente ontem (quinta-feira), ele foi um gentleman. Queria que eu ficasse, mas ele entende o que eu estava fazendo. Queria agradecer à torcida pelo apoio nesta longa jornada – disse.
Joel fez juras de amor ao time baiano e deixou claro que sai com portas abertas para um possível retorno.
Estou indo lá para uma missão. Mas se não der certo, quem sabe, se o Bahia quiser, e eu estiver disponível, eu volto. Não é um adeus, é um até logo"
Joel Santana
- Isso é o momento do futebol. Estou indo, mas posso voltar. Nada vai separar a paixão que nós temos. Nada vai acabar com o meu carinho pelo Bahia. O mundo do futebol muda a todo momento. Estou indo lá para uma missão. Mas se não der certo, quem sabe, se o Bahia quiser, e eu estiver disponível, eu volto. Não é um adeus, é um até logo – disse o treinador.
Longe de polêmica, Joel tratou de equiparar Bahia e Flamengo na importância para o futebol brasileiro. Além disso, o treinador mostrou gratidão pelo clube baiano, citando que chegou ao Bahia “quando ainda não era ninguém”, e disse que o Tricolor é um time que dá sorte à sua carreira.
- O nome do Flamengo não pesou. O Bahia é do mesmo tamanho. Minha gratidão pelo Bahia é de quando eu não era ninguém. O Bahia dá sorte na minha vida. Todas as vezes que eu cheguei aqui as coisas mudam. Ontem (quinta-feira) era um dia diferente. Era um dia de Yemanjá. A coisa mudou. A minha vida é de cigano. Eu vou andando como a vida se apresenta – disse.
Memória EC: relembre as passagens anteriores de Joel pelo Fla. Leia e comente
O treinador ainda falou o grupo atual do Bahia. Joel disse que vai torcer pelo sucesso do Tricolor na temporada.
Ele pode não ter trabalhado comigo ainda, mas ele já ouviu falar. Ele é o cara que vai decidir para mim. Não vou pro Flamengo criar problema"
Joel Santana, sobre Ronaldinho Gaúcho
- Com esse grupo o Bahia vai longe. As coisas aqui estão acontecendo. Não tive nenhum tipo de problema aqui. Problema de horário, de nada. Estou deixando o Bahia porque a vida é assim. A vida muda a qualquer momento – falou.
Sem medo de Ronaldinho Gaúcho
Questionado se temia a força de Ronaldinho Gaúcho dentro do Flamengo, Joel, bem ao seu estilo, brincou.
- Meter medo? Vocês sabem que eu sou. Onde eu chego meu império está montado. Ele pode não ter trabalhado comigo ainda, mas ele já ouviu falar. Ele é o cara que vai decidir para mim, assim como o Souza está definindo aqui para mim. Não vou pro Flamengo criar problema. O maior desafio no Flamengo é ganhar – disse.
No final, Joel pegou a bandeira do Bahia, que decora a sala de imprensa, e disse que levaria para casa.
- Vou levar o bandeirão. Conheci gente nova aqui, voltei a ver amigos de tantos anos, então obrigado por tudo. Não vou esquecer nunca.  Deus abençõe vocês. Até a volta - disse Joel, encerrando a despedida.
Joel Santana, ex-técnico do Bahia (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)"Nada vai separar a minha paixão com o Bahia", disse Joel (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)

Justiça vai ao São Paulo ordenar a devolução da Taça das Bolinhas

Presidente Juvenal Juvêncio não estava no clube e não recebeu a notificação. Flamengo está de olho

Por Fred Huber e Marcelo Prado Rio de Janeiro e São Paulo
Taça das Bolinhas (Foto: Divulgação)Taça das Bolinhas: novela ganha mais um capítulo
(Foto: Divulgação)
A história da "Taça das Bolinhas" teve um novo capítulo nesta sexta-feira. Um oficial de justiça foi até o São Paulo com uma intimação para o clube devolver o objeto em até 24h para a Caixa Econômica Federal. Mas, de acordo com Kalil Rocha Abdala, diretor jurídico do Tricolor, como o presidente Juvenal Juvêncio não estava, o documento não pôde ser entregue.
O Flamengo, o outro interessado no caso, comemorou a vitória nesta batalha, mas sabe que ainda há muita disputa pela frente. O clube ainda não havia sido informado que a intimação não pôde ser entregue ao mandatário são-paulino.
- O processo vem correndo e o São Paulo não tinha obrigatoriedade de devolver a taça porque ainda não tinha ciência, o que aconteceu nesta sexta. O clube foi intimado e terá que devolver para a Caixa Econômica Federal em até 24h. A partir daí a justiça irá decidir qual será o destino. A CBF já reconheceu o Flamengo como campeão de 87, mas houve o problema com a justiça do Recife - disse o advogado do Fla no caso, Rodrigo Fux.
A Taça das Bolinhas foi criada para premiar o campeão brasileiro e, segundo o regulamento adotado quando de sua implantação, seria de posse definitiva do primeiro clube que conquistasse o campeonato três vezes consecutivas ou cinco vezes intercaladas. Considerando-se o Flamengo campeão em 1987, o clube carioca seria o primeiro "penta" (a quinta conquista aconteceu em 1992, enquanto o São Paulo só chegou ao quinto título em 2007).
A CBF, entretanto, considerou até 2011 o Sport como único campeão de 1987 e, por isso, a Taça das Bolinhas foi entregue ao São Paulo. Quando no ano passado a CBF resolveu reconhecer o Flamengo como campeão de 1987, junto com o Sport, o clube carioca procurou a Justiça para tomar posse da Taça das Bolinhas. Daí a decisão de que o troféu seja entregue à Caixa Econômica Federal. Ainda em 2011, a CBF, por conta de uma nova decisão judicial, foi obrigada a voltar atrás e reconhecer novamente só o Sport como campeão único.

Flu define lista de 25 jogadores para
a primeira fase da Libertadores 2012

Tricolor envia relação de inscritos sem lesionados e recém-promovidos
da base. Apenas três - Kléver, Digão e Nem - foram formados em Xerém

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
O Fluminense já enviou para a Conmebol a lista de 25 jogadores que serão inscritos para a disputa da primeira fase da Taça Libertadores de 2012. A relação não apresentou grandes novidades. Foram excluídos três atletas que estão se recuperando de lesão - o lateral-direito Wallace, o zagueiro Elivélton e o atacante Matheus Carvalho - e todos os jovens recém-promovidos das divisões de base. A listagem, aliás, conta com apenas três atletas revelados em Xerém, sendo que nenhum deles é considerado titular: o goleiro Kléver, o zagueiro Digão e o atacante Wellington Nem.
- Não tem mistério. É só tirar os lesionados e os recém-promovidos. Eu tinha apenas uma dúvida, entre o Martinuccio e mais um zagueiro. Mas o primeiro foi emprestado ao Villarreal... - lembrou o técnico Abel Braga, comentando ainda a ausência de Wallace, na prática o único reserva para a lateral-direita.
fluminense elenco laranjeiras (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)Parte do elenco titular corre nas Laranjeiras: lista de inscritos para a primeira fase da Libertadores 2012 já está definida (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)
- Ele está se recuperando de lesão e também é muito jovem. Não dá para inscrever só garoto, é preciso ter jogadores com mais experiência. Tenho o Souza e o Jean que podem fazer a lateral-direita caso o Bruno não possa jogar.
O Fluminense está no Grupo 4 da competição sul-americana, ao lado de Boca Juniors-ARG, Zamora-VEN e Arsenal-ARG, contra quem o Tricolor fará sua estreia no torneio, na próxima terça-feira, às 22h (de Brasília), no Engenhão.
Confira a relação completa abaixo:
1 - Ricardo Berna (G)
2 - Bruno (LD)
3 - Gum (Z)
4 - Leandro Euzébio (Z)
5 - Edinho (V)
6 - Carlinhos (LE)
7 - Thiago Neves (M)
8 - Diguinho (V)
9 - Fred (A)
10 - Rafael Moura (A)
11 - Lanzini (11)
12 - Diego Cavalieri (G)
13 - Digão (Z)
14 - Márcio Rosário (Z)
15 - Anderson (Z)
16 - Araújo (A)
17 - Valencia (V)
18 - Wellington Nem (A)
19 - Wagner (M)
20 - Deco (M)
21 - Souza (M)
22 - Thiago Carleto (LE)
23 - Rafael Sobis (A)
24 - Kléver (G)
25 - Jean (V/LD)

Negócio 'encaminhado': Alex Silva deve chegar na terça-feira ao Inter

Próximo de acerto salarial, Inter e jogador estudam a forma de desligameto do Flamengo, se por empréstimo ou em definitivo

Por Lucas Rizzatti e Richard Souza Porto Alegre e Rio de Janeiro
Alex Silva flamengo treino (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Alex Silva foi afastado do Flamengo
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Alex Silva está cada vez mais perto do Inter. Com a discussão da parte salarial bastante adiantada, o empresário do zagueiro espera apenas pela resposta do Flamengo, clube com o qual Alex tem vínculo até 2014. A grande questão para sacramentar a transferência é a forma do negócio. Se o defensor virá para o Beira-Rio por empréstimo ou em definitivo. A ideia das partes é confirmar o acerto até segunda-feira, com o atleta chegando na terça, a tempo de ser inscrito na Libertadores. A lista para a fase de grupos precisa ser enviada até terça a Conmebol, 48 horas antes da estreia diante do Juan Aurich, do Peru.

Há a chance de Alex Silva se tornar jogador do Inter em definitivo, segundo Luiz Taveira. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o empresário do zagueiro espera uma "solução amigável" com o clube carioca. Salários atrasados e um "desgaste" na Gávea podem ajudar Alex Silva a deixar o clube, dispensando o empréstimo.

- A coisa está bem encaminhada - garante Taveira, que externa o mesmo otimismo já demonstrado por Alex Silva. - Eu creio que isso deve acontecer até segunda-feira.

O empresário ainda citou a excelente relação entre Alex Silva e Fernandão, diretor técnico do Inter, quando ambos jogaram juntos no São Paulo. Caso o acerto iminente se confirme, Alex Silva chegará ao Inter para disputar posição com Índio, Rodrigo Moledo e Bolívar. Dalton, lesionado, ficará três meses fora.
Crise com o Fla
O zagueiro foi afastado do elenco ao não aparecer para embarcar para a Bolívia durante a preparação do primeiro jogo contra o Real Potosí, pela pré-Libertadores, no último dia 16 de janeiro. Na época, ele se irritou com a falta de pagamento do Flamengo e preferiu não viajar.
Alex resolveu entrar na Justiça do Trabalho contra o Rubro-Negro. O clube foi notificado na noite de terça-feira para esclarecer se os pagamentos do jogador estariam atrasados. O departamento jurídico rubro-negro vai fazer isso no prazo legal. O jogador move a ação na 47ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro e é representado pelo advogado Regis Villas Boas.
Em julho do ano passado, Rubro-Negro adquiriu 50% dos direitos econômicos de Alex Silva junto ao Hamburgo-ALE por € 2,5 milhões (cerca de R$ 5,5 milhões). A outra metade pertence aos empresários Sérgio Malucelli e Juan Figger, que têm sociedade sobre os direitos econômicos do atleta. O contrato com o Flamengo vai até meados de 2014. O defensor, 26 anos, disputou 20 jogos pelo clube.

Arena Corinthians: clube divulga novas imagens da obra

Construtora responsável pela construção da nova casa do Timão começou a instalar lajes dos prédios de estacionamento, nesta sexta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
O ritmo das obras da Arena Corinthians segue a todo vapor. Nesta sexta-feira, a Odebrecht, construtora responsável pela construção do estádio, começou a instalar lajes pré-moldadas que servirão de base para o prédio oeste, que serão utilizados em parte pelo estacionamento. Segundo o projeto inicial, a nova casa do Timão terá 929 vagas cobertas para carros.
Arena Corinthians (Foto: DIVULGAÇÃO/ODEBRECHT)Arena Corinthians segue com trabalhos avançados (Foto: DIVULGAÇÃO/ODEBRECHT)
O local também abrigará três níveis de subsolo. A área térrea do terreno abrigará a entrada de torcedores para o estádio e também um espaço reservado para um estacionamento descoberto.
Segundo o clube, já foram cravadas 3070 estacas, 516 blocos já foram concretados e 63 pilares foram instalados. A obra conta com cerca de 1200 funcionários, que seguem trabalhando em três turnos para avançar as obras do estádio que receberá a abertura e outras cinco partidas da Copa do Mundo de 2014.
Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians
Arena Corinthians (Foto: DIVULGAÇÃO/ODEBRECHT)Construtora começou a instalar lajes dos prédios de estacionamento (Foto: DIVULGAÇÃO/ODEBRECHT)

Vasco faz reconhecimento do campo da Colina com três desfalques

Juninho, Dedé e Diego Souza são poupados de treino. Prass aparece no campo para fazer trabalho leve no novo gramado

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
A casa é a mesma, mas o piso foi trocado. Na manhã desta sexta-feira, pela primeira vez em 2012 os jogadores treinaram com bola no novo gramado de São Januário, trocado durante os meses de dezembro e janeiro. No último treino tático antes do jogo contra o Friburguense, a equipe não contou com Dedé, Juninho Pernambucano e Diego Souza.
Juninho realizou trabalho específico na musculação, assim como Dedé, que sente o joanete no pé esquerdo. Diego Souza, com febre, ficou entregue ao departamento médico. Assim, o técnico Cristóvão Borges comandou a atividade no campo com Felipe e Bernardo entre os titulares.
tapete no gramado de São Januário no treino do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Tapete na área tenta preservar o novo gramado de São Januário (Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
Enquanto isso, os demais jogadores buscavam a adaptação ao novo gramado, que era preservado na medida do possível. Nas áreas dos goleiros, foram usados tapetes para que o campo não fosse desgastado.
Fernando Prass no treino do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Fernando Prass treinou sentando (Gustavo Rotstein)
O goleiro Fernando Prass apareceu no campo de São Januário, mas treinou sentado. Ainda se recuperando de um corte no joelho esquerdo que resultou em oito pontos, o goleiro apenas observou o trabalho dos companheiros e conversou demoradamente com o diretor executivo Daniel Freitas.
Outra novidade após a reforma de São Januário foi a rede instalada nas balizas. Nelas estão estampadas a cruz de malta que é símbolo do clube.
novas redes do Vasco no estádio de São Januário (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Novas redes foram instaladas nos gols de São Januário (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)

Ainda sem salários, Vasco mais uma vez não terá concentração

Felipe confirma que jogadores repetirão procedimento para a partida contra o Friburguense, neste domingo, em São Januário

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Um dos líderes do grupo, Felipe foi o porta-voz da notícia. Ainda sem receber os salários devidos, os jogadores do Vasco mantiveram a postura de não concentrar antes da partida contra o Friburguense, repetindo a atitude tomada na véspera do confronto com o Bangu. Assim, o elenco se apresentará no hotel na manhã deste domingo para entrar em campo às 17h, em São Januário, pela quarta rodada da Taça Guanabara.
Respaldados pela vitória por 3 a 1 sobre o Bangu na última quarta-feira, os jogadores mostram segurança em repetir o procedimento. Foi o argumento usado por Felipe para reforçar que, apesar da insatisfação com a dívida, todos mantêm o comprometimento.
- Sabemos que deixar de concentrar não vai resolver nossos problemas, mas também sabemos que concentração não ganha jogo. Vamos nos apresentar e estaremos preparados da mesma maneira - frisou.
Sabemos que deixar de concentrar não vai resolver nossos problemas, mas também sabemos que concentração não ganha jogo"
Felipe
Felipe citou a importância de ficar mais tempo com a família e aliviar a tensão da partida. Além disso, garantiu a responsabilidade do elenco em não se deixar seduzir pelas noites do fim de semana do Rio de Janeiro em nome do profissionalismo. O técnico Cristóvão Borges mostrou confiança nos jogadores, mas disse que eles precisam ter um comportamento que justifique a atitude:
- Não tenho preocupação com esse grupo. O comportamento tem razão de ser, porque os jogadores estão reivindicando. Quando a gente assume uma posição, tem responsabilidade. O grupo é responsável, está amadurecido e sabe que não pode dar chances em qualquer momento. Para que reivindicação vá à frente, é preciso ter um comportamento que a justifique.
A primeira decisão em relação a esse assunto foi reduzir a concentração para a partida contra o Duque de Caxias, no dia 29 de janeiro. Na ocasião, a viagem para Macaé, que em princípio estava marcada para o início da tarde, foi transferida para a noite.

Cristóvão promete escalar o que tem de melhor contra o Friburguense

Treinador do Vasco afirma que deixará fora de jogo deste domingo apenas quem estiver com problemas físicos

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Cristóvão Borges no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Cristóvão Borges promete escalar titulares
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial Vasco da Gama)
Faltam cinco dias para a estreia na Libertadores. E em vez de poupar atletas pensando no jogo contra o Nacional do Uruguai, nesta quarta-feira, o Vasco seguirá com a postura de escalar o que tem de melhor, dentro das limitações físicas de cada jogador. Dessa forma, o técnico Cristóvão Borges confirmou que pretende mandar a campo contra o Friburguense, neste domingo, pelo Campeonato Carioca, a equipe mais competitiva possível.
Juninho Pernambucano e Dedé não estiveram em campo na manhã desta sexta-feira, realizando trabalho específico de musculação, assim como Diego Souza, que tem febre. No entanto, todos são candidatos a enfrentar o Friburguense.
- Vou usar o que tiver de melhor no momento, a não ser que haja uma lesão ou que alguém apresente cansaço. O Diego está febril e jogou nessa condição na última quarta-feira. Vamos esperar até amanhã, mas se estiver bem, participa do jogo - afirmou Cristóvão.
Rodolfo, que deixou o jogo contra o Bangu sentindo a coxa esquerda, treinou nesta sexta e está confirmado. Assim como Allan, que se recuperou de uma pancada no quadril esquerdo. O desfalque certo é o goleiro Fernando Prass, que sofreu um corte no joelho esquerdo.
O Vasco deve enfrentar o Friburguense com a seguinte formação: Alessandro, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos, Allan e Felipe; Diego Souza (Bernardo) e Alecsandro.

Dirigentes e PM não se entendem sobre confusão em Moça Bonita

Jorge Varela, gestor do Bangu, José Martinelli, presidente da FERJ e a PM dão explicações diferentes sobre os motivos da confusão em Moça Bonita.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 A confusão ocorrida na última quarta-feira nas cercanias do estádio Moça Bonita durante a partida entre Bangu e Vasco parece ainda não ter um responsável claro. O jogo já havia começado e centenas de torcedores com ingresso nas mãos não conseguiram entrar no estádio. Chamada, a Polícia Militar fechou as portas do estádio. A medida deixou muitos torcedores insatisfeitos, o que resultou numa tentativa de entrada à força no estádio. A PM respondeu com tiros de balas de borracha, bombas de efeito moral e gás de pimenta. Assista no vídeo ao lado
O que não está claro, até agora, é sobre quem pesa a responsabilidade de torcedores com ingressos não conseguirem acessar o estádio. O borderô não esclarece a situação, pois o Corpo de Bombeiros autoriza a entrada de 8.500 torcedores por jogo em Moça Bonita. Foram colocados a venda 7.888 ingressos, sendo que somente 6.611 foram comercializados. Portanto, haveria espaço de sobra para os espectadores.
Para Jorge Varela, gestor do Bangu, o que houve é que a procura foi muito grande e que, na hora da partida, torcedores sem ingresso aumentaram a confusão.
- Para mim, o excesso de torcedores sem ingresso acabou ocasionando esse problema todo. Por conta do tumulto do lado de fora, a polícia fechou os portões com a intenção de reabri-los depois, com mais organização, já que existiam espaços na arquibancada. Muita gente na ânsia de entrar no estádio não entendeu essa informação, ou entendeu errado e tentou entrar de qualquer forma. Acredito que o policiamento agiu até corretamente, tentando evitar uma invasão, e fecharam os portões definitivamente – explica Varela.
José Luiz Martinelli, presidente em exercício da FERJ, dá uma explicação similar.
- Provavelmente a torcida chegou num número maior do que se esperava, e não teve a paciência de aguardar que a polícia mantivesse o ordenamento na entrada. Na verdade, não houve superlotação. O que houve, de repente, foi um número maior de torcedores que não tinham ingresso comprado – diz Martinelli.
A Polícia Militar, através do GEPE, Grupamento Especial de Policiamento em Estádios, não parece concordar com as justificativas dos dirigentes e soltou uma nota oficial.
''O GEPE foi chamado para controlar um tumulto iniciado por torcedores insatisfeitos. Segundo o comando do Gepe, os torcedores tinham ingresso em mãos para ver o jogo, mas não conseguiam entrar no estádio. Recomendamos que estes torcedores ocupassem o espaço antes destinado à torcida do Bangu, mas no momento em que eles começaram a entrar, houve conflitos”
Para corrigir essa deficiência Jorge Varela promete mudanças para as próximas rodadas e também ressarcir todos aqueles que tiveram prejuízos na quarta-feira.
- Vamos nos reunir com as autoridades e montar uma nova estrutura de acesso. Talvez cercar a região próxima ao estádio com barreiras e só liberar o torcedor que tiver ingresso. Sobre os prejudicados, eles podem procurar o Bangu com seus ingressos que serão ressarcidos – encerra Varela.

Presente em desfile, musa da Seleção negocia transferência para o Vasco

Sem clube desde o fim do time do Santos, lateral-direita Maurine acompanha lançamento de terceira camisa em São Januário

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Maurine seleção feminina Vasco (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Maurine esteve na loja do Vasco nesta quinta
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Os modelos eram os jogadores, que apresentaram o terceiro uniforme. Mas a musa estava fora da passarela. Enquanto os jogadores do Vasco desfilavam na tarde desta quinta-feira, Maurine acompanhava tudo junto do público que assistia ao evento na loja oficial do clube. A lateral-direita titular da Seleção Brasileira feminina negocia para ser a estrela do time cruz-maltino.
Maurine, que já atuou nos Estados Unidos, está sem clube desde que o Santos desfez sua equipe feminina de futebol. Dessa forma, esteve em São Januário para conversar com a diretoria do Vasco e buscar um acerto para atuar pelo clube.
- Ainda não está nada certo, por enquanto tenho apenas conversado com o Vasco para saber melhor das coisas. Enquanto isso, tenho treinado com a Seleção - afirmou Maurine, que recentemente passou por um período de trabalho na Granja Comary, CT da CBF localizado em Teresópolis (RJ).
Caso acerte com o Vasco, Maurine atuará ao lado de companheiras de Seleção como a zagueira Tânia Maranhão e a lateral-esquerda Maicon. O time feminino de futebol do Vasco tem vínculo com a Marinha e treina no centro de educação física da instituíção.

Com linhas retas e degrau no bico, Ferrari lança seu carro para 2012

Equipe italiana admite que modelo não é 'esteticamente agradável', mas confia que ele será capaz de levar Fernando Alonso e Felipe Massa às vitórias

Por GLOBOESPORTE.COM Maranello, Itália
Após ser obrigada a cancelar a festa de lançamento por causa da nevasca que castiga a Itália, a Ferrari exibiu seu novo carro via Internet nesta sexta-feira. O modelo, batizado de F2012,  foi apresentado com a presença do presidente da equipe, Luca di Montezzemolo, e dos pilotos Fernando Alonso e Felipe Massa. De acordo com a escuderia italiana, o F2012 parte de um conceito muito diferente de seus antecessores, e que marca uma mudança de mentalidade por parte de toda equipe em busca de vitórias.
apresentação do carro da Ferrari para 2012 (Foto: AFP)Carro da Ferrari para a temporada 2012 é marcado pelas linhas retas na parte dianteira (Foto: AFP)

Em um comunicado oficial, a equipe explicou que as principais mudanças em relação ao modelo adotado em 2011 foram aplicadas na posição dos escapamentos, na redistribuição de peso, no mapeamento eletrônico do motor e na altura do chassi na parte dianteira Este, aliás, é o ponto que fez o time admitir,  no texto, que o carro não é exatamente bonito.
- O nariz tem um degrau que não é esteticamente agradável. Como a exigência do novo regulamento para abaixar a parte da frente, esta era a maneira de elevar a parte inferior do chassi, o tanto quanto possível, por razões aerodinâmicas - explicou a equipe na nota publicada em seu site.
Mesmo com tantas mudanças, o diretor esportivo Stefano Domenicali ressalta que os pontos positivos do antigo carro foram aproveitados no novo projeto, e reclamou do pouco tempo que o time teve para o desenvolvimento.
apresentação do carro da Ferrari para 2012 (Foto: AFP PHOTO / FERRARI PRESS OFFICE)De acordo com o time, novo carro tem conceitos ousados (Foto: AFP PHOTO / FERRARI PRESS OFFICE)
- Temos muitas novidades no aspecto técnico, tanto na parte mecânica quanto no desenho do carro. Mas queríamos dar alguma continuidade, e espero que alcancemos a melhor performance. Tivemos apenas 12 dias para trabalhar no carro a partir da definição dos novos pneus – comentou o dirigente.
Felipe Massa, que vem de um ano bastante complicado, confia que o novo modelo poderá levá-lo de volta ao pódio. O jejum já dura mais de um ano, desde o GP da Coreia de 2010. Será um ano decisivo para o brasileiro, que terá que mostrar resultados equivalentes ao de seu companheiro Fernando Alonso caso queira continuar como titular do time.
- É um carro muito agressivo. Nós mudamos muito, é uma nova ideia, e ainda há muito a evoluir. Estou confiante de que podemos ter uma temporada competitiva do início ao fim, aora é trabalhar bastante nos testes para o desenvolvimento, para levar a máquina vermelha aos primeiros lugares. Será ano especial para mim e para toda a equipe. Nós queremos lutar pelo campeonato, e realmente quero começar bem e terminar ainda melhor – disse o brasileiro.
Massa e Alonso na apresentação do novo carro da Ferrari (Foto: Reuters)Fernando Alonso e Felipe Massa revelam o novo carro da Ferrari, chamado de F2012 (Foto: Reuters)
Fernando Alonso também ressaltou o perfil ousado do novo modelo, e pregou a união da equipe em busca de um objetivo claro: deter a RBR e voltar a disputar o título. O espanhol venceu apenas uma corrida em 2011.
- O carro é muito diferente, mas inicio meu terceiro ano no time com a mesma determinação para fazer o melhor, e espero que consigamos subir bastante ao pódio, vencendo corridas. Eu digo aos fãs que vamos lutar pelo título, mas devemos estar unidos e determinados. É uma honra e uma grande responsabilidade guiar uma Ferrari – elogiou o bicampeão mundial de Fórmula 1.
apresentação do carro da Ferrari para 2012 (Foto: AFP PHOTO / FERRARI PRESS OFFICE)O 'degrau' na altura da suspensão dianteira chama atenção (Foto: AFP PHOTO / FERRARI PRESS OFFICE)