quinta-feira, 15 de março de 2012

Maracanã tem 39% das obras prontas, diz Secretaria de Obras

Fechamento do anel da arquibancada está previsto para setembro.
Cobertura do estádio está sendo fabricada em Minas Gerais e na Europa.

Do G1 RJ
7 comentários
Secretaria de Obras diz que 39% das reformas do Maracanã estão prontas (Foto: Divulgação/ Fernanda Almeida/ Secretaria estadual de Obras)Secretaria de Obras diz que 39% das reformas do
Maracanã estão prontas (Foto: Divulgação/
Fernanda Almeida/ Secretaria estadual de Obras)
A Secretaria estadual de Obras informou, nesta quinta-feira (15), que 39% das obras do Estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro, estão prontas. Atualmente, a arquibancada inferior está em fase de construção da estrutura, aterro da área e instalação de pré-moldados, que são fabricados dentro do próprio canteiro de obras. A finalização do fechamento do anel da arquibancada está prevista para setembro.
Na parte da cobertura, foi iniciada a perfuração de 60 pilares para instalação da ancoragem, segundo a secretaria. A estrutura está sendo preparada para receber a nova cobertura, que está sendo fabricada em Minas Gerais, na Espanha, Alemanha e Suíça. A previsão é que a nova cobertura comece a ser instalada em novembro.
O processo de construção das 110 unidades de camarotes, segundo a secretaria, já foi iniciado, com a preparação da laje. Os camarotes, que serão construídos em dois níveis, serão acessados por quatro torres que ligarão o térreo aos pavimentos superiores do estádio. A rede de drenagem ao redor do campo e quatro novas rampas de acesso e as rampas do Bellini e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) estão em fase de conclusão. De acordo com o projeto, elas vão proporcionar o esvaziamento do estádio em até oito minutos.
As muretas que separam o campo das arquibancadas já estão prontas, assim como o túnel norte, para acesso dos veículos ao campo, ainda de acordo com a secretaria.
Atualmente, trabalham nas obras mais de 4,6 mil trabalhadores e, até o fim deste mês, o número chegará a 5,2 mil, segundo o Consórcio Maracanã Rio 2014, responsável pelas obras. O estádio passa por obras de reforma e modernização para se adequar às recomendações da Fifa, que priorizam mais conforto e segurança ao torcedor. O projeto, porém, não altera a concepção original do estádio, construído para a Copa de 1950 e que será entregue em 28 de fevereiro de 2013.
Ainda de acordo com a secretaria, a reforma do Maracanã é referência para as outras sedes. A pedido do governo da Bahia, a Empresa de Obras Públicas (Emop), da Secretaria estadual de Obras, vai assessorar a segunda fase da construção do novo estádio da Fonte Nova, em Salvador.

De virada, Santos bate Juan Aurich no Peru e se aproxima da vaga

Peixe soma agora seis pontos, o mesmo que Inter e The Strongest, ficando atrás do Colorado, mas muito à frente dos bolivianos no saldo de gols

Por Marcelo Hazan Chiclayo, Peru
Gramado sintético, vento desfavorável e estádio com torcida contra. Tudo que foi falado e poderia prejudicar o Santos chegou a atrapalhar no início, mas a qualidade técnica do Peixe superou e muito a do Juan Aurich, do Peru. Depois de levar um susto no início, o Alvinegro controlou a partida, virou o jogo e venceu o Ciclón por 3 a 1, no Estádio Elías Aguirre, em Chiclayo, com ótima atuação de Paulo Henrique Ganso.
A vitória serviu para o centroavante Borges acabar com uma seca de seis partidas sem marcar e deixar o Peixe muito perto da classificação, ao lado do Inter - os dois times têm seis pontos, assim como o The Strongest, mas o saldo de gols dos bolivianos é três negativo, enquanto o do Santos é de três positivo. O Inter lidera o Grupo 1 com saldo de cinco.
Após o apito final, torcedores invadiram o campo para tentar agarrar Neymar. Os meio-campistas Ganso e Ibson tiveram de agir como "seguranças", formando um cordão para que o atacante pudesse se dirigir ao vestiário.
O próximo jogo do Santos na Libertadores é contra o próprio Juan Aurich, quinta-feira, no Pacaembu. Pelo Paulistão, o Peixe encara o São Paulo, domingo, no Morumbi. É possível que alguns titulares sejam poupados do clássico.
ibson jairo juan aurich x santos (Foto: AP)O santista Ibson sofre com a marcação do Juan Aurich, no Peru (Foto: AP)
Aurich sai na frente, mas Peixe vira
A grama sintética e o vento de Chiclayo pareciam atordoar o Santos nos 15 minutos iniciais contra o Juan Aurich. Aproveitando-se destes fatores, o "Ciclón" abusava das finalizações de fora da área, obrigando Rafael a praticar boas defesas.
Desacostumado com o local, o Peixe sofreu com a pressão. Valencia, de falta, e o panamenho Luis Tejada ameaçaram duas vezes de longa distância. Além deste recurso, o Aurich também explorava os espaços pelas laterais, abertos por Juan e o uruguaio Fucile. Por várias vezes a equipe peruana conseguiu chegar ao fundo e cruzar com perigo para a área santista.
Em uma destas jogadas, o Juan Aurich abriu o placar. O volante Khan apareceu nas costas de Fucile, chegou ao fundo e cruzou na direção de Luis Tejada. O panamenho se livrou da marcação de Durval, girou bonito e soltou uma bomba de direita, indefensável para Rafael, aos 14 minutos.
Àquela altura, o Alvinegro só havia ameaçado em faltas com Neymar e lampejos do camisa 11 em tabelas com Paulo Henrique Ganso, até o momento o mais sóbrio do time.
Quando o Aurich pressionava e o Santos vivia péssimo momento no jogo, veio o surpreendente e providencial empate. E numa jogada de sorte. Usando o mesmo recurso do rival, Juan subiu pela esquerda para cruzar na direção de Borges. O camisa 9, porém, não conseguiu alcançar a bola e a zaga também não cortou, deixando espaço para Fucile aparecer livre pela direita e finalizar de esquerda para a rede.
Na saída de bola do Aurich, prenúncio do que viria logo em seguida, três minutos mais tarde do empate: o Peixe roubou a bola rapidamente, Neymar arrancou pela esquerda e deu ótimo passe para Borges, que não dominou. Em seguida, o craque novamente apareceu pelo mesmo lado e foi derrubado. Na falta, o camisa 11 se posicionou ao lado de Ganso para bater, como já havia feito três vezes, mas enganou o goleiro Penny, que se enrolou todo ao tentar defender o chute perfeito do camisa 10 em seu ângulo direito: 2 a 1, Peixe.
 neymar juan aurich x santos (Foto: AP) Neymar não fugiu de dividida em jogo com o Juan Aurich (Foto: AP)

Santos fica à vontade, e Borges acaba com seca
O golaço de falta de Ganso, já aos 39 minutos do primeiro tempo, caiu como um verdadeiro balde d'água fria para o Aurich e os torcedores, que sentiram o golpe. Tanto que o panorama do começo da etapa inicial se inverteu completamente no segundo tempo.
Já mais acostumado ao gramado sintético, o Santos cresceu e ficou à vontade. Tão à vontade que Neymar e Paulo Henrique Ganso começaram a abusar das jogadas de efeito. Teve toque de letra, chapéu, dribles desconcertantes e até duas tentativas de gols "a lá" Pelé, por parte do camisa 10, arriscando do meio de campo.
O que já estava bom para o Alvinegro ficou ainda melhor logo aos 12 minutos, quando o zagueiro e capitão do Ciclón, Guadalupe, parou contra-ataque puxado por Arouca com falta feia e foi expulso, com dois cartões amarelos. Em seguida, foi a vez de um membro da comissão técnica do Aurich, também expulso, por reclamação.
O terceiro e matador gol do Peixe era apenas questão de tempo. Passados 23 minutos da etapa final, ele veio. E em mais um bela jogada com a participação de Ganso. Com visão de jogo apurada, o meia enfiou para Borges, que ficou livre na cara do goleiro Penny e bateu cruzado, para definir o placar.
Dali em diante, o Peixe apenas esperou o tempo passar e ainda teve mais chances para ampliar - e se fizesse mais dois gols, o Santos passaria o Inter no saldo. Neymar fez grande jogada pela esquerda e soltou o pé, mas a bola explodiu no travessão. Rafael chegou a dar um susto na torcida, ao soltar bola aérea fácil, mas os peruanos não aproveitaram.
Atrás no placar, os jogadores do Juan Aurich se irritaram e passaram a abusar mais das faltas. Neymar e Juan foram os principais alvos. Mas nenhum dos jogadores chegou a se lesionar, como Muricy tanto temia.
Vitória convincente do Peixe, que deixa bem encaminhada a classificação para as oitavas.
Neymar Jorge Fucile gol Santos (Foto: Reuters)Neymar comemora com Jorge Fucile o primeiro gol do Santos (Foto: Reuters)

Campeã geral, Lindsey conquista o título da temporada no supergigante

Musa americana do esqui alpino fica em sexto na prova em Schladming, na Áustria, e ainda tenta superar três marcas na história da Copa do Mundo

Por GLOBOESPORTE.COM Schladming, Áustria
Com uma mera sexta colocação em de Schladming, na Áustria, Lindsey Vonn acrescentou à sua lista de troféus mais um nesta quinta-feira. A musa americana do esqui alpino conquistou o título da Copa do Mundo 2012 na categoria supergigante, pela quarta vez na carreira. Neste ano, ela é a campeã geral, do supergigante e do downhill.
esqui Lindsey Vonn Copa do Mundo de Schladming (Foto: ap)Lindsey fica em sexto e assegura o caneco no supergigante (Foto: ap)
Em toda a carreira são 16 globos de cristal, troféu que os esquiadores recebem ao se tornarem campeões em uma categoria ou geral. No slalom gigante, prova que será disputada no domingo, ela ainda tem chance de título. O slalom será no sábado. Nesta, porém, está fora da briga.
esqui Lindsey Vonn Copa do Mundo de Schladming (Foto: Reuters)Lindsey e 16º globo na carreira (Foto: Reuters)
Lindsey também segue na luta para superar três marcas. A musa tem 12 vitórias nesta temporada. O recorde, de 14, pertence à suíça Vreni Schneiderem, em 1988/1989. Ela também pode se tornar a esquiadora com o maior número de pódios: tem 17, empatada com Hanni Wenzel (1980), de Lichtenstein, e com a suíça Pernilla Wiberg (1997).
E Vonn ainda tem duas corridas para tentar ganhar 53 pontos e superar os 2.000 pontos do ranking, recorde ostentado pelo austríaco Hermann Maier desde 2000. A croata Janica Kostelic tem 1.980.
No super-G desta quinta, Lindsey levou uma vantagem de 1s22 sobre a líder Viktoria Rebensburg. Quase perdeu o controle do esqui e teve de diminuir a velocidade para retornar à pista. Completou a prova em sexto, com 1m25s11. Rebensburg venceu com 1m24s54.

Sueco vence o slalom masculino pela Copa do Mundo de Esqui Alpino

Em Kranjska Gora, Eslovênia, Andre Myhrer teve o melhor tempo, deixando para trás Cristian Deville e Alexis Pinturault, em prova disputada neste domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Kranjska Gora, Eslovênia
Andre Myhrer vence slalom masculino de esqui em Kranjska Gora, Eslovênia (Foto: Reuters)Andre Myhrer vence slalom masculino de esqui
em Kranjska Gora, Eslovênia (Foto: Reuters)
O sueco Andre Myhrer conquistou a vitória da prova de slalom masculina disputada na manhã deste domingo, em Kranjska Gora, Eslovênia, com o tempo de 1m40s99. É a terceira vitória do esquiador nesta Copa do Mundo.

O italiano Cristian Deville ficou com a prata (1m41s48), e o francês Aléxis Pinturault venceu o bronze (1m41s57).

A última prova do calendário de 2012 está prevista para o próximo domingo, na estação austríaca de Schladming.

Confira a classificação do slalom masculino
1. Andre Myhrer (Suécia) 1m40s99
2. Cristian Deville (Itália) 1m41s48
3. Alexis Pinturault (França) 1m41s57
4. Stefano Gross (Itália) 1m41s71
5. Markus Larsson (Suécia) 1m41s74
6. Will Brandenburg (EUA) 1m41s86
7. Felix Neureuther (Alemanha) 1m41s95
8. Mitja Valencic (Eslovênia) 1m41s97
9. Manfred Pranger (Áutria) 1m42s02
10. Ted Ligety (EUA) 1m42s02

Classificação geral da Copa do Mundo de Esqui Alpino
1. Beat Feuz (Suíça) 1.250 pontos
2. Marcel Hirscher (Áustria) 1.195
3. Ivica Kostelic (Croácia) 1.064
4. Aksel Lund Svindal (Noruega) 1.031
5. Didier Cuche (Suíça) 953
6. Klaus Kroell (Áustria) 873
7. Hannes Reichelt (Áustria) 839
8. Ted Ligety (EUA) 803
9. Kjetil Jansrud (Noruega) 803
10. Romed Baumann (Áustria) 742
Andre Myhrer vence slalom masculino de esqui em Kranjska Gora, Eslovênia (Foto: Reuters)Andre Myhrer vence slalom masculino e conquista terceira vitória na Copa do Mundo (Foto: Reuters)

Atletas prestam homenagem a esquiador que morreu durante etapa

Nick Zoricic sofreu acidente fatal durante Copa do Mundo na Suíça

Por GLOBOESPORTE.COM Grindelwald, Suíça
Um dia depois da morte de Nick Zoricic, os esquiadores que disputavam a etapa de Grindelwald voltaram ao local do acidente para uma homenagem ao canadense. O atleta de 29 anos morreu após sofrer uma queda no último salto da etapa da Copa do Mundo e cair sobre as grades de proteção. A etapa, válida pela Copa do Mundo de cross-country, foi cancelada.
Nascido em Saraievo, Zoricic foi, criança, com a família para o Canadá, onde iniciou a carreira de esquiador.
esqui homenagem a Nick Zoricic na Suíça (Foto: AFP)Foto de Nick Zoricic e flores no local do acidente (Foto: AFP)

Na Suécia, alemã fatura o slalom da Copa do Mundo de Esqui Alpino

Maria Hoefl-Riesch bateu a eslovaca Veronika Zuzulova por um centésimo de segundo. Nesta sexta, Lindsey Vonn conquistou o título geral do campeonato

Por GLOBOESPORTE.COM Are, Suécia
A alemã Maria Hoefl-Riesch venceu, neste sábado, o slalom feminino da Copa do Mundo de Esqui Alpino, em Are, na Suécia, com tempo de 1m49s85. A eslovaca Veronika Zuzulova ficou com a prata por um centésimo de segundo (1m49s86), e a canadense Marie-Michele Gagnon garantiu o bronze (1m49s96).
Maria Hoefl-Riesch Copa do Mundo de Esqui Alpino (Foto: Reuters)Maria Hoefl-Riesch (centro) vence o slalom da Copa do Mundo de Esqui Alpino (Foto: Reuters)
A americana Lindsey Vonn que, pela quarta vez, conquistou o título geral do campeonato nesta sexta, após vencer a prova de slalom gigante, não completou a prova. Com 27 anos, Vonn é a primeira americana a vencer quatro títulos gerais (2008/ 2009/ 2010/ 2012).

Em 2011, Hoefl-Riesch garantiu a vitória geral na Copa do Mundo, terminando três pontos à frente de Lindsey Vonn quando a disputa final foi cancelada por conta da qualidade da neve.

esqui Lindsey Vonn Copa do Mundo de Are (Foto: ap)Lindsey Vonn venceu por antecipação o título geral
da temporada (Foto: AP)

Temporal cancela final do Mundial de Skate Vertical, e Burnquist leva o título

Chuva chegou a parar, mas rampa não oferecia segurança para os atletas. Resultado da semifinal passa a valer como o definitivo da etapa do Rio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O temporal que atingiu o Rio de Janeiro na manhã deste domingo cancelou a final da etapa carioca do Mundial de Skate Vertical, na pista montada na Praça do Ó, na Praia da Barra da Tijuca. O início estava marcado para as 10h (de Brasília), mas o forte vento e a água empoçada nos cantos deixou a situação insustentável. A chuva chegou a parar, mas o half pipe não oferecia mais condições de segurança para a realização das voltas decisivas. Com isso, a organização deu o título ao brasileiro Bob Burnquist, que teve o melhor desempenho das semifinais disputadas no sábado.
Bicampeão da etapa carioca, o brasileiro Marcel Bastos não participou das semifinais porque já estava pré-classificado com a oitava vaga. Como ele não andou neste domingo, ele passará a pontuar em dobro na próxima etapa do Mundial de Skate Vertical, que será disputada na China. O inglês Paul Luc Ronchetti ficou com o vice-campeonato e o americano Andy MacDonald completou o pódio no Rio de Janeiro com a terceira posição.
- Não havia condições de a final acontecer. Mesmo assim, como o nível das semifinais foi muito alto, acho que o resultado acaba se justificando. Já vivi situações parecidas em outros campeonatos e o procedimento é sempre o mesmo - disse Burnquist.
Mundial de sakte vertical no Rio de Janeiro atrasado pela chuva (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)Final da etapa do Mundial de Skate é atrapalhada pela chuva (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)
Confira o resultado final da etapa carioca do Mundial de Skate Vertical:
1 - Bob Burnquist (BRA) - 89,33
2 - Paul Luc Ronchetti (ING) - 88,33
3 - Andy MacDonald (EUA) - 87,33
4 - Pedro Barros (BRA) - 87,00
5 - Mitchie Brusco (EUA) - 86,33
6 - Sandro Dias (BRA) - 86,00
7 - Dan Cezar (BRA) - 85,33

Expulso pela terceira vez em um ano, Diego Souza admite: 'Perdi a cabeça'

Cartão dessa quarta-feira, no Paraguai, foi o único recebido após uma falta. Meia pediu desculpas aos companheiros e também à torcida vascaína

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Um dos principais jogadores do Vasco, Diego Souza é conhecido não só pela habilidade, mas também pelo forte temperamento. Tanto que, na noite dessa quarta-feira, no empate por 1 a 1 com o Libertad, no Paraguai (veja vídeo ao lado), o meia amargou sua terceira expulsão desde que chegou ao clube, há um ano. Neste período, nenhum outro jogador cruz-maltino levou o cartão vermelho tantas vezes.
O curioso é que as três expulsões tiveram motivos distintos e a única originada de uma falta ocorreu justamente nessa quarta-feira (veja vídeo ao lado). O meia, na verdade, havia acabado de levar uma entrada violenta não punida pelo árbitro com cartão e resolveu revidar acertando uma cotovelada no peito de Benegas. Após a expulsão, ele ficou inconformado e, antes de sair, quase causou uma briga generalizada entre os dois times. Com um a menos, o Vasco passou a enfrentar dificuldades e sofreu o gol de empate do Libertad.
Com a cabeça mais fria e já de volta ao Rio de Janeiro, Diego Souza, que, na partida, cometeu uma falta e sofreu duas, reconheceu que perdeu a cabeça e se desculpou com a torcida vascaína.
- Realmente perdi a cabeça, mas foi em função de ter apanhado o jogo inteiro. Estou com um rasgo na minha perna. Isso acontece sempre nos jogos fora de casa, e ninguém é punido. Mas venho aqui pedir desculpas, como fiz com meus companheiros. Passou, é uma pena, mas bola para frente que na quarta que vem tem outra batalha - disse o jogador:
diego souza vasco desembarque (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)Diego Souza pediu desculpas no retorno ao Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)
O técnico Cristóvão Borges usou o mesmo critério para defender o pupilo:
- Houve uma disputa de bola, e ele foi se proteger. O Diego é um jogador forte e que usa muito o corpo para fazer jogadas. Em relação ao lance, é critério da arbitragem.
Felipe também saiu em defesa do companheiro e disse que Diego ficou muito chateado por ter prejudicado o time.
- Ele ficou chateado demais e nos pediu desculpas. É uma pena. Tivemos o jogo inteiro no nosso controle e tenho convicção de que a vitória viria caso a gente continuasse com 11 em campo. Mas o árbitro foi muito rigoroso. Tiveram outros lances violentos que ele não utilizou o mesmo critério - opinou o Maestro.
As duas primeiras expulsões
A primeira expulsão de Diego Souza com a camisa do Vasco, durante a goleada sofrida para o Botafogo por 4 a 0, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, no dia 7 de agosto, foi por reclamação (veja vídeo acima). O Vasco já perdia, o meia jogava mal e deixou o campo batendo boca com o árbitro Marcelo de Lima Henrique.
Já na segunda, dois meses depois, na vitória cruz-maltina por 5 a 2 sobre o Universitario-PER, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, em nove de novembro, ele acabou sendo posto para fora de campo ao lado de González na volta do intervalo após uma confusão generalizada no fim da etapa final (veja vídeo ao lado). Curiosamente, tanto nesse jogo como no contra o Libertad, o meia deixou sua marca antes de tomar o cartão vermelho.
Com a última expulsão, Diego Souza desfalca o Vasco na próxima partida do time pela Libertadores, novamente contra o Libertad, quarta-feira, em São Januário.

Feridos na batalha do Paraguai não devem ser problemas para clássico

Departamento médico do Vasco mostra tranquilidade e comemora o fato de ninguém ter sofrido uma lesão grave contra o Libertad

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Pé do Rodolfo, zagueiro do Vasco, machucado (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Rodolfo, com o pé machucado, chega de chinelos
(Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
No calor do pós-jogo contra o Libertad, a comissão técnica vascaína mostrou preocupação com quatro jogadores vascaínos: Nilton, Alecsandro, Renato Silva e Rodolfo. Todos deixaram o campo se queixando de algum tipo de dor. No entanto, no desembarque da tarde desta quinta-feira, tanto os próprios jogadores como o médico do clube que acompanhou a delegação, Albino Pinto, garantiram que amanheceram melhores e que podem até se colocar à disposição do técnico Cristóvão Borges para o clássico de domingo, contra o Botafogo.
Quem chamou mais atenção foi Rodolfo. O zagueiro sofreu um pisão no pé direito e ainda sentiu dores em função de um calo no pé esquerdo. Por causa disso, acabou tendo que viajar de chinelos, evidenciando uma proteção nos dois pés. Em poucas palavras, ele tranquilizou a todos.
- Foi um lance de jogo mesmo. Senti dores, mas não preocupa, não - disse.
Alecsandro, que sentiu um incômodo na coxa esquerda, admitiu que o cansaço da partida e da viagem foi grande, disse que ainda não conversou detalhadamente com o departamento médico, mas lembrou que quer estar em campo sempre.
- Vamos esperar a reavaliação, mas estou tranquilo. Se estiver 100% entro em campo no domingo. Vamos aguardar. A viagem e o jogo foram bastante cansativos, principalmente após a expulsão do Diego Souza - afirmou.
Nilton sentiu um leve incômodo no joelho esquerdo e Renato Silva reclamou de cansaço muscular. Mas segundo o doutor Albino Pinto, não houve nada de grave.
- Eles serão reavaliados, mas em um primeiro momento ninguém representa um risco maior e todos podem até estar disponíveis para jogar o clássico - finalizou.
Os jogadores que desembarcaram no Rio de Janeiro ganharam a quinta-feira para descansar. O time se reapresenta nesta sexta-feira, às 9h (de Brasília), em São Januário. O Vasco volta a entrar em campo no próximo domingo, contra o Botafogo, no Engenhão.

Caetano nega chance de Bernardo no Flu: 'Se vier, mudo meu nome'

Diretor de futebol se mostra irritado com especulações e garante que nunca pensou na possibilidade de contratar o meia, com quem trabalhou no Vasco

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
bernardo vasco x volta redonda (Foto: Rudy Trindade/Agência Estado)Bernardo no último jogo pelo Vasco antes do
afastamento (Foto: Rudy Trindade/Agência Estado)
Em litígio com o Vasco, Bernardo ainda tem seu futuro indefinido. Nesta semana, o blog Meio de Campo revelou uma conversa do apoiador com um segurança em um shopping na Barra da Tijuca, em que ele próprio disse que estava fechado com o Fluminense por empréstimo. O diretor de futebol Rodrigo Caetano, que trabalhou com o meia nos tempos de Vasco, mostrou irritação com a notícia e negou com veemência a possibilidade de transferência para o Tricolor.
- Nunca conversamos com o Bernardo, nunca cogitamos esta possibilidade, e esta negociação não existe. A chance de ele vestir a camisa do Fluminense é zero. Comigo aqui, isso não acontece. Se ele vier, eu mudo meu nome - avisou.
Assim que a notícia foi divulgada, a assessoria de imprensa de Bernardo revelou a existência de um documento que impede a sua transferência para qualquer clube carioca. O apoiador retirou a ação judicial que movia contra o Vasco em que cobrava salários, luvas e Fundo de Garantia. No entanto, a reintegração é vista como uma possibilidade remota. Sua atitude gerou uma insatisfação no elenco.
O Vasco desembolsou, no fim do ano passado, cerca de R$ 3 milhões para adquirir 50% dos direitos econômicos do jogador e firmar contrato até 2015. A diretoria liberou Bernardo e seu empresário para procurarem outro clube, seja por empréstimo ou de maneira definitiva, o que ajudaria a compensar o valor investido.

Na opinião de vascaínos, arbitragem influenciou atuação do Vasco

Cristóvão Borges diz que Libertad também deve ter queixas, e diretor de futebol diz que chileno foi tendencioso

Por Gustavo Rotstein Assunção, Paraguai
O resultado não foi visto com maus olhos, mas a atuação do árbitro chileno Enrique Osses nessa quarta-feira revoltou o Vasco. Mesmo sem ânimos exaltados, os integrantes da delegação manifestaram sua insatisfação após o empate por 1 a 1 com o Libertad, equipe da qual o presidente da Conmebol, Nicolás Leoz, é torcedor.
A maior reclamação foi com o que o Vasco avaliou como diferença de critérios na aplicação de cartões e inversão de faltas. Os cruz-maltinos não se conformaram principalmente com o fato de o lateral-esquerdo Samudio não ter sido sequer punido com amarelo após uma falta violenta sobre Fagner.

Expulso aos oito minutos da etapa final devido a uma cotovelada no peito de Benegas, Diego Souza foi outro que literalmente sofreu na pele com as interpretações do árbitro chileno. Momentos antes, recebeu uma entrada que deixou marcas em sua perna esquerda, e o infrator sequer foi advertido.
Diego Souza Vasco perna machucada (Foto: Site Oficial do vasco)A perna esquerda de Diego Souza e as marcas ignoradas pelo árbitro chileno (Foto: Site Oficial do vasco)
- Tudo isso faz o jogador sentir-se agitado e perder a paciência. A performance do árbitro desestabilizou a partida, tenho certeza de que o Libertad também tem suas reclamações. Num torneio competitivo como a Libertadores, a má arbitragem irrita os dois lados - disse o treinador Cristóvão Borges.
O diretor de futebol Daniel Freitas admitiu que o Vasco esperava, de certa forma, uma atuação no mínimo controversa do árbitro atuando num estádio que leva o nome do presidente da Conmebol.
- Antes da expulsão do Diego Souza, o Libertad cometeu faltas violentas que não foram punidas. Foi uma arbitragem tendenciosa, e o quarto árbitro assistiu de camarote à agressão sofrida pelo Fagner. Na próxima semana, o Libertad joga em São Januário, e acredito que tudo isso seja mais difícil de acontecer - disse.

Comentarista critica atitude de Diego Souza: 'Infantilidade total'

Para Renato Maurício Prado, expulsão foi decisiva para que o Vasco não vencesse o Libertad no Paraguai

Por SporTV.com Rio de Janeiro
O ponto conquistado pelo Vasco no Paraguai diante do Libertad (1 a 1), líder do Grupo 5 da Taça Libertadores, poderia até ser considerado um bom resultado. Mas o sentimento predominante dos vascaínos foi que o desfecho em Assunção poderia ter sido melhor, com os três pontos. E a expulsão de Diego Souza, que deu uma cotovelada em Banega quando o time brasileiro vencia por 1 a 0, foi determinante para que a vitória não ocorresse, na opinião do jornalista Renato Maurício Prado.
- Foi uma infantilidade total. E ainda achou ruim ser expulso. Empurrou o quarto árbitro - disse o comentarista durante o "Redação SporTV" desta quinta-feira.
- A partir daí, a partida mudou. O Libertad estava dominado. Depois, só deu eles. E quase o Vasco perde o jogo.
Na opinião do comentarista do SporTV, Diego Souza é um jogador de qualidade, mas que precisa ter mais regularidade.
- O problema maior dele é a instabilidade. É um jogador forte, que tem boa técnica, chuta bem, cabeceia bem. Mas em algumas partidas ele desaparece. Tem fases. Teve fases espetaculares, como no Palmeiras, quando foi eleito o melhor jogador do Brasileiro. Mesmo no próprio Vasco já fez grandes partidas, mas já teve jogos em que ele não foi decisivo. Ontem (quarta-feira) ele vinha muito bem até cometer essa bobagem.
O narrador Roby Porto também considera que Diego Souza é um jogador talentoso, mas temperamental.
- Ele está escalado de uma maneira errada. Joga isolado na frente, até pela falta de pessoal do (elenco do) Vasco, como muitos jogadores contundidos, em um posição que não necessariamente é a dele. É um talento inegável, mas que não consegue se equilibrar em campo.

Mesmo com chuva de bolas na área, zaga impede cabeçadas do Libertad

Dedé e Renato Silva têm boa participação, mas Rodolfo perde disputa pelo alto no gol paraguaio. Nilton foi quem mais finalizou na equipe: três vezes

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
No empate em 1 a 1 com o Libertad, nesta quarta-feira, em Assunção, o Vasco saiu na frente do placar e obrigou o adversário a ir para o ataque. O principal recurso usado pelos paraguaios para tentar o gol foi levantar bolas na área cruz-maltina. Mas, nas 32 vezes que o fez, não conseguiu uma cabeçada na direção do gol sequer. Mérito para a dupla Dedé e Renato Silva, que se saiu bem.
Apesar disso, o gol da equipe paraguaia acabou saindo de uma bola alçada na área, que foi escorada de cabeça para Nuñez chutar para a rede. Neste lance, Rodolfo, que substituiu Thiago Feltri, perdeu a disputa pelo alto com o atacante do Libertad.
Se o Libertad cruzou 32 bolas na área, o Vasco só utilizou esta jogada em sete oportunidades, mas conseguiu um cabeceio - o gol de Diego Souza. Os paraguaios tiveram 14 escanteios a favor, e os cruz-maltinos apenas dois. O time da Colina também não finalizou muito, apenas seis vezes contra nove do rival. O curioso é que um jogador de marcação foi quem mais tentou no lado vascaíno: Nilton, três vezes. Diego Souza, Felipe e Dedé chutaram ao gol uma vez.
info estatísticas Libertad x Vasco (Foto: Globoesporte.com)Os números do duelo Libertad x Vasco (Foto: Globoesporte.com)

Neymar lidera ranking dos jogadores 'mais cobiçados' do mercado europeu

Atacante santista e mais oito brasileiros, incluindo Paulo Henrique Ganso e Lucas, estão na lista elaborada pela revista 'World Soccer' do mês de março

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
World Soccer revista (Foto: Reprodução/World Soccer  )Revista lista craques a serem observados no meio
do ano (Foto: Reprodução/World Soccer )
A edição de março da tradicional revista inglesa de futebol "World Soccer" tem um toque brasileiro. A reportagem de capa da publicação é um perfil de Ronaldinho Gaúcho, e outra das matérias que merecem destaque revela os 50 nomes mais cobiçados da próxima janela de transferências da Europa. São nove brasucas no ranking, com o primeiro colocado sendo o atacante Neymar, do Santos. Paulo Henrique Ganso, em quarto, também faz parte do Top 5 elaborado pelos responsáveis pela revista.
Os três jogadores que completam o grupo dos cinco mais desejados são o atacante Robin Van Persie, do Arsenal, em segundo, o meia Wesley Sneijder, do Inter de Milão, em terceiro, e Carlos Tevez, do Manchester City, na quinta colocação. Entre os brasileiros, destacam-se zagueiros que têm nome na Europa, porém não são famosos no Brasil, Dante, do Mönchengladbach, em oitavo, e Douglas, do Twente, em 18º. William, meia do Shakhtar, é o sexto colocado.
- Fiquei muito feliz e surpreso quando recebi essa notícia. Acho que isso mostra que meu trabalho está sendo bem-feito, pois estou num país que não tem tanta visibilidade. Para mim, estar em sexto nesse ranking é como estar em primeiro. Agora tenho que manter o mesmo ritmo para continuar mostrando o motivo de tanta gente estar interessada no meu futebol - disse o apoiador, que é um dos sonhos de consumo do Chelsea para a próxima temporada.
Além dos cinco jogadores já citados, há ainda outros quatro brasucas na lista: o zagueiro Dedé e o volante Rômulo, do Vasco, nas posições 30 e 31, o meia Lucas, do São Paulo, é o 32º, e Leandro Damião, do Internacional, está em 41º.
World Soccer revista (Foto: Reprodução/World Soccer  )Neymar e Ganso estão no Top 5 do "mercado de três bilhões de dólares" (Foto: Reprodução/World Soccer )

Sem lista oficial, interventor convoca sócios do Bahia. Dirigente faz críticas

Diretoria do Tricolor baiano foi deposta na terça-feira, após decisão judicial que anulou as eleições no clube. Presidente em exercício vai convocar pleito

Por Eric Luis Carvalho e Raphael Carneiro Salvador
A saga do interventor do Bahia, Carlos Rátis, em busca da lista de sócios do clube continua. Nesta quinta-feira, o advogado esteve na sede de praia do Bahia, na companhia de duas oficiais de Justiça, em busca de informações. Como não conseguiu, já planeja um próximo passo. O interventor nomeado pela Justiça convocou uma audiência pública para as 16h desta sexta-feira. O encontro será no auditório do Associação Baiana de Imprensa (ABI), no Centro Histórico.
- Como nos informaram que os computadores estão quebrados, vamos ter que chamar os sócios para se apresentarem - disse Rátis.
Com apenas um funcionário do Bahia na sede de praia, as oficiais de Justiça tiveram acesso à sala da administração. Lá encontraram apenas um monitor, sem CPU.
Carlos Rátis, interventor do Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)Carlos Rátis quer eleições para o conselho até a próxima sexta-feira (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Eleições em uma semana
Com a convocação da audiência pública, Rátis pretende realizar logo as eleições para o conselho do clube. A ideia é que os sócios votem no dia 23.
- Queremos resolver essa situação logo. Como o estatuto nos dá prazo para a publicação do edital, acredito que podemos resolver isso até a próxima semana - disse Rátis.
Entenda o caso
Na noite desta terça-feira, o juiz Paulo Albiani Alves suspendeu a eleição presidencial do Bahia realizada em dezembro do ano passado, destituindo toda a diretoria do clube. Com isso, o advogado Carlos Rátis foi declarado interventor no Tricolor.
Esta é a segunda vez que a situação ocorre. No ano passado, por decisão do mesmo juiz, a eleição foi cancelada, e Rátis, declarado interventor através de uma liminar. No entanto, a diretoria do clube conseguiu derrubar a ação, e o presidente Marcelo Guimarães Filho foi reeleito para um mandato de três anos.
Na sentença expedida nesta terça-feira, o juiz determina que Carlos Rátis convoque “eleições para a constituição do Conselho Deliberativo do clube, do Conselho Fiscal e, após isso, para presidente da diretoria para o próximo triênio”.
Enquanto estiver à frente do Bahia, Carlos Rátis terá a remuneração de R$ 60 mil mensais ou valor proporcional ao período em que estiver como interventor. A decisão foi tomada em primeira instância e cabe recurso.
Enquanto busca os meios legais para realizar a eleição no Bahia, Rátis garante que tudo continuará funcionando normalmente no clube, inclusive a realização de pagamentos. O advogado lembrou que a semana é de clássico e disse não querer atrapalhar o dia a dia do Bahia.
marcelo guimarães filho presidente do bahia (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)Afastado, Guimarães Filho diz que decisão prejudica o clube (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)
Diretoria deposta promete recorrer e diz que decisão prejudica o clube
Afastado do cargo de presidente do clube, Marcelo Guimarães Filho não poupou críticas à sentença do juiz Paulo Albiani Alves. Segundo ele, as possíveis irregularidades alegadas pelo magistrado nas eleições do clube não existiram.
- O Bahia sempre agiu de acordo com o estatuto e com base na lei. Isso já ficou provado na primeira decisão da Justiça. Acho que o juiz está com uma impressão equivocada, por isso vamos recorrer – disse o dirigente, demonstrando preocupação com o funcionamento do clube. - A oposição tenta fazer marola e, no fundo, sequer tem fundamentação jurídica para um processo. A decisão da Justiça é esdrúxula. O interventor só está lá para fazer a eleição. Quem assume o resto das funções de presidente?
O dirigente ainda rebateu as críticas de que a lista de sócios do Bahia não é divulgada.
- Nenhum clube do Brasil divulga a lista de sócios. O Bahia é um dos poucos que tem a disposição do torcedor a relação de conselheiros – afirmou.
Guimarães Filho chegou a colocar em dúvida a realização do Ba-Vi do próximo domingo, alegando que os contratos podem não ter validade, mas a Federação Baiana nega a informação e confirma o clássico. Os ingressos para a partida, válida pela 15ª rodada do Campeonato Baiano, já estão à venda.
Desabafo via Twitter
Nesta quinta-feira, Marcelo Guimarães Filho se manifestou via Twitter e mostrou indignação com o problema. Segundo ele, sem diretoria instituida, o clube está parado.
- Quero deixar uma pergunta para reflexão: o interventor fala que quer organizar a parte política do clube e fazer eleições para o conselho e presidência. Alguém tem que perguntar a ele sobre todo o resto. O clube não tem diretoria e presidente. Quem faz os pagamentos dos fornecedores? O clube está parado. Literalmente parado. É um absurdo. Os bancos estão nos procurando pra saber quem responde pelo clube. Tem que procurar o interventor, que se nega (a responder) - disse.
Segundo o dirigente, o presidente em exercício, Carlos Rátis, deve resolver situações como o pagamento do hotel para a concentração dos jogadores.
- Tem que pagar o hotel para concentrar amanhã. Não posso fazer isso, e o interventor diz que nao é com ele. Com quem é, então? Que irresponsabilidade. Não vai concentrar, não? Alguém tem que pagar por isso. Não é possível um prejuízo desse ao maior clube do Nordeste. E se essa situação perdurar por 15, 20, 30 dias? Qualquer pessoa que administre uma empresa, por menor que seja, tem noção do prejuízo ao Bahia. Eu realmente estou indignado. Isso está chegando ao limite do absurdo tamanha irresponsabilidade com o Bahia e sua torcida - desabafou Guimarães Filho.
Oposição diz que luta é por democracia e transparência
Dois grupos de oposição à gestão de Marcelo Guimarães Filho no Bahia, o Movimento Unidade Tricolor e a Associação Bahia Livre, divulgaram nota onde manifestam apoio ao interventor Carlos Rátis. Segundo os oposicionistas, a luta não é pelo poder do clube, mas sim por democracia e transparência.
- A intervenção decretada no Esporte Clube Bahia é resultado da nossa luta, há mais de uma década, por democracia, transparência e honestidade na condução do clube. Não queremos o poder. Declaramos nosso total apoio ao interventor Carlos Rátis para que promova a reabilitação da legalidade e faça a recomposição dos órgãos políticos do Esporte Clube Bahia. Queremos apenas regras claras para quem assume o poder. Não é sério nem respeitável um Conselho eleito em Janeiro de 2012, mas cujos membros são apenas divulgados, parcialmente, sem a relação de suplentes, em março. Que é isso?
Os opositores ainda se mostraram a favor da continuidade de Paulo Angionni como diretor de futebol de clube, e de Paulo Roberto Falcão como treinador.
- Não nos interessa nenhuma solução de continuidade da vida esportiva do clube. Defendemos, pois, a permanência do diretor de futebol, Paulo Angioni, e de toda a comissão técnica, comandada por Paulo Roberto Falcão. Queremos apenas a mudança dos estatutos e o estabelecimento de regras democráticas para a escolha do presidente e do conselho do Bahia.
Jogadores dizem que estão focados no clássico
Questionados sobre a situação politica do clube, os jogadores do Bahia demostraram foco na partida de domingo, mas mostraram descontentamento com o problema.
- É uma situação chata, que esperamos que seja resolvida o mais rápido possível, para trabalharmos com tranquilidade. Mas estamos motivados para o Ba-Vi e seremos 11 guerreiros em campo – disse o capitão Titi.
- Esperamos que se resolva logo e o Marcelinho possa se juntar a nós mais uma vez – disse o lateral Ávine.

Dedé desabafa sobre racismo: 'Não é fácil ser chamado de macaco'

Ao lado de Renato Silva, Mito sofreu com ofensas por parte dos torcedores do Libertad durante o jogo inteiro e mostrou orgulho de ser negro

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Dedé e Renato Silva não sofreram apenas com a pressão imposta pelo ataque do Libertad. Além da batalha campal que foi o empate em 1 a 1 com os paraguaios, a dupla de zaga do Vasco foi vítima de um crime que até hoje acontece no mundo: o racismo. A informação foi dada no blog Primeira Mão. Renato Silva foi mais comedido ao comentar o episódio, mas Dedé abriu o jogo e deixou clara toda a sua insatisfação com o episódio. Segundo o Mito, eles foram xingados de "macaco" pelos torcedores do Libertad durante o jogo inteiro.
Dedé condenou os torcedores e fez questão de deixar bem claro o orgulho que sente por ser brasileiro e negro. O zagueiro lamentou que em um país tão próximo ao Brasil e com uma população composta por variados tipos físicos ainda existam pessoas tão preconceituosas.
- É triste. Não é fácil escutar um babaca chamar a gente de macaco. Fico triste por existirem pessoas assim, mas mantenho a minha cabeça erguida. Tenho orgulho da minha cor e orgulho de ser brasileiro. Não vai ser a primeira, nem a última vez, e isso não vai me abalar. Pelo contrário. Isso nos deu mais motivação lá e para o resto da vida também - desabafou.
Dedé no desembarque do Vasco (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Dedé lamenta episódio racista no jogo contra o Libertad (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
Após o jogo, foi cogitada a possibilidade de procurar a polícia local e prestar queixa. No entanto, segundo Dedé, a ação poderia não dar em nada e iria gerar uma dor de cabeça grande podendo até atrapalhar o planejamento do Vasco para o retorno ao Brasil. Renato Silva foi além. Na sua visão, uma ação judicial poderia gerar ainda mais raiva.
- Não sei por que insistem nisso. Xingaram muito mesmo. Mas não demos bola. Se a gente corresse atrás de polícia ou alguma coisa, isso poderia gerar um sentimento ainda maior de raiva. Como a gente ignorou, acredito que não vão voltar a fazer - disse.
Dedé concordou com o companheiro e acredita que isso não irá acontecer no jogo de volta, na próxima quarta-feira, em São Januário.
- Não partiu de nenhum jogador ou membro da comissão técnica. E sim dos torcedores. Mas se por acaso eu ouvir algo, a história aqui é diferente. Estamos no nosso país e vamos procurar tomar alguma medida - finalizou.
Os jogadores que desembarcaram no Rio de Janeiro ganharam a quinta-feira para descansar. O time se reapresenta na próxima sexta-feira, às 9h (de Brasília), em São Januário. O Vasco volta a entrar em campo no próximo domingo, contra o Botafogo, no Engenhão.
Clique e veja vídeos do Vasco

Dedé desabafa sobre racismo: 'Não é fácil ser chamado de macaco'

Ao lado de Renato Silva, Mito sofreu com ofensas por parte dos torcedores do Libertad durante o jogo inteiro e mostrou orgulho de ser negro

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Dedé e Renato Silva não sofreram apenas com a pressão imposta pelo ataque do Libertad. Além da batalha campal que foi o empate em 1 a 1 com os paraguaios, a dupla de zaga do Vasco foi vítima de um crime que até hoje acontece no mundo: o racismo. A informação foi dada no blog Primeira Mão. Renato Silva foi mais comedido ao comentar o episódio, mas Dedé abriu o jogo e deixou clara toda a sua insatisfação com o episódio. Segundo o Mito, eles foram xingados de "macaco" pelos torcedores do Libertad durante o jogo inteiro.
Dedé condenou os torcedores e fez questão de deixar bem claro o orgulho que sente por ser brasileiro e negro. O zagueiro lamentou que em um país tão próximo ao Brasil e com uma população composta por variados tipos físicos ainda existam pessoas tão preconceituosas.
- É triste. Não é fácil escutar um babaca chamar a gente de macaco. Fico triste por existirem pessoas assim, mas mantenho a minha cabeça erguida. Tenho orgulho da minha cor e orgulho de ser brasileiro. Não vai ser a primeira, nem a última vez, e isso não vai me abalar. Pelo contrário. Isso nos deu mais motivação lá e para o resto da vida também - desabafou.
Dedé no desembarque do Vasco (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Dedé lamenta episódio racista no jogo contra o Libertad (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
Após o jogo, foi cogitada a possibilidade de procurar a polícia local e prestar queixa. No entanto, segundo Dedé, a ação poderia não dar em nada e iria gerar uma dor de cabeça grande podendo até atrapalhar o planejamento do Vasco para o retorno ao Brasil. Renato Silva foi além. Na sua visão, uma ação judicial poderia gerar ainda mais raiva.
- Não sei por que insistem nisso. Xingaram muito mesmo. Mas não demos bola. Se a gente corresse atrás de polícia ou alguma coisa, isso poderia gerar um sentimento ainda maior de raiva. Como a gente ignorou, acredito que não vão voltar a fazer - disse.
Dedé concordou com o companheiro e acredita que isso não irá acontecer no jogo de volta, na próxima quarta-feira, em São Januário.
- Não partiu de nenhum jogador ou membro da comissão técnica. E sim dos torcedores. Mas se por acaso eu ouvir algo, a história aqui é diferente. Estamos no nosso país e vamos procurar tomar alguma medida - finalizou.
Os jogadores que desembarcaram no Rio de Janeiro ganharam a quinta-feira para descansar. O time se reapresenta na próxima sexta-feira, às 9h (de Brasília), em São Januário. O Vasco volta a entrar em campo no próximo domingo, contra o Botafogo, no Engenhão.
Clique e veja vídeos do Vasco

Conmebol confirma: Adriano não vai poder jogar pelo Fla na Libertadores

Atacante foi inscrito pelo Corinthians e, mesmo sem sequer ter ficado no banco, não pode ter inscrição por outra equipe nesta edição do torneio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Flamengo e Adriano ainda nem iniciaram oficialmente uma reaproximação, mas clube e jogador já saberão, de antemão, que não será possível ver o Imperador em campo na edição de 2012 da Taça Libertadores. O atleta foi inscrito pelo Corinthians e, mesmo sem ter sequer ficado no banco nos jogos do Timão pelo torneio continental, não poderá ter inscrição por outro clube, confirmou a Conmebol.
O regulamento da Libertadores se limita a dizer que "um jogador não poderá atuar por mais de um clube no mesmo torneio", mas a entidade vai publicar uma nota oficial informando que a proibição se estende aos atletas que foram simplesmente inscritos por outros clubes.
- Falei há pouco com Francisco Figueiredo Brítez, secretário-executivo da Sul-Americana (Conmebol). Ele me confirmou que se o jogador foi inscrito por um clube, não pode ser por outro. No meu entendimento, ele poderia ser inscrito, mas eu precisava da confirmação e por isso liguei para lá. Não pode. Amanhã vão divulgar uma nota sobre o assunto - explicou, por telefone, Ildo Nejar, brasileiro que integra o conselho técnico da Conmebol.
Regulamento da Libertadores (Foto: Reprodução)Regulamento da Libertadores só fala que atleta não pode 'atuar' por mais de um clube (Foto: Reprodução)
Vice jurídico do Flamengo, Rafael de Piro informou que o clube, caso de fato venha a contratar Adriano, pode estudar uma estratégia para conseguir a inscrição do atacante.
- Se de fato houver interesse no jogador, aí é possível pensar numa medida, tentar recorrer e reverter esse quadro. Não sei se isso vai de alguma forma esmorecer o interesse do clube nele. Estamos falando em hipótese. Se isso vai acontecer amanhã (o anúncio da Conmebol), é uma informação relevante. A princípio não teríamos o Adriano para a Libertadores. Fizemos um estudo aprofundado do regulamento e entendemos que ele poderia jogar a partir da segunda fase, já que ele foi inscrito pelo Corinthians, mas não jogou e sequer foi relacionado. O regulamento fala em atuar. E isso ele não fez. Essa é a nossa interpretação - disse De Piro.
Especialista acredita que Adriano poderia ser inscrito
Na opinião do advogado Marcos Motta, especilista em casos de futebol na esfera mundial, o Flamengo teria condição de inscrever Adriano.
- O regulamento da competição segue o estatuto da Fifa, que visa à regularidade. Isso é feito para impedir que um jogador dispute a semifinal por um time e a final por outro. Analisei a documentação, as atas da Conmebol e, a não ser que haja uma interpretação absurda e alargada do termo atuar, que consta no regulamento, não há risco para que ele jogue por outra equipe. Agora, a penúltima palavra é do advogado e a última é do órgão competente. Se eles quiserem invalidar... Mas, do ponto de vista jurídico, não há impedimento - disse Motta, antes de saber que a Conmebol havia batido o martelo.
A entidade já invalidou um caso parecido em 2009. Inscrito pelo São Paulo, o lateral Joilson foi impedido de atuar pelo Grêmio, clube para o qual foi transferido na segunda fase da Libertadores. A diferença para o caso de Adriano é que Joilson havia sido relacionado para três jogos, tendo ficado no banco em um deles, contra o Independiente Medellín.

Pentatleta polonesa não suporta calor do Rio e desmaia na Copa do Mundo

Katarzyna Wojcik passa mal durante prova em Deodoro e precisa de atendimento médico. Brasileira Yane Marques se classifica para a final

Por Marcella Dottling e Priscila Chagas Rio de Janeiro
Polonesa desmaio pentatlo moderno copa do mundo 2 (Foto: Reprodução SporTV)Atleta polonesa desmaia durante prova de Pentatlo Moderno no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução SporTV)
A polonesa Katarzyna Wojcik não suportou o forte calor do Rio de Janeiro e desmaiou nesta quinta-feira durante a etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que está sendo disputada em Deodoro, bairro da Zona Oeste da cidade. A pentatleta precisou ser atendida por médicos e foi socorrida em uma ambulância no local. Wojcik, de 28 anos, terminou o dia em 15º lugar na classificação geral. No total, 78 atletas de 27 países buscam o título. A final acontece no sábado (Assista a matéria completa às 23h (de Brasília) no SporTV News).
O verão carioca é conhecido por suas altas temperaturas e durante a 2ª etapa da Copa do Mundo, os termômetros chegaram a marcar 35ºC entre meio-dia e 15h, horário da realização das provas. Para Lena Schoneborn, medalha de ouro nas Olimpíadas de 2008, a grande mudança climática também pode ter causado o mal-estar das atletas. No último final de semana elas competiram nas baixas temperaturas de Charlotte (EUA), na etapa de abertura da temporada.
- É também uma questão de adaptação. Nós chegamos há dois dias. Se tivéssemos aqui há uma semana seria mais fácil, mas agora está bem difícil - disse Lena Schoneborn.
Yane Marques na Copa do Mundo de pentatlo moderno no Rio de Janeiro (Foto: UIPM / Divulgação)Yane Marques na Copa do Mundo de pentatlo moderno
no Rio de Janeiro (Foto: UIPM / Divulgação)
Brasileira classificada
Com o passaporte carimbado para as Olimpíadas de Londres, Yane Marques será a única brasileira na final da Copa, marcada para sábado (17). Com 4.184 pontos, ficou em primeiro no Grupo C e na classificação geral.
As 11 brasileiras que também disputavam a prova ainda podem sonhar com uma vaga olímpica, já que 31 ainda estão em aberto. Para isso precisam somar pontos nas próximas três etapas do circuito da Copa do Mundo (que passará por Budapeste, na Hungria, Rostov, na Rússia, e Chengdu, na China), além do Panamericano, na Guatemala e o Mundial, em Roma.

Ex-BBB Renatinha visita treino
do Cruzeiro e causa furor na Toca II

Cruzeirense, a ex-participante espera ter levado sorte para o Mineiro

Por Ana Paula Moreira Belo Horizonte
O treino do Cruzeiro teve uma atração especial na manhã desta quinta-feira. Os torcedores que estiveram presentes na Toca da Raposa II desviaram a atenção do treinamento para tietar a ex-BBB Renata Dávila. A ex-participante do programa é cruzeirense e foi desejar sorte aos jogadores celestes. Por ficar confinada por quase dois meses, Renata ficou sem notícias do time do coração.
Renata Dávila mostra que é cruzeirense de coração (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)Renata Dávila mostra que é cruzeirense de coração (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)
- Tinha muito tempo que eu não assistia meu timão treinando ou jogando. Foi muito legal vir aqui prestigiar. Adorei o convite para acompanhar o treino. Vou ficar na torcida no próximo jogo.
Durante a visita à Toca da Raposa II, Renata recebeu o carinho dos fãs cruzeirenses. Simpática e de uma beleza de chamar a atenção, a ex-BBB distribuiu autógrafos, tirou fotos e afirmou que está muito feliz com a receptividade do público.
- Estou recebendo muito carinho dos fãs, tem muita cartinha. Estou adorando. O carinho das pessoas tem sido muito especial para mim. Estou muito feliz com resultado.
De família atleticana, Renata foi influenciada pelos avós maternos e por amigos para torcer pelo Cruzeiro. Mesmo sem ser fanática, a ex-BBB garantiu que torce e acompanha os jogos.
Renata Dávila dá atenção aos torcedores (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)Renata Dávila dá atenção aos torcedores
(Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)
- Gosto muito, acompanho os jogos. Meus amigos só falavam do Cruzeiro, só tinha notícias do time. Então, virei cruzeirense. Me identifiquei com o time, adoro torcer e acompanhar.
Renata não tem preferência por um jogador específico, mas garantiu que gosta muito dos ídolos Fábio, Montillo e Roger. O meia, inclusive, recebeu a ex-BBB e conversou sobre a permanência na casa.
- Gosto muito do Fábio e do Montillo, que sempre se destacam. Gosto do Roger também, que é um bom jogador. Mas admiro todos. Admiro todos que fazem meu time brilhar.
Fora da casa, Renata garantiu que, agora, acompanhará mais os jogos do Cruzeiro. Ela espera ter levado sorte para os jogadores e vai ficar na torcida pelo título do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil.
- Vim para dar sorte, e essas conquistas vão acontecer.
Longe das câmeras do BBB, Renatinha não quer se afastar dos holofotes. A ex-participante dará uma pausa na faculdade de psicologia para se dedicar a carreira artística.
- Vou investir em minha carreira artística, vou seguir o trabalho como modelo. Sei que tenho que estudar muito para ser uma grande atriz. Vamos ver se dará certo.
Confinamento
Renata Dávila tira foto ao lado de Roger (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)Renata Dávila tira foto ao lado de Roger
(Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)
Renata ficou 57 dias dentro da casa do Big Brother Brasil. A estudante de psicologia sofreu com o confinamento, mas afirmou que o período também serviu de aprendizado.
- Com o confinamento, nos conhecemos muito mais, aprendemos muito. Saí de lá mais amadurecida. É uma experiência única, são poucas as pessoas que têm essa oportunidade. É uma oportunidade muito bacana, foi muito bom para mim. Ainda está uma confusão danada, tem uma semana que eu saí. Não tenho tido tempo nem para respirar direito.
Renata foi recebida por vários jogadores do Cruzeiro. Curiosos, os atletas perguntavam sobre o confinamento na casa do BBB e como agüentar a pressão.
- Eles têm que ficar em concentração sempre. No meu caso, fiquei dois meses presa, mas, toda semana, eles têm que ficar confinados, longe da
família. Isso é o que mais pesou para mim, ficar longe da família. É o que dificulta, mas tudo por um bom motivo.
O volante Leandro Guerreiro, que acompanha o BBB esporadicamente, ressaltou que sabe da dificuldade de ficar confinado por muito tempo. Ele garantiu que os jogadores que ficam em pré-temporada já sentem a pressão.
- O programa até mostra nossa realidade, de ficar fechado. Admiro esse pessoal que fica três meses lá dentro, porque nossa pré-temporada é de duas semanas. Quase fico maluco com duas semanas aqui. Ainda temos televisão, computador, e eles não têm nada. Dá para notar no semblante deles que ficam praticamente pirados lá dentro.
 

Após homenagem, Luis Fabiano recebe beijo da esposa


qui, 15/03/12
por Cíntia Barlem |
categoria Sem categoria
A noite da última quarta-feira teve um dono: Luis Fabiano. Apenas em seu terceiro jogo depois de passar mais de um mês no Reffis, o atacante foi fabuloso na goleada por 4 a 0 sobre o Independente-PA. Ele fez todos os gols e saiu comemorando com o dedo na boca, como um bebê – uma homenagem à sua esposa Juliana, grávida do terceiro filho do casal. Ela o recompensou ainda no vestiário, com um beijo carinhoso.
- Ela sempre me apoia e está junto comigo. Isso é muito importante. Consegui fazer essa homenagem. É um momento especial que estamos passando. Minhas duas filhas não conseguiram estar presentes, mas tenho certeza de que elas ficaram felizes com o papai – disse o atacante.
Luis Fabiano tem duas filhas: Gabriela e Giovana. O Fabuloso agora tem seis gols nesta temporada, com uma média de um por partida.

Globoesporte.com transmite sorteio das quartas: quem pegará o Barça?

Na última temporada, jogadores do Shakhtar acompanharam definição das chaves e ‘se desesperaram’ ao enfrentar futuro campeão. Apoel é a surpresa

Por GLOBOESPORTE.COM Nyon, Suíça
Um vídeo veiculado logo após o sorteio das quartas de final da última Liga dos Campeões mostrou o “desespero” dos jogadores do Shakhtar Donetsk ao descobrirem que o adversário seria o poderoso Barcelona. Os catalães viriam a confirmar o favoritismo e se consagrariam como campeões do continente e também do mundo. Com campanha irretocável e um Lionel Messi em grande fase, o Barça é o time a ser batido na atualidade – e também a ser evitado por quem almeja chegar ainda mais longe na Champions. Todos os confrontos e caminhos para a final de Munique, no dia 19 de maio, serão conhecidos nesta sexta-feira, a partir das 7h30m (de Brasília), com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM.
messi barcelona gol racing santander (Foto: Agência Getty Images)Barcelona de Lionel Messi é o time a ser batido na Liga dos Campeões (Foto: Agência Getty Images)
O sorteio será realizado na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça, e conduzido pelo secretário-geral da entidade, o italiano Gianni Infantino, e pelo embaixador da decisão da competição, o alemão Paul Breitner. São sete países representados por oito times, com a Espanha em evidência. Além do Barcelona, o Real Madrid chega credenciado por uma campanha impressionante – tem as mesmas sete vitórias e um empate do que o arquirrival.
apoel x lyon comemoração brasileiros (Foto: AFP)Apoel tem 'colônia brasileira' nas quartas (AFP)
A grande surpresa da fase é o Apoel, do Chipre, que avançou em um grupo com Porto, Shakhtar Donetsk e Zenit e ainda tirou o Lyon nas oitavas de final. O Olympique de Marselha, da França, e o Benfica, de Portugal, também são outros considerados azarões, apesar de já terem sido campeões. Milan, Chelsea e Bayern de Munique completam a lista.
Vale ressaltar que não há restrições para os duelos nesta fase. Ou seja, Barcelona e Real Madrid, os dois grandes favoritos, poderiam já ter de se enfrentar entre nos dias 27/28 de março e 3/4 de abril. Ou mesmo repetirem o confronto da semifinal passada, na qual o time de Josep Guardiola levou a melhor. A ordem dos mandos de campo também será definida através de um sorteio.
Confira o desempenho de cada um dos clubes de acordo com a Uefa:
Apoel (Chipre)
Última presença nas quartas de final: nunca participou
Registro nas quartas: -
Atual temporada: três vitórias, três empates, duas derrotas, sete gols marcados e sete sofridos
Artilheiro: Manduca (3)
Barcelona (Espanha)
Última presença nas quartas de final: 2010/11 (venceu por 6 a 1 o Shakhtar Donetsk)
Registro nas quartas: 11 vitórias e duas derrotas
Atual temporada: sete vitórias, um empate, 30 gols marcados e seis sofridos
Artilheiro: Lionel Messi (12)
Bayern de Munique (Alemanha)
Última presença nas quartas de final: 2009/10 (venceu por gols marcados fora o Manchester United após igualdade 4 a 4)
Registro nas quartas: 12 vitórias e dez derrotas
Atual temporada: cinco vitórias, um empate, duas derrotas, 18 gols marcados e sete sofridos
Artilheiro: Mario Gomez (10)
Benfica (Portugal)
Última presença nas quartas de final: 2005/06 (perdeu por 2 a 0 para o Barcelona)
Registro nas quartas: oito vitórias e sete derrotas
Atual temporada: quatro vitórias, três empates, uma derrota, 12 gols marcados e sete sofridos
Artilheiro: Óscar Cardozo (4)
Chelsea (Inglaterra)
Última presença nas quartas de final: 2010/11 (perdeu por 3 a 1 para o Manchester United)
Registro nas quartas: cinco vitórias e duas derrotas
Atual temporada: quatro vitórias, dois empates, duas derrotas, 18 gols marcados e oito sofridos
Artilheiro: Didier Drogba (4)
Milan (Itália)
Última presença nas quartas de final: 2006/07 (venceu por 4 a 2 o Bayern de Munique)
Registro nas quartas: 11 vitórias e três derrotas
Atual temporada: três vitórias, três empates, duas derrotas, 15 gols marcados e 11 sofridos
Artilheiro: Zlatan Ibrahimovic (5)
Olympique de Marselha (França)
Última presença nas quartas de final: 1990/91 (venceu por 2 a 1 o Milan)
Registro nas quartas: duas vitórias e zero derrotas
Atual temporada: quatro vitórias, um empate, três derottas, nove gols marcados e seis sofridos
Artilheiro: André Ayew (4)
Real Madrid (Espanha)
Última presença nas quartas de final: 2010/11 (venceu por 5 a 0 o Tottenham)
Registro nas quartas: 22 vitórias e seis derrotas
Atual temporada: sete vitórias, um empate, 24 gols marcados e quatro sofridos
Artilheiro: Cristiano Ronaldo (6)

Globoesporte.com transmite sorteio das quartas: quem pegará o Barça?

Na última temporada, jogadores do Shakhtar acompanharam definição das chaves e ‘se desesperaram’ ao enfrentar futuro campeão. Apoel é a surpresa

Por GLOBOESPORTE.COM Nyon, Suíça
Um vídeo veiculado logo após o sorteio das quartas de final da última Liga dos Campeões mostrou o “desespero” dos jogadores do Shakhtar Donetsk ao descobrirem que o adversário seria o poderoso Barcelona. Os catalães viriam a confirmar o favoritismo e se consagrariam como campeões do continente e também do mundo. Com campanha irretocável e um Lionel Messi em grande fase, o Barça é o time a ser batido na atualidade – e também a ser evitado por quem almeja chegar ainda mais longe na Champions. Todos os confrontos e caminhos para a final de Munique, no dia 19 de maio, serão conhecidos nesta sexta-feira, a partir das 7h30m (de Brasília), com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM.
messi barcelona gol racing santander (Foto: Agência Getty Images)Barcelona de Lionel Messi é o time a ser batido na Liga dos Campeões (Foto: Agência Getty Images)
O sorteio será realizado na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça, e conduzido pelo secretário-geral da entidade, o italiano Gianni Infantino, e pelo embaixador da decisão da competição, o alemão Paul Breitner. São sete países representados por oito times, com a Espanha em evidência. Além do Barcelona, o Real Madrid chega credenciado por uma campanha impressionante – tem as mesmas sete vitórias e um empate do que o arquirrival.
apoel x lyon comemoração brasileiros (Foto: AFP)Apoel tem 'colônia brasileira' nas quartas (AFP)
A grande surpresa da fase é o Apoel, do Chipre, que avançou em um grupo com Porto, Shakhtar Donetsk e Zenit e ainda tirou o Lyon nas oitavas de final. O Olympique de Marselha, da França, e o Benfica, de Portugal, também são outros considerados azarões, apesar de já terem sido campeões. Milan, Chelsea e Bayern de Munique completam a lista.
Vale ressaltar que não há restrições para os duelos nesta fase. Ou seja, Barcelona e Real Madrid, os dois grandes favoritos, poderiam já ter de se enfrentar entre nos dias 27/28 de março e 3/4 de abril. Ou mesmo repetirem o confronto da semifinal passada, na qual o time de Josep Guardiola levou a melhor. A ordem dos mandos de campo também será definida através de um sorteio.
Confira o desempenho de cada um dos clubes de acordo com a Uefa:
Apoel (Chipre)
Última presença nas quartas de final: nunca participou
Registro nas quartas: -
Atual temporada: três vitórias, três empates, duas derrotas, sete gols marcados e sete sofridos
Artilheiro: Manduca (3)
Barcelona (Espanha)
Última presença nas quartas de final: 2010/11 (venceu por 6 a 1 o Shakhtar Donetsk)
Registro nas quartas: 11 vitórias e duas derrotas
Atual temporada: sete vitórias, um empate, 30 gols marcados e seis sofridos
Artilheiro: Lionel Messi (12)
Bayern de Munique (Alemanha)
Última presença nas quartas de final: 2009/10 (venceu por gols marcados fora o Manchester United após igualdade 4 a 4)
Registro nas quartas: 12 vitórias e dez derrotas
Atual temporada: cinco vitórias, um empate, duas derrotas, 18 gols marcados e sete sofridos
Artilheiro: Mario Gomez (10)
Benfica (Portugal)
Última presença nas quartas de final: 2005/06 (perdeu por 2 a 0 para o Barcelona)
Registro nas quartas: oito vitórias e sete derrotas
Atual temporada: quatro vitórias, três empates, uma derrota, 12 gols marcados e sete sofridos
Artilheiro: Óscar Cardozo (4)
Chelsea (Inglaterra)
Última presença nas quartas de final: 2010/11 (perdeu por 3 a 1 para o Manchester United)
Registro nas quartas: cinco vitórias e duas derrotas
Atual temporada: quatro vitórias, dois empates, duas derrotas, 18 gols marcados e oito sofridos
Artilheiro: Didier Drogba (4)
Milan (Itália)
Última presença nas quartas de final: 2006/07 (venceu por 4 a 2 o Bayern de Munique)
Registro nas quartas: 11 vitórias e três derrotas
Atual temporada: três vitórias, três empates, duas derrotas, 15 gols marcados e 11 sofridos
Artilheiro: Zlatan Ibrahimovic (5)
Olympique de Marselha (França)
Última presença nas quartas de final: 1990/91 (venceu por 2 a 1 o Milan)
Registro nas quartas: duas vitórias e zero derrotas
Atual temporada: quatro vitórias, um empate, três derottas, nove gols marcados e seis sofridos
Artilheiro: André Ayew (4)
Real Madrid (Espanha)
Última presença nas quartas de final: 2010/11 (venceu por 5 a 0 o Tottenham)
Registro nas quartas: 22 vitórias e seis derrotas
Atual temporada: sete vitórias, um empate, 24 gols marcados e quatro sofridos
Artilheiro: Cristiano Ronaldo (6)