quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sul-Americano Sub-15: Bolívia faz golaço do meio-campo, mas Brasil goleia

Com atuação impecável, Mosquito faz cinco gols nos 6 a 1. Seleção segue invicta na competição disputada no Uruguai

Por SporTV.com Rivera, Uruguai
Com um show do atacante Mosquito, o Brasil derrotou a Bolívia por 6 a 1 pela terceira rodada do Sul-Americano Sub-15, nesta quinta-feira, em Rivera (Uruguai). O jogador do Vasco marcou cinco gols, mas um boliviano roubou a cena na partida: o meia Saavedra, que acertou um chute de antes do meio-campo, encobriu o goleiro brasileiro Marcos e marcou o gol de honra da Bolívia. Um verdadeiro 'golaço de honra'.
Com a vitória, o Brasil se igualou à Colômbia no primeiro lugar do Grupo B, com sete pontos. Paraguai e Peru, ambos com três, se enfrentam ainda nesta quinta-feira. A Bolívia ainda não pontuou. Os dois primeiros de cada chave se classificam para o quadrangular final.
No início do primeiro tempo, Robert, em uma jogada pela direita com Caio, marcou o primeiro do Brasil. No primeiro minuto do segundo tempo, Mosquito ampliou. O terceiro veio de uma tabelinha com Índio, aos cinco.
Na saída de bola, Saavedra recebeu e, antes da linha de central, arriscou o chute, surpreendendo o arqueiro brasileiro Marcos. Mas o dia era do vascaíno Mosquito, que ainda fez mais três gols, sendo um deles "de letra" e outro de pênalti. No último minuto, o capitão Lucas foi expulso ao pisar propositalmente no tornozelo de um adversário.

Na estreia, o Brasil empatou em 0 a 0 com a Colômbia. Já na segunda rodada, a Seleção derrotou o Peru por 5 a 1. A equipe volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta o Paraguai pela última rodada do grupo. O Sportv 2 transmite o jogo ao vivo, a partir das 19h (de Brasília)
No domingo, o coordenador das Seleções de base Ney Franco viajará para o Uruguai para acompanhar a fase final do Sul-Americano.
BRASIL: Marcos, Foguete, Lucas, Lincon e Yan; Baiano, Danilo (Gabriel), Robert e Índio; Mosquito e Caio.

Conmebol abre mais oito vagas para a Copa Sul-Americana de 2012

Paraguai, Chile, Equador, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai e Peru têm uma vaga a mais. Campeão tem chance de ir direto a grupos da Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COM Luque, Paraguai
O Comitê Executivo da Conmebol esteve reunido nesta quinta-feira, na sede da entidade, em Luque, no Paraguai. A principal decisão tomada foi a ampliação no número de participantes da Copa Sul-Americana a partir de 2012. Foram abertas oito novas vagas, que serão divididas, uma por país, por Paraguai, Chile, Equador, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai e Peru.
Brasil (oito vagas) e Argentina (seis) permanecem com o número de participantes de costume. No total, 47 equipes vão disputar a Copa Sul-Americana de 2012. Apesar do inchaço no número de clubes, a Conmebol garantiu que não será esticado o período de disputas da competição.
Outra mudança significativa, porém ainda em fase de estudo, diz respeito à vaga na Libertadores dada ao campeão da Sul-Americana. Atualmente, o time vencedor do torneio ganha uma fase na fase prévia eliminatória da Libertadores. O expediente gera distorções, uma vez que na atual edição, três dos quatro semifinalistas (Vasco, Vélez Sarsfield e Universidad de Chile) já garantiram vagas na fase de grupos da principal competição do continente por conta do desempenho em seus campeonatos locais.
Para evitar que o campeão da Sul-Americana tenha de abrir mão de sua vaga (fazer uso da conquistada em competições caseiras), será discutida a possibilidade de, a partir de 2012, o torneio premiar o vencedor com uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Não foi informado pela Conmebol quando o assunto será novamente discutido.
Nesta sexta-feira, a Conmebol realiza o sorteio dos grupos da Libertadores de 2012.

Guerreira paraguaia


qui, 24/11/11
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
A paraguaia Larissa Riquelme divulgou nesta quinta-feira pelo Twitter seu figurino para a próxima edição do programa “Bailando por um Sueño”, a versão argentina do “Dança dos Famosos”:  a “guerreira guarani”.
Recentemente, a musa da Copa do Mundo de 2010 chegou a ser acusada de fraude no programa. O canal “El Trece”, responsável pela atração, descobriu que uma empresa de telefonia do Paraguai que patrocina Larissa comprou ligações e mensagens de votos para a permanência da modelo, prometendo dar créditos gratuitos para quem votasse a favor de Larissa.

Loco Abreu recebe o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro

Atacante uruguaio recebe a segunda homenagem esta semana

Por Fred Huber Rio de Janeiro
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro se enfeitou com as cores da bandeira do Botafogo e do Uruguai nesta quinta-feira para homenagear o uruguaio Loco Abreu. O atacante, que já havia recebido na segunda-feira o título de Cidadão Carioca na Câmara dos Vereadores, foi nomeado desta vez Cidadão do Estado do Rio de Janeiro.
Loco Abreu homenagem Alerj (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Loco Abreu em homenagem na Alerj (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
O deputado Xandrinho, que teve a iniciativa de homenagear o atleta, disse que Loco recebe o título por ter dado alegria ao futebol do Rio de Janeiro e ter se mostrado um "verdadeiro carioca". O fato de muitos cidadãos fluminenses terem torcido pela seleção do Uruguai na Copa América por conta do atacante também foi lembrado durante o evento.
Loco Abreu homenagem Alerj (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)De terno cinza e camisa social, jogador recebe segunda homenagem na semana (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
De terno cinza e camisa social, Loco Abreu estava acompanhado de sua esposa, Paola Firenze Bom. Na bancada também estava presente o deputado Bebeto, ex-jogador do Botafogo.

Cuidado com os “Ricardões”

por Mario Alberto em 23.nov.2011 às 16:37h

Neymar recebe troféu de melhor jogador da Taça Libertadores 2011

Em evento de patrocinador da competição, realizado nesta quinta-feira, em São Paulo, atacante recebe cheque simbólico e doa para instituição

Por Felipe Zito São Paulo
Neymar ganha prêmio de melhor jogador da Libertadores (Foto: Felipe Zito / Globoesporte.com)Neymar recebe cheque simbólico e doa para uma
instituição (Foto: Felipe Zito / Globoesporte.com)
E o prêmio de melhor jogador da Taça Libertadores da América 2011 vai para... Neymar. O jogador do Santos recebeu o troféu de maior destaque do torneio em evento do banco que patrocina a competição, realizado na tarde desta quinta-feira, no prédio da Daslu, em São Paulo.
- Está sendo um ano maravilhoso, mas não terminou. Tem o Brasileirão para terminar bem e o Mundial para ser disputado - declarou o jogador, que estava acompanhado do pai e do empresário Wagner Ribeiro.
A cerimônia serviu também para anunciar o acordo entre a instituição financeira e o atleta até 2014, permitindo assim a permanência do craque no Santos até a Copa do Mundo. Os principais nomes do Santander estiveram presentes, incluindo Emilio Botin, presidente mundial do banco, que entregou o troféu nas mãos de Neymar e ainda tentou bater bola com a joia.
- Estou muito feliz por ter ganhado mais um prêmio, de um torneio muito importante não só para mim, mas para a história do Santos. Tenho de agradecer aos meus companheiros por terem me ajudado muito - afirmou o jogador, autor de seis gols na Libertadores deste ano.

Depois da entrega do prêmio, foi exibido um vídeo com os principais lances do camisa 11 do Santos na edição deste ano da Libertadores. Além disso, Neymar faturou também um cheque no valor de US$ 60 mil (cerca de R$ 113 mil), metade em ações do banco. A outra metade será doada ao GRAACC, grupo de apoio a crianças e adolescentes com câncer.
- Fico muito feliz por ajudar. Já fui ajudado lá atrás e sei o que eles sentem. Pretendo continuar os ajudando a ter um futuro melhor.
Neymar ganha prêmio de melhor jogador da Libertadores (Foto: Felipe Zito / Globoesporte.com)O troféu de melhor jogador foi entregue pelo presidente Emilio Botin (Foto: Felipe Zito / Globoesporte.com)
A presença no evento não impediu Neymar de participar do treinamento do Santos, no CT Rei Pelé, na quinta de manhã. Ele está confirmado na equipe que encara o Bahia, no domingo, às 17h (horário de Brasília).

Com apoio maciço, CBF promove 'rodada contra racismo' no Brasileiro

Entidade lança campanha na penúltima rodada da Série A e divulga declarações de Mano, Ney Franco e Neymar repudiando tais atitudes

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
mano menezes ney franco brasil craque do brasileirão  (Foto: Leandroi Canônico / Globoesporte.com)Ney Franco e Mano Menezes repudiam atitudes de
racismo nos gramados do mundo inteiro
(Foto: Leandroi Canônico / Globoesporte.com)
A CBF anunciou nesta quarta-feira que vai promover uma campanha contra a discriminação racial que tem acontecido em várias partes do mundo. De acordo com o site oficial da entidade, a 37ª rodada do Brasileirão, batizada de “Rodada contra o racismo”, servirá para combater e protestar diante das inúmeras manifestações de intolerância ocorridas com atletas nos gramados de vários países. A última delas aconteceu com Edimar, no Campeonato Grego.
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, condenou tais atitudes no futebol e fez um alerta:
- Racismo não se resolve com aperto de mão e nem quem sofre esquece no dia seguinte. Não é justificável pelo calor de uma partida, não pode ser interpretado como gesto de torcedor. É algo intolerável, que não condiz com o esporte. O futebol, como catalisador de transformações no mundo e fenômeno capaz até de interromper guerras, deve ter um papel primordial na busca de soluções para essa prática - afirmou.
De acordo com o site da CBF, o Brasil é o país com o maior número de atletas vítimas de preconceito. Por conta disso, a entidade se viu na obrigação de promover uma ampla campanha contra o racismo no futebol.
- As pessoas que não entenderem que o futebol é para todos e não apenas para uma raça devem ser banidas definitivamente do esporte. Não adianta utilizar dinheiro para fazer campanhas hipócritas que não produzem efeito algum. Devemos mergulhar de cabeça nesta questão e punir exemplarmente quem comete esse tipo de intolerância. Nosso desejo é envolver os jogadores, técnicos, dirigentes e torcedores em um movimento capaz de mudar essa situação – ressaltou o dirigente.
Neymar no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)Neymar também entra na luta contra o racismo
(Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)
O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, apoiou a iniciativa da CBF.
- O racismo no futebol não pode ser tratado e não admite meio-termo. Tem de ser resolvido de maneira forte. É muito cômodo uma pessoa apertar a mão da outra depois do jogo para pedir desculpa por uma ofensa ao que ele tem de mais sagrado e significativo. A solução é buscar nos mecanismos legais uma forma de punição muito rígida – disse o treinador.
O coordenador das divisões de base da CBF, Ney Franco, engrossou o discurso de Mano Menezes. Para ele, que viu o atacante Diego Maurício sofrer discriminação durante uma partida do Sul-Americano sub-20, disputada em Moquegua, no Peru, tal atitude não pode fazer parte do cotidiano do futebol.
- Custei a acreditar que aquilo estivesse acontecendo. No Peru, em um jogo contra a Bolívia, na cidade de Moquegua, uma parte dos torcedores insultou o Diego Maurício com ofensas racistas. Foi chocante e muito triste. A Fifa tem de fazer uma campanha para punir com rigor todos que pratiquem o racismo. Claro que não basta um aperto de mão ou um pedido de desculpa, é preciso haver punição - afirmou.
Apontado como um dos principais jogadores do Campeonato Brasileiro, o atacante Neymar, do Santos, também se manifestou.
- Acho uma coisa muito triste. Infelizmente ainda acontece no futebol e os jogadores deveriam se unir mais contra isso. Dentro e fora de campo todo mundo é igual.
Confira abaixo alguns casos de racismo vividos por jogadores brasileiros:

Roberto Carlos Banana (Foto: Divulgação)Na Rússia, Roberto Carlos é obrigado a conviver
com atitude racistas (Foto: Divulgação)
- Em 2005, o lateral-esquerdo Roberto Carlos, que na época era jogador do Real Madrid, foi alvo de racismo por parte de torcedores rivais, que imitavam macacos quando ele tocava na bola;
- Em 2007 foi a vez de Welliton sofrer com a intolerância racial. Em sua estreia pelo Spartak de Moscou, da Rússia, o ex-atacante do Goiás vestiu a camisa 11, que antes era de um ídolo da torcida. Ele foi obrigado a ouvir "macaco, volte para casa" dos torcedores de seu próprio clube;
- Em 2010, Daniel Alves viveu a triste situação de sofrer com o racismo. Em partida válida pelo Campeonato Espanhol, contra o Espanyol, sempre que tocava na bola ele era insultado pela torcida adversária;
- O ano de 2011 está batendo todos os recordes de intolerância racial nos gramados. Gilberto Silva, à época no Panathinaikos da Grécia, Marcelo, do Real Madrid, e Diego Mauricio sofreram com torcidas rivais agindo de maneira discriminatória. Com Alan, do Braga, de Portugal, foi diferente. Foi xingado dentro de campo por Javí García, do Benfica. Neymar, pela Seleção, e Roberto Carlos, pelo Anzhi, receberam bananas de "presente". E o mais recente deles aconteceu com Edimar, do Skoda Xanthi, da Grécia. Sempre que pegava na bola, em partida contra o PAS Giannina, a torcida adversária imitava o som de macacos.

O ranking atualizado de média de público dos 100 clubes das séries A, B, C e D


qui, 24/11/11
por bernardo.pombo |
categoria Rankings


Faltando poucas rodadas para o encerramento da temporada 2011 no futebol brasileiro, o ranking de média de público dos 100 clubes das séries A, B, C e D vai ganhando contornos finais. Confira como está o seu time:
A apuração é do craque Rodolfo Brito (@rbrito1984), blogueiro do ótimo blog rbrito.

Considerações importantes:
# O ranking é feito apenas com os torcedores pagantes e levando em conta os públicos dos mandantes das partidas.
# Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro.
# A CBF contabiliza alguns públicos não pagantes, o que é descartado neste ranking, que só leva em conta os pagantes.

Vasco lidera indicações ao prêmio Craque Brasileirão. Confira a lista

Time carioca concorre em sete categorias, e Corinthians e Botafogo vêm a seguir, com seis. Vencedores serão conhecidos no dia 5 de dezembro

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
FRAME Mano Menezes no anúncio dos finalistas do Prêmio Craque do Brasileirão (Foto: Reprodução / CBF)Mano Menezes anuncia os finalistas ao Prêmio
Craque Brasileirão 2011 (Foto: Reprodução / CBF)
Atual segundo colocado no nacional, o Vasco foi o líder de indicações ao Prêmio Craque Brasileirão 2011, que teve seus concorrentes conhecidos na manhã desta quinta-feira, no Museu do Futebol, em São Paulo. O time carioca concorre em sete categorias, incluindo Craque da Galera (com Dedé) e técnico (com a dupla Ricardo Gomes e Cristóvão Borges).
Corinthians, líder do campeonato, e Botafogo, oitavo colocado, vêm a seguir no número de indicações: seis, cada um. O Figueirense recebeu cinco. Outros nove clubes têm pelo menos um representante na disputa: Atlético-MG, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Inter, Palmeiras, Santos e São Paulo.
Os técnicos Mano Menezes e Ney Franco foram os responsáveis pelo anúncio dos jogadores, escolhidos por jornalistas, jogadores, treinadores e integrantes do mundo do futebol. Os vencedores serão conhecidos na segunda-feira seguinte à última rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 5 de dezembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
Dedé, Neymar, Cortês e Damião aparecem duas vezes na lista. Além de concorrerem em suas posições, os dois primeiros também figuram na categoria Craque da Galera. Os dois últimos estão na briga para ser a revelação do campeonato.
A festa, que será realizada pela primeira vez na capital paulista, terá como apresentadores Glenda Kozlowski, Thiago Leifert e Luciano Huck. O evento organizado pela CBF também vai entregar os troféus aos campeões de todas as divisões. A Portuguesa, que conquistou a Série B de forma antecipada, e o Tupi, vencedor da Série D, são os únicos que já têm lugar garantido no palco.
Confira a lista completa dos indicados por posição:
Goleiro:
Fernando Prass (Vasco)
Jefferson (Botafogo)
Julio César (Corinthians)
Lateral-direito:
Bruno (Figueirense)
Fagner (Vasco)
Mariano (Fluminense)
Zagueiro pela direita:
Antônio Carlos (Botafogo)
Dedé (Vasco)
Rhodolfo (São Paulo)
Zagueiro pela esquerda:
Emerson (Coritiba)
Leandro Castán (Corinthians)
Réver (Atlético-MG)
Lateral-esquerdo:
Bruno Cortês (Botafogo)
Juninho (Figueirense)
Kleber (Internacional)
Primeiro volante:
Arouca (Santos)
Ralf (Corinthians)
Romulo (Vasco)
Segundo volante:
Marcos Assunção (Palmeiras)
Paulinho (Corinthians)
Renato (Botafogo)
Meia pela direita:
Deco (Fluminense)
Diego Souza (Vasco)
Lucas (São Paulo)
Meia pela esquerda:
Montillo (Cruzeiro)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Thiago Neves (Flamengo)
Primeiro atacante:
Julio César (Figueirense)
Leandro Damião (Internacional)
Neymar (Santos)
Segundo atacante:
Borges (Santos)
Fred (Fluminense)
Loco Abreu (Botafogo)
Técnico:
Jorginho (Figueirense)
Ricardo Gomes e Cristóvão Borges (Vasco)
Tite (Corinthians)
Revelação:
Bruno Cortês (Botafogo)
Leandro Damião (Internacional)
Wellington Nem (Figueirense)
Árbitro:
Leandro Vuaden (RS)
Paulo César Oliveira (SP)
Sandro Meira Ricci (DF)
Craque da Galera:
Dedé (Vasco)
Liedson (Corinthians)
Neymar (Santos)

Achei! Querido de Mourinho, Maciel, ex-Porto, agora desbrava o Brasil

Atacante, que foi do elenco campeão mundial em 2004, disputou Série C pelo Guarany de Sobral (CE) e Copa Rio pelo Macaé, onde não sabe se fica

Por Diego Morais Fortaleza, CE
Maciel com a camisa do Porto (Foto: Divulgação / Site Oficial do Porto) Maciel foi do elenco campeão da Liga e do Mundial
pelo Porto (Foto: Divulgação / Site Oficial do Porto)
Aos 32 anos, Maciel tem muita história para contar nestas férias. O período de dezembro será de descanso para o atacante, que estava atuando com a camisa do Macaé-RJ até a última semana, onde disputava a Copa Rio e uma chance de se classificar para a Copa do Brasil no ano que vem.
- O que eu mais quero agora é curtir meu filhão de onze meses. Mal tive tempo de ficar com ele e agora quero dar mais atenção aos filhos - contou o jogador.
Além do filho Davi, de 11 meses, Maciel tem mais três. Para eles, o jogador poderia contar algumas de suas experiências de vida como atleta de futebol. Pode contar, por exemplo, um dos momentos mais importantes do atual futebol português.
Para quem não lembra, o Porto chegou a ter um dos times mais fortes do mundo na década passada. Naquela oportunidade, alguns brasileiros brilhavam com a camisa azul e branca do clube português. Os destaques eram os meias Deco e Carlos Alberto, além do atacante Derlei. Os três eram ídolos no clube. Deco e Carlos Alberto marcaram gols, inclusive, no jogo decisivo da Liga dos Campeões, no qual o time português venceu o Monaco por 3 a 1.
Maciel, atacante do Guarany de Sobral (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)Este ano, Maciel atuou no Guarany de Sobral. do Ceará, pela Série C (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)

Maciel também estava lá. Fazia parte do elenco que disputou a Liga dos Campeões da Europa. Estava no grupo vencedor, montado pelo técnico José Mourinho.
Agora, longe dos gramados europeus, o jogador busca novos desafios em clubes de menor expressão no interior do país. Só este ano, além do Macaé-RJ, foram mais dois: Madureira-RJ e Guarany de Sobral-CE. Em bate-papo, Maciel revelou como foram os anos no futebol português, o trabalho ao lado de José Mourinho, as frustrações e o desejo de continuar jogando por mais alguns anos.
Não deu para o Macaé
Lutando para ganhar uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano, o Macaé buscou o reforço do experiente atacante Maciel na disputa da Copa Rio - campeonato com clubes cariocas que dá ao vencedor a segunda vaga do Rio de Janeiro na competição nacional.
- O Macaé já me queria desde o início do ano. Eu tinha boas referências - afirmou o jogador.
Maciel, no entanto, não jogou muito no Macaé. Pegou a competição pelo meio do caminho. Não fez gol e não atuou nem em cinco partidas.
- Quando cheguei, o time já estava formado. O pessoal já vinha treinando, havia uma base. Eu tive poucas oportunidades, mas foi bom, mesmo assim.
Foi bom, mas não deu para Maciel e nem para o Macaé. O time até conseguiu chegar à semifinal, mas foi eliminado pelo Madureira. O ano acabou para o jogador e para o time. Maciel fez um contrato de apenas três meses com o clube carioca e não deve permanecer lá no próximo ano.
Redescobrindo o Nordeste no interior do Ceará
Maciel pegou o bonde andando no Macaé, pois estava defendendo o Guarany de Sobral na Série C. Nordestino da cidade Caxias, no interior do Maranhão, nunca havia jogado em um time do Nordeste, já que foi criado em Brasília.
- Quente, não é? -, foi o que pensou Maciel ao pisar pela primeira vez em Sobral.
A cidade, conhecida como a 'Princesa do Norte', é a 5ª mais populosa do Ceará. Localizada na região noroeste do estado, tem como característica o forte calor, apresentando temperatura média em torno de 30 graus.
- É uma cidade bonita, mas faz muito calor. Eu me senti estranho no começo, mas as pessoas são muito calorosas e realmente amam o futebol no Nordeste.
Essa calorosa e calorenta cidade, de um povo apaixonado por futebol, foi a casa de Maciel durante pouco mais de quatro meses. O jogador estava atuando pelo Madureira antes de surgir o convite de empresários e do presidente do Guarany de Sobral para disputar a Série C pela primeira vez na carreira. Ano passado, já havia sido destaque na Série D e ajudou o Madureira na campanha do acesso. O Guarany também subiu da Série D no ano passado, conquistando o título da competição.
Pelo Guarany de Sobral, Maciel não repetiu o sucesso que fez no Madureira. Jogou pouco e não chegou a fazer gols. Foi embora do clube, antes mesmo de ser eliminado da competição.
- Havia uma predileção por jogadores da terra, tipicamente nordestinos. Talvez por isso eu não tenha jogado tanto por lá. Ainda assim, foi bom. Não guardo mágoas de ninguém. Fui muito bem tratado, e, se houver uma oportunidade, eu voltaria sim.
Maciel: o andarilho
maciel madureira gol operário (Foto: Fernando Maia / O Globo)Na temporada de 2011,  Maciel jogou no Madureira
 no Carioca (Foto: Fernando Maia / O Globo)
Antes de vestir a camisa do Guarany de Sobral, Maciel passou por outros 13 times. Pode-se dizer que é um verdadeiro andarilho do futebol. Nascido em Caxias, cidade localizada na divisa do Maranhão com o estado do Piauí, ele foi criado em Brasília. A carreira futebolística começou tarde, apenas aos 18 anos, no Cruzeiro. Sem espaço na Raposa, passou por clubes menores como o Guarani de Divinópolis-MG, Ituano-SP, União São João-SP, Bangu e Volta Redonda.
A primeira grande oportunidade de Maciel surgiu mesmo quando o atleta foi jogar em Portugal. Em 2001, foi negociado com o União Leiria, time intermediário do futebol português. Foi neste clube que aconteceram duas coisas que mudariam sua carreira. A primeira delas foi a ótima campanha de seu clube, principalmente, na temporada 2002/2003. Foi o momento em que Maciel começou a se destacar pela técnica e agilidade. A segunda delas foi ter conhecido o treinador José Mourinho, com quem viveria bons momentos no União Leiria e, em seguida, no clube que o faria conquistar o maior título de sua vida: o Porto.
Ao lado do paizão Mourinho
Se for feita uma pesquisa de opinião, talvez nove em cada dez jogadores gostariam de trabalhar com o técnico José Mourinho. O currículo do treinador tem passagens por alguns dos maiores clubes do mundo, como Porto, Chelsea, Internazionale e Real Madrid (clube que comanda hoje). Mas o que muitos desejam, Maciel já conseguiu.
No União Leiria, não foi só Maciel que teve sua grande chance, mas também José Mourinho. O treinador havia comandado o Benfica por apenas sete jogos, antes de ser demitido em meio a uma troca de mandatários no clube português. A oportunidade de treinar um time menos badalado foi fundamental para que Mourinho pusesse ousar e fazer tudo a seu gosto. Porém, o casamento do treinador com o clube durou pouco.
jose mourinho real madrid coletiva (Foto: agência EFE)José Mourinho hoje comanda o Real Madrid (Foto:
Agência EFE)
Em janeiro de 2002, foi convidado para dirigir o Porto. Foi o início de uma meteórica ascensão. Mourinho levou com ele o atacante Derlei logo de cara. Maciel foi na temporada seguinte e participou de um momento histórico vestindo a camisa dos Dragões.
- Foi muito importante para a minha carreira, não só chegar a trabalhar na Europa, mas por ter tido a oportunidade de conviver com o Mourinho.
Segundo Maciel, Mourinho é um verdadeiro paizão. A cara de mau do técnico não transmite o que verdadeiramente ele é.
- Ele é diferente porque sabe conversar com os atletas, trata todos de forma igual. Conversa, brinca, motiva. Isso sabe fazer como ninguém.
Maciel garante que a relação com o técnico sempre foi muito boa. Mesmo depois de se separarem pelos caminhos tortuosos do futebol, o atacante ainda mantinha contato com Mourinho por telefone. Segundo o atleta, o treinador tentou levá-lo para o Chelsea em 2004, quando Mourinho passou a ser o mais bem pago na sua profissão. A transferência acabou não dando certo, pois, de acordo com o jogador, seu nome foi vetado pela diretoria do clube inglês.
- Na época o Chelsea não deu certo porque o time só contratava mesmo quem era de seleção. Como eu nunca tive chances na Seleção Brasileira, acabou não acontecendo.
O melhor Porto da história: grandes conquistas e amizades
Até hoje os torcedores dos Dragões lembram daquele Porto da temporada 2003/2004 com saudades. O jogo mais importante foi no dia 23 de maio de 2004: a final da Liga dos Campeões da Europa. O Porto só havia conquistado este troféu uma vez na história, em 1987.
especial carlos alberto (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Carlos Alberto fez um dos gols do título do Porto
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Maciel lembra bem o dia da final. Ele não jogou nem estava no banco de reservas. Porém, lembra bem da partida contra o Monaco, disputada na Arena Aufschalke, em Gelsenkirchen, na Alemanha.
- Naquele dia eu tinha falado mais cedo com o Carlos Alberto e disse a ele: "Você vai fazer o gol do título" - relembrou o atacante e também "profeta".
O meia marcou o primeiro gol na vitória por 3 a 0. Carlos Alberto e Maciel tornaram-se grandes amigos. Por sinal, Maciel teve ótimo relacionamento com os outros jogadores brasileiros, com os quais conviveu na Europa. Dentre os principais cita os amigos de Porto: Derlei e Deco.
- Nós todos somos amigos até hoje. O Derlei jogou vários anos comigo, agora se aposentou. Eu converso muito com o Deco. Guardamos todos grandes lembranças.
O retorno ao Brasil, os novos desafios e a aposentadoria
Depois de grandes conquistas no Porto, Maciel teve uma passagem relâmpago pelo Atlético-PR, campeão da Libertadores de 2005. O atacante ainda voltou para Portugal, onde defendeu o Braga e, novamente, o União Leiria.
Para terminar seu período na Europa, Maciel chegou a jogar também pelo Skoda Xanthi-GRE. Porém, os tempos de sorte estavam ficando para trás, e o Velho Continente também foi embora junto.
- Jogar na Europa me deu muitas experiências boas. Lá você aprende a marcar, a correr mais. O jogador não pode chegar lá achando que vai arrebentar logo de cara porque se dá mal. É bem diferente do futebol daqui.
Maciel veste a camisa do Guarany de Sobral (Foto: Divulgação / Guarany de Sobral)No Guarany de Sobral, Maciel jogou pouco e não conseguiu fazer gols (Foto: Divulgação / Guarany de Sobral)
De saída da Grécia, o jogador começou a encarar uma nova realidade e passou a atuar por clubes do interior do país. No Rio de Janeiro, foram Cabofriense, Madureira e, por último, o Macaé, sem contar a passagem pelo interior cearense. Aos 32 anos, ainda não pensa em se aposentar. Por onde passa, costuma ser um dos mais experientes dos elencos, mas leva tudo com bom humor e não se importa com o peso que a idade vai trazendo.
- Ainda não penso em aposentadoria. Vejo hoje jogadores chegarem aos 37, 38 anos e jogando bem. Eu sei que posso jogar também. Quero pelo menos atuar mais uns quatro anos, ou pelo menos tentar - brincou Maciel
Para 2012, estuda algumas propostas. Provavelmente, não deve renovar contrato com o Macaé. Hoje, está sem clube e deve continuar a peregrinação pelo interior do país. Morando no Rio de Janeiro, a preferência é por clubes cariocas e paulistas. No entanto, Maciel prefere não descartar nada previamente. Como passou pelo interior cearense há pouco tempo, pode até retornar, desta vez para o Ferroviário, clube que andou sondando o atleta rcentemente.
- Não descartaria voltar para o Ceará. Gosto muito do Nordeste. Minha prioridade é disputar o Campeonato Paulista ou Carioca, mas vou de acordo com a melhor proposta.
Maciel, atacante do Macaé (Foto: Tiago Ferreira / Divulgação Macaé)Maciel, em treino pelo Macaé-RJ, último clube a defender em 2011 (Foto: Tiago Ferreira / Divulgação Macaé)

Torcedores protestam contra elenco após treino do Botafogo no Engenhão

Jefferson, único aplaudido, Maicosuel, Lucas e Herrera atendem torcida e amenizam clima. Elkeson nega saídas noturnas com Victor Ramos, do Vasco

Por Thales Soares Rio de Janeiro
Chateados com a situação do Botafogo na reta final do Campeonato Brasileiro após o time sofrer quatro derrotas seguidas e ficar fora do G-5, torcedores alvinegros foram até a saída da ala norte do Engenhão para protestar contra os jogadores, depois do treino desta quinta-feira. Jefferson, Herrera, Maicosuel e Lucas pararam para conversar com as pessoas que estavam no local, o que amenizou o clima. Os demais atletas saíram por outro portão do estádio para evitar o encontro com a torcida.
Torcida do Botafogo protesta no engenhão (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)Torcida do Botafogo protesta no Engenhão (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)
Cobrado por conta de supostas noitadas juntamente com o zagueiro Victor Ramos, do Vasco, o meia Elkeson afirmou que o protesto da torcida é legítimo. Ele negou as saídas noturnas, disse ficar chateado com a desconfiança e rechaçou as críticas de que estaria fora de forma.
- As coisas não são como eles queriam. A torcida tem que cobrar mesmo. Faltam dois jogos e vamos lutar para vencer. Mas ninguém tem provas aqui, ninguém tem fotos minhas na balada com o Victor Ramos. Todo mundo aqui no Botafogo gosta de mim porque sabe que eu me dedico. Quem tiver foto, quem tiver prova de que eu estive na noitada, leva para o presidente. Falam isso porque sou solteiro e moro no Rio, mas eu não me deslumbrei. Isso me deixa muito chateado. Estou me cuidando. Ganhei quatro quilos de massa muscular. A bola vai voltar a entrar, o time voltará a jogar bem e a torcida vai esquecer isso aí. Sempre vou honrar essa camisa - apostou o atleta, que jogou ao lado de Victor Ramos no Vitória.
Torcida do Botafogo protesta no engenhão (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)Torcedores estão irritados com últimos resultados do time (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)
Os protestos em frente ao Engenhão foram pacíficos. Viaturas da polícia estiveram no local, mas por conta de um acidente de carro na região no entorno do estádio. Não houve ocorrências policiais por conta da presença da torcida. Único aplaudido na saída, o goleiro Jefferson relatou que o elenco alvinegro precisa respeitar as manifestações.
- É válido. Os caras são todos trabalhadores. Eles têm que cobrar. Temos que ter o respeito por eles, assim como eles têm pela gente também - comentou o camisa 1.
A próxima partida do Botafogo é contra o Alético-MG, fora de casa, às 17h (de Brasília), neste domingo. O time do técnico interino Flavio Tenius está na oitava colocação, com 55 pontos. Já o Galo é o 14º com 42.

Kia confirma negociações com o Milan pelo empréstimo de Tevez

Atacante argentino pode ser o substituto de Cassano no Milan, mas Manchester City garante que só libera o jogador se for através de venda

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
kia joorabchian e tevez  (Foto: Agência O Globo)Kia levou Tevez para a Inglaterra após a passagem
pelo Corinthians (Foto: Agência O Globo)
O empresário iraniano Kia Joorabchian, representante do atacante Tevez, confirmou que está negociando o empréstimo do jogador para o Milan apesar do Manchester City insistir que só aceita negociar se for para vendê-lo. A informação é do jornal "Daily Mirror".
Tevez não joga desde setembro, quando se recusou a entrar em campo no jogo contra o Bayern de Munique, pela Liga dos Campeões. O City multou e afastou Carlitos, que resolveu se isolar na Argentina sem permissão dos ingleses. Recentemente, o atacante participou de um torneio de golfe em Buenos Aires.
De acordo com a publicação, Tevez seria emprestado em janeiro e ficaria até o final da temporada para substituir Cassano, que foi operado no coração recentemente e ficará alguns meses em recuperação.

Kia confirma negociações com o Milan pelo empréstimo de Tevez

Atacante argentino pode ser o substituto de Cassano no Milan, mas Manchester City garante que só libera o jogador se for através de venda

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
kia joorabchian e tevez  (Foto: Agência O Globo)Kia levou Tevez para a Inglaterra após a passagem
pelo Corinthians (Foto: Agência O Globo)
O empresário iraniano Kia Joorabchian, representante do atacante Tevez, confirmou que está negociando o empréstimo do jogador para o Milan apesar do Manchester City insistir que só aceita negociar se for para vendê-lo. A informação é do jornal "Daily Mirror".
Tevez não joga desde setembro, quando se recusou a entrar em campo no jogo contra o Bayern de Munique, pela Liga dos Campeões. O City multou e afastou Carlitos, que resolveu se isolar na Argentina sem permissão dos ingleses. Recentemente, o atacante participou de um torneio de golfe em Buenos Aires.
De acordo com a publicação, Tevez seria emprestado em janeiro e ficaria até o final da temporada para substituir Cassano, que foi operado no coração recentemente e ficará alguns meses em recuperação.

Chamado de 'mulher' por técnico, zagueiro afirma: ‘A equipe me aceita’

Johnny Saelua diz que companheiros da seleção de Samoa Americana o respeitam bastante e que ser 'fa'afafine' é um costume normal do país

Por GLOBOESPORTE.COM Samoa Americana
Johnny Saelua fazendo ballet (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Johnny Saelua fazendo balé nos tempos de colégio
(Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
Depois de ajudar sua seleção a ganhar o primeiro jogo oficial da história, o zagueiro Johnny Saelua, de Samoa Americana, ganhou destaque na imprensa mundial. Não por ter feito gol na vitória por 2 a 1 sobre Tonga, pelas eliminatórias da Oceania para a Copa de 2014, na última quarta-feira, mas por se tratar de um jogador considerado transexual.

- A equipe me aceitou, e nós mantemos respeito mútuo. É o máximo, faz parte da cultura - afirmou o zagueiro ao "New York Times".

Contudo, Johnny Saelua não pode ser considerado transexual. Ele nasceu homem, mas de acordo com a cultura da Polinésia, pôde ser criado como mulher (terceiro gênero chamado de "fa'afafine"). Ou seja, não se caracterizou a mudança de sexo, comum nos casos de nova identidade adqurida.

O holandês Thomas Rongen, técnico de Samoa Americana, comentou sobre a atuação do jogador de uma forma curiosa. Segundo ele, seu time jogou com "uma mulher como zagueiro". Além disso, fez questão de ressaltar a importância do assunto ser tratado como norrmalidade por todos, o que poderia ser diferente em outros paises.

- Na verdade, tivemos uma mulher atuando como zagueiro central. Você consegue imaginar isso na Inglaterra ou na Espanha? - comentou.

Samoa Americana voltará a campo nesta quinta-feira, agora para enfrentar Ilhas Cook, a partir de 22h (de Brasilía).
Seleção de Samoa Americana, com o transexual Johnny Saelua (Foto: Divulgação / FIFA.com)Seleção de Samoa Americana: Saelua é o terceiro da esquerda para direita (Foto: Divulgação / FIFA.com)

'Messi japonês' vira a principal aposta para o futuro do Barcelona

Take, de apenas 11 anos, brilhou em uma escolhinha do clube em Tóquio, foi levado para a Espanha e passou a ser o xodó dos catalães

Por GLOBOESPORTE.COM Tóquio
Um garoto japonês de 11 anos vem roubando a cena nas categorias do Barcelona. Além do talento, o menino joga na mesma posição de um argentino que acabou lhe rendendo um apelido: Messi japonês. Segundo uma reportagem publicada pelo jornal "Mundo Deportivo", Takefusa Kubo, ou simplesmente Take, como é chamado pelos colegas, começou a jogar em uma escolinha do clube em Tóquio, logo chamou a atenção dos professores pelo talento e, com o interesse de empresários, que começaram a abordar os pais, deixou o país para treinar no CT do Barça na Espanha.
Takefusa Kubo, da base do Barcelona, visto como o Messi japonês (Foto: Divulgação)Take comemora um gol: cena poderá ser comum na equipe principal em alguns anos (Foto: Divulgação)
Em sua primeira temporada longe de casa, Take teve que passar por testes e acabou ficando definitivamente, se adaptando com facilidade à nova vida, aprendendo o idioma espanhol em dois meses. Outra característica que chama a atenção é o talento no tênis de mesa. Segundo a reportagem do "MD", os outros meninos param para vê-lo jogar com a raquete nas mãos. No futebol, a inteligência e o faro de gol são as principais qualidades.
Takefusa Kubo, da base do Barcelona, visto como o Messi japonês (Foto: Divulgação)Takefusa Kubo dribla 'gigante' adversário: inteligência e faro de gol (Foto: Divulgação)

Juju Salimeni publica fotos sensuais para revista do UFC no Twitter

Modelo posa seminua em meio a sacos de pancada em 'treino' de MMA

Por SporTV.com São Paulo
Reprodução Twitter Juju Salimeni posa para revista do UFC (Foto: Reprodução Twitter)A modelo Juju Salimeni fez a alegria de seus fãs ao publicar, em seu Twitter, fotos de seu ensaio para a edição deste mês da revista oficial do UFC (Foto: Reprodução Twitter)
Reprodução Twitter Juju Salimeni posa para revista do UFC (Foto: Reprodução Twitter)Juju, que atua como ring girl em diversos eventos de MMA no Brasil, aparece seminua em fotos de um 'treino', em meio a sacos de pancada e vestindo luvas oficiais (Foto: Reprodução Twitter)

Exigente e durona, Fernanda é uma das motivações do Rio de Janeiro

Companheiras elogiam a volta da levantadora, que aos 41 anos é comparada a Romário por Fabi; Mari aposta que com ela será difícil marcar a equipe

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro
Antes, as queixas se voltavam todas para o pai. Julia não se conformava com a ausência de Bernardinho em suas festas juninas. Mal sabia que também não veria mais a mãe nos eventos. De volta às quadras, Fernanda já ouviu poucas e boas da filha mais velha, que irá fazer sua apresentação de jazz em meados de dezembro, mas apenas para os outros integrantes da família. Os pais terão compromisso na Superliga, diante do Sesi, no dia 10. Se Julia reclama, as jogadoras do Rio de Janeiro agradecem. Acreditam que com a ajuda da experiente levantadora, a vida das adversárias ficará mais difícil e o caminho da equipe até o oitavo título mais curto.
Com a experiência de quem já levou os puxões de orelhas de Fernanda nos tempos em que ainda era juvenil, Mari não se esquece até hoje das palavras que ouviu da ex-companheira de seleção brasileira. Apesar da dureza de muitas delas, sabe que todas foram ditas para seu crescimento.
Mari, Fabi e Fernanda Venturini - Unilever (Foto: Luiz Doro / adorofoto)Mari e Fabi apostam na experiência de Fernanda para ajudar na conquista do octa (Foto: Luiz Doro / adorofoto)
- Temos uma levantadora experiente, que vai fazer nosso time jogar e será muito complicado nos marcar. É uma jogadora extraordinária, que tem o jeito dela. É uma pessoa fria como eu em quadra, mas que você percebe que está ali se dando para o jogo. Vai falar o que você não quer ouvir, vai colocar o dedo na ferida e, se não quiser, pede para sair. Acho isso bom nela. Fernanda é sem frescura, resolve todo o problema ali. Joguei com ela quando era juvenil e depois como adulta. E ela podia me esculachar. Falava: "Vou te dar um choque pra você acordar".  O bom é que bate, mas também assopra. E isso é sinal de que se importa com você. Porque quando não gosta, deixa de lado mesmo - diz Mari.
Fernanda gosta da fama de exigente. Abre um sorriso e diz que dá bronca mesmo sempre que sente alguém fazendo corpo mole. Já percebeu que algumas companheiras ainda estão sentindo dificuldades para se adaptar ao jogo mais veloz que ela se propõe a fazer e que Mari, Sheilla e Juciely tanto gostam. Se à beira da quadra Bernardinho era a voz firme, dentro das quatro linhas ganhará eco com a esposa.
- Nessa volta encontrei meninas mais fortes, saltando mais. O Brasil deu uma crescida fisicamente. O resto é tudo igual. Eu tenho acelerado o jogo e a Juliana vem sofrendo. Eu fico falando que com balão não se vai a lugar nenhum. O time vai ser rápido e jogar no estilo que gosto. Mari não é mais a mesma de cinco anos atrás, com Sheilla nunca joguei, assim como com Natália e Juciely. Temos uma potência de ataque muito grande. Acho muito legal fazer parte do crescimento delas. Tenho que dar força para todas e não tantas broncas - sorri a levantadora.
Aos 41 anos, ela vem se preparando para aguentar a maratona de jogos. O problema no joelho é controlado, assim como os treinos também. Encarar 2h30m de treinamento com a intensidade exigida por Bernardinho é algo que não está nos planos. Fernanda fará um pouco menos para poder aguentar a pedreira, como ela mesma diz.
- A experiência ajuda muito, e o que eu preciso agora é de jogar para ter mais precisão. Já fiz três partidas pelo Carioca, mas estou apreensiva para que chegue logo a Superliga. Odeio treinar. Se pudesse só jogar seria perfeito - diverte-se.
Natália, Fernanda Venturini, Sheilla e Juciely em evento de vôlei do Rio de Janeiro (Foto: Daniele Rocha / Globoesporte.com)Fernanda com suas novas companheiras: Natália, Sheilla e Juciely (Foto: Daniele Rocha / Globoesporte.com)
Com um quê de Romário, Fernanda é comparada ao Baixinho por Fabi. Mesmo no período em que ficou fora do país com a seleção - no Pan de Guadalajara e na Copa do Mundo do Japão -, a líbero recebeu informações de que a levantadora anda mostrando a mesma eficiência dos velhos tempos.
- Já disseram que ela está colocando a bola no mesmo lugar. Ter Fernanda como reforço é uma motivação para nós este ano, assim como a chegada da Natália. Muitas não tiveram a oportunidade de jogar com ela ou até de vê-la em quadra. Fomos companheiras de equipe em 2001 (no Vasco) e na Superliga 2005/2006, quando se despediu.  É legar ver essa integração e ver que é possível voltar aos 41 anos. Ela sempre se cuidou, teve poucas lesões, e é como o Romário para bater um pênalti hoje: vai saber o que está fazendo. A eficiência dela torna jogadas simples em espetaculares. E isso não vai mudar - elogia.

Brasil vence a Suíça nos pênaltis e pega os Emirados Árabes na semi

Após empate por 4 a 4 no tempo normal e na prorrogação, time canarinho
conta com a estrela do goleiro Mão para garantir a liderança do grupo B

Por SporTV.com Dubai, Emirados Árabes
Brasil e Suíça entraram em quadra classificados para as semifinais do Torneio de Dubai, mas devido à intensidade da partida parecia que uma vaga ainda estava em disputa. Após o empate por 4 a 4 no tempo normal e na prorrogação, as duas seleções decidiram a liderança do grupo B nos pênaltis. Melhor para a seleção brasileira, que contou com a estrela do goleiro Mão ao defender a cobrança de Meier e vencer por 2 a 1. André, com três gols, foi o destaque do Brasil. Bruno Xavier fez o outro gol. Stankovic (2), Samuel e Anderson (contra) anotaram para os europeus. (Assista aos gols do jogo no vídeo acima)
- Fizemos um bom jogo, enfrentamos uma seleção forte, que tem uma base experiente e é, hoje, uma das melhores equipes da Europa. Todos estão de parabéns pelo empenho e pela vitória. No pênalti do Meier, procurei esperar um pouco para tentar acertar o canto. Consegui me colocar bem, fazer a defesa e fico feliz de ter ajudado o Brasil. Agora, vamos pensar nos Emirados Árabes, os donos da casa, que virão para cima da gente apoiados pela torcida - disse Mão, capitão do Brasil.
As semifinais acontecem nesta sexta-feira. A seleção brasileira enfrenta os Emirados Árabes, que terminaram na segunda posição do grupo A após derrota por 7 a 0 para a Rússia, às 13h (horário de Brasília), com transmissão do SporTV. Os suíços encaram os russos, às 14h15m.
Futebol de Areia Brasil Suíça (Foto: BSW/divulgação)Jogadores do Brasil comemoram a defesa do goleiro Mão na disputa por pênaltis (Foto: BSW/divulgação)
Os suíços saíram na frente com menos de um minuto. Após falta boba de André pelo lado direito do ataque suíço, Stankovic cobrou com categoria, no alto, sem chances para o goleiro Mão. No minuto seguinte, Sidney levantou para André cabecear com perigo sobre a trave. Bem postada na defesa, a Suíça dava poucos espaços para os brasileiros tabelarem. Por isso, o time passou a arriscar de longe. Aos quatro, Souza soltou a bomba na cobrança de falta do campo defensivo, mas Valentin estava atento e fez a defesa.
Aos seis, Sidney encheu o pé na falta e mandou a bola na trave. Mas Stankovic estava inspirado. Em rápido contra-ataque, ele ganhou na dividida com Betinho e tocou na saída do goleiro para fazer 2 a 0. Atrás no placar, o Brasil foi para cima. Aos sete, Betinho arriscou o chute pelo lado direito e mandou no travessão. A persistência deu certo. No minuto seguinte, André foi lançado na entrada da área, girou rápido e bateu no cantinho para diminuir. Aos nove, Jorginho fez sua estreia, mas só tocou uma vez na bola nesta primeira etapa.
No segundo período, o Brasil voltou com tudo. Aos três minutos, André recebeu a bola de frente para o gol e chutou forte para empatar a partida. No lance seguinte, André teve a chance de virar, mas cobrou falta em cima do goleiro Valentin. Os suíços tentaram responder em chute de longe de Samuel e em cabeçada de Bonner, mas esbarram no goleiro Mão. Aos 10, Jorginho fez graça ao receber livre na área e tentar encobrir o goleiro, desperdiçando boa oportunidade. Souza ainda tentou um chute cruzado pela direita no minuto final da etapa, mas mandou para fora.
Virada, 'apagão' e vitória nos pênaltis
Futebol de Areia Brasil Suíça Betinho (Foto: BSW/divulgação)Betinho recebe marcação forte no terceiro período
da partida contra a Suíça (Foto: BSW/divulgação)
A virada veio com Bruno Xavier, um especialista em bola parada, com menos de um minuto. Em cobrança de falta perfeita, o atacante acertou o ângulo esquerdo do goleiro Valentin: 3 a 2. André prolongou a festa brasileira no lance seguinte. Ele recebeu no meio, dominou no peito e soltou a bomba no ângulo para ampliar. Aos quatro, Souza cometeu pênalti em Bonner, que cobrou bem e diminuiu para os russos. No lance seguinte, Anderson tentou afastar a bola da área depois da cabeçada de Samuel e acabou fazendo gol contra: 4 a 4.
Depois do 'apagão', o Brasil voltou para o ataque. André avançou pela direita e bateu com perigo para fora. Mas a Suíça era perigosa nos contra-ataques. Aos oito, Schirinzi mandou de bicicleta rente à trave e assustou o goleiro Mão. Aos 10, quase o gol do Brasil. Bruno Xavier cruzou pela direita, Anderson cabeceou fraco e Valentin tirou em cima da linha. Spacca, com um chute de longe, ainda obrigou Mão a fazer boa defesa. Mas o jogo foi mesmo para a prorrogação.
No tempo extra de três minutos, as duas seleções pouco arriscaram e a partida teve que ser decidida nas cobranças de pênaltis. Bruno Xavier e Stankovic foram os primeiros cobradores e marcaram. André bateu no cantinho e fez o dele. Mas Meier abusou da paradinha, chutou fraco no meio e parou no goleiro Mão. Vitória do Brasil e primeiro lugar do grupo B assegurado.