sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Fifa destaca obras em estádios brasileiros para a Copa de 2014

Mineirão, Mané Garrincha, Arena Pantanal, Arena Amazônia, Maracanã e Fonte Nova foram inspecionados em visitas técnicas do Comitê Organizador


obras estádios copa do mundo brasil 2014 - maracanãMaracanã tem antiga geral destruída (Site da Fifa)
O site da Fifa destacou nesta sexta-feira o andamento das obras em seis estádios brasileiros que serão utilizados na Copa do Mundo de 2014. Representantes do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 visitaram, nas últimas semanas, o Mineirão, em Belo Horizonte, o Mané Garrincha, em Brasília, a Arena Pantanal, em Cuiabá, a Arena Amazônia, em Manaus, o Maracanã, no Rio de Janeiro, e a Fonte Nova, em Salvador.
A entidade parece ter gostado do que viu ao afirmar que “já é possível ver o resultado efetivo das intervenções”. O Mineirão é um dos mais avançados, já na segunda fase de trabalhos, com o rebaixamento do gramado e demolição do anel inferior da arquibancada. No Maracanã, o anel inferior das arquibancadas e rampas externas estão sendo demolidos.
obras estádios copa do mundo brasil 2014 - amazônia arenaVivaldão, em Manaus, está em fase final de demolição (Foto: Reprodução / Site da Fifa)
obras maracanã Maracanã sem cadeiras nas arquibancadas superiores e inferiores (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

obras estádios copa do mundo brasil 2014 - mineirãoGramado do Mineirão será rebaixado . Anel inferior da arquibancada demolido (Reprodução / Site da Fifa)

Um ano após início da arrancada, Cuca e Flu brigam pela taça

Em 2009, técnico comandava o Tricolor e obteve seis vitórias e um empate, livrando o time do rebaixamento. Quem repetir campanha fica com título

Por Cahê Mota e Diego Rodrigues Rio de Janeiro
Pode até parecer ficção científica, mas não é. A história que será contada abaixo é baseada em fatos reais. E o roteiro é de dar inveja a qualquer autor de best-seller. Afinal, quem acreditaria que, exatamente um ano depois, na mesma 32ª rodada, Fluminense e Cuca, fadados ao rebaixamento em 2009, estariam de lados opostos, disputando o título do Campeonato Brasileiro?
Naquela ocasião, comandado pelo então treinador, o Tricolor das Laranjeiras iniciou, no dia 29 de outubro, há exato um ano, a sua caminhada triunfal para fugir da degola. Foram seis vitórias e um empate. E tudo teve início na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG, no Maracanã, em jogo válido pela 32ª rodada.
O GLOBOESPORTE.COM, então, resolveu contar essa história no formato de um livro para relembrar a trajetória desses dois heróis, que hoje se tornaram inimigos na briga pela redenção: o título do Brasileirão
Personagens desta história, inclusive, falaram sobre a incrível campanha em 2009 e a fase atual. Cuca lembra com carinho daquela campanha.
- Aqui no Cruzeiro é diferente. Ali no Fluminense qualquer jogo que perdêssemos, iríamos cair. Era outra situação e tivemos que tomar medidas radicais. Foi delicado e tomamos decisões, em conjunto com a diretoria, de afastar jogadores experientes e com tempo de casa. Podia dar errado, pois apostamos na gurizada. Graças a Deus deu certo e, amparados por jogadores como Conca, Diguinho, Fred, Mariano, que foi um monstro, eles deram conta do recado. Todos vestiram a camisa – lembra Cuca.
E o monstro a que se refere o treinador, hoje luta para conquistar o título inédito na carreira. Mas tem as últimas rodadas do Brasileiro do ano passado como referência no currículo.
- Todos sabiam do tamanho da dificuldade que existia naquele momento, mas no fundo nunca deixamos de acreditar em nosso potencial. Lembro que a chegada do Cuca foi muito importante, principalmente pela pequena reformulação que ele fez no time dentro da competição. Ele mexeu em várias posições e a coisa acabou acontecendo da melhor maneira possível. Ele conseguiu motivar o elenco, e a união entre diretoria, comissão técnica, torcida e jogadores foi praticamente imbatível naquele fim de ano. A torcida abraçou o time e começou a encher o Maracanã jogo após jogo – conta Mariano.
Campeão estadual pelo Flamengo e um dos responsáveis por evitar a queda do Fluminense em 2009, além de uma passagem marcante no Botafogo, Cuca agora tenta uma conquista  nacional, mas fora do Rio de Janeiro. Apesar dos laços criados com o Tricolor, ele agora só pensa em levar a Raposa ao topo no fim do Brasileiro.
- Não foi, está sendo tudo muito importante. Agora preciso de uma conquista. É algo que podia ter vindo na Sul-Americana e faltou um golzinho (o Fluminense perdeu na decisão para a LDU no ano passado). Mas tivemos a conquista da salvação do rebaixamento que vamos lembrar para sempre. Depois de um ano, chegou o momento de buscarmos esse título.
Mas do outro lado estão os ex-comandados. E, apesar do respeito, eles não vão entregar o caneco para o antigo chefe.
- Fico feliz por ver o Cuca fazendo um bom trabalho no Cruzeiro e brigando pelo título, mas espero que a gente termine campeão para consagrar essa bela campanha que estamos fazendo desde o início do Brasileiro – disse o lateral do Fluminense.

Mano convoca Ronaldinho Gaúcho e Neymar para jogo contra a Argentina

Apoiador do Milan retorna à Seleção Brasileira após ter ficado fora da lista para a Copa do Mundo. Atacante do Santos também volta a ser chamado

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
MONTAGEM - Neymar e Ronaldinho Gaúcho Neymar e Ronaldinho estão de volta à Seleção
para o jogo diante da Argentina (Getty Images)
Ronaldinho Gaúcho está de volta. Nesta sexta-feira, no Hotel Intercontinental, em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro, o técnico Mano Menezes confirmou o retorno do apoiador do Milan à Seleção Brasileira no amistoso contra a Argentina, no dia 17 de novembro, em Doha, no Qatar. Além do jogador, o atacante Neymar, do Santos, também foi novamente lembrado pelo treinador. A outra novidade é o apoiador Douglas, do Grêmio.
Mano decidiu chamar Ronaldinho após visitar o jogador no centro de treinamento do Milan e de acompanhar seu desempenho contra o Chievo (3 a 1), pelo Campeonato Italiano, e diante do Real Madrid (derrota por 2 a 0), pela Liga dos Campeões.
Ronaldinho Gaúcho não era chamado para a Seleção Brasileira desde março do ano passado. A última partida do jogador pela equipe canarinho foi no dia 1º de abril, na vitória por 3 a 0 sobre o Peru, no Beira-Rio, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Mano disse que o retorno do camisa 80 do Milan, que não participará do clássico contra o Juventus neste fim de semana por conta de um incômodo muscular, se deve pela boa fase dele na Velha Bota e também por uma carência na armação de jogadas.
- Temos avaliado tudo aqui e entendemos que nesse momento poderíamos pensar novamente nele. É um jogador que vem com uma sequência boa em uma posição que precisamos. É uma referência e vai agregar valor à seleção para um setor que a gente ainda precisa evoluir e vai acrescentar nesse setor - afirmou Mano Menezes.
Neymar é outro que retorna à Seleção. Após ficar fora dos amistosos contra o Irã (3 a 0), em Abu Dhabi, e diante da Ucrânia (2 a 0), em Derby, na Inglaterra, por problemas disciplinares no Santos, o jogador ganhou uma nova oportunidade de Mano Menezes. O atacante é tido como um dos pilares do processo de renovação da Seleção após a Copa do Mundo da África do Sul.
Mano indicou também que o comportamento de Neymar segue sendo observado, entretanto, valorizou a categoria do jovem do Peixe.
- Só estamos tendo essa preocupação porque é um jogador de talento. Mas não precisamos passar do ponto. Agora, na medida certa, vamos interferir por estarmos mais próximos - ressaltou Mano.
Confira a lista de convocados por Mano Menezes:
Goleiros:Victor (Grêmio)
Jefferson (Botafogo)
Neto (Atlético-PR)
Laterais:Daniel Alves (Barcelona)
Rafael (Manchester United)
Adriano Corrêa (Barcelona)
André Santos (Fenerbahçe)
Zagueiros:
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Benfica)
Alex Costa (Chelsea)
Réver (Atlético-MG)
Volantes:Lucas (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Jucilei (Corinthians)

Meias:Douglas (Grêmio)
Philippe Coutinho (Inter de Milão)
Ronaldinho Gaúcho (Milan)
Elias (Corinthians)
Atacantes:
Robinho (Milan)
Alexandre Pato (Milan)
André (Dínamo de Kiev)
Neymar (Santos)
Programação no Qatar
A delegação do Brasil segue para Doha em 14 de novembro. No dia 15, a equipe treinará no estádio Al Gharafa, time do meia Juninho Pernambucano, às 12h (de Brasília). Na véspera do amistoso contra os hermanos, os comandados de Mano Menezes fazem a movimentação no Kahlifa International Stadium, local da partida, às 14h. O retorno da Seleção, que ficará concentrada no Four Seasons Hotel, acontece no dia seguinte à partida.

Morte de Kirchner cancela ‘Natal’ da Igreja Maradoniana em Rosário

Fundadores da religião que tem Maradona como Deus anunciaram que não vão comemorar os 50 anos de Diego por conta da morte de ex-presidente

Por Leandro Canônico São Paulo
Igreja Maradoniana
Maquete da Igreja Maradoniana usada nos cultos
(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
Pela primeira vez em 12 anos de existência, a Igreja Maradoniana teve seu “Natal” suspenso. O motivo? O luto nacional por conta da morte do ex-presidente argentino Néstor Kirchner, na última quinta-feira. Nesta sexta-feira estava programada a tradicional festa em comemoração ao nascimento de Diego Armando Maradona.
O maior ídolo do futebol argentino completa neste sábado 50 anos. É tradição da Igreja Maradoniana realizar na véspera do aniversário uma festa para o craque. A maioria delas foi realizada em Buenos Aires, mas em 2010 os organizadores do “Natal Maradoniano” iriam fazê-la em Rosário, berço da igreja.
Já estava programada uma procissão pelas ruas da cidade e um encontro de 250 fãs de Maradona. Chegou a existir até mesmo a possibilidade de Diego comparecer, mas problemas familiares o atrapalharam. Mas agora que a festa foi cancelada por conta de Kirchner, a Igreja Maradoniana fará o convite para outra data.
- A festa foi suspensa por luto nacional. O ex-presidente Néstor Kirchner era muito amigo de Diego Maradona. Vamos informar mais adiante a nova programação da festa da Igreja Maradoniana – falou Hernan Amez, um dos fundadores da religião.
Para tornar-se um membro da Igreja Maradoniana é necessária certa habilidade: marcar um gol com a mão, igual (ou parecido) com o que Diego fez na Copa do Mundo de 1986. Só assim o fã de Maradona poderá receber o título de seguidor. Para o ritual, o candidato precisa de uma trave, uma bola e um amigo goleiro.
A cerimônia é simples. O “padre” joga a bola na área e o candidato tem de correr em direção ao goleiro e desviar a bola com a mão esquerda. Se for com a direita não vale. Confirmado o gol, o responsável pelo batismo batiza o maradoniano.
Igreja MaradonianaNa casa do fundador Hernan Amez há um altar para Maradona (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)

Brasil tira as Rainhas do trono e vence o Quênia na estreia no Mundial

Seleção mostra falhas na defesa, mas aposta nos saques de Sassá e ataques de Jaqueline para conquistar a vitória por 3 sets a 0 em Hamamatsu

Por Mariana Kneipp Direto de Hamamatsu, Japão

O apelido "Rainhas" era das quenianas, que encheram seu país de orgulho ao superaren dificuldades dentro fora de quadra para irem ao Mundial do Japão. Mas o Brasil, atual campeão olímpico, não se importou em quebrar o protocolo e tirar delas a coroa. Natália, Adenízia e Sheilla, poupadas, não participaram da "rebelião", mas, fora da quadra, incentivaram com gritos de guerra, junto com a torcida, que, mesmo em número pequeno, fez sua parte. Não foi uma nobre atuação, a seleção pecou em erros bobos, consequências do nervosismo da estreia. No fim, um terceiro set digno da realeza verde e amarela e a vitória por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/16 e 25/11, na arena de Hamamatsu.

A seleção volta à quadra na madrugada deste sábado, às 2h (de Brasília). A adversária será a República Tcheca, que estreia no Mundial contra a Holanda ainda nesta sexta-feira.
Seleção feminina de vôlei comemora vitória sobre o QuêniaSeleção feminina de vôlei comemora a vitória sobre o Quênia (Foto: Divulgação / FIVB)
O clima era de festa para a seleção do Quênia, país que domina as corridas de longa distância no atletismo. Jogar contra o Brasil era um sonho para as rechonchudas jogadoras de vôlei. Marcar o primeiro ponto da partida, então, era motivo de muita alegria. E foi o que aconteceu. Depois de duas tentativas de ataque, Joycinha parou no bloqueio africano, e as Rainhas comemoraram muito, com pulos e gritos em quadra.

Mas o entusiasmo logo mudou de lado. Do banco, Adenízia, com um pirulito na boca, gritou para Sassá:
- Vamos lá, bom saque!.
A resposta veio imediatamente. Ace da ponteira para colocar o Brasil na frente do placar, 2 a 1, e, de lá, ela não saiu até marcar mais dois pontos. O bloqueio brasileiro começou a funcionar, com Thaisa, e logo matou a jogada mais usada pelo Quênia. A levantadora Wairimu não mudava suas opções e forçava muito a entrada de rede, com Maiyo e Mercy. Com isso, a seleção abriu quatro pontos de vantagem e relaxou. Tanto que Camila Brait fez careta para Natália, que estava nas cadeiras de imprensa, assistindo ao jogo.
Vôlei jogadoras do Quênia x BrasilQuenianas comemoram ponto na partida
(Foto: Divulgação/FIVB)
Mas o ritmo mudou. O time brasileiro perdeu a concentração e mostrou falhas de comunicação em quadra. Erros de recepção e levantamento levaram o Quênia a crescer no jogo e diminuir a diferença para apenas um ponto.

A torcida incentivou, e Jaqueline respondeu. A ponteira voou na quadra e mostrou sua força com bons ataques na entrada de rede, apesar do entrosamento com Dani Lins ainda mostrar falhas. Em seguida, Thaísa foi para o saque. Conseguiu um ponto direto e abriu caminho para o segundo, o ponto do set. Errou na terceira tentativa, mas Jaqueline, que terminaria como a maior pontuadora do jogo, com 12, garantiu a vitória no primeiro set por 25 a 15.

Bloqueio queniano dá trabalho às brasileiras

Na volta à quadra, as brasileiras perderam a concentração novamente e viram as quenianas passarem à frente no placar pela primeira vez, com Maiyo (3 a 2). O Brasil reagiu com Joycinha e virou para 9 a 6. Mas o poder ofensivo não estava em seu melhor momento. Muito marcado pelo bloqueio adversário, o ataque parou, e as africanas marcaram três pontos seguidos.

Jaqueline foi para o saque e deu trabalho para as Rainhas. A recepção teve muitos erros e permitiu que o Brasil abrisse oito pontos de vantagem. Com novos ataques da número 12 e Sassá, a seleção fechou em 25 a 16.

Jaqueline cresce no terceiro set

A melhor atacante do Grand Prix apareceu na última parcial. Tanto na entrada de rede, como no meio, Jaqueline conquistou pontos decisivos para o Brasil no jogo. A vantagem chegou a 16 a 4, e o caminho para a vitória já estava aberto. O técnico José Roberto Guimarães aproveitou para dar ritmo de jogo às reservas. Camila Brait, Fabíola e Fernanda Garay fizeram suas estreias em Mundiais. Sassá foi para o saque, e, novamente, deu trabalho para a recepção queniana. Erro de saque das Rainhas, e 25º ponto. Fim de jogo, primeira vitória rumo ao título inédito conquistada.
tabela do campeonato 


P J V E D GP GC SG %
1
Fluminense
57
32
16
9
7
53
33
20
59.4
2
Corinthians
54
32
15
9
8
54
39
15
56.2
3
Cruzeiro
54
31
15
9
7
43
32
11
58.1
4
Santos
48
31
14
6
11
53
42
11
51.6
5
Internacional
48
31
14
6
11
37
33
4
51.6
6
Botafogo
48
31
11
15
5
43
32
11
51.6
7
São Paulo
47
32
13
8
11
45
46
-1
49
8
Atlético-PR
47
32
13
8
11
36
40
-4
49
9
Grêmio
47
32
12
11
9
52
41
11
49
10
Palmeiras
44
31
10
14
7
36
31
5
47.3
11
Ceará
43
32
10
13
9
28
31
-3
44.8
12
Vasco
42
31
9
15
7
35
33
2
45.2
13
Flamengo
39
32
8
15
9
35
34
1
40.6
14
Atlético-GO
36
32
10
6
16
43
48
-5
37.5
15
Guarani
35
31
8
11
12
31
44
-13
37.6
16
Atlético-MG
34
31
10
4
17
41
54
-13
36.6
17
Vitória
34
31
8
10
13
34
41
-7
36.6
18
Goiás
31
31
8
7
16
34
50
-16
33.3
19
Avaí
30
31
7
9
15
39
49
-10
32.3
20
Prudente
24
31
6
9
16
31
50
-19
29
Taça LibertadoresSul-americanaRebaixados
P pontos J jogos V vitórias E empates D derrotas GP gols pró GC gols contra SG saldo de gols (%) aproveitamento

Brasileirão 2010

Quarta-feira, 27 de outubro
Quinta-feira, 28 de outubro
  • Fluminense
    2X0
    Grêmio
    21h00
    Engenhão

  • São Paulo
    2X1
    Atlético-PR
    21h00
    Arena Barueri

  • Sábado, 30 de outubro
  • Internacional
    X
    Santos
    16h00
    Beira Rio

  • Atlético-MG
    X
    Botafogo
    18h30
    Arena do Jacaré

  • Palmeiras
    X
    Goiás
    18h30
    Arena Barueri

  • Prudente
    X
    Cruzeiro
    18h30
    Prudentão

  • Avaí
    X
    Guarani
    18h30
    Ressacada

  • Com dois do maestro Conca, Flu vence o Grêmio e abre vantagem

    Argentino marca um gol em cada tempo e decide no Engenhão. Gremistas reclamam de pênalti claro ignorado quando o placar ainda era de 1 a 0

    No confronto do líder contra o time sensação do segundo turno, melhor para o mais regular durante todo o Brasileirão. Melhor para quem tem Conca, fortíssimo candidato a craque da competição. Com dois gols do argentino, o Fluminense venceu o Grêmio por 2 a 0, no Engenhão, nesta quinta-feira, e abriu três pontos de vantagem para o Corinthians e o Cruzeiro, pelo menos até sábado. Mas ainda que a Raposa vença o Grêmio Prudente e iguale os 57 pontos e 16 vitórias, é pouco provável que Tricolor perca a liderança, devido à enorme diferença no saldo gols: 20 contra 11 dos mineiros.
    Com a derrota e o fim da invencibilidade de nove partidas, o Grêmio praticamente dá adeus ao sonho do título: tem 47 pontos, em nono lugar, e agora luta pelo menos para se classificar à Taça Libertadores.
    Na próxima rodada, o Fluminense tem mais um confronto contra gaúchos: encara o Inter na quarta-feira, às 19h30m, em Porto Alegre. Nos mesmos dia e horário, o Grêmio visita o Goiás.
    O jogo
    Com muitas lesões e suspensões de jogadores ofensivos, Muricy Ramalho se viu obrigado a escalar somente um atacante: Washington. Renato Gaúcho, por sua vez, escolheu Souza em vez de Ferdinando e deixou o Grêmio teoricamente mais ofensivo, com três armadores e dois atacantes.
    Mas na prática, quem começou pressionando foram os donos da casa. O time carioca marcava forte e jogava nos erros do Grêmio. Aproveitando o fato de ter cinco jogadores no meio de campo, o Flu roubava a bola e liberava os laterais, criando problemas para os gaúchos.
    Os momentos iniciais foram eletrizantes, mas o bom futebol teve que ser interrompido por alguns segundos para o atendimento do... árbitro. Heber Roberto Lopes recebeu uma bolada de Fernando Bob e, sem conseguir respirar direito, parou a partida.
    Com o jogo recomeçado, o Fluminense continuou pressionando, mas quase levou um gol aos 17 minutos. Não por competência do Grêmio, diga-se de passagem. Douglas lançou Vilson na área, Leandro Euzébio chegou primeiro e tentou afastar com um bico para frente. Acertou Gum, e a bola quase entrou no canto direito de Ricardo Berna.
    Recuperado do susto, o Flu se levantou e sacudiu a poeira no Engenhão. Ou melhor, o pó de arroz se fez presente no estádio para comemorar a abertura do placar. Aos 19, Mariano tocou para Conca na entrada da área. O argentino girou para cima de Souza e acertou um chutaço no ângulo direito de Victor: 1 a 0. O gol, ao contrário do que se podia imaginar, não incendiou a partida. Os times se acalmaram um pouco por alguns minutos, até que o Grêmio passou a gostar do jogo. E dos 30 até o fim da etapa inicial, perdeu chances com Souza e André Lima, teve quatro escanteios em seguida, mas não conseguiu empatar. Já o Flu só ameaçou em um cruzamento sem ângulo de Washington, que encobriu Victor e quase entrou no canto oposto.
    Polêmica e novo gol de Conca
    Sem alterações na volta do intervalo, mesmo panorama do fim do primeiro tempo. Flu encolhido e Grêmio pressionando. Em uma dessas tentativas já desesperadas de chegar ao ataque, Paulão tentou sair jogando e deu nos pés de Diguinho. O volante do Flu fez belo lançamento para Julio Cesar entrar na área e bater para fora, quase acertando o cantinho esquerdo, aos nove minutos.
    Na jogada seguinte, resposta do Grêmio. Lúcio driblou um marcador e cruzou na medida para André Lima. O desvio de cabeça do atacante, que estava livre e em posição legal, saiu por cima.
     O Grêmio poderia ter sorte melhor na partida se Heber Roberto Lopes tivesse marcado pênalti em Jonas aos 19 minutos. Lançado na área, o artilheiro do Brasileirão se antecipou a Leandro Euzébio e foi derrubado
    O lance seguiu, e dali para frente o time do Grêmio ficou muito nervoso com a arbitragem. Recebeu quatro cartões amarelos em cinco minutos, três deles por reclamação.
    Melhor para o Fluminense. O time carioca se aproveitou de distração na saída de bola do Grêmio, e Thiaguinho roubou a bola de Vilson. O volante tocou para Conca, que achou Washington na área, pelo lado esquerdo. O atacante meio que passou, meio que chutou, e o argentino apareceu na segunda trave para empurrar para o gol, com Victor já batido. Na comemoração, o argentino fez questão de agradecer a Washington, que vive jejum de dez jogos sem marcar. Os companheiros também foram abraçar o Coração Valente.
    Ao som do tradicional grito de "time de guerreiros" das arquibancadas, era o belo desfecho de uma noite para tricolor (carioca, é claro) nenhum botar defeito.
    Fluminense 2 x 0 Grêmio
    Ricardo Berna, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Fernando Bob (Valência), Diguinho (Belletti), Marquinho, Julio Cesar (Thiaguinho) e Conca; Washington. Victor, Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos (Gilson); Vilson, Souza (Diego Clementino), Lúcio e Douglas; Jonas e André Lima (Júnior Viçosa).
    Técnico: Muricy Ramalho. Técnico: Renato Gaúcho.
    Gols: Conca, aos 19 minutos do primeiro tempo e 36 do segundo tempo.
    Cartões amarelos: Washington, Diguinho, Gum, Ricardo Berna (FLU); Rafael Marques, Souza, Douglas, André Lima, Gilson (GRE)
    Local: Engenhão. Data: 28/10/2010. Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR). Auxiliares: Gilson Bento Coutinho (PR) e José Amilton Pontarolo (PR).