sábado, 3 de março de 2012

Dedé é comparado a Ferdinand, e United entra na briga pelo zagueiro

Segundo jornal, clube inglês planeja pagar R$ 41,1 milhões pelo ‘Mito’

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra
Dedé Manchester United reprodução Mail Online (Foto: Reprodução / Mail Online)Dedé entra na mira do Manchester
(Foto: Reprodução / Mail Online)
Considerado o melhor zagueiro em atividade no futebol brasileiro, Dedé segue chamando a atenção de clubes europeus. O último a mostrar interesse no defensor do Vasco é o Manchester United.
Segundo o jornal britânico “Daily Mail”, o técnico Alex Ferguson vem acompanhando o desempenho do “Mito” da Colina e planeja fazer uma proposta de 15 milhões de libras (R$ 41,1 milhões) pelo jogador, que foi comparado a Rio Ferdinand pela publicação.
“United acha o novo Rio... No Rio! Fergie luta com o Benfica por Dedé de 15 milhões”, diz a manchete da matéria na qual é lembrada a situação dos salários atrasados do Vasco. Fator que ajudaria o Manchester a levar o zagueiro para Old Trafford.
Além do Manchester, que busca um zagueiro de peso para suprir as ausências regulares de Rio Ferdinand e Vidic – ambos convivem com seguidas lesões -, Benfica e Juventus seriam outros clubes interessados em Dedé.
 

As grandes frases folclóricas do futebol que ninguém disse

Após o 'só bate quem erra' de Mateus, pérolas antigas têm autoria negada por Nunes e Jardel, que já processou até revista. Peu assume: 'Errei, errei'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Mateus não estava em Belém "orgulhoso por jogar na terra em que Jesus Cristo nasceu". O volante do Caxias nem considerou que "clássico é clássico e vice-versa" ou saiu de campo dizendo que a "quando o jogo está a mil, a naftalina sobe". Sequer reclamou da arbitragem afirmando que "é caso de Polícia Federal, de FMI". Também não tentou justificar o pênalti perdido contra o Novo Hamburgo, na final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, em duas palavras: "A zar." Mas, ao afirmar que "só bate quem erra", também virou folclore dos "grandes frasistas" do futebol.
O time poderia, caso fossem confirmadas as autorias, ser escalado com Manga, Fábio Baiano, Fabão, Valdson e Marinho Chagas; Biro-Biro, Peu e Pelé; Garrincha, Nunes e Jardel. No banco, Claudiomiro, Dimba, Dadá Maravilha, Zanata, Mengálvio e até um português, João Pinto. Uma seleção à qual é atribuído vasto repertório de tropeços no idioma, confusões e tiradas divertidas. Afinal, após os 90 minutos de uma partida - ou até antes -, tudo é possível diante dos microfones da TV e do rádio ou dos gravadores de jornais, revistas e sites.
ilustração frases futebol (Foto: arte Esporte / Cláudio Roberto)Excesso de microfones cria tensão e leva ao erro, dizem jogadores (Foto: arte Esporte / Cláudio Roberto)
É claro que alguns casos, com o tempo, nem são tão confiáveis por serem creditados a mais de um jogador. E poucos assumem a autoria. Alguns ex-atletas a negaram com veemência, como Nunes, atacante do Flamengo nos anos 1980, e Jardel, decisivo no Vasco, Grêmio e Porto. Quem reconheceu a "culpa" não escondeu a tensão com o forte assédio por uma declaração bombástica que acaba sendo por vezes trágica.
- Eu ficava nervoso mesmo, confesso. Já era gago, o que me complicava ainda mais. Quando via aquela quantidade enorme de repórteres  em cima de mim, me enrolava todo. Uma vez, o Kleber Leite (ex-presidente do Flamengo), na época repórter, veio me entrevistar. Fez tanta pergunta que eu me enrolei. E aí acabei dizendo que perdi muitos gols, mas não tive oportunidade nenhuma. Na outra vez, com o mesmo Kleber, eu gaguejei na primeira resposta: 'Eu gggggg...' Ele fez outra pergunta: 'Eu aaaaaa.....' Ele desistiu e disse 'É isso aí, Peu, muito obrigado!'. Fazer o quê? Errei, errei - disse o ex-jogador do Flamengo nos anos 1980.
peu festa flamengo mundial festa (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Peu confessa erros ao microfone: 'Eu me enrolava
todo' (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Peu era vítima de várias pegadinhas dos jogadores do Flamengo. Zico, Junior, Raul e Leandro sempre gostavam de brincar com o então garoto que chegou de Maceió. Histórias como a do avião, em que Junior, na viagem para a decisão do Mundial de Clubes em Tóquio, convenceu o alagoano a raspar o bigode que seria proibido no país do Oriente, ajudaram a dar mais sabor ao folclore. Tudo no maior bom humor.

- Muita coisa eu falava errado porque não conhecia. Uma vez eles me levaram para a sauna. Ficaram batendo papo, e aquele vapor aumentando. Eu não sabia daquilo. Comecei a reclamar do calor. Eles continuavam conversando. Aí, teve uma hora que eu estava tão preocupado e perguntando se aquilo era normal que eles caíram na gargalhada - afirmou Peu, aos risos.
jardel ex-atacante (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Jardel nega pérolas e levou caso à Justiça (Foto:
Janir Junior/Globoesporte.com)
Outro considerado ingênuo no mundo da bola que não ligava para as brincadeiras era Garrincha. Em 1958, na Copa da Suécia, quando estava prestes a comprar um rádio e trazer para o Brasil, foi convencido a mudar de ideia porque o rádio não "falaria português". E se Dadá Maravilha, artilheiro e ídolo do Atlético Mineiro e de tantos grandes clubes, batia no peito para confirmar a autoria da frase de que "só três coisas param no ar: helicóptero, beija-flor e Dadá", Jardel, outro bom de cabeça nas áreas adversárias, nega frases polêmicas que lhe foram atribuídas, como "clássico é clássico e vice-versa", "quando o jogo está a mil, a naftalina sobe", e "eu, Paulo Nunes e Dinho vamos fazer uma dupla sertaneja".
- Não falei nada disso. Nem sei de onde veio. Eu até processei a revista, botei na Justiça. Não lembro de ter dito essas coisas. Mas é claro que, após uma partida, ali no calor, em meio ao assédio dos repórteres, tem gente que se confunde. Acontece. Às vezes o atleta fala o que não deve - disse o ex-jogador, ídolo do Porto, que está em Fortaleza e afirmou não ter faturado ainda a causa.

Quem também não gostou nada dos créditos às "pérolas" foi Nunes. A ele, têm sido atribuídas as frases "A bola ia indo, ia indo, e iu...", "o meu estado não inspira gravidez" e "tanto na minha vida futebolística quanto com a minha vida ser humana".
Flamengo Campeões de 81 - Adilio e Nunes (Foto: Fábio Borges/Vipcomm)Nunes (D) nega frases atribuídas a ele. 'Sou macho para assumir o que digo' (Foto: Fábio Borges/Vipcomm)
- É brincadeira. Nunca falei nada disso. Não sei de onde vieram essas histórias. Sou macho o suficiente para assumir o que digo e garanto: jamais declarei isso - afirmou o ídolo rubro-negro, que nem quis comentar sobre a declaração de Mateus, a última a entrar, definitivamente, para a lista das grandes frases do futebol que ninguém disse.
AS GRANDES FRASES QUE NINGUÉM DISSE
"Quando o jogo está a mil, minha naftalina sobe."
"Eu, o Paulo Nunes e o Dinho vamos fazer uma dupla sertaneja."
"O interessante é que aqui no Japão só tem carro importado."
(Atribuídas a Jardel, ex-atacante do Grêmio, Vasco, Porto e Seleção Brasileira. Na primeira frase, trocou adrenalina por naftalina. Na segunda, errou nas contas. Na terceira, esqueceu que estava em outro país).
"Perdi muitos gols, mas não tive oportunidade nenhuma."
"Eu ggggggg... Não, eu vou completar: Eu aaaaaa..."
(Peu, ex-atacante do Fla. Primeiro, tentando justificar os gols perdidos. Depois, gaguejando após pergunta do repórter).
"O que eu achei do jogo? Eu não achei nada, mas o negão ali achou um cordão de ouro no gramado..." (Atribuída a Josimar, ex-lateral do Botafogo e da Seleção Brasileira).
"O que aconteceu aqui é caso de Polícia Federal, de FMI. Voltar pênalti porque a torcida está gritando é brincadeira."
(Dimba, ex-Botafogo e Flamengo, queria se referir ao FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, ao fazer o seu protesto contra a arbitragem. Mas confundiu o FBI com o Fundo Monetário Internacional)
"Estou de regime. O doutor me proibiu de comer bicarbonato."
"A senhora, além de muito bonita, é uma troglodita muito inteligente."
"Deixa de ser burro, Renato. Não existe baleia macho, a baleia transa com o tubarão para ter filhotes!"
"Não sabia que esse negócio de bilhete de bondinho dava tanto dinheiro."
(Atribuídas a Fabio Baiano, ex-Flamengo e Vasco. A primeira frase foi ao justificar não poder comer a macarronada. A segunda, no avião, após saber que a bonita aeromoça era poliglota. A terceira, ao ver um documentário sobre a vida das baleias e ao ouvir Renato Gaúcho comentar que a baleia macho e a fêmea viviam em perfeita harmonia com o filhote. A quarta, ao ouvir do jogador Jamir que o milionário Abílio Diniz era o dono do Pão de Açúcar. Mas do grupo de supermercados...)
"Só posso resumir essa derrota com duas palavras: A-zar!"
(Atribuída a Marinho Chagas, o Bruxa, ex-Botafogo, Fluminense, São Paulo e Seleção Brasileira, após uma derrota do Botafogo)
"A bola ia indo, ia indo, ia indo... e iu!"
"Tanto na minha vida futebolística quanto com a minha vida ser humana."
"Não moço, meu estado não inspira gravidez".
(Atribuídas a Nunes, ex-Fla, Flu e Atlético-MG. A primeira frase foi sobre uma chance desperdiçada; a segunda foi antes da despedida de Zico; e a terceira, após sair contundido de uma partida).
"Tenho o maior orgulho de jogar na terra onde Jesus Cristo nasceu."
(Atribuída a Claudiomiro, ex-Inter de Porto Alegre, ao chegar a Belém do Pará para disputar uma partida contra o Paysandu, pelo Brasileirão de 1972).
"The football is a little box of surprise."
(Atribuída a Pelé, o Atleta do Século 20, após uma vitória de virada para o Santos, traduzindo o futebolês ao pé da letra. A frase conhecida em português é "o futebol é uma caixinha de surpresas").
"Que campeonatinho mixuruca, nem tem segundo turno!"
(Atribuída a Garrincha, gênio do Botafogo e da Seleção Brasileira, durante a comemoração da conquista da Copa do Mundo em 1958).
"O meu clube estava à beira do abismo, mas tomou a decisão correta e deu um passo à frente."
(Atribuída a João Pinto, ex-Benfica de Portugal).

"A moto eu vou vender, e o rádio eu vou dar para minha avó."
(Atribuída a Biro-Biro, ex-Corinthians, ao responder a um repórter o que faria com o "Motorádio" que ganhou como melhor jogador da partida).
O difícil, como vocês sabem, não é fácil.”
"Quero agradecer à Antarctica pelas brahmas que nos enviou..."
"O Sócrates é invendável, inegociável e imprestável."
"Depois da tempestade vem a ambulância"
"Jogador tem que ser completo como o pato, que é um bicho aquático e gramático"
(Atribuídas a Vicente Matheus, ex-presidente do Corinthians, ao recusar a oferta dos franceses pelo jogador).
"Não venham com problemática que eu tenho a solucionática."
(Atribuída a Dadá Maravilha, ex-Atlético Mineiro, Inter, Fla, Bahia, Sport e Seleção Brasileira)
"A partir de agora, meu coração tem uma cor só: é rubro-negro."
(Atribuída a Fabão, ex-Fla e São Paulo, ao chegar ao clube carioca)
"As pessoas querem que o Brasil vença e ganhe."
(Atribuída a Dunga, ex-técnico da Seleção Brasileira)

Ô, Tovar!…Me traz lá do supermercado um frasco do desodorante IÔIÔ.”
(Atribuída a Manga, ex-Botafogo, Inter e Seleção Brasileiro, ao pedir ao meia colorado que comprasse o desodorante 1010)
"Estou muito feliz de jogar na Sociedade Esportiva Corinthians.”
(Atribuída a Gustavo Nery, ex-Corinthians e Flu, na apresentação no Timão, confundindo o nome do clube com o do Palmeiras, maior rival)..
Eu disconcordo com o que você disse.”
(Atribuída a Vladimir, ex-Corinthians, discordando do repórter. A ironia é que existe o verbo desconcordar, e não disconcordar, e o jogador foi muito criticado pela frase).

"Assinar eu ainda não assinei, mas já acertei tudo bocalmente."
(Atribuída a Pitico, ex-Santos, após acertar a renovação do contrato)
Na Bahia é todo mundo muito simpático. É um povo muito hospitalar."
(Atribuída a Zanata, ex-lateral do Flu, ao falar sobre a hospitalidade do povo baiano).
"Estou realizando meu sonho de ir jogar no futebol europeu."
(Atribuída a Váldson, ex-Bota e Fla, ao trocar o Fla pelo Querétaro, do México).
"Realmente, minha cidade é muito facultativa."
(Atribuída a Elivelton, ex-Cruzeiro e São Paulo, sobre a quantidade de faculdades existentes em sua cidade natal).
"Chegarei de surpresa dia 15, às duas da tarde, vôo 619 da Varig..."
(Atribuída a Mengálvio, ex-Santos, ao avisar à família sobre sua chegada de excursão à Europa)

Com titulares poupados, Alianza
perde no Peruano e mira o Vasco

'No Brasil, colocaremos o nome do Alianza no alto', afirma o atacante José Carlos Fernandez, um dos principais jogadores em campo neste sábado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Com os principais jogadores poupados para o jogo contra o Vasco, pela Libertadores, o Alianza Lima caiu diante do Real Garcilaso na altitude de Cusco, neste sábado, pela segunda rodada do Torneio Descentralizado, a Primeira Divisão peruana. O time da casa abriu o placar com apenas dois minutos de bola rolando. O Alianza chegou a empatar ainda no primeiro tempo, mas o Real selou o triunfo por 2 a 1 logo no início do segundo tempo.
Após a derrota, o atacante José Carlos Fernandez, principal jogador em campo, disse que a história seria diferente se todos os companheiros tivessem atuado. Segundo ele, a partir de agora todas as atenções do Alianza estarão voltadas para o jogo contra o Vasco, terça-feira, às 21h45m, em São Januário.
- Estamos muito comprometidos com a instituição. No Brasil, colocaremos o nome do Alianza no alto - disse Fernandez ao site oficial do clube.
O jogo entre Vasco e Alianza Lima é válido pela segunda rodada da fase de grupos da competição internacional.

Vasco lança promoção para levar torcedor a jogo da Libertadores

Vencedor terá todas as despesas pagas e ainda ganhará ingresso para o duelo contra o Libertad, no próximo dia 14, em Assunção, no Paraguai

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Após enfrentar o Alianza Lima em São Januário, o Vasco vai a Assunção, no Paraguai, enfrentar o Libertad, no próximo dia 14, em seu terceiro jogo pela Libertadores deste ano. E um torcedor sortudo poderá assistir ao duelo de perto. Para isso, basta participar da promoção lançada pelo clube em parceria com uma empresa de bebidas. O vencedor terá direito a passagem, translado, estadia e ingresso.
Os interessados devem curtir a página BrahmaVasco e a Oficial do Vasco no Facebook. Os vencedores serão avisados através da própria rede social.
As informações são do site oficial do clube.

Marca vitoriosa: parceria entre pai e filho vira fonte de títulos para o Brasil

Com o apoio de Andre, Pedro Barros se transforma na grande sensação do skate nacional. Jovem de 16 anos busca lugar de destaque no Rio Vert Jam

Por Breno Dines Rio de Janeiro
Do alto do half-pipe armado na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, Pedro Barros é aplaudido de pé após executar a melhor apresentação das eliminatórias no Mundial de Skate Vertical do Rio de Janeiro, na sexta-feira. De punhos cerrados, o catarinense de 16 anos de idade comemora, exibindo o símbolo da parceria que o levou àquele momento: uma tatuagem que apenas ele e o pai, Andre, marcaram na mão para eternizar a relação que tem sido a fonte do sucesso dessa sensação do esporte brasileiro.
Pedro Barros e seu pai skate  (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)Pedro e Andre Barros exibem as suas paixões: o skate e a família (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)
"Barros RTMF". As tatuagens que os dois mostram na foto acima são uma homenagem à família e ao lugar no qual tudo começou e ainda acontece: o bairro Rio Tavares, onde fica a casa dos Barros em Florianópolis.
- Começamos a andar juntos, quando o Pedro tinha um ano de idade. Eu já pegava onda, mas passei a praticar o skate por causa dele. O tempo foi passando, ele evoluía muito rápido, mas não tinham pistas de skate na cidade. Então resolvemos construir um bowl para ele no nosso terreno - explicou Andre.
Pedro Barros bowl florianopolis (Foto: Divulgação)Em casa, Pedro decola no bowl  (Foto: Divulgação)
Com a pista em forma de uma piscina oval no quintal de casa, a evolução foi ainda mais rápida. Vieram inúmeros títulos em campeonatos amadores até Pedro completar 15 anos e se tornar um dos skatistas profissionais mais jovens da história. Em 2010, ele conquistou a medalha de ouro na modalidade park dos X-Games, as Olimpíadas dos esportes radicais. Hoje, o catarinense é bicampeão do circuito mundial de bowl, a sua especialidade, e apontado como o sucessor de Sandro Dias e Bob Burnquist no vertical.
- Devo tudo ao meu pai. Ele sempre esteve ao meu lado. Sem ele, eu não estaria aqui, vivendo esse momento na minha carreira - agradeceu Pedro.
Andre acompanha o filho único em todas as viagens, enquanto a madrasta, Larissa, fica tomando conta da casa. A última delas foi para a Oceania, de onde Pedro voltou com três títulos do Mundial de bowl na bagagem. O primeiro foi na Nova Zelândia e os outros dois, em Manly e em Bondi, praias da cidade de Sydney, na Austrália, famosas para a pratica do surfe, a outra paixão dos Barros.
- Antes de o Pedro nascer, eu sempre viajava para pegar onda. Agora nós somos parceiros de surfe. Sempre levamos nossas pranchas para os lugares com praia que ele compete e aproveitamos para surfar também - disse Andre.
andré pedro barros surfe (Foto: Arquivo Pessoal)Pedro e André caminham nas areias do Peru. Ao lado, pai (topo) e filho radicalizam nas ondas da Nicarágua
(Foto: Arquivo Pessoal)
A história dos Barros é semelhante a da família de outra jovem realidade do esporte brasileiro: Gabriel Medina, de 18 anos, o maior nome do surfe nacional na atualidade. Assim como Andre e Pedro, Medina vive uma relação de parceria com o padrasto, Charles, que treina e o acompanha em todas as etapas do circuito mundial desde o início da carreira.
pedro barros oi vert jam (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)Pedro foi o melhor nas eliminatórias do Rio Vert Jam
(Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)
- Apesar de nós ainda não os conhecermos pessoalmente, o Pedro e o Gabriel se respeitam muito e conversam pelo Twitter. Existe essa afinidade. Tenho certeza que logo esse encontro vai acontecer. Quem sabe a gente não marca de andar de skate e depois pegar umas ondas? - cogitou Andre.
Neste sábado, Pedro e Andre estarão no Posto 3 da praia da Barra da Tijuca, mas não para surfar. O catarinense e outros 19 craques das quatro rodinhas vão brigar por nove vagas para a final do Rio Vert Jam, na Praça do Ó. O jovem de 16 anos vai encarar nomes consagrados, como Bob Burnquist, Sandro Dias 'Mineirinho', Andy MacDonald, entre outros, na primeira competição do circuito mundial de vertical, em 2012.
O SporTV transmite ao vivo as semifinais do evento, a partir das 13h40, e a TV Globo, a decisão, dentro do Esporte Espetacular, no domingo.

Só Button e Raikkonen melhoram, e Perez mantém melhor tempo do ano

Britânico da McLaren voa à tarde, mas fica a nove milésimos do mexicano da Sauber; Felipe Massa fecha o dia em quarto e Bruno Senna, em sexto

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Após Sergio Perez marcar, na manhã deste sábado, o melhor tempo do ano nos testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona, Jenson Button esteve muito perto de acabar com a festa do mexicano. O britânico da McLaren, que teve problemas hidráulicos na primeira parte do teste, fez voltas voadoras com os novos pneus macios à tarde e ficou a apenas 0s009 da marca de 1m22s094 do piloto da Sauber. Além dele, apenas Kimi Raikkonen melhorou sua marca com a Lotus, mantendo-se, no entanto, na décima e última colocação entre todos os que andaram no dia. O finlandês foi o único que não ficou no mesmo segundo do líder.
Button no teste da McLareni em Barcelona (Foto: Getty Images)Jenson Button deu apenas 44 voltas, mas ficou a 0s009 da melhor marca do ano (Foto: Getty Images)
Com tempos muito próximos entre os competidores, quase todos obtidos no período da manhã, as equipes optaram por simulações de resistência à tarde e deram muitas voltas. Daniel Ricciardo, da STR, fechou o dia com 131 passagens, o equivalente a dois GPs, mas outros cinco pilotos também terminaram a sessão com mais de 100 voltas completadas. Andando no mesmo décimo de segundo, os brasileiros obtiveram boas marcas. Felipe Massa foi o quarto e Burno Senna, o sexto. Por orientação da Ferrari, Felipe deixou a pista sem falar com os jornalistas. Bruno, que voltará à pista amanhã com a Williams, comentou o trabalho realizado pelo time inglês.
- Não sabemos qual era a quantidade de combustível que nossos adversários carregavam. Por isso, nosso nível de competitividade não está totalmente claro. Mas é certo que estamos evoluindo o carro e fazendo progressos diários. Acho que estaremos em boa forma para a abertura do calendário em Melbourne – disse o brasileiro, que dividirá as atividades com o companheiro Pastor Maldonado neste domingo, último dia de testes antes da primeira corrida da temporada.
Confira os melhores tempos do sábado em Barcelona:
1 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m22s094 (114 voltas)
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m22s103 (44)
3 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m22s155 (131)
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m22s413 (122)
5 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m22s446 (108)
6 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m22s480 (111)
7 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m22s630 (64)
9 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m22s662 (70)
9 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m22s932 (129)
10 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m25s379 (43)

Brasil busca o oitavo título no Mundial de Skate Vertical do Rio com quinteto

Bob Burnquist, Dan Cézar, Marcelo Bastos, Pedro Barros, Sandro Dias e três estrangeiros fazem a final, neste domingo, com transmissão ao vivo da Globo

Por Breno Dines Rio de Janeiro
Bob Burnquist no Mundial de sakte vertical no Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)Tricampeão no Rio, Bob foi o melhor na semifinal
(Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)
Cinco locais contra três estrangeiros. Em vantagem numérica, o Brasil vai buscar, na manhã deste domingo, seu oitavo título em dez edições do Rio Vert Jam, a etapa de abertura do circuito mundial de skate vertical. Liderado por Bob Burnquist, Marcelo Bastos e Sandro Dias "Mineirinho", donos das sete vitórias do país na competição, o time verde-amarelo terá ainda dois representantes da nova geração na Barra da Tijuca: Pedro Barros e Dan Cézar. A TV Globo transmite ao vivo a decisão do evento, dentro do Esporte Espetacular, a partir das 9h30.
Do outro lado, experiência e juventude também não vão faltar. Octacampeão mundial, o americano Andy MacDonald, de 38 anos, será um dos finalistas, ao lado de duas jovens promessas: o inglês Paul Luc Ronchetti, de 18 anos, e o fenômeno dos EUA Mitchie Brusco, de apenas 15.
- Se a semifinal teve um nível igual ao de uma decisão, imagina o que esperar da final? Foi bom ver o que a galera fez hoje. O bom é que teremos quatro voltas para ver quem é o melhor neste domingo, uma a mais do que tivemos nas semis - disse Bob, tricampeão do Rio Vert Jam e o primeiro colocado da semifinal.
oi vert jam skate sábado (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)Atual hexacampeão mundial, Sandro quase ficou fora da final (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)
A disputa por uma vaga na decisão foi tão difícil neste sábado que, por muito pouco, o atual hexacampeão mundial da modalidade não ficou fora. Depois de errar nas duas primeiras voltas, Mineirinho teve que ir para o tudo ou nada na última tentativa.
- Senti que precisava de algo a mais. Mesmo com a pressão de ter que acertar, fui tranquilo. Pensei comigo mesmo: eu faço isso todos os dias. Coloquei na minha volta um Twist Body Jar, uma manobra difícil, e acabei conseguindo passar. No domingo será outra história - garantiu Sandro, que ficou em sexto entre os sete classificados.
Quem relaxou durante as semifinais foi Marcelo Bastos, o atual bicampeão da prova e pré-classificado entre os oito finalistas. Enquanto 20 dos melhores skatistas do mundo buscavam as sete vagas, o paulista de 25 anos só observava.
- É bom e ruim ao mesmo tempo. Eu queria estar lá andando no half-pipe, mas pelo menos vou chegar descansado. Como já estão falando, vai ser uma final muito difícil e todos têm chances de vencer - disse Bastos.
andy macdonald (Foto: Fábio Minduim/Divulgação)Octacampeão mundial, Andy Mac fez a terceira melhor apresentação do dia (Foto: Fábio Minduim/Divulgação)
Acostumado às grandes decisões, o veterano Andy MacDonald foi o terceiro melhor das semifinais e demonstrou tranqulidade após o resultado.
- Ano passado fui o melhor estrangeiro, mas fiquei em quarto. Fico satisfeito nesse domingo em subir ao pódio - disse o octacampeão mundial.
Mitchie brusco semifinal (Foto: Alexandre Durão/GLOBOESPORTE.COM)Com 15 anos, Mitchie vai disputar sua 1ª final no Rio
(Foto: Alexandre Durão/GLOBOESPORTE.COM)
O inglês Paul Luc também teve uma pontuação expressiva - 87,33 - e se classificou em segundo, mas quem está cada vez mais surpreendendo é o pequeno Mitchie Brusco. Depois do vice-campeonato na MegaRampa de 2011, o americaninho chega à sua primeira decisão no Rio Vert Jam.
Só que o Brasil também terá o seu menino de ouro em ação neste domingo. Dono da  melhor volta das eliminatórias, Pedrinho Barros, de 16 anos, passou em quarto e deixou uma ótimo impressão para final, assim como Dan Cézar, de 21, que entrou com a última vaga.
- Queria muito fazer essa final com o Bob. Ele é o meu ídolo. Não sei o que pode acontecer, mas vou ter que colocar manobras mais fortes do que eu fiz até agora para me dar bem - explicou Pedro.
Conheça os finalistas do Rio Vert Jam 2012 :
Marcelo Bastos - atual campeão
Bob Burnquist (BRA) - 89,33 pontos na semifinal
Paul Luc Ronchetti (ING) - 88,33
Andy MacDonald (EUA) - 87,33
Pedro Barros (BRA) - 87,00
Mitchie Brusco (EUA) - 86,33
Sandro Dias (BRA) - 86,00
Dan Cezar (BRA) - 85,33
Confira os campeões das nove edições:
2002 - Sandro Dias
2003 - Rune Glifberg (DIN)
2004 - não teve
2005 - Bob Burnquist
2006 - Bob Burnquist
2007 - Sandro Dias
2008 - Bob Burnquist
2009 - Renton Millar(AUS)
2010 - Marcelo Bastos
2011 - Marcelo Bastos

Ronda Rousey: 'Libertei o espírito de Nick Diaz que existe dentro de mim'

Musa revela que por pouco não agrediu Miesha Tate na pesagem oficial do Strikeforce após ser tocada pela rival na testa durante a encarada para fotos

Por SporTV.com Ohio, EUA
Miesha Tate e Ronda Rousey  se encaram durante pesagem do Strikeforce (Foto: Getty Images)Miesha Tate e Ronda Rousey se encaram durante
pesagem oficial do Strikeforce (Foto: Getty Images)
A presença do CEO do Strikeforce, Scott Coker, evitou uma confusão de proporções gigantescas na pesagem oficial do Strikeforce, na última sexta-feira. Em entrevista ao canal "Showtime Sports", a musa Ronda Rousey revelou que, após ter sido tocada na testa durante a encarada pós-pesagem pela campeã dos pesos-galo da entidade, Miesha Tate, ela perdeu o controle e, por muito pouco, não agrediu sua adversária ali mesmo.
- Todas as vezes que nos encontramos eu a senti da mesma forma, tentando não esboçar nenhum movimento e se mostrar inatingível e superior. Mas desta vez ela teve a audácia de encostar sua testa na minha, e eu libertei o Nick Diaz que existe dentro de mim. Graças a Deus Scott Coker estava lá, porque eu estive a ponto de estragar tudo. Felizmente a luta ficou para o lugar certo, que é o octógono. Mas garanto que vocês podem esperar a melhor luta feminina que já viram em suas vidas - disse a musa.
A alusão a Nick Diaz, o polêmico meio-médio do UFC conhecido pela agressividade durante as pesagens e entrevistas coletivas, se deu pelo fato de ele e Rousey treinarem judô e jiu-jítsu juntos na academia do técnico Cesar Gracie, nos EUA.

Teixeira diz que preocupações da Fifa são legítimas, mas ressalta confiança

Após bate-boca público entre governo e Fifa, presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL) se diz tranquilo quanto à Copa de 2014

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Craque do Brasileirão Ricardo Teixeira (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)Teixeira garantiu que o Brasil sediará uma Copa
impecável (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)
A crise entre governo brasileiro e Fifa fez com que o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014, Ricardo Teixeira, se pronunciasse a respeito da organização da Copa do Mundo. Em comunicado oficial no site da entidade, o dirigente não se mostrou surpreso pelas duras críticas do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, à organização da Copa do Mundo no Brasil.
Ricardo Teixeira considera as preocupações da Fifa normais. Ele também garantiu que o país receberá o próximo Mundial e tranquilizou a Fifa, afirmado que o país dará conta do recado e organizará uma Copa do Mundo "impecável".
- As preocupações da FIFA em relação aos preparativos de todas as Copas do Mundo são naturais e legítimas. Mas a entidade pode ficar tranquila porque o Brasil e seu povo têm competência e seriedade para organizar uma Copa do Mundo impecável, inesquecível... A Copa do Mundo de 2014 acontecerá, sim, no Brasil.
Ricardo Teixeira recordou dos motivos que fizeram o Brasil ser escolhido para sediar a Copa de 2014 e ressaltou que a democracia brasileira e o governo brasileiro devem ser respeitados.
- Ela (Copa) veio através de uma construção política que possibilitou o rodízio de continentes. Chegou à América do Sul pela sua força de nove títulos mundiais. Foi confiada ao país mais vitorioso da história das Copas, o único que disputou todas as edições do torneio. Veio para uma das seis maiores economias do planeta, para o país que segue crescendo enquanto a maior parte do mundo atravessa uma grave crise. Algumas questões na organização da Copa do Mundo podem parecer que avançam lentamente. Mas em todo processo democrático as discussões devem ser amplas e sempre levar em conta os interesses do povo. O Brasil não tem um dono, é uma democracia sólida e reconhecida mundialmente. O país e seus três poderes devem ser respeitados sempre – concluiu Ricardo Teixeira.
Na última quarta-feira, em Assembleia Geral extraordinária na sede da CBF, Ricardo Teixeira afastou as especulações de que poderia deixar a presidência da entidade após mais de 22 anos no poder. No entanto, com um quadro de diverticulite, existe a possibilidade de o dirigente se licenciar, de acordo com alguns presidentes de federações que estiveram presentes no encontro.

WP9 faz dois gols, vira artilheiro e mantém Cruzeiro na cola dos líderes

Atacante marca os dois gols da vitória sobre o América TO. Raposa, com
os mesmos 12 pontos que Atlético-MG e América-MG, é o terceiro colocado

Por Marco Antônio Astoni Sete Lagoas, MG
Com a melhor atuação da temporada, o Cruzeiro venceu o América TO, por 2 a 0, neste sábado, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e conseguiu a quarta vitória consecutiva no Campeonato Mineiro. Em uma tarde inspirada da dupla de ataque Anselmo Ramon e Wellington Paulista e boas atuações dos meias e dos laterais, a Raposa construiu o placar no primeiro tempo e apenas administrou o resultado no segundo.
wellington paulista cruzeiro x américa-to (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)Wellington Paulista comemora um dos dois gols contra o América TO (Foto: Washington Alves / Vipcomm)
Wellington Paulista, a propósito, chegou aos seis gols no Estadual e passou André, do Atlético-MG, que tem cinco. O jogador, no entanto, estará fora da próxima partida do Cruzeiro no Mineiro, já que recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão contra o Villa Nova, novamente em Sete Lagoas.
O público pagante de 3.098 pessoas, que proporcionou uma renda de R$ 50.100, viu a vitória que levou o Cruzeiro aos 12 pontos e o deixou colado nos líderes Atlético-MG e América-MG, que se enfrentarão neste domingo, também na Arena do Jacaré. A situação do América TO é complicada. O time permanece com apenas quatro pontos, na oitava colocação.
O Cruzeiro voltará a campo na próxima quarta-feira, agora pela Copa do Brasil. O time vai até o Acre, onde enfrentará o Rio Branco, às 21h50m (de Brasília), na Arena da Floresta, em Rio Branco. Pelo Campeonato Mineiro, jogará no domingo, dia 11, às 16h, diante do Villa Nova, novamente na Arena do Jacaré. O América TO, por sua vez, tem compromisso no próximo sábado, quando receberá o América-MG, no Nassri Mattar, em Teófilo Otoni.
Tempo de Wellington Paulista
leandro guerreiro cruzeiro x américa-to (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)Leandro Guerreiro domina a bola na Arena do
Jacaré (Foto: Washington Alves / Vipcomm)
Sem se importar com o forte calor da Arena do Jacaré, o Cruzeiro começou o jogo em cima do América TO. Tanto que, com menos de um minuto de bola rolando, já teve um gol anulado, marcado por Montillo. Com Roger tomando as rédeas da armação de jogadas, os atacantes Anselmo Ramon e Wellington Paulista estavam constantemente bem municiados.
O time de Teófilo Otoni, por sua vez, também buscava as jogadas de ataque, mesmo com uma postura defensiva bem definida. Com isso, a partida ficou bem agradável de ser ver nos seus minutos iniciais.
O Cruzeiro tinha o domínio territorial e, por tomar a iniciativa das ações, criou as melhores e mais perigosas jogadas. A formação tática do ataque cruzeirense manteve-se a mesma dos últimos jogos, com Anselmo como pivô e WP9 se alternando com Montillo nas pontas. A boa presença ofensiva dos dois laterais foi outro fator que possibilitou ao time azul conseguir boa variação nas jogadas.
E foi exatamente em uma subida de Diego Renan que nasceu o primeiro gol cruzeirense. O lateral tabelou com Anselmo Ramon e foi derrubado por Felipe Dias. Pênalti que Wellington Paulista bateu bem, aos 24 minutos.
Com o adversário em vantagem, o América TO continuou com sua postura de buscar o ataque, o que deu ao Cruzeiro muitos espaços. Aos 43 minutos, a dupla de ataque azul funcionou novamente. Anselmo Ramon tocou para Wellington Paulista bater de primeira, sem chances de defesa para Fábio Noronha.
Placar administrado
A postura dos dois times no segundo tempo foi bem parecida com a do primeiro. A diferença foi apenas a velocidade do jogo, mais lenta, o que era previsível, devido ao forte calor e ao desgaste dos primeiros 45 minutos.
O América TO passou a ter mais posse de bola, mas era improdutivo na criação de jogadas, já que trocava passes sem agressividade na intermediária do Cruzeiro, que apenas observava a ação do adversário, tranquilamente.
O jogo do Cruzeiro era bem cadenciado. O time tocava a bola esperando por brechas na defesa do América TO. Vágner Mancini mandou Wallyson e Walter para o jogo, substituindo a dupla titular, que teve boa atuação. Os substitutos também foram bem. Tanto que um dos maiores destaques da partida foi o goleiro do Dragão, o veterano Fábio Noronha, que impediu uma goleada.
Os minutos finais seguiram a mesma cartilha, de muito toque de bola e de poucos lances de perigo. O Cruzeiro evitou se expor e se desgastar, já que, na próxima semana, estreará na Copa do Brasil e enfrentará uma longa viagem até o Acre.
Na volta de Eder Luis, Vasco perde Tenório e vence Olaria com reservas
Camisa 7 retorna aos gramados e marca na vitória por 2 a 0. Equatoriano também faz gol, mas se lesiona e não joga mais no semestre. Time dorme líder
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Visando ao confronto contra Alianza Lima-PER pela Libertadores, o Vasco optou por escalar os reservas, neste sábado, contra o Olaria. Mas o jogo acabou levando boas novidades para os vascaínos. Valeu pela vitória por 2 a 0 – a primeira do time na Taça Rio. Valeu pela boa estreia do jovem lateral-esquerdo Dieyson, de apenas 18 anos. Valeu pelo bom retorno de Eder Luis, que provou estar recuperado e pronto para ajudar a equipe principal. E valeu, principalmente, pela liderança provisória do Grupo B da Taça Rio.
A notícia ruim ficou por conta da grave lesão do equatoriano Carlos Tenório. Após marcar seu primeiro gol pelo Vasco no primeiro tempo, o atacante rompeu o tendão de Aquiles e deixou o campo chorando. O jogador não joga mais pelo Campeonato Carioca e pela Libertadores, uma vez que passará por uma cirurgia e deve ficar seis meses afastado dos gramados.
Com o triunfo, o Vasco chegou a quatro pontos e dorme na liderança da chave. O Olaria, por sua vez, segue com apenas um ponto e pode terminar a rodada na lanterna do Grupo A, caso Madureira e Flamengo vençam Americano e Duque de Caxias, respectivamente, neste domingo.
Vasco supera adversidades e sai na frente

Da equipe considerada titular, o técnico Cristóvão Borges optou por escalar apenas o goleiro Fernando Prass. Com o time repleto de reservas, os minutos iniciais deram a impressão de que o Vasco sofreria com o calor, com o péssimo estado do gramado do estádio Moça Bonita e, principalmente, com a falta de entrosamento. Os muitos passes errados reforçaram a tese, uma vez que a equipe encontrava dificuldades para desenvolver seu jogo no setor ofensivo.
eder luis olaria x vasco (Foto: Cezar Loureiro/Globo)Eder Luis comemora seu gol no retorno aos gramados (Foto: Cezar Loureiro/Globo)
As adversidades, porém, logo foram superadas por um surpreendente entendimento entre os principais jogadores de frente do Vasco – Felipe, Tenório e Eder Luis. O camisa 7, aliás, retornou aos gramados após 105 dias parado por conta de uma lesão no pé direito e foi bem. Mostrou boa desenvoltura e faro de gol, participando das principais jogadas do ataque cruz-maltino. Quem também esteve bem foi o estreante lateral-esquerdo Dieyson, de apenas 18 anos, novidade na escalação de Cristóvão Borges.
E, em uma bonita jogada após longa troca de passes, o Vasco inaugurou o placar em Moça Bonita. Diego Rosa achou Felipe na entrada da área e, no melhor estilo “maestro”, deixou Tenório livre na área para fazer o gol, aos 11 minutos. Foi o primeiro do equatoriano pelo clube carioca.
No minuto seguinte, Tenório mostrou sua outra faceta: a de garçom. No melhor estilo “demolidor”, rompeu pela defesa do Olaria e encontrou Eder Luis livre na área. O goleiro Wanderson, porém, aproveitou um rápido momento de indecisão do atacante para abafar o chute e evitar o segundo do Vasco.
Do outro lado, o Olaria pouco ameaçava. Com Pedrinho lesionado e fora de jogo, em toda a primeira etapa, apenas Juninho, em três chutes de fora da área, ameaçou o gol de Fernando Prass. Em dois deles, aliás, o goleiro foi muito bem.
Duas estreias e o drama de Tenório
Com o time da Rua Bariri pouco inspirado, não demorou para o Vasco chegar ao segundo. E novamente o gol surgiu após uma bonita troca de passes. Cheio de personalidade, Dieyson tocou para Diego Rosa na esquerda. Ele cruzou para Eder Luis driblar o goleiro e celebrar com gol sua volta aos gramados. No fim da primeira etapa, o argentino Chaparro quase aumentou, mas esbarrou na grande defesa do goleiro Wanderson.

Se o primeiro tempo foi animador para o Vasco, o início da segunda etapa foi marcado por um susto e uma perda. Logo aos seis minutos, o Olaria marcou em um lance muito confuso na área. A arbitragem anulou o gol, assinalando impedimento. Na jogada seguinte, Tenório caiu sozinho em um ataque cruz-maltino e rompeu os ligamentos do tendão de Aquiles. O atacante não joga mais no semestre. Jonathan entrou em seu lugar.

Se começou quente, o ritmo do segundo tempo caiu. Mesmo com a estreia do atacante paraguaio Christian Ovelar e em desvantagem no placar, o Olaria pouco ameaçou. Com a vitória aparentemente segura, Cristóvão Borges promoveu outras duas estreias no Vasco. O jovem Paulista entrou no lugar de Fellipe Bastos, enquanto Eder Luis deu lugar ao argentino Abelairas. O meia, que não atuava há quase dois anos, ficou pouco mais de 15 minutos em campo e não teve tempo para mostrar muita coisa. No fim, o Olaria ensaiou uma pressão, mas, desorganizado, não ameaçou o gol de Fernando Prass.
Antes do filé, Flu rói o osso e bate o Nova Iguaçu com facilidade por 3 a 0
Com o jogo contra o Boca, quarta-feira, na cabeça, Tricolor se poupa em campo, mas consegue os primeiros pontos na Taça Rio. Sobis faz dois gols
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
O Fluminense fez de tudo neste sábado, em Volta Redonda, para esquecer o jogo de quarta-feira contra o Boca Juniors, na Bombonera, pela Libertadores. E, mesmo atuando em ritmo lento, o Tricolor venceu o Nova Iguaçu por 3 a 0, com gols de Sobis (dois) e Matheus Carvalho.
Antes do filé mignon da quarta-feira, o Tricolor roeu o osso para vencer diante de reduzido número de torcedores - 1.123 pagantes, 1.981 presentes e renda de R$ 19.365,00. O gramado molhado pela chuva foi um temor a mais para os jogadores, que temiam lesões às vésperas do jogão. O Flu se poupou e confirmou a vitória na segunda etapa.
Com o resultado, o time de Abel Braga soma os primeiros três pontos no segundo turno. O Nova Iguaçu fica com os mesmos três. O próximo compromisso tricolor pelo Estadual é domingo, contra o Flamengo, no Engenhão. O Nova Iguaçu recebe o Duque de Caxias, sábado, no Laranjão.
Quando Fred tirou o pé de uma dividida, logo no início do jogo, os torcedores tiveram um retrato do comprometimento tricolor da partida. Não que o time não estivesse concentrado na vitória, mas a cabeça estava na Argentina. Depois da derrota com os reservas na estreia da Taça Rio, o Tricolor foi com os titulares para vencer o Nova Iguaçu, mas demorou a engrenar.
rafael sobis fluminense x nova iguaçu (Foto: Photocamera)Tricolores cercam Sobis na comemoração do primeiro gol da partida (Foto: Photocamera)
Com o temor das lesões, o único reserva em campo foi disparado o que mais correu. Rafael Sóbis, escalado na vaga de Thiago Neves, poupado com dores, lutava muito pela bola. Depois de levar perigo em dois chutes, Sobis teve uma chance de ouro para abrir o placar aos 24. Deco fez lançamento preciso, longo, e o atacante partiu para, na cara do goleiro Jefferson, chutar mal para fora. Quando a torcida ainda lamentava a chance perdida, Fred tabelou com Deco e foi ao fundo para cruzar para trás e encontrar Sobis, que só teve o trabalho de tocar e fazer 1 a 0.
A vantagem no placar fez o Flu reduzir a marcha, abrindo espaço para o Nova Iguaçu crescer. Com muita facilidade de chegar na área tricolor, o time da Baixada Fluminense passou a ter mais a bola, mas encontrava imensa dificuldade nas finalizações. A zaga tricolor, insegura, não levava vantagem nas bolas altas, concluídas sem precisão pelo time da Baixada. E, com a bola nos pés, a deficiência ficou ainda mais nítida. Por duas vezes, com Dirceu e Zambi, o Nova Iguaçu teve muita liberdade na área. Sozinhos, eles concluíram para fora, desperdiçando boas chances.
Com reservas, Flu mata o jogo no segundo tempo
Preguiçoso em campo, o Flu via em Sobis e exceção. A prova foi a correria do atacante numa cobertura de Carlinhos já no fim da primeira etapa. O panorama no segundo tempo mudou pouco. A maior diferença foi a maior participação de Bruno pela direita. Dos pés do lateral passaram a nascer as principais jogadas do Flu. Duas delas Fred concluiu de cabeça e quase fez. Uma foi no travessão e outra teve bela defesa de Jefferson.
rafael sobis fluminense x nova iguaçu (Foto: Photocamera)Rafael Sobis deixa a sua marca duas vezes contra o Nova Iguaçu (Foto: Photocamera)
Mas, como num passe de mágica, o Tricolor voltou a jogar com muita lentidão, trocando passes sem destino. Faltava um toque de vontade. E essa característica sobra em Rafael Sobis. Aos 30 minutos, o atacante recebeu na entrada da área e soltou o pé. A bola desviou em Marcelinho e encobriu o goleiro Jefferson: 2 a 0.
Souza e Matheus Carvalho entraram nas vagas de Deco e Wellington Nem. E a dupla chegou com tudo quando Souza deu belo passe de calcanhar para o atacante aparecer frente a frente com o goleiro e bater rasteiro para fazer 3 a 0.
Se com a vantagem mínima o Flu já jogava relaxado, com a ampla margem ficou fácil para trocar passes e só esperar o apito final. Antes, ainda deu para ver Sobis, o melhor em campo, mandar uma bola no travessão. Agora, o time vai poder abrir alas para o jogo contra o Boca Juniors.

Cristóvão diz que lesão de Tenório pode obrigar o clube a se reforçar

Treinador lamenta muito a lesão do equatoriano, que vinha ganhando a simpatia da torcida cruz-maltina

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Carlos Tenório chegou ao Vasco com o apelido de Demolidor e em apenas três jogos já vinha conquistando a torcida. Mas a ruptura no tendão de Aquiles, neste sábado, contra o Olaria, deixará o jogador parado por seis meses. Com isso, o técnico Cristóvão Borges já pensa em recorrer ao mercado, já que terá apenas Alecsandro como centroavante de origem no elenco
- Vamos ter que encontrar peças de reposição. Talvez tenhamos que nos reforçar, sim. Estamos muito tristes porque ele fez um esforço grande para ficar em forma e acontece isso. É uma peça importante para a equipe. Vamos torcer para ele se recuperar bem e voltar depressa, jogando no seu melhor nível. É um bom jogador e contamos com ele. – analisou Cristóvão.
info lesão tendão de aquiles (Foto: arte Esporte)info lesão tendão de aquiles (Foto: arte Esporte)
Tenório será operado manhã deste domingo, provavelmente às 8h, no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio, para onde foi levado logo após a partida. A expectativa é de que a cirurgia tenha uma hora de duração, e a previsão inicial de retorno aos gramados é de seis meses. A lesão é a mesma que deixou Adriano, do Corinthians, longe da bola por este período.
O Vasco volta agora suas atenções para a disputa do segundo jogo da Libertadores, contra o Alianza Lima (PER). O jogo será disputado na terça-feira, em São Januário, a partir das 21h45m (horário de Brasília).