quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Zizou muda de função no Real Madrid e ficará mais perto de José Mourinho

Ex- jogador do clube merengue, francês vai ajudar elenco com sua experiência

Por Agências de notícias Madri
Zidane evento AdidasZidane terá nova função no Real Madrid e vai ficar
mais próximo de Mourinho (Foto: Divulgação)
O diretor-geral do Real Madrid, o argentino Jorge Valdano, confirmou nesta quinta-feira que o francês Zinedine Zidane trará sua experiência para o clube espanhol, especialmente nas partidas da Liga dos Campeões, mas não ocupará um lugar no banco de reservas.
- Vai nos acompanhar na Liga dos Campeões, sempre, e em algumas partidas do Campeonato Espanhol. Ele não vai se sentar no banco de reservas e ajudará Mourinho em sua relação com a equipe, não no trabalho técnico, mas sim colaborando com sua experiência, ficando perto do treinador e do time - declarou, referindo-se ao técnico do clube, José Mourinho.
O site do jornal Marca revelou mais cedo que Zidane havia encontrado Florentino Pérez, presidente do clube, além de Valdano, para falar de seus futuros trabalhos no clube.
Zinedine Zidane, de 38 anos e ex-jogador do Real Madrid, que pendurou as chuteiras em 2006, atua como conselheiro de Florentino Pérez desde junho de 2009.
No início do mês, Mourinho afirmou que gostaria de ter Zidane mais perto do campo.
- Eu gostaria de tê-lo mais perto de mim e menos com o presidente. Eu não acho que ele quer se tornar um treinador, mas ainda assim eu gostaria de tê-lo comigo - afirmou o técnico português à rede de televisão francesa TF1.

Slackline, esporte de equilíbrio na corda bamba, conquista mais adeptos no Espírito Santo

Praticantes desafiam o 'número de circo' em diversos pontos radicais do Estado

Marcela Reis - A Gazeta

foto: Gabriel Lordêllo/A Gazeta
Slackline
Slackline no Píer da Enseada do Suá

No circo, o número da corda bamba é um dos mais esperados - e tensos! As luzes se apagam, e um holofote mira apenas o corajoso equilibrista que atravessa o picadeiro a muitos metros de altura. Pois esse momento de pura adrenalina deu origem a um esporte que conquista cada vez mais adeptos aqui no Espírito Santo: o slackline. Confira ao final da matéria uma galeria radical de fotos do esporte!

O princípio é o mesmo da corda bamba do circo: atravessar de um ponto a outro se equilibrando numa corda - no caso do slack, uma fita própria. O que pode variar é a altura e o local onde essa fita é colocada. E aí também muda o nome do esporte.



O slackline é praticado em alturas mais baixas, geralmente entre um e três metros. Em grande alturas, normalmente em montanhas, o nome muda para highline. Há ainda quem faça a travessia sobre a água, o chamado waterline.

"O slack começou como uma alternativa quando não dá para escalar. Hoje faço direto. É um esporte que trabalha muito a concentração, o equilíbrio e a força", contou o estudante Caio Salomão.

Um dos locais preferidos pelos slackliners - como são chamados os praticantes do slackline - em Vitória são os píeres atrás do Shopping Vitória. Em meio a um visual incrível, que inclui a Terceira Ponte e o Convento da Penha, eles se aventuram nos cerca de 20 metros que separam um píer do outro.

Mas a preparação precisa ser cuidadosa. Nada pode estar fora do lugar. Na pilastra de um dos píeres, ganchos são colocados para prender a fita. "Fizemos os furos e colocamos e tiramos os ganchos toda vez que vimos para cá, senão roubam", conta o empresário Fábio Fabre.

A travessia
Depois da preparação, e de muita força para esticar a fita, vem a sempre tensa travessia.

"A pessoa tem que se concentrar apenas na fita. Se olhar para qualquer lugar cai mesmo", disse Caio Salomão, o único dos seis praticantes que concluiu a travessia com sucesso, durante a reportagem, com direito a três tentativas frustradas de dar um salto mortal na final.

"Tentei o salto, mas a distância é muito grande. Aí, quando chega no meio, a fita balança bastante. Outra coisa é que o mar está mexido. Por mais que você não olhe diretamente para baixo, perceber que alguma coisa está se mexendo tira a concentração", explicou Caio.

As modalidades:
Como é o slackline
A fita fica perto do chão, normalmente entre um e três metros de altura. Assista ao lado vídeo de praticantes na Praça dos Namorados, em Vitória!

É muito praticado por skatistas e surfistas que costumam ousar nas manobras na fita.

Muitos praticam nas Praias de Camburi, em Vitória, e da Costa, em Vila Velha.

Mar é o cenário para o waterline
Nessa modalidade, a fita é colocada sobre a água, pode ser no mar ou em rios.

O praticante nem sempre usa equipamento de segurança por causa da possibilidade de cair na água.

Os píeres atrás do Shopping Vitória são um bom lugar para praticar o waterline.

Highline é a modalidade mais radical
O objetivo é atravessar a fita colocada em grandes alturas, normalmente montanhas.

Nesse caso, o praticante usa equipamento de segurança. O mesmo do rapel.

Aqui no Estado, o Morro do Moreno, na Praia da Costa, é um dos locais usados para a prática do highline.
foto: Divulgação
Highline na Cachoeira da Fumaça
Highline na Cachoeira de Matilde
Adrenalina sim, mas com moderação
Slackline é esporte para quem curte adrenalina. Tanto que atrai praticantes de escalada, skate, surfe entre outros. E foi com escaladores americanos que o esporte surgiu.

Para tornar a espera por tempo mais favorável para escalar menos entediante, a turma mais radical passou a colocar as cordas entre dois pontos das montanhas e atravessar. Nascia ali um esporte.

Apesar de parecerem loucos, a preocupação com segurança é grande. "Pratico um esporte de alto risco, mas não sou inconsequente. Não vou fazer alguma coisa para morrer. No highline, a preocupação com segurança é grande", contou o empresário Fábio Fabre, escalador de origem.

Os caras são realmente precavidos. O equipamento, além da fita, inclui o mesmo aparato de segurança da escalada e do rapel. Aprender a cair também é muito importante. "A gente sempre cai numa posição em que possa segurar a corda", explicou Fábio.
O estudante Caio Salomão também começou na escalada. Mas agora, no slackline, já encarou travessias tão perigosas quanto inusitadas. "O pior lugar foi a Cachoeira de Matilde. Lá o vapor d'água diminui a resistência da corda".

Na lista de proezas de Caio ainda estão a pista de skate da Praça dos Namorados e - acreditem! - o valão próximo à Terceira Ponte, em Vila Velha, onde atraiu dezenas de curiosos com sua coragem. Assista ao lado!

"Um amigo disse que, se eu caísse, ele não ia me tirar de lá", conta, aos risos. Felizmente, tudo acabou bem.

Exercício que ajuda a arte a fluir
Enquanto uns procuram o slackline em busca de aventura, outros usam o esporte como treinamento para o trabalho. É o caso do artista plástico Did, que começou a se equilibrar na corda em janeiro deste ano, depois de ver uma matéria no programa em movimento, da TV Gazeta, em janeiro deste ano.

"Gostei do slack por causa de três coisas. Primeiro, a brincadeira, que é muito divertida. Segundo, pela atividade física em si. É um exercício pesado, apesar de parecer apenas diversão. E, por último, pelo trabalho de concentração que é feito enquanto se está na fita. É preciso se desligar mesmo do mundo em volta para conseguir atravessar", contou Did.

E a concentração é justamente o que ele usa para trabalhar. "Pinto quadros e estou numa fase abstrata. Essa capacidade de desligar do mundo em volta é importante na hora de pintar", explicou o artista e slackliner.

O slack fez tanto sucesso que Did montou a fita na varanda de casa. "Mas aqui fica mais baixinho, a uns 40 centímetros do chão, para evitar qualquer acidente em casa".



Ronaldinho volta? Mano Menezes convoca Seleção Brasileira para jogo contra a Argentina

Lista do treinador para o jogo diante da Argentina, no dia 17 de novembro, em Doha, no Qatar, pode marcar retorno do atacante do Milan e de Neymar

foto: EFE
Felipe Melo e Ronaldinho em ação neste domingo: Juventus do volante levou a melhor
Ronaldinho pode aparecer na lista de convocados desta sexta-feira

O técnico Mano Menezes vai escolher nesta sexta-feira, às 10h30m (de Brasília), no Hotel Intercontinental, em São Conrado, os 23 jogadores que vão participar do confronto mais difícil desde que assumiu o comando da Seleção Brasileira. No dia 17 de novembro, a equipe vai enfrentar a Argentina, em Doha, no Qatar, no que deve ser o último compromisso do grupo em 2010. A convocação pode marcar o retorno de Ronaldinho Gaúcho, do Milan, e Neymar, do Santos, ao time canarinho.



No início deste mês, Mano Menezes acompanhou três partidas na Europa. Em duas delas, Ronaldinho Gaúcho esteve em ação pelo Milan. Na primeira, contra o Chievo, pelo Campeonato Italiano, boa atuação na vitória por 3 a 1 e um drible desconcertante em um adversário. Na outra, pela Liga dos Campeões, derrota por 2 a 0 para o Real Madrid, no Santiago Bernabéu.

Em nenhum momento, Mano afirmou que o jogador do Milan seria convocado, mas na última quarta-feira, ao deixar a sede da CBF, na Barra da Tijuca, deixou a dúvida no ar.

- Vocês não vão perguntar se eu vou convocar o Ronaldinho, vão? Vamos deixar isso para sexta - brincou o comandante da Seleção, mostrando bom humor.

Além de Ronaldinho Gaúcho, a convocação desta sexta-feira pode marcar outro retorno. Trata-se do atacante Neymar, do Santos. O jogador ficou fora da lista para os amistosos contra o Irã (3 a 0), em Abu Dhabi, e diante da Ucrânia (2 a 0), em Derby, na Inglaterra, por conta de problemas disciplinares no Peixe. Porém, o episídio envolvendo a saída de Dorival Júnior da equipe paulista para estar sanado, e o garoto, de apenas 18 anos, tem tudo para retornar à Seleção Brasileira.

Se depender das últimas declarações de Mano, a base das três primeiras convocações será mantida para o confronto diante dos hermanos. Com isso, dez jogadores já teriam vaga garantida, pois foram chamados nas listas anteriores do treinador. São eles: os laterais Daniel Alves e André Santos, os zagueiros David Luiz e Thiago Silva, os volantes Ramires e Lucas, o apoiador Carlos Eduardo e os atacantes Alexandre Pato, Robinho e André.

Além de ter observado Ronaldinho, Mano acompanhou o desempenho de outros brasileiros em sua passagem pela Europa, inclusive de atletas que disputaram a última Copa do Mundo, na África do Sul. Com isso, o goleiro Julio César, o lateral-direito Maicon e o zagueiro Lúcio, todos do Inter de Milão, e o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, pode ser lembrados para o confronto diante da Argentina.

A expectativa é que na lista desta sexta-feira, o treinador também volte a chamar um goleiro com idade para participar do Sul-Americano Sub-20 e, caso a Seleção conquiste a vaga, dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Neto, do Atlético-PR, Gabriel, do Cruzeiro, e Renan, do Avaí, já foram lembrados por Mano até o momento.

Agora é esperar para conferir se Ronaldinho Gaúcho e Neymar finalmente vão desfilar o seu repertório de dribles e gols atuando juntos pela Seleção Brasileira.

Desafio TE Está chegando a hora! Julio Cézar Soares, Antonio Cesar Martins e Rodrigo Pessanha já estão no topo da Cachoeira Alta para o rapel.

Tropa de Elite 2 supera Se Eu Fosse Você 2 e é o mais visto desde 1995


Tropa de Elite 2, dirigido por José Padilha, bate mais um recorde: o filme atinge a marca de 6,2 milhões de espectadores, supera o público de Se eu Fosse Você 2 e é o filme nacional mais visto desde a retomada, em 1995.

A novidade foi divulgada por meio do blog da produção. De acordo com a publicação, os dados foram colhidos nesta terça-feira (26) pela Rentrak EDI e faltam as informações de 40 salas de cinema.

Há três semanas em cartaz, o longa ainda não saiu da primeira posição das bilheterias nacionais. No último fim de semana, levou 841 mil pessoas aos cinemas, arrecadando R$ 9 milhões. Com essa renda, o filme protagonizado por Wagner Moura já soma R$ 56,9 milhões.

Tropa de Elite 2 mostra Capitão Nascimento como Coronel, trabalhando na Secretaria da Segurança Pública do Rio de Janeiro. Na nova função, ele percebe que a luta contra o crime é muito mais intensa e perigosa do que imaginava, e o inimigo tem outro nome.

Dez brasileiros foram selecionados entre os mais promissores do mundo pela revista "Don Balón". Qual desses jogadores você considera mais promissor?

Vasco abre votação para nova pintura de São Januário

Sócios poderão escolher entre três modelos como ficará nova cara do estádio

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
O Vasco abriu, nesta quinta-feira, a votação para escolher a nova cara de São Januário. Os sócios do clube têm três modelos à disposição para votar através do site www.ovascoemeu.com.br. Os torcedores terão 14 dias para optar por um dos designs.
escolha nova pintura de São januário vascoNo site, torcedor poderá conhecer bem os três modelos antes de votar (Foto: Divulgação)
- Essa parceria tem uma importância muito grande. A Iquine é uma empresa que tem capital 100% nacional. Esse projeto vai funcionar não só para ter a beleza de São Januário de volta, mas para nosso associado poder participar das decisões do clube. Esse é o caminho para fortalecer a relação de respeito entre nós - disse o presidente Roberto Dinamite.
Todo o custo da obra será arcado pela empresa de tintas Iquine, que já é parceira do clube em outras áreas, como a restauração do teto das sociais. A fábrica, que tem uma marca forte no nordeste, quer se expandir para o sudeste e vê essas ações como uma maneira de ter mais divulgação.
A obra será realizada no fim do Brasileiro, no período em que o time estiver de férias. O intuito é não atrapalhar nem os treinos, nem as partidas oficiais do Vasco e do Duque de Caxias, que manda seus jogos da Série B na Colina.

Conheça cada um dos modelos:

nova pintura de São januário vasco cruz de maltaNo modelo cuz de malta, o símbolo do Vasco ganha destaque em todas as arquibancadas (Foto: Divulgação)
nova pintura de São januário vasco camisas negrasModelo Gigante da Colina trabalha com retas se cruzando (Foto: Divulgação)
nova pintura de São januário vasco camisas negrasNo modelo camisas negras há menos desenhos e uma divisão clara entre branco e preto  (Foto: Divulgação)
 

Velejador Paulo dos Reis vence abertura do Mundial Wind Brasil 2010

Paulo dos Reis foi o destaque da abertura do Wind Brasil 2010 - Campeonato Mundial de Formula Windsurf, nesta quarta-feira, na raia montada em frente ao Marina Park Hotel, em Fortaleza (CE).

Foram realizadas três regatas e o baiano radicado em Ilhabela (SP) venceu duas e ficou em segundo na outra. Assim, ele soma quatro pontos perdidos, três a menos do que o cearense Gabriel Browne, o Biel. Em terceiro lugar na classificação parcial está o português Miguel Martinho, com 15.

"Minha maior preocupação era fazer largadas limpas e consegui sempre sair entre os três primeiros, o que facilita o velejo", analisou o pentacampeão brasileiro de Formula. "Os ventos estavam perfeitos, alucinantes, e exigiram muita técnica dos competidores, como tem de ser em uma competição de windsurf", continuou Paulo dos Reis, o "Paulão", que ocupa a primeira colocação no ranking mundial, à frente de Wilhelm Schurmann, que poderia ter ficado entre os três primeiros neste primeiro dia, mas foi desclassificado na terceira regata por ter queimado a largada.

O catarinense ganhou a primeira regata, disputada em uma raia de 5,5 km de extensão e ventos que atingiram entre 10 e 15 nós (18,53 e 27,80 Km/h) de velocidade. Ele completou o percurso em 20min09s. Paulo dos Reis ficou em segundo e Gabriel Browne em terceiro. O estrangeiro mais bem colocado foi o polonês Wojtek Brozozowski, na quarta colocação. Miguel Martinho chegou logo atrás. "Essa queimada de largada atrapalhou. Mas não definiu nada, pois ainda não tivemos nenhum descarte", afirmou Schurmann.

Paulo dos Reis venceu as outras duas regatas, após disputas acirradas em uma raia de 5 km com Gabriel Browne, que consagrou-se campeão brasileiro de 2010, no domingo passado, na mesma raia. Na segunda prova, com ventos constantes de 17 nós (31,50 km), o baiano ultrapassou o cearense na metade do percurso e completou a raia em 15min34s.

O mesmo aconteceu na terceira regata, apenas a poucos metros da linha, em uma chegada emocionante, quando os ventos sopravam a 29,65 km/h. O tempo do primeiro colocado foi 15min22.

"Comecei atrás, mas estou bem na briga, pois estou conseguindo andar bem", avisou Biel, que venceu o Wind Brasil - Mundial de Formula em 2009 e tenta o bi.

A grande estrela internacional da competição, o australiano Steve Allen, não teve um bom começo de competição. Terminou em oitavo lugar na primeira regata e em sétimo na segunda. Contudo, alcançou a terceira colocação na última e fechou o primeiro dia em quinto na classificação geral. "O importante é que venho melhorando a cada prova", afirmou o dono de dez títulos mundiais de windsurf".

A organização do Wind Brasil 2010 programou três regatas para esta quinta-feira. A primeira delas tem início às 12h30min e a terceira às 15 horas. A expectativa é que, até domingo, último dia do torneio, aconteça um total de 15 provas.

Força feminina - A única mulher entre os atletas que disputam o Mundial de Fortaleza é a cearense Monica Veras. Velejadora há mais de 20 anos, ela tem no currículo sete títulos brasileiros e um sul-americano da classe Slalom, cujo Mundial acontecerá entre 16 e 21 de novembro, na praia de Flecheiras, em Trairi, município localizado a 130 km de Fortaleza. Na Formula, ela já foi vice-campeã nacional e também continental.

Monica Veras disse que seu objetivo é completar todas as regatas no menor tempo impossível. "Dizer que entrei para ganhar, seria uma leviandade, pois competir com homens na Formula, uma classe que exige muita força, seria covardia", comentou a velejadora. Segundo ela, o primeiro dia de regatas não poderia ter sido melhor. "As condições do vento, do mar e a organização, que é muito importante, foram perfeitas", finalizou a atleta que está na 11ª posição no geral, com 34 pontos perdidos.

Classificação - após três regatas
1- Paulo dos Reis (BRA) - 4 pontos perdidos (2+1+1)
2- Gabriel Browne (BRA) - 7 (3+2+2)
3- Miguel Martinho (POR) - 15 (5+6+4)
4- Wojtek Brozozowski (POL) - 16 (4+5+7)
5- Steve Allen (AUS) - 18 (8+7+3)
6- Victor Melo (BRA) - 19 (6+8+5)
7- Mathias Pinheiro (BRA) - 23 (7+10+6)
8- Kurosh Kiani (DIN) - 26 (9+9+8)
9- Wilhelm Schurmann (BRA) - 30 (1+4+25)
10- Sean O’Brien (AUS) - 31 (11+11+9)

Santos convida netos de Pelé para testes na Vila Belmiro

Presidente do Peixe garante que as portas estão abertas para os garotos, que já passaram pelo clube no passado. Família teve problemas neste ano

Netos PeléOctavio e Gabriel treinam hoje no Paraná Clube, em Curitiba (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O Santos está de portas abertas para que venham fazer um teste"
Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro
O Santos está de olho nos sucessores de Pelé. Os garotos Octavio Felinto Neto, de 12 anos, e Gabriel Arantes do Nascimento, de 10, são netos do Rei, moram em Curitiba e treinam no Paraná Clube. Após tomar conhecimento da reportagem do GLOBOESPORTE.COM sobre a situação dos garotos, o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro se manifestou e garantiu que dará uma oportunidade para que eles possam treinar nas equipes de base do Peixe.
- O Santos está de portas abertas para que os garotos venham aqui fazer um teste - afirmou Luis Álvaro, via assessoria.
A família dos meninos, filhos de Sandra Regina Arantes do Nascimento Felinto, está chateada com o Peixe desde o início do ano. Na ocasião, o pai deles, Ozéas Felinto, estava de malas prontas para Santos: tinha emprego garantido, casa encaminhada e matrícula feita em um bom colégio para Octavio e Gabriel - eles ganhariam até bolsa de estudos.
O presidente, à época, manteve contato com os herdeiros do Rei e ventilou a possibilidade de colocá-los para treinar lá. No entanto, Ozéas e a família não conseguiram o apoio de Pelé, mesmo com os netos se declarando santistas fanáticos. A ideia caiu no esquecimento. Antes da morte de Sandra, em 2006, eles integravam uma escolinha do clube.
Nos próximos dias, a diretoria deve entrar em contato com Ozéas para conversar sobre a situação. Ao saber da repercussão dentro do Santos, o pai dos meninos afirmou que está disposto a reconsiderar a hipótese de retornar para a cidade da Baixada Santista.
Sandra, a mãe de Octavio e Gabriel, travou longa batalha judicial para ser reconhecida como filha do Rei - fato consumado em 1996. Em 2006, ela morreu vítima de câncer de mama e, pouco depois, a família deixou Santos e rumou para Curitiba, onde Ozéas tem parentes. Lá, os garotos passaram por Atlético Paranaense e estão no Paraná Clube desde o começo de 2010.

Amigo de Zico, mestre brasileiro de karatê lidera projeto social no Japão

Tetsuyoshi Kodama usa a disciplina do esporte para tentar tirar jovens da criminalidade em Hamamatsu, palco do Campeonato Mundial feminino de vôlei

Por Mariana Kneipp Direto de Hamamatsu, Japão
Mundial Feminino de Vôlei - Mestre TetsuyoshiMestre Tetsuyoshi, há 19 anos no Japão
(Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com)
“Fixe seus olhos firme no objetivo e não se importe com os tombos”. Ordem de mestre, responsabilidade de pai. Há 19 anos no Japão, Tetsuyoshi Kodama divide sua rotina entre o tatame e as ruas de Hamamatsu, cidade que recebe a primeira fase do Mundial feminino de vôlei. Cinco vezes faixa preta, ele tenta passar a disciplina do karatê aos seus alunos da academia e aos adolescentes com quem conversa durante rondas noturnas promovidas para dar um ippon na criminalidade. Ajuda jovens brasileiros que têm famílias desestruturadas e/ou não se adaptam à rejeição sofrida nas escolas.
- Não sou um líder comunitário, prefiro que me vejam como um pai. Sento, converso, tento entender o que aconteceu com aquele menino. Então, convido para aprender a lutar na minha academia, para canalizar a raiva somente para o esporte. Já consegui que, pelo menos, 20 deles saíssem das ruas e encontrassem a paixão no tatame, seja pelo karatê ou pela dança, já que também empresto o espaço para grupos coreógrafos – contou o professor, que organizou o primeiro campeonato mundial infanto-juvenil de karatê há dois anos.
Mundial Feminino de Vôlei - Mestre Tetsuyoshi quando era taxistaMestre Tetsuyoshi quando era taxista
(Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com)
Os ensinamentos para esses meninos vêm de quem conhece os benefícios da dedicação ao trabalho. Aos 19 anos, Kodama foi convidado pelo mestre Yoshiji Sown para treinar no Japão. Ele, que já era professor de karatê em São José dos Campos (SP), aceitou e se mudou com a família para Hamamatsu. Como o tatame não rendia tanto dinheiro, o paulista teve de dividir seu tempo com outra função.

- Fui o primeiro taxista brasileiro da cidade. Viajava duas horas para treinar todos os dias, porque trabalhava longe da academia. Passei por isso durante dois anos até o mestre me dizer que eu estava pronto. Foi difícil, mas eu já tinha a responsabilidade de cuidar de uma família. Precisava me virar.

O esforço valeu a pena, e mestre Kodama conseguiu comprar um espaço para dar suas aulas e fazer o que mais gosta: trabalhar com crianças. Foi ali no tatame também que ele soube de histórias que o levaram à estação de trem de Hamamatsu. Ao saber de crimes envolvendo jovens brasileiros, que andavam pelas ruas à noite, criando baderna, ele chamou amigos professores de faculdade e criou um grupo de ajuda a esses meninos. Seu esforço em prol das questões sociais foi condecorado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva com a Ordem de Rio Branco, com grau de Oficial, em 2009.

Elogios de Zico deixam o mestre emocionado

Mundial Feminino de Vôlei - Mestre Tetsuyoshi com recado do ZicoMestre Tetsuyoshi e o recado de Zico
(Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com)
O trabalho também virou documentário e entrou para o currículo didático de escolas e faculdades japonesas. Mestre Kodama tornou-se um ídolo na comunidade. Ao seu lado, teve apoio de governantes e personalidades do esporte, que declararam sua admiração. Um deles foi Zico, que, como jogador e técnico, fez história em terras nipônicas.

- Zico é um amigo. Encontro com ele e Rickson Gracie uma vez por ano para discutirmos melhores maneiras de trabalhar o esporte com essas crianças daqui. Ele já escreveu depoimentos sobre o nosso trabalho, que foram bastante emocionantes.

Presente no cenário esportivo de Hamamatsu, mestre Kodama foi convidado para jantar com a seleção brasileira no dia 3 de novembro, quando se encerra a primeira fase do Mundial de Vôlei e o time deve deixar a cidade. Confiante em mais um bom resultado do Brasil, ele manda um recado às meninas, via uma de suas lembranças de ensinamentos: “Aquilo que almejamos está logo ali a nossa frente”.

Varejão e Nenê vencem na estreia; Leandrinho sofre derrota em Toronto

Pivôs fazem bonito na rodada de quarta-feira, mas ala-armador perde em casa

Em Cleveland, EUA
No segundo dia da temporada da NBA, os brasileiros começaram a entrar em quadra. Dois deles jogaram na abertura da rodada de quarta-feira. A noite foi de euforia para Anderson Varejão, que ajudou o Cleveland Cavaliers a surpreender o Boston Celtics, e de tristeza para Leandrinho, que não evitou a derrota do Toronto Raptors, em casa, para o New York Knicks.
basquete nba anderson varejão, Boston Celtics v Cleveland Cavaliers Varejão (17) disputa a bola com Shaquille O'Neal no início do jogo desta quarta-feira  (Foto: Getty Images)
Anderson jogou em casa contra os Celtics, que na véspera tinham derrotado LeBron James e o Miami Heat. Sem LeBron, o Cleveland entrou no campeonato desacreditado, mas surpreendeu logo na estreia. E a vitória por 95 a 87 teve tempero brasileiro. Varejão começou como titular e anotou oito pontos, 10 rebotes, quatro assistências, um roubo e um toco. Mais que isso, apareceu bem na defesa e foi importante nos últimos lances do jogo, ajudando os Cavs a bater o Boston.
Para Anderson, a noite foi ainda mais especial, já que ele passou a maior parte do tempo marcando Shaquille O’Neal, que era seu companheiro de time, mas agora defende os Celtics. Nos números, Shaq perdeu o duelo, com sete pontos, dois rebotes e três assistências. O cestinha do Cleveland foi JJ Hickson, com 21 pontos, seguido pelos 16 do reserva Daniel Gibson.
basquete nba leandrinho Toronto Raptors x New York Knicks Leandrinho não conseguiu brilhar  (Foto: AFP)
Em Toronto, Leandrinho não teve a mesma sorte. O ala-armador saiu do banco e não conseguiu evitar a derrota para o New York por 98 a 93. O brasileiro estava com a pontaria torta: tentou 16 arremessos e converteu apenas seis, terminando com 13 pontos e uma assistência. O brasileiro ainda teve a chance de igualar o jogo na reta final, mas desperdiçou mais um chute. Quem liderou o Toronto foi o italiano Andrea Bargnani, com 22 pontos, mesma pontuação de Wilson Chandler, cestinha dos Knicks. Amare Stoudemire estreou pela equipe nova-iorquina com 19 pontos e 10 rebotes.
No encerramento da rodada, foi a vez de Nenê entrar em quadra. O brasileiro fez um ótimo primeiro quarto na partida do Denver Nuggets contra o Utah Jazz. Terminou o jogo com 13 pontos e quatro rebotes. Seu time ganhou com facilidade por 110 a 88. O cestinha foi Carmelo Anthony, com 23 pontos.
O San Antonio também jogou na quarta-feira, mas Tiago Splitter não atuou, ainda se recuperando de uma lesão. Os Spurs atropelaram o Indiana Pacers por 122 a 109, com 23 pontos de Tim Duncan, 22 de Manu Ginóbili e 20 de Tony Parker.
Wade desencanta, e Miami vence a primeira
Após a derrota para o Boston na estreia, o supertrio do Miami Heat finalmente venceu. Nesta quarta, Dwyane Wade jogou bem melhor que na estreia. Com 30 pontos e sete rebotes, ele comandou a equipe na vitória fora de casa (97 a 87) sobre o Philadelphia 76ers. LeBron James fez 16 pontos, e Chris Bosh contribuiu com 15.
Confira os resultados da rodada de quarta-feira:
New York Knicks 98 x 93 Toronto Raptors
Cleveland Cavaliers 95 x 87 Boston Celtics
Miami Heat 97 x 87 Philadelphia 76ers
New Orleans Hornets 95 x 91 Milwaukee Bucks
New Jersey Nets 101 x 98 Detroit Pistons
Atlanta Hawks 119 x 104 Memphis Grizzlies
Denver Nuggets 110 x 88 Utah Jazz
San Antonio Spurs 122 x 109 Indiana Pacers
Dallas Mavericks 101 x 86 Charlotte Bobcats
Sacramento Kings 117 x 116 Minnesota Timberwolves
Oklahoma City Thunder 106 x 95 Chicago Bulls
Golden State Warriors 132 x 128 Houston Rockets
Portland Trail Blazers 98 x 88 Los Angeles Clippers

Após ano difícil, Bruno Senna negocia com a Lotus para a temporada 2011

Brasileiro e equipe podem reeditar parceria dos anos 1980 na Fórmula 1

Por Rafael Lopes Rio de Janeiro
Bruno Senna, F1Bruno Senna pode ir para a Lotus (Foto: Luiz Doro)
Após o complicado ano na Hispania, Bruno Senna está perto de conseguir algo melhor na temporada 2011 da Fórmula 1. O brasileiro negocia com a Lotus e as conversas já estão bem avançadas para conseguir um dos cockpits da equipe. Quem sairia seria o veterano italiano Jarno Trulli, perto do fim de carreira. O time não quer se desfazer do finlandês Heikki Kovalainen, cujo desempenho agradou muito neste ano.
Segundo fontes ligadas ao piloto brasileiro, no entanto, ele ainda precisaria confirmar um patrocinador para assegurar a vaga na Lotus. Os empresários do piloto negociam com várias empresas do país para reeditar a parceria do sobrenome Senna com a equipe anglo-malaia, que anunciará no GP do Brasil a chegada dos motores franceses Renault. As duas empresas foram parceiras na Fórmula 1 nos anos 1980.
A Hispania faz uma temporada muito ruim. Além de ter confirmado participação em cima da hora, a equipe não sabia se teria condições de levar seus carros para o Bahrein. Eles foram montados durante o primeiro treino livre, sem nenhum quilômetro em testes. Bruno levou para a equipe dois patrocinadores (a Embratel e o Banco Cruzeiro do Sul), que estão estampados desde o início. Apesar disso, o piloto ficou fora do GP da Inglaterra, ao ser substituído pelo japonês Sakon Yamamoto, ex-Spyker e Super Aguri, que pagou US$ 5 milhões (aproximadamente R$ 8,8 milhões) pela vaga. Além disso, os carros da Hispania andam cerca de oito segundos mais lentos que os primeiros colocados.
O sobrenome Senna tem uma longa história com a Lotus. Ayrton, tio de Bruno, correu pela equipe inglesa por três temporadas, de 1985 a 1987. O tricampeão conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 com a Lotus-Renault 97T no GP de Portugal de 1985, em Estoril. Ele conquistou seis triunfos, 24 pódios, 16 poles e 150 pontos no time inglês antes de ir para a McLaren, em 1988, ano de seu primeiro título mundial na maior categoria do automobilismo.
Futuro promissor para a Lotus em 2011
A Lotus é a grande aposta entre as equipes novatas para a próxima temporada da categoria. Ela confirmou que usará o câmbio e os sistemas hidráulicos da RBR a partir de 2011. A equipe encerrou a parceria com a Cosworth e usou a problemática caixa de velocidades da Xtrac em 2010. O inglês Mike Gascoyne, diretor-técnico do time, está otimista com a parceria, principalmente por causa da liberdade de projeto que proporcionará ao time de projetistas.
- O anúncio de que chegamos a um acordo de vários anos com a RBR para o fornecimento de câmbios e sistemas hidráulicos a partir de 2011 é um grande passo à frente para nós, tanto na engenharia quanto nas nossas ambições para o futuro. Este pacote tem uma importância grande no desempenho do carro, não apenas na pista, mas no projeto e nos pacotes aerodinâmicos. O fim dos difusores duplos aproximará o desenho da parte traseira dos carros e o contrato deverá ajudar no projeto para a próxima temporada - disse Gascoyne.
Bruno Senna anda na Lotus de Ayrton SennaBruno Senna andou na Lotus de Ayrton Senna antes do GP do Japão de 2010, em Suzuka (Foto: Divulgação)

Philippe Coutinho pede Bola de Ouro para a sua inspiração: Wesley Sneijder

‘Sem dúvida, ele merece’, afirma o brasileiro do Inter de Milão

 Milão, Itália
sneijder comemora gol do internazionale sobre o werder bremenSneijder: inspiração de Coutinho (Foto: Getty Images)
Em entrevista ao jornal “Corriere Dello Sport”, o jovem Philippe Coutinho não poupou elogios ao meia Wesley Sneijder, seu companheiro de equipe no Internazionale de Milão. Segundo o ex-vascaíno, que vem sendo bastante utilizado entre os titulares da equipe italiana, o holandês merece ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo de 2010 (confira os concorrentes aqui).
- Eu me inspiro no Sneijder e ele vai ganhar a Bola de Ouro. Sem dúvida, ele merece pois foi extraordinário na Liga dos Campeões (da última temporada - afirmou Coutinho.
Sneijder, por sinal, deve ampliar o seu contrato com o Inter na próxima semana, renovando até 2015 e dando fim às especulações de uma possível transferência para o Manchester United. No novo compromisso, o craque holandês deverá receber cerca de € 5 milhões anuais.
 

Entre crescimento e necessidades, NBB lança terceira edição com festa

Enquanto equipes apontam para o fortalecimento do campeonato, presidente da LNB busca recursos para acelerar o ritmo de evolução da competição

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
Em sua terceira edição, o Novo Basquete Brasil aponta para o seu crescimento. O caminho, no entanto, não é dos mais fáceis. Nesta quinta-feira, no clube Pinheiros, em São Paulo, foi lançada a nova temporada do campeonato, que começa nesta sexta, reunindo técnicos, jogadores e dirigentes, embora com alguns desfalques, como os times de Franca e Flamengo, envolvidos em outras disputas. Em pauta, o fortalecimento das principais equipes, com alguns reforços de nomes, mas também a dificuldade em atrair novos patrocinadores. Ao mesmo tempo que comemora o crescimento da competição, o NBB vê dificuldades para acelerar o próprio ritmo.
Lançamento do NBB - Jogadores posam para foto oficial Jogadores posam para foto oficial do lançamento da terceira edição do NBB (Foto: João Pires)
O presidente da Liga Nacional de Basquete, Kouros Monadjemi, confirma as dificuldades, mas acredita que, com a maior visibilidade do campeonato, o NBB vai conseguir novos patrocinadores, além dos três atuais (Eletrobras, Caixa e Penalty). Segundo o dirigente, duas empresas já estariam interessadas.
- A Liga é empenhada em conseguir receita. Quero reunir verbas para melhorar o produto. Com isso, posso exigir melhores condições de ginásios, equipes. No final deste ano, vamos traçar um planejamento estratégico para os próximos cinco anos, já pensando em 2016. Temos que definir o planejamento. O Brasil ainda não conhece o basquete. Mas a melhoria técnica é evidente. Hoje não sei quem vai ser campeão.
As equipes, no entanto, se reforçaram. Os principais clubes trouxeram nomes importantes e mantiveram a base. Após um ano fora, jogando na Itália, e de volta ao Pinheiros, Marquinhos acredita no crescimento do NBB.
Lançamento do NBB - Presidente da LNB , Kouros MonadjemiPresidente da LNB , Kouros Monadjemi, busca
novos patrocinadores (Foto: João Pires)
- Não tem como apontar um campeão agora. No ano passado, já foi um campeonato forte. Esse ano, acho que são pelo menos oito brigando pelo título. O campeonato está crescendo. Temos time para buscar o título.
Um dos principais nomes do atual campeão Brasília, Guilherme Giovannoni também ressalta o equilíbrio do campeonato.
- As outras equipes estão mais fortes. Todos se reforçaram bem, como Franca, São José, Pinheiros... todos trouxeram nomes importantes. Acho que o basquete brasileiro pode crescer ainda mais. A Liga e a CBB devem continuar trabalhando juntos. O campeonato tem mostrado melhoras a cada ano.
Para o técnico Alberto Bial, do Joinville, o campeonato será mais prazeroso de ser jogado devido ao crescimento das equipes.
- Vai ser um campeonato mais iluminado. São 15 equipes de altíssimo nível Isso faz a competição mais bonita e equilibrada. É o caminho do sucesso. Temos que sempre almejar mais – afirmou o técnico.
O sistema de disputa será o mesmo da última temporada, em turno e returno. São 15 equipes, com 12 se classificando para os playoffs, em melhor de cinco partidas. O campeonato, a princípio, teria 16 participantes, mas Londrina, com problemas financeiros, ficou fora.
A ideia de Monadjemi é que o campeonato tenha 18 equipes. Assim, as duas melhores da Copa do Brasil - espécie de segunda divisão - teriam vaga para a próxima edição da disputa, mas ainda passariam por avaliação para saber se têm condições de jogar o NBB. Quando se atingir o número máximo de times, a competição passará a ter rebaixamento.

Campeonato sub-20 nos planos
Monadjemi também falou sobre o campeonato sub-20 que a Liga planeja realizar. A ideia era que a disputa tivesse início na mesma data que o NBB, mas falta de recursos e burocracia atrasaram a competição. Ainda não há, porém, uma previsão concreta.
Os 15 clubes terão de montar um time para o campeonato ou apadrinhar alguma equipe já formada. A expectativa do presidente da LNB é que atrair mais jovens para o esporte.
- Vamos preparar isso de forma profissional, não vai ter "vamos lá". A ideia é tentar começar em março, mas talvez fique para a outra edição. Os clubes só vão precisar montar o time. Nós estamos com um projeto de incentivo fiscal e, quando atrairmos interessados, vamos bancar todo o projeto.

Nova comissão da Seleção sub-20 pode ter ex-preparador de Bruno

Roberto Barbosa recebe convite e espera anúncio oficial. Auxiliar Moacir Pereira, do Coxa, também é convidado por Ney Franco para o projeto

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
roberto barbosa preparador de goleiros flamengoRoberto Barbosa foi convidado para ser preparador
de goleiros da Seleção sub-20 (Globoesporte.com)
Além de acertar na reunião da última quarta-feira, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, a logística da Seleção sub-20 para o Sul-Americano da categoria, em janeiro, no Peru, o técnico Ney Franco indicou os nomes dos membros de sua comissão técnica. Todos já contatados pela entidade. Além do preparador físico Alexandre Lopes, que já está trabalhando com o comandante, o ex-treinador de goleiros de Bruno no Flamengo, Roberto Barbosa, atualmente no Cruzeiro, e o auxiliar Moacir Pereira, do Coritiba, foram convidados para trabalhar na equipe que vai buscar uma vaga nas Olimpíadas de 2012, em Londres.
Ney Franco confirmou que o convite foi feito aos novos profissionais, mas não quis revelar os nomes. Segundo o treinador, o restante da comissão técnica será divulgada de forma oficial no site da CBF.
- Já está tudo confirmado com os profissionais, mas ainda não será divulgado. Será oficializado apenas pela CBF - afirmou Ney Franco.
Roberto Barbosa ficou conhecido por ter ajudado o goleiro Bruno a se tornar um dos melhores do país. O ex-camisa 1 do Flamengo chegou a ser cogitado na Seleção Brasileira, mas acabou não sendo lembrado para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. No ano passado, sob a supervisão de Barbosa, o arqueiro ajudou o Rubro-Negro a conquistar o título brasileiro.
Em 2010, Barbosa deixou o Flamengo antes de Bruno se envolver em problemas extracampo. Após sair da Gávea, o profissional foi contratado pelo Cruzeiro e ajudou no desenvolvimento do goleiro Fábio, destaque da Raposa no Brasileirão. Pelo clube mineiro, o preparador pode conquistar o bicampeonato brasileiro antes de se transferir para a Seleção sub-20.
Alexandre Lopes e Moacir Pereira já trabalham com Ney Franco no Coritiba. Os dois, porém, já tiveram experiências com o treinador em outros clubes. Com o preparador físico, o comandante sub-20 conviveu nas categorias de base do Cruzeiro e no Botafogo. Já com o auxilar, a experiência foi no Ipatinga, no Flamengo e no Botafogo.
A convocação da Seleção sub-20 será no dia 30 de novembro e a expectativa de Ney Franco é contar com o apoiador Philippe Coutinho, do Inter de Milão, e com o atacante Neymar, do Santos, ambos já convocados para a equipe principal comandada pelo técnico Mano Menezes. A apresentação dos atletas para o início da preparação será no dia 8 de dezembro, na Granja Comary, em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

Teixeira nega amistoso entre Brasil e Espanha na reabertura do Maracanã

Diretor esportivo da federação espanhola disse durante a semana que as seleções poderiam fazer duelo quando as obras do estádio terminassem

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, negou, através de uma nota oficial, divulgada nesta quinta-feira, que Brasil e Espanha vão fazer um amistoso na reinauguração do Maracanã. A entidade se pronunciou após o ex-jogador Fernando Hierro, diretor esportivo da Real Federação Espanhola de Futebol, anunciar que ambas as partes estariam negociando para que a partida ocorresse quando as obras no estádio acabassem.
“O presidente Ricardo Teixeira e seu companheiro de Comitê Executivo da FIFA, Villar Llona, presidente da Real Federação Espanhola, desmentiram hoje em Zurique as notícias veiculadas dando conta de que Brasil e Espanha farão o jogo de reinauguração do Maracanã”, informa a nota.
Ricardo Teixeira está com Villar LLona em Zurique, onde participa de uma série de reuniões do Comitê Executivo da FIFA. Os encontros estão previstos até esta sexta-feira.
O Maracanã entrou em reformas no fim de agosto, e a previsão é de que o estádio já esteja pronto no fim de 2012. As obras para colocar o estádio em condições de receber a decisão da Copa do Mundo estão orçadas em cerca de R$ 700 milhões.

Inter bipolar: clube no meio-termo entre Brasileirão e Mundial

Técnico diz que pensamento já está nos Emirados Árabes, mas jogadores
não tiram chance de título nacional da cabeça

Por Alexandre Alliati Porto Alegre

Nei entrevista InternacionalPara Nei, é melhor entrar com tudo no Brasileirão
(Foto: Eduardo Cecconi/ GLOBOESPORTE.COM)
O Inter ainda não encontrou um discurso uniforme sobre o tratamento dado ao Brasileirão e ao Mundial um mês e meio antes de começar a luta pela reconquista do planeta. Enquanto o técnico Celso Roth diz que o clima do torneio de Abu Dhabi já invade o vestiário vermelho, os jogadores dão sinais contrários. Para eles, o que vale é o momento, e o momento indica chance de título nacional.
É um Inter bipolar. Na semana passada, durante a preparação para o Gre-Nal, Roth deixou claro que o Mundial é o que realmente importa. Embora jamais tenha deixado de desejar o título brasileiro, o treinador coloca seu foco claramente em dezembro. Mas os jogadores pensam de outra forma. Eles dão todos os sinais de que só vão pensar no Mundial quando e se o Inter não estiver mais vivo no Brasileirão.
O lateral-direito Nei, na manhã desta quinta-feira, foi o molde do comportamento do elenco vermelho. Ele disse que sequer pensa no Mundial agora.
- Não estou nem pensando no Mundial. Ainda tenho o intuito de ser campeão brasileiro. Temos elenco, e os times de cima estão dando chance para nós chegarmos. Estou focado no Brasileiro. Tento sempre pensar jogo a jogo – disse o lateral.
Se já pensar nos jogos do Mundial agora, vou tirar o pé e entrar à meia-boca contra o Santos. Isso é ruim"
Nei, lateral-direiro
Para Roth, o comprometimento de outros clubes com o Brasileiro é maior do que o do Inter. Ele disse que é uma situação inevitável, já que o clube começa a tratar de questões referentes ao Mundial – datas da viagem, elenco a ser levado, análise dos adversários. O porém é que os atletas não demonstram isso.
- Só penso no Santos. Se pensar lá na frente, vou esquecer o jogo de agora, vou tirar o pé, vou entrar meia-boca, e isso pode ser ruim. Se você vai mal, se não vai 100%, pode até se machucar – comentou Nei.
O meia Tinga diz que o Mundial, por ser um torneio de apenas dois jogos, não precisa exigir tanto tempo de preparação específica para ele. O goleiro Renan afirma que ainda não começou a analisar os atacantes adversários. Figuras como o volante Guiñazu e o meia Giuliano destacam que confiam no título nacional. E o Mundial se aproxima, com o Inter no meio-termo entre dois sonhos.

Sem Marcos, que treina para voltar sábado, FPF lança bola do Paulista

Goleiro palmeirense, garoto-propaganda da fabricante da bola, era aguardado na Federação, mas Felipão fez ele trabalhar na hora do evento

Por Carolina Elustondo São Paulo
A Federação Paulista de Futebol promoveu, nesta quinta-feira, o lançamento da KV 12, bola oficial do Campeonato Paulista de 2011, fabricada pela Topper. Marcos, garoto-propaganda da empresa de material esportivo, era aguardado no evento, mas não conseguiu ir pois o técnico Luiz Felipe Scolari o colocou para treinar pela manhã, esperando que ele possa jogar pelo Palmeiras contra o Goiás, neste sábado, às 18h30m, na Arena Barueri. O goleiro não atua desde o dia 5 de setembro, contra o Cruzeiro, por conta de uma artroscopia no joelho esquerdo.

Sem o ídolo palmeirense, a FPF apresentou a nova bola para o estadual, que teve o formato modificado este ano. Agora, oito equipes se classificam para a fase decisiva, que terá quartas, semifinais e finais. Marco Polo Del Nero, presidente da Federação, falou sobre o novo regulamento e não acredita que os grandes clubes vão se desinteressar pelo Paulista por causa da alteração na fórmula da competição.
Lançamento da nova bola do Paulistão 2011Marco Polo Del Nero, presidente da FPF, exibe a bola que será usada no Paulistão de 2011 (Foto: AE)
- A bola é muito bonita, muito importante. No mata-mata, com adrenalina a 100%, tem que ter uma bola cheia de magia. Metade da população gosta do mata-mata, e como o Paulista é uma competição curta, temos que agradar o torcedor. Agora a única vantagem que o time tem é o mando da partida, e precisa ganhar todas. O que tenho visto é que todos os clubes grandes estão envolvidos na busca da competição. Mesmo porque a cota de TV é uma das maiores do Brasil e o prêmio de campeão é muito elevado - ressaltou Del Nero.

Márcio Utsch, representante da Topper, falou sobre o que a bola tem de tão especial este ano e acha que, desta vez, os goleiros não vão reclamar tanto, como sempre fazer cada vez que uma bola nova é lançada no mercado. Além da estrela do campeonato, a FPF apresentou também os uniformes da arbitragem para 2011.

- Aproveitamos as tecnologias do ano passado e inovamos fechando a bola por um único nó, o que impede que ela fique oval ou absorva água da chuva. Com fibras reforçadas, ela tem uma longa durabilidade. A bola é sempre feita para o gol. Mas na medida certa. Os goleiros testaram e temos o OK deles. espero que esta bola proporcione grandes espetáculos.

O dia em que o eterno 7 faria 77 anos

http://globoesporte.globo.com/platb/memoriaec/

O Que é Patinação artística no gelo

A patinação artística no gelo (português brasileiro) ou patinagem artística no gelo (português europeu) é um dos tipos de patinação. Faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde o início em Chamonix, em 1924. Também fez parte dos Jogos Olímpicos de 1908 e 1920. A pioneira desse esporte é a lendária Sonja Henie.

História

O hábito de patinar teve origem na Europa. No começo, patinar era uma maneira de se deslocar, utilizada para atravessar os lagos e canais congelados no Inverno. Após ser descoberta como forma de recreação, patinadores mais brincalhões começaram a fazer desenhos no gelo com as lâminas dos patins e começaram a ser realizados desafios. A partir da avaliação dos desenhos decidia-se qual era o mais original, complexo e bonito. Daí surgiu o nome pela qual esta modalidade é conhecida, Patinagem Artística. Alguns romanciam que os melhores patinadores conseguiam assinar os seus nomes sobre o gelo. Grandes nomes como Ekaterina Gordeeva e Sergei Grinkov, Kristi Yamaguchi, Sasha Cohen, Alexei Yagudin, Evgeni Plushenko, Brian Joubert, Carolina Kostner, ditam e ditaram os rumos da patinagem nas suas épocas, e são alguns dos melhores patinadores que o mundo já viu.

Características

O atleta equilibra-se em cima de patins e faz diversas acrobacias. Em conjunto, é exatamente igual. Se for patinação artística, as acrobacias executam-se numa espécie de coreografia. A patinação pode dividir-se em dois grupos distintos: a patinagem no gelo è em ringue de madeira ou cimento (patinação artística). Existem várias categorias de patinação, podendo ser Pares - Programas Curtos e Longos, Solos - Programas Curtos e Longos, Show e Precisão. Em pares, os atletas (um masculino e um feminino) tem de executar vários elementos de elevada mestria técnica, como elevações e saltos lançados. A categoria de Precisão, como o nome indica, é composta por coreografias em que os atletas têm de estar sincronizados. Existem 7 saltos (axel, ritberg, lutz, flip, toe loop, salchow, euler) e 4 corrupios principais (interno de costas, interno de frente, externo de frente e externo de costas) podendo estes serem executados em várias posições. essas são as caracteristicas da patinação artistica.

Patinagem sobre rodas

Para as épocas em que o gelo faltava, surgiu como alternativa o uso de patins próprios, dotados de rodas ao invés de lâminas, para possibilitar a prática do esporte durante o verão. No início os principais nomes do esporte praticavam as duas modalidades e por isso, as duas técnicas são muito parecidas, com algumas variações. Hoje em dia, o esporte conta com diversas variações e modalidades diferentes como livres, obrigatórias e solodance, sendo que a maior parte dos atletas acabam optando por se especializar em apenas uma delas.

Principais movimentos

 Trabalho de Pés (Footwork)

Constantemente adota-se o termo em Inglês (diz-se foot work) para designar a sequência de movimentos praticados pelos patinadores enquanto patinam. As sequências de movimentos podem ser feitas em linha reta, círculos ou em forma de serpentina ('S'). Os movimentos podem ser trocas de pés, voltas com dois pés e voltas em um pé.
Bem, o footwork, tem várias figuras (são como são chamados cada movimento). Os saltos, viradas, pulos, como os: picadinho, virada de três, cruzado etc.

Piruetas (Spins)

Piruetas, Corrupios ou Spins (lê-se da mesma forma que se escreve), são movimentos feitos pelo patinador, executados com a utilização do corpo, que gira sobre o seu próprio eixo. A manobra pode ser executada com o uso de um ou dois pés, que desenham círculos pequenos sobre a pista. Existem vários tipos de piruetas, que se diferenciam pela posição do corpo, pela maneira com que o pé é utilizado, apoiado na pista, e pela direção do movimento dos pés.
Quando classificadas pela posição do corpo, conhece-se mais a pirueta esticada, também chamada de pirueta em pé (upright), em que o patinador gira em pé. O sit-spin, acontece quando o patinador faz um movimento, parecido com um "sentar-se sobre o pé de apoio", mantendo a outra perna esticada. Por último, o cammel, que define-se quando o atleta forma uma linha horizontal com o seu corpo, mantendo uma de suas pernas livres.
Se analisadas com relação ao movimento dos pés, as piruetas podem acontecer de costas ou de frente, de acordo com o movimento executado com o pé de apoio (para frente ou para trás) durante o desenho dos círculos. Podem ser ainda internas ou externas, caso o movimento seja feito em direção ao lado interno ou externo do pé de apoio.

 Saltos

Os saltos são os movimentos de maior impacto durante uma exibição. Um patinador realiza um salto quando deixa o solo e se desloca horizontalmente, realizando um giro sobre o próprio corpo. Se difere das piruetas pois nele o patinador perde completamente, por alguns instantes, o contato com o gelo. Os saltos também são classificados segundo as posições dos pés, por sua direção (frente ou trás), tipo de curva (interna ou externa), e por qual pé esta sendo usado (direito ou esquerdo). Outro fator que também é observado é o número de voltas, que pode ser de meia a quatro voltas (o maior número de voltas registrado atualmente).

 Levantamento

Quando atuando em duplas, o homem levanta a mulher acima de sua cabeça. Este movimento também é muito popular, por sua plasticidade.

 Figuras (Figures)

Esta modalidade de movimento vem da origem do esporte, quando se faziam desenhos artísticos no gelo utilizando os patins. Consiste na realização de uma série de movimentos, executados sobre círculos desenhados na superfície. Um conjunto destes movimentos é catalogado e aceito mundialmente, fazendo parte de todas as competições oficiais. No entanto, isso não elimina a possibilidade do atleta utilizar a sua criatividade e inventar novos movimentos. Como curiosidade, na modalidade de patinação sobre rodas, os círculos são pintados sobre o piso e o patinador toma como guia o seu desenho.

 Modalidades

Individual

Nesta modalidade os patinadores atuam sozinhos, apresentando suas rotinas. Acompanhados de música, os patinadores são avaliados com relação à qualidade artística de sua apresentação e elementos técnicos apresentados. Também e muito conhecido o campeonato de solo-dance praticado individualmente.

Duplas


Um casal durante uma apresentação de patinação no gelo.
Nas apresentações em dupla, duplas formadas por um homem e uma mulher apresentam movimentos similares a apresentação solo, adicionados dos movimentos que só podem ser executados em dupla, tais como os levantamentos e piruetas sincronizadas, em que o casal gira ao mesmo tempo. Outro movimento de excelente plasticidade é o em que o homem lança a mulher, auxiliando-a na execução do salto. Também e muito conhecido o campeonato de solo-dance praticado individualmente.

Dança no gelo

Nesta categoria, a dupla de patinadores é avaliada principalmente pelo elemento da dança. Não são permitidos saltos, piruetas ou levantamentos sobre as cabeças, formando uma modalidade puramente artística.

Precisão

Na patinação de precisão, os patinadores formam grupos de oito a vinte e quatro participantes. Apresentam coreografias conjuntas e sincronizadas.

Trilhas sonoras

Na Patinação artística, assim como em muitos esportes denominados artísticos, a exemplo das gináticas, as trilhas sonoras são música selecionadas para competições esportivas artísticas de escolhas pessoais dos atletas e seus treinadores para as apresentações das séries nas competições. Em geral os classicos da música mundial são preferidos, contudo não há uma regra restrita para tal, sendo possível assistir apresentações que utilizam músicas modernas em versão instrumental.

Luxemburgo diz que Willians precisa respeitar limitações para ir à Seleção

Técnico afirma que o volante tem de evoluir tecnicamente: 'Precisa trabalhar a posse de bola'

Por Richard Souza Rio de Janeiro
willians e elias, flamengo x corinthiansWillians em disputa de bola com o corintiano Elias
(Foto: Jorge William / Agência O Globo)
Bom posicionamento e poder de marcação. É isso que Vanderlei Luxemburgo quer de Willians. Após o empate por 1 a 1 com o Corinthians, nesta quarta-feira, pela 32ª rodada do Brasileirão, o treinador disse que pretende dar atenção especial ao volante e corrigir alguns erros do atleta. Contra os paulistas, o camisa 8 se aventurou, tentou participar das jogadas ofensivas, mas demonstrou deficiência nos passes. O técnico chegou a perder a paciência em alguns momentos e o substituiu aos 17 minutos do segundo tempo. Correa entrou no lugar dele.
- Vamos trabalhar o Willians. Ele precisa entender que a grande virtude é o posicionamento, a marcação. Não pode querer fazer mais do que isso. A partir do momento que ele entender, pode se tornar um jogador de Seleção. Precisa trabalhar mais a posse de bola. Ele errou bastante tecnicamente, e o jogo se apresentou para ele e para o Maldonado. Mas não consigo trabalhar isso da noite para o dia. Você tem de fazer com que ele entenda como se posiciona em campo – explicou.
O Flamengo não perde há sete partidas (cinco empates e duas vitórias). A última derrota foi para o Palmeiras, em 25 de setembro, no Rio.Com Luxemburgo, o time conquistou nove de 15 pontos disputados. A posição na tabela ainda é perigosa. O time tem 39 pontos, em 13º. A vantagem para o Vitória, primeiro time da zona de rebaixamento, é de cinco. Os baianos, porém, vão jogar contra o Vasco, no próximo sábado.
- Desde a minha chegada falo em Sul-Americana. Nós vamos nos afastar da zona de rebaixamento e buscar a vaga – disse o treinador.
O Flamengo volta aos treinos na tarde desta quinta-feira, no Ninho do Urubu. O time volta a campo na próxima quarta, contra o Ceará, no Castelão, em Fortaleza.

Tite quer três vitórias e dois empates para brigar pelo título na rodada final

Treinador faz cálculos para o Timão chegar com boas chances à 'decisão', contra o Goiás, no Serra Dourada

Restando seis rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o técnico Tite tem na ponta da língua aquilo que o Corinthians precisa fazer para ficar com título. Nas contas do treinador, o Timão chegará à última rodada do torneio brigando pela taça se vencer os três jogos restantes em casa e empatar os dois como visitante.
O Alvinegro enfrentará no Pacaembu o Avaí (3 de novembro), Cruzeiro (dia 11) e Vasco (dia 28). Fora de casa, os rivais serão São Paulo (dia 7) e Vitória (dia 21). Na rodada final, o Alvinegro pega o Goiás (5 de dezembro), no Serra Dourada.
- Vencendo em casa e empatando fora, vamos chegar na última rodada brigando pelo título. Mas tudo dependerá do que acontecer com o passar dos jogos - calculou o comandante.
Vencendo em casa e empatando fora, vamos chegar na última rodada brigando pelo título"
Tite
Com o empate por 1 a 1 diante do Flamengo, no Engenhão, o Corinthians subiu para o segundo lugar, com 54 pontos, mesmo número do líder Fluminense e do terceiro colocado Cruzeiro. Os  cariocas enfrentam o Grêmio, nesta quinta-feira, também no Engenhão, enquanto os mineiros pegam o Grêmio Prudente, sábado, no interior de São Paulo.
Tite, porém, prefere olhar para o próximo confronto do Corinthians. Na quarta-feira da próxima semana, o Timão recebe o Avaí, no Pacaembu. Os catarinenses, que começaram o torneio com uma boa campanha, despencaram na tabela e agora aparecem em penúltimo, com 30 pontos,
correndo sério risco de rebaixamento.
- Precisamos fazer um grande jogo. Não é porque o Avaí não está bem que será uma partida fácil. Precisamos nos concentrar em uma grande exibição – completou.

Top 5: dona das areias e de um bufê, Larissa revela seus dotes na cozinha

Multicampeã do vôlei de praia, companheira de Juliana vai do feijão ao japonês

Por Guilherme Marques Rio de Janeiro
top 5 Larissa do Vôlei de PraiaArroz com feijão e comida japonesa: tem de tudo
no cardápio de Larissa (Foto: Divulgação)
Pentacampeã do Circuito Mundial e tetra do Circuito Brasileiro. Na temporada, são 16 títulos conquistados. As habilidades de Larissa nas areias todo mundo já conhece. Companheira de Juliana, com quem se destacou no esporte, a atleta atua também em outro ramo, que nada tem a ver com o vôlei de praia. Dona de um bufê infantil em Fortaleza, a campeã pan-americana gerencia há oito meses um negócio que chega a atender 20 festas por mês. Do arroz com feijão à comida japonesa, as preferências e dotes de Larissa na cozinha são ecléticas. Mas a ideia de abrir a empresa veio por acaso.
- A Juliana havia se machucado e não fomos disputar uma etapa do Circuito Mundial. Estava em casa e, conversando com uma vizinha, ela acabou me mostrando o projeto. Fiquei maravilhada e quis montar o negócio com ela. Não coloco a mão na massa, acabo ficando mais na administração mesmo, porque me falta tempo por causa das viagens. Mas adoro. Juntar festa com crianças é muito legal - contou a atleta.
Comida Japonesa
"Principalmente sushi e sashimi. Não sei fazer, é muito difícil, mas adoro comer. Acho que é minha comida preferida"
Risoto aos quatro queijos
"É um dos pratos que cozinho melhor"
Arroz, feijão, bife e batata frita
“E não pode faltar um ovo frito para completar. É uma comida que alimenta bem e é muito saborosa. Fácil de fazer e que você encontra em qualquer lugar”
Moqueca
"Sempre que vou à Bahia procuro comer. Adoro peixe e o tempero forte da moqueca"
Massa ao molho de funghi com filé mignon
"Outro prato que sei cozinhar e que como melhor ainda (risos)"