quarta-feira, 14 de maio de 2014

Arena Sabiazinho recebe mais uma edição do Arena Fight de MMA

Evento vai reunir lutadores de todo o Brasil no próximo dia 24 de maio em Uberlândia. Ingressos serão vendidos no dia do evento a partir das 14h

Por Uberlândia, MG
Comente agora
Luta Feminina 5ª Edição Arena Fight Uberlândia (Foto: Reprodução/TV Integração)Luta Feminina na 5ª Edição Arena Fight Uberlândia (Foto: Reprodução/TV Integração)
Lutadores de várias partes do Brasil vão se reunir em Uberlândia no próximo dia 24 de maio, na Arena Sabiazinho, a partir das 18h, para disputar a 7ª edição do Arena Fight de MMA. A competição teve início na cidade e já faz parte do calendário anual de eventos do município.  Serão disputadas nove lutas principais que acontecem dentro de um octógono.  Além do combate, haverá disputa de três cinturões. O valor do ingresso é R$25 mais um litro de leite longa vida e estará à venda no dia do evento, a partir das 14h nas bilheterias do Sabiazinho. 
De acordo com o organizador do evento, Juscelino Silva, a previsão é receber cerca de 5 mil pessoas uma vez que, atualmente, a cidade é referência no esporte, sendo cerca de 8 mil praticantes de artes marciais no município. 
– A iniciativa partiu através da minha paixão pelas artes marciais, além disso, acredito que o esporte é a melhor opção para retirar nossos jovens dos desvios que a sociedade tem. Uberlândia é um berço das artes marciais e conta com grandes talentos – comentou. 
Com a finalidade de promover o torneio, e para que a população tenha a oportunidade de conhecer de perto as características desta modalidade, um dia antes da competição, no dia 23 de maio, os atletas subirão na balança para realizar a pesagem oficial para a disputa. A pesagem acontece no Terminal Central, das 18h30 às 19h30.  
agende-se
7° Arena Fight
Dia: 24 de maio
Horário: 18h
Local: Arena Sabiazinho

Os ingressos serão vendidos no dia do evento (sábado), a partir das 14h, nas bilheterias do Sabiazinho.

Curtinhas: Sonnen e Hendo ganham licença para lutar em Las Vegas

UFC divulga pôster do TUF Brasil 3 Final e anuncia coletiva de imprensa para o dia 23 com Lyoto, Weidman, Ronda, Davis, Wanderlei e Sonnen

Por Rio de Janeiro
87 comentários
A Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, as licenças para Dan Henderson e Chael Sonnen lutarem em Las Vegas. Os lutadores eram usuários da Terapia de Reposição de Testosterona (TRT) e foram obrigados a encerrar o tratamento, já que a entidade proibiu a utilização do artifício recentemente. Hendo está com combate marcado contra Daniel Cormier, dia 24 de maio, no UFC 173. Já Sonnen terá Wanderlei Silva pela frente, dia 5 de julho, no UFC 175.
Pôster TUF 3 Brasil Finale (Foto: Divulgação)Pôster do TUF Brasil 3 Final (Foto: Divulgação)
UFC divulga pôster do TUF Brasil 3 Final
O Ultimate divulgou nesta terça-feira o pôster do TUF Brasil 3 Final, que acontecerá no dia 31 de maio, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, com Stipe Miocic e Fábio Maldonado, que farão a luta principal, em posição de destaque. O Caipira de Aço aceitou substituir Junior Cigano, que seria o adversário de Miocic, mas se machucou. Na imagem também estão os participantes da terceira edição do reality show no país.
TUF Brasil 3 Final
31 de maio, em São Paulo
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Fábio Maldonado x Stipe Miocic
Peso-médio: finalista 1 do TUF x finalista 2 do TUF
Peso-pesado: finalista 1 do TUF x finalista 2 do TUF
Peso-meio-médio: Demian Maia x Alexander Yakovlev
Peso-pena: Rony Jason x Robbie Peralta
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Diego Brandão x Brian Ortega
Peso-leve: Elias Silvério x Ernest Chavez
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Gasan Umalatov
Peso-pena: Kevin Souza x Mark Eddiva
Peso-leve: Rodrigo Damm x Rashid Magomedov
Peso-galo: Pedro Munhoz x Matt Hobar
Ultimate anuncia coletiva importante para o dia 23 de maio
O UFC divulgou, também nesta terça-feira, a programação para a semana do UFC 173, marcado para o dia 24 de maio, em Las Vegas, com Renan Barão e TJ Dillashaw na luta principal. Na véspera do evento, a organização agendou uma coletiva de imprensa que contará com as presenças de Chris Weidman, Lyoto Machida, Ronda Rousey, Alexis Davis, Wanderlei Silva, Chael Sonnen e BJ Penn, além do presidente do Ultimate, Dana White. No dia seguinte, pela manhã, fãs terão a oportunidade de conhecer o jogo de videogame EA Sports UFC.
UFC 173
24 de maio de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: Renan Barão x TJ Dillashaw
Peso-meio-pesado: Dan Henderson x Daniel Cormier
Peso-meio-médio: Robbie Lawler x Jake Ellenberger
Peso-galo: Takeya Mizugaki x Francisco Rivera
Peso-leve: Jamie Varner x James Krause
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Michael Chiesa x Francisco Massaranduba
Peso-leve: Tony Ferguson x Katsunori Kikuno
Peso-galo: Chris Holdsworth x Chico Camus
Peso-leve: Al Iaquinta x Mitch Clarke
Peso-leve: Anthony Njokuani x Vinc Pichel
Peso-pena: Sam Sicilia x Aaron Phillips
Peso-meio-médio: David Michaud x Li Jiangliang
Perosh se machuca e O'Connel enfrenta Villante
O Ultimate também anunciou uma mudança no card do UFC: Te Huna x Marquardt. Anthony Perosh está machucado e dará lugar para Sean O'Connell, que enfrentará Gian Villante, pelos meio-pesados, na Nova Zelândia. Na última vez que lutou, O'Connell foi nocauteado no primeiro round por Ryan Jimmo.
UFC: Te Huna x Marquardt
28 de junho de 2014, em Auckland (NZL)
CARD DO EVENTO
Peso-médio: James Te Huna x Nate Marquardt
Peso-pena: Hatsu Hioki x Charles do Bronx
Peso-meio-médio: Robert Whittaker x Mike Rhodes
Peso-meio-pesado: Sean O'Connell x Gian Villante
Peso-galo: Jon Delos Reyes x Richie Vaculik
Peso-meio-médio: Vik Grujic x Chris Indich

Fundador do UFC divulga folha rara com as regras da edição inaugural do evento


qua, 14/05/14
por ultimmato |
categoria Sem categoria
Um dos membros da equipe que fundou o UFC, o americano Campbell McLaren tem consigo alguns itens valiosos para colecionadores e fãs do maior torneio de MMA do mundo. Esta semana, McLaren divulgou um deles: a lista de regras do UFC 1, que a princípio era propagandeado como um torneio de lutas sem regras.
É possível ver que havia, além das determinações sobre roupas e equipamentos, e as medidas do octógono, seis regras que foram usadas no evento. Eram elas:
1) Socos, chutes, cotoveladas, torções e estrangulamentos são permitidos;
2) Áreas passíveis de serem acertadas com todo tipo de golpes incluem a cabeça e o corpo, com exceção dos olhos e virilha.
3) Luvas de boxe de seis onças ou de kempo são exigidas se a arte marcial do atleta incluir golpes de mãos fechadas no rosto e na cabeça. Nos demais casos, é permitido lutar de mãos limpas.
4) Não há sistema de contagem de pontos. A luta continuará até que um atleta nocauteie, finalize ou estrangule o adversário.
5) A luta não será interrompida por clinche ou queda dos lutadores no assoalho do octógono.
6) A luta será interrompida em caso de: nocaute, com a contagem padrão até 10; finalização; córner jogar a toalha; estrangulamento; intervenção médica.
O curioso é que uma regra inicialmente pensada acabou não sendo utilizada: o limite de tempo e rounds. Originalmente pensou-se em lutas com cinco rounds de cinco minutos de duração, com um minuto de descanso entre eles.
Confira a imagem da lista de regras orig

Times de Velásquez e Werdum são divulgados para a disputa do TUF

Pesos-galos e pesos-penas do México enfrentarão rivais de toda a América Latina - menos do Brasil - no show, que será gravado em Las Vegas, nos EUA

Por Las Vegas, EUA
O UFC divulgou nesta quarta-feira as composições dos times do TUF América Latina, que serão capitaneados pelo americano Cain Velásquez e pelo brasileiro Fabrício Werdum. O evento, que terá lutadores mexicanos liderados pelo campeão dos pesos-pesados do UFC enfrentando atletas de todo o restante da América Latina - menos do Brasil - comandados por Werdum, será gravado em Las Vegas, e totalmente falado em espanhol. Os treinadores se enfrentarão na disputa do cinturão dos pesados no UFC 180, que acontece na Cidade do México, dia 15 de novembro.
velasquez x werdum (Foto: Instagram)Cain Velásquez e Fabrício Werdum comandarão o TUF América Latina (Foto: Divulgação UFC)
Confira as duas equipes:
TIME VELÁSQUEZ (México)

Peso-galo

Henry “Bure” Briones (13-4-1)
Alex “Diablito” Pérez (13-4)
Jose Alberto “Teco” Quiñones
Masiosare Fullen
Peso-pena
Gabriel “Moggly” Benítez (16-4)
Rodolfo “Fito” Rubio Pérez (12-6)
Marco Antonio “Psycho” Beltrán (5-2)
Yair “Pantera” Rodríguez (2-1)
TIME WERDUM (América Latina)

Peso-galo

Guido “Ninja” Martin Cannetti, Argentina (5-1)
Marlon “Chito” Vera, Equador (5-1-1)
Bentley Syler Bellot, Bolívia (5-0)
Freddy “Profe” Serrano, Colômbia
Peso-pena
Alexander “Rolo” Torres, Colômbia
Humberto Brown, Panamá (4-4)
Diego Andrés Rivas Figueroa, Chile (5-0)
Leonardo “Chimmy” Morales, Nicarágua (4-0)

Após lesão, Minotouro vibra com volta: "Venci o receio de treinar"

Brasileiro se motiva com favoritismo de Anthony Johnson e prefere evitar qualquer atrito com o UFC por ter sido retirado do ranking até 93kg

Por Rio de Janeiro
80 comentários
Fortes dores nas costas ocasionadas por uma hérnia de disco deixaram Rogério Minotouro sem lutar desde fevereiro do ano passado, quando derrotou Rashad Evans no UFC 156, em Las Vegas. Durante esse tempo, ele se casou, inaugurou franquias da Team Nogueira pelo Brasil e, recentemente, voltou a treinar com um objetivo em mente: vencer o perigoso Anthony Johnson no evento que será realizado dia 26 de julho, em San Jose (EUA). O brasileiro comemorou o retorno e contou que teve de superar um grande obstáculo:
- Já melhorei, já voltei a treinar 100%. Estou fazendo sparring com o pessoal mais pesado. Agora é voltar ao ritmo, voltar a estar bem física e psicologicamente como na última luta. Temos dois meses e meio para treinar. Quanto à lesão, já venci até o receio de treinar. No começo estava mais difícil. Agora é mais recuperar a parte física e voltar 100% nas partes de força e velocidade. Tem que dar uma melhorada ainda na parte física, mas a gente tem tempo - disse, em entrevista ao Combate.com.
Rogério Minotouro volta aos treinos de MMA (Foto: Ivan Raupp)Rogério Minotouro faz sinal de positivo após voltar aos treinos de MMA (Foto: Ivan Raupp)
Por conta do tempo inativo, Minotouro foi retirado pelo UFC do ranking oficial dos pesos-meio-pesados (até 93kg), onde ocupava a sexta posição. Mas a medida não pareceu coerente, já que Dominick Cruz, ex-campeão dos galos, por exemplo, está há mais de dois anos sem lutar e ainda aparece no ranking até 61kg. O irmão gêmeo de Minotauro preferiu não entrar em atrito com a organização:
- É difícil falar. Mas, se foi a decisão deles, a gente tem que acatar isso e lutar para voltar para a mesma posição ou até melhorar.
Minotouro se disse impressionado com a performance de Anthony Johnson, atual quinto colocado do ranking da categoria, contra Phil Davis. Ele também se mostrou empolgado pelo fato de retornar ao octógono contra uma pedreira do nível do americano:
- Ele fez uma luta boa. Tem mão pesada, chutou bastante, se movimentou legal, se defendeu bem das quedas. Ele impressionou todo mundo por ter derrotado o Phil Davis, que era o quarto do ranking da categoria. Ele foi e fez uma luta onde esteve absoluto. Mostrou que está bem, que voltou em grande fase. Esse foi um dos motivos por que me animei para fazer essa luta contra ele.
MMA - UFC 172 - Anthony Johnson x Phil Davis (Foto: Reuters)Adversário de Minotouro, Anthony Johnson (dir.)
impressionou contra Phil Davis (Foto: Reuters)
Anthony Johnson realmente gerou bastante expectativa no público por conta de sua vitória sobre Phil Davis e está sendo considerado grande favorito para o duelo contra Minotouro. Mas o brasileiro tenta usar isso a seu favor:
- É uma motivação. Ele vem bem, numa sequência boa de vitórias, mas eu também não posso ficar pensando muito na parte dele. Tenho que pensar em mim. Sei do meu objetivo. Quero estar entre os melhores, então tenho que lutar contra os caras bons mesmo. Não posso ficar preocupado se a luta é boa ou ruim para mim. Pintou essa luta, é uma oportunidade de lutar contra um cara bom, então tenho que pegar e dar o meu melhor. Sei que tenho condições de fazer uma boa luta e ganhar dele.
Minotouro falou ainda sobre como pensa que o combate irá se desenrolar. Mesmo com seu jogo baseado no boxe, ele não descartou recorrer ao chão para tentar vencer Johnson se as coisas estiverem complicadas na trocação:
- Acho que a característica dele é a trocação. Ele vai tentar trocar. Mas é MMA, né? Ele tem bons treinadores de wrestling e, se tiver a oportunidade de pontuar estando por cima, vai tentar. Como ele é um cara versátil, tenho que estar preparado para fazer os dois, trocar e defender as quedas. E até tentar botar para baixo também. O melhor seria colocá-lo com as costas no chão, mas ele mostrou que defende bem queda. Isso é só uma situação, não vou ficar querendo botar para baixo o tempo todo. Meu jogo, todo mundo conhece. Vou fazer o boxe e, de repente, no meio da luta, eu tento botar para baixo em alguma situação.
UFC
26 de julho de 2014, em San Jose (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-meio-pesado: Anthony Johnson x Rogério Minotouro
Peso-leve: Josh Thomson x Michael Johnson
Peso-meio-médio: Viscardi Andrade x Andreas Stahl

Maldonado lembra última luta aceita em cima da hora: "Não vai se repetir"

Brasileiro diz que negatividade que o cercou antes de enfrentar Glover Teixeira, no UFC Rio 3, está de volta antes de combate contra Stipe Miocic

Por Rio de Janeiro
13 comentários
Novo adversário do peso-pesado Stipe Miocic no evento principal do TUF Brasil 3 Final, o lutador brasileiro Fábio Maldonado novamente se encontra aceitando uma grande luta em cima da hora, em substituição a um "figurão" do MMA. Se desta vez o sorocabano subiu de peso para ocupar a vaga deixada pelo ex-campeão peso-pesado Junior Cigano, lesionado, ele teve de entrar no lugar de Quinton "Rampage" Jackson para que Glover Teixeira não ficasse sem adversário no UFC Rio 3, há pouco menos de dois anos, em outubro de 2012.
Não é a única semelhança que o "Caipira de Aço" vê entre as duas situações. O peso-meio-pesado contou, em entrevista por telefone ao Combate.com, que sente muita negatividade e pessimismo ao seu redor quanto às suas chances contra o lutador americano, da mesma forma que aconteceu contra Glover. Na ocasião - Maldonado admitiu uma vez ao site "Sexto Round" - ele "amarelou" no vestiário da HSBC Arena, por ter deixado a opinião dos outros o influenciar.
fabio maldonado glover teixeira encarada coletiva ufc rio (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Maldonado encara Glover Teixeira em 2012: paulista quer evitar pessimismo ao seu redor (Foto: André Durão)
- Eu estou sentindo com o Miocic a mesma história com o Glover se repetir, pelo menos na expectativa. As pessoas me menosprezaram muito ali. Peguei muita pilha dos outros, comecei a acreditar no que as pessoas diziam (...) Eu não vou deixar a história se repetir. Eu estou vendo a história se repetir fora do octógono, mas quando eu entrar, vou procurar estar focadinho e levar a luta longa, que o Miocic vai cansar e eu vou pegá-lo - declarou Maldonado.
Se conseguir surpreender no Ginásio do Ibirapuera, no próximo dia 31, o lutador visualiza uma grande recompensa para o alto risco que assumiu. Usando Vitor Belfort como exemplo, Fábio Maldonado acredita que uma vitória pode impulsioná-lo ao top 10 de sua categoria, o peso-meio-pesado, mesmo lutando como peso-pesado.
- Mesmo sendo uma luta nos pesados, acredito eu que vou me ranquear melhor nos meio-pesados, assim como o (Vitor) Belfort se ranqueou. O Miocic é o sétimo dos pesos-pesados no UFC, eu sou o 20º dos meio-pesados. É para eu me ranquear melhor. O Belfort nocauteou o Dan Henderson no meio-pesado e já estava (escalado para lutar) pelo título (dos pesos-médios), né? (...) Querendo ou não, eu vencendo o Miocic, sou top 10 do 93kg, é justo o UFC me classificar assim - analisou o "Caipira de Aço".
Confira a entrevista de Fábio Maldonado na íntegra:
COMBATE.COM: Você fez campanha para substituir o Cigano?
Fábio Maldonado: Que campanha, coisa nenhuma! O Alex Davis, meu empresário, ligou aqui em casa, e falou que o Joe Silva (responsável pelo casamento das lutas no UFC) estava pedindo um favor para ele, se eu podia cobrir o lugar do Cigano. Peguei na hora. Sou homem, né, se eu correr dele... O maior problema é o pouco tempo para se preparar. Nem estava fazendo treino de luta, há uma semana só que tinha voltado a fazer treino, estava fazendo só musculação e cuidando de lesão depois da luta, e acabou aparecendo essa.
Pôster TUF 3 Brasil Finale (Foto: Divulgação)O pôster do TUF 3 Brasil Final, com Maldonado
em destaque contra Miocic (Foto: Divulgação)
Te surpreendeu quando te chamaram? Foi algo inesperado?
Foi inesperado, com certeza. Eu ia treinar com o Cigano, estava armando o treino, estava marcando de ir quarta e sábado ou terça e sexta, se não me engano, ia fazer sparring de boxe com o Cigano, que ele estava precisando. Estava já conversando de ele vir para Sorocaba. Agora, isso aconteceu, e se ele puder vir me ajudar, ia ser bom, ali no finalzinho do treino. Apareceu a luta, eu fiquei honrado de o UFC ter me dado essa luta, é um sinal de que eles acreditam em mim.
Você está dizendo que ia ajudar o Cigano no treino. Agora, ele está com a mão quebrada e não pode fazer sparring contigo, mas você está consultando-o sobre coisas que ele já tinha estudado do Miocic e coisas que pode te ajudar?
Eu tentei ligar para ele uma vez e não consegui. Estou esperando ele retornar. Ele deve ter ficado bastante chateado, mas estou esperando ele retornar. Com certeza, receber informações dele ia ser muito bom, inclusive se ele puder vir para o meu córner mais uma vez, já esteve algumas vezes, seria muito bom também.
Por que aceitar esta luta? Quais são as vantagens para você?
Primeira coisa é que é uma coisa de honra: sou homem, né, velho. É uma coisa de honra minha. Se eu recusar luta, tenho que ficar com vergonha de tirar foto com um fã. Segundo que não é difícil, seria mais difícil ter de bater 93kg de última hora. Daria para bater 93kg, mas eu estava com 103kg, estou com 103,5kg. É só não ter que desidratar, não vou ter que passar por isso. Sempre treinei com pessoal assim, já lutei nos pesados no boxe, lutei MMA no Brasil nos pesados. Claro que o Stipe Miocic é muito forte, grande, sabe wrestling, é campeão nacional de wrestling, é um problema. É mais um adversário muito duro, como todos no UFC. E a outra coisa que eu aceitei também é que, mesmo sendo uma luta nos pesados, acredito eu que vou me ranquear melhor nos meio-pesados, assim como o (Vitor) Belfort se ranqueou. O Miocic é o sétimo dos pesos-pesados no UFC, eu sou o 20º dos meio-pesados. É para eu me ranquear melhor. O Belfort nocauteou o Dan Henderson no meio-pesado e já estava (escalado para lutar) pelo título (dos pesos-médios), né?
Independentemente de vitória ou derrota, pretende voltar para os meio-pesados, ou continuar na divisão dos pesados? Afinal você já lutou entre os pesados no boxe e aqui no Brasil...
Prefiro esperar o resultado para te falar. Luta é luta, tudo pode acontecer. Prefiro esperar um pouquinho.
Como está encarando essa responsabilidade de ser evento principal? O que isso significa para você?
Evento principal, para quem vê de fora, parece muita coisa, pressão e tal... É pressão, claro, trabalha mais, faz mais foto, mais entrevista, mas é a mesma responsabilidade de quando eu lutava em evento no Brasil. Quando estreei no UFC, minha luta era a primeira do card preliminar. É a mesma responsabilidade. Tudo pode acontecer. É só que vai ser mais visto. Como eu antes ia aparecer se eu tomasse um pau ou se eu desse um nocautão, todo mundo ia ver, agora realmente, ao pé da letra, todo mundo MESMO vai ver. Só isso que faz a diferença. Mas o resto é o mesmo que uma luta de MMA qualquer. Estou muito feliz que o UFC tenha me dado essa responsabilidade.
Deixe-me recolocar a pergunta, pois não estou nem perguntando sobre a pressão na luta em si; como vocês sempre dizem, a luta é sempre a mesma coisa. É mais sobre a responsabilidade de fazer o evento vender e, antes da luta, deixar o público interessado. O que você está disposto a fazer pra lotar o Ibirapuera? Vai prometer alguma coisa, falar mais? Você já fala bastante...
Não acho que falo bastante, eu abro meu coração nas entrevistas. Reconheço que o Miocic valoriza esta luta. Ele é o sétimo no ranking dos pesados, e eu, na categoria de baixo, sou o 20º. Agora, eu tenho mão para derrubá-lo, ele também tem mão pesada, é um cara maior que eu, mais forte, e pode surpreender, mas eu acho que vou conseguir surpreendê-lo. Não vou fazer nenhuma promoção a mais, acho que as promoções, no fundo, são um pouco daquilo mesmo. O cara é um pouquinho daquilo. Aí, se você forçar a barra um pouco, fica legal. O (Chael) Sonnen, o Wanderlei (Silva), são um pouco daquilo. Um não vai com a cara do outro mesmo, mas se você forçar a barra mais um pouquinho, fica mais legal ainda. Eu estou vendo muito respeito da parte dele, e eu nunca vi esse cara. Mesmo que eu não gostasse dele, ele é respeitoso, está fazendo a parte dele, é um ótimo atleta. Vou fazer a minha parte e eu prometo só a minha agressividade de sempre.
Fábio Maldonado e Joey Beltran UFC Barueri (Foto: Rodrigo Malinverni)Contra Joey Beltran, Maldonado provocou e baixou
a guarda (Foto: Rodrigo Malinverni)
Você é carismático, é engraçado, fala bem e tinha tudo para ser mais conhecido. Agora, os resultados estão também ajudando - depois de quatro derrotas seguidas, você vem de três vitórias. É o momento de se tornar estrela?
Sei lá se essa seria a palavra, "estrela". Sou muito fã das pessoas com personalidade, acho bacana. Não me agrada lutadores que entram em contradição. Não preciso citar nomes, vocês devem saber, mas tem muitos lutadores no UFC que entram em contradição. Admiro muito o José Aldo; como atleta, não preciso fazer elogio nenhum, como atleta seria normal elogiar por tudo que ele é, mas como pessoa. A entrevista dele, eu o vi no "De Frente Com Gabi", e ela perguntou, "José Aldo, o que significa para você?", e ele respondeu, "Ele é o cara!" Ele se acha o cara e é bacana dizer isso! É muito melhor do que ser um falso humilde. Essa é a personalidade que eu procuro ter também. Procuro ser eu mesmo, e você vê o cara ao vivo, ele trata qualquer um bem, seja o faxineiro ou outro campeão do UFC, ele trata igual. Isso que é bacana. Esse negócio de estrela não me avulta, me avulta ganhar mais dinheiro. Luto para ser campeão, e se eu receber mais dinheiro, meus três filhos vão ter um futuro melhor.
Você comentou que o boxe do Miocic é bom e "de repente até melhor" que o seu na distância. Como você trabalha para contra-ataca-lo?
Eu não vou contra-atacar o Miocic. Eu vou agredir primeiro e de encontro. Não dá para contra-atacar um cara desse tamanho, ele é muito grande. Não dá para recuar e bater. Contra-atacar é para quem tem mais envergadura. Eu li que ele é um campeão de Golden Glove nos EUA, tem excelência no boxe, mas eu tenho o remédio para batê-lo. Eu sou um cara que, na curta distância, sempre me dei bem, e vai ser essa luta que vou procurar a luta toda. Vão ser cinco rounds de eu procurando a curta distância, é isso que vou fazer.
Nesta luta, dá para ficar com as costas na grade e de guarda baixa?
Não estou menosprezando o Miocic, ele é muito bom e uma mão pode definir a luta, mas o que dá na minha cabeça, eu faço na hora (risos). Se me der vontade de dar um chutão na cabeça, eu chuto. Se eu não sentir firmeza, eu não vou fazer. Mas se eu tiver vontade, vou fazer, não estou nem aí. Vou para dentro dele. Ele vai ter chance de pegar de encontro, vai ter chance de dar o golpe mais forte dele. Se eu olhar o golpe a tempo, eu acho difícil de nocautear. Tenho mais experiência no boxe profissional do que ele, e como é uma luta de 25 minutos, acho que depois do terceiro round, ele vai cansar e eu vou pegá-lo. Essa é a minha estratégia. O Miocic pode  amarrar no começo, e se fosse de três rounds, eu não teria aceitado essa luta. Eu só peguei porque são cinco.
Acredita que ele vai querer te derrubar?
Acho que ele vai tentar me derrubar o tempo todo. No começo, vai até conseguir.
Stipe Miocic x Roy Nelson UFC 161 (Foto: Getty Images)Stipe Miocic em ação: para Maldonado, é o melhor
lutador que já enfrentou (Foto: Getty Images)
Por que?
Porque é difícil você pegar um cavalo doido daquele tamanho, cara. Ele é cheio de músculos. Seco, grande, tem um wrestling bem melhor que o meu. Você tem que ser realista. Você quer agir na emoção, mas tem que manter os pés no chão também. Eu sei onde eu estou entrando.
Você comentou que estava vencendo as últimas lutas, mas ainda estava faltando um nocaute no UFC. Vai ser desta vez?
Talvez seja! É um cara resistente também. O que posso falar do Miocic é que ele é melhor que meus últimos três adversários. Isso eu posso afirmar dele. Sem nem ter lutado ainda, sei disso.
Você já admitiu uma vez que teve medo de entrar para enfrentar o Glover Teixeira, que você tremeu um pouco. Contra o Miocic, fica com medo também?
Não, eu estou com a cabeça boa. Mas a gente tem que tomar cuidado com o que pede para Deus, né. Você fica pedindo pra enfrentar o Miocic, fica pedindo pra enfrentar o Jon Jones... Se ficar pedindo, uma hora dá certo, então toma! Encara o negão aí dando cotoveladas (risos). A vida é assim. Então, vai ter medo de problema, vai ter medo de ir para a guerra? Até dá medo sim, mas tem que ser forte e corajoso, não esquento a cabeça com o resto. No caso do Glover, eu acho que a obrigação acabou pesando muito em mim. Tinha muita negatividade ali, entendeu? E eu estou sentindo com o Miocic a mesma história com o Glover se repetir, pelo menos na expectativa. As pessoas me menosprezaram muito ali. Não ele, o Glover foi gente finíssima; nas declarações dele, me colocou no nível do Rashad (Evans) e do (Maurício) Shogun - que, para mim, estava louco, são dois ex-campeões... Ele não me menosprezou, mas acabei indo muito na opinião dos outros. Hoje em dia o MMA está na moda e apareceu entendedor de tudo quanto é tipo. Todo mundo é mestre de MMA, tem a solução para tudo. Por que o Cigano não ganhou do Cain (Velásquez), não é porque o Cain é f*** mesmo, é porque todo mundo já sabe o que está errado... Hoje tem 200 milhões de treinadores, igual no futebol.
Peguei muita pilha dos outros, comecei a acreditar no que as pessoas diziam, e eu sabia que o Glover é muito duro, mas eu fui espancado. Em luta importante, acho que nem o Shogun apanhou tanto do Jon Jones quanto eu apanhei do Glover. Apanhei muito em seguida, ele passou muito tempo montado em mim, batendo, e além disso, eu consegui acertar uma mão que podia ter resolvido a luta se eu estivesse melhor ali, se não tivesse sido tão golpeado. Eu provei que, em pé, posso nocautear o Jon Jones, Daniel Cormier, o Miocic, posso nocautear qualquer um que ficar em pé comigo. Sou experiente e resolvo qualquer parada em pé. A minha pendência é lutar bem conforme os rounds forem passando. Eu não vou deixar a história se repetir. Eu estou vendo a história se repetir fora do octógono, mas quando eu entrar, vou procurar estar focadinho e levar a luta longa, que o Miocic vai cansar e eu vou pegá-lo.
Como você bloqueia essa negatividade que você diz que está te cercando, e se concentra só na positividade que você pode e vai ganhar essa luta?
Vou te falar a verdade, não posso nem responder isso agora, se não bloqueei ainda! A grande luta que apareceu na minha vida, eu perdi, contra o Glover. Agora apareceu outra grande luta na minha vida, o Miocic. Querendo ou não, eu vencendo o Miocic, sou top 10 do 93kg, é justo o UFC me classificar assim. Está aparecendo outra luta grande na minha vida, com pouco tempo de treino - contra o Glover, foi maior o tempo de treino. Eu só vou provar que sou capaz disso com o resultado. Sempre lutei pelo resultado, nunca lutei para dar show, tenho que vencer, nocautear, finalizar ou levar na decisão, tenho que bater esse branquelão (risos).

Glover não precisará de cirurgia e
deve voltar a treinar em oito semanas

Brasileiro se consultou com o mesmo médico que operou Anderson Silva
em Las Vegas e está focado na recuperação para voltar ao octógono

Por Las Vegas, EUA
Comente agora
No último dia 26 de abril, o brasileiro Glover Teixeira saiu do duelo contra Jon Jones com escoriações e com uma lesão considerada mais séria: a ruptura do labrum de seu ombro direito - um tecido cartilaginoso que dá estabilidade ao ombro. Os exames preliminares feitos depois da luta indicaram que o peso-meio-pesado teria que passar por um procedimento cirúrgico e, por conta disso, Glover viajou para Las Vegas, nos EUA, nesta terça-feira para se consultar com Dr Steven Sanders, mesmo médico que operou a perna de Anderson Silva, em dezembro passado. Mas depois de passar por uma bateria de exames, o lutador foi informado pelo médico de que não vai precisar de cirurgia.
Feliz com notícia, o peso-meio-pesado enviou uma mensagem ao Combate.com enquanto comemorava em um cassino da cidade com a esposa Ingrid Peterson:
- Agora é só me recuperar, né? O próximo passo é esperar o médico liberar para fazer fisioterapia, o que ele disse que deve acontecer em mais uma ou duas semanas. Mas depois que eu começar a fisioterapia, em umas oito semanas eu devo estar treinando 100% - revelou o brasileiro, que deve voltar para Conneticut, onde mora, nos próximos dias.
Glover Teixeira Cassino (Foto: Evelyn Rodrigues)Glover Teixeira foi a um cassino comemorar a boa notícia (Foto: Evelyn Rodrigues)