segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Novo campeão do Bellator, Patrício Pitbull é recebido com festa em Natal

Lutador potiguar desembarca no Rio Grande do Norte com o inédito cinturão dos pesos-pena da organização e as cicatrizes da luta. "Foi um sonho realizado", disse

Por Natal
O brasileiro Patrício Pitbull, que conquistou o cinturão dos pesos-pena do Bellator na última sexta-feira, desembarcou na tarde deste domingo no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. No local, amigos da academia Pitbull Brothers e familiares aguardavam ansiosamente pela chegada do atleta com faixas e cartazes, que parabenizavam a conquista inédita do potiguar. O lutador surgiu carregando o cinturão nos ombros e com óculos escuros no rosto para esconder as lesões que sofreu durante a luta contra o americano Pat Curran, em Uncasville (EUA), no evento principal do Bellator 123. A vitória de Pitbull foi por decisão unânime dos juízes e consagrou o potiguar como o primeiro brasileiro a conquistar o cinturão da categoria.
Patrício Pitbull é recebido com festa em aeroporto de Natal (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Patrício Pitbull é recebido com festa em aeroporto da Grande Natal (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)


Patrício falou sobre a conquista do cinturão e disse que "foi um sonho realizado". O lutador, que já tem mais de 10 anos como profissional, espera que essa vitória possa dar mais reconhecimento ao esporte no Rio Grande do Norte.
- Com mais de 10 anos como profissional, eu trago minha bagagem um pouco mais pesada. Trouxe o cinturão dos pesos-pena do Bellator para o Brasil, para o Rio Grande do Norte. Esse título é inédito para o nosso país e estou muito feliz com essa conquista. Foi um sonho realizado e espero que, daqui pra frente, novas portas para o nosso MMA sejam abertas. Temos lutadores muitos bons, mas que sofrem com a falta de incentivo - disse Patrício Pitbull.
Patrício Pitbull exibe cinturão dos pesos-pena do Bellator (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Pitbull exibe cinturão e marcas no rosto na volta a Natal (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
A revanche contra Pat Curran aconteceu mais de um ano depois do primeiro confronto. Em janeiro de 2013, o americano venceu o brasileiro por decisão dividida dos juízes, que perdeu por apenas um ponto. Desta vez, a história foi completamente diferente e Pitbull dominou toda a luta, vencendo quatro dos cinco rounds, chegando a derrubar o adversário em três oportunidades.
- Perdi aquela vez em uma decisão dividida. Alguns acharam que eu merecia a vitória e que a revanche deveria ser automática. Infelizmente, precisei passar por outras quatro lutas e, só assim, consegui a chance da revanche. Dessa vez, eu tive um melhor desempenho, consegui três nocautes e, graças a Deus, trouxe esse título para casa - comemora.

Com a missão cumprida, Patrício terá um mês de férias para tratar das lesões no rosto e descansar o corpo, que, segundo ele, está "um pouco cansado". Mesmo assim, Pitbull garante que as cicatrizes da luta ficarão marcadas para sempre em sua memória.

- Eu tenho 24 lutas como profissional e nenhum adversário conseguiu me atingir como ele fez. O meu rosto ficou machucado, mas são cicatrizes que vão deixar marcas de uma guerra e de uma lembrança de um sonho realizado - explica.
Patrício Pitbull e a esposa, Teresa (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Patrício Pitbull e a declaração da esposa, Teresa (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

Para ler mais notícias do GloboEsporte.com Rio Grande do Norte, clique em globoesporte.globo.com/rn. Siga também o GE RN no Twitter e por RSS.

Ericka Almeida finaliza Maiara Alves e é campeã peso-palha do Jungle Fight

Categoria é inaugurada na organização com bela vitória da paulista na edição de número 73, que comemorou 11 anos de história do evento

Por São Paulo
A edição especial de 11 anos de Jungle Fight, realizada neste sábado, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, coroou uma nova campeã na organização. Ericka Almeida venceu Maiara Alves com um mata-leão no segundo round e se tornou a primeira campeã peso-palha (até 52kg) da história do evento. Ela foi superior a sua adversária no primeiro round e sacramentou o triunfo mostrando jiu-jítsu afiado. Das oito lutas do Jungle Fight 73, apenas uma foi para a decisão dos juízes.
- Significa muito pra mim esse título. Foi a maior honra que existe inaugurar essa categoria no Jungle Fight, no evento de aniversário. O treinamento foi muito duro. Eu soube da luta com menos de um mês e treinei muito - afirmou Ericka.
Ericka Almeida Jungle Fight (Foto: Divulgação )Ericka Almeida comemora o título do peso-palha no Jungle Fight (Foto: Divulgação )
A luta
Maiara começou conseguindo uma rápida queda em Ericka, que mostrou uma guarda agressiva, tentando escalar para atacar no triângulo. Maiara tentou fazer postura, mas não conseguia fugir da guarda da rival, que a neutralizou até o árbitro pedir para as duas se levantarem. Ericka foi direto para o clinche, mas sem ser efetiva, e o árbitro as separou novamente. O cenário se repetiu com clinche rápido, mas desta vez Maiara derrubou logo. Ericka inverteu a posição e ficou por cima. O árbitro central Alessandro Souza sequer deu tempo da lutadora desenvolver seu jogo de solo e mandou elas ficarem de pé. Ericka voltou a aplicar uma queda, mas Maiara atacou na chave de braço, e o árbitro voltou a separar as lutadores de forma polêmica. Ericka passou a buscar o combate em pé e conectou alguns golpes sem muita contundência antes do fim do round.
Ericka iniciou o segundo round com um bom direto de direita. Pouco depois, ela conectou um gancho de esquerda, partiu para a queda e pegou as costas, colocando os ganchos e batendo na cabeça para tentar um mata-leão. Maiara tentou se livrar com uma cambalhota, mas seguiu com a rival nas suas costas. Ericka chegou a encaixar o mata-leão, mas Maiara se livrou na primeira vez. Porém, Ericka insistiu, abriu o caminho e, na segunda, não teve jeito. Maiara bateu em desistência, Ericka ficou com o título peso-palha do Jungle Fight.
Ericka Almeida Jungle Fight (Foto: Divulgação )Ericka Almeida encaixa o mata-leão em Maiara Alves (Foto: Divulgação )
Jungle Fight 73 - Edição especial 11 anos
Sábado, 6 de setembro de 2014
Ginásio do Ibirapuera, São Paulo-SP
CARD DO EVENTO
Ericka Almeida venceu Maiara Alves por finalização ao 1m56s do R2
José Diaz "Suavecito" venceu Renê Soldado por finalização aos 4m58s do R1
Douglas Bertazini venceu Fernando Di Pierro por nocaute técnico ao 1m32s do R1
Martin Ottaviano "La Maquina" venceu Charles Leite por finalização aos 1m18s do R1
Matheus Mattos "venceu Allan Miguel por nocaute técnico aos 2m02s do R2
Valdines Silva venceu Allan "Popeye" por finalização aos 3m05s do R1
Paulinho Capoeira venceu Diego Paiva por decisão unânime (29-28, 30-26 e 29-27)
Bruno Lopi venceu Gregory "Robocop" Rodrigues por nocaute técnico ao 1m05s do R1

Ediane Gomes é finalizada no primeiro round por Tonya Evinger no Invicta FC

Em evento realizado neste sábado, Michele Waterson vence Yasuko Tamada na luta principal e mantém o cinturão peso-átomo na organização

Por Kansas City, EUA
Única brasileira no card deste sábado no Invicta FC 9, realizado em Kansas City (EUA), Ediane Gomes foi finalizada por Tonya Evinger no primeiro round, com uma chave de braço, aos 3m31s de combate, pelos pesos-penas (até 66kg). Esta foi a terceira derrota da Índia na carreira, em 13 lutas. Já sua rival alcançou a 14ª vitória em 19 combates.
Tonya Evinger X Ediane Gomes (Foto: Esther Lin/INVICTA FC)Tonya Evinger encaixou chave de braço em Ediane Gomes (Foto: Esther Lin/INVICTA FC)
Na luta principal, Michele Waterson defendeu o cinturão peso-átomo da organização (até 48kg) ao nocautear Yasuko Tamada no fim do terceiro assalto. No coevento principal, a finlandesa Katja Kankaanpaa faturou o título vago do peso-palha (até 52kg) finalizando Stephanie Eggink no quinto round.

Jacaré: "Vou estar pronto para bater o campeão. Tanto o Chris, quanto Vitor"

Peso-médio mostra confiança após finalização sobre Mousasi e afirma ser merecedor da chance de enfrentar o dono do cinturão da divisão até 84kg

Por Mashantucket, EUA
Antes de enfrentar Gegard Mousasi, muitos afirmavam que o holandês seria o maior desafio de Ronaldo Jacaré desde que chegou ao UFC. Entretanto, o brasileiro não deu chances para o rival, dominou todo o combate e encerrou com uma finalização por guilhotina no fim do terceiro assalto. Após a luta, ele disse que que é o próximo a disputar o cinturão e, ao ser questionado sobre como vencer Chris Weidman, durante a coletiva de imprensa do UFC: Jacaré x Mousasi, o peso-médio disse que primeiro o americano precisa vencer Vitor Belfort e esbanjou confiança sobre um eventual duelo pelo título contra qualquer um deles.
- Primeiro tenho que ver se ele vai passar pelo Belfort. Depois que essa luta acontecer, vou estar pronto para bater o campeão. Tanto o Chris, quanto o Belfort. Não sei qual vai ser minha estratégia, mas quando fizer essa luta, vou estar pronto - garantiu.
Ronaldo Souza Jacaré X Gegard Mousasi, UFC (Foto: Getty Images)Ronaldo Jacaré finalizou Gegard Mousasi no fim do terceiro round (Foto: Getty Images)
Questionado sobre a declaração de Dana White para as emissoras americanas de que precisará fazer mais uma luta antes de disputar o título, Jacaré evitou polemizar, mas voltou a deixar claro que se considera merecedor da oportunidade.
- Meu amigo, sou funcionário do UFC, estou aqui para lutar. Eu quero lutar pelo titulo, eu mereço, mas se ele não acha, vamos ter que conversar mais tarde, com meu manager Gilberto. Sem sombra de dúvidas, eu sou o próximo a lutar pelo cinturao. Eu quero lutar pelo cinturão, eu mereço lutar pelo cinturão - afirmou.
Rival nesta sexta-feira, Gegard Mousasi disse que não estava com a cabeça boa para a luta, mas enalteceu a atuação de Ronaldo Jacaré e declarou que irá torcer para ele se tornar campeão dos médios.
- Ele foi implacável com suas quedas e fez um bom trabalho hoje. Eu não mostrei um espirito de luta. Foram muitos treinos, muitas lutas, cancelamento de luta... Minha cabeça não estava aqui. Mas sem tirar o mérito do Jacaré. Ele é um bom lutador, um bom amigo, e espero que ele lute pelo título e seja bem sucedido - concluiu.

Dana explica volta de Thiago Silva ao UFC: "Saiu intacto do processo legal"

Presidente do Ultimate elogia brasileiro após recontratação do lutador pela organização: "Como não deixar um cara com o talento dele lutar de novo?"

Por Rio de Janeiro
Thiago Silva, do UFC, visita Porto Velho (RO) (Foto: Hugo Crippa)Thiago Silva está oficialmente de volta ao UFC
(Foto: Hugo Crippa)
Após o anúncio de que o lutador Thiago Silva está de volta ao UFC, depois das acusações contra ele de ter invadido uma academia do Fort Lauderdale (EUA) e ameaçado a ex-mulher serem retiradas, Dana White saiu em defesa do brasileiro. O presidente do Ultimate declarou que ele passou intacto pelo processo legal e, por isso, merece a chance de retornar para a organização.
- Ele foi absolvido de todas as acusações. Como não deixar um cara com o talento dele lutar de novo? Ele passou por todo o processo legal e saiu intacto. Ele merece ganhar a vida novamente no mundo das lutas. Thiago está de volta ao UFC sob contrato - afirmou, em entrevista ao site oficial do Ultimate.
Curiosamente, Dana White chegou a declarar em fevereiro que Thiago Silva nunca mais pisaria no octógono do UFC, mas, com o fim dos problemas judiciais envolvendo o meio-pesado, o dirigente mudou de ideia.

Recuperado de hepatite, Mondragon volta com vitória e quer UFC em 2015

Após mais de dois anos sem lutar, peso-pesado nocauteia Diogo Bebezão em 31 segundos e diz que imunidade vai chegar ao nível exigido no Ultimate


Por Rio de Janeiro
Gerônimo Mondragon Jungle Fight (Foto: Ivan Raupp)Gerônimo Mondragon voltou a lutar após mais de dois
anos sem atuar e nocauteou (Foto: Ivan Raupp)
Foram mais de dois anos sem lutar, com direito a assinar contrato com o UFC e não estrear por ser diagnosticado com hepatite B, mas Gerônimo Mondragon, já curado da doença, enfim voltou a fazer o que mais gosta. Após romper o contrato com o Ultimate, o peso-pesado (até 120kg) entrou em ação na última quinta-feira pelo Coalizão Fight 3 e nocauteou Diogo Bebezão em apenas 31 segundos, alcançando a 12ª vitória consecutiva e a 34ª na carreira, em 48 lutas. A rapidez com que venceu seu oponente depois de tanto tempo longe do cage surpreendeu o próprio lutador.
- Não vou mentir, não esperava ganhar tão rápido não. Mas o nível de treino que estou tendo, três vezes por dia, jiu-jítsu com boxe pela manhã, a tarde muay thai e físico com musculação. Sabia que ia entrar para decidir. É um novo Mondragon. Um Mondragon que vai surpreender muita gente. A diferença é o que falo para todo mundo: a maioria dos lutadores aprende para depois lutar. Eu aprendi em cima do ringue. Aprendi boxe, jiu-jítsu, muay thai, lutando. Não sou um cara que treinou para lutar. Era um simples segurança que apareceu para uma luta, subi, lutei e comecei sem saber nada. Fui evoluindo a cada luta e agora, graças a Deus, me sinto completo. Sou faixa-branca de jiu-jítsu, mas meu chão está bem afiado - afirmou, em entrevista por telefone ao Combate.com.
Eles (do Ultimate) falaram que as portas estão abertas. Eu sei que tenho talento pra nocautear muito peso-pesado de lá. Assim que minha imunidade aumentar, eu volto. Todo mês faço os exames e acredito que ano que vem eu esteja pronto. Só não posso perder no Brasil (risos)"
Gerônimo Mondragon
Mondragon chegou a pesar 142kg durante o período que não lutou, mas perdeu 23kg e garante que está no auge da forma, se sentindo "como um menino de 15 anos", mesmo tendo 34. Ele vinha ajudando os lutadores do UFC Michel Trator e Rodrigo Monstro nos treinos e disse ter aproveitado o tempo para afiar seu boxe, muay thai e jiu-jítsu. Agora, ele já tem as próximas lutas marcadas: dia 28 de setembro, vai enfrentar o invicto Francisco "Apaga a Luz", no Iron Man. Dia 9 de novembro, é a vez de fazer a revanche contra Rodrigo Mamuth, adversário que o atleta venceu em março de 2012. Sua meta é voltar ao Ultimate e, para isso, precisa que sua imunidade chegue ao nível exigido pela organização, o que deve acontecer em 2015.
- Rapaz, isso é meu sonho. O que gosto de fazer é lutar. Esses dois anos parados me fizeram ganhar experiência. Como não dava pra lutar no UFC por causa da imunidade que continua baixa e eles exigem que esteja bem alta, apesar de já estar curado da hepatite, decidi quebrar o contrato para lutar no Brasil, para, quando ela aumentar, eu estar nos cascos. Prova disso foi que nocauteei em 31 segundos. Eles (do Ultimate) falaram que as portas estão abertas. Eu sei que tenho talento pra nocautear muito peso-pesado de lá. Assim que minha imunidade aumentar, eu volto. Todo mês faço os exames e acredito que ano que vem eu esteja pronto. Só não posso perder no Brasil (risos). Quando a imunidade voltar, estarei pronto para lutar no Ultimate - disse.
Engana-se quem acha que Mondragon ficou frustrado por não ter lutado no Ultimate. O gigante declarou ter achado boa sua ida para lá, mesmo sem atuar, já que foi assim que descobrir que tinha hepatite B. Ele até admite uma certa tristeza, mas se mostra grato a organização.
- Não ficou nenhuma frustração. Foi bom para mim descobrir que eu tinha hepatite. Nas três lutas que fiz antes de assinar com o UFC, eu cansei muito rápido e não sabia o motivo. Treinava bem, dava o máximo de mim e em cima do ringue eu cansava. Fiz um exame para o UFC, descobri o que tinha e foi bom porque descobri uma doença que poderia me matar. Fico triste porque não estreei, mas o UFC me ajudou o tempo todo. O UFC só fez me deixar mais conhecido. Muita gente conheceu meu trabalho. Só tenho a ganhar com isso. Pensa comigo: estou fazendo tratamento contra hepatite, estou curado, só que não estou lutando. Se casassem a luta no UFC agora, eu estaria fora de ritmo. Lutar não é a mesma coisa de treinar. Agora estou fazendo tratamento e lutando. Tenho 34 anos, mas não perco a esperança porque tem lutador mais velho que eu que estreia lá.
Gerônimo Mondragon (Foto: GLOBOESPORTE.COM/PA)Gerônimo Mondragon pensa em voltar ao UFC em 2015 (Foto: GLOBOESPORTE.COM/PA)
Mondragon ainda aproveitou para deixar claro que não existe nenhum perigo com relação a doença que teve para seus adversários.
- Nos eventos do UFC, a comissão atlética é a mesma do boxe, aí a imunidade tem que estar bem alta. Nos eventos daqui, eu mostro os exames que provam que não tenho nada. O importante é isso. O UFC tem medo da doença voltar, por isso cobra bem. Mas não tem como eu contaminar mais ninguém. Meus exames todos estão em dia - concluiu.

Wanderlei Silva conhece Roberto Carlos e revela até choro com show

Astro da música brasileira diz também ser fã do lutador e afirma que acompanha lutas sempre que pode. “Grande esporte no Brasil agora", diz

Por Las Vegas
Wanderlei Silva realizou mais um sonho neste sábado. Fã do "rei" Roberto Carlos, ele e sua esposa, Téa Silva, acompanharam o show que o astro da música fez no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, nos EUA, da primeira fila. Sorridente, o lutador tirou fotos com fãs de todas as idades, com celebridades presentes e com membros da equipe de produção, mas não contava que, entre os admiradores de seu trabalho, estava justamente a maior estrela da noite.
Wanderlei Silva e Roberto Carlos em Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues/GloboEsporte.com)Wanderlei Silva e Roberto Carlos se encontram em Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues/GloboEsporte.com)
A revelação veio logo após o show, quando Wanderlei e sua esposa se encontraram com o cantor no camarim. Ao ver o lutador, Roberto Carlos logo abriu o sorriso:
- Agora a gente pode sair na porrada! - brincou.
O atleta, por sua vez, falou da emoção de conhecer de perto seu ídolo e de poder assistir a um show de Roberto pela primeira vez:
- Que honra estar aqui hoje! Todo brasileiro que ama é seu fã. Eu e a minha esposa íamos para o Brasil agora, queríamos dar um jeito de ver o seu show. Estou muito emocionado. Isso que estou sentindo agora de estar perto de você é o que muitas pessoas sentem quando estão perto de mim, que é esse sentimento de estar perto de um ídolo. É um grande prazer, é uma grande honra poder te conhecer. Eu até chorei no show de emoção.
Wanderlei Silva e Roberto Carlos em Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues/GloboEsporte.com)Wanderlei Silva assistiu ao show da primeira fila
(Foto: Evelyn Rodrigues/GloboEsporte.com)
Ao ouvir as palavras do atleta, Roberto Carlos abraçou o lutador e revelou seu amor pelas artes marciais mistas:
- É uma honra para mim conhecer você. Acompanho sempre as suas lutas, o seu trabalho. Eu adoro MMA, acompanho todas as lutas sempre que posso. Adoro muito. Esse é o grande esporte no Brasil agora. Com certeza, da próxima vez que você estiver lá dentro do octógono, eu vou estar aqui fora torcendo por você - declarou o cantor.
Wand e o "rei" então posaram para fotos e se despediram. O atleta saiu do camarim com um sorriso ainda maior no rosto:
- É incrível! O ídolo que eu queria mais conhecer nesse mundo é o Roberto. Sou fã dele, conheço todas as músicas, tenho muitas lembranças de canções que marcaram a minha vida. E conhecê-lo aqui nessa arena, que é o principal palco do UFC no mundo, tem uma simbologia muito forte. Hoje eu consegui curtir, cantar junto com ele e realizar mais esse sonho - finalizou.
Wanderlei Silva e Roberto Carlos em Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues/GloboEsporte.com)Wanderlei Silva realizou um sonho ao conhecer Roberto Carlos (Foto: Evelyn Rodrigues/GloboEsporte.com)

De volta ao pódio, Massa diz: "Espero que agora a sorte esteja ao meu lado"

Depois de diversos infortúnios ao longo do ano, brasileiro chega em terceiro no GP da Itália e alcança primeiro pódio no ano com a Williams justamente na casa da Ferrari

Por Monza, Itália
O esperado pódio chegou. Depois de ver a sorte lhe virar as costas em diversas ocasiões na temporada, Felipe Massa, enfim, teve uma corrida limpa, na Itália neste domingo. E sem imprevistos pelo caminho, o brasileiro conseguiu extrair o máximo de sua Williams, fazer uma corrida forte e consistente e chegar em terceiro, atrás apenas das quase imbatíveis Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Pela primeira vez no pódio em 2014, o brasileiro espera que isto signifique o fim da fase azarada.
- Estou muito feliz pelo primeiro pódio na temporada. Nem sempre tive sorte nas últimas corridas, mas espero que agora a sorte esteja ao meu lado no restante da temporada. - celebrou o brasileiro durante a cerimônia de premiação.
Felipe Massa, pódio GP da Itália (Foto: EFE)Felipe Massa comemora seu primeiro pódio em 2014 (Foto: EFE)


Carinho dos "tifosi"
A última vez que Massa tinha subido ao pódio havia sido no GP da Espanha em maio de 2013, ainda pela Ferrari. E sue primeiro pódio pela Williams foi justamente na casa de sua antiga equipe, que defendeu por oito temporadas como titular. Muito querido na Itália, o piloto paulista recebeu o carinho dos "tifosi" - como são conhecidos os apaixonados torcedores da Ferrari - que o aplaudiram efusivamente durante a premiação (veja no vídeo ao lado). Massa retribuiu o carinho:
- Monza é um pódio especial. Ouvir os fãs cantaram meu nome foi incrível – disse.
Felipe Massa é celebrado por torcedores da Ferrari no pódio do GP da Itália (Foto: Getty Images)Felipe Massa é celebrado por torcedores da Ferrari no pódio do GP da Itália (Foto: Getty Images)


Massa começou na quarta posição. Na largada ultrapassou o companheiro Valtteri Bottas e o inglês Lewis Hamilton, e foi superado por Kevin Magunssen, indo para terceiro. O brasileiro logo deixou o dinamarquês da McLaren para trás e subiu para segundo, mas não conseguiu fazer frente para o inglês da Mercedes, que o desbancou e foi a caça de Rosberg em busca da vitória. Confira os melhores momentos no vídeo ao lado.
- Foi uma corrida fantástica. Eu tive um bom começo e passei Magnussen na hora certa. Tive que trabalhar duro para manter a posição. Infelizmente, as Mercedes ainda estão um pouco mais rápidas, então fizemos o melhor que podíamos - analisou.
Com o resultado, Massa somou 15 pontos e chegou aos 55, mas se mantém na nona colocação do Mundial de Pilotos. Por outro lado, seu pódio, somado ao quarto de Valtteri Bottas, ajudou a Williams a chegar a 160 pontos e assumir a terceira colocação no Mundial de Construtores, ultrapassando a dona da casa Ferrari.
Felipe Massa no pódio do GP da Espanha de 2013 (Foto: Getty Images)Último pódio de Felipe Massa havia sido no GP da Espanha, em maio de 2013, ainda pela Ferrari (Foto: Getty Images)

Levir Culpi exalta vitória e espera
mais regularidade no segundo turno

Com o triunfo sobre o Botafogo, time alvinegro encerra a primeira metade do Campeonato Brasileiro com 30 pontos e ocupa a sétima posição

Por Belo Horizonte
 
O desfigurado Atlético-MG mostrou muita superação e raça na vitória por 1 a 0 (confira os melhores momentos no vídeo ao lado) sobre o Botafogo, no Independência, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, neste domingo. Sem 15 titulares e perdendo um outro durante o jogo - Rafael Carioca deixou o gramado machucado - o técnico Levir Culpi precisou usar todo o elenco na partida. O treinador destacou a força do time alvinegro, mesmo com tantos desfalques, e que a vitória traz uma motivação maior para o início do segundo turno.
- Essa partida era uma incógnita, porque os dois times tinham grandes problemas para a armação. E ainda assim nós vimos um bom jogo. Poderíamos até ter mais gols, teve bons momentos na partida. Mas eu fiquei muito feliz com esse resultado, porque era o último jogo do primeiro turno e a gente faz uma virada próxima dos primeiros e isso dá uma motivação maior. A previsão para o segundo turno é um futebol mais regular.
Especificamente sobre o triunfo para cima do Botafogo, Levir gostou do que viu e elogiou a superação do Galo.
- Acabamos fazendo um bom jogo. O Botafogo perdeu um jogador no início do segundo tempo e isso, sem dúvida alguma, facilitou o desenvolvimento do nosso jogo e a nossa vitória. São situações que a gente tem que levar. O Atlético-MG foi superior e merecemos a vitória.
Vários problemas
Analisando o primeiro turno do time atleticano, Levir apontou quais foram os erros do Atlético-MG para o sucesso não ter sido maior nas primeiras 19 partidas. Entre eles, o comandante apontou as viagens e até a troca de comando.
- O time jogou uma Recopa, o time foi pra China, depois foi para a Argentina.  Isso não é uma situação normal no primeiro semestre. Teve a troca de treinadores. Uma situação indefinida e isso gerou um certo descontrole. Em alguns jogos foi a responsabilidade minha a utilização de alguns jogadores, por causa da Recopa, e nós perdemos pontos. Para minha matemática perdemos entre seis e oito pontos. Acho que vamos entrar bem no segundo semestre, estamos vivos na Copa do Brasil e começa o segundo turno contra o Corinthians.
Levir Culpi na partida contra o Botafogo (Foto: Reprodução \Premiere)Levir Culpi elogiou a postura do Atlético-MG, mesmo com os 15 desfalques para a partida (Foto: Reprodução \Premiere)

Marcelo Oliveira avalia empate como amargo, mas admite justiça no placar

Treinador considera que resultado poderia ser outro, se o Cruzeiro não se descuidasse no final da partida contra o Fluminense

Por Belo Horizonte
 
Meio amargo. Assim pode ser classificado o empate por 3 a 3 obtido pelo Cruzeiro, neste domingo, diante do Fluminense, no Maracanã (Veja os melhores lances do jogo no vídeo ao lado), a partir da análise do técnico Marcelo Oliveira. Para ele, se pelas circunstâncias da partida o resultado não foi tão bom, analisando a tabela e a dificuldade da partida contra o adversário carioca o ponto pode ser comemorado.  
- Começamos o jogo bem, fizemos o gol, mas não pudemos saborear o gol, porque houve um descuido na bola parada e eles empataram. No segundo tempo, o Cruzeiro foi muito bem, buscando o gol sempre, tivemos o terceiro gol, uma boa situação de levar a vitória, mas infelizmente teve um descuido. O Fluminense veio para cima, mas tivemos contra-ataques muito claros e não tivemos tranquilidade para fazer o quarto gol, e contra um time de qualidade tudo pode acontecer. Pelas circunstâncias, ficou um pouco amargo o resultado, mas pela tabela fica de bom tamanho, por causa da dificuldade que é jogar aqui.
O Cruzeiro vencia a partida por 3 a 2 até os 43 minutos do segundo tempo, quando levou o gol do Fluminense, marcado por Kennedy. O resultado fez o time celeste chegar aos 43 pontos e a vantagem na ponta da tabela diminuída.
Mas, segundo o técnico Marcelo Oliveira, pelas dificuldades da partida, o empate foi justo, apesar de o treinador ter lamentado o descuido na partida no Maracanã.
Foi um jogo muito bom, friamente analisando, foi merecido e justo
Marcelo Oliveira
- Foi justo, talvez esteja marcando um ponto, porque precisaria controlar o jogo por quatro, cinco minutos. O Cruzeiro se descuidou no lance. Mas, se analisar o jogo, teve alternância de domínios, e o Fluminense é um time que joga muito parecido com o Cruzeiro, com jogadores que se movimentam muito e tem habilidade. Foi um jogo muito bom, friamente analisando, foi merecido e justo – avaliou o técnico.  
O Cruzeiro agora começa o segundo turno diante do Bahia, na próxima quinta-feira, no Mineirão. O lateral Samudio deverá ser mais um desfalque para o time celeste.
Marcelo Oliveira, técnico do Cruzeiro (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)Apesar de amargo, Marcelo Oliveira considerou o empate justo no Maracanã (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)

Satisfeito, Dorival aprova atuação do Palmeiras: "Vi um time guerreiro"

Em sua estreia, técnico muda esquema e vê time igualar jogo com o Furacão fora de casa, mesmo após a expulsão de Josimar: "Deixar de perder já é especial"

Por Curitiba, PR
 
A estreia de Dorival Júnior como técnico do Palmeiras foi positiva na avaliação do próprio treinador. Mesmo com a expulsão de Josimar aos 17 minutos do segundo tempo, o Verdão empatou por 1 a 1 com o Atlético-PR, neste domingo, na Arena da Baixada, em Curitiba. Nitidamente mais confiante e melhor distribuído em campo, o time atuou de igual para igual e até teve chances de vitória.

Por isso e pelo resultado, Dorival gostou do que viu. O Verdão acumulava duas derrotas e conseguiu brecar a sequência negativa, justamente com um esquema surpreendente do comandante. Ele usou Juninho aberto como meia pela esquerda, Leandro na direita e Diogo centralizando, municiando o centroavante Henrique, autor do gol de pênalti alviverde.
- O time vinha muito castigado pelos últimos resultados. É natural minar a confiança dos jogadores. O Palmeiras hoje jogou, não se preocupou. Colocou a bola no chão e apareceu para as jogadas. Não teve receio e isso é importante, independentemente do resultado. Deixamos de perder e isso já é especial. Poderíamos ter melhor sorte, se não ficássemos com um a menos. Estou muito satisfeito, porque vi um time vibrante, guerreiro e que até dominou o jogo. Foi importante para a sequência do ano - disse ele, observado pelo vice-presidente Maurício Galliote.

Apesar da evolução, Dorival também reconheceu que o time precisa buscar melhorias em todos os sentidos para afastar de vez o perigo de queda para a Série B.

Com o empate, o Verdão encerrou o primeiro turno do Brasileirão na 16ª colocação, com 18 pontos, fora da zona de rebaixamento.
Dorival Junior, Palmeiras X Atlético-Pr (Foto: Getty Images)Dorival Junior em sua estreia no comando do Palmeiras, fora de casa, contra o Furacão (Foto: Getty Images)

Confira a entrevista completa:

Elenco carente de peças


- Vamos buscar soluções internamente. Realmente precisamos de algumas coisas para ter condições de lutar por algo melhor na competição e corrigir. O importante foi o resgate que tivemos. O time jogou com mais confiança e manteve um nível. Foi acima do último jogo e isso é muito positivo.

O que mais gostou do time

- É cedo para ter uma posição concreta de time. A evolução foi boa, mas ainda aquém das nossas necessidades, por estarmos carentes de pontos na virada do turno. O time voltou a ter confiança, e isso é o ponto positivo, mas é muito pouco, porque a distância permanece na tabela.

Juninho como meia

- Queria ter mais força pelo lado de campo. Ele marcou bem e queria aproveitá-lo numa função que sabe jogar. Eu o acompanhei no Figueirense e ele tem essa característica. Se posicionou muito bem e deu sustentação ao time.

Josimar expulso

- Toda expulsão desequilibra. Perdemos a chance de manter o domínio do jogo, com troca de passes a todo momento. Fatalmente poderíamos ter a chance de um novo gol. O lance foi uma precipitação, acho que houve um escorregão. A primeira impressão é essa. O Josimar não é um jogador violento.

Forma de atuar

- Acredito que tem de se expor se quiser algo a mais em um campeonato. Vamos ter uma postura, com uma contenção mais forte, para o time não sofrer. Houve uma diferença considerável para o jogo do Atlético-MG. O time foi agressivo na marcação e nas chances. O Palmeiras deu um passo importante para se recuperar.

Atuação do Victorino

- Pelo período parado, é natural que haja uma expectativa. Precisamos ter cuidado com ele. Espero que repita a boa atuação de hoje, fundamental para a segurança do time, mesmo com um a menos.

Evolução do time

- A equipe vinha muito castigada pelos últimos resultados. É natural minar a confiança dos jogadores. O Palmeiras hoje jogou, não se preocupou. Colocou a bola no chão e apareceu para as jogadas. Não teve receio e isso é importante, independentemente do resultado. Deixamos de perder já é especial. Poderíamos ter melhor sorte, se não ficasse com um a menos. Estou muito satisfeito, porque vi um time vibrante, guerreiro e que até dominou o jogo. Foi importante para a sequência.

Pretende manter o esquema?

- Provavelmente. Tenho de ver primeiro quem vou ter à disposição, para aproveitar os jogadores que chegaram no momento adequado

Jogos quarta e domingo

- É difícil. Não só para mim. É altamente prejudicial, porque não recupera e não melhora tecnicamente. Temos de conviver com isso. Já sabia antes de assinar o contrato. Temos de enfrentar e trabalhar o máximo possível no pouco tempo que houver. Vai ter pouco tempo até fim de outubro.

Marsiglia diz que árbitro acertou ao voltar atrás em pênalti contra o Bahia

Comentarista diz que não há como provar que houve interferência externa e lembra que mesmo juiz mudou marcação em Inter x Palmeiras de 2012

Por São Paulo
O árbitro Francisco Carlos Nascimento acertou ao voltar atrás e cancelar a marcação de pênalti que tinha assinalado a favor do Coritiba no empate sem gols com o Bahia, neste domingo. A opinião é do comentarista de arbitragem Renato Marsiglia, que questiona, porém, se a visão do quarto árbitro seria melhor que a dele. Marsiglia diz que não há como saber se houve interferência externa, com informações obtidas com pessoas que não formam o quinteto de arbitragem.
No lance, Lucas Fonseca derrubou Zé Eduardo fora da área, e o árbitro apontou a marca do pênalti. Após conversar com seus auxiliares, voltou atrás.
Zé Love é derrubado por Lucas Fonseca, na partida do Coritiba contra o Bahia (Foto: Divulgação/ Site oficial Coritiba)Zé Love é derrubado por Lucas Fonseca fora da
área (Foto: Divulgação/ Site oficial Coritiba)
- Ele dá pênalti em um lance fora da área e é informado ou pelo auxiliar ou pelo quarto árbitro que foi fora da área. Voltar atrás é decisão correta. No erro, o mal menor é voltar atrás. O auxiliar tinha melhor condição para opinar, mas o que me chama atenção é o quarto árbitro, que tinha pior posicionamento em campo, sem noção de profundidade - disse, no "Troca de Passes".
Marsiglia lembrou que Francisco Carlos Nascimento também esteve envolvido em uma polêmica semelhante em 2012, em um jogo entre Internacional x Palmeiras.
- Não tem como provar (a interferência externa), teria de ter confissão. Como naquele Internacional e Palmeiras no Beira-Rio, com o mesmo árbitro, quando o Palmeiras tentou anular o jogo após ele anular o gol de Barcos feito com a mão - acrescentou Marsiglia.
Árbitro Francisco Carlos do Nascimento assinala pênalti para o Coritiba, mas volta atrás (Foto: Divulgação/ Site oficial Coritiba) Francisco do Nascimento consulta o quarto árbitro
(Foto: Divulgação/ Site oficial Coritiba)
No Brasileiro de 2012, no Beira-Rio, Barcos teve um gol anulado em derrota por 2 a 1 do Alviveder contra o Inter minutos após a validação do mesmo. Na ocasião, o clube paulista entrou com ação no STJD pedindo a anulação do jogo, alegando que Francisco Carlos Nascimento contou com interferência externa para anular o gol. O tribunal, porém, não aceitou o pedido, já que o árbitro alegou que havia sido avisado pelo quarto árbitro, Jean Pierre Gonçalves Lima.
Comentarista do SporTV, André Rizek diz que muitos árbitros e ex-árbitros admitem, fora dos microfones, que recebem informações para tomar algumas decisões.
- Quem conversa com árbitros sabe que já existe a interferência externa, já foram usados, mas ninguém jamais vai admitir, pois você atenta contra regra e jogo pode ser anulado - diz.

Muricy enaltece jogo coletivo e prevê dificuldade para alcançar o Cruzeiro

Treinador diz que rival mineiro é muito bem preparado e erra pouco. Segundo ele, evolução do São Paulo é resultado do ótimo ambiente que existe no dia a dia

Por São Paulo
 
Há sete jogos sem perder no Campeonato Brasileiro, vice-líder ao final do primeiro turno, mas distante do líder Cruzeiro, sete pontos à frente (43 a 36). Muricy Ramalho está satisfeito com o São Paulo que, após um início irregular, cresceu de rendimento e, neste domingo, venceu o Sport por 2 a 0, com gols de Ritchelly (contra) e Alexandre Pato. O treinador enalteceu o jogo coletivo de sua equipe, mas admitiu que será muito difícil alcançar o time mineiro.

- Todo mundo fala dos homens de frente, mas é preciso ressaltar aqueles que carregam o piano. O que Souza e Denilson estão jogando é algo impressionante. O pessoal atrás consertou a defesa. E esses quatro, que têm muita qualidade, entenderam e estão se comprometendo. O time está muito bem. Isso é importante, principalmente porque no ano passado a nossa realidade era lutar contra o rebaixamento - afirmou o treinador.
Sobre a briga com o Cruzeiro, Muricy disse que o seu time precisa manter o ritmo, mas lembra que o concorrente quase não erra.
- Observando o Cruzeiro, eles erram muito pouco. Se quisermos ter alguma chance de se aproximar, não podemos errar mais em casa e fazer a diferença fora, Mas volto a dizer, o Cruzeiro é o melhor time porque já encontrou seu caminho.
Na longa coletiva, Muricy falou sobre vários assuntos. Veja abaixo

JOGO COLETIVO

- Quando se fala em quarteto, eu não tenho boas recordações. Todo mundo lembra o que aconteceu na Seleção (na Copa de 2006, mesmo com Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Adriano e Ronaldo, o Brasil não passou das quartas de final). Eles (Ganso, Pato, Kaká e Kardec) entenderam que precisam ajudar no combate. Acho que isso faz a diferença, todos estão se doando. Nosso ambiente é ótimo e tudo isso se reflete em campo. Sou técnico e torcedor e estou mais com eles do que com a minha família. Os jogadores compraram a ideia que nós apresentamos e o time, com isso, cresceu.

AMBIENTE

- É a coisa mais importante num time do futebol. Quantos times a gente viu que tinha um monte de feras que não se davam bem? Ninguém é dono de nada. Eles têm gosto de ficar juntos. Ficaram cinco dias preso essa semana. Se não tiver bom ambiente, não consegue ir para frente.

ALEXANDRE PATO

- Ele mudou a maneira de pensar futebol. Explicamos que ele precisava ser mais competitivo. Os caras gostam muito dele. O que falta era uma participação maior. Tem arranque, bate duro, é inteligente. Está gostando de fazer o que está fazendo e isso é importante.
Muricy Ramalho, São Paulo X Sport (Foto: Marcos Ribolli)Muricy Ramalho, São Paulo X Sport (Foto: Marcos Ribolli)


CRUZEIRO E DIFERENÇA DE SETE PONTOS

- É o melhor time do país porque se preparou para isso. Eles erram muito pouco. Se quisermos ter alguma chance de se aproximar, não podemos errar mais em casa e fazer a diferença fora, Mas volto a dizer, o Cruzeiro é o melhor time porque já encontrou seu caminho.

SEGUNDO TURNO

- A verdade é que a Sul-Americana atrapalha. Nós não temos um plantel como o do Cruzeiro que permita jogar bem os dois torneios. Hoje já perdemos o Paulo Miranda e outros estão no limite. É impossível jogar na quinta à noite e manter o alto nível no domingo à tarde. A recuperação não é correta. Vamos lutar, mas não será fácil, não adianta pensar ao contrário.

LUIS FABIANO VOLTARÁ NA RESERVA?

- Ele está voltando agora e estamos pouco a pouco fazendo treinamentos só para ele. Primeiro, foi campo reduzido, depois fizemos um coletivo com o pessoal da base. Começam os confrontos. Ele não se protege mais, mas ainda não está pronto para jogar. Eu não tenho preferência por ninguém, joga quem estiver melhor. Eu fico com esses caras mais do que com a minha família e se não for justo, estou morto. Quem está bem fica. Do jeito que Pato e Kardec estão jogando, o Luis vai ter de ralar muito, embora todos aqui reconheçam a qualidade dele.

CRESCIMENTO DO GANSO

- Eu não provoco ninguém. Faço o que é melhor para o time. Naquele jogos que saiu, merecia sair. E depois voltou bem, permanece. Se continuar bem vai para a Seleção. É o jogador que escolhe o caminho. E até quem não é são-paulino está torcendo para ele voltar para a Seleção. Por isso que eu insisto tanto.

Após virada, Marquinhos responde a suposta provocação de J. Henrique

Zagueiro do Figueirense diz que atacante do Inter chamou o clube alvinegro de time de m... Na resposta, defensor dispara: "O time de m... ganhou deles aqui dentro"

Por Porto Alegre
 
Foi na base da vontade, mas deu resultado. Depois de um primeiro tempo abaixo e que saiu de campo com uma diferença de dois gols, o Figueirense conseguiu virar sobre o Inter. Neste domingo, o Alvinegro deu sequência à fase positiva e garantiu o triunfo por 3 a 2, com gols de Everaldo, Marco Antônio e Giovanni Augusto.
Para o zagueiro Marquinhos, a vitória retrata a entrega dos jogadores do Figueirense. O defensor também aproveitou para rebater uma suposta provocação do atacante colorado Jorge Henrique no intervalo da partida.
- É um time de guerreiros como ao Argel fala, entramos no sono no primeiro tempo. E só para deixar registrado, o Jorge Henrique falou no final do primeiro tempo que nosso time era de m... O time de m... ganhou deles aqui dentro - esbravejou, em entrevista à rádio CBN/Diário.
 O lateral Leandro Silva preferiu focar apenas na partida e lembrou que no segundo tempo o Figueirense atuou como o esperado. Da mesma maneira que joga no Orlando Scarpelli, resolveu atacar e buscar o resultado.
-É assim, essa alegria que a gente tem em casa tem que repetir, isso que está acontecendo com o Figueira. É garra! - comemorou.
O Figueirense volta a campo na quarta-feira, no Orlando Scarpelli, diante do Fluminense. Para a partida, Argel tem quatro desfalques certos. Roberto Cereceda, Tiago Volpi e Nem, todos suspensos. Marcão, com uma fratura exposta no dedo, fica fora por seis semanas.