sábado, 5 de abril de 2014

Ex-BBB Fran será ring girl convidada
do Jungle Fight 68, em São Paulo

Modelo atuará ao lado de Syllvia Andrade e Geisa Vitorino. Campeã Larissa Pacheco tenta manter título dos galos diante de Liziane Silveira

Por Rio de Janeiro
20 comentários
A próxima ex-participante do "Big Brother Brasil" a desfilar as curvas pelo cage circular do Jungle Fight será a gaúcha Franciele Almeida. A morena, de 24 anos, fará companhia a Geisa Vitorino e Syllvia Andrade, ring girls oficiais, na próxima edição do evento, neste sábado (5), no Ginásio do Pacaembu, em São Paulo.
Fran BBB Franciele Almeida, Jungle Fight 68 MMA (Foto: Divulgação)Franciele Almeida posa em ensaio como ring (Foto: Divulgação)
Após o sucesso em Foz do Iguaçu, o Jungle Fight retorna a São Paulo, neste sábado com a disputa do cinturão feminino, entre Larissa Pacheco e Liziane Silveira. Esta será a primeira tentativa de "Larissão" de defender o título dos pesos-galos, conquistado em dezembro, após belo nocaute sobre a mexicana Irene Aldana. O evento terá início às 20h30m (de Brasília), no Ginásio do Pacaembu, e será transmitido, ao vivo, para todo o Brasil, pelos canais SporTV e Combate.
Com apenas 19 anos, Larissa Pacheco já é apontada como a principal promessa brasileira no MMA feminino. A atleta paraense, que é natural de Marituba, está invicta na carreira, com nove vitórias, sendo quatro por nocaute e cinco por finalização. Já a cearense Liziane Silveira possui apenas duas lutas profissionais, com uma vitória por nocaute e outra por finalização.
No co-evento principal da noite, as revelações Jhonatan Ramos e Rene Pessoa se enfrentam, pela categoria dos pesos-meio-médios (até 77kg). O primeiro está invicto na carreira, com duas vitórias, enquanto o outro possui quatro vitórias e apenas uma derrota. Outro destaque do evento é o paulista Bruno Tavares, que vem de três vitórias consecutivas, uma delas contra o renomado Bruno Frazatto.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Jungle Fight 68
Local: Ginásio do Pacaembu - São Paulo
Data: 05/04/2014
Horário: 20h30m
Peso-galo feminino (até 61kg): Larissa Pacheco x Liziane Silveira - disputa do cinturão
Peso-meio-médio (até 77kg): Jhonatan "Bombeiro" Ramos x Rene "Soldado"
Peso-pena (até 66kg): Bruno Tavares x Rafael Alves
Peso-galo (até 61kg): David "Tata" da Silva x Irwing "King Kong" Machado
Peso-leve (até 70kg): Luiz Henrique "Espinha" x Edson "Cabelo" Camargo
Peso-mosca (até 57kg): Jonathans Silva x Daniel "Pac-Man"

Mulheres são destaque, e todos batem o peso para o Jungle Fight 68

Campeã Larissa Pacheco e Lizianne 'Uga Uga' confirmam duelo de sábado, em São Paulo. Wallid Ismail cancela uma luta e reforça pedido de exames

Por São Paulo
22 comentários
A pesagem do Jungle Fight 68 ocorreu de forma bem tranquila na tarde desta sexta-feira, em um hotel de São Paulo, e todos os atletas bateram o peso de suas respectivas categorias. O destaque principal ficou com as mulheres. Ao contrário da última vez, quando sofreu muito para ficar dentro do limite dos galos (61,2kg) antes de conquistar o cinturão, a campeã Larissa Pacheco usou os gramas de tolerância e nem precisou tirar a blusa para marcar 61,3kg na primeira tentativa. A desafiante ao título, Lizianne "Uga Uga" Silveira, bateu exatamente a mesma coisa. Com elas de protagonistas, esta será a primeira vez que duas mulheres farão a luta principal do Jungle. O evento ocorre a partir das 20h30m deste sábado, no ginásio do Pacaembu, e terá transmissão ao vivo do canal Combate e do SporTV.
Montagem - Larissa Pacheco x Lizianne Uga Uga (Foto: Editoria de Arte)Larissa Pacheco (E) e Lizianne 'Uga Uga' na balança (Fotos: Leonardo Fabri / Jungle Fight)
Já no segundo duelo da programação, Edlaine "Irmã" Godoy e Mariana dos Santos ficaram bem abaixo do limite dos moscas (57kg). A primeira subiu na balança com 53,6kg, enquanto a segunda bateu 55,1kg. E a melhor encarada foi entre os homens, os protagonistas do "co-main event", Jhonatan "Bombeiro" e René Soldado, que fizeram cara feia mas se cumprimentaram cordialmente após a aproximação.
O presidente do Jungle Fight, Wallid Ismail, mostrou muita empolgação por conta dos números de audiência atingidos pela última edição do evento, na semana passada, em Foz do Iguaçu-PR, e fez algumas promessas:
Jungle Fight 68 (Foto: Leonardo Fabri / Jungle Fight)Encarada de Edlaine França e Mariana dos Santos
(Foto: Leonardo Fabri / Jungle Fight)
- Todos os atletas que lutaram em Foz do Iguaçu vão voltar. Se vocês baterem o futebol de novo (em termos de audiência), que nem aconteceu em Foz, vão voltar em algum dos três próximos eventos. Para isso vocês têm que sair na porrada.
A pesagem demorou um pouco mais do que o previsto devido a um atraso dos dois atletas da equipe Bronx's Gold Team, o peso-mosca Daniel "Pac-Man" Lima e o peso-pena Bruno "Beirute" Tavares. O carro em que estavam teria tido problemas na estrada. Mas ambos ficaram dentro do peso.
Luta é cancelada por falta de exames
Wallid também se manifestou a respeito da luta entre os leves Luiz Henrique "Espinha" e Edson "Cabelo" Camargo, que não vai mais acontecer. O duelo saiu do card porque Edson não entregou os exames exigidos pelo Jungle Fight, ao contrário dos outros lutadores. O presidente afirmou que o Jungle segue as comissões atléticas mais importantes do mundo em relação a isso e prometeu a Luiz Henrique uma vaga no card de 3 de maio, previsto para ocorrer em Itu-SP.
Jungle Fight 68 (Foto: Leonardo Fabri / Jungle Fight)Jhonatan 'Bombeiro' e René 'Soldado' farão o co-main event (Foto: Leonardo Fabri / Jungle Fight)
JUNGLE FIGHT 68
05 de abril de 2014, em São Paulo
CARD DO EVENTO
Peso-galo feminino: Larissa Pacheco (61,3kg) x Lizianne "Uga Uga" Silveira (61,3kg)
Peso-meio-médio: Jhonatan "Bombeiro" Ramos (76,8kg) x René "Soldado" Pessoa (76,7kg)
Peso-pena: Bruno "Beirute" Tavares (66,2kg) x Rafael Alves "Rafa Thai" (66kg)
Peso-galo: David "Tatá" da Silva (61,2kg) x Irwing "King Kong" Machado (61kg)
Peso-pena: Antonio "Titan" (65,5kg) x Giovani Nascimento (66,1kg)
Peso-mosca: Edlaine "Irmã" França (53,6kg) x Mariana dos Santos (55,1kg)
Peso-mosca: Jonathans Silva (56,6kg) x Daniel "Pac-Man" Lima (56,3kg)
Pontos de distribuição de ingressos (são gratuitos) - Lojas Ortobom:
Avenida Sumaré, 756 - Perdizes
Avenida Pacaembu, 1849 - Pacaembu
Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 561 - Butantã
Rua João Cachoeira, 695 - Itaim Bibi


ex-BBB Fran estreia como ring girl
do Jungle na 68ª edição do evento

Gaúcha trabalha neste sábado ao lado de Geisa Vitorino e Syllvia Andrade

Por Rio de Janeiro
27 comentários
O Jungle Fight 68 conta neste sábado, em São Paulo, com sete lutas do principal evento de MMA da América Latina. Do lado de fora do cage, porém, uma atração à parte. A participante do Big Brother Brasil 14 Franciele Almeida, ou simplesmente Fran - como ela ficou conhecida no programa -, é uma das ring girls da noite. Ela foi contratada para trabalhar ao lado de Syllvia Andrade e Geisa Vitorino, já tradicionais do evento. Confira as fotos:
Syllvia Andrade, Franciele Almeida e Geisa Vitorino - Jungle Fight (Foto: Fred Pontes / Jungle Fight) Fran entre as ring girls oficiais do Jungle, Syllvya Andrade e Geisa Vitorino (Foto: Fred Pontes/ Jungle Fight)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Syllvia Andrade, Franciele Almeida e Geisa Vitorino - Jungle Fight (Foto: Fred Pontes / Jungle Fight)Syllvia e Geisa 'se encaram' na frente de Fran (Foto: Fred Pontes / Jungle Fight)
Syllvia Andrade, Franciele Almeida e Geisa Vitorino - Jungle Fight (Foto: Fred Pontes / Jungle Fight)Syllvia Andrade, Franciele Almeida e Geisa Vitorino no Jungle Fight 68 (Foto: Fred Pontes / Jungle Fight)

Para Dillashaw, preparo físico é trunfo contra Barão: 'Vou chocar o mundo'

Americano acredita que brasileiro é muito grande para a categoria, o
que seria uma dificuldade para manter o ritmo durante o combate

Por Rio de Janeiro
UFC TJ Dillashaw x Mike Easton MMA (Foto: Getty Images)TJ Dillashaw (dir.) vem de vitória sobre Mike
Easton no Ultimate (Foto: Getty Images)
Renan Barão vai defender pela segunda vez o seu cinturão peso-galo do Ultimate no dia 24 de maio, em Las Vegas (EUA), no duelo principal do UFC 173. Pela frente, o quinto colocado do ranking oficial, TJ Dillashaw. O americano tem um dos melhores retrospectos dentro da categoria, com cinco vitórias e uma derrota nas últimas seis lutas que fez, mas é apontado como azarão. Apesar disso, espera agarrar a oportunidade aproveitando o que considera ser o ponto fraco do brasileiro: o tamanho.
- Eu sempre me impressionei com Barão, antes mesmo de ele ser o campeão. É um lutador muito completo, explosivo. Ele é enorme. É grande para a categoria, mas também acho que isso será sua derrocada. Acho que ele não vai ter fôlego - disse o americano ao site "MMA Fighting".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Outro desafio de TJ Dillashaw é provar que a luta entre ele e Renan Barão merece sim encabeçar um evento de pay-per-view nos Estados Unidos. O número 5 do ranking disse que entende as pessoas criticarem a sua escolha para a atração principal do UFC 173, mas quer aproveitar a oportunidade para fazer com que as pessoas o conheçam melhor.
- Eu realmente entendo (as críticas). Eu nem sequer participei de um card principal de um evento de pay-per-view e agora eu sou o evento principal. Eu entendo que as pessoas estejam reclamando, mas vou mostrar elas estão errados. Vou surpreender Barão e chocar o mundo. Então, tudo vai mudar.
TJ Dillashaw não era a primeira opção do UFC para a luta contra Renan Barão. O escolhido seria Raphael Assunção, exatamente o último algoz do americano, mas o brasileiro está se recuperando de uma lesão nas costelas e não teria tempo suficiente para se recuperar.

UFC 173
24 de maio de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: Renan Barão x TJ Dillashaw
Peso-pesado: Junior Cigano x Stipe Miocic
Peso-meio-médio: Robbie Lawler x Jake Ellenberger
Peso-galo: Takeya Mizugaki x Francisco Rivera
Peso-leve: Tony Ferguson x Katsunori Kikuno
Peso-leve: Jamie Varner x James Krause
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Michael Chiesa x Francisco Massaranduba
Peso-galo: Chris Holdsworth x Chico Camus
Peso-leve: Al Iaquinta x Mitch Clarke
Peso-leve: Anthony Njokuani x Vinc Pichel
Peso-pena: Sam Sicilia x Doo Ho Choi
Peso-meio-médio: Danny Mitchell x Li Jiangliang

Vettel afirma que RBR não conseguiu resolver problemas da RB10 a tempo

Ricciardo empolga, crava o terceiro melhor tempo, mas perde dez posições em razão de punição na Malásia; australiano promete agressividade: 'Faremos o que pudermos'

Por Sakhir, Bahrein
Sebastian Vettel no treino classificatório do GP do Bahrein de 2014 (Foto: Getty Images)Sebastian Vettel no treino classificatório do GP do Bahrein de 2014 (Foto: Getty Images)
Após uma pré-temporada decepcionante, marcada por diversos problemas mecânicos, Sebastian Vettel esboçou na prova da Malásia, no último domingo, sinais de reação ao terminar a prova em terceiro. Contudo, os fantasmas do início do ano voltaram a assombrar o alemão e a RBR. Entre o Q1 e o Q2 do treino deste sábado, o tetracampeão começou a ter problemas na redução de marchas da sua RB10. Como a equipe não conseguiu consertar o carro a tempo, a volta rápida do atual campeão foi prejudicada, com o piloto ficando fora do Q3.

- Tivemos problemas com as trocas de marcha. Entre o Q1 e Q2, algo deu errado e não conseguimos consertar a tempo, então, minha volta foi comprometida. É difícil afirmar o quanto, mas com certeza atrapalhou. O comportamento do carro estava longe do esperado, longe do que eu queria que fosse. Não sou fã de ficar acusando problemas em particular, mas se não tivesse acontecido, eu teria provavelmente passado para o Q3. Não foi o tipo de treino que desejava – lamentou.
Nico Rosberg, Lewis Hamilton e  Daniel Ricciardo  treino F1 GP Bahrein (Foto: Reuters)Nico Rosberg, Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo no classificatório do GP do Bahrein (Foto: Reuters)
Já o seu companheiro, o australiano Daniel Ricciardo, continua vivendo uma maré de azar. Tudo começou no GP da Austrália, quando terminou em segundo, mas foi desclassificado. No GP da Malásia, o piloto vinha bem, em quarto, mas um erro da equipe nos boxes lhe custou a corrida, além de uma punição de dez posições no grid do Bahrein. No treino deste sábado, o piloto voltou a brilhar e virou o terceiro melhor tempo, mas por causa da penalização em Sepang, largará da 13º posição no circuito de Sakhir. Sem perder o sorriso no rosto, o australiano se mostrou pé no chão e disse que não é hora de ser conservador. Ricciardo acredita que o momento é de ir para cima e tentar conquistar os primeiros pontos.
- Eu adoraria despontar e conquistar um pódio, mas, realisticamente, precisamos primeiro conquistar pontos. Minha temporada começou bem, mas não tenho nenhum ponto para comprovar a tese. Ao dizer isso, não creio que devemos ser conservadores. Precisamos ir para cima, pois estamos fora da posição ideal. Faremos tudo o que pudermos. Se tiver uma oportunidade, agarrarei para conquistar pontos - disse otimista.
A dupla da RBR retorna à pista neste domingo, com Vettel em 10º e Ricciardo em 13º, no GP do Bahrein, no circuito de Sakhir, às 12h (Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo e Tempo Real do GloboEsporte.com.

INFO - Horários GP do Bahrein (Foto: Editoria de arte)

INFO - Circuito GP do Bahrein (Foto: Editoria de arte)

Presidente da CBF dá de ombros para liminar da Lusa: 'Tabela será cumprida'

José Maria Marin esteve neste sábado na eleição do Conselho Deliberativo do São Paulo e falou sobre a ação da Portuguesa contra a CBF na Justiça comum

Por São Paulo
1036 comentários
José Maria Marin e Juvenal entrevista (Foto: Felipe Zito)José Maria Marin fala sobre o caso da Portuguesa
(Foto: Felipe Zito)
Nesta semana, a Portuguesa entrou com recurso na Justiça comum e conseguiu liminar que obriga a CBF a recolocar o clube na Série A do Campeonato Brasileiro de 2014 - a Lusa foi rebaixada pelo STJD no ano passado pela escalação irregular no meia Héverton. Neste sábado, pela primeira vez, o presidente da CBF, José Maria Marin, falou sobre o caso.
- Nós confiamos no nosso departamento jurídico. Eu estou tranquilo. A tabela será cumprida - declarou Marin, após votação na eleição do Conselho Deliberativo do São Paulo.
Sócio do clube tricolor, o presidente da CBF votou na chapa da situação e fez muito elogios ao atual presidente do clube, Juvenal Juvêncio. Sobre o fato de Lusa ter entrado na Justiça comum contra a CBF, Marin não se prolongou muito. Fez como sempre, desde o início, mostrando confiança no departamento jurídico da entidade.
A liminar concedida à Portuguesa diz que a CBF tem de colocar o clube do Canindé na Série A, caso contrário receberá multa diária de R$ 500 mil a partir do começo do Brasileirão.

Herdeiros de ouro: aos 15 anos, filho de Piquet vence na estreia como piloto

Após triunfo do neto de Fittipaldi na Fórmula Renault britânica, Pedro leva corrida da Fórmula 3 Brasil e deixa pai orgulhoso: 'Estava bem mais rápido que os outros'

Por Viamão, RS
Comente agora
Nelson Piquet e Pedro Piquet Fórmula 3 (Foto: Bruno Terena)Nelson Piquet se orgulha com vitória do filho Pedro na Fórmula 3 Brasil (Foto: Bruno Terena)
O pai Nelson Piquet acompanhava todos os passos de Pedro. Aos 15 anos, o filho ainda nem pode tirar carteira de habilitação nacional, o que não o impediu de estrear como piloto neste sábado, e com vitória na Fórmula 3 Brasil, na etapa de abertura em Tarumã. Depois de largar na pole position, o garoto deixou o motor apagar na largada e caiu para a última colocação, mas mostrou talento para se recuperar e levar a prova. O clã, que também conta com Nelsinho Piquet, tem um futuro promissor na velocidade.
Este tem sido um fim de semana especial para sobrenomes famosos do automobilismo brasileiro. Horas antes da vitória de Pedro Piquet, Pietro Fittipaldi honrou a tradição familiar e venceu em sua estreia na Fórmula Renault britânica - ele é neto do bicampeão da Fórmula 1 Emerson Fittipaldi. Tricampeão da F-1, Nelson Piquet se mostrou orgulhoso com o desempenho de Pedro.
- É a primeira corrida dele. Ainda está aprendendo. Ele fez alguns treinos antes dessa prova e conseguiu acertar o carro bem. Ele errou na largada por que é tudo novidade. Recuperou, chegou perto do pessoal e conseguiu vencer. Realmente ele estava bem mais rápido que os outros - disse Nelson Piquet.
Pedro Piquet Fórmula 3 (Foto: Bruno Terena)Aos 15 anos, Pedro Piquet comemora vitória na estreia como piloto (Foto: Bruno Terena)
Pedro já havia dado provas de que herdou o talento para a velocidade com o pai e o irmã ao conquistar a pole position. Ele se mostrou empolgado com a vitória na estreia, apesar do erro na largada.
Pedro Piquet Fórmula 3 (Foto: Bruno Terena)Pedro Piquet erra na largada, mas se recupera e leva corrida em Tarumã (Foto: Bruno Terena)
- Nunca larguei num F-3. Essa foi minha primeira vez. Então sempre existe essa angustia de acertar, mas acabei soltando a embreagem um pouco cedo, o carro patinou e apagou. A entrada do safety car me ajudou muito. Acho que eu não conseguiria tirar toda a diferença sem a bandeira amarela - disse Pedro, lembrando que a corrida foi interrompida após seu incidente no início da prova.
O argentino Bruno Etman ficou na segunda colocação, e Artur Fortunato completou o pódio. Os pilotos voltam à pista de Tarumã neste domingo. A largada está agendada para as 10h25m.
Pedro Piquet (Foto: Bruno Terena/Vicar)Pedro Piquet faz festa no pódio da Fórmula 3 Brasil (Foto: Bruno Terena/Vicar)
Resultado da corrida
1. Pedro Piquet - 28 voltas em 31min54s424
2. Bruno Etman - a 5.555
3. Artur Fortunato - a 6.137
4. Vitor Baptista - a 6.987
5. Raphael Raucci - a 7.555
6. Leonardo de Souza - a 14.279
7. Matheus Leist - a 22.978
8. Alexandre Doretto - a 29.781
Não completaram 75% da corrida
9. Lukas Moraes - a 10 voltas
10. Matheus Iorio - a 14 voltas
11. Francisco Alfaya - a 22 voltas
12. Gabriel Kenji - a 24 voltas
13. Victor Miranda - a 25 voltas

Massa admite erro no Q3, mas mostra confiança para GP: 'Estamos na briga'

Piloto brasileiro não encaixa boa volta na superpole, mas destaca bom rendimento da Williams no circuito do Bahrein: 'Parecemos competitivos e isso é bom de ver'

Por Sakhir, Bahrein
Comente agora
Após a polêmica no GP da Malásia com as equivocadas ordens de equipe da Williams, a disputa entre Felipe Massa e Valtteri Bottas é uma das atrações do fim de semana no GP do Bahrein. E no treino classificatório deste sábado, o brasileiro acabou sendo superado pela primeira vez no ano pelo finlandês. Massa anotou o oitavo tempo (1m34s511) e o finlandês o quarto (1m34s051). Porém, ambos ganham uma posição em razão da punição que Daniel Ricciardo (RBR) carrega do GP da Malásia, e sobem, respectivamente, para sétimo e terceiro.
Depois de empatar com Bottas no Q2, Massa admitiu que alguns erros em sua última tentativa de volta rápida custaram segundos e posições preciosas para o grid de largada da corrida.
- Não foi uma classificação muito fácil. Cometi alguns erros na minha volta no Q3 e perdi algum tempo. Eu realmente poderia ter sido mais rápido – reconheceu o piloto.
Felipe Massa no treino classificatório para o GP do Bahrein (Foto: Getty Images)Felipe Massa no treino classificatório para o GP do Bahrein (Foto: Getty Images)

Mas os erros não abalaram o piloto brasileiro. Mais rápido no circuito do Bahrein durante os testes de pré-temporada da Fórmula 1 no início do ano, Massa aposta no bom rendimento do FW36 na pista asiática para sair da prova com um bom resultado.
- Começaremos em sétimo amanhã em razão da punição a Ricciardo. É uma corrida longa e muita coisa pode acontecer.  Parecemos competitivos e isso é bom de ver. Estamos na briga – disse o brasileiro.

O GP do Bahrein, válido pela 3ª etapa da temporada, será transmitido ao vivo a partir de meio-dia (horário de Brasília) deste domingo na TV Globo. O Globo Esporte.com acompanha em Tempo Real.

Guardiola evita 'choro' após fim
de invencibilidade: 'Isso é futebol'

Treinador diz que Augsburg mereceu a vitória, mas atacante Müller lamenta fim de sequência de 53 rodadas sem derrotas no Campeonato Alemão: 'Doeu um pouco'

Por Augsburg, Alemanha
O Bayern de Munique perdeu para o Augsburg por 1 a 0 neste sábado e encerrou uma invencibilidade que durou 53 rodadas no Campeonato Alemão - a última derrota havia sido imposta pelo Bayer Leverkusen em outubro de 2012. O técnico Pep Guardiola aceitou o peso do resultado e não quis inventar desculpas, reconhecendo que o rival mereceu dar fim à sequência dos bávaros.
- Não há do que reclamar. Perdemos porque o adversário foi um pouco melhor do que nós. Isso é futebol, você não pode vencer sempre. Cedo ou tarde, uma derrota aconteceria - disse após a partida.
Guardiola Bayern de Muniquex Augsburg (Foto: AFP)Guardiola preocupado durante a derrota do Bayern de Munique para o Augsburg: (Foto: AFP)
O atacante Müller vivenciou a derrota de forma diferente e admitiu que o revés foi doloroso.
- Doeu um pouco porque nós queríamos manter a sequência. O fato é que não é fácil jogar em Augsburg. Mas o plano não era ir para casa com uma derrota.

Homônimo de Wilker, jovem faz gol pelo Avaí no dia do adeus ao ator

Atacante do Leão, de 19 anos, faz o segundo no empate entre Avaí e Marcílio Dias por 2 a 2, o seu primeiro tento da carreira. Garoto já enfrentou problemas no coração

Por Florianópolis
7 comentários
Em um sábado em que o nome dele foi tão falado, por conta do falecimento do ator José Wilker, o atacante do Avaí, homônimo do ator, prestou uma "homenagem" à altura e chamou a atenção no empate em 2 a 2, diante do Marcílio Dias. No duelo diante do time de Itajaí, o atacante de 19 anos fez a sua segunda partida pelo Leão e deixou a sua marca no hexagonal, o primeiro gol na carreira. (Confira o gol de Wilker no vídeo ao lado)

Jogador formado pelo Cruzeiro, Wilker Guimarães Cruz está no Avaí há apenas seis meses. No clube mineiro o garoto teve um problema de coração identificado, passou por cirurgia e ficou um período sem poder atuar. Por uma triste coincidência, o ator faleceu justamente por conta de uma parada cardíaca, neste sábado.

Recuperado e em boa forma física, o jogador fez a diferença no Leão neste sábado. Em uma partida complicada, em que o Avaí perdia por 2 a 0, o técnico Pingo resolveu sacar o volante Tinga e colocar o menino em campo ao lado de Héber no ataque avaiano.
Assim, o Leão da Ilha de Florianópolis alterou o cenário da partida e conseguiu o empate. O primeiro gol, marcado por Héber, o jovem não teve participação direta. Porém, no segundo, Wilker emendou um belo chute da entrada da área para empatar. Além disso, com a sua velocidade e habilidade, deu trabalho para a defesa do Marcílio Dias. Tímido com os holofotes, Wilker se diz feliz com as oportunidades no Avaí.

- Eu estou firme e forte agora. Eu tive um problema no coração na época do Cruzeiro, tive de operar, mas deu tudo certo, estou aqui firme e forte. Estou muito feliz aqui, cheguei há seis meses no Leão, foi o Raúl Cabral quem me trouxe - disse, à Rádio CBN/Diário, Wilker.
O jovem deve ser aproveitado no Avaí na próxima rodada, a última do Leão no Catarinense. Diante da Chapecoense, o técnico Pingo deve escalar uma equipe reserva, no estádio Índio Condá.
Aos 66 anos, o ator José Wilker morreu na madrugada deste sábado, no Rio de Janeiro, após sofrer infarto fulminante. Ele ficou conhecido por trabalhos marcantes em novelas como "Roque Santeiro", em que interpretou o personagem-título, e filmes como "Bye bye Brasil" e "Dona Flor e seus dois maridos". O velório do ator está previsto para começar às 23h30m deste sábado, de acordo com a liberação do corpo, e seguirá até as 15h de domingo, aberto ao público. A cremação será no Memorial do Carmo, no Caju, às 18h.
Héber Wilker avaí (Foto: Jamira Furlani / Avaí F.C)Wilker (à direita) comemora segundo gol do Leão com Héber (à esquerda) (Foto: Jamira Furlani / Avaí F.C)

'Musa' no muay thai, brasileira viaja em busca do terceiro título mundial

Tainara Lisboa embarcou na última segunda-feira, rumo à Tailândia, onde luta por mais um cinturão. Santista fala sobre a trajetória no esporte e da vida em família

Por Santos, SP
Tainara Lisboa (Foto: Tainara Lisboa / Arquivo pessoal)Bela e batalhadora, santista Tainara Lisboa busca o terceiro título mundial (Foto: Arquivo pessoal)
"Amor à primeira vista". É assim que a campeã mundial de muay thai, Tainara Lisboa, de 23 anos, define sua identificação com o esporte em que a atleta da Thai Center/Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) é a número um do planeta. Na última segunda-feira, a santista embarcou para a Tailândia atrás do terceiro título mundial, de 23 a 26 deste mês.
- Meus dois títulos mundiais foram conquistados na Tailândia, o primeiro em 2009, e o segundo no ano passado. Agora luto pelo cinturão do WBC (Conselho Mundial de Muay Thai) A preparação está a todo vapor. A diferença de fuso horário é enorme, e por conta disso, viajamos mais cedo. Não conheço a minha oponente, mas eu estou preparada para enfrentar seja quem for - afirma.
No esporte desde os 13 anos, Tainara preferiu não seguir os passos do pai, triatleta. Ela queria lutar.
 - Comentei com meu pai que gostaria de fazer um esporte focado em lutas. Ele me levou para conhecer a Thai Center (academia onde treina), e passei a acompanhar os treinos. Quando vi o Sandro (treinador) e aqueles marmanjos "chorando" no limite, pensei: 'Preciso passar por isso e sentir essa sensação' - conta.
O começo não foi fácil. Única garota a treinar na academia na época, Tainara sofreu preconceito tanto dentro como fora dos ringues. As adversidades, porém, ajudaram-na a crescer no esporte.
- No começo, não só eu como o meu treinador sofremos preconceitos. Muitos questionavam por que ele treinava uma mulher e onde isso ia dar. Ele absorveu essas criticas, transformou em trabalho. E o resultado esta aí. Sou duas vezes campeã mundial. Dou palestras sobre muay thai para muitas mulheres no estado de São Paulo. Estou orgulhosa não só pelas minhas conquistas no ringue, mas por saber que abri portas para outras mulheres - lembra.
Por conta das viagens e do número grande de compromissos, Tainara não pôde dar sequência aos estudos. Mas ela não se arrepende e valoriza o conhecimento que adquiriu no muay thai.
- Entendo que o esporte é a minha faculdade, vivo intensamente para ele. A modalidade teve uma boa evolução de um ano para cá. Muitos competidores e donos de academias brigam para o esporte ser divulgado e praticado da maneira correta - diz, destacando Santos como uma das forças do muay thai no Brasil.
- As pessoas estão buscando muito as academias de muay thai, principalmente, em Santos, que hoje em dia pode ser considerada a Bangkok do Brasil. A cidade é uma das pioneiras em abrir o canal para os atletas conhecerem o berço do esporte, a Tailândia. Muitos lutadores da região têm viajado para lá - conta.
Tainara Lisboa (Foto: Antonio Marcos)Tainara luta há quase dez anos. Hoje, consegue viver apenas do muay thai (Foto: Antonio Marcos)

VAIDADE

Tainara não esconde que fora dos períodos de treinos e lutas, é bastante vaidosa. Mesmo em meio às lutas, a santista garante: sempre há tempo para cuidar do visual.
Tainara Lisboa (Foto: Arquivo Pessoal)Entre uma luta e outra, Tainara aproveita para cuidar do visual (Foto: Arquivo Pessoal)
- Acho que a mulher sempre carrega uma escovinha na bolsa, uma xuxinha colorida, blusinha rosa, entre outras coisas. Nós (mulheres) sempre levamos algo para deixar o ambiente mais feminino, pois a presença feminina é cada vez mais constante nos campeonatos - conta.
- É óbvio que na hora de treinar e lutar as coisas devem ser levadas à sério, mas, depois, eu passo no salão para cuidar da beleza (risos) - completa.
Apesar da beleza, Tainara é solteira. Ela diz que o fato de lutar muay thai não espanta os possíveis pretendentes, mas admite: traz responsabilidades aos que desejam concorrer por seu coração.
- Acho que existe um certo respeito, até mesmo pela minha postura séria, mas depois que me conhece de verdade, acaba enxergando uma pessoa meiga e carinhosa. É claro que não pode bobear, porque aí é problema (risos).
UFC À VISTA?

Com dois títulos mundiais e uma carreira consolidada no muay thai, Tainara já estuda até mudar para o MMA. Tanto que um eventual confronto com a campeã do UFC, Ronda Rousey, que está em sua categoria, deixa a santista animada.
- Eu e meu treinador já conversamos sobre isso (mudar para o MMA). No momento esse não é o foco. Um confronto contra a Ronda seria muito interessante, mas não é simples como parece. A parte em pé para o MMA é muito diferente do muay thai, fora que teria que aprender a lutar no solo, mas seria muito bom colocar duas campeãs mundiais frente a frente. Uma grande luta. Mas, quem sabe no futuro? - conclui.
Tainara Lisboa (Foto: Arquivo Pessoal)Consolidada no muay thai, Tainara não descarta eventual mudança para o MMA (Foto: Arquivo Pessoal)

Mulheres são destaque, e todos batem o peso para o Jungle Fight 68

Campeã Larissa Pacheco e Lizianne 'Uga Uga' confirmam duelo de sábado, em São Paulo. Wallid Ismail cancela uma luta e reforça pedido de exames

Por São Paulo
10 comentários
A pesagem do Jungle Fight 68 ocorreu de forma bem tranquila na tarde desta sexta-feira, em um hotel de São Paulo, e todos os atletas bateram o peso de suas respectivas categorias. O destaque principal ficou com as mulheres. Ao contrário da última vez, quando sofreu muito para ficar dentro do limite dos galos (61,2kg) antes de conquistar o cinturão, a campeã Larissa Pacheco usou os gramas de tolerância e nem precisou tirar a blusa para marcar 61,3kg na primeira tentativa. A desafiante ao título, Lizianne "Uga Uga" Silveira, bateu exatamente a mesma coisa. Com elas de protagonistas, esta será a primeira vez que duas mulheres farão a luta principal do Jungle. O evento ocorre a partir das 20h30m deste sábado, no ginásio do Pacaembu, e terá transmissão ao vivo do canal Combate e do SporTV.
Montagem - Larissa Pacheco x Lizianne Uga Uga (Foto: Editoria de Arte)Larissa Pacheco (E) e Lizianne 'Uga Uga' na balança (Fotos: Leonardo Fabri / Jungle Fight)
Já no segundo duelo da programação, Edlaine "Irmã" Godoy e Mariana dos Santos ficaram bem abaixo do limite dos moscas (57kg). A primeira subiu na balança com 53,6kg, enquanto a segunda bateu 55,1kg. E a melhor encarada foi entre os homens, os protagonistas do "co-main event", Jhonatan "Bombeiro" e René Soldado, que fizeram cara feia mas se cumprimentaram cordialmente após a aproximação.
O presidente do Jungle Fight, Wallid Ismail, mostrou muita empolgação por conta dos números de audiência atingidos pela última edição do evento, na semana passada, em Foz do Iguaçu-PR, e fez algumas promessas:
Jungle Fight 68 (Foto: Leonardo Fabri / Jungle Fight)Encarada de Edlaine França e Mariana dos Santos
(Foto: Leonardo Fabri / Jungle Fight)
- Todos os atletas que lutaram em Foz do Iguaçu vão voltar. Se vocês baterem o futebol de novo (em termos de audiência), que nem aconteceu em Foz, vão voltar em algum dos três próximos eventos. Para isso vocês têm que sair na porrada.
A pesagem demorou um pouco mais do que o previsto devido a um atraso dos dois atletas da equipe Bronx's Gold Team, o peso-mosca Daniel "Pac-Man" Lima e o peso-pena Bruno "Beirute" Tavares. O carro em que estavam teria tido problemas na estrada. Mas ambos ficaram dentro do peso.
Luta é cancelada por falta de exames
Wallid também se manifestou a respeito da luta entre os leves Luiz Henrique "Espinha" e Edson "Cabelo" Camargo, que não vai mais acontecer. O duelo saiu do card porque Edson não entregou os exames exigidos pelo Jungle Fight, ao contrário dos outros lutadores. O presidente afirmou que o Jungle segue as comissões atléticas mais importantes do mundo em relação a isso e prometeu a Luiz Henrique uma vaga no card de 3 de maio, previsto para ocorrer em Itu-SP.
Jungle Fight 68 (Foto: Leonardo Fabri / Jungle Fight)Jhonatan 'Bombeiro' e René 'Soldado' farão o co-main event (Foto: Leonardo Fabri / Jungle Fight)
JUNGLE FIGHT 68
05 de abril de 2014, em São Paulo
CARD DO EVENTO
Peso-galo feminino: Larissa Pacheco (61,3kg) x Lizianne "Uga Uga" Silveira (61,3kg)
Peso-meio-médio: Jhonatan "Bombeiro" Ramos (76,8kg) x René "Soldado" Pessoa (76,7kg)
Peso-pena: Bruno "Beirute" Tavares (66,2kg) x Rafael Alves "Rafa Thai" (66kg)
Peso-galo: David "Tatá" da Silva (61,2kg) x Irwing "King Kong" Machado (61kg)
Peso-pena: Antonio "Titan" (65,5kg) x Giovani Nascimento (66,1kg)
Peso-mosca: Edlaine "Irmã" França (53,6kg) x Mariana dos Santos (55,1kg)
Peso-mosca: Jonathans Silva (56,6kg) x Daniel "Pac-Man" Lima (56,3kg)
Pontos de distribuição de ingressos (são gratuitos) - Lojas Ortobom:
Avenida Sumaré, 756 - Perdizes
Avenida Pacaembu, 1849 - Pacaembu
Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 561 - Butantã
Rua João Cachoeira, 695 - Itaim Bibi

Amanda Nunes troca de card e agora encara Sarah Kaufman no Canadá

Brasileira, que enfrentaria americana Alexis Dufresne no dia 19 de abril,
em Orlando, vai pegar canadense na casa da adversária três dias antes

Por Rio de Janeiro
20 comentários
A brasileira Amanda Nunes teve antecipada sua próxima luta no UFC em três dias, com nova adversária. A atleta da MMA Masters, que enfrentaria a estreante americana Alexis Dufresne no card preliminar do "UFC: Werdum x Browne", em Orlando (EUA), dia 19 de abril, agora terá pela frente a canadense Sarah Kaufman no card principal do "TUF Nations Finale", dia 16, em Quebec (Canadá). A mudança de planos do Ultimate ocorreu após a lesão de Shayna Baszler, que enfrentaria Kaufman no Canadá. Dufresne também fica fora do card de Orlando. Coincidentemente, ela machucou as costelas e não poderá lutar. As informações foram confirmadas pelo Combate.com com fontes próximas à organização.
Amanda Nunes vitória luta UFC (Foto: Getty Images)Amanda Nunes venceu Germainde de Randamie em sua última luta (Foto: Getty Images)
Aos 25 anos, Amanda Nunes tem um cartel de nove vitórias e três derrotas. Ela fez duas lutas no UFC e venceu ambas por nocaute técnico, contra Sheila Gaff e Germaine de Randamie. Já Sarah Kaufman, de 28 anos, tem 16 triunfos e dois reveses na carreira. A canadense estreou no UFC com derrota por decisão dividida dos jurados para Jessica Eye, mas o resultado foi alterado para "sem decisão" após a rival ter sido flagrada no teste antidoping para uso de maconha.
TUF Nations: Canadá x Austrália Finale
16 de abril de 2014, em Quebec (CAN)
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Michael Bisping x Tim Kennedy
Final dos pesos-médios do TUF Nations
Final dos pesos-meio-médios do TUF Nations
Peso-meio-médio: Patrick Côté x Kyle Noke
Peso-galo: Sarah Kaufman x Amanda Nunes
Peso-leve: Mark Bocek x Evan Dunham
Peso-leve: KJ Noons x Sam Stout
Peso-galo: Mitch Gagnon x Tim Gorman
Peso-galo: Erik Perez x Alex Caceres
Peso-galo: George Roop x Dustin Kimura
Peso-pena: Dustin Poirier x Akira Corasani
Peso-meio-pesado: Ryan Jimmo x Sean O'Connell

Carano não descarta retorno ao MMA e revela que vai se reunir com Dana

Ex-campeã do Strikeforce não luta há cinco anos, mas afirma que nunca soube se teria chance de voltar a lutar: “Agora é o momento”

Por Las Vegas, EUA
42 comentários
Ronda Rousey e Gina Carano (Foto: Editoria de Arte)Carano pode fazer o tão esperado duelo com Ronda
(Foto: Editoria de Arte)
Os rumores de uma possível luta entre Ronda Rousey e Gina Carano ganharam ainda mais força nesta quinta-feira. Em entrevista ao programa de TV americano “The Arsenio Hall Show”, Carano afirmou que ainda está considerando lutar no UFC e que vai se reunir com Dana White, presidente da organização, na próxima semana para discutir o seu futuro.
- Eu amo (lutar). É algo que eu posso fazer e que faz com que todo o resto desapareça. Eu sonho com isso. Eu só nunca soube se teria um dia a oportunidade de voltar a lutar. Então, ou eu vou fazer isso agora ou vou me aposentar e dizer que nunca mais vou lutar. Agora é o momento. - disse.
Aos 31 anos de idade, Gina foi uma das pioneiras do MMA feminino e, apesar de ter tido uma carreira relativamente curta no esporte - foram três anos e oito lutas na modalidade -, se tornou rapidamente uma referência tanto pela qualidade técnica quanto pela beleza. A musa não pisa no octógono desde de que perdeu o cinturão do Strikeforce para Cris Cyborg, em agosto de 2009. Desde então ela passou a investir em sua carreira no cinema e estrelou filmes como “Haywire” e “Velozes e Furiosos 6”. O filme mais recente protagonizado por ela, “In The Blood”, estreia nesta sexta-feira nos cinemas dos EUA.
Os boatos sobre um possível retorno de Gina ao MMA começaram a surgir depois que o comentarista do Ultimate, Joe Rogan, declarou a um programa de rádio que a organização estaria planejando um grande anúncio para a divisão feminina. Logo especulou-se que o tal anúncio seria o duelo entre Gina e a campeã peso-galo do UFC, Ronda Rousey. Na época,  o presidente do Ultimate, Dana White, negou a informação, mas com Ronda fazendo campanha pelo duelo e com Carano se mostrando receptiva a conversar sobre o assunto, só mesmo aguardando as cenas dos próximos capítulos para saber se Gina se aposentará de vez ou se voltará a se arriscar dentro do octógono mais famoso do mundo.

Francimar Bodão enfrenta Patrick Cummins no UFC de Albuquerque

Meio-pesado brasileiro tenta se recuperar da derrota por unanimidade para o holandês Hans Stringer no UFC Natal, realizado no mês de março

Por Rio de Janeiro
O UFC anunciou nesta sexta-feira mais uma luta do card do UFC que acontecerá na cidade de Albuquerque, nos EUA, dia 7 de junho. O meio-pesado Francimar Bodão encarará o americano Patrick Cummins, provavelmente pelo card preliminar do evento.
Francimar Bodão x Patrick Cummins  (Foto: Editoria de Arte)Francimar Bodão e Patrick Cummins se encaram no UFC em Albuquerque, dia 7 de junho (Foto: Editoria de Arte)
Cummins fará sua segunda luta pelo UFC. Sua estreia foi com derrota em apenas 1m19s para o compatriota Daniel Cormier, no co-evento principal do UFC 170. O americano soma cinco lutas no MMA, com quatro vitórias e uma derrota.
Mais experiente no MMA, Bodão tem 16 vitórias e cinco derrotas na carreira, e no UFC fez duas lutas, estreando com vitória sobre Ednaldo Lula no UFC 163, e sendo derrotado em sua luta seguinte, contra o holandês Hans Stringer no UFC Natal, em março de 2014.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
UFC: Henderson x Khabilov
7 de junho de 2014, em Albuquerque (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-leve: Ben Henderson x Rustam Khabilov
Peso-leve: Diego Sanchez x Ross Pearson
Peso-mosca: John Dodson x John Moraga
Peso-meio-médio: Lance Benoist x Bobby Voelker
Peso-galo: Sergio Pettis x Yaotzin Meza
Peso-leve: Yves Edwards x Piotr Hallman
Peso-meio-pesado: Francimar Bodão x Patrick Cummins

Com preparação física dedicada, Patolino vê evolução no Ultimate

Finalista do TUF Brasil 2 faz trabalho com médico, preparador e
fisioterapeuta para acabar com críticas sobre gás e comemora resultados

Por Rio de Janeiro
16 comentários
William Patolino foi a maior sensação da segunda temporada do The Ultimate Fighter Brasil, mas, depois de perder a final do torneio para Léo Santos, em junho do ano passado, ouviu críticas de que havia cansado, "morrido no gás" na luta. Seis meses depois, o lutador fluminense estava de volta ao octógono do UFC, contra o americano Bobby Voelker, e mostrou outra disposição: dominou o adversário por três rounds, mantendo praticamente o mesmo ritmo de luta a caminho de uma vitória por decisão unânime dos juízes.
A evolução se deve à adoção de um trabalho mais dedicado e profissional na preparação do atleta para os combates. Patolino passou a fazer acompanhamento ortomolecular e suplementação diretamente com o Dr. Hélio Ventura, que já trabalhava com seu algoz, Léo Santos, e campeões e ex-campeões do UFC como José Aldo, Renan Barão e Junior Cigano. A este trabalho, incorporou a preparação física com seu companheiro de equipe Raphael Campos e o trabalho de prevenção de lesões com o fisioterapeuta Eduardo Monnerat. O grupo está mantido para o camp visando o UFC: Brown x Silva, em 10 de maio, em Cincinnati. William Patolino enfrenta Neil Magny no card principal.
MMA William Patolino treino (Foto: Adriano Albuquerque)William Patolino em treino na Pejor (Foto: Adriano Albuquerque)
- Hoje em dia, o atleta de alta performance tem que ter uma pirâmide: a preparação física, a suplementação e a fisioterapia, porque o atleta sempre tem lesão e precisa fazer a manutenção. Vi essa necessidade no Patolino; lutando no UFC, ele precisa disso de uma forma padrão, e agora ele faz esse trabalho com muita assiduidade, o que faz uma enorme diferença - contou seu técnico principal, Pedro Silveira.
Foi Silveira, que trabalha com o Dr. Ventura desde que tinha 16 anos de idade, quem levou Patolino ao médico, que já dava orientações à distância, mas passou a acompanhar o peso-meio-médio diretamente em setembro. Segundo Ventura, o processo de perda de peso influencia bastante no desempenho do lutador no dia da luta.
- O objetivo sempre é performance e adequação à categoria de peso com a melhor composição corporal possível (baixo percentual de gordura). Sempre colocamos nossos atletas com um peso basal superior ao da categoria para que, através de técnicas de desidratação e reidratação, possamos colocá-los mais "fortes" que os seus adversários. O quanto perder e recuperar depende muito do atleta, ainda estamos pegando muito leve com o Patolino - disse Ventura ao Combate.com, por e-mail.
Estava muito tranquilo com meu peso e isso me ajudou bastante. Nas outras lutas passadas, eu chegava na semana da luta com 80kg ou 83kg. Batia o peso tranquilo, mas não tanto
quanto desta vez"
Patolino, sobre luta contra Voelker
Põe leve nisso. Ao chegar em Las Vegas, cinco dias antes da luta, Patolino já estava dentro dos limites de sua categoria. O combate aconteceu na semana de Natal, e o peso-meio-médio pôde desfrutar da ceia promovida pelo UFC à vontade, enquanto outros colegas sofriam para bater o peso.
- Na quarta-feira, eu estava pesando 76kg. Teve ceia de Natal e eu comi frango com macarrão. Na quinta-feira, subi à balança na pré-pesagem e estava pesando 76,5kg, e na sexta, dia da pesagem oficial, estava pesando 76,8kg. Estava muito tranquilo com meu peso e isso me ajudou bastante. Nas outras lutas passadas, eu chegava na semana da luta com 80kg ou 83kg. Batia o peso tranquilo, mas não tanto quanto desta vez. No dia da pesagem, estava um quilo acima do peso. Desta vez, estava abaixo, mas me senti bem mais forte e confiante - relembra o lutador.
Que ele não se acostume muito com toda essa tranquilidade, porém: Ventura e Silveira admitem que, para o futuro, o objetivo é chegar mais forte - leia-se: com mais peso para perder na semana da luta e recuperar para o combate.
- Ele é um atleta muito novo, só tem 22 anos. À medida que ele for crescendo no evento, a gente vai ter grandes oponentes, que vão chegar muito fortes, com mínimo por cento de gordura, então vamos ter que trabalhar com suplementação, mas mediante ao tempo, as coisas vão acontecendo, vamos sentir a necessidade de deixá-lo mais rápido, mais leve, mais veloz - explicou Silveira.
Dupla evita crise
O Dr. Hélio Ventura dita o planejamento da preparação de William Patolino: a cada semana, ele tem uma meta de peso e deve fazer uma alimentação específica. O trabalho do preparador físico Raphael Campos e do fisioterapeuta Eduardo Monnerat segue essa linha e tenta manter o lutador "na ponta dos cascos" durante todo o processo. Durante o camp de treinos, Campos faz uma periodização: aos poucos, passa da musculação simples para o trabalho específico com movimentos, tanto no levantamento de peso quanto no exercício funcional, que sejam mais "reais" para a luta. Esses movimentos ajudam na prevenção de lesões feita por Monnerat, que troca informações diariamente com Campos sobre como o peso-meio-médio está se comportando.
Na preparação para o combate contra Voelker, uma situação que poderia forçar o cancelamento da luta exigiu o trabalho em equipe dos dois: a cerca de três semanas do evento, Patolino lesionou o ombro esquerdo durante um treino de solo. Segundo o próprio, sentia muita dor e não conseguia treinar. Campos, que conhece o lutador fluminense desde que este chegou à Academia Pejor, com 13 anos de idade, comunicou a Monnerat.
MMA William Patolino (Foto: Adriano Albuquerque)Raphael Campos, Patolino e Eduardo Monnerat (Foto: Adriano Albuquerque)
- Ele levou uma chave de braço num treinamento, que provocou um desalinhamento na articulação dele, e as articulações precisam estar em perfeita congruência. A gente foi trabalhando, ajustando, mobilizando essa articulação para que ela voltasse ao seu devido lugar e ele pudesse lutar sem dor - afirmou o fisioterapeuta.
Campos passou a trabalhar preventivamente o grupamento muscular em que estava localizada a lesão, enquanto trabalhava normalmente as outras áreas. Aos poucos, Patolino foi sentindo uma dor "suportável" no decorrer dos treinos e se recuperando. Apesar de dizer que não estava 100%, o atleta não demonstrou em nenhum momento da semana que estava com o ombro dolorido e, tomado pela adrenalina do momento, não sentiu a lesão durante a luta. Segundo Monnerat, o ponto vital foi determinar a diferença entre uma dor e um incômodo.
- Uma coisa é uma dor que vai impossibilitar o atleta de lutar, outra coisa é o incômodo numa determinada articulação, mas que ele consegue fazer naturalmente os movimentos, está motivado e consegue lutar. Se percebemos que não há condição, ele não vai lutar. O corpo fala quando tem uma lesão. A postura fala muito. Você inconscientemente começa a andar de lado, flexionar muito o corpo... Você vai defender a área lesionada. A gente olha para o atleta, conversa com ele, mas é também um trabalho de observação - explicou.
O resultado do trabalho em equipe foi bastante comemorado pelo grupo. Para Hélio Ventura, a performance contra Voelker foi um "massacre". Patolino admite que se sentiu mais forte e explosivo. Pedro Silveira também viu evolução, e espera mais melhoras para o combate com Neil Magny.
- É uma coisa progressiva. A gente já viu uma grande melhora. A performance do Patolino foi maravilhosa, ele lutou com muita tranquilidade e disposição, muito gás. Foi nítido ali que tinha alguma coisa diferente, e a diferença foi essa, o somatório das coisas, que fez com que ele entrasse com toda a pressão e volume. E em time que está ganhando, não se mexe - concluiu o treinador.

Jones, sobre Glover: 'Vou dominá-lo do jeito que ninguém jamais imaginou'

Campeão peso-meio-pesado do Ultimate passou por teste antidoping
surpresa nesta quarta-feira e revela que solicitou exames há sete meses

Por Las Vegas (EUA)
478 comentários
Jon Jones UFC 169 (Foto: Evelyn Rodrigues)Jon Jones é campeão meio-pesado do Ultimate
desde março de 2011 (Foto: Evelyn Rodrigues)
Treinando a todo vapor para defender o seu cinturão contra  Glover Teixeira, Jon Jones voltou a falar sobre o duelo nesta quarta-feira e prometeu dominar o brasileiro de forma incontestável:
- Eu vou vencer essa luta. O meu objetivo é dominá-lo de uma forma que ninguém jamais viu ou imaginou - revelou ao “UFC Tonight”, programa de TV oficial do Ultimate nos EUA.
O campeão, que treinava normalmente na Jackson’s MMA, acabou sendo surpreendido durante o treino por um laboratório enviado pela Comissão Atlética do Estado de Maryland para realizar testes antidoping. O mesmo ocorreu com Glover Teixeira. Logo após se submeter aos exames, Jones falou sobre o processo:
- Sim,  a comissão mandou o laboratório para me testar aqui e estou feliz que eles me testaram. Fiz exames de urina e sangue. Isso é algo que eu e o meu time tínhamos solicitado há sete meses. Eu não estou acusando o meu adversário de nada, mas é bom ter feito isso. Solicitamos que isso fosse feito, o UFC aprovou e eu não sabia quando eles viriam. Acabou que vieram hoje - revelou “Bones", explicando:
- Eu achei que seria bom mostrar que os atletas que estão competindo estão limpos. Eu nunca tomei nenhum tipo de droga, mas algumas pessoas já fizeram isso no passado. Eu quero ver o nosso esporte limpo e é por isso que eu decidi me testar. Eu não tenho o direito de acusar o Glover de maneira alguma, mas eu sei que as pessoas fazem de tudo quando têm uma chance de lutar pelo título. Tenho falado abertamente  sobre esteroides e é fácil dizer que você é contra, o difícil é provar. Eu não sou um cara grande, falando de músculos,  mas me faz bem mostrar para as pessoas que eu nunca tomei nada. Espero que eu e o Glover sejamos testados novamente antes da luta - finalizou.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O duelo entre Jon Jones e Glover Teixeira acontece no dia 26 de abril, em Baltimore, EUA.
UFC 172
26 de abril de 2014, em Baltimore (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-meio-pesado: Jon Jones x Glover Teixeira
Peso-meio-pesado: Phil Davis x Anthony Johnson
Peso-médio: Luke Rockhold x Tim Boetsch
Peso-leve: Jim Miller x Bobby Green
Peso-pena: Max Holloway x Andre Fili
Peso-mosca: Joseph Benavidez x Tim Elliott
Peso-leve: Takanori Gomi x Isaac Vallie-Flagg
Peso-galo: Jessamyn Duke x Bethe Correia
Peso-leve: Yancy Medeiros x Joe Ellenberger
Peso-leve: Danny Castillo x Charlie Brenneman

Spider 'engaveta' luta contra Roy Jones Jr. e admite medo de chutar

Anderson diz entender decisão de negócios do UFC de não querer realizar superluta e comenta a volta dos chutes: 'Eu estava meio cabreiro a princípio'

Por Rio de Janeiro
Anderson Silva ainda sonha com a superluta contra o boxeador Roy Jones Jr., ideia que vem alimentando há bastante tempo, mas agora já admite que ela dificilmente sairá do papel. Em recuperação da fratura na perna esquerda, sofrida na revanche contra Chris Weidman, o Spider concedeu entrevista em vídeo ao canal oficial do UFC Brasil no Youtube e "engavetou" o duelo de boxe:
- É um sonho que me acompanha desde muito tempo. Sempre quis fazer essa luta de boxe com o Roy Jones. É sonho que eu gostaria muito de realizar, mas o Dana (White, presidente do UFC) já se pronunciou, e o Lorenzo (Fertitta, dono da organização) também. Eu entendo, é um negócio, e para o negócio deles não é bom. Mas é meu sonho, um desejo pessoal que eu tinha e por enquanto fica engavetado.
FRAME Anderson Silva entrevista Fantástico (Foto: Reprodução)Anderson Silva acha que luta contra Roy Jones Jr. não vai acontecer (Foto: Reprodução)
O ex-campeão peso-médio do UFC disse que a recuperação está indo bem e disse, assim como já há havia feito na semana passada em entrevista ao Combate.com, que poderia voltar a lutar ainda este ano, mas não quer.
- Com mais dois meses eu já estaria pronto para lutar este ano, mas estou tendo a oportunidade de ficar mais tempo com minha família, de me focar e trabalhar em cima dos meus projetos pessoais.
Anderson Silva, que voltou a treinar aos poucos, admitiu também que teve medo de dar os primeiros chutes após a lesão:
- Eu estava meio cabreiro a princípio, mas depois falei: "Ah, cara! Faço isso desde pequeno. Então, "vambora", vamos chutar, vamos lá fazer o que tem que ser feito". Com alegria. Tem que ter alegria. Independentemente de você estar lesionado ou não, tem que ter alegria para se recuperar, a força de vontade para continuar, e não pode desistir nunca.

Além da MegaRampa, Bob Burnquist tem também um Bowl na sua casa

Skatista brasileiro mora na Califórnia, Estados Unidos, e tem em sua casa um verdadeiro parque de diversões do skate. Veja o Bowl que ele tem em casa

Por Vista, Califórnia (EUA)
Comente agora
 
No domingo o Esporte Espetacular transmite a primeira etapa do Mundial de MegaRampa, que rola dentro da casa de Bob Burnquist. O skatista brasileiro mora em Vista na Califórnia, e entre outras coisas ele tem um Bowl no quintal da sua casa, onde curte e pratica.(clique no vídeo e confira como é o Bowl do Bob)
Bowl montagem (Foto: arte)

Lista mostra times das Séries A e B do Brasileiro que foram mal nos Estaduais

Clubes como Corinthians e Botafogo são eliminados ainda na primeira fase por times de menor expressão, enquanto que o Vila Nova é rebaixado para a Divisão de Acesso

Por Rio de Janeiro
67 comentários
Nem sempre o fato de estar nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro é garantia de que os clubes farão boas campanhas nos Estaduais. Neste ano, por exemplo, Botafogo e Corinthians foram eliminados ainda na primeira fase do Carioca e do Paulista, respectivamente, abrindo espaço para times de menor expressão, como Cabofriense e Ituano. Já o Vila Nova foi rebaixado para a Divisão de Acesso do Campeonato Goiano.
Confira times das Séries A e B do Brasileiro que foram mal nos estaduais.
avaí
O Avaí já iniciou a temporada de 2014 em crise por conta de decisões equivocadas tomadas pela diretoria, que só comprovam o momento turbulento vivido pelo Leão. Primeiro, o clube contratou o técnico Sidney Moraes, que antes mesmo de assumir preferiu deixar a equipe para comandar a Ponte Preta. A escolha do auxiliar Emerson Nunes como seu substituto também não obteve êxito, assim como a contratação do treinador Paulo Turra. Ambos ficaram pouco tempo dirigindo o time e não conseguiram implantar um padrão tático. As dificuldades financeiras também atrapalharam, já que salários de 2013 ainda estão atrasados. Com tantos problemas, o time acabou não rendendo o esperado dentro de campo. Prova disso foi a baixa produtividade do trio Eduardo Costa, Marquinhos e Cleber Santana. Até a torcida, que sempre apoiou o time nos jogos, não compareceu com tanta força aos estádios. O resultado foi a eliminação do quadrangular final do Campeonato Catarinense após a derrota por 2 a 1 para a Chapecoense (assista ao vídeo), em partida válida pela penúltima rodada da fase de classificação. Em nove partidas, o time somou apenas sete pontos e terminou na inexpressiva oitava colocação.
botafogo
Com o foco totalmente voltado para a Taça Libertadores da América, competição que não disputava há 18 anos, o Botafogo não conseguiu repetir no Carioca deste ano a boa campanha de 2013, quando foi campeão estadual vencendo os dois turnos. Em vários jogos, o Glorioso escalou o time reserva e mesmo quando os titulares entravam em campo, a equipe não conseguia bons resultados. A melhor atuação do Botafogo foi na vitória por 3 a 0 sobre os titulares do Fluminense (assista ao vídeo). O resultado fez a torcida acreditar que ainda era possível conquistar a vaga nas semifinais. No entanto, o clube continuou perdendo muitos pontos para os chamados times de menor investimento e não conseguiu a classificação. Dos quatro grandes foi o único que ficou de fora. No seu lugar entrou a Cabofriense. O Botafogo terminou o Estadual na modesta nona colocação, sua pior campanha na história da competição, superando até mesmo os fiascos de 1923 e 1985, quando terminou em oitavo.
chapecoense
Após a ótima campanha na Série B do Brasileiro do ano passado, que culminou com o vice-campeonato e o consequente acesso para a Primeira Divisão, a Chapecoense iniciou o Estadual de 2014 sentindo bastante a perda de jogadores importantes do time, sobretudo nos setores de meio-campo e ataque. Apesar de manter a defesa, os volantes Paulinho Dias e Augusto, peças-chave no esquema do técnico Gilmar Dal Pozzo, e o artilheiro Bruno Rangel deixaram o clube. Como os reforços que foram contratados tinham características diferentes dos atletas que foram negociados, o treinador do Furacão do Oeste foi obrigado a mudar o padrão de jogo da equipe. Numa competição em que os classificados para o quadrangular final eram decididos em apenas nove rodadas, o alto número de lesões sofridas pelos jogadores também contribuiu para prejudicar o rendimento do time. Mesmo assim, a Chapecoense brigou até o final e só ficou de fora, pois apesar da vitória por 2 a 1 (assista ao vídeo) sobre o Brusque na última rodada ficou com saldo de gols inferior ao do Joinville e ao do Figueirense.
corinthians
A chegada do técnico Mano Menezes ao Corinthians para assumir o lugar de Tite não trouxe de volta, pelo menos por enquanto, os títulos que o torcedor do Timão estava acostumado a comemorar nos últimos anos. Com uma campanha bastante irregular, o clube teve uma sequência de seis jogos seguidos sem vitória e não conseguiu a vaga para a fase decisiva do Paulistão, ficando atrás de Botafogo-SP e Ituano no Grupo B. A cobrança por bons resultados, que normalmente já é grande, se tornou ainda pior após a goleada sofrida para o Santos por 5 a 1 (assista ao vídeo), que resultou na invasão do centro de treinamento dias depois. Jogadores experientes como Emerson Sheik não renderam o esperado. O atacante Alexandre Pato, por sua vez, foi envolvido numa negociação com o São Paulo em troca do meia Jadson. Segundo o treinador, o processo de reformulação do elenco feito durante a fase de classificação acabou custando a eliminação do atual campeão paulista após empate em 0 a 0 contra a Penapolense na penúltima rodada.
oeste
Se na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Oeste conseguiu escapar do
rebaixamento nas últimas rodadas, no Campeonato Paulista de 2014 o time de Itápolis
não teve a mesma sorte. Com 10 derrotas, a última delas na goleada sofrida para o São Bernardo por 5 a 2 (assista ao vídeo), e apenas 11 pontos conquistados nas 15 partidas disputadas, o clube terminou em último lugar no Grupo D, ficando bem atrás de Santos e Bragantino, equipes que se classificaram para a fase decisiva. Segundo os dirigentes do Rubrão, as lesões sofridas pelos principais jogadores do time como Jheimy, Bruno Nunes e Everton Dias, bem como a interdição do Estádio dos Amaros no final de janeiro devido à falta do laudo do Corpo de Bombeiros, o que obrigou o Oeste a jogar quatro partidas longe de casa, acabaram sendo fatores determinantes para o rebaixamento da equipe após seis anos na elite do Paulistão.
vila nova
Após conseguir o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2013, a expectativa dos torcedores do Vila Nova era a de que o clube continuasse tendo bons resultados este ano, a começar pelo Campeonato Goiano. Apesar de manter boa parte do elenco, o time perdeu peças importantes como os meias Thiago Marín e Romerito, além do atacante Frontini. Como se não bastasse, o volante Robston foi suspenso por doping por uso de cocaína ainda durante a Série C do Brasileiro. Após a sua saída, o Colorado perdeu sete partidas seguidas no Estadual. Os dirigentes fizeram poucas contratações e decidiram apostar nos jovens jogadores das categorias de base. A estratégia não deu certo e o Vila Nova acabou sendo rebaixado para a Divisão de Acesso do Estadual com uma rodada de antecedência após derrota por 2 a 0 para a Aparecidense (assista ao vídeo). Foi o segundo rebaixamento da história do clube no Campeonato Goiano, mas o primeiro em campo. Em 2000, o Tigre caiu como punição por não ter entrado em campo na segunda final da Série A contra o Goiás, em protesto contra a arbitragem no jogo de ida.