terça-feira, 19 de agosto de 2014

Eddie Alvarez é liberado pelo Bellator, assina com UFC e enfrenta Cerrone

Poucas horas após ter saída confirmada, campeão dos pesos-leves do Bellator é anunciado como novo adversário do "Caubói" em 27 de setembro

Por Newport Beach, EUA
18 comentários
O Bellator anunciou oficialmente nesta terça-feira que seu atual campeão dos pesos-leves, Eddie Alvarez, está liberado para assinar com qualquer organização de MMA que preferir. Poucas horas depois, o UFC confirmou os boatos e anunciou a contratação do lutador da equipe Blackzilians, que vai enfrentar Donald Cerrone, o "Caubói", no coevento principal do UFC 178, em 27 de setembro, em Las Vegas.
Montagem Donald Cerrone e Eddie Alvarez MMA (Foto: Editoria de Arte)Donald Cerrone (esq.) vai dar "boas-vindas" a Eddie Alvarez no UFC (Foto: Editoria de Arte)
É a segunda vez que Alvarez assina com o Ultimate. Em 2013, após o encerramento de seu contrato com o Bellator, o lutador assinou um pré-contrato com o UFC, mas seu empregador anterior tinha direitos contratuais de manter seus direitos caso igualasse a oferta. Após uma longa batalha judicial, Alvarez cedeu e permaneceu no Bellator. Ele acabou retomando o cinturão dos pesos-leves na revanche contra Michael Chandler, em 2 de novembro.
Alvarez ainda tinha uma luta em seu contrato, de acordo com o site "MMA Fighting", mas o Bellator optou por liberá-lo sem que ele cumprisse o acordo. No comunicado emitido pela companhia, Scott Coker, atual CEO, disse que sentiu desinteresse do atleta em continuar na franquia.
- Nós demos a Eddie sua liberação incondicional. Eddie está livre para explorar o mercado, não temos nenhum direito de igualar ofertas, e desejamos a ele o melhor no futuro. Nós sentamos com Eddie e seu time algumas vezes e ficou bem claro desde cedo que ele simplesmente não estava interessado em lutar no Bellator no futuro. Nós queremos caras nesta organização que queiram estar aqui e, depois da história que Eddie teve com o antigo regime aqui no Bellator, decidimos seguir em frente. Desejamos ao Eddie absolutamente o melhor da sorte com o que quer que venha em seguida para ele. É um novo capítulo para todos os envolvidos - disse Coker.
Eddie Alvarez (Foto: Reprodução / Facebook)Eddie Alvarez recebe o cinturão do Bellator após
vencer Chandler (Foto: Reprodução/Facebook)
O comunicado não esclareceu se Will Brooks, atual campeão interino dos pesos-leves, seria promovido a campeão absoluto.
Eddie Alvarez também se manifestou através do comunicado oficial do Bellator:
- Este foi um longo processo, mas é uma decisão com a qual todos parecem estar felizes. Acho importante dizer que estou genuinamente agradecido por minha passagem no Bellator. Sei que isso soa um pouco maluco dado tudo o que passei, mas eu lutei lá desde 2009 e estive envolvido em algumas lutas incríveis. A equipe lá sempre me tratou muito bem, e vou sentir saudades de ver muitos daqueles rostos familiares, com certeza. Eu e meu time tivermos algumas discussões muito boas com Scott, mas, no meu coração, eu sabia que estava pronto para seguir adiante e começar um novo capítulo da minha carreira - disse o lutador.
Poucas horas depois, o UFC confirmou o duelo entre Alvarez e Cerrone, que vinha sendo especulado há semanas. O "Caubói" estava escalado para enfrentar Bobby Green no evento, mas a organização anunciou que Green receberá um novo adversário num card futuro. O presidente do Ultimate, Dana White, congratulou Alvarez pelas redes sociais.
- Parabéns, Eddie Alvarez, você é finalmente um lutador do UFC! - escreveu o dirigente, junto a uma montagem com Alvarez e Cerrone lado a lado.
Eddie Alvarez tem 30 anos de idade e é natural de Filadélfia. O peso-leve tem 25 vitórias e apenas três derrotas na carreira, que também incluiu lutas no evento japonês Dream e em organizações menores nos EUA, Rússia e Canadá. Considerado um dos melhores lutadores de sua categoria na atualidade, Alvarez venceu 10 de suas últimas 11 lutas e vem de três vitórias consecutivas. Cerrone, por sua vez, vem de quatro vitórias consecutivas, três delas este ano.
UFC 178
27 de setembro de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-mosca: Demetrious Johnson x Chris Cariaso
Peso-leve: Donald Cerrone x Eddie Alvarez
Peso-galo: Dominick Cruz x Takeya Mizugaki
Peso-pena: Conor McGregor x Dustin Poirier
Peso-galo: Cat Zingano x Amanda Nunes
Peso-médio: Tim Kennedy x Yoel Romero
Peso-meio-médio: Brian Ebersole x John Howard
Peso-meio-médio: Patrick Cote x Stephen Thompson
Peso-leve: Kevin Lee x Jon Tuck
Peso-galo: Manny Gamburyan x Cody Gibson
Peso-leve: Jorge Masvidal x James Krause

Vitor Belfort faz hidromassagem na Flórida


ter, 19/08/14
por ultimmato |
categoria Vitor Belfort
vitorbelfortO ex-campeão dos pesos-meio-pesados do UFC e atual desafiante ao cinturão dos pesos-médios, Vitor Belfort, mostrou novamente sua nova forma nesta terça-feira, ao receber a reportagem do site oficial do Ultimate no Brasil. Em fotos publicadas pela companhia nas redes sociais e no seu site oficial, o lutador aparece sem camisa, fazendo hidromassagem numa banheira em Miami, EUA. Segundo o site, o registro foi feito após um dia de treino pesado na parte física e também de treino de beisebol.
O duelo entre Belfort e o atual campeão dos pesos-médios, Chris Weidman, está marcado para 6 de dezembro, no UFC 181, em Las Vegas.

Jussier Formiga sobe para o top 5 dos pesos-moscas após vitória em Bangor

Brasileiro venceu o americano Zach Makovsky e já entra na briga por uma vaga na lista de desafiantes ao cinturão, que pertence a Demetrious Johnson

Por Rio de Janeiro
5 comentários
UFC  Jussier Formiga; Zach Makovsky (Foto: Agência Getty Images)Formiga aplica chute na vitória sobre Zach Makovsky no
UFC disputado na cidade de Bangor (Foto: Getty Images)
A vitória sobre o americano Zach Makovsky no encerramento do card preliminar do "UFC: Bader x St. Preux" no último sábado, em Bangor, nos EUA, elevou o peso-mosca Jussier Formiga ao seleto grupo dos cinco melhores lutadores da categoria no ranking oficial do evento. O potiguar subiu duas posições e agora ocupa a quarta posição na lista, se colocando como um dos prováveis futuros desafiantes ao cinturão da divisão, que pertence a Demetrious Johnson.
Se Formiga subiu duas posições na lista divulgada na última segunda-feira, o peso-leve Gray Maynard despencou três posições na divisão, e já vê ameaçada sua presença entre os 15 principais atletas da categoria. A derrota por nocaute para Ross Pearson - que entrou na lista em 14º lugar, exatamente à frente de Maynard, foi emblemática, por ter sido a terceira seguida por nocaute do atleta.
Entre os demais brasileiros, as únicas alterações foram as quedas de uma posção de Demian Maia entre os meio-médios e Rodrigo Minotauro entre os pesados. Eles passaram a ocupar, respectivamente, oitava e 13ª colocações.
Confira o ranking completo do UFC:
Ranking UFC 19/08/2014 (Foto: Editoria de Arte)
 

Anthony Johnson planeja lutas contra Ryan Bader, Gustafsson e... Overeem

Peso-meio-pesado vislumbra disputa de cinturão em 2015, mas inclui o desafeto holandês entre seus alvos, revelando richa criada na Blackzilians

Por Miami, EUA
47 comentários
Anthony Johnson lutador do UFC (Foto: Getty Images)Anthony Johnson traçou sua meta para a disputa do
título dos meio-pesados do UFC (Foto: Getty Images)
Quando se fala em Anthony Johnson hoje em dia, não há o que discutir: o lutador está na melhor fase de sua carreira, e já é visto como alguém que pode disputar o título dos meio-pesados do UFC com chances reais de dar trabalho - e eventualmente vencer - o atual campeão, Jon Jones. As boas vitórias sobre Phil Davis e Rogério Minotouro mostram que "Rumble" finalmente achou sua divisão de peso, e está com a mentalidade correta para alçar voos mais altos. Em entrevista ao site "UFC.com", Johnson traçou o que, para ele, seria o caminho correto para chegar à disputa do título.
- Espero lutar no fim de outubro, se ouver algum adversário em condições de me enfrentar. Minha ideia seria Ryan Bader, e depois Alexander Gustafsson em 3 de janeiro, no mesmo card de Jon Jones x Daniel Cormier. As pessoas querem que eu comece a desafiar outros lutadores, mas jamais fiz isso. Só que eu sempre quis enfrentar Bader por achá-lo um lutador muito duro. Sobre Gustafsson, acho que seria uma bela luta. Ele é maior que eu, mas acho que temos o mesmo alcance. Ele se movimenta muito e eu gosto de perseguir meus rivais para ver o que eles têm a oferecer. Seria uma lutaça, que daria aos fãs o que eles querem ver. Torço para que essa luta aconteça dia 3 de janeiro, como uma espécie de prévia do que a categoria tem de melhor.
Alistair Overeem MMA (Foto: Getty Images)Alistair Overeem é um dos alvos de Anthony Johnson,
mesmo sendo um peso-pesado (Foto: Getty Images)
Perguntado se lutaria contra seu desafeto Alistair Overeem, Johnson não hesitou em afirmar que aceitaria no instante em que a luta lhe fosse oferecida. Johnson não esconde que o holandês é um desafeto dos tempos em que treinaram juntos na equipe Blackzilians. Overeem deixou o time com um rastro de inimigos, por conta de sua postura tida como pedante e anti-profissional com os colegas de treino.
- Se Joe Silva me ligasse e oferecesse essa luta, eu aceitaria imediatamente, só para arrancar sua cabeça. Mas não faria essa luta apenas por ver meu futuro entre os pesos-pesados. Até penso nisso antes de me aposentar, mas hoje Alistair Overeem é a pessoa certa para eu me aventurar entre os pesados do UFC. Eu adoraria nocauteá-lo. Faria isso com um imenso sorriso no rosto - disse, em entrevista à revista "Fighter's Only".

"Vou trazer a tempestade dessa vez”, diz Cung Le sobre luta contra Bisping

Ex-campeão peso-médio do Strikeforce também diz que ainda sonha em enfrentar Anderson Silva: “Quero me testar contra o meu ídolo um dia"

Por Las Vegas, EUA
50 comentários
No próximo sábado o UFC volta a Macau, na China, com o duelo entre Cung Le e Michael Bisping na luta principal. Aos 42 anos de idade, o atleta vietnamita tem nove vitórias e duas derrotas em seu cartel e não luta desde novembro de 2012, quando nocauteou Rich Franklin e teve que se submeter a uma série de cirurgias para se recuperar de uma lesão pé e outra no joelho. O tempo longe do octógono, no entanto, não é um empecilho para o lutador, que diz ter seguido à risca todas as recomendações médicas durante a sua recuperação e prometeu raios e trovoadas durante o combate contra o atleta inglês.
Cung Le UFC luta pesagem (Foto: Divulgação / UFC)Cung Le garante que trará de volta a tempestade para a luta contra Michael Bisping (Foto: Divulgação / UFC)
- A preparação tem sido muito boa, mas dura. A razão pela qual tem sido boa é que eu me recuperei totalmente das minhas lesões. Eu tive três cirurgias em quatro meses, sendo que uma foi seis semanas antes da luta contra o Rich Franklin e outras duas logo depois do combate. Então demorou um pouco para que eu me recuperasse. Segui todas as recomendações médicas de não fazer sparring logo de cara ou não voltar a treinar luta agarrada logo de início. Comecei pelo condicionamento físico e trabalhando nas minhas técnicas e fiz tudo o que era preciso para ficar 100%. Acho que agora estou de volta, me sinto mais forte e pronto para esse duelo. Os fãs sabem que essa luta vai ser empolgante e que eu sempre entro lá para dar o máximo de mim, assim como o Michael Bisping. Mas estou trazendo a tempestade comigo dessa vez. Esperem por raios após as trovoadas - disse o atleta em entrevista por telefone ao Combate.com.
Famoso na China por seus papeis em filmes de artes marciais, Cung Le é um dos embaixadores do UFC na Ásia e foi apontado como um dos possíveis adversários para o retorno de Anderson Silva ao octógono, depois que o brasileiro lesionou a perna em dezembro passado durante o combate contra Chris Weidman. Apesar do rumor não ter se confirmado, o ex-campeão do Strikeforce afirmou que sempre se inspirou no Spider e que ainda sonha em, um dia, poder se testar diante do ex-campeão peso-médio do UFC:
- Eu adoraria enfrentar o Anderson um dia. É maravilhoso poder lutar contra alguém que sempre te inspirou, poder se testar contra um ídolo. Eu quero um dia me testar contra o meu ídolo, se eu tiver essa oportunidade. Me senti muito honrado por estar envolvido em uma conversa sobre enfrentá-lo um dia.
Cung Le ainda falou sobre o estilo falastrão de Michael Bisping, as similaridades entre sua carreira no UFC e no cinema e do sonho de ainda conquistar o cinturão peso-médio.
Cung Le ufc (Foto: Divulgação/UFC)Vietnamita diz que provocações de Bisping não são
nada e promete show em Macau (Foto: Divulgação/UFC)
Confira a entrevista na íntegra:
Combate.com: Você não luta desde 2012 e passou por algumas cirurgias no último ano. Isso influenciou a sua preparação para esse duelo? Como você se sente nessa reta final?
Cung Le:
A preparação tem sido muito boa, mas dura. A razão pela qual tem sido boa é que eu me recuperei totalmente das minhas lesões. Eu tive três cirurgias em quatro meses, sendo que uma foi seis semanas antes da luta contra o Rich Franklin e outras duas logo depois do combate. Então demorou um pouco para que eu me recuperasse. Segui todas as recomendações médicas de não fazer sparring logo de cara ou não voltar a treinar luta agarrada logo de início. Comecei pelo condicionamento físico e trabalhando nas minhas técnicas e fiz tudo o que era preciso para ficar 100%. Acho que agora estou de volta, me sinto mais forte e pronto para esse duelo. Os fãs sabem que essa luta vai ser empolgante e que eu sempre entro lá para dar o máximo de mim, assim como o Michael Bisping. Mas estou trazendo a tempestade comigo dessa vez. Esperem por raios após as trovoadas.
Você treinou algo específico para o estilo do Michael Bisping?
Michael é um lutador completo, então eu tentei trabalhar o meu jogo por inteiro, me certificando de que estarei em excelentes condições físicas e em forma. Eu estou indo para essa luta muito forte fisicamente e focado. Se o duelo passar do terceiro round, que é o que ele está planejando fazer, eu estarei pronto. Ao mesmo tempo, também estarei apto a soltar muito mais golpes nesses rounds. Vou estar mais perigoso do que nunca.
Michael Bisping costuma provocar seus adversários antes de duelos, mas dessa vez ele não fez uso do chamado “trash-talking”. Vocês inclusive posaram para fotos em Macau no mesmo restaurante e parece que há um clima pacífico. Por que você acha que ele está sendo mais respeitoso dessa vez?
Eu acho que ele não tem o que dizer. Eu não estou lhe dando nenhuma munição, então o que ele vai falar? Para mim ele é um bom lutador. Também tive a chance de conhecê-lo e sair aqui em Macau, e ele foi gente boa, mas quando nós nos encaramos, Michael chegou muito perto e me empurrou com a testa. Porém, essas coisas não me incomodam. Nós vamos ter a nossa chance de resolver as diferenças dentro do octógono no próximo sábado. Ele vai ter a chance dele e eu a minha.
Bisping na coletiva do UFC em São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Michael Bisping é famoso por provocar seus rivais e desafiá-los nas encaradas (Foto: Marcos Ribolli)
Por outro lado, apesar de Michael Bisping não estar fazendo uso do “trash-talking”, ele já está falando sobre lutar contra Luke Rockhold, mas a luta entre vocês não aconteceu ainda. Você acha que ele está subestimando as suas habilidades?
Ele pode falar o que quiser, que ele quer enfrentar Luke Rockhold ou Vitor Belfort ou quem quer que seja, mas primeiro de tudo, ele terá que passar por mim e eu garanto que não será uma tarefa fácil. Eu planejo ser uma parede de tijolos contra a qual ele vai colidir e cair sentado. Ele pode me subestimar, mas isso funciona melhor para mim, pois me deixa mais forte, mais faminto pela vitória, então ele só está arrumando mais problemas. Estou empolgado para enfrentar o Michael e ele chegou ao top 10 porque venceu quem tinha que vencer e trabalhou duro, além de falar um monte de besteiras, mas eu estou empolgado para esse duelo.
Bisping atualmente é o dono da oitava posição no ranking dos pesos-médios do UFC. O que uma vitória sobre ele representa e onde te colocaria na fila pelo título da divisão?
Eu não penso nos top 10, só penso em enfrentar o Michael Bisping sem me preocupar com quem quer fazer esses rankings ou decidir onde cada lutador está colocado. Eu só quero ir lá e dar um grande show, vencer e sair de férias, voltar a fazer filmes, treinar para uma nova luta ou para um novo filme. A vida tem sido muito boa, Deus tem me abençoado muito. Eu estou no Vietnã treinando agora, hoje é meu dia de folga e eu tive a oportunidade de visitar um orfanato. Quando saí de lá, me senti tão abençoado…por tudo o que eu tenho e todas as oportunidades que tive na vida. Meus filhos têm um teto para morar, comida na mesa e um videogame para jogar. Eu estou indo bem, você se sente mais corajoso e forte quando vai para um lugar desses. Eu vi todos esses voluntários cuidado de crianças com problemas de saúde, físicos e mentais. Crianças que não têm ninguém da família ao seu lado, que foram abandonadas. Eu tinha recebido um dinheiro de um patrocinador e acabei trazendo uma tonelada de arroz e brinquedos, doces e doei o resto do dinheiro para a organização. Ainda assim, eu acho que não fiz nada, porque quando saí de lá, eu estava chocado com o quão agradecidas essas crianças estavam com tão pouco. Eu não posso pedir nada mais, a não ser descobrir como ajudar mais lugares como esse.
Cung Le (Foto: Reprodução/Twitter)Cung Le postou foto com um físico muito superior ao que
se viu em suas lutas anteriores (Reprodução: Twitter)
Você disse que agora só está focando no Bisping, mas você ainda pensa no cinturão. Ainda é um sonho possível de realizar?
Eu sempre penso no cinturão. Eu fui campeão do Strikeforce, mas, ao mesmo tempo, também escolhi a carreira no cinema e me sinto abençoado por poder fazer o que faço e por ter diferentes habilidades e talentos para ganhar dinheiro em diferentes arenas e no mundo do entretenimento. Claro que você quer ser o campeão do UFC, claro que você quer ter o papel principal em um filme que vai ser sucesso de bilheteria. Mas eu  só consigo pensar nos devidos esforços que vão me ajudar ao longo do caminho. Eu sinto que posso lutar para sempre depois desse camp de treinamento, mas também me lembro todos os dias como me senti a cada manhã quando acordava para treinar, era como se um ônibus tivesse passado por cima de mim. Sua mente está sempre tentando te enganar para te levar além. Estou feliz em ser a luta principal desse evento e prefiro pensar em uma luta por vez e em um filme por vez. Prefiro viver um dia de cada vez, e só então veremos o que vai acontecer.
Na sua carreira, você provavelmente levou um pouco do que aprendeu com MMA para o mundo do cinema. Mas há alguma coisa que você aprendeu com a sua carreira de ator que você levou para dentro do octógono?
É mais o que eu aprendi com MMA que eu levei para os filmes, mas talvez eu tenha aprendido com os filmes como ser mais cara de pau. Sabe quando você se sente muito cansado e age como se estivesse com todo o gás do mundo? Ou quando alguém te acerta um grande soco e você age como se não tivesse sido nada (risos). Acho que a carreira de ator me ajudou nesse aspecto (risos).

O seu nome foi ventilado como um dos possíveis adversários para o retorno de Anderson Silva ao MMA, depois da lesão que ele sofreu em dezembro passado. Como você se sentiu quando ouviu esses boatos e, agora que Anderson vai enfrentar Nick Diaz no ano que vem, como você vê esse duelo?
Eu acho que, se o Anderson estiver mesmo 100% recuperado, ele não vai ter dificuldades em vencer. Mas no MMA todo mundo tem chance de vencer, não importa o que as pessoas digam, há sempre 50% de chance para cada lado. Tenho certeza de que será uma luta incrível, porque Nick Diaz é um lutador muito talentoso e Anderson está voltado daquela lesão horrível. Todo mundo vai querer ver  esse retorno. Mas eu adoraria enfrentar o Anderson um dia. É maravilhoso poder lutar contra alguém que sempre te inspirou, poder se testar contra um ídolo. Eu quero um dia me testar contra esse ídolo, se eu tiver essa oportunidade. Me senti muito honrado por estar envolvido em uma conversa sobre enfrentá-lo um dia.

Eddie Alvarez é liberado pelo Bellator, assina com UFC e enfrenta Cerrone

Poucas horas após ter saída confirmada, campeão dos pesos-leves do Bellator é anunciado como novo adversário do "Caubói" em 27 de setembro

Por Newport Beach, EUA
18 comentários
O Bellator anunciou oficialmente nesta terça-feira que seu atual campeão dos pesos-leves, Eddie Alvarez, está liberado para assinar com qualquer organização de MMA que preferir. Poucas horas depois, o UFC confirmou os boatos e anunciou a contratação do lutador da equipe Blackzilians, que vai enfrentar Donald Cerrone, o "Caubói", no coevento principal do UFC 178, em 27 de setembro, em Las Vegas.
Montagem Donald Cerrone e Eddie Alvarez MMA (Foto: Editoria de Arte)Donald Cerrone (esq.) vai dar "boas-vindas" a Eddie Alvarez no UFC (Foto: Editoria de Arte)
É a segunda vez que Alvarez assina com o Ultimate. Em 2013, após o encerramento de seu contrato com o Bellator, o lutador assinou um pré-contrato com o UFC, mas seu empregador anterior tinha direitos contratuais de manter seus direitos caso igualasse a oferta. Após uma longa batalha judicial, Alvarez cedeu e permaneceu no Bellator. Ele acabou retomando o cinturão dos pesos-leves na revanche contra Michael Chandler, em 2 de novembro.
Alvarez ainda tinha uma luta em seu contrato, de acordo com o site "MMA Fighting", mas o Bellator optou por liberá-lo sem que ele cumprisse o acordo. No comunicado emitido pela companhia, Scott Coker, atual CEO, disse que sentiu desinteresse do atleta em continuar na franquia.
- Nós demos a Eddie sua liberação incondicional. Eddie está livre para explorar o mercado, não temos nenhum direito de igualar ofertas, e desejamos a ele o melhor no futuro. Nós sentamos com Eddie e seu time algumas vezes e ficou bem claro desde cedo que ele simplesmente não estava interessado em lutar no Bellator no futuro. Nós queremos caras nesta organização que queiram estar aqui e, depois da história que Eddie teve com o antigo regime aqui no Bellator, decidimos seguir em frente. Desejamos ao Eddie absolutamente o melhor da sorte com o que quer que venha em seguida para ele. É um novo capítulo para todos os envolvidos - disse Coker.
Eddie Alvarez (Foto: Reprodução / Facebook)Eddie Alvarez recebe o cinturão do Bellator após
vencer Chandler (Foto: Reprodução/Facebook)
O comunicado não esclareceu se Will Brooks, atual campeão interino dos pesos-leves, seria promovido a campeão absoluto.
Eddie Alvarez também se manifestou através do comunicado oficial do Bellator:
- Este foi um longo processo, mas é uma decisão com a qual todos parecem estar felizes. Acho importante dizer que estou genuinamente agradecido por minha passagem no Bellator. Sei que isso soa um pouco maluco dado tudo o que passei, mas eu lutei lá desde 2009 e estive envolvido em algumas lutas incríveis. A equipe lá sempre me tratou muito bem, e vou sentir saudades de ver muitos daqueles rostos familiares, com certeza. Eu e meu time tivermos algumas discussões muito boas com Scott, mas, no meu coração, eu sabia que estava pronto para seguir adiante e começar um novo capítulo da minha carreira - disse o lutador.
Poucas horas depois, o UFC confirmou o duelo entre Alvarez e Cerrone, que vinha sendo especulado há semanas. O "Caubói" estava escalado para enfrentar Bobby Green no evento, mas a organização anunciou que Green receberá um novo adversário num card futuro. O presidente do Ultimate, Dana White, congratulou Alvarez pelas redes sociais.
- Parabéns, Eddie Alvarez, você é finalmente um lutador do UFC! - escreveu o dirigente, junto a uma montagem com Alvarez e Cerrone lado a lado.
Eddie Alvarez tem 30 anos de idade e é natural de Filadélfia. O peso-leve tem 25 vitórias e apenas três derrotas na carreira, que também incluiu lutas no evento japonês Dream e em organizações menores nos EUA, Rússia e Canadá. Considerado um dos melhores lutadores de sua categoria na atualidade, Alvarez venceu 10 de suas últimas 11 lutas e vem de três vitórias consecutivas. Cerrone, por sua vez, vem de quatro vitórias consecutivas, três delas este ano.
UFC 178
27 de setembro de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-mosca: Demetrious Johnson x Chris Cariaso
Peso-leve: Donald Cerrone x Eddie Alvarez
Peso-galo: Dominick Cruz x Takeya Mizugaki
Peso-pena: Conor McGregor x Dustin Poirier
Peso-galo: Cat Zingano x Amanda Nunes
Peso-médio: Tim Kennedy x Yoel Romero
Peso-meio-médio: Brian Ebersole x John Howard
Peso-meio-médio: Patrick Cote x Stephen Thompson
Peso-leve: Kevin Lee x Jon Tuck
Peso-galo: Manny Gamburyan x Cody Gibson
Peso-leve: Jorge Masvidal x James Krause

"Chatos necessários": trio invisível da CBJ é o anjo da guarda dos judocas

Parte da gestão de alto rendimento do judô, Bernardo Seabra, João Gabriel Pinheiro e Anna Beatriz Santos trabalham para que atletas só se preocupem em lutar

Por Rio de Janeiro
Comente agora
Eles são verdadeiras babás. Sem eles nada funciona. Sou fã deles"
Rosicléia Campos
Quem disse que o judô é um esporte individual? Para Bernardo Seabra, João Gabriel Pinheiro e Anna Beatriz Santos a coisa não funciona bem assim. O trio de assistentes faz parte da gestão de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e trabalha duro nos bastidores para que nada saia errado antes, durante e depois de treinamentos e competições das seleções brasileiras. Eles se conformam com o rótulo de "chatos necessários". Ligam, cobram, conferem passagens, passaportes, ligam de novo e cobram de novo. Tudo isso para que os atletas se preocupem apenas em entrar no tatame para conquistar medalhas para o Brasil.
- Eles são verdadeiras babás. Fazem a parte administrativa, mas sem eles nada funciona. Tudo passa por eles. Todo mundo perturba o tempo inteiro, e eles perturbam a gente também. Uniforme, passagem... Eles são campeões. São muitas pessoas para cobrar, muito trabalho para fazer, e não trabalham só com a seleção principal. A gente trabalha com projetos, se faltar um cartão de embarque, por exemplo, eles estão lá cobrando. Antes do trio chegar lá, quando a Confederação ainda estava crescendo, eu ajudava o Ney (Wilson) com essas coisas mais administrativas. Sou fã deles - explicou Rosicléia Campos, técnica da seleção feminina desde 2005.
anjos da guarda - bernardo, joão gabriel e ana beatriz cbj (Foto: Divulgação/CBJ)Bernardo Seabra, Anna Beatriz e João Gabriel: o trio de anjos da guarda da CBJ (Foto: Divulgação/CBJ)

Coordenada por Ney Wilson e Amadeu Moura, a gestão de alto rendimento da CBJ conta com 34 profissionais de diferentes áreas. Além dele, um gerente, três assistentes, sete técnicos, cinco médicos, oito fisioterapeutas, um massoterapeuta, duas psicólogas, duas nutricionistas, dois preparadores físicos e dois estrategistas completam o time. Parte deles estará em Paris na aclimatação das seleções masculina e feminina antes do Mundial. Onze nomes viajarão à França, e outros 12, mais o assessor de imprensa, vão a Chelyabinsk, de 25 a 31 de agosto.
Para as Olimpíadas Rio 2016, o judô será um dos carros-chefes do Brasil. Segundo um estudo realizado pela própria CBJ, cada atleta da seleção recebe em média um investimento de R$ 145 mil por temporada e faz uma média de 20 lutas internacionais. As avaliações são feitas por 42 profissionais. Os judocas passam 864 horas nos tatames, assistem a 600 horas de vídeos dos rivais e têm 240 horas de preparação física, além de 15 viagens (nove para treinamentos e seis para competições), quatro controles antidoping e quase 20 exames médicos.
trabalho duro
Há três anos na CBJ, Bernardo Seabra será o "chato" que acompanhará a seleção na Rússia. Os torneios pré-Mundial (Santiago e Miami) ficaram por conta de Anna Beatriz,  funcionária há quatro anos. Já João Gabriel, o caçula, com apenas dois anos de casa, fica responsável pelo pós.
- Nós três, cada um faz uma coisa melhor que o outro, mas os três sabem fazer tudo. A gente se divide mais por evento. A Bia pegou Chile e Estados Unidos. O João pega o pós-Mundial. Ainda nem viajamos para o Mundial e já estamos vendo o que vai ter depois - contou Bernardo.
anjos da guarda - bernardo seabra cbj (Foto: Divulgação/CBJ)Bernardo Seabra trabalhando na sede da CBJ, no Galeão, Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/CBJ)
O planejamento das ações do ano começa bem antes de as chaves das lutas serem sorteadas. Com os calendários nacional e internacional definidos, o gestor de alto rendimento, Ney Wilson, e os treinadores Luiz Shinohara e Rosicléia Campos sentam para definir as escalações dos atletas de acordo com o perfil de cada um. A partir daí, os projetos são divididos de acordo com as fontes de verba (Lei Agnelo/Piva, Lei de Incentivo, patrocínios...) e, aprovados, vem a execução.
Aí começa: contato com a organização dos eventos, inscrição dos atletas, emissão de passagens, reserva de hotéis, passaportes, translado... Esse trabalho não tem horário para iniciar ou terminar. Os problemas surgem a qualquer hora do dia - ou da madrugada mesmo - e precisam ser contornados o quanto antes. Apesar da cobrança, eles acreditam que os judocas entendem que os pedidos são necessários para que eles se concentrem nas lutas.  

- Muitas vezes na véspera de embarcar o cara se machuca, aí tem que trocar. No caso da Mariana (Barros) deu tempo. Passaporte, muitas vezes a gente vai para eventos que o país precisa de visto. Pedem passaporte e nome. Esse ano já me ligaram 3h da manhã. A gente mandou um passaporte, e o atleta mudou de documento. No meio do caminho, a companhia não deixava ele embarcar. Aí a gente teve que conseguir contornar esse problema. Muitas vezes acabam as folhas de visto porque eles viajam muito. A gente faz o papel de chato, né. Depois de tudo feito ainda tem a prestação de contas. Temos que cobrar os cartões de embarque, relatório dos profissionais. Já reclamaram, mas hoje em dia eles têm essa consciência. Sabem que é para o bem deles, para pensarem somente na parte esportiva - disse Bernardo.
anjos da guarda judô - trabalho na cbj (Foto: Divulgação/CBJ)Sob o comando de Ney Wilson, Anna Beatriz, João Gabriel e Bernardo trabalham na CBJ (Foto: Divulgação/CBJ)

reconhecimento dos atletas
A campeã mundial Rafaela Silva já foi uma das "vítimas" do trio. Mas a carioca, que defende seu título na Rússia, sabe da importância do trabalho nos bastidores. Assim como o peso-pesado David Moura, estreante em Mundiais:
Rafaela Silva Judô mundial (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom)Rafaela em ação (Foto: Marcio Rodrigues/Fotocom)
- Às vezes você chega de uma viagem e planeja sair com a sua família, tirar uns dias, aí ele liga e diz que tem que ir na CBJ entregar o cartão de embarque  senão não pode ir para a próxima viagem, tem que prestar conta. Mas a gente sabe que se não fizer vai se prejudicar. Sabemos que é um chato necessário. É muito importante. Para você chegar a uma competição e se preocupar com alimentação, treinamento, peso, quimono... é importante para gente só ter a preocupação de entrar no tatame. Ajuda muito no nosso dia a dia de competição - afirmou Rafaela.
- A gente não precisa se preocupar com absolutamente nada. Só fazer as malas e competir. E sei que não é pouca coisa. Como meu pai foi atleta, ele sempre me diz: "aproveita porque na minha época não era assim". Isso é muito bom para o atleta. Se tivesse que me preocupar com outras coisas, acho que atrapalharia no rendimento. Não deve ser fácil ter que tomar conta de todo mundo. Facilita demais a nossa vida - revelou David.
estratégia e a alfândega
No entanto, quem dá mais trabalho para Bernardo, João Gabriel e Anna Beatriz não são os atletas. A equipe de estratégia da CBJ é a responsável pelas "dores de cabeça", já que precisa levar nas viagens grande quantidade de equipamentos: câmeras, computadores, tripés, cabos...
- Cada atleta leva o seu quimono. O que acontece mais é com a parte de estratégia, que acaba sendo parada na alfândega ou na polícia lá fora perguntando de onde vêm os equipamentos. Então eles vão sempre com uma cartinha explicando o que estão levando. Uma câmera para cada área, mais duas ou três extras, três ou quatro computadores, tripés, cabos, ferramentas... imagina o prato cheio para a polícia de fronteira - brincou Bernardo.
Enquanto os atletas levam quimonos, faixas e as roupas que vão usar na bagagem para o Mundial de Chelyabinsk, Bernardo já se prepara para acomodar uma mala médica, material de fisioterapia, balança digital, entre outros equipamentos incomuns em viagens normais. E inicia um ciclo sem fim dos bastidores do judô brasileiro.
programação mundial de judô da rússia 2014 (Foto: programação mundial de judô da rússia 2014)

Por atraso de salários no Bota, Lucas entra na Justiça e pede a rescisão

Jogador estava entre os seis que não haviam recebido um dos meses de salário atrasado pago na última semana

Por Rio de Janeiro
638 comentários
Lucas Botafogo treino (Foto: Pedro Venancio)Lucas entra na Justiça e pede rescisão com Botafogo (Foto: Pedro Venancio)
O lateral-direito Lucas decidiu entrar na Justiça para conseguir a rescisão de seu contrato com o Botafogo. O jogador alega atraso nos salários superior a três meses, além de falta de depósito do FGTS por parte do Alvinegro. O jogador estava entre os seis que não receberam um mês em atraso, quitado na última semana.
A causa está nas mãos do advogado Alan Belaciano. Triste, o jogador admite ter chegado ao limite antes de tomar a decisão.
- São quatro anos de Botafogo. Cheguei a recusar propostas, como a do Sevilla, no ano passado, para ficar aqui e buscar outros títulos com o clube, pelo qual sempre tive um enorme carinho. Mas a situação chegou a um ponto insustentável, é triste demais. Beira o caos. Já não tinha mais cabeça para ajudar o Botafogo, não conseguia me concentrar nos treinos. E não tem como não levarmos esses problemas do trabalho para casa. Já estava vivendo um drama familiar e, por isso, tomei essa decisão de entrar na Justiça por sofrer essa pressão - disse Lucas em nota através de sua assessoria de imprensa.
O gerente técnico do Botafogo, Wilson Gottardo, procurou não polemizar sobre o caso, reconheceu o momento difícil e entregou a questão para o departamento jurídico.
- Esse é um projeto pessoal e profissional do Lucas. Conversei um pouco com ele, que tem suas ideias, e respeito. Todos sabem que o clube passa por uma instabilidade, e isso permite que o atleta tome algumas medidas. Mas o caso está com nosso departamento jurídico, que vai analisar e ver o que é melhor para o Botafogo.
Lucas tem 26 anos e chegou ao Botafogo em 2011, vindo do Figueirense. Ele conquistou um Campeonato Carioca em 2013. Ele foi convocado pela seleção brasileira para uma edição do Superclássico das Américas daquele mesmo ano. Como tem 11 partidas pelo Campeonato Brasileiro, não pode se transferir para nenhum clube da Série A.

Videogame, piadas e poesia: na Vila Olímpica, Time Brasil se sente em casa

À vontade, jovens brasileiros criam clima descontraído em Nanquim: "O sonho de qualquer atleta está no meio dessa experiência", diz Anderson, dos 400m rasos

Por Nanquim, China
Videogames, chocolates e uma atmosfera bem brasileira. Os quartos da meninada do Brasil durante as Olimpíadas da Juventude, em Nanquim, na China, pouco diferem do dia a dia de suas casas, mesmo do outro lado do mundo. Durante a competição, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) fez de tudo para que eles se sintam à vontade. Os 97 atletas ocupam cinco andares de um dos prédios da Vila Olímpica, e a juventude, aliada à convivência com atletas da mesma idade, cria um clima perfeito para que todos estejam relaxados para competir sem sentir tanto o peso da responsabilidade.
É o caso de Matheus Santana, da natação, e dos meninos do atletismo. O prodígio brasileiro espanta a ansiedade no videogame, no andar de convivência criado pelo COB. Do outro lado, Kelves Santos, 16 anos, do salto em distância, quando não está fazendo as vezes de piadista com os colegas do atletismo, prefere exercitar a escrita. Estilos e escolhas que vão conviver juntos até o dia 28, quando acabam as Olimpíadas da Juventude.
Atletas brasileiros se divertem jogando videogame (Foto: Reprodução)Atletas brasileiros se divertem jogando videogame em Nanquim (Foto: Reprodução)
- Meu passatempo sempre foi o videogame. Gosto muito, e pelo menos dá para a gente se divertir um pouco, não só aqui, mas também em outras áreas da vila. É bacana, bem legal para a convivência - declarou Matheus Santana.
O COB separou os jovens pelo critério de participação na competição. Atletas que competem no mesmo dia ou em sequência ficam nos mesmos apartamentos, com quartos para duas ou três pessoas, e uma sala, além de dois banheiros. Não há cozinha, já que todos fazem suas refeições no refeitório comunitário, com atletas de outros 203 países, e as roupas são lavadas em uma lavanderia self-service e comunitária. Quem não usar o serviço pode pagar para tê-lo.
- É cada um por si, não tem moleza. Tem uma lavanderia lá embaixo, você lava a roupa, seca, é cada um por si - disse Danilo Goulart, de 17 anos, do salto em altura.
Delegação brasileira está no mesmo local em Nanquim (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)Delegação brasileira está toda no mesmo local em Nanquim (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)


Danilo divide quarto com Kelves, do salto em distância. Seu companheiro, de 16 anos, é o poeta da turma. No quarto, tem um caderno onde escreve suas experiências em Nanquim e nas competições de que participa. E quase uma dúzia de perfumes.

- Eu gosto de me perfumar e também de escrever bastante. Na escola tenho aula de filosofia, então levo a sério para escrever coisas que estão acontecendo comigo e que sinto, e tenho muito ainda a escrever. O caderno ainda tem muito espaço. Ainda tenho até o dia 28 para escrever - contou Kelves.
Brasil cria clima de união em Nanquim (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)Brasil cria clima de união em Nanquim (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)
Em outro quarto, Maicon Moradeu, de 17 anos, o "gordinho" da turma, é "denunciado" pela própria cama. Antes mesmo do almoço, seu cantinho está tomado por chocolates.
- Eu sou lançador né, meio gordo, tenho que fazer uma forcinha. O chocolate está liberado para mim - brincou.
COB monta quartel-general
Na Vila Olímpica, o Comitê Organizador oferece aos países participantes toda a estrutura necessária para intervenções médicas e afins. O Comitê Olímpico do Brasil (COB), porém, preferiu montar seu próprio quartel-general. Um dos cinco andares disponibilizados em Nanquim tornou-se escritório, ambulatório, e área de convivência entre os atletas, onde toda a delegação pode interagir e se divertir.
Quartos Nanquim (Foto: Reprodução / TV Globo)Hotel do Brasil possui instalações médicas próprias (Foto: Reprodução / TV Globo)
- É sensacional, o sonho de qualquer atleta está no meio dessa experiência. É minha primeira experiência dessa, é tudo fenomenal, então você chega aqui surpreendido. Temos que tentar manter a cabeça no lugar para não se perder, é tudo muito impressionante - admitiu Anderson Cordeiro, de 17 anos, dos 400m rasos.
Quartos Nanquim (Foto: Reprodução / TV Globo)Os profissionais utilizam a tecnologia a todo momento para aprimorar o trabalho (Foto: Reprodução / TV Globo)

Luxemburgo lembra fase "pegador" de Élton e avisa: "Veio para jogar bola"

Treinador diz que assédio feminino fez com que o atacante perdesse o rumo da carreira em determinados momentos, mas faz elogios: "Sabe fazer gol"

Por Rio de Janeiro
71 comentários
Luxemburgo, Flamengo, Ninho do Urubu (Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagem)Luxemburgo fala sobre o novo reforço do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagem)
Élton nem chegou oficialmente ao Flamengo, mas já levou um puxão de orelhas de Vanderlei Luxemburgo. Depois de ser aprovado nos exames médicos nesta terça-feira, o atacante assinará contrato até o fim do Estadual de 2015 e deve ser apresentado oficialmente na próxima quinta como reforço para vaga de Hernane. Questionado sobre a nova peça do elenco, o treinador chamou a atenção, não poupou palavras para alertar que estará atento a vida pessoal do jogador e pediu foco no trabalho que será desempenhado dentro de campo.  
Garantindo acompanhar a carreira de Élton desde o período em que defendeu o São Caetano, em 2005 e 2006, Luxa disse que o jogador perdeu o foco por conta do assédio feminino em determinado momento. Sorridente e brincalhão, o treinador cobrou profissionalismo para que o ex-atacante do Corinhians não desperdice a chance de jogar no Flamengo, após defender o Al Nassr, da Arábia Saudita, na última temporada.  
- É um jogador interessante, que sabe fazer gol. A discussão da contratação dele passou por comportamento. Aquilo de ser o bonitão, belezão, que pega todo mundo, o comedor... (risos) Aqui, ele veio para jogar bola. Tem capacidade para nos ajudar. Já o conheço há muito tempo, desde os tempos de São Caetano. Depois, desviou a cabeça, está tranquilo, e vamos confiar nesse momento dele. Mas é bom também ser um fio desencapado para dar choque.
Élton chega ao Flamengo para disputar posição com Alecsandro, assim como aconteceu no Vasco da Gama em 2011. O Rubro-Negro será o 11º clube da carreira do atacante, que já defendeu Iraty (PR), São Caetano, Santo André, Legia Varsóvia (Polônia), Vasco, Braga (Portugal), Corinthians, Vitória, Náutico e Al Nassr.

Julio Cesar sobre escolha pelo Benfica: "Faltava jogar em Portugal"

Goleiro brasileiro deixa o Queens Park Rangers e assinou contrato de duas temporadas com o clube português.

Por Lisboa, Portugal
154 comentários
Julio César continuará atuando no futebol europeu. Através de seu site oficial, o Benfica confirmou nesta terça-feira a contratação do goleiro brasileiro pelas próximas duas temporadas. Prestes a completar 35 anos (no próximo dia 3 de setembro), ele deixa o Queens Park Rangers, onde pouco atuou desde 2012, para dar seguimento à carreira em Portugal. A equipe portuguesa nada gastou com a transação, já que o clube inglês liberou o brasileiro sem custos. Em sua apresentação, explicou a nova escolha na carreira:
Julio Cesar Benfica de Portugal (Foto: Isabel Cutileiro / SL Benfica)Julio Cesar Benfica de Portugal (Foto: Isabel Cutileiro / SL Benfica)
- Estou muito feliz. Acho que o Benfica é um clube que tem muito respeito internacional. Depois, já joguei no Brasil, Itália, Inglaterra e agora faltava jogar em Portugal. Era um namoro antigo. Isso despertou algo dentro de mim e pensei porque não. Deu tudo certo e agora quero agradecer às pessoas envolvidas. Espero tentar corresponder às expectativas -  afirmou Júlio César, em declarações à Benfica TV.
Apesar da idade avançada, Julio afirmou chega ao Benfica motivado, e que está inclusive ansioso para entrar em campo com a equipe de Lisboa pela primeira vez:
- Quando mudamos de um clube para outro, e especificamente de um país para outro, é impossível não se sentir motivado. É algo automático. Estou muito ansioso porque tudo começa de novo, parece que estou a começar a carreira.
Por fim, o goleiro falou sobre os inúmeros boatos que o ligaram a diferentes clubes nesta janela de transferências do futebol europeu:
- Muitas vezes surgem notícias que não passam de especulação e queria saber se o interesse do Benfica realmente existia. Corremos atrás e foi nessa altura que tudo começou. Vi vídeos do Benfica no youtube e pensei que queria participar dessa festa. Eu disse que queria o Benfica.
Julio Cesar apresentado no Benfica (Foto: Reprodução / Twitter)Julio Cesar é apresentado pelo Benfica (Foto: Reprodução / Twitter)
A tendência é que o brasileiro chegue para assumir a condição de titular no time de Jorge Jesus - o também brasileiro Artur tem sido o dono da posição desde a saída do esloveno Oblak para o Atlético de Madrid, mas foi bastante criticado durante a pré-temporada. No último domingo, ele defendeu um pênalti na vitória sobre o Paços de Ferreira.
Julio foi o goleiro titular da seleção brasileira nas Copas do Mundo de 2010 e 2014. Ao fim da participação no Mundial do Brasil, ele deu a entender que daria espaço aos mais jovens, o que de fato aconteceu nesta terça com a primeira convocação da segunda "era Dunga": Rafael Cabral (24 anos), do Napoli, e Jefferson (31), do Botafogo, foram chamados.
Julio Cesar Benfica de Portugal (Foto: Isabel Cutileiro / SL Benfica)Goleiro faz exames antes assinar contrato de duas temporadas (Foto: Isabel Cutileiro / SL Benfica)

Dirigente revela que ideia de colocar Douglas no Barça partiu do São Paulo

Vice de futebol tricolor explica como foi a operação para a transferência do lateral-direito. São Paulo procurou empresário para colocar jogador na mira dos catalães

Por São Paulo
23 comentários
Douglas São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Douglas só soube do interesse do Barcelona com a negociação avançada (Rubens Chiri / saopaulofc.net)
O interesse do Barcelona no lateral-direito Douglas surpreendeu a todos na semana passada. Questionado pela torcida do São Paulo e reserva em alguns momentos, o jogador está prestes a atuar por um dos maiores clubes do planeta. Mais surpreendente do que a negociação só maneira como ela começou: por ideia do próprio Tricolor.
Com a necessidade de vender jogadores para equilibrar as contas, o São Paulo apostou em uma jogada ambiciosa. Assim que soube do interesse do Barça em contratar um substituto para Daniel Alves, a direção do Tricolor apostou no empresário uruguaio Juan Figer para colocar os espanhóis de olho em Douglas.
- Ficamos sabendo que o Marquinhos, do Paris Saint-Germain, estava sendo trocado pelo Daniel Alves. Sabíamos do contato do Figer com o Barcelona e o Atlético de Madrid. Conversamos e ele achou uma boa ideia. A partir daí, as coisas começaram a ir devagarzinho - revelou o vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro.
A dificuldade para encontrar um lateral no mercado fez o Barcelona se interessar por Douglas. O clube enviou ao Brasil dois observadores para acompanhar o lateral em partidas do Campeonato Brasileiro. O jogador não foi avisado para que isso não comprometesse no desempenho em campo. A avaliação acabou sendo positiva, e a negociação avançou.
- Nós os recepcionamos no jogo contra o Bahia, em Salvador. Ele fez uma grande partida. Depois, viram também contra o Chapecoense, mas o jogador não foi bem. No relatório, os dois analistas do clube colocaram que o Douglas tem características parecidas com o Daniel Alves e tem a juventude a seu favor - explicou Ataíde.
Douglas, de 24 anos, só foi avisado quando as conversas já estavam bem adiantadas. Curiosamente, o jogador sofreu uma lesão na coxa esquerda na semana passada e ficou fora das partidas seguintes.
- Ele é um jogador de grande qualidade. Se for melhor para o futuro dele, que possa dar certo - afirmou o meia Paulo Henrique Ganso.
A manobra são-paulina deverá ser bem lucrativa. Dono de 60% dos direitos econômicos do jogador, o São Paulo ficará com R$ 10,8 milhões dos R$ 18 milhões que serão pagos pelo clube espanhol - o restante pertence à Traffic, proprietária dos outros 40%. O valor é o mesmo que o clube gasta com a folha de pagamentos do elenco profissional nesta temporada. O montante a equilibrar o caixa em um momento em que o clube não tem patrocínio master.
- Está acertado, mas sempre pode ter uma mudança de última hora. Existe um pré-acordo por € 6 milhões. Queríamos mais, mas ficou nisso. Acho que ainda vai demorar mais uns três ou quatro dias para resolvermos tudo - ressaltou Ataíde.
O São Paulo aguarda também uma resposta do Barcelona sobre a permanência de Douglas no clube, no mínimo, até o fim do ano. Como Daniel Alves não foi negociado, a direção do Tricolor entende que o Barça pode emprestá-lo a outra equipe espanhola.

- Pedi o empréstimo, mas ainda não responderam. O Daniel deve ficar mais um ano. Se é para o Barcelona emprestar para outro clube, que empreste para o São Paulo. Acho difícil acontecer, mas estamos esperando - concluiu o dirigente.

Convocação de Dunga em 2014 tem semelhanças com a 1ª lista de 2006

Há craque de 22 anos, jogadores em ascensão no Brasil e apenas dois nomes com idade igual ou maior que 30 anos. Dez atletas do primeiro grupo foram à África do Sul

Por Rio de Janeiro
127 comentários
 
O técnico Dunga divulgou nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, a primeira lista de convocados em seu retorno à seleção brasileira. E numa rápida comparação é fácil observar diversas semelhanças com o primeiro grupo chamado pelo treinador em sua primeira passagem pelo time canarinho, em agosto de 2006. Média de idade parecida (24 anos), nomes em ascensão no futebol brasileiro, craque do time com 22 anos e apenas dois atletas com idade igual ou superior a 30 anos.
Da mesma maneira que em 2006, Dunga chamou 22 jogadores em 2014. Optou apenas por dois goleiros. Na primeira ocasião, ele levou Gomes e Fábio. Ambos tinham 25 anos. Agora, Jefferson, do Botafogo, é um pouco mais velho: tem 31 anos e chegará ao Mundial da Rússia com 35. Por outro lado, Rafael Cabral, do Napoli, tem 24. Em 2018, o arqueiro estará com 28.   
Outro dado que chama a atenção nas listas de 2006 e 2014 é a média de idade. Há oito anos, o grupo tinha 24,5. Agora, o número sobe muito pouco: 24,8. Os dois jogadores mais velhos chamados por Dunga logo após a Copa da Alemanha eram o lateral-esquerdo Gilberto e o volante Edmilson - os dois tinham 30 anos. Apenas o primeiro chegou à Copa da África do Sul. Agora, os veteranos são Jefferson, com 31 anos, e o lateral-direito Maicon, com 33.  
- Naquela época, nós convocamos jogadores jovens e outros mais veteranos. Fizemos uma mescla. Se fosse por exclusão, a Alemanha não teria chamado para a Copa o Lahm e o Klose. Mas tiveram chances e mostraram rendimento. Quem dos jovens tiver o rendimento ideal vai ficar. Se os jogadores de certa idade tiverem um rendimento bom, você pode não penalizá-los por conta disso. 
Info MÉDIA de IDADE dos Convocados de 2006 e 2014 2 (Foto: Infoesporte)

E as coincidências das listas não param por aí. Em 2006, Dunga chamou cinco atletas em alta ou ascensão no futebol brasileiro: Fábio (Cruzeiro), Marcelo (Fluminense), Jônatas (Flamengo), Morais (Vasco) e Wagner (Cruzeiro). Em 2014, foram seis: Jefferson (Botafogo), Gil e Elias (Corinthians), Everton Ribeiro e Ricardo Goulart (Cruzeiro) e Diego Tardelli (Atlético-MG).  
- Estamos convocando pela qualidade e pelo potencial que eles demonstraram em seus clubes. Vamos priorizar a parte da qualidade e da competitividade para ver o desempenho de todos e tomar as decisões. Quem sabe no futuro não tenhamos mais jogadores que atuam no Brasil.
O que também chama a atenção é relacionado à referência da lista nas duas convocações. Assim como em 2006, o craque do time chamado por Dunga tem apenas 22 anos. Há oito anos, Robinho era o “dono” do time. Agora, em 2014, Neymar é o astro. Com uma Copa do Mundo no currículo, o jogador do Barcelona terá a responsabilidade de organizar a seleção brasileira. 
- O Neymar evoluiu muito. Tomou gosto por fazer gols – disse Dunga, sobre o jogador, que voltou a atuar pelo Barcelona na última segunda-feira após recuperar-se de uma fratura na vértebra.
Outro dado importante é a manutenção de nomes da primeira lista de agosto de 2006 até a Copa do Mundo de 2010. Do primeiro grupo chamado por Dunga há oito anos, dez atletas estiveram na África do Sul: O goleiro Gomes, os laterais Maicon e Gilberto, os zagueiros Lúcio, Juan e Luisão, os meio-campistas Gilberto Silva, Elano e Julio Baptista e o atacante Robinho. O percentual é de 43,47%.
maicon BRasil gol honduras (Foto: Agência Reuters)Maicon é o único jogador convocado nesta terça que esteve na primeira lista de Dunga em 2006 (Foto: Agência Reuters)


Na primeira lista de Dunga em 2006, apenas oito atletas que estiveram na Alemanha com Carlos Alberto Parreira retornaram com o tetracampeão: Cicinho, Gilberto, Lúcio, Juan, Luisão, Gilberto Silva, Robinho e Fred. Agora, após o Mundial no Brasil, o treinador chamou dez nomes que participaram da campanha de altos e baixos: Jefferson, Maicon, David Luiz, Luiz Gustavo, Fernandinho, Ramires, Oscar, Willian, Hulk e Neymar.
- Os jogadores que estiveram na Copa e não estão na lista têm a porta aberta. Ninguém foi excluído. Vai depender do trabalho de cada um. Não é porque tivemos um resultado ruim que tudo está errado. Os atletas jogam em grandes clubes da Europa, outros jogam no Brasil. Temos que experimentar - afirmou.
Os dois compromissos do Brasil vão acontecer em setembro, nos Estados Unidos. No dia 5, a Seleção vai enfrentar a Colômbia, no Sun Life Stadium, em Miami. Quatro dias depois, o rival será o Equador, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Os dois jogos serão transmitidos ao vivo pela TV Globo, SporTV e GloboEsporte.com. O site também vai acompanhar as partidas em Tempo Real.

Atlético freia Real no Bernabéu e leva decisão para Calderón. CR7 preocupa

Gol aos 42 minutos frustra a torcida merengue em noite de reencontro e homenagem para Di Stéfano. Luso jogou apenas 45 minutos e foi substituído por James Rodríguez

Por Madri
290 comentários
Não há nada de amistoso em uma disputa de Supercopa da Espanha. São somente dois jogos, mas vale título, e ninguém quer ficar atrás do rival - ainda mais quando do outro lado está um adversário centenário. Foi quente o primeiro encontro entre Real Madrid e Atlético depois da final da Liga dos Campeões, há pouco mais de três meses, conquistada pelos merengues. Desta vez, não houve vencedor. O empate por 1 a 1 prevaleceu e foi comemorado como vitória pelos colchoneros no Santiago Bernabéu.

Parecia tudo bonito para a festa da Real. Até os 42 do segundo tempo. O gol, que até então dava a vitória aos merengues, foi feito por James Rodríguez, o primeiro do colombiano com a camisa branca. A partida também ficou marcada pelas homenagens ao ex-jogador Di Stéfano, maior craque da história do Real, falecido há pouco mais de um mês. Um lotado Santiago Bernabéu aplaudiu Di Stéfano de pé, ao som de My Way, de Frank Sinatra, em uma cena emocionante. Mas os merengues não conseguiram completar a homenagem com vitória. Raúl Garcia, meio torto, meio estiloso, desviou a bola para dentro do gol de Casillas, após falha da zaga em cobrança de escanteio, e empatou o jogo.
Gol atlético de madrid - Real Madrid x Atlético de Madrid (Foto: AFP)Raúl García desvia e empata para o Atlético aos 42 minutos do segundo tempo (Foto: AFP)


Cristiano Ronaldo atuou 45 minutos e foi quem deu vaga a James, no intervalo. Depois de um início empolgante, foi caindo de nível, perdeu jogadas fáceis por desconcentração e saiu de campo com apenas uma finalização, de cabeça, por cima do gol. A substituição é um indício de que, ao contrário do que dizem os médicos do Real, o atual melhor do mundo não está 100%. Nas fotos da comemoração do título da Supercopa da Uefa ele já havia aparecido fazendo tratamento à base de gelo após a partida. O português vira dúvida para o jogo de volta, no Vicente Calderón, na próxima sexta-feira.

O Atlético de Simeone conseguiu, de certa maneira, fazer a ausência dos bons dribles e tabelas plásticas, ser bonita. As duas linhas de quatro, perfeitamente desenhadas no campo, foram de causa invejar em nós, brasileiros, ainda um pouco traumatizados pelo 7 a 1 para a Alemanha na Copa do Mundo. Assim como na temporada passada, a defesa do Atlético segue dando aulas de marcação, sem dar espaço para os adversários - zagueiro brasileiro Miranda, convocado nesta terça por Dunga, é uma dessas engrenagens. Mas o Atlético também deixou o jogo feio em alguns momentos, fazendo cera e catimba em todas as oportunidades que tinha. Tudo isso reflexo do bom trabalho do argentino Diego Simeone.
Homangem Di Stefano, Real Madrid x Atlético de Madrid (Foto: Agência EFE)Real organizou bonita homenagem ao ídolo Alfredo Di Stéfano, morto durante a Copa do Mundo (Foto: Agência EFE)

Jogo quente. Como manda o figurino

Cristiano Ronaldo começou a partida em seu habitual ritmo infernal, buscando jogo, passando o pé por cima da bola. Só que o português foi rapidamente frustrado pelo Atlético de Madrid. Com duas linhas de quatro perfeitas na marcação, as mesmas responsáveis pelo título do Espanhol na temporada passada, os colchoneros não deram espaço para o atual melhor do mundo mostrar sua qualidade na primeira etapa.
Cristiano Ronaldo - Real Madrid x Atlético de Madrid (Foto: Efeservicios)Cristiano deixou o jogo no intervalo (Foto: Efe)
Por isso, faltou futebol nestes 45 minutos iniciais. O Atlético jogou para não deixar o Real jogar. Do outro lado, os merengues tiveram problemas na articulação do jogo pela falta de entrosamento entre Kroos, Modric e Xabi Alonso, atuando juntos pela primeira vez no meio de campo, sem um armador mais ofensivo. Ancelotti tinha James Rodríguez, Di María e Isco no banco.

Esses elementos deixaram o jogo tenso, e um pouco violento. Com 12 minutos disputados, o Atlético já tinha dois cartões amarelos, para Koke, e Siqueira, que era quem tinha mais dificuldades no combate homem a homem, contra Bale, mas sempre contava com a boa cobertura de Godín. As poucas chances de finalizações criadas o Real mandou para fora. Foram duas as mais perigosas: aos 10, com Bale chutando de longa distância, e aos 40, quando o galês cruzou para Ronaldo, que cabeceou por cima.

O Atlético até chegou a levar perigo, mas também não teve categoria para abrir o placar. Jogando da maneira mais simples possível, os colchoneros não aproveitaram as chances que tiveram em contra-ataques por afobação. Mandzukic esteve duas vezes na cara de Casillas e deu dois presentes ao goleiro.
Real melhora mesmo sem cr7

O Real Madrid voltou para o segundo tempo sem Cristiano Ronaldo, mas melhorou na partida. James Rodríguez entrou atento e participativo. Jogando pela ponta esquerda, o colombiano preencheu bem a vaga de CR7 e auxiliou na armação do meio de campo. Aos poucos, os merengues foram se soltando e abusaram dos dribles para furar o bloqueio do Atlético.

Bale e Carvajal mostraram entrosamento pelo lado direito e foram os que chegaram mais perto de abrir o placar nos primeiros minutos. No entanto, sem pontaria. Os dois chutaram para fora suas melhores chances, aos 2 e 8, respectivamente. A pressão do Real esquentou ainda mais o jogo. Sergio Ramos e Mandzukic quase foram expulsos em disputa de bola mais ríspida, mas o árbitro resolveu tudo com dois cartões amarelos.
James Rodriguez comemroa gol do Real Madrid contra o Atlético de Madrid (Foto: Agência EFE)James marcou o seu primeiro gol pelo Real Madrid (Foto: Agência EFE)


Só dava Real, ainda sem gol. O grito entalado demorou 35 minutos da segunda etapa para sair. James Rodríguez, em sua segunda chance de marcar, pegou sobra de bola mal afastada pela defesa e encheu o pé, dentro da área. A bola desviou em Ansaldi antes de entrar, só para aumentar o drama, e morreu no fundo das redes.

Poderia ter sido mais para o Real. Pepe quase marcou de cabeça após cobrança de escanteio aos 41. Mas a aplicação do Atlético de Madrid, e sua costumeira frieza jogando em estádios adversários, foi premiada no minuto seguinte. A zaga merengue falhou ao afastar bola levantada na área também em escanteio, e Raúl Garcia teve espaço para esticar o pé, e meio sem jeito, meio cheio de estilo, fazer o gol de empate. A decisão fica para o jogo do Calderón, na próxima sexta-feira.
Marcelo e Gabi Fernandez, Real Madrid x Atlético de Madrid (Foto: Agência EFE)Marcelo foi titular no Real Madrid e teve atuação regular (Foto: Agência EFE)

Vasco assina contrato profissional da joia Evander, destaque da seleção Sub-17

Evander em ação Foto: Imago7
Diogo Dantas
Tamanho do texto A A A
O Vasco finalizou na tarde desta terça-feira o primeiro contrato profissional do meia-atacante Evander, titular da seleção Sub-17. O jogador assinou um vínculo de três anos com o Cruzmaltino depois de se destacar na Copa das Nações, que terminou no último domingo.
Aos 16 anos, completados em junho, o jogador, que começou no futsal do clube, resistiu ao assédio internacional durante o torneio e cumpriu o combinado com o Vasco. O coordenador da base, Mauro Galvão, supervisionou o acordo ao lado do diretor Manoel Perira.
Meia assina contrato com Vasco
Meia assina contrato com Vasco Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O vascaíno anotou nove gols e deu quatro assistências na Copa das Nações, e recebeu a “Chuteira de Ouro” pelo desempenho.

Foto: Elizabeth Ruíz
Com a regularização da situação de Evander, o Vasco evita novos entreveros com suas promessas. O clube já perdeu para outros clubes jogadores como o meia Mosquito, o lateral Foguete, o volante Danilo e o meia Matheus Índio - este último entrou na Justiça com o pedido de quebra de contrato.

Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/vasco/vasco-assina-contrato-profissional-da-joia-evander-destaque-da-selecao-sub-17-13661132.html#ixzz3At9N1xzi