sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Renault-Lotus apresenta pintura definitiva para temporada 2011 da F-1

Equipe lançará novo carro apenas em Valência, no dia 31 de janeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Birmingham, Inglaterra
A Renault-Lotus revelou nesta quinta-feira a pintura definitiva de seu carro para a temporada 2011 de Fórmula 1, na Autosport International Show, feira automotiva em Birmingham, na Inglaterra. A versão é um pouco diferente da apresentada no fim do ano passado. As principais mudanças foram na parte frontal do carro e na numeração do piloto. O novo carro será apresentado em Valência, no dia 31 de janeiro, antes do primeiro teste da temporada.
lançamento da carro da Lotus Renault A pintura definitiva da nova Renault-Lotus (Foto: Divulgação)

Caetano confirma interesse do Vasco pelo colombiano Macnelly Torres

Dirigente diz que clube fez uma sondagem, mas nega qualquer acerto com o jogador da equipe chilena do Colo Colo e da Seleção Colombiana

Por Felippe Costa Rio de Janeiro
Macnelly Torres meia colombiaMacnelly Torres em atuação pela seleção colombia
(Foto: agência Getty Images)
Depois de a imprensa chilena noticiar nesta quinta-feira que o Vasco pode ser o destino do meia Macnelly Torres, do Colo Colo, foi a vez de Rodrigo Caetano confirmar o interesse do clube por ele. Segundo o diretor executivo, o jogador tem grandes qualidades e poderia ser uma boa contratação, mas não existe nada definido.

- Sondagens existiram. Estamos sempre atrás de jogadores que possam agregar ao elenco do Vasco. Se surgir uma boa oportunidade, avaliaremos com carinho. Ele é um bom jogador, é da Seleção Colombiana, mas não existe nada de concreto.
Rodrigo Caetano voltou a falar que o elenco vascaíno está fechado para o início do Campeonato Carioca. Mesmo assim, ele revelou que a diretoria ainda estuda a contratação de pelo menos dois jogadores para o meio do ano.

- O grupo para o Estadual é esse. Estamos pensando em pelo menos duas contratações para o meio do ano. Queremos jogadores de experiência e qualidade, mas não é para agora. Isso é para os próximos seis meses

Ronaldinho estará pronto para jogar em 12 dias, garante preparador

Craque está apenas um pouco acima do peso. Thiago Neves poderá estrear já na segunda rodada do Carioca, contra o América

Por Richard Souza e Thiago Fernandes Direto de Londrina, PR
ronaldinho gaucho thiago neves flamengo treinoRonaldinho Gaúho e Thiago Neves no treino do Fla
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
O torcedor do Flamengo não terá que esperar muito para ver Ronaldinho Gaúcho defendendo as cores rubro-negras. Segundo o preparador físico, Antônio Mello, o meia terá condições de entrar em campo dentro de 12 dias. Com isso, há a hipótese de o jogador atuar pelo menos alguns minutos contra o Americano, no dia 26, pela terceira rodada do Carioca.
O outro reforço rubro-negro deve estrear ainda mais cedo. Thiago Neves precisa de apenas uma semana para ter condições de jogo. A previsão é de que o meia estreie contra o América, na segunda rodada.
- O Ronaldinho ficou durante um tempo sem fazer a preparação ideal por conta das negociações. Mas o Ronaldo tem uma capacidade física invejável. Dentro de 12 dias vai estar condicionado. O Thiago em uma semana estará no grupo – garante o preparador Antônio Mello.
Segundo o preparador, Ronaldinho se apresentou ao Flamengo em boas condições físicas e sem problema de peso.
- Ele não está acima do peso. Um pouquinho talvez, mas nada assustador. O atleta de futebol, que tem a base física instalada nele, é só lapidar. O aspecto físico dele e do Thiago é o melhor possível – garantiu.
Bola para “iludir” esforço físico
No período da tarde, o Flamengo vai fazer um novo treino físico, mas Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves terão uma motivação extra para a atividade. Antônio Mello disse que os dois já farão alguns exercícios com bola.
- Todo trabalho de pré-temporada envolve bola na parte da tarde. Com a bola presente, o jogador faz movimentos de jogo e produz sem pensar. É um condicionamento meio malandro – brincou.
Antônio usa outra “malandragem” para reforçar os treinos do Flamengo. Segundo o preparador físico, a grama alta do centro de treinamento de Londrina faz com que os exercícios físicos fiquem ainda mais pesados.
- Para mim, é uma sobrecarga natural. Quando jogarmos, a equipe vai ter um potencial físico maior.

Chuvas arrasam haras no RJ, e Jockey Club decreta luto no turfe

Centro de Treinamento Vale do Cuiabá, na região serrana do estado, tem cinco cavalos desaparecidos e é obrigado a sacrificar outros seis animais

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
cavalos mortos haras turfe enchenteCenário encontrado por veterinários no haras
Vale do Cuiabá (Foto: Divulgação / JCB)
O Jockey Club Brasileiro (JCB) decretou, nesta quinta-feira, luto de três dias em solidariedade às vítimas das chuvas no estado do Rio de Janeiro. Três haras foram seriamente atingidos: o Centro de Treinamento Vale do Cuiabá perdeu e sacrificou animais; o Posto de Fomento teve uma capela destruída e a raia grande alagada; e o Santa Maria de Araras teve de transportar todos seus cavalos para o Hipódromo da Gávea, na capital. As informações são do JCB.
Uma equipe de veterinários foi ao Vale do Cuiabá nesta quinta, em helicóptero fretado pelo Jockey Club, e relata a tragédia encontrada no haras.
- Fizemos o que foi possível dentro das condições que encontramos por lá. Não há água para lavar o ferimento dos animais e muito menos onde abrigá-los. O CT está destruído e vai demorar muito para ser reerguido. Assim como os animais, que demorarão muito para retornar ao estado atlético anterior - disse Juliana Vieira, chefe do Hospital Veterinário Octávio Dupont.
Na região, vários corpos de animais foram encontrados no leito do rio. Uns soterrados por lama, outros sob escombros, em distâncias de até 6 quilômetros do haras.
O Posto de Fomento, localizado na BR-116, não teve mortos nem feridos, mas o acesso ao haras está bloqueado. A proprietária, Marlene Fernandes Serrador, diz que as pessoas estão em condições precárias.
- Os funcionários perderam tudo. Estão apenas com a roupa do corpo. A devastação foi total, perdemos até a capela que eu construí e a raia grande está com muita água - relatou, acrescentando que os animais têm ração estocada, mas não há serragem.
No Centro de Treinamento do Haras Santa Maria de Araras, duas casas foram destruídas e pelo menos três pessoas morreram. Os animais foram transportados para o Hipódromo da Gávea. Segundo o treinador Roberto Morgado Junior, o Bebeto, todas instalações foram inundadas pelo rio que passa dentro do CT.
- Somente o casarão, localizado no alto do haras, onde morava o veterinário Alexandre Dornelles, não foi atingido. As demais dependências estão todas devastadas. O CT do Araras acabou. Felizmente, dentro de todas as catástrofes, estamos vivos. Apenas alguns animais ficaram feridos, mas nada de grave. No entanto, nem tão cedo estes animais vão correr.
Luto nos páreos
Desde a tarde desta quinta-feira, as bandeiras foram colocadas a meio pau no Jockey Club Brasileiro por conta das mortes no estado. Durante o fim de semana, os jóqueis que montarem o cavalo número 1 de cada páreo terão uma faixa preta no braço direito em sinal de luto.
O JCB organiza uma campanha de arrecadação de donativos para os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
- O Jockey Club Brasileiro está profundamente sensibilizado com a tragédia na região serrana e se solidariza com a família das vítimas e proprietários que sofreram perdas nesses últimos dias. Estamos recolhendo alimentos e roupas e continuamos à disposição para avaliar outra ação emergencial - disse o presidente do JCB, Luís Eduardo da Costa Carvalho.
 

Ronaldo é o novo capitão do Timão

Jogador aceita indicação do técnico Tite e passará a usar a braçadeira

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
ronaldo corinthians treinoRonaldo no treino do Corinthians
(Foto: Daniel Augusto JR / Agência Estado)
Ronaldo assumirá a braçadeira de capitão do Corinthians após a aposentadoria do zagueiro William. Depois do treinamento desta sexta-feira, no CT Joaquim Grava, o técnico Tite revelou que escolheu o Fenômeno para o posto. Curiosamente, o camisa 9 já havia dito anteriormente que não tinha qualquer intenção de ficar com a vaga, mas foi convencido pelo comandante.
- Eu tenho que escolher um. Tenho jogadores identificados com a história do Corinthians. Tenho campeões, como Chicão e Alessandro. Tenho jogador que empresta essa liderança pela competitividade, como o Jorge Henrique. Dentinho ou o Paulo André por se expressar bem. Ronaldo e Roberto pela história, por serem exemplos. Tenho que escolher um e está definido que é o Ronaldo - explicou Tite.
O treinador contou que a decisão foi tomada depois de uma conversa com o Fenômeno na semana passada. O comandante manifestou o desejo de passar a braçadeira para o camisa 9 e deixou que ele pensasse na indicação nos últimos dias.

- Cada um empresta um tipo de liderança à equipe. Não tenho prazer em escolher. Falei com ele na semana passada e dei a possibilidade de pensar no assunto. É um jogador exemplo em cima de todas as adversidades que teve na vida. Ele aceitou, falou com o grupo todo e externou para mim essa vontade - ressaltou.

Ronaldo, aliás, não vinha sendo cotado como o grande candidato à vaga de William. Chicão, Alessandro e Roberto Carlos despontavam como os principais "concorrentes". O centroavante precisará de um substituto quando não estiver em campo. No planejamento da comissão técnica, o ídolo não atuará com tanta frequência. Assim, abrirá espaço para outros.
- O Alessandro é identificado. Tem Chicão, Roberto... - completou Tite.

Chamado de Pelé em Tacna, Neymar brinca: 'Meu estilo é mais Garrincha'

Jogador agradece carinho dos peruanos, comenta comparação e diz que o pai acha o seu estilo mais parecido com o craque das "pernas tortas"

Por Márcio Iannacca Direto de Tacna, no Peru
Neymar no desembarque da seleçãoNeymar na chegada da Seleção em Tacna
(Foto: Márcio Iannaca / GLOBOESPORTE.COM)
Logo que a Seleção Brasileira sub-20 desembarcou em Tacna, no Peru, com Neymar na bagagem, um grupo de torcedores que estava na pista do aeroporto local questionou os jornalistas brasileiros.
- O novo Pelé está chegando? - indagaram.
Na chegada ao Gran Hotel Tacna, Neymar conversou rapidamente com os jornalistas e afirmou que o seu estilo é parecido com o de outro craque da história do futebol brasileiro.
- A comparação existe e acho ótimo. Mas o meu pai disse outro dia que o meu estilo é mais parecido com o do Garrincha, de partir para cima, de agredir, de driblar. Ser comparado ao Pelé é bom demais, é o melhor do mundo, mas não tem comparação. O Garrincha é mais o estilo do Neymar - disse o atacante, falando na terceira pessoa.
Confira a tabela completa do Sul-Americano sub-20
Neymar agradeceu o carinho dos fãs, que mesmo fora do país mostraram conhecer o futebol do atacante do Santos, principal estrela da sub-20.
- A responsabilidade é de todos. Vamos jogar futebol e estamos prontos. Fico feliz pelo carinho fora do Brasil. Não esperava isso no Peru - afirmou o jogador.

Paulistão 2011: campeonato novo, mas com as caras do ano passado

Principais clubes do estado contrataram pouco. Santos, atual campeão e quem mais se reforçou, desponta como principal candidato ao título

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
O Campeonato Paulista de 2011 terá novidades, mas basicamente fora de campo. Com regulamento novo e adaptações na arbitragem, o Paulistão começará a ser disputado neste sábado sem muitas caras novas. Os quatro principais clubes do estado se reforçaram pouco, e o Santos, atual campeão, é quem desponta como favorito ao título.
VÍDEO: clique ao lado e confira os palpites da equipe do Globo Esporte
O Peixe, que conseguiu manter a dupla Neymar e Ganso, foi o clube que mais contratou e o que buscou o jogador de mais destaque: Elano, campeão brasileiro no time em 2002 e 2004, está de volta à Vila Belmiro. Além dele, o time do técnico Adilson Batista fechou com o goleiro Aranha, o lateral-direito Jonathan e os meias Charles e Victor Hugo.
A PRIMEIRA RODADA DO PAULISTÃO 2011
Sábado, 19h30m Linense x Santos
Sábado, 19h30m São Bernardo x Grêmio Prudente
Sábado, 19h30m Oeste x São Caetano
Sábado, 19h30m Palmeiras x Botafogo
Domingo, 17h Mogi Mirim x São Paulo
Domingo, 17h Corinthians x Portuguesa
Domingo, 17h Americana x Bragantino
Domingo, 19h30m Paulista x Ituano
Domingo, 19h30m Noroeste x Santo André
Domingo, 19h30m Mirassol x Ponte Preta
CLIQUE AQUI E CONFIRA A TABELA COMPLETA
Os demais grandes pouco se mexeram neste começo de temporada. O Corinthians, que sonhou com Adriano e chegou a fazer proposta por Luís Fabiano, apostará no zagueiro Wallace (ex-Vitória), no lateral-esquerdo Fábio Santos (ex-Grêmio), no atacante Willian (ex-Figueirense) e no centroavante peruano Luis Ramírez (ex-Universitario).
A dupla São Paulo e Palmeiras foi a que menos contratou. Até a véspera do início do campeonato estadual, o Tricolor anunciou o lateral-esquerdo Juan (ex-Flamengo) e o atacante Willian José (ex-Grêmio Prudente). Do outro lado do muro, o zagueiro Thiago Heleno (ex-Corinthians) e o lateral Cicinho (ex-Santo André) acertaram com o Verdão, que ainda terá o atacante Adriano (ex-Bahia), o Michael Jackson.
Sem muitas caras novas, os protagonistas do Paulistão devem ser os mesmos: Ronaldo, Roberto Carlos, Neymar, Ganso, Rogério Ceni, Valdivia, Kleber... As novidades estão no formato,  agora com quartas de final, e na arbitragem, com auxiliares atrás dos gols.
As contratações - ou a falta delas - tiveram boa parcela de influência na expectativa das torcidas para o campeonato. Ao responderem à enquete "Você acha que seu time será campeão", que ficou na página de cada clube no GLOBOESPORTE.COM, os santistas foram os que mais clicaram em "sim": 94%. Em seguida, vieram os corintianos (89%), os são-paulinos (80%) e os palmeirenses (76%).
A força do interior
Além dos quatro grandes, outros 16 clubes lutarão por um lugar ao sol neste Paulistão. Destaque para o Mogi Mirim, que terá o campeão mundial Rivaldo na condição de presidente e jogador. Ainda no interior, a volta do Linense, após 53 anos longe da elite, e a mudança do Guaratinguetá, que agora virou Americana. Na Região Metropolitana de São Paulo, a Portuguesa buscará se reerguer, e o ABC vai ter um representante de cada cidade. Clique aqui e saiba mais!
Veja como estão os quatro grandes
O regulamento
O Paulistão 2011 terá 20 participantes e será disputado em 19 rodadas na primeira fase, quando todos os clubes se enfrentarão uma vez. Classificam-se os oito melhores times para as quartas de final, fase que terá um único duelo eliminatório, levando as quatro equipes vencedoras para as semifinais, que também só terá um encontro dos rivais. Somente na final é que os clubes jogaram partidas de ida e volta.
Os quatro times eliminados nas quartas de final disputarão o troféu "Campeão do Interior". Caso algum deles seja Corinthians, Santos, Palmeiras ou São Paulo, as vagas ficarão com as equipes classificadas na sequência, obedecendo à pontuação da primeira fase.
MONTAGEM - Neymar (Santos), Ronaldo (Corinthians) , Ceni (São Paulo) e Kleber (Palmeiras)Kleber, Ronaldo, Rogério Ceni e Neymar prometem ser os destaques do Paulistão de poucos reforços
Todos os campeões
Confira o time, o número de títulos e os anos em que foram conquistados. Lembrando que, no começo, mais de uma entidade organizava a competição e, por isso, em determinadas temporadas existe mais de um campeão.
Corinthians: 26 títulos1914, 1916, 1922, 1923, 1924, 1928, 1929, 1930, 1937, 1938, 1939, 1941, 1951, 1952, 1954, 1977, 1979, 1982, 1983, 1988, 1995, 1997, 1999, 2001, 2003 e 2009
Palmeiras: 22 títulos1920, 1926, 1927, 1932, 1933, 1934, 1936, 1940, 1942, 1944, 1947, 1950, 1959, 1963, 1966, 1972, 1974, 1976, 1993, 1994, 1996 e 2008
São Paulo: 20 títulos1943, 1945, 1946, 1948, 1949, 1953, 1957, 1970, 1971, 1975, 1980, 1981, 1985, 1987, 1989, 1991, 1992, 1998, 2000 e 2005
Santos: 18 títulos1935, 1955, 1956, 1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1973, 1978, 1984, 2006, 2007 e 2010
Paulistano: 11 títulos1905, 1908, 1913, 1916, 1917, 1918, 1919, 1921, 1926, 1927 e 1929
São Paulo Athletic: 4 títulos1902, 1903, 1904 e 1911
Portuguesa: 3 títulos1935, 1936 e 1973
AA das Palmeiras: 3 títulos1909, 1910 e 1915
Germânia: 2 títulos1906 e 1915
SC Americano: 2 títulos1912 e 1913
SC Internacional: 2 títulos
1907 e 1928
AA São Bento: 2 títulos
1914 e 1925
São Paulo da Floresta: 1 título
1931
São Caetano: 1 título
2004
Ituano: 1 título
2002
Bragantino: 1 título
1990
Inter de Limeira: 1 título
1986

Conca treina no campo pela primeira vez após cirurgia no joelho direito

Em fase final de recuperação de artroscopia, apoiador argentino realiza circuitos e dá toques na bola em trabalho de fisioterapia

Por Cahê Mota Direto de Mangaratiba, RJ
conca fluminense treinoConca treina a parte física no campo
(Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Boa notícia para a torcida tricolor. Darío Conca segue surpreendendo a comissão técnica e realizou, na tarde desta quinta-feira, seu primeiro treinamento no campo onde o Fluminense realiza pré-temporada, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Após dez dias de trabalho intensivo no hotel, o argentino realizou circuitos e deu leves toques na bola sob a orientação dos fisioterapeutas Fábio Marcelo e Guilherme Souza.
Melhor jogador do Brasileirão do ano passado, Conca passou por uma artroscopia no joelho direito no último dia 27 de dezembro, e a expectativa é que esteja pronto para entrar em campo na estreia da Libertadores, dia 9 de fevereiro, contra o Argentinos Juniors, no Engenhão. Há, porém, a possibilidade de o jogador retornar aos poucos antes para adquirir ritmo jogo.

Flu prepara adeus de Washington. Mas sem entrar em campo

Para defender o Tricolor pela última vez, atacante teria de assinar contrato de 3 meses. Previsão é de desfile no Engenhão antes do jogo contra Bangu

Por Cahê Mota Direto de Mangaratiba, RJ
A torcida tricolor pediu e terá Washington em campo para uma despedida. Mas não verá mais o ídolo de uniforme para entrar em campo. A diretoria do Fluminense organiza uma festa para o Coração Valente antes da partida de estreia no Campeonato Carioca, dia 20, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão. A ideia é que o agora ex-jogador desfile pelo gramado para ser saudado e dar adeus aos torcedores.
O desejo de entrar em campo pela última vez não está descartado, mas sabe-se que não acontecerá durante o Estadual. Como o vínculo com o Fluminense se encerrou no último dia 31, seria necessário assinar um novo contrato de três meses (prazo mínimo estipulado pela Fifa), o que é inviável. O clube cogita a hipótese de um amistoso, mas as datas apertadas também complicam a situação.
Apesar de não jogar mais, porém, o atacante não deixará o Tricolor, pelo menos nos próximos seis meses. Ele foi convidado e aceitou ser o embaixador da equipe durante a Taça Libertadores da América, e estará presente em todas as partidas.
Washington anunciou sua aposentadoria na última quinta-feira. Após se reapresentar para a temporada com hiperglicemia, o atacante conversou com familiares e a cúpula do futebol tricolor e optou por abandonar o futebol.
 

De olho em Londres-2012, Phelps volta às piscinas no GP de Austin

Nadador americano terá o compatriota Ryan Lochte como rival na disputa

Por GLOBOESPORTE.COM Austin, EUA
Michael Phelps dá autógrafo antes da final no Pan PacíficoMichael Phelps dá autógrafo antes da final no
Pan Pacífico, em 2010 (Foto: agência Getty Images)
Depois de um ano morno, quase parado, Michel Phelps está de volta. O nadador americano afirmou que está colocando de lado todas as suas distrações para focar na preparação para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. A nova fase começa nesta sexta-feira, quando ele cai na piscina da Universidade de Texas para o Grand Prix de Austin.
O fenômeno das piscinas, no entanto, não deverá ter vida fácil. Em cinco das seis provas que ele nadará neste GP, Phelps vai enfrentar Ryan Lochte, que passa por grande fase.
- Estar aqui já é o primeiro passo. Treinar pode ser melhor ou pior. Estou começando a me sentir um pouco melhor na piscina. Estou apto a sentir a água passar de uma maneira melhor num ambiente de competição, especialmente com alguns dos caras que eu vou enfrentar aqui – disse.
Phelps afirma que já é hora de se preparar para as próximas Olimpíadas. E ele garante que está com a mesma fome de vitórias que em 2008, quando levou oito medalhas de ouro em Pequim.

- Vai chegar antes mesmo que a gente perceba. Todos sabem que é hora de começar a focar e se preparar para isso. É difícil acreditar que Pequim foi há dois anos. Se eu não tivesse objetivos, eu não teria voltado para outros quatro anos. Ainda há coisas nesse esporte que eu quero conquistar e eu sei como será difícil – disse.

Nadal e Federer têm cotações iguais nas apostas para o Australian Open

Mundo do tênis espera outra final entre líder e vice-líder do ranking da ATP

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Nos últimos três anos, Rafael Nadal e Roger Federer venceram dez dos 12 Grand Slams disputados e, não por acaso, um ou outro é sempre o favorito das casas de apostas nos torneios mais importantes do circuito mundial. A diferença é que agora, a poucos dias do começo do Australian Open, espanhol e suíço têm cotações exatamente iguais.
Roger Federer tênis Australian OpenO suíço Roger Federer, número 2 do mundo,  é o atual campeão do Australian Open (Foto: EFE)
A tradicional casa britânica William Hill estabeleceu o prêmio em 2,75:1 para quem acertar o campeão do Grand Slam australiano - ou seja, pagará R$ 2,75 para cada real apostado no tenista que levantar o troféu. Em um distante terceiro lugar nas cotações está o britânico Andy Murray, número 5 do mundo, com 7:1. Um título de Novak Djokovic paga 7,5:1, enquanto um triunfo de Robin Soderling é cotado em 17:1, mesmo valor dado ao russo Nikolay Davydenko.
A australiana TAB Sportsbet trata Nadal e Federer de forma exatamente igual - cotação de 2,75:1. A diferença é que Novak Djokovic é o terceiro favorito, listado em 9:1. Andy Murray vem logo atrás, com 10:1, e Robin Soderling tem 14:1. Andy Roddick, próximo da lista, está bem distante: 34:1.
A casa virtual bwin é exceção, e dá leve favoritismo para Roger Federer. Um título do suíço paga 2,35:1 a quem apostar no número 2 do mundo, enquanto um triunfo de Nadal é cotado em 2,4:1. Atrás vêm Andy Murray (8,5:1), Novak Djokovic (11:1) e Robin Soderling (17,5:1). David Nalbandian é o sexto, cotado em 32:1.
O Australian Open começa na manhã de segunda-feira em Melbourne (Austrália) - noite de domingo no Brasil. Rafael Nadal estreia contra o brasileiro Marcos Daniel, enquanto Federer terá pela frente o eslovaco Lukas Lacko. O número 1 do Brasil, Thomaz Bellucci, tem como primeiro adversário o compatriota Ricardo Mello.

FIFPro questiona ideia de disputar Copa do Mundo de 2022 no inverno

Segundo entidade, medida causaria muitas alterações no futebol europeu

Por Agências de notícias Doha, Qatar
Lusail Iconic Stadium no QatarProjeto do Lusail Iconic Stadium, uma das arenas
para o Mundial de 2022, no Qatar (Foto: Site Oficial)
O Sindicato Internacional de Jogadores Profissionais (FIFPro) considera que a Fifa deveria descartar a ideia de disputar a Copa do Mundo de 2022, no Catar, durante o inverno do hemisfério Norte (entre os meses de dezembro e março), já que, segundo o organismo, a medida causaria muitas alterações no futebol europeu.
- Acho que será do interesse do Catar garantir que a Copa seja disputada no verão e adaptar os estádios de toda forma que for possível. Se transferirem a competição para o inverno, os transtornos serão ainda maiores - disse nesta sexta-feira o diretor-executivo da FIFPro, Gordon Taylor.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, cogitou na semana passada a possibilidade de que o Mundial de 2022 seja disputado entre janeiro e março para evitar que os jogadores tenham que jogar sob o forte calor que caracteriza a cidade de Doha nos meses de junho e julho.
Já um dos vice-presidentes de a Fifa, Geoff Thomson, aproveitou para, também nesta sexta-feira, expressar sua opinião, semelhante ao do diretor-executivo da FIFPro, em uma entrevista à rede de televisão britânica "BBC".
- Fico decepcionado quando vejo as pessoas falando sobre transferir o torneio, quando a candidatura do Catar já previa que o Mundial seria disputado em uma data concreta. O documento de candidatura é muito claro sobre quando a Copa deveria acontecer - reclamou Thomson

Sambista brasileira em campo

A Federação Francesa de Futebol lançou nesta sexta-feira a campanha publicitária para o amistoso contra o Brasil, no dia 9 de fevereiro, em Paris,  no Stade de France. E o cartaz promete dar o que falar. Trata-se do Galo, símbolo francês, com uma mulata brasileira com fantasia do Carnaval. Será o primeiro jogo entre Brasil e França desde a derrota canarinho na Copa da Alemanha de 2006 pelas quartas de final. O Stade de France foi também o palco da decisão do Mundial de 1998, vencido pelos Bleus justamente sobre o Brasil.
.

Inter diz que terá reunião nesta sexta para acertar com Zé Roberto

Newton Drummond está no Rio para tratar da negociação. Clube gaúcho também aceita conversar sobre Alecsandro, cobiçado por Vasco e Flu

Por clicRBS e GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Zé Roberto no treino do VascoZé Roberto no treino do Vasco (Foto: Fred
Huber / GLOBOESPORTE.COM)
O meia-atacante Zé Roberto é um dos principais alvos do Inter nesta janela de transferências. Nesta sexta-feira, o diretor de futebol Newton Drummond se reunirá com a direção do Vasco para acertar a contratação do jogador pelo Colorado. Salários e duração de contrato ainda não estariam definidos.
– O Newton Drummond está no Rio também para tratar sobre o Zé Roberto. É um jogador que interessa ao Inter - afirmou o vice de futebol do Inter, Roberto Siegmann.
Em contato com o clicRBS, Siegmann frisou que o Inter deve anunciar duas contratações na próxima semana. De acordo com o dirigente, serão dois nomes que agradarão os colorados.
– A torcida vai ficar satisfeita. São contratações muito boas – ressalta.
Zé Roberto participou das atividades nesta quinta-feira. Mas saiu no fim do treinamento ao sentir um incômodo no púbis, que já o atrapalhava desde o Brasileirão de 2010. Após realizar um exame de imagem, nada foi constatado.
Alecsandro e Edinho
Se Zé Roberto pode chegar no Inter, Alecsandro tem chance de sair. Sigmann admite que o Inter está aberto a negociações sobre o atacante. Fluminense e o próprio Vasco são os interessados.
- O Celso Roth é um treinador que gosta muito do Alecsandro, é um jogador que tem rendido naquilo que ele pode produzir com relação aos gols. Há um certo desconforto com relação à torcida porque o jogador teve um papel muito difícil que foi substituir o Nilmar. O Internacional conversa e vê as possibilidades, estamos num momento de reforçar o elenco para a Libertadores, e o clube está aberto a conversas - disse Siegmann em entrevista à "Rádio Brasil".
O Colorado também se vê envolvido na negociação de um jogador que nem está mais no clube. Como o clube gaúcho ainda tem parte dos direitos federativos de Edinho, a saída dele do Palmeiras com destino ao Fluminense depende de um acerto entre todas as partes envolvidas.
- É um grande jogador, encantou muito a torcida do Inter, teve um bom papel aqui entre nós, e não há espaço hoje, para ele, por diversas razões, técnicas e até mesmo financeiras. O Inter não se opõe a nada, mas queremos que haja este acerto. A transação implica em satisfazer uma parte do contrato que diz respeito ao Internacional, não temos interesse em colocar empecilho algum, só queremos fazer valer os nossos direitos. A notícia que tenho é que estaria bem adiantada a vinculação do Edinho ao Fluminense - declarou Siegmann.

Pelo Twitter, Alex diz que não recebeu nenhuma proposta do Palmeiras

'Não posso e não respondo por especulações', afirma meia do Fenerbahçe

Por GLOBOESPORTE.COM Istambul, Turquia
  •  
Twitter AlexTwitter oficial do meia Alex (Foto: Reprodução)
Sonho de consumo do Palmeiras, o meia Alex, do Fenerbahçe, se pronunciou sobre interesse do Verdão em repatriá-lo. Pelo Twitter, o meia de 33 anos negou que tenha recebido qualquer contato para retornar ao clube que defendeu entre 1997 e 2001.
- Não existe pré-contrato. Não existe proposta nenhuma. Quando tiver uma definição, passo para todos vocês. Não posso e não respondo por especulações - escreveu Alex.
Revelado pelo Coritiba e com passagens por Parma, Cruzeiro e Flamengo, Alex tem contrato com o Fenerbahçe até o final da atual temporada europeia que se encerra em junho.

Exame não aponta lesão, mas Borges desfalca o Grêmio no sábado

Victor e Lúcio também não enfrentam o Lajeadense às 17h, no Olímpico

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Borges treino GrêmioBorges está fora do confronto de sábado
(Foto: Eduardo Cecconi / Globoesporte.com)
O Grêmio perdeu mais um titular para a estreia no Gauchão 2011. Além de Victor e Lúcio, Borges também está fora da partida das 17h deste sábado, contra o Lajeadense, em virtude de dores musculares. O confronto, no Estádio Olímpico, abre o Campeonato Estadual.
O trio sofre com edemas musculares decorrentes da exaustiva pré-temporada tricolor. Com Borges e Victor, o problema é na coxa direita; já Lúcio sente desconforto na panturrilha esquerda. Embora os exames não tenham apontado lesões, eles serão poupados.
Outro jogador importante não enfrenta o Lajeadense, mas não é por lesão. André Lima, que entraria na vaga de Borges, aguarda documentos do Hertha Berlim para receber autorização para jogar - o que acontecerá a partir de 15 de janeiro.
No gol, entra Marcelo Grohe. Vilson substitui Lúcio. No ataque, Diego Clementino, Júnior Viçosa e Lins disputam a posição. O time escalado por Renato Gaúcho, com a dúvida na frente, tem Marcelo Grohe; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Gilson; Fábio Rochemback, Vilson, Adilson e Douglas; Jonas e Júnior Viçosa (Diego Clementino).

Botafogo acerta contratação de Rodrigo Mancha por empréstimo

Volante fica até o fim do ano no Rio, e Alvinegro carioca espera apresentá-lo no domingo, junto de Everton e Arévalo Ríos

Por Gustavo Rotstein e Adilson Barros Rio de Janeiro
Rodrigo Mancha no desembarque do SantosRodrigo Mancha (D) em desembarque do Santos
(Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)
O Botafogo finaliza os últimos detalhes para anunciar a contratação de Rodrigo Mancha. O volante será emprestado pelo Santos até o fim de 2011. A contratação deve ser anunciada em breve pelo Alvinegro, que está na expectativa de confirmar nas próximas horas os acertos com o meia Everton e com o volante uruguaio Arévalo Ríos.

No ano passado, Rodrigo Mancha foi emprestado pelo Santos ao Grêmio Prudente, pelo qual tinha contrato até maio. Nesta sexta-feira, o clube do Interior de São Paulo anunciou que o Peixe havia pedido a devolução do jogador, exatamente para que ele pudesse ser negociado com o Botafogo.

O Alvinegro espera fechar em breve as contratações de Everton e Arévalo, que dependem apenas da liberação dos clubes mexicanos com os quais têm contrato. Assim, a expectativa é de apresentar os três reforços no domingo, dia do amistoso contra o Democrata-MG, no Engenhão.