segunda-feira, 2 de abril de 2012

No Náutico, goleiro Felipe mostra
que ainda não esqueceu o Santos

Após polêmica com torcedor em Twitcam, jogador mata as saudades
escolhendo o Peixe para jogar no vídeo game duelo da Libertadores

Por Pedro Costa Recife
Cria das divisões de base do Santos, Felipe surgiu como grande promessa quando assumiu pela primeira vez o gol do Peixe, em 2006, com apenas 18 anos. Foi campeão paulista e titular na conquista da Copa do Brasil em 2010, até se envolver numa polêmica e perder espaço na equipe. Acabou emprestado na temporada passada ao Avaí, e o Náutico é a sua atual casa.
Antes de perder a vaga para Rafael, Felipe se envolveu numa polêmica pela internet ao discutir com um torcedor durante uma transmissão via Twitcam. O goleiro rechaçou qualquer intenção de xingar quem estava fazendo as provocações. Ele se justificou dizendo que não tinha conhecimento de que a transmissão estava sendo vista por várias pessoas.
Foi logo após a vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio Prudente, no dia 1º de agosto de 2010. Felipe não gostou do comentário de um torcedor, que o chamou de “mão de alface”, e respondeu: “Aí, fera… O que eu gasto com o meu cachorro de ração é o teu salário por mês”.
Felipe, goleiro do Náutico (Foto: Pedro Costa / GloboEsporte.com)Felipe tenta dar a volta por cima no Náutico após polêmica no Santos  (Foto: Pedro Costa/GloboEsporte.com)
- Eu me desculpei, mas tenho a consciência tranquila em relação a esse problema. Sabe aquela hora em que você está no local errado, na hora errada? Pois é, foi assim que aconteceu comigo. Não tinha noção do que o pessoal (Madson e Zé Eduardo) estava fazendo, nem conhecia esse tipo de transmissão por vídeo. Apenas imitei o que um amigo meu estava dizendo, e só saiu a minha fala na TV, não a história toda. Nunca faria isso com ninguém, porque vim de família humilde e sei das dificuldades que as pessoas passam.
Santos, agora só no vídeo game
Adepto do vídeo game, Felipe usa o momento de lazer para deixar claro que não esqueceu mesmo a Vila Belmiro. No jogo de futebol, o placar apontava 3 a 0 para o Peixe, num partida pela Taça Libertadores.
Felipe, goleiro do Náutico (Foto: Pedro Costa / GloboEsporte.com)Felipe escolhe sempre o Santos nas partidas de
videogame (Foto: Pedro Costa / GloboEsporte.com)
- Estou jogando com o Neymar. Ele é um jogador imprevisível, um dos maiores craques com quem já atuei. Tenho muito carinho por todos lá no Santos. Converso com o Adriano e o Arouca, sempre tento manter contato com o pessoal, até porque passei 14 anos lá. Quarta-feira, torcerei por eles na Libertadores, no jogo contra o Inter. Acho que o elenco está muito bom e tem grandes chances de conquistar o tetracampeonato.
Para Felipe, o episódio da internet não atrapalhou a sua continuidade no Santos, mas sim uma lesão no joelho, que o deixou fora por quase um ano. Respirando novos ares, o goleiro espera aproveitar a nova chance no futebol pernambucano para dar a volta por cima na carreira.
- Fui muito maltratado na época, quase não podia sair na rua, mas o Dorival Júnior, que era treinador do Santos, me entendeu e não houve punição. O problema foi que passei por uma cirurgia no ligamento cruzado do joelho logo depois, o que me deixou fora por cerca de um ano. Depois disso, perdi o lugar no time e acabei sendo emprestado. Quero poder mostrar meu futebol no Náutico, que é um clube muito bom de se trabalhar, e me destacar no cenário nacional, um dia chegar à Seleção – disse Felipe, que já atuou na maioria das categorias de base do Brasil.
Felipe - Náutico (Foto: Pedro Costa/Globoesporte.com/PE)Com o Santos do vídeo game, Felipe é sempre vencedor (Foto: Pedro Costa/Globoesporte.com/PE)

Com festa retrô e ex-BBBs, Grêmio lança uniformes e celebra Olímpico

Evento contou com cerca de 3 mil torcedores nas arquibancadas

Por Lucas Rizzatti Porto Alegre
Ex-BBB's Jonas e Monique no lançamento dos novos uniformes do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio)Ex-BBB's Jonas e Monique, ao lado de Mário Fernandes e Miralles
(Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio)
Entre a expectativa de inaugurar a Arena e dizer adeus ao atual estádio no fim do ano, o Grêmio lançou na noite desta segunda-feira os novos uniformes para a temporada. Com um pé no passado e outro no futuro, apresentou fardamentos homenageando o Olímpico e uma festa temática à la anos 1950 e, ao mesmo tempo, contou com as mais instantâneas celebridades do momento para conduzir o desfile, os participantes do Big Brother Brasil 12, Jonas e Monique.
Um espaço foi criado na pista atlética do Olímpico em frente às sociais, especificamente para o evento, em que foram recebidos conselheiros, torcedores ilustres, ex-jogadores e celebridades gaúchas com forte relação com o clube. Nas arquibancadas, cerca de 3 mil torcedores aguardaram ansiosamente para ver de perto os novos modelos com que os ídolos entrarão em campo a partir de agora. Entre tantos sons retrô, a grande atração na trilha sonora foi Madonna - e não por acaso. Afinal, a cantora norte-americana fará show no estádio tricolor no dia 8 de novembro, numa das principais festividades de despedida da atual casa do clube.
Miralles no lançamento dos novos uniformes do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Com o abrigo da nova coleção, Miralles foi o primeiro jogador a subir no palco
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Miralles foi o primeiro jogador a subir ao palco, com abrigo novo da coleção. Ao sair da passarela, teve o nome gritado pela torcida. Mário Fernandes também foi um destaques. Desfilou com a camisa de passeio e depois com o segundo uniforme. Ao ser questionado pelo mestre de cerimônias, o comunicador José Antônio Pinheiro Machado, de quando voltaria o gramado, respondeu prontamente, mais baixinho, quase entre sussuros:
- Volto em um mês - falu, gerando nova ovação entre o público presente.
Os BBBs subiram ao palco no final da cerimônia, logo após o show do músico gremista Humberto Gessinger. Monique desfilou com a blusa de passeio feminina, enquanto Jonas exibiu aquela que será a nova camiseta titular. Também foram exibidas camisetas tricolores personalizadas de Kleber e Marcelo Moreno.

Em discurso, vaias a Odone
olímpico lançamento uniformes grêmio odone (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)Odone em discurso tenso na festa
(Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)
A noite de festa, no entanto, teve espaço para momentos pouco animadores. Ao ter seu nome chamado pelo mestre de cerimônias, o presidente do Grêmio, Paulo Odone, foi alvo de uma onda de vaias vinda das arquibancadas. O mesmo aconteceu com o prefeito de Porto Alegre, e conselheiro do clube, José Fortunati.
A resposta de Odone chegou por meio de lembranças da história do Grêmio, a qual ele classificou como sendo de "superação", em que, muitas vezes, o time começou uma conquista desacreditado. Ao lembrar do título mundial de 1983, foi aplaudido. Mas, quando recordou a Batalha dos Aflitos de 2005, acabou amplamente acossado. Ao fim do seu discurso, deixou o palco sob os gritos de "Koff, Koff", lembrança da torcida ao ex-presidente Fábio Koff.
- Com quem toma posição, sempre vai ter um pouco disso (vaias) - defendeu-se, com microfone em punho sobre a passarela em que ocorreria o desfile.

Saiba detalhes dos novos modelos
A camisa tricolor foi inspirada na equipe que atuou na inauguração do Olímpico, em 1954. Na ocasião, o Tricolor venceu o Nacional do Uruguai por 2 a 0. As grandes novidades da camisa estão na manga toda azul e na gola polo pequena e sem botão. O número e a largura das listras seguem o padrão do modelo de 1954. A camisa leva ainda etiquetas internas e externas, em alusão ao atual estádio do clube.  Na parte detrás da gola, há um detalhe especial, com a inscrição do nome "Olímpico".
Já a camisa número dois faz uma homenagem ao time de 1962 que conquistou o Campeonato Sul-Brasileiro invicto e o Super-Campeonato Gaúcho da época. O destaque do modelo está nas listras horizontais e na gola polo em “V”. Ambas as camisas trazem bordado o símbolo do clube.
olímpico lançamento uniformes grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)A famosa "vespa" deu o tom retrô ao evento
(Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)
De acordo com o diretor de Marketing do Grêmio, Paulo Cesar Verardi, a Topper respeitou as características do clube e seguiu tendências de moda e tecnologia, aliando o estilo retrô com modernidade.
- Essa é a principal característica da coleção. Fizemos uma mescla de história e modernidade para que a nova camisa tenha um significado profundo para o torcedor gremista. Mas esta é somente a primeira etapa da campanha. Ainda temos outros produtos para lançar durante o ano - revela Verardi.
O diretor se refere ao planejamento de marketing previsto para maio, quando o Grêmio irá lançar outra camisa oficial e diversos produtos caracterizados com a marca. Em setembro, também está programado o lançamento de outras duas camisas tricolores.
Além dos uniformes de jogo (camisa, calção e meia), foi apresentada toda a linha de vestuário, como camisas de treino e de viagem, agasalhos e demais peças. A tricolor será vendida por R$ 199,90 e a retrô custará R$ 149,90. Os produtos serão vendidos em kits ou separadamente, de acordo com a preferência de cada pessoa.
olímpico lançamento uniformes grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)Gramado recebeu iluminação especial (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)

Após evitar gol, gandula zagueiro vira celebridade e diz não se arrepender

'Rinha' garante que, se tivesse oportunidade, invadiria o gramado novamente para tirar a bola. 'Só nos resta agradecê-lo', diz o técnico do Guarany-SE

Por Felipe Martins Porto da Folha, SE
O nome dele é Givanilson dos Santos Alves, um cara simples, nascido em Porto da Folha, sertão sergipano. Até a semana passada, Rinha, como é conhecido, levava uma vida pacata, quebrando alguns galhos como gandula no time do Guarany-SE.
 Porém, no último domingo, quando o time local enfrentou o Sergipe pelo segundo turno do Campeonato Sergipano, a vida dele mudou. Nos acréscimos da partida, Rinha entrou em campo para salvar o Guarany de levar o segundo gol do Sergipe, tirando a bola em cima da linha. O lance bizarro lhe deu destaque nacional.
Na cidade de Porto da Folha, que fica há 189 quilômetros da capital Aracaju, os 27 mil habitantes consideraram o gandula um herói.
- Fiquei muito espantado porque vi que o que tinha feito foi muito grande, passou até no Fantástico. Não pensava que ia gerar essa polêmica toda. Onde passo todos falam comigo, me convidam para tomar um café - afirmou Rinha.
Gandula do Guarany-SE que impediu um gol do Sergipe (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)Gandula do Guarany-SE que impediu um gol do Sergipe é também torcedores do Flamengo (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)
Torcedor fanático do Guarany-SE, o gandula explica o porquê de ter entrado em campo e ter agido com o coração, ao invés da razão.
- O árbitro estava roubando muito para o Sergipe. Fiquei com muita raiva e aproveitei para ajudar o meu time. Ele anulou um gol claro nosso e, se lá não entrou, aqui também não iria entrar - desabafou.
Se eu for para outro jogo e o juiz roubar para o time de fora, entro no campo novamente "
Rinha, gandula  do Guarany
Rinha explicou que não é funcionário do clube e apenas ajuda o time de vez em quando. O apelido veio da sua fama de briguento na infância e do seu gosto por galos. Por coincidência, o mascote e apelido do Guarany-SE, o galo do sertão, que é uma das suas paixões.
- Tenho quatro paixões: Minha família, a Seleção Brasileira, o Flamengo e o Gurany-SE. O que puder fazer para defendê-los irei fazer. Se eu for para outro jogo e o juiz roubar para o time de fora, entro no campo novamente - destacou.
Técnico do Guarany-SE, Pimenta, comenta lance bizarro (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)Técnico do Guarany-SE, Pimenta, comenta lance
bizarro (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)
Para Rivaldo Pimenta, técnico do Guarany-SE, o gandula não pode ser crucificado.
- Não foi uma atitude correta, mas também não foi a primeira vez que isto aconteceu no futebol e nem será a última. Ele achou que o árbitro estava roubando para o Sergipe e agiu em um momento impensado, com o coração de torcedor. Só nos resta agradecê-lo - declarou Pimenta.
Último jogador a deixar a bola passar no lance, o lateral-esquerdo Juninho não viu o gandula entrando no campo.
- Não imaginava que iria acontecer isso. Ninguém esperava essa atitude dele. Ele não agiu certo porque se prejudicou e também poderá prejudicar o time - disse o jogador.
Lateral do Guarany que estava no lance do gol que o gandula impediu (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)Lateral do Guarany que estava no lance do gol que o gandula impediu (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)

Caso Oscar: São Paulo faz denúncia contra o Internacional por aliciamento

Clube paulista entra com representação no STJD contra o Colorado

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Oscar retornou aos treinos no Beira-Rio (Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter)Oscar continua treinando normalmente no Beira-Rio
(Foto: Alexandre Lopes/Divulgação, Inter)
A novela envolvendo São Paulo, Oscar e Internacional parece não ter fim. Nesta segunda-feira, depois de Giovanni Luigi, presidente do Colorado, afirmar que o clube já preparava uma estratégia para manter o jogador no Beira-Rio, a polêmica ganhou mais um importante capítulo. O departamento jurídico do Tricolor entrou com uma representação no STJD acusando o clube gaúcho de aliciamento.
- Nós protocolamos no STJD uma denúncia para que o Tribunal apure e possa dar sequência ao caso. Os fatos são claros, e o São Paulo não concorda com o que está sendo feito. Agora, entregamos um pedido para que o órgão de competência julgue essa conduta - afirmou Roberto Armelim, advogado do São Paulo.
Caso o Tribunal faça a denúncia contra o clube gaúcho, tanto Inter quanto Oscar podem ser punidos. O Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil, além de suspensão de 60 a 180 dias para o clube infrator.
Na última semana, a diretoria do São Paulo já havia publicado em seu site oficial uma notificação formal acusando o Internacional de aliciamento por não cumprir determinação do Tribunal de Justiça do Trabalho de São Paulo (TRT-SP), que voltou a considerar como válido o contrato do jogador com o clube paulista.
O vínculo de Oscar com o Tricolor tem duração até dezembro deste ano. Em junho de 2010, o atleta entrou em litígio com o clube do Morumbi e conseguiu rescindir seu contrato na Justiça, quando assinou com o Internacional. Sem atuar desde o último dia 21 de março, o jogador segue treinando normalmente com o restante do elenco colorado no Beira-Rio.

No embarque, elenco do Coritiba canta 'Selinho na Boca' para dupla

Beijo sem querer de Demerson e Rafael Silva rende brincadeiras no elenco
alviverde. Do jantar após o jogo até a viagem para Alagoas, nesta segunda

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
O selinho acidental entre Demerson e Rafael Silva pode não ter durado um segundo, mas rendeu muitas brincadeiras. O elenco do Coritiba não perdeu a oportunidade de fazer graça com os dois, e o beijinho foi o assunto principal na embarque do time para Alagoas, onde o Coxa enfrenta o ASA, pela Copa do Brasil.
O assunto estava na ponta da língua dos jogadores, e a dupla protagonista da cena ganhou até música. O lateral-direito Jonas e volante Júnior Urso cantaram a música "Selinho na Boca", de Perlla e Latino (assista ao vídeo acima).
A tiração de sarro entre os jogadores já havia começado no jantar após a vitória (2 a 1) sobre o Rio Branco-PR, quando alguns jogadores já circulavam com fotos e vídeos da "selinho acidental" (no vídeo abaixo, o momento em que os jogadores "se beijaram").
- O Lucas mostrou a foto do Rafael e do Demerson, com o selinho acidental (fazendo o sinal de aspas). Pensei que era armação. Eles não acreditaram também. "É mentira, brincadeira". Comecei a olhar Facebook, Twitter e o GLOBOESPORTE.COM. Tudo bombando com o selinho acidental dos dois - conta Jonas.
Desde então, o menino Rafael Silva, de 19 anos, não teve mais sossego. Mais experiente, o zagueiro Demerson soube driblar as brincadeiras.
- Na hora nem vi. Só quando a rapaziada tirou sarro. Faz parte. No futebol, se não tiver alegria não dá. O pessoal aqui tira bastante sarro, mas tem que levar na brincadeira. Os mais sacanas são eles (jogadores do Coritiba) mesmos. São os que mais brincam. Quando acontece com eles algo inusitado, nós também brincamos - explica Demerson.
Na hora nem vi. Só quando a rapaziada tirou sarro. Faz parte. No futebol, se não tiver alegria não dá."
Demerson,
zagueiro do Coritiba
Rafael é mais tímido e não está acostumado com as câmeras e gravadores. Mesmo assim, fez questão de se justificar.
-- Aconteceu, né? Acho que nem chegou a encostar. Levo na brincadeira e estou bem tranquilo. Na hora nós estávamos afoitos, e aconteceu. Pareceu que nem nos enconstamos, e foi só brincadeira do pessoal.
Até o técnico Marcelo Oliveira saiu em defesa dos dois jogadores e, em meio a um sorriso meio irônico, tentou tratar o assunto de forma séria.
- É uma comemoração de gol importante. Um abraço de colegas que estavam lutando pelo resultado. Foi coincidência de estarem próximos. Nada demais - disse.
Por outro lado, o zagueiro Pereira já está preocupado com a reputação do grupo.
- Está pegando mal esse negócio para o nosso time - brinca o defensor.
Após puxar Júnior Urso para a brincadeira, o lateral Jonas confessou que o volante é companheiro de quarto, mas só isso. Sem intimidades.
- Não. Eu e o Júnior Urso aqui. Só que longe também. Nada de ficar grudadinho.
Júnior Urso e Jonas brincam com Rafael Silva sobre selinho na comemoração do gol do Coritiba (Foto: reprodução RPCTV)Júnior Urso e Jonas brincam com Rafael Silva sobre selinho na comemoração do gol do Coritiba (Foto: reprodução RPCTV)

Em busca da felicidade no Verdão, Wesley diz não ligar para críticas

Após duas partidas, camisa 87 afirma que ainda que ainda pode melhorar e vencer em sua passagem pelo Palmeiras

Por Anderson Rodrigues São Paulo
Wesley Palmeiras (Foto: Anderson Rodrigues / Globoesporte.com)Wesley diz não se preocupar com críticas
(Foto: Anderson Rodrigues / Globoesporte.com)
Após uma enorme novela em que envolveu Palmeiras, Werder Bremen e uma ação de marketing com torcedores, Wesley aproveita as últimas rodadas do Campeonato Paulista para ganhar ritmo de jogo e se entrosar com os companheiros. Em campo nas últimas duas partidas do Verdão - vitória contra o Paulista e derrota diante do Mirassol - o meia disse ao GLOBOESPORTE.COM não se importar com as críticas que o time vem recebendo nas últimas rodadas.
Com a insatisfação pública do técnico Luiz Felipe Scolari em relação ao futebol apresentado, o jogador já sentiu o que é atuar com a camisa do Palmeiras, mesmo já tendo defendido o Santos e o Werder Bremen.
- Queria estar mais feliz. Vivi muitas coisas, apesar de ter apenas 24 anos. Mas estou focado e não me preocupo com as críticas. Foram apenas duas partidas e sei que posso melhorar e vencer aqui - disse o meia, que viu de fora o Palmeiras completar 22 partidas sem derrotas, até o confronto com o Corinthians, no último dia 25 de março.
Estou focado e não me preocupo com as críticas. Foram apenas duas partidas e sei que posso melhorar e vencer aqui"
Wesley
Wesley sabe que só com ritmo de jogo poderá corresponder 100% o apoio da torcida, o investimento do clube, assim como a confiança de todos no Palmeiras. Ainda sem poder dar um sorrido, tímido, o camisa 87 considera as avaliações muito recentes.
- O Paulista é uma competição complicada. O nível é muito alto. Estou apenas no meu segundo jogo e já percebi uma evolução da estreia para a partida contra o Mirassol. É muito cedo para fazer qualquer tipo de crítica. Por isso é importante estar bem com você e trabalhar - contou.
Diferentemente de outros jogadores, como o atacante Barcos - autor de sete gols -, Wesley acha que seu futebol será avaliado de outra maneira, com o tempo e, principalmente, com as vitórias. E a primeira oportunidade será nesta quarta-feira, quando o Verdão vai a Horizonte-CE pela segunda fase da Copa do Brasil.
- Tenho pés no chão. Hoje não existe mais a inocência nas partidas. Nem mesmo contra times que poucos conhecem no Brasil. Do outro lado, o jogador trabalha muito e quer aparecer, vencer no futebol. Por isso vamos respeitar o Horizonte-CE. Sou uma pessoa que uso a sabedoria, a tranquilidade e a paciência. Mas vamos tentar voltar classificados - afirmou.
O Palmeiras treina na manhã desta terça-feira na Academia de Futebol e segue para Fortaleza, local determinado para a concentração. Após o almoço de quarta, o elenco viaja 47km até Horizonte, onde encara o time da casa no estádio Domingão, às 21h50m, pela segunda fase da Copa do Brasil.
No domingo, o adversário será o Guarani, em Campinas, na penúltima partida da fase de classificação do estadual. Atualmente na quarta posição, o Palmeiras está classificado. Se terminasse hoje, enfrentaria o Mogi Mirim nas quartas de final do Paulistão.
Wesley Palmeiras (Foto: Anderson Rodrigues / globoesporte.com)Wesley reconhece que ainda pode melhorar no Palmeiras (Foto: Anderson Rodrigues / globoesporte.com)

Gramado ruim, arame farpado... Estádio em Lima é adversário a mais

Em péssimo estado de conservação e tufos altos de grama que aumentam chance de lesão, Coloso del Matute receberá jogo do Vasco nesta terça

Por Gustavo Rotstein Direto de Lima, Peru
Em sua primeira partida fora de casa nesta Libertadores, o Vasco enfrentou hostilidades, mas encontrou conforto no campo do Libertad. No Peru, a situação é inversa. Apesar da hospitalidade do Alianza Lima, o local da partida desta terça-feira é pouco animador. Em péssimo estado de conservação, o Estádio Alejandro Villanueva será um adversário a mais.
Localizado num bairro considerado perigoso, por estar no meio de uma favela, o Coloso del Matute, como o estádio é conhecido, foi inaugurado em 1974 e parece ter sofrido poucas reformas desde então. Logo de cara é possível constatar as más condições do gramado (cujas dimensões são 105m de comprimento por 70m de largura). Numa inspeção feita na manhã desta segunda-feira, integrantes da comissão técnica do Vasco mostraram-se preocupados com os “pés-de-galinha”, como são chamados os tufos de grama altos que podem prender as chuteiras dos jogadores e causar lesões.

As balizas ficam bem próximas da arquibancada, assim como em outros caldeirões da América do Sul. No entanto, no Alejandro Villanueva há fossos que separam os torcedores do gramado. A capacidade oficial do estádio é de 35 mil pessoas.
Entre os setores da arquibancada há grades altas e arame farpado. Nos lados Oeste e Leste, os torcedores se acomodam em cadeiras. Atrás dos gols, onde ficam as torcidas organizadas, todos ficam no cimento.
O jogo contra o Alianza Lima será às 22h desta terça-feira. O Vasco ocupa a segunda colocação do Grupo 5, empatado com sete pontos com o Libertad, que leva vantagem no critério de gols marcados fora de casa. O Nacional-URU soma seis pontos, e o Alianza, três.

Vasco tenta controlar os nervos para não se complicar contra o Alianza

Cristóvão, no entanto, afirma que é difícil manter a tranquilidade quando os atletas estão apanhando ou se sentem prejudicados pela arbitragem

Por Gustavo Rotstein Direto de Lima, Peru
Cristóvão Borges vasco x Libertad (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Cristóvão diz que descontrole pode acontecer
(Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)
Na Libertadores, já é tradicional os clubes enfrentarem, além do próprio adversário, outras dificuldades, como a catimba e, por vezes, violência em campo. Em sua última partida fora de casa na competição, contra o Libertad, o Vasco teve Diego Souza expulso e acabou deixando escapar a vitória. Nesta terça, às 22h (de Brasília), a equipe cruz-maltina encara o Alianza Lima, no Peru, e não quer ver este filme se repetir.
O técnico Cristóvão Borges, apesar de concordar que é necessário ter tranquilidade em campo, disse que muitas vezes a situação pode fugir do controle diante de um grande sentimento de revolta dos atletas.
- Conversamos muito sobre o jogo contra o Libertad, mas sabemos que sempre é possível acontecer de novo. Até mesmo antes daquela partida, tudo estava esclarecido, mas todos têm limites. Quando a atuação do juiz é irritante, por exemplo, os jogadores perdem a paciência. E, com o time apanhando, fica ainda mais difícil o controle. Mas é claro que a tranquilidade tem que existir. Sabemos que essas coisas acontecem, mas vejo os jogadores preparados.
Prass lembrou que na Libertadores, na qual a margem de erro é pequena e as partidas tendem a ter caráter decisivo, o lado psicológico costuma pesar.
- Todo jogo de futebol tem muito do emocional. É preciso saber lidar com provocações, arbitragem e fazer com que os erros não influenciem o seu desempenho. Em jogos decisivos, em que a margem de erro é pequena, isso aflora ainda mais.
O Vasco é o segundo colocado do Grupo 5, com sete pontos.

Vasco tenta controlar os nervos para não se complicar contra o Alianza

Cristóvão, no entanto, afirma que é difícil manter a tranquilidade quando os atletas estão apanhando ou se sentem prejudicados pela arbitragem

Por Gustavo Rotstein Direto de Lima, Peru
Cristóvão Borges vasco x Libertad (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Cristóvão diz que descontrole pode acontecer
(Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)
Na Libertadores, já é tradicional os clubes enfrentarem, além do próprio adversário, outras dificuldades, como a catimba e, por vezes, violência em campo. Em sua última partida fora de casa na competição, contra o Libertad, o Vasco teve Diego Souza expulso e acabou deixando escapar a vitória. Nesta terça, às 22h (de Brasília), a equipe cruz-maltina encara o Alianza Lima, no Peru, e não quer ver este filme se repetir.
O técnico Cristóvão Borges, apesar de concordar que é necessário ter tranquilidade em campo, disse que muitas vezes a situação pode fugir do controle diante de um grande sentimento de revolta dos atletas.
- Conversamos muito sobre o jogo contra o Libertad, mas sabemos que sempre é possível acontecer de novo. Até mesmo antes daquela partida, tudo estava esclarecido, mas todos têm limites. Quando a atuação do juiz é irritante, por exemplo, os jogadores perdem a paciência. E, com o time apanhando, fica ainda mais difícil o controle. Mas é claro que a tranquilidade tem que existir. Sabemos que essas coisas acontecem, mas vejo os jogadores preparados.
Prass lembrou que na Libertadores, na qual a margem de erro é pequena e as partidas tendem a ter caráter decisivo, o lado psicológico costuma pesar.
- Todo jogo de futebol tem muito do emocional. É preciso saber lidar com provocações, arbitragem e fazer com que os erros não influenciem o seu desempenho. Em jogos decisivos, em que a margem de erro é pequena, isso aflora ainda mais.
O Vasco é o segundo colocado do Grupo 5, com sete pontos.
 

Mosquito diz que Vasco é prioridade, mas avisa: 'Não posso ficar refém'

Imbróglio, que começou semanas antes da reapresentação, envolve divisão dos direitos econômicos, mas promessa ainda vê possibilidade de continuar

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Craque e artilheiro do Sul-Americano Sub-15 do ano passado com a Seleção Brasileira, Thiago Rodrigues da Silva, o Mosquito, gerou na torcida do Vasco a expectativa de vê-lo entre os profissionais num futuro não tão distante. Mas poucas semanas depois da conquista no Uruguai, o clima entre a revelação e o clube azedou.
O atacante não se apresentou na data marcada e recentemente foi acusado pelo Vasco de ter desaparecido. No entanto, o próprio jogador garante que isso não aconteceu. Segundo Mosquito, seus empresários ainda não chegaram a um acordo com a diretoria do clube cruz-maltino para assinar o seu primeiro contrato profissional. O garoto, que completou 16 anos no dia 6 de janeiro, afirma que seu maior interesse é voltar a treinar e jogar o quanto antes.
- Isso é mentira. Nunca desapareci. Eles querem me colocar como o errado na história. Meus empresários tiveram reuniões e ainda não chegaram a um acordo. O que eu mais quero é voltar a jogar, a treinar. Espero que a solução seja encontrada o mais rapidamente possível. Minha prioridade sempre foi o Vasco e continua sendo, mas não posso esperar para sempre. Torço por uma definição - disse o atacante.
mosquito vasco (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)Mosquito garante estar de braços abertos para acordo com Vasco (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)
Apesar da aparente simplicidade, os bastidores do caso são repletos de polêmicas e acusações. O "zum zum zum" que ele fez nos campos em 2011 agora acontece fora deles. A história começou semanas antes da data da reapresentação no Vasco, marcada para o dia 31 de janeiro. Quem cuidava dos interesses de Mosquito era sua mãe, Andreia Rodrigues, ao lado do padrasto, Jeverson Farias. No entanto, o pai do atacante, que está preso, foi procurado para se envolver na negociação. A família não sabe dizer se a pessoa que o procurou respondia em nome do Vasco. Em reunião no último dia 23 de março com o presidente do clube, Roberto Dinamite, mãe e padrasto escutaram que não havia qualquer tipo de relação desta pessoa com o clube. O fato irritou o próprio Mosquito e o restante da família.
Percebendo que a situação se arrastaria por mais tempo e acabaria gerando uma troca de acusações, Andreia e o padrasto de Mosquito se uniram ao empresário Gustavo Arribas e ao agente Cacau Barbosa, o mesmo que intermediou a venda de Philippe Coutinho para o Inter de Milão. Agora, as conversas foram retomadas e parecem estar em clima amistoso. Na semana do dia 23 foram dois encontros com Roberto Dinamite, rebatendo a teoria de que o jogador havia desaparecido. Aparadas as primeiras arestas, iniciaram-se negociações para a assinatura do primeiro contrato.
Não tenho medo e não temo pelo futuro. Sei que tenho muito pela frente. Mas é ruim. O tempo está passando. Agora vi companheiros que jogaram comigo o Sul-Americano serem convocados para a sub-17. Eu poderia estar lá. Preciso resolver logo isso "
Mosquito
A família de Mosquito garante que as conversas ainda não giraram em torno de salários e luvas. Eles, inclusive, receberam um aporte financeiro dos novos representantes quando fecharam o acordo. A grande questão que continua indefinida é a divisão dos direitos econômicos. O Vasco pediu uma fatia que não agradou aos demais envolvidos. Segundo Cacau Barbosa, a situação pode ter um final feliz.
- Tivemos duas conversas e estamos mantendo contatos telefônicos. O importante é que o presidente Roberto Dinamite está disposto a negociar e chegar a um acordo. Essa é a vontade do Mosquito também. Mas precisamos fazer o negócio andar porque ele precisa voltar a jogar - afirmou.
O período de inatividade é o que mais incomoda Mosquito. Sem treinar com bola desde o fim do ano passado, o atacante vem mantendo a forma na praia e em uma academia. Nem mesmo os estudos ele retomou em 2012, já que estava matriculado no Colégio Vasco da Gama, em São Januário. A indefinição preocupa a promessa. Principalmente ao lembrar que quanto mais tempo parado, mais risco corre a sua carreira.
- Não tenho medo e não temo pelo futuro. Sei que tenho muito pela frente. Mas é ruim. O tempo está passando. Agora vi companheiros que jogaram comigo o Sul-Americano serem convocados para a sub-17. Eu poderia estar lá. Preciso resolver logo isso e espero que seja nesta semana - desabafou.
Prioridade é o Vasco, mas futuro está em aberto
Mosquito com o troféu de artilheiro e de melhor jogador do Sul-Americano Sub-15 (Foto: Luna Vale/Globoesporte.com)Mosquito com o troféu de artilheiro e de craque do
Sul-Americano (Foto: Luna Vale/Globoesporte.com)
Apesar do impasse, Mosquito garante que a prioridade da negociação ainda é do Vasco, como já havia revelado em matéria publicada pelo GLOBOESPORTE.COM no fim do ano passado. Durante os dois últimos meses, ele diz ter recebido algumas sondagens, mas nenhuma proposta concreta. O jovem ainda mantém esperança em um acordo, porém reconhece que pode até parar em um rival caso não haja acordo com o Cruz-Maltino.
- Não vejo problema se for o melhor para mim. O que não dá mais é para ficar parado. Não posso ficar refém do Vasco - admitiu Mosquito, que elogiou o clube, mas criticou a complicação e a demora na resolução.
- Eu não sei de todos os detalhes. Procuro não me meter. Mas existem pessoas que acabam complicando a vida do clube. Do Vasco eu não tenho nada para falar. E mesmo com tudo isso volto a dizer que pretendo continuar - disse.
O presidente Roberto Dinamite não comentou o caso por estar viajando para o Peru, onde os profissionais do Vasco enfrentar o Allianza Lima na noite desta terça-feira. Já o gerente das categorias de base do clube, Humberto Rocha, não retornou as ligações do GLOBOESPORTE.COM.
Se em 2011 quem voou em campo foi Mosquito, nesta temporada é o tempo que está voando. E o jogador, que chegou ao Vasco em 2009 após passar pelo futsal de Flamengo e Fluminense, continua pousado esperando...

Estreante, Romário revela dicas de Juninho: ‘Dois toques e chute a gol’

Ao lado do experiente meia, jovem atacante de 20 anos fez seu primeiro jogo no time profissional do Vasco na goleada sobre o Macaé

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 romario Macaé x Vasco (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br) Romário entrou no segundo tempo do jogo contra
o Macaé (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)
Depois se confundir e dizer, em sua primeira entrevista, que Juninho com 80 anos parecia ter 18, o jovem Romário, de 20, destacou os conselhos que recebeu do Reizinho antes de entrar em campo para a estreia no time profissional do Vasco, sábado, diante do Macaé. Segundo o atacante, o ídolo disse para ele ser objetivo, fazer o simples e chutar para o gol quando tivesse oportunidade.
- O Juninho, ainda no hotel, ficou me aconselhando, me deu uns toques. Falou para eu fazer o simples, dar dois toques e, se tivesse oportunidade, chutar para o gol. Diego Souza e Eder Luis também me deram bastante força. Todos me deixaram tranquilos e com confiança para fazer uma boa partida caso eu entrasse - afirmou o jogador através de sua assessoria de imprensa.
Romário falou ainda sobre a reação ao saber que estava na lista dos relacionados para a partida em Macaé.
- Vi a relação dos jogadores que iriam enfrentar o Macaé e meu nome estava lá. Fiquei muito feliz. É sinal da dedicação que venho tendo nos treinamentos. Há três semanas venho treinando com o time principal e o Cristóvão sempre me deu apoio. Dizia que a oportunidade logo chegaria - comentou.
Batizado Romário Corrêa de Souza, o atacante ganhou chance do time devido justamente à lesão de um camisa 11, Tenório. Apesar de lamentar o problema do companheiro, o jovem celebrou a oportunidade e disse que ele e o equatoriano têm características parecidas.
- Com a contusão do Tenório, abriu um espaço no time principal. Nós temos características um pouco parecidas. Fico triste com a contusão do atleta, mas feliz pela oportunidade.
Fora da lista dos relacionados para a Libertadores, Romário se reapresenta ao time de juniores e só saberá se voltará a treinar com o time principal no retorno da delegação cruz-maltina do Peru, após a partida contra o Alianza Lima.

Vasco acredita que Alianza encara duelo como 'final de Copa do Mundo'

Cristóvão Borges e Fernando Prass esperam dificuldades diante da grave crise que o rival peruano atravessa

Por Gustavo Rotstein Direto de Lima, Peru
Fernando Prass - Viagem a Macaé (Foto: Flickr Oficial do Vasco / Marcelo Sadio)Fernando Prass acredita que o clima no rival está
pesado (Foto: Flickr do Vasco / Marcelo Sadio)
O Vasco enfrenta nesta terça-feira, às 22h (de Brasília), em Lima, no Peru, um adversário afundado em uma grave crise. No campeonato local, o Alianza é o lanterna com dois pontos negativos, já que foi punido pela federação por causa da falta de pagamento de salários aos jogadores. O risco de rebaixamento de um dos clubes mais tradicionais do país é alto, e o emprego do técnico José Soto também está na corda bamba.
A Libertadores surge neste turbilhão como uma esperança de dias melhores. O time está na última posição do Grupo 5, com apenas três pontos, e joga todas as suas fichas para vencer e chegar à última rodada com o direito de sonhar com a classificação. Cientes disso, os vascaínos estão em alerta.
- Dinheiro não entra em campo. É uma situação que atrapalha na gestão do plantel, mas pode ser um fator a mais para motivar o time a vencer, mostrar que tem qualidade, nem que seja para os atletas terem uma valorização. Há um clima pesado por causa dos problemas, mas, pelo que vimos nos outros jogos, vai ser difícil para o Vasco - afirmou o goleiro Fernando Prass.
Cristóvão resumiu a importância da partida para os peruanos: final de Copa do Mundo. O técnico cruz-maltino acredita em um adversário muito aguerrido e disposto a minimizar seus problemas com uma vitória diante de seus torcedores.
- Talvez tenhamos até mais vida dura por conta desses problemas. Vencer uma partida como essa representa melhora econômica e esportiva. O Alianza vai jogar como final de Copa do Mundo. Mesmo se não for partir para cima ou se não marcar pressão, será uma equipe agressiva. Mesmo com dificuldades, mostrou ser aguerrida, com dinâmica de jogo alta. Foi assim também em São Januário. Mesmo com um jogador a menos, criou dificuldades.
O Vasco é o segundo colocado do grupo, com sete pontos, e tem chance de conseguir a classificação ao fim desta rodada, caso consiga uma vitória sobre o Alianza, e o Libertad derrote o Nacional, nesta quinta.
 

Lucas, Juninho, Baier e dupla do interior concorrem a gol mais bonito

Reveja os cinco candidatos selecionados pelo 'É Gol!!!' e vote no mais bonito do fim de semana no Brasil. Resultado sai na terça-feira

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Cinco candidatos disputam o título de gol mais bonito do fim de semana no futebol brasileiro no "É Gol!!!" desta segunda-feira. Reveja os cincos candidatos no vídeo ao lado e escolha o seu favorito. Na terça-feira, sai o resultado. O programa começa às 11h45m (de Brasília) no SporTV.
O primeiro concorrente é Lucas, do São Paulo. O meia-atacante driblou o adversário e soltou uma bomba de muito longe. A bola foi no ângulo do goleiro Roberto, do Ituano, que nada pôde fazer. Foi a virada do Tricolor sobre o time de Itu.
Clique aqui para votar no gol mais bonito
Logo depois, aparece Juninho Pernambucano. O Reizinho da Colina aproveitou a rebatida, passou por dois adversários e com um toque de perna esquerda encobriu o goleiro Luís Henrique, do Macaé. Foi o quarto gol da goleada do Vasco no sábado.
Outro veterano também marcou um golaço de cobertura. Após cobrança de escanteio de Guerrón, a bola sobrou para Paulo Baier. Com muita calma, o meia do Atlético-PR tocou por cima do goleiro Adeílson, abrindo o placar para o Furacão na vitória por 3 a 0 sobre o Iraty.
Do interior de São Paulo vêm os dois próximos concorrentes. Na derrota do Paulista para o Mogi Mirim por 3 a 1, Richely arrancou desde o meio de campo, invadiu a área e soltou uma bomba para fazer o gol do time de Jundiaí.
Na vitória do Botafogo-SP por 3 a 1 sobre o Linense, de virada, o primeiro gol da equipe de Ribeirão Preto foi uma pintura. Camilo, de falta, colocou a bola no ângulo, empatando a partida.

Recebido com festa pela torcida, Alex Silva desembarca em Belo Horizonte

Zagueiro ainda passa por exames médicos, antes de assinar com o Cruzeiro

Por Tarcísio Badaró e Rodrigo Fuscaldi Belo Horizonte
O zagueiro Alex Silva desembarcou em Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira, e foi recebido com festa pela torcida do Cruzeiro. Cerca de 50 torcedores foram até o aeroporto recepcionar o novo xerife celeste, que chegou com o discurso de levar o Cruzeiro de volta à Libertadores e repetir o sucesso do irmão mais velho, Luisão.
Alex silva (Foto: Tarcisio Neto / Globoesporte.com)Alex Silva desembarca no Aeroporto de Confins (Foto: Tarcisio Neto / Globoesporte.com)
- O Luisão me falou muito da torcida do Cruzeiro, e eu também pude acompanhar um pouco, quando ele jogava aqui. Estou feliz de representar esse time e quero levar o Cruzeiro onde ele merece, que é à Libertadores da América.
Alex Silva não poderá jogar no Campeonato Mineiro e ainda precisará de um tempo para readquirir a forma ideal. Afinal, não vinha jogando pelo Flamengo. Mas o reforço cruzeirense falou que participará do clássico contra o Atlético-MG, no próximo domingo, ainda que apenas na torcida.
- Não vou jogar no domingo, mas quero dar apoio ao time no clássico.
Alex Silva fará exames e, se aprovado, assinará contrato de empréstimo até o fim do ano. No entanto, falou da possibilidade de vestir por mais tempo a camisa celeste. O zagueiro teve que aceitar uma redução salarial para se adequar à política de salários cruzeirense, mas não quis dar informações sobre o acordo.
- Isso é coisa que não se revela, mas o importante é que foi bom para mim e para o Cruzeiro.

Jérôme Valcke estará no Brasil na próxima semana, avisa o Senado

Secretário-geral da Fifa fará primeira visita ao país após 'chute no traseiro'

Por Marcelo Parreira Do G1, em Brasília
Aldo Rebelo, reunião da Copa do Mundo 2014 (Foto: Jorge William/Agência O Globo)Jérôme Valcke voltará ao Brasil após polêmica
(Foto: Jorge William/Agência O Globo)
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado anunciou nesta segunda-feira que o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, virá ao Brasil na próxima semana, no dia 11 (quarta), para falar sobre a preparação do país para a Copa do Mundo de 2014 e sobre a Lei Geral da Copa.
Esta será a primeira visita do francês ao Brasil após a polêmica declaração de que o país precisava de um "chute no traseiro", dada há exatamente um mês. Depois disso, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, esteve em Brasília e reuniu-se com a presidente da República, Dilma Rousseff.
A comissão informou ter sido comunicada pela Fifa sobre a visita de Valcke, mas a entidade ainda não confirmou oficialmente a viagem do francês e nem se o secretário-geral retomará as visitas a algumas cidades-sedes que estavam marcadas para março e foram canceladas por causa da polêmica com o governo.
Segundo o Senado, Valcke participará de audiência pública, representando Blatter, que era o convidado original do requerimento aprovado em novembro do ano passado. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também foi convidado, mas ainda não confirmou presença.

Em março, Valcke tinha visitas marcadas para conhecer as obras da Arena Pernambuco, em Recife, e da Arena Pantanal, em Cuiabá, mas adiou depois da polêmica declaração. Tanto Blatter quanto Valcke pediram desculpas pelo episódio em cartas enviadas ao Ministério do Esporte, que as aceitou.
Deverão acompanhar Valcke o brasileiro Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol e substituto de Ricardo Teixeira no Comitê Executivo da Fifa, o diretor de Comunicação e Relações Públicas da Fifa, Walter de Gregório, o gerente jurídico comercial Jörg Vollmuller e o consultor jurídico externo Julian Chediak. A carta confirmando a participação foi assinada pelo próprio Valcke, segundo a comissão.
O requerimento aprovado em novembro pedia a participação de Valcke e Blatter para tratar da preparação da Copa e, principalmente, da Lei Geral da Copa, que na época tramitava na Câmara.
"Em meio aos questionamentos suscitados pelos expositores e Senadores membros da Comissão nas sessões realizadas, ficou latente a necessidade de ouvirmos a Fifa para dirimirmos as dúvidas e polêmicas surgidas entre o Governo brasileiro e essas instituições em relação à Lei Geral da Copa", diz o texto.
Após a aprovação na última semana, o texto da Lei da Copa chegou nesta segunda-feira ao Senado, onde deve tramitar em caráter de urgência. Segundo o Portal da Copa, site do Ministério do Esporte sobre 2014, o projeto terá o trâmite definido pela mesa diretora do Senado até quarta.
- Vamos esperar as comissões para articular o perfil mais adequado dos relatores - disse o líder do governo no Senado, José Pimentel (PT-CE).

Teve isso! Gandula zagueiro, pai e filho na defesa, e selinho involuntário

No Dia da Mentira, torcida do Flamengo pede Negueba na Seleção.
Confira o que rolou de mais curioso no futebol brasileiro no fim de semana

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O futebol brasileiro teve um fim de semana recheado. Pai e filho formando dupla de zaga, gandula tirando gol em cima da linha, brincadeiras com o Dia da Mentira, declarações inusitadas, selinho involuntário e um jogo com 39 pagantes. É o Teve isso! resgatando as curiosidades.
Pai e filho formam dupla de zaga no Amazonense
A brincadeira em casa virou coisa séria. Sábado, o Rio Negro entrou em campo para enfrentar o São Raimundo com uma zaga, no mínimo, diferente. Pai e filho formaram a defesa e conseguiram segurar o ataque adversário na vitória de 1 a 0. Ney Junior, de 35 anos, teve a oportunidade de jogar ao lado do herdeiro, Bianor, de 17.
Ney Junior e Bianor (Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)Ney Junior (de camisa preta, no fundo) observa o filho Bianor na marcação do atacante adversário
(Foto: Anderson Silva/Globoesporte.com)
- É um garoto que tem cabeça boa e um futuro promissor. Agradeço a Deus por ter a oportunidade de jogar ao lado do meu filho - disse o jogador, vivendo o momento de pai coruja.
Elogiado pelo colega, Bianor não esconde a emoção de jogar ao lado do pai.
- É uma felicidade muito grande, ele é meu ídolo e nunca me dá bronca. Como foi a primeira vez que jogamos juntos, essa partida vai ficar marcada - disse. (Clique aqui para conferir mais detalhes da história)
Em Sergipe, gandula tira gol em cima da linha
 O lance mais curioso do fim de semana aconteceu no Campeonato Sergipano. Domingo, o Sergipe visitou o Guarany em Porto da Folha e venceu por 1 a 0. Mas poderia ter conquistado os três pontos com um placar mais dilatado. Nos minutos finais, um gandula torcedor do Guarany evitou um gol do Sergipe. Após conclusão, a bola passou pelo último zagueiro, mas o gandula deu um chutão, aliviando o perigo. O árbitro deu bola ao chão. Menos mal para o Sergipe, que conquistou a primeira vitória na temporada. (Clique aqui para conferir mais detalhes da história)
Era tudo mentirinha
frame negueba bangu x flamengo (Foto: Reprodução/Sportv)Torcedores mostram bom humor (Foto: TV Globo)
A torcida do Flamengo entrou no clima do “Dia da Mentira” e brincou na arquibancada do estádio Moacyrzão, em Macaé, na vitória por 2 a 1 sobre o Bangu. Em clima de descontração, um torcedor levou um cartaz cobrando a convocação de Negueba para a Seleção Brasileira. Tudo, no entanto, não passava de uma brincadeira, uma vez que, ao seu lado, um outro torcedor exibia um cartaz com a data deste domingo, 1º de abril.
Essa não foi a primeira vez que um jogador do Flamengo foi alvo desse tipo de brincadeira da torcida. Em 2000, em partida pela Taça Rio, contra o Olaria, no Maracanã, torcedores pediram, em tom irônico, a convocação do lateral-direito Maurinho. Das arquibancadas, cantaram “Ão, ão, ão, Maurinho é Seleção. Il, il, il, é 1º de abril”. (Clique aqui para conferir mais detalhes)
Rolou um clima
 Uma imagem curiosa chamou a atenção após o segundo gol do Coritiba na vitória por 2 a 1 sobre o Rio Branco-PR. Depois do zagueiro Demerson balançar a rede, um acidente fez a comemoração eufórica ser comentada por internautas de todo o Brasil: involuntariamente, rolou um "clima".
O autor do gol e seu companheiro de equipe Rafael Silva se abraçaram e correram para a galera. Porém, na hora da alegria por terem chegado à liderança do Campeonato Paranaense, os dois se viraram no mesmo momento e deram um "selinho". A cena chamou a atenção dos torcedores rivais, que emplacaram a hastag "selinhocoxa" como o segundo assunto mais comentado do Twitter no Brasil. (Clique aqui para conferir mais detalhes)
Meio bumbum de fora
 Jael fez um dos gols do Sport na goleada sobre o Serra Talhada pelo Campeonato Pernambucano. Na comemoração, subiu no alambrado sem camisa. Mas o atacante não contava com a 'mão boba' do companheiro Bruno Aguiar, que baixou o calção e deixou metade do bumbum do companheiro à mostra.
Jael tirou a camisa e recebeu o terceiro cartão amarelo. Dessa maneira, não enfrenta o Porto.
Feliz da vida
 Um senhor torcedor do Bangu não se importou com a derrota para o Flamengo e mostrou toda a sua felicidade ao dançar na arquibancada do estádio Moacyrzão, em Macaé.
Membro da 'Bangoró', o torcedor deu passos curiosos, animando os fãs do time da zona oeste do Rio, que faz boa campanha na Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca, mas em função da má campanha na Taça Guanabara, luta contra o rebaixamento no Estadual.
Declarações inusitadas
Os jogadores foram um pouco mais criativos neste fim de semana na hora das entrevistas. Estreante no time profissional do Vasco, Romário deve levar uma bronca de Juninho. Mas tudo na brincadeira. O atacante se atrapalhou com o microfone ao fim da goleada de 4 a 1 sobre o Macaé neste sábado e acrescentou 43 anos à idade do meia.
- O Juninho com 80 anos parece ter 18. Aí é fácil. A bola vem redonda, é tranquilo de jogar - disse, referindo-se ao companheiro veterano, que tem, na verdade, 37 anos.
Após concluir duas bolas na trave no clássico contra o Fluminense, o atacante Herrera, do Botafogo, saiu com bom humor.
- Cavalieri (goleiro do Flu) tem que dar beijinho na trave - disse o argentino.
Sem ritmo de jogo, Fabrício não teve boa atuação pelo São Paulo contra o Ituano.
- Eu, particularmente, estou muito mal, passando vergonha - declarou.
Sorte dele que o São Paulo virou e venceu por 4 a 2.
Protesto com cruzes
Imediatamente após o empate do América-SP com o Monte Azul, que selou o rebaixamento do time de São José do Rio Preto para a Série A3 do Paulistão, alguns torcedores protestaram, de forma silenciosa, contra o elenco e a diretoria.
Protesto América-SP (Foto: Reprodução / TV TEM)Cruzes simbolizam os 11 jogadores que entraram em campo (Foto: Reprodução / TV TEM)
Onze cruzes - simbolizando os onze jogadores - foram colocadas no caminho de entrada dos jogadores, no estádio Benedito Teixeira. Em uma delas havia uma camiseta com os dizeres "Fora incompetentes, o América não precisa de vocês". A Polícia Militar foi chamada para evitar tumulto e possíveis depredações.
O público da rodada
Com o Serra rebaixado e o Linhares sem qualquer aspiração no Campeonato Capixaba 2012, a partida da tarde deste domingo atraiu apenas 39 torcedores ao estádio Davino Matos, em Guarapari. Com a bola rolando, o Linhares venceu por 3 a 1.
Goleiro de 17 anos em campo
Rafael em ação nos treinos do MAC (Foto: Bruno Alves)Goleiro defende o gol do Maranhão aos 17 anos
(Foto: Bruno Alves)
O goleiro Felipe defendeu o gol do Maranhão antes de completar a maioridade. Numa função que requer responsabilidade e amadurecimento, o camisa 1 foi bem na vitória de 2 a 1 do seu time sobre o Sabiá. (Clique e saiba mais detalhes da história)
Deixaram o gramado
Em jogo marcado por confusão, Roma-PR e Corinthians-PR só empataram em 1 a 1, na tarde deste domingo, no Estádio Bom Jesus da Lapa, em Apuracana, pela sétima rodada do Campeonato Paranaense. No primeiro tempo, o árbitro Edivaldo Elias da Silva assinalou pênalti para o clube de Apucarana. Os jogadores do Timãozinho se revoltaram e deixaram o campo. Eles voltaram cinco minutos depois. Na cobrança, o atacante Fábio cobrou mal, para defesa do goleiro Colombo.

Santos 100 anos: site especial faz homenagem ao centenário do Peixe

O primeiro time, a tradição de meninos, os títulos: GLOBOESPORTE.COM lança série para contar a história da casa de Pelé, Neymar, Robinho...

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
Um time de história gloriosa, berço de alguns dos maiores craques do futebol brasileiro, lar do maior de todos. O Santos completa 100 anos no dia 14 de abril e a data merece festa. Homenagear o Peixe é bater palmas para o futebol, e o GLOBOESPORTE.COM prepara uma série de reportagens especiais para fazer jus ao que representa a casa de Pelé, Robinho e Neymar.
info materia santos (Foto: arteesporte)Especiais que estão sendo preparados pela equipe do GLOBOESPORTE.COM (Foto: arteesporte)
Está no ar nesta segunda-feira o site Santos 100 anos, que conta a história do clube brasileiro mais conhecido no mundo. Serão entrevistas com os principais personagens do Alvinegro, infográficos, fotos, vídeos. Um cardápio variado para que o internauta possa conhecer melhor o clube e entender por que esse centenário é especial.

A série já começa bem especial. O GLOBOESPORTE.COM encontrou o mais velho jogador santista anda vivo – o ex-goleiro Leonídio França, que defendeu a meta alvinegra nos anos 40. Lúcido e bastante saudável, aos 88 anos, ele relembra os tempos em que era conhecido como a Fortaleza Voadora.

Outra reportagem que inicia a série mostra que o clube, desde os primórdios, aposta em garotos. E não só isso: o primeiro time do Peixe, além de vários jovens, tinha dois negros - algo impensável numa época em que o futebol era esporte de elite e os negros ainda eram muito discriminados. Um bico no preconceito.

Haverá ainda Pelé, Neymar e muito mais.

Adriano curte praia na Barra da Tijuca


seg, 02/04/12
por Cíntia Barlem |
categoria Sem categoria
Adriano curtiu a tarde de sol no Rio de Janeiro na praia do Pepê, na Barra da Tijuca, no Rio. Após a saída do Corinthians, o jogador prepara sua volta ao Flamengo. Antes, porém, terá que passar por uma nova cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo para corrigir a cicatrização do local. Na próxima sexta, os médicos do clube carioca darão uma coletiva para falar sobre a situação do atacante.
Adriano tietado por fãs (Crédito: Clayton Militão - Photo Rio News)

(Crédito: Clayton Militão - Photo Rio News)

Mosquito diz que Vasco é prioridade, mas avisa: 'Não posso ficar refém'

Imbróglio, que começou semanas antes da reapresentação, envolve divisão dos direitos econômicos, mas promessa ainda vê possibilidade de continuar

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Craque e artilheiro do Sul-Americano Sub-15 do ano passado com a Seleção Brasileira, Thiago Rodrigues da Silva, o Mosquito, gerou na torcida do Vasco a expectativa de vê-lo entre os profissionais num futuro não tão distante. Mas poucas semanas depois da conquista no Uruguai, o clima entre a revelação e o clube azedou.
O atacante não se apresentou na data marcada e recentemente foi acusado pelo Vasco de ter desaparecido. No entanto, o próprio jogador garante que isso não aconteceu. Segundo Mosquito, seus empresários ainda não chegaram a um acordo com a diretoria do clube cruz-maltino para assinar o seu primeiro contrato profissional. O garoto, que completou 16 anos no dia 6 de janeiro, afirma que seu maior interesse é voltar a treinar e jogar o quanto antes.
- Isso é mentira. Nunca desapareci. Eles querem me colocar como o errado na história. Meus empresários tiveram reuniões e ainda não chegaram a um acordo. O que eu mais quero é voltar a jogar, a treinar. Espero que a solução seja encontrada o mais rapidamente possível. Minha prioridade sempre foi o Vasco e continua sendo, mas não posso esperar para sempre. Torço por uma definição - disse o atacante.
mosquito vasco (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)Mosquito garante estar de braços abertos para acordo com Vasco (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)
Apesar da aparente simplicidade, os bastidores do caso são repletos de polêmicas e acusações. O "zum zum zum" que ele fez nos campos em 2011 agora acontece fora deles. A história começou semanas antes da data da reapresentação no Vasco, marcada para o dia 31 de janeiro. Quem cuidava dos interesses de Mosquito era sua mãe, Andreia Rodrigues, ao lado do padrasto, Jeverson Farias. No entanto, o pai do atacante, que está preso, foi procurado para se envolver na negociação. A família não sabe dizer se a pessoa que o procurou respondia em nome do Vasco. Em reunião no último dia 23 de março com o presidente do clube, Roberto Dinamite, mãe e padrasto escutaram que não havia qualquer tipo de relação desta pessoa com o clube. O fato irritou o próprio Mosquito e o restante da família.
Percebendo que a situação se arrastaria por mais tempo e acabaria gerando uma troca de acusações, Andreia e o padrasto de Mosquito se uniram ao empresário Gustavo Arribas e ao agente Cacau Barbosa, o mesmo que intermediou a venda de Philippe Coutinho para o Inter de Milão. Agora, as conversas foram retomadas e parecem estar em clima amistoso. Na semana do dia 23 foram dois encontros com Roberto Dinamite, rebatendo a teoria de que o jogador havia desaparecido. Aparadas as primeiras arestas, iniciaram-se negociações para a assinatura do primeiro contrato.
Não tenho medo e não temo pelo futuro. Sei que tenho muito pela frente. Mas é ruim. O tempo está passando. Agora vi companheiros que jogaram comigo o Sul-Americano serem convocados para a sub-17. Eu poderia estar lá. Preciso resolver logo isso "
Mosquito
A família de Mosquito garante que as conversas ainda não giraram em torno de salários e luvas. Eles, inclusive, receberam um aporte financeiro dos novos representantes quando fecharam o acordo. A grande questão que continua indefinida é a divisão dos direitos econômicos. O Vasco pediu uma fatia que não agradou aos demais envolvidos. Segundo Cacau Barbosa, a situação pode ter um final feliz.
- Tivemos duas conversas e estamos mantendo contatos telefônicos. O importante é que o presidente Roberto Dinamite está disposto a negociar e chegar a um acordo. Essa é a vontade do Mosquito também. Mas precisamos fazer o negócio andar porque ele precisa voltar a jogar - afirmou.
O período de inatividade é o que mais incomoda Mosquito. Sem treinar com bola desde o fim do ano passado, o atacante vem mantendo a forma na praia e em uma academia. Nem mesmo os estudos ele retomou em 2012, já que estava matriculado no Colégio Vasco da Gama, em São Januário. A indefinição preocupa a promessa. Principalmente ao lembrar que quanto mais tempo parado, mais risco corre a sua carreira.
- Não tenho medo e não temo pelo futuro. Sei que tenho muito pela frente. Mas é ruim. O tempo está passando. Agora vi companheiros que jogaram comigo o Sul-Americano serem convocados para a sub-17. Eu poderia estar lá. Preciso resolver logo isso e espero que seja nesta semana - desabafou.
Prioridade é o Vasco, mas futuro está em aberto
Mosquito com o troféu de artilheiro e de melhor jogador do Sul-Americano Sub-15 (Foto: Luna Vale/Globoesporte.com)Mosquito com o troféu de artilheiro e de craque do
Sul-Americano (Foto: Luna Vale/Globoesporte.com)
Apesar do impasse, Mosquito garante que a prioridade da negociação ainda é do Vasco, como já havia revelado em matéria publicada pelo GLOBOESPORTE.COM no fim do ano passado. Durante os dois últimos meses, ele diz ter recebido algumas sondagens, mas nenhuma proposta concreta. O jovem ainda mantém esperança em um acordo, porém reconhece que pode até parar em um rival caso não haja acordo com o Cruz-Maltino.
- Não vejo problema se for o melhor para mim. O que não dá mais é para ficar parado. Não posso ficar refém do Vasco - admitiu Mosquito, que elogiou o clube, mas criticou a complicação e a demora na resolução.
- Eu não sei de todos os detalhes. Procuro não me meter. Mas existem pessoas que acabam complicando a vida do clube. Do Vasco eu não tenho nada para falar. E mesmo com tudo isso volto a dizer que pretendo continuar - disse.
O presidente Roberto Dinamite não comentou o caso por estar viajando para o Peru, onde os profissionais do Vasco enfrentar o Allianza Lima na noite desta terça-feira. Já o gerente das categorias de base do clube, Humberto Rocha, não retornou as ligações do GLOBOESPORTE.COM.
Se em 2011 quem voou em campo foi Mosquito, nesta temporada é o tempo que está voando. E o jogador, que chegou ao Vasco em 2009 após passar pelo futsal de Flamengo e Fluminense, continua pousado esperando...

A melhor mentira do 1º de abril


seg, 02/04/12
por Victor Canedo |
categoria Fotos, Vídeos


O meia-atacante Alex Teixeira, do Shakhtar Donetsk, foi autor da talvez melhor piada do 1º de abril, oficialmente conhecido no mundo inteiro como o “Dia da Mentira”. Em sua página no Facebook, ele anunciou que seria pai de gêmeos. Até familiares que estavam no Rio de Janeiro acreditaram…
- Fiz uma brincadeira falando que seria pai de gêmeos. Muitos familiares ligaram pra gente aqui na Ucrânia dando os parabéns e mostrando muita felicidade pela notícia. Quando explicamos para eles que era apenas uma brincadeira pelo Dia da Mentira todos deram risada e lamentaram que ainda não tinha chegado a hora. Nos divertimos muito com isso – disse Alex, que namora a bela Thais Cristinna.
De quebra, Alex Teixeira ganhou um “presente” pelos filhos que viriam. Ele foi o autor do segundo gol na vitória por 2 a 0 sobre o Vorskla, pelo Campeonato Ucraniano. Mas esse lance foi mais fácil do que mentir, não? Só teve o trabalho de empurrar para dentro das redes… Veja abaixo: