segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Alvo de críticas, Belfort revela melhor forma sem TRT: "Mais rápido e forte"

Desafiante ao título nos pesos-médios do UFC contra Chris Weidman, brasileiro provoca: "Quando fui campeão, ele estava no jardim de infância"

Por Rio de Janeiro
Dentro de três meses, Vitor Belfort irá entrar novamente no octógono do UFC para uma disputa de cinturão. Após perder para Anderson Silva, em 2011, nos pesos-médios, e para Jon Jones, em 2012, nos meio-pesados, o brasileiro busca mais uma vez o título na categoria até 84kg, em fevereiro de 2015, em Las Vegas, contra Chris Weidman, na luta principal do UFC 184. Dessa vez, entretanto, o carioca fará o combate sem o tratamento de reposição de testosterona (TRT), proibido dentro do Ultimate desde fevereiro de 2014. Alvo de críticas de adversários passados e pelo próximo rival, Belfort revelou que a proibição acabou sendo benéfica para ele, já que afirma estar mais forte e mais rápido (assista ao vídeo).
- O Chris é um lutador jovem e tem o que é meu. E eu vou lá pegar. Para mim, foi uma melhora muito maior (a proibição do TRT no UFC), porque eu saí, larguei aquilo, um tratamento que era muito chato, muito incômodo para mim, e estou mais forte, mais magro e mais rápido. Então, para mim, foi uma maravilha. Não interessa o que meu sangue fala, não interessa qual o resultado que está no meu sangue. Interessa o resultado que está na minha cabeça - disse Vitor Belfort.
Em evento realizado em Las Vegas pelo UFC para promover as lutas do final de 2014, além de divulgar o calendário para 2015, o campeão peso-médio Chris Weidman comentou sobre as declarações de Belfort após a luta entre os dois ter sido cancelada, por causa de uma lesão na mão do americano, ocorrida em setembro desse ano.
- Todo mundo diz que o Vitor não fala besteiras ou faz provocações, mas ele falou. Ele disse que tudo o que eu queria fazer era manter o cinturão para o Natal, porque a minha mão não estava realmente machucada. Então, ele estava falando besteira e eu quis dar uma resposta a ele. Agora ele sente mal a respeito disso e eu fico como o provocador da história - afirmou Weidman.
Vitor Belfort, Coletiva UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Vitor Belfort afirmou estar em melhor forma sem o tratamento como testosterona (Foto: Evelyn Rodrigues)
Fora todas as provocações entre o campeão e o desafiante, fato é que Vitor Belfort não lutou no ano de 2014. Para o brasileiro, isso também é positivo, pois, segundo ele, a temporada foi dedicada a melhorar suas habilidades em diversos aspectos.
Para mim, foi uma maravilha. Eu usei o ano de 2014 para aprimorar novas técnicas. Tenho melhorado minhas habilidades"
Vitor Belfort
- O importante é você não ter desculpa. Vai adianta. Foi proibido (uso de TRT)? Não tem problema. Eu continuo e é “caldo” nos caras. Eu usei o ano de 2014 para aprimorar novas técnicas. Eu sei que é difícil entender, mas eu melhorei! Tenho melhorado minhas habilidades, aquelas que eu achava que poderia melhorar, melhorei meu chão, minha parte de chutes, de boxe e partes de movimentação, força e resistência - comentou o "Fenômeno".
Aos 37 anos, sete a mais do que Weidman, Vitor Belfort chega para a luta do título com dois cinturões do UFC conquistados (em 1997 venceu o UFC 12, na categoria dos pesados, e em 2004, levou na divisão dos meio-pesados, no UFC 46), além de dois casos de doping na carreira. Em 2006, no extinto Pride, testou positivo para hidroxitestosterona, e em fevereiro de 2014, um exame revelou altas taxas de testosterona no organismo do brasileiro.
A chance para disputar o cinturão dos pesos-médios novamente foi conquistada após um ano perfeito. Em 2013, Belfort lutou três vezes e venceu todos os combates por nocaute ou nocaute técnico. Luke Rockhold foi uma das "vítimas" do brasileiro, em maio de 2013, porém, o americano ainda não se conforma com a chance dada pelo UFC ao "Fenômeno".
- Quando caras como Vitor Belfort são advertidos e ainda assim são recompensados com uma chance de disputar o título...É uma piada. Não tenho nenhum respeito por ele - disse Rockhold.
UFC Vitor Belfort e Luke Rockhold (Foto: Agência Getty Images)Em 2013, ainda sob uso de TRT, Belfort nocauteou Rockhold (Foto: Agência Getty Images)
Sem se importar com as críticas dos lutadores rivais, Vitor Belfort disse ainda que está acostumado a lidar com as provocações ao longo de quase 20 anos de carreira no MMA. Porém, mesmo negando que use a mesma estratégia psicológica, acabou cutucando o campeão, ao afirmar que, quando conquistou o primeiro cinturão, Weidman ainda estava no jardim de infância.
- Não me incomoda em nada. Já lidei com provocações de Tank Abbott e vim de uma selva que ele (Weidman) nunca viveu. Mas da minha parte, o que eu falo, não é provocação. É tudo sinceridade. Eu não estou aqui para fazer show e não estou aqui para vender ingressos. São 19 anos fazendo isso. Acho que quando eu fui campeão no UFC aos 19 anos, ele ainda estava no jardim de infância. Não sei a idade dele. Não sei onde ele estava estudando – provocou Belfort.
Vitor Belfort chega para mais uma disputa de cinturão com um cartel de 24 vitórias, sendo 17 por nocaute ou nocaute técnico, e 10 derrotas. Do outro lado, Weidman permanece invicto na carreira, com 12 vitórias, tendo ainda vencido Anderson Silva duas vezes, além de Lyoto Machida, em julho de 2014.
UFC 184
28 de fevereiro de 2015, em Los Angeles (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Chris Weidman x Vitor Belfort
Peso-galo: Ronda Rousey x Cat Zingano
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Yoel Romero
Peso-pesado: Antônio Pezão x Frank Mir

Ricardo Lamas pede que o UFC
pare de proteger Conor McGregor

Peso-pena americano diz que irlandês só pode pensar em uma disputa de cinturão após enfrentar um wrestler, e se põe à disposição para enfrentá-lo

Por Chicago, EUA
A vitória sobre Dennis Bermudez no UFC 180 deixou o peso-pena americano Ricardo Lamas em boa posição novamente entre os principais lutadores da categoria no UFC, mas ainda longe de poder sonhar com uma nova disputa do cinturão - foi derrotado por José Aldo em fevereiro, no UFC 169. Atento a novas oportunidades, Lamas decidiu ser mais um a protestar contra o tratamento VIP que Conor McGregor vem recebendo da organização. Em entrevista à "Submission Radio", Lamas disse que o irlandês precisa enfrentar um wrestler antes de disputar o cinturão dos penas.
Ricardo Lamas Conor McGregor (Foto: Montagem sobre fotos de Getty Images)Lamas pede ao UFC parar de proteger Conor McGregor dos wrestlers (Montagem sobre fotos de Getty Images)
- Ele se tornou um grande nome do MMA e acho que o UFC está protegendo-o, não lhe dando lutas com wrestlers. Se Conor quer disputar o cinturão, deveria encarar um wrestler antes. Meu wrestling, por exemplo, faria uma grande diferença contra ele. Aqueles movimentos bonitinhos que ele faz não funcionariam quando ele estivesse com as costas no chão levando socos na cara. E não há nada que ele fale que possa me deixar nervoso. Cresci em uma casa com seis irmãos mais velhos. Fui provocado a vida toda. Se ele quiser fazer o seu joguinho, vai perder feio. Tenho muita experiência em provocar e ser provocado. Se ele quiser brincar disso, pra mim tudo bem...
Conor McGregor lutará em Boston, no dia 18 de janeiro, contra o alemão Dennis Siver - um especialista na luta em pé. Caso vença, provavelmente será anunciado como o próximo desafiante ao cinturão de José Aldo.
UFC: McGregor x Siver
18 de janeiro de 2015, em Boston (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora)
Peso-pena: Conor McGregor x Dennis Siver
Peso-leve: Ben Henderson x Eddie Alvarez
Peso-médio: Costas Philippou x Uriah Hall
Peso-leve: Jorge Masvidal x Norman Parke
Peso-meio-médio: Zhang Lipeng x Chris Wade
Peso-meio-pesado: Matt Van Buren x Sean O'Connell
Peso-meio-médio: John Howard x Lorenz Larkin
Peso-mosca: Patrick Holohan x Shane Howell
Peso-leve: Johnny Case x Paul Felder
Peso-meio-médio: Cathal Pendred x Sean Spencer
Peso-mosca: Tateki Matsuda x Joby Sanchez

Edson Barboza sobe à sexta posição do ranking dos pesos-leves do UFC

Vitória sobre Bobby Green alavanca brasileiro na classificação. Frankie Edgar toma segunda posição de Cub Swanson entre os pesos-penas

Por Rio de Janeiro
UFC: Edson Barboza x Bobby Green (Foto: Getty Images)Pode comemorar, Edson: você é o novo sexto colocado no ranking dos leves do UFC (Foto: Getty Images)
A performance dominante contra Bobby Green no "UFC: Edgar x Swanson" do último sábado, em Austin, Texas (EUA), rendeu dividendos para o brasileiro Edson Barboza Jr. O lutador de Nova Friburgo-RJ, 11º colocado do ranking dos pesos-leves do UFC antes da luta, subiu à sexta posição graças ao triunfo por decisão unânime dos juízes laterais, na atualização da classificação publicada nesta segunda-feira no site oficial do Ultimate.
Green era o sétimo colocado antes do combate de sábado e caiu para o nono lugar. A sexta posição de Barboza é a colocação mais alta que ele já ocupou desde a criação do ranking, no ano passado, e ele a divide com o americano Josh Thomson, que perdeu para Green numa luta anterior com resultado bastante contestado pelos fãs e pela mídia.
Vencedor da luta principal da noite, Frankie Edgar assumiu o segundo lugar no ranking dos pesos-penas, que era ocupado por Cub Swanson, sua vítima no sábado. O californiano da Jackson's-Winkeljohn's MMA caiu duas posições e agora é o quarto colocado, superado também por Ricardo Lamas, que tomou o terceiro lugar e já derrotou Swanson no passado.
Outra mudança relacionada ao evento de sábado foi a queda de Brad Pickett no ranking dos pesos-moscas. O inglês, superado por Chico Camus em decisão dividida dos jurados, caiu uma posição, para 12º, ultrapassado pelo japonês Kyoji Horiguchi. Camus entrou no ranking na 15ª colocação, após nem ser ranqueado nas últimas semanas.
Mesmo sem nenhum dos dois lutar nesta semana, o brasileiro John Lineker caiu para sétimo lugar, ultrapassado por Ali Bagautinov, que o derrotou em fevereiro. Outro que caiu mesmo sem lutar foi Thales Leites, nos pesos-médios. Ele passou de 11º a 12º colocado na classificação, ultrapassado por Costas Philippou. Finalmente, no ranking peso-por-peso, Anderson Silva voltou à sétima posição, passando Ronda Rousey, campeã dos pesos-galos femininos, mesmo sem nenhum dos dois estar em ação no último fim de semana.
Confira o ranking atualizado do UFC:
Ranking UFC 24/11 (Foto: Reprodução)

Cigano quer revanches com Cain e Werdum e fala em finalizar Miocic

Ex-campeão dos pesados quer mostrar armas além do boxe, como wrestling e jiu-jítsu, e imagina luta pelo título contra o gaúcho acontecendo no Brasil

Por Rio de Janeiro
Junior Cigano (Foto: Ivan Raupp)Junior Cigano quer revanches contra Velásquez e
Werdum, essa última no Brasil (Foto: Ivan Raupp)
Faltando menos de um mês para enfrentar Stipe Miocic, Junior Cigano está na reta final de sua preparação na Nova União. Esta será a estreia do ex-campeão dos pesos-pesados como atleta da equipe de José Aldo, campeão dos penas. Ele confirmou que Dedé Pederneiras estará no seu córner para o combate do dia 13 de dezembro, em Phoenix (EUA), no "UFC: Cigano x Miocic". Em entrevista ao Combate.com, o lutador disse acreditar que um triunfo lhe dê nova chance de disputar o título.
Cigano também afirmou não ver muito sentido em ter sido ultrapassado por Fabricio Werdum no ranking da divisão até 120kg, antes de o compatriota se sagrar campeão interino. Ele se mostrou empolgado para dar a revanche ao "Vai Cavalo". No primeiro duelo entre eles, Junior Cigano nocauteou fazendo sua primeira luta pelo Ultimate. Agora, quer que o confronto seja pelo cinturão e, de preferência, no Brasil.
- Sendo uma disputa de cinturão com dois brasileiros, tem que ser no Brasil com certeza. Hoje o Werdum está numa evolução muito boa na parte em pé. Ele já é o melhor peso-pesado que tem no chão, mas a evolução em pé foi ótima e eu também tenho evoluído bastante, entendido mais o mundo da luta. Quanto mais experiência temos, mais perigosos nos tornamos para os adversários - declarou.
O brasileiro ainda garantiu que espera fazer uma quarta luta contra o campeão linear Cain Velásquez, de quem já perdeu duas vezes e venceu uma. Cigano se mostrou mordido com declarações do americano, que disse não querer enfrentá-lo outra vez e prometeu falar sobre o assunto após encarar Miocic.
- Ele já falou que não quer lutar comigo. Eu não quero falar nada agora, mas depois da luta contra o Miocic eu vou ter muito o que dizer sobre isso - garantiu.
Confira a entrevista na íntegra:
COMBATE.COM: O que mudou nos seus treinos com essa preparação na Nova União?
Junior Cigano:
Não mudou muita coisa, treino é treino. Muda um pouco o jeito de você enxergar as coisas, a estratégia para a luta, como você vai estar reagindo aos ataques e atacando seu adversário. Muda nesse sentido. Claro que a Nova União tem um conceito um pouco diferente do que eu tinha, mas é exatamente isso que busco. Uma evolução, aprender novos jeitos de treinar, de entender o mundo da luta e aplicar isso na hora da luta. Estou feliz com os treinos, estão indo bem, o professor Dedé Pederneiras trouxe uns pesados para me ajudarem, falta pouco tempo para a luta e isso é o principal para mim.
Cigano treina na Nova União (Foto: Ana Hissa)Cigano (em pé, à esquerda) e a equipe da Nova União, academia em que vem treinando no Rio (Foto: Ana Hissa)
O que acrescentou no seu jogo durante essa preparação?
Minha principal base é o boxe e vai continuar sendo, mas é lógico que aqui treinamos muito wrestling e chão também. A evolução que estou tendo é treinar com pessoas diferentes, mudar o ambiente, uma evolução não só na parte profissional, mas na pessoal também. Vim para entender coisas diferentes. As coisas estão indo do jeito que imaginei que seria e tenho que agradecer muito ao pessoal da Nova União, que me acolheu de braços abertos. Agora entendi porque o Dedé é chamado de pai, já que ele é realmente um paizão para todo o mundo.
Quem são esses pesados que estão te ajudando nos treinos?
Tem o Caião (Alencar), de Natal, o Jollyson (Francino), o Thales (Leites), que já era da equipe, ajuda a gente, o Cara de Sapato, que está treinando para a luta dele e acaba sendo um parceiro meu de treino. Tem o (Francimar) Bodão, que está um pouco mais afastado, mas também ajudou bastante a gente. E tem outros que acabam vindo. Não falta treino de jeito nenhum.
Quem vai ficar no seu córner contra o Miocic?
Vai estar o professor Dórea, que está está me ajudando com o boxe e outras coisas, o professor Dedé Pederneiras com certeza vai estar lá, o Orlando Folhes, preparador físico aqui e, provavelmente, o André Picolli, que era meu preparador físico na Bahia, me ajuda nos treinos e é um cara em quem confio muito.
Como ficou a relação com a Team Nogueira, em especial com Minotauro e Minotouro, depois dessa sua ida para a Nova União?
Está ótimo, adoro o pessoal, todos são muito gente boa, o Rogério e o Rodrigo são caras que tenho admiração enorme. Me ajudaram muito. Vou lá às vezes treinar o boxe com o professor Erivan, então está tranquilo. Uma coisa que aprendi com o próprio Minotauro é buscar evolução o tempo todo e foi isso que vim fazer aqui. Entendi que aqui seria uma boa casa para mim e acertei.
Montagem Junior Cigano e Stipe Miocic (Foto: Editoria de arte)Junior Cigano e Stipe Miocic fazem a luta principal dia
13 de dezembro em Phoenix (Foto: Editoria de arte)
Como você analisa o Stipe Miocic?
É um cara perigoso, vem de grandes vitórias, vem do wrestling, mas usa bem o boxe, com golpes em linha muito bons e é aquilo, ele é peso-pesado. Tem que tomar cuidado o tempo todo. Vão ser dois pesos-pesados que gostam de lutar em pé, então provavelmente essa luta vai acabar em nocaute. Quem ganha é o público que vai assistir. O Miocic pesa por volta de 110kg e se movimenta muito bem. É um peso-pesado bem atlético e tem mais ou menos as características que também tenho. Acho que será uma luta bem interessante.
Acha que ele vai aceitar a trocação contra você ou vai preferir usar o wrestling desde o início?
Acho que ele vai querer trocar, porque é o carro-chefe dele também. Mas a partir do momento que ele sentir algum golpe, vai buscar o chão. Mas isso também serve para mim. Estou tentando me tornar mais completo hoje e, se ver a oportunidade de levar para o chão e buscar a finalização, por que não? Pode ser a minha primeira finalização no UFC.
A categoria dos pesados não é das mais profundas no UFC. Hoje temos o Velásquez com o título, e o Werdum com o título interino, mas é difícil apontar algum desafiante despontando na divisão. Acredita que essa luta vai definir o próximo a disputar o cinturão?
Eu acredito que sim. Por mais que eu tenha sofrido esse resultado negativo contra o Velásquez, ainda me mantenho em segundo do ranking. Não sei nem como o Werdum me passou no ranking. Mas tudo bem, ele é o campeão interino, parabéns para ele. Minha intenção não é nem pensar em cinturão, tenho um adversário difícil pela frente, meu foco é o Miocic. Mas claro que a gente sempre imagina o que pode acontecer ou não. Se o Velásquez não se recuperar a tempo, posso enfrentar o Werdum pelo cinturão. Seria uma grande revanche, todo mundo quer ver. Nós dois temos muita vontade de fazer e acho que está chegando a hora. Espero não queimar a língua.
Fabricio Werdum x Mark Hunt UFC 180 (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC)Cigano e Fabricio Werdum podem vir a disputar o cinturão dos pesados do UFC (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC)
Te incomodou ter perdido a posição no ranking para o Werdum?
Não me incomodou de jeito nenhum. Achei que fosse cair mais posições. Quando você perde, como foi o caso com o Velásquez, achei que fosse cair, mas, devido aos meus resultados na categoria, me mantive como primeiro do ranking. Depois o Werdum conseguiu grandes vitórias e passou para primeiro. Não vi muito sentido, mas faz parte. O ranking é bastante administrado pelo UFC para o que é mais interessante para eles. Não ligo muito para negócio de ranking. Tento fazer meu trabalho bem feito e vamos nessa. Os resultados positivos vêm automaticamente quando você trabalha de forma boa e dedicada e, por consequência, uma oportunidade como o cinturão acaba sendo automática também.
Você disse que tem vontade de fazer essa revanche com o Werdum. Gostaria que essa luta acontecesse aqui no Brasil?
Lutaria em qualquer lugar, mas sendo uma disputa de cinturão com dois brasileiros, tem que ser no Brasil, com certeza. Eu estaria feliz de lutar com ele aqui.
Uma disputa de cinturão com dois brasileiros, tem que ser no Brasil, com certeza"
Junior Cigano, lutador
Como vê a evolução de vocês dois da primeira luta entre vocês até o momento atual de ambos?
Mudamos muito. Os dois evoluíram muito. Hoje o Werdum está numa evolução muito boa na parte em pé. Ele já é o melhor peso-pesado que tem no chão, mas a evolução em pé foi ótima e eu também tenho evoluído bastante, entendido mais o mundo da luta. Quanto mais experiência temos, mais perigoso nos tornamos para os adversários.
Acha que a vitória na primeira luta te daria uma vantagem psicológica em uma eventual revanche?
Eu acho que não. Faz muito tempo que lutamos. Pode ser que sim ou que não. Depende muito de como ela é usada e o apelo que cada atleta traz para a luta. Se eu focar nisso de tentar deixar ele mais nervoso com esse negócio da primeira luta, pode ser que consiga, ou não. Depende muito de como ele vai se sentir no dia da luta, na semana da luta. É difícil de dizer. Mas acho que não. Ele evoluiu bastante e acho que isso não vai interferir em nada.
E a respeito do Velásquez? Se vê fazendo uma quarta luta contra ele?
Me vejo com certeza. Ele já falou que não quer lutar comigo. Eu não quero falar nada agora, mas depois da luta contra o Miocic eu vou ter muito o que dizer sobre isso.
O que acha que precisa mudar para vencer o Cain Velásquez?
Agora realmente não sei dizer. Mas com certeza teria que mudar a questão da estratégia, de ter uma estratégia mais bem formulada. Naquelas lutas, o que faltou para mim foi entrar na sintonia. Entrei respeitando demais e um pouco amedrontado com a situação das quedas, além de muito bitolado a usar só o boxe. É MMA, temos que usar de tudo e eu sei usar de tudo. Sei usar wrestling, jiu-jítsu... Pode ser que meu wrestling e chão não sejam melhores que o dele, eu sei usar. E tenho que usar inclusive contra o Miocic agora. Gosto de priorizar meu boxe, que confio muito, mas uma coisa que tenho que aprender a fazer é colocar em prática as outras artes marciais também. Sei fazer wrestling e chão e tenho que usar isso para marcar pontos. Tudo faz parte de uma estratégia e agora acho que vou ter uma estratégia mais bem formulada. O professor Dedé é excelente estrategista e é isso que estou buscando.
UFC: Cigano x Miocic
13 de dezembro de 2014, em Phoenix (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-pesado: Junior Cigano x Stipe Miocic
Peso-leve: Rafael dos Anjos x Nate Diaz
Peso-pesado: Alistair Overeem x Stefan Struve
Peso-pesado: Gabriel Napão x Matt Mitrione
Peso-médio: Derek Brunson x Ed Herman
Peso-leve: Jamie Varner x Drew Dober
Peso-leve: Joe Ellenberger x Bryan Barbarena
Peso-meio-médio: Ben Saunders x Joe Riggs
Peso-leve: David Michaud x Garrett Whiteley
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Joanna Jedrzejczyk
Peso-galo: Henry Cejudo x Dustin Kimura
Peso-mosca: John Moraga x Adversário a ser definido

Hacran busca esquecer pressão por vitória para "se manter vivo no UFC"

Peso-pena vem de duas derrotas seguidas, contra Ricardo Lamas e Nik Lentz, e enfrenta Darren Elkins no dia 20 de dezembro, em Barueri-SP

Por Rio de Janeiro
Hacran Dias não teve vida fácil desde sua chegada no UFC. Na primeira luta, venceu o duro Iuri Marajó, que depois desceu para os pesos-galos (até 61kg). Depois, foi superado por Nik Lentz (nono do ranking dos penas) e o ex-desafiante ao título Ricardo Lamas, que ocupa a quarta posição na divisão até 66kg. Ambas as derrotas foram por decisão unânime. No dia 20 de dezembro, no UFC: Machida x Dollaway, o brasileiro vai enfrentar Darren Elkins, 12º do ranking, em Barueri-SP, precisando da vitória para não correr o risco de ser demitido da organização com três reveses consecutivos. E ele sabe que não pode vacilar contra o americano.
Hacran Dias MMA (Foto: Raphael Marinho)Hacran Dias mantém o bom humor mesmo sob pressão: aprendizado com derrotas (Foto: Raphael Marinho)
- Não vou falar que estou cascudo, mas essas derrotas me deram muito aprendizado. Tenho que impor meu jogo desde o começo até o final e fazer o que puder para trazer a vitória. Se der para trabalhar meu wrestling, que sei que é bom e forte, vou botar pressão para cima dele, colocando o que ele faz contra ele mesmo. Desde que entrei, não tive luta fácil. O Iuri é um cara de ponta, vinha bem no UFC, eu já estreei com ele e ganhei com uma estratégia boa. Agora pego o Elkins vindo de vitória. Isso é bom porque, ganhando, dou um passo maior. É jogar pra frente, esquecer que venho de derrota, dessa pressão toda, para trazer a vitória. Importante é ganhar e se manter vivo no UFC. Não quero botar pressão na minha cabeça porque isso atrapalha muito. Estou bastante tranquilo quanto a isso. A cabeça está boa, não estou pensando por esse lado - afirmou Hacran ao Combate.com, lembrando que Elkins bateu Lucas Mineiro em seu último combate, no UFC Rio 5.
O triunfo de Darren Elkins sobre Mineiro foi por decisão unânime, utilizando seu bom jogo de grappling para manter o brasileiro na grade. Ciente de que o wrestling é a grande arma do americano, Hacran pretende trabalhar a trocação e se vê mais experiente para evitar os erros cometidos contra Lentz e Lamas em suas últimas atuações.
- Desde que entrei, só peguei pedreira no UFC e pude ver que, contra os caras que peguei, e que são bem ranqueados, tive condições de ganhar e não vi nada demais do que achava que era. Faltou para mim, revendo as lutas que fiz, foi a experiência no evento. Estava começando, pegando caras bem ranqueados, mas foi bom para me testar e mostrar onde posso chegar. Não posso ficar botando pressão e tenho que cair pra dentro do Elkins. Pretendo fugir desse jogo dele, trabalhar mais a trocação, senão vai ficar uma luta muito chata. Os americanos estão jogando com essa regra debaixo do braço, então não posso deixar isso acontecer. Vi que com o Lucas Mineiro ele não fez nada e levou a luta só mantendo o cara na grade. Estou trabalhando muito em cima disso, do meu boxe, muay thai, para surpreendê-lo quando tiver chance - finalizou.
UFC: Machida x Dollaway
20 de dezembro de 2014, em Barueri (SP)
CARD PRINCIPAL
Peso-médio: Lyoto Machida x CB Dollaway
Peso-galo: Renan Barão x Mitch Gagnon
Peso-meio-pesado: Antônio Cara de Sapato x Patrick Cummins
Peso-leve: Elias Silvério x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Erick Silva x Mike Rhodes
Peso-pena: Rony Jason x Tom Niinimaki
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-pesado: Marcos Pezão x Igor Pokrajac
Peso-médio: Daniel Sarafian x Dan Miller
Peso-pena: Darren Elkins x Hacran Dias
Peso-galo: Leandro Issa x Ulka Sasaki
Peso-meio-médio: Marcio Lyoto x Tim Means
Peso-médio: Vitor Miranda x Jake Collier

Pelé volta a hospital para exames e tem detectada infecção urinária

Em consulta de rotina após cirurgia para retirada de cálculos, médicos observam infecção. Rei está sendo medicado e não tem previsão para deixar o local

Por São Paulo
Pelé voltou ao hospital Albert Einstein, em São Paulo, nesta segunda-feira para consulta de retorno após a cirurgia pela qual passou para a retirada de cálculos, no último dia 13. De acordo com a assessoria do ex-jogador, ele passou por exames que acabaram detectando uma infecção urinária. Por isso, o Rei do Futebol permanecerá no hospital, sendo medicado com antibióticos e sem previsão de alta.
Pelé havia sido internado há 11 dias após passar mal em Santos. Os médicos detectaram a presença de cálculos nos rins, ureter e bexiga. Ele foi operado e recebeu alta dois dias depois.
Por volta das 22h40, o hospital emitiu um boletim sobre a internação de Pelé, mas sem muitos detalhes:
"O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) internou-se para avaliação médica e segue estável.
O Hospital fornecerá boletim assim que houver nova informação.
Médicos Responsáveis:
Dr. Fabio Nasri
Dr. Gustavo Caserta Lemos
Dr. Roberto Dantas Queiroz

Diretor Superintendente do Hospital:
Dr. Miguel Cendoroglo Neto"

Eleição Craque da Galera: agora é a última etapa com os três finalistas

Dois goleiros e um atacante passam para a final: Rogério Ceni, do São Paulo, e Marcelo Grohe, do Grêmio, disputam prêmio com Guerrero, do Corinthians

Por Rio de Janeiro
Guerrero gol Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)Peruano Guerrero, artilheiro e ídolo do Corinthians, briga pelo prêmio (Foto: Marcos Ribolli)
O Campeonato Brasileiro está a duas rodadas do fim e já conheceu o campeão neste último domingo: o Cruzeiro, em seu quarto título brasileiro, segundo seguido, faturou a taça por antecipação. E a eleição do Craque da Galera já chega também à sua última etapa. Na primeira enquete, saiu a lista dos jogadores mais votados de cada um dos 20 clubes que disputam a Série A do Brasileirão de 2014. Depois, os vencedores de cada time - o mais votado de cada agremiação - disputaram na segunda enquete as três vagas para a grande final. Agora, saiu a lista dos três finalistas (clique aqui e escolha o Craque da Galera 2014).
O duelo na grande final revive a grande rivalidade nos campos quando se busca o gol e, consequentemente, a vitória: um atacante está diante de dois goleiros para ser o Craque da Galera. O peruano Paolo Guerrero, do Corinthians, que na primeira votação anterior tivera a vitória mais arrebatadora (entre os corintianos), com 92% da preferência, vai enfrentar duas muralhas de respeito: Marcelo Grohe. goleiro do Grêmio, e Rogério Ceni, arqueiro do São Paulo.
Com 11 gols neste Brasileirão, Guerrero, 30 anos, tem sido o grande destaque do Corinthians na briga por uma das vagas para a Libertadores - o Timão é o terceiro colocado na tabela e tem, segundo o matemático Tristão Garcia, 99% de disputar o maior torneio sul-americano na temporada de 2015. Em terceiro na tabela dos goleadores, o peruano tem até chances de ficar com a artilharia - está a quatro de Fred (Fluminense), Henrique (Palmeiras) e Ricardo Goulart (Cruzeiro), que dividem a liderança. Se vencer, será o segundo jogador estrangeiro a ser o Craque da Galera - Conca, do Fluminense, faturou em 2009 e 2010.
marcelo grohe Botafogo x Gremio (Foto: Getty Images)Aos 27 anos, Marcelo Grohe, do Grêmio, vive a melhor fase da carreira e é forte candidato (Foto: Getty Images)

Um dos que podem impedir o prêmio para o atacante corintiano, ídolo da Fiel, é Marcelo Grohe. O goleiro do Grêmio, aos 27 anos, vive o melhor momento de sua carreira. Com defesas magistrais, contribuiu e muito para o Tricolor Gaúcho figurar na sexta posição e ainda sonhar com uma classificação para a Libertadores.Caso seja o eleito, será o segundo goleiro a ser vencedor da enquete.
O único goleiro já eleito Craque da Galera e pronto para superar Guerrero e tirar o título de Marcelo Grohe é um velho conhecido do torcedor brasileiro. Amado pelos são-paulinos, o multicampeão Rogério Ceni, aos 41 anos, chega perto de sua aposentadoria ostentando recordes e participações que vão entrar para a história. Mais uma vez com sua valorosa liderança sobre o grupo e eficiência embaixo das traves, tem conduzido o São Paulo à vice-liderança, com 69 pontos. Além disso, o Tricolor Paulista já está assegurado na Libertadores de 2015.
Aliás, Rogério Ceni, dos três candidatos ao Prêmio Craque da Galera, é o único que já faturou o prêmio, na temporada de 2007, quando o São Paulo sagrou-se campeão brasileiro. Foi, inclusive, o segundo eleito Craque da Galera, já que a premiação foi criada na temporada de 2006. Agora, vai tentar o bicampeonato da eleição.
rogerio ceni são paulo jogo palmeiras (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)Eleito Craque da Galera em 2007, Rogério Ceni luta por bicampeonato do prêmio (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

A pergunta agora é "Quem é o Craque da Galera 2014?" Clique e vote. Abaixo, veja a lista dos jogadores que já venceram o Prêmio Craque da Galera:
2006 - Renato Abreu (Flamengo)
2007 - Rogério Ceni (São Paulo)
2008 - Thiago Silva (Fluminense)
2009 - Conca (Fluminense)
2010 - Conca (Fluminense)
2011 - Dedé (Vasco)
2012 - Ronaldinho (Atlético-MG)
2013 - Hernane (Flamengo)

Fórmula 1 celebra título de Lewis Hamilton, o “merecido campeão”

Bernie Ecclestone acha merecida a conquista: “O resultado expressou com precisão o que vimos este ano”; Niki Lauda vai além: “Esse título deixará Lewis mais maduro"


Header LIVIO ORICCHIO F1 (Foto: Infoesporte)

Lewis Hamilton F1 GP Abu Dhabi (Foto: Getty Images)Lewis Hamilton comemora o título da temporada da F-1 (Foto: Getty Images)
Há um consenso na Fórmula 1 de que o melhor piloto da temporada foi o campeão: Lewis Hamilton. E que o segundo piloto mais eficiente, Nico Rosberg, acabou vice. “O resultado final expressou com precisão o que vimos este ano”, afirmou Bernie Ecclestone, promotor do evento. “E foi ainda melhor porque Lewis ganhou o campeonato vencendo a corrida.” Mas o que Hamilton tem de especial, o que faz muita gente considerá-lo um supertalento? As respostas dos profissionais da F-1 são surpreendentes.

“Lewis é um piloto atrevido, não hesita em correr riscos, é um verdadeiro piloto, como os de antigamente, que competiam por pura paixão, sem se preocupar muito com o que poderia acontecer. Não estou dizendo que é um irresponsável. É ótimo tê-lo na F-1 . Pessoalmente gosto muito desse tipo de piloto”, disse Ecclestone.

Niki Lauda, três vezes campeão do mundo e diretor da equipe Mercedes, foi quem mais trabalhou para convencer Hamilton a trocar a “segurança” da McLaren pelo time alemão, no fim de 2012. “Hoje está explicado por que pessoalmente participei das negociações. Lewis é um piloto que ganhou 11 corridas este ano. Que dado você quer mais para justificar o título?” Quais são suas maiores qualidades? “Velocidade, claro, e buscar sempre a vitória a qualquer preço, obstinado para ser primeiro, ainda que por vezes pague por isso.”


O ex-piloto da RBR, hoje da Porsche no Mundial de Endurance, Mark Webber, disse que esperava ver Hamilton campeão bem antes da última etapa. “Nico Rosberg me surpreendeu. Acreditava que Lewis não teria tanta dificuldade para vencê-lo. O novo regulamento, que exigiu que o piloto fosse mais calculista e não permite que exija tudo o tempo todo, ajudou Nico e tirou um pouco a força de Lewis.”

Webber disse mais: “Se a Mercedes tivesse um carro tão bom com o regulamento do ano passado, por exemplo, quando era possível buscar o limite por mais tempo, Hamilton teria definido o campeonato bem antes. Nessa condição ele é muito, muito capaz.”

A exemplo de Ecclestone, o vice-diretor de prova, Harbie Blash, diretor esportivo da Brabham quando o promotor da F1 era o dono, falou que o título ficou com o melhor. “Acredito que ninguém está contestando, não? O que é ótimo para a F-1. Lewis é um talento natural. Não é tão técnico como Nico, mas veja seus tempos de volta, são quase os mesmos. O efeito do estilo dos dois é o mesmo. Não esperava ver Nico tão próximo de Lewis. Enfim, a F-1 este ano, com tudo o que disseram sobre a mudança do regulamento, continuou selecionando o piloto mais talentoso e não o mais técnico. E nesse sentido Lewis é excepcional.”

Alain Prost, quatro vezes campeão do mundo, hoje embaixador da Renault, destacou algo que nem todos prestaram atenção este ano. “Todos dizem que Lewis é um piloto extraordinário, muito rápido, melhor numa volta lançada. Mas ao longo de 70 voltas, ou seja em corrida, nem tanto. Às vezes erra. Ao menos não é o seu ponto mais forte. E o que vimos este ano? Nico foi quem mais fez pole positions (11 a 7). A vantagem de Hamilton surpreendentemente não foi nas definições do grid, mas em corrida, contra todas as previsões. Ele ganhou 11 vezes e Nico, 5.”
Nico Rosberg cumprimenta o companheiro Lewis Hamilton após a corrida que decidiu o título mundial (Foto: Divulgação)Nico Rosberg cumprimenta o companheiro Lewis Hamilton após a corrida que decidiu o título mundial
O raio X de Hamilton realizado pelos profissionais da F1 prossegue. Com a elegância e educação que o caracterizam, Nico Rosberg, o adversário direto de Hamilton durante todo o ano e, claro, na etapa final (com problemas de toda natureza no seu Mercedes acabou em 14.º), afirmou, depois de ir cumprimentar o companheiro de equipe antes da cerimônia do pódio. “Ele foi um pouco melhor do que eu este ano. Portanto, ele mereceu ser campeão. Foi o melhor piloto da temporada.”

Enquanto deixava o autódromo, o GloboEsporte.com ouviu Ron Dennis, sócio e diretor da McLaren. Foi ele que decidiu investir na formação de Hamilton, ao bancá-lo na Fórmula Renault 2.0, na Fórmula 3 Europeia, na GP2, campeão em todas, até chegar na F-1. Mas depois de seis anos na McLaren, Hamilton procurou Dennis para informá-lo que estava de saída para a Mercedes. O sócio da McLaren nunca escondeu considerar Hamilton um ingrato. Neste domingo falou com certo descaso do ex-protegido, que lhe deu o título de 2008. “Lewis ganhou mais corridas, não? Teve mais quebras mecânicas e ainda assim venceu. Merece ser campeão.” Em outros momentos, Dennis descreveu Hamilton como um piloto que senta no carro, não pergunta nada, e já na primeira volta é rápido. “E que velocidade tira dos carros, seja ele qual for.”

Fernando Alonso viveu o inferno na McLaren, em 2007, quando teve como companheiro o estreante Hamilton. A coisa foi tão litigiosa que Ron Dennis e Alonso chegaram a um acordo para rescindir o contrato entre ambos que era de três anos. Alonso falou sobre Hamilton. “É o piloto que mais respeito no grid.” Tiveram seus momentos de tensão extrema, mas o espanhol, tido por muitos como o mais completo, vê Hamilton como o melhor, depois dele, lógico.

Lauda volta a falar de Hamilton. “Esse título, obtido em condições distintas do de 2008, deixará Lewis mais maduro. Continuará com seu instinto de piloto, vencer a qualquer custo, mas penso que o tornará mais sereno, sem que isso o faça ser mais lento e mude seu estilo.”
Lewis Hamilton F1 GP Abu Dhabi (Foto: Reuters)Com a bandeira britânica, Lewis Hamilton comemora o título da temporada da Fórmula 1 (Foto: Reuters)

PM estabelece que atleticanos terão 1.854 ingressos para a decisão

Coronel Machado diz que segurança, após nova vistoria no Mineirão, determinou
a carga; diretor do Atlético-MG espera punição ao Cruzeiro por descumprir liminar

Por Belo Horizonte
Coronel Machado, Cruzeiro X Atlético-mg (Foto: Lucas Borges)Coronel Machado disse que segurança definiu a carga de visitantes na final (Foto: Lucas Borges)
A novela que envolvia a carga de ingressos destinada à torcida do Atlético-MG para o segundo jogo da final da Copa do Brasil, diante do Cruzeiro, finalmente teve um desfecho. O Coronel Ricardo Machado, chefe do Batalhão de Eventos da Polícia Militar de Minas Gerais, anunciou que serão liberados para a torcida atleticana 1.854 ingressos, após realizar vistoria pela manhã no Mineirão.

- A Polícia Militar faz um estudo muito técnico, análise criteriosa, para garantir a segurança de torcedores atleticanos, cruzeirenses e até mesmo dos trabalhadores que estarão no Mineirão. A conclusão a que chegamos é de que o melhor para esse evento foi o que decidimos - disse, em entrevista coletiva realizada no Comando de Policiamento Especializado.
O anúncio da PM se choca com uma liminar concedida na sexta-feira pelo STJD, que determinava que 10% da carga (cerca de 6 mil) deveria ser destinada aos visitantes. O diretor jurídico do Atlético-MG, Lásaro Cunha, recebeu com naturalidade a decisão da PM e disse que o clube ainda espera que a liminar seja cumprida - ou que o Cruzeiro sofra uma punição.
- O Cruzeiro continua descumprindo a liminar. O Atlético-MG espera que a liminar seja cumprida e, caso contrário, que o Cruzeiro sofra as punições na Justiça Desportiva, além da multa de aproximadamente R$ 6 milhões referentes ao valor definido pela liminar em função da carga real de 10% dos ingressos para a torcida visitante.
Inicialmente, haviam sido disponibilizados 2.754 ingressos para o Galo. Entretanto, uma primeira vistoria estabeleceu que, por questão de segurança, dois blocos seriam interditados, um deles na área destinada aos atleticanos. A carga caiu para 1.813 ingressos. A diretoria cruzeirense ainda alegou que havia começado a venda - com 40 mil ingressos já comercializados, incluindo o bloco roxo, onde ficariam os visitantes. A cota, então, diminuiu para 923 lugares, fazendo com que o Galo buscasse o STJD e PM marcasse nova vistoria.
Lásaro Cunha disse que o Cruzeiro não liberou a carga inicial estabelecida na primeira reunião.

- Houve a liberação de 1.813 ingressos após a reunião, e o Atlético-MG já depositou o valor da carga. E até agora a diretoria do Cruzeiro não liberou as entradas. É mais uma artimanha que o Cruzeiro faz para prejudicar a comodidade para a torcida do Atlético-MG, que já poderia ter adquirido os ingressos com antecedência.
A segunda partida da decisão da Copa do Brasil será nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília). O Atlético-MG, que venceu a primeira por 2 a 0, pode perder por um gol de diferença ou até dois, desde que marque algum. Se houver novo 2 a 0, desta vez para o Cruzeiro, a decisão será nos pênaltis.
Estádio do Mineirão Atlético-mg x Flamengo (Foto: Cristiane Mattos / Agência Estado)Mineirão receberá pouco menos de 2 mil atleticanos (Foto: Cristiane Mattos / Agência Estado)

Com quase cinco horas de atraso e "tchauzinho", Bota retorna ao Rio

Fechamento do Santos Dumont durante parte da manhã complica volta da delegação, que é esperada por seguranças e opta por sair pela parte de trás do aeroporto

Por Rio de Janeiro
Não bastasse a derrota por 2 a 0 para a Chapecoense, que quase eliminou as chances do Botafogo de permanecer na Primeira Divisão, a delegação alvinegra passou por transtornos para retornar ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira. A expectativa era que o time saísse de Chapecó, fizesse escala em São Paulo, e chegasse às 10h no Rio. Mas, por causa de um nevoeiro, o Aeroporto Santos Dumont ficou fechado durante parte da manhã. Assim, a equipe só conseguiu chegar à cidade por volta das 14h50.

Com receio de protestos de torcedores pelo péssimo resultado em Chapecó, alguns seguranças do clube estiveram presentes. Dois policiais militares também estavam de sobreaviso. Nenhum torcedor, porém, apareceu no saguão do aeroporto. A delegação optou por sair por trás do Santos Dumont usando um ônibus de uma empresa de turismo, e não o do clube. Consequentemente, os jogadores não falaram com a imprensa. No trajeto, um integrante da delegação acenou atrás das cortinas com um "tchauzinho" para a reportagem.
Segurança no desembarque do botafogo (Foto: Janir Júnior)Seguranças aguardavam o desembarque da delegação do Botafogo (Foto: Sofia Miranda)
Transtorno

No dia em que o zagueiro André Bahia completa 31 anos, a delegação alvinegra saiu de Chapecó às 5h30 e chegou em São Paulo por volta das 9h da manhã desta segunda. O aeroporto Santos Dumont reabriu às 10h35, mas a demora para embarcarem em um voo rumo ao Rio de Janeiro foi maior do que os jogadores esperavam. Às 12h20, equipe e comissão entraram no avião. Uma hora e meia foi o tempo de espera. Os atletas começaram a ficar impacientes e quiseram até sair do voo, mas, enfim, a decolagem foi autorizada.

Chances mínimas de fuga

As chances de rebaixamento do Botafogo chegaram a 99% após a derrota para a Chapecoense. O time é o 19º colocado, com 33 pontos. Para escapar da Série B, o time precisa vencer seus últimos dois confrontos, contra Santos e Atlético-MG, mas não depende só de si. Um empate do Palmeiras ou um triunfo do Vitória já decreta a queda do Alvinegro.

Eleições nesta terça-feira

Nesta terça, em General Severiano, acontecem as eleições presidenciais do Botafogo para decidir quem comandará o clube no triênio 2015/2016/2017. A votação será realizada das 9h às 21h. Os candidatos são Carlos Eduardo Pereira, da chapa "Oposição Unida", Marcelo Guimarães, da "Grande Salto", Thiago Alvim, da "Por amor ao Botafogo", e Vinicius Assumpção, da "Vinicius Presidente". Estão aptos a votar 1.785 sócios.

Em nota, empresa diz que Athirson era responsável por montar seleções

Agência que promoveu amistoso entre times masters de Brasil e Argentina diz que não foi comunicada por Athirson e Mancuso sobre a ausência de Claudio Caniggia

Por Natal

A empresa que promoveu o amistoso entre as seleções masters de Brasil e Argentina, na Arena das Dunas, em Natal, emitiu nota de esclarecimento sobre o episódio do Caniggia "fake". Sem a presença do carrasco da seleção brasileira na Copa de 1990, os hermanos entraram em campo com um sósia - o ex-atacante Daniel Cordone, ex-Vélez Sarsfield e Newcastle, que utilizou faixa na cabeleira idêntica ao compatriota. No comunicado, a Fênix Sports, com sede no Rio de Janeiro, diz que o ex-jogador Athirson foi o responsável por convocar as duas seleções. A agência de marketing esportivo explica que em nenhum momento foi comunicada por Athirson e Mancuso, responsável pelo time argentino, sobre a ausência de Claudio Caniggia, embora o nome do ex-jogador tenha sido divulgado no telão do estádio.
Brasil x Argentina Masters, na Arena das Dunas (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Athirson foi o responsável por convidar jogadores, segundo a nota da Fênix (Foto: Jocaff Souza)
Segundo a nota, "o comando técnico da seleção argentina, sabendo da falta de Caniggia, colocou em seu lugar Daniel Cordone, ex-jogador de Vélez Sarsfield e Racing. A mudança não foi informada para a organização, nem para a assessoria para que fosse repassada para imprensa e público presente na Arena das Dunas, permanecendo, assim, a relação passada anteriormente".

Após a partida, ainda na Arena das Dunas, Athirson já havia manifestado que não era o Caniggia verdadeiro e falou que o argentino estava na Rússia.
- Não é o Caniggia. Houve um contratempo e ele estava na Rússia. Não deu tempo ele sair da Rússia para vir para a Argentina e pegar o voo de Buenos Aires, e acabou que não conseguiu vir. De repente, é um 'fake' deles (Argentina), porque, de repente, é igual e acabou utilizando o nome como Caniggia, como a gente já viu muitos jogadores no Brasil parecidos, como o Romarinho, do Corinthians. Mas o mais importante é que o evento foi muito bem feito e desfrutamos muito bem a festa, da torcida e a cidade nos recebeu muito bem - declarou.
No sábado, Athirson tinha revelado que alguns jogadores não estariam presentes por problemas com a falta de pagamento de cachê. Um destes seria o ex-volante Edmilson, pentacampeão mundial em 2002. Entre os nomes divulgados pela organização e que não compareceram ao evento estão Dodô, Donizete Pantera, Mauro Galvão, Júnior Baiano e Emerson Sheik, além de Sensini e Ortega.

Nesta segunda-feira, o Procon Natal revelou que vai notificar a empresa promotora do amistoso devido à ausência dos jogadores anunciados. Segundo Daniel Bandeira, diretor do órgão, há indícios de publicidade enganosa e descumprimento da ofertas. Os torcedores que pagaram ingresso para acompanhar o clássico na Arena das Dunas e se sentiram lesados podem entrar em contato pelo telefone (84) 3232-9050.
Falso Caniggia em amistoso Brasil x Argentina (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Daniel Cordone, o falso Caniggia, defendeu Racing, Vélez e Newcastle (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)


Confira a nota na íntegra:

A FÊNIX SPORTS, agência de Marketing Esportivo, promotora do Desafio Brasil x Argentina realizado no dia 23 de novembro, vem por meio de nota agradecer ao espectadores que comparecera e aos profissionais da mídia que se fizeram presentes ao estádio e esclarecer o lamentável mal entendido ocorrido relacionado aos jogadores Claudio Caniggia e Daniel Cordone.

 A FÊNIX SPORTS convidou o ex-jogador ATHIRSON MAZOLLI E OLIVEIRA para que o mesmo convocasse as duas seleções, o que foi feito. Mediante as confirmações DO MESMO, os nomes que iriam compor as duas equipes foram sendo anunciados. Ficou a cargo da FÊNIX SPORTS comprar e emitir as passagens dos atletas, bem como reservar todas as hospedagens em Natal, além do pagamento dos devidos acordos.

 A FÊNIX SPORTS foi informada por ATHIRSON e pelo MANCUSO de que CLAUDIO CANIGGIA viria para o jogo e que estaria escalado para o confronto contra a seleção brasileira. O ex-jogador não se apresentou e a FÊNIX SPORTS informados da sua ausência por ATHIRSON nem tampouco MANCUSO.

Antes da partida, o comando técnico da seleção argentina, sabendo da falta de CANIGGIA, colocou em seu lugar DANIEL CORDONE, ex-jogador de Vélez Sarsfield-ARG, Racing-ARG, Newcastle-ING, dentre outro clubes. A mudança não foi informada para a organização, nem para a assessoria para que fosse repassada para imprensa e público presente na Arena das Dunas, permanecendo, assim, a relação passada anteriormente.

DANIEL CORDONE estava relacionado para o desafio desde o começo, tem alguns detalhes parceidos com CLAUDIO CANIGGIA, como a forma de se vestir, mas em nenhum momento confirmamos ser o mesmo.

Outro jogadores que estavam previamente confirmados não puderam comparecer por terem perdido o vôo programado e agendado com destino a Natal. Ambos também acertaram suas vindas com o ex-jogador ATHIRSON, mas não cumpriram com o acordado.

Garantimos que NUNCA, em evento algum promovido pela FÊNIX SPORTS, aconteceu situação semelhante a do último domingo. Deixamos aqui o nosso claro descontentamento com o os selecionadores das duas equipes que deixaram de passar as informações de forma correta, tendo tido a empresa cumprido com suas obrigações com o intuito de proporcionar um evento de alta qualidade ao público, ficando assim um legado de uma grande organização para a cidade.
 
André Luiz de Paula Moreira da Silva
Diretor da Agência Fênix Sports

Telão da Arena das Dunas exibe escalação da Argentina com Caniggia (Foto: Reprodução)Telão da Arena das Dunas exibe escalação da Argentina com Caniggia (Foto: Reprodução)

Para ler mais notícias do GloboEsporte.com Rio Grande do Norte, clique em globoesporte.globo.com/rn. Siga também o GE RN no Twitter e por RSS.

Após erros no "caso Ceni", São Paulo e Penalty se reúnem no Morumbi

Por enquanto, rescisão de contrato é descartada, já que fornecedora não abre mão da multa rescisória. Goleiro ficou muito decepcionado com postura da empresa

Por São Paulo
rogerio ceni são paulo cartaz camisa (Foto: Divulgação)Última camisa de Rogério Ceni vazou na internet nesta segunda-feira (Foto: Divulgação)
Os presidentes do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, e da Penalty, Paulo Ricardo de Oliveira, se reuniram na tarde desta segunda-feira, no Morumbi, para discutirem os últimos acontecimentos envolvendo o futuro do goleiro e capitão Rogério Ceni. A empresa que fornece material esportivo anunciou na semana passada uma coletiva que seria realizada nesta terça-feira, na qual o camisa 1 anunciaria sua aposentadoria e ainda apresentaria seu último uniforme.
A iniciativa, feita sem autorização do goleiro e do clube, provocou enorme polêmica e azedou ainda mais uma relação que nunca foi das mais tranquilas. Ceni confidenciou a amigos que estava muito irritado com a empresa.
- Os dois presidentes se reuniram para discutir tudo que vem acontecendo. O clima não é dos melhores, mas eles começaram a tentar aparar as arestas e esclarecer tudo o que aconteceu. Ninguém mais participou desse encontro. Tudo o que se falar diferente disso é mentira - afirmou um integrante da diretoria, em conversa com o clube ao GloboEsporte.com.
ceni penalty (Foto: Divulgação )Convite para coletiva da aposentadoria de Ceni provoou crise entre parceiros (Foto: Divulgação )
O departamento jurídico do São Paulo ainda estuda a possibilidade de rescindir o vínculo com a Penalty, só que a hipótese é considerada remota por causa do custo. O acordo vence em dezembro de 2015. Em situação financeira ruim, o clube tenta um acordo que não envolva o pagamento da multa prevista em contrato, o que a empresa não aceita, pelo menos neste momento.
- Não é tão simples assim rescindir um contrato desse - ressaltou a fonte.
Depois do convite para o “anúncio da aposentadoria”, a Penalty falhou de novo ao deixar vazar a imagem do último uniforme do camisa 1. Uniforme, que na verdade, não foi nem criado em homenagem ao jogador. Ele é, na verdade, um projeto de uma camisa que se tornaria o terceiro uniforme do clube, o que não foi aceito pelo Conselho Deliberativo tricolor. Ainda assim, a empresa já colocou o uniforme à venda por R$ 250 e aproximadamente 20 mil peças já foram comercializadas.
Após a conversa entre os presidentes, a tendência é que, apesar de todos os desentendimentos, Penalty e São Paulo mantenham sua relação. Resta saber até quando...

Sem dar as costas: autor de gol marcante reforça torcida pelo Galo

Vanderlei, que fez tento memorável em Fábio, se emociona com canção atleticana de provocação ao Cruzeiro e espera ir à final: "Tenho carinho imenso pelo Atlético-MG"

Por Rio de Janeiro

Nem Tardelli, Luan ou Léo Silva. Nem mesmo Reinaldo, Éder ou Dadá. Um dos nomes mais gritados pelo torcedor do Atlético-MG nos últimos jogos do Galo, especialmente contra o Cruzeiro, é o de Vanderlei José Alves. O catarinense de 36 anos, que se aposentou após disputar o Candangão de 2014 pelo Gama, está longe de ter números e conquistas semelhantes aos dos ídolos citados. Mas ele conseguiu uma proeza que lhe rende o carinho eterno dos atleticanos: o memorável gol em cima de um Fábio que, de costas, caminhava para sua meta (reveja o lance no vídeo acima).  
O lance, que ocorreu aos 47 minutos do segundo tempo da decisão do Campeonato Mineiro de 2007, é citado na canção que hoje embala os jogos do Galo, principalmente os confrontos contra o Cruzeiro. Uma paródia do hit argentino na Copa do Mundo, “decime que se siente”, que provoca o rival, é febre entre os alvinegros e foi incansavelmente cantada no primeiro duelo da final da Copa do Brasil, no último dia 12. Vanderlei não havia se dado conta da homenagem. Mas foi alertado por um amigo e agora fica sempre atento aos gritos que vêm da arquibancada.  
- Tenho um colega de Belo Horizonte, com quem tenho amizade muito boa, desde a última partida daquela final de 2007. Um dia ele me ligou e perguntou se eu já tinha escutado a música. Ele me mandou um link, eu assisti e me emocionei. Assisti ao jogo contra o Flamengo (4 a 1, pelo Brasileirão) e ouvi a música. É muito gratificante, tenho um carinho imenso pelo Atlético-MG – comenta Vanderlei, que atualmente reside em Tubarão, no interior catarinense.  
Aquele gol, na vitória por 4 a 0 no jogo de ida da final do estadual, no dia 29 de abril, foi um dos 15 que Vanderlei fez com a camisa atleticana. Ele chegou ao Galo em janeiro de 2007 e ficou até maio de 2008. Foram 60 jogos. Os números são modestos, mas suficientes para marcar seu nome.
- Quando aconteceu o gol em Belo Horizonte, teve muita repercussão. Esse gol rodou o mundo, tem uma representatividade muito grande mesmo. Moro em Tubarão e eventualmente vou a Belo Horizonte. Sempre recebo o carinho dos torcedores. É muito gostoso ver as pessoas lembrarem do seu nome. Isso não tem preço.
Vanderlei Atlético-MG (Foto: Arquivo Pessoal)Vanderlei guarda com carinho o pôster e a camisa do título mineiro de 2007 (Foto: Arquivo Pessoal)

seis minutos, dois gols
O placar de 2 a 0 já parecia ótimo para encaminhar a quebra do jejum de sete anos sem o título mineiro. Vanderlei começou aquela partida na reserva e entrou apenas aos 38 minutos da segunda etapa. Mas ficou tempo suficiente para tornar aquele clássico um dos mais importantes da história dos dois rivais. Ele deu passe para que Marcinho sofresse o pênalti do terceiro gol e, na saída de bola do Cruzeiro, fez “Fábio chorar”, como cantam os atleticanos. A naturalidade com que lembra do lance faz parecer que não foi tão inusitado. Mas um personagem foi tão importante quanto ele. O gandula.
O Fábio tinha saído fora da grande área, acho que para reclamar após o gol de pênalti, e estava voltando para o gol, e eu chutei. As duas bolas ficaram dentro do gol
Vanderlei
- Eu entrei aos 38 do segundo tempo, aos 43 dei o passe para o Marcinho, ele sofreu o pênalti, bateu, e a bola ficou na rede. O gandula pegou uma bola rapidamente e tocou para o campo. O Cruzeiro saiu, tocaram para trás, e eu fui disputar com o Luizão. Fui mais rápido e interceptei a jogada. O Fábio tinha saído da grande área, acho que para reclamar, algo assim, e estava voltando para o gol, e eu chutei. As duas bolas ficaram dentro do gol. O Fábio percebeu, olhou para trás, foi lá e pegou as duas bolas. Ele ficou muito revoltado. Foram poucos segundos depois da saída de bola. Foi muito rápido – conta o ex-atacante.
O Cruzeiro ganharia o segundo jogo por 2 a 0, mas o estadual ficou com o Galo. Vanderlei atuou em outros 11 clubes após a passagem pelo Atlético-MG. Nos últimos anos rodou por equipes pequenas no interior do Brasil. Em 2013, inclusive, jogou pelo Nacional-MG e reencontrou Fábio no jogo pelo estadual. No entanto, não houve oportunidade para conversarem. A falta de um calendário que faça times menores atuarem o ano inteiro e o mercado restrito para um veterano de 36 anos o fizeram deixar o campo e ir para um escritório. Agora é empresário em Tubarão-SC. No entanto, mesmo com a vida longe dos gramados, o gol em Fábio insiste em fazer parte da sua rotina.
- Eu parei de jogar, comecei a trabalhar em uma empresa em Tubarão e recebemos um representante comercial de Belo Horizonte. Em uma conversa, o diretor da nossa empresa contou para esse representante que tinha um ex-atleta do Atlético aqui e se chamava Vanderlei. O rapaz logo respondeu: “Não acredito!”. Ele se lembrou quem eu era, pediu para bater uma foto e em seguida ainda falou: “Vou mandar direto para a minha esposa”. É bem gratificante. É um gol que vai ser lembrado em muito tempo ainda – conta, com orgulho, Vanderlei.
na torcida
O ex-camisa 9 do Galo acredita no título inédito, nesta quarta-feira, contra o Cruzeiro. Ele enaltece o vigor físico e o padrão tático da equipe. O técnico Levir Culpi, com quem trabalhou em 2007, é figura essencial na possível conquista, segundo Vanderlei. Ele estará na torcida pelo Atlético-MG. Se possível, até no Mineirão.   
- Conheço muitas pessoas que ainda estão no Atlético, o pessoal que dá suporte. O Atlético está muito bem no aspecto físico, emocional e tático. Estão com a mesma base há dois anos, mudou uma ou duas peças. Estou feliz com o Atlético, feliz com a volta do Levir, que é um excelente treinador. É um cara amigo, preza pelo grupo. Torço pelo título. Até me ligaram para ver a possibilidade de eu ir para Belo Horizonte, assistir ao jogo, tirar fotos com a torcida. Tomara que dê certo. Gostaria muito de ir.  
A arquibancada terá maioria azul no segundo jogo da final. Mesmo assim, o ex-atacante espera ouvir, pela primeira vez ao vivo, a torcida atleticana gritar: “Vi o gol do Vanderlei, e o Fábio lá de costas a chorar”. 
Vanderlei Atlético-mg (Foto: Agência/Lancepress)Vanderlei: "Carinho imenso pelo Atlético-MG" (Foto: Agência/Lancepress)

Sorteio da Copa América define reedição de duelo Neymar x Zuñiga

Cabeça de chave do Grupo C, seleção brasileira vai reencontrar a Colômbia em 2015. Peru e Venezuela também estão na chave do Brasil. Torneio acontece no Chile

Por Viña del Mar, Chile
Menos de um ano após duelaram nas quartas de final da Copa do Mundo, Brasil e Colômbia voltarão a se enfrentar em um torneio oficial. Na noite desta segunda-feira, em cerimônia em Viña del Mar, a Conmebol sorteou os grupos da Copa América 2015, que será realizada entre junho e julho de 2015, no Chile. A partida marcará um novo encontro (os dois países voltaram a se enfrentar após a Copa em amistoso em setembro) entre Neymar e Zuñiga. O volante colombiano foi o responsável por tirar o brasileiro do Mundial, com uma joelhada nas costas. Peru e Venezuela completam o Grupo C.
O time de Dunga vai estrear no dia 14 de junho, contra o Peru, em Temuco, a cidade mais ao sul do torneio - 671 km distante de Santiago. As outras duas partidas da equipe canarinho na primeira fase serão em Santiago: em 17 de junho, a Seleção pega a Colômbia, e quatro dias depois encerra a participação na primeira fase contra a Venezuela.
Info GRUPOS Copa America (Foto: Infoesporte)

Das mãos dos ex-jogadores chileno Elias Figueroa e Iván Zamorano, do paraguaio Carlos Gamarra, e do argentino Léo Rodríguez, saiu a definição das chaves. Grupo A será formado por Chile, México, Equador e Bolívia. A Argentina, por sua vez, está no Grupo B, ao lado do Uruguai, Paraguai e Jamaica.
Os 12 participantes foram divididos em três grupos. Os dois primeiros de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados, avançam às quartas de final.
Em viagem pela Europa para acompanhar jogos de clubes europeus, o técnico Dunga não esteve no evento, mas foi representado por seu auxiliar, Andrey Lopes. Ele deu a entender que a seleção realizará a preparação em Santiago, minimizou o reencontro entre Neymar e Zuñiga, mas se mostrou preocupado com o tempo de preparação para o torneio, uma vez que a final da Liga dos Campeões, por exemplo, acontece oito dias antes da estreia do Brasil.

- Já enfrentamos a Colômbia (em amistoso) nos Estados Unidos. Ele (Neymar) mesmo já falou com o Zuñiga, sem problema nenhum... O problema  é que a final ( da Champions) é no dia 6 de junho, mas não temos como saber quem vai estar lá. Não adianta falar agora – disse o auxiliar de Dunga.
Zuniga entrada em Neymar jogo Brasil x Colômbia (Foto: Reuters)Copa América terá um novo reencontro entre Neymar e Zuñiga (Foto: Reuters)


Quem também representou a CBF no sorteio foi presidente José Maria Marin. Ele pregou respeito à Colômbia, mas demonstrou confiança na seleção brasileira e elogiou o início de trabalho do técnico Dunga.
- Como sempre, será uma festa de confraternização. Não será a primeira vez que enfrentamos a Colômbia. Sempre é difícil, sempre temos o maior respeito... Com o Dunga, nós sofremos apenas um gol, e isso nos dá confiança para fazer um bom trabalho na Copa América - disse Marin.
Mascote, bola, e suspiros
Durante o evento de gala, foi apresentado o mascote do torneio. Por ser um animal típico do Chile, a raposa foi escolhida como símbolo da competição. O mascote, no entanto, ainda não tem nome. Até o dia 28 de novembro, os chilenos têm três opções para batizá-lo: "Zincha", combinação de zorro (raposa em espanhol) e hincha (torcida em espanhol), destacando a importância dos milhões de torcedores que o futebol sul-americano; "Andi", fazendo referência à Cordilheira dos Andes; e "Kul", se referindo a "culpeo", família a qual pertence a raposa chilena, e ao kultrun, tambor cerimonial da cultura Mapuche.
Apresentadora copa América 2015 chile (Foto: Agência AFP )Fernanda Lima chilena? A modelo Tonka Tomicic apresentou o evento e arrancou suspiros (Foto: Agência AFP )
Além do mascote, a bola da Copa América também foi apresentada. Ela se chama “Cachaña”, expressão chilena que equivale a algo semelhante a “drible de corpo”, e tem tecnologia utilizada nos Campeonatos Inglês, Espanhol, Italiano e Taça Libertadores.
O evento foi apresentado pela modelo e apresentadora chilena Tonka Tomicic. Assim como a brasileira Fernanda Lima, no sorteio da Copa do Mundo de 2014, ela arrancou suspiros da plateia e roubou a cena na cerimônia. Ela teve a companhia do também apresentador Martín Cárcamo. A atração musical ficou por conta da cantora de rap, Anita Tijoux. 
José Maria Marin com Gamarra e Figueroa no sorteio da Copa America (Foto: Divulgação / CBF)Marin posa ao lado dos ex-zagueiros Gamarra e Figueroa. Os dois ajudaram a sortear os grupos (Foto: Divulgação / CBF)
O presidente da Conmebol, Juan Ángel Naput, subiu ao palco e elogiou o presidente da CBF, José Maria Marin, e o presidente eleito, Marco Polo Del Nero, por permitirem que o Chile sediasse a edição 2015 da Copa América. Pelo revezamento adotado pela entidade, seria a vez de o Brasil receber a competição.
Em seguida, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, fez um longo discurso e disse que será uma honra para o país receber estrelas internacionais como Messi e Neymar.
Novidades
O Comitê Executivo da Conmebol decidiu acabar com a prorrogação nos duelos das quartas de finais e das semifinais - as duas primeiras fases de mata-mata, portanto, serão decididas por pênaltis caso haja empate após os 90 minutos. Na final, a prorrogação está mantida.
A entidade também pediu para a Fifa a autorização para que sejam feitas quatro substituições na partida final (em vez das três que a regra prevê), mas ainda não houve resposta de Zurique.

Os técnicos devem mandar para a Conmebol suas listas definitivas, de 23 jogadores, até o dia 1 de junho de 2015. Uma lista prévia, com 30 nomes, tem que ser mandada para a organização um mês antes do início do torneio - ou seja, 11 de maio.
Mascote copa américa 2015 chile (Foto: Agência AFP )Mascote da Copa América foi apresentado, mas o nome da raposa ainda não foi escolhido (Foto: Agência AFP )


Como acontece desde 1993, a Copa América terá 12 participantes, os dez integrantes da Conmebol e mais dois convidados. Neste ano, serão México e Jamaica - este papel já foi ocupado por Costa Rica, Honduras e até Japão.
A Copa América terá mais sete seleções além dos países convidados (México e Jamaica) e dos cabeças de chave (Chile, Argentina e Brasil). São elas: Uruguai, Colômbia, Peru, Paraguai, Equador, Bolívia, Venezuela.
O Uruguai conquistou a última edição da Copa América. Em 2011, a Celeste bateu o Paraguai por 3 a 0 na decisão. A competição foi realizada na Argentina.