segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Alvo de críticas, Belfort revela melhor forma sem TRT: "Mais rápido e forte"

Desafiante ao título nos pesos-médios do UFC contra Chris Weidman, brasileiro provoca: "Quando fui campeão, ele estava no jardim de infância"

Por Rio de Janeiro
Dentro de três meses, Vitor Belfort irá entrar novamente no octógono do UFC para uma disputa de cinturão. Após perder para Anderson Silva, em 2011, nos pesos-médios, e para Jon Jones, em 2012, nos meio-pesados, o brasileiro busca mais uma vez o título na categoria até 84kg, em fevereiro de 2015, em Las Vegas, contra Chris Weidman, na luta principal do UFC 184. Dessa vez, entretanto, o carioca fará o combate sem o tratamento de reposição de testosterona (TRT), proibido dentro do Ultimate desde fevereiro de 2014. Alvo de críticas de adversários passados e pelo próximo rival, Belfort revelou que a proibição acabou sendo benéfica para ele, já que afirma estar mais forte e mais rápido (assista ao vídeo).
- O Chris é um lutador jovem e tem o que é meu. E eu vou lá pegar. Para mim, foi uma melhora muito maior (a proibição do TRT no UFC), porque eu saí, larguei aquilo, um tratamento que era muito chato, muito incômodo para mim, e estou mais forte, mais magro e mais rápido. Então, para mim, foi uma maravilha. Não interessa o que meu sangue fala, não interessa qual o resultado que está no meu sangue. Interessa o resultado que está na minha cabeça - disse Vitor Belfort.
Em evento realizado em Las Vegas pelo UFC para promover as lutas do final de 2014, além de divulgar o calendário para 2015, o campeão peso-médio Chris Weidman comentou sobre as declarações de Belfort após a luta entre os dois ter sido cancelada, por causa de uma lesão na mão do americano, ocorrida em setembro desse ano.
- Todo mundo diz que o Vitor não fala besteiras ou faz provocações, mas ele falou. Ele disse que tudo o que eu queria fazer era manter o cinturão para o Natal, porque a minha mão não estava realmente machucada. Então, ele estava falando besteira e eu quis dar uma resposta a ele. Agora ele sente mal a respeito disso e eu fico como o provocador da história - afirmou Weidman.
Vitor Belfort, Coletiva UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Vitor Belfort afirmou estar em melhor forma sem o tratamento como testosterona (Foto: Evelyn Rodrigues)
Fora todas as provocações entre o campeão e o desafiante, fato é que Vitor Belfort não lutou no ano de 2014. Para o brasileiro, isso também é positivo, pois, segundo ele, a temporada foi dedicada a melhorar suas habilidades em diversos aspectos.
Para mim, foi uma maravilha. Eu usei o ano de 2014 para aprimorar novas técnicas. Tenho melhorado minhas habilidades"
Vitor Belfort
- O importante é você não ter desculpa. Vai adianta. Foi proibido (uso de TRT)? Não tem problema. Eu continuo e é “caldo” nos caras. Eu usei o ano de 2014 para aprimorar novas técnicas. Eu sei que é difícil entender, mas eu melhorei! Tenho melhorado minhas habilidades, aquelas que eu achava que poderia melhorar, melhorei meu chão, minha parte de chutes, de boxe e partes de movimentação, força e resistência - comentou o "Fenômeno".
Aos 37 anos, sete a mais do que Weidman, Vitor Belfort chega para a luta do título com dois cinturões do UFC conquistados (em 1997 venceu o UFC 12, na categoria dos pesados, e em 2004, levou na divisão dos meio-pesados, no UFC 46), além de dois casos de doping na carreira. Em 2006, no extinto Pride, testou positivo para hidroxitestosterona, e em fevereiro de 2014, um exame revelou altas taxas de testosterona no organismo do brasileiro.
A chance para disputar o cinturão dos pesos-médios novamente foi conquistada após um ano perfeito. Em 2013, Belfort lutou três vezes e venceu todos os combates por nocaute ou nocaute técnico. Luke Rockhold foi uma das "vítimas" do brasileiro, em maio de 2013, porém, o americano ainda não se conforma com a chance dada pelo UFC ao "Fenômeno".
- Quando caras como Vitor Belfort são advertidos e ainda assim são recompensados com uma chance de disputar o título...É uma piada. Não tenho nenhum respeito por ele - disse Rockhold.
UFC Vitor Belfort e Luke Rockhold (Foto: Agência Getty Images)Em 2013, ainda sob uso de TRT, Belfort nocauteou Rockhold (Foto: Agência Getty Images)
Sem se importar com as críticas dos lutadores rivais, Vitor Belfort disse ainda que está acostumado a lidar com as provocações ao longo de quase 20 anos de carreira no MMA. Porém, mesmo negando que use a mesma estratégia psicológica, acabou cutucando o campeão, ao afirmar que, quando conquistou o primeiro cinturão, Weidman ainda estava no jardim de infância.
- Não me incomoda em nada. Já lidei com provocações de Tank Abbott e vim de uma selva que ele (Weidman) nunca viveu. Mas da minha parte, o que eu falo, não é provocação. É tudo sinceridade. Eu não estou aqui para fazer show e não estou aqui para vender ingressos. São 19 anos fazendo isso. Acho que quando eu fui campeão no UFC aos 19 anos, ele ainda estava no jardim de infância. Não sei a idade dele. Não sei onde ele estava estudando – provocou Belfort.
Vitor Belfort chega para mais uma disputa de cinturão com um cartel de 24 vitórias, sendo 17 por nocaute ou nocaute técnico, e 10 derrotas. Do outro lado, Weidman permanece invicto na carreira, com 12 vitórias, tendo ainda vencido Anderson Silva duas vezes, além de Lyoto Machida, em julho de 2014.
UFC 184
28 de fevereiro de 2015, em Los Angeles (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Chris Weidman x Vitor Belfort
Peso-galo: Ronda Rousey x Cat Zingano
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Yoel Romero
Peso-pesado: Antônio Pezão x Frank Mir

Nenhum comentário:

Postar um comentário