terça-feira, 3 de maio de 2011

Campeão, Thiago Neves também quer troféu de craque do Carioca

Meia termina a competição como artilheiro do Flamengo, com sete gols. Quatro deles foram marcados em clássicos

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Campeão carioca invicto, artilheiro do Flamengo em 2011, decisivo. Na temporada de estreia com a camisa rubro-negra, Thiago Neves coleciona boas atuações. Se ainda não foi brilhante, apareceu nos momentos mais importantes, especialmente nos clássicos. Dos sete gols marcados por ele na temporada, quatro foram sobre os rivais Vasco, Botafogo (dois) e Fluminense.
Thiago Neves flamengo taça rio globoesporte.com (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Thiago Neves exibe a Taça Rio: campeão carioca com o Fla (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
O camisa 7 participou de 16 partidas no estadual e converteu a cobrança que assegurou o título na decisão por pênaltis da Taça Rio contra o Vasco (vitória por 3 a 1), domingo passado. Os números credenciam Thiago a disputar o posto de craque da competição. Ele também está cotado para ser o Craque da Galera. Os vencedores do Prêmio Cariocão 2011 serão conhecidos na festa da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), marcada para 16 de maio, data da entrega do troféu ao Flamengo.

- Não sei se vou ser eleito. Outros jogadores merecem, procurei fazer minha parte, ajudar todo mundo. Se o prêmio vier, vai ter uma festinha e tem de separar a prateleira para ele. Esse ainda não tenho (risos).

Um dos concorrentes de Thiago é Fred. Apesar de ter ficado fora das finais da Taça Guanabara e da Taça Rio, o atacante do Fluminense terminou a competição como goleador do Carioca, com dez gols.

- O Fred é um dos melhores atacantes do Brasil, um dos mais completos. Tem técnica, finaliza bem com as duas pernas, cabeceia. É um jogador diferente.
Antes da cerimônia de premiação do Carioca, Thiago terá dois compromissos importantes pela Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, o time começa a disputa das quartas de final contra o Ceará, às 21h50m (de Brasília), no Engenhão. Na semana seguinte, o jogo da volta será em Fortaleza.

- O Flamengo é uma equipe competitiva, forte. Para nos vencer, vai ser difícil. Se continuarmos jogando assim, em casa e fora, para tirar o Flamengo da final vão ter de jogar muita bola. Ganhamos o Carioca, queremos a Tríplice Coroa (Carioca, Copa do Brasil e Braileiro). Mas vamos devagar, como fizemos no estadual.

Vasco treina em eco-estádio cheio de curiosidades nesta terça-feira

Bancos da arquibancada da casa do Corinthians-PR foram colocados em cima de grama. Bancos de reserva e placar eletrônico são feitos de madeira

Por Fred Huber Curitiba
Eco-Estádio do Corinthians-PR  (Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)Cadeiras foram colocadas em cima de grama
(Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)
No treino desta terça-feira, véspera da partida contra o Atlético-PR, às 21h50m (de Brasília), na Arena da Baixada, os jogadores do Vasco encontraram um lugar cheio de curiosidades e inovações. O Eco-Estádio Janguito Malucelli, casa do Corinthians-PR, tem suas instalações construídas com preocupação ambiental e é cheio de verde por todos os lados.
Confira a galeria de fotos do local
A acanhada arquibancada, que pode receber cerca de 2 mil torcedores, tem grama embaixo das cadeiras. O banco de reservas é feito de madeira, assim como o placar eletrônico. Outra preocupação é a acessibilidade para torcedores com algum tipo de deficiência física. Atrás de um dos gols, há espaços destinados especialmente para cadeirantes, que também têm facilidade de acesso aos banheiros.
Além do campo principal, o Corinthians-PR, que deve voltar a ser chamado de J. Malucelli na próxima temporada, tem local para os treinamentos e alojamento de atletas. Tudo com a preocupação ambiental.
Se a cor predominante nesta terça foi o verde, na quarta, na Arena da Baixada, o Vasco encontrará muitos rubro-negros, torcedores do Furacão, que prometem fazer pressão do início ao fim. O duelo entre as equipes é válido pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Eco-Estádio do Corinthians-PR  (Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)Em madeira, placar eletrônico tem uma casa para representar o mandante e ônibus para ilustrar o visitante (Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)

Confira o espaço onde será construída a nova casa da base vascaína

Terreno de 150 mil metros quadrados em Maricá vai abrigar campos, alojamento e até uma escola para mil alunos. Assinatura sai na quinta

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Vasco vai oficializar na próxima quinta-feira, às 13h, na sede do Calabouço, o primeiro passo para a construção de um CT para as categorias de base do clube. O presidente Roberto Dinamite assina um termo de cessão do terreno em Maricá onde será erguida a casa dos jovens cruz-maltinos. No terreno de aproximadamente 150 mil m², serão construídos campos oficiais, uma área de treinamento específica para os goleiros, um alojamento e uma escola para aproximadamente mil alunos. A área fica à beira da lagoa de Maricá, localizada no Bairro Nanci, entre a Rua Águias e a Rua Tucanos (confira abaixo o terreno onde será realizada a obra).
maricá ct vasco da gama (Foto: Reprodução/Google Maps)O CT das categorias de base do Vasco ficará beirando a Lagoa de Maricá (Foto: Reprodução/Google Maps)
A solenidade para a assinatura contará com a presença do próprio Dinamite e do prefeito de Maricá,  Washington Quaquá. O político, inclusive, fez questão de exaltar o fato de o município abrigar o novo espaço vascaíno. Com o CT da base resolvido, o Vasco corre atrás agora de um local para o futebol profissional. Uma das possibilidades é um no bairro de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Nos EUA, torcida deixa beisebol de lado e celebra a morte de Bin Laden

Mais de 45 mil presentes na partida entre Phillies e Mets gritaram 'USA!' nas arquibancadas. Jogadores foram os últimos a receberem a notícia

Por GLOBOESPORTE.COM Filadélfia, Estados Unidos
A notícia da morte do líder da rede terrorista al-Qaeda, Osama bin Laden, fez os torcedores da Liga Americana de Beisebol deixarem a partida entre Phillies, da Filadélfia, e Mets, de Nova York, em segundo plano. Enquanto assistiam ao confronto no Citizens Bank Park, na noite deste domingo, alguns torcedores receberam a novidade através de telefones celulares e a fizeram circular entre os 45.713 presentes nas arquibancadas. Em seguida, entoaram gritos de “USA! USA!” (sigla de Estados Unidos da América, em inglês).
Os jogadores foram os últimos a tomarem conhecimento da razão da manifestação uníssona de torcedores do time da casa e do visitante.
Clique e veja a reação dos torcedores de Mets e Phillies no Citizens Bank Park
Leia mais sobre a morte de Osama bin Laden no portal de notícias G1
torcida comemora morte de osama bin laden beisebol phillies versus mets (Foto: agência Reuters)Torcedores comemoram morte de Osama bin Laden nas arquibancadas (Foto: agência Reuters)
- Uma das primeiras coisas em que pensei foi em Walter Reed. Na emoção em que esses caras devem estar sentindo. Imaginei o orgulho e a felicidade que sinto por estar em um campo de beisebol multiplicadas por um milhão. Essa provavelmente é a emoção de pessoas do corpo de bombeiros, de delegacias e lugares como Walter Reed. É um momento incrível – disse David Wright, jogador do Mets, time que venceu o duelo neste fim de semana.
Walter Reed, citado pelo atleta, é um hospital para veteranos de guerras, localizado na capital americana, Washington. Na última sexta-feira, o elenco do time de Nova York fez uma visita ao local, que recebeu feridos dos confrontos no Afeganistão e no Iraque nos últimos anos.
A al-Qaeda foi a organização responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, em Nova York, que deixaram cerca de 3 mil mortos. Na ocasião, duas aeronaves foram sequestradas e atiradas contra as torres gêmeas do World Trade Center, centro comercial e financeiro e ponto turístico da cidade. Outro avião também atingiu o Pentágono, departamento de defesa dos Estados Unidos, em Washington.
 

Harley joga pelo pentacampeonato da etapa chinesa do Circuito

Três duplas brasileiras estarão em ação na madrugada desta quarta-feira

Por SporTV.com Xangai, China
Harley em ação pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia, etapa de Xangai. (Foto: Divulgação / Mauricio Kaye / CBV)Harley se sente em casa jogando em Xangai.
(Foto: Divulgação / Mauricio Kaye / CBV)
Campeão das ultimas quatro etapas de Xangai do Circuito Mundial de vôlei de praia, Harley estreia nas areias chinesas na madrugada desta terça-feira, buscando o primeiro título ao lado do parceiro Thiago. Além de Harley/Thiago, representam o Brasil na segunda etapa da temporada as duplas Alison/Emanuel e Pedro Cunha/Pedro Solberg. Fábio Luiz e Billy foram eliminados no qualifying.
A trajetória de vitórias de Harley em Xangai começou em 2007, ao lado de Pedro Solberg. No ano seguinte, a dupla foi bicampeã nas areias da cidade chinesa. Em 2009, Harley venceu a competição com outro parceiro: Alison. O quarto e último título veio na reestreia da parceria com Pedro Solberg, na temporada passada.
- Sempre sinto uma energia muito boa quando jogo em Xangai e as boas lembranças de etapas passadas me motivam. Muitos atletas não gostam de vir à China, mas eu me sinto bem aqui e procuro entender os costumes deles, que são muito diferentes dos nossos - comenta Harley.
O brasiliense aposta também em uma coincidência para conquistar as medalhas de ouro ao lado de Thiago. Em 2007, ele ajudou o companheiro Pedro Solberg a conquistar o seu primeiro título na competição.
- Será uma honra ajudar o Thiago a ganhar seu primeiro título no Circuito Mundial. Ficarei duplamente feliz, por ele, e por vencer novamente na China. Estamos trabalhando muito e sabemos que em algum momento os resultados vão aparecer. Conquistar um título agora seria muito importante, pois nos daria tranquilidade esegurança - acrescenta.
Thiago e Harley estrearão na etapa de Xangai contra os alemães Erdmann e Matysik. Na segunda rodada, a dupla jogará com Redmann/Saxton, do Canadá, ou Fuerbringer/Lucena, dos Estados Unidos.
Alison e Emanuel encaram britânicos
Alison e Emanuel jogarão contra os desconhecidos britânicos Garcia e Grotowski. Na sequência, o duelo será contra Skarlund/Spinnangr, da Noruega, ou os irmãos Andy e Kevin Ces, da França. Alison e Emanuel são os cabeças número 2 da competição.
- Não conhecemos a dupla britânica, que está evoluindo no ranking, mas eles certamente sabem como jogamos, então precisaremos ter muita atenção. Fizemos uma boa preparação e esperamos evoluir na sequência do Circuito Mundial - avalia Alison.
Terceira dupla brasileira garantida no torneio principal, Pedro Cunha e Pedro Solberg buscam a recuperação depois do inesperado 17º lugar obtido na etapa de Brasília (DF). Os xarás estrearão diante de Vesik/Jaani, da Estônia, e jogarão contra Herrera/Gavira, da Espanha, ou Heyer/Chevallier, da Suíça, no segundo jogo do dia.
- Não começamos o ano como esperávamos, mas conseguimos corrigir muitas coisas na última semana. Pedro e eu costumamos conseguir bons resultados em Xangai. Um dos atletas da Estônia, o Jaani, não tem muita rodagem no Circuito Mundial a vamos procurar aproveitar esta situação -  comenta Pedro Cunha.
Fábio Luiz e Billy, que lutavam para ser a dupla brasileira no torneio principal, não passaram pelo qualifying em Xangai. A parceria derrotou, na madrugada de terça-feira, os irmãos Scheaf, da Grã-Bretanha, por 2 sets a 1 (19/21, 21/14 e 15/9), mas acabou derrotada por 2 a 0 (18/21 e 13/21) pelos canadenses Binstock e Van Huizen.

Após polêmica, Agassi e Sampras posam juntos no Champions Series

Revista americana publicou que americanos evitaram duelo na Argentina

Por GLOBOESPORTE.COM Los Angeles
Como bons amigos, Andre Agassi e Pete Sampras posaram lado a lado nesta terça-feira para divulgar o Champions Series, um dos mais importantes circuitos de veteranos do mundo. Os dois velhos rivais foram clicados ao lado de Jim Courier (à esquerda na imagem abaixo), que além de disputar o circuito é dono da empresa que o organiza (foto: AFP).
Andre Agassi Jim Courier Pete Sampras tênis Champions Series (Foto: AFP)
Apesar da parceria para a foto, circulam nos bastidores informações de que Agassi e Sampras não andam se tratando como grandes amigos. Segundo o site da revista americana "Tennis", há cerca de uma semana, quando ambos viajaram para exibições na Argentina, Sampras se negou a jogar contra Agassi. O evento, então, colocou Sampras para enfrentar Mardy Fish, enquanto Agassi duelou com Jim Courier.
Segundo a reportagem, Agassi telefonou para Sampras em março, depois de uma exibição no Madison Square Garden, em Nova York. Agassi teria pedido para Sampras, que venceu aquela partida, pegar leve e deixar a partida mais interessante para os espectadores. O telefonema não terminou bem, e Sampras até quis cancelar o jogo na Argentina.
Uma vez em Buenos Aires, os dois americanos chegaram em voos diferentes, ficaram hospedados em andares diferentes do hotel e não dividiram a mesa no jantar de boas vindas. Sampras teria pedido aos organizadores para não encontrar Agassi em momento algum.
O Champions Series, que já tem 12 etapas confirmadas para 2011, também fará sua parada no Brasil, com o Rio Champions, na Cidade Maravilhosa. O evento carioca ainda não tem data confirmada, mas o espanhol Carlos Moyá já confirmou presença.

Torcedor marca presença e esgota arquibancada do Couto Pereira

Ingressos para o setor serão vendidos somente para associados. Ainda restam para a área 'Mauá' e para local destinado para os visitantes

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
fila de torcedores para comprar ingresso do Coritiba (Foto: Heuler Andrey / Ag. Estado)Fila grande de torcedores para comprar ingresso do Coritiba (Foto: Heuler Andrey / Ag. Estado)
O torcedor do Coritiba ouviu o chamado do time e pretende lotar o Couto Pereira nesta quinta-feira. A dois dias do jogo contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, os ingressos para a arquibancada já estão esgotados. Segundo informações da assessoria de imprensa do clube, existe apenas uma pequena quantidade no setor destinado para os torcedores que se associarem ao clube. Nesta terça-feira, as filas foram grandes nas bilheterias do Estádio, e muita gente teve que esperar para conseguir comprar um ingresso.
Nos outros setores, os ingressos também estão acabando; e no setor “Mauá” (R$ 80 e inteira, e R$ 40 a meia) existem apenas 30% do total disponíveis. O local com maior número de ingressos está na área reservada aos visitantes, onde ainda há 60% do total a venda.
O técnico Marcelo Oliveira lembrou que a presença do torcedor é importante para levar o clube adiante e, como frisou, em fase de lua de mel, o apoio deve ser irrestrito.
- A torcida talvez seja o maior patrimônio que o clube tem. Quando a torcida está em lua de mel com a equipe, como está agora a do Coritiba, ela é muito importante, apoiando irrestritamente, inclusive nos momentos de adversidade.
Os ingressos continuam a ser vendidos até a quinta-feira no Couto Pereira e também nos demais locais de venda.
Pontos de venda:
Alfaluz
Rua Carlos de Carvalho, 607 – Batel – Fone: (41) 3233-2627
Loterias Tio Patinhas
Rua Alberico Flores Bueno, 514 – Bairro Alto – Fone: (41) 3367-8858
Janjão Esportes
Rua Barão do Cerro Azul, 350 – Fone: (41) 3357-1258
Para se associar ao Coritiba, o torcedor deve comparecer à Central de Relacionamento com o Sócio, no estádio Couto Pereira, portando o RG. Para dependentes, no caso de filho, Certidão de Nascimento ou RG. Já para cônjuges, é preciso RG e Certidão de Casamento ou Certidão de União Estável pública. Para mais informações: (41) 3218-1931.

Jovem xerife: David vê zaga do Fla fortalecida com título do Carioca

Coadjuvante de voz ativa, zagueiro de 23 anos tem papel importante no grupo e formou a melhor defesa do estadual ao lado de Welinton

Por Richard Souza Rio de Janeiro
O sorriso fácil é marca de David. Sorriso de campeão então fica ainda mais largo. A conquista do título carioca invicto pelo Flamengo, no último domingo, trouxe mais alegria ao zagueiro. Feliz com ele mesmo e com o time. Em entrevista num shopping da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, o jogador fez uma avaliação positiva sobre seu desempenho na final da Taça Rio.
David Braz do Flamengo (Foto: Richard de Souza / Globoesporte.com)Cena comum: David sorri durante entrevista na Barra da Tijuca (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
- Gostei muito. Encontramos o ataque rápido do Vasco, mas procuramos ficar atentos na partida. Tive outros grandes jogos aqui, mas, por ser uma final, um jogo decisivo, posso dizer que foi um dos melhores que fiz. Bom para mim, para minha carreira. E foi bom por ter ajudado meus companheiros com esse título.
O defensor trata a última partida do Brasileirão 2009, a do hexacampeonato, como memorável. Na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, num Maracanã abarrotado, fez o gol que abriu caminho até a taça.
Na pré-temporada, diziam que o Flamengo deveria contratar zagueiros. Mas o professor Vanderlei (Luxemburgo) confiou no nosso trabalho. Procuramos retribuir essa confiança. Welinton e eu sabíamos que precisávamos ser campeões."
David
- Sempre coloquei aquele jogo como inesquecível, fiz o gol num momento decisivo. Mas o título carioca, invicto, ainda mais com a emoção do jeito que foi, é muito especial também.
Além de ter conquistado os dois turnos do estadual, o Flamengo termina a competição com a melhor defesa. Sofreu treze gols: cinco na Taça Guanabara e oito na Taça Rio. Ao todo, foram 19 confrontos.
- Foi uma busca nossa estar entre os melhores do campeonato na defesa, levar o título e estamos muito felizes. Na pré-temporada, diziam que o Flamengo deveria contratar zagueiros. Mas o Vanderlei (Luxemburgo) confiou no nosso trabalho. Procuramos retribuir essa confiança. Welinton (22 anos) e eu sabíamos que precisávamos ser campeões. Tivemos a chance de começar como titulares e teríamos de fazer o máximo para o time ser campeão. Aprendo muito com ele e ele muito comigo. Mas não queremos parar por aqui. Tem aí a temporada toda, estamos nas quartas de final da Copa do Brasil, temos condições de chegar e vamos brigar por isso.

Um jovem xerife

David Braz do Flamengo (Foto: Richard de Souza / Globoesporte.com)David exibe a faixa de campeão carioca de 2011
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
David se vê no melhor momento da carreira. Aos 23 anos, tem papel importante dentro e fora do campo. Além de ser um dos jogadores mais divertidos do grupo, exerce liderança. Numa equipe que tem astros como Ronaldinho e Thiago Neves, na maior parte do tempo é coadjuvante, mas tem voz ativa.

- O pessoal confia muito em mim, estou num grupo que me recebe muito bem. Sempre me escutam quando peço a palavra, apesar de ter 23 anos. Ali estão jogadores experientes, como Léo Moura, Ronaldinho, Renato, Thiago Neves. Mas estou ali atrás, tenho de comunicar o que estou vendo. Na disputa de pênaltis (na final), pedi confiança, pedi que acreditassem no Felipe, que é um bom goleiro neste fundamento. Falei que o título tinha de ser nosso naquele momento, que não poderia passar.
A juventude em nada atrapalha a colocar ordem na casa. Sempre que necessário, é na base do grito que ele também se impõe.
Sempre tem o xerife da zaga, procuro ter o lado de pedir, cobrar, de falar, mostrar um pouco da experiência que tenho. Procuro orientar e ajudar os companheiros, eles me orientam também."
- Sempre tem o xerife da zaga, procuro ter o lado de pedir, cobrar, de falar, mostrar um pouco da experiência que tenho. Procuro orientar e ajudar os companheiros, eles me orientam também.
Depois do estadual, o próximo passo está traçado. Nesta quinta-feira, o Flamengo abre a disputa das quartas de final da Copa do Brasil contra o Ceará. O primeiro jogo será no Engenhão, às 21h50m (de Brasília). Suspenso, David não joga. Ele diz que grupo sabe que a cobrança dos torcedores vai recomeçar.
- A Copa do Brasil é uma competição mais importante que o estadual, leva à Libertadores. O Carioca foi muito importante para dar tranquilidade e passar mais confiança ao grupo, foi uma competição difícil, enfrentamos outras três equipes grandes. Felizmente superamos tudo. Esperamos fazer uma boa partida para levar uma boa vantagem contra o Ceará.
A rotina de David no Flamengo tem sido marcada pela superação. Desde que chegou ao clube, em 2009, é a primeira vez que consegue uma sequência sem percalços. Nas temporadas anteriores, sofreu lesão e teve de esperar a solução de um problema contratual. A fé é companheira nas horas difíceis.
- Sempre falo que Deus é mais. Tudo que acontece na hora de superação, na hora da alegria, sempre uso essa frase. Acredito muito nisso, tenho muita fé.
David Braz do Flamengo (Foto: Richard de Souza / Globoesporte.com)Ao lado de Welinton, David formou a melhor zaga do estadual: 13 gols em 19 partidas (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

Mano: bom senso para convocar garotos da sub-20 para Copa América

Final do torneio continental acontecerá cinco dias antes da estreia da Seleção no Mundial da categoria, diante do Egito, na Colômbia

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
Neymar e Lucas comemoram o títulodo Brasil sub 20 (Foto: EFE)Neymar e Lucas comemoram o título da Seleção
Brasileira sub-20 no Peru(Foto: EFE)
O técnico Mano Menezes afirmou nesta terça-feira, em evento realizado em Santa Teresa, no centro do Rio de Janeiro, que usará o bom senso no momento de convocar os garotos da sub-20 para a Copa América. Tudo por conta da disputa do Mundial da categoria, cinco dias após o término do torneio continental. As declarações do comandante se devem ao aproveitamento do meia Lucas e do atacante Neymar na competição que acontecerá na Argentina, no início de julho.
No caso de Neymar, Mano já confirmou a presença do atacante do Santos na lista de atletas que vão disputar a Copa América. Porém, o nome de Lucas ainda não foi citado pelo comandante entre os atletas que vão fazer parte do grupo. Na opinião do treinador, tudo deve ser feito com calma.
- Temos procurado conduzir tudo com muita sensibilidade. Os clubes pensam nos clubes, nós pensamos na Seleção. Não vamos fechar os olhos em questões de Seleção. A prioridade é a Seleção principal. Existe a possibilidade de usar o jogador na principal e não levá-lo para o Mundial. A linha que vamos conduzir será essa - afirmou o treinador da Seleção Brasileira.
O técnico da sub-20, Ney Franco, também participou do evento. O treinador e coordenador das categorias de base da CBF afirmou que gostaria de contar com a força máxima no Mundial, mas admitiu que usará o mesmo cronograma de Mano.
- Claro que como treinador eu gostaria de usar a força máxima, ainda mais em se tratando de Brasil. Espero usar os jogadores que tenham o perfil para defender a equipe nessa competição. É um Mundial que terá uma visibilidade grande, principalmente na Europa. Os jogos são televisionados por lá. Vamos olhar o interesse da Seleção, mas sem sobrecarregar os clubes - avaliou Ney Franco.
 

Peter rebate Sheik: 'Não aceitaremos desrespeito ao clube e à torcida'

Presidente do Fluminense comenta as declarações de Emerson, critica a conduta extracampo e diz que clube o ajudou com problemas particulares

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Emerson deixou o Fluminense pela porta dos fundos. Nesta segunda-feira, o atacante falou pela primeira vez sobre a situação e criticou duramente a diretoria tricolor. Se dizendo injustiçado com o afastamento, o atacante assumiu que cantou um hit em alusão ao Flamengo no ônibus do Tricolot, garantiu que Souza está sendo preterido por ser seu amigo, e, mesmo sem citar o nome, deu a entender que Fred tem influência nas decisões do técnico Enderson Moreira. Com a rescisão amigável, o Tricolor deixou de pagar a parte do salário que lhe era de direito, cerca de R$ 60 mil, e o próprio Sheik confirma que abriu mão de uma grande quantia na negociação - estima-se que R$ 5 milhões.
As declarações não repercutiram nada bem nas Laranjeiras. Tanto é que o presidente Peter Siemsen fez questão de responder duramente ao seu ex-atacante. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM na tarde desta segunda, em um café na Zona Sul do Rio de Janeiro, o mandatário tricolor defendeu a instituição e os seus torcedores de atitudes que ele define como inaceitáveis. Para Peter, Sheik mostrou ingratidão a pessoas que o ajudaram a resolver vários problemas particulares recentemente.
- O que ele fez foi inaceitável. Ter sido autor do gol título não o exime de responsabilidades perante os companheiros, à instituição e, principalmente, à nossa torcida. Cansamos de resolver problemas particulares do Emerson. E todos eles bem complicados. Fizemos tudo isso e ele responde ao Fluminense dessa maneira? Não aceito desrespeito aos torcedores e ao clube. Não só do Emerson, como também de qualquer outro funcionário - disse.
Peter Siemsen Fluminense (Foto: Edgard Maciel / Globoesporte.com)Peter Siemsen lê a íntegra da entrevista de Emerson antes de responder às declarações de seu ex-atacante (Foto: Edgard Maciel de Sá / GLOBOESPORTE.COM)
Recentemente, Emerson se envolveu em diversos atos de indisciplina que resultaram em seu afastamento do elenco tricolor. Casos como não ter ido ao consulado mexicano tirar o visto necessário para enfrentar o América-MEX, duas faltas a treinos, prejuízos financeiros ao clube ao danificar objetos em seu quarto no Uruguai com uma arma de ar comprimido e, a gota d'água aos olhos da diretoria, cantar uma música de exaltação ao Flamengo. Em mais de uma hora de conversa, Peter criticou as atitudes do Sheik, disse que se orgulha de ver o elenco mais unido após a saída do jogador, defendeu Fred e Enderson Moreira das acusações e diminuiu a importância do jogador na conquista do Campeonato Brasileiro.
- Ficamos felizes com o gol, mas isso não faz dele herói de nada. Heróis são todos os que se dedicaram e brigaram pelo título. E se entre os jogadores tivéssemos que eleger um principal, este seria o Conca, que disputou as 38 partidas e sempre trabalhou com muita disposição pelo Fluminense - opinou.
Confira a entrevista completa do presidente tricolor:
O que você achou das declarações?
Lamento a parte em que ele expõe outros atletas sem citar nomes. Cria uma situação de desconfortável, porque acaba envolvendo todo o grupo. Emerson fala o que o Fluminense quer e não quer. Isso quem sabe é a diretoria. Ele está amargurado e se manifestou em uma hora em que a emoção falou mais alto do que a razão. Ele mexeu com a paixão de nosso torcedor, e isso nós nunca vamos aceitar.
Como foi o comunicado ao Emerson de que ele estava dispensado?
Foi uma conversa simples, no quarto do hotel onde estávamos hospedados na Argentina. Estávamos eu, o Mário Bittencourt (assessor da presidência no futebol) e nosso supervisor. Falamos de tudo o que estava acontecendo nesse período. Ao contrário do que ele disse, fui muito educado. Comentei o fato de ele ter cantado a música em alto e bom som, mas ele não foi mandando embora só por causa disso. Foi uma série de indisciplinas. Na minha opinião, esse último episódio foi o mais grave e ainda perto de um jogo importante para o clube, em um momento em que o foco era apenas o Fluminense.
E a reação dos outros jogadores ao afastamento?É só ver como eles estão jogando. Depois disso tudo, fiquei muito feliz de ver um time aguerrido e lutador em campo, brigando pela bola a cada minuto. Alcançamos uma vitória histórica sobre o Argentinos Juniors que nos orgulhou demais. Nossa exibição pôs por terra a insinuação de que o time não queria jogar em protesto à dispensa do Emerson. Hoje acompanho muito o elenco. Posso garantir que ele é unido e focado no resultado. Estamos trabalhando muito por isso. Quem destoava nesse meio era apenas o Emerson.
Você diz que sente orgulho desse grupo que está passando a conhecer mais. Desses, o Sheik foi sua grande decepção?
Não digo decepção. Foi uma situação que ocorreu e tivemos de tomar uma atitude. O Fluminense tem uma força muito grande. Esse elenco é comprometido e, ao contrário do que o Emerson disse, muito unido. Está brigando pelo Fluminense e garantindo que os torcedores tenham orgulho de que esses jogadores representem a nação tricolor. O Emerson estava destoando. Ele não acompanhou a nossa filosofia e tipo de trabalho.
Segundo ele, o único lado bom do Fluminense é o patrocinador...
A tentativa de nos colocar contra o patrocinador foi em vão. Respeitamos e trabalhamos muito para que essa parceria continue forte e possa trazer resultados ainda melhores para o Fluminense. Se tem alguém que sabe reconhecer o valor dessa parceira é o nosso torcedor.
Emerson se diz o grande herói do título brasileiro de 2010 por ter feito o gol do título contra o Guarani. Você concorda?
Se alguém o fez ser conhecido no Brasil e no mundo foi o Fluminense, que o trouxe novamente ao seu país natal e permitiu que ele entrasse para a história como autor do gol do título brasileiro. Ficamos felizes com a conquista, mas esse gol não faz dele herói de nada. Heróis são todos que se dedicaram e brigaram pelo título. E se entre os jogadores tivéssemos que eleger um principal, este seria o Conca, que sempre trabalhou com muita disposição pelo Fluminense. Não é à toa que ele é bicampeão do voto popular como melhor jogador do Brasil. Por isso tenho orgulho de ter participado da homenagem a ele em Tigre, na Argentina. Conca nunca nos criou problema algum e, por mim, nunca sairá das Laranjeiras. Ele simboliza tudo o que queremos, sempre comprometido com o trabalho e o resultado.
Ele disse que Souza está sendo afastado por ser seu amigo. É verdade?
Souza não está em foco nesse momento. Ele faz parte de nosso elenco e espero que ainda traga muitas alegrias ao torcedor.
peter siemsen fluminense (Foto: Edgard Maciel de Sá / GLOBOESPORTE.COM)Presidente acha que a polêmica não vai atrapalhar o
grupo no jogo contra o Libertad-PAR, nesta quarta
(Foto: Edgard Sá / GLOBOESPORTE.COM)
Você considera que o Enderson Moreira tem o comando do grupo?Enderson é uma pessoa que tenho aprendido a admirar a cada dia. Ele aceitou um grande desafio e está se saindo muito bem. A maneira como vem conduzindo o Fluminense, com foco e trabalho técnico, científico e humano, é muito boa. Certamente ele será um dos melhores técnicos do Brasil no futuro. Não tenho dúvidas de que Enderson tem o comando do grupo nas mãos. É só olhar para o campo e ver o quanto o elenco está correndo e evoluindo a cada jogo.
Como vê a insinuação de que Fred tem influência nas decisões do treinador?
Não vejo isso. Fred é uma pessoa que passei a ter mais proximidade recentemente. É um exemplo de profissional pelo que se dedica não apenas em campo, mas também pelo clube. Ele o defende o tempo todo como nós. Isso tem me impressionado muito.
E a questão de que ele diz que outros jogadores também cantaram a música do Flamengo? Ele diz que pagou o pato sozinho...
Não está pagando pato nenhum. Ele foi afastado pelo conjunto da obra e por não se adequar aos padrões de trabalho do Fluminense. Erros todos cometem. Mas sempre que tinha um problema Emerson estava no meio.
Essas declarações às vésperas de um jogo decisivo podem atrapalhar o grupo?
Pelo que eu conheço do grupo, as palavras do Emerson não vão atrapalhar em nada. A torcida abraça esse grupo sempre. Foi apenas uma maneira triste de encerrar a passagem pelas Laranjeiras.
Que lição você tira de mais esse problema fora das quatro linhas?
Nossa atitude nesse episódio representou exatamente o que é nossa gestão. A única coisa que não vamos aceitar é desrespeito ao torcedor e à instituição. Cantar o hino ou uma música de exaltação a um rival é inaceitável. O sócio não pode entrar no clube com camisa de outro time. Logo, a regra precisa ser aplicada também aos atletas. O Fluminense deu várias oportunidades a ele, trabalhou muito para ajudá-lo, e o Emerson não agarrou essa chance. Ele não cumpriu com suas obrigações profissionais. É preciso respeitar o profissionalismo, os valores éticos, a torcida, as regras do clube, os companheiros de trabalho. Mas não é esse episódio ou nenhum outro que vai mudar ou afetar o planejamento e os objetivos estabelecidos pela atual gestão. Ele se mantém independentemente das pessoas e dos resultados. 

Blatter diz que, se aprovada, tecnologia na linha do gol será utilizada em 2014

Presidente da Fifa revela critérios para aprovação do mecanismo: ‘Precisão, imediatismo e acessibilidade’

Por GLOBOESPORTE.COM Zurique, Suíça
Joseph Blatter em el salvador (Foto: EFE)Joseph Blatter, presidente da Fifa (Foto: EFE)
Em comunicado oficial, a Fifa anunciou que decidirá até julho de 2012 se aprovará ou não o uso de tecnologia na linha do gol. Atualmente, a entidade está testando vários mecanismos para saber se uma bola entrou ou não e, desse modo, evitar polêmicas com a arbitragem.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, falou que a tecnologia, se aprovada, será usada na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
- O futebol é totalmente diferente de outros esportes. No futebol, não há interrupção do jogo. Mas, para aprovar (essa tecnologia), devem ser cumpridos três fatores: precisão, imediatismo e acessibilidade. Essa tecnologia da linha do gol será utilizada pela primeira vez no Mundial de 2014 - disse Blatter, em entrevista ao programa de rádio do jornalista Jorge Campos, da ESPN mexicana.
No entanto, após a aprovação em julho de 2012, as federações e confederações que quiserem adotar o mecanismo, poderão fazê-lo antes mesmo da Copa.
Um dos motivos para a Fifa querer logo um sistema de averiguação mais preciso são os seguidos casos de lances polêmicos. O último deles aconteceu no sábado, no jogo entre Chelsea e Tottenham, pelo Campeonato Inglês. Após um chute de Lampard, o goleiro Gomes falhou, mas conseguiu se recuperar a tempo e evitar que a bola ultrapassasse inteiramente a linha do gol. O bandeirinha, entretanto, validou o gol.

Corinthians está perto de acerto com centroavante André, ex-Santos

Jogador pertence ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e deve ser emprestado ao Timão até julho de 2012. Entre jogador e Timão, tudo acertado

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
André apresentado no Bordeaux (Foto: Reprodução)André está encostado no Bordeaux (Reprodução)
O Corinthians agiu rápido depois que perdeu Adriano por causa da cirurgia no tendão do pé esquerdo. O clube espera apenas a liberação do Dínamo Kiev-UCR para anunciar a contratação do centroavante André, revelado pelo Santos. Timão e jogador já chegaram a um acordo financeiro, restando apenas o aval dos europeus para que ele possa se apresentar para a disputa do Campeonato Brasileiro.
- Acertamos as bases salariais, mas depende da liberação do Dínamo. Ainda não tem nada certo. Acredito que nas próximas horas vamos conseguir essa liberação. Mandamos uma proposta e estamos esperando – afirmou o empresário do atleta, Jean Neto, por telefone.
Caso o acerto seja feito, André ficará no Corinthians por empréstimo até julho de 2012. O Timão procura uma forma de regularizá-lo para atuar já no início do Brasileirão, em maio, e não ter de aguardar até agosto, quando a Confederação Brasileira de Futebol abre a janela de transferências internacionais.
- Não sei se isso seria possível. É uma coisa do Corinthians – ressaltou o agente.
Revelado pelo Peixe ao lado de Neymar e Paulo Henrique Ganso, André está no Bordeaux-FRA, emprestado pelo Dìnamo. Mas não consegue se firmar no clube francês e vem participando pouco das partidas. Por isso, quer voltar ao futebol brasileiro para não perder espaço com o técnico Mano Menezes na Seleção Brasileira.
Com apenas mais um mês de contrato na França, André chega ao Brasil para passar férias no dia 31 de maio. Assim, iniciaria os treinamentos no CT Joaquim Grava a partir de julho

René diz que Jobson 'vale o risco' e praticamente descarta Carlos Alberto

Treinador tricolor diz que ouviu diversas opiniões sobre o atacante para chegar a uma conclusão

Por Eric Luis Carvalho Salvador
René simoes em coletiva no bahia (Foto: Eric Luis Carvalho)René Simões em entrevista coletiva, no Fazendão
(Foto: Eric Luis Carvalho)
O treinador do Bahia, René Simões, comentou a contratação do atacante Jobson, que pode ser definida nesta quarta-feira. O técnico tricolor procurou ouvir as mais diversas opiniões sobre o atleta, por contas dos problemas extra-campo do jogador. Após refletir sobre as conversas, René sentenciou:

- Vale o risco. Conversei bastante com o pessoal do Botafogo. Falei com a Teresa Fragelli, que é psicóloga do clube. Também com a assistente social, que é a Ana Carolina Simões, que, por coincidência, é minha sobrinha. Então eu procurei ouvir muita gente. Ouvi o Joel (Santana) e ontem (segunda-feira) conversei longamente com o Dorival Júnior.
René promete encarar a situação como mais um desafio, e mostrou que, se preciso, vai brigar para ter um atleta focado.

- É preciso que a gente mantenha ele sob controle e sempre motivado. Acredito que essa será a grande chance dele produzir. É um jogador de um talento fantástico. Já joguei contra ele e olha...é difícil. Então vai ser um jogador que, se precisar brigar, sair no tapa, vamos dar um jeito.
Apesar de comprar um briga complicada, o treinador deixou claro que não mudará o seu estilo.

- Sou um treinador que preza pela disciplina, e assim será.
Ainda na coletiva, René praticamente descartou a contratação do meia Carlos Alberto e deu pistas de que a conversa com o amigo Dorival Júnior pode ter selado o futuro do jogador.

- O caso do Carlos Alberto a situação está bem difícil. É um jogador que eu gostaria de contar, mas nesse momento, acho que é complicado.

- Atlético-MG? – perguntou um repórter
- É, recebi informações de que é isso aí – finalizou.

Marquinho sobre polêmica do Sheik: ‘Cada um tem uma forma de pensar’

Único jogador do Flu a falar sobre entrevista, meia revela amizade com Emerson: ‘É um homem formado, pai de família e sabe o que está falando’

Por Cahê Mota Assunção
marquinho fluminense (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)Marquinho fugiu da polêmica sobre o Sheik
(Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)
A polêmica deflagrada por Emerson em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM chegou aos jogadores do Fluminense. A proximidade da partida decisiva contra o Libertad, quarta, às 21h50m (de Brasília), no Defensores del Chaco, pelas oitavas de final da Libertadores, porém, fez o elenco adotar uma postura de distanciamento diante das palavras do Sheik.
Único jogador a atender a imprensa na capital paraguaia, o apoiador Marquinho garantiu sempre ter tido bom relacionamento com o autor do gol do título do Brasileirão de 2010 e partiu do princípio da democracia para se abster de opinião sobre a entrevista.
- Cada um tem uma forma e o direito de falar. O Emerson falou o que achava que devia e vai assumir as consequências. Sempre gostei do futebol dele, nunca tivemos nenhum tipo de problema, nunca discutimos. Fomos amigos. Mas ele fala o que quer. É um homem formado, pai de família e sabe o que está falando. Se ele deveria falar? Não sei. Cada um tem uma forma de pensar - afirmou o meia.
Marquinho, por sua vez, lamentou o desligamento de Emerson do elenco tricolor. Principalmente pela forma traumática pela qual aconteceu:
- Fico triste pela forma que ele saiu. Não posso negar. Mas a diretoria faz o que tem de fazer ou que acha que tem de fazer. Não tenho o poder de falar "Fica, Emerson". Ou se está certo ou errado.
Com Marquinho em campo, o Flu decide nesta quarta a vaga nas quartas de final da Libertadores. Com a vitória por 3 a 1 no Engenhão, o Tricolor pode perder por um gol de diferença para pegar Vélez Sarzfield ou LDU na fase seguinte.

Irritado, Rivaldo rebate acusações de Mauro Galvão

Técnico do Avaí insinuou que o meia, como presidente do Mogi Mirim, estaria dificultando a inscrição do novo reforço do time catarinense na CBF

Por Marcelo Prado São Paulo
rivaldo são paulo (Foto:  Luiz Pires/VIPCOMM)Rivaldo no treino desta terça-feira no CT do Tricolor
(Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)
O meia Rivaldo ficou extremamente irritado com as insinuações do superintendente de esportes do Avaí, Mauro Galvão, de que estaria, como presidente do Mogi Mirim, colocando obstáculos para a liberação de Robson, novo contratado do time catarinense, adversário do São Paulo nesta quarta-feira, no Morumbi, pela Copa do Brasil. Mauro Galvão chegou a dizer que a atitude de Rivaldo é “antiética”.
- Eu vi a entrevista do Mauro Galvão, mas ele está profundamente equivocado, já que não sou mais presidente do Mogi. Ele que ligue para reclamar com que está lá mandando agora – disse Rivaldo.
Os direitos econômicos de Robson são igualmente repartidos entre Mogi Mirim e Santos. O contrato dele com o Peixe termina no fim do mês. O problema é que o Santos tem medo de liberar Robson para o Avaí e depois ver o Mogi Mirim entrar com uma ação judicial cobrando os 50% de seus direitos.
Ou seja, na versão de Rivaldo, é o Santos, e não o Mogi, quem atrasou a liberação para que Robson fosse inscrito na CBF a tempo de enfrentar o São Paulo pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Dor 'insuportável' no joelho deve
adiar a reestreia de Luis Fabiano

Camisa 9 do São Paulo já reiniciou tratamento no Reffis e fará um teste na manhã de quarta-feira, no CT da Barra Funda, para saber se pega o Avaí

Por Marcelo Prado São Paulo
Luis Fabiano no treino (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Luis Fabiano no treino (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)
O que era motivo de festa virou preocupação no São Paulo. Luis Fabiano voltou a sentir dores no joelho direito, lesionado na época em que ele ainda defendia o Sevilla, da Espanha. O atacante reclamou com o médico José Sanchez assim que terminou o treino realizado na tarde desta terça-feira, no CT da Barra Funda. Ele ainda fará um teste nesta quarta-feira pela manhã, mas não deve enfrentar o Avaí à noite (21h50m, de Brasília), no Morumbi, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.
Em conversa com a repórter Joanna de Assis, do SporTV, Fabuloso não escondeu o desânimo.
- É triste. Dei coletiva ontem (segunda-feira), estava animado para jogar, mas a dor está insuportável. Vamos ver o que dá para fazer até amanhã (quarta-feira) - disse o jogador, cabisbaixo.
Luis Fabiano havia sido confirmado pela comissão técnica e pelo departamento médico após participar normalmente do treino de segunda-feira. Durante os 55 minutos de treino, o atacante esteve no time titular, formando dupla de ataque com Dagoberto. Depois de se poupar nos primeiros minutos, ele acelerou o ritmo, buscou jogadas e até arriscou um chute por cima do gol.
Na entrevista coletiva concedida na segunda-feira, o camisa 9 havia dito que ainda estava sentindo dores, mas que elas eram pequenas e que ele teria condições de atuar 70, 80 minutos. Chamado para dar explicações, o médico José Sanchez avisou através da assessoria do clube que não iria se manifestar.

Em recuperação após acidente, Stacy Sykora lamenta: 'Queria jogar a final'

Líbero do Vôlei Futuro, ainda internada, faz duas sessões de fisioterapia
por dia para se recuperar de um traumatismo crânio-encefálico

Por Marco Aurélio Souza São Paulo
O susto passou. Stacy Sykora está em recuperação após um acidente de ônibus com a equipe do Vôlei Futuro. Ela sofreu traumatismo crânio-encefálico no dia 12 de abril e ficou internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A líbero ainda não teve alta, pois segue a dura rotina de passar por duas sessões de fisioterapia diárias. Mas, 22 dias depois de sofrer o trauma quando o ônibus virou a caminho do ginásio do Osasco, para a disputa da semifinal da Superliga feminina de vôlei, a americana sorri por ter recebido tanto carinho dos fãs por carta ou pela internet.
- Agora que estou bem, eu penso em todas as pessoas e crianças com quem um dia falei. Crianças, fãs, eu quero falar muito obrigada. Amo muito o Brasil – disse a atleta.
O Vôlei Futuro ficou com a medalha de bronze, e Stacy disse que espera outra cor de medalha para o próximo ano.
- É a primeira vez que o Vôlei Futuro ganhou esta cor de medalha, mas eu espero que, no próximo ano, ganhemos outra cor. Ouro, sim!
Stacy fisioterapia (Foto: Reprodução)Stacy faz exercícios diários no hospital
(Foto: Reprodução)
Eleita a melhor libero no último mundial no Japão, em 2010, Stacy falou da agonia que sentiu por não poder jogar a final da Superliga.
- Eu sou parte deste time, sou Vôlei Futuro. Estava mal, mas estava com o time. Então ganhei. É difícil, sabe. Eu queria muito jogar. Sempre quero ganhar, e a vontade de vencer era muito forte. Estou muito contente por Osasco e Rio terem chegado à final porque são dois times fortes, mas eu queria jogar essa decisão – lamentou a americana.
Se ela vai voltar a jogar? A líbero responde:

Adriano culpa atraso em voo por atraso à reapresentação ao Timão

Alegando atraso na ponte aérea Rio-SP, Imperador não vai ao clube e só passará por avaliação do médico Joaquim Grava

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Adriano de muleta em shopping (Foto: Agência Estado)Adriano anda de muleta em shopping no Rio, na
semana passada (Foto: Agência Estado)
Depois de mais de uma semana no Rio de Janeiro, Adriano não compareceu ao Corinthians nesta terça-feira para dar sequência à fisioterapia pela operação no tendão do pé esquerdo. O jogador alegou que seu voo partindo da Cidade Maravilhosa atrasou, não podendo comparecer ao CT
Joaquim Grava no período da tarde.
De acordo com a assessoria de imprensa do Corinthians, o Imperador estará na capital paulista ainda nesta terça, mas não se deslocará para o clube. Ele seguirá diretamente do aeroporto de Congonhas para a clínica do médico Joaquim Grava, responsável pela operação no último dia 20 de abril, para fazer uma avaliação.
A previsão é de que o centroavante inicie a fisioterapia na quarta-feira pela manhã e passe a trabalhar nos mesmos horários do restante do elenco, que se prepara para a disputa das finais do
Campeonato Paulista, contra o Santos.
Após ser operado, Adriano viajou ao Rio de Janeiro para descansar e começar o tratamento. O médico José Luiz Runco, com quem o jogador trabalhou no Flamengo e na Seleção Brasileira, ficou encarregado dos primeiros cuidados.
A expectativa do corpo clínico corintiano continua a mesma. O clube espera que o jogador esteja disponível para ser utilizado no mês de setembro, ainda durante o Campeonato Brasileiro.

Clube dos 13 avisa que Brasileiros de 2012, 2013 e 2014 serão da Globo

Fábio Koff, presidente da entidade, diz que reunião foi conciliatória. Grupo, formado por Atlético-MG, Corinthians, Vasco e Vitória fará auditoria

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Koff (Foto: Leandro Canonico / Globoesporte.com)Koff: Brasileros de 2012, 2013 e 2014 são da Globo
(Foto: Leandro Canonico / Globoesporte.com)
O Clubes dos 13 convocou uma assembleia com seus afiliados nesta terça-feira, em sua sede, na cidade de São Paulo, para comunicar à Rede TV!, vencedora do processo de licitação organizado pela entidade em março, que os direitos de transmissão das edições de 2012, 2013 e 2014 do Campeonato Brasileiro serão da TV Globo.
Depois de decidir ficar fora desse processo, a Globo, atual detentora da principal competição nacional, negociou diretamente com os clubes, por não concordar com as regras colocadas pelo C-13 na licitação. Diante da vontade dos clubes em assinar com essa emissora, o presidente do C-13, Fábio Koff, declarou:
- A reunião desta tarde aconteceu no sentido de esclarecer e resolver as pendências e pontos de vista discrepantes nesse processo. E o que fica é que nós viemos aqui representar a vontade dos clubes, seja ela qual for – declarou o mandatário do Clube dos 13, por intermédio da assessoria de imprensa da entidade.
Apenas o Grêmio não esteve no encontro, já que seu representante não conseguiu chegar por conta de problemas no aeroporto. Todos os outros clubes, até mesmo o Corinthians, que recentemente anunciou desfiliação da entidade, estiveram na reunião, realizada na sede do C-13, no Itaim Bibi, zona sul da capital paulista.
Depois de notificar a Rede TV! sobre a decisão dos clubes de assinar com a Globo, o Clube dos 13 vai avisar também o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Recentemente, o órgão havia dito, em audiência pública no Senado, que não via problema na negociação dos clubes diretamente com as emissoras.
Agora que parece haver um consenso entre os afiliados do Clube dos 13, uma comissão será formada por Atlético-MG, Corinthians, Vasco e Vitória para analisar, em uma espécie de auditoria, as pendências financeiras dos clubes com a entidade, sejam elas direta ou indireta, através de empréstimos bancários avalizados pelo C-13.
Segundo informou a assessoria de imprensa da entidade, depois que esse levantamento for concluído, as discussões políticas visando à manutenção da entidade voltarão à pauta. Até para alinhar a questão dos direitos de transmissões no futuro.

Adiós, Real! Barça segura vantagem, empata com o rival e está na decisão

Após triunfo por 2 a 0 no jogo de ida, em Madri, time catalão mostra o mesmo futebol de toque e posse de bola e elimina os merengues da Liga

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
O Barcelona jogou como Barcelona, se impôs diante do Real Madrid e conquistou a vaga na final da Liga dos Campeões. Na tarde desta terça-feira, no Camp Nou, o time catalão cansou de perder oportunidades, principalmente com Lionel Messi, e empatou por 1 a 1 com os merengues. Por conta do triunfo por 2 a 0 no jogo de ida, no Santiago Bernabéu, a equipe comandada por Pep Guardiola carimbou o passaporte para Wembley, na Inglaterra, mesmo local da conquista do primeiro título da equipe na Champions League, em 1992.
Assim como na semana passada, os jogadores do Real Madrid reclamaram da arbitragem. Desta vez, o motivo foi um gol mal anulado pelo árbitro belga Frank de Bleeckere logo no início da etapa final. O tento colocaria os merengues na frente dos rivais e, provavelmente, mudaria a história do jogo. O juiz, inclusive, foi citado pelo técnico José Mourinho por um suposto erro na Champions do ano passado quando expulsou Thiago Mota, do Inter de Milão, clube comandado pelo gajo na época.
GALERIA DE FOTOS: imagens do jogão entre Barcelona e Real Madrid
Com a classificação, o Barcelona está à espera do vencedor do duelo entre Manchester United e Schalke 04. As duas equipes decidem a vaga na decisão da Liga dos Campeões nesta quarta-feira, 15h45m (de Brasília), no Old Trafford, na Inglaterra. No primeiro jogo, os Diabos Vermelhos venceram por 2 a 0. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Pedro comemora gol do Barcelona contra o Real Madrid (Foto: EFE)Pedro comemora o gol do Barcelona na partida contra o Real Madrid, no Camp Nou (Foto: EFE)
Barça pressiona, e Real não dá um chute a gol na etapa inicial
Cristiano Ronaldo e Daniel Alves na partida do Barcelona contra o Real Madrid (Foto: Reuters)Cristiano Ronaldo tenta desarmar Daniel Alves na
partida entre Barça e Real Madrid (Foto: Reuters)
Enquanto Guardiola mostrou a mesma ousadia de sempre no Barça, com toques e posse de bola, José Mourinho não pôde comandar a equipe na beira do gramado por ter sido expulso no jogo de ida. O português preferiu nem se arriscar no Camp Nou e acompanhou a partida do hotel onde a delegação merengue está hospedada na Catalunha.
Com Mourinho longe, o Real Madrid entrou em campo com o esquema tático que predominou durante toda a temporada: o 4-2-3-1. As alterações foram em peças. Sérgio Ramos, suspenso, Khedira, machucado, e Özil, no banco de reservas, foram substituídos, respectivamente, por Arbeloa, Lass Diarra e Kaká, que voltou a ser titular após estar completamente recuperado de um problema no joelho.
Nos jogos anteriores contra o Barcelona, José Mourinho preferiu atuar sem centroavante, com Özil e Cristiano Ronaldo se revezando no comando do ataque. Já o Barça... O esquema de sempre: o 4-3-3. Com muito toque e posse de bola, características adotadas pelo comandante Pep Guardiola desde que assumiu a equipe, em 2008.
E o confronto no Camp Nou começou mais frio do que se imaginava. O Real Madrid, apesar do retorno do esquema, não conseguia chegar com força ao ataque. O Barcelona usava o expediente de sempre: posse de bola até encontrar um buraco na defesa rival. Até aos 20 minutos da etapa inicial, nada. Nem os catalães, nem os merengues.
Porém, a partir daí, o Barcelona encontrou o caminho das pedras e só não abriu o marcador por conta da ótima atuação de Casillas. A primeira chance clara de gol aconteceu aos 21 minutos. Xavi cobrou escanteio da direita na cabeça de Busquets. Completamente sozinho na marca do pênalti, o espanhol pegou mal na bola e o arqueiro defendeu com tranquilidade no meio da meta.
Messi na partida do Barcelona contra o Real Madrid (Foto: Reuters)Messi foi o destaque do primeiro tempo da partida desta terça-feira (Foto: Reuters)

Aos 30, Messi começou a desequilibrar a partida e perdeu duas chances claras de abrir o marcador. Na primeira, aos 31, o argentino recebeu na direita, avançou para a meia-lua e bateu colocado. Casillas fez a defesa com segurança. No lance seguinte, aos 32, o camisa 10 do Barça dominou na entrada da área, deu um belo corte em Xabi Alonso e pegou mal na bola, que passou à esquerda do arqueiro do Real.
O domínio do Barcelona seguiu latente na primeira etapa. Aos 33, Messi desarmou Lass Diarra no meio-campo e puxou o contra-ataque. O hermano rolou para David Villa no bico da grande área, que chutou colocado, obrigando Casillas a se esticar todo para evitar o primeiro gol dos donos da casa.
E nada do Real acordar para pressionar o Barça, no Camp Nou. Aos 35, Villa recebeu pelo lado esquerdo e cruzou para Iniesta. O espanhol só deu um toque na bola, que ficou à feição de Messi. O argentino soltou a bomba e Casillas fez outra grande defesa. Na etapa inicial, os merengues não deram um chute a gol.
Casillas faz defesa na partida do Real Madrid contra o Barcelona (Foto: AFP)Casillas fez ótimas defesas no primeiro tempo e salvou o Real Madrid no Camp Nou (Foto: AFP)
Gol mal anulado no início da etapa final é motivo de reclamação no Real
Antes do início do segundo tempo, um torcedor invadiu o gramado e foi contido pelos seguranças. Com a bola rolando, o Real Madrid foi quem buscou o ataque logo no primeiro minuto. Cristiano Ronaldo arrancou do meio-campo, passou por um adversário e a bola sobrou para Higuaín, que tocou para o gol. Porém, na queda após o passe, CR7 derrubou Mascherano e o árbitro marcou falta do gajo, anulando o lance de forma equivocada (assista ao lado).
A pressão inicial da etapa final não assustou o Barcelona. Aos oito, Valdés iniciou a jogada na defesa e tocou para Daniel Alves na lateral direita. O brasileiro rolou para Iniesta na intermediária. O espanhol percebeu a entrada de Pedro nas costas de Marcelo, que não acompanhou o atacante, e fez um lindo lançamento para o camisa 17. O jogador invadiu a área e tocou na saída de Casillas: 1 a 0 para os donos da casa.
A princípio, Mourinho não poderia dar instruções por estar suspenso pela Uefa pela expulsão no jogo de ida, no Santiago Bernabéu. Mas recebendo informações ou não, o assistente Aitor Karanka acertou ao tirar Kaká para apostar na entrada de Özil. Minutos antes, aos nove, Adebayor já havia substituído Higuaín.
O Real Madrid subiu de produção e passou a atacar o Barcelona. Tudo o que não fez em Madri ou na etapa inicial do confronto no Camp Nou. Aos 18, os merengues foram premiados pelo esforço. Di María recebeu dentro da área e chutou na trave. Na sobra, o próprio argentino cruzou para Marcelo, que chutou no contrapé de Valdés: 1 a 1.
jogadores do Barcelona comemoram gol contra o Real Madrid (Foto: AFP)Jogadores do Barcelona comemoram gol marcado por Pedro contra o Real Madrid (Foto: AFP)
A partida ficou pegada com a proximidade doapito final. Marcelo abusou da virilidade e fez falta dura em Messi, sendo advertido com o amarelo. A resposta do argentino? Na bola. No minuto seguinte, caneta em Ricardo Carvalho em contra-ataque do Barça. Aos 34, o Camp Nou começou a gritar o nome de Abidal. O francês, que passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor no fígado há 42 dias, foi chamado por Guardiola para o aquecimento.
No último minuto, Abidal entrou na vaga de Puyol e foi ovacionado pelo público. O jogador foi aplaudido de pé pelos torcedores que foram ao estádio. Pouco tempo depois, o belga Frank de Bleeckere apitou o fim do confronto e o francês foi atirado para o alto pelos companheiros, felizes com o seu retorno e, claro, com a classificação à final da Champions.
Jogadores do Barcelona comemoram classificação com Abidal (Foto: AFP)Jogadores do Barcelona comemoram o retorno de Abidal à equipe (Foto: AFP)

barcelona 1 x 1 real madrid
Valdés; Daniel Alves, Macherano, Piqué e Puyol (Abidal); Xavi, Busquets e Iniesta; Pedro (Affelay), Messi e Villa (Keita). Casillas; Arbeloa, Albiol, Ricardo Carvalho e Marcelo; Xabi Alonso e Lass Diarra; Kaká (Özil), Di María e Cristiano Ronaldo; Higuaín (Adebayaor).
Técnico: Pep Guardiola Técnico: José Mourinho
Gols: Pedro, aos oito minutos, Marcelo, aos 18 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Ricardo Carvalho, Diarra, Marcelo, Adebayor e Xabi Alonso (Real Madrid); Pedro (Barcelona)
Cartões vermelhos:
Árbitro: Frank de Bleeckere (BEL)
Auxiliares: Walter Vromans e Mark Simons (BEL).
Estádio: Camp Nou, Barcelona (Espanha)