quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Larissa Riquelme alega problema de saúde para deixar reality no Chile

Acima do peso em razão de hipotireoidismo, modelo ainda estaria tentando salvar o namoro com o jogador Jonathan Fabbro, do River Plate

Por Vale do Maipo, Chile
310 comentários
Larissa Riquelme pediu para abandonar o programa "Trepadores" (alpinistas, em espanhol), reality show realizado no Chile em que os participantes têm como missão chegar ao Aconcágua. A modelo alegou problemas de saúde para deixar a atração, já que sofre de hipotireoidismo e ganhou peso durante o programa por se descuidar do tratamento. Outro problema seria o término do namoro com Jonathan Fabbro. A musa da Copa de 2010 teria esperança de reatar o relacionamento.
MONTAGEM Larissa Riquelme (Foto: Editoria de arte)Larissa Riquelme durante a Copa (E) e durante o reality este ano (Foto: Editoria de arte)


A decisão foi tomada logo depois de uma declaração dada por ela de que Messi teria feito proposta para ter relações sexuais com ela. O jornal catalão Sport saiu em defesa do craque argentino e não poupou Larissa das críticas.

- Fabbro poderia ter iniciado outra relação ou teria se cansado de que Larissa se descuidasse da forma física, pois está cada vez mais gorda, como foi possível comprovar no reality show chileno - publicou o jornal.

A publicação ainda relembrou o problema de saúde já admitido por Larissa Riquelme no passado.

- O sobrepeso da Larissa seria em função de um mau cuidado com o hipotireoidismo, doença que ela confessou sofrer e da qual também sofre o ex-jogador Ronaldo. Ao que parece, a namoradinha da Copa de 2010 não segue as recomendações médicas quanto alimentação e sedentarismo, o que desencadeou um aumento de peso considerável - escreveu o jornal.

Dana White rejeita 'liberação' de Ben Askren do Bellator: 'Estão jogando'

Presidente do Bellator havia dito que deixaria seu campeão peso-meio-médio ir ao UFC para lutar contra Georges St-Pierre: 'É esquisito', diz Dana

Por Rio de Janeiro
12 comentários
Dana White UFC 166 (Foto: Ivan Raupp)Dana White bate papo com jornalistas em dia de
entrevistas do UFC 166 (Foto: Ivan Raupp)
O presidente do UFC, Dana White, não foi convencido pela proposta do CEO do Bellator, Bjorn Rebney, de permitir que Ben Askren vá para o Ultimate "de graça". Rebney havia dito, na semana passada, que deixaria seu campeão peso-meio-médio sair de sua organização para lutar no Ultimate, desde que recebesse uma chance imediata de disputar o cinturão contra Georges St-Pierre.
- Eles estão jogando malditos jogos. Não me importo com o que estão fazendo. Isso não me importa - afirmou Dana White, durante entrevista coletiva aos jornalistas nesta quinta-feira.
Ben Askren é um dos melhores pesos-meio-médios do mundo - quinto colocado da categoria no último Ranking Combate - e campeão do Bellator desde outubro de 2010. Bicampeão nacional universitário de wrestling, o americano está invicto em 12 lutas de MMA e vem desafiando St-Pierre há anos, dizendo que tem condições de impedir suas quedas e colocá-lo para baixo. Apesar das críticas por ser "amarrão", Askren venceu suas duas últimas lutas por nocaute técnico.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Seu contrato com o Bellator terminou em 31 de julho, após sua vitória sobre Andrey Koreshkov. White admitiu interesse no lutador, mas disse que não o contrataria para evitar batalhas legais como a que aconteceu quando a companhia tentou assinar com Eddie Alvarez, outro lutador do Bellator que acabou retornando ao evento devido a uma cláusula em seu contrato que permitia a seus últimos empregadores reterem seu "passe" se igualassem os termos das ofertas feitas por concorrentes. Foi quando Rebney fez sua declaração de que liberaria Askren de cláusula semelhante se ele fosse enfrentar o campeão do UFC diretamente.
- Se você está disposto a deixar seu maldito campeão ir embora, é esquisito. Não dou a mínima para o que eles estão fazendo. Eles não importam e eu não me importo - encerrou White.

Após duas derrotas, Robert Pato volta aos médios para disputa de cinturão

Amazonense perdeu duas lutas em que disputou como meio-médio. De volta aos 77kg, Pato lutará o Rei da Selva, no dia 30 de novembro

Por Manaus
Comente agora
Em setembro do ano passado, Robert Pato baixou de peso pela primeira vez. Acostumado a lutar nos médios (77kg), o amazonense decidiu baixar para 70kg e lutar o Jungle Fight 43. Ainda fez outras duas lutas, uma vitória e uma derrota, e, baseado nos resultados, decidiu retornar ao peso habitual. Agora, o manauara se prepara para disputar o cinturão do Rei da Selva , em novembro.
Robert Pato MMA (Foto: Antônio Lima/Semjel)Robert Pato voltará aos 77kg para disputar cinturão do Rei da Selva (Foto: Antônio Lima/Semjel)
Sua estreia nos meio-médios foi no fim do ano passado. Em São Paulo, Pato enfrentou o carioca Ary Santos, no Jungle Fight, e perdeu por nocaute técnico ainda no primeiro round. Pouco menos duas semanas, lutou o Mr. Cage 7 com 84kg. Oito meses depois, de volta aos 70kg,  o amazonense integrou o card do Shooto 40, que aconteceu em Manaus. Além da derrota, também por nocaute técnico, Pato ainda foi arremessado para fora do ringue.
- Desde que comecei minha carreira lutei nos médios. Um dia colocaram na minha cabeça para eu baixar de peso, e eu baixei. Acabou que as lutas que fiz fora da minha categoria, perdi. Agora decidi voltar ao meu peso de sempre, que é como me sinto bem para lutar - explicou.
Robert Pato Shooto (Foto: Isabella Pina)No Shooto 40, Pato perdeu para o cearense Marinho
(Foto: Isabella Pina)
O cartel do amazonense atualmente conta com sete vitórias e três derrotas. Vale destacar que a única derrota nos médios foi contra o atual UFC, Adriano Martins. Com os resultados negativos e a insatisfação com a categoria, Robert Pato decidiu voltar a bater os 77kg para os próximos combates.
- Eu vinha de seis vitórias, estava indo bem até resolver baixar pra 70kg. Não me sentia bem para lutar. Estava fraco, perdi a minha força e a minha explosão. Isso tudo me desgastou.  Agora já estou me mantendo bem e preparando para a próxima luta - conta.
No próximo dia 30 de novembro, na quadra da escola de samba da Aparecida, no Centro, Pato vai fazer o main event da noite, em busca do cinturão dos médios do Rei da Selva.

Deco diz que noitadas sempre foram comuns no Barcelona: 'Antes e hoje'

Ex-jogador descarta trabalhar como treinador, gosta da possibilidade de atuar como dirigente e se defende de doping: 'Fiquei nas mãos de um nutricionista'

Por Barcelona
13 comentários
De volta a Barcelona, desta vez para curtir os primeiros meses de aposentadoria com a família, o ex-jogador Deco aproveitou a ocasião para relembras os tempos em que brilhou no Barça ao lado de estrelas como Ronaldinho Gaúcho, entre 2004 e 2008. Em entrevista ao jornal "Mundo Deportivo", o brasileiro naturalizado português procurou minimizar a fama de amante da noite, mas admitiu que costumava sair, acrescentando que as noitadas ainda são comuns entre os atletas da equipe.
- Isso é uma besteira. Os jogadores sempre saem à noite. Antes e agora. Mas quando se ganha, não acontece nada. No entanto, quando se perde, descobrem tudo. O futebol é uma mentira. Nos anos que ganhamos saíamos mais. Eu falo por mim: se não estou ganhando, não tenho vontade de sair de casa para que me vejam por aí. Quando você ganha, está mais tranquilo. Hoje os jogadores do Barça não saem à noite? É claro que saem.
  •  
Deco Visita jogadores do Fluminense em Laranjeiras (Foto: Bruno Haddad / Fluminense F.C)Deco na última visita que fez ao Fluminense (Foto: Bruno Haddad / Fluminense F.C)
Deco não está na cidade à procura de trabalho e não quer voltar a se vincular ao clube, apesar de já pensar no que pretende fazer no futuro. Entre as possibilidades que mais lhe agradam está a de atuar como dirigente.
- No Brasil já tive alguma oferta, mas deixei o futebol há um mês e meio e não penso nisso agora. Mas gosto da ideia.
Já o cargo de treinador não está em seus planos.
- Não me vejo. Não porque eu não goste, mas é muito difícil para mim por um tema pessoal, já que tenho cinco filhos. Estou há muitos anos no futebol e a vida de treinador também é intensa, pior que a do jogador.
Aposentadoria e doping
Deco negou que o uso de doping tenha influenciado sua decisão de se aposentar, garantindo que tudo não passou de um equívoco médico. O meia foi pego no exame antidoping no começo deste ano, sendo flagrado em março com as substâncias hidrocloratiazida (diurético) e carboxi-tamoxifeno (hormônio), em duelo entre Fluminense e Boavista, pelo Campeonato Carioca. Suspenso preventivamente por 30 dias pelo TJD-RJ, ele voltou a atuar pelo Tricolor em julho, na derrota para o Botafogo, por 1 a 0. Um novo julgamento aconteceria no tribunal estadual a pedido da procuradoria. Com a demora para definição da data, o STJD interviu e assumiu o caso, julgado no fim do mês passado.
- O Fluminense não tem uma grande estrutura médica como Barça ou Chelsea. Por isso fiquei nas mãos de um nutricionista e ele mandava minhas vitaminas para uma farmácia para que fizessem os complementos vitamínicos. Mas como essas farmácias também fazem medicamentos, de forma involuntária contaminaram meus complementos. Foi uma contaminação pequena, mas no fim, deu positivo nas análises por causa de duas substâncias. Uma se usa como diurético e a outra é para o câncer de mama, mas contém anabolizantes, algo que não serve para o futebol. Depois a federação carioca e a CBF brigaram pelo caso e, no fim, a CBF me puniu com oito meses de suspensão sem explicar a razão. No Brasil, o laboratório de referência antidopagem foi desacreditado pela Wada (Agência Mundial Antidopagem). No Brasil, as análises antidoping são enviadas para a Colômbia. No Brasil, que vai organizar um Mundial! Com isso, está tudo explicado.
Deco reconhece que sofreu nos primeiros dias de aposentadoria, mas lembra que não tinha condições físicas de seguir jogando, apesar dos pedidos da diretoria do Fluminense.
- O Fluminense queria que eu continuasse jogando, mas eu me lesionava muito, os músculos já não podiam render em alto nível. No dia que você levanta de manhã e vê que já não joga, é duro. Mas foram dois dias de luto. Um amigo definiu muito bem o meu caso: é como se fosse um familiar de quem se gosta muito, mas que não está bem de saúde, que vive mal. No fim, o melhor é que se vá e descanse.

Comissão no Flamengo cita notas forjadas e R$ 1,6 milhão sem provas

Relatório aponta nota fiscal datada de 94 para justificar gastos de 2010 e 2011. Documento acusa Patricia Amorim e mais três de irregularidades

Por Rio de Janeiro
108 comentários
Patrícia Amorim presidente do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Patrícia Amorim foi acusada com outros três
ex-dirigentes (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
A comissão de inquérito criada pelo Conselho Deliberativo do Flamengo para acompanhar a auditoria do adiantamento de R$ 7,3 milhões realizado na gestão de Patrícia Amorim já chegou a um parecer sobre o caso. Segundo o documento, R$ 1,6 milhão do valor total adiantado não foi devidamente esclarecido. Além disso, a comissão aponta tentativa de comprovar tal gasto com notas forjadas, datadas de 1994, para prestar contas do exercício de 2010 e 2011.
O relatório acusa quatro ex-dirigentes por infrações ao estatuto: a ex-presidente Patrícia Amorim, o seu vice-presidente de finanças, Michel Levy, o ex-presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro, e o ex-controller do clube e sócio emérito, William Pereira dos Santos. Patrícia, Levy e William são acusados de infração ao artigo 37 do estatuto (veja os artigos no infográfico ao fim do texto). Ribeiro, por sua vez, é citado por infringir o artigo 120, com possibilidade de ser combinado ao artigo 51. Há também menção a depoimentos de funcionários declarando desconhecer o uso de seus nomes para liberação dessas verbas.
Leonardo Ribeiro e William Pereira se defenderam e negaram as acusações - clique aqui e entenda. Patricia Amorim e Michel Levy não foram encontrados para falar sobre o assunto.
O parecer ficou pronto na última segunda-feira e já está à disposição dos conselheiros no clube, mas a diretoria não permite cópias ou fotografias das páginas. O GLOBOESPORTE.COM obteve transcrições do documento, que faz acusações a alguns dos principais nomes da antiga gestão. O documento será votado na próxima terça-feira e, se aprovado, será encaminhado para que uma comissão do Deliberativo determine as penalidades, tomando novos depoimentos dos envolvidos, trabalho que deve ter prazo estipulado em 60 dias. Entre as punições (citadas no artigo 28 do estatuto), estão a obrigação de indenizar o clube e a eliminação do quadro social.
Por serem eméritos e beneméritos, Leonardo Ribeiro, William Pereira e Patrícia Amorim, se o relatório for aprovado na terça-feira, teriam penalidades determinadas por comissão do Deliberativo, mas seriam julgados no Conselho de Administração, foro teoricamente mais brando para eles. O atual presidente do Conselho de Administração, Maurício Gomes de Mattos, foi um dos poucos remanescentes da gestão anterior, permanecendo no cargo. Ele tem bom trânsito em ambas as correntes, mas causou desconforto ao retirar da pauta a apreciação do parecer da comissão fiscal no Conselho de Administração, em agosto deste ano.
Queremos é punir o exemplo. A luta não é contra a Patrícia, é contra esse tipo de coisa que se banalizou. Criaram um slogan no Flamengo que no clube pode tudo, só não pode perder no futebol. Aí vira piada do Vampeta"
Moysés Akerman
O presidente da comissão que produziu o parecer, Moysés Akerman, explicou que recomendou que os envolvidos sejam ouvidos para o mais amplo direito de defesa.
- Pode chegar lá o controller, o vice de finanças, até a ex-presidente e dizer: "Olha, os documentos estão todos aqui". Com certeza vão tomar novos depoimentos. Se o parecer que diz que ocorreram infringências ao estatuto for acolhido, no mesmo dia é nomeada a comissão disciplinar. Aí vai se dar o mais amplo direito de defesa. O que queremos é: se o dinheiro saiu do caixa, tem de ter um documento. Só isso. Não é querer crucificar, queremos que o Flamengo seja exemplo e modelo, não pode repetir essas coisas. Estamos vivendo a época da transparência. Queremos é punir o exemplo. A luta não é contra a Patrícia, é contra esse tipo de coisa que se banalizou. Criaram um slogan no Flamengo que no clube pode tudo, só não pode perder no futebol. Aí vira piada do Vampeta - afirmou Akerman.
Os outros integrantes da comissão foram Luiz Felipe Fonseca Drummond (advogado), Ricardo Lomba Vilela Bastos (auditor fiscal), Hamílton de Oliveira Rimes e Túlio Cristiano Rodrigues (empresários).
Para a infração de Patrícia Amorim, os argumentos no parecer são de que ela “afirmou expressamente em seu depoimento desconhecer este tipo de procedimento financeiro do clube, e teria, segundo depoimento de seu próprio VP financeiro, contribuído para o agravamento da situação ao determinar por diversas ocasiões a realização de pagamentos sem a devida comprovação documental”. Sobre Michel Levy, o parecer afirma que “demonstrou total desapego à probidade administrativa” e “seguiu liberando verbas pelo procedimento adotado, ainda que as necessárias comprovações dos adiantamentos anteriormente realizados não tivessem ocorrido”.
Parecer da comissão diz que, em seu depoimento, Patricia "afirmou desconhecer este tipo de procedimento financeiro do clube"
Sobre William Pereira dos Santos, o parecer diz que a acusação se dá “por ter determinado as baixas contábeis em pleno desacordo com as normas padrões do Conselho Regional de Contabilidade”. No caso de Leonardo Ribeiro, a acusação se dá “por não ter o mesmo cumprido com sua prerrogativa estatutária, quando deveria ter representado ao poder competente ao constatar irregularidades em documentos contábeis ou falta destes, ou de outra natureza, como se faz evidente pelas juntadas, oitiva, laudos fortíssimos e até mesmo pelo depoimento pessoal por este assinado”.
Notas supostamente forjadas
Vice de finanças do Flamengo, Michel Levy fala sobre o balanço de 2011 do clube rubro-negro (Foto: Janir Junior / globoesporte.com)O ex-vice de finanças Michel Levy é acusado de
improbidade administrativa  (Foto: Janir Júnior)
Ainda restam mais acusações. São descritas a possibilidade do uso notas fiscais forjadas e o possível uso de nomes de funcionários do clube para liberação de adiantamentos sem o conhecimento dos mesmos. Diz o parecer:
“7.1.5- Chamou atenção desta comissão o fato, reiteradamente reproduzido pelos funcionários do clube que depuseram a esta comissão, de que os mesmos desconhecem o montante aberto em seus nomes pendentes da devida prestação de contas, tendo gerado, inclusive, perplexidade a afirmação de alguns de que seus nomes teriam sido indevidamente utilizados para a liberação de verbas a fim de fazer frente aos pagamentos do clube.
7.1.6 - Emblemático deste caos administrativo-contábil-financeiro, destaca-se por oportuno as notas fiscais 1361, 1362, 1370 e 1371, que foram emitidas a posteriori do evento realizado nas dependências do Flamengo para promover a confraternização do final de ano dos funcionários de 2010 e 2011, ambos realizados pelo mesmo fornecedor no valor atual de R$ 44.300,00, cujas AIDF (Autorização para impressão de Documentos Fiscais) são datadas de 29 de Marco de 1994, vencidas portanto muitos anos antes da emissão das notas fiscais, caracterizando-se tratar de documento irregular, e porque não dizer ‘frio’, emitido tão somente para fazer constar da contabilidade”.
Parecer aponta que notas fiscais emitidas para a confraternização de fim de ano dos funcionários do clube em 2010 e 2011 tinham autorização para impressão da Fazenda com data de 1994
- Isso existe, está lá, é grave, foi reprovado. Como exemplo, você vai agora para Manaus e volta com uma nota de 1994. Não quero acreditar que sejam pessoas que estiveram no Flamengo com má intenção, mas aconteceu, não podemos deixar passar. No momento em que me chamaram para fazer parte da comissão, não é para brincar. Agora, o plenário é soberano – afirmou Akerman.
Nos itens seguintes, o parecer discorre sobre outras irregularidades encontradas pela comissão de inquérito. Aponta inconsistências na documentação apresentada pelo controller do clube, William Pereira dos Santos: “a administração anterior do clube, que ao tomar ciência das inconsistências constatadas, na pessoa de seu controller, em junho de 2012, efetivou diversos lançamentos de baixa contabilidade sem a devida prestação de contas, sendo certo que estas baixas totalizavam a importância de R$ 599.808,32”.
‘Tentativa de encobrir vestígios’

Em seguida, outro tópico do parecer vai além: “Observou-se ainda a tentativa, por parte do mesmo controller, em retificar o balanço patrimonial de 2011 a ser assinado pelo contador do clube, que se recusou a fazê-lo em face da inexistência da documentação comprobatória, o que evidencia tentativa de encobrir os vestígios das irregularidades apontadas”.
Esses depoimentos foram na fase de instrução, como em um inquérito policial. O importante é saber quem autorizou a fazer, não quem fez. Porque a pessoa cumpre ordens ali"
Moysés Akerman
O trecho seguinte dá os valores exatos que permanecem sem a devida comprovação: “Finalmente, e não menos importante, o trabalho de auditoria constatou ainda a importância de R$ 1.590.431,62, na mesma conta de adiantamentos, que foram disponibilizados, sem a devida comprovação de origem. Restou igualmente demonstrado que o valor de R$ 1.636.704,44, foi baixado na contabilidade sem as devidas comprovações. Tais constatações demonstram de forma inequívoca a existência de irresponsabilidade contábil/financeira, perpetrada no exercício de 2011”.
- Exatamente, foi constatado. Tiveram um comportamento altamente funcional, correto e cumpriam ordens. Esses depoimentos foram na fase de instrução, como em um inquérito policial. O importante é saber quem autorizou a fazer, não quem fez. Porque a pessoa cumpre ordens ali. Era colocado o nome do funcionário para arrecadar um valor e servia para uma série de outras atividades. Que eram comuns, necessárias, não digo que não. Mas de uma maneira muito boa eles se documentaram e vieram documentados, aí foi baixando esse valor de R$ 7 milhões para R$ 1,6 milhão, que não tinha documento nenhum – disse Akerman.
Depoimentos e recomendações
A comissão de inquérito relata ter tomado os seguintes depoimentos para chegar a essas conclusões: os funcionários Tânia Luiza Nogueira da Silva Rodirgues, Glória Teixeira Mota Pereira, José Carlos Barbosa, Elza Maria dos Santos, Vitorino Correa da Silva Filho e o ex-funcionário Fransico Daniel Souza Paiva. Também foram ouvidos o contador da antiga gestão, Rogério Tosca da Encarnação, e o ex-controller William Pereira dos Santos, sócio emérito do clube. Entre os dirigentes, o parecer diz que foram ouvidos Luiz Cláudio (Cacau) Cotta, ex-vice-presidente do Fla-Gávea; Michel Levy Neto, ex-vice-presidente de finanças; Leonardo Ribeiro, ex-presidente do Conselho Fiscal; e a ex-presidente Patrícia Amorim.
No fim do parecer, há recomendações para procedimentos a serem adotados pela diretoria, entre elas “limitar a alçada dos adiantamentos de despesas a ocorrer valor ínfimo quando o empenho for de pequeno porte, e para alçadas de valores de maiores portes serem previamente autorizados pelo CODE e COFI”, além de “impossibilitar qualquer pagamento sem procedência evidenciada e transparente”.
Presidente do Deliberativo explica procedimentos
Delair Dumbrosck Flamengo (Foto: Globoesporte.com)O presidente do Deliberativo, Delair Dumbrosck,
promete direito de defesa (Foto: Globoesporte.com)
O presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo, Delair Dumbrosck, garantiu não haver qualquer perseguição à antiga diretoria, mas destacou que é preciso explicar o valor de R$ 1,6 milhão. Assegurou que dará amplo direito de defesa aos acusados e que torce para que a documentação apareça.

- Ninguém está penalizando ninguém ainda. Estou tendo o cuidado de dar o amplo direito de defesa. O relatório vai ser apresentado e lido na terça-feira e vai definir se prossegue com o relatório ou se tudo não passou de um erro e está muito bem esclarecido, e não precisa penalizar ninguém. O plenário é soberano. Se continuar o processo, vou nomear uma outra comissão disciplinar, que vai analisar o relatório, pegar o estatuto e imputar responsabilidade a cada um. Essa comissão certamente dará o amplo direito de defesa, as pessoas vão tomar conhecimento do relatório. Pode ter até mais acusados depois.
O dirigente confirmou que já busca nomes para formar a comissão disciplinar que analisará as possíveis punições administrativas aos acusados. Segundo Delair, por conta da natureza dessa comissão, a intenção é privilegiar nomes ligados ao Direito. Ao comentar sobre as notas frias, Delair afirmou:
- Isso aí são coisas que você pode pegar e dizer que pagou. Alguém recebeu. Mas a nota, não tiveram o cuidado de verificar se era válida ou não. Por exemplo, se o Flamengo tiver uma fiscalização amanhã, poderia chegar a Receita e pegar essa nota porque ela não é legal. Não quer dizer que alguém colocou dinheiro no bolso, pode até ter colocado, mas tem de explicar. Se você tem as notas, os documentos, já foram chamados todos para explicar... Alguém tem uma responsabilidade. Então a comissão certamente chamará as pessoas ou os responsáveis e perguntar: “E aí?”.
A comissão disciplinar fará o parecer e minha comissão jurídica vai dizer onde ele tem de ser apreciado. O parecer é do Deliberativo. Onde vai ser analisado, onde será julgada a penalidade, é outra questão"
Delair Dumbrosck
Ele esclareceu que o relatório disciplinar será feito pela comissão a ser indicada pelo Deliberativo, caso o relatório seja aprovado na próxima terça-feira. Como Leonardo Ribeiro, William Pereira e Patrícia Amorim são sócios eméritos e beneméritos, as penalidades apontadas pela comissão do Deliberativo podem ser julgadas no Conselho de Administração.
- A comissão disciplinar fará o parecer e minha comissão jurídica vai dizer onde ele tem de ser apreciado. O parecer é do Deliberativo. Onde vai ser analisado, onde será julgada a penalidade, é outra questão. Por exemplo, vai para o Conselho de Administração. Analisam e, se não concordarem, fazem um recurso ao Deliberativo.
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM tentou contato com os telefones celulares de Patrícia Amorim, que não atendeu e não dispunha de secretária eletrônica, e Michel Levy, que estava fora de área - foi deixado recado para o ex-vice de finanças.
Entenda o caso
No dia 4 de agosto de 2012, o GLOBOESPORTE.COM revelou um depoimento do então contador do Flamengo, Rogério Tosca da Encarnação, que foi ao Conselho Fiscal do clube tentar explicar um buraco de R$ 7 milhões em adiantamentos sem prestação de contas nos registros do exercício anterior. A reunião foi gravada em vídeo. Na ocasião, o contador descreveu o problema dessa forma:
- Eu sou colocado de costas e tenho de pedir desculpas a alguém que passa a mão na minha bunda, pedir desculpas por estar de costas. (...) Quero exercer a minha função e não posso fazê-lo. Presto contas de 114 empresas. Aqui só tem um problema: muito cacique e pouco índio. É o que está aqui – disse Rogério Tosca da Encarnação em explanação no Conselho Fiscal em 2012.
O tempo passou, a gestão mudou e, no início deste ano, a nova diretoria encomendou uma auditoria independente. Chegou a ser feita uma nova versão do balanço de 2011, com ajustes do Conselho Fiscal, mas o ex-vice de finanças Michel Levy e o então contador Rogério Tosca da Encarnação não assinaram o documento. Dessa forma, foi analisada pelo Deliberativo, que apontou pendências, a versão sem os ajustes. A comissão de inquérito que apresentou parecer na última segunda-feira foi criada justamente para acompanhar o trabalho da auditoria na questão dos adiantamentos não comprovados.
Em 20 de agosto de 2013, seria votado outro parecer sobre o mesmo tema, da comissão fiscal do Conselho de Administração, mas o presidente do órgão, Maurício Gomes de Mattos, retirou de pauta a apreciação do documento, exigindo a presença de todos os poderes do clube para levar o assunto adiante. A decisão não agradou à cúpula da atual diretoria, que não se opôs à sua reeleição no conselho mesmo tendo exercido esse cargo na gestão anterior.
Info_ESTATUTO_Flamengo-2 (Foto: Infoesporte)
Goiás vence em Macaé, aproxima-se do G-4 e mantém o Vasco no Z-4
Rodrigo e Hugo dão a vitória ao Esmeraldino. Vasco perde a segunda seguida e continua seu calvário na zona de rebaixamento
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • estatística
    alto e baixo
    O Goiás, agora em quinto, alcança sua melhor colocação no Brasileiro. O Vasco completa quatro rodadas seguidas no Z-4 - nove em todo o campeonato.
  • deu certo
    Walter
    O Goiás soube explorar os espaços deixados pelo Vasco. E Walter foi figura-chave, ao se deslocar para a direita, funcionando como um meia.
  • lance capital
    2 do 2º tempo
    O Vasco iniciou o segundo tempo fazendo pressão e teve ótima chance de empatar. Ken cruzou rasteiro, Marlone desviou com estilo, mas André isolou.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
653 comentários
Preciso e eficiente, o Goiás se impôs diante do Vasco, em Macaé, no norte do estado do Rio, e com um gol em cada tempo venceu por 2 a 0. Segue firme na sua caminhada para se aproximar da briga por uma vaga na Taça Libertadores de 2014, agora em quinto lugar com 43 pontos. O time cruz-maltino, por sua vez, desperdiçou grande oportunidade de deixar a zona de rebaixamento e continua na 18ª posição com 32 pontos, a dois do primeiro time fora da degola, o Coritiba. Rodrigo e Hugo marcaram os gols, diante de 6.460 pagantes (7.766 presentes), para uma renda de R$ 94.060.
A torcida do Vasco, que apoiou durante quase toda a partida, inclusive após os gols do adversário, perdeu a paciência nos minutos finais e passou a vaiar e protestar muito, ensaiando até um "olé" em favor do rival.
- O time deu demonstração de fraqueza depois que tomou o primeiro gol, deu demonstração de dúvida. Isso acaba passando de um para o outro. Nessa fase tem que ter força mental, e o grupo está com essa dificuldade. Nosso início de jogo foi bom, mas os adversários sentem que, se segurarem o resultado, a gente começa a perder a confiança. São 27 pontos a disputar, mas a situação fica mais difícil. Você fica na dúvida se vai reagir, o torcedor fica insatisfeito, e isso atrapalha - comentou Juninho.
O meia voltou ao time após ausência em duas rodadas - na vitória sobre o Fluminense, por suspensão, e na derrota para o Criciúma, poupado - mas teve atuação apenas razoável. Foi substituído aos 17 do segundo tempo, para a entrada de Reginaldo.
O Goiás chega à terceira vitória seguida e alcança sua  melhor colocação neste nacional. E mantém o retrospecto positivo contra o adversário neste ano: empatou em casa no primeiro turno (1 a 1) do Brasileiro e venceu o jogo de ida das quartas de final (2 a 1) da Copa do Brasil. A partida de volta será no dia 24, no Maracanã.
O Vasco jogou pela segunda vez em Macaé neste Brasileiro para cumprir punição do STJD de perda de quatro mandos de campo em razão de brigas entre torcedores seus e do Corinthians no Mané Garrincha, em Brasília. Na outra, venceu o Inter por 3 a 1 no início do mês. Na próxima rodada, faz o clássico contra o Botafogo, domingo, às 18h30m (de Brasília), no Maracanã. Já o Goiás recebe o Atlético-PR no mesmo dia, às 16h (de Brasília) no Serra Dourada.
gol goias x vasco (Foto: Reprodução / SporTV)Hugo comemora o segundo gol do Goiás contra o Vasco em Macaé (Foto: Reprodução / SporTV)
Muitos erros e gol de Rodrigo
Noite chuvosa em Macaé, e mais uma vez a torcida do Vasco compareceu para apoiar. Logo no primeiro minuto o time foi para cima, como que para mostrar agradecimento, e que pelo menos dedicação não iria faltar. Com essa postura, chegou a ter 70% de posse bola. Mas o Goiás, aos poucos, passou a ganhar terreno, ajudado sobretudo pelo mal posicionamento dos jogadores de meio-campo vascaíno e falhas individuais de seus jogadores. Nesse quesito, Jomar teve capítulo especial, com duas entregadas clássicas, quase iguais, que deixaram a bola livre nos pés de Roni e Walter. Mas ambos pararam em boas intervenções de Diogo Silva.
O Goiás se encontrou nas jogadas em velocidade e bolas esticadas, com Walter trabalhando no pivô, mas abriu o placar em bola parada. David cobrou falta da esquerda, e o zagueiro Rodrigo se antecipou à zaga para desviar de cabeça, aos 36 minutos. A torcida, segundos depois do golpe, começou a gritar novamente, apoiando. Um comportamento louvável diante da quantidade de erros cometidos pelo time de Dorival Júnior. Os homens de meio-campo, muito distantes entre si, davam espaços na marcação e eram lentos na saída para o ataque. Tanto que o Vasco só ameaçou pela primeira vez aos 45 minutos, em chute de Marlone.
Vasco tenta reagir, mas Goiás mata o jogo
Dorival Júnior voltou com o volante Sandro Silva no lugar de Jhon Cley, para tentar recompor o meio-campo. Pedro Ken, mais adiantado, apareceu bem logo aos dois minutos e cruzou da direita. Marlone ajeitou para André, mas o camisa 9 fez o que parecia impossível: chutou para fora, quase da linha da pequena área. O Goiás, nos contra-ataques, tentava matar o jogo, mas não conseguia mais acionar seus atacantes com tanta facilidade, porque a marcação do Vasco se ajustou.
Em busca do empate, o time de São Januário precisava de mais poder de fogo, e o técnico lançou Montoya e Reginaldo nos lugares de Fillipe Soutto e Juninho, respectivamente. Enderson Moreira rebateu com Welinton Junior na vaga de Eduardo Sacha, para tentar explorar os espaços deixados pelo rival. E no primeiro lance a estratégia deu resultado. Welinton Junior lançou Walter na esquerda e apareceu na área para receber o cruzamento e ajeitar de cabeça para Hugo, que só teve o trabalho de empurrar para o gol. Jogo decidido, e o time esmeraldino se aproxima da briga por uma vaga na Libertadores de 2014. Já o Vasco segue sob a ameaça do rebaixamento cada vez mais presente.
Goiás vence em Macaé, aproxima-se do G-4 e mantém o Vasco no Z-4
Rodrigo e Hugo dão a vitória ao Esmeraldino. Vasco perde a segunda seguida e continua seu calvário na zona de rebaixamento
 
DESTAQUES DO JOGO
  • estatística
    alto e baixo
    O Goiás, agora em quinto, alcança sua melhor colocação no Brasileiro. O Vasco completa quatro rodadas seguidas no Z-4 - nove em todo o campeonato.
  • deu certo
    Walter
    O Goiás soube explorar os espaços deixados pelo Vasco. E Walter foi figura-chave, ao se deslocar para a direita, funcionando como um meia.
  • lance capital
    2 do 2º tempo
    O Vasco iniciou o segundo tempo fazendo pressão e teve ótima chance de empatar. Ken cruzou rasteiro, Marlone desviou com estilo, mas André isolou.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
647 comentários
Preciso e eficiente, o Goiás se impôs diante do Vasco, em Macaé, no norte do estado do Rio, e com um gol em cada tempo venceu por 2 a 0. Segue firme na sua caminhada para se aproximar da briga por uma vaga na Taça Libertadores de 2014, agora em quinto lugar com 43 pontos. O time cruz-maltino, por sua vez, desperdiçou grande oportunidade de deixar a zona de rebaixamento e continua na 18ª posição com 32 pontos, a dois do primeiro time fora da degola, o Coritiba. Rodrigo e Hugo marcaram os gols, diante de 6.460 pagantes (7.766 presentes), para uma renda de R$ 94.060.
A torcida do Vasco, que apoiou durante quase toda a partida, inclusive após os gols do adversário, perdeu a paciência nos minutos finais e passou a vaiar e protestar muito, ensaiando até um "olé" em favor do rival.
- O time deu demonstração de fraqueza depois que tomou o primeiro gol, deu demonstração de dúvida. Isso acaba passando de um para o outro. Nessa fase tem que ter força mental, e o grupo está com essa dificuldade. Nosso início de jogo foi bom, mas os adversários sentem que, se segurarem o resultado, a gente começa a perder a confiança. São 27 pontos a disputar, mas a situação fica mais difícil. Você fica na dúvida se vai reagir, o torcedor fica insatisfeito, e isso atrapalha - comentou Juninho.
O meia voltou ao time após ausência em duas rodadas - na vitória sobre o Fluminense, por suspensão, e na derrota para o Criciúma, poupado - mas teve atuação apenas razoável. Foi substituído aos 17 do segundo tempo, para a entrada de Reginaldo.
O Goiás chega à terceira vitória seguida e alcança sua  melhor colocação neste nacional. E mantém o retrospecto positivo contra o adversário neste ano: empatou em casa no primeiro turno (1 a 1) do Brasileiro e venceu o jogo de ida das quartas de final (2 a 1) da Copa do Brasil. A partida de volta será no dia 24, no Maracanã.
O Vasco jogou pela segunda vez em Macaé neste Brasileiro para cumprir punição do STJD de perda de quatro mandos de campo em razão de brigas entre torcedores seus e do Corinthians no Mané Garrincha, em Brasília. Na outra, venceu o Inter por 3 a 1 no início do mês. Na próxima rodada, faz o clássico contra o Botafogo, domingo, às 18h30m (de Brasília), no Maracanã. Já o Goiás recebe o Atlético-PR no mesmo dia, às 16h (de Brasília) no Serra Dourada.
gol goias x vasco (Foto: Reprodução / SporTV)Hugo comemora o segundo gol do Goiás contra o Vasco em Macaé (Foto: Reprodução / SporTV)
Muitos erros e gol de Rodrigo
Noite chuvosa em Macaé, e mais uma vez a torcida do Vasco compareceu para apoiar. Logo no primeiro minuto o time foi para cima, como que para mostrar agradecimento, e que pelo menos dedicação não iria faltar. Com essa postura, chegou a ter 70% de posse bola. Mas o Goiás, aos poucos, passou a ganhar terreno, ajudado sobretudo pelo mal posicionamento dos jogadores de meio-campo vascaíno e falhas individuais de seus jogadores. Nesse quesito, Jomar teve capítulo especial, com duas entregadas clássicas, quase iguais, que deixaram a bola livre nos pés de Roni e Walter. Mas ambos pararam em boas intervenções de Diogo Silva.
O Goiás se encontrou nas jogadas em velocidade e bolas esticadas, com Walter trabalhando no pivô, mas abriu o placar em bola parada. David cobrou falta da esquerda, e o zagueiro Rodrigo se antecipou à zaga para desviar de cabeça, aos 36 minutos. A torcida, segundos depois do golpe, começou a gritar novamente, apoiando. Um comportamento louvável diante da quantidade de erros cometidos pelo time de Dorival Júnior. Os homens de meio-campo, muito distantes entre si, davam espaços na marcação e eram lentos na saída para o ataque. Tanto que o Vasco só ameaçou pela primeira vez aos 45 minutos, em chute de Marlone.
Vasco tenta reagir, mas Goiás mata o jogo
Dorival Júnior voltou com o volante Sandro Silva no lugar de Jhon Cley, para tentar recompor o meio-campo. Pedro Ken, mais adiantado, apareceu bem logo aos dois minutos e cruzou da direita. Marlone ajeitou para André, mas o camisa 9 fez o que parecia impossível: chutou para fora, quase da linha da pequena área. O Goiás, nos contra-ataques, tentava matar o jogo, mas não conseguia mais acionar seus atacantes com tanta facilidade, porque a marcação do Vasco se ajustou.
Em busca do empate, o time de São Januário precisava de mais poder de fogo, e o técnico lançou Montoya e Reginaldo nos lugares de Fillipe Soutto e Juninho, respectivamente. Enderson Moreira rebateu com Welinton Junior na vaga de Eduardo Sacha, para tentar explorar os espaços deixados pelo rival. E no primeiro lance a estratégia deu resultado. Welinton Junior lançou Walter na esquerda e apareceu na área para receber o cruzamento e ajeitar de cabeça para Hugo, que só teve o trabalho de empurrar para o gol. Jogo decidido, e o time esmeraldino se aproxima da briga por uma vaga na Libertadores de 2014. Já o Vasco segue sob a ameaça do rebaixamento cada vez mais presente.
 

Larissa Riquelme alega problema de saúde para deixar reality no Chile

Acima do peso em razão de hipotireoidismo, modelo ainda estaria tentando salvar o namoro com o jogador Jonathan Fabbro, do River Plate

Por Vale do Maipo, Chile
305 comentários
Larissa Riquelme pediu para abandonar o programa "Trepadores" (alpinistas, em espanhol), reality show realizado no Chile em que os participantes têm como missão chegar ao Aconcágua. A modelo alegou problemas de saúde para deixar a atração, já que sofre de hipotireoidismo e ganhou peso durante o programa por se descuidar do tratamento. Outro problema seria o término do namoro com Jonathan Fabbro. A musa da Copa de 2010 teria esperança de reatar o relacionamento.
MONTAGEM Larissa Riquelme (Foto: Editoria de arte)Larissa Riquelme durante a Copa (E) e durante o reality este ano (Foto: Editoria de arte)


A decisão foi tomada logo depois de uma declaração dada por ela de que Messi teria feito proposta para ter relações sexuais com ela. O jornal catalão Sport saiu em defesa do craque argentino e não poupou Larissa das críticas.

- Fabbro poderia ter iniciado outra relação ou teria se cansado de que Larissa se descuidasse da forma física, pois está cada vez mais gorda, como foi possível comprovar no reality show chileno - publicou o jornal.

A publicação ainda relembrou o problema de saúde já admitido por Larissa Riquelme no passado. 

- O sobrepeso da Larissa seria em função de um mau cuidado com o hipotireoidismo, doença que ela confessou sofrer e da qual também sofre o ex-jogador Ronaldo. Ao que parece, a namoradinha da Copa de 2010 não segue as recomendações médicas quanto alimentação e sedentarismo, o que desencadeou um aumento de peso considerável - escreveu o jornal.

Elenco pede, e diretoria corintiana resolve manter Tite no comando

Técnico ficará no cargo até o fim do seu contrato, em dezembro, com a missão de evitar o rebaixamento e conquistar a Copa do Brasil

Por São Paulo
51 comentários
Tite corinthians (Foto: Beto Martins / Agência estado)Tite vem sofrendo pressão, mas segue no comando
da equipe (Foto: Beto Martins / Agência estado)
Depois de uma demorada reunião no CT Joaquim Grava, nesta quinta-feira, e diante do pedido do elenco, a diretoria do Corinthians decidiu manter o técnico Tite no cargo. Apesar da pressão externa por conta das últimas atuações e dos resultados ruins, houve o entendimento de que o melhor para a equipe é que o treinador permaneça no posto até o fim de seu contrato, em dezembro. A luta é pelo título da Copa do Brasil (a equipe está nas quartas de final, contra o Grêmio) e para que o rebaixamento no Brasileiro seja evitado. Depois disso, Tite deve deixar o clube.
O diretor-adjunto de futebol do Timão, Duílio Monteiro Alves, afirmou, depois de mais de três horas de reunião, que o treinador segue.
- Ele não sai. Continua - afirmou.
O técnico vem sendo contestado pela queda de produção da equipe. Antes apontado como um dos favoritos ao título brasileiro, o atual campeão mundial agora vê a zona do rebaixamento se aproximando. O time tem 37 pontos, cinco a mais que o Criciúma, 17º colocado. Faltam nove rodadas para o fim, e a projeção dos matemáticos é de que são necessários 48 pontos para afastar o fantasma da degola.
Acostumado a festejar títulos, o torcedor corintiano se incomodou com o fato de o time ter vencido apenas oito partidas em 29 rodadas do Brasileirão, além de ter empatado 13 vezes, sendo oito destas partidas pelo placar de 0 a 0 - o time não marca há quatro rodadas.
Em 29 rodadas no Brasileirão, o Corinthians só balançou mais vezes as redes adversárias do que o lanterna Náutico: foram só 22 gols. O excesso de desfalques tem prejudicado o treinador. Renato Augusto e Guilherme passaram muito mais tempo no departamento médico do que em campo. Alexandre Pato e Paolo Guerreiro têm sido convocados para as seleções brasileira e peruana. Peças de reposição, como Maldonado e Ibson, não funcionam e vêm tendo atuações contestadas.
Esta é a segunda passagem de Tite pelo Corinthians (a primeira tinha sido entre 2004 e 2005). Independentemente da pressão recente da torcida, ele já é um dos técnicos mais vencedores dos 103 anos do clube. Contratado em 2010, ele contou com a compreensão da diretoria, mais especificamente do então presidente Andrés Sanchez, que o manteve no cargo mesmo sendo eliminado na primeira fase Libertadores da América, em 2011, ao perder para o Tolima, da Colômbia. A aposta deu certo. Depois daquele episódio, Tite ganhou cinco títulos: Brasileiro (2011), Libertadores e Mundial (2012), Paulista e Recopa (2013).

Após reunião, Tite continua no comando do Corinthians

 

 

A despeito da fase ruim, o técnico Tite vai ser mantido pelo Corinthians. Depois de um revés para o Grêmio por 1 a 0 na última quarta-feira, em Porto Alegre, o comandante teve na tarde desta quinta uma reunião com a cúpula da equipe alvinegra. No encontro, ficou decidido que ele seguirá até o término da temporada. "Tite vai cumprir o contrato até o fim do ano", disse Mario Gobbi, presidente do Corinthians, ao blog do jornalista Juca Kfouri.
A derrota para o Grêmio deixou o Corinthians na 13ª colocação do Campeonato Brasileiro, cinco pontos acima da zona do rebaixamento. O time paulista não marca um gol sequer há quatro rodadas, e só não vive situação pior por ter a melhor defesa da competição nacional.
Apesar de ter um dos elencos mais caros do país, o Corinthians não convenceu até agora nessa temporada, embora tenha tido fôlego para vencer o Campeonato Paulista e a Recopa. O período foi marcado por atuações abaixo da média, muitas mudanças infrutíferas na equipe e pressão das arquibancadas. Depois da derrota para a Ponte Preta, em setembro, um grupo de jogadores teve de se reunir com torcedores organizados para tentar explicar a crise. Após o 4 a 0 diante da Portuguesa, os atletas foram xingados por um grupo mais fanático em Campo Grande (MS), enquanto vândalos picharam a sede do clube em São Paulo.
Tite é o segundo treinador que mais vezes comandou o Corinthians em toda a história, perdendo apenas para Oswaldo Brandão, que esteve na beira do gramado em 441 oportunidades. Ele é, além disso, quem mais ergueu taças pelo Corinthians. São cinco, ao todo (Brasileiro, Libertadores, Mundial de Clubes, Paulista e Recopa), uma a mais que Brandão.

BJ Penn e Frankie Edgar serão os técnicos do TUF 19 e farão trilogia… NOS PENAS!!

 

BJ Penn e Frankie Edgar farão sua trilogia em uma nova categoria
Por essa ninguém esperava e ninguém sabe de onde veio, mas aconteceu. O programa oficial do UFC na TV dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira os técnicos da próxima edição do reality show The Ultimate Fighter, que será gravado nos últimos meses deste ano e vai ao ar por lá no começo de 2014. Serão os velhos conhecidos BJ Penn e Frankie Edgar.
Os dois já se enfrentaram duas vezes valendo o cinturão dos leves do Ultimate, em 2011, e Edgar venceu a lenda do MMA até 70 kg nas duas oportunidades em lutas muito parelhas. Muitos disseram que BJ venceu ambos os combates. Mas há uma surpresa ainda maior que esse reencontro. A luta entre os dois treinadores, a conclusão dessa trilogia, será entre os pesos penas (até 66 kg).
As últimas notícias sobre BJ davam conta de que ele estava aposentado, novamente, ou pelo menos sem previsão de volta ao octógono depois da derrota avassaladora que sofreu para Rory MacDonald em dezembro passado. Dana White disse que queria vê-lo aposentado. Mas ele não só está de volta como ainda lutará pela primeira vez nessa categoria, a mais baixa de sua carreira – chegou a lutar de peso médio e foi já campeão dos meio-médios do UFC.
Vamos à história de como essa luta foi casada: originalmente, os técnicos do TUF 19 seriam Frankie Edgar e Urijah Faber, mas o primeiro não quis descer para os pesos galo, até 61 kg. Então Dana White teve a ideia de mandar uma mensagem para BJ. De cara, Penn pediu uma luta contra o recém-destronado campeão dos leves Benson Henderson, mas gostou da contra-proposta do presidente.
Será muito interessante ver essa terceira luta, há muito rancor e histórias não resolvidas entre eles. Mas será ainda mais interessante ver BJ Penn magrinho. Será que ele vai conseguir? O havaiano sempre foi famoso por lutar com uma barriguinha saliente. Vamos esperar.

BJ Penn apresenta equipe de técnicos do TUF 19 com Dedé Pederneiras

Entre treinadores do time do ex-campeão, está lenda do UFC Mark
Coleman e mestre de Chuck Liddell e Glover Teixeira, John Hackleman

Por Rio de Janeiro
19 comentários
O ex-campeão dos pesos-leves e pesos-meio-médios do UFC BJ Penn apresentou nesta quinta-feira sua equipe de treinadores para a 19ª temporada do The Ultimate Fighter, em que será um dos técnicos do grupo de aspirantes a um lugar na organização. Penn publicou uma foto nas redes sociais ao lado dos membros de sua comissão técnica, que inclui o brasileiro André Pederneiras, líder da equipe Nova União e seu mestre de jiu-jítsu.
BJ Penn com André Pederneiras, Mark Coleman, Jason Parillo e John Hackleman (Foto: Reprodução/Twitter)BJ Penn com Dedé Pederneiras, Jason Parillo, Mark Coleman e John Hackleman (Foto: Reprodução/Twitter)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Além de Pederneiras, a equipe inclui Jason Parillo, treinador de boxe de Penn que já trabalhou com Tito Ortiz, Vitor Belfort e Michael Bisping; Mark Coleman, lenda do MMA que já foi campeão peso-pesado do UFC e do torneio peso-absoluto do Pride; e John Hackleman, técnico principal de Chuck Liddell e Glover Teixeira.
Penn terá como adversário na competição Frankie Edgar, que o derrotou duas vezes pelo título dos pesos-leves do UFC. O TUF 19 já começou a ser filmado, mas só vai ao ar em 2014

Evento de ciência e tecnologia traz lutador Rodrigo Minotauro ao ES

Iniciativa é organizada pela lutadora capixaba Carina Damm e também terá a presença do atleta Vitor Vianna e do treinador de MMA Augusto Nasser

Por Vitória, ES
Comente agora
Rodrigo Minotauro Nogueira (Foto: getty images ufc)Rodrigo Minotauro Nogueira (Foto: Getty Images)
Um evento dentro de outro evento. É dessa forma que uma iniciativa organizada pela lutadora capixaba Carina Damm, chamada de "Combate", pretende ser o ponto alto esportivo da 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que acontece na próxima semana, entre os dias 22 e 25 de outubro, na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória, no Espírito Santo.
Dentre outras ações, o "Combate" anuncia a presença do atleta peso-pesado do UFC Rodrigo Minotauro Nogueira, aproveitando o tema deste ano da Semana de Ciência e Tecnologia, que é 'Ciência, Saúde e Esporte' e que terá o MMA como carro-chefe. Segundo os organizadores do evento, o líder da Team Nogueira estará no Espírito Santo na quinta-feira.
Idealizadora do "Combate", a capixaba Carina Damm, após vencer Yelka Torres no evento de MMA peruano "300 Sparta IV", na última semana, já está em solo capixaba acertando os últimos detalhes do evento. A irmã do peso-pena do UFC Rodrigo Damm, revela que a amizade com Minotauro facilita a vinda dele para o Espírito Santo. Além disso, Carina ressalta a importância que o MMA está ganhando como modalidade esportiva.
- O Rodrigo Minotauro é meu amigo pessoal e eu o convidei para dar mais visibilidade e evidência ao evento, com a presença dele. Como o tema dessa 10ª semana será Ciência, Saúde e Esporte, a Secretaria de Ciência e Tecnologia está vendo que o MMA tem uma grande atenção da mídia e como ele é um esporte de alto rendimento.
Carina Damm MMA (Foto: Ivan Raupp/SporTV.com)Carina Damm é organizadora do "Combate"
(Foto: Ivan Raupp/SporTV.com)
Além de Rodrigo Minotauro, o "Combate" vai promover palestras e treinos abertos com grandes nomes do MMA no Espírito Santo, como o lutador Vitor Vianna, o técnico da equipe Villa Fight, Augusto Nasser e o mestre de muay thai Daniel Mendes. Um dos participantes, Vitor Vianna, fez questão de convidar os capixabas para prestigiarem o evento.
- O que mais me motiva nessas aulas é passar pra frente tudo que aprendi e dar oportunidade as pessoas que gostam do MMA mas que não tiveram oportunidade de aprender ainda. Na quarta-feira eu vou dar uma aula para quem for lá no evento, estão todos convidados. Podem chegar de short e camisa, crianças, adultos, mulheres e homens, de todas as idades.
A 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia é promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho. As atividades começam na próxima terça-feira, dia 22 e vão até o dia 25 de outubro, na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória. O evento estará aberto para visitação das 9h às 20h e no último dia até às 17h. Além do "Combate", outra ação voltada para o esporte no evento será o amistoso entre o Vasco da Gama e a Seleção Capixaba, na modalidade futebol 7.
Confira as atividades do 'Combate' durante a 10ª Semana de Ciência e Tecnologia
Terça-Feira - 22/10
9h - Aula de boxe com Lucas Pelis
10h - Palestra sobre alimentação com Daniel Mendes
11h - Palestra 'Como o MMA Explodiu no Mundo', com Augusto Nasser
14h - Apresentação de Capoeira, puxada de rede e maculelê com Grupo AG, de Guarapari
15h - Palestra 'História da Capoeira no ES', com Mestre Feijão
16h - Treino de sparring com atletas profissionais de MMA do Espírito Santo
Quarta-Feira - 23/10
9h - Treino aberto da equipe Villa Fight, com Augusto Nasser
10h - Aula de MMA com Augusto Nasser
14h - Demonstração 'Jiu-jítsu para Todos', com Lucas Pelis
15h - Aula 'Defesa Pessoal para Mulheres', com Carina Damm e Lucas Pelis
16h - Treino aberto de jiu-jítsu e MMA com Vitor Vianna
Quinta-Feira - 24/10
9h às 12h - Palestra com Rodrigo Minotauro Nogueira
Sexta-Feira - 25/10
9h - Palestra sobre Marketing Esportivo, com Andreia Zanelato
10h - Roda de Capoeira
11h - Treino aberto de MMA com Carina Damm
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Após sete anos, Manaus receberá uma edição do Jungle Fight

Franquia, que começou na capital amazonense em 2003, retorna à cidade em março de 2014. Último evento na cidade ocorreu em 2006

Por Manaus
Comente agora
Após conquistar o Brasil, um dos maiores eventos de MMA do país retorna à cidade onde tudo começou, Manaus, em 2003. Nesta quarta, a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) confirmou edição do Jungle Fight para março de 2012. O evento, que será realizado na Arena Amadeu Teixiera, deverá ter um card repleto de lutadores amazonenses. A última edição da franquia em Manaus foi em 2006.
- O Fabrício (Lima, titular da secretaria) conversou com o Wallid (Ismael, presidente do Jungle Fight) e acertou a vinda do evento para março de 2014. Ele (Wallid) queria trazer para este ano, mas acertamos para março de 2014 - explicou o secretário em exercício da Semjel, Elvys Damasceno.
Mário Israel Jungle Fight MMA (Foto: Ivan Raupp)Mário Israel é um dos amazonenses com cinturão do Jungle Fight (Foto: Ivan Raupp)
Em contato com o GLOBOESPORTE.COM/AM, o presidente do Jungle Fight, Wallid Ismail, confirmou o evento na capital amazonense e explicou que a disputa terá o apoio, além da Prefeitura de Manaus, do Governo do Estado.

- Já tive o aval do governador Omar Aziz. Agora vamos juntar força do governo e prefeitura. Estamos voltando onde tudo começou. Acredito que já era a hora. A intenção era fazer dois eventos no Amazonas, mas vamos ver primeiro esse evento (de março) para ver o custo benefício. Mas queremos fazer uma grande festa nesta edição de março - explicou.
Como o Amazonas tem dois donos de cinturão no Jungle Fight, Mário Israel (peso galo) e Rayner Silva (peso mosca), Wallid confirmou que a edição na capital amazonense deverá ter vários lutadores locais.
- Não posso confirmar quem são, pois alguns ainda devem lutar neste ano. Mas com certeza teremos lutadores amazonenses, pois o Estado é um celeiro de bons lutadores - completou.

TUF 18: Wooten vence luta 'de virada' e empata placar; Tate volta a provocar

Desafiante número 1 dos pesos-galos femininos espalha fotos zombando Ronda Rousey e seu técnico, e Dana White entra no meio para evitar conflito

Por Rio de Janeiro
1 comentário
O time de Ronda Rousey empatou novamente a competição com a equipe de Miesha Tate na 18ª temporada do The Ultimate Fighter no episódio desta quarta-feira. O britânico Michael Wooten derrotou o canadense Josh Hill por decisão unânime dos jurados e ajudou o Time Rousey a igualar o placar do reality em 3 a 3. Restam duas lutas na primeira fase, uma na chave feminina e uma na chave masculina. Entre os pesos-galos femininos, Peggy Morgan, da equipe de Rousey, enfrenta Sarah Moras. Entre os homens, Cody Bollinger, primeiro escolhido por Tate, encara Anthony Gutierrez.
O episódio começou com Raquel Pennington, vencedora do último episódio, conversando com o presidente do UFC, Dana White, que a parabenizou pela vitória, perguntou sobre os pontos sofridos na testa e lhe deu um conselho: se soltar as mãos e golpear mais, pode ganhar de qualquer um na competição. A conversa despertou ciúmes em Julianna Pena, que disse ter ouvido do dirigente que ele estaria torcendo para ela ser campeã.
No dia seguinte, era Dia dos Pais nos EUA, e Ronda Rousey fez uma surpresa aos lutadores da casa que têm filhos. A lutadora e treinadora levou presentes para todos eles, inclusive Cody Bollinger, que é do time de Miesha Tate. Bollinger, aliás, foi quem mais sofreu com a distância da família e chorou muito, sozinho no seu quarto.
Dana White TUF 18 (Foto: Reprodução/Combate)Dana White não gostou da brincadeira de Tate com
equipe de Rousey (Foto: Reprodução/Combate)
Após os treinos de Josh Hill para seu combate, Miesha Tate e seus companheiros de equipe trabalharam em mais uma provocação a Ronda Rousey e seu treinador, Edmond Tarverdyan. Segundo Tate, ela viu um filme com uma personagem que parecia uma mistura de Rousey e Edmond, e então resolveu imprimir uma série de fotos com o rosto desta personagem e pregar por toda a academia. Minutos depois, Dana White apareceu no local e fez questão de recolher todas as imagens que encontrou.
- Eu desci para acabar com essa m... Para que não aconteça outra guerra aqui. Eles querem arrumar outra briga e culpar o time de Ronda - disse White, bastante estressado com a situação.
Uma foto, porém, sobrou. Anthony Gutierrez, atleta do Time Rousey, achou uma delas na sauna e comunicou a Edmond. Este encontrou a imagem, que logo chegou a Ronda Rousey. A campeã dos pesos-galos femininos do UFC acusou Miesha Tate de ser racista em relação aos armênios, por zombar da "monocelha" de seu treinador.
- Só eu notei isso? E ainda fizeram pelas costas? Isso é coisa de covarde! Deviam falar na nossa cara em vez de esperar a gente sair da academia como um bando de garotinhas covardes - esbravejou Rousey no vestiário.
Apesar disso, Rousey mandou seu time não fazer nada em retaliação, porque prometeu a White que não continuaria brigando com a equipe rival. Ela seguiu à academia, onde ensinou seus lutadores como se proteger no solo. Ela também disse que, apesar de considerar Michael Wooten "adorável", confia que ele tem um "interruptor" e vira outra pessoa quando entra no cage. Na casa, David Grant, que já conhecia Wooten antes do programa, o ajudou no corte de peso.
Na pesagem, o canadense Hill bateu 61,2kg tranquilamente. O britânico Wooten precisou ficar nu para registrar 61,7kg, o limite de tolerância da categoria. Ao se virar para descer da balança, acabou mostrando sua genitália para todos, inclusive sua treinadora, Rousey, que riu
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Michael Wooten x Josh Hill TUF 18 (Foto: Reprodução/Combate)Michael Wooten domina Josh Hill no chão durante sua luta (Foto: Reprodução/Combate)
A LUTA
Hill começou usando golpes para se aproximar e cinturar Wooten. O britânico tentou defender a queda usando a grade, mas o canadense eventualmente conseguiu o levantar e jogá-lo no chão. Wooten tentou uma guilhotina, mas não fechou a guarda. Hill se livrou e, quando o adversário girou para o lado errado, o canadense pegou suas costas e fechou um mata-leão. Wooten mostrou habilidade, saiu da posição e se recolocou de pé. Todavia, Hill o manteve contra a grade e acertou bons socos e cotoveladas na cabeça, sangrando o nariz do atleta do Time Rousey. Wooten passou o restante do round se defendendo das quedas e apenas nos segundos finais inverteu a posição na grade, onde desferiu duas joelhadas no corpo.
Wooten começou o segundo round muito melhor e imediatamente acertou uma forte joelhada que balançou Hill. O canadense do Time Tate se agarrou no rival para tentar quedá-lo, mas acabou caindo por baixo no chão. Wooten não perdeu tempo e atacou dentro da meia-guarda, com socos e cotoveladas. Porém, ao tentar agarrar uma guilhotina, o britânico acabou permitindo ao adversário tempo para se levantar. Na luta agarrada na grade, Wooten acertou boas joelhadas no rosto e, quando os dois se desvencilharam, conectou uma ponteira. Hill estava "baleado", mas, em vez de buscar um nocaute, o lutador do Time Rousey o quedou. O canadense ameaçou uma guilhotina, mas não conseguiu fechar. Wooten pegou suas costas e atacou um mata-leão. Hill resistiu e inverteu a posição, ficando por cima por todo o minuto final, de onde desferiu socos no corpo e rosto, mas nada suficiente para virar o round. Seria necessário mais um assalto de desempate.
Hill surpreendeu ao jogar um soco rodado para iniciar o round, e Wooten tentou derrubá-lo. O canadense conseguiu inverter a posição na luta agarrada e passou a buscar o single leg, mas o britânico se defendeu e deu alguns golpes na cabeça. Após cerca de um minuto, Wooten inverteu e passou a tentar um single leg. Mais um minuto, e foi Hill quem voltou a pressionar o adversário na tela. Com pouco menos de dois minutos restando, os dois se desvencilharam e Hill tentou um golpe rodado novamente. Era a chance que Wooten precisava: o britânico se esquivou, derrubou o adversário e atacou com socos e cotoveladas. Por baixo, tudo o que Hill conseguiu foi remontar a guarda. Wooten terminou por cima e com a vitória por decisão unânime.
Mesmo com a vitória, Ronda Rousey e sua auxiliar técnica Marina mandaram "dedos médios" novamente para Miesha Tate, ainda ofendidas com as fotos espalhadas pela academia.
O canal Combate exibe os episódios inéditos do "The Ultimate Fighter 18" sempre às quartas-feiras, a partir da meia-noite.

Do 'Pesadelo' ao 'Sonho': Diego Sanchez se revigora após drama

Lutador, que se perdeu nos vícios do cigarro e da bebida, quer provar contra Melendez que está recuperado e pode disputar novamente título dos leves

Por Direto de Houston, EUA
12 comentários
A última vez em que Diego Sanchez lutou na divisão peso-leve do UFC (70,3 kg), ele disputou o cinturão. Mas o duelo fez jus ao apelido de "Pesadelo" que o americano levava - principalmente por conta de como acabou. Sanchez foi completamente massacrado por BJ Penn e acabou com um corte profundo no supercílio. Como os médicos não conseguiram estancar seu sangramento, o árbitro confirmou a vitória de BJ Penn por nocaute técnico aos 2min37s quinto round.
A luta aconteceu em dezembro de 2009 e, na época, o site FightMetric, especializado em estatística, mostrou o tamanho do massacre, com BJ Penn acertando 150 golpes contra apenas oito do desafiante. Na coletiva de imprensa pós-luta, o presidente do UFC, Dana White, disse que "nunca tinha visto um cara tão 'estragado' quando Sanchez em toda a sua vida".
Diego Sanchez treino UFC 166 (Foto: Evelyn Rodrigues)Diego Sanchez no treino aberto do UFC 166 (Foto: Evelyn Rodrigues)
A derrota na disputa pelo título foi apenas o início de um dos períodos mais conturbados da vida de Diego. O lutador, que ficou conhecido ao vencer Kenny Florian e se sagrar campeão da divisão dos médios da primeira edição do reality show "The Ultimate Fighter" nos EUA, não conseguiu lidar com a pressão que a fama e o dinheiro trouxeram à sua vida. Depois da final do TUF, ele estreou no UFC na categoria dos leves e chegou a um embalo de 17 vitórias consecutivas na carreira. Foi aí que sua chance ao título chegou e, com ela, os piores acontecimentos de sua carreira.
- Eu estava muito perto de disputar o cinturão, mas aí me mudei para San Diego. Estava em um momento de muita fama, e aí venci a "Luta do Ano" e ía ter a minha chance ao título da divisão dos leves, mas me perdi. Fiquei solteiro, comecei a fumar e beber e a ter péssimas influências ao meu redor. Então o meu MMA caiu. Perdi a luta para BJ Penn, fiz um corte profundo na cabeça. Aquele foi o pior momento da minha carreira - revela o lutador em vídeo divulgado pelo UFC contando a sua história de superação.
Eu deveria ter sido mais humilde lá, mas as coisas não pararam de acontecer, porque aí eu tinha muito mais dinheiro. Estava no fundo do poço e nunca esqueço esse momento."
Diego Sanchez
- Eu deveria ter sido mais humilde lá, mas as coisas não pararam de acontecer, porque aí eu tinha muito mais dinheiro. Estava no fundo do poço e nunca esqueço esse momento. Estava sentado em um hotel em Las Vegas fazendo um pedido de serviço de quarto quando o meu cartão foi negado. Deveria ter, pelo menos, mais 150 mil dólares no banco, mas eu tinha um cara que era o meu melhor amigo e me colocou em tantas roubadas, que acabou limpando a minha conta. Tive que chegar ao fundo do poço para acordar da vida que estava levando. Sinceramente o que aquele cara fez comigo foi uma bênção, porque eu dei a volta por cima. - desabafou o lutador no mesmo vídeo.
Diego se afastou das má companhias, casou, adotou o filho da esposa como se fosse seu e decidiu que queria voltar a lutar. Foi então que bateu na porta da Jackson's MMA, em Albuquerque, onde o seu retorno foi comemorado por toda a equipe. E foi nesse momento que ele decidiu mudar seu apelido e passou a adotar o codinome 'The Dream', que em português significa sonho.
- Eu pensei que nunca mais passaria por isso de novo (voltaria a lutar). E foi uma situação em que tive que voltar pela minha família. Tive um ano muito complicado em 2011 e 2012. Eu sofri lesões, tive que passar por cirurgias, tive que superar coisas muito sérias que atletas de alto nível precisam passar e esse processo do retorno pode ser complicado. Mas a lição disso tudo foi que eu nunca desisti, mantive a minha fé e Deus me trouxe de volta, 100% recuperado de tudo o que aconteceu. Estou muito animado porque hoje eu vejo a luz no fim do túnel e sei que não posso lutar pelo resto da vida e sim pelos próximos cinco anos.  Tudo o que sei é que agora estou muito focado e levando tudo muito a sério no tocante a dieta, saúde e treinos. - declarou o lutador durante os treinos abertos do UFC 166, realizados nesta quarta-feira em Houston, nos EUA.
  •  
Diego Sanchez treino UFC 166 (Foto: Evelyn Rodrigues)Diego Sanchez quer mostrar no UFC 166 que está recuperado (Foto: Evelyn Rodrigues)
Diego, aliás, teve uma recepção calorosa da torcida presente ao treino, e afirmou que não se importa em ser apontado como azarão no duelo deste sábado contra Gilbert Melendez.
- Tudo o que eu posso fazer é apenas esperar para ver. Posso dizer mil coisas, mas eu já fiz todo o meu trabalho. Cheguei ao peso um mês antes da luta, levei esse camp muito a sério e comecei os treinos há 13 semanas.  Estou totalmente preparado e muito confiante, pois fiz um trabalho muito sério em uma das maiores academias do mundo. Além disso,  tenho toda a minha história de vida e a experiência da minha carreira.  Sei do que sou capaz e hoje estou lutando pelas razões corretas, pela minha mulher e filho. Tirei todo o veneno da minha vida, tenho uma mente limpa e focada e me sinto muito forte - afirmou, explicando que seu retorno à divisão dos leves tem um motivo especial:
- Eu quero ser o melhor da divisão. Quero provar para as pessoas que eu ainda sou um lutador top. Eles vão me ver na melhor preparação física da minha vida e vou estar no topo da fila pelo cinturão em um piscar de olhos. Se alguém se machucar, se algo acontecer eu vou estar lá pronto para lutar. Toda essa história de eu ter ido "do pesadelo ao sonho"  é algo muito verdadeiro. O meu sonho hoje é lutar pelo UFC. Quando eu entrar no octógono, ainda vou ser um pesadelo para alguns desses lutadores que vão me enfrentar.  Mas quero ter o melhor condicionamento físico da divisão. Isso vai ser um novo começo para a minha carreira, que começa neste sábado contra o Gilbert Melendez, que é o lutador mais completo dessa categoria hoje. Com todo o respeito ao Anthony Pettis, não o vejo durar muito tempo com o cinturão. Eu o vejo perder o título e descer de divisão. Eu e o Gilbert já treinamos juntos, então ele sabe do que sou capaz.  - finalizou.
O duelo entre Diego Sanchez e Gilbert Melendez será a terceira luta do card deste sábado. O canal Combate transmite a pesagem do UFC 166 às 18h (de Brasília) desta sexta-feira e todas as lutas do evento a partir de 19h15m de sábado. O Combate.com também exibe a pesagem e acompanha todo o card em Tempo Real no sábado, além de transmitir o duelo entre Dustin Pague e Kyoji Horiguchi, pela categoria peso-galo (até 61kg), ao vivo.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
T.J. Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Jeremy Larsen x Andre Fili
Dustin Pague x Kyoji Horiguchi