domingo, 4 de dezembro de 2016

Joseph Benavidez bate Henry Cejudo em luta equilibrada no TUF 24 Finale

Duelo entre o número um e o número dois da categoria dos pesos-moscas é disputado com muita velocidade e agressividade, e é decidida nos detalhes

Por Las Vegas, EUA
Em uma luta movimentada e disputada com muita velocidade e agressividade, o co-evento principal do TUF 24 Finale entre os pesos-moscas Joseph Benavidez - número um da categoria - e Henry Cejudo - número dois -, o primeiro levou a melhor por decisão dividida dos juízes (27-29, 30-26 e 29-27).
Joseph Benavidez Henry Cejudo TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)Joseph Benavidez Henry Cejudo TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)
A luta começou com os dois lutadores partindo para a luta aberta, com trocação franca. Benavidez encurtou a distância e Cejudo aplicou dois golpes duros de direita e esquerda que abalaram o rival, e em seguida conseguiu um cruzado de esquerda que o derrubou. Benavidez tentou revidar, mas perdeu o equilíbrio e errou o chute.Após acertar dois chutes seguidos na área genital de Benavidez, Cejudo teve um ponto retirado pelo árbitro Yves Lavigne. Benavidez passou a fintar muito bem seus golpes, e conectou seguidamente contra o rosto de Cejudo. A luta segui equilibrada até o intervalo.
Os dois lutadores voltaram para o segundo round mostrando a mesma agressividade do primeiro, mas Benavidez apresentava uma movimentação melhor, tomando mais a iniciativa da luta e conectando melhor os golpes.  Cejudo golpeava com mais força, mas era mais atingido do que atingia. Após uma longa troca de chutes de ambas as partes, o round terminou com ambos buscando o ataque.
O terceiro e último round trouxe Cejudo perseguindo Benavidez e tomando a iniciativa da disputa. Já Benavidez atacava entrando e saindo do raio de ação do rival, se movimentando bastante. Os dois lutadores tinham praticamente a mesma estratégia, o que deixou a luta igual. Benavidez conseguiu acertar golpes limpos, mas sem poder de nocaute. Cejudo acertou mais golpes e foi mais agressivo até o fim do duelo.
Jake Ellenberger prende o pé na grade e é derrotado por Jorge Masvidal
Uma luta que vinha sendo muito disputada acabou sendo interrompida por uma infelicidade de Jake Ellenberger. O meio-médio prendeu o dedão do pé esquerdo na grade após a tentativa de aplicar um chute e acabou nocauteado por Jorge Masvidal aos 4m05s do primeiro round.
Jorge Masvidal Jake Ellenberger TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)Jorge Masvidal festeja a vitória enquanto Jake Ellenberger olha o dedo lesionado na grade (Foto: Getty Images)
A luta começou com os dois lutadores apostando nos chutes, e Masvidal incomodou Ellenberger com um chute baixo. Provocador, Masvidal acertou dois socos e chamou Ellenberger para a luta, no que foi atendido. Com uma potente joelhada, ele derrubou o rival, e passou a desferir uma série de golpes. Ellenberger se defendeu e conseguiu voltar a lutar de pé. 
Após uma intensa troca de golpes, Ellenberger tentou um chute e ficou com o dedão do pé esquerdo preso na grade. Masvidal aplicou uma sequência de golpes e o árbitro Herb Dean interrompeu a luta. Inicialmente não se soube se ele havia encerrado o combate ou se havia parado a disputa para que o lutador voltasse a ficar de pé. Mas, após chamar o médico, Dean decidiu confirmar a interrupção da luta e declarou Masvidal o vencedor por nocaute técnico.
Jared Cannonier vence batalha contra Ion Cutelaba por unanimidade
Em uma luta movimentada e com muitos momentos de perigo para ambos os lutadores, o meio-pesado americano Jared Cannonier venceu o moldávio Ion Cutelaba por decisão unânime dos juízes (triplo 29-28).
Jared Cannonier Ion Cutelaba TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)Jared Cannonier acerta um duro golpe de direita em Ion Cutelaba no TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)

A luta começou com Cutelaba partindo para cima de Cannonier e acertando um chute baixo que desequilibrou o americano. Os dois atletas trocaram golpes na altura da grade, e Cutelaba conseguiu uma derrubada de judô, ficando por cima, na meia-guarda, e tentando aplicar o "ground and pound". Cannonier segurou o calcanhar do moldávio e o empurrou com os pés no peito, conseguindo levantar-se. Mas Cutelaba mais uma vez conseguiu a derrubada, e ficou por cima do americano até o intervalo.
No segundo round Cutelaba mais uma vez começou dominando na trocação, conseguindo deixar Cannonier por baixo. O americano conseguiu se levantar e acertar dois bons golpes, mas o moldávio mais uma vez o levou para o solo. A estratégia não era bem-sucedida porque Cannonier fazia a defesa usando bem as pernas, impedindo que Cutelaba o alcançasse com seus socos. No fim do round, o americano conseguiu ficar por cima no chão, na meia-guarda, mas não conseguiu ser efetivo nos golpes sobre o moldávio.
Já bastante cansados, os dois lutadores voltaram para o round final buscando um golpe que decidisse a luta. Ambos soltavam "bombas" um no outro, mas já sem muita precisão. Melhor no round, Cannonier acertou dois bons golpes no rosto de Cutelaba, que sentiu. O moldávio recuou e o americano, ao invés de continuar a golpear, encurtou a distância e foi para a luta agarrada. Cannonier baixou a guarda e passou a andar para cima de Cutelaba, provocando-o e buscando aplicar golpes que decidissem a disputa. O moldávio resistiu e levou a decisão para os pontos.
Sara McMann finaliza Alexis Davis com um katagatame no segundo round
Na segunda luta feminina da noite, a peso-galo americana Sara McMann finalizou a canadense Alexis Davis com um katagatame aos 2m52s do segundo round após quase ser finalizada no fim do round inicial com um triângulo.
Sara McMann Alexis Davis TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)Sara McMann festeja a vitória sobre Alexis Davis no TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)
A luta começou com as duas lutadoras buscando a trocação aberta, e McMann, após uma sequência de quatro golpes seguidos contra Davis, derrubou a rival e ficou por cima no chão. Davis tentava escalar a guarda enquanto McMann não conseguia agredí-la, principalmente com os cotovelos, como seu córner pedia. Alexis Davis aproveitou um erro de posicionamento da rival e encaixou um triângulo, e aplicou cotoveladas na sua cabeça até o intervalo. No córner, McMann disse que não sentia o lado esquerdo do rosto por conta dos golpes aplicados por Davis.
No segundo round, após uma troca rápida de golpes no centro do octógono, Sara McMann aplicou um golpe de judô derrubando Davis, que já iniciou o ataque por baixo à rival. McMann, no entanto, trabalhou no chão e encaixou o katagatame. Davis tentou resistir e se defender do golpe, mas não conseguiu e teve de desistir do combate.
Brandon Moreno vence duelo de estilos contra Ryan Benoit
Na luta que abriu o card principal do TUF 24 Finale, o peso-mosca mexicano Brandon Moreno derrotou o americano Ryan Benoit por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28). O duelo foi muito movimentado, e trouxe um duelo de estilos, com Moreno sendo oriundo da luta agarrada, enquanto Benoit tem origem na trocação.
Brandon Moreno Ryan Benoit TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)Brandon Moreno desfere um soco de esquerda contra Ryan Benoit no TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)
Ryan Benoit começou melhor na luta em pé, mas Moreno levava a melhor quando a luta ia para o chão. Após aplicar duas quedas seguidas no rival, Moreno teve dificuldades com os golpes precisos desferidos por Benoit no fim do round, que o acertaram com força. 
No segundo round, Moreno aceitou a disputa em pé com Benoit, e levou a pior, sofrendo um knockdown e não conseguindo acompanhar o ritmo do rival. Na segunda metade do assalto, percebendo que estava em desvantagem, Moreno partiu para a luta agarrada, derrubando Benoit duas vezes e, em ambas, ficando por cima no chão, se mantendo nessa posição até o intervalo.
No terceiro round Moreno desistiu da trocação e iniciou a disputa com a luta agarrada. No entanto, percebendo que Benoit já estava cansado, ele mudou a estratégia e voltou a trocar golpes com o rival. Dominando melhor as ações, o lutador tinha mais facilidade de encurtar a distância e travar Benoit na grade. Após trocar mais alguns golpes e dominar o rival nos instantes finais, Moreno terminou a luta em melhores condições.

Demetrious Johnson passa sufoco, mas vence Tim Elliott no TUF 24 Finale

Campeão peso-mosca e número um peso-por-peso do UFC defende o cinturão pela nona vez seguida e fica a só uma luta de igualar recorde de dez de Anderson Silva

Por Las Vegas, EUA
Foi mais difícil do que se esperava, mas Demetrious Johnson mostrou que, quanto maior o desafio, melhor é a sua performance. Com uma atuação segura, o campeão dos pesos-moscas do UFC e atual número um do ranking peso-por-peso da  organização foi ameaçado em diversas situações por Tim Elliott, mas venceu o desafiante por decisão unânime dos juízes (49-46, 49-46 e 49-45). Esta foi a nona defesa de cinturão de Denetrious Johnson, que igualou Georges St. Pierre (nove) e fica a uma luta de igualar o recorde de Anderson Silva, que possui dez defesas consecutivas.
Demetrious Johnson Tim Elliott TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)Demetrious Johnson dominou Tim Elliott em quase toda a luta principal do TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)
A luta começou com Elliott se movimentando de forma pouco convencional, enquanto Johnson buscava a derrubada. O campeão buscou a derrubada e conseguiu levar a luta para o chão. Mas Elliott o colocou na guarda e virou o corpo para encaixar uma guilhotina, o que foi feito. Johnson teve a calma para sair da posição e voltou a lutar em pé. O desafiante provocava Johnson, que tentava golpeá-lo no clinche do muay thai. Elliott acertava golpes seguidos na linha de cintura e acertou um upper, levando Johnson ao knockdown. O campeão se levantou, mas foi novamente derrubado, ficando por baixo até o intervalo.
Demetrious Johnson voltou para o segundo round mais atento, enquanto Tim Elliott se movimentava de lado, no ficando de frente para o campeão. A movimentação do desafiante confundia Johnson, que mais uma vez recebeu golpes de surpresa do rival, e quase entrou novamente em uma guilhotina. O campeão defendeu-se e ficou por cima no chão. Elliott se defendia, mas Johnson já tomava conta da luta, indo para o intervalo em vantagem.
Demetrious Johnson Tim Elliott TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)Tim Elliott ameaçou Demetrious Johnson no primeiro round do TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)
O terceiro round começou com Demetrious Johnson se movimentando freneticamente e acertando chutes baixos em Tim Elliott. O desafiante já mostrava cansaço, e não conseguia mais surpreender o campeão com sua movimentação. Johnson tentou encaixar um mata-leão, mas Elliott defendeu e voltou a lutar em pé. O campeão, no entanto, o derrubou novamente, ficando por cima no chão e passando a desferir diversos golpes no rosto do adversário. O desafiante ameaçava a todo momento encaixar um golpe rumo a finalização - tentou um triângulo e uma guilhotina - antes do intervalo, mas terminou por baixo no chão.
Tim Elliott começou o quarto round provocando e tentando tirar a concentração de Demetrious Johnson para, depois, explodir em uma sequência de golpes, que foi pouco efetiva. O campeão manteve seu foco no plano de luta e derrubou o desafiante, mantendo o controle da luta no chão. Johnson encaixou um mata-leão, mas sem o apoio das pernas na cintura de Elliott, não conseguiu mantê-la. O desafiante tentava se movimentar, mas o campeão o atacava sem parar, sempre por cima no solo. Johnson tentou encaixar uma americana nos últimos segundos, mas Elliott mais uma vez defendeu a posição.
Demetrious Johnson Tim Elliott TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)Demetrious Johnson foi superior a Tim Elliott no chão na segunda metade da luta no TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)
No quinto e último round, Tim Elliott voltou dando as costas para Demetrious Johnson na luta em pé, e buscando surpreender com golpes rápidos. Logo após a sequência de chutes, o desafiante derrubou o campeão, que rapidamente fez a raspagem, ficando por cima no chão. Elliott tentava golpear de onde fosse possível, com cotoveladas de baixo para cima, socos e até tapas de mão aberta no rosto do campeão, que se mantinha tranquilo e no controle da movimentação. Após deixar escorregar o braço de Elliott na tentativa de um armlock, Johnson decidiu manter o adversário com as costas no chão e esperar acabar o round para garantir a defesa do cinturão.
Confira as demais lutas da noite:

CARD PRINCIPAL
Joseph Benavidez venceu Henry Cejudo por decisão dividida (27-29, 30-26 e 29-27)
Jorge Masvidal venceu Jake Ellenberger por nocaute técnico aos 4m05s do R1
Jared Cannonier venceu Ion Cutelaba por decisão unânime (triplo 29-28)
Sara McMann venceu Alexis Davis por finalização aos 2m52s do R2
Brandon Moreno venceu Ryan Benoit por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
CARD PRELIMINAR
Ryan Hall venceu Gray Maynard por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Rob Font venceu Matt Schnell por nocaute técnico aos 3m47s do R1
Dong Hyun Kim venceu Brendan O'Reilly por decisão unânime (triplo 29-28)
Jamie Moyle venceu Kailin Curran por decisão unânime (triplo 30-27)
Anthony Smith venceu Elvis Mutapcic por nocaute aos 3m27s do R2
Devin Clark venceu Joshua Stansbury por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)

Finalização sobre Davis dá a McMann prêmio de "Performance da Noite"

Luta entre meio-pesados Jared Cannonier e Ion Cutelaba é eleito o melhor da noite

Por Las Vegas, EUA
Quatro atletas deixaram o TUF 24 Finale, que aconteceu neste sábado, em Las Vegas (EUA), com uma grana a mais no bolso. O duelo entre os meio-pesados Jared Cannonier e Ion Cutelaba, que terminou com a vitória do primeiro, faturou o prêmio de "Luta da Noite", o que fez os dois faturarem US$ 50 mil (cerca de R$ 200 mil) de bônus. 
Sara McMann Alexis Davis TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)Momento em que Sara McMann acerta rosto de Alexis Davis no TUF 24 Finale (Foto: Getty Images)
Os prêmios de performance ficaram por conta de Sara McMann e Anthony Smith, que também faturaram US$ 50 mil. McMann impressionou ao finalizar a faixa-preta Alexis Davis com um katagatame, enquanto Smith nocauteou Elvis Mutapcic.
TUF 24 Finale
3 de dezembro, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Demetrious Johnson venceu Tim Elliott por decisão unânime (49-46, 49-46 e 49-45)
Joseph Benavidez venceu Henry Cejudo por decisão dividida (27-29, 30-26 e 29-27)
Jorge Masvidal venceu Jake Ellenberger por nocaute técnico aos 4m05s do R1
Jared Cannonier venceu Ion Cutelaba por decisão unânime (triplo 29-28)
Sara McMann venceu Alexis Davis por finalização aos 2m52s do R2
Brandon Moreno venceu Ryan Benoit por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
CARD PRELIMINAR
Ryan Hall venceu Gray Maynard por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Rob Font venceu Matt Schnell por nocaute técnico aos 3m47s do R1
Dong Hyun Kim venceu Brendan O'Reilly por decisão unânime (triplo 29-28)
Jamie Moyle venceu Kailin Curran por decisão unânime (triplo 30-27)
Anthony Smith venceu Elvis Mutapcic por nocaute aos 3m27s do R2
Devin Clark venceu Joshua Stansbury por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)</b>