sexta-feira, 27 de julho de 2012

Vasco desembarca sem assédio e tenta não pensar em Forlán

Dedé e Fernando Prass avisam que equipe não pode se preocupar com a estreia do uruguaio e frisam que confronto é com o Inter, não com o atacante

Por Vicente Seda Porto Alegre
Dede desembarque Vasco (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)O zagueiro Dedé chega a Porto Alegre
(Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)
A delegação do Vasco desembarcou sem atraso e sem assédio no fim da tarde desta sexta-feira, em Porto Alegre. Os jogadores caminharam tranquilos até o ônibus. Se Felipe está ansioso por voltar a jogar como o "cérebro" do meio de campo cruz-maltino, os defensores do clube de São Januário procuram minimizar a estreia do uruguaio Forlán, a maior contratação do Internacional, adversário deste sábado, no Beira-Rio, e eleito melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Na estreia de outro estrangeiro de renome contratado recentemente, o Botafogo foi derrotado pelo Grêmio no Engenhão, estragando a festa pelo primeiro jogo do holandês Clarence Seedorf. O placar foi de 1 a 0, com gol de Marcelo Moreno. Pelo lado do Internacional, a expectativa é grande. A contratação de Forlán aumentou em 40% a adesão de sócios ao clube.
Questionado sobre o primeiro confronto com o atacante, Dedé não deixou de ressaltar as qualidades do uruguaio, mas deixou claro que o Vasco não pode ter uma preocupação excessiva com o uruguaio, esquecendo da força do elenco colorado.
- Confronto difícil, é um jogador conhecido, de muita qualidade, é um grande nome, mas acho que o confronto mais legal será Inter contra o Vasco. A gente tem de pensar em fazer o nosso jogo, não em festa de Inter ou esse tipo de coisa. Precisamos estar concentrados em fazer uma boa partida para sair aqui de Porto Alegre com um resultado positivo.
O experiente goleiro Fernando Prass praticamente repetiu o discurso do zagueiro. Afirmou que o Internacional sempre mostrou força dentro do Beira-Rio e, por isso, ficar preocupado apenas com Forlán seria um erro.
- A gente sabe que haverá festa do outro lado, mas o confronto não é contra o Forlán, como muita gente vai colocar. É contra o Inter e esperamos um Inter forte como sempre foi aqui no Beira-Rio.

Cristóvão promete time ofensivo no Beira-Rio: 'Vai ser o Vasco de sempre'

Técnico garante que equipe não mudará sua postura mesmo enfrentando o Internacional em Porto Alegre, neste sábado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Cristóvão Borges no treino do Vasco (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Cristóvão promete o Vasco de sempre contra o Inter
(Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)
Com duas vitórias consecutivas desde a entrada do técnico Fernandão, o Internacional vive momento de ascensão e está a dois pontos do G-4. Mas de olho na liderança do Campeonato Brasileiro e com a marca da invencibilidade fora de casa, o Vasco vai em busca de mais um triunfo, desta vez no Beira-Rio. Assim, a promessa é de uma postura que não vai fugir às suas características.
- Vai ser o Vasco de sempre. Vamos jogar da mesma forma. Nas últimas partidas conseguimos nos reorganizar taticamente e vamos adotar a mesma postura. Uma equipe do nível do Vasco, que quer ser campeão, não pode fazer essa diferenciação entre jogos dentro e fora de casa -3 afirmou o técnico Cristóvão Borges.
O Vasco usa a vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo no Morumbi como um exemplo a ser repetido no Beira-Rio neste sábado. O volante Wendel afirma será adotada uma tática semelhante àquela que levou a equipe a quatro vitórias consecutivas no Brasileirão.
- Vamos jogar da mesma forma, não dando espaços ao adversário e sem deixá-lo se aproximar da nossa área. Hoje, o ponto forte do nosso time é o posicionamento, dando poucas oportunidades para o outro time finalizar. Num campeonato longo e difícil, é importante cada jogador estar com 100% de sua capacidade mental - observou Wendel.

Armandão: Juninho comanda o Vasco e é eleito craque da rodada#12

No duelo de veteranos, vascaíno leva a melhor sobre Seedorf. Atlético-MG passa pelo Santos, segue líder e leva cinco para a seleção da rodada

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Constante perigo ao gol adversário em jogadas de bola parada, Juninho Pernambucano foi muito mais que isso na partida contra o Botafogo. Com imensa disposição, o veterano de 37 anos foi o pulmão do Vasco no clássico, ditando o ritmo de jogo, além de dar assistência, mesmo sentado, para o gol de Alecsandro. Levou a melhor no confronto com Seedorf, de 36 anos. Ao fim do jogo, o Reizinho foi ovacionado pela torcida vascaína. E fechou a rodada#12 como o grande destaque, com a maior nota dos avaliadores.
Em mais uma grande atuação, o Atlético-MG venceu a sétima partida seguida, desta vez por 2 a 0 sobre o Santos, e se manteve na liderança do Brasileirão. Além disso, o Galo emplacou simplesmente cinco jogadores na seleção da rodada#12. Com um conjunto perfeito, o time comandado por Cuca se destacou em todos os setores do campo e poderia ter goleado o adversário, já que teve dois gols anulados na partida. Com dois gols cada, Souza, do Bahia, e Leonardo, do Coritiba, também brilharam na rodada e aparecem entre os selecionáveis.
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 1/3 do Brasileirão - 13 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.
Seleção da 12ª rodada brasileiro 2012 (Foto: Globoesporte.com)
GOLEIRO
A boa campanha da Ponte Preta no Moisés Lucarelli era um grande desafio para o Sport. E, de fato, a pressão da Macaca foi grande e o time campineiro só não saiu com a vitória graças à atuação do goleiro Magrão, que segurou o resultado de 1 a 1. Foram quatro defesas difíceis, sendo uma delas a "defesa da rodada" (veja no vídeo ao lado). Com isso, o paredão rubro-negro recebeu nota 8,0 dos avaliadores. Outro que brilhou foi Marcelo Lomba, que com muita segurança e boas defesas ajudou o Bahia a conseguir uma importante vitória fora de casa contra o Palmeiras por 2 a 0 e recebeu boa nota (7,5). Fábio, do Cruzeiro, também merece destaque graças à boa atuação, apesar da derrota para o Corinthians por 2 a 0.
LATERAL-DIREITO
Na boa campanha do Atlético-MG, um dos nomes pouco falados, mas que tem mantido ótima regularidade nas partidas, é o de Marcos Rocha. Com boa participação defensiva, o lateral do Galo ainda encontrou espaços para atacar com desenvoltura e chutar uma bola na trave, dar assistência para o gol de Danilinho e ainda criar ótimas oportunidades para a equipe. Por isso, ele recebeu nota 8,0 e entra para a seleção da rodada. No empate fora de casa, Luis Ricardo foi um dos destaques da Portuguesa com boas ações ofensivas, levando a melhor sobre Ramon na maioria das oportunidades. Ele recebeu nota 7,0. Outros jogadores da posição que também estiveram bem foram Alessandro (Corinthians), Artur (Palmeiras) e Wallace (Fluminense), todos recebendo avaliação 6,5.
ZAGUEIROS
O faro de artilheiro tem sido marca registrada dos defensores do Atlético-MG. Desta vez, foi Réver quem estava bem posicionado para marcar o segundo gol na vitória sobre o Santos. É claro que não foi apenas a bola na rede que garantiu o xerife do Galo entre os melhores da rodada. O ótimo posicionamento na defesa e a soberania nas bolas aéreas renderam nota 7,5 ao camisa 5 do time mineiro. Outro que balançou as redes adversárias foi Chicão, do Corinthians. Em cobrança de pênalti, ele abriu o caminho para a vitória sobre o Cruzeiro por 2 a 0. Seguro na defesa, o atleta corintiano recebeu a mesma nota do companheiro de zaga na seleção do Armandão. Dedé, do Vasco, foi avaliado também em 7,5. No entanto, como não influenciou diretamente no resultado da partida, acabou ficando fora da relação.
LATERAL-ESQUERDO
A linha de zaga fica completa com mais um jogador do Atlético-MG. A atuação de Junior Cesar, principalmente no ataque, causou muita dor de cabeça aos zagueiros santistas. Com bons passes, dribles e jogadas de perigo, o lateral-esquerdo do Galo recebeu nota 7,0 dos avaliadores. No setor, outro jogador que esteve bastante seguro e teve boa atuação foi Fábio Santos, do Corinthians, que recebeu 6,5. Com a mesma nota, Márcio Azevedo, do Botafogo, e Diego Renan, do Cruzeiro, também merecem menção honrosa na posição.

VOLANTES

Nilton foi um verdadeiro leão em campo na partida contra o Botafogo e parecia se multiplicar, aparecendo em todos os setores do campo, sendo peça fundamental para a defesa vascaína. Se não bastasse a disposição, o volante ainda conseguiu cinco roubadas de bola na partida e, com isso, recebeu nota 8,0 dos avaliadores. Outro que esteve muito bem na rodada foi Serginho, do Atlético-MG. Diferente do jogador do time carioca, o atleta do Galo roubou apenas uma bola durante o confronto contra o Santos. No entanto, ajudou a ligação da zaga com o meio-campo, e as jogadas, em grande parte, começavam a partir de seus pés. Com isso, ele recebeu a mesma nota do companheiro de posição. Outros que estiveram bem foram Paulinho (Corinthians), Marino (Atlético-GO) e Henrique (Palmeiras), todos com nota 7,0.

MEIA

No duelo dos veteranos no clássico carioca, o meia Juninho Pernambucano, de 37 anos, levou a melhor sobre Seedorf, de 36 anos, e contribuiu efetivamente para a vitória do Vasco por 1 a 0 sobre o Botafogo. Além de levar perigo constante nas jogadas de bola parada e chutes de longa distância, o Reizinho protagonizou o lance do jogo: levou a melhor na disputa com Antônio Carlos e, mesmo caído, puxou a bola do zagueiro botafoguense e rolou na medida para Alecsandro estufar as redes. Pelo conjunto da obra, o ídolo vascaíno recebeu a maior nota da rodada, com 8,5. No setor, outros jogadores também se destacaram e receberam nota 7,0: Danilo (Corinthians), Fred (Internacional), Souza (Náutico) e Carlos Alberto (Vasco).
ATACANTES
Com efeito suspensivo, Souza pôde atuar pelo Bahia contra o Palmeiras antes de cumprir suspensão de quatro rodadas. E a participação do atacante foi decisiva para o resultado da partida. Afinal, ele marcou os dois gols da vitória do Tricolor fora de casa por 2 a 0. Com isso, ele recebeu nota 7,5 dos avaliadores. Quem recebeu a mesma nota foi Leonardo, do Coritiba, outro a marcar dois gols na partida. O jogador do Coxa foi fundamental na vitória sobre o Náutico por 4 a 3. Apesar de ter feito apenas um gol, Danilinho recebeu nota 8,0 dos avaliadores. O motivo é simples: o jogador do Galo infernizou a zaga do Santos com dribles e jogadas agudas que levaram constante perigo e foi um dos melhores em campo na vitória do Atlético-MG. Além disso, o gol marcado pelo atacante foi belíssimo, em um chutaço de trivela. Outros que estiveram bem foram Alecsandro (Vasco), Wesley (Atlético-GO), Emerson (Corinthians) e Obina (Palmeiras).

Jogadores do Vasco garantem que Forlán não será centro das atenções

Prass e Wendel elogiam atacante uruguaio, que estreia neste sábado, no Beira-Rio, mas destacam qualidade de todo time do Internacional

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
93 comentários
Fernando Prass, no treino do Vasco (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Fernando Prass pede foco no restante da equipe
colorada (Foto: Jorge William / Agência O Globo)
O estreante Diego Forlán será o principal personagem da partida entre Internacional e Vasco, neste sábado, no Beira-Rio. Mas em São Januário, apesar do respeito declarado, o grupo garante que o atacante uruguaio, eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, não será o centro das atenções.
- O Inter tem um time de qualidade e um histórico de revelar atacantes. Não podemos ficar preocupados com um ou outro jogador. Se tivermos uma atenção especial ao Forlán, tiramos o foco do restante da equipe, que é muito forte também - observou o goleiro Fernando Prass.
Para o meia Wendel, enfrentar Forlán será uma experiência semelhante à vivida pelo Vasco nas partidas contra São Paulo e Botafogo, por exemplo. Nas duas ocasiões a equipe venceu por 1 a 0.
- É um jogador que sabe fazer gols, mas vamos ter cuidado com o Forlán assim como tivemos com Luis Fabiano e com o Seedorf - explicou.
Fernando Prass também lembrou que possivelmente o uruguaio ainda precisará de um tempo de adaptação até se integrar totalmente à equipe do Internacional. Ele entra no lugar de Dagoberto, que sofreu uma lesão muscular e ficará fora por cerca de duas semanas.

- Normalmente se leva um tempo até o jogador conhecer os companheiros e entrar no ritmo. Principalmente os estrangeiros que nunca tiveram contato com o futebol brasileiro. Mas isso não quer dizer que o Forlán não possa fazer uma ótima estreia amanhã.
Forlán no treino do Internacional (Foto: Wesley Santos / PressDigital)Forlán está treinando há 20 dias no Inter e estreará neste sábado (Foto: Wesley Santos / PressDigital)

Média de gols aproxima Alecsandro de Dinamite, Romário e Edmundo

Artilheiro isolado da competição, atacante coloca seu nome na lista dos vascaínos com melhores marcas no início do Brasileirão

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Alecsandro chegou ao Vasco há pouco mais de um ano. Mas neste Campeonato Brasileiro, chegou perto de alguns ídolos históricos do clube. Com oito gols marcados, o atacante tem uma média semelhante às de Roberto Dinamite, Romário e Edmundo nas 12 primeiras rodadas de edições anteriores (confira a lista abaixo). Os números comprovam a boa fase do centroavante, que em toda a temporada soma 23 gols em 38 jogos oficiais.
O atacante tem média de 0,67 gol por partida neste Campeonato Brasileiro e atualmente ocupa a liderança isolada dessa disputa. Assim como ele, Roberto Dinamite, em 1976, e Paulinho, em 1978, marcaram oito gols nos 12 primeiros jogos do Vasco na competição.
O bom aproveitamento em algumas oportunidades esteve diretamente ligado a título do Vasco na história da competição. Em 2000, ano da última conquista cruz-maltina, Romário marcou nove gols nas 12 primeiras partidas da equipe (média de 0,75). Em 1997, Edmundo marcou 12 vezes em 12 jogos, e o time levantou o tricampeonato. Nas duas ocasiões, além de campeões eles foram artilheiros do Brasileirão. A média de um gol por partida também foi alcançada por Roberto Dinamite em 1975.
Alecsandro e Juninho comemoram gol do Vasco  (Foto: Rudy Trindade / Ag. Estado)Alecsandro comemora gol sobre o Botafogo:
artilheiro (Foto: Rudy Trindade / Ag. Estado)
Após marcar o gol que deu a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, na última quarta-feira, Alecsandro fez questão de dividir o mérito com o restante da equipe. No entanto, seus companheiros destacam a importância do atacante, que em sua curta trajetória no Vasco tem participado de lances decisivos, mas em muitas ocasiões sofreu críticas da torcida.
- O torcedor do Vasco foi acostumado a foras de série, como Roberto Dinamite, Romário e Edmundo. Acho um pouco injusto o que acontece com o Alecsandro. Ele faz gols, é inteligente e se posiciona bem no campo. A torcida deveria valorizá-lo um pouco mais – avaliou o meio-campo Carlos Alberto.
Confira as melhores médias de atacantes do Vasco nos primeiros 12 jogos do Brasileiro:
Gols nos 12 primeiros jJogos Média Artilheiros (ano)
12 1,0 Roberto Dinamite (1975) e Edmundo (1997)
11 0,92 Cláudio Adão (1982) e Bebeto (1992).
9 0,75 Romário (2000), Roberto Dinamite (1979) e Alex Dias (2005).
8 0,67 Roberto Dinamite (1976), Paulinho (1978) e Alecsandro (2012)

Ceni festeja volta após seis meses: 'Minha história não acabaria assim'

Com retorno confirmado, goleiro quer agora a recuperação do Tricolor no Brasileirão e sai em defesa de Luis Fabiano, alvo de críticas da torcida

Por Marcelo Prado São Paulo
Foram seis meses de solidão devido a uma cirurgia para corrigir grave lesão no ombro direito, saldo dos treinamentos ainda na pré-temporada do clube, em janeiro. Longe dos gramados, distante da tensão de um jogo de futebol, do carinho do torcedor, das alegrias e das tristezas que só o futebol proporciona. Em alguns momentos da fisioterapia, Rogério Ceni ficou sete, oito horas “internado” no Reffis do CT da Barra Funda. Tudo para que o momento da volta chegasse. E chegou.
Com o retorno confirmado para a partida do próximo domingo, contra o Flamengo, no estádio do Morumbi, o camisa 1 deu sua primeira entrevista coletiva de 2012 e, em diversos momentos, sorriu como uma criança.
– Quando me machuquei, falei que minha história não acabaria assim. Felizmente, não vai acabar. Tenho certeza de que domingo será muito emocionante. Espero agora poder executar tudo o que perdi nesses seis meses. Nunca havia ficado tanto tempo parado na carreira. Quando isso acontece, uma parte de você acaba morrendo. Espero que a minha alegria possa se transformar em resultado, porque precisamos da vitória dentro da nossa casa – afirmou.
Durante aproximadamente meia hora, Ceni respondeu pacientemente a tudo que lhe foi questionado. Falou sobre a rotina longe do campo e sobre o momento do São Paulo na temporada. Saiu em defesa de Luis Fabiano e voltou a dizer que somente nos últimos meses de 2012 é que decidirá se tem gás para mais uma temporada ou se partirá para a aposentadoria.
Rogério Ceni treino São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)Reunião no CT que decidiu a volta de Ceni aos jogos (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)
Veja abaixo os melhores momentos da entrevista
Como se encontra
Eu me sinto bem, faço todos os movimentos. É claro que, quando você está mais velho, é normal não ter o mesmo vigor físico de um menino de 20 anos. Trabalhei muito forte nas últimas quatro semanas em campo, eu me esforcei, eu me preparei para esse momento.
Do que sentiu e do que não sentiu falta?
Não senti falta de concentrar. Ficar em casa foi uma surpresa, agradável voltar todas as noites. Senti falta do jogo, da torcida, da cobrança, da alegria, da dificuldade, do sofrimento, do grito de gol, tudo que faz parte de um mundo do futebol. Quando você faz sete, oito horas de fisioterapia, o dia demora a passar.
Salvador da pátria?
Não sou salvador de coisa nenhuma. Mesmo com o meu retorno, se não entrar em campo, jogar com vontade e vencer, não vai adiantar nada. A responsabilidade é de todos. Jogar no São Paulo é uma responsabilidade, precisamos sair desse momento que, embora não seja ruim, não é o ideal. Fazemos uma campanha na média, estamos em sétimo e não podemos nos contentar com coisas medianas. O Atlético-MG está 12 pontos à frente e, para tentar correr atrás, precisamos começar a vencer.
Senti falta do jogo, da torcida, da cobrança, da alegria, da dificuldade, do sofrimento, do grito de gol, tudo que faz parte de um mundo do futebol"
Luis Fabiano
Crise de Luis Fabiano com a parte da torcida que o vaiou
Ele não pode ser cobrado isoladamente. O Luis Fabiano vai voltar bem e tenho certeza de que vai batalhar, fazer gols e batalhar bastante. Tem história como artilheiro e vai contribuir. É mais um jogador que vai tentar ajudar o São Paulo. Eu vivi um momento ruim em 2004, quando fomos eliminados da Libertadores. O Luis vai ganhar novamente o apoio do torcedor. Futebol é básico. Ganhou, tem apoio. Perdeu, é vaiado.
Momento do São Paulo
Não pode parar no tempo e achar que quando ganha está bom. Esse ano aconteceram coisas que não vale mais comentar. Todo o time sofre eliminações em todos os anos, não conheço ninguém que só ganha. O problema é que consecutivamente estamos acumulando insucessos, e as frustrações vão passando para o torcedor. Vivemos um momento difícil, a campanha não é excepcional, e é preciso ter consciência de que precisa melhorar. Precisamos fazer o São Paulo voltar a vencer.
Projeto para o restante da carreira
Meu projeto momentâneo é o domingo. Estou há seis meses sem jogar e agora são quatro semanas seguidas de treino em campo. Estou muito focado nisso agora. Meu projeto vai até dezembro desse ano e depois a gente vai analisar.
São Paulo cogitou renovar pelo período em que ficou machucado
Não quero, não preciso de nenhum favor. Só tenho a agradecer ao São Paulo por tudo que fez e faz por mim. Durante esses seis meses, fui muito bem tratado. Só tenho de falar bem dos médicos, do pessoal do Reffis, da fisioterapeuta do clube, que durante 11 semanas trabalhou comigo na piscina, às vezes totalmente submerso, apenas com um snorkel (que permite a respiração embaixo da água). No fim do ano, vamos sentar e conversar. Se o clube achar que eu mereço continuar e eu me sentir bem, acho que é justo discutir a renovação. Se achar que é melhor parar, tenho certeza de que todos vão respeitar a minha decisão.
Como avaliou o desempenho de Denis
Ele foi muito bem. Errou em alguns jogos, como eu erro. Ele tem explosão, agilidade, está no auge de sua condição e ainda vai crescer um pouco mais. Goleiro que vai jogar futuramente no São Paulo como titular. Quem sabe já no ano que vem.
Clique e assista a vídeos do São Paulo
Fotos goleiro Rogério Ceni para entrevistão de domingo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Rogério Ceni vai voltar ao time neste domingo, contra o Flamengo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Pelo bi olímpico, casal de holandesas dorme em quartos separados

Maartje Paumen e Carlien Dirkse mantêm relacionamento sério há três anos e são companheiras de equipe no hóquei sobre a grama

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
Maartje Paumen abraça namorada Carlien Dirkse hóquei sobre grama Holanda (Foto: Getty Images)Maartje Paumen abraça Carlien Dirkse, namorada
e companheira de equipe (Foto: Getty Images)
Maartje Paumen e Carlien Dirkse Van Den Heuvel não são apenas companheiras na seleção holandesa de hóquei sobre a grama. Há três anos, as duas atletas mantêm um relacionamento sério. Em busca do bicampeonato olímpico, as jogadoras precisam obedecer a algumas regras, entre elas dormir em quartos separados.
O hábito, no entanto, não é novidade. Desde 2010, elas se acostumaram a ficar separadas na concentração. As holandesas não andam nem de mãos dadas quando estão no batente e evitam agir como namoradas. Destaque da conquista do ouro nos Jogos de Pequim, em 2008, Maartje é considerada uma das melhores jogadoras do mundo.
De faixa no cabelo, Carlien Dirkse abraça companheiras na seleção de hóquei sobre grama Holandesa (Foto: Getty Images)De faixa no cabelo, Carlien Dirkse comemora com colegas da seleção holandesa (Foto: Getty Images)

Vasco inaugura sala multimídia na Colina com nome de Chico Anysio

Local será utilizado para entrevistas, reuniões e até para alunos do colégio do clube. Evento teve a presença do ator Bruno Mazzeo, filho do humorista

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A diretoria do Vasco promoveu a inaguração de um novo local em São Januário, nesta sexta-feira. Em homenagem a Chico Anysio, que faleceu há quatro meses, o clube batizou a sala multimídia com seu nome e convidou para a cerimônia Bruno Mazzeo, filho do humorista, que também é torcedor cruz-maltino. O espaço será utilizado para coletivas de imprensa, reuniões dos conselheiros e pelos alunos do Colégio Vasco da Gama, que funciona na Colina.
Dinamite e Bruno Mazzeo (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)Dinamite e Bruno Mazzeo com a placa da nova sala ao fundo (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)
- Chico tem um simbolismo muito grande com o Vasco, foi uma grande pessoa e um gênio no humor. Fizemos esta homenagem de todo o coração para um grande profissional que deixou muita saudade - comentou o presidente Roberto Dinamite, ao site oficial do Vasco.
Com o filho João no colo, Mazzeo, que também assistiu ao treino do grupo, lembrou com carinho do pai e relacionou suas memórias ao lado do mestre do humor ao time de coração.
- A saudade do meu pai bate todos os dias, principalmente nos momentos que tenho relacionados com o Vasco, como assistindo a jogo. Estou muito emocionado não só com esta homenagem, mas por tudo o que o Vasco vem fazendo pelo meu pai - agradeceu.
Antes da inauguração, o ator recebeu das mãos de Alecsandro as duas camisas utilizadas pelo atacante no dia 25 de março, quando todos os jogadores relacionados caregavam inscrições de personagens criados por Chico Anysio ao longo da carreira. O artilheiro representou Naz

Perto de passar a coroa, Musa do Brasileirão dá show de bola na praia

Bianca Leão, vencedora em 2011, percorre as areias do Rio de Janeiro dando dicas para futuras candidatas e arrancando suspiros dos marmanjos

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
178 comentários
Qual o segredo para vencer um concurso que envolve centenas de mulheres bonitas com corpos esculturais sonhando se tornar a Musa do Brasileirão? Alimentação controlada, muita malhação, conhecimento da história do clube que representa... Os requisitos são muitos, e o GLOBOESPORTE.COM percorreu duas praias da Zona Sul do Rio de Janeiro com Bianca Leão, musa do Fluminense e atual dona do posto, com o objetivo de passar dicas para futuras candidatas. E, além de tudo que já foi falado acima, Bianca adicionou uma nova regra: ser boa com a bola nos pés. Quem ainda assim quiser arriscar pode se inscrever na sétima edição do concurso Musa do Brasileirão, parceria entre GLOBOESPORTE.COM e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), até o próximo dia 10 de agosto.
Em vias de se formar na faculdade de Educação Física, Bianca, que vai completar 23 anos no próximo dia 14 de agosto, lembrou os tempos de criança quando jogava bola no colégio com as amigas. A musa chamou atenção dos marmanjos em Copacabana quando fez embaixadinhas e arriscou até uma lambreta. Foi aí que o argentino Frederico González lançou o desafio e acabou se dando mal. Bianca chegou a roubar bola e até a driblar o gringo, que não perdeu a pose ao dizer que o futebol do seu país é melhor. Mas quando o assunto era a beleza das mulheres, o argentino olhou Bianca de perto e admitiu a superioridade das brasileiras.
Musa do Brasileirão, Fluminense (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Bianca Leão jogou bola na praia e deixou marmanjos de boca aberta (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
- Com a bola nos pés ninguém nos supera. Mas aqui a gente vê tanta mulher bonita que eu até deixei o meu país (risos). A Bianca é uma delas. Ela é simpática e entende de bola, tudo que uma musa de futebol precisa - afirmou.
O modelo e ator Maurício Pitanga foi outro que bateu uma bola com Bianca. Mas neste caso foi uma disputa mais amistosa. Tradição nas praias cariocas, a dupla fez uma roda de altinha. Quando deixou a bola de lado, o ator ouviu a pergunta da musa sobre qual parte do corpo de uma mulher chama mais atenção. Antes de dar a resposta, os olhos foram direto para o bumbum da modelo arrancando risadas.
- É o bumbum né? Não tem jeito (risos) - brincou Maurício.
Musa do Brasileirão, Fluminense (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Musa do Brasileirão mergulha na praia de Ipanema
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Namorado sem ciúme e candidatas de sobra em Ipanema
De Copacabana para Ipanema. Sem bola nos pés e com muitas dicas para a mulherada. Bianca disse que malha pesado pelo menos cinco dias na semana. Além disso, pratica muay thai e dança. A rotina é tão dura que em determinados momentos ela relaxa e come besteiras como hamburguer e chocolate, apesar de não recomendar para as futuras candidatas. Tainá Farfan foi uma das que ouviram os conselhos. A brasiliense de 20 anos está no Rio de férias ao lado do namorado Vítor Roggia, de 25. Torcedora do Atlético-MG, Tainá mostrou que tem os atributos para participar do concurso representando seu Atlético-MG de coração.
Mas será que o namorado não iria sentir ciúmes em vê-la de biquini? Vítor garantiu que não. Pelo contrário. Até iria apoiar a sua musa pessoal. E aí, Tainá? Animou?
- É. Vamos ver. Quem sabe eu não me inscrevo? Vou pensar - disse.
Durante a caminhada pela areia, até o mergulho final, Bianca Leão mostrou muita simpatia, conversou com mais meninas, escutou cantadas, assobios e provocações dos meninos, mas não tirou do rosto um minuto sequer o sorriso característico, mostrando tudo que é necessário para ser uma verdadeira musa. Agora é com vocês, mulherada. As inscrições estão abertas!
Este ano a candidata deve acessar o portal do concurso na internet e aceitar o presente regulamento, bem como todas as regras e condições. Depois disso, cadastrar seus dados pessoais na ferramenta disponibilizada e responder às perguntas indicadas. Por fim, deve enviar, por meio da ferramenta, obrigatoriamente, no mínimo, uma foto própria, em qualquer dos formatos permitidos, e um vídeo, contendo sua imagem e voz, com, no máximo, dez minutos de duração.

Para jogar no Flamengo, Cáceres abre mão da seleção paraguaia

Volante, seu empresário e o Rubro-Negro vão à Fifa contra Associação de Futebol do Paraguai e Libertad-PAR por danos morais

Por Richard Souza Rio de Janeiro
19 comentários
apresentação Cáceres Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)Cáceres beija o escudo do Flamengo no dia da
sua apresentação(Foto: Maurício Val / VIPCOMM)
Victor Cáceres e Flamengo de um lado, Associação de Futebol do Paraguai (APF) e Libertad-PAR do outro. A guerra entre eles continua, e o volante ainda não tem condições de estrear pelo Rubro-Negro. Apresentado no dia 6 de julho, o jogador não está inscrito na CBF. O caso chegou ao limite, e o paraguaio decidiu correr o risco de não jogar mais pela seleção do seu país para poder defender o clube brasileiro. Cáceres, o empresário dele, Régis Marques, e o departamento jurídico do Flamengo vão à Fifa contra a APF por danos morais. Isso porque a regularização dele no futebol brasileiro virou um imbróglio. Régis está em Assunção desde a semana passada à espera da documentação necessária para dar condições de jogo ao atleta, que treina normalmente e está pronto para a estreia.
- Já temos um processo correndo na Fifa, que pede que Libertad e a Associação liberem os documentos para que o Cáceres seja inscrito. Agora, já acionamos os advogados e, junto com o Flamengo, vamos abrir outro processo pedindo indenização por danos morais pelo que estão fazendo. Se o Cáceres for para a Justiça, ele não poderá mais ser convocado para defender a seleção paraguaia. É uma conduta da Associação de Futebol do Paraguai com jogadores que fazem isso. Mas ele está à disposição, quer jogar, quer tomar uma medida. Ele corre o risco de não ser mais convocado pela seleção paraguaia, mas quer jogar no Flamengo. Ele está ciente e disse para irmos em frente – explicou o empresário.
Se o Cáceres for para a Justiça, ele não poderá mais ser convocado para defender a seleção paraguaia"
Régis Marques, empresário de Cáceres
Além da CBF e da Fifa, Flamengo e Cáceres pretendiam procurar a Organização das Nações Unidas (ONU) para tentar resolver o caso. Mas isso não deve ocorer. Faltam 13 dias para que o processo que está em curso na entidade máxima do futebol seja concluído. Desta forma, Cáceres seria liberado e teria condições de jogo no dia 11 de agosto, contra o Náutico, no Engenhão.
Na última quarta-feira, o jogador fez críticas ao seu ex-clube, e também direcionadas à Associação Paraguaia de Futebol.
- O Libertad está conduzindo (o caso) muito mal, e a APF (Associação de Futebol do Paraguai) também não faz nada. Eles fazem muito mal ao futebol paraguaio internacionalmente - disse Cáceres, em entrevista à mídia paraguaia.
O contrato de Cáceres com o Libertad terminou em 30 de junho, e o clube não recebeu um centavo sequer na saída do jogador, revelado na base da equipe guarani. O Flamengo fez uma proposta de quatro anos de contrato e teve a resposta positiva do atleta. Cáceres decidiu repassar quase 800 mil dólares (ou R$ 1,6 milhão) ao Libertad para que fosse liberado antes do término do vínculo. O Libertad não aceitou, decidiu segurá-lo e acusou o volante e seu representante de terem negociado diretamente com o Flamengo. A partir daí, virou guerra.

Ricardinho pode ser impedido
de exercer a função de técnico

Comandante do Paraná não tem curso de educação física, e conselho
da categoria quer impedi-lo de ficar no banco de reservas do Tricolor

Por Fernando Freire Curitiba
Ricardinho no jogo do Paraná Clube x Júnior Team (Foto: Maeva Moraes/Globoesporte.com)Ricardinho pode ser proibido de ser técnico neste ano
(Foto: Maeva Moraes/Globoesporte.com)
O técnico do Paraná, Ricardinho, pode ser impedido de exercer a função. Isso porque o comandante tricolor não tem tempo laboral suficiente - três anos como treinador antes de 1998 - nem curso de educação física, conforme prevê a Lei Trabalhista. O ex-meia assumiu o time no início do ano, depois de se aposentar como jogador.
O Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9) deve notificar Ricardinho, o advogado dele, Domingos Moro, o clube e o Ministério Público na próxima semana. Depois, o MP deve abrir um processo para decidir a situação do técnico.
Segundo o presidente do CREF no Paraná, Antônio Eduardo Branco, a notificação deve pedir para que Ricardinho não assine mais a súmula dos jogos. Segundo ele, não há possibilidade de o técnico trabalhar este ano, podendo voltar a atuar como treinador apenas em 2013, quando começar o curso de Educação Física.
- O Ricardo não pode exercer a função de técnico porque não tem tempo laboral, três anos suficientes, antes de 1998, para exercer a função, nem curso de Educação Física. Ele será notificado, provavelmente na segunda-feira, por ofício do Conselho. À luz da lei, ele não pode exercer porque não detém condições que a lei exige. Ele pode fazer o curso e, aí sim, exercer a função.
O Ricardo não pode exercer a função de técnico porque não tem tempo laboral, três anos suficientes, antes de 1998, para exercer a função, nem curso de educação física"
Antonio Eduardo Branco, presidente do CREF
Ricardinho já fez um pedido de registro provisório no CREF, que foi negado. Ele entrou com recurso, que também foi negado. Depois da notificação, o caso vai para o MP. Se for proibido de exercer a função, Ricardinho não poderá assinar a súmula, nem ficar no banco de reservas.
O advogado de Ricardinho, Domingos Moro, já trabalha para deixar o técnico em condições de exercer a função. O treinador, inclusive, já está matriculado em educação física e deve começar o curso no ano que vem.
- Nós entabulamos toda a documentação do Ricardinho perante o Conselho e, desde janeiro, procuramos atender todas as exigências do Conselho. Porém, houve um indeferimento. Hoje, o Ricardinho já está matriculado num curso de educação física. Portanto, no próximo ano ele já poderia ser um provisionado. Então, já atende a esta situação - explica Domingos Moro à Ràdio 98 FM.
Ainda conforme o conselho, é preciso estar fazendo o curso de Educação Física, não apenas estar matriculado para atuar como um profissional provisionado.
Ainda com Ricardinho no banco de reservas, o Paraná Clube recebe o Ceará às 16h20m (horário de Brasília) deste sábado, na Vila Capanema, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

One FC nas Filipinas terá trio 'Gracie' e estreia de Bibiano Fernandes

Brasileiro que chegou a ser anunciado como adversário de Roland Delorme no UFC 149 estreará na organização lutando contra Gustavo Falciroli

Por SporTV.com Rio de Janeiro
3 comentários
Gregor Gracie (Foto: Suhaimi Abdullah / Getty Images)Gregor Gracie enfrentará Nicholas Mann no One FC
(Foto: Suhaimi Abdullah / Getty Images)
O One FC confirmou o card do ONE FC: Pride of a Nation, dia 31 de agosto, em Quezon, nas Filipinas. Além da estreia de Bibiano Fernandes, que chegou a ser anunciado como adversário de Roland Delorme, no UFC 149, realizado no último sábado, o evento terá a participação de três integrantes da família Gracie. Gregor, Igor e Rolles representarão o clã no país asiático.
Rolles, de 34 anos, tem seis vitórias e uma derrota na carreira. O peso-pesado vem de vitória, contra Bob Sapp, em fevereiro, por finalização. Igor, de 32, tem cinco triunfos e perdeu apenas duas vezes, no MMA. O meio-médio vem de vitória contra Manuelo Morales, em março, também por finalização. Gregor, de 25 anos, é o único que vem de derrota. O meio-médio perdeu para Adam Shahir Kayoom, por decisão unânime, em junho, e tem seis vitórias e duas derrotas no cartel.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Renzo Gracie, treinador do trio, afirmou que os lutadores da família estão se dedicando como nunca antes aos treinamentos.
- Rolles, Igor e Gregor nunca treinaram tão duro para uma luta como agora. Eles tem na cabeça deles que este evento será o maior da história do esporte, nas Filipinas - disse o treinador do trio.
renzo gracie (Foto: Getty Images)Renzo Gracie, treinador do trio, acredita em um bom resultado de seus pupilos (Foto: Getty Images)
One FC: Pride of a Nation
31 de agosto de 2012, em Quezon (FIL)
CARD PRINCIPAL*
Bibiano Fernandes x Gustavo Falciroli
Andrei Arlovski x Soa Palelei
Rolles Gracie x Tony Bonello
Eric Kelly x Jens Pulver
Phil Baroni x Rodrigo Ribeiro
Igor Gracie x Jung Hwan Cha
Gregor Gracie x Nicholas Mann
Mitch Chilson x Shannon Wiratchai
Soo Chul Kim x Kevin Belingon
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente

Ferrari deixa expirar opção de renovação com Massa, afirma revista

De acordo com a 'Autosprint', time italiano não exerceu uma cláusula de renovação do contrato com brasileiro que era válida até a última quarta

Por GLOBOESPORTE.COM Roma, Itália
50 comentários
felipe massa ferrari gp da europa (Foto: Agência Getty Images)Massa ainda não tem lugar garantido na Ferrari
na próxima temporada (Foto: Getty Images)
Na Hungria para o GP deste fim de semana, Felipe Massa reforçou a vontade de permanecer na Ferrari na próxima temporada. Porém, segundo o site da revista italiana "Autosprint", um fato pode complicar os desejos do piloto. A publicação afirma que o time italiano não exerceu uma opção - válida até a última quarta-feira - que prevê a extensão do vínculo com o brasileiro para 2013, o que evidenciaria o pensamento da equipe em substituí-lo.
Por outro lado, o fim do prazo para exercer a cláusula de renovação ainda não significa que Massa pode começar a arrumar as malas em Maranello. A tradicional escuderia italiana não descarta sua permanência e pode optar por um acordo com novas bases com o piloto. Entretanto, o próprio brasileiro está ciente de que a equipe cogita alguns nomes para seu lugar. No início de julho, logo após ter renovado contrato com a RBR, o australiano Mark Webber admitiu ter conversado com a Ferrari. Com a vaga sob risco, Massa afirmou na quinta-feira que ou corre em uma equipe competitiva ou prefere deixar a Fórmula 1.
Vice-campeão mundial de 2008, o brasileiro não tem vivido boa fase nos últimos tempos. É o 14º colocado na classificação, com 23 pontos, enquanto seu companheiro Fernando Alonso é o líder, com 153. Além disso, não sobe ao pódio desde o terceiro lugar no GP da Coreia em outubro de 2010 e não vence uma corrida desde o triunfo no GP do Brasil em 2008.
O artigo da revista "Autosprint" apontou alguns outros nomes que estariam sendo especulados em Maranello, como Jenson Button, da McLaren, Nico Hulkenberg, da Force India, e Heikki Kovalainen, que vem tendo boas exibições no fraco carro da Caterham. Para a publicação, a Ferrari estaria interessada em um piloto para “esquentar” o cockpit vermelho até o bicampeão Sebastian Vettel terminar seu vínculo com a RBR.
Alheio às especulações, Massa segue buscando se recuperar no campeonato. Nesta sexta-feira, ele foi um dos destaques do treino livre, ao anotar o quarto melhor tempo do dia. A atividade foi liderada por Lewis Hamilton, da McLaren. O treino que define as posições de largada para o GP da Hungria está marcado para as 9h (horário de Brasília) deste sábado. A corrida será disputada no mesmo horário, no domingo. Ambos terão transmissão ao vivo da TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.

Com Spies de saída, Yamaha abre caminho para ter Rossi em 2013

Largamente batido pelo companheiro Jorge Lorenzo, norte-americano pode dar lugar ao veterano italiano, que deixaria a Ducati por R$ 50 milhões

Por SporTV.com Laguna Seca, EUA
Em seu segundo ano como piloto do time oficial da Yamaha na MotoGP, o norte-americano Ben Spies nao tem correspondido às expectativas da equipe. Amplamente batido pelo companheiro Jorge Lorenzo, líder do campeonato com cinco vitórias e três segundos lugares em nove corridas, Spies antecipou-se a um pronunciamento formal e anunciou na Internet que deixará o time ao fim desta temporada. A saída do piloto contribui significativamente para o crescimento dos rumores de que Valentino Rossi voltaria ao time japonês em 2013. Segundo a imprensa europeia, o principal patrocinador da Ducati – onde o italiano corre desde 2011 – teria oferecido cerca de R$ 50 milhões para que fosse disponibilizada uma moto M1 ao multicampeão.
Valentino Rossi corrida etapa em Silverstone MotoGP (Foto: AFP)Hoje na Ducati, Valentino Rossi pode voltar à Yamaha por R$ 50 milhões (Foto: AFP)
Sem deixar claro quem seria seu substituto e também se estaria de partida para a Suzuki ou para o Mundial de Superbikes, onde foi campeão em 2009, Spies citou alguns membros de seu atual time e preferiu não expor os motivos de sua saída. O piloto deu a entender que tem chances de permancecer no grid no ano que vem.
- Optei por deixar a Yamaha ao fim desta temporada, por uma série de razões. Vou explicá-las melhor quando achar apropriado. Estou discutindo minha situação com meus patrocinadores e eles estão comigo. Há algumas pessoas que eu detestarei deixar e elas sabem quem são. Desejo o melhor à Yamaha. Não vou fazer mais nenhum comentário até o comunicado oficial. Estou extremamente feliz em dar meu melhor no resto do ano e iniciar um novo capítulo para meus fãs e para mim mesmo no ano que vem. E, sim, estou empolgado – declarou o piloto ao site “Superbike Planet”.
Ben Spies da motogp em Estoril (Foto: Marcelo del Pazo / Agência Reuters)Ben Spies não vive um bom momento na Yamaha (Foto: Marcelo del Pazo / Agência Reuters)
Por outro lado, Valentino Rossi admitiu ao jornal “Gazzetta Dello Sport” que tem três propostas para 2013, e que o fato de já estar com 33 anos pesa na decisão sobre qual time ele defenderá em sua 14ª temporada na principal categoria do motociclismo mundial. Para o italiano, a escolha está ligada diretamente aos seus últimos anos de atividade na MotoGP. Aparentemente, Rossi não quer repetir a experiência fracassada de seus dois anos na Ducati, onde sofreu com motos mais lentas até dois segundos por volta do que as adversárias Honda e Yamaha. Desde que chegou ao time italiano, em 2011, ele não venceu uma prova sequer.
- Tenho três propostas sobre a mesa e todas têm pontos positivos e negativos. Em uma delas, talvez haja mais incertezas no que diz respeito ao quão rapidamente os resultados viriam, enquanto que, com outras duas, seria mais fácil alcançá-los. Essa é, talvez, a decisão mais difícil de minha carreira, porque tenho que decidir onde e como a encerrarei. A decisão é minha e não depende e nenhuma outra pessoa – ressaltou o italiano, sete vezes campeão da elite das duas rodas.
Dando claros sinais de que a Yamaha pode ser o seu destino, Rossi analisou a possibilidade de competir novamente ao lado de Jorge Lorenzo. O espanhol o derrotou na disputa interna pelo título quando foram companheiros, em 2010. O que faz o italiano crer que terá mais trabalho do que quando chegou ao time japonês, em 2003, para desenvolver um equipamento vencedor.
moto gp jorge lorenzo valentino rossi gp de estoril (Foto: agência AP)Jorge Lorenzo e Valentino Rossi podem reviver o duelo interno no time japonês (Foto: agência AP)
- Naquele caso, era questão de evoluir uma moto que não era rápida, enquanto que, agora, é questão de bater o melhor piloto do mundo com equipamento igual – disse Rossi.
A Honda, outro possível destino de Valentino Rossi em um time competitivo, anunciou recentemente que seguirá com Dani Pedrosa e que promoverá a estreia de Marc Marquez para a vaga de Casey Stoner, que se aposentará ao fim desta temporada. A MotoGP está nos Estados Unidos para a disputa da etapa de Laguna Seca, que terá transmissão ao vivo neste domingo, a partir das 18h, pelo SporTV 4.

Perto de passar a coroa, Musa do Brasileirão dá show de bola na praia

Bianca Leão, vencedora em 2011, percorre as areias do Rio de Janeiro dando dicas para futuras candidatas e arrancando suspiros dos marmanjos

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
170 comentários
Qual o segredo para vencer um concurso que envolve centenas de mulheres bonitas com corpos esculturais sonhando se tornar a Musa do Brasileirão? Alimentação controlada, muita malhação, conhecimento da história do clube que representa... Os requisitos são muitos, e o GLOBOESPORTE.COM percorreu duas praias da Zona Sul do Rio de Janeiro com Bianca Leão, musa do Fluminense e atual dona do posto, com o objetivo de passar dicas para futuras candidatas. E, além de tudo que já foi falado acima, Bianca adicionou uma nova regra: ser boa com a bola nos pés. Quem ainda assim quiser arriscar pode se inscrever na sétima edição do concurso Musa do Brasileirão, parceria entre GLOBOESPORTE.COM e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), até o próximo dia 10 de agosto.
Em vias de se formar na faculdade de Educação Física, Bianca, que vai completar 23 anos no próximo dia 14 de agosto, lembrou os tempos de criança quando jogava bola no colégio com as amigas. A musa chamou atenção dos marmanjos em Copacabana quando fez embaixadinhas e arriscou até uma lambreta. Foi aí que o argentino Frederico González lançou o desafio e acabou se dando mal. Bianca chegou a roubar bola e até a driblar o gringo, que não perdeu a pose ao dizer que o futebol do seu país é melhor. Mas quando o assunto era a beleza das mulheres, o argentino olhou Bianca de perto e admitiu a superioridade das brasileiras.
Musa do Brasileirão, Fluminense (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Bianca Leão jogou bola na praia e deixou marmanjos de boca aberta (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
- Com a bola nos pés ninguém nos supera. Mas aqui a gente vê tanta mulher bonita que eu até deixei o meu país (risos). A Bianca é uma delas. Ela é simpática e entende de bola, tudo que uma musa de futebol precisa - afirmou.
O modelo e ator Maurício Pitanga foi outro que bateu uma bola com Bianca. Mas neste caso foi uma disputa mais amistosa. Tradição nas praias cariocas, a dupla fez uma roda de altinha. Quando deixou a bola de lado, o ator ouviu a pergunta da musa sobre qual parte do corpo de uma mulher chama mais atenção. Antes de dar a resposta, os olhos foram direto para o bumbum da modelo arrancando risadas.
- É o bumbum né? Não tem jeito (risos) - brincou Maurício.
Musa do Brasileirão, Fluminense (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Musa do Brasileirão mergulha na praia de Ipanema
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Namorado sem ciúme e candidatas de sobra em Ipanema
De Copacabana para Ipanema. Sem bola nos pés e com muitas dicas para a mulherada. Bianca disse que malha pesado pelo menos cinco dias na semana. Além disso, pratica muay thai e dança. A rotina é tão dura que em determinados momentos ela relaxa e come besteiras como hamburguer e chocolate, apesar de não recomendar para as futuras candidatas. Tainá Farfan foi uma das que ouviram os conselhos. A brasiliense de 20 anos está no Rio de férias ao lado do namorado Vítor Roggia, de 25. Torcedora do Atlético-MG, Tainá mostrou que tem os atributos para participar do concurso representando seu Atlético-MG de coração.
Mas será que o namorado não iria sentir ciúmes em vê-la de biquini? Vítor garantiu que não. Pelo contrário. Até iria apoiar a sua musa pessoal. E aí, Tainá? Animou?
- É. Vamos ver. Quem sabe eu não me inscrevo? Vou pensar - disse.
Durante a caminhada pela areia, até o mergulho final, Bianca Leão mostrou muita simpatia, conversou com mais meninas, escutou cantadas, assobios e provocações dos meninos, mas não tirou do rosto um minuto sequer o sorriso característico, mostrando tudo que é necessário para ser uma verdadeira musa. Agora é com vocês, mulherada. As inscrições estão abertas!
Este ano a candidata deve acessar o portal do concurso na internet e aceitar o presente regulamento, bem como todas as regras e condições. Depois disso, cadastrar seus dados pessoais na ferramenta disponibilizada e responder às perguntas indicadas. Por fim, deve enviar, por meio da ferramenta, obrigatoriamente, no mínimo, uma foto própria, em qualquer dos formatos permitidos, e um vídeo, contendo sua imagem e voz, com, no máximo, dez minutos de duração.