segunda-feira, 30 de julho de 2012

Dedé lamenta cartão, mas garante voltar melhor para Vasco e Seleção

Zagueiro comemora volta à lista de Mano Menezes e promete aproveitar suspensão contra o Corinthians para aprimorar a forma

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
10 comentários
Forlán Internacional Dedé vasco (Foto: Gustavo Granata / Ag. Estado)Dedé duela com Forlán: terceiro cartão contra Inter
(Foto: Gustavo Granata / Ag. Estado)
Foi em Volta Redonda (RJ), sua cidade natal, que Dedé recebeu a notícia de que havia sido convocado para a Seleção Brasileira. A presença no amistoso contra a Suécia, dia 15 de agosto, representa a volta à lista de Mano Menezes após cinco meses. Ao lado da família, curtindo o segundo dia de folga, o zagueiro do Vasco comemorou o que também pode ser encarado como o retorno à rota normal de sua carreira após um período de turbulência. Um edema ósseo na perna esquerda o afastou dos gramados por dois meses, e desde a volta, em junho, ele busca retomar a melhor forma.
Dedé garante estar cada vez mais próximo do ideal e tem a certeza de que, se havia alguma falta de motivação, ela está completa com o retorno à Seleção Brasileira. O zagueiro acredita que estará ainda melhor condicionado quando se apresentar para o amistoso contra a Suécia, mas garante que, até lá, dará uma contribuição cada vez maior ao Vasco.
Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Dedé lamentou o cartão amarelo por reclamação que o tirou do jogo contra o Corinthians, no próximo domingo, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. Mas afirma que, por outro lado, terá mais de uma semana para recuperar o melhor condicionamento e ajudar a equipe nas partidas contra Sport e Atlético-MG, até se juntar ao grupo de Mano Menezes.
GLOBOESPORTE.COM - Desde que voltou, você convive com a apreensão por retomar a melhor forma. Por isso, a convocação para a Seleção Brasileira foi um alívio?
Dedé - Não digo que foi um alívio, mas uma felicidade por estar recuperado após dois meses parado. Todo aquele processo negativo está ficando novamente positivo. Venho conseguindo voltar à forma ideal e agora a confiança aumentou ainda mais por estar de volta à Seleção. Estou ainda mais tranquilo e comemorando.
Quando voltou a jogar, você admitiu que temeu retornar sem mostrar o mesmo desempenho de antes. Chegou a ficar apreensivo por também perder espaço na Seleção?
Dede brasil viatri argentina (Foto: Agência EFE)Dede volta à Seleção após cinco meses
(Foto: Agência EFE)
Não fiquei preocupado, porque conversei muito com amigos que sofreram lesões e eles me tranquilizaram. Sabia que uma hora pegaria novamente a forma. Já estava sentindo uma melhora, e tudo isso foi importante para a minha cabeça. Senti que o mais me atrapalhava eram força e condicionamento e sei que isso depende do ritmo de jogo.
Qual a expectativa do retorno à Seleção Brasileira? Acredita que estará com o condicionamento ideal até lá?
Estou bem tranquilo, porque o Mano sabe que minha forma ideal virá com o tempo. Tenho muito a melhorar ainda, mas como não vou enfrentar o Corinthians, terei mais de uma semana para aprimorar a forma e fazer trabalhos específicos. Foi ruim para o Vasco, mas também tenho que pensar em todo o contexto. Vou poder voltar à forma ideal e fazer melhor no Vasco e na Seleção.
Acredita que o cartão amarelo que o árbitro lhe aplicou no empate em 0 a 0 com o Internacional e o tirou do jogo contra o Corinthians poderia ter sido evitado?
Reconheço que falei com o árbitro de maneira forte, mas ele poderia ter me advertido verbalmente. No meu entendimento, o contra-ataque do Inter nasceu de uma falta sobre o Fellipe Bastos não marcada. De qualquer maneira, minha reação foi acima do normal. No ano passado tive um período de nervosismo e aprendi muito. Nesta temporada ainda não havia levado um cartão por causa disso. Fiquei arrependido e espero não cometer mais esses erros bobos. Além de me prejudicarem durante a partida, podem causar a suspensão.

Vasco anuncia contratação de Jonas

Destaque do Coritiba no ano passado, lateral-direito assina até o fim de 2015 e se diz orgulhoso por vestir a nova camisa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
305 comentários
O Vasco anunciou oficialmente a contratação de Jonas. Por meio de seu site, o clube confirmou a assinatura do vínculo até 31 de dezembro de 2015. O lateral-direito de 25 anos, que estava no Coritiba, chega para substituir Fagner, recentemente negociado com o Wolfsburg, da Alemanha. Ele teve 50% dos seus direitos econômicos comprados por um valor estimado de R$ 1,5 milhão.
Jonas será apresentado nesta quarta-feira, mas a expectativa é que faça seu primeiro treino com os companheiros na manhã desta terça, na praia da Barra da Tijuca. O lateral festejou a possibilidade de atuar ao lado de grandes jogadores em São Januário.
Jonas com a camisa do Vasco (Foto: Gustavo Guimarães / Site Oficial do Vasco)Jonas veste a camisa do Vasco pela primeira vez (Foto: Gustavo Guimarães / Site Oficial do Vasco)
- É com muito orgulho que visto a camisa do Vasco. Para mim, é um honra jogar ao lado do melhor zagueiro do Brasil, o Dedé, atuar com Juninho Pernambucano, que eu via pela Seleção e escolhia para jogar videogame. O Felipe, então, nem se fala. São todos grandes jogadores. Estou muito feliz pela oportunidade, vou procurar com muita raça e vontade dar alegrias para a torcida - disse Jonas ao site oficial do Vasco.
O diretor de futebol Daniel Freitas afirmou que o clube vinha tentando há bastante tempo fechar a contratação do lateral.
- Foi uma estratégia boa. Adquirimos parte dos direitos econômicos, e ele tem uma idade interessante (25 anos), por isso o contrato longo. Já realizou exames e voltou a Curitiba para poder efetivamente encerrar o vínculo - afirmou à Rádio Tupi, acrescentando que ainda busca uma peça, "com critério e cuidado, atento ao que o mercado pode oferecer".
Jonas neste Brasileiro:
Jogos: 6
Finalizações: 3
Gols: 0
Assistências: 0
Passes certos: 89%
Roubadas de bola: 9
Faltas cometidas: 13
Faltas sofridas: 1
 
Jonas se destacou no ano passado, atuando um pouco mais recuado pela direita no esquema do técnico Marcelo Oliveira. Foi campeão paranaense e chegou à final da Copa do Brasil, perdendo para o Vasco. Despertou o interesse de Palmeiras e Santos, clube com o qual só não acertou por falta de entendimento com o Coritiba quanto a detalhes da transferência.
A negociação malsucedida fez com que Jonas começasse com atraso a pré-temporada. Além disso, sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa direita. Ao se recuperar, demorou a pegar ritmo de jogo e sofreu principalmente na derrota por 3 a 2 para o Botafogo, pela segunda rodada do Brasileirão. Falhou no segundo gol do adversário e passou a ser vaiado pela torcida a cada vez que pegava na bola. Foi substituído no intervalo por Ayrton, que a partir de então evoluiu e ganhou a posição.
Os números de Jonas neste Brasileiro são pouco expressivos. Em seis jogos, conseguiu três finalizações e nove roubadas de bola. Sofreu uma falta e cometeu 13, recebendo cartão amarelo uma vez. Fez quatro jogadas de linha de fundo, sem fazer gol ou dar assistência.
Confira a ficha de Jonas:
Nome: Jonas Jessué da Silva Junior
Nascimento: 10/02/1987
Local de Nascimento: Votuporanga, São Paulo.
Altura: 1,81m
Clubes: Mirassol-SP (2006), Internacional (2007-2009), Sport (2009), Botafogo-SP (2010), Vitória (2010) e Coritiba (2011-2012)
Títulos: Campeonato Gaúcho (2008), Campeonato Pernambucano (2009), Copa Paulista do Interior (2010), Campeonato do Nordeste (2010) e Campeonato Paranaense (2011 e 2012).

Preocupado, Vasco apenas torce por regularização de Renato Silva

Clube busca contato com advogados do jogador para saber se registro será feito a tempo da partida contra o Corinthians

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
18 comentários
renato silva vasco (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)Renato Silva treina à espera da regularização
(Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)
Com Dedé suspenso e Douglas ainda em dúvida por causa de dores na coxa direita, Cristóvão Borges pode ter problemas para escalar a zaga do Vasco na partida contra o Corinthians, neste domingo. Isso porque Renato Silva ainda não teve seu novo contrato com o clube regularizado, embora tenha conseguido sua liberação há mais de uma semana. Preocupado, o Vasco entrou em contato com os representates do jogador para saber os motivos da demora.
Renato Silva pertencia ao Shandong Luneng e teve 50% de seus direitos econômicos comprados pelo Vasco. Como houve problema no acordo para a rescisão do contrato, o zagueiro viajou até a China, onde passou uma semana, para resolver a situação. De volta ao Brasil desde o último dia 21, o jogador permanece sem poder atuar, embora treine sem limitações todos os dias em São Januário.
- Vamos entrar em contato com os advogados do Renato Silva para sabermos como está essa situação. Precisamos do jogador mais do que nunca. A parte do Vasco já foi feita - lembrou Daniel Freitas, diretor de futebol do Vasco.
A última partida de Renato Silva foi a vitória por 3 a 2 sobre a Ponte Preta, dia 30 de junho, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira, portanto, o zagueiro completa um mês sem entrar em campo para disputar um jogo. Para enfrentar o Corinthians, ele precisa ter seu nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF até a próxima sexta.

Dupla de zaga quase perfeita se desfaz após seis rodadas

Com Dedé suspenso e Douglas em dúvida, técnico do Vasco terá de modificar defesa que sofreu um gol em seis jogos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
38 comentários
Dedé e Forlan, Internacional x Vasco (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)Dedé, que enfrentou Forlán no sábado, está
suspenso (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)
Por seis partidas consecutivas do Campeonato Brasileiro, Dedé e Douglas formaram uma dupla de zaga praticamente intransponível. Neste período, o Vasco sofreu apenas um gol e esteve invicto. No entanto, no jogo contra o Corinthians, no próximo domingo a parceria será desfeita, já que o Mito cumprirá suspensão automática. A expectativa fica por conta de seu companheiro, que sofreu uma pancada na coxa direita no empate em 0 a 0 contra o Internacional, no último sábado.
Nas seis rodadas em que Dedé e Douglas estiveram juntos, o Vasco somou quatro vitórias e dois empates. São cinco partidas consecutivas sem que a zaga sofra um gol, feito que não se repetia desde 1988, quando a defesa cruz-maltina ficou nove jogos invicta no Campeonato Brasileiro.
Douglas será reavaliado pelo departamento médico do Vasco ao longo da semana, mas a expectativa é de que o jogador de 22 anos tenha condição de enfrentar o Corinthians. Enquanto isso, a diretoria fica na expectativa pela liberação de Renato Silva, que ainda não teve seu novo contrato registrado pela CBF. Caso nenhum dos dois tenha condição de jogo, Fabrício deverá ser utilizado pelo técnico Cristóvão Borges e o volante Nilton pode ser improvisado na zaga.
O Vasco ainda terá mais à frente um novo desfalque de Dedé. Convocado para a Seleção Brasileira para o amistoso contra a Suécia, o zagueiro não vai defender o Vasco na partida contra o Coritiba, dia 16 de agosto, em São Januário, pela 17ª rodada do Brasileirão.

Cristóvão elogia regularidade do Vasco: ‘Não se desorganiza’

Técnico celebra cinco jogos sem gol sofrido, 38 rodadas entre os quatro melhores do Brasileiro e quer time forte em casa e fora

Por Vicente Seda Rio de Janeiro
28 comentários
Cristovão Borges, Internacional x Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)Cristovão destaca boa organização tática
(Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)
A defesa do Vasco é motivo de orgulho para o técnico Cristóvão Borges. Não apenas a defesa, mas a regularidade. Nos últimos cinco jogos, foram quatro vitórias e um empate. Nenhum gol sofrido. Contando o Campeonato Brasileiro do ano passado, são 38 rodadas com o time da Colina entre os quatro primeiros colocados. Fruto do trabalho e do empenho tático dos jogadores, na visão do treinador.
- A equipe não se desorganiza, continua equilibrada mesmo quando é pressionada. Isso é desejo, trabalho. Como o campeonato é muito duro e disputado, é difícil isso acontecer e você manter uma regularidade de vitórias. Mas já há algumas rodadas temos repetido boas atuações, boa organização tática e assim fica mais fácil obter os resultados. Claro que a equipe oscila em alguns momentos, mas a força do conjunto é muito grande.
A última vez que o Vasco ficou cinco partidas com a defesa invicta no Brasileirão foi em 1988. Na ocasião, a marca chegou a nove rodadas: contra Bahia, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Guarani e América.
O técnico ressaltou ainda outro fator, quando questionado sobre o fato de, até o momento, o Vasco não ter sido derrotado atuando fora de casa no Brasileiro. Ele quer que os jogadores não diferenciem o local da partida, atuando no mesmo padrão onde quer que seja o confronto.
- Em casa a equipe também é muito forte e só perdeu um jogo. O importante é que não tenha essa diferença. Tem de ter personalidade, e a equipe tem. Para ganhar esse título, tem de jogar bem fora e em casa, é isso que estamos buscando fazer.

'Não consigo ver ninguém batendo Cesar em Londres', diz ex-treinador

Técnico que ajudou Cielo a ganhar o ouro e o bronze em Pequim, Brett Hawke diz que ele vencerá de novo os 50m; nesta terça, faz estreia nos 100m livre

Por Danielle Rocha Direto de Londres
15 comentários
Naquela manhã de agosto, em Pequim, há quatro anos, Cesar Cielo acordou  descrente. Faltavam poucas horas para a final dos 100m livre, mas aquela raia 8 incomodava. Nadar no canto da piscina, com sete adversários nadando mais rápido do que ele, foi demais para a cabeça do jovem calouro. Foi preciso ouvir palavras duras de Brett Hawke, seu treinador na ocasião, para entender que estava tão ou mais veloz do que os outros, que estava tão ou mais bem preparado do que eles para ganhar um medalha. Foi a primeira de duas. O bronze nos 100m livre marcou o despertar do campeão. Foi o primeiro passo para o ouro nos 50m livre e um ciclo vitorioso, com direito a títulos e recordes mundiais nas duas provas e o status de homem mais rápido do mundo. Nesta terça-feira, a partir das 6h (de Brasília), Cielo dará início a sua participação nos Jogos de Londres. E outra vez com os 100m livre.
cesar cielo medalha de ouro PEquim 2008 (Foto: Agência Reuters)Cielo se emociona ao receber a medalha de ouro em Pequim 2008 (Foto: Agência Reuters)
Daquele menino que ainda se mostrava frágil mentalmente, não restou nada. Essa força, aliada à qualidade técnica, ao perfeccionismo e ao apetite de se manter no topo, é o que leva Brett a pensar que seu ex-pupilo não perderá o trono nos 50m livre. Não descarta também vê-lo no pódio nos 100m, mesmo que James Magnussen, australiano como o técnico, tenha mandado um recado de que não tem medo de Cielo. Atual campeão mundial da distância, que chegou botando banca, mostrou abatimento após a disputa do 4x100m livre. Abriu o revezamento e foi superado pelo americano Nathan Adrian.
- Eu ainda acredito que Cesar é o nadador mais rápido do mundo. Eu não consigo ver ninguém o batendo nas Olimpíadas - disse Brett.
Mesmo que a parceria tenha sido rompida no fim de 2010, após os resultados do Pan-Pacífico Irvine que não deixaram Cielo satisfeito, o ex-treinador sente falta dos dias ao lado dele. O filho também. Dia desses, perguntou por onde Cesar andava. Estava com saudade dele. O pai também. O reencontro foi na beira da piscina do Centro Aquático, às vésperas do início dos Jogos. Brett, que em 2008 vestiu o uniforme do Brasil, hoje usa o das Bahamas, juntamente com a velocista Arianna Vanderpol-Wallace.
Entre as boas lembranças de Pequim, Cielo também guarda uma de quando passaram juntos um dia depois da conquista do ouro. Após um passeio para lá de agitado pelo Templo do Céu, deixaram o local num riquixá em direção à Cidade Proibida, mas acabaram sendo levados pelo condutor a um lugar errado.
-  Tive que sair correndo depois de fazer fotos lá com as medalhas. Foi um assédio louco. Entramos no requixá, e o cara que estava dirigindo foi entrando nuns becos. Perguntei para o Brett: "Ele está nos levando para onde?" E nada de parar para falar. Até que parou e cobrou 400 yuans. A gente não sabia se aquele era o valor certo. Ficamos sem dinheiro no meio do nada. Fomos andando e paramos numa praça. Nós estávamos de uniforme, e eu com medo de pegarem minhas medalhas. Lembrei que tinha um celular no bolso, só que ali não estava funcionando. Passaram três meninas e pedi o celular emprestado. Elas não entenderam nada e me deram o número do telefone delas. Brett riu e eu só queria ir embora. Até que conseguimos fazer contato e nos acharam - diverte-se Cielo.
natação Brett Hawke (Foto: Reuter)Brett Hawke acredita que ninguém irá superar
Cielo nos 50m em Londres (Foto: Reuters)
GLOBOESPORTE.COM: Você disse uma vez que teria medo de enfrentar Cielo nos tempos em que você era nadador. Que ele seria o rei das provas de velocidade até 2012 e que se estivesse numa mesma série com o russo Alexander Popov, o americano Gary Hall Jr., o holandês Pieter van den Hoogenband, ganharia. Por quanto tempo acredita que ele conseguirá se manter nessa condição?
Brett Hawke:
Eu ainda acredito que Cesar é o nadador mais rápido do mundo. Não consigo ver ninguém o batendo em Londres. Eu ainda não gostaria de encarar Cesar nas Olimpíadas porque acho que é quando está no seu melhor e é mais poderoso. Ele vai ganhar os 50m livre de novo em Londres.
James Magnussen já mandou recado e está veloz. Ele é a maior ameaça de Cesar nos Jogos?
Magnussen tem sua própria força, mas as Olimpíadas são diferentes. Se ele provar a si mesmo ser tão bom quanto Cesar, então eu serei o primeiro a parabenizá-lo.
Acha que ele poderá ser o nome que vai alavancar novamente a natação da Austrália?
Não, os EUA sempre vão estar no topo, mas a Austrália poderia ganhar um revezamento.
Você orientou Bruno Fratus em 2011, quando ele foi a Auburn. Pelo que viu, esperava que ele pudesse ser tão rápido como agora? Acredita na possibilidade de uma dobradinha dele com Cesar nos 50m livre?
Eu apenas o ajudei um pouco com sua saída. Ele é um ótimo nadador e tem no Ari (Arilson Soares) um grande técnico. Tudo o que nós fizemos foi dar uma nova perspectiva, e ele pegou muito rapidamente, porque é um aprendiz rápido. Acho que Bruno tem uma grande chance de pódio em Londres
Como foi ver Fred Bousquet sem um lugar nos Jogos?
Foi muito duro não vê-lo se classificar. No início, nós ficamos todos em choque porque ele estava nadando muito bem antes das seletivas. Então, depois ele foi para o Brasil e nadou rápido, foi para o Campeonato Europeu e ganhou o ouro. E aí vimos que isso ainda estava nele. É uma pena ele não competir contra Cesar em Londres, porque eu acho que eles ainda são os dois nadadores mais rápidos do mundo. Tudo acontece por uma razão.
Quais lembranças tem daqueles dias com ele em Pequim? Que situações você não esquece e marcaram aquelas duas medalhas?A minha lembrança mais viva é a de Cesar depois da cerimônia de premiação, envolvendo-o na bandeira brasileira ainda na piscina, com todos os integrantes da seleção brasileira. E todos nós estávamos pulando, gritando e chorando. Foi um momento muito forte que nunca mais da minha cabeça.
O Cesar de 2012 tem algo do Cesar de 2008?
Ele é mais forte, mais rápido e mais maduro agora. Se fosse um produto tecnológico, seria chamado Cesar 2.1.
cesar cielo brett hawke parque aquático treinos londres 2012 (Foto: Danielle Rocha / Globoesporte.com)Cielo e Brett se encontram no Centro Aquático de Londres (Foto: Danielle Rocha / Globoesporte.com)
Ele disse que no Mundial de Xangai, pouco depois do julgamento do TAS, você mandou um e-mail não acreditando como desafiou a todos daquele jeito. E ele respondeu que não sabia. Foi difícil vê-lo envolvido naquela situação do doping? Você acha que psicologicamente ele já está forte o suficiente para aguentar a pressão que terá em Londres?
Foi uma situação terrível de encontrá-lo envolvido. Nada disso foi planejado, procurado ou desejado. Ele é agora um atleta muito mais cauteloso, mas também mais forte para enfrentar um mundo como esse.
Como foi a etapa após o fim da parceria com Cielo e que relação mantém com ele? Que lições tirou da experiência de ter treinado um campeão olímpico? Faria algo diferente?A vida depois de Cesar é boa. Eu tenho atletas como Marcelo Chierighini, que são jovens e famintos por sucessos exatamente como Cesar era. Um arrependimento que tenho é que eu queria ser o técnico dele por toda a vida, como Popov e seu treinador ou Van den Hoogenband e o seu. Eu aprendi muitas coisa treinando Cesar, mas a coisa mais importante é apreciar o sucesso quando ele acontece e parar e aproveitar os momentos na vida, porque eles podem não acontecer novamente. Felizmente, nós ainda temos uma relação muito próxima agora. Ele sempre fará parte da minha vida, pelo menos como amigo.
Seus filhos nadam ou você acha que eles vão se interessar por outros esportes?
Meu filho nada e ele me perguntou recentemente onde Cesar estava porque disse que sente saudade dele. Espero que eles se encontrem de novo em breve!
O que você espera de Arianna em Londres?
Ela treina comigo há quatro anos em Auburn e, nesse tempo, se tornou a nadadora mais rápida na história do NCAA, assim como Cesar. E agora está nas Olimpíadas, correndo por fora, assim como o Cesar em 2008.

Com defesas de Mayssa, Brasil vence Montenegro no handebol feminino

Goleira substitui Chana no segundo tempo e ajuda seleção a obter segunda vitória em Londres por 27 a 25 em cima da equipe europeia

Por Bianca Rothier Direto de Londres
19 comentários
Depois de derrotar com esforço a Croácia na estreia, a seleção feminina de handebol do Brasil conseguiu uma nova vitória em Londres. Na partida realizada na Caixa de Cobre e válida pela 2ª rodada do Grupo A, as meninas bateram Montenegro por 27 a 25, nesta segunda-feira, com destaque para a goleira reserva Mayssa na etapa final. O próximo compromisso da seleção brasileira será contra a anfitriã Grã-Bretanha, na quarta-feira, às 12h15m (de Brasília).
Seleção feminina de handebol do Brasil vence Montenegro nos Jogos Olímpicos de Londres (Foto: Reuters)Seleção feminina comemora segunda vitória em Londres, dessa vez contra Montenegro (Foto: Reuters)
Presente em todas as Olimpíadas desde Sydney 2000, Chana aos poucos dá lugar a Mayssa no gol brasileiro. Contra Montenegro, a paraibana brilhou, efetuou várias defesas no segundo tempo (quando substituiu a experiente jogadora) e teve papel importante na vitória verde--amarela. A alternância na meta, porém, não é uma briga pela vaga de titular.
- Estamos muito unidas, eu e a Mayssa. Sabemos que esta é uma competição muito longa, não tem como jogar todas as partidas. Teríamos que trocar e ela estava preparada. Ontem a gente conversou sobre isso, e eu tinha certeza de que ela ia fechar o gol. Ela entrou muito bem. Fez boas defesas. Dá muito ânimo para as jogadoras quando a goleira defende boas bolas - reconheceu Chana.
Feliz com o rendimento, Mayssa sentiu um pouco de nervosismo. Defendendo o país pela primeira vez em Londres, a goleira se acalmou rapidamente para então montar um "paredão humano" embaixo das traves e se credenciar a futura substituta de Chana.
- Eu senti um pouquinho a borboleta no estômago, mas foi rápido, passou. Eu me sinto preparada mesmo - afirmou Mayssa.
O Brasil chegou a quatro pontos, mesma pontuação da Rússia, e ocupa a segunda colocação do grupo. A seleção perde a liderança no saldo de gols, já que tem três contra 24 das russas. Montenegro e Croácia, com dois pontos cada, estão em terceiro e quarto lugares, respectivamente. Ainda zeradas, Angola e a lanterna Grã-Bretanha fecham a classificação.
O torneio de handebol feminino em Londres conta com 12 seleções, divididas em dois grupos de seis. As quatro melhores de cada chave passam para as quartas de final. A partir dessa fase, os jogos são eliminatórios.
Primeiro tempo equilibrado
O Brasil saiu na frente logo aos 43s, com um gol de Duda. Porém, aos 5 minutos, Montenegro já estava com a vantagem de 4 a 2 na partida. As brasileiras levaram mais 6 para conseguir o empate, deixando o placar em 7 a 7.
Eduarda Amorim, handebol feminino a partida é Brasil x Montenegro (Foto: Agência AFP)Duda marcou seis gols e foi a vice-artilheira da
seleção na partida (Foto: Agência AFP)
Aos 15, Bulatovic foi penalizada, e Montenegro teve que ficar 2 minutos com uma jogadora a menos. Fernanda e Alexandra fizeram valer a superioridade númerica e recolocaram o Brasil à frente: 9 a 7. Porém, em um minuto, Montenegro empatou a partida. Aos 23, a seleção conseguiu obter pela primeira vez uma vantagem de três gols no jogo: 13 a 10. Porém, as europeias reagiram e viraram o marcador, indo para o intervalo com 16 a 15 a seu favor.
Mayssa fecha o gol, e Brasil garante vitória
Montenegro começou bem o segundo tempo, com gol de Miljanic, mas, dois minutos depois, Duda e Samira deixaram tudo igual. Mayssa, substituindo Chana na etapa final, evitou por três vezes um gol montenegrino. Com as defesas da goleira, a seleção se animou. Aos 4, Deonise, Alexandra e Duda deixaram o Brasil três gols à frente das adversárias: 20 a 17. Dois minutos depois, Mayssa apareceu outras duas vezes para manter a vantagem brasileira.
Aos 8, porém, a arqueira não foi capaz de salvar o gol de Savic. Quando a reação de Montenegro parecia criar corpo, Bulatovic foi penalizada pela terceira vez, sem poder retornar novamente à partida. Na sequência, Daniela fez para o Brasil, e Miljanic devolveu na mesma moeda. Alexandra converteu um pênalti aos 12, mas, no minuto seguinte, Lazovic diminuiu: 22 a 20. Aos 15, Ana Paula marcou e, na sequência, viu Mayssa operar duas novas defesas.
Aos 18, Katarina converteu um pênalti, mas Ana Paula tratou de marcar para o Brasil. Um minuto depois, Mayssa demonstrou reflexo ao defender uma bola no chão. Aos 23, Katarina anotou outro. No minuto seguinte, Alexandra aproveitou um rebote e fez seu sétimo gol no confronto, enquanto Duda foi eliminada pela terceira punição.
Aos 27, Lazovic marcou, mas, em seguida, Daniela manteve a vantagem de três gols. Aos 28, Popovic marcou e, no contra-ataque, Savic encostou no placar: 26 a 25. No minuto final, Alexandra aumentou a vantagem e decretou a vitória brasileira por 27 a 25.

Teve isso! Clube sem torcida, árbitro zagueirão e time com 12 em campo

Pacotão de curiosidades do fim de semana no futebol brasileiro tem ainda camisa como troféu, lance após apito final, classificação inédita e muito mais

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
84 comentários
Além de gols, dribles e jogadas bem tramadas, a rodada do fim de semana no futebol brasileiro apresentou alguns fatos curiosos e até mesmo inusitados de Norte a Sul do país que chamaram a atenção.
Jogo prossegue após o fim
No jogo Coritiba x Grêmio, o atacante Roberto recebeu passe de Leonardo aos 44 minutos do segundo tempo. Livre de marcação e em posição legal de acordo com o assistente, ele avançou em direção ao gol, driblou o goleiro Marcelo Grohe e chutou para fora. No entanto, mesmo que a bola tivesse entrado, o gol não ia valer, pois o árbitro André Luis de Freitas já tinha apitado o fim do jogo, para indignação dos jogadores do Coritiba. Menos mal que o Coxa venceu a partida por 2 a 1. (clique aqui para saber mais)
Sem torcida
Na partida ABC x Guaratinguetá, o que chamou a atenção não foi a vitória de 3 a 0 do time potiguar, mas sim a presença da torcida do Guaratinguetá, ou melhor, a ausência dela. No espaço destinado para os fãs da equipe paulista só eram vistos policiais, que, pelo jeito, não tiveram trabalho algum. Na décima oitava colocação, com apenas nove pontos, nem a torcida do Guaratinguetá parece acreditar numa reação do clube na competição. (clique aqui para saber mais)
Frame, Torcida Guaratingueta (Foto: Reprodução)Espaço destinado à torcida do Guaratingueta sem nenhum torcedor no jogo contra o ABC (Foto: Reprodução)
Juiz zagueirão
No primeiro tempo da partida entre Vasco e Inter, no Beira-Rio, o atacante Marcos Aurélio tentava levar o Colorado ao ataque. Sua intenção era dar um passe para Guiñazu. Ele só não esperava que o próprio árbitro Wilson Luis Seneme fosse dar uma de zagueiro. Quem agradeceu foi o Vasco, que ficou com a posse de bola. Sem ter o que fazer, o juiz foi obrigado a ouvir aquela sonora vaia da torcida do Inter. A sorte dele é que a jogada do time carioca acabou não resultando em gol. (clique aqui para saber mais)
Classificação inédita
Na Segunda Divisão do Estadual do Rio, Quissamã e Audax terminaram a competição em primeiro e segundo lugares, respectivamente, e vão participar pela primeira vez da elite do futebol carioca em 2013. Na última rodada, o Quissamã venceu o Barra Mansa por 2 a 0 e se sagrou campeão somando 46 pontos, enquanto o Audax goleou fora de casa o São João da Barra por 4 a 1 e chegou aos 44 pontos. (clique aqui para saber mais)
Bruno Reis, Quissama (Foto: Divulgação)Bruno Reis comemora o seu gol na vitória do Quissamã sobre o Barra Mansa por 2 a 0 (Foto: Divulgação)
Festa sem vitória
A diretoria do Vila Nova-GO fez a sua parte e diminuiu o preço do ingresso. O resultado é que mais de 11 mil torcedores compareceram sábado ao Estádio Serra Dourada para incentivar o time na partida contra o Tupi-MG pela Série C do Brasileiro. O jogo também marcava as comemorações pelos 69 anos do clube goiano. O empate por 0 a 0 pode não ter sido um presente de grego, mas deixou um agosto amargo entre os torcedores, ainda mais se levarmos em conta que Pedro Júnior desperdiçou um pênalti na segunda etapa. (clique aqui para saber mais)
Camisa de presente

A missão era difícil, mas o lateral Auremir, do Vasco, conseguiu neutralizar o atacante Forlán, que fazia a sua estreia no Inter, anulando as suas principais jogadas. Ao fim do primeiro tempo, ele pediu a camisa do jogador uruguaio e foi prontamente atendido. Iniciante na carreira, o jovem afirma que receber uma camisa do melhor jogador da Copa do Mundo de 2010 é um troféu. Agora, a intenção de Auremir é conseguir uma camisa de seu companheiro de time, Juninho Pernambucano. Tarefa esta que não deverá ser tão complicada. (clique aqui para saber mais)
Auremir Vasdco camisa Forlán (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)Auremir com a camisa que recebeu de Forlán no jogo contra o Inter (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)
Vitória, emoção e lágrimas
Na partida contra o CRB, no Barradão, que pode ter marcado a sua despedida do Vitória-BA, o atacante Neto Baiano fez o gol que garantiu mais três pontos para a equipe baiana. Bastante emocionado e com lágrimas nos olhos, o jogador agradeceu após o jogo e enalteceu o que viveu na Toca do Leão. O destino do atacante deverá ser o Kashiwa Reysol, do Japão. Totalmente identificado com o clube e seus torcedores, ele manifestou a vontade de voltar a defender o Vitória no futuro. (clique aqui para saber mais)
Chega pra lá
Após o zagueiro Dedé, do Vasco, ter recebido cartão amarelo na partida contra o Inter, o meia Felipe se aproximou do árbitro Wilson Luis Seneme para argumentar em defesa do seu companheiro de time. Para sua surpresa, o juiz colocou a mão no seu peito e deu um autêntico chega pra lá. Felipe, então, tirou a mão do árbitro, e o jogo seguiu normalmente. Definitivamente, Seneme não estava para muito papo nesta partida. Podemos dizer que Felipe ainda saiu no lucro, pois não foi advertido com cartão. (clique aqui para saber mais)
Dividida dolorosa
Na partida entre Sport e Atlético-GO, realizada na Ilha do Retiro, uma dividida dolorosa chamou a atenção de quem acompanhava a partida. O zagueiro Bruno Aguiar, do Sport, caiu no gramado com o nariz sangrando após cabecear a nuca do jogador Patric, da equipe goiana, numa disputa de bola pelo alto. Felizmente, nada de mais grave aconteceu, mas o atleta acabou sendo substituído por Diego Ivo ainda no primeiro tempo. O jogo terminou empatado em 0 a 0, resultado que não foi bom para nenhuma das duas equipes. (clique aqui para saber mais)
Trombando com o próprio companheiro
No duelo entre Bahia e Corinthians, ocorreu uma dividida no mínimo inusitada. Aos 18 minutos do primeiro tempo, o time baiano partia para o ataque quando Hélder e Ávine, ambos do Bahia, se chocaram e ficaram caídos no gramado do Estádio Pituaçu pedindo atendimento médico. O árbitro Pablo dos Santos Alves interrompeu o jogo para que os jogadores fossem atendidos. Após alguns minutos de paralisação, os dois jogadores voltaram normalmente para a partida, que terminou empatada por 0 a 0. (clique aqui para saber mais)
Volta do ídolo
Além da vitória sobre o Flamengo por 4 a 1, no Morumbi, a torcida do São Paulo pôde comemorar também o retorno do seu goleiro titular e ídolo Rogério Ceni. Antes da partida começar, ele foi ovacionado pelos torcedores que estavam no Estádio do Morumbi e pediu aplausos para o goleiro Denis, que o substituiu durante os sete meses em que ficou afastado por causa de uma lesão no ombro direito. Este foi o período mais longo que Rogério ficou longe dos gramados na sua carreira. (clique aqui para saber mais)
Hino para, mas torcida continua cantando
Na partida entre Bahia e Corinthians, os torcedores que estavam no Estádio de Pituaçu deram mais uma verdadeira demonstração de respeito e amor à pátria. Assim como já aconteceu em outros jogos, num certo momento da execução do Hino Nacional Brasileiro, antes do início da partida, a música parou de tocar, mas os torcedores continuaram cantando normalmente até o fim. Uma cena realmente de arrepiar. O que não é nenhuma surpresa para um povo tão fanático por futebol e apaixonado por sua terra como o baiano. (clique aqui para saber mais)
Jogador é punido após ser substituído e voltar a campo
Uma situação atípica ocorreu no Morumbi. Você já imaginou um jogador ser substituído, voltar a campo e ser punido pelo juiz? Pois foi isso mesmo que aconteceu este fim de semana. Na partida contra o Flamengo, o São Paulo ficou com 12 jogadores em campo por alguns instantes. Rodrigo Caio voltou depois de receber atendimento médico, mas não sabia que havia sido substituído por João Schmidt. Ele foi punido com cartão amarelo pelo árbitro Jailson Macedo Freitas e deixou o gramado sem entender muito o que tinha acontecido. (clique aqui para saber mais)
Presidente coloca a mão na massa
Horas antes do início da partida entre Penarol-AM e Náutico-RR, pela sexta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro, o presidente do clube amazonense, Daniel Macedo, pegou martelo, andaimes, tábuas, pregos e madeiras das obras do estádio Floro Mendonça, em Itacoatiara, e mesmo debaixo de um sol de mais de 30 graus construiu uma plataforma de madeira para a equipe de reportagem da TV Amazonas (afiliada da Rede Globo) realizar a gravação do jogo. (clique aqui para saber mais)
Penarol, Amazonas (Foto: Anderson Silva/GLOBOESPORTE.COM)Presidente do Penarol, Daniel Macedo, ajuda na construção de uma plataforma de madeira
(Foto: Anderson Silva/GLOBOESPORTE.COM)

Com Brasil já classificado, Thiago Silva garante: 'Ninguém vai tirar o pé'

Capitão diz que não faltará empenho da Seleção contra a Nova Zelândia

Por Márcio Iannacca Direto de Newcastle, Inglaterra
3 comentários
thiago silva uniformes camisa brasil olimpíadas (Foto: Divulgação / CBF)Capitão da Seleção, Thiago Silva garante
empenho em Newcastle (Foto: Divulgação / CBF)
O técnico Mano Menezes pode fazer algumas mudanças na Seleção contra a Nova Zelândia, quarta, já que o time garantiu a classificação antecipada para as quartas de final das Olimpíadas. Porém, o capitão Thiago Silva garante: nenhum jogador vai diminuir o ritmo na última rodada do Grupo C.
- Felizmente já estamos classificados para as quartas. Isso nos dá tranquilidade, mas não tira de jeito nenhum a nossa determinação em busca da mais uma vitória. Não é porque conseguimos o primeiro objetivo, que foi conseguir a classificação antecipadamente, que vamos entrar mais relaxados no último jogo dessa fase. Ninguém vai tirar o pé e quem entrar em campo vai jogar como se fosse mais uma decisão - escreveu o zagueiro do Paris Saint-Germain em seu blog no site oficial da CBF.
A Seleção soma seis pontos em duas partidas e lidera a chave na frente de Bielorrússia (três), Egito e Nova Zelândia (um). A partida contra a equipe da Oceania começa às 10h30m (de Brasília), quarta, em Newcastle, com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.
Mano confirmou nesta segunda que o atacante Hulk, pendurado com um cartão amarelo, ficará fora na última rodada. Assim, o meia Paulo Henrique Ganso deve ganhar uma chance. Outros atletas considerados reservas também poderão ser utilizados.
- Quem veste essa camisa tem de ter responsabilidade - concluiu Thiago.

Com ‘biquíni da vovó’, dançarinas roubam a cena no vôlei de praia

Traje grande demais para padrões brasileiros incomoda suecos, mas alegra britânicos que planejam ida ao Rio em 2016 por roupa ‘menor que um cinto’

Por Cahê Mota Direto de Londres
19 comentários
O figurino não era assim tão sensual, mas ninguém no Horse Guards Parade se importou com isso. Como já virou costume em competições de vôlei de praia, a festa dos torcedores estava garantida fosse com bola no ar ou não – principalmente para a ala masculina. Empolgadíssimas e trajando um “biquíni da vovó”, as cheerleaders têm sido um show a parte na praia improvisada no coração de Londres para os Jogos Olímpicos de 2012.
Seja simplesmente para formar o corredor de entrada das duplas na quadra, nas apresentações durante os intervalos ou mesmo que de roupão enquanto acompanham as partidas, as dançarinas londrinas têm levantado o público e viraram atração. Tanto que há quem viva a emoção de acompanhar as Olimpíadas de perto sem nem dar bola para os atletas, caso dos xarás britânicos Dean Franklin, de 22 anos, e Dean Cheung, de 21.
Dançarinas Volei de Praia com biquini da vovó (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Os trajes de banho das dançarinas fogem aos padrões brasileiros (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Com copo de cerveja e bandeira da Grã-Bretanha nas mãos, eles até entraram na onda dos compatriotas e apoiaram dupla Garcia-Thompson e Grotowski diante de Ricardo e Pedro Cunha. A razão de estarem nas arquibancadas, porém, não era o jogo.
- Lógico que as dançarinas são mais importantes. Elas são sensacionais. Absolutamente incríveis. Nós viemos aqui ver mulheres de biquíni: dançarinas e jogadoras. Viemos só para isso! Acabamos torcendo para os homens porque era a dupla da Grã-Bretanha, mas viemos pelas mulheres. E elas são sensacionais – disse Franklin.
Jovens britânicos no vôlei de praia (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Jovens Dean Frankin e Dean Cheung elogiaram as
dançarinas (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
As performances femininas nos Jogos têm sempre a companhia de dois ou três homens, depende a música. Nada que desvie os olhares da maioria dos biquíni. Um biquíni, por sinal, bem diferente dos padrões brasileiros, largos tanto na parte superior quanto, principalmente, na inferior.
E é justamente em busca de biquínis menores que a dupla figura de amigos britânicos planeja ir ao Rio de Janeiro, em 2016.
- Ah, no Brasil elas usam um biquíni menor que um cinto (risos). As próximas Olimpíadas vão ser no Brasil? Estaremos lá. Estaremos lá para ver essas mulheres – prometeu Dean Cheung.
Já o sueco Wille fez parte de um pequeno grupo que curtiu a presença das dançarinas, mas achou que podia ser melhor. E ele é claro ao apontar o que mudaria.
- Poderiam ser mais brasileiras, os biquínis poderiam ser menores (risos).
Seja por conta do frio, timidez ou apenas por respeito ao recatado povo britânico, o figurino olímpico já está definido para Londres. E o que está na moda é o “biquíni da vovó”.

Rafaela Silva é criticada no Twitter, xinga internautas e bloqueia conta

Após eliminação das Olimpíadas devido a um golpe proibido, judoca se descontrola e desfere palavrões nas redes sociais contra críticas e ofensas

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
186 comentários
Ofensas a judoca RAfaela Silva no Twitter (Foto: Reprodução / Twitter)Rafaela Silva recebe muitas ofensas e rebate com
xingamentos no Twitter (Foto: Reprodução / Twitter)
Rafaela Silva está tendo uma segunda-feira difícil. Após ser eliminada das Olimpíadas de Londres após perder para a húngara Hedvig Karakas, devido a um golpe proibido que aplicou na adversária, a judoca chorou muito, assumiu que cometeu um erro e virou a página ao já pensar na preparação para os Jogos 2016. No entanto, ela mostrou nas redes sociais que o assunto não deve morrer assim tão fácil. A carioca recebeu muitas críticas no Twitter e resolveu rebater. Xingou internautas com muitos palavrões e, mais tarde, bloqueou sua conta.
Com ofensas pesadas, internautas criticaram a judoca e chegaram a dizer que ela não teve espírito olímpico. Um dos comentários dizia: "Cara, q vexame. Não te ensinaram a jogar limpo? Mais uma q foi p/ fazer o Brasil passar vergonha e chorar."
Rafaela Silva aplicou o contragolpe e se descontrolou nas respostas: "Vai se f... filho da p... Perdi, sim, sou humana como todos. Errei e sei que tenho capacidade de chegar e conquistar uma vaga para 2016." E ainda provocou: "Você veio aqui? Ah, não tem capacidade de conquistar uma vaga e representar seu pais por uma bandeira no peito, babaca."
Enquanto alguns internautas também entravam na discussão para criticar a atleta, outros preferiam defender a carioca. Muitas palavras de apoio e de carinho começaram a surgir, além de pedidos para que ela não revidasse as ofensas. "Você ainda vai brilhar muito" e "em 2016 vai ser mais gostoso dentro de casa!! :/ Força Rafa! Cabeça erguida, guerreira!!"foram algumas das mensagens.

Bota solicita interdição do gramado do Engenhão por duas semanas

Clube alega que piso pode provocar lesões graves e solicita mudança do local dos jogos de Flamengo e Fluminense já a partir deste fim de semana

Por Thales Soares Rio de Janeiro
485 comentários
Ronaldinho Gaucho, Atlético-mg e Fluminense (Foto: Rudy Trindade / Agência Estado)Ronaldinho: reencontro com o Fla pode não ser no
Engenhão (Foto: Rudy Trindade / Agência Estado)
O Botafogo enviou para a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) um ofício pedindo a interdição imediata do gramado do Engenhão pelas próximas duas semanas. Alega que a decisão é para preservar a integridade física dos atletas pela condição atual do piso, que está com excesso de buracos e poderia provocar graves lesões.
O relatório foi assinado pelo agrônomo Artur Melo, responsável pelo gramado. Nas próximas duas semanas, de acordo com o documento, o jogo entre Botafogo e Palmeiras, no dia 8 de agosto, seria o único a ser realizado no estádio. Se o pedido for acatado, a CBF mudará os locais de Flamengo x Atlético-MG, no próximo sábado; Flamengo x Náutico, no dia 11 de agosto; Fluminense x São Paulo, no dia 9 de agosto; e Fluminense x Palmeiras, no dia 12 de agosto.
- Encaminhei o ofício para a CBF e comuniquei pelo telefone o fato a Manuel Flores, gerente de operações da entidade, pois seria importante que recebessem ainda hoje (segunda-feira) esse documento. Acredito que o Botafogo será atendido nas suas solicitações, só não tenho certeza sobre o jogo entre Flamengo x Atlético-MG, que está marcado para sábado - disse Marcelo Viana, diretor de competições da Ferj.
Lei indica que qualquer mudança no local do jogo precisa de dez
dias de antecedência, mas abre brecha ao citar 'motivo de força maior' como exceção
O questionamento é sobre o fato de o jogo estar a menos de dez dias de sua realização, o que impediria a mudança de local de acordo com o Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF. No entanto, o Botafogo se apoia na decisão da CBF em adiar o seu jogo contra o Corinthians no prazo menor do que especificado pela legislação. Na letra D do número 2 do artigo 13 do RGC, o texto dá margem para a mudança do local dos jogos ao dizer que "o prazo de 10 dias não é observado em caso de motivo de força maior, quando óbvia e universalmente reconhecido como tal".
Pedido causa indignação no Flamengo
A decisão do Botafogo causou surpresa e indignação no Flamengo. O assessor especial da presidência, Eduardo Moares, o Vassoura, diz que o clube aguarda um posicionamento da CBF sobre o caso, contesta a atitude e ataca Maurício Assumpção, presidente do Botafogo.

- Essa decisão fere o Estatuto do Torcedor, já que faltam menos de dez dias para o jogo. Fere o regulamento do campeonato. A venda de ingressos para a torcida do Atlético-MG em Belo Horizonte estava programada para começar nesta terça-feira (cerca de 1.800 unidades) e para os torcedores do Flamengo aqui no Rio também. Vou parar tudo. Na hora em que ele (Maurício Assumpção) tem uma semana de folga para o gramado, quer cancelar o nosso jogo? Diz que o estádio é dele e não entra ninguém? Pelo que sei, o estádio é da Prefeitura. O Flamengo tem um contrato que exige que jogue o mínimo de jogos lá. Se o Flamengo quiser, pode tirar alguns, mas não ele. É uma decisão muito fácil de se tomar para quem está fora. Para a torcida dele não muda nada, vão três mil pessoas, quatro mil. Mas as torcidas de Flamengo e Atlético são enormes. Não dá para alojar em qualquer lugar. Precisa de aval dos Bombeiros, da Polícia Civil, Polícia Militar - afirmou Vassoura, que citou ainda a questão da segurança necessária no jogo que envolve o reencontro entre Flamengo e Ronaldinho Gaúcho.
No contrato, o Botafogo estabelece que o Flamengo tem de jogar dez partidas no Engenhão, mais os três clássicos. O compromisso com o Fluminense tem uma cláusula indicando quais jogos - os de maior apelo - não podem sair do Engenhão.
Fluminense prefere não criticar rival
No Fluminense, o diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano também citou o acordo com o Botafogo, mas preferiu não criticar a atitude.
- Temos um contrato com o Botafogo para o uso do Engenhão e ainda não fomos comunicados. Se for uma determinação da Ferj, teremos que achar uma solução. Existe, sim, um pedido da federação para mandarmos alguns jogos em Volta Redonda, e isso deverá ser feito no futuro. Mas não há nada programado para esses jogos em questão, contra Palmeiras e São Paulo.
Existe, sim, um pedido da federação para mandarmos
alguns jogos em Volta Redonda,
e isso deverá ser feito no futuro. Mas não há nada programado
para esses jogos em questão"
Rodrigo Caetano, diretor do Fluminense
O caso mais recente de lesão no Engenhão foi o do volante alvinegro Lucas Zen, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo ao ser driblado por Nilton, no clássico contra o Vasco. Após o jogo entre Fluminense e Atlético-MG, nesse domingo, Victor e Ronaldinho Gaúcho fizeram duras críticas ao gramado.
- O campo é horrível, não tinha chance de fazer jogada ou tentar tabela. Só com bola aérea - reclamou Ronaldinho.
Se houver alteração de local, os jogos de Flamengo e Fluminense não poderão ser disputados fora do estado do Rio de Janeiro, a não ser que haja autorização da Ferj, que já se manifestou contrária a isso em outras oportunidades. Assim, restariam São Januário, Macaé e Volta Redonda como principais opções.
Colaboraram Edgard Maciel de Sá e Richard Souza

Ronaldinho 'de BH': meia recebe título de Cidadão Honorário da cidade

Honraria foi concedida nesta segunda-feira, na Câmara Municipal da capital, que se transformou numa verdadeira arquibancada preta e branca

Por Léo Simonini Belo Horizonte
180 comentários
O plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte virou uma verdadeira arquibancada de estádio de futebol. Graças à presença de Ronaldinho Gaúcho, que recebeu o título de Cidadão Honorário da capital mineira, mesmo tendo chegado há menos de dois meses. Dezenas de torcedores do clube, que lotaram o espaço destinado ao público, compareceram para acompanhar a solenidade. Bastou R49 aparecer para sentar-se à mesa diretora para que os torcedores começassem a entoar gritos de apoio ao jogador alvinegro.
Ronaldinho diploma cidadão Belo Horizonte (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)Ronaldinho ergue o diploma recebido (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)
Ronaldinho se sentou ao lado de autoridades municipais e do presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil. Quem também compareceu ao evento foi o cantor mineiro Vander Lee, que cantou o Hino Nacional. Em seguida, o também músico Wilson Sideral, atleticano declarado, tocou a melodia do hino alvinegro na guitarra.
Na sequência, o presidente do Atlético-MG falou sobre a importância de se fazer a homenagem. Como sempre, não mediu palavras, dando uma resposta aos que criticaram a iniciativa. Além disso, também ironizou o rival Cruzeiro, dizendo que a “maioria do povo de Belo Horizonte” legitima a honraria.
Trouxemos o maior ídolo do futebol brasileiro"
Alexandre Kalil
- A inveja é uma m... A todos que desrespeitosamente criticaram sem o menor motivo uma expressão legítima da maioria do povo de Belo Horizonte, uma homenagem. Ele tem correspondido a todo momento. Nós trouxemos o maior ídolo do futebol brasileiro, nós colocamos o inimaginável no nosso CT, e isso nos faz o que sempre fomos, grandes, e isso incomoda muita gente. Larguem a inveja, homenagear um grande ídolo não faz mal a ninguém. Parabéns, Ronaldo! Você passa a ser de uma cidade maravilhosa, aconchegante e vai demorar muitos anos para sair daqui.
Logo depois, Ronaldinho recebeu o diploma de cidadão belo-horizontino e, com poucas palavras, agradeceu pela homenagem recebida, a primeira em solo brasileiro.

- Quero somente agradecer o carinho, por ser tratado dessa forma em tão pouco tempo. Hoje entendo porque todo mundo quer vir para cá e fica com BH no coração. Deus me deu a sorte de vir jogar aqui e conviver com uma torcida que é mais que apaixonada. Convivo com isso diariamente. Mas não só no futebol, outros torcedores me tratam bem também, estou feliz de estar aqui, conhecendo tanta gente legal. Espero levar o nome de BH o mais alto possível, muito obrigado à torcida do Atlético-MG.

Federação de MMA inicia processo para levar o esporte às Olimpíadas

Dirigentes participam de seminários em Londres e acreditam que modalidade 'tem componentes para ser bem-sucedido como esporte olímpico'

Por SporTV.com Londres
Comente agora
August Wallén, UFC, MMA (Foto: Fredrik Haraldson)Ex-lutador August Wallén é o presidente
da IMMAF (Foto: Fredrik Haraldson)
Pode ser um sonho distante para um esporte que começou a crescer de forma consistente apenas nos últimos anos, mas a IMMAF (Federação Internacional de MMA) deu o primeiro passo para tentar transformar as artes marciais mistas em um esporte olímpico. Em Londres, dirigentes da federação começaram a participar de uma série de seminários junto com o Comitê Olímpico Internacional.
Nesta segunda-feira, por exemplo, os membros da IMMAF foram integrantes de um seminário destinado a artes marciais e outros esportes que não fazem parte das Olimpíadas. O encontro foi considerado satisfatório.
- Estamos muito gratos por essa oportunidade de promover o MMA frente ao COI e companheiros de outras federações esportivas. Esta é a primeira de muitas oportunidades, onde esperamos começar a chamar a atenção para o que realmente é o MMA e mostrar o esporte de sucesso que se tornou - comemorou a diretora de comunicação da IMMAF, Erika Mattsson, em entrevista para o site "MMAjunkie".
Outros seminários estão previstos para o período em que as Olimpíadas estão sendo disputadas. O próximo que terá a presença dos dirigentes da Federação Internacional de MMA terá como tema "modalidades aspirantes a esporte olímpico".
- Estamos honrados por este convite e faremos o nosso melhor para representar MMA e seus praticantes e milhões de seguidores ao redor do mundo. Um lugar à mesa nestas reuniões é mais do que poderíamos esperar neste momento, e vamos aproveitar a oportunidade não só para educar o (COI) sobre MMA, mas também para ouvir e aprender. Estamos em uma viagem, e este é o primeiro e importante passo. O MMA é facilmente acessível, tanto ao vivo quanto transmitido. Dentro de artes marciais, todos os praticantes são estimulados no espírito do jogo esportivo, respeito e justiça. Acreditamos que o MMA tem todos os componentes necessários para ser bem-sucedido como um esporte olímpico no nível amador - declarou o presidente da IMMAF, August Wallén, ex-lutador de MMA.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A Federação Internacional de MMA foi criada em abril deste ano, com total apoio do UFC, e tinha como objetivo inicial ajudar no desenvolvimento da modalidade e depois tentar torná-lo um esporte olímpico.
Até hoje, a IMMAF recebeu 80 pedidos de países que tinham o objetivo de criar uma confederação local, sendo que 12 deles já foram aceitos. São esperados que mais 25 sejam aprovados até o fim do ano e mais 20 ganhem o sinal verde em 2013.

Dana White anuncia que vencedor de Shogun x Vera vai disputar o cinturão

Atual campeão da categoria é Jon Jones, que defenderá o título diante
de Dan Henderson no dia 1º de setembro, no UFC 151, em Las Vegas

Por SporTV.com Rio de Janeiro
69 comentários
Shogun em treino (Foto: Fernando Araújo/Globoesporte.com)Shogun (Foto: Fernando Araújo/Globoesporte.com)
O presidente do UFC, Dana White, anunciou na abertura da entrevista coletiva por telefone do "UFC: Shogun x Vera", na tarde desta segunda-feira, que o vencedor do combate principal do evento será o próximo desafiante ao cinturão dos meio-pesados da organização. O dirigente já havia afirmado que o próximo adversário do campeão da categoria sairia desse evento, que ocorre neste sábado, em Los Angeles. O atual dono do cinturão é Jon Jones, que enfrenta Dan Henderson no dia 1º de setembro, no UFC 151, em Las Vegas.
Brandon Vera tem recebido críticas por supostamente estar furando a fila dos tops da categoria, uma vez que vem de apenas uma vitória nas últimas quatro lutas. Questionado sobre como está lidando com isso, o lutador foi seco:
- Assista ao evento no dia 4 de agosto - disse, ganhando em seguida o reforço de Dana White:
- Tudo é uma questão de oportunidade. Brandon já lutou com vários caras bons, e agora terá a oportunidade de enfrentar um dos melhores lutadores desta década. Vamos ver o que ele vai fazer lá - declarou o presidente do UFC.
Tanto Mauricio Shogun quanto Brandon Vera já tiveram a chance de enfrentar Jon Jones, e perderam. O americano ainda se lamenta pelo nocaute sofrido no primeiro round naquela oportunidade, em março de 2010, quando o compatriota ainda não era o campeão:
- Não o respeitei na primeira luta, não treinei bem, e tive o que merecia. Se eu conseguir uma chance contra ele, prometo que vou dar o meu máximo desta vez.
Thiago Silva UFC luta contra Brandon Vera (Foto: AP)Brandon Vera (E) perdeu para Thiago Silva, que foi desclassificado por ter sido pego no antidoping (Foto: AP)
Shogun, por sua vez, perdeu o cinturão para Jones em março de 2011. Depois disso, nocauteou Forrest Griffin e perdeu para Dan Henderson, o atual desafiante, em um duelo épico. Ele acredita que está mais fácil de se estudar o jogo do jovem lutador agora:
- Estou 100% focado no Vera. Sei que o cinturão é consequência do meu trabalho. Agora ficou mais fácil para estudar o Jon Jones, pois ele tem mais lutas. Com certeza (a disputa de cinturão) faz parte do planejado.
Lyoto Machida e Ryan Bader, que fazem o coevento principal da noite de sábado, também participaram da coletiva. O brasileiro teve uma chance contra Jones no fim do ano passado (foi finalizado no segundo round) e não se mostrou decepcionado com o fato de o próximo desafiante ser o vencedor de Shogun x Vera:
montagem com Lyoto Machida x Ryan Bader, UFC (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Lyoto x Bader: coevento principal do UFC deste
sábado (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
- Não estava sabendo. Soube agora na entrevista. Acho que temos que fazer a coisa mais certa. Está aí uma grande luta e quem vencer vai disputar o cinturão. O Shogun já foi campeão, o Vera já lutou em duas categorias (pesado e meio-pesado). Vai ser uma grande luta. Vamos esperar.
Um dos nomes fortes da divisão dos meio-pesados que não está na card de Los Angeles é o sueco Alexander Gustafsson, que vem de cinco triunfos no UFC. Dana White vê um grande futuro no atleta de 25 anos e tem um plano traçado para ele:
- Ele está pronto para uma luta grande também. Vai enfrentar um dos tops em breve, e vamos ver o que vai acontecer.
O "UFC: Shogun x Vera" ocorre na noite deste sábado, dia 4 de agosto, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento terá transmissão ao vivo do canal Combate, além de ser transmitido também pela TV aberta americana.
CARD PRINCIPAL
Mauricio Shogun x Brandon Vera
Lyoto Machida x Ryan Bader
Joe Lauzon x Jamie Varner
Mike Swick x DaMarques Johnson

CARD PRELIMINARNam Pham x Cole Miller
Phil Davis x Wagner Caldeirão
Josh Grispi x Rani Yahya
Oli Thompson x Phil De Fries
Manny Gamburyan x Michihiro Omigawa
Ulysses Gomez x John Moraga

Bota solicita interdição do gramado do Engenhão por duas semanas

Clube alega que piso pode provocar lesões graves e solicita mudança do local dos jogos de Flamengo e Fluminense já a partir deste fim de semana

Por Thales Soares Rio de Janeiro
480 comentários
Ronaldinho Gaucho, Atlético-mg e Fluminense (Foto: Rudy Trindade / Agência Estado)Ronaldinho: reencontro com o Fla pode não ser no
Engenhão (Foto: Rudy Trindade / Agência Estado)
O Botafogo enviou para a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) um ofício pedindo a interdição imediata do gramado do Engenhão pelas próximas duas semanas. Alega que a decisão é para preservar a integridade física dos atletas pela condição atual do piso, que está com excesso de buracos e poderia provocar graves lesões.
O relatório foi assinado pelo agrônomo Artur Melo, responsável pelo gramado. Nas próximas duas semanas, de acordo com o documento, o jogo entre Botafogo e Palmeiras, no dia 8 de agosto, seria o único a ser realizado no estádio. Se o pedido for acatado, a CBF mudará os locais de Flamengo x Atlético-MG, no próximo sábado; Flamengo x Náutico, no dia 11 de agosto; Fluminense x São Paulo, no dia 9 de agosto; e Fluminense x Palmeiras, no dia 12 de agosto.
- Encaminhei o ofício para a CBF e comuniquei pelo telefone o fato a Manuel Flores, gerente de operações da entidade, pois seria importante que recebessem ainda hoje (segunda-feira) esse documento. Acredito que o Botafogo será atendido nas suas solicitações, só não tenho certeza sobre o jogo entre Flamengo x Atlético-MG, que está marcado para sábado - disse Marcelo Viana, diretor de competições da Ferj.
Lei indica que qualquer mudança no local do jogo precisa de dez
dias de antecedência, mas abre brecha ao citar 'motivo de força maior' como exceção
O questionamento é sobre o fato de o jogo estar a menos de dez dias de sua realização, o que impediria a mudança de local de acordo com o Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF. No entanto, o Botafogo se apoia na decisão da CBF em adiar o seu jogo contra o Corinthians no prazo menor do que especificado pela legislação. Na letra D do número 2 do artigo 13 do RGC, o texto dá margem para a mudança do local dos jogos ao dizer que "o prazo de 10 dias não é observado em caso de motivo de força maior, quando óbvia e universalmente reconhecido como tal".
Pedido causa indignação no Flamengo
A decisão do Botafogo causou surpresa e indignação no Flamengo. O assessor especial da presidência, Eduardo Moares, o Vassoura, diz que o clube aguarda um posicionamento da CBF sobre o caso, contesta a atitude e ataca Maurício Assumpção, presidente do Botafogo.

- Essa decisão fere o Estatuto do Torcedor, já que faltam menos de dez dias para o jogo. Fere o regulamento do campeonato. A venda de ingressos para a torcida do Atlético-MG em Belo Horizonte estava programada para começar nesta terça-feira (cerca de 1.800 unidades) e para os torcedores do Flamengo aqui no Rio também. Vou parar tudo. Na hora em que ele (Maurício Assumpção) tem uma semana de folga para o gramado, quer cancelar o nosso jogo? Diz que o estádio é dele e não entra ninguém? Pelo que sei, o estádio é da Prefeitura. O Flamengo tem um contrato que exige que jogue o mínimo de jogos lá. Se o Flamengo quiser, pode tirar alguns, mas não ele. É uma decisão muito fácil de se tomar para quem está fora. Para a torcida dele não muda nada, vão três mil pessoas, quatro mil. Mas as torcidas de Flamengo e Atlético são enormes. Não dá para alojar em qualquer lugar. Precisa de aval dos Bombeiros, da Polícia Civil, Polícia Militar - afirmou Vassoura, que citou ainda a questão da segurança necessária no jogo que envolve o reencontro entre Flamengo e Ronaldinho Gaúcho.
No contrato, o Botafogo estabelece que o Flamengo tem de jogar dez partidas no Engenhão, mais os três clássicos. O compromisso com o Fluminense tem uma cláusula indicando quais jogos - os de maior apelo - não podem sair do Engenhão.
Fluminense prefere não criticar rival
No Fluminense, o diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano também citou o acordo com o Botafogo, mas preferiu não criticar a atitude.
- Temos um contrato com o Botafogo para o uso do Engenhão e ainda não fomos comunicados. Se for uma determinação da Ferj, teremos que achar uma solução. Existe, sim, um pedido da federação para mandarmos alguns jogos em Volta Redonda, e isso deverá ser feito no futuro. Mas não há nada programado para esses jogos em questão, contra Palmeiras e São Paulo.
Existe, sim, um pedido da federação para mandarmos
alguns jogos em Volta Redonda,
e isso deverá ser feito no futuro. Mas não há nada programado
para esses jogos em questão"
Rodrigo Caetano, diretor do Fluminense
O caso mais recente de lesão no Engenhão foi o do volante alvinegro Lucas Zen, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo ao ser driblado por Nilton, no clássico contra o Vasco. Após o jogo entre Fluminense e Atlético-MG, nesse domingo, Victor e Ronaldinho Gaúcho fizeram duras críticas ao gramado.
- O campo é horrível, não tinha chance de fazer jogada ou tentar tabela. Só com bola aérea - reclamou Ronaldinho.
Se houver alteração de local, os jogos de Flamengo e Fluminense não poderão ser disputados fora do estado do Rio de Janeiro, a não ser que haja autorização da Ferj, que já se manifestou contrária a isso em outras oportunidades. Assim, restariam São Januário, Macaé e Volta Redonda como principais opções.
Colaboraram Edgard Maciel de Sá e Richard Souza

Após episódio do autoatropelamento, volante argentino vê Ferrari pegar fogo

Éver Banega escapa ileso de acidente, mas tem carro de R$ 500 mil reduzido a cinzas próximo ao CT do Valencia. Ele se recupera de fratura

Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha
75 comentários
Banega, do Valencia, teve a Ferrari incendiada em  acidente. (Foto: Reprodução / Twitter)Banega, do Valencia, teve a Ferrari incendiada em
acidente nesta segunda-feira (Reprodução / Twitter)
O volante argentino Éver Banega parece não ter sorte com carros valiosos. Após sofrer uma fratura no tornozelo ao ser atropelado pelo próprio veículo, em fevereiro, o jogador do Valencia viu nesta segunda-feira sua Ferrari 458 praticamente ser reduzida a cinzas em um acidente no qual escapou ileso.
Banega bateu com o carro nas proximidades do Centro de Treinamentos do Valencia, por volta das 18h (hora local), espalhando árvores e arbustos pela estrada. De acordo com informações da imprensa espanhola, ele viu no retrovisor sair fumaça do veículo e procurou ajuda de imediato - o goleiro brasileiro Diego Alves foi um dos primeiros a auxiliá-lo.
O incêndio ocorreu pouco depois e consumiu o veículo, avaliado em € 200 mil (cerca de R$ 500 mil). O curioso é que o volante ainda se recupera de uma grave lesão sofrida no dia 19 de fevereiro, quando o seu Audi R8 passou por cima de sua perna em um posto de gasolina. Ele deverá sofrer alta e voltar a atuar somente no fim do ano.
Banega, do Valencia, teve a Ferrari incendiada em  acidente. (Foto: Reprodução / Twitter)Carro era avaliado em R$ 500 mil: volante já havia sofrido acidente em fevereiro (Foto: Reprodução / Twitter)