sexta-feira, 11 de maio de 2012

Allan fará exames no Udinese após o primeiro jogo com Corinthians

Volante fica no Vasco até o início da janela de transferências internacionais. Clube vai receber 20 % da transação

Por Fred Huber Rio de Janeiro
1 comentário
Allan treino Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Allan deve jogar o Italiano pelo Udinese
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
O volante Allan está muito perto de acertar sua transferência para o Udinese, da Itália. O volante viaja para Europa após o jogo contra o Corinthians, quarta-feira, pelas quartas de final da Libertadores, para fazer exames médicos. A comissão técnica do Vasco, no entanto, conta com o jogador até a abertura da janela de transferências internacionais, no meio do ano. Desta forma, ele fica ao menos até a fim da participação do clube na competição continental.
- O Allan viaja depois do jogo contra o Corinthians e depois retorna. O período de permanência no Vasco está diretamente ligado com a abertura da janela de transferências internacionais. O clube recebe 20% do valor líquido da transação - afirmou o diretor de futebol Daniel Freitas.
Allan tem os direitos presos ao Deportivo Maldonado, do Uruguai, um clube de empresários. O Vasco vai receber 20% da transação de 3 milhões de euros (cerca de R$ 7,5 milhões). O volante, que tem idade olímpica, ficou fora da convocação divulgada nesta sexta-feira pelo técnico Mano Menezes.

Juninho não coloca Vasco entre os favoritos, mas diz confiar no time

Reizinho comenta queda de rendimento da equipe no segundo tempo e avisa que estará pronto para os dois duelos com o Corinthians

Por Fred Huber Rio de Janeiro
Juninho Pernambucano no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Juninho adota o discurso da humildade
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Com as quartas de final da Libertadores definidas, Juninho fez uma análise do que viu até este momento na competição. Para o Reizinho, os times que mais impressionaram até agora e que têm o status de favoritos são: Santos, Fluminense, Corinthians e Boca Juniors. Sobre o Vasco, ele disse que confia no potencial do time e acredita que possa ser uma surpresa.
Juninho lembrou da pressão que existe no Corinthians, próximo adversário do Vasco, por um título da Libertadores.
- Quando chega nas quartas de final, o equilíbrio é muito grande. Corinthians, Fluminense, Boca e Santos foram os que mais impressionaram até agora. Mas nós estamos nas quartas, por que não pensar em vencer e avançar? Acreditamos, mas com muita humildade. Sabemos que o sonho de todo corintiano é a Libertadores, e acho que agora estão mais preparados porque estão jogando todo ano. Mas acredito no nosso potencial - afirmou o volante.
O Reizinho comentou o fato de o time cruz-maltino ter caído de rendimento em alguns jogos, como aconteceu contra o Lanús, na Argentina. O jogador não acredita em um problema físico, mas considera que será necessário um maior equilíbrio daqui para frente.
- Acho que não foi a parte física. No jogo de São Januário terminamos bem. No segundo tempo na Argentina não conseguimos manter o volume, não estávamos encaixando o contra-ataque. Mas também foi mérito do Lanús, que melhorou. Nossos laterais ficaram presos. Jogar fora é sempre muito complicado. Temos que equilibrar mais, mas não é uma coisa que nos deixa tão preocupados.
Juninho disse que jogar fora de casa na Libertadores é muito difícil, e que nenhum brasileiro teve tranquilidade até este momento.
- Fora de casa não foi apenas o Vasco que não foi bem. Tirando o Fluminense contra o Boca, todos sofreram. Sabemos que realmente vai ser difícil, mas acho que estamos crescendo na hora certa.
Treino do Vasco (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Reservas treinaram finalizações nesta sexta
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
Sobre sua condição física, Juninho acredita que o intervalo de uma semana entre os jogos será suficiente para ele ter uma boa recuperação. Se vai jogar, é decisão do técnico Cristóvão.
- Uma semana dá para se preparar, é o ideal. Mas a opção é do treinador.

Dia de recuperação para os titulares

A sexta-feira foi de trabalho na academia para os jogadores que começaram a partida contra o Lanús. Apenas os reservas foram para o campo fazer um trabalho técnico em campo reduzido e de finalização. Felipe e Carlos Alberto não foram para o gramado. O segundo reclamou de dores na coxa após a partida na Argentina e está em observação.

Vasco x Timão: duelos recentes acirram rivalidade entre os clubes

Fernando Prass diz que não consegue esquecer lance polêmico da Copa do Brasil de 2009. Torcidas têm protagonizado histórias de violência

Por Fred Huber Rio de Janeiro
79 comentários
fernando prass vasco gol lanús (Foto: Agência EFE)Fernando Prass não esquece a derrota na semi
da Copa do Brasil de 2009 (Foto: Agência EFE)
Na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), em São Januário, Vasco e Corinthians começam a decidir qual dos dois fica pelo caminho e qual vai para a semifinal da Libertadores. Os caminhos dos clubes têm se cruzado bastante nos últimos anos e, até o momento, o time paulista levou a melhor.
Na semifinal da Copa do Brasil de 2009, houve dois empates - 1 a 1 no Rio e 0 a 0 em São Paulo - e o Corinthians levou a melhor no critério gol marcado fora de casa. No Brasileiro do ano passado, as equipes brigaram até o fim pelo título e o Timão levantou a taça. No primeiro turno, na reestreia de Juninho, que marcou um gol de falta, a equipe paulista venceu de virada por 2 a 1. No segundo turno, houve um empate em 2 a 2 na Colina.
Apesar de deixar o clima de vingança de lado, o goleiro Fernando Prass, que está no Vasco desde 2009, afirma que a semifinal da Copa do Brasil ainda está muito viva em sua memória. Em especial por causa de um lance em que os cruz-maltinos reclamaram de um pênalti não marcado em cima do atacante Elton, que, por ironia do destino, agora defende o Corinthians.
 - Revanche é coisa para torcida. Na Copa do Brasil foram dois empates. Ainda teve aquela situação complicada (pênalti não marcado). O lance ainda está na cabeça sim, era uma semifinal da Copa do Brasil, não se apaga assim. O Nilton, que também estava, já lembrou disso depois da classificação. Agora, o Elton e o Ramon estão do outro lado - disse o camisa 1.
A rivalidade entre as torcidas, que já era acirrada por causa da tradicional aliança de vascaínos e palmeirenses, aumentou nos últimos anos. Os casos de violência se tornaram comuns. Em 2009, um torcedor corintiano foi morto a pauladas e dezenas de pessoas ficaram feridas e foram presas após um ataque na Marginal Tietê. Na saída do Pacaembu, um ônibus de uma torcida do Vasco foi incendiado (relembre no vídeo acima).
No Rio também houve confusão. No ano passado, em São Januário, no empate em 2 a 2, mais cenas de violência entre organizadas. Ônibus com corintianos foram emboscados no caminho para o estádio e levaram tiros e pedradas. O resultado foi o aumento da estatística de feridos (assista no vídeo abaixo).
  - É uma situação complicada, infelizmente não temos muito poder sobre isso - lamentou Fernando Prass.
Se é difícil controlar o que os torcedores fazem fora do estádio, Prass deseja ao menos que os vascaínos tenham paciência na arquibancada nos duelos com o Corinthians. O goleiro acredita que o equilíbrio vai dar a tônica do confronto.
- Esperamos que a torcida entenda consciência de que é um jogo complicado. Até o 1 a 0 em casa é goleada. Nós vencemos a Copa do Brasil assim. O Corinthians é um time que dificilmente leva gol.
 

Depois de ‘engraxar o canhão, Nilton agora aponta para sua ex-casa

Cria do Corinthians, volante diz que espera marcar contra seu ex-clube nas quartas de final da Libertadores

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
7 comentários
Nilton desembarque Vasco (Foto: Iivo Gonzalez / O Globo)Nilton com a esposa Karin na chegada ao Rio
(Foto: Iivo Gonzalez / O Globo)
Há mais de um ano sem marcar um gol, Nilton quase não se lembrava mais da sensação que é balançar as redes adversárias. O choro na comemoração no jogo contra o Lanús-ARG, nesta quarta-feira, deixou claro o quanto o volante esperava por isso. Conhecido por ter um chute potente, o jogador estava com a pontaria descalibrada, mas acha que encontrou a solução para o problema.
- O canhão estava meio enferrujado, mas acabei colocando um pouco de graxa e ele voltou a funcionar. Acertei um belo chute. O pessoal estava brincando que eu não tava chutando mais com medo de errar. Graças a Deus, pude ajudar a equipe do Vasco com o gol, que fez a gente sair na frente - disse.
Curiosamente, Nilton acertou um chute forte fora da área no jogo que marcou a volta de Juninho à Argentina com a camisa do Vasco 14 anos depois do gol contra o River Plate, na Libertadores de 1998. Mas o volante preferiu fugir de qualquer tipo de comparação, dizendo apenas que aproveitou para se inspirar no Reizinho.
- Ele tem o mérito dele e eu o meu. Acho que peguei um pouco disso dele para mim. Ele teve o momento dele e eu espero ter o meu também. Mas não tem nada de comparar não.
 Com o canhão engraxado, o jogador espera voltar a balançar as redes com frequência. De preferência, já nas quartas de final, contra o Corinthians. Apesar de ter sido criado no Timão, o volante garante que não vai ter pena de seu antigo clube.
- Eu fui criado no Corinthians e tenho um carinho grande pelo clube. O primeiro canhão que eu mandei foi no Corinthians contra o Santos. Tenho um respeito enorme pelo Corinthians, mas espero fazer a felicidade da torcida do Vasco. Posso falar porque eu conheço bem o clube. Não vai ser fácil nem em São Januário e nem em São Paulo. A torcida deles vai pressionar o tempo todo no jogo de volta, mas a gente conta com a torcida para pressionar na ida.
O Vasco chegou ao Rio na tarde desta quinta-feira e os jogadores seguiram para suas casas. Nesta sexta, se reapresentam em São Januário para fazer um regenerativo e começar os treinamentos para encarar o Corinthians nas quartas de final da Libertadores.

CBF divulga datas e horários das quartas de final da Copa do Brasil

As vagas para as semifinais serão decididas nos dias 23 e 24 de maio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Palmeiras, Goiás, Grêmio e Coritiba já sabiam que decidiriam as quartas de final da Copa do Brasil em casa. Agora, os times conhecem também os horários e as datas dos confrontos. A CBF divulgou, nesta sexta-feira, a tabela detalhada da próxima fase da competição nacional. Os jogos de ida das quartas de finais estão agendados para as próximas quarta e quinta. Nos dias 23 e 24, os times decidem os quatro semifinalistas.
Confira a tabela das quartas de final da Copa do Brasil
Jogos de ida
Dia 16/05, às 19h30m - Atlético-PR x Palmeiras - Durival Britto
Dia 16/05, às 21h50m - São Paulo x Goiás - Morumbi
Dia 16/05, às 21h50m - Vitória x Coritiba – Barradão
Dia 17/05, às 21h - Bahia x Grêmio - Pituaçu
Jogos de volta
Dia 23/05, às 19h30m - Palmeiras x Atlético-PR – Arena Barueri
Dia 23/05, às 21h50m - Goiás x São Paulo - Serra Dourada
Dia 23/05, às 21h50m - Coritiba x Vitória - Couto Pereira
Dia 24/05, às 21h - Grêmio x Bahia - Olímpico

Conmebol confirma datas e horários das quartas de final da Libertadores

Flu x Boca será na Bombonera, na quinta-feira, às 19h45m, Santos pega Vélez fora, às 22h. Vasco x Timão jogam às 21h50m, no Rio, na quarta

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Por meio de seu site oficial, a Conmebol divulgou nesta sexta-feira as datas e horários dos confrontos válidos pelas quartas de final da Taça Libertadores. O primeiro jogo entre Fluminense e Boca Juniors acontece na próxima quinta, às 19h45m (de Brasília), na Bombonera, assim como o Santos, que viaja para a Argentina, onde encara o Vélez Sarsfield, às 22h. Vasco e Corinthians jogam em São Januário, às 21h50m, na quarta.
A partida de volta entre o Tricolor e o time xeneize será no dia 23, quarta-feira, às 19h30m, no Engenhão. Em São Paulo, o Timão recebe o Vasco na mesma data, mas às 22h. A partida de volta do Peixe ocorre no dia 24 de maio, às 20h, na Vila Belmiro.
Libertad e Universidad de Chile jogam primeiro no Paraguai, no dia 16, às 19h30m. A partida de volta é no Chile, dia 24, às 22h30m.

Os jogos de ida das quartas de final (horários de Brasília):

16/05
Libertad x Universidad de Chile - 19h30m
Vasco da Gama x Corinthians - 21h50m

17/05
Boca Juniors x Fluminense - 19h45m
Vélez Sarsfield x Santos - 22h

Partidas de volta:

23/05
Fluminense x Boca Juniors - 19h30m
Corinthians x Vasco da Gama - 22h

24/05
Santos x Vélez Sarsfield - 20h
Universidad de Chile x Libertad - 22h30m

CBF divulga datas e horários das quartas de final da Copa do Brasil

As vagas para as semifinais serão decididas nos dias 23 e 24 de maio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
95 comentários
Palmeiras, Goiás, Grêmio e Coritiba já sabiam que decidiriam as quartas de final da Copa do Brasil em casa. Agora, os times conhecem também os horários e as datas dos confrontos. A CBF divulgou, nesta sexta-feira, a tabela detalhada da próxima fase da competição nacional. Os jogos de ida das quartas de finais estão agendados para as próximas quarta e quinta. Nos dias 23 e 24, os times decidem os quatro semifinalistas.
Confira a tabela das quartas de final da Copa do Brasil
Jogos de ida
Dia 16/05, às 19h30m - Atlético-PR x Palmeiras - Durival Britto
Dia 16/05, às 21h50m - São Paulo x Goiás - Morumbi
Dia 16/05, às 21h50m - Vitória x Coritiba – Barradão
Dia 17/05, às 21h - Bahia x Grêmio - Pituaçu
Jogos de volta
Dia 23/05, às 19h30m - Palmeiras x Atlético-PR – Arena Barueri
Dia 23/05, às 21h50m - Goiás x São Paulo - Serra Dourada
Dia 23/05, às 21h50m - Coritiba x Vitória - Couto Pereira
Dia 24/05, às 21h - Grêmio x Bahia - Olímpico

Sem Borges, Palmeiras mira outro pedido de Felipão: Thiago Ribeiro

Atacante do Cagliari, da Itália, é alvo da diretoria. César Sampaio
diz que é preciso esperar, pois italianos têm prioridade de compra

Por Diego Ribeiro São Paulo
thiago ribeiro cagliari gol navara (Foto: Agência Getty Images)Thiago Ribeiro, ex-Cruzeiro e São Paulo, está no
Cagliari, da Itália (Foto: Agência Getty Images)
A lista que Luiz Felipe Scolari entregou à diretoria do Palmeiras tem pelo menos dois nomes de peso para o ataque: um é Borges, que foi sondado pelo clube, mas o Santos não quer liberar. Assim, o Verdão vai atrás de Thiago Ribeiro, ex-São Paulo e Cruzeiro, atualmente no Cagliari, da Itália. O contrato do atacante vai até junho, mas o clube italiano tem prioridade na compra – ele pertence ao Rentistas-URU, controlado pelo empresário Juan Figer.
Como o Palmeiras precisa esperar a definição do Cagliari, não há pressa pela contratação. O clube manteve contato com os representantes do jogador e foi informado de que só haveria negociação em caso de desistência dos italianos. Depois da vitória por 4 a 0 sobre o Paraná, na quarta-feira, o gerente de futebol César Sampaio disse que já havia conversado com todos os nomes da lista de Felipão. Thiago Ribeiro era um deles. Contratado na metade de 2011, ele fez 34 jogos e cinco gols pela Série A italiana.
– Não há muito o que fazer no caso do Thiago. Temos de aguardar. Não é uma negociação fácil, mas estamos dispostos a conversar. Com alguma engenharia financeira, podemos trazer esse jogador. Tudo depende do que os italianos fizerem por lá, mas ele nos interessa muito – disse César Sampaio.
Após as saídas de Fernandão e Ricardo Bueno, o Palmeiras busca com urgência um atacante que possa substituir ou até jogar ao lado do argentino Hernán Barcos, que fez 20 jogos seguidos desde que chegou ao Verdão e está pendurado com dois cartões amarelos na Copa do Brasil. Se levar o terceiro, Luiz Felipe Scolari terá de improvisar na posição.
Enquanto o clube tenta Borges e aguarda Thiago Ribeiro, quem deve mesmo chegar é Betinho, ex-São Caetano. O jogador foi alvo de polêmica entre diretoria e Felipão. O técnico e César Sampaio confirmaram a negociação, enquanto o vice-presidente Roberto Frizzo negou. Na quinta-feira, o presidente Arnaldo Tirone afirmou que o jogador deve chegar para compor o elenco, sendo inscrito, inclusive, na Copa do Brasil.

'Profeta', Luis Alvaro promete nova placa a Ganso por gol de letra

Presidente do Santos diz que previu primeiro gol de Elano e promete outra honraria ao camisa 10, pela obra 'antológica' contra o Bolívar

Por Marcelo Hazan Santos, SP
60 comentários
"Vamos precisar de um novo estádio só para fazer placas". Logicamente, a frase do presidente Luis Alvaro é carregada de bom humor, mas a brincadeira passa cada vez mais a ganhar força na medida em que Neymar e Ganso protagonizam lances de efeito. No massacre do Peixe sobre o Bolívar, na goleada por 8 a 0 pelas oitavas da Taça Libertadores, o camisa 10 fez nova obra-prima (assista ao golaço e aos demais tentos do passeio santista).
Ao receber cruzamento da esquerda do amigo Neymar, o meia girou o corpo e tocou de letra com o pé esquerdo, para matar o goleiro Arguello. Antes de entrar, a bola ainda tocou a trave. A pintura foi vista e elogiada pelo presidente, que prometeu nova placa ao meia, depois da honraria concedida pelo golaço de cobertura contra a Catanduvense, a primeira bola na rede do Peixe no ano do centenário.

- Foi antológico. O Ganso não é de entrar na área, mas quando entra é decidido: sempre é gol de placa. Ele é um artista, maestro, inteligente e brilhante. É um vinho bordeaux, encorpado. É meu ídolo. Esse gol vai ter que ter uma placa, com toda certeza - prometeu Laor.

Na noite anterior ao confronto, Luis Alvaro jantou com o presidente do Bolívar, Guido Loayza. No bem-humorado encontro, o mandatário do Peixe relatou um clima amistoso, bem diferente do dispensado ao Alvinegro durante sua passagem pela Bolívia.
Ganso gol Santos (Foto: Reuters)Ganso comemora o gol que deverá valer nova placa na Vila Belmiro (Foto: Reuters)
Além disso, Laor chegou a revelar uma previsão: antes da partida, havia dito ao seu motorista que Elano abriria o placar da vitória, como aconteceu.

- O Guido disse que iriam jogar com os 11 atrás. Ainda brinquei que daria uma colher de chá, elevando o gramado a 3.700 metros de altitude para ficarem mais à vontade. O jantar foi hilário. Ele nos pediu desculpas pela selvageria de 10 ou 15 torcedores em La Paz.

Assim como Ganso, Neymar também já ganhou placas por golaços contra o Flamengo, no Brasileirão de 2011, e diante do Internacional, na Libertadores desta temporada.

Garantido nas quartas de final contra o Velez Sarsfield, o Peixe agora volta atenções para o Campeonato Paulista. Depois de abrir 3 a 0 sobre o Guarani, o Alvinegro pode até perder por dois gols de diferença neste domingo, às 16h, no Morumbi, que garante o tricampeonato depois de 43 anos.

Agente não vê Seedorf decidido ou seduzido por grana: 'Será o projeto'

Giovanni Branchini trabalhou com holandês até 2011, mantém amizade com craque, crê em desfecho após 15 dias e revela que há oferta até da China

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
35 comentários
Projeto do Botafogo para o segundo semestre, Seedorf não tem pressa para definir seu futuro. O contrato do holandês com o Milan acaba no mês de junho e a saída amigável do clube rossonero, após dez temporadas, parece ser o único fato concreto na carreira do meia. O agente italiano Giovanni Branchini, que trabalhou lado a lado com o craque por vários anos, ainda mantém contato íntimo e aposta que a escolha não será baseada na parte financeira. Para não deixar de ser competitivo, o sonho alvinegro quer um projeto vencedor dentro e fora das quatro linhas.
- Acredito que em 15 dias ele vai começar a tomar uma providência, mas quem levar o Seedorf, vai conseguir por tudo o que apresentar. A maior preocupação dele, que se acostumou a grandes clubes e conquistas, é manter o prestígio e o alto nível. Tem de ser viável, sim, no aspecto econômico, mas que o faça viver experiências novas e vencedoras - afirmou o empresário.
seedorf ao lado da esposa luviana (Foto: Agência Getty Images)Seedorf ao lado da esposa, a brasileira Luviana, em evento na Itália (Foto: Agência Getty Images)
A concorrência aumenta a cada semana. Além de times europeus e dos Estados Unidos, o futebol chinês também já preparou uma oferta para o jogador, de 36 anos. E é tentadora. Mas Branchini não acredita que o holandês vá aceitá-la. Neste caso, o peso de ter um apartamento no Brasil e a esposa ser nascida em solo carioca poderia fazer a diferença. O próprio amigo já esteve no país diversas vezes por reuniões entre agentes Fifa, conhece o Botafogo, e também fala português.
- É um processo que não deve demorar muito, mas são muitos contatos e muitas coisas na vida dele para resolver. Clarence (Seedorf) está ligado a diversas atividades na Itália. Sair apresenta dificuldades. Até porque para outro time italiano ele não se transfere - apontou, rechaçando a suposta sondagem do Juventus, atual campeão do Calcio, batendo o Milan na reta final.
Acredito que em 15 dias ele vai começar a tomar uma providência, mas quem levar o Seedorf, vai conseguir por tudo o que apresentar. A maior preocupação dele, que se acostumou a grandes clubes e conquistas, é manter o prestígio e o alto nível"
Giovanni Branchini
Compromissos e contato segunda-feira
Entre os compromissos do craque estão duas partidas beneficentes. Uma delas que reunirá jogadores nascidos no Suriname, como ele, dia 18, em Roterdã, contra o FC Gronigen. Outra será realizada no próximo dia 27, no Old Trafford, estádio do Mancheter United, que contará com celebridades locais. Além disso, deverá participar como comentarista da Eurocopa, firmada com a BBC de Londres. Por essas razões, Branchini sequer tem certeza se as férias da família no Rio vão se repetir. Ao menos por mais do que alguns dias.
A expectativa da diretoria do Botafogo é retomar os contatos nesta segunda-feira, quando, na prática, o craque estará liberado de suas obrigações com a equipe rubro-negra. A americana Deborah Martin, presidente da empresa que cuida de seus negócios fora de campo, passou por problemas pessoais e pediu este prazo para voltar ao assunto e dar uma posição.
Ter uma Copa do Mundo de 2014 pela frente é outro facilitador de mercado, segundo a empresa. De olho nisso, Corinthians e São Paulo já engrossaram a lista de pretendentes. Entre salários e retorno em marketing e visibilidade, o clube carioca enxerga uma diferença bem palpável. Depende apenas do aval do holandês para que a injeção de recursos seja liberada.
O técnico Oswaldo de Oliveira aprovou a ideia e confirmou, em abril, que já vinha conversando sobre a contratação desde que a chance lhe foi apresentada. Seedorf conversara por horas com o presidente e o vice de futebol, em 2011. A  posição é a mais recheada de opções, porém Felipe Menezes pode não renovar e Andrezinho e Elkeson ainda não empolgaram na temporada.

Bela do dia: eliminada, Sage Erickson fica no Rio para torcer pelas amigas

Caloura na elite, australiana foi derrotada pela australiana Laura Enever

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
1 comentário
Sage Erickson no Rio Pro (Foto: GLOBOESPORTE.COM)Sage perde na repescagem do Rio Pro (Foto: AP)
Em um duelo de amigas, o Rio Pro se despediu de uma das musas. Sage Erickson perdeu para a australiana Laura Enever. Mas, para sorte dos marmanjos, a californiana de 21 anos vai continuar na cidade nos próximos dias. Ela viaja junto com a também amiga Courtney Conlogue, classificada à terceira fase da etapa, quinta do Circuito Mundial feminino de surfe.
Caloura, Sage não faz boa temporada. Seu melhor resultado foi em Taranaki, na Nova Zelândia, terceira etapa, quando chegou à oitavas de final. A temporada tem mais dois desafios. Do Rio de Janeiro, as meninas seguem direto para a costa da França. Depois, vão para a Califórnia, terra-natal de Sage, 15ª colocada. A líder do ranking é a australiana Stephanie Gilmore.
Sage Erickson no Rio Pro (Foto: GLOBOESPORTE.COM)Sage Erickson entrega a camiseta após a derrota (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Roger pede desculpas por expulsão e aceita punição imposta pela diretoria

Meia afirmou estar nervoso por situação ocorrida com sua esposa

Por Marco Antônio Astoni Belo Horizonte
11 comentários
roger cruzeiro treino (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)Roger pede desculpas pela última expulsão
(Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)
Roger pediu desculpas para a torcida do Cruzeiro após a expulsão na derrota para o Atlético-PR, que ajudou a causar a eliminação do time na Copa do Brasil, ainda nas oitavas de final. O meia, porém, afirmou que o desmaio da esposa, a atriz Deborah Secco, horas antes da partida, o deixou nervoso e abalado, mesmo não usando o fato como desculpa para a má atuação e o cartão vermelho recebido.
- Foi um dia muito ruim para mim, desde o início, quando eu recebi a notícia da minha esposa desmaiada dentro do aeroporto. Eu não consegui falar com ela, foi uma angústia muito grande. Ela tinha de trabalhar, tivemos uma discussão. Era um jogo importante, em que não poderíamos errar e o erro maior foi o meu. No futebol, você tem essas coisas. Você vive dia de herói e de vilão. Tenho de entender a situação, aceitar as críticas, reconhecer o erro, encarar a dificuldade de frente. Tenho que seguir trabalhando, porque nada permanece, tudo é mutável. As coisas vão voltar a ser como são, jogos bons, boas apresentações. Momentos assim acontecem, temos de saber superar.
O meia foi punido pela diretoria do Cruzeiro, por ser reincidente. Roger já havia sido expulso na derrota para o Once Caldas, ano passado, também na Arena do Jacaré, quando o time foi eliminado da Taça Libertadores, mais uma vez nas oitavas de final. O clube não informou qual foi a punição dada a Roger, que considerou justa a medida tomada pelo comando celeste.
- Eles têm toda razão. Há regras e o Cruzeiro é um clube sério. A gente tem que fazer com que as regras sejam cumpridas.

Button marca melhor tempo de sexta na Espanha; Massa supera Alonso

Piloto da McLaren é o mais rápido do dia: 1m23s399. Massa fica com 11ª posição, três à frente de Alonso, companheiro de Ferrari; Bruno é 18º

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
8 comentários
O inglês Jenson Button anotou o melhor tempo desta sexta-feira nos treinos livres para o GP da Espanha de Fórmula 1. Com pneus macios, o piloto marcou 1m23s399 na segunda sessão de treinos no Circuito da Catalunha, 0s164 à frente do segundo colocado, Sebastian Vettel, da RBR.
Correndo em casa, em frente à torcida espanhola, Fernando Alonso não foi capaz de repetir o bom desempenho da atividade da manhã, quando foi o mais rápido, com 1m24s808. O espanhol ficou apenas com o 14º tempo (1m24s600), três posições atrás de seu companheiro de Ferrari, o brasileiro Felipe Massa (1m24s418).
jenson button mclaren gp da Espanha (Foto: Agência Reuters)Jenson Button foi o mais rápido de sexta-feira, na Espanha (Foto: Reuters)
Diferentemente do compatriota, Bruno Senna não conseguiu superar o parceiro de equipe. Com o tempo de 1m25s047, o brasileiro da Williams ficou apenas na 18ª posição, enquanto Pastor Maldonado foi o 13º.
Equipes e pilotos aproveitaram as duas sessões de treinos livres na Espanha para experimentar atualizações nos carros para o início da chamada "temporada europeia", com a realização de oito das nove próximas provas no Velho Continente (exceção do GP do Canadá). Depois de utilizar apenas pneus duros na atividade matinal, os pilotos experimentaram os compostos macios na parte de tarde e os tempos caíram consideravelmente.
Os pilotos voltam à pista às 6h de sábado (horário de Brasília) para a terceira sessão de treinos livres, com transmissão do SporTV. O treino classificatório para o GP da Espanha está marcado para as 9h de sábado, mesmo horário da corrida, no domingo. Ambos terão transmissão ao vivo pela TV Globo e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.
Confira os melhores tempos do segundo treino livre para o GP da Espanha:
1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m23s399 (38 voltas)
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m23s563 + 0s164 (38)
3 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m23s771 + 0s372 (41)
4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m23s909 + 0s510 (32)
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m23s918 + 0s519 (32)
6 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m23s964 + 0s565 (37)
7 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m24s065 + 0s666 (34)
8 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m24s080 + 0s681 (36)
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m24s214 + 0s815 (41)
10 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m24s365 + 0s966 (22)
11 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m24s418 + 1s019 (35)
12 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m24s422 + 1s023 (32)
13 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m24s468 + 1s069 (40)
14 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m24s600 + 1s201 (33)
15 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m24s688 + 1s289 (30)
16 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - 1m24s733 + 1s334 (34)
17 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m24s769 + 1s370 (37)
18 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m25s047 + 1s648 (42)
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m26s296 + 2s897 (36)
20 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - 1m26s740 + 3s341 (35)
21 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - 1m27s314 + 3s915 (27)
22 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - 1m27s664 + 4s265 (30)
23 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 1m28s235 + 4s836 (26)
24 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - sem tempo (2)

Belo Horizonte é, enfim, confirmada oficialmente como a sede do UFC 147

Ginásio do Mineirinho receberá o evento no dia 23 de junho, que terá transmissão ao vivo da TV Globo e do canal Combate

Por SporTV.com Belo Horizonte
56 comentários
Agora é oficial. Após duas mudanças de local, finalmente o Mineirinho, em Belo Horizonte, foi confirmado como a sede do UFC 147, que acontece no dia 23 de junho. Até o momento, o evento tem confirmadas seis lutas: as finais dos pesos-médios e dos pesos-penas do TUF, os duelos entre o brasileiro Fabrício Werdum e o americano Mike Russow e entre os brasileiros Felipe Sertanejo e Miltinho Vieira e Hacran Dias contra Iuri Marajó. Na luta principal, a revanche entre os treinadores do TUF Brasil Wanderlei Silva e Vitor Belfort, aguardada há 16 anos. Como o UFC normalmente apresenta 12 combates por edição, ainda há cerca de seis duelos - e provavelmente 12 vagas - para serem preenchidos com nomes de bom apelo de público no Brasil. O UFC 147 terá transmissão ao vivo da TV Globo e do Canal Combate.
Mineirinho (Foto: Victor Schwaner/VIPCOMM)O ginásio do Mineirinho foi confirmado oficialmente como sede do UFC 147 (Foto: Victor Schwaner/VIPCOMM)
Em comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira, Marshall Zelaznik, diretor de desenvolvimento internacional do UFC, garantiu que o ginásio tem totais condições de receber o UFC no mesmo nível dos demais locais que sediaram o torneio.
- É ótimo, para nossos fãs e para o UFC, poder realizar eventos em novas partes do Brasil. O UFC está explodindo em todo o país e Minas Gerais, sendo seu terceiro maior estado, é um lugar ideal para isto. A arena não só recebeu grandes shows ao longo dos anos, como também é localizada em uma área turística e acessível da cidade. Certamente será uma experiência fantástica para os fãs - disse o dirigente.
Os entendimentos para a realização do evento foram alinhados na última quarta-feira, dia 9, em uma reunião entre representantes do governo de Minas Gerais e da IMX, empresa que cuida dos interesses do UFC no Brasil. O contrato será assinado na próxima quarta-feira, dia 16, na capital mineira, com um encontro entre os representantes do UFC, Marshall Zelaznik e Jaime Pollack, e oficiais do governo local. Vitor Belfort, também estará presente na cerimônia.
Entenda o caso
Coletiva, Anderson Silva x Sonnen, UFC (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Dana White anuncia que Anderson x Sonnen será em
Las Vegas (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Inicialmente, São Paulo seria a sede do UFC 147, que aconteceria em um estádio de futebol e contaria, além das finais do TUF Brasil e do confronto dos técnicos Wanderlei Silva e Vitor Belfort, com a revanche entre Anderson Silva e Chael Sonnen. No entanto, problemas judiciais com associações de moradores dos arredores do estádio do Pacaembu acabaram tirando o evento da capital paulista. O novo local para o evento seria o Rio de Janeiro, que realizaria as lutas no Engenhão, visando à quebra do recorde mundial de público do UFC, que é de 55 mil espectadores no UFC 129, no Canadá.
Porém, problemas de infra-estrutura da cidade, especialmente na falta de acomodações em hoteis, em virtude da realização da Rio+20, da ONU, no mesmo período na cidade, forçaram o presidente do UFC, Dana White, a decidir pela divisão do evento, e a sua retirada da Cidade Maravilhosa. Enquanto as finais do TUF Brasil e as demais lutas seriam realizadas em um ginásio ou uma arena, a luta entre Chael Sonnen e Anderson Silva foi transferida para Las Vegas, no UFC 148. Belo Horizonte passou a ser cogitada como a terceira cidade a poder receber o UFC 147. Vistorias foram feitas no Mineirinho, e o ginásio acabou atendendo as exigências do UFC, que finalmente conseguiu anunciar o local do evento.

Amiga de lutador do UFC, ex-BBB Monique será ring girl no Jungle in Rio

Capa da revista 'Sexy' de junho estudou na mesma escola que peso-leve Thiago Tavares e comemora oportunidade em evento no Rio de Janeiro

Por Adriano Albuquerque Rio de Janeiro
108 comentários
Musa do MMA ,Geisa Vitorino terá novamente uma ex-BBB como companheira de trabalho, no Jungle in Rio. Após Adriana Sant'Anna e Jaqueline Farias atuarem como ring girls no Jungle Fight 37, em São Paulo, Monique Amin, uma das participantes da última temporada do reality show Big Brother Brasil, será ring girl da 39ª edição do evento, neste sábado, no Rio de Janeiro.
Monique Amin, ex-BBB, como ring girl do Jungle Fight (Foto: Divulgação)Monique Amin, ex-BBB, como ring girl do Jungle Fight (Foto: Divulgação)
Será a primeira experiência de Monique como "moça da placa", mas ela não é novata no mundo das artes marciais mistas. Fã de Anderson Silva, a modelo acompanha há tempos a modalidade e, em especial, o amigo Thiago Tavares, lutador do UFC com quem estudou em Florianópolis.
- Gosto muito dele. Sou amiga há um bom tempo, desde a época de colégio. Éramos de turmas diferentes. Ele é um pouco mais velho do que eu, ainda nem lutava, mas depois que começou, eu acompanhei e acabava torcendo por ele. Hoje, estourou - comemora Monique, que foi uma das favoritas do público no BBB 12 e será capa da edição de junho de uma revista maculina.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A ex-BBB se empolgou com a oportunidade de atuar numa nova área e confessou que está pensando em praticar artes marciais para manter a forma.
- Estou precisando. Estou procurando um esporte, acho que vou praticar luta. Preciso pôr uns golpes para fora (risos) - afirmou Monique.
O Jungle in Rio acontece neste sábado, a partir de 20h, no Club Municipal, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. O canal Combate transmite o evento ao vivo.

Neymar fica a um gol de Robinho e a quatro de Pelé na Libertadores

Com os dois nos 8 a 0 sobre o Bolívar, atacante chegou a 13 gols, bem próximo de seu ídolo. Caso o ultrapasse, só o Rei ficará à sua frente

Por Marcelo Hazan Santos, SP
Neymar sempre repete o discurso de que não consegue se ver maior do que seu ídolo, Robinho. Mas à medida em que ele próprio evolui e bate marcas, fica cada vez mais difícil sustentar essa tese. Nos 8 a 0 do Peixe sobre o Bolívar na Vila, nesta quinta-feira, o craque anotou dois gols e chegou aos 13 na história da Libertadores, apenas um atrás do Rei das Pedaladas, que fez 14.
Com o Alvinegro classificado para as quartas de final do torneio, o craque terá, no mínimo, mais duas partidas para igualar e ultrapassar pelo menos Robinho. Se conseguir tal feito, o atacante só terá à sua frente o maior jogador de todos os tempos no topo da lista santista: Pelé fez 17, e se Neymar continuar aprontando dessa forma, ultrapassará até o Rei.

Brasileiros na Libertadores
Jogador Gols
Luizão 23
Palhinha 20
Pelé 17
Jardel e Zico 16
Robinho 14
Neymar 13
O camisa 11 já conseguiu um título logo em sua primeira participação na Libertadores, feito não alcançado por Robinho, vice com o Peixe em 2003.
No número geral de gols pelo Santos, o Rei das Pedaladas também já ficou para trás: são 106 de Neymar, contra 94 do atacante do Milan-ITA.
No geral de goleadores brasileiros da Libertadores, os líderes são Luizão (23) e Palhinha (20). Além de Pelé, Zico, e Jardel são outros importantes nomes na lista.
Pela forma como surpreende e quebra barreiras, Neymar caminha a passos largos para cada vez mais cravar seu nome na história do Santos, justamente no ano do centenário.

Josep Guardiola anuncia que irá descansar por um ano

Treinador, que não vai renovar contrato com o Barça, alega cansaço

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
5 comentários
pep guardiola barcelona coletiva (Foto: Agência EFE)Guardiola: descanso por um ano (Foto: Agência EFE)
Depois de duas Ligas dos Campeões, dois Campeonatos Espanhóis e dois Mundiais de Clubes Fifa pelo Barcelona, Josep Guardiola decidiu tirar um ano de descanso. O treinador, que não vai renovar seu contrato com o clube catalão após o término da atual temporada, anunciou nesta sexta-feira que não vai estar à beira do gramado por estar cansado. Tito Vilanova o substituirá no comando do Barça na próxima temporada.
- Descansarei por um ano, aí veremos. Não tenho nenhum plano, nem para treinar. Farei algo, mas vocês não me verão fazendo muita coisa – disse em coletiva de imprensa.
Pep agradeceu e elogiou Tito Vilanova por substituí-lo no comando do Barcelona.
- É difícil dizer se nós iremos trabalhar juntos no futuro. Ele deu uma lição a todos ao aceitar o trabalho. Eu fiquei sabendo que Tito iria me substituir no mesmo dia em que eu anunciei que iria sair.
Guardiola também falou sobre David Villa na entrevista. Vicente Del Bosque, técnico da Espanha, tem dúvidas sobre a participação do atacante na Eurocopa. Villa, artilheiro da última Euro e da última Copa da Mundo, sofreu uma lesão na tíbia esquerda no Mundial de Clubes em dezembro.
- A recuperação do Villa está indo bem, de acordo com o esperado. Os médicos e ele mesmo acreditam na participação na Euro. E depende também do Del Bosque. No fim, é ele quem decide.
O treinador falou do seu último jogo pelo Barcelona, que será a final da Copa do Rei, contra o Athletic Bilbao, no dia 25 de maio, no estádio Vicente Calderón, em Madri.
- Enfrentaremos um Athletic muito difícil. Eles foram a surpresa da Europa na temporada. Eles serão muito difíceis de serem batidos, ainda mais agora, que perderam a final da Liga Europa para o Atlético de Madri.
 

Zinho chega com discurso firme: ‘Regras têm de ser cumpridas’

Tetracampeão assume como diretor, promete diálogo e organização e justifica 'sim' ao clube: 'Eu não sou maluco. É o Flamengo'

Por Richard Souza Rio de Janeiro
29 comentários
Aos 44 anos, Zinho dá seu maior passo na carreira de dirigente de futebol. Nesta sexta-feira, 11 de maio, mesmo número da camisa que usava nos tempos de jogador, o tetracampeão assume o cargo de diretor-executivo do Flamengo. Chega para ser o elo entre atletas e direção. Com um discurso firme, concedeu entrevista coletiva por quase uma hora. Disse que vai buscar o diálogo com todas as áreas do clube e pediu a colaboração dos atletas e dos jornalistas no novo desafio.
Sobre Ronaldinho Gaúcho, afirmou que tem bom relacionamento com o camisa 10, de quem foi companheiro no Grêmio, e acredita que o atacante ainda tem muito a dar ao Rubro-Negro e ao futebol.
zinho flamengo coletiva (Foto: Maurício Val / Vipcomm)Zinho concede primeira entrevista coletiva como diretor do Flamengo (Foto: Maurício Val / Vipcomm)
Zinho assina contrato até 31 de dezembro deste ano. A partir de agora, vai convesar com diretoria e comissão técnica para conhecer a real situação do Flamengo e começar a participar do processo de montagem do grupo que vai disputar o Campeonato Brasileiro.
O diretor também falou sobre Adriano. Disse que aprovou a iniciativa do clube de abrir as portas para o Imperador, mas pediu calma para acompanhar a recuperação do atacante da cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo. Zinho pretende conversar com médicos, comissão técnica e dirigentes sobre o jogador.

Volta ao Flamengo
Retornar ao Flamengo é sempre motivo de alegria. Na apresentação aos atletas, comentei isso. Quando entrei pelo portão principal, passou um filme. Quando cheguei, tinha 11 anos de idade. É normal. É uma emoção diferente, uma situação em outra função. Quando entrei aqui, era para me formar jogador de futebol. Retornei ao Flamengo em 2004 com currículo vitorioso, ainda consegui ser campeão carioca aqui. Agora, é um desafio da minha vida.
Decisão de aceitar o cargo
Pensei, analisei, conversei com a família, direção do clube, principalmente (Michel) Levy, (Paulo César ) Coutinho e (Walter) Oaquim. Antes de chegar aqui, conversei com a presidente Patricia. Agora, ela tem uma pessoa aqui, junto com o Coutinho. Ela vai se dedicar mais ainda ao clube em geral. Feliz pelo convite, pela confiança deles. Uma das coisas que me fez aceitar o desafio foi a repercussão. De propósito esperei para sentir do povão, do verdadeiro rubro-negro, o cara que vai para o estádio, da própria mídia. Eu não tenho tanto tempo de trabalho nessa função. Exerci um pouco isso nos Estados Unidos e no Nova Iguaçu. Estava exercendo a função de comentarista. Volto para a minha função, já que sou apaixonado, muito motivado. Passei isso para os atletas e comissão técnica.
Início do trabalho
Fiz questão de ir nos juniores, é um trabalho conjunto. Será um trabalho simples, honesto, verdadeiro, olho no olho, objetivo. Trabalhando em prol do Flamengo. Estou muito satisfeito com essa oportunidade e vou me dedicar 24 horas para ter sucesso nessa nova função. Preciso da colaboração, da boa relação com vocês. Cada cantinho que vou passando vou vendo gente da minha época, mas tem muita gente jovem, nova. As primeiras semanas vão ser para conhecer cada setor, a função de cada um. Acredito no trabalho de equipe. A estrela é o Flamengo e cada um tem que exercer sua função para que aconteça, flua.
Não é quartel, é no diálogo, na conversa. Mas existem regras e cada um tem que cumprir a sua. Tem que ter uma organização. Vim para cá e não abro mão disso."
Zinho
Zinho diretor

Escutei muita gente. Escutei um colega dizendo que não fui um craque, mas um bom jogador. Que ganhei títulos pelo profissionalismo, seriedade, empenho. Venci cinco brasileiros, três Copas do Brasil, Carioca, Gaúcho, Mineiro, Mundial. Com um trabalho pautado no grupo. Sozinho ninguém vence. No futebol eu sou o resposável, vamos dialogar com a comissão técnica e encontrar o melhor para o Flamengo. Não é para o Zinho, para o Joel, é para o Flamengo. Não é quartel, é no diálogo, na conversa. Mas existem regras e cada um tem que cumprir a sua. Tem que ter uma organização. Vim para cá e não abro mão disso. Honestidade, seriedade e profissionalismo. Dentro de um respeito, a gente se entende. Não pode ter trairagem. Vou chegar com os pés no chão, não sou melhor do que ninguém, não implorei para estar aqui. Fui convidado, analisei o convite, muita gente falou que eu era maluco. Eu não acho que sou maluco, pelo contrário. Desafio, oportunidade boa para a minha carreira, área nova, um dos maiores clubes do mundo. Tem problemas? Tem. Mas com dedicação podemos ultrapassar essas barreiras. Temos de saber administrar as vaidades do futebol.
Estrelas sem privilégio
Não gosto de falar de coisas que não aconteceram ainda. A maioria dos atletas, os mais cascudos, já trabalhou comigo como jogador. Mesmo como jogador viam a minha maneira de ser. Só vivendo as situações para dizer o que vai acontecer. Eu tenho a minha maneira de ser, sou altamente profissional, não gosto de conversa fiada. Aqui cada um tem a sua função. O que tenho pedido aos atletas é que problemas relativos ao futebol, antes de falar, reclamar, falem comigo. Estou aqui para isso. Sou esse elo. Vou tentar resolver os problemas na medida do possível, fazer os atletas renderem o seu melhor futebol. Estou aqui para proporcionar aos atletas uma melhor condição para jogar futebol. Tem que cumprir as funções dele e jogar bola. Falei que de repente não vou resolver tudo, mas existem as regras do futebol. Se cumprir, não vai ter problema nenhum. Espero não ter problema algum. Às vezes, tem o momento de ser firme. Às vezes, vai com calma, tenta entender. A regra é para todo mundo. Não é quartel, mas o futebol exige isso.
Cenário da chegada
Tenho escutado sobre alguns problemas, mas também coisas boas. No Flamengo sempre tudo é superdimensionado. Não há necessidade disso. Problema financeiro? A maioria dos clubes no Brasil tem. O objetivo é, juntamente com a direção, sempre estar cumprindo com aquilo que o clube acordou com os atletas. Isso é importante para o trabalho fluir. Quando acontecer algum problema, não posso deixar isso atrapalhar o desempenho dos atletas. É importante estar com salário em dia, e o pessoal está trabalhando para isso. Tenho visto um empenho muito grande para colocar as coisas em ordem. É fundamental ter essa organização financeira até para que as cobranças possam surtir efeito. Você encontra alguma barreira para desenvolver o trabalho. Estou acreditando no projeto de colocar o Flamengo organizado também nessa parte financeira, que não é a minha área. Quem paga os atletas é o vice de finanças (Michel Levy). Vai contratar o atleta, tem que passar pelo diretor de futebol, pelo vice de futebol (Paulo César Coutinho). Bons jogadores, de nível de Seleção, é sempre bom ter. Não vou atropelar, não vou querer absurdos para o Flamengo para não causar problemas financeiros para o clube. É trabalho em equipe, estou muito tranquilo. A Patricia acabou de me ligar e disse que está buscando coisas para o clube, para os atletas. Disse a ela que agora tem uma pessoa aqui para cuidar do Ninho, que se preocupe com coisas grandes para o Flamengo, patrocínios. Deixa o futebol para que a gente conduza.
Zinho Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Globoesporte.com)Zinho já teve a primeira conversa com os jogadores (Foto: Alexandre Vidal / Globoesporte.com)
Pronto para críticas
Se falarem a verdade, vou ter que engolir. Se falar mentira, espero que sejam corretos, não coloquem na minha conta. Hoje é que dia? Dia 11, hein? Esse 11 me persegue. A partir desse dia eu estou dentro, não corro da batalha. O que for feito por esse grupo vou abraçar a causa. De agora em diante, não tem conversa fiada. Vai ter uma equipe trabalhando. Por isso que é bom ter duas, três pessoas. Acho que direção, jogadores, comissão técnica estão confiantes que chega uma pessoa séria. Que não vai ter nada por baixo dos panos.
Nova rotina
Pretendo ter umas horinhas com a minha família. Me desliguei da Fox, conversei com o presidente do Nova Iguaçu e me desliguei. E agora sou exclusivamente diretor de futebol do Flamengo.
Primero contato com o grupo
Foi o melhor possível. Quando estava vindo para cá, imaginei como seria. Joguei com alguns deles, você fica na dúvida sobre como cumprimentar. Não sabe se cumprimenta como diretor ou como jogador. Quando você volta, as pessoas te recebem de braços abertos. Os mais jovens vão vendo como você é tratado e vai quebrando o gelo. E com a rapaziada com quem trabalhei é mais tranquilo. A intimidade é maior, já convivemos muito, conversei com eles sobre os meus objetivos, foi muito bom, olhando no olho de cada um, pedindo a colaboração de todos e vamos estar juntos no mesmo objetivo para o Flamengo fazer um Brasileirão de altíssimo nível.
Ronaldinho Gaucho e Zinho treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem) Zinho deu longo abraço no reencontro com
Ronaldinho (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Ronaldinho Gaúcho
Joguei com ele quando tinha 19 anos, é um fenômeno. Já era destaque no Grêmio naquela época. Minha relação com ele é muito boa, nunca tive nenhum tipo de problema com o Ronaldo. Gostei de revê-lo, de dar um abraço longo nele. É uma estrela mundial. Tem 32 anos, mas muita coisa para render, traçar objetivos. Quando a gente tem objetivo, no fim, tem uma meta, você se vê motivado. Vou conversar com o Ronaldo, quero ele junto comigo. Ele e o grupo todo. O Ronaldo faz parte desse grupo e é muito importante para esse grupo com a conduta, desempenho, liderança. É importantíssimo. É seguido por milhares de pessoas pelo que fez no futebol, pelas conquistas, pelo talento. Ele tem que conviver com isso. O Flamengo é diferente de outros clubes. Estou tranquilo, à vontade com o Ronaldo. Tanto com ele como com todo o grupo. Preciso deles ao meu lado. Ou o trabalho não flui. Respeito, honestidade, regras normais do futebol. Não é regra do Zinho. Não vai ter cartilha do Zinho. Funções e regras do futebol profissional. Preciso do Ronaldo do meu lado para fazer o Flamengo brigar pelo título. Se não for assim, a coisa não anda. Preciso deles entendendo a organização do futebol.
Sexto título brasileiro?
Meu parceiro Andrade está tirando onda comigo (risos). A gente tinha cinco títulos, né? Ele conseguiu o sexto como treinador (em 2009) e agora está tirando onda. Seria um prazer chegar no fim do ano, mesmo fora de campo, com mais uma conquista.
Estrutura do Ninho do Urubu
Evoluiu muito, muitas coisas são provisórias, mas melhorou bastante. Precisa melhorar. Tem que buscar o melhor, e o Flamengo está trabalhando para isso. Nem fui na obra ainda, mas a Patricia quer me levar lá para conhecer. Temos um espaço maravilhoso, fui nos juniores. Não sou diretor de todas as categorias, mas tem que olhar na base. Ali vão surgir os talentos, cada um na hora certa. Acho que a área é boa, houve melhorias. Precisa continuar o trabalho de estrutura. Parabenizo as pessoas que estão no Flamengo e aqueles que estavam antes também.

Montagem de elenco
Vou conversar com a direção, ver o que está sendo feito. Sei que alguns jogadores estão fechados (...). Vou ver o que é concreto, o que está em andamento. Daí para frente, minha participação é 100%"
Zinho
Tudo no seu devido lugar e no seu devido tempo. Me apresentei aos profissionais do clube, estou aqui para bater esse papo. Depois dessa conversa aqui, aí o foco é o trabalho. Vou conversar com a direção, ver o que está sendo feito. Sei que alguns jogadores estão fechados. Não tem o que fazer muito a não ser administrar quem vai chegar. Pelos nomes que escutei, Ibson, Cáceres, apesar de não ser administração minha, aprovo também. Os mais jovens, inclusive o Amaral, que é do Nova Iguaçu, o Jorge Luiz, do Friburguense, são jovens, contratações que se realmente se concretizarem, são promessas. Acompanhei no Carioca. Vou conversar com o vice de futebol, comissão técnica, ouvir o treinador, qual é a posição de carência, como está o elenco, o número de atletas. Isso é o mais tranquilo e é o que mais gosto de fazer. Vou ver o que é concreto, o que está em andamento. Daí para frente, minha participação é 100%.
Portas abertas para Adriano
Adriano tem 30 anos. Tem um currículo invejável. Seleção Brasileira, Copa do Mundo, no último título brasileiro do clube estava aqui. Tem os problemas particulares dele, os problemas fora de campo dele. Estou falando isso porque é o que sai na mídia. É um cara que tem a cara do Flamengo, foi formado no clube, se identifica com o clube. Tem esses pontos positivos e quando quer jogar é absurdo, baita de um jogador. Acho que o clube, até valorizando um cara identificado com ele, abriu as portas. Ele fez a cirurgia, conversei com o departamento médico e vou conversar mais. Abrir as portas para a recuperação do Adriano? Legal, muito bom. Daí para a contratação é outra história. Vamos ver a recuperação, conversar, ver a necessidade da comissão técnica. Não vou começar a responder coisas que não aconteceram ainda. Vamos viver o momento.
Saída de Zico em 2010
Não liguei para o Zico. O único cara que conversei, que é meu irmão, meu parceiro, foi o Júnior Capacete. Ele e Zico são os meus maiores ídolos no Flamengo. Tive o prazer, a honra de subir para o profissional, respeito muito. O Júnior me ligou. É meu parceiro, a gente sempre se fala. É um dos amigos que fiz no futebol. Ele me desejou sorte, se colocou à disposição. Os verdadeiros rubro-negros estão preocupados com um amigo. Júnior foi meu diretor de futebol no Flamegno em 2004. Muito legal. Caras que têm credibilidade com a torcida, com o clube. Eu sou um cara aberto ao diálogo, gosto de escutar todo mundo. Existe a coisa do comando, ter a opinião, a conduta e a maneira de agir. Alguém tem que dar a palavra final. Não tive contato com o Zico, não falei por telefone com ele, mas a abertura é total. Houve problemas, mas a direção do Flamengo, pelo que escutei, tem um carinho e um respeito muito grande pelo Zico. Até perguntei se a relação estava arranhada. Houve o problema, não vale a pena bater na tecla, mas ele é patrimônio para sempre do Flamengo e respeitado por mim e por muitas pessoas do clube. O Flamengo sempre está de braços abertos para o Zico.

Sob olhares de Marin, Mano chama base olímpica e deixa R10 fora da lista

Presente na pré-convocação de Londres, camisa 10 do Fla não irá para amistosos da Seleção. Relação tem Neymar e mais 16 jogadores sub-23

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
1052 comentários
Com 17 jogadores com idade sub-23 (incluindo Neymar, Ganso, Oscar, Lucas e a volta de Alexandre Pato), o técnico Mano Menezes divulgou nesta sexta-feira os jogadores da Seleção Brasileira para os amistosos contra Dinamarca (26 de maio), Estados Unidos (30 de maio), México (3 de junho) e Argentina (9 de junho). Presente na pré-lista de 52 nomes dos Jogos de Londres, Ronaldinho Gaúcho ficou fora. Após ter afirmado várias vezes que veria a relação 48 horas antes do anúncio oficial, o presidente da CBF, José Maria Marin, compareceu ao Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro, para acompanhar a convocação e conversou durante alguns minutos com o treinador. O dirigente disse que viu a lista, mas que não pediu nenhuma mudança a Mano ou ao diretor de Seleções, Andrés Sanches.
- Não conversei com nenhum dos dois antes da elaboração, não sugeri nada, não insinuei nada e tive um grande motivo para não conversar nada a esse respeito com o Mano e com o Andrés. Tudo para terem liberdade na escolha de quem julgam ser os melhores para servir à Seleção. A lista que me foi apresentada permaneceu intacta - disse o substituto de Teixeira, que garantiu confiança total no trabalho de Mano.
Mano vai aproveitar o longo período que terá com seus comandados para mesclar atletas sub-23 e nomes com idade superior aos 23 anos. Todos os convocados nesta sexta estão na pré-lista de Londres. Os seis mais velhos são: os zagueiros David Luiz (Chelsea) e Thiago Silva (Milan), o goleiro Jefferson (Botafogo), os laterais Daniel Alves (Barcelona) e Marcelo (Real Madrid) e o atacante Hulk (Porto). Assim, o volante Ramires, destaque do Chelsea na campanha da Liga dos Campeões, segue fora da Seleção.
jogadores brasil convocação (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
A expecativa de Mano é montar a provável equipe que disputará o torneio dos Jogos de Londres a partir de julho. A equipe vai estrear no dia 26, contra o Egito, em Cardiff, no País de Gales. Nesta série de amistosos, o time canarinho vai encarar a Dinamarca em Hamburgo (na Alemanha), os Estados Unidos, em Washington, o México, em Dallas, e a Argentina, em Nova Jersey (as três cidades nos EUA).
- Quero esclarecer que a Seleção vai contar com uma base bem maior, conforme sempre deixamos claro, de jogadores abaixo de 23 anos para esses amistosos. Um número além dos atletas acima de 23. Esse foi o planejamento que fizemos. Não conseguimos desenvolver de forma isolada no Brasil um projeto olímpico separado da Seleção principal. Ao longo desse um ano e nove meses, convocamos sempre jogadores jovens para que isso chegasse em um momento de reta final e mais objetivamente convocar os jogadores que vão chegar às Olimpíadas.
Essa foi a primeira convocação de Mano Menezes desde a chegada do presidente José Maria Marin, que assumiu a CBF no dia 12 de março. Desde então, o dirigente tem comentado mais sobre o time canarinho e o desempenho da equipe sob o comando do treinador. O anúncio da lista teve mudanças em relação à gestão de Ricardo Teixeira, que raramente aparecia nas convocações. Além da presença do presidente, a relação não foi apenas entregue em uma folha de papel aos jornalistas, mas sim lida por Mano no microfone. Andrés afirmou não se importar em entregar a lista a Marin com antecedência.
- Não esperava outra posição do presidente a não ser essa. Por questão de hierarquia, ele quer saber antes. Mas alguns já insinuam que ele vai escalar. Isso não é a verdade, mas é justo que ele saiba quem serão os convocados.
Segundo a CBF, a convocação não atrapalhará os planos de Vasco, Santos e Fluminense para as quartas de final da Libertadores, assim como o São Paulo na Copa do Brasil. A apresentação dos jogadores está marcada para os dias 23 e 24 de maio. Depois, todos serão liberados em 10 de junho.
- É ótimo para os jogadores jovens enfrentarem jogadores de experiência mundial. Você eleva os seus parâmetros. É um momento que nos propiciou fazer isso com jogadores mais jovens porque direcionamos para os Jogos Olímpicos que vêm a seguir. Pela proximidade dos jogos, nós vamos jogar quatro partidas em um espaço curto. Temos o Wellington Nem que só vinha atuando no Figueirense. Pensamos no ano passado com o Ney Franco para trazê-lo para a Seleção, mas o Figueirense estava disputando uma vaga na Libertadores. Além de vê-lo atuar, quero vê-lo treinar pela Seleção. É uma intenção ter uma base para que a Seleção não sinta um prejuízo com mudança de um jogo para o outro - concluiu o técnico.