quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Em fase instável, Timão faz reunião no gramado a cinco dias do clássico

Encontro no CT Joaquim Grava contou com jogadores, comissão técnica, dirigentes e até Adriano para discutir momento ruim da equipe

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
A quarta-feira começou com cobrança no Corinthians. Antes do treino da tarde, o técnico Tite e todo o departamento de futebol, incluindo diretores e até o atacante Adriano, participaram de uma conversa, no gramado do CT Joaquim Grava, para discutir o momento turbulento vivido pela equipe no Campeonato Brasileiro. No domingo, o Alvinegro enfrenta o arquirrival Palmeiras, domingo, às 16h, em Presidente Prudente.
 tite corinthians (Foto: Agência Estado) Tite conversa com os jogadores em busca de evolução do futebol apresentado  (Foto: Agência Estado)
O papo, com duração de aproximadamente 20 minutos, mostrou o descontentamento do treinador após a derrota por 2 a 0 para o Figueirense, no Pacaembu. Tite foi o único a falar, sempre com gestos, apontando diretamente para o grupo de jogadores. Os jornalistas tiveram de aguardar o encerramento na sala de imprensa e não se aproximaram.
- Foi uma conversa como sempre temos. Mas contente ninguém está. Precisamos detectar os problemas para resolvê-los - afirmou o diretor de futebol Roberto de Andrade.
O atacante Adriano, que raramente aparece no gramado em decorrência de sua recuperação pela cirurgia no tendão do pé esquerdo, também participou da reunião, mas não se manifestou. O mesmo aconteceu com os dirigentes Edu Gaspar, Roberto de Andrade e Duílio Monteiro Alves.
- Não teve nada diferente do que estamos acostumados. Nosso time é experiente para saber que domingo precisa vencer. É o jogo para dar moral, confiança ao Tite e termos uma boa sequência. Precisamos acertar algumas coisas. Sabemos que temos vacilado um pouquinho - disse o goleiro Julio Cesar.
Até o momento, mesmo com a pressão de alguns conselheiros, não há qualquer movimentação da direção para a troca de treinador. Tite segue com crédito, principalmente perante ao presidente Andrés Sanches, responsável pela chegada dele no fim do ano passado.
O clima é de atenção no Timão depois da série instável no Brasileirão. A equipe perdeu rendimento, acumulou resultados ruins e perdeu toda a vantagem que tinha na liderança. Agora, são apenas dois pontos a mais que o Flamengo, 37 a 35, restando apenas uma rodada para o encerramento do primeiro turno.

Há vida sem Nasri e Cesc Fàbregas: Arsenal bate Udinese e se classifica

Gunners vencem donos da casa de virada e se garantem na próxima etapa do torneio continental. Benfica também confirma vaga na fase de grupos

Por GLOBOESPORTE.COM Udine, Itália
Mesmo após as perdas de Cesc Fàbregas, negociado ao Barcelona, e Samir Nasri, anunciado pelo Manchester City nesta quarta-feira, o Arsenal garantiu a classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Jogando fora de casa, em Udine, os Gunners venceram o Udinese por 2 a 1, com gols de Van Persie e Walcott. Di Natale, que perdeu um pênalti na segunda etapa, marcou o primeiro gol da partida para os italianos, que acabaram levando a virada.
Van Persie comemora gol do Arsenal sobre o Udinese (Foto: Getty Images)Van Persie comemora o gol de empate do Arsenal no duelo contra o Udinese (Foto: Getty Images)
Na etapa inicial, a partida foi equlibrada. O grande nome do confronto foi o goleiro esloveno Handanovic, que fez pelo menos três grandes defesas no primeiro tempo. O trabalho do arqueiro fez a diferença no setor defensivo, e Di Natale no ataque. O italiano abriu o marcador para os donos da casa aos 38. O jogador aproveitou cruzamento da direita e tocou de cabeça da marca do pênalti para tirar Szczęsny da jogada.
O Arsenal chegava com perigo, mas pecava nas finalizações. O gol de empate só saiu mesmo no segundo tempo. Aos 9, Gervinho recebeu pelo lado esquerdo, passou por um adversário e cruzou para Van Persie. O capitão dos Gunners só teve o trabalho de escorar para fundo da rede. Três minutos depois, pênalti para o Udinese. Di Natale cobrou e o goleiro Szczęsny espalmou para escanteio.
Os Gunners seguiram pressionando e foram premiados com a virada. Walcott tabelou com Sagna, recebeu na frente, invadiu a área em velocidade e tocou na saída do goleiro Handanovic: 2 a 1 para o Arsenal. Com o tento, os ingleses praticamente garantiram a vaga, já que haviam vencido o jogo de ida, no Emirates Stadium, por 1 a 0.
O GLOBOESPORTE.COM transmite nesta quinta-feira ao vivo o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões
A partir daí, o Udinese entrou em desespero, já que precisava marcar mais dois gols para conquistar a vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões. Nesta quinta-feira, às 12h45m (de Brasília), a Uefa vai realizar o sorteio da próxima etapa do torneio. O evento será transmitido ao vivo pelo GLOBOESPORTE.COM.
Benfica também garante vaga na fase de grupos
Jogando em casa, no Estádio da Luz, o Benfica também assegurou sua passagem para a próxima fase da Liga dos Campeões. Os portugueses bateram o Twente por 3 a 1, com gols de Witsel (2) e do zagueiro brasileiro Luisão.
Confira abaixo os outros resultados da Liga dos Campeões:
Rubin Kazan 1 x 1 Lyon
Benfica 3 x 1 Twente
Sturm Graz 0 x 2 BATE Borisov
Viktoria Plzen 1 x 1 Copenhague
(em negrito os classificados para a próxima etapa)

Grupo de sem-teto invade Ministério do Esporte contra desapropriações

Segundo manifestantes, despejados estão sendo prejudicados; eles pedem mais participação do Governo Federal

Por Marcelo Parreira Brasília, DF
Guilherme Boulos, representante dos sem-teto, no Ministério do Esporte (Foto: Marcelo Parreira/GLOBOESPORTE.COM)Boulos foi um dos organizadores do protesto
(Foto: Marcelo Parreira/GLOBOESPORTE.COM)
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) de nove estados invadiram nesta quarta-feira (24) o Ministério do Esporte, em Brasília. Eles protestam contra a forma como estão sendo realizadas as desapropriações para obras da Copa do Mundo de 2014.
Segundo um dos organizadores do protesto e coordenador do MTST, Guilherme Boulos, os despejos nas cidades-sede do Mundial estão prejudicando as pessoas cujas casas foram desapropriadas. A situação seria mais grave em Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Fortaleza e no Rio de Janeiro, que também receberá a Olimpíada de 2016.
- O que tem ocorrido é: uma família é despejada de uma região com infraestrutura. O governo dá uma casa, mas dá uma casa trinta quilômetros distante, onde não tem asfalto, não tem energia elétrica, não tem escola, não têm ônibus. Nós viemos aqui denunciar esse processo.
Houve confronto entre manifestantes e a Polícia Militar na entrada forçada do ministério, que acabou com uma vidraça e uma mesa quebradas. Uma senhora que participava do movimento também ficou ferida, mas sem gravidade. Após a reunião de uma comissão de manifestantes com o ministro, o grupo abandonou o prédio.
Em nota, o Ministério do Esporte informou que foi discutida com o grupo a criação de uma comissão interministerial para tratar do tema, com a participação e discussão com os movimentos sociais envolvidos. Entre as pastas que participariam das discussões estão Justiça, Cidades, Direitos Humanos, Secretaria-Geral da Presidência da República, além do Esporte.
- Vou sugerir a criação de um grupo para dialogar com os movimentos e fazer um mapa das intervenções levantadas aqui, analisar os fatos e ver a posição dos municípios para definir o que poder ser feito - disse o ministro.
Para Boulos, a iniciativa é um princípio positivo, mas não impede que novos protestos ocorram.
- Houve um bom primeiro passo. Agora, isso precisa ter efetividade. Houve um compromisso, que para nós é satisfatório, mas o que temos que garantir agora é que esse compromisso tenha prosseguimento nas próximas reuniões e que o governo tenha uma atitude ativa. Se não houver isso, vai haver novas manifestações aqui e nas cidades-sede.
Vidro quebrado após manifestação dos sem-teto no Ministério do Esporte (Foto: Marcelo Parreira/GLOBOESPORTE.COM)Vidro quebrado após manifestação no Ministério do Esporte (Foto: Marcelo Parreira/GLOBOESPORTE.COM)

Keirrison chega ao Cruzeiro e diz que chance é como recomeço da carreira

Atacante já treina com os companheiros, mas vai vai estrear no clássico

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte
Um recomeço na carreira. Foi com essa frase que o atacante Keirrison definiu sua nova vida como jogador do Cruzeiro. Ao ser apresentado na Toca da Raposa pelo diretor de futebol do clube, Dimas Fonseca, o atacante minimizou a má fase que o acompanhou nos últimos clubes e vislumbrou um futuro melhor na Raposa.
Como não poderia deixar de ser, Keirrison explicou o motivo da queda de seu futebol, já que despontou no Coritiba como um grande revelação, teve boa passagem pelo Palmeiras, quando foi vendido ao Barcelona, da Espanha, mas que andou por vários clubes sem reencontrar o bom futebol do início de carreira.
keirrison apresentação cruzeiro (Foto: Fernando Martins/Globoesporte.com)Keirrison é apresentado oficialmente por Dimas Fonseca (Foto: Fernando Martins/Globoesporte.com)
- Acho que são momentos, fases em que aprendi muito. Tive um momento bom no Benfica-POR, onde aprendi muito com o treinador, depois tive a oportunidade de ir para a Fiorentina-ITA. Foi um aprendizado muito grande. É claro que nem sempre acontece aquilo que nós queremos, mas as coisas são dessa forma e temos que pegar o melhor que pudermos. Tive a oportunidade de aprender muito no Santos, trabalhei com vários treinadores que me orientaram. São momentos da vida que temos que enfrentar, lutar sempre. Sei que vou ter uma vida nova no Cruzeiro e o Joel vai me orientar muito bem para que eu possa voltar a apresentar um bom futebol novamente.
Sobre o Cruzeiro, Keirrison não vê a hora de voltar a mostrar o futebol que o alçou à condição de grande promessa do futebol brasileiro.
- Com certeza (é um recomeço). Nossa vida propõe isso e sei bem da minha capacidade. O Cruzeiro me dando essa oportunidade, vou procurar trabalhar a todo momento para pegar o ritmo de jogo, que é o principal que falta, porque fiquei muito tempo sem jogar, para poder mostrar meu futebol novamente.
Keirrison revelou ter mudado um pouco seu estilo de jogar.
- Hoje, o futebol proporciona várias características e você tem que se adequar. Procuro ficar dentro da área, fazer movimentação. Não adianta ficar muito fixo, como eu ficava antes, porque a marcação está muito mais forte, então temos que procurar espaços para chegar na hora e finalizar.
Apesar da vontade de jogar e de já estar treinando com os novos companheiros, Keirrison não tem data de estreia prevista. No clássico de domingo, contra o Atlético-MG, ele não joga.

Perto da volta, Loco é exaltado na parte ofensiva e até na defensiva

Atacante garante estar melhor. Para Antônio Carlos, altura do uruguaio pode ajudar os zagueiros a impedir as jogadas de bola aérea do Flu

Por Fabio Leme Rio de Janeiro
Loco Abreu no treino do Botafogo (Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com)Loco Abreu treinou normalmente nesta quarta-feira
(Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com)
A presença de Loco Abreu ainda não foi confirmada para o clássico contra o Fluminense, sábado, às 18h (de Brasília), no Engenhão. Mas, pelo que apresentou na sua movimentação na atividade desta quarta-feira, as chances de retorno aumentaram. No caminho para sair do estádio, Loco afirmou, de forma rápida, que estava bem.

- Estou melhor, melhor.

A esperança em tê-lo de volta à equipe titular, depois de duas rodadas, foi comemorada por Antônio Carlos, que também regressa ao time, após ser poupado do último jogo contra o Atlético-MG. Além de destacar a importância do uruguaio no ataque, o zagueiro lembrou que ele pode ajudar muito o sistema defensivo nas jogadas de bolas aéreas do Fluminense, que vem se destacando nesse sentido.

- Loco é a referência na frente, é muito bom nas bolas aéreas e pode nos ajudar tanto ofensivamente quanto defensivamente, ainda mais porque o Fluminense tem jogadores bons nesse tipo de jogada. A gente torce para que todos estejam aptos para jogar, como o Caio, que também pode voltar.

A motivação do atacante, que se movimentou bastante, orientou companheiros e até reclamou de uma dividida do goleiro Milton Raphael, também foi ressaltada pelo zagueiro.

- É bom, até porque estamos bem focados. É claro que todo mundo tem que estar motivado, mas se ele está, temos que ficar mais ainda.

Um dos mais experientes do grupo, Renato diz acreditar que a presença de Loco Abreu, ainda mais em um clássico, será de muita valia ao Glorioso.

- Loco vai nos ajudar assim como quando voltou da Copa América. É um jogador importante, experiente, acostumado a este tipo de jogo.

Entretanto, caso o prognóstico não se confirme, Antônio Carlos acredita que o time estará bem servido na frente. Para ele, a parte ofensiva alvinegra é bastante competente.

- Tem o Herrera, o Caio, o Maicosuel e o Elkeson, que vêm fazendo um grande campeonato. Do meio para frente estamos muito fortes.
 

Cirurgia de Felipe é considerada um sucesso pelos médicos do Vasco

Apoiador retirou parte do menisco do joelho direito e deve voltar a jogar em 30 dias. Sexta-feira ele inicia processo de fisioterapia

Por Gustavo Rotstein e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Felipe Vasco operação (Foto: Reprodução/Twitter)Felipe faz sinal de positivo depois da operação do
menisco (Foto: Reprodução/Twitter)
Após conviver com dores no joelho direito desde o fim do ano passado, seguindo orientação do departamento médico do Vasco, Felipe decidiu passar por uma intervenção cirúrgica. Comandada pelos médicos do clube Clovis Munhoz e Alexandre Campello, a artroscopia para retirar parte do menisco lesionado foi realizada na tarde desta quarta-feira em um hospital da Zona Norte do Rio. Os médicos consideraram um sucesso. O prazo estimado de recuperação é de 20 a 30 dias. Alexandre Campello comentou o processo.

- A artroscopia correu muito bem, dentro do que a gente esperava e foi considerada um sucesso. Ele tinha uma lesão no menisco do joelho e nós retiramos parte dele. O prazo de recuperação vai ser de 20 a 30 dias, mas tudo depende do organismo de cada indivíduo. Não se trata de uma ciência exata - afirmou Campello, mostrando confiança no poder de recuperação do jogador.

Nesta quinta-feira, Felipe passará o dia repousando e fazendo tratamento à base de gelo. Na sexta-feira ele já irá iniciar o processo de fisioterapia. Correndo tudo bem, na próxima semana já iniciam trabalhos físicos de reforço muscular.

A dor de Felipe piorou na semana passada. No último treino antes do clássico contra o Fluminense, o camisa 6 voltou a reclamar. Antes disso ele havia treinado sem qualquer problema e estava confirmado pelo técnico Ricardo Gomes. No entanto, ele se queixou com o departamento médico que, após exame minucioso optou pela intervenção.
 

Cinco anos depois, Silvana Lima vai ter de operar o joelho novamente

Cearense terminou a temporada na quinta colocação do ranking

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Surfe Silvana Lima joelho (Foto: Arquivo pessoal)Silvana Lima durante consulta no Panamá
(Foto: Arquivo pessoal)
A cearense Silvana Lima terá de se submeter a uma nova cirurgia no joelho esquerdo, operado há seis anos. Ela se machucou em julho, durante uma competição no Panamá, mas recebeu a notícia de que teria de operar nesta semana, quando estava treinando em Trestles, na Califórnia. Silvana está voltando ao Rio de Janeiro, onde será realizado o procedimento cirúrgico, ainda esta semana. Silvana terá bastante tempo para se recuperar, já que a temporada do Circuito Mundial terminou no mês passado - ela foi a quinta do ranking.
Em novembro de 2006, Silvana operou o joelho esquerdo depois de se machucar quando treinava na Praia de Grumari, no Rio de Janeiro. Ela rompeu o ligamento cruzado anterior.
- Estou muito triste, pois hoje recebi o resultado da ressonância do meu joelho esquerdo (operado há 5 anos), vou ter que operar novamente. Agora estou saindo da Califórnia direto para o consultório do Dr. Runco no Rio. A cirurgia será ainda essa semana. Estou confiante em Deus, vai dar tudo certo. Obrigada a meus amigos na Califórnia que me ajudaram com tudo. Gostaria de agradecer em especial à ASP e à Billabong por estarem junto comigo nesse momento difícil – escreveu Silvana em seu perfil em uma rede social.

Renault-Lotus anuncia Bruno Senna como titular na vaga de Nick Heidfeld

Equipe anglo-francesa diz em site que brasileiro ficará até o fim da temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Enstone, Inglaterra
A Renault-Lotus confirmou a entrada de Bruno Senna no lugar de Nick Heidfeld no próximo fim de semana, quando será disputado o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. A equipe anglo-francesa divulgou um comunicado nesta quarta-feira confimando a notícia divulgada na noite de segunda-feira por Eddie Jordan, ex-dono de equipe e atual comentarista da rede de TV britânica BBC. O brasileiro fica na vaga até o fim da temporada 2011, ao lado do russo Vitaly Petrov.
Blog Voando Baixo: uma chance preciosa para Bruno Senna. Clique e opine!
A equipe afirmou que dará mais detalhes da decisão na manhã de quinta-feira. Em seu site oficial, a Renault-Lotus confirmou a informação no perfil oficial de Bruno Senna, prontamente alterado após o anúncio. Segundo a página, o brasileiro fica como titular até o fim da atual temporada.
bruno senna lotus gp da hungria (Foto: Agência Getty Images)Após andar no treino livre na Hungria, Bruno Senna é o novo titular da Renault-Lotus (Foto: Getty Images)
Após uma temporada na fraca Hispania, Bruno Senna fechou com a equipe para ser o terceiro piloto. Ele andou duas vezes com o carro do time neste ano: em um teste em Jerez de la Frontera, em fevereiro, e no primeiro treino livre para o GP da Hungria, no fim de julho. Em ambas as ocasiões, seu desempenho foi elogiado pelos engenheiros da equipe. Além disso, o desempenho do veterano Heidfeld, de 34 anos, não agradou aos chefes do time.
- Espero ter dado a eles a motivação de explorar isso de novo. Não cometi erros, nem saí da pista. Adoraria ter uma volta tão rápida quanto Vitaly (Petrov), mas as chances disso eram baixas, considerando que você tem apenas um jogo de pneus e eles não duram muito – disse o piloto após o treino, quando terminou com o 15º melhor tempo.
A entrada de Bruno Senna como titular foi ajudada pela parceria formada entre a Genii Capital, dona da Renault-Lotus, e a brasileira WWI, anunciada no início de agosto. Juntas, elas têm um portfólio de investimentos na ordem de US$ 10 bilhões nos setores automobilístico, imobiliário, energético e de telecomunicações. Gerard López, dono do time de Fórmula 1 e presidente da empresa, esteve no Brasil em julho. Além disso, a montadora francesa que dá nome ao time tem um grande interesse em aumentar sua participação no mercado brasileiro.
Nas últimas semanas, a cúpula da Renault-Lotus tornou público seu descontentamento com o fraco desempenho de Nick Heidfeld, que no início do ano foi escolhido para substituir o polonês Robert Kubica, afastado das pistas devido a um sério acidente numa prova de rali. Além de não corresponder à expectativa do staff técnico no desenvolvimento do carro, o alemão de 34 anos tem sido batido constantemente nos treinos classificatórios pelo seu companheiro, o russo Vitaly Petrov.
Horários GP Bélgica 2011 (Foto: ArteEsporte)