domingo, 1 de maio de 2011

Nos pênaltis, de novo, Fla vence a Taça Rio e conquista o Carioca

Vascaínos cobram três pênaltis para fora, Rubro-Negro vence o seu 32º Campeonato Carioca de forma invicta e aumenta sua hegemonia no estado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Nos pênaltis e invicto. Assim o Flamengo confirmou a sua hegemonia no Rio de Janeiro e conquistou neste domingo o título carioca de forma antecipada ao derrotar o Vasco na decisão da Taça Rio, nos pênaltis, por 3 a 1, após empate em 0 a 0 no tempo normal. Depois de perder sua cobrança contra o Fluminense, na semifinal, coube a Thiago Neves garantir a taça com uma cobrança tranquila. O Bonde sem Freio parou o Trem-Bala da Colina e aumentou a hegemonia rubro-negra no estado, com o 32º título. O Tricolor tem 30.
Esta foi a sétima vitória consecutiva do Fla em decisões por pênalti. Se por um lado o time da Gávea conquistou a taça de forma invicta, com 11 vitórias e sete empates, o time de Vanderlei Luxemburgo não conquistou nenhuma vitória sobre seus principais rivais nas fases decisivas do campeonato, tendo derrotado Botafogo, Fluminense e Vasco, nas semifinais e finais da Taça Guanabara e Rio, nos pênaltis. Já o Vasco manteve seu jejum de oito anos sem títulos. A última conquista foi o Carioca de 2003.
O Vasco volta a campo na próxima quarta-feira, diante do Atlético-PR, às 21h50 (de Brasília), na Arena da Baixada, pela primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil. Pela mesma fase da competição, o Flamengo recebe o Ceará no dia seguinte, no mesmo horário, no Engenhão.
Jogo morno e destaque para os goleiros
Sob os olhares do técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, que mais uma vez esteve no Engenhão, os primeiros minutos da decisão foram truncados e com algumas jogadas violentas. O árbitro marcava poucas faltas e deixava o jogo correr. Mesmo com Allan improvisado na lateral-direita, o Vasco começou assustando justamente pelo setor. Com menos de dez minutos, foram pelo menos três chances pela direita com o próprio Allan, Fellipe Bastos e Éder Luis. Em duas delas, a defesa do Flamengo afastou mal a bola. Apesar das duas torcidas terem comparecido em bom número, era a vascaína que cantava mais alto e empurrava o Trem-Bala.
Contando com o retorno de Ronaldinho Gaúcho, recuperado de dores no joelho esquerdo que o tiraram das últimas duas partidas, o Rubro-Negro dominava a posse de bola, mas errava muitos passes. Ainda assim, as duas primeiras grandes chances do jogo foram do time do técnico Vanderlei Luxemburgo. Aos 22 minutos, Ronaldinho Gaúcho cobrou falta e Thiago Neves, livre, cabeceou pra fora. Quatro minutos depois, foi a vez de Bottinelli receber de Deivid e, na cara do gol, chutar para grande defesa de Fernando Prass.
Aos poucos, o Bonde começava a sair do lugar. Contestado por suas atuações na temporada, Deivid se movimentava muito no ataque e dava trabalho aos zagueiros vascaínos. Já o argentino Bottinelli destoava no meio-campo e não conseguia dar sequência às jogadas. Depois do bom início, o Vasco tentava se reorganizar em campo. Em chute de longe, o meia Felipe assustou o xará camisa 1 do Flamengo e quase abriu o placar.
O goleiro rubro-negro teve outro momento de tensão aos 34. Ao cortar um cruzamento da direita, Felipe levou uma cabeçada involuntária de Alecsandro em seu cotovelo direito. O jogador foi atendido pelos médicos do clube e causou apreensão na torcida com suas expressões de dor no ombro, mas foi para o sacrifício a tempo de salvar uma cabeçada de Diego Souza, na última chance clara da primeira etapa.
Placar zerado e pênaltis. De novo
Mesmo ainda sentindo dores, Felipe voltou para o segundo tempo. E viu de camarote Ronaldinho Gaúcho quase colocar o Flamengo em vantagem. Bottinelli sofreu falta na entrada da área e o camisa 10 da Gávea cobrou para mais uma boa defesa de Prass. Tranquilo e precisando apenas de uma vitória para conquistar o título antecipado, Luxemburgo observava tudo sentado no banco de reservas. Já Ricardo Gomes orientava efusivamente sua equipe à beira do campo. Um retrato da situação diferente dos dois times na competição.
O impeto inicial das equipes, no entanto, não foi o mesmo da primeira etapa e o jogo caiu muito de produção. Gomes tinha acabado de orientar Ramon a explorar mais o lado direito do Flamengo em cima de Galhardo quando Luxemburgo tirou Bottinelli, que não gostou nada da substituição, e pôs Fierro em campo justamente para reforçar o setor. O técnico vascaíno respondeu com a entrada de Bernardo na vaga do apagado Diego Souza.
E foi o próprio Bernardo que tentou reanimar a partida. Em seu primeiro lance, o apoiador chutou de fora da área e obrigou Felipe a se esticar todo para espalmar a bola para escanteio. Com o fim do jogo próximo, as duas equipes esqueceram da parte tática e se lançaram ao ataque em busca de um gol salvador na base da raça. Gol que, naquele momento, poderia siginificar a alegria rubro-negra ou a esperança vascaína. Aos 45, o grito quase explodiu na garganta dos rubro-negros. Após escanteio, a bola sobrou para Thiago Neves, que emendou de primeira de fora da área. A bola saiu raspando a trave direita de Fernando  Prass.
Antes de encerrar a partida, o juiz ainda teve tempo de expulsar Allan e Willians, que se desentenderam após uma falta. A decisão, mais uma vez, seria nos pênaltis. Na disputa, Alecsandro e Renato Abreu abriram as séries marcando. Bernardo foi o segundo a bater para o Vasco e chutou para fora, assim como Fierro fez pelo Flamengo.
A vantagem rubro-negra começou com o erro de Fellipe Bastos, que também chutou para fora. Na sequência, Fernando cobrou bem e fez. Élton foi para a cobrança e sentiu a responsabilidade. Outro chute para fora. Thiago Neves, pegou a bola e com calma, garantiu o título antecipado do Flamengo. Agora, 32 vezes campeão carioca, mais dono da hegemonia do estado do que nunca.
Ficha técnica:
vasco 0 (1) X (3) 0 flamengo
Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Rômulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza (Bernardo); Éder Luis (Élton) e Alecsandro. Felipe; Galhardo (Fernando), Welinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Willians, Renato, Bottinelli (Fierro) e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Wanderley).
Técnico: Ricardo Gomes Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols: -
Cartões amarelos: Fellipe Bastos, Alecsandro, Élton e Bernardo (VAS); Bottinelli, Rodrigo Alvim e Galhardo (FLA) Cartões vermelhos: Allan (VAS); Willians (FLA)
Data: 01/05/201. Local: Engenhão (Rio de Janeiro).  Árbitro: Luiz Antônio Silva dos Santos. Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha. Renda: R$ 1.033.625,00 Público pagante: 33.946. Público presente: 39.029.

Vitória perde clássico eletrizante por 3 a 2, mas avança às finais do Baianão

Em uma bela partida, Bahia e Vitória lutaram até os 50' do segundo tempo pela vaga, mas Leão fez valer a vantagem e avançou à decisão do estadual

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador
De tirar o fôlego. O clichê resume perfeitamente a partida. Não teve vantagem rubro-negra que acomodasse o Vitória ou que assustasse o Bahia. Quem estava no estádio Manoel Barradas pôde assistir a um futebol trincado, aguerrido e emocionante no triunfo tricolor por 3 a 2 sobre o arquirrival Rubro-negro. Apesar da vitória dentro de campo, o Bahia, que precisava vencer por pelo menos dois gols de diferença, foi eliminado do estadual.
Em um jogo que deu gosto de ver, o Vitória não se acomodou com a situação confortável e lutou pela vaga nas finais do Campeonato Baiano como o Leão que lhe serve de mascote. Por outro lado, o Bahia não se intimidou com a casa adversária e correu atrás do resultado que lhe favorecia até os 50 minutos do segundo tempo.
Com gols de Geovanni e Neto Baiano, o Rubro-negro avançou no estadual. Marcone fez dois pelo lado tricolor e Souza fechou o placar, com gol de pênalti.
Toma-lá-dá-cá no primeiro tempo
Nos primeiros três minutos de jogo, já era possível saber o que estava pela frente. Antes de o relógio completar 60 segundos, o meia-atacante Nikão avançou pela direita e bateu: a bola passou por cima do travessão de Omar. No minuto seguinte, a resposta veio com o primeiro tento tricolor: após um bate-rebate na grande área, Marcone chutou cruzado e mandou para o fundo das redes. Viáfara nem se mexeu embaixo dos três paus.
Aos 7 minutos, o Bahia ameaçou fazer o segundo, mas o goleiro colombiano salvou o Leão. Após uma bela triangulação de Marcone, Ávine e Souza, o atacante recebeu na pequena área, na cara do gol: Viáfara defendeu.
A partida seguiu veloz, com toques de bola rápidos. Os dois times tinham pressa para definir a vaga nas finais do Baianão. Aos 18 minutos, Geovanni perdeu a chance de empatar, mas, quatro minutos depois, não deixou barato. Danny Morais travou Nino Paraíba na grande área e o árbitro Wilson Luiz Seneme marcou pênalti. O meia-atacante Geovanni converteu.
Foi o que bastou para que a arquibancada tremesse com a cantoria da torcida rubro-negra, que lotou o Barradão. Os torcedores gritavam a plenos pulmões, empurrando o Vitória dentro de campo.
No entanto, apesar da pressão das arquibancadas, o Tricolor tentou reagir: aos 23, Maranhão invadiu a grande área livre de marcação e chutou de esquerda. A bola saiu pela linha de fundo.
Aos 25, o técnico Antônio Lopes mudou o esquema do Leão. Mineiro, machucado, saiu para dar lugar a Neto Baiano, que passou a acompanhar Nikão no ataque rubro-negro. No meio do calor da partida, sobrou até para o gandula: um dos respositores foi substituído por atrasar a devolução das bolas.
Com o gol e a mudança tática do Vitória, o Bahia perdeu o gás. Com dificuldades na saída de bola e menos liberdade no jogo, o Tricolor não conseguiu virar no primeiro tempo. Aos 43 minutos, o visitante ainda tentou marcar: após cobrança de lateral, Souza, de cabeça, mandou para Titi na grande área. A bola caiu no pé errado do zagueiro, que mandou a pelota pela linha de fundo.
Mais 50 minutos de luta acirrada
Parecia replay. A segunda etapa começou igualzinha à primeira. Logo no primeiro minuto, gol do Bahia. E que gol! De fora da grande área, Marcone chutou e mandou no ângulo direito de Viáfara. Na arquibancada, a torcida tricolor comemorava a vantagem e a postura da equipe, com os bandeirões que tremulavam incessantemente. Em seguida, a trave salvou o Tricolor do empate.
Jogo pegado é bom para quem assiste, mas, geralmente, tem consequências para quem está em campo. Aos 7 minutos, Nino Paraíba cometeu falta em Lulinha na intermediária e caiu no chão, machucado. Além da lesão, o lateral foi penalizado com cartão amarelo, e saiu de campo carregado, sentindo o tornozelo esquerdo. Em seu lugar, entrou Leo.
Precisando de mais um gol para se classificar às finais, o Bahia foi para cima. Aos 13 minutos,
Jancarlos cobrou falta fora da grande área e Viáfara defendeu sem dar chance de rebote. Dois minutos depois, Elkeson recebeu livre na grande área, mas pegou mal e perdeu a chance de empatar.
Observando a ofensiva do rival, o Vitória não demorou para deixar tudo igual e garantir seu lugar na decisão do Baiano. Aos 24, Neto Baiano recebeu cruzamento da direita, e, de pé esquerdo, mandou para o fundo do gol. Na arquibancada, o uma enorme bandeira rubro-negra cobria os torcedores, que pulavam ensandecidos sob o pano.
No esquema toma-lá-dá-cá, o lateral-direito Marcos, que havia entrado no lugar de Jancarlos, recebeu passe de Souza e bateu direto. Bola pela linha de fundo. No minuto seguinte, Souza, afoito, correu para dominar a bola, mas, na disputa com Viáfara, levantou a perna direita e atingiu o arqueiro colombiano. Seneme não titubeou e puniu o atacante com cartão amarelo.
Mas as emoções não pararam por aí.O clima esquentou e sobrou cartão vermelho para o zagueiro Titi, que cometeu falta em Rildo aos 46.
Vendo a vaga na decisão escorrer entre os dedos, o Bahia lutou até o apito final, mas o dono da casa fez valer sua vantagem. Aos 47 minutos, Lulinha foi para cima para arriscar a jogada individual. Eduardo Neto se chocou com o meia tricolor e Seneme marcou pênalti a favor do visitante. Souza cobrou e selou o placar: 3 a 2 para o Bahia.
Apesar da derrota, os torcedores do Vitória foram à loucura no Barradão. Ao fim da partida, só era possível ver camisas rubro-negras sendo giradas em ritmo frenético nas arquibancadas.

VITÓRIA 2 X 3 BAHIA
Viáfara; Nino (Léo), Alison, Reniê e Eduardo Neto; Uelliton, Esdras e Mineiro (Neto Baiano); Nikão (Rildo), Geovanni e Elkeson Omar; Jancarlos (Marcos), Danny Morais, Titi e Ávine; Marcone, Camacho, Ramon (Tressor Moreno) e Lulinha; Maranhão e Souza
Técnico: Antonio Lopes Técnico: René Simões
Gols: Marcone aos 3'; Geovanni aos 22' do primeiro tempo; Marcone a 1', Neto Baiano aos 24' e Souza aos 47' do segundo tempo
Cartões amarelos: Marcone, Souza (B); Nikão, Nino, Esdras (V)
Cartões vermelhos: Titi (B)
Local: Estádio Manoel Barradas
Data: 01/05/2011
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa/PR) e Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP)

Sem chance para o azar, Cruzeiro faz
5 a 1 no Dragão e sacramenta a vaga

Raposa poderia até mesmo perder por sete gols de diferença, mas, mesmo assim, venceu o América TO e, agora, decidirá o Mineiro com o Atlético-MG

Por Marco Antônio Astoni Sete Lagoas, MG
A tarefa do América TO era praticamente impossível. Para conquistar uma vaga nas finais do Campeonato Mineiro, o Dragão do Vale do Mucuri teria que vencer o Cruzeiro, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, por oito gols de diferença. A vantagem celeste era tão grande, que o técnico Cuca se deu ao luxo de poupar quase todos os titulares. Apenas Marquinhos Paraná e Roger foram escalado. E o Cruzeiro, mesmo desfigurado em relação às últimas partidas, venceu por 5 a 1, com gols de Edcarlos (2), Pedro Ken, Dudu e Farías. Rodrigo Sena descontou para o América TO.
Edcarlos comemora gol do Cruzeiro contra o América-TO (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)Edcarlos comemora gol do Cruzeiro contra o América-TO (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)
Com o resultado, o Cruzeiro sacramentou a vaga na decisão do estadual. O time enfrentará o Atlético-MG, que venceu e eliminou o América-MG, nesse sábado, de virada. O Galo fez 2 a 1 no Coelho e medirá forças com a Raposa, em duas partidas. A primeira delas já será no próxima domingo, às 16h (de Brasília), novamente na Arena do Jacaré.
Porém, antes, o time celeste terá um compromisso importantíssimo, pela Taça Libertadores. Nesta quarta-feira, às 21h50m, o Cruzeiro enfrentará o Once Caldas, da Colômbia, pela partida de volta das oitavas de final da competição internacional. Como venceu em Manizales, por 2 a 1, a Raposa joga por um empate para chegar às quartas de final. Até mesmo uma derrota, desde que por 1 a 0, classificará o time mineiro.
Jogo lento, mas muitos gols
O jogo começou bem lento. A ampla vantagem construída pelo Cruzeiro no primeiro jogo e o forte calor na Arena do Jacaré contribuíram para isso. O América TO veio a campo com a nítida intenção de não sofrer uma nova goleada, bem fechado na defesa. Com isso, somente o Cruzeiro procurava o ataque.
A omissão do América TO acabou por punir a equipe do Vale do Mucuri. Como apenas o Cruzeiro atacava, não demorou a abrir o placar. Aos 17 minutos, após cobrança de escanteio, Edcarlos pegou o rebote dentro da pequena área e abriu o placar em Sete Lagoas. A Raposa continuou atacando e, logo depois, marcou o segundo. Roger cobrou falta na cabeça de Pedro Ken, que desviou fora do alcance de Fábio Noronha.
O América TO, enfim, acordou. No primeiro ataque do Dragão, conseguiu marcar o gol. Após cobrança de falta, Rafael saiu mal do gol, e Rodrigo Sena empurrou para as redes. O gol animou um pouco mais a equipe vermelha, que abandonou a postura defensiva e passou a buscar o ataque com mais frequência. O Cruzeiro desacelerou um pouco o ímpeto, e a partida perdeu muito em qualidade.
O jogo se arrastou moroso até o fim do primeiro tempo, e o placar foi justo pelo que apresentaram as duas equipes.
Outra goleada
No segundo tempo, o Cruzeiro voltou com Leandro Guerreiro no lugar de Marquinhos Paraná, e o América TO trocou os goleiros. Saiu Fábio Noronha e entrou Eládio. Logo de cara, o Cruzeiro aumentou a vantagem. Roger bateu falta na área, e Edcarlos bateu de primeira para fazer seu segundo gol na partida.
Dois minutos depois do terceiro gol, Bruno Barros, lateral do América TO, foi expulso. Após sofrer falta de Dudu, jogou a bola sobre o jogador do Cruzeiro e recebeu o cartão vermelho. Com um a mais em campo, o domínio cruzeirense ficou ainda maior. A Raposa atacava o tempo todo, enquanto o Dragão não tinha forças para chegar ao campo de ataque. Mas o Cruzeiro perdia muitos gols, com Dudu, Ortigoza, Farías e Diego Renan.
Até que, aos 27 minutos, Dudu resolveu acabar com o festival de gols perdidos. E foi um golaço! O ataque cruzeirense tocou a bola de pé em pé, sempre de primeira, até que o jovem meia empurrou para as redes de Eládio: 4 a 1 para o Cruzeiro.
No último lance, aos 44 minutos, Dudu fez linda jogada pela direita e colocou Farías na cara do gol. O argentino só teve o trabalho de empurrar para as redes: 5 a 1.
A fácil vitória cruzeirense confirma a presença do time na final do Campeonato Mineiro, mais uma vez contra o rival Atlético-MG. Os dois jogos da grande decisão serão nos próximos domingos, dias 8 e 15 de maio. O Cruzeiro tem a vantagem de jogar por dois empates ou por vitória e derrota pela mesma diferença de gols.
cruzeiro 5 x 1 américa to
Rafael; Diego Renan, Edcarlos, Léo e Everton; Marquinhos Paraná (Leandro Guerreiro), Pedro Ken (André Dias), Roger (Gilberto) e Dudu; Farías e Ortigoza. Fábio Noronha (Eládio); Osvaldir, Rodrigo Sena, Júnior Pereira e Bruno Barros; Araújo, Luisinho, Kássio (Henrique) e Wellington Bruno; Leandrinho (Flavinho) e Chrys.
Técnico: Cuca. Técnico: Gilmar Estevam.
Motivo: partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Data: 1/5/2011. Horário: 16h (de Brasília). Árbitro: Cláudio Luciano Mercante Júnior (PE). Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Fábio Pereira (TO).
Público: 4.037 pagantes. Renda: R$ 35.469,43. Cartões amarelos: Kássio (América TO); Marquinhos Paraná, Dudu e Everton (Cruzeiro). Cartão vermelho: Bruno Barros (América TO).
Gols: Edcarlos (Cruzeiro), aos 17 minutos, Pedro Ken (Cruzeiro), aos 21 minutos,e  Rodrigo Sena (América TO), aos 24 minutos do primeiro tempo; Edcarlos (Cruzeiro), aos 3 minutos, Dudu (Cruzeiro), aos 27 minutos, e Farías (Cruzeiro), aos 44 minutos do segundo tempo.

Inter vence nos pênaltis, ganha returno e força dois superclássicos

Colorado empata por 1 a 1 com o Grêmio no tempo normal, mas vence nas cobranças, por 4 a 2, e ganha o returno

Por Alexandre Alliatti e Eduardo Cecconi Porto Alegre
Leandro Damião comemora gol do Internacional contra o Grêmio (Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM)Damião comemora com Oscar
(Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM)
O Inter teve o poder da multiplicação ao superar o Grêmio nos pênaltis na tarde deste domingo, no Beira-Rio, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Foi múltiplo em campo, com um time melhor distribuído, mais criativo, mais agrupado. Pluralizou seu bom momento e a instabilidade do rival, consequências naturais de um clássico sem igual – não tente convencer um gaúcho do contrário. E, acima de tudo, transformou um Gre-Nal em três. A conquista do título do returno pelos colorados assegurou a realização de dois superclássicos para a definição de quem manda no Rio Grande do Sul.
O gol do Inter foi marcado por Leandro Damião, no primeiro tempo, em lance polêmico. Júnior Viçosa empatou no segundo tempo. Mas o Inter levou a melhor nos pênaltis, por 4 a 2, com gols de D'Alessandro, Damião, Kleber e Rodrigo. O Grêmio fez com Rochemback e Adílson, mas errou com Borges e Fernando.
A partida reuniu pela primeira vez os maiores ídolos da história dos dois clubes, ambos agora treinadores. Paulo Roberto Falcão e Renato Gaúcho travaram um duelo de estratégica. Os dois modificaram a forma habitual de suas equipes jogarem. O comandante colorado levou a melhor. O Inter foi superior em campo. Só perdeu o controle do jogo com a expulsão de Guiñazu na etapa final.
Os Gre-Nais decisivos serão nos dois próximos domingos, primeiro no Beira-Rio, depois no Olímpico. Antes, é preciso pensar na Libertadores. Na quarta-feira, os colorados recebem o Peñarol, e os tricolores visitam o Universidad Católica.

Euforia vermelha se confunde com ira azul: 1 a 0 pro Inter no primeiro tempo
Aos 23 minutos do primeiro tempo em um Beira-Rio quase tomado de vermelho e azul, enquanto Leandro Damião fazia festa, todos os jogadores do Grêmio tentavam dar um jeito de pegar o árbitro pelas orelhas e arremessá-lo no fosso do estádio. Um segundo antes, o centroavante do Inter havia vencido Rodolfo no corpo, havia visto o defensor se espatifar no gramado, havia recuperado a bola, havia dado um toque precioso por cima de Marcelo Grohe. Antes mesmo de a bola cruzar a última linha tricolor e ir beijar a rede, os atletas do time visitante urravam um pedido de falta do camisa 9 rival. Márcio Chagas da Silva nada marcou. A euforia vermelha se confundiu com a ira azul. Era o gol do Inter.
Era um gol que, separada a polêmica do lance, o Inter mereceu. Os colorados foram bastante superiores aos rivais no primeiro tempo. Paulo Roberto Falcão montou sua equipe em um esquema diferente do habitual, com três criadores – Andrezinho pela esquerda, Oscar pela direita e D’Alessandro livre para circular pelo meio. No Grêmio, Renato Gaúcho foi precavido. Criou um 3-6-1, com Vilson na zaga e três volantes acompanhando Douglas no meio.
Os primeiros instantes foram de supremacia do Inter. Com dez minutos, o time colorado chegou três vezes na frente com relativo perigo. Damião chutou fraco. Rodrigo cobrou falta para fora. Andrezinho cabeceou por cima.
O Grêmio, quando respondeu, o fez bem. Gilson apareceu pela esquerda e mandou uma pancada em diagonal. Renan espalmou.
Mas o lance não abalou o time da casa. O Inter seguiu superior. Criou chances repetidas vezes, embora elas não tenham sido das mais ameaçadoras. Andrezinho infernizou pelo lado esquerdo. A zaga do Grêmio deve ter pensado em levantar uma daquela plaquinhas com o rosto do jogador, um valor de recompensa embaixo e um recado na parte de cima: procurado. Aos 21 minutos, ele chutou por cima. Aos 34, bateu falta, e Grohe pegou. Aos 46, bateu colocado, novamente com perigo. E foi dele o passe para o gol de Damião.
Renato Gaúcho mexeu em sua equipe ainda no primeiro tempo. Tirou Willian Magrão e colocou o atacante Leandro. Assim, transformou o 3-6-1 em 3-5-2. A mudança não teve força para dar controle ao Grêmio, mas ao menos rendeu uma chance. O guri de 17 anos recebeu lançamento de Rodolfo, entrou na área pela direita e quase empatou. O chute foi parar na rede, mas por fora.
Grêmio equilibra jogo e busca o empate
O início do segundo tempo manteve a supremacia vermelha. Renato Gaúcho se viu obrigado a fazer mais uma mudança, já que Gabriel se lesionou. O volante Fernando foi a campo, e Vilson passou para a lateral direita. Enquanto se reorganizava, o Tricolor viu seu rival criar novas chances de gol. Tinga errou conclusão dentro da área. D’Alessandro mandou pancada de fora, e Grohe espalmou.
Aos poucos, o Grêmio conseguiu dominar o calor do Inter na partida. E equilibrou de vez as ações ao ver Guiñazu ser expulso. O argentino deu um de seus tradicionais carrinhos e levou o cartão amarelo. Já tinha um. Foi para a rua.
Falcão teve que reconstruir seu sistema de marcação. Primeiro, entrou Wilson Matias no lugar de Oscar; depois, Juan na vaga de Andrezinho. O Inter se encolheu. Virou a hora de o Grêmio forçar a barra em busca do gol.
Foi fundamental a entrada de Júnior Viçosa. A ousadia de Renato foi determinante. O treinador tirou Vilson e colocou o atacante. Aos 41 minutos, após confusão dentro da área, o atleta saído do banco completou para o gol. Era o empate. Era o renascimento do Grêmio. Era a chance de o Tricolor ser campeão gaúcho já neste domingo.
O jogo explodiu em tensão. Leandro Damião fez fila na zaga gremista e só parou em Marcelo Grohe. Na resposta, Viçosa ficou livre para virar, mas a zaga abafou. Jogaço!
Mas passou o tempo, acabou o jogo. Restavam os pênaltis, o drama em seu nível máximo, a situação mais inadjetivável para um gaúcho - e tente dizer a algum deles que existe algo superior a um Gre-Nal.
INTERNACIONAL 1 X 1 GRÊMIO
Renan, Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Guiñazu, Tinga, Andrezinho (Juan) e D'Alessandro; Oscar (Wilson Matias) e Leandro Damião. Marcelo Grohe, Rafael Marques, Vilson (Júnior Viçosa) e Rodolfo; Gabriel (Fernando), Fábio Rochemback, Adílson, Willian Magrão (Leandro), Douglas e Gilson; Borges.
T: Paulo Roberto Falcão T: Renato Gaúcho
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). Data: 01/05/2011. Árbitro: Márcio Chagas da Silva. Auxiliares: Altermir Hausmann e José Antônio Chaves Franco Filho.
Gols: Leandro Damião, aos 24 minutos do primeiro tempo; Júnior Viçosa, aos 41 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Gilson, Rafael Marques, Adílson (Grêmio); Guiñzu (Inter). Cartão vermelho: Guiñazu (Inter).
Público: 33.634.

Nos pênaltis, Timão vence Verdão e vai à final do Paulista contra o Santos

Depois de um empate por 1 a 1 no tempo normal, Corinthians faz 6 a 5 nas penalidades. Jogo foi recheado de polêmicas, expulsões, provocações...

Por Leandro Canônico e Marcelo Prado São Paulo
Deu Corinthians! Mas foi sofrido, como a Fiel afirma gostar. Depois de um empate por 1 a 1, recheado de polêmicas, lesões, provocações e expulsões, o Timão bateu o Palmeiras nos pênaltis por 6 a 5, neste domingo, no Pacaembu, e avançou à final do Campeonato Paulista. O adversário será o Santos, que eliminou o São Paulo. Maioria no estádio, a torcida alviverde reconheceu a garra da equipe e aplaudiu depois da eliminação.
A primeira partida será no próximo domingo, dia 8 de maio, no estádio do Pacaembu. E o jogo de volta no dia 15, na Vila Belmiro, na Baixada Santista.
O Corinthians teve um jogador a mais desde os 24 minutos de jogo, quando Danilo foi expulso por carrinho em Liedson. Mas o jogo foi nervoso, tenso, e o Timão não conseguiu se impor. Saiu perdendo, com gol de Leandro Amaro, mas empatou com o talismã Willian e saiu a salvo da “guerra” da arbitragem criada na semana.
A polêmica com relação à arbitragem do clássico surgiu no início da semana, quando o “Jornal da Tarde” publicou matéria dizendo que Paulo Cesar de Oliveira havia sido indicado pelo Timão, com o aval do Verdão. A matéria, aliás, cravava o árbitro como o escolhido para apitar o dérbi, antes mesmo do sorteio.
Embora a direção do Palmeiras tenha reclamado e pedido a retirada de Paulo Cesar de Oliveira da lista dos oito árbitros presentes no sorteio, a Federação Paulista o manteve e viu o nome do juiz ser confirmado após cerimônia com transmissão ao vivo e testemunhas. A chance de Paulo Cesar era de 12%.
O Verdão seguiu reclamando, colocando a arbitragem sob suspeita. Fato que irritou o presidente do Corinthians, Andrés Sanches. No sábado, ele convocou uma coletiva no CT Joaquim Grava e afirmou que as reclamações do rival alviverde já faziam parte de uma tática para justificar uma eventual eliminação.
Na realidade, o que isso tudo provocou foi um jogo tenso, à flor da pele.
Tensão!
Poucos lances e muita confusão. Nervoso, o Palmeiras entrou em campo “pilhado”, como se diz popularmente. Parecia estar na mesma vibração da torcida, que, irritada com as polêmicas em relação à arbitragem durante a semana, pressionou Paulo Cesar de Oliveira desde a primeira falta marcada em favor do Corinthians.
Dentro desse ambiente tenso, Valdivia esquentou ainda mais o clima ao provocar Chicão, ameaçando jogar a bola na cara do zagueiro alvinegro, aos dois minutos. Logo depois, no lance seguinte, Kleber, um dos palmeirenses mais exaltados em campo, foi advertido com o cartão amarelo por falta em Leandro Castán.
Em um raro momento de futebol, o Verdão fez o Timão recuar e arriscou com alguns chutes de fora da área. Primeiro com Marcos Assunção, depois com Valdivia. E foi de um chute do Mago que o goleiro Julio Cesar rebateu que quase saiu o primeiro gol do jogo. Mas Luan e Rivaldo não conseguiram aproveitar o rebote.
O Corinthians, então, tentou explorar a velocidade do trio ofensivo formado por Jorge Henrique, Dentinho e Liedson. Não conseguiu. E com pouco futebol, sobrou espaço para confusão (e lesões). A partida, aliás, começou a pegar fogo depois que Valdivia deu seu chute no vácuo e sentiu a perna de apoio, no caso a esquerda.
Isso foi aos 20 minutos. E logo na sequência, o chileno pediu para sair. Mas antes mesmo de ele ser substituído, mais confusão. O zagueiro Danilo deu um carrinho frontal em Liedson e levou cartão vermelho. O corintiano também entrou forte no lance, mas não foi advertido por Paulo Cesar de Oliveira.
Era para Lincoln entrar no lugar de Valdivia, mas Felipão teve de recompor a zaga. Escalou, então, Leandro Amaro, aos 26. Dois minutos depois, porém, o técnico alviverde foi expulso por conta de uma reclamação, seguida de uma discussão acalorada com Tite: “É sempre assim, você fala demais, fala demais”, dizia Tite.
Inconformado com a expulsão, Felipão fez jogo duro. Só deixou o banco de reservas depois que Policia Militar chegou. Acompanhado de quatro oficiais, o técnico ainda deu canseira e ficou na boca do túnel. Somente depois de uns dez minutos é que desceu para acompanhar o jogo na sala de imprensa do estádio.
- É ridículo. Só isso – esbravejou o palmeirense Kleber, na saída para o intervalo.
Sem espaço para o futebol, Palmeiras e Corinthians fizeram um primeiro tempo pouco produtivo, mas bastante aguerrido. Tanto que aos 38 minutos, o Verdão perdeu mais um jogador por lesão. Foi Cicinho, que sentiu a coxa direita e deixou o campo para a entrada de João Vitor. Restava apenas uma alteração ao Alviverde.
Jogão!
Os 15 minutos de intervalo serviram para acalmar os ânimos das duas equipes, em especial do Palmeiras. Com outra postura, o Verdão foi para cima do Timão e por muito pouco não abriu o marcador aos seis minutos. Marcos Assunção bateu falta com perfeição e obrigou Julio Cesar a se esticar todo para defender.
E foi do escanteio provocado por essa espalmada do corintiano que saiu o gol do Palmeiras, que sufocou o rival nos minutos iniciais do segundo tempo. Aos sete minutos, Marcos Assunção cobrou fechado e Leandro Amaro, zagueiro que entrou na vaga do machucado Valdivia, desviou de cabeça na primeira trave.
O gol inflamou a torcida alviverde nas arquibancadas do Pacaembu. A cada lance, a cada desarme, a cada chute a vibração era enorme. Ao Corinthians, então, restou tentar uma reação. E para melhorar a ligação do meio de campo com o ataque, Tite sacou Alessandro e mandou a campo o peruano Luis Ramírez.
Logo na sequência, Tite sacou Dentinho e escalou Willian. Mas o Palmeiras estava vibrante. Mesmo com um jogador a menos, a equipe de Felipão não dava espaços para o rival alvinegro. O jeito foi tentar arriscar de fora da área. Mas o atacante Willian não deu sorte. Aos 17 minutos, ele escorregou e pegou mal na bola.
Rapidamente, porém, ele se redimiu. E com o gol de empate. Aos 19 minutos, após cobrança de escanteio de Jorge Henrique, Willian desviou de cabeça. A zaga chegou a tirar a bola, mas o auxiliar levantou a bandeira, correu para o meio e confirmou o gol: 1 a 1. Os palmeirenses, no entanto, reclamaram.
Com o empate do Corinthians, o jogo ficou mais aberto. E o Palmeiras voltou a arriscar alguns chutes. Luan assustou aos 25, Kleber aos 27... Mas a melhor chance mesmo saiu dos pés de Marcos Assunção. O volante cobrou falta aos 38 minutos e Julio Cesar viu a bola raspar o seu travessão.
O Timão ainda fez uma pressão no final, mas a decisão foi mesmo para os pênaltis. E deu Corinthians, por 6 a 5. Os gols alvinegros foram marcados por Chicão, Willian, Fábio Santos, Leandro Castán, Morais e Ramírez. Pelo Palmeiras, Kleber, Marcos Assunção, Márcio Araújo, Luan e Thiago Heleno marcaram. Mas João Vitor desperdiçou sua cobrança.
PALMEIRAS 1 (5) X 1 (6) CORINTHIANS
Deola; Cicinho (João Vitor), Danilo, Thiago Heleno e Rivaldo; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga (Patrik) e Valdivia (Leandro Amaro); Luan e Kleber. Julio Cesar; Alessandro (Ramírez), Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Bruno César (Morais) e Jorge Henrique; Dentinho (Willian) e Liedson.
Técnico: Luiz Felipe Scolari. Técnico: Tite.
Gols: Leandro Amaro, aos sete, e Willian aos 19 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Kleber (PAL); Alessandro, Fábio Santos, Bruno César, Ralf, Leandro Castán (COR). Cartão vermelho: Danilo (PAL)
Público: 33.861 pagantes. Renda: R$ 949.238,00.
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP). Data: 01/05/2011. Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira. Auxiliares: JVicente Romano Neto e Alex Alexandrino.

Briga de torcedores tem cinco baleados e um morto no Rio

Um homem morreu no centro de Campo Grande. Feridos de confusão em Niterói foram levados para o Hospital Azevedo Lima, no mesmo município

Por G1 Rio de Janeiro
torcedores presos na delegacia  (Foto:  Tássia Thum / G1)Torcedores detidos depois de conflitos em Niterói
(Foto: Tássia Thum / G1)
Pelo menos uma pessoa morreu e outras 11 ficaram feridas na tarde deste domingo em confusões envolvendo torcedores do Vasco e do Flamengo em dois pontos o Rio de Janeiro. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar e pela Secretaria estadual de Saúde. Segundo a PM, em Niterói, na Região Metropolitana, cem pessoas foram detidas.
Dez pessoas ficaram feridas durante uma confusão no início da tarde na Praça do Barreto, perto de um supermercado, em Niterói. O local é conhecido como ponto de encontro de torcedores.
A polícia ainda não divulgou detalhes do caso. Segundo o comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, testemunhas contaram que um grupo de homens armados passou de carro atirando contra torcedores. Ele afirmou que os detidos são suspeitos de envolvimento em uma confusão que teria ocorrido antes dos disparos.
Policiais militares do 12º BPM e do 7º BPM (São Gonçalo) foram acionados para o local e conseguiram dispersar o tumulto. De acordo com a Secretaria de Saúde, quatro feridos foram socorridos no Hospital Azevedo Lima, em Niterói, e outros seis foram levados para o Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo, também na Região Metropolitana do Rio.
Ainda de acordo com a Secretaria, no Azevedo Lima, um jovem de 22 anos levou um tiro no abdômen e passou por uma cirurgia. Outro de 23 foi atingido no tornozelo e foi avaliado por um ortopedista. Um homem de 27 anos deu entrada com um tiro abaixo do joelho e também foi avaliado e medicado. Um rapaz de 19 anos, com um tiro no tórax e nas nádegas, aguarda pela cirurgia.
A Secretaria de Saúde ainda não divulgou o estado de saúde dos outros seis feridos que deram entrada no Hospital Alberto Torres. Porém, o órgão informou que não haveria nenhuma vítima em estado grave. O órgão ficou de divulgar um balanço ainda neste domingo.
Os cem detidos – 74 vascaínos e 26 flamenguistas - foram levados para a 78ª DP (Fonseca), onde o caso foi registrado. Segundo a polícia, entre eles, há 15 menores de idade. Segundo o delegado Paulo César Guimarães, os agentes estão adotando as providências de autuação dos suspeitos. Com eles, foram apreendidas barras de madeira e de ferro.
Policiais do 12º BPM e do 7º BPM reforçaram o policiamento em Niterói e em outros pontos de encontro de torcedores. De acordo com o tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, não há registro de outras confusões.
Em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, um homem foi morto e outro ficou ferido também em uma briga entre torcedores do Vasco e do Flamengo. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar. Segundo o comandante do 40º BPM (Campo Grande), tenente-coronel Cláudio de Lucas Lima, a briga foi marcada pela internet.
Policiais do 40º BPM foram acionados logo após receberem denúncias de moradores. De acordo com o tenente-coronel Cláudio Lucas, quando chegaram ao local da briga, os PMs encontraram apenas os baleados. As duas vítimas foram socorridas no Hospital Rocha Faria. Uma delas, no entanto, não resistiu. O outro ferido foi baleado na perna. Ele foi atendido e liberado em seguida.
O caso foi registrado na 35ª DP (Campo Grande). O policiamento foi reforçado no bairro.

Perto da volta, Maicosuel abandona moicano e aparece com visual careca

Jogador muda aparência a alguns dias do retorno aos gramados após quase oito meses de recuperação de cirurgia

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Maicosuel apareceu com o visual diferente no treino do último sábado. Em vez do tradicional corte moicano, o meia adotou o careca, semelhante ao que utilizou em sua primeira passagem pelo Botafogo, em 2009. Poderá ser este o penteado do jogador em sua volta aos gramados após quase oito meses se recuperando de uma grave lesão no joelho esquerdo.
Maicosuel com crianças no treino do Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Com visual careca, Maicosuel bate bola com torcida mirim do Botafogo após treino do último sábado (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
Comissão técnica, preparação física e departamento médico avaliam diariamente as condições de Maicosuel para ter a certeza de quando ele será pela primeira vez lançado por Caio Júnior. O treinador pretende observá-lo nos dois amistosos do Botafogo antes da estreia no Campeonato Brasileiro. No entanto, o mais provável é que ele entre em campo apenas no segundo jogo, que deverá ser contra o Figueirense, em Florianópolis, dia 14 de maio.

Torcida do Barcelona fará mosaico gigante com agradecimento ao time

‘Obrigado, equipe’, diz texto que será mostrado por 95 mil torcedores no estádio Camp Nou

Por Thiago Dias Direto de Barcelona, Espanha
A torcida do Barcelona está preparando um mosaico gigante para homenagear o time de Pep Guardiola antes da partida com o Real Madrid, terça-feira, pela semifinal da Liga dos Campeões: quando Lionel Messi & cia. entrarem em campo, 95 mil torcedores formarão a frase “Obrigado, equipe” nas arquibancadas do Camp Nou.
O Barça venceu o maior rival por 2 a 0 na partida de ida, quarta passada, no Santiago Bernabéu. Agora pode até perder por um gol de diferença que estará na final do dia 28 deste mês em Wembley. A partida desta terça começa às 15h45m (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo e do GLOBOESPORTE.COM.
mosaico da torcida do Barcelona para o jogo contra o Real Madrid (Foto: Divulgação)Mosaico da torcida do Barcelona para o jogo contra o Real Madrid (Foto: Divulgação)
Em seu site oficial, o clube catalão incentiva ainda que os fãs que não conseguirem ir ao estádio escrevam “Gracies Equip!” nas redes sociais para incentivar os jogadores no confronto decisivo. Além da frase nas arquibancadas, os torcedores formarão faixas com as cores do clube (azul e grená) e da Catalunha (amarelo e vermelho) nos outros setores do mosaico.
No Bernabéu, a torcida do Real Madrid também preparou uma mensagem de apoio ao time de José Mourinho. Uma faixa gigante, atrás do gol, dizia “Vivemos por você, vença por nós”. Mas a equipe merengue não atendeu o pedido e foi derrotado por 2 a 0, complicando as chances de classificação para a final da Champions.

Campeã nas piscinas, para-atleta supera limites e salta de paraquedas

Letícia Lucas, vencedora de duas medalhas de ouro no mundial de piscinas curtas no Rio de Janeiro, faz salto duplo em Araraquara, interior de São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM Araraquara, SP
As muitas conquistas nas piscinas do Brasil e do mundo não evitaram que a para-atleta Letícia Lucas fosse em busca de novos desafios. Cadeirante desde 93, a atleta acostumada a lidar com a água não se intimidou pelas dificuldades e realizou o sonho de se aventurar pelos ares.
Há oito anos, Letícia perdeu não só os movimentos das pernas, mas toda a família em um grave acidente de carro.
- Eu e meus pais estávamos indo de Três Marias para Uberlândia e sofremos um acidente quando estávamos quase chegando, faltando uns 5 km. Nesse acidente, morreram meus pais, minha irmã e eu fiquei em uma cadeira de rodas - relembra a nadadora.
Para-atleta Letícia Lucas campeã de natação (Foto: Reprodução)Para-atleta Letícia Lucas, campeã de natação, salta
de paraquedas (Foto: Reprodução)
Apesar da fatalidade, Letícia superou as adversidades, seguiu o conselho de um professor e começou a nadar. Não demorou muito para os resultados positivos aparecerem.
- Em fevereiro de 2006 comecei a treinar e já em maio participei da minha primeira competição. Ganhei duas medalhas, senti o gostinho bom de ganhar e não quis mais parar. Fui entendendo que dava para viver do esporte se eu continuasse treinando e tendo os resultados que eu vinha conquistando.
Foram dois ouros em 2009 no mundial de piscinas curtas no Rio de Janeiro e uma de prata no mundial da Holanda, no ano passado. As conquistas nas águas foram um incentivo para que a campeã superasse novamente suas limitações e saltasse de paraquedas.
O salto duplo foi realizado em Araraquara, interior de São Paulo. A nadadora recebeu as orientações do instrutor Roberto Bueno, o Beto, que a acompanhou no desafio a 3100 metros de altura. Após 40 minutos, sonho realizado.
A empreitada foi um sucesso e comoveu o instrutor, que ressaltou a força de vontade de Letícia.
- Foi gratificante demais, bem emocionante mesmo. Foi uma vitória tanto para ela, quanto para mim. É um salto difícil e uma pessoa na situação dela ainda ter a garra que ela tem. Sem palavras.
Para a atleta, mais do que uma aventura, a experiência representou a superação dos limites.
- Foi tudo de bom, emocionante demais, lindo demais! Eu fique em pé, com a perna esticada, era como se eu não tivesse deficiência nenhuma - conclui.

No Rio, pilotos do X-Fighters fazem manobras radicais em exibição

Os moradores de Parada de Lucas, Zona Norte da cidade, prestigiam os saltos, que serviram de aperitivo para a etapa brasuca do circuito mundial

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Os moradores de Parada de Lucas, na Zona Norte do Rio de Janeiro, não acreditavam no que os seus olhos viam na tarde deste sábado: as motos voadoras do X-Fighters fazendo manobras radicais, em saltos de 21m de distância e até 8m de altura. O neozelandês Nick Franklin e os brasileiros Fred Kyrillos, Gian Bergamini e Jeff Campacci mostraram habilidade e impressionaram as centenas de espectadores do bairro, em uma demonstração que serviu como aperitivo para a etapa do circuito mundial de motocross estilo livre, que acontece no próximo dia 28, em Brasília.
Nick Franklin no X-Fighters em Parada de Lucas (Foto: Marcelo Maragni / Red Bull)Nick Franklin empina sua moto em demonstração em Parada de Lucas (Foto: Marcelo Maragni / Red Bull)
Franklin foi o mais assediado, graças a manobras alucinantes como o Hart Attack, em que o piloto voa no ar se soltando completamente da moto. E as crianças de Parada de Lucas deixaram o neozelandês igualmente impressionado.
- Esse é um lado do Brasil que nunca vemos na TV lá fora. É importante trazer nosso esporte para um público completamente novo. Espero que a gente tenha conquistado novos fãs para o motocross estilo livre hoje no Rio de Janeiro - disse Nick.
A X-Fighters Jams, em Parada de Lucas celebrou, o aniversário de 10 anos a parceria entre o Grupo Cultural AfroReggae e a RBR. Antes da etapa mundial do X-Fighters em Brasilia, as Jams passam ainda por Recife (8/5) e Goiânia (21/5).
Nick Franklin no X-Fighters em Parada de Lucas (Foto: Marcelo Maragni / Red Bull)Nick Franklin mostra toda sua habilidade no Hart Attack, no Rio de Janeiro (Foto: Marcelo Maragni / Red Bull)

As soluções da Ferrari para a Turquia



Massa com a Ferrari em Maranello
É enorme a expectativa para o GP da Turquia, daqui a uma semana, que marca o início da temporada europeia da Fórmula 1 em 2011. Mas acho que a expectativa maior fica por conta do desempenho da Ferrari, decepcionante até agora no ano. A equipe italiana promete novidades no 150º Italia já para Istambul que proporcionariam uma melhora de até um segundo por volta. O foco do time vermelho está na parte aerodinâmica do carro, que causou os principais problemas para Felipe Massa e Fernando Alonso.
Para isso, a equipe italiana se vira como pode e usa até mesmo as atividades para filmagens promocionais, permitidas por regulamento. Entretanto, nenhuma peça nova poderia ser usada nestas ocasiões. Na sexta-feira, Felipe Massa andou em Fiorano, pista particular da Ferrari com o modelo, que tinha algumas diferenças para o 150º Italia que andou nas três primeiras corridas do ano. A maior delas estava na parte traseira, mais alta do que o normal. A solução foi lançada por Adrian Newey no RB7 e deu muito certo na Austrália, China e Malásia.
O site italiano Omnicorse teve acesso às fotos da atividade, que coloquei no post. As modificações na suspensão traseira, que tem o sistema push rod (ligada ao resto do carro desde o trapézio inferior até o superior, no amortecedor), foram realizadas para melhorar o fluxo do ar quente saído do escapamento para aumentar a aderência nesta área do carro, mesmo com a altura maior do novo conjunto. Além disso, a equipe italiana levará novas asas dianteira e traseira, similares às usadas pela RBR nesta temporada, e terá as laterais do carro redesenhadas para aumentar a eficiência aerodinâmica do carro.
Massa com a Ferrari em Maranello
Tudo isso foi desenvolvido no túnel de vento da Toyota Motorsport, em Colônia, na Alemanha, um dos mais modernos da Europa. A Ferrari tem muitos problemas com o equipamento dela na fábrica de Maranello, o que colaborou para os problemas do carro em 2011, fato esse já admitido pelos dirigentes da equipe italiana. No fim de 2010, o time reformou o túnel e aumentou a escala de 50% para 60%. Com isso, ele acabou ficando descalibrado e os engenheiros não notaram a falha a princípio. Ela só foi descoberta quando o 150º Italia foi à pista e as novidades testadas não surtiram o efeito esperado pela equipe italiana.
Dois nomes são muito citados pela imprensa italiana como os culpados dos problemas: Aldo Costa, diretor-técnico, e Nikolas Tombazis, projetista do carro. De acordo com as últimas informações vindas da Europa, os cargos de ambos estariam sob ameaça forte, principalmente após as reclamações do presidente Luca di Montezemolo. É essencial para eles, portanto, que a Ferrari reaja em um curto espaço de tempo. Ainda há tempo: basta repetir a reação da segunda metade do ano passado, quando Alonso perdeu o título apenas em Abu Dhabi depois de estar muito atrás. É ver, agora, como será o desempenho na Turquia.
Massa com a Ferrari em Maranello

McLaren negociou patrocínio de R$
66 milhões com o governo da Líbia

Intenção era incentivar o turismo no país do polêmico Muammar Gaddafi

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
lewis hamilton mclaren gp da china  (Foto: agência Reuters)McLaren de Lewis Hamilton avaliou proposta de
patrocínio do governo líbio(Foto: agência Reuters)
A McLaren avaliou uma polêmica possibilidade de parceria em 2010. A equipe inglesa recebeu uma proposta de patrocínio de R$ 66 milhões (aproximadamente £25 milhões) do Governo da Líbia, chefiado pelo Coronel Muammar Gaddafi, que vive uma forte instabilidade política atualmente. De acordo com o jornal inglês "Daily Mail", o time chegou a produzir um modelo de pintura para a carenagem com o slogan "Visit Libya" (Visite a Líbia).
Segundo o periódico, a McLaren negociou com Saif, um dos filhos de Gaddafi, que representa o Ministério do Turismo local. Ele chegou até a ser convidado para visitar a fábrica da equipe em Woking. Entretanto, a Líbia acabou desistindo da iniciativa. O time tem o fundo de investimentos Mumtalakat, de propriedade do Governo do Bahrein, que também vive uma crise política.
Entretanto, nenhuma reunião chegou a ser realizada entre a McLaren e o Governo da Líbia. Segundo uma porta-voz da equipe, os primeiros contatos foram realizados em janeiro do ano passado, mas não evoluíram. Ela confirmou que a intenção era de uma parceria comercial.
Também no ano passado, o filho de Gaddafi chegou a apoiar a fracassada iniciativa de Jacques Villeneuve para tentar colocar a equipe Durango na Fórmula 1. Em 2004, o governo líbio mandou um representante para o GP do Bahrein para avaliar a possibilidade de uma corrida no país.

Chuva forte em São Paulo faz prova da Fórmula Indy ser adiada

Após de duas bandeiras vermelhas e paralisação de mais de duas horas, organização opta por mudar corrida para esta segunda-feira, às 9h

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
O australiano Will Power viu tudo pelo retrovisor. Mas os pilotos que o seguiram na prova deste domingo, pela etapa brasileira da Fórmula Indy, não podem dizer o mesmo. A tempestade que atingiu São Paulo durante a tarde causou uma grande confusão na quarta prova da temporada. A forte chuva causou acidentes e fez com que a corrida fosse paralisada com bandeira vermelha por duas vezes - em uma delas, a prova parou por mais de duas horas.
acidente com Helio Castroneves na Indy em São Paulo (Foto: AFP)Acidente com Helio Castroneves envolveu ainda outros três carros, incluindo o de Tony Kanaan (AFP)
Entendendo que as condições não eram boas para colocar os pilotos na pista paulistana, a organização do evento optou cancelar a prova deste domingo e transferir para o dia seguinte. No seu twitter oficial, a Indy pediu desculpas pela confusão no evento. A corrida será nesta segunda-feira, às 9h.
Logo na larga, um acidente tirou da prova do Anhembi dois brasileiros: Hélio Castroneves e Tony Kanaan se enroscaram em uma batida e deixaram a corrida. Danica Patrick e Simona Silvestro também deixaram a corrida na mesma confusão.
A corrida foi marcada pela forte chuva que atingiu a capital paulista. Na nona volta, a prova, que já tinha passado por uma bandeira amarela, foi paralisada pela vermelha. Até que a tempestade cessasse e houvesse condições de os pilotos conduzissem seus carros com segurança, foram mais de duas horas.
Enquanto a organização definia o que aconteceria depois que a pista tivesse sem tantas poças, a correria nos boxes era grande, com mecânicos tentando acertar os monopostos dos pilotos que já haviam deixado a prova.
Depois da paralisação, Vitor Meira foi o único piloto que não voltou para a relargada da prova - os outros carros partiram das posições em que estavam na hora em que a corrida foi parada. A organização definiu que seriam dadas 27 voltas no circuito, sem direito a paradas nos boxes para reabastecimento. No entanto, só cinco voltas de segurança foram completadas com o safety car na pista até que a direção da prova decidisse pelo cancelamento da corrida.

Com um gol de Flamini, Milan vence e fica a uma vitória do título italiano

Equipe rossonera conta com Thiago Silva e Robinho no triunfo sobre o Bologna, no Giuseppe Meazza. Scudetto pode sair já na próxima rodada

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
O Milan deu um passo importante para conquistar o Campeonato Italiano. Na manhã deste domingo, o time rossonero venceu o Bologna por 1 a 0, no Giuseppe Meazza. O gol foi marcado pelo francês Flamini ainda no primeiro tempo. O resultado deixou a equipe dos brasileiros Thiago Silva, Robinho e Alexandre Pato a uma vitória do scudetto.
Flamini comemora gol do Milan contra o Bologna (Foto: Getty Images)Flamini comemora com Robinho o gol do triunfo do Milan sobre o Bologna (Foto: Getty Images)
Com o triunfo em casa, o Milan chegou aos 77 pontos, oito à frente do Inter. Faltando três rodadas para o fim do Calcio, os rossoneros estão bem próximos de encerrar o jejum e levar a taça, o que não ocorre desde a temporada 2003-2004. De lá para cá, apenas o rival de Milão conquistou os canecos da competição nacional.
Confira a classificação e os resultados do Campeonato Italiano
Na próxima rodada, o Milan vai viajar à capital italiana para encarar o Roma, no Estádio Olímpico. Já o Inter de Milão vai receber a Fiorentina, no Giuseppe Meazza.
Flamini resolve a partida logo na etapa inicial
O gol do Milan saiu aos oito minutos. Flamini deu um lindo corte no zagueiro, invadiu a área e tocou na saída do goleiro Viviano. O tento foi suficiente para os rossoneros cozinharem a partida e garantirem mais três pontos na tabela.
Robinho e Thiago Silva disputaram os 90 minutos. Enquanto o zagueiro mostrou a tranquilidade de sempre, o atacante foi importante no setor ofensivo. Porém, o "Rei das Pedaladas" saiu do Giuseppe Meazza sem balançar a rede.
No segundo tempo, aos 37, Della Rocca cometeu falta dura em Nesta e foi expulso pelo árbitro. Com um jogador a mais, o Milan apenas administrou o placar. No fim, festa pelos três pontos, mas paciência para esperar mais uma rodada para, quem sabe, comemorar o título italiano.
Confira a lista de jogos da 35ª rodada do Campeonato Italiano:
SábadoCesena 1 x 2 Inter
Napoli 1 x 0 Genoa
DomingoCatania 2 x 0 Cagliari
Chievo 1 x 0 Lecce
Fiorentina 5 x 2 Udinese
Milan 1 x 0 Bologna
Parma 3 x 1 Palermo
Sampdoria 3 x 3 Brescia
Bari x Roma
Segunda-feiraLazio x Juventus

Elano está vetado para o jogo de volta contra o América do México

Exame aponta edema na coxa esquerda e a expectativa é que o apoiador retorne à equipe alvinegra na final do Campeonato Paulista

Por Adilson Barros Direto de Querétaro, no México
 O que era dúvida se confirmou, para azar do técnico Muricy Ramalho. Neste domingo, o meio-campo Elano realizou um exame de ressonância magnética e foi constatado um edema na coxa esquerda, sofrido na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, pela semifinal do Campeonato Paulista, no sábado. O jogador sequer viajou para Querétaro, no México, onde o Santos encara o América-MEX às 22h45m (horário de Brasília) de terça-feira, pelo jogo de volta das oitavas de final da Taça Libertadores, e está vetado. Sem o meia, a delegação embarcou com 19 atletas para a importante partida.
A expectativa é que Elano se recupere até o próximo fim de semana para participar da decisão do Campeonato Paulista. Neste domingo Corinthians e Palmeiras disputam a outra vaga.
Já na Libertadores o Peixe, que venceu por 1 a 0 na Vila Belmiro, pode até perder por um gol de diferença (desde que marque pelo menos uma vez) que avança às quartas de final. Se o placar se repetir, mas a favor dos mexicanos, a decisão será nos pênaltis. Derrota por dois ou mais gols elimina o Santos.

Flu monta programa intensivo para ter Julio Cesar contra o Libertad-PAR

Previsão era de que o lateral ficaria dez dias sem treinar. Em tratamento diário, ele já tem boas chances de, ao menos, viajar para o Paraguai

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
A primeira previsão divulgada pelo Fluminense era de que o lateral-esquerdo Julio Cesar, que sofreu uma lesão grau 1 no ligamento colateral medial do joelho esquerdo na partida de ida contra o Libertad-PAR, pelas oitavas de final da Libertadores, ficaria dez dias longe dos treinos. O prognóstico vetava a participação do jogador no confronto de volta contra os paraguaios, na próxima quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Estádio Defensores del Chaco. Dois dias após a ressonância magnética, no entanto, o panorama já é diferente. A fisioterapia tricolor montou um programa intensivo para o jogador e Julio tem correspondido bem ao tratamento. Internamente, já se comenta nas Laranjeiras a boa possibilidade dele viajar com o restante da delegação para Assunção e até mesmo entrar em campo.
- O joelho está melhor, mas ainda não dá para dizer com certeza que vou viajar - disse Julio ao chegar para o treinamento deste domingo, ainda demonstrando cautela sobre o assunto.
O jogador passou o tempo todo dentro do vestiário sob os cuidados dos fisioterapeutas do clube. Em pouco mais de 1h30 de tratamento intensivo, Julio já se apresentou bem melhor do que no dia anterior. Nesta segunda-feira, ele será novamente reavaliado para saber se tem condições de seguir com o elenco tricolor para a capital paraguaia.
Se conseguir atuar diante do Libertad-PAR, Julio Cesar vai evitar uma grande dor de cabeça para o técnico Enderson Moreira. Ainda sem poder contar com Calinhos, que se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo, o comandante do Fluminense precisaria improvisar algum jogador na lateral esquerda, ou até mesmo mudar o esquema de jogo da equipe, caso Julio fosse definitivamente vetado para a decisão.
Após a vitória por 3 a 1 no Engenhão, o Fluminense pode até perder por um gol em Assunção que mesmo assim carimba a sua classificação para as quartas de final da Libertadores.

Pinheiros vence o quinto jogo contra
o Joinville e avança às semifinais

Depois de sobrar no terceiro quarto, equipe paulista permite reação do adversário, passa sufoco nos últimos dez minutos, mas assegura a vaga

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
partida de basquete entre Pinheiros e Joinville (Foto: Cinara Piccolo / Divulgação)O ala Marquinhos foi o cestinha com 31 pontos
(Foto: Cinara Piccolo / Divulgação)
A melhor de cinco contra o Joinville começou tranquila para o Pinheiros. Venceu os dois primeiros jogos e só precisava de mais um triunfo para garantir um lugar nas semifinais do NBB. Só que o time catarinense não se deu por vencido e provocou o quinto confronto. Neste domingo, diante de sua torcida, Marquinhos & Cia chegaram a passar sufoco no último quarto, depois de terem deixado escapar boa parte da vantagem construída no terceiro. Mas não permitiram a virada e comemoraram a permanência na competição: 93 a 82 (40 a 36).
Franca e Flamengo também já estão classificados. Nesta segunda-feira, às 20h, Brasília e Uberlândia brigam pela vaga que está sobrando. Se o atual campeão levar a melhor, enfrentará o Pinheiros. Em caso de vitória da equipe mineira, o adversário será o Flamengo.
- Estamos de parabéns por essa conquista. Temos um time de decisão, sim. Não precisamos provar mais nada. Tivemos duas decisões nesta temporada, não vencemos, mas aprendemos muito com isso. Agora, vamos lutar para chegar de novo e, desta vez, vencer - disse o ala-pivô Olivinha, que conseguiu um duplo-duplo (14 pontos e 10 rebotes).
O jogo
No início do primeiro quarto, Marquinhos deu trabalho ao time catarinense. Carregou o Pinheiros nas costas e, sozinho, fez nove pontos contra 11 do rival. O Joinville tirava proveito do baixo aproveitamento dos anfitriões nas bolas de três. Até que Shamell acertou uma e colocou a equipe paulista na frente do placar (14/12). Por pouco tempo. O Joinville retomou o comando e fechou em vantagem: 19 a 17.
Depois dos desperdícios de ataques dos dois lados, um chute longo de Shamell na metade do segundo período fez o Pinheiros respirar. O time abriu seis pontos, permitiu o empate (33 a 33), mas foi para o vestiário com 40 a 36.
Quando voltou, Marquinhos e Shamell trataram de jogar a pressão para os comandados de Alberto Bial. A dupla fez 9 a 0 e e ajudou a construir uma diferença confrotável. Além de estar perdendo por 55 a 39, o Joinville perdeu também seu treinador. Bial reclamou da arbitragem e foi desqualificado da partida. O Pinheiros já tinha 23 pontos marcados contra apenas sete dos visitantes. Mas parou e permitiu que o Joinville reagisse, liderado por Manteguinha: 68 a 59.
E encostou de vez nos últimos dez minutos. O Pinheiros falhava demais no ataque e adversário aproveitava (76 a 73).  Depois do sufoco, os donos da casa melhoraram a defesa, voltaram a ditar o ritmo do jogo e puderam comemorar a classificação.
 

Roberto Carlos garante vitória do Anzhi sobre Rostov no Russo

De pênalti, brasileiro faz o gol no triunfo por 1 a 0 e coloca time em quarto lugar no campeonato

Por GLOBOESPORTE.COM Makhachkala, Rússia
Roberto Carlos comemorando gol do Anzhi (Foto: Divulgação / Site Oficial)Roberto Carlos comemora gol do Anzhi
(Foto: Divulgação / Site Oficial)
Roberto Carlos garantiu mais três pontos para o Anzhi Makhachkala no Campeonato Russo. O lateral brasileiro marcou de pênalti o gol da vitória de 1 a 0 sobre o Rostov, neste domingo, em jogo válido pela sétima rodada da competição.
BRASIL MUNDIAL: Roberto Carlos paga mico em programa de TV na Rússia. Veja!
Com a vitória, o Anzhi, que contou também com o brasileiro Diego Tardelli em campo, chegou aos 12 pontos na tabela de classificação na competição e ocupa a quarta posição ao lado do Kuban Krasnodar. O Zenit lidera o nacional com 14 pontos.
Na próxima rodada, o Anzhi Makhachkala sai para enfrentar o Volga, fora de casa. O Rostov busca a recuperação em seu campo contra o Spartak Nalchik.

Campeã nas piscinas, para-atleta supera limites e salta de paraquedas

Letícia Lucas, vencedora de duas medalhas de ouro no mundial de piscinas curtas no Rio de Janeiro, faz salto duplo em Araraquara, interior de São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM Araraquara, SP
As muitas conquistas nas piscinas do Brasil e do mundo não evitaram que a para-atleta Letícia Lucas fosse em busca de novos desafios. Cadeirante desde 93, a atleta acostumada a lidar com a água não se intimidou pelas dificuldades e realizou o sonho de se aventurar pelos ares.
Há oito anos, Letícia perdeu não só os movimentos das pernas, mas toda a família em um grave acidente de carro.
- Eu e meus pais estávamos indo de Três Marias para Uberlândia e sofremos um acidente quando estávamos quase chegando, faltando uns 5 km. Nesse acidente, morreram meus pais, minha irmã e eu fiquei em uma cadeira de rodas - relembra a nadadora.
Para-atleta Letícia Lucas campeã de natação (Foto: Reprodução)Para-atleta Letícia Lucas, campeã de natação, salta
de paraquedas (Foto: Reprodução)
Apesar da fatalidade, Letícia superou as adversidades, seguiu o conselho de um professor e começou a nadar. Não demorou muito para os resultados positivos aparecerem.
- Em fevereiro de 2006 comecei a treinar e já em maio participei da minha primeira competição. Ganhei duas medalhas, senti o gostinho bom de ganhar e não quis mais parar. Fui entendendo que dava para viver do esporte se eu continuasse treinando e tendo os resultados que eu vinha conquistando.
Foram dois ouros em 2009 no mundial de piscinas curtas no Rio de Janeiro e uma de prata no mundial da Holanda, no ano passado. As conquistas nas águas foram um incentivo para que a campeã superasse novamente suas limitações e saltasse de paraquedas.
O salto duplo foi realizado em Araraquara, interior de São Paulo. A nadadora recebeu as orientações do instrutor Roberto Bueno, o Beto, que a acompanhou no desafio a 3100 metros de altura. Após 40 minutos, sonho realizado.
A empreitada foi um sucesso e comoveu o instrutor, que ressaltou a força de vontade de Letícia.
- Foi gratificante demais, bem emocionante mesmo. Foi uma vitória tanto para ela, quanto para mim. É um salto difícil e uma pessoa na situação dela ainda ter a garra que ela tem. Sem palavras.
Para a atleta, mais do que uma aventura, a experiência representou a superação dos limites.
- Foi tudo de bom, emocionante demais, lindo demais! Eu fique em pé, com a perna esticada, era como se eu não tivesse deficiência nenhuma - conclui.

Neto e Jé brilham, e Brasil vence a Ucrânia pelo Desafio Internacional

Em São Bernardo do Campo (SP), seleção perde chances, mas faz 3 a 0
no primeiro duelo entre as equipes. Próximo encontro será na terça-feira

Por GLOBOESPORTE.COM São Bernardo do Campo, SP
A seleção brasileira abusou das chances perdidas, mas venceu a Ucrânia por 3 a 0 no primeiro duelo pelo Desafio Internacional de Futsal, neste domingo, no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP). Neto (2) e Jé, os destaques da partida, marcaram os gols da equipe canarinho. O craque Falcão perdeu um pênalti e passou em branco. As duas seleções voltam a se enfrentar na próxima terça, em Uberlândia (MG), às 20h30m, com transmissão ao vivo do SporTV.
O Brasil entrou em quadra com o quinteto formado por Léo Oliveira, Marinho, Falcão, Valdin e Jé e começou o jogo empolgado. No minuto inicial, Jé teve duas boas chances. Na primeira, o pivô bateu colocado para a defesa do goleiro Tsypun. Na segunda, Falcão levantou a bola na esquerda, pelo alto, e Jé pegou de primeira para fora. A Ucrânia levou perigo à meta brasileira aos cinco minutos, em chute rasteiro de Legchanov.
Para dar mais agilidade ao time, o técnico Marcos Sorato colocou Simi, Danilo, Pixote e Neto em quadra. Aos sete, Danilo chutou cruzado da esquerda e obrigou o goleiro ucraniano a fazer boa defesa. Dois minutos depois, Neto tabelou com Pixote pela direita e soltou a bomba no travessão.
Aos 12, o quinteto inicial voltou à quadra e a pressão brasileira continuou. Em boa jogada individual, Marinho arrancou pela esquerda e bateu forte, mas Tsypun fez grande defesa. Aos 15, Jé dominou pela direita, girou rápido e chutou cruzado na trave. Na sequência, Simi arriscou de longe e mandou na trave mais uma vez. Faltando três minutos para o fim da etapa inicial, finalmente o gol saiu. Neto recebeu a bola pela esquerda e soltou uma bomba no ângulo, sem chances para o goleiro: 1 a 0.
seleção de futsal comemora vitória (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)Brasil marca no segundo tempo, e jogadores comemoram a vitória (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)
Jé e Neto brilham na etapa final
No segundo tempo, a Ucrânia levou perigo logo aos dois minutos. Legchanov, livre de marcação, arriscou do meio da quadra, e Léo Oliveira espalmou. Mas o segundo gol brasileiro não demorou a sair. Aos três, Falcão fez o toque açucarado para Jé na entrada da área, e o pivô mostrou toda sua categoria ao tocar por cobertura na saída do goleiro: 2 a 0 e samba na comemoração.
Na sequência, um lance lindo do craque Falcão. No contra-ataque rápido após a saída de bola, o ala deu um lençol no adversário e mandou de bicicleta para fora. Mesmo jogando em um ritmo mais lento, e com muita alternância de atletas em quadra, o Brasil manteve o domínio. Aos oito, Falcão arrancou pelo meio e chutou forte, raspando a trave. Em seguida, lance espetacular de Jackson. O ala passou pela zaga com um 'rolinho' e chutou, mas o arqueiro ucraniano espalmou novamente.
Falcão na partida da seleção de futsal (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)Falcão levantou a torcida com dribles e belas
jogadas (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)
A cinco minutos do fim, Marinho fez boa jogada pela esquerda, entrou na área e foi derrubado por Legchanov. Na cobrança do pênalti, Falcão soltou a bomba e mandou a bola no travessão. Mas ainda tinha tempo para mais um gol. Na cobrança de escanteio, Neto pegou de primeira no alto e fez o terceiro, aos 17 minutos.
Com a vantagem construída, o Brasil administrou o jogo e conseguiu sair com mais uma tranquila vitória no Desafio Internacional de Futsal: 3 a 0. Após a partida, Falcão analisou o resultado e lamentou não ter balançado a rede.
- Acabei não indo muito bem no jogo como o resto do time, mas aquela bicicleta poderia ter entrado - disse o craque, que tem 302 gols pela equipe canarinho.