segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Criança fazendo arte tirando leite

Amanda diz que não se chateou com críticas de Dana: "Ele fala o que quiser"

Campeã peso-galo do Ultimate também revela cuidado extra com tudo o que ingere: "Os atletas têm que começar a se policiar com essas coisas. É muito importante"

Por Las Vegas, EUA

Amanda Nunes era a grande estrela do UFC 213. Após derrotar Ronda Rousey e mostrar para todo o mundo a força de suas mãos, a brasileira finalmente havia se tornado o rosto do MMA feminino do Ultimate. A luta com Valentina Shevchenko estava em todos os outdoors, táxis e cassinos de Las Vegas, mas um problema de saúde relacionado a uma sinusite crônica acabou levando a "Leoa" ao hospital e, como consequência, ela desistiu de lutar no dia do evento.
Nas horas que se sucederam à notícia, a atleta da American Top Team acabou sendo alvo de críticas do próprio presidente do UFC, Dana White, que afirmou que a brasileira tinha condições de lutar no UFC 213 e que o que a fez desistir do combate foi "90% mental e 10% físico".
Amanda Nunes (Foto: Evelyn Rodrigues)Amanda sobre relação com a USADA: "Os atletas têm que 
começar a se policiar com essas coisas" (Foto: Evelyn Rodrigues)
Dois meses depois do ocorrido, Amanda está de volta aos holofotes, desta vez como uma das protagonistas da co-luta principal do UFC 215. Em entrevista à imprensa brasileira na sede do Ultimate, em Las Vegas, a lutadora disse que não se importou com os comentários do chefão.
- Não fiquei chateada, não. Acho que o que o médico passou foi realmente quase isso, o que o médico do UFC passou para o Dana White. Então, eu voltei pela segunda vez para o hospital, fiz a ressonância, e aí ele descobriu um fluído na parte da minha sinusite crônica. Então foi isso que estava preso, eu não tinha feito nada pra que os fluídos pudessem começar a sair. Dana White falou o que ele pensa. Ele é o dono do evento, é o dono do show, ele fala o que quiser. O que eu tenho que fazer é o meu trabalho. Já foi remarcada a luta, agora é entrar lá, pegar esse cinturão e levar para casa de novo - declarou, revelando que já havia passado por situação semelhate antes da luta com Ronda Rousey.
Durante o bate-papo, a "Leoa" foi questionada sobre o número de casos recentes de atletas de da American Top Team que foram flagrados em exames antidoping da USADA (agência que controla o programa antidopagem do UFC). Amanda, no entanto, explicou que tem um cuidado extra com tudo o que ingere e que está em constante contato com o departamento de Performance e Saúde dos Atletas do UFC para evitar surpresas:
-  O que eu faço é, primeiro, antes de tomar qualquer coisa eu entro em contato com a USADA. Não tomo nenhuma suplementação que venha de fora do país, até a água do mercado eu sempre mando uma mensagem pro Jeff (Novitzky), tenho esse contato muito grande com a USADA. Então, se acontecer alguma coisa, alguém colocou alguma coisa na minha bebida e eu não vi. Os atletas têm que começar a se policiar com essas coisas, porque é muito importante. Você não pode tomar qualquer coisa. Você não pode aceitar quando alguém te oferece alguma coisa e você toma sem saber. A gente tem que estar ligada aí, até nas suplementações. Às vezes pensa que não tem nada e toma, tem que estar sempre ligado. Se não tem esse contato direto com a USADA, vai através do empresário, manda ele ficar ligado. Tem que se policiar mesmo com essas coisas - ou tomar água, não tomar nada.
Amanda também comemorou a conquista do cinturão peso-pena do Ultimate por Cris Cyborg e explicou a estratégia para a luta contra Valentina Shevchenko, contra quem defende o cinturão peso-galo no UFC 215, em Edmonton.
Confira abaixo, por tópicos:
Sobre problema de saúde que a retirou do UFC 213
Eu fiquei doente, na verdade isso já tinha acontecido outras vezes. Na minha luta com a Ronda Rousey, uma semana antes da luta eu fiquei doente, mas consegui os medicamentos corretos, tudo direitinho, e foi na segunda-feira da semana da luta, não foi um dia antes de bater o peso, nada disso, Mas dessa vez, eu não consegui controlar. Foi no dia do meu corte de peso, e quando você está perdendo peso você fica fraca. Eu não consegui controlar e não estava 100%, então decidi não lutar.
Possível cirurgia após o UFC 215 e reação dos fãs à sua saída do UFC 215
Eu realmente fiquei focada em curar essa sinusite, que é crônica. E na verdade, talvez tenha cura, talvez volte, eu vou fazer o tratamento, a cirurgia logo depois dessa luta, para ver os meus passos futuros, para ver realmente se vai ser a cura total. Não sei…Mas assim, eu não acompanhei, não vi muita coisa porque eu não tenho tempo, entendeu, tenho muita coisa pra fazer. A minha vida não é só luta e eu não fico 24 horas na internet. Eu vou posto alguma coisa que eu quero informar os fãs, que estou treinando, estou bem, isso tudo, mas não fico lá 24 horas. Então, não tive tempo de olhar nada.
Amanda Nunes Valentina Shevchenko encarada UFC 215 (Foto: Evelyn Rodrigues)Amanda Nunes: "Dana White falou o que ele pensa. Ele é o dono do evento, é o dono do show, ele fala o que quiser. O que eu tenho que fazer é o meu trabalho" (Foto: Evelyn Rodrigues)
Rivalidade com a Valentina aumentou depois do cancelamento da luta?
É normal, né? Tem que ter para os fãs assistirem, para criar aquele fogo. Acho importante tudo isso.
Treinos para o UFC 215
Foi só continuar, né? Tirei uma semana e meia para descansar, depois voltei e continuei minha preparação antiga. Só tive o tempo, porque você tem que aumentar o tempo de sparring, dosar no momento certo tudo isso. Só mesmo esse controle aí, mas a gente fez tudo igual ao último camp, treinando para cinco rounds, e pronta para a guerra.

Revanche com Valentina
Com certeza essa luta, passando do terceiro round vai para o quinto. Então, eu vou estar preparada, entendeu? Não tem segredo. Você tem que estar preparada. Você não vai entrar no cage sem estar preparada, não existe isso. Então estou preparada para qualquer coisa, um nocaute ou uma finalização, cinco rounds, mas não vou deixar nas mãos dos juízes porque já sabe, né? Não pode.

Estratégia para o combate
Mantendo a calma sempre. Eu vou estar muito bem preparada e com certeza estou mais empolgada pra essa luta, porque quanto mais demora, os fãs falam mais, a Valentina fala mais também. Acabando logo com essa história fica melhor. Só me dá mais força, fico mais forte psicologicamente para enfrentar essa história.
Amanda Nunes (Foto: Evelyn Rodrigues)Amanda Nunes disse que ficou feliz por ver Cris Cyborg conquistar o cinturão peso-pena do UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)
Cris Cyborg como campeã peso-pena do UFC

Ah, fiquei muito feliz pela Cris. A Tonya é uma atleta de alto rendimento, campeã do Invicta. Fiquei muito feliz e a Tonya também me surpreendeu bastante. Fez três rounds com a Cris, e a Cris é uma oponente muito forte. O cinturão veio na hora certa, foi muito bom pra Cris. Eu sabia que a Cris ia conseguir esse cinturão, se não fosse agora e ela lutasse com a Germaine, com certeza ela pegaria esse cinturão. O Brasil está em um momento muito bom, o esporte feminino também. Só fico feliz com isso tudo, acho que só tem a crescer e no que eu puder ajudar para o esporte brasileiro crescer, eu vou estar fazendo a minha parte, e com certeza a Cris também.
Canal Combate transmite o UFC 215 neste sábado, a partir das 19h30 (horário de Brasília), com transmissão das duas primeiras lutas e Tempo Real pelo Combate.com. Na sexta, site e canal transmitem a pesagem do evento, a partir das 19h.
Confira o card completo:
UFC 215
9 de setembro, em Edmonton (CAN)
CARD PRINCIPAL (a partir de 23h, horário de Brasília):
Peso-mosca: Demetrious Johnson x Ray Borg
Peso-galo: Amanda Nunes x Valentina Shevchenko
Peso-meio-médio: Neil Magny x Rafael dos Anjos
Peso-pena: Jeremy Stephens x Gilbert Melendez
Peso-meio-pesado: Ilir Latif x Tyson Pedro
CARD PRELIMINAR (a partir de 19h15, horário de Brasília):
Peso-galo: Sara McMann x Ketlen Vieira
Peso-mosca: Henry Cejudo x Wilson Reis
Peso-galo: Sarah Moras x Ashlee Evans-Smith
Peso-pena: Gavin Tucker x Rick Glenn
Peso-leve: Mitch Clarke x Alex White
Peso-pesado: Luis Henrique KLB x Arjan Bhullar
Peso-leve: Kajan Johnson x Adriano Martins

Bruna Ellen celebra nova vitória no Bellator e diz: "Fiz a melhor estratégia"

Peso-mosca brasileira detalha triunfo sobre Veta Arteaga e afirma que busca pelo título da divisão até 57kg será "no seu tempo": "Cinturão vai ser consequência"

Por Rio de Janeiro
Bruna Ellen, Bellator 182, MMA (Foto: Divulgação)Bruna Ellen foi melhor que Veta Arteaga no Bellator 182 e saiu com a segunda vitória na organização (Foto: Divulgação)

No último dia 25 de agosto, a brasileira Bruna Ellen deu mais um importante passo para se colocar como nome de destaque na divisão dos pesos-moscas do Bellator. Isso porque a jovem de Campinas derrotou a americana Veta Arteaga por decisão unânime dos juízes, em Nova York, e alcançou o segundo triunfo consecutivo na organização. De volta ao Brasil, a lutadora comemorou o resultado e destacou que o estudo sobre sua adversária foi fundamental para colocar em prática a melhor estratégia no ringue e alcançar a vitória. 
- Já sabia que seria uma luta dura, ela é bem mais experiente que eu e também estava vindo de vitória. Mas eu estava muito bem preparada pelos meus treinadores, pela minha equipe e tinha consciência que, quem tivesse a melhor estratégia, iria sair com a vitória. Então, tentei me movimentar bastante e não ficar parada na frente dela, porque isso ia favorecer o boxe e o jogo em pé dela. Tanto que foi só no segundo round que ela levou maior perigo. Em um momento eu consegui derrubar ela, fui para as costas, mas perdi a posição. Ela girou, ficou por cima e trabalhou o ground and pound. Foi onde tive mais dificuldade, mas o resto da luta foi bem tranquilo - afirmou Bruna Ellen, por telefone, ao Combate.com.    
Com apenas dois anos como profissional de MMA, a peso-mosca de 21 anos celebra também o fato de sua ascensão no esporte ter acontecido de forma tão rápida e em um evento de prestígio internacional como o Bellator. Após começar nas artes marciais mistas apenas por hobby, Bruna Ellen visualiza mais um cinturão para o Brasil na organização, mas afirma querer dar "tempo ao tempo" na luta para chegar ao topo da divisão até 57kg. 
- Na verdade, a minha categoria original é de peso-palha (até 52kg). Mas, como não tem essa divisão no Bellator, eu estou competindo nos moscas. Só que, pra mim, não faz muita diferença, não sofro tanto pra perder peso. É uma divisão que não tem nenhuma campeã ainda, mas, claro, é meu objetivo. Eu não tive nenhuma lesão mais séria contra a Arteaga, já já quero voltar, mas não pressa pra chegar logo ao título. Sei que o trabalho bem feito vai me levar às vitórias e, com isso, o cinturão vai ser consequência - concluiu Bruna Ellen, que possui um cartel de quatro vitórias e apenas uma derrota, justamente em sua estreia no Bellator, em julho de 2016.  

Treta supera drama familiar, lesão e festeja vitória no Bellator: "Foi incrível"

Campeã mundial de jiu-jítsu em 2011, brasileira revela choro depois de estreia 
com finalização e revela dica de Royce Gracie: "Imagine que você está indo treinar"

Por Rio de Janeiro
Talita Treta vence por finalização em sua estreia no Bellator (Foto: divulgação)Talita Treta vence por finalização em sua estreia no Bellator: brasileira estava ansiosa para lutar pela franquia (Foto: divulgação)
Foram quatro anos entre a última luta de MMA e a estreia no Bellator, dia 25 de agosto. Neste ínterim, Talita Treta passou por muita coisa. Não ficou parada, é bem verdade, pois o jiu-jítsu a mantinha em atividade. Entretanto, precisou, fisicamente, superar uma cirurgia no joelho, a mesma que a impediu de debutar antes no evento americano. O psicológico também sofreu um baque com a morte da mãe, que lutava contra o câncer. A faixa-preta limpou a mente, afiou as armas e, no Bellator 182, contra Amanda Bell, conseguiu a vitória por finalização, ao emplacar um mata-leão, aos 3m44s do round inicial, a primeira pela companhia.
- Era para eu ter lutado anos atrás, mas rompi o ligamento um dia antes de viajar para o Bellator (ela tinha duelo marcado para a edição 133, contra Julia Budd). Eu demorei para operar, lutei alguns campeonatos de jiu-jítsu com o ligamento rompido, mas o joelho estava saindo do lugar. Depois, operei, mas até recuperar e voltar a treinar... Minha mãe ficou com câncer, faleceu. O Bellator marcou a minha luta, em 2016 (contra Marloes Coenen). Achei que estava bem, mas não estava e não bati o peso. Eu me recuperei do lance da minha mãe, botei a cabeça no lugar, voltei a treinar forte, baixei o peso e, desta vez, lutei. Estava ansiosa para estrear no Bellator. Deu errado duas vezes. Eu queria muito lutar, não tenho nem como explicar o que senti ali na hora. Foi incrível. Meus técnicos e eu choramos muito no vestiário por tudo o que passamos - declarou a campeã mundial de jiu-jítsu, em entrevista ao Combate.com
O fato de estar em um dos maiores eventos do mundo era suficiente para Talita Treta se motivar. E ela ainda ganhou uma injeção extra de ânimo ao receber a visita de Royce Gracie no vestiário, minutos antes de entrar no cage.
Talita Treta, Bellator, MMA (Foto: Divulgação)Talita Treta levanta os braços depois de ser aclamada como vencedora da luta contra Bell (Foto: Divulgação)


- Foi demais! Antes de ele entrar no vestiário, falei com meus treinadores que eu estava me sentindo o Royce, no meio de tantos trocadores, e eu representando o jiu-jítsu. Eu sou puro jiu-jítsu, não treino muito porrada. Eu senti o que ele deve ter sentido na época, algo meio estranho, fora do ninho. Segundos depois, ele entrou no vestiário. Graças a ele e à família Gracie estávamos ali. Ele falou: "Fica tranquila, imagine que você está indo treinar com alguém diferente". Foi mais uma emoção pra conta.
Após deixar uma boa impressão aos organizadores, Treta espera voltar à atuar em três meses, embora não tenha nenhuma adversária em mente.
- Conversamos com o Bellator e queremos uma luta logo. A luta foi boa, rápida. Eu tinha falando com meus técnicos que, seu eu ganhasse finalizando e não me machucasse, queria marcar uma luta para daqui a três meses, para fazer um camp decente. Não dá para brincar com isso. Quero construir uma carreira brilhate, fazer tudo certinho. Estou querendo muito, estou empolgada. É uma categoria embolada, não tenho nenhum nome de adversária na cabeça. Quero enfrentar as tops, alguém de expressão.

Em possível última luta na carreira, Ben Askren enfrenta Shinya Aoki em novembro

CEO do One Championship, Chatri Sityodtong anuncia nas redes sociais que campeão meio-médio irá se tornar dirigente da franquia, após confronto contra peso-leve japonês, em Singapura

Em possível última luta na carreira, Ben Askren enfrenta Shinya Aoki em novembroEm possível última luta na carreira, Ben Askren enfrenta Shinya Aoki em novembro
Por Combate.com, Rio de Janeiro
 
Após derrotar o sueco Zebaztian Kadestam no último sábado e manter o cinturão dos meio-médios do One Championship, Ben Askren está próximo de se aposentar do MMA. Em seu perfil em uma rede social, o CEO da franquia, Chatri Sityodtong, anunciou que o americano fará sua última luta na carreira dia 24 de novembro, em Singapura, enfrentando o ex-campeão peso-leve da organização, o japonês Shinya Aoki. Ainda de acordo com o dirigente, "Funky" deixará o cage para se tornar executivo da entidade.
- Estou emocionado em anunciar duas lutas de título para o "One Championship: Immortal Pursuit", dia 24 de novembro, em Singapura. Angela Lee x Mei Yamaguchi e Ben Askren x Shinya Aoki. Angela e Mei se acertaram para aquela que, provavelmente, será a revanche mais aguardada na história das artes marciais na Ásia - escreveu Chatri Sityodtong.
- Além disso, pela primeira vez na história do One, dois lutadores da mesma equipe irão se enfrentar por um título mundial. No que será uma batalha feroz entre dois "tubarões brancos", Shinya Aoki e Ben Askren decidiram colocar tudo em jogo. Ganhando ou perdendo, esta será a última luta de Ben, que tomou a decisão de se aposentar e se tornar um executivo do One. Você não quer perder este mega evento em Singapura.
Chatri Sityodtong anuncia última luta de Ben Askren antes de aposentadoria  (Foto: Reprodução Internet)Chatri Sityodtong anuncia última luta de Ben Askren antes de aposentadoria  (Foto: Reprodução Internet)
Chatri Sityodtong anuncia última luta de Ben Askren antes de aposentadoria (Foto: Reprodução Internet)
Aos 33 anos, Ben Askren está invicto na carreira, com um cartel de 17 vitórias e um no contest (luta sem resultado). Campeão meio-médio no Bellator e no One Championship, o lutador americano esteve perto de representar o UFC em 2013, antes de assinar com o evento japonês, quando se esperava por uma super luta contra o canadense Georges St-Pierre, então dono do cinturão da categoria até 77kg no Ultimate.
Já Shinya Aoki, de 34 anos, possui um cartel de 39 vitórias, sete derrotas e um no contest (luta sem resultado). O japonês, que tornou-se campeão do One Championship em 2013, após finalizar o sul-coreano Kotetsu Boku, acabou perdendo o cinturão em novembro de 2016, quando foi nocauteado pelo filipino Edward Folayang.