quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

'Emocionado' com nova etapa, Dida quer vida longa no Grêmio aos 39

Apresentado na tarde desta quarta-feira, no Olímpico, goleiro ressalta que
não esperava mais defender um grande clube e cita 'objetivos importantes'

Por Hector Werlang Porto Alegre
247 comentários
Dida tem 39 anos e há sete meses estava aposentado para o futebol. A chance na Portuguesa e o bom Campeonato Brasileiro este ano lhe renderam destaque como na época de seleção brasileira, Milan e Corinthians. O Grêmio foi atrás e, após superar o impasse na negociação salarial, apresentou o goleiro na tarde desta quarta-feira. Surpreso com o chamado, o veterano jogador não pensa em parar definitivamente. Não agora. Quer é ser campeão no novo clube.

- Praticamente seis ou sete meses atrás eu estava parado. Estou feliz por este momento, emocionado por vestir esta camisa,  e tenho objetivos importantes na minha carreira. São 39 anos, sim, e não esperava estar jogando em grande clube. A carreira de jogador é curta, mas a de goleiro pode se estender mais. Minha experiência internacional pode ajudar, e vou me dedicar, tentar representar ao máximo. Sei da grande responsabilidade. Aposentadoria? Nem penso nisso – disse o arqueiro ao vestir a camiseta de número 12.
Goleiro Dida é apresentado no Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)Dida diz que nem pensa mais em aposentadoria (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)
A escolha foi casual, mas serve de lembrança para a disputa pela posição. Dida elogiou Marcelo Grohe, titular da temporada 2012, porém, disse o óbvio: chegou para buscar o seu espaço e tentar jogar.

- Marcelo é um grande goleiro, e eu vim para somar. Espero poder criar amigos aqui, e que ele e os demais goleiros estejam nesse grupo. Agora, é claro que vou tentar buscar meu espaço. Vou me dedicar, como sempre, e treinar com muita vontade – completou Dida.

De acordo com o diretor executivo de futebol Rui Costa, o contrato do atleta é de um ano. A contratação foi uma indicação de Vanderlei Luxemburgo para aumentar a experiência na posição.

Em férias, o grupo do Grêmio se reapresenta dia 3 de janeiro. A pré-temporada será entre 4 e 17, em Londrina. Agora, com Dida.

Sem Lindsey Vonn, alemã supera líder Tina Maze e conquista etapa de Are

Em percurso complicado, Viktoria Rebensbourg é a melhor no slalom gigante

Por GLOBOESPORTE.COM Are, Suécia
Comente agora
Viktoria Rebensburg Are suécia (Foto: AFP)Viktoria Rebensburg venceu a primeira no ano
em disputa na Suécia (Foto: AFP)
Foram quatro vitórias nas disputas anteriores. Nesta quarta-feira, porém, Tina Maze caiu. Líder na corrida pelo título da Copa do Mundo de esqui alpino, a eslovena ficou para trás na prova de slalom gigante na etapa de Are, na Suécia. A alemã Viktoria Rebensbourg, campeã olímpica, fez uma grande primeira volta e levou a melhor no somatório final (1m13s94 e 1m15s). A austríaca Anna Fanninger foi a segunda colocada, apenas seis décimos atrás da líder e nove à frente de Maze, terceira.

Mais demorado que os anteriores, Are se mostrou um percurso complicado para as competidoras. Ainda assim, Rebenburg, que teve problemas na segunda volta e quase viu a vitória escapar, conseguiu levar a melhor na disputa.
Maze foi uma das que sofreram com o percurso. Ainda assim, a líder do campeonato somou mais 60 pontos na corrida pelo título. Agora, ela tem uma vantagem de 351 pontos sobre a alemã Maria Hoefl-Riesch, segunda colocada no ranking.

A etapa sueca não contou com a presença de Lindsey Vonn. A americana, tetracampeã da Copa do Mundo, afirmou que vai "dar um tempo" nas competições para recuperar as forças. A atleta deixou a etapa de Courchevel, na França, depois de sofrer uma queda. Disse que se sentia cansada e precisava repensar o calendário. Mais cedo, o treinador da equipe americana antecipou que ela só voltará a competir em janeiro. Lindsey, porém, fez questão de enfatizar que sua decisão nada teve a ver com a revelação recente de que luta contra a depressão desde a adolescência.
Viktoria Rebensburg Are suécia (Foto: AFP)Alemã foi a mais rápida nesta quarta-feira (Foto: AFP)