domingo, 1 de janeiro de 2012

Raio-X: clube mais popular do Peru, Alianza quer rejuvenescer seu elenco

Vice-campeão nacional aposta nas partidas no estádio Alejandro Villaneuva para surpreender no Grupo 5 da Libertadores, o mesmo do Vasco

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Segundo adversário do Vasco na Taça Libertadores de 2012, o Alianza Lima é o clube mais popular do Peru e o primeiro colocado no ranking nacional. Neste ano, o time caiu na Pré-Libertadores diante do Jaguares, do México, mas conseguiu a classificação para a próxima edição com o vice-campeonato peruano. Na decisão, após empate sem gols, o Alianza foi derrotado nos pênaltis pelo Juan Aurich, que ficou com o título e a vaga no Grupo 1, o mesmo do Santos. A melhor campanha recente foi em 2010, quando perdeu para o Universidad de Chile nas oitavas de final.
Em 2011, o Alianza teve o estádio Alejandro Villaneuva como principal trunfo em sua campanha no campeonato local, sendo o time que mais arrecadou com bilheterias: cerca de R$ 3 milhões (4,5 milhões de novos soles). Mais de 232 mil torcedores assistiram aos jogos da equipe, campeã nacional pela última vez em 2006, nesta temporada.
Segundo o jornalista Martín Fernandez, da Rádio RPP, o Alianza representa bem o futebol peruano, com um futebol alegre e bem jogado. O time terminou a temporada atuando no 4-5-1, devido à ausência do atacante José Carlos Fernandez, conhecido como Zlatan, que estava machucado. Com o retorno deste e a chegada de reforços, este esquema deve mudar em 2012.
Edgar Villamarin alianza lima final campeonato peruano Juan Aurich (Foto: Agência AP)Edgar Villamarin disputa bola na final do Campeonato Peruano, contra o Juan Aurich (Foto: Agência AP)
- Nos últimos jogos, o então técnico Miguel Angel Arrue usou uma linha de quatro defensores, dois volantes mistos, como Jayo e o paraguaio Edgard González, e dois meias ofensivos pelos lados: Bazán pela esquerda, e Montaño, pela direita, com Hurtado um pouco mais adiantado e o paraguaio Ovelar como único homem de frente - explicou Fernandez.
Já na próxima temporada, o time - que tem 22 títulos peruanos e 110 anos de fundação - será comandado por José Soto, ex-jogador com história na seleção peruana e que já foi capitão do próprio Alianza. A ideia da diretoria é montar um elenco com jogadores jovens. Assim, a saída de atletas como Juan Jayo, Henry Quinteros, Leandro Fleitas e George Forsyth é iminente, segundo o site local “El Bocón”. Paolo Hurtado também pode trocar o Alianza pelo Universidad de Chile, e o atacante Ovelar tem propostas para atuar nos Estados Unidos.
A ideia é ter uma média de jogadores entre 22 e 23 anos, contando também com gente experiente, embora saibamos que há jogadores que já cumpriram o ciclo no clube"
Guillermo Alarcón, presidente do Alianza Lima
- A ideia é ter uma média de jogadores entre 22 e 23 anos, contando também com gente experiente, embora saibamos que há jogadores que já cumpriram o ciclo no clube. Pouco a pouco a equipe vai se formando - disse o presidente Guillermo Alarcón ao site oficial do clube.
Alguns reforços já foram confirmados, como os zagueiros Kiko Albarracin e Ibañez, o volante Aubert e o meia Junior Ponce. O lateral-direito Giancarlo Carmona, que é da seleção peruana e estava no San Lorenzo, da Argentina, é mais um que está bem perto de acertar com o time para a disputa da Libertadores. O colombiano Jairo Castillo e o argentino Ricardo Noir também estão na mira do Alianza.
- Jairo Castillo é um bom jogador, mas muito problemático. Ele estava no América de Cáli, rebaixado nesta semana e, inclusive, perdeu o pênalti decisivo. Já o Ricardo Noir apareceu bem no Boca, mas não segurou a onda, foi emprestado e não rendeu no Newell’s Old Boys. Ele está meio sem futuro. O Alianza fez proposta. Os atacantes seriam para compensar a saída do paraguaio Ovelar, goleador e forte, que tem boas chances de jogar a Major League Soccer, dos Estados Unidos - observou o colunista do blog “La Pelota”, Cauê Dias.
Dos jogadores que já estão no time e devem continuar em 2012, o meia colombiano Jhonnier Montaño é a principal aposta. Canhoto e habilidoso, ele é o destaque do time. No gol, o Alianza possui dois jogadores que já estiveram na seleção peruana: Salomón Libman e Goeorge Forsyth. Os dois alternaram a titularidade durante a temporada, e é provável que um deixe o elenco, já que o colombiano Jorge Rivera foi contratado.
Alianza x Jaguares, Libertadores da América (Foto: EFE)Alianza caiu na pré-Libertadores deste ano para o
Jaguares, do México (Foto: EFE)
Tragédia de 1987 marca o clube
Tradicionalmente ligado ao povo negro, o Alianza ficou marcado pela tragédia ocorrida no dia 8 de dezembro de 1987, quando 43 pessoas morreram em um acidente de avião, entre elas, todos os jogadores e membros da comissão técnica do clube. Para muitos, ali se foi uma geração de bons jogadores dos anos 80. O único sobrevivente do voo foi o piloto.
Grupo 5
No Grupo 5, o Vasco estreia contra o Nacional-URU, cabeça de chave. Além do Alianza Lima, o terceiro adversário sai do confronto entre El Nacional, do Equador, e Libertad, do Paraguai, na Pré-Libertadores.
Confira as datas dos jogos da primeira fase:
08/02 - Vasco x Nacional (URU)
06/03 - Vasco x Alianza (PER)
14/03 - El Nacional (EQU) ou Libertad (PAR) x Vasco
21/03 - Vasco x El Nacional (EQU) ou Libertad (PAR)
03/04 - Alianza (PER) x Vasco
12/04 - Nacional (URU) x Vasco

Marcado no Brasil, Elinton relembra reviravolta de sua vida e carreira

Ex-Vasco, goleiro precisou deixar o país após uma derrota por 7 a 2 em 2005. Hoje ele é Andrade, camisa 1 do Olympique de Marselha

Por sportv.com Rio de Janeiro
No Brasil, a carreira do goleiro Elinton não é de boas lembranças. Sua vida na Europa também não foi fácil, chegando a trabalhar como agricultor antes de ser conhecido por outro nome e se tornar goleiro do Olympique de Marselha (assista ao vídeo).
Foi graças a sua capacidade de se superar que Elinton conseguiu suportar as surpresas de um destino que começou a se revelar em 2005, quando o Vasco foi goleado por 7 a 2 pelo Atlético-PR, em Curitiba, durante o Campeonato Brasileiro daquele ano.
- Quando acabou o jogo, os sete gols foram culpa minha, e isso não foi fácil de levar não. Foi uma coisa bem difícil, até quando eu ouvia os comentários da imprensa e da torcida. Foi tudo em cima de uma pessoa só.
Execrado, Elinton passou a mergulhar em um mar de dúvidas e incertezas. Sem clube e marcado pela goleada, o jogador partiu para uma espécie de exílio no Vietnã. Mas, quando ele foi assinar o contrato, ouviu o presidente dizer que eu não precisava levar sua esposa porque lá tinham outras mulheres para ele. Foi então ele teve a certeza que não dava para ficar. O jogador seguiu para a Europa na tentativa de conseguir um passaporte europeu. O processo levou tempo, o dinheiro acabou e ele se viu o obrigado a exercer funções que jamais tinha imaginado.
- Foi onde eu comecei a plantar tomate, pepino, ajudei a matar porco. Não como carne vermelha, mas ajudei. Fazia de tudo e seguia um programa de treinamento. Segunda-feira eu corria a montanha, na terça eu fazia um circuito onde as ovelhas ficavam.
Elinton goleiro olympique de marselha guingamp (Foto: Reprodução / Site Oficial do Olympique de Marselha)Elinton durante uma partida pelo Olympique de Marselha
(Foto: Reprodução / Site Oficial do Olympique de Marselha)
Nesse momento, a carreira e Elinton parecia ter chegado ao fim. Era difícil acreditar que ele ainda pudesse dar um grande salto. A intimidade com a bola, adquirida na juventude a beira-mar, possibilitou que ele trocasse as mãos pelos pés quando apareceu a oportunidade de jogar o Mundial de Futevôlei pela seleção portuguesa. Com o passaporte na mão, Elinton acertou com o Ascoli, da Itália, mas o destino aprontaria mais uma. A mudança de diretoria interrompeu os planos do jogador que teve que retornar ao Brasil.
- Voltei e não tinha nada. Não tinha mais esposa, meu filho não tinha nascido ainda, não tinha carro, casa, dinheiro, clube, nada.
O jogador passou a viver de pequenos contratos com times de menor expressão, até surgir a proposta do futebol romeno, uma ponte para a frança onde já está na terceira temporada.
- Cheguei no local certo, na hora certa, tudo certo. Depois de 18 anos o Olympique foi campeão francês e campeão da copa da liga, onde eu fui titular.
No clube, Elinton é chamado pelo sobrenome, Andrade, que aos 32 anos tem motivos de sobra para sentir orgulho para ser apenas coadjuvante.
- Todo dia que eu coloco a cabeça no travesseiro, agradeço por tudo e quero mais.
Por isso segue treinando até mesmo quando está de férias. É bom estar sempre em forma, já que o destino mostrou a ele que não costuma avisar quando resolve se manifestar.

Após queda feia, esquiador norueguês abre o ano com fratura e rosto ferido

Tom Hilde dá entrevista exibindo as marcas do acidente na Alemanha

Por GLOBOESPORTE.COM Oberstdorf, Alemanha
O ano novo começou de forma não muito agradável para o norueguês Tom Hilde. O esquiador, que no dia 30 de dezembro sofreu uma queda feia em um evento na Alemanha, abriu 2012 com uma entrevista coletiva para falar sobre seu estado de saúde após o susto. Exames revelaram uma fratura na oitava vértebra, e o atleta sofreu várias escoriações no rosto.
Hilde, de 24 anos, se acidentou após descer desequilibrado do segundo salto no evento de abertura do Four Hills Tournament, na cidade de Oberstdorf. O esquiador foi socorrido imediatamente e levado a um hospital local.
Tom Hilde após queda na prova de salto em esqui (Foto: Reuters)Tom Hilde dá entrevista sobre seu estado de saúde: esquiador tem machucados no rosto (Foto: Reuters)
Tom Hilde sofre queda na prova de salto em esqui (Foto: AFP)A queda de Tom: descida mal executada no segundo salto o desequilibrou (Foto: AFP)

Roger acredita que reforços têm tudo para se adaptar bem no Cruzeiro

Meia também quer que 2012 seja diferente, com time no topo da tabela

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
roger  cruzeiro x atlético-mg (Foto: Douglas Magno/VIPCOMM)Roger vibra com permanência na elite ao fim
do Brasileirão (Foto: Douglas Magno / Vipcomm)
As férias dos jogadores do Cruzeiro estão acabando. A reapresentação está marcada para esta quarta-feira, e junto com os atletas que terminaram 2011 no clube e que continuam nos planos de Vágner Mancini, devem ser apresentados alguns dos sete reforços (Thiago Carvalho, Mateus, Gilson, Rudnei, Marcelo Oliveira, Arias e Amaral) contratados até o momento.
Para esses jogadores que estão chegando, o experiente Roger quer dar as boas-vindas e acredita que eles têm tudo para se darem bem na nova casa.
- Temos que recebê-los bem e ajudá-los a se adaptarem ao Cruzeiro, clube que trata muito bem seus jogadores, que tem uma torcida que acredita e dá muita força. Eles têm tudo para se darem bem aqui, porque é um clube estruturado que oferece as melhores condições de trabalho, disse ao site oficial do clube.
Aliviado com a permanência da equipe na elite do Brasileirão, Roger quer que a fase ruim tenha ficado em 2011 e já pensa em ver o Cruzeiro novamente brigando pelas primeiras posições nas competições que disputar. Em 2012, a Raposa terá pela frente o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão.
- Esperamos ter uma regularidade, fazendo grandes jogos. Vamos com tudo em 2012. A diretoria está montando um bom elenco, e vamos trabalhar para não passar o sufoco que enfrentamos no fim de 2011. E brigar sempre lá em cima nas competições, como a torcida está acostumada a ver: o Cruzeiro disputando entre os quatro primeiros. Vamos trabalhar forte para fazer com que o Cruzeiro seja aquele time forte como sempre foi, completou.

Federação Inglesa revela teor de insultos racistas de Suárez a Evra

Atacante uruguaio disse ao rival que o agrediu por ser negro. Ao pedir explicações, o francês ouviu que o jogador do Liverpool não falava com negros

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
Luiz Suarez e Evra discutem, Liverpool x Manchester United (Foto: Reuters)Suárez e Evra discutem (Foto: Reuters)
O teor das palavras de cunho racista ditas pelo atacante Suárez, do Liverpool, contra o lateral Evra, do Manchester United, foi revelado neste domingo pela Federação Inglesa de Futebol (FA). O uruguaio, que foi punido com oito jogos de suspensão e uma multa de £ 40 mil (R$ 115, 8 mil) por causa do episódio, chamou o francês de negro em sete oportunidades durante a discussão entre os dois. O lateral perguntou por que havia sido chutado pelo atacante no lance que iniciou a polêmica. Suárez respondeu:
- Porque você é negro.
Em seguida, Evra ameaçou agredir o rival caso a palavra negro fosse pronunciada novamente. Suárez, então, voltou a provocar o adversário:
- Eu não falo com negros.
De acordo com um documento de 115 páginas divulgado pela FA, Suárez ficou proibido de pronunciar a palavra negro no futuro. Em sua defesa, o jogador do Liverpool deu evidências duvidosas e inconsistentes, enquanto Evra foi uma testenha que mostrou credibilidade, explicando as evidências de forma calma e clara, segundo as conclusões da federação. O uruguaio chegou a declarar que a palavra negro foi utilizada de forma conciliatória e amigável - o argumento foi rejeitado pela entidade.

Piloto argentino morre após sofrer grave acidente de moto no Rally Dakar

Com lesões no tórax, Jorge Martínez Boero não resiste aos ferimentos

Por GLOBOESPORTE.COM Mar del Plata, Argentina
O Rally Dakar 2012 começou de luto. Logo na primeira etapa da competição, entre as cidades de Mar Del Plata e Santa Rosa de la Pampa, o argentino Jorge Martínez Boero sofreu um grave acidente com sua moto e faleceu. O piloto chegou a ser socorrido e transferido de helicóptero para um hospital em Mar Del Plata, mas sofreu uma parada cardíaca e não pôde ser devidamente reanimado devido a um traumatismo toráxico.
- São os riscos desta competição. Infelizmente, esta má notícia abala o moral de todos neste início de prova - disse Ignacio Crotto, coordenador local da competição, em entrevista à rede de televisão "TN".
Jorge Martinez Boero no Rally Dakar (Foto: AFP)Jorge Martinez Boero já nesta edição do Rally Dakar (Foto: AFP)
Jorge Martínez Boero nasceu em Buenos Aires e tinha 38 anos. O piloto foi batizado com o mesmo nome do pai, campeão nacional de Turismo Carretera (categoria semelhante à Stock Car) na década de 90. Segundo a revista argentina "Corsa", Boero sofreu o acidente alguns quilômetros depois de cruzar passar por um posto de controle entre as cidades de Quenquén e Energia. Esta era a segunda participação do piloto no Rally. Em 2010, ele se perdeu no deserto de Atacama, foi resgatado pela organização e não completou a prova.
Print Twitter Jorge Martinez Boero - RallyDakar (Foto: Reprodução/Twitter)Última postagem de Boero no Twitter: 'O que não
mata, fortalece' (Foto: Reprodução/Twitter)
Horas antes de largar, Boero postou uma mensagem no Twitter relatando um incidente com sua equipe. O caminhão com equipamento de apoio do piloto havia sofrido uma batida, e parte do material havia sido danificado. Ao invés de se abater, ele escreveu no microblog que tinha renovado suas energias para completar o rali, em Lima, no Peru.
- Infelizmente meu caminhão de assistência colidiu e não poderá ser reparado. Mas não vou desistir, vou colocar tudo e chegar a Lima. Felicidades a todos e obrigada pelas mensagens. Vou dar tudo. O que não mata, fortalece - postou.
O argentino foi a segunda vítima fatal desde que o evento passou a ser disputado na América do Sul, em 2009. Na temporada de estreia, o francês Pascal Terry, de 49 anos, morreu devido a um edema pulmonar causado por um acidente. O motociclista desapareceu entre as cidades de Santa Rosa e Puerto Madryn, também na Argentina, e seu corpo foi encontrado dias depois pelos organizadores.
Chileno é o mais rápido da etapa
Alheios ao acidente, 177 pilotos completaram o trecho de 57 quilômetros neste domingo. O chileno Francisco López, conhecido como Chaleco, foi o mais rápido (32m27s), apenas 14 segundos à frente do espanhol Marc Coma, atual campeão. Felipe Zanol, na 26ª posição, foi o brasileiro mais bem colocado.
Francisco López, Rally Dakar (Foto: EFE)Chileno Francisco López, o Chaleco, é o mais veloz da primeira etapa do Rally Dakar (Foto: EFE)

Piloto argentino morre após sofrer grave acidente de moto no Rally Dakar

Com lesões no tórax, Jorge Martínez Boero não resiste aos ferimentos

Por GLOBOESPORTE.COM Mar del Plata, Argentina
O Rally Dakar 2012 começou de luto. Logo na primeira etapa da competição, entre as cidades de Mar Del Plata e Santa Rosa de la Pampa, o argentino Jorge Martínez Boero sofreu um grave acidente com sua moto e faleceu. O piloto chegou a ser socorrido e transferido de helicóptero para um hospital em Mar Del Plata, mas sofreu uma parada cardíaca e não pôde ser devidamente reanimado devido a um traumatismo toráxico.
- São os riscos desta competição. Infelizmente, esta má notícia abala o moral de todos neste início de prova - disse Ignacio Crotto, coordenador local da competição, em entrevista à rede de televisão "TN".
Jorge Martinez Boero no Rally Dakar (Foto: AFP)Jorge Martinez Boero já nesta edição do Rally Dakar (Foto: AFP)
Jorge Martínez Boero nasceu em Buenos Aires e tinha 38 anos. O piloto foi batizado com o mesmo nome do pai, campeão nacional de Turismo Carretera (categoria semelhante à Stock Car) na década de 90. Segundo a revista argentina "Corsa", Boero sofreu o acidente alguns quilômetros depois de cruzar passar por um posto de controle entre as cidades de Quenquén e Energia. Esta era a segunda participação do piloto no Rally. Em 2010, ele se perdeu no deserto de Atacama, foi resgatado pela organização e não completou a prova.
Print Twitter Jorge Martinez Boero - RallyDakar (Foto: Reprodução/Twitter)Última postagem de Boero no Twitter: 'O que não
mata, fortalece' (Foto: Reprodução/Twitter)
Horas antes de largar, Boero postou uma mensagem no Twitter relatando um incidente com sua equipe. O caminhão com equipamento de apoio do piloto havia sofrido uma batida, e parte do material havia sido danificado. Ao invés de se abater, ele escreveu no microblog que tinha renovado suas energias para completar o rali, em Lima, no Peru.
- Infelizmente meu caminhão de assistência colidiu e não poderá ser reparado. Mas não vou desistir, vou colocar tudo e chegar a Lima. Felicidades a todos e obrigada pelas mensagens. Vou dar tudo. O que não mata, fortalece - postou.
O argentino foi a segunda vítima fatal desde que o evento passou a ser disputado na América do Sul, em 2009. Na temporada de estreia, o francês Pascal Terry, de 49 anos, morreu devido a um edema pulmonar causado por um acidente. O motociclista desapareceu entre as cidades de Santa Rosa e Puerto Madryn, também na Argentina, e seu corpo foi encontrado dias depois pelos organizadores.
Chileno é o mais rápido da etapa
Alheios ao acidente, 177 pilotos completaram o trecho de 57 quilômetros neste domingo. O chileno Francisco López, conhecido como Chaleco, foi o mais rápido (32m27s), apenas 14 segundos à frente do espanhol Marc Coma, atual campeão. Felipe Zanol, na 26ª posição, foi o brasileiro mais bem colocado.
Francisco López, Rally Dakar (Foto: EFE)Chileno Francisco López, o Chaleco, é o mais veloz da primeira etapa do Rally Dakar (Foto: EFE)

Chinesinho do Parque: Chen Zhizhao é o novo reforço do Corinthians

Meia-atacante, de 23 anos, chega por empréstimo de duas temporadas

Por Sergio Gandolphi São Paulo
Jogador Chinês Chen Zhi-Zhao, contratado pelo Corinthians (Foto: Divulgação/Site Oficial do Nanchang FC)Jogador chinês Chen Zhizhao, contratado pelo
Timão (Foto: Divulgação/Site do Nanchang FC)
O Corinthians acertou a contratação do meia-atacante chinês Chen Zhizhao, de 23 anos, 1,70m, contratado por empréstimo de dois anos do Nanchang Hengyuan, da primeira divisão da China. O atleta chega sem custos ao Alvinegro, que ainda fica com a opção de compra quando o vínculo chegar ao fim.
A ideia de trazer um jogador do país com a maior população do planeta é antiga dentro do Corinthians, mas só foi concretizada agora. O departamento de marketing quer expandir a sua marca no país, que até pouco tempo era desconhecido dos brasileiros. Por aqui, o futebol chinês só ganhou notoriedade em meados do ano passado, quando o Guangzhou Evergrande tirou o argentino Dario Conca do Fluminense, pagando a ele um dos maiores salários do futebol mundial. O atacante Obina é outro jogador brasileiro famoso que atua na China.
- Estamos fazendo o caminho inverso agora. Queremos trazer mais jogadores da China e do Japão para atuar no futebol brasileiro. Não podemos ter preconceito com estes jogadores, já que vários clubes da Europa possuem atletas destes países em seus elencos - explicou o empresário Flávio Pires, que intermediou a chegada do jogador com o departamendo de futebol do Corinthians.
Chen Zhizhao ainda não tem data para chegar ao Brasil. Por enquanto, seus representantes estão cuidando da documentação para que ele possa entrar no país com visto de trabalho. A expectativa é a de que ele chegue a São Paulo ainda este mês, para iniciar os treinos no CT do Corinthians. O jogador terá um intérprete 24 horas por dia, para facilitar a sua adaptação.
- Ele não é um jogador que vai chegar para jogar, para disputar posição com os principais atletas do Corinthians. Ele tem qualidade, foi bem analisado pelo departamento de futebol do clube, mas chega para compor elenco, até porque precisa de um tempo para se adaptar ao nosso ritmo. É preciso que todos tenham paciência com ele. E, se der certo, vai ser importante levar o nome do clube para um país onde vivem mais de 1 bilhão de pessoas - completou Flávio Pires.